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quinta-feira, 30 de abril de 2009

Inscrições para a Volkswagen Run 2009 já estão abertas


Imprensa VW


A Volkswagen do Brasil abre hoje, no site da empresa (www.vw.com.br/vwrun), as inscrições para a versão 2009 da Volkswagen Run. Em sua terceira edição, a corrida traz novidades aos participantes. A competição este ano, que ganha o nome de Circuito Volkswagen Run, é composta de três etapas, com cinco premiações por categoria. Os Corredores de Elite que somarem o maior número de pontos terão, ainda, a chance de ganhar um Polo BlueMotion.


Realizada nas fábricas de Taubaté, Curitiba e Anchieta, o Circuito Volkswagen Run acontecerá, respectivamente, nos dias 14 de junho, 19 de julho e 22 de novembro. O evento, que terá um trajeto de 10km passando pelas linhas de montagem, está aberto tanto para o público interno, quanto externo. As duas primeiras etapas terão 1.500 vagas, sendo 50% delas disponibilizadas exclusivamente para colaboradores da Volkswagen. Já a corrida final terá 500 das 4000 vagas reservadas para inscrições internas.


O competidor que pretende participar de duas ou mais fases deve se candidatar a todas em um único cadastro. As incrições terão uma taxa de R$ 50,00. Ao realizar o pagamento, a participação será confirmada, dando ao atleta o direito de receber o kit composto por uma camiseta, um manual e um número de peito, que poderá ser retirado na concessionária Volkswagen, indicada no ato da inscrição.


Premiações


Os cinco primeiros a passarem a linha de chegada em cada categoria – feminina e masculina – por etapa receberão prêmio em dinheiro. O vencedor ganhará R$ 5 mil; o segundo colocado, R$ 3,5 mil; o terceiro, R$ 2,5; o quarto, R$1 mil; e o quinto R$ 500. O total de prêmios será de R$ 75 mil (R$ 25 mil por corrida).


Para o corredor de elite vencedor em cada categoria será entregue um Polo BlueMotion. A regra para poder concorrer ao prêmio é só uma: participar de pelo menos duas etapas, sendo uma delas na Anchieta.


De olho na saúde


Ao provomer o evento, a Volkswagen busca concientizar seus colaboradores quanto a importância da prática de esportes. O objetivo é incentivá-los a ter uma melhor qualidade de vida, alinhando a atividade física à uma alimentação saudável e balanceada.


O evento conta com a parceria da Latin Sports e terá seu video tape transmitido pela rede ESPN.

Chega ao mercado nacional o Volkswagen Tiguan, SUV com alto nível de segurança, conforto e dirigibilidade











Imprensa VW





A Volkswagen do Brasil está ampliando a sua linha de importados Premium comercializada no País com o lançamento de seu segundo utilitário esportivo, o novo Tiguan que tem início de vendas a partir da útima semana de abril. O modelo é o primeiro SUV compacto produzido pela marca.





Produzido na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha, o Tiguan recebeu este nome da associação da força do Tigre com a versatilidade da Iguana, características que estão associadas aos atributos do modelo.





O Tiguan é ideal para quem aprecia conforto, requinte e versatilidade de um SUV aliado a aventura, seja urbana ou fora de estrada. Disponível em 7 opções de cores externas, o modelo também conta com seis padrões de revestimento interno, sendo três em tecido e três em couro.





Com muito requinte e tecnologia, o modelo recebeu 5 estrelas do EuroNCAP, nota máxima no crash-test, além de obter o melhor resultado no teste de capotagem realizado entre os modelos SUV compactos pelo IIHS (Institute Insurance Highway Safety), orgão responsável pela segurança veicular nas estradas americanas.





Motor 2.0 TSI: desempenho e economia





Um dos componentes mais atrativos do novo Tiguan é o motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm de torque entre 1.700 e 5.100 rpm, com injeção direta de combustível, que proporciona um excepcional desempenho ao modelo.





Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta de combustível executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Associado ao turbo, esse recurso proporciona a melhor combinação possível entre alto desempenho, baixo consumo e reduzida emissão de poluentes.





O motor do SUV trabalha em conjunto com a versátil e consagrada transmissão automática Tiptronic de seis velocidades. Com esse conjunto, o novo Tiguan é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e de atingir 207 km/h de velocidade máxima.





Conjunto mecânico harmônico e respostas firmes





A direção precisa e de respostas rápidas é um dos fatores que transmitem segurança e prazer de dirigir na condução do veículo em qualquer tipo de piso. O conforto de rodagem nas diferentes condições de uso deve-se, em grande parte, ao balanceamento de frequências das suspensões dianteiras e traseiras.





Além do desempenho comparável ao de muitos modelos esportivos, seu chassi estabelece novos padrões para o mundo dos SUVs. A carroceria, com modernos processos de construção e encaixe, possui elevado índice de rigidez torcional.





A tração nas quatro rodas em tempo integral é absolutamente essencial para um veículo SUV. No asfalto ou fora-de-estrada, a tração inteligente 4x4 melhora a segurança ativa. O Tiguan vem equipado, de série, com a última geração de tração 4MOTION.





Rodagem segura





A segurança dos ocupantes é garantida por uma série de dispositivos eletrônicos. O modelo está equipado com sistema de freios ABS, com o sistema ASR, que controla eletronicamente a tração para evitar a perda de aderência dos pneus com o piso, e com o ESP, indispensável para preservação da estabilidade do veículo.





O sistema HBA (Hydraulic Brake Assist) também está incorporado ao modelo e atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS.
O HBA reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo.





O Tiguan conta com o sistema de freio eletrônico de estacionamento e com a função auto-hold que proporciona mais segurança e conforto para o motorista, nas situações de trânsito intenso. Com ele, não é necessário que o condutor mantenha o pedal do freio pressionado para que o veículo continue parado.





Outro item de série é o indicador de perda de pressão dos pneus, o sistema faz a leitura da pressão dos pneus a cada 30 segundos. Caso haja irregularidade, a informação será mostrada na tela do computador de bordo.





Este conjunto de itens de segurança indica claramente que o Tiguan está muito bem preparado para qualquer tipo de terreno, e também para quem gosta de conduzir esportivamente.
Os motoristas mais cautelosos, que preferem uma condução mais tranquila, também encontram facilidades no novo modelo. Para viagens em estradas sem tantas curvas acentuadas, o novo Tiguan oferece a comodidade do piloto automático, que mantém a velocidade selecionada pelo condutor sem que ele precise manter o pé no acelerador.





Interior de SUV com muito espaço e conforto





O Tiguan é um veículo polivalente também na parte interna, que esbanja bastante espaço e flexibilidade. O conforto oferecido pelo modelo não é limitado apenas aos ocupantes dos assentos dianteiros. O banco traseiro, com encostos rebatíveis e divisíveis na proporção 60/40, pode ter sua posição ajustada em 16 cm no sentido longitudinal.





Por conta dessa comodidade, fica fácil aumentar o espaço para as pernas na parte de trás ou a capacidade do compartimento de carga. O modelo também exibe a sua força quando se trata de rebocar cargas: tem capacidade de arrasto de até 2.500 kg.





Importantes itens de série e opcionais





O Tiguan sai de fábrica equipado com duplo airbag frontal, airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, computador de bordo, volante de direção multifuncional em couro, retrovisor interno com sistema antiofuscamento, sensores de estacionamento e de chuva.





Outro destaque de série é a função “coming home/ leaving home” dos faróis: quando acionada, ela mantém as lâmpadas acesas para que o condutor tenha seu caminho iluminado, seja para sair do carro e chegar em casa, seja para voltar de algum lugar e caminhar até o modelo com maior segurança.





Para conforto de todos, o modelo oferece bancos com revestimento de tecido, ar-condicionado de duas zonas, CD Player com MP3 e entrada multimídia para fontes de áudio externo, oito alto-falantes, descansa-braço central dianteiro e traseiro, mesas dobráveis na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores. O Tiguan é equipado de série com rodas de liga-leve R17” Boston e pneus 235/55 R17.





Entre os opcionais, o Tiguan pode ser equipado com bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico de altura e do apoio lombar para o banco do motorista. O SUV também pode ser equipado com teto solar panorâmico (skyview) exclusivo no segmento que cria uma atmosfera especial no habitáculo dando sensação de total liberdade para os ocupantes. Faróis de xenon direcionais com lavador, pintura metálica ou perolizada, rodas de liga-leve aro 18” New York, gancho para reboque e módulo off-road (ajustes das características do veículo para condição off-road) completam o pacote.

Primeira fase piloto de industrialização da tecnologia híbrida da PSA Peugeot Citroën nas fábricas de Mulhouse e Sochaux


As fábricas de Mulhouse e Sochaux, na França, lançam projetos piloto visando a industrialização da tecnologia híbrida diesel de tração nas quatro rodas HYbrid4


Imprensa PSA Peugeot Citroën


Através da aplicação dos mais inovadores métodos de qualidade, as duas unidades industriais da PSA Peugeot Citroën reúnem as equipes internas em torno do dispositivo industrial associado à tecnologia HYbrid4 prevista para 2011.

A tecnologia HYbrid4 associa um motor a diesel HDi a um motor elétrico situado sobre o trem traseiro. Para essa arquitetura híbrida modular, que pode ser transposta para vários tipos de veículos qualquer que seja o motor térmico, o Grupo PSA desenvolveu um trem traseiro inédito que pode alojar o motor elétrico.

Na fábrica de Mulhouse, as equipes da unidade mecânica se mobilizam e os grupos de trabalho Lean (otimização da qualidade, da eficácia e dos custos através do trabalho em equipe) sucedem-se uns aos outros, com o objetivo de aperfeiçoar a organização futura da linha de produção responsável pela montagem desse novo sistema de tração híbrida.

Trata-se de uma operação de montagem complexa que combina a atividade mecânica tradicional com a operação, mais recente, de integração de componentes elétricos. Graças a maquetes em escala, em três dimensões, utilizadas para criar uma linha de montagem fictícia, os responsáveis e os operadores conjugam seus esforços na busca de maior eficácia e qualidade. Essas simulações servem para otimizar a superfície utilizada, melhorar a ergonomia dos postos de trabalho e, de modo mais amplo, facilitar o trabalho de movimentação e montagem e simplificar os fluxos logísticos. Esse trabalho também auxilia na definição exata do caderno de encargos para os fornecedores.

Em Sochaux, vários Peugeot 3008 dotados da tecnologia HYbrid4 diesel já saíram de uma linha de montagem protótipo. A incorporação dessa tecnologia HYbrid4 no veículo foi realizada em tempo recorde graças à experiência adquirida ao longo dos últimos anos em matéria de sistemas de tração híbridas, particularmente no Citroën C4 e no Peugeot 308. Da mesma forma, a utilização sistemática de ferramentas digitais, a realização de maquetes reais e virtuais do processo, o estabelecimento de toda a equipe do projeto “Hybride” na unidade industrial assim como metodologia em modo chantier (grupos de trabalho multidisciplinares) mobilizaram as energias e aceleraram o desenvolvimento.


Dentro de alguns meses, a PSA Peugeot Citroën vai escolher o esquema definitivo de industrialização dessa tecnologia do futuro.

Ayrton Senna é homenageado pela arte na exposição ‘Arte para um Mito’, que acontece no Conjunto Nacional, em São Paulo


Vernissage, dia 27 de abril, teve a presença de Viviane Senna, Nuno Cobra, ex-preparador físico e um dos mentores de Ayrton, além de empresários, artistas e famosos da sociedade. Mostra apresenta 60 obras, entre esculturas e quadros feitos por artistas plásticos e atendidos de 5 entidades assistenciais


Dayan Chiodo


Usando a arte para homenagear Ayrton Senna e celebrar os 15 anos de sucesso do Instituto Ayrton Senna, foi organizada a exposição “Arte para um Mito”, que tem curadoria do artista plástico Paulo Solaris e de Angelo Iacocca. A exposição teve vernissage na última segunda-feira, 27 de abril, e contou com a presença de Viviane Senna, irmã de Ayrton e presidente do Instituto, além de empresários, celebridades da sociedade paulistana e nomes ligados ao automobilismo. Viviane gostou demais da homenagem, fazendo muitos elogios a Paulo Solaris, às obras e aos artistas envolvidos. Num dado momento, a emoção tomou conta de todos os presentes no Espaço Cultural Conjunto Nacional, inclusive de Viviane Senna.


“Arte para um Mito” tem esculturas e pinturas de 50 artistas, um para cada ano de vida do Conjunto Nacional, além de obras criadas por atendidos da APAE DE SÃO PAULO, do GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, da Laramara (Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual) e também do Instituto Ayrton Senna, por meio de alunos do Centro Educacional Gracinha, uma das organizações parceiras do Instituto Ayrton Senna no Programa Educação pela Arte.


Serviço Arte para um Mito


ExposiçãoData: de 28 de abril a 29 de maioHorário: das 10h às 21hLocal: Espaço Cultural Conjunto NacionalEndereço: Av. Paulista, 2073 - Piso Térreo - Cerqueira CésarTel.: (11) 3179 0656

Chico Serra é patrocinado pela ESET na etapa de Brasília da Copa Nextel Stock Car

Terceira etapa da corrida será no Autódromo Nelson Piquet e a Capital Federal vai conhecer os novos carros da Stock Car

Imprensa Protagon

A Copa Nextel Stock Car está em sua terceira etapa e a próxima cidade a receber a competição será Brasília, no dia 3 de maio (domingo), às 11h, no traçado externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. O circuito oval possui 2.919 metros e 11 curvas no sentido horário.
As novidades da Stock Car, que completa 30 anos em 2009, certamente ajudaram a reforçar o patrocínio da ESET, líder mundial em proteção pró-ativa contra ameaças virtuais, representada oficialmente no Brasil pela Protagon Segurança de Dados, ao experiente piloto Chico Serra, que retornou para a Stock Car. O apoio da companhia ao piloto se estenderá por toda a temporada de 2009 e ele usará o logotipo da ESET aplicado ao macacão e ao capacete.

"Chico Serra é o melhor piloto nesse gênero. Acreditamos que ele mostra competência, dinamismo e vontade de vencer, assim como a ESET reforça como deve ser a sua atuação no mercado de Tecnologia da Informação, onde a disputa também é acirrada", afirma Breno Pilar, CEO da Protagon.

Vale lembrar que Chico Serra corre pela Hot Wheels e é o competidor em atividade com mais títulos na Stock Car, conquistados em 1999, 2000 e 2001. Isso já bastaria para fazer da corrida especial. Mas, além disso, quem assistir ao evento poderá vibrar também com os novos carros que serão apresentados e com a participação da terceira etapa da Stock Jr., divisão de formação da Stock Car, e da segunda prova da Copa Vicar, divisão de acesso da categoria.

GOL e Unidas assinam acordo comercial inédito




Parceria implantará o conceito de “Fly and Drive” no mercado brasileiro




Imprensa Unidas




A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a companhia aérea brasileira de baixo custo, e a Unidas S.A., uma das maiores empresas de locação de veículos do Brasil, assinam hoje (ontem, 29.4) um importante acordo comercial. A parceria, que visa implantar o conceito de “Fly and Drive” (pacote integrado de viagens aéreas e terrestres) no País, consiste em uma oferta exclusivamente válida para os canais web por meio de seus websites institucionais no Brasil e no exterior, com desconto de 50% sobre o valor da diária para a reserva de aluguel de carros da Unidas a clientes que adquiram bilhetes aéreos da GOL.

“Com esse acordo, estamos integrando dois dos principais elos da cadeia de valor da indústria de viagens e turismo”, destacou Constantino de Oliveira Júnior, presidente executivo da GOL. “É uma iniciativa inédita no Brasil, que agregará novos diferenciais competitivos, tanto para a GOL como para a Unidas. Para o cliente, é uma opção muito mais cômoda e econômica”.

“Trazer inovações para proporcionar comodidade aos nossos clientes é um grande objetivo da Unidas. Por isso, inaugurar no Brasil o conceito “Fly and Drive” com um parceiro importante e de grande alcance como a GOL, é um passo estratégico para a Unidas. Tenho certeza que os clientes da GOL e da Unidas vão descobrir e passar a usufruir com frequência os benefícios que este acordo oferece”, declarou António Lemos, presidente executivo da Unidas”.

A parceria, válida em todos os destinos operados pela GOL no Brasil que também são servidos pela rede Unidas, destina-se inicialmente a pessoas físicas e estará disponível a partir de 4 de maio de 2009. Em breve, a parceria se estenderá também a agências e operadoras de turismo.

Edição especial do CL 500 comemora centenário da marca Mercedes-Benz


Imprensa Mercedes-Benz


A Mercedes-Benz está celebrando, neste ano, o centésimo aniversário da estrela de três pontas da Mercedes e do emblema de Benz com uma edição especialmente exclusiva do cupê CL. Este modelo se distingue por um amplo pacote de equipamentos e detalhes especiais, como uma pintura de acabamento elegante da coleção designo, um novo pacote esportivo AMG, couro da mais alta classe, revestimento laqueado preto e emblemas com linda execução das marcas originais no console central. Elas são reproduções exatas dos emblemas que a Daimler Motorengesellschaft and Benz Cie registrou como marcas há cem anos, que deram a base à estrela da Mercedes. Com essa edição especial, a Mercedes-Benz está adicionando ainda mais individualidade ao luxuoso cupê, mostrando que mesmo o melhor ainda pode ser aperfeiçoado


As histórias da estrela da Mercedes e da coroa de louros da Benz começaram independentes uma da outra. Em 24 de junho de 1909, a Daimler-Motoren-Gesellschaft registrou oficialmente o logotipo da estrela da Mercedes. Em 6 de agosto, a Benz Cie registrou junto ao departamento de patentes imperial o emblema da Benz como marca, escrito dentro de uma coroa de louros.

O fato de que as duas fábricas registraram suas marcas no verão de 1909 parece, visto agora, como um paralelo ao ano de 1886. Este foi o ano em que, novamente independentemente um do outro, Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o automóvel. Vinte e três anos depois, as duas empresas, concorrentes na época, criaram novos símbolos das marcas que apareceram rapidamente como distintivos em seus respectivos veículos.



Em 18 de fevereiro de 1925 – mais de um ano antes da união da Daimler com a Benz, que ocorreu em 28 de junho de 1926 – as duas marcas registraram seu novo logotipo conjunto: a estrela da Mercedes da Daimler juntamente com a coroa de louros da Benz. A partir daí, a marca Mercedes-Benz, válida até hoje, se desenvolveu.


Uma obra-prima da engenharia para celebrar o centenário


A Classe CL foi reconhecida como uma obra-prima da engenharia automotiva desde seus primórdios. Ela combina o conforto de um sedan de luxo e o prestígio com o dinamismo de um carro esportivo, com o cativante design e com características high-tech inovadoras. Com seus equipamentos exclusivos, o modelo especial "Centenário da marca" enfatiza o status especial do CL.

Os destaques que coroam a edição de aniversário são as marcas históricas, que datam de 1909, em metal dourado, que são aplicadas no console central. Juntamente com a pintura de acabamento designo de grafite metálico, esses detalhes acentuam a personalidade de luxo requintado do modelo.

Toques esportivos visuais são assegurados pelo novo pacote esportivo AMG, com spoilers imponenetes na dianteira e na traseira, spoilers laterais e pedais esportivos de aço inoxidável escovado com guarnições em borracha preta, além das pinças de freios pintadas com as letras Mercedes-Benz. A edição de aniversário também inclui rodas de liga leve de alto brilho de 20 polegadas e 5 raios duplos AMG pintadas de cinza titânio, que somente estão disponíveis para esse modelo especial da Classe CL. Elas são equipadas com pneus 255/35 R 20 na frente e 275/35 R 20 na traseira.


O interior recebeu um revestimento de couro anilina especial designo, parcialmente costurado à mão, com costuras contrastantes em cor de areia clara. A alta qualidade do couro/madeira do volante harmoniza-se com o acabamento do interior laqueado em preto piano brilhante e revestimento de teto em Alcântara antracita. Os tapetes do piso preto com as letras AMG possuem bordas de cor de areia.


O modelo especial CL 500 de 285 kW/388 cv da edição "Centenário da Marca" possui todos os novos equipamentos do modelo 2009. Estão incluídos novos espelhos externos com lentes maiores, lanterna atrativa com design de tecnologia de LEDs e aerodinâmica aprimorada, uma nova geração de telemática com COMAND APS mais desenvolvido, entrada para cartão SD no console central e interface USB no porta-luvas. O pacote de entretenimento do banco dianteiro também está disponível como opcional, com disqueteira para 6 DVDs, sistema surround e SPLITVIEW. Essa inovadora tecnologia de display permite que o motorista e o passageiro da frente vejam diferentes conteúdos na mesma tela ao mesmo tempo. A pedido, está disponível uma interface universal de mídia para conectar dispositivos móveis de áudio.

SAE BRASIL antecipa o futuro na área de freios, dia 7 de maio, em Gramado


Especialistas e fabricantes nacionais e internacionais reúnem-se no Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios E Mostra de Engenharia


Imprensa SAE BRASIL


Nos dias 7 e 8 de maio, Gramado, RS, antecipará o futuro tecnológico na área de freios, durante o 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Mostra de Engenharia. Referência no setor de freios no País e um dos mais importantes encontros do mundo, o Colloquium vem com 18 trabalhos técnicos e dois painéis especiais sobre segurança veicular e legislação, além de exposição tecnológica e uma apresentação internacional com um dos mais renomados especialistas em segurança veicular do mundo, o norte-americano Rudolf Limpert.


Autor de vários livros e pesquisador, Rudolf Limpert abrirá a série de apresentações dia 7, com palestra sobre segurança veicular. Limpert é engenheiro, Ph.D e consultor do governo e de empresas norte-americanas nas áreas de motores e segurança. É também especialista em reconstrução de acidentes rodoviários e análise sobre responsabilidades.


Entre as obras do pesquisador, estão ‘Motor Vehicle Accident Reconstruction and Cause Analysis’ e ‘Vehicle System Components: Design Safety’. Limpert também participará do painel ‘Segurança Veicular e as Tecnologias de Sistemas de Frenagem’, no dia 7, às 17h55.


Outro importante painel será no dia 8, às 13h30, com o tema ‘Regulamentações e Legislação para Sistemas de Freios’.


Papers - Além disso, 18 trabalhos técnicos serão apresentados nas áreas de ruído e vibração, teste e simulação, eletrônica embarcada, manufatura e materiais, alguns desenvolvidos por autores estrangeiros. “São pesquisas de profissionais de empresas e universidades líderes no desenvolvimento tecnológico na área de freios”, afirma Dácio Paul, ‘chairman’ do Colloquium, realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL.


Na área de ruído e vibração, um “paper” abordará, no dia 7, as contribuições dos sistemas de freio disponíveis em aeronaves, durante o pouso, com pesquisadores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Universidade Gama Filho. O trabalho é um estudo sobre o acidente com o Airbus A320, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e visa estimar as contribuições de cada sistema de freios disponível em aeronaves durante a operação de pouso.


Exposição - Na Mostra de Engenharia, estarão algumas das principais marcas do setor de freios no País, como BINS Artefatos de Borracha, Bosch, Cemafreios, Durez, Duroline, Dynea, Ecka Granulate e Controil, Empresas do Grupo Randon, ESSS, Farina, Ferdinand Erlmann, Formale, Fiat Power Train, Brex Sistemas de Freios, Grom, Haldex, HBM, Ingepal, Knorr-Bremse, Link, Mecânica Industrial Colar, Menegotti, MSC Brasil Software e Engenharia, MSC/Tekno Laminates, National Instruments, Netz Engenharia, Nucap Industries, Peñoles Química del Rey, Pirelli, HBG Hydraulic Brake Group, Rodomondi, , SBU/Sociedade Brasileira de Usinagem, SI Group Crios Resinas AS, SKF, Sociedade Mercantil de Máquinas e Materiais, Transtechnology, Trelleborg, Usiminas, VirtualCAE, Voith e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Mostra de Engenharia dissemina e promove de uma forma muito positiva conhecimentos e novas tecnologias entre a comunidade de engenharia. “Os trabalhos técnicos apresentados neste encontro, desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior, mostram o rumo que esse irá seguir nos próximos anos”, diz o presidente da SAE BRASIL.


“Será um encontro extremamente importante, pois compartilhará informações em relação ao que há de mais moderno na área mundial de freios”, diz Dácio Paul (foto), que espera atrair 500 visitantes ao Colloquium, que será realizado no Hotel Serrano (avenida das Hortências, 1.480, Gramado). As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br - ou pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 109.

Goodyear e Bellenzier inauguram Centro de caminhões e Centro de Automotivo em Erechim

Novo Centro de Pneus e Serviços para Caminhões e automóveis vai atender motoristas da cidade e da região oferecendo serviços diferenciados


Imprensa Goodyear


Um novo conceito de loja de pneus, que integra Centro de Caminhões e Centro Automotivo, com atendimento diferenciado e os mais modernos equipamentos da região será inaugurado no dia 5 de maio em Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul (RS).


Trata-se do Centro de Pneus e Serviços Bellenzier, empresa que tem 15 anos de tradição no mercado gaúcho. Localizada na BR 15, quilômetro 49, próximo ao trevo principal e ponto obrigatório de passagem de centenas de consumidores, a nova loja será uma referência em excelência no atendimento aos clientes, oferecendo o que há de mais moderno em equipamentos e uma equipe altamente qualificada para prestar os melhores serviços.


“Os laços de parceria que estabelecemos com a revenda permitem cada vez mais incorporar inovações. O objetivo dessa nova loja é atender aos clientes da cidade e da região, oferecendo produtos e serviços de alta tecnologia”, diz Giano Agostini, Diretor Presidente da Goodyear do Brasil.


O Centro de Caminhões é um centro de serviços especializados (alinhamento, balanceamento, freios e suspensão) para veículos pesados com sete boxes de atendimento simultâneo para caminhões e ônibus, contando com toda a linha de pneus de carga e utilitários.


O Centro Automotivo oferece toda a linha de pneus de passeio, camioneta on-road e off-road, serviços de suspensão, freios, amortecedores, balanceamento e geometria para veículos nacionais e importados. Com seis boxes de atendimento e profissionais altamente treinados e qualificados, os serviços oferecidos pela loja nova oferecem tranqüilidade e segurança para quem vive nas estradas.


A Bellenzier Pneus investiu cerca de R$ 4 milhões na implementação do Centro de Pneus e Serviços de Erechim, que possui 2.418 m2 com o que existe de mais moderno e eficiente em equipamentos e serviços.

NOVO FORD KA ATINGE A PRODUÇÃO DE 100.000 UNIDADES


Imprensa Ford

O Novo Ford Ka atingiu a produção de 100.000 unidades pouco mais de um ano após o lançamento, número que reflete o seu sucesso de vendas. Desse total, cerca de 90% foi para o mercado interno e 10%, exportado para a Argentina, onde o modelo também encontrou excelente aceitação. Nos últimos 12 meses, o Novo Ford Ka é o líder do segmento de carros de três portas.

O hatch compacto teve um papel importante no crescimento das vendas da marca, que passou a contar com um produto diferenciado no segmento de maior volume do mercado, e trouxe também a completa modernização da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP, onde é produzido.

Disponível nas versões 1.0 Flex e 1.6 Flex, o Novo Ford Ka se destaca por reunir o melhor conjunto da categoria em design, espaço, acabamento, equipamentos e relação custo-benefício. Também é o único do segmento que vem equipado de série com travas elétricas, controle remoto para abertura das portas e do porta-malas, alarme volumétrico, travamento automático das portas a 15 km/h, abertura elétrica do porta-malas no painel e sistema de imobilização antifurto Ford (PATS). Esses itens de segurança, junto com o preço acessível das peças de reposição, permitem que ele tenha um baixo custo de manutenção e seguro.

Outro fator que contribui para o sucesso do veículo são os kits de equipamentos. Eles reduzem o preço de itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e hoje estão presentes na maioria das vendas da linha. “O Novo Ford Ka é um carro com estilo e praticidade, que dá ao consumidor a opção de ter um veículo com design moderno e equipado em uma faixa de preço mais acessível”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto da Ford.

A linha inovou também com o lançamento do Novo Ka Tecno, equipado com o sistema de som My Connection que traz conexão para iPod, MP3-players e celular Bluetooth. O modelo tornou-se um ícone de tecnologia e conectividade, ajudando a popularizar um tipo de tecnologia até então disponível somente em veículos de segmentos mais caros.

O Novo Ford Ka recebeu vários reconhecimentos. Venceu o Prêmio Top Car TV de Melhor Carro Nacional até 1.000 cc, o Prêmio Imprensa Automotiva de Melhor Carro Popular da Abiauto e foi eleito o Melhor Hatch Compacto de Entrada na pesquisa “Os Eleitos” da revista Quatro Rodas. Também foi apontado como o hatch compacto de melhor visibilidade para o motorista em um estudo feito pelo Cesvi Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária, e um dos 10 melhores carros do Brasil na eleição da revista Car and Driver Brasil.

Um Fiat Ducato especial para a visita do Papa na Itália


Imprensa Fiat

O Papa Bento XVI utilizou um veículo especial ontem, em sua visita nas áreas atingidas pelo terremoto na Itália. Um Fiat Ducato especialmente produzido na fábrica de Abruzzo foi utilizado pelo pontífice para se locomover durante o percurso. O veículo foi cedido pela Fiat para a Defesa Civil. A iniciativa é mais uma das ações entre as diversas empresas do Grupo Fiat e da Defesa Civil nesta primeira fase de reconstrução das áreas atingidas pelo terremoto que atingiu o país.


O Ducato foi utilizado pelo Papa para visitar vários lugares simbólicos da recente tragédia: um acampamento em Onna, a basílica de Collemaggio, ruínas de um dormitório estudantil e a academia da Guardia di Finanza, em Coppito, que está sendo utilizada como centro de operações para as ações de reconstrução.


O veículo é único e foi especialmente preparado para a ocasião. Pintado de branco, ele recebeu o logo da Defesa Civil e acolchoados de couro no interior. O Ducato de sete lugares (incluindo cinco assentos traseiros numa configuração de divã/ lounge) foi equipado com os mais avançados sistemas de segurança e baixo impacto ambiental.

Secretaria dos Transportes prevê 1,4 milhão de veículos nas estradas paulistas durante o feriado do dia do Trabalho


DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias se mobilizam durante o feriado de dia do Trabalho para atender melhor usuários

Imprensa Secretaria dos Transportes

Cerca de 1,4 milhão de carros irão circular pelas estradas do interior e litoral do Estado nos quatro dias de Operação Dia do Trabalho, um movimento inferior aos outros dois feriados que aconteceram em abril, quando as estimativas chegaram a 1,6 milhão de veículos. A proximidade de vários feriados em seguida é a principal razão para essa queda. Mesmo assim, um esquema que conta com mais de 5 mil homens, além de equipamentos como telefones para pronto atendimento, viaturas, radares, estará pronto para garantir segurança e conforto aos usuários dos 22 mil km rodovias estaduais de São Paulo nesse feriado do dia do Trabalho.

Os horários de maior pico de tráfego devem acontecer das 14h às 23h da quinta (dia 30) e das 8h às 14h da sexta (dia 01). Na volta, o tráfego mais intenso deve ocorrer das 15h às 24h do domingo (dia 03).

Para ajudar os usuários, a operação vai contar com o efetivo de mais de 1.000 profissionais do DER, Dersa e das concessionárias, em todo o Estado, além de um contingente administrativo e operacional do Polícia Rodoviária Estadual, com 4 mil policiais, com a presença de 80% do efetivo nos horários de maior tráfego.

Entre viaturas de inspeção, guinchos, ambulâncias, veículos de apoio e motos para socorro, a estrutura do DER soma 287 unidades. Os policiais rodoviários empregarão cerca de mil viaturas (carros e motos), aeronaves, 82 bafômetros, 62 radares móveis para a fiscalização de velocidade, binóculos para a fiscalização de infrações em movimento, principalmente de motociclistas.

Como em outras operações especiais, e com o objetivo de reduzir o número de acidentes e de vítimas, os policiais dispensarão atenção especial à fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas (ou de substâncias de efeitos análogos) nas Operações Direção Segura (ODS) promovidas por toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, nas fiscalizações de rotina e nos atendimentos de eventuais acidentes de trânsito.

A Polícia alerta que o motorista flagrado dirigindo sob a influência de álcool será penalizado com multa de R$ 957,70, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir por doze meses, além de responder criminalmente pela sua conduta, dependendo das circunstâncias, com pena de detenção de seis meses a três anos.

As 14 divisões regionais do DER manterão equipes disponíveis para socorro em situações de emergência, tais como deslizamentos, alagamentos e inundações. Todas as obras serão suspensas nos períodos de maior tráfego. As concessionárias trabalharão também com operações especiais.

“Os últimos dois feriados, Tiradentes e Semana Santa, tivemos ótimos resultados com a diminuição dos índices de acidentes. Esperamos, com o empenho de motorista e do nosso pessoal, que esses resultados continuem ”, lembra o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce.

Como toda época de grande movimento nas estradas, o DER irá fazer uma campanha educativa. Dessa vez, o DER continuará a campanha iniciada na Semana Santa sobre questões ambientais, distribuindo panfletos sobre o que fazer com o lixo, a importância da manutenção veicular e como a poluição afeta nossa saúde.

Haverá também readequação de radares portáteis em trechos que apresentam maior incidência de acidentes. Dezenas de radares móveis estarão nas estradas. Para o carro que estiver em situação irregular, existem 55 pátios de recolhimento em todo o Estado.

Trânsito nas estradas

A fluidez no trânsito será garantida por operações específicas dos diversos órgãos envolvidos. No caso da Polícia Rodoviária Estadual, a fiscalização priorizará as infrações dinâmicas, ou seja, aquelas cometidas em movimento, tais como a uso indevido do acostamento, a ultrapassagem em locais proibidos pela sinalização, que,além de gerar risco de acidentes, prejudicam a fluidez do tráfego. Além disso, as concessionárias, se necessário, irão usar o sistema “papa-fila” com funcionários adiantando o pagamento dos pedágios, onde há muitas filas.

Além desse cuidado, várias outras medidas estão sendo tomadas para facilitar o trânsito.

No litoral

No Sistema Anchieta-Imigrantes, que deve receber 290 mil veículos, a Ecovias implantará a operação descida (7x3) das 15h da quinta (dia 30) até as 12h da sexta-feira (dia 01) e no sábado (dia 02), das 8h às 11h. Nesta operação os motoristas poderão utilizar a nova pista da Rodovia dos Imigrantes e as duas pistas da Via Anchieta para a descida da serra. A nova pista da Imigrantes e a pista norte da Via Anchieta estarão liberadas somente para veículos de passeio. Na tarde da sexta, o sistema funcionará normalmente no esquema 5x5.

Para a volta do feriado será implantada a operação subida (2x8) a partir das 15h às 24h do sábado (dia 02) e das 15h do domingo (dia 03) até a 1h da segunda (dia 04). O motorista que sai da Baixada Santista em direção à capital poderá utilizar as pistas norte e sul da Rodovia dos Imigrantes ou a pista norte da Anchieta. É importante destacar que os horários de início e término das operações especiais podem sofrer alterações de acordo com o volume de tráfego.

Na SP 099 – Estrada dos Tamoios, no trecho de serra com início no km 64, será implantada, se necessária, uma faixa suplementar para a descida, através de canalização por cones. Nos pontos de estreitamento das pontes do km 18 (Jambeiro) e km 28 (Paraibuna) no planalto, será realizada a operação “PARE E SIGA” se houver lentidão nas aproximações. O tráfego de caminhões está proibido no sentido Sul, na quinta-feira (dia 30), das 18h às 24h, na sexta (dia 01) e no sábado (dia 02), das 8h às 12h. No sentido Norte, a restrição ocorre no domingo (dia 03) das 15h às 23h.

Na SP 055 – Rodovia Rio Santos, será feito um acesso alternativo à Riviera de São Lourenço através de Via Marginal e ampliada a fluidez do trânsito com uma terceira faixa.

Na SP 098 – Rodovia D. Paulo Loureiro (Mogi – Bertioga), os usuários serão informados quanto às condições e alternativas de tráfego através de um painel de mensagens. Do km 80 ao km 77 na pista sentido norte, será liberado sempre que necessário o uso do acostamento. O tráfego de caminhões será suspenso no Sentido Sul da rodovia Mogi das Cruzes – Bertioga, do km 77 ao km 92, na sexta-feira (dia 01) das 08h00 às 12h. E no sentido Norte, do km 92 ao km 77, no domingo (dia 03) das 15h00 às 23h.

Balsas

Ao todo, cerca de 140 mil veículos devem utilizar as balsas do litoral paulista segunda a Dersa. Durante o feriado, sete embarcações estarão à disposição dos 123 mil veículos que deverão circular nos dois sentidos da travessia Santos/Guarujá. Em São Sebastião/Ilhabela, cinco balsas farão o transporte dos 13,6 mil veículos nos dois sentidos da ligação. Na travessia Guarujá/Bertioga duas balsas estarão operando para o transporte de cerca de 3,8 mil veículos. Já na travessia de Iguape/Juréia o movimento esperado é de mil veículos que serão transportados em duas embarcações. Em Cananéia/Ilha Comprida, a estimativa é de 1,3 mil veículos e duas embarcações. Em Cananéia/Continente a previsão de movimento é de 1,15 mil veículos que serão transportados em uma balsa.

Pelo interior

Com o objetivo de melhorar a distribuição do tráfego no sistema Anhanguera-Bandeirantes, a concessionária Autoban implantará a operação caminhão no domingo (dia 03), das 14h às 22h. Nesta operação os caminhões com destino à capital pela Rodovia dos Bandeirantes serão desviados para a via Anhangüera, no trecho do km 47 ao km 23, entre Jundiaí e São Paulo, com saída no km 48 da Bandeirantes. Para ampliar a segurança, os caminhoneiros devem utilizar a faixa da direita.

Para melhorar o fluxo de veículos a concessionária ViaOeste suspenderá as obras em execução no Sistema Castello-Raposo que causam interferência no tráfego, como desvios e interdições de pista, a partir das 12h de quinta (dia 30) até às 12h de segunda (dia 04). Também será proibido o tráfego de caminhões na Castello Branco, sentido capital, no domingo (dia 03) das 14h às 23h.

Informações antes, durante e depois

Antes de sair de casa, os usuários têm à disposição o atendimento pelo telefone de várias estradas e balsas (veja tabela), onde é possível verificar as questões de trânsito nas estradas e horários no caso de balsa. Esses números também podem ser usados pelo motorista que passar por algum problema durante a viagem. Nos sites da Secretaria de Estado dos Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br), é possível também verificar como está o trânsito em várias estradas em tempo real graças às 28 câmeras espalhadas pelo Estado que estarão transmitindo imagens online. No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, as condições de tráfego podem ser obtidas on line, em tempo real, no site www.grupoccr.com.br/autoban. No Sistema Castello-Raposo, o serviço online pode ser acessado no site www.viaoeste.com.br. E a Dersa, oferece informações sobre as balsas no site http://www.dersa.sp.gov.br/travessias/default.asp.

Dicas

Além de saber sobre o trânsito, é interessante se preparar adequadamente para viagem, veja alguns passos que você pode tomar:

Faça uma breve revisão no seu automóvel, verificando freios, amortecedores, luzes, óleo, pneus e equipamentos obrigatórios;

Evite o transporte de animais no interior do veículo;

Faça uma estimativa de custo da viagem (combustível, pedágios, alimentação, entre outros) e reserve também para emergências;

Use roupas confortáveis que não prejudiquem os movimentos;

Verifique se as documentações do veículo e do condutor estão em ordem;

terça-feira, 28 de abril de 2009

Promoção TomTom: No Dia das Mães, você não perde o caminho nem a oportunidade de agradá-la




Dois modelos da marca ganham descontos especiais

Imprensa TomTom



O que as mães realmente querem para este dia tão especial? É claro que você pode optar pelo eletrodoméstico ou até mesmo um perfume, mas se a ideia é ser original, a TomTom, o maior provedor de soluções para navegação do mundo, tem a sugestão perfeita para este Dia das Mães.



Nos dias de hoje, a mãe moderna cuida dos filhos, da casa, trabalha fora e ainda têm compromissos por todos os lados. E para não perder tempo perdida procurando o caminho de uma reunião ou da excursão dos filhos, um navegador GPS é o presente ideal. Além disso, dois modelos da marca terão descontos especiais. Um deles, o ONE V3, que é o aparelho portátil mais vendido no mundo, pode ser encontrado, desde 16 de abril, por R$ 899,00. Já o modelo TomTom XL, com seu design premiado pelo International Forum (iF) Product Design Award 2009, é vendido desde de 23 de abril de R$1.499,00 por R$1.199,00, uma economia de 300 Reais. E quem adquirir novos aparelhos, poderá fazer o download, por meio do software TomTom Home, da nova versão de mapa do Brasil recém lançada com as últimas atualizações que agora incluem 350 municípios com conteúdo detalhado e auditado, para a perfeita navegação de A a B. No total, o novo mapa abrange 1.299 municípios, além de mais de 5000 cidades. A atualização melhorou também a ligação das estradas principais que permite navegação sem descontinuidades em todo o País.

Muito fáceis de usar e intuitivos, os sistemas de navegação TomTom podem ser usados assim que retirados da caixa e, com apenas poucos toques, já é possível sair navegando. Além disso, com a tecnologia exclusiva do TomTom Map Share, as mães podem incluir seus próprios pontos de interesse e encontrar, com um simples toque, as lojas preferidas, o escritório do cliente, a escola das crianças, etc.

Sobre o TomTom ONE



Ideal para navegadores de “primeira viagem”, o TomTom ONE tem tela do 3,5” e é o aparelho portátil mais vendido no mundo, cabendo em qualquer bolso de camisa e facilmente transferível de um automóvel para outro. TomTom ONE também apresenta um design despojado e é muito leve (somente 174 gramas), e compacto.

Sobre o TomTom XL



Além de tela widescreen de 4,3 polegadas para melhor visibilidade, o aparelho possui todos os recursos necessários para navegação e inclui um suporte dobrável ultra-compacto, conhecido como suporte EasyPort™, que fornece máxima portabilidade e flexibilidade. A unidade completa, incluindo o suporte, é tão pequena que pode ser levada no bolso da camisa ou na bolsa, após estacionar o carro.

Os aparelhos TomTom ONE e TomTom XL estão disponíveis nas melhores redes de varejo, tais como, FNAC, Saraiva, Fast Shop, Submarino, Americanas.com, Ponto Frio, Carrefour, Wal Mart, Extra.com, Commcenter, Yellowcom e Eletrovip.

Para mais informações sobre a rede de distribuição da TomTom no Brasil, acesse: http://www.tomtom.com/.

Menos poluição, mais potência

Assessoria de Imprensa Cembri - Centro de Mídia Brasil-Israel

Uma invenção de um adolescente israelense poderá revolucionar a indústria automobilística. Trata-se de um dispositivo que, instalado no motor do carro, economiza 40% do combustível, além de tornar o veículo mais potente. Batizado como Z5, esse dispositivo é feito a partir de uma liga metálica especial e atua mudando o modo como o ar entra na câmara de combustão. Ele foi inventado por Zion Badash em 2007, quando ele tinha apenas 16 anos.

O mecanismo pode ser usado em motores de carros novos, velhos, flex e diesel e custa US$ 208 a unidade. O dispositivo está sendo comercializado, via internet, pela empresa do cunhado de Badash, Eli Mor, sediada em Tel Aviv e com um ponto de revenda na Turquia. Mor diz que a empresa está negociando com grandes montadoras, como a Ford e a Mazda. Para ele, a economia de combustível que a invenção proporciona é o seu maior atrativo, principalmente pelo seu aspecto ambiental.

Nissan exibe seus modelos nacionais na Agrishow Ribeirão Preto

Imprensa Nissan

A Nissan está presente na 16ª edição da Agrishow em Ribeirão Preto (SP), que acontece na próxima semana, de 27 de abril a 2 de maio. A marca exibirá em seu estande seus mais recentes lançamentos: o monovolume Livina, primeiro carro de passeio flex produzido pela marca no Brasil, e a picape Nova Frontier, tradicional modelo 4x4, também nacional.

Produzido no Brasil a partir deste ano e disponível no mercado brasileiro desde o final de março, o Livina é destaque no segmento de monovolumes por oferecer o maior espaço interno da categoria – inclusive com o maior porta-malas –, motor mais potente e baixo consumo de combustível. Ágil, ativo e espaçoso, o Nissan Livina é especialmente voltado às necessidades de uma família que não abre mão do conforto e preza pelo desempenho do seu veículo. Com performance acima da média, os melhores resultados do carro são obtidos com a utilização de álcool, combustível que extrai toda a eficiência dos dois motores, oferecendo, assim, uma excelente proporção de custo-benefício.
A Frontier é produzida no Brasil desde 2002 – a versão que será exposta no evento começou a ser montada na fábrica de São José dos Pinhais (PR) no segundo semestre do ano passado. Bem conhecido pelos consumidores, o modelo está apto para enfrentar qualquer desafio imposto pela diversidade de estradas, climas e condições dos mais distintos lugares do País. A Nova Frontier nacional se destaca por oferecer na versão LE os maiores níveis de potência e torque de seu segmento. No segmento de 4x4, só este modelo sai de fábrica no Brasil com a transmissão automática de 5 velocidades, ou com a manual de 6 marchas.

Kia Motors assina contrato de montagem do Bongo no Uruguai


Imprensa Kia


A Kia Motors do Uruguai (KMU), sob o comando de José Luiz Gandini, assinou hoje o contrato com a empresa uruguaia Nordex S/A para a montagem do caminhão leve Bongo. Com investimento inicial de US$ 1,5 milhão, o primeiro lote da produção está previsto para dezembro de 2009 e sua comercialização a partir de janeiro de 2010, nos mercados brasileiro e uruguaio. O planejamento de produção do Bongo é de 6 mil unidades ao ano.

O contrato de montagem do Kia Bongo foi assinado na manhã de hoje pelo presidente da Kia Motors do Uruguai, José Luiz Gandini, também presidente da Kia Motors do Brasil e pelo presidente da empresa uruguaia Nordex S/A, Ernesto Soler Garmendia. Entre as autoridades presentes na solenidade de assinatura, destacaram-se as presenças do Vice-Presidente do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, e do Ministro da Indústria e Energia, Daniel Martinez.

Os investimentos na linha de montagem do Bongo no Uruguai, porém, devem chegar a US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 6,5 milhões) e espera-se gerar cerca de 140 novos postos de trabalho, de responsabilidade da Nordex, e mais 30 empregos diretos da Kia Motors do Uruguai, agora sob administração brasileira, que também distribuirá naquele mercado os carros importados da montadora sul-coreana.

Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simples, tração 4x2, rodeiro simples, com caçamba e motor turbo Diesel intercooler será montado no Uruguai. E das 6 mil unidades produzidas anualmente, estima-se a destinação de 95% para o mercado brasileiro e 5% para o uruguaio. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importação.

“Na segunda fase de nossas operações de montagem do Bongo, vislumbramos alcançar os demais países do Mercosul”, afirmou José Luiz Gandini.

Veículo polivalente - Ágil, prático e econômico, o Bongo foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário, seja em trabalhos nos centros urbanos ou em áreas rurais. As dimensões de sua caçamba permitem transportar volumes tranqüilamente e sua altura em relação ao solo facilita o manuseio ao carregar e descarregar.

Robusto, o Bongo tem grande aceitação entre frotistas, empreendedores, produtores rurais e empresários do agronegócio, que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. Com boa capacidade de carga, as suas oito versões são encontradas em dois modelos – K2500 e K2700. Seu design, um dos mais modernos da categoria, confere robustez, modernidade e dinamismo.

As duas opções de motores diesel do Bongo oferecem performance ao rodar com ou sem carga. O modelo K2500 é equipado com motor turbo Diesel intercooler, de 4 cilindros em linha com 8 válvulas e comando no cabeçote. Tem sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e gera 94 cv de potência e torque de 22,4 kgm. Já o modelo K2700 apresenta motor Diesel aspirado, 4 cilindros em linha com 8 válvulas, sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e é capaz de gerar 83 cv de potência e torque de 17,5 kgm.

Sua transmissão manual de 5 marchas está dimensionada para que o veículo tenha uma condução agradável, sem grande esforço. A opção de tração 4x2 ou 4x4 com rodeiro simples, ou tração 4x2 com rodeiro duplo multiplica as possibilidades de uso do Bongo.

Com 4,93 metros de raio de giro, a condução do Bongo é facilitada por apresentar de série direção tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. A coluna de direção absorve energia em caso de colisão, o que aumenta a segurança no interior do veículo. Seu sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, o que permite uma condução segura e com frenagem precisa e eficiente, na condição de o veículo estar carregado ou não.

A suspensão do Bongo foi desenvolvida para proporcionar uma dirigibilidade estável e ao mesmo tempo confortável. Na dianteira é independente com barras de torção, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores a gás. A traseira é de eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas e amortecedores a gás. Sua construção e calibragem são suficientes para suportar os 1.530 kg de sua capacidade de carga.

Longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares, cabine e carroçaria em chapa de aço conferem ao comercial leve maior resistência e durabilidade. O Bongo ainda apresenta reforço de cabine adicional em “T” contra impacto frontal.

Segurança e interior - Além da excelente segurança apresentada em sua estrutura, o Bongo conta com itens de segurança ativa e passiva. Entre os principais em segurança ativa, os faróis com lentes de policarbonato, grande área envidraçada, excelente posição do motorista, sistema de freios com válvula sensível à carga – LSPV. Na segurança passiva, os cintos de segurança dianteiros laterais de três pontos, barras de aço de proteção lateral contra impacto nas quatro portas e discos ventilados nos freios dianteiros.

No interior do Kia Bongo, três pessoas na versão cabine simples e seis na cabine dupla são acomodadas com espaço e conforto de automóvel. O painel de instrumentos do veículo é muito parecido com os dos automóveis, ou seja, possui todos os controles próximos e de fácil acesso ao motorista. O revestimento dos bancos é de vinil na versão standard e de tecido na versão luxo. O assoalho possui revestimento em carpete. O encosto do banco central dianteiro é rebatível e possui porta-documentos e porta-copos. Entre os equipamentos de série do Bongo destacam-se ainda o acionamento elétrico dos vidros (versão luxo), encosto de cabeça de altura regulável nos bancos dianteiros laterais, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, preparação para som com dois alto falantes, antena lateral, limpador do pára-brisa com acionamento intermitente de freqüência variável, luz interna no teto, porta-objetos, sistema de travamento elétrico das portas (modelo luxo), tacômetro analógico (modelo luxo), ventilação forçada, ar condicionado (modelo luxo).
LEGENDA FOTO, da esquerda para a direita José Carlos Gandini, presidente do conselho da KiaMotors do Brasil; Kie Sheon, embaixador da Coréia no Uruguai; RodolphoNovoa, vice-presidente da República Oriental do Uruguai; Ernesto Soler,presidente da Nordex e José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors doBrasil.

Chevrolet aumenta oferta de Captiva no Brasil











Objetivo da marca é reduzir fila de espera no mercado brasileiro e antecipar entrega ao consumidor

Imprensa GM

Quando lançou o Captiva Sport V6 no Brasil, em setembro de 2008, a Chevrolet surpreendeu o mercado. A boa relação custo/benefício e o elevado nível de equipamentos conquistaram rapidamente a preferência do consumidor brasileiro, com 8.214 unidades comercializadas (de setembro de 2008 a março de 2009). Além do sucesso de público e crítica, o modelo também foi o veículo mais premiado do Brasil, com sete troféus em apenas quatro meses de vendas no País.

Em fevereiro de 2009, o consumidor ganhou mais uma alternativa. A chegada do Captiva Ecotec de 2.4 litros 16V VVT, uma nova versão de seu utilitário-esportivo, tornou o modelo ainda mais competitivo e ampliou o leque de oferta, com uma opção mais esportiva. “A grande procura pelo modelo fez a GM do Brasil rever previsões de vendas e, a partir deste mês de maio ampliará a oferta do modelo no Brasil de 1000 para 1400 unidades mensais e, assim, em poucos meses, cessar a fila de espera para o modelo. Estamos fazendo de tudo para atendermos o mais rápido possível o cliente que fez a opção pelo SUV médio mais completo do mercado”, esclarece Marcos Munhoz, diretor Geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil.

“A chegada da versão Ecotec demonstrou a confiança da Chevrolet no mercado, que continua apostando em novos e modernos produtos, com motores cada vez mais eficientes”, completa José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.

Versões V6 e Ecotec: agressividade e robustez

O Chevrolet Captiva Sport está disponível no Brasil em duas versões de motorizações: o moderno 3.6 litros V6 Alloytec, de 24 válvulas, que desenvolve a potência de 261 cv e o eficiente Ecotec, de 2.4 litros 16V VVT, que desenvolve 171 cavalos de potência. A versão traz ainda moderna tecnologia em termos de equipamentos de série e as mesmas linhas atraentes e harmoniosas do Captiva Sport V6, numa faixa de preço extremamente competitiva. As duas versões oferecem a transmissão automática - com Active Select (sequencial).

Em relação à versão Sport V6, a Ecotec possui algumas diferenças externas: os parachoques são bicolores com a cor do veículo e na cor Antracite, assim como as molduras das soleiras, o que lhe atribui um visual ainda mais agressivo. Também são Antracite as maçanetas das portas.

O Chevrolet Captiva possui a linha de cintura lateral elevada e vincos laterais que conferem harmonia a todo o conjunto. Existem ainda no modelo filetes cromados que contornam os vidros laterais, os retrovisores externos e a tampa do porta-malas.

Acessórios Chevrolet

O Captiva Sport conta com os seguintes acessórios para instalação nas concessionárias Chevrolet: sensor de estacionamento traseiro, adesivos refletivos, protetor de soleira metálico das portas dianteiras, estribo lateral cromado, barra transversal de rack de teto cromada, compartimento isotérmico, suporte para casaco e sistema de navegação GPS. Dentre os demais acessórios de fábrica desenvolvidos para o Chevrolet Captiva há duas redes, com diversas variações de posição, o que facilita o transporte de objetos menores e flexibiliza a organização dos volumes no porta-malas.

Para a versão Ecotec, a Chevrolet oferece acessórios similares aos equipamentos de série do modelo V6, como as rodas de alumínio 17” polegadas cromadas e de design esportivo; e as maçanetas externas, também cromadas, e que, a exemplo das rodas, sofistica ainda mais a aparência do veículo.

No segmento de utilitários-esportivos médios, o Chevrolet Captiva - tanto a versão Sport V6, quanto a versão Sport Ecotec - tem a maior cobertura de assistência técnica do País, com 560 pontos. Ou seja, o proprietário do modelo Chevrolet conta com a mesma estrutura oferecida pelas concessionárias aos demais veículos da marca.

Modelo é sucesso internacional

O Chevrolet Captiva Sport comercializado no mercado brasileiro é produzido em uma das fábricas da General Motors Corporation no México, localizada na cidade de Ramos Arizpe. Contudo, trata-se de um modelo internacional, que adota o conceito da GM de arquitetura global – mais de uma marca e diversas aplicações. Além do México, ele é produzido ainda na Coréia do Sul, e faz enorme sucesso em várias partes do mundo.

Fiat Mille Fire Economy ganha três novos kits




Imprensa Fiat




Para aumentar ainda mais a competitividade e a atratividade do Uno Mille Economy no mercado e também o conforto aos ocupantes, a Fiat acaba de lançar três novos kits para a versão Fire do modelo: TOP I, TOP II e TOP III.

O Kit TOP I é composto por vários itens de conforto e segurança, além dos estéticos, que dão uma personalidade própria ao modelo. São eles:



· Vidros elétricos dianteiros + travas elétricas;
· Limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro;
· Comando interno dos retrovisores;
· Apoios de cabeça no banco traseiro;
· Bancos revestidos parcialmente em veludo;
· Rádio CD MP3 Player;
· Para-brisa degradê;
· Rodas em liga leve 13” com pintura exclusiva;
· Faixas decorativas nas colunas externas das portas, frisos laterais e soleira das portas dianteiras;
· Sigla TOP na coluna traseira.

O cliente também pode ter todos os itens acima mais direção hidráulica, compondo assim o kit TOP II.

O terceiro kit, o TOP III, soma ar condicionado mais direção hidráulica aos conteúdos do TOP I.

Os três kits chegam ao mercado, somente para versão Fire do Uno Mille, com um excelente custo-benefício, oferecendo ao cliente um contra-valor em cerca de 25%, caso os itens fossem comprados separadamente. Confira abaixo:



* Kit TOP I – R$ 1.640 (Mille Fire Economy 2p) e R$ 1.735 (Mille Fire Economy 4p).



* Kit TOP II – R$ 2.900 (Mille Fire Economy 2p) e R$ 3.040 (Mille Fire Economy 4p).Kit TOP III – R$ 5.420 (Mille Fire Economy 2p) e R$ 5.610 (Mille Fire Economy 4p).

Doze dicas de como dirigir na estrada pela primeira vez


Imprensa WebMotors,


A WebMotors, maior portal automotivo do país, divulga doze dicas para o motorista que ainda não tem experiência ao dirigir um veículo na estrada, condição que exige atenção e segurança redobrada para evitar acidentes e garantir uma viagem tranqüila. As dicas se baseiam na questão fundamental de que o comportamento do automóvel é completamente diferente na estrada em relação ao trânsito urbano do cotidiano. Então, para você que quer viajar nesse feriado, e guiar um automóvel pela primeira vez na estrada, lembre-se das dicas que o portal WebMotors aconselha para uma viagem segura:


Velocidade: Guie o veículo de acordo com o limite de velocidade permitido pela via. Mesmo nos locais onde é permitido correr um pouco mais, como nas estradas planas e mais largas, lembre-se que alta velocidade é para quem já tem certa experiência na direção, o que não é o seu caso;


Ultrapassagem: Se for fazer isso, lembre que o peso do veículo, além dos ocupantes e das bagagens, torna o carro ainda mais lento. Se for necessário ultrapassar, faça-o sempre pela esquerda, sinalize, e não invada a pista no sentido contrário. Lembre-se que com o carro cheio, você precisará de mais espaço para conseguir ultrapassar;


Sinalização: Antes de pegar a estrada, verifique o funcionamento das setas, lanternas e faróis. É importante usar o farol baixo mesmo de dia, para que seu carro seja visível em todas as direções nas estradas;


Sono: Você que nunca conduziu um veículo na estrada, tome muito cuidado para não dirigir com sono. Se o sono bater, entregue a direção do veículo para outro motorista que esteja descansado, pare o veículo em um posto mais próximo para descansar ou, se puder, pare em um hotel para dormir. Procure viajar apenas de dia, com boa visibilidade e sem cansaço. Deixe a viagem noturna para os mais experientes;

Bagagem: distribua bem os volumes no porta-malas, para dar equilíbrio ao automóvel. Não deixe também os objetos soltos e jamais exceda o limite de compartimento de bagagem.

Álcool: é extremamente proibido dirigir alcoolizado. Isso causa redução nos reflexos e pode resultar em um grave acidente. Se for parado pela polícia rodoviária, e o teste do bafômetro apontar nível superior a 0,6 mg/l de álcool em seu sangue, o carro será apreendido e você perderá sua habilitação ou pior, um acidente. Se for dirigir, não consuma nenhum tipo de bebida alcoólica;


Sentido oposto: Fique atento ao tráfego do sentido oposto. Assim que um veículo começar a ultrapassar em sentido contrário ao seu, tire o pé do acelerador e vá para o acostamento;


Obstáculos: cuidado com obstáculos na rodovia (caixas, madeira, animais etc.) Não desvie desses obstáculos inesperadamente. Pois, agir assim, em alta velocidade, pode ocasionar a perda do controle do carro. Fique atento para poder desviar a tempo e avise os motoristas que vem atrás, usando o pisca alerta;

Atenção aos sinais: eles são utilizados por todos os motoristas para manter a comunicação na estrada. Se no sentido oposto vier um veículo com farol piscando, pode significar queda de barreira ou algum problema logo à frente. Se um perceber alguém piscando farol logo atrás de seu carro, este é um pedido de passagem. Duas buzinadas significam agradecimento;

Curvas: Ao se aproximar de uma curva freie antes, e só retome a aceleração quando estiver no final do curso. Fique do lado oposto ao da direção da curva e evite dar “soquinhos” ao volante e também os movimentos bruscos, que podem resultar em acidentes;


Deslocamento de ar: tenha cuidado ao ultrapassar ou ser ultrapassado por algum veículo grande. O deslocamento do ar pode fazer o carro balançar, bem como os ventos laterais tão comuns em estradas. Por isso é preciso manter as mãos firmes no volante;


Distância: Mantenha uma boa distância do veículo da frente, principalmente em dias de chuva. Se o motorista à sua frente tiver que frear ou acontecer qualquer outro imprevisto, você terá tempo para reagir.


Apesar de sua pouca experiência, você deve se lembrar que existem pessoas mais inexperientes que você. Então siga as dicas e fique atento para lidar com acontecimentos inesperados. Leve em consideração todas as informações de segurança, sinalização e direção e comece a dirigir nas estradas por trechos mais curtos e bem pavimentados.

Antes de qualquer coisa, faça uma revisão preventiva no carro, usando programas como o Agenda do Carro (www.agendadocarro.com.br), onde você cadastra o veículo e recebe informações sobre manutenção, e mantém o motor, freios, suspensão, itens de segurança e documentação em dia. Essas dicas vão tornar sua primeira viagem mais segura para você e todos os ocupantes do seu veículo.

NISSAN APRESENTA NOVA ESTRUTURA NAS AMÉRICAS

Carlos Tavares será o novo responsável pelas operações na região, que inclui o Brasil

Imprensa Nissan

Aproveitando o início do ano fiscal 2009 (abril 2009 a março 2010), a Nissan apresenta um novo direcionamento e uma nova estrutura operacional para a região das Américas, criada para fortalecer as sinergias entre as regiões, tendo como foco as necessidades dos consumidores e dos mercados locais.

Carlos Tavares, chairman do recém-reconfigurado Comitê de Gerenciamento das Américas, descreve o plano integrado para o crescimento da região como um compromisso renovado de satisfazer os consumidores com idéias inovadoras para o prazer de dirigir.

A empresa unificou estrategicamente as operações da América do Norte, América Latina e Caribe para aproveitar as experiências das diversas economias. O Comitê de Gerenciamento das Américas, formado por um grupo de executivos de vários países, decide conjuntamente as estratégias para a região.

Além disso, dois novos comitês de operações foram criados: um para América do Norte e outro para América Latina e Caribe. Cada um deles será responsável por decisões focadas no desempenho, no mercado e nos direcionamentos, sempre alinhados com a estratégia regional geral. Thomas Besson, presidente da Nissan do Brasil, integra o Comitê América Latina.

Produção, compras, gerenciamento da cadeia de fornecedores e logística estarão integrados, uma vez que suas atribuições são similares em toda a região. Vendas, marketing e suporte de operações serão gerenciados localmente, já que precisam se adaptar às necessidades de cada país.

"Estamos nos aproximando mais para descobrir novas sinergias na região e para ampliar o programa de emissões zero nas Américas, afirma Tavares".

A Nissan irá lançar um veículo elétrico a baterias nos Estados Unidos e no Japão no ano que vem. Em 2012, os Nissan EVs estarão disponíveis para a venda em grande escala em mercados de todo o mundo.

No início do ano fiscal 2009, a Aliança Renault-Nissan anunciou seus primeiros parceiros do programa de emissões zero nas Américas. São eles: as cidades de Tucson e Phoenix, no Arizona; o condado de Sonoma, na Califórnia; os estados do Oregon e do Tennessee e a companhia de Gás e Eletricidade de San Diego. Recentemente, a Nissan identificou outros parceiros potenciais em uma turnê pelos Estados Unidos com um veículo elétrico em testes.

Consumidores, revendedores e, particularmente, empregados da Nissan vão conduzir o plano de crescimento pelas Américas. Em seus 100 primeiros dias à frente da nova função, Carlos Tavares irá visitar as operações na região para compreender os desafios e as oportunidades.

"Estamos vendendo produtos sensacionais para as Américas, produzidos na região por alguns dos mais talentosos funcionários da indústria automobilística", afirma Tavares. "Reconhecemos que estamos competindo em condições difíceis. Nosso foco é fazer com que os consumidores tenham satisfação com nossa marca, por isso apoiamos nossa equipe de linha de frente a fim de suprir esta demanda. Chamamos isso de conceito reverso da pirâmide", adiciona. "O que nós aprenderemos nestas visitas nos ajudará a priorizar nossos próximos passos, especialmente na iminência do lançamento do nosso veículo elétrico, em 2010."

As operações da Nissan Américas incluem design, engenharia, financiamentos à clientes e empresas, vendas e marketing, distribuição, produção e planejamento. Em 2008, mais de 1,3 milhão de veículos foram vendidos na região. A Nissan está dedicada ao respeito ao meio ambiente com o Nissan Green Program 2010, cujas prioridades principais são reduzir as emissões de CO2 e outras emissões, além do aumento da reciclagem.

Dalgas disponibiliza sensor inteligente específico para veículos com engate e/ou estepe


Imprensa Dalgas


A popularização dos sensores de estacionamento no Brasil passou a exigir mais cuidado do consumidor ao adquirir esse tipo de acessório. Devido às vantagens que eles oferecem, passou a ser fácil encontrar “sensores universais” em lojas especializadas. Mas nem todos eles são adaptáveis a todos os tipos de automóveis, como é o caso de veículos com pára-choque metálico, engate e/ou estepe traseiro. Nesses casos é fundamental escolher o produto certo.

Tendo em vista este fato, a Dalgas desenvolveu a linha de sensores inteligentes que são programáveis para funções específicas.

Quando sua aplicação é específica para pára-choque metálico, é o único que possui tecnologia para que sua funcionalidade não seja afetada pelo metal do pára-choque. Se a sua aplicação for para veículos com engate e/ou estepe, os novos sensores são programáveis para reconhecer os engates e/ou estepes.


A maioria dos sensores avisa o motorista para parar “stop” quando o obstáculo está a 30 cm do pára-choque.


A programação do novo sensor inteligente da Dalgas compensa a medida do engate e/ou estepe se um dos dois estiver fora do pára-choque, avisando o motorista para parar a 30 cm de distância do limite final do carro, incluindo o engate e/ou estepe, garantindo, assim, maior segurança.


Se o sensor não tiver a tecnologia da programação e o engate e/ou estepe ficar 15 cm para fora do pára-choque o motorista vai ter apenas 15 cm para frear quando o sensor apitar “stop”. Se o estepe estiver 25 cm fora, é acidente na certa.

Stetsom lança mixer MA1300 com conexões múltiplas




Acessório possui conexão frontal para diversas mídias

Imprensa Stetsom



A Stetsom acaba de lançar mais um acessório para consumidores exigentes do mercado volante de som automotivo. O mixer MA 1300 se destaca pela ampla conectividade com entrada USB e P2. Com o aparelho é possível ouvir MP3, iPod e arquivos de pen drive. Além disso, ainda possui entrada para microfone dinâmico, permitindo entretenimento ou até mesmo a divulgação de algum produto ou serviço.

A qualidade de som impressiona. O mixer MA 1300 possui controle de graves e agudos para adequar a reprodução do som. Pode avançar, voltar ou pausar nas músicas prediletas quantas vezes quiser. Possui volume independente para microfone e MP3 / Auxiliar, podendo assim mixar música e voz.

Funcionando em conjunto com amplificador ou com booster, possui conexão RCA para amplificadores e chicote para booster.

A Stetsom recomenda que a instalação seja feita no painel do automóvel ou em lugar seguro na moto.

Umicore investe cerca de R$ 10 milhões em laboratório inédito para atender segmento de caminhões e ônibus movidos a diesel


A empresa está apostando neste mercado e pretende se tornar líder na América do Sul

Imprensa Umicore


A Umicore, principal fabricante da tecnologia do catalisador, está investindo cerca de R$ 10 milhões em seu Centro de Tecnologia de Emissões Veiculares, situado em sua planta em Americana (SP), para desenvolver catalisadores para caminhões e ônibus movidos a diesel. O aporte foi destinado para a instalação do novo laboratório Euro V, incluindo o maior dinamômetro transiente da América do Sul, com capacidade para motores diesel de até 14 litros.


O laboratório completo já está em operação e conta com os melhores recursos disponíveis no mundo para suportar as montadoras no desenvolvimento de catalisadores e sistemas de pós-tratamento para caminhões e ônibus. “Trata-se de uma avançada tecnologia da Umicore para atender aos requisitos dos modelos específicos de veículos produzidos no Brasil, que leva em consideração também as características dos combustíveis locais. Com todo nosso know how, estamos aptos para oferecer alternativas que atendam ao Euro V com custos e tecnologia sob medida para a nossa região. Quem quer conquistar a liderança no segmento na América do Sul precisa ter esta estrutura”, afirma Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore.


Esta é a segunda instalação de um laboratório deste porte do Grupo mundialmente, havendo uma terceira bancada em fase final de instalação na Ásia. “Isto demonstra a importância que a América do Sul tem para a Umicore, principalmente, em relação ao mercado diesel”, complementa Moreira.



O novo laboratório



Um dos principais diferenciais do novo laboratório Euro V da Umicore é o dinamômetro instalado para suportar o desenvolvimento de catalisadores e sistemas de pós-tratamento para atendimento às legislações Euro 4, Euro 5 e Euro 6. É um dinamômetro high dynamic, ou seja, com ele podem ser realizados ciclos transientes nos quais é possível fazer testes consecutivos de aceleração e desaceleração do motor (uma simulação do que acontece no trânsito), medir e analisar a composição dos gases regulamentados e não-regulamentados emitidos pelo veículo a cada instante. Durante os testes, também são realizadas medições de amônia e dos particulados, e pode ser feita uma análise dos componentes do material particulado.


Outro ponto importante é que o novo dinamômetro está instalado em uma célula permanentemente climatizada a uma temperatura de 22ºC. “É essencial mantermos a temperatura constante dessa célula para garantir a precisão dos resultados dos testes realizados com os motores”, acrescenta Moreira.

CHEGA AO NORDESTE O PRIMEIRO SEGURO POPULAR PARA AUTOMÓVEL

A partir deste mês, será comercializado em Salvador o seguro Autofácil, pratico e de simples adesão e custo mensal de apenas R$ 59,90

Geninha Moraes

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) apenas 30% da frota nacional possuem seguro. Um dos principais motivos desse índice é o alto custo para assegurar um veículo hoje no País. Com foco nesses clientes que buscam economia e segurança, chega ao mercado o seguro Autofácil, que estará disponível a partir deste mês para cidade de Salvador.

Pelo valor de R$ 59,90 mensais, protege o veículo contra roubo e furto, seus principais diferenciais são facilidade de adesão e baixo custo. O seguro é exclusivo para veículos populares, que inclui os modelos: Gol, Palio, Uno, Corsa, Fiesta, Celta e Ford KA. O consumidor já nota diferença no primeiro contato com a equipe Autofácil. Diferente dos seguros convencionais, o Autofácil não analisa o perfil do condutor, e sim o modelo e o ano do carro.

Além da facilidade de pagamento – parcelado em 12 vezes, sem juros –, o cliente concorre ainda a sorteios mensais pela Loteria Federal com prêmios de R$ 25 mil para o segurado e R$ 25 mil para o corretor. Depois de aprovada a contratação do seguro, o consumidor só necessita instalar no veículo um rastreador, já incluso no valor do serviço. Após esse rápido processo, o carro já está protegido. Outro diferencial do produto é a chancela da Cardif do Brasil, líder na distribuição massiva de produtos de seguros inovadores, que atualmente administra mais de 10 milhões de segurados no País.

Segundo Adriano Romano, vice-presidente executivo da Cardif do Brasil, a empresa tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para o segmento. “Queremos expandir o mercado de seguros para automóvel, trazendo novos consumidores. Nosso produto alia simplicidade e conveniência, nas coberturas e no processo de contratação, com baixo custo e parcelamento em 12 vezes”, ressalta.

Na região Nordeste, a novidade será comercializada com exclusividade pela Sercose Corretora de Seguros, líder no segmento nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com o diretor-comercial da Sercose, Antonio Azevedo, 70% da frota nacional de veículos não possuem seguro. “O Autofácil é ideal para os proprietários de carros populares que até então não tinham condições financeiras para manter seguro de seu automóvel”, explica.

“Buscávamos há muito tempo no mercado uma solução para atender essa demanda. Com essa parceria firmada com a Cardif conseguiremos oferecer as melhores opções em seguro em nosso portfólio”, diz. O executivo afirma ainda que com o Autofácil será possível disseminar a cultura do seguro entre a população que ainda não tem acesso ao serviço por meio de uma solução prática e inteligente. “Com esse modelo de negócio, a expectativa é aumentar a nossa cartela de clientes, até o final deste ano, em 15%”, explica.

Para isso, a Sercose investirá em campanha publicitária que terá inicio no próximo dia 25 de abril e irá até 31 de maio, na cidade de Salvador, Bahia. Com o mote “O Seguro que ‘caiu do céu’ para o seu carro popular”, a campanha é destinada aos proprietários e condutores das classes C e B, homens, na faixa etária acima dos 25 anos.

As primeiras peças serão distribuídas no próximo sábado, 25, em locais estratégicos da capital baiana. No domingo, 26, a campanha publicitária estreia na televisão, na rede Globo e no SBT. A ação contempla também publicidade na mídia impressa, com anúncio no principal jornal da região.

Os interessados em adquirir o serviço em Salvador podem obter informações a partir do dia 25, pelo telefone (71) 3533-5055, em uma das lojas da Sercose ou pelo site (http://www.sercose.com.br).

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