Doe Teleton

quinta-feira, 23 de abril de 2009

FORD LANÇA WEBSITE COM MANUAL DO SYNC


Imprensa Ford



A Ford colocou no ar um site criado especialmente para os clientes do Edge, que ensina como utilizar todos os recursos do Sync Media System, sistema de comunicação e entretenimento desenvolvido em parceria com a Microsoft para oferecer a tecnologia mais avançada em conectividade. A novidade pode ser conferida no http://www.fordsync.com.br/.


Exclusivo da Ford, o Sync conta com sistema de áudio controlado por comando de voz, sistema Bluetooth e tela de 6,5 polegadas “touch screen”, com comandos ativados por toque na tela.



Dispõe também de DVD, entrada para dispositivos USB e iPod, sistema MP3 e memória interna com capacidade de armazenamento de 10 GB para músicas e fotos. Junto com o sofisticado sistema de áudio com CD-player, amplificador de 190 W, oito alto-falantes e subwoofer, ele faz os ocupantes do veículo se sentirem em um verdadeiro “home theater”.


“Por se tratar de um equipamento novo, com tecnologia de ponta e múltiplas opções, sem similar no mercado, é natural que os usuários tenham dúvidas antes de se familiarizarem com os comandos do Sync. O site serve como um manual e explica de forma didática todas as suas funcionalidades”, diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Marketing do Produto da Ford.


O site está dividido em quatro áreas: “Media”, “Celulares”, “CD/Jukebox” e “DVD”. No “Media” encontram-se os MP3 players compatíveis com o Sync, como iPhone, iPod nano e zune, e suas especificações, além do passo a passo para utilização dos comandos de voz e manuseio do rádio. A área “Celulares” ensina como parear o aparelho, fazer chamadas com comando de voz, baixar a lista de contatos e comandar o telefone na tela. Acompanha também a lista dos modelos de celulares compatíveis.


O “CD/Jukebox” mostra as funções de cada botão do CD player e do Jukebox, que funciona como um computador e permite armazenar até 164 horas de música de alta qualidade. O “DVD” descreve os comandos para reproduzir vídeos e shows com seleção de capítulos, idioma, legendas e outras funções.



“O sistema Sync é um dos equipamentos que tornam o prazer de dirigir o Edge uma experiência única, assim como os bancos de couro tipo poltrona com ajuste elétrico em seis posições, ar-condicionado digital com ajuste de temperatura individual, teto solar panorâmico e outros itens diferenciados”, completa Vasconcellos.

APÓS AS CHUVAS, FICAM OS BURACOS E OS RISCOS DE DANIFICAR PNEUS E SUSPENSÃO


Grand Brasil oferece assistência técnica diferenciada, pronta para reparar danos causados por irregularidades no asfalto; procura por serviços de alinhamento, rodas e pneu aumenta mais de 10% nesta época do ano

Imprensa Grand Brasil


Após o verão, fica em evidência um problema agravado em época de fortes chuvas: a multiplicação de buracos nas ruas da cidade. E o risco de danificar os pneus ou os componentes da suspensão também cresce. Segundo o gerente de Pós-Venda da Grand Brasil, Paulo Malaman, a procura pela assistência técnica das concessionárias da marca por problemas provocados por buracos aumentou cerca de 12% no período das chuvas de 2008.

Para enfrentar esse verdadeiro rali diário, a dica é dirigir com cautela e manter uma boa distância do carro da frente para poder enxergar as crateras com antecedência. Porém, caso o motorista seja pego por uma dessas armadilhas cravadas no asfalto, a saída é procurar uma boa oficina. A Grand Brasil, uma das redes de concessionárias mais expressivas de São Paulo, conta com uma assistência técnica totalmente diferenciada e um Centro Automotivo completo, com profissionais preparados para atender prontamente os motoristas que tiverem o carro danificado com rasgos no pneu, rodas entortadas ou problemas na suspensão.

De acordo com o gerente da Grand Brasil, no entanto, os principais problemas causados por buracos não são provocados pelas grandes crateras e sim pelos pequenos buracos e desníveis no asfalto, aqueles que os motoristas enfrentam todo dia. “Isso provoca, com o tempo, um desalinhamento do sistema de direção, que gera um desgaste de forma irregular e prematura dos pneus”, afirma Paulo Malaman.

Para evitar esse problema, é importante fazer o alinhamento e balanceamento do automóvel a cada 10.000km ou assim que perceber sinais de instabilidade direcional (direção puxando).

Citroën DS INSIDE







Um caminho sem volta: surpreender e seduzir

Imprensa Citroën

Destaque no último Salão Internacional de Genebra, a nova linha de produtos DS inside é a resposta da marca para uma clientela que exige mais requinte, status e prazer ao dirigir.
Comercializada na Europa já em 2010, a linha DS se caracteriza pela valorização do processo de criação, do estilo forte, da emoção e da incessante busca pela qualidade.

Surpreender e seduzir

“O DS inside é um veículo de 3 portas compacto, elegante e refinado. Sua superfície fluida e esculpida dá esta impressão de dinamismo associado à suavidade. Todos os detalhes do carro conceito são tratados com esta filosofia de fluidez e de ruptura com o objetivo de surpreender, a imagem da barbatana de tubarão, sinal emblemático do DS inside”, afirma Mark Lloyd, responsável de Gama e Estilo da Citroën.

O DS inside atrai também por causa de sua forte personalidade. Este conceito existe hoje em duas versões diferentes: uma versão sedutora, revestida de uma cor marrom profundo e coberta por um teto com brilhos metálicos. E uma segunda versão mais anticonformista e dandy, associando, para o prazer dos olhos, um cinza perolado profundo, com se fosse um espelho, a um rosa vivo laqueado.

A LINHA DS: A NOVA LINHA DE PRODUTOS DIFERENCIADA DA CITROËN
Novas estratégias de Produto para reinventar-se

O DS inside inscreve-se dentro de novas estratégias de produto implementadas pela marca Citroën.

A primeira missão, já iniciada faz alguns anos, é dar prosseguimento à renovação de sua base de gama, assegurando-se de um verdadeiro progresso em todas as áreas.
A marca também resolveu atender a duas novas expectativas expressas pelos clientes em registros antagônicos e complementares. São elas:

* De um lado, carros melhor adaptados a suas necessidades. Estes clientes procuram, de fato, veículos mais econômicos, mas, sobretudo, mais inteligentes. Dentro desta lógica, a Citroën acaba de lançar o C3 Picasso na Europa. E o conceito C-Cactus se constituirá, amanhã, uma resposta mais completa: o pragmatismo automobilístico sem renunciar ao prazer.

* De um outro lado, expectativas de carros que ofereçam mais prazer e sedução. “Estes clientes procuram produtos fortes, produtos singulares, produtos que os valorizem. Produtos que fazem com que eles vivam experiências automobilísticas surpreendentes. Eles querem status, prazer e requinte... Querem tudo isso, mas sem copiar os códigos estabelecidos do topo de linha tradicional. E mesmo que tenham condições financeiras, eles não estarão mais dispostos a pagar caro por produtos criados por especialistas”, explica Vincent Besson, diretor dos Produtos e Mercados da marca Citroën.

Estes clientes esperam então mais prazer, quer seja através do estilo ou das sensações ao dirigir, mas também mais requinte, sem por isso negar o cotidiano, dispondo de prestações de utilização adaptadas e com um preço de venda razoável. A resposta da Citroën: a nova linha DS e seu carro conceito DS inside, encarnação da audácia e do sentido da inovação da Citroën.

Um nome evocativo: DS, Different Spirit


A apelação desta nova linha de produtos tinha que ser evocativa e permitir associá-la imediatamente à Citroën. A marca, logicamente, voltou-se para seu patrimônio.

Além da notoriedade, esta apelação encarna a impertinência do automóvel à francesa, o anticonformismo, a audácia. Mesmo que ele expresse design e sensualidade, distinção e sobriedade, diferença e sentido, desafio e know-how, o espírito DS permanece conforme a identidade Citroën: Different Spirit.

DS, símbolo de inovação e de sucesso, de estilo e de tecnologia, é um componente poderoso do patrimônio da Citroën. DS expressa um novo jeito de imaginar o automóvel e um novo jeito de imaginar o futuro. Um futuro inspirado por um código genético único transmitindo os genes da inovação e da distintividade. DS inside, a experiência Citroën vivida de dentro. Assim, a futura linha de produtos receberá este nome específico associado a um número ligado ao tamanho do veículo: DS3, DS4 e DS5.

Citroën C5 Snow Motion: o futuro da motricidade, já!




Marca apresenta nova tecnologia que aumenta a segurança em pisos cobertos por neve




Imprensa Citroën




A Citroën escreve mais uma página de seu histórico de avanços tecnológicos com o Novo Citroën C5 equipado com Snow Motion, uma exclusividade mundial da marca no campo da motricidade e da segurança.



O desenvolvimento do componente partiu da idéia de propor aos clientes Citroën um sistema que permitisse andar de forma simples e eficaz em estradas cobertas de neve, mantendo-se o ESP ativo. O sistema é intuitivo quanto a seu uso e é de série sem custo adicional. Esta tecnologia permite dirigir e dar a partida nas estradas cobertas por neve e gelo sem que o motorista precise possuir grandes habilidades individuais mesmo em declives próximos de 10% − no limite das leis da física, portanto.



O Sistema Snow Motion assegura a otimização da aderência em todas as circunstâncias para uma maior segurança. O ato de dirigir se torna ainda mais fácil se o automóvel for equipado com pneus especiais para a neve, já que nem veículos com tração 4x4 são capazes de aumentar o nível de aderência longitudinal (ou seja, nas acelerações e frenagens) sem estes equipamentos especiais.




Funcionamento do Snow Motion



Os veículos dotados de sistema antipatinagem tradicional (ASR) permitem uma regulagem do deslizamento das rodas motrizes. Em condições extremas de uso, este sistema pode acabar sendo prejudicial, impedindo a progressão do veículo.



Para melhorar esta situação, a tecnologia Snow Motion oferece uma gestão inédita do sistema antipatinagem, permitindo dar a partida e conduzir o Citroën C5 de forma eficaz nas estradas cobertas de gelo e de neve.

O Citroën Road Show faz Buenos Aires vibrar com o C4 WRC




Imprensa Citroën

Em demonstração pelas ruas de Buenos Aires, Sébastien Loeb, Dani Sordo e a equipe Citroën Racing fizeram vibrar mais de 50 mil pessoas ao som do motor do C4 WRC. Sábado passado, apenas alguns dias antes do Rali da Argentina - que será realizado na Província de Córdoba no próximo final de semana, os habitantes da capital argentina puderam apreciar uma avant-première com o Citroën Road Show.

Traçada em torno do "Monumento de Los Espanholes", no bairro de Palermo, em uma pista de demonstração de 300 metros com uma rampa, a ação permitiu aos pilotos oferecer fortes sensações ao público portenho.
Acompanhado por Daniel Elena, Dani Sordo e Marc Marti, Sébastien Loeb destacou o calor excepcional das pessoas na Argentina: "O Rali da Argentina é sempre um momento muito especial na temporada, pelo calor do público e pela emoção que vivemos durante os três dias da prova. Este Citroën Road Show de Buenos Aires nos permitiu estar perto de muitos apaixonados. Eles puderam ter uma amostra do potencial de nossos carros. Foi uma verdadeira festa e nós aproveitamos tanto quanto eles", declarou o piloto da Citroën Racing.

Kailash lança linha underwarm para aquecer motociclistas no inverno


Imprensa Kailash


Quem tem moto sabe que com a chegada do inverno, é mais difícil enfrentar as ruas ou pegar a estrada com baixas temperaturas. Muita roupa acaba incomodando e às vezes, só uma jaqueta não protege. A Kailash marca de roupas e equipamentos para a prática de esportes outdoor, está lançando uma linha underwarm para motociclistas. São modelos com ajuste anatômico, tecido respirável e super elástico, o que proporciona conforto ao motociclista.


Utilizado como primeira camada, as peças garantem rápida absorção da transpiração e ótima dissipação da umidade, mantendo sempre o corpo seco e aquecido diante de temperaturas amenas, baixas e muito baixas. Além disso, tem rápida secagem e tratamento bactericida.
O produto é encontrado em duas gramaturas:


Underwarm Lite- Indicado para temperaturas amenas e baixas é confeccionado com tecido exclusivo Coolstretch, extremamente elástico de tecnologia avançada.

Underwarm Mid- Indicado para temperaturas baixas e muito baixas, confeccionado com exclusivo tecido Coolfree, que além de outras características permite rápida absorção da transpiração e ótima dissipação da umidade.


Onde encontrar
Kailash - (11) 5051-4669 - www.kailash.com.br

IROS Vintage 150


Um clássico revisitado com tecnologia embarcada, estilo e muita diversão


Sérgio Dias*


A IROS Motos, empresa do grupo Microservice com pólo industrial em Manaus lançou a o modelo Vintage 150, um scooter que combina o design dos anos dourados do motociclismo com muita tecnologia. Tudo no modelo foi pensado para agradar quem busca estilo, bom gosto e diferenciação.

O termo “Vintage” significa clássico, atemporal, algo que o tempo só fez por tornar mais valioso. Na moda, vintage são peças antigas que, por seu design primoroso, foram capazes de vencer os limites do tempo, permanecendo lindas e atuais. Quando coordenadas com roupas novas, estas peças produzem efeitos surpreendentes e sofisticados. É o chamado efeito `hi-lo´ - do inglês high(alto) e low(baixo). É moderno, é urbano, para quem tem personalidade, atitude e informação. O sucesso está no equilíbrio da mistura dos elementos.

Segundo a Iros, foi dentro desse espírito que a Vintage 150 foi concebida. Uma motocicleta para potencializar seu estilo, coordena elementos clássicos e modernos, reflete elegância e marca presença sem ostentar.

Perfeita para deslocamentos urbanos, a Vintage 150 tem um amplo assento, antiderrapante, confortável e com encosto para o garupa. Dois práticos porta-objetos, sendo um sob o banco e outro na parte dianteira. Um bagageiro traseiro que permite a instalação de um prático e bonito baú e uma trava sob o banco que permite guardar dois capacetes com segurança. O motor é de 4 tempos de 150 cilindradas. O câmbio é CVT, totalmente automático, partida elétrica e a pedal. Freio dianteiro a disco com ABS mecânico completam a lista de confortos da Vintage.

Tudo em equilíbrio perfeito, produzindo um resultado final irresistível. Fácil de usar, fácil de estacionar, lindo de se admirar e muito divertido. A Vintage 150 esta disponível nas cores amarela, magenta, prata e preta.

Mais informações sobre a Vintage 150 e outros modelos da IROS Motos através do site http://www.iros.com.br/ e na concessionária Clark Motor, na avenida Francisco Morato, 4734, telefone 11-37518653, que será inaugurada na segunda quinzena de maio

* Com a assessoria de imprensa da IROS Motos

Filtro de particulados da Umicore equipa os caminhões dos pilotos da RM Competições na Fórmula Truck


Imprensa Umicore


A Umicore, principal fornecedora da tecnologia do catalisador das marcas Mastra, Scapex, OG e Sicap, continua apostando nos pilotos da RM Competições na Fórmula Truck durante o ano de 2009. No próximo dia 26 de abril, acontecerá a segunda etapa do campeonato, no Autódromo Internacional Virgílio Távora, em Fortaleza (CE). "A Umicore apoia a equipe RM Competições com o fornecimento de filtro de particulados para os caminhões Volkswagen Constellation dos pilotos Felipe Giaffone, Renato Martins, Valmir Benavides e Débora Rodrigues", explica Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore.


O filtro de particulados é responsável pela retenção dos materiais particulados emitidos pelo motor diesel. Instalado no sistema de escape, o filtro de particulados reduz em mais de 90% a emissão deste poluente. Além da questão ambiental, os filtros proporcionam melhor performance e desempenho da equipe RM Competições.


"Para a Umicore é fundamental marcar presença na Fórmula Truck, apoiando uma equipe altamente qualificada. Além disso, temos a oportunidade de aprimorar as nossas tecnologias para veículos movidos a diesel e disponibilizar soluções personalizadas para nossos clientes", complementa Moreira.

GM e concessionárias promovem ‘Chevy Fest Chevrolet’ com feirões simultâneos em três pontos diferentes da Região Metropolitana de São Paulo


Estarão disponíveis para vendas nas três localidades cerca de 15 mil veículos novos e seminovos


Imprensa GM


A marca Chevrolet, da General Motors do Brasil, em conjunto com as Concessionárias Chevrolet, promovem o ‘Chevy Fest Chevrolet’, realizando feirões simultâneos nos próximos sábado e domingo (25 e 26/04/2009), em três pontos diferentes da Região Metropolitana de São Paulo, com o objetivo de oferecer aos visitantes uma excelente oportunidade de negócio.


Estarão disponíveis para vendas cerca de 15 mil veículos novos e seminovos, que poderão ser comprados sem entrada, prazos de pagamentos de até 60 meses e encargos financeiros para a modalidade de leasing com taxa real de 1,49% ao mês.


As iniciativas de varejo ocorrerão em pontos estratégicos de São Paulo, de forma a facilitar aos visitantes a escolha do melhor local para a sua compra. Um destes pontos é o Estádio do Canindé, na Zona Norte da capital paulista, que atenderá os clientes das Zonas Norte, Leste e Oeste. Outro ponto é o Carrefour Marginal Pinheiros, na Zona Sul. O terceiro e último é o Carrefour São Bernardo, em São Bernardo do Campo, que atenderá os clientes de todos os municípios da Região do ABCD paulista.


“Tem havido crescimento das vendas e um grande fluxo de clientes nas Concessionárias neste mês de abril e, por este motivo, decidimos oferecer condições bastante competitivas em três pontos diferentes de vendas”, destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. A Chevrolet fará ações de varejo regionais com condições diferenciadas em todo o território nacional por meio dos 560 pontos de vendas no Brasil.


Principais ofertas


Dentre as principais ofertas disponíveis o cliente poderá comprar o Celta 1.0 litro, versão Life, de duas portas, ano-modelo 2009/2010, com o novo motor VHCE – que tem potência de até 78 cavalos na utilização do álcool -, por R$ 23.590,00, à vista, ou até mesmo em um plano pela modalidade de leasing, sem entrada, mais 60 parcelas fixas de R$ 599,63, com encargos mensais de 1,49%, sem valores intermediários e resíduos finais a serem pagos e ainda com a primeira parcela do IPVA grátis.


Outro modelo Chevrolet, o Prisma 1.4 litro, versão Joy, ano-modelo 2009/2010, poderá ser adquirido pelo preço à vista de R$ 29.990,00, ou por um plano de leasing, sem entrada e com 60 parcelas fixas de R$ 635,22, também sem valores intermediários ou resíduos no final e igualmente com a primeira parcela do IPVA grátis.


Já o modelo Corsa, versão Premium, ano-modelo 2009/2009, com motor 1.4 litro Econo.Flex, com direção hidráulica, vidros, travas e espelhos com acionamentos elétricos, será vendido por um preço à vista de R$ 32.990,00, ou por meio de um plano com entrada de R$ 3.299,00 (10% do valor total do veículo) e o saldo em 60 parcelas fixas de R$ 754,72.


Por sua vez, o modelo Astra 2.0 litros hatchback, versão Advantage, ano-modelo 2009/2009, equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, travas, vidros e espelhos com controles elétricos, será vendido por R$ 42.990,00, à vista. Nesta compra o veículo vai equipado com o dispositivo de piloto automático grátis.


E, finalmente, os veículos a linha Vectra (sedã Next Edition e hatchback GT Remix), serão oferecidos com taxa de juro mensal de 0,99%, para os planos de financiamento com entrada de 50% do valor do veículo e o saldo podendo ser pago em até 24 meses. Para toda essa linha, o cliente ganhará o sistema de sensor de estacionamento.


Os três feirões em SP


Os três feirões de São Paulo funcionarão nestes sábado e domingo das nove às 20 h, com estacionamento gratuito aos visitantes. Locais: Estádio do Canindé, Rua Pascoal Ranieri, 33, Bairro do Canindé; Carrefour Marginal Pinheiros, Avenida das Nações Unidas, 1.587, Chácara Santo Antonio;, e, Carrefour São Bernardo, Avenida Senador Vergueiro, 2.100, Jardim Três Marias, São Bernardo do Campo. Informações adicionais por meio do telefone 0800-702-4200 – Serviço de Atendimento Chevrolet (SAC).

CALTABIANO ENTRA NA MÍDIA COM MINI

Comunicação assinada pela Energy contempla anúncios impressos, em jornais e revistas, ações digitais e marketing de guerillha; concessionária investe cerca de R$ 4 milhões em loja conceito

Imprensa Grupo Newcomm

Fundada em 1927, a Caltabiano, um dos grupos mais bem-sucedidos no setor de concessionária de veículos com foco em carros de luxo no Brasil, inclui mais uma marca exclusiva em seu portfólio. Para receber o Mini Cooper, o carro compacto premium da BMW famoso em todo mundo, a concessionária investiu cerca de R$ 4 milhões, em uma loja conceito com show-room de dois mil metros quadrados, instalado na Av. Eusébio Matoso, 730, em Pinheiros, São Paulo, capital.

De acordo com Marcelo Castro, presidente da Caltabiano, a chegada do MINI faz parte da estratégia de expansão da empresa, que passa a contar com 16 marcas em seu portfólio. Além da exclusividade da marca MINI no país, a concessionária também oferece todos os serviços da área de vendas e pós-vendas, assim como acessórios e coleção MINI lifestyle.

Inspirada no mundo MINI e atendendo rigorosamente aos padrões internacionais do MINI, a concepção cenográfica da loja conceito é inédita no país, da pista de test-drive, no piso superior, ao simulador MINI. “Fazer um test-drive num MINI Cooper será um experiência única na Caltabiano, tudo foi pensado para o cliente ter o máximo de emoção ao chegar, testar e comprar o veículo”, explica Alessandro Maia, diretor da empresa. Segundo ele, o objetivo é transformar a loja brasileira em um modelo de loja MINI, no mundo.

Para divulgar a novidade, a campanha assinada pela Energy contempla anúncios impressos, em jornais e revistas de luxo e no trade automotivo, e ações de estratégia digital e marketing de guerrilha. A comunicação dará continuidade à campanha de lançamento do MINI no mercado brasileiro, iniciada na semana passada, com veiculação de banners focados em determinados públicos-alvo e na reserva do modelo. Nesta segunda fase, o conteúdo digital também passará a ser exibido em sites de jornais brasileiros de grande audiência como O Estado de S. Paulo e Folha Online.

Resultados antecipados. Logo no primeiro dia de funcionamento da loja conceito MINI, no último dia 15 de abril, os amantes do carro inglês compareceram em peso para ver de perto os modelos MINI Cooper, MINI Cooper S e MINI Cooper S Clubman. “Os primeiros lotes de carros já estão todos vendidos e antes da abertura da concessionária vendemos 20 carros pela internet num website, exclusivo para isto, esta ação foi única no Brasil e traduz todo o desejo do brasileiro pelos modelos MINI”, acrescenta o presidente da Caltabiano.

O site www.caltabianomini.com.br foi criado especialmente para apresentar e reservar os três modelos já disponíveis no mercado nacional. A criação da campanha de comunicação é de Vitor Knijnik, Nelsinho Botega, Airton Groba, Osmar Enéas e Rafael Dante, com, com direção de criação de Vitor Knijnik

Santo André recebe feirão com 500 veículos


Imprensa Webmotors


Neste final de semana, entre os dias 24 e 26 de abril, a cidade de Santo André, no ABC paulista, recebe o “1º Super Feirão Lojas Associadas”, com mais de 500 veículos novos, seminovos e multimarcas, com as melhores condições de pagamento da região. O evento tem o apoio do portal WebMotors e da Aymoré Financiamentos.


O feirão será realizado no estacionamento do ABC Plaza Shopping, na Avenida Industrial, nº 500, no centro de Santo André. O evento terá a participação de 23 revendedores de veículos do ABC com estoque de veículos de todas as marcas, nacionais e importados. Os organizadores preparam condições especiais para pagamento e financiamento dos veículos, durante os três dias do “1º Super Feirão Lojas Associadas”


O local dispõe de serviços como estacionamento, seguradora e despachante no local e, ainda, praça de alimentação e toda a infraestrutura disponibilizada pelo ABC Plaza Shopping. As informações de todos os veículos à venda também podem ser acessadas no portal http://www.webmotors.com.br/.

AGENDA:

Evento: “1º Super Feirão Lojas Associadas;
Local: Avenida Industrial, 500, centro de Santo André;
Data: 24 a 26 de abril de 2009;
Horário: Sexta- feira e sábado, das 9h às 22h e domingo, das 9h às 20h.

OSRAM é eleita A marca preferida no setor automotivo

Pesquisa realizada pelo CINAU mostra que a empresa está entre as marcas mais confiáveis para iluminação automotiva

Imprensa Osram

Pelo quinto ano consecutivo, a CINAU (Central de Inteligência Automotiva) realizou em 2008 a pesquisa “Marcas Preferidas” para o segmento automotivo. O intuito desse levantamento é trazer ao público a marca em que os profissionais mais confiam. Entre as empresas que fizeram parte da pesquisa, a OSRAM foi a que mais se destacou em relação aos produtos para iluminação desse setor.

Foram enviadas cartas-respostas junto aos exemplares do jornal Balcão Automotivo no final do ano passado para que os leitores pudessem opinar a respeito do assunto. Entre os participantes da enquete estavam mecânicos, proprietários de oficinas, varejistas e ainda frotistas divididos nas categorias “Leves” e “Pesados“.

A OSRAM foi destaque em dois quesitos da pesquisa: “Marca mais lembrada pelo consumidor”, com 43,93% de preferência, e “Marca que costumam comprar”, com 45,88%, posicionando-se com mais da metade dos votos dos leitores do jornal. “Resultados positivos como os apresentados na pesquisa do jornal Balcão Automotivo retratam a satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos pela OSRAM. Para a empresa, conquistar a confiança dos clientes oferecendo itens de qualidade traz uma sensação de missão cumprida”, destaca Cirilo Moscatelli, gerente automotivo da OSRAM do Brasil.

Michelin Power One: toda a experiência tecnológica da marca reunida em uma nova gama de pneus hiperesporte

Imprensa Michelin


Mais de 35 mil voltas foram realizadas por mais de 130 pilotos, sob condições extremas, em mais de 30 circuitos e durante 3 anos até a Michelin chegar às características ideais de sua nova gama de pneus hiperesportivos de motos. Trata-se da linha Michelin Power One, composta por 27 modelos, dos quais 14 estarão disponíveis no Brasil a partir de maio de 2009. A nova gama chega para substituir a linha Power Race.



Para desenvolvê-la, a Michelin reuniu as últimas tecnologias desenvolvidas nas competições de motocicletas. O resultado é um conjunto de inovações incomparáveis. Cada um dos componentes do Michelin Power One - escultura, arquitetura e banda de rodagem – representa o que há de mais moderno em pneus de moto de alta performance. Tudo para alcançar um precioso objetivo: ganhar alguns segundos na pista, sem deixar de oferecer o melhor desempenho na estrada.



A linha Michelin Power One oferece 27 pneus e 16 tipos de borracha diferentes – ou seja, um total de 867 possibilidades – divididas em duas categorias:


* Gama esculturada Michelin Power One: disponibilizados no Brasil, com nove compostos de borracha, homologados para estrada, estes pneus proporcionam um alto nível de desempenho tanto em competição como em circuito. A gama esculturada Michelin Power One oferece o máximo nível de aderência, praticamente igual a um pneu slick, mesmo em ângulos entre 40º e 60º. E graças ao aumento ultra-rápido da temperatura, é possível colocar o joelho na pista desde a primeira curva.



* Michelin Power One 16,5” (slick e chuva): disponível no mercado internacional, esta gama é composta de pneus em duas dimensões e 11 compostos de borracha, desenvolvidos para uso exclusivo em circuitos, principalmente em competições de alto nível.


Tecnologias Michelin



O Michelin Power One foi desenvolvido para oferecer o máximo desempenho. Para isso, utiliza uma série de tecnologias. Uma delas é o novo perfil “Competição” desenvolvido pela Michelin para as corridas de Moto GP: com um topo mais pontudo, ele diminui os esforços necessários à inclinação durante as curvas mais fechadas.



O Michelin Power One também recebeu um procedimento que permite utilizar uma superfície de borracha de 95% slick. Esta tecnologia dá ao Michelin Power One uma taxa de recorte de apenas 5%, ou seja, é o pneu Michelin homologado para uso em estrada que mais se assemelha a um pneu slick.


Borrachas inovadoras



O Michelin Power One utiliza novos ingredientes 100% sintéticos, derivados diretamente dos pneus de Moto GP. As borrachas exclusivas Michelin Racing Synthetic Elastomer (MRSE) substituem as borrachas naturais, em combinação com as resinas HSTC (High Tech Synthetic Compound). Graças a esta composição, o aumento de temperatura do Michelin Power One é quase instantâneo, o que aumenta sua aderência ao solo.



Outra tecnologia aplicada à nova gama - importada dos pneus de chuva do Moto GP - é um processo de integração da sílica na mistura dos pneus, o que também aumenta sua aderência à pista, esteja ela fria, úmida ou molhada.



Além de todos esses benefícios, a boracha ainda é mais durável e resistente, para suportar acelerações e frenagens bruscas.



Nova ferramenta para a escolha certa de pneu



Disponível no site http://www.michelinpowerone.com/, o “Tyre Guide” é uma ferramenta exclusiva desenvolvida pela Michelin que permite a cada piloto determinar o modelo da gama Power One que corresponde às suas necessidades, além de recomendações de calibragem. Para utilizar a ferramenta basta preencher os itens: marca da moto, modelo, utilização, tipo de pneu, tipo de circuito e condições da pista.

NGK é vencedora do prêmio Qualitas Awards 5 Estrelas do Grupo Fiat



Imprensa NGK




A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, acaba de ser premiada pelo Grupo Fiat da América do Sul (CNH, Iveco, Fiat Automóveis, FPT Powertrain Technologies), com o prêmio Qualitas Awards 5 Estrelas, que é concedido às empresas que foram premiadas por cinco anos consecutivos com o Qualitas Awards, na sua categoria.




Única vencedora 5 Estrelas neste ano, a empresa conquista este prêmio máximo da Fiat Group Purchasing (empresa que congrega globalmente as áreas de compras dos diversos setores do Grupo Fiat) pela segunda vez sucessiva. “Nos anos em que a premiação era concedida somente pela Fiat Automóveis, ganhamos seis vezes o Qualitas Awards 5 Estrelas e 10 vezes o Qualitas Awards na categoria Elétrico”, explica Takao Hamada (foto), diretor presidente da NGK.




“Esses prêmios concedidos pelo Grupo Fiat comprovam o comprometimento da NGK com a qualidade na fabricação e fornecimento de seus produtos. Representam também o reconhecimento ao empenho de toda a equipe da NGK no desenvolvimento de produtos que atendam aos requisitos do cliente, além de qualidade no atendimento, prazos e o relacionamento com a Fiat”, comenta Hamada.




Ao todo, 47 empresas foram premiadas com o Qualitas Awards 2008, em cinco categorias de fornecimento – Químico, Elétrico, Metálico, Transporte/Logística e Material indireto e Serviços. “Para conquistar este grau de reconhecimento, a NGK utiliza diariamente ferramentas de controle de qualidade e produção, além de ações para preservação do meio ambiente”, acrescenta Hamada.




A NGK é fornecedora da Fiat Automóveis desde 1979 e atualmente equipa os modelos Linea, Stilo, Punto, Siena e Palio com velas, cabos de ignição e sensores.




Em seu Centro Técnico situado em sua fábrica em Mogi das Cruzes (SP), a NGK desenvolve aplicações com o que há de mais moderno em velas, cabos de ignição e sensores. Além do Brasil, a empresa possui outros três centros tecnológicos, sendo um na Alemanha, um nos Estados Unidos e outro no Japão. “O Brasil e a América Latina são mercados estratégicos para a NGK e, por este motivo, trabalhamos constantemente em tecnologia e soluções inovadoras para nossos clientes”, finaliza Hamada.

SAE BRASIL realiza Seminário de Produção Enxuta, em São Carlos


Encontro acontecerá dia 29 de abril, na UFSCar, e será destinado a profissionais ligados à área e estudantes de engenharia


Imprensa SAE Brasil


A SAE BRASIL realizará, por meio da Seção Regional São Carlos e Piracicaba, o 4º Seminário SAE BRASIL de Produção Enxuta, dia 29 de abril, no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos/SP. O seminário reunirá palestras de representantes de três dos maiores sistemistas do setor automotivo – Bosch, Delphi e Magneti Marelli, com apresentações, principalmente, de soluções e benefícios obtidos com a implantação de metodologias voltadas ao sistema de produção enxuta.


Além disso, o encontro contará com apresentações de três consultorias, de grande atuação no cenário nacional, que abordarão aspectos da cultura Lean nas empresas e, também, os principais conceitos e tendências da área. “Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as ferramentas do Lean e sobre formas de preparação e motivação das equipes no processo de implementação do Lean Manufacturing,”, avisa Pedro Perin (foto), ‘chairman’ do seminário.


Segundo Perin, muitas empresas adotam práticas para eliminar perdas em seus processos produtivos, sem necessariamente dar ênfase na definição do problema do negócio. Parte do processo de eliminação de perdas deve considerar a definição clara e objetiva do problema do negócio. Desta forma, o uso de ferramentas Lean se torna mais correto e com resultados mais expressivos.


“O que observamos atualmente nas empresas que praticam o sistema Lean é que o sucesso deste modelo está diretamente ligado com a capacidade de se pensar Lean. Práticas adequadas de gestão devem buscar sistematicamente o pensar enxuto em todos os processos da empresa. Desta forma, tanto a definição do problema do negócio como as ações de melhoria podem trazer resultados expressivos para a organização“, comenta.


Neste sentido, Lirio José Busato, consultor do Lean Institute, fará a palestra Fatores Críticos na Implementação Lean, em que falará sobre a importância da capacitação de pessoas na implantação de sistema enxuto.


Antônio Freitas Rentes, diretor da Hominiss Lean Learning & Lean Consulting e coordenador do Grupo de Gestão da Mudança Organizacional do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA), da USP, é outro convidado. Rentes contará como manter as melhorias ao mesmo tempo em que novas iniciativas precisam ser colocadas em prática, na palestra O desafio da sustentabilidade Lean: aplicações e ferramentas.


O Lean aplicado ao desenvolvimento de produtos e processos, por meio de alguns conceitos que reduzem custos, será o tema de Gustavo Tardin, sócio e gerente de Projetos da Táktica Lean Consulting, que apresentará, ainda, um roteiro de implementação de melhorias, por meio de um caso prático de aplicação.


Na parte dos sistemas, Wilson Pizzol, responsável pela implementação do World Class Manufacturing (WCM) da Magneti Marelli, abordará a utilização do Evento Kaizen como instrumento para buscar melhorias na implementação do programa. Já Amadeu Dalceno Junior, gerente corporativo do Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema Bosch de Produção, apresentará as experiências com o projeto de Equipes Orientadas ao Processo (Produção) na empresa. Por fim, Cláudia Santos, responsável pela coordenação da implementação do Sistema Lean de Manufatura da Delphi, falará sobre como criar um sistema puxado de matéria-prima e de componentes, com rotas de abastecimento padronizadas, além dos fatores críticos desta implementação.


Yassu Imai, presidente da IM&C Internacional, esquentará o debate ao comparar o Lean, Six Sigma e Manutenção Produtiva Total (TPM). “Muitos acreditam que o Lean tira recursos do TPM, no entanto, tem metodologia dentro do TPM que é Lean. A palestra, no entanto, vai mostrar que o Lean é mais um pilar para TPM e que todos os métodos podem levar à excelência”, explica Perin.


Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, destaca o trabalho realizado pelas Seções Regionais no desenvolvimento e difusão de conhecimentos para a comunidade de engenharia local. “Tendo em vista a vocação das áreas de abrangência, as Seções Regionais promovem eventos de elevado conteúdo técnico e de grande interesse para o setor, já que debatem os desafios e avanços da engenharia em diferentes áreas”, diz Botelho.


O seminário será realizado no Auditório Florestan Fernandes, da UFSCar - rodovia Washington Luís, km 235, SP 310. Informações sobre inscrições são fornecidas pelo site da SAE BRASIL www.saebrasil.org.br – ou telefone (11) 3287-2033, ramal 106.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dafra Motos investe em laboratório de controle de emissão de poluentes




Iniciativa visa enquadramento no PROMOT 3 e desenvolvimento de novos produtos

Imprensa Dafra Motos

A Dafra Motos desenvolveu o mais moderno laboratório de controle de emissões de poluentes e análises experimentais da América Latina. A instalação, cujo investimento total ultrapassou R$ 8 milhões, não apenas permite que a Dafra enquadre suas motos nas regras do Promot 3, nova regulamentação para emissão de poluentes, mas também possibilita à montadora desenvolver inovações tecnológicas para os seus futuros lançamentos.

“O investimento em tecnologia é visto como prioritário na Dafra”, afirma Creso Franco, presidente da montadora. “Temos intenção de desenvolver tecnologia e know-how próprios, e o laboratório nos permitirá, inclusive, registrar novas patentes em um futuro próximo”, explica o executivo. Uma parte do laboratório, por exemplo, é voltada exclusivamente para o desenvolvimento de motores.

O laboratório ocupa uma área total de 4,7 mil metros quadrados (cerca de 2 mil destes construídos), dos 170 mil metros quadrados de área total da fábrica da montadora, em Manaus. Nele, a Dafra conta com equipamentos de última geração para realizar análises estruturais, de vibrações, testes conceituais e análises de desgaste, além dos estudos acerca das emissões de gases.

O laboratório conta com dinamômetros de potência, de chassi e de emissões, além de um acelerômetro e outros aparelhos para simulação de condições de pilotagem. As motos, conectadas a computadores, podem ser submetidas a esforços correspondentes aos que podem sofrer em diversas condições de condução, tais como variações de velocidade, temperatura, inclinação e condições de terreno. Relatórios permitem então verificar as implementações necessárias para obtenção do melhor desempenho em cada situação.

O desgaste de um componente também pode ser avaliado por meio de análises feitas no laboratório. “Se quisermos saber quanto a manopla desgastará em uma viagem de 500 quilômetros, por exemplo, podemos colocar a máquina para fazer o numero de repetições equivalente ao de uma viagem desse porte e descobrir o momento em que uma possível avaria ocorre”, explica Rodrigo Villas, diretor de desenvolvimento da Dafra.

A montagem de um laboratório próprio não é uma obrigatoriedade das montadoras. Mas a Dafra acredita que uma atuação a longo prazo, como a pretendida pela empresa, requer um investimento e um compromisso desse porte. ”Não há no Brasil, entre as montadoras de motocicleta, nenhum laboratório que possa ser comparado ao da Dafra”, explica Villas. Muitos dos equipamentos que serão utilizados são de procedência alemã, desenvolvidos pela AVL, empresa que fabrica, por exemplo, os motores da Audi.

Renault Symbol ganha mais uma opção de motorização: 1.6 8V Hi-Torque


Imprensa Renault


A Renault do Brasil apresenta a mais nova versão do sedã compacto premium da marca, o Renault Symbol. A partir de agora, o modelo passa a contar com mais uma opção de motorização, a 1.6 8V Hi-Torque. A disponibilização desse propulsor deixa o Renult Symbol com uma relação custo-benefício ainda mais atraente, item importante num segmento cada vez mais competitivo e que já representa quase 17% do mercado nacional.


O Renault Symbol 1.6 8V Hi-Torque será comercializado numa única versão de acabamento Expression, ampliando o leque de opções dos consumidores sem abrir mão das linhas elegantes e do bom nível de equipamentos de série, que inclui, entre outros itens, ar-condicionado, direção hidráulica e air-bag duplo.


Segundo Vanessa Castanho, Gerente de Marketing Produto – Veículos Médios - da Renault do Brasil, o novo Symbol Expression equipado com a motorização 1.6 8V Hi-Torque vai concorrer principalmente com outros sedãs compactos premiuns com propulsor 1.4 litro, “com a vantagem de oferecer muito mais torque e potência a um preço competitivo”, destaca.


Força em qualquer faixa de rotação


O motor 1.6 8V Hi-Torque sob o capô do Symbol é produzido na Fábrica de Motores, instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Este propulsor equipa outros modelos da marca à venda no País, e já mostrou confiabilidade e robustez. São 92 cavalos de potência máxima, com gasolina, e 95 cv com álcool (5.250 rpm). O torque máximo chega a 13,7 kgfm (gasolina) e 14,1 kgfm, com álcool (2.850 rpm).


“O Symbol 1.6 8V Hi-Torque é um carro ágil e eficiente nas retomadas. O torque máximo aparece em rotação baixa, e o motorista vai sentir esse benefício principalmente no trânsito urbano, ao fazer ultrapassagens, dobrar uma esquina ou sair de um quebra-mola”, atesta Robson Rocha, chefe de Projetos Motores 1.6 da Renault do Brasil.


Alimentado com álcool, o Renault Symbol 1.6 8V Hi-Torque precisa de 11,9 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Com gasolina, são 12,2 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 175 km/h (álcool) e 173 km/h (gasolina).


Robson Rocha explica que o sistema bicombustível do motor 1.6 8V Hi-Toque que equipa o Renault Symbol aceita gasolina pura (E0), gasolina (E22), com álcool em sua composição, e álcool hidratado. (E100), permitindo ao mais recente lançamento da marca no Brasil rodar em outros países da América Latina. Entre as inovações tecnológicas do conjunto, destacam-se a borboleta eletrônica, que dispensa o tradicional cabo do acelerador, e o sistema de partida a frio com quatro injetores de gasolina no coletor, garantindo partidas instantâneas e sem falhas.


Farto “cardápio” de itens de série


Agora, o Renault Symbol passa a ser comercializado em duas opções de motor 1.6 litro (8 ou 16 válvulas) e duas de acabamento (Expression e Pivilège). A versão Expression 1.6 8V Hi-Torque que está chegando ao mercado vem equipado de série de fábrica com os itens mais requisitados pelos consumidores brasileiros na compra de um automóvel zero: direção hidráulica, ar-condicionado e vidros dianteiros e travas elétricos.


Além disso, o Renault Symbol é o único da categoria de sedãs compactos a contar com air-bag duplo de série em todas as versões de acabamento e motorizações. “É um tipo de equipamento requisitado pelos consumidores deste tipo de veículo. Eles prezam pela segurança da família”, atesta a Gerente de Marketing Produto – Veículos Médios - da Renault do Brasil, Vanessa Castanho.


A lista de itens de série do Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque traz também volante e banco do motorista com regulagem de altura, sistema CAR, que garante o travamento automático das portas a partir dos 6 km/h; brake-light, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, alarme perimétrico e desembaçador de vidro traseiro.


Externamente, o Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque conta com um design que remete à elegância. Na dianteira, destacam-se os grandes faróis avançando sobre parte do capô do motor e dos pára-lamas do veículo. Na grade frontal, formada por filetes horizontais na cor preta, salta, aos olhos a logomarca da Renault e um largo friso cromado, que se integra ao capô.


Visto de lado, o Renault Symbol mantém a forma harmônica e imponente. Um longo vinco na “linha de cintura” liga os faróis na dianteira às lanternas traseiras, conferindo um visual dinâmico. A coluna traseira (também chamada de coluna “C”) abriga uma janela de formato triangular; e a coluna “B” por sua vez, chama a atenção pelo acabamento na cor preta. Em todas as versões de acabamento, os pára-choques são pintados na mesma cor da carroceria.


As lanternas traseiras são inéditas na linha Renault e estão perfeitamente integradas à lateral do veículo e ao pára-choque traseiro. O cromado volta a estar presente. Desta vez, na tampa do porta-malas, formando um conjunto que se aproxima do estilo de veículos mais luxuosos. No centro da tampa do porta-malas - cuja capacidade de carga é de 506 litros, superior ao de seus concorrentes diretos -, está o símbolo da Renault e, logo abaixo, a inscrição “SYMBOL”, em letras estilizadas, na cor prata.


Com interior pensado para ser um espaço aconchegante e confortável, o Renault Symbol acomoda muito bem motorista e passageiros. A começar pelo bom espaço interno e pelo padrão superior de acabamento. Plásticos e revestimentos de boa qualidade tornam a vida a bordo mais agradável.


A boa posição de guiar é facilmente alcançada com a regulagem de altura do banco do motorista e da coluna de direção. A ergonomia do Renault Symbol é privilegiada, pois os comandos estão todos ao alcance do condutor, como os botões de acionamento dos vidros elétricos, instalados nas portas, e o pisca-alerta no centro do painel.


O painel de instrumentos do Renault Symbol é confeccionado em dois tons - mais claro na parte inferior – o que contribui para deixar o conjunto ainda mais atraente -, com detalhes cromados, que realçam a sofisticação do interior do veículo.


Três anos de tranqüilidade


O Renault Symbol Expression 1.6 8V Hi-Torque também vai garantir a tranqüilidade de seus proprietários. A exemplo do restante da linha, o novo modelo da Renault do Brasil conta com 36 meses de garantia original de fábrica, o que além de atestar os elevados níveis de durabilidade e robustez deste veículo, traz outra vantagem para o seu proprietário: o alto valor de revenda do veículo no mercado de carros com até três anos de uso, já que uma garantia de 36 meses contribuirá para uma menor depreciação do Renault Symbol no momento de revendê-lo.


Além da garantia de 36 meses, o Symbol conta com uma lista de acessórios originais que valoriza principalmente a estética e o conforto. Para incrementar o visual do modelo, por exemplo, destaque para o aerofólio e para as rodas de liga leve. No quesito comodidade, estão disponíveis itens como sistema de navegação por GPS, kit viva-voz e comando satélite do rádio na coluna de direção.


Fazem parte ainda dos acessórios originais alarme anti-furto dedicado, tapetes com carpete, sensor de estacionamento e barras de teto. A linha completa dos acessórios do Symbol 1.6 8V Hi-Torque pode ser consultada na página da Renault do Brasil na internet: http://www.renault.com.br.

Como são elaboradas as rotas para navegadores GPS

Imprensa Robotron

Atualmente ir para qualquer lugar, seja shoppings, supermercados, postos de gasolina ou para o endereço de um amigo ficou muito mais fácil com os aparelhos de navegação GPS, que indicam o melhor caminho para chegar aos locais mais distantes e difíceis de achar. Mas uma pergunta intriga até os motoristas mais distraídos: como são elaboradas as rotas que são disponibilizadas aos navegadores GPS?

No caso dos navegadores Rota GPS e Rota GPS 4.3, fabricados pela Robotron Automação e Tecnologia, a empresa Destinator é a responsável pelo fornecimento do software com os mapas que levam os usuários do Rota GPS a qualquer endereço ou pontos de interesse já previamente marcados, como bares, restaurantes, cinemas, hotéis entre vários outros.

Os pontos de interesse são pré-carregados no aparelho GPS. Os pontos são conteúdos incluídos no navegador com base em uma avaliação do local por uma equipe especializada. Mas a tendência é que, com o tempo, esses serviços passem a ser online e permitam aos usuários acessar, por exemplo, a programação semanal de salas de cinema. Na Europa, parcerias de empresas que fornecem softwares de navegação com cadeias hoteleiras permitem que os motoristas saibam, por exemplo da disponibilidade de quartos, categoria e que cartões de crédito são aceitos.

Quanto aos mapas dos navegadores, os satélites, como muitos pensam, não são os responsáveis pela geração das rotas. Na verdade, profissionais das empresas de softwares é que são incumbidos da tarefa de registrar cada caminho. A captura e a digitalização de rotas, assim como o reconhecimento de todas as vias que compõem uma cidade, são feitas por cartógrafos e geógrafos que dirigem pelas cidades com o objetivo de registrar visualmente as ruas, avenidas e pontos de interesse. No Brasil, 1.294 cidades já foram percorridas e os mapas são atualizados constantemente. Um detalhe importante é que apenas informações públicas são reproduzidas no mapa digital e ruas que não tenham sinalização pública não são inseridas. Além disso, algumas peculiaridades precisam ser observadas, como a presença de favelas, por exemplo, para que o usuário não seja levado a um local de alta periculosidade. Diante disso, quando o motorista se aproxima dessas regiões, recebe orientação de contornar a área.

Um mapa digital pode ter centenas de atributos, como sentidos de direção, faixas de rolagem, velocidade máxima, cruzamento em nível, numeração lado par e lado ímpar, presença de pontos de interesse e muitos outros.

Índice de acidentes cai 36% no feriado de Tiradentes nas estradas do Estado de São Paulo

Imprensa Secretaria dos Transportes

O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 36% neste feriado de Tiradentes em comparação ao feriado do ano anterior. O índice de acidentes (IA) do feriado foi de 0,7, contra 1,1 em 2008. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 3,1 para 1,8 de uma operação para outra, uma queda de 42%. O índice de vítimas feridas diminuiu de 71,5 para 38,7, uma queda de 46%. Neste feriado, em números absolutos, foram 1030 acidentes, 25 mortos e 547 feridos.

Para esclarecer melhor, o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas. Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos, a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. Essa metodologia, que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta, já que há vários fatores que determinam se o feriado foi mais ou menos violento. No caso do feriado de Tiradentes, o índice é útil para que se possa fazer uma comparação entre 2008, quando o feriado foi de três dias, e 2009, quando o feriado foi de quatro dias.

Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa

Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa, ARTESP e concessionárias na chamada Operação Tiradentes. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem - DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, de treze concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do policiamento rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Secretaria estadual da Segurança Pública, incluindo as unidades responsáveis pelo policiamento urbano às margens das rodovias, as unidades do policiamento de choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas.
Foram lavradas 14.819 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 606 veículos, 278 carteiras de habilitação e 2.248 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 72 casos de embriaguez. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, foram efetuadas 27 prisões em flagrante delito, capturadas 9 pessoas procuradas pela justiça, recuperados 18 veículos das mãos de criminosos, além da apreensão de 0,186 kg de cocaína, 95,420 kg de maconha, 0,058 kg de crack e 7,200 kg de outras drogas como LSD e êxtase. Foram também apreendidas 2 armas ilegais nas rodovias estaduais paulistas.
Histórico do índice
Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como "Accident rate method". Além dos Estados Unidos, outros países como Áustria, Dinamarca, França e Alemanha adotam índices semelhantes. No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974.

Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.

Detrans do país possuem Centros de Mobilidade para facilitar a obtenção da carteira de habilitação de motoristas portadores de deficiência física


Imprensa Technobras (Miriam Matos)


No Brasil, quatro Detrans estão equipados com centros especialmente desenvolvidos para facilitar a habilitação de motoristas portadores de deficiência física. Nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba funcionam Centros de Mobilidade. Os simuladores de direção foram doados pelo Grupo Fiat e peloBanco Real ABN AMRO Bank ao Ministério da Justiça.


Os quatro centros oferecem, como principal novidade, um simulador de direção de tecnologia inédita na América Latina, que auxilia na avaliação da capacidade psicomotora do condutor por meio de testes específicos.


Importado da Itália, o simulador de direção do Centro de Mobilidade é capaz de medir a força residual da pessoa em seus membros superiores e inferiores, sua capacidade de reação física e mental a estímulos visuais e sonoros, seu campo visual e seu senso de direção, entre outras funções. Os resultados dos testes são apresentados na forma de atestados objetivos, descritivos e pontuais, dados que auxiliam a análise da comissão médica, simplificando o caminho burocrático para a emissão da carteira de habilitação especial ao candidato portador de deficiência.


Após o teste no simulador, são realizadas as provas práticas de condução em um veículo de auto-escola.


O primeiro Centro de Mobilidade foi implantado na Itália em 1998 e hoje já são 65 espalhados por toda a Europa, sendo 14 na Itália e os demais na França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Polônia. Nesses países, os Centros de Mobilidade já são uma iniciativa de sucesso e se tornaram um local de referência para os portadores de deficiência física. A tendência é que o mesmo venha a acontecer no Brasil, com os três centros recém-inaugurados.


Os simuladores são produzidos na Itália pela empresa Media in Progress. Os testes podem ser realizados sem que a pessoa precise sair da cadeira de rodas. As provas de aceleração e frenagem são feitas com os pedais ou pelo sistema push & pull, alavanca que permite acelerar e frear com movimentos manuais de rotação e pressão.


Já o grau de controle motor que a pessoa portadora de deficiência possui sobre seus membros superiores e inferiores é medido por meio de um teste que combina o movimento do acelerador com o ronco simulado do motor. O campo visual é avaliado com a ajuda de um semicírculo com luzes posicionadas ao redor da cabeça. A pessoa fixa o olhar para frente, indicando quando e de que lado percebe o sinal luminoso. A capacidade de análise e reação é medida por meio de luzes verdes e vermelhas que acendem em frente ao simulador.


Os sensores do simulador registram também a capacidade de direção, a progressão de aceleração e freada e a reação a qualquer tipo de sinal. Todos os impulsos são enviados para um computador que analisa os dados e imprime um atestado. Este documento oferece informações objetivas específicas com respeito à capacidade motora do portador de deficiência física, simplificando o caminho para a obtenção da habilitação especial.

Os simuladores são ímportados e distribuídos no Brasil pela empresa Guidosimplex /Technobras, líder mundial em adaptação e transformação veicular.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

FORD LANÇA HOTSITE DO EDGE COM EXPERIÊNCIAS INESQUECÍVEIS







Imprensa Ford






A Ford criou um hotsite especial como parte da campanha de lançamento do Edge, inspirado no ambiente de sofisticação e exclusividade que o novo crossover de luxo oferece. A página, disponível no www.mundoadmiravel.com.br, entrou no ar há pouco tempo e já é a segunda área mais acessada do site institucional da Ford.




O hotsite tem um formato diferente do que geralmente se encontra no segmento automotivo, tanto no conteúdo como na apresentação. Em vez de centrar as informações no carro, ele traz sugestões de seis viagens inesquecíveis por diferentes lugares do mundo, reunindo informações históricas, turísticas e curiosidades.




Fazem parte do roteiro um voo de balão sobre a região de Bordeaux, na França, sobrevoando vinhedos tradicionais, um tour pela história da música pop inglesa com passagem pelo estúdio Abbey Road, em Londres, uma refeição digna de reis no Chateau D’ Esclimon, em Paris, e um passeio de Fórmula 1 no circuito de Estoril, em Portugal. Voar de caça Mig 29 em Moscou e esquiar na Antártida são outras opções.




Além de músicas criadas especialmente para embalar cada aventura, a página conta com visual caprichado e muitos recursos de animação. Também pode ser acessada em espanhol e inglês, para atender diversos públicos. “O objetivo do site é levar o visitante a descobrir lugares tão exclusivos e inesquecíveis como o próprio Ford Edge, em um ambiente de sofisticação”, diz Maurício Greco, gerente de Comunicação de Marketing da Ford.

Alto padrão

O requinte dessas experiências é associado ao prazer de dirigir o Ford Edge, veículo que combina o mais alto padrão em design, desempenho, segurança e conforto, com motor Duratec V6 3.5 L, de 269 cv, câmbio automático de seis velocidades e tração permanente nas quatro rodas. Seu porte imponente é realçado pelas rodas de liga leve aro 18, aerofólio e faróis de duplo refletor com ajuste de altura.




Na cabine, oferece uma comodidade sem igual para os passageiros. Tem bancos de couro tipo poltrona com ajuste elétrico em seis posições, ar-condicionado digital com ajuste de temperatura individual e sistema Sync de comunicação e entretenimento com comando de voz. Portas com abertura por teclas, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis e teto solar panorâmico de dois estágios são outros itens diferenciados.

IVECO NO ELENCO DO FILME “ITALIANOS”

Imprensa Iveco

A Iveco escreveu seu nome no mundo do cinema ao emprestar dois veículos, um Stralis e um Massif, para o esperado filme “Italianos”, lançado recentemente nos cinemas da Europa.

Produzido por Aurelio e Luigi de Laurentis e dirigido por Giovanni Veronesi, o filme aborda o tema dos vícios e virtudes de italianos no estrangeiro. Dividido em dois episódios, o filme conta com Riccardo Scamarcio e Sergio Castellitto como protagonistas no primeiro, que se passa nos Emirados Árabes Unidos, e Carlo Verdone e Dario Bandiera no segundo episódio, que é ambientado em São Petersburgo, na Rússia.

O Stralis, puxando uma cegonha carregada de luxuosos Ferraris, aparece em um episódio em que Sergio Castellitto faz o papel de um rude caminhoneiro que, desencantado após transportar carros roubados nos Emirados Árabes durante anos para uma organização criminosa romana, contrata um caminhoneiro mais jovem, interpretado por Scamarcio, a quem pretende transferir a tarefa.

Entre as inesperadas e excitantes aventuras no meio do deserto, a bordo do Stralis e perseguidos pela polícia local em um Massif, os dois contam uma história de muitas risadas que faz ligação com o segundo episódio do filme. Neste, o ator Verdone interpreta um dentista romano divorciado, viajando a São Petersburgo para uma conferência, a bordo de uma Ferrari – que sem ele saber, é parte do lote roubado em Dubai.

A presença dos dois modelos Iveco no filme de Giovanni Veronesi é o resultado de um posicionamento de mercado que permite à Iveco exibir sua marca para um vasto público, em uma mídia não tradicionalmente utilizada pela empresa.

Confira algumas das cenas do filme em:

Foto-video: http://www.youtube.com/watch?v=OvQXHTyWoZU
Corrida de Ferraris: http://www.youtube.com/watch?v=e_-l7O8Ocso
Trailler do filme: http://www.youtube.com/watch?v=C964rLRW-Sk
Site oficial: http://www.italiansilfilm.it/

TELIT FECHA PARCERIA PARA FORNECIMENTO EXCLUSIVO DE MÓDULOS PARA PÓSITRON

Linha de rastreadores Pósitron GSM passará a contar com a tecnologia sem-fio da Telit

Imprensa Telit Wireless Solutions

A Telit Wireless Solutions, braço de tecnologia de comunicação sem-fio máquina a máquina (M2M) da líder internacional Telit Communications PLC (AIM: TCM), anuncia o fechamento de um contrato de exclusividade para o fornecimento de módulos wireless para a Pósitron, marca da PST Electronics. Os dispositivos serão utilizados na linha de rastreadores Pósitron GSM, desenvolvida para equipar veículos.

O GE-864-QUAD Automotivo é o mais novo módulo produzido pela Telit no Brasil e conta com características mais robustas para atender especificamente o mercado automotivo. Ele será responsável por enviar as informações do veículo à central de atendimento da Pósitron. O sistema de rastreamento da linha Pósitron GSM permite a localização e o monitoramento em tempo real, além de oferecer outros recursos como cerca eletrônica, controle de velocidade, relatório de rotas percorridas, botão de assistência e também o bloqueio do motor de partida.

De acordo com Hudson Dorigan, gerente de Compras da PST Electronics, o módulo da Telit foi escolhido pela empresa graças a suas características inovadoras. “A Pósitron fornece sempre a mais alta tecnologia para seus clientes. Dessa forma, busca parceiros que compartilham do mesmo conceito. O dispositivo foi escolhido por ser compacto, eletronicamente mais resistente e compatível às rigorosas condições automotivas”, destaca.

O acordo entre as duas empresas é resultado de um intenso período de desenvolvimento e testes dos novos produtos PST com módulos Telit. “A união de produtos de qualidade, tanto da PST Electronics quanto da Telit, irá trazer grandes benefícios ao mercado de rastreamento, com o lançamento de produtos mais robustos que atendem às novas demandas de mercado. A Telit, grande fornecedor internacional de módulos wireless, faz assim a sua apresentação ao mercado brasileiro”, comenta Marcos Kinzkowski, Diretor Geral de Telit Wireless Solutions no Brasil.

“Esta parceria demonstra o reconhecimento e atuação da Telit no mercado brasileiro, que conta com uma completa linha de produtos fabricados no País e uma equipe de especialistas para transformar a negociação em uma verdadeira parceria de negócios. Ser fornecedora exclusiva de módulos automotivos para a linha Pósitron GSM é estratégico para o nosso grupo, haja vista que a PST Electronics é um dos grandes e reconhecidos fornecedores do mercado de tracking and tracing (T&T) no Brasil”, completa o executivo da Telit.

GE864-QUAD Automotivo – Este módulo da família de produtos GE864 incorpora quadri-banda, conformidade com as diretivas RoHS da União Européia (terminais de solda livres de metais pesados), baixo consumo de energia, capacidade de operar em um intervalo entendido de temperatura e formato sub-compacto (30x30x3 mm). Funcionalidades adicionais como detecção de tentativas a bloqueios (Jamming Detection), conjunto de protocolos TCP/IP integrados e o Telit's Easy Scan® extendem as suas capacidades. Além do GE864-QUAD Automotivo, a Telit também produz no Brasil seis outros módulos das famílias GM862, GE863, GE864 e GC864.

Através da tecnologia M2M, máquinas, dispositivos e veículos são capazes de se comunicar via redes móveis. Estes componentes são essenciais para operações de acompanhamento e rastreamento (tracking and tracing – T&T).

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