Doe Teleton

sábado, 3 de outubro de 2009

NISSAN REVELA PRIMEIROS TRAÇOS DO SEU FUTURO CARRO MUNDIAL


Modelo será lançado inicialmente no mercado tailandês, em 2010

Texto e Imagem: Imprensa Nissan

A Nissan Motor Co. revelou o esboço do seu modelo compacto global, que será lançado inicialmente na Tailândia em março de 2010. O novo carro será comercializado em mais de 150 países. No mercado tailandês, o compacto vai ser qualificado como o primeiro Eco-Car, dentro da política governamental em vigor naquele país, que procura estimular o desenvolvimento de automóveis movidos com combustíveis eficientes.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Twitter da redação


Agora é possível saber as novidades da Dália Comunicação através do twitter

Sérgio Dias

Os jornalistas Marcel Agarie e Sérgio Dias informam o seu twitter para que você saiba antes as novidades dos produtos e serviços da Dália Comunicação:

Marcel Agarie: @agarie
Sérgio Dias: @sergiopress

Fiat 500: um ícone chega ao Brasil


Texto e Foto: Imprensa Fiat

Ele é um objeto de desejo em qualquer lugar do mundo, e atributos para isso não lhe faltam. É um carro moderno, de design singular, repleto de soluções inteligentes, tecnologicamente avançado, seguro e divertido. Com um detalhe a mais: tem um passado e tanto. O Fiat Cinquecento não é simplesmente um produto de seu tempo. Suas formas bem pensadas contam mais de meio século de história em cada linha.

Mas não faria sentido rotular o Fiat 500 do século XXI como um fenômeno simples e nostálgico de reinterpretação. Quando a Fiat o concebeu, a ideia não era criar um carro que se parecesse com um 500 – mas, sim, um que poderia ter todo o sucesso por ele conquistado e algo mais. O que inclui seu espírito, sua espontaneidade e seu charme – todas as suas qualidades originais em um pacote extremamente cativante, que fosse ao mesmo tempo moderno e transparente em suas referências ao passado.

E a Fiat acertou em cheio. Desde o seu lançamento, em julho de 2007 – exatos cinquenta anos após a estreia do carrinho que se transformaria em mito –, o novo Fiat 500 foi acolhido pela crítica e pelo público. Recebeu mais de 40 prêmios, entre eles Car of the Year 2008 na Europa, EuroCarBody 2007, AutoEuropa 2008, 2009 Design Car of the Year em Nova York e City Car of the Year 2009 na Inglaterra e mais uma infinidade de títulos outorgados pela mídia mundial.

Se a crítica reagiu extremamente bem ao Fiat 500, o público não ficou atrás. No início da produção, a previsão era de que seriam vendidas 80 mil unidades por ano. Passados dois anos, a marca superou os 400 mil exemplares.

E agora o Fiat 500, produzido na Europa, desembarca ao Brasil disposto a mostrar por que se transformou em tamanho sucesso. O pequeno hatchback, medindo 3,55 metros de comprimento, vai provar que tamanho não é documento.

Porque, além das belas e originais linhas que chamam a atenção mundo afora, o cliente brasileiro tem um automóvel inovador e completo, com equipamentos normalmente só vistos em modelos de segmentos superiores, como teto solar elétrico Sky Wind, Blue&MeTM e direção elétrica Dual Drive. Tem níveis de segurança que obedecem às normais europeias mais exigentes (ganhou 5 estrelas no EuroNCAP) – com sete air bags e diversos dispositivos que auxiliam o motorista a manter o controle direcional em qualquer situação, como o ESP (Electronic Stability Program) mais o Hill Holder.

O cliente tem ainda um motor econômico, limpo e potente que gera 100 cavalos de potência. Tem uma mecânica confiável e apurada, incluindo câmbio Dualogic® automático. Tem conforto absoluto. E tem, sobretudo, o prazer de dirigir um automóvel que responde com agilidade e presteza a todos os seus comandos, desejando permanecer o máximo tempo possível ao volante do Fiat 500.

Dalgas apresenta piloto automático para picape S-10


Acessório de conforto e segurança para ser instalado em qualquer modelo de S-10 com câmbio manual ou automático, gasolina, álcool ou FLEX

Texto e Foto: Imprensa Dalgas

A presença do piloto automático (controlador de velocidade) na S-10 pode ser considerada como um acessório de conforto e segurança e não mais como um acessório de luxo. Devido ao tamanho e robustez deste tipo de veículo, o motorista se esforça muito mais para guiar.

Uma das principais características deste produto é a comodidade. O acessório controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Além disso, também proporciona a economia de combustível com a velocidade constante. A segurança é outra característica importante, pois o piloto controla a velocidade e o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada.

Os kits de piloto automático desenvolvidos pela Dalgas para vários modelos de veículos fabricados pelas montadoras são compostos de peças específicas para cada tipo de veículo, uma vez que o chicote já vem com conectores que dispensam o corte na fiação original, garantindo praticidade e maior rapidez na instalação.

Cesário Fórmula participa da 11ª etapa da F3 no Uruguai

Pilotos da escuderia têm boas classificações nas categorias principal e light

Texto: Imprensa Cesário Fórmula

Neste fim de semana a equipe Cesário Fórmula estará em Piriápolis, no Uruguai, para mais uma etapa do campeonato de Fórmula 3. As provas acontecem no sábado e no domingo no Autódromo de Piriápolis, nas categorias F3 Sul-americana e F3 Light.

Após 10 etapas da competição os pilotos da escuderia mantém boas colocações no ranking da disputa. Leonardo Cordeiro soma 77 pontos e está na liderança da categoria principal, que tem em terceiro lugar Lucas Foresti, com 48 pontos somados.

Na categoria Light os pilotos da Cesário também ficam na ponta. Raphael Abbate está em primeiro lugar com 66 pontos marcados e Henrique Martins está agora na vice liderança com 58 pontos.

A equipe Cesário Fórmula conta com nova sede, situada em Cotia.
Cesário Fórmula
Rua Íris Meimberg, 250
Cotia – KM 30,4 – Rod. Raposo Tavares (sentido SP – Interior)

Metalock Brasil assina contrato com a Kawasaki


Texto e Foto: Imprensa Metalock Brasil

A Metalock® Brasil assinou contrato de prestação de serviços e assistência técnica com a japonesa Machinery Division da Kawasaki Heavy Industry. O acordo se aplica aos propulsores marítimos e às hélices de passe variável da empresa. O contrato foi assinado durante a VI Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, Navalshore 2009, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de Agosto, no Rio de Janeiro.


Durante passagem pelo Brasil, os representantes da Kawasaki inspecionaram as instalações da Metalock® Brasil e satisfeitos, firmaram a parceria. “Essa parceria com a Kawasaki é muito importante para Metalock® Brasil, pois traz novas tecnologias de serviços ao nosso portifólio”, afirma Paul Barton, presidente da Metalock® Brasil.


A Kawasaki é uma corporação multinacional com mais de cinqüenta subsidiárias (plantas industriais, centros de distribuição e escritórios de vendas) nas principais cidades do mundo. Os negócios abrangem desde o projeto de engenharia até o controle ambiental de indústrias, máquinas e robôs industriais, engenharia naval e marítima, engenharia de usinas energéticas e siderúrgicas, material ferroviário, aeroespacial e é claro, jetskis, quadriciclos e motocicletas.


A Metalock® Brasil, com sede em Santos e filiais no Rio de Janeiro e São Paulo, presta serviços e vende equipamentos para os setores Naval & Offshore, Eletrônico e Industrial.

Pesquisa revela perfil do usuário de blindagem automotiva em 2009


Levantamento da Abrablin revela que 3.147 veículos foram blindados no primeiro semestre

Texto e Foto: Imprensa Abrablin

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) aponta que, no primeiro semestre de 2009, 3.147 veículos foram blindados no país. A estimativa é que a frota nacional de blindados tenha ultrapassado os 86 mil.

“O motivo não muda. A ignição para a busca da blindagem automotiva é sempre o medo da violência urbana, que hoje atinge as mais diferentes cidades, em todos os cantos do país”, afirma Christian Conde, presidente da Abrablin.

Para o acumulado do ano, a entidade prevê pequena queda no número de blindagens. “Devemos sofrer uma leve retração na produção, isso por conta do efeito da crise financeira mundial do início do ano. O setor está se recompondo, mas talvez sem tempo hábil para bater o recorde de blindagens, obtido no ano passado”, diz o presidente da Abrablin. Em 2008, 6.982 veículos receberam a proteção de empresas associadas, enquanto a previsão para 2009 é de cerca de 6.700 blindagens.

A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem no período. Grande parte (75%) é formada pelo sexo masculino. Desses, a maioria (33%) está na faixa etária que vai de 40 a 49 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística, a maior parcela (32%) tem entre 30 e 39 anos.

Do universo total dos usuários de blindagem no primeiro semestre de 2009, 80% são formados por executivos/empresários. Artistas/cantores (6%), políticos (5%), juízes (3%) e outras ocupações (6%) completam o perfil.

No ranking regional, houve uma pequena alteração com relação aos dados levantados pela entidade em 2008. Passados os seis primeiros meses do ano, São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os estados com maior incidência de blindagem, com 67% e 21%, respectivamente. Na terceira colocação aparece Pernambuco, com 6%, e Minas Gerais, com 2%. Em 2008, essas posições eram invertidas, tendo Minas com 4% e o estado pernambucano com 3%.

Entre os carros mais blindados, de acordo com a Abrablin, também houve alteração. O Corolla, da Toyota, continua sendo o campeão. Desde 2004 é o modelo mais blindado no país. A mudança acontece na segunda colocação. O Freelander, modelo da Landrover, que ocupava a segunda posição ao final de 2008, perdeu posição para a Captiva, modelo da GM recém-chegado ao Brasil. Os veículos Hillux e Azera, da Toyota e Hyundai, respectivamente, completam o ranking dos cinco mais blindados no primeiro semestre de 2009.

Participaram da pesquisa 28 blindadoras filiadas à entidade, que representam 75% da produção total de veículos blindados no Brasil.

AOC é a fornecedora exclusiva de TVs para o GP do Brasil de F1 2009

Texto: Imprensa AOC Brasil

A AOC Brasil, maior fabricante mundial de monitores para computador e quinto maior produtor global de TVs LCD, é a fornecedora exclusiva de televisores para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 2009, pelo terceiro ano consecutivo, em parceria com a Interpro, organizadora do GP, e a Rede Globo de Televisão. A 38ª edição do GP do Brasil acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo/SP.

Cerca de 1.000 TVs LCD, de 19 a 42 polegadas, transmitirão os treinos e a corrida, em todos os ambientes do autódromo. “Mais uma vez, a AOC ressalta o compromisso com a alta performance e tecnologia, ao mesmo tempo que leva qualidade de imagem aos participantes do GP do Brasil”, afirma Maurizio Laniado, vice-presidente da AOC Brasil.

As TVs LCD da linha 2010 da AOC, de 19”, 22”, 26”, 32”, 42” e 47”, possuem molduras finas e elegantes, design slim, acabamento em black piano (alto brilho) e várias entradas de áudio e vídeo, incluindo HDMI. Os modelos de 32”, 42” e 47” possuem versões com receptor digital de alta definição incorporado.

Fabricantes de pneus estimam recuperar mercado doméstico

Aquecimento da economia e medidas antidumping recentemente determinadas pela Câmara de Comércio Exterior sinalizam o resgate dos 20% de espaço perdidos pela indústria brasileira nos últimos cinco anos

Texto: Imprensa ANIP

2010 deverá ser um ano promissor para a indústria brasileira de pneus. A curva descendente que ocupou as planilhas dos executivos do setor, nos últimos anos, deverá ser finalmente revertida, tomando um caminho ascendente.

A expectativa favorável é baseada não apenas na conjuntura macroeconômica, que sinaliza recuperação no ritmo de desenvolvimento econômico, como também nas recentes conquistas representadas pelas medidas antidumping contra os pneus chineses importados da China, tanto comerciais como de passeio.

“Nos últimos anos, perdemos mais de 20% do mercado doméstico devido aos preços baixos do custo dos pneus chineses importados”, explica Eugênio Deliberato, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Além disso, ele lembra a queda de quase 30% das vendas externas, motivadas pela retração da economia mundial.

A verificação de dumping e o direito de aplicar medidas de proteção contra as vendas de importados chineses abaixo do custo foi requerida pela ANIP junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex) no início de 2008. Em junho desse ano, depois de uma ampla pesquisa de mercado, o organismo resolveu pela aplicação do direito antidumping definitivo e por um prazo de até cinco anos, para pneus comerciais, de carga e de passageiros, aros 20”, 22” e 22,5”. O valor fixado pela Camex para a taxa antidumping varia de US$ 1,12 a US$ 2,59 por quilo do produto, conforme o fabricante. Em dezembro de 2008, a Camex já havia aplicado direito antidumping provisório por seis meses, fixando uma taxa de US$ 1,33 por quilo.

Manutenção preventiva do alternador e da bateria é essencial para a segurança do veículo

Texto: Imprensa Bosch

A função do alternador é gerar energia; ele é a central elétrica do veículo. Acionado pelo motor do veículo através de uma correia, o alternador transforma energia mecânica em energia elétrica, necessária para carregar a bateria e alimentar todos os componentes, como o sistema de ignição, injeção e os demais equipamentos elétricos. Não há um tempo pré-determinado para a troca de componente ou substituição de um alternador; esse tempo varia de acordo a utilização (tempo que o veiculo fica ligado) e condições de uso do veículo.

A primeira orientação da Bosch para aumentar a durabilidade deste item é verificar sempre o estado das correias e polias do mesmo e substituí-las quando necessário. Quando em manutenção não utilizar peças de baixa qualidade, pois estas podem prejudicar o funcionamento e a durabilidade do equipamento.

Sempre que o motorista levar seu veículo para manutenção, deve lembrar de incluir a manutenção elétrica, pois o veículo depende da energia para funcionar. Se houver algum problema no alternador, o carro fica dependendo da bateria, que dura menos que duas horas. Por isso, o alternador é um item essencial para segurança.

No momento da revisão, a Bosch recomenda que o motorista leve seu veículo em uma oficina que conta com técnicos capacitados e equipamentos adequados.

Bateria
A função da bateria é fornecer energia ao motor de partida e ao sistema de ignição do automóvel, além de alimentar todo o sistema elétrico do veículo quando o motor está desligado. A durabilidade de uma bateria depende da qualidade do produto e também do cuidado do motorista com o veículo. Se a bateria for de boa qualidade e o veículo passar por manutenções preventivas, ela pode dur ar até cinco anos ou mais. Pensando nisso, a Bosch fornece algumas orientações para aumentar a durabilidade deste componente.

A primeira orientação é garantir que o sistema elétrico do veículo esteja em boas condições, nas especificações determinadas pelo fabricante e, especialmente, que seja compatível com a capacidade do alternador.

Outro componente do veículo fundamental para a durabilidade da bateria é o regulador de tensão do alternador, que além de outras funções, regula a quantidade de energia que deve ser enviada para a bateria para que esta se recarregue adequadamente. Quando a tensão está abaixo do necessário, não há plena carga da bateria. Por outro lado, se a tensão regulada for maior do que o necessário pode haver sobrecarga elétrica na bateria, o que, da mesma maneira, compromete sua vida útil. Desta forma, a Bosch recomenda que sejam feitos check-ups da parte elétrica do veículo regularmente.

O motorista também deve evitar descargas profundas da bateria, como, por exemplo, esquecer os faróis, som ou luzes internas ligados. Outra orientação é não deixar o veículo por vários dias sem funcionamento, pois, mesmo com o carro sem funcionar, a bateria continua fornecendo carga. Neste caso, um disparo ocasional do alarme, por exemplo, poderá descarregar a energia da bateria e deixar o motorista ¿na mão¿ ao dar a partida no veículo. Caso haja necessidade de deixar o veículo parado, uma boa saída é desligar os contatos da bateria até que o carro seja utilizado novamente.

Por ser um dispositivo que funciona a partir de reações químicas, a bateria também sofre muitas influências das variações climáticas. Temperaturas muito altas aceleram o desgaste de seus componentes, mas é no frio que o consumidor deve ter cuidado redobrado. As temperaturas baixas causam contração dos componentes metálicos do motor, o que torna a partida mais difícil e, conseqüentemente, há mais consumo da energia da bateria. Portanto, o frio é a melhor época para checar se a bateria está em boas condições.

No momento da troca, a Bosch recomenda que a bateria velha seja entregue ao revendedor ou oficina. A empresa possui o Programa Bosch ECO, que envolve revendedores e oficinas e, por meio do qual, todas as baterias são destinadas para a reciclagem, e o chumbo, seu principal componente, é reutilizado para a fabricação de novas baterias, preservando o meio ambiente.

Seguindo estas orientações, é possível garantir um desempenho prolongado da bateria do veículo, bem como de outros componentes, gerando economia e segurança.

BorgWarner fornecerá turbos R2S para novos motores da MAN

Texto: Imprensa BorgWarner
A BorgWarner será a fornecedora dos turbocompressores R2S (dois estágios) para os novos motores de 4,6 e 6,9 litros da família D08 da MAN Latin América, que serão produzidos no Brasil a partir de 2011. Em sua planta de Campinas, a BorgWarner ainda produz ventiladores e embreagens viscosas de veículos comerciais e fora de estrada.

Para o diretor geral da empresa no País, Arnaldo Iezzi Júnior, “estamos gratificados pela significativa participação no lançamento destes motores. Temos os turbos e as embreagens viscosas destes produtos em nossa fábrica na Alemanha e já iniciamos todos os investimentos necessários para a produção local. Atualmente, o turbo R2S é produzido em Campinas para outras aplicações no mercado de exportação e atende a norma de emissões Euro 5 ou Conama P7”.

ANFAVEA - Divulgação dos resultados

Sérgio Dias
Acontece no dia 7 de outubro, às 11h, no Hotel Sofitel em São Paulo a divulgação dos resultados da indústria automobilística brasileira referente a setembro e ao período janeiro-setembro (veículos e máquinas agrícolas – produção, vendas internas, exportações, emprego) e abordados temas de conjuntura.

E o Jornal Alpha Autos estará presente. Aguardem!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Stock Jr.: Wagner Pagotto vai para a etapa de Campo Grande/MS


Piloto consegue cota de patrocínio para disputar esta prova

Neste final de semana será disputada mais uma etapa da Stock Jr. E o piloto Wagner Pagotto, atual melhor estreante da temporada, confirmou a sua participação após fechar uma cota de patrocínio na última segunda-feira. Para o piloto nesta prova o desafio será ainda maior. “Este patrocínio deu início a uma correria de última hora, pois tivemos de procurar hotel, passagem de avião etc.”.

O atual melhor estreante da categoria tem encontrado algumas dificuldades durante a temporada. São elas a falta de patrocínio e o não conhecer os circuitos onde são disputadas as etapas. “Os estreantes, que é o meu caso, tem muito trabalho para captar patrocínios e para se adaptar ao carro e às pistas. Perdemos muito tempo para encontrar os melhores trechos dos circuitos, o que é uma desvantagem em relação aos mais experientes”.

Wagner Pagotto espera repetir em Campo Grande o bom desempenho da temporada, que o qualifica até o momento como melhor estreante do ano e, quem sabe, subir ao pódio pela primeira vez. “Vou continuar fazendo o meu trabalho, ir bem, pontuar como fiz em todas as etapas e espero não me envolver em nenhuma batida. E sempre lutar pelo pódio”.

Horários em Campo Grande

Os treinos livres da Stock Jr. em Campo Grande tem início nesta sexta-feira às 8h30 e às 12h50. No sábado também acontece um treino livre às 10h35 e o classificatório às 14h20. E no domingo às 15h30 acontece a prova.

Em busca de patrocinadores

A Stock Jr. tem uma grande visibilidade, pois os seus treinos e a sua prova sempre antecedem os da Copa Nextel.

Empresários interessados podem obter mais informações através do e-mail wagner@lintronix.com.br ou pelo telefone (11) 8515-4337

Imprensa

Mais informações sobre o atual melhor estreante da categoria através do blog do Wagner Pagotto http://www.wagnerpagotto.blogspot.com/ e do seu twitter www.twitter.com/wpagotto

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fórmula 1: Brawn apresenta layout para o GP do Brasil


Equipe inglesa mostra detalhes da pintura do carro com o patrocínio brasileiro da cerveja Itaipava e do energético TNT

Texto e Imagem: Imprensa Esportiva – Parceria Itaipava e Brawn GP

Menos de um mês antes do GP do Brasil de Fórmula 1, penúltima etapa da temporada, marcado para o dia 18 de outubro, em Interlagos, a equipe Brawn disponibilizou as primeiras imagens computadorizadas do layout com o patrocínio brasileiro da Cerveja Itaipava e do TNT Energy Drink. Como previsto, as marcas estarão estampadas nas laterais dos dois carros dos pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello. A marca Itaipava também estará nos capacetes de ambos os pilotos.

O espaço reservado é o maior entre todos os parceiros do time. O acordo entre a Brawn e a Cervejaria Petrópolis foi firmado em agosto, especialmente para o GP do Brasil de Fórmula 1, como parte da campanha de consumo responsável, tornando internacional a mensagem "Lugar de piloto é na pista, se beber não dirija”. Antes de chegar à Fórmula 1, a marca construiu forte participação no automobilismo nacional. Já o patrocínio do TNT Energy Drink é uma novidade mais recente.

A nova marca de energéticos terá seu logo estampado na tomada de ar e no aerofólio traseiro dos carros de Jenson Button e Rubens Barrichello. Recém-lançado no mercado de energéticos pela Cervejaria Petrópolis, o TNT Energy Drink é uma bebida à base de taurina, cafeína e carboidratos produzida para consumo antes da prática de esportes e das atividades do dia a dia. Entre os benefícios de seu consumo no organismo estão a redução do desgaste físico e mental e a produção de energia.

"Nosso foco com o TNT é o público jovem que pratica esportes, que tem atividades diárias intensas e também aqueles que curtem as baladas de forma responsável. Como parte da nossa estratégia trabalharemos a marca nas mais diferentes modalidades esportivas que têm participação deste público. A marca TNT nos carros de uma equipe vencedora como a Brawn GP é um privilégio para nós”, afirma Douglas Costa, gerente de marketing da Cervejaria Petrópolis

Comandada pelo inglês Ross Brawn, a Brawn GP é a principal sensação da F1 neste ano. A equipe venceu oito provas no campeonato e seus pilotos, Jenson Button e Rubens Barrichello ocupam, respectivamente, a liderança e a vice-liderança na tabela de classificação. "Estamos satisfeitos por ampliar a nossa parceria com a Cervejaria Petrópolis para incluir um novo e excitante TNT Energy Drink. O GP do Brasil é sempre uma ocasião fantástica e, com o campeonato tão disputado neste ano, Interlagos receberá um fim de semana muito emocionante”, acrescenta Ross Brawn.

BRP PARTICPA DO SÃO PAULO BOAT SHOW

EMPRESA APRESENTA OS ÚNICOS JETS NO MUNDO DOTADOS DE REVOLUCIONÁRIO SISTEMA DE FRENAGEM E SUSPENSÃO INTELIGENTE

Texto e Fotos: Imprensa BRP

No evento, será possível conferir de perto os revolucionários modelos Sea-Doo RXT-iS e GTX Limited iS – dotados de um sistema de suspensão inteligente e frenagem (único Jet no mundo com freio).

Além de serem os mais velozes do mercado, os modelos são o os mais seguros e confortáveis – absorvem o impacto do deslocamento – e oferecem aos pilotos um controle nunca alcançado: eles podem frear quando e onde quiserem sobre as águas.



A BRP também apresenta em seu estande o arrojado roadster SPYDER, modelo 2009, o triciclo mais potente do mercado (106 cavalos), que agora vem com um sistema inédito e inteligente de transmissão eletrônica (tiptronic), semelhante ao utilizado nos carros de Fórmula 1.

A grande invenção da liberdade ganha sua obra: MOTOCICLETA


A Editora Alaúde amplia a sua conceituada linha de automobilismo e mobilidade com o livro Motocicleta, que apresenta a evolução das máquinas que conquistaram o mundo

Texto e Imagem: Imprensa Editora Alaúde

Duas rodas e um motor. Sobre essa simples ideia, apoia-se todo um universo. Muito mais que um meio de transporte, a motocicleta é uma vitória do engenho e da arte, que permite locomoção com prazer, transporte com praticidade, estilo de vida com diversão. Seus entusiastas a definem como um símbolo: liberdade.

A história da motocicleta traduz-se como uma verdadeira celebração da inventividade e do desenvolvimento, desde a primeira vez em que duas rodas foram postas juntas em movimento até os dias de hoje, quando a tecnologia ultrapassa limites e transforma a sensação de andar sobre uma moto em uma experiência única e sem precedentes.

A leitura deste livro, da mesma forma, pode ser considerada uma experiência única. Alexandre Barros, considerado o melhor piloto de motovelocidade brasileiro de todos os tempos, declara no prefácio que este livro, além de divertir e instruir, “dá uma vontade danada de andar de moto”.

Fausto Macieira inicia contando a história da invenção da roda que alinhada com o objetivo de locomoção deu origem à bicicleta, que teve sua transformação estrutural para chegar ao ciclomotor e depois à motocicleta. Também fala sobre a conquista da América, corridas e competições, a primeira Harley-Davidson de 1903 e sua evolução no tempo, as máquinas no período de guerra e pós-guerra, o incentivo europeu para sua fabricação em massa, as motorcycle gangs. Um grande marco na história foi a invasão japonesa no mercado: Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki; o autor retrata particularidades e conquistas de cada marca no cenário nacional e internacional.

O Brasil, por ter grandes dimensões, clima favorável e precariedade dos meios de transporte, desde sempre é um imenso mercado potencial para o motociclismo. Fausto Macieira conta sobre as fábricas que se instalaram no Brasil, apresenta números de crescimento, a evolução das marcas, seus modelos e mecânicas, além de muitas curiosidades e os destaques de cada época.

Lançamento em São Paulo

No dia 07/10/09, às 19h acontece a noite de autógrafos do livro Motocicleta, com Fausto Macieira, no Salão Duas Rodas - Anhembi, no stand do Alex Barros (rua L 195). O Pavilhão de Exposições do Anhembi está localizado à Rua Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP.

SUBWOOFERS E AMPLIFICADORES H-BUSTER GARANTEM O TÃO DESEJADO SOM GRAVE FORTE


Texto e Imagem: Imprensa H-Buster

Pensando em compor um sistema automotivo de grande desempenho, capaz de responder com excelência às baixas freqüências? De olho no desejo desses consumidores, a H-Buster disponibiliza ao mercado linhas específicas de subwoofers e amplicadores. Os subwoofers Terminator possuem vocação para graves intensos, atendendo à demanda por alta performance, além de agregar design e muita tecnologia. Para complementar a performance e amplificar a potência do som, a nova linha de amplificadores digitais DigitalPower H-Buster conta com dois módulos mono: HBM-1800D e HBM-3000D. Ambos apresentam boa dimensão, facilitando a instalação em diversos locais da carroceria. O modelo HBM-3000D em 2Ω tem potência de 3000W e em 4Ω, 1800W. Já o HBM-1800D em 2Ω tem potência de 1800W e em 4Ω, 1100W.

Pirelli aparece no índice de sustentabilidade do Financial Times pelo sétimo ano consecutivo


A fabricante de pneus é umas das mais sustentáveis do mundo no segmento “Automóveis e Peças”

Texto: Imprensa Pirelli

A Pirelli aparece pelo sétimo ano consecutivo entre as empresas listadas nos índices de sustentabilidade do Financial Times, FTSE4Good World e STOXX. Os índices medem o desempenho das companhias quanto ao respeito pelos padrões internacionais de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A pesquisa foi realizada pelo instituto independente britânico Eiris. Entre os quesitos corporativos avaliados estão: sustentabilidade na gestão da cadeia de fornecedores, regras de comportamento ético, meios de prevenção e gestão de riscos, gestão do impacto ambiental e as relações da empresa com seus stakeholders.

Na pesquisa atual, não foram incluídas novas empresas no segmento “Automóveis e Peças”, no qual a Pirelli continua a aparecer como única companhia italiana.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Vela de ignição em bom estado de conservação contribui para o pleno funcionamento do motor e redução da emissão de poluentes


Texto e Foto: Imprensa NGK

O Ministério do Meio Ambiente divulgou, recentemente, um estudo que aponta o nível de gases nocivos emitidos pelos veículos. Fundamental para garantir o consumo regular de combustível do automóvel e atuar na redução da emissão de poluentes, as velas de ignição devem receber atenção redobrada. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, orienta sobre a importância da manutenção preventiva das velas de ignição.

“A vela de ignição com vida útil ultrapassada ou uma peça com qualidade inferior não permite que a ignição aconteça de maneira correta, ocasionando o excesso de consumo de combustível, o aumento na emissão de poluentes e até a perda do rendimento do motor. A melhor maneira do consumidor evitar problemas e gastos inesperados é realizar a revisão preventiva”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Antes do check-up, o motorista deve consultar o manual do fabricante, que especifica o tipo de vela de acordo com o modelo do veículo ou a Tabela de Aplicação da NGK. A empresa recomenda a verificação das peças a cada 10 mil quilômetros, ou um ano, para carros movidos a gasolina, álcool e GNV (Gás Natural Veicular), e 3 mil quilômetros, ou seis meses, para motocicletas.

A procedência do combustível e as condições de utilização do carro também são fatores fundamentais na durabilidade das peças. “É importante o motorista manter uma direção segura e abastecer em postos de qualidade reconhecida. Outra dica é sempre procurar centros automotivos confiáveis e no caso de troca da peça exigir a nota fiscal”, recomenda Namie.

A vela de ignição tem a função de conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Com vida útil ultrapassada, a peça também pode ocasionar o funcionamento irregular do motor, dificuldades na partida e comprometimento dos cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador.

Em caso de dúvidas a NGK possui o Serviço de Atendimento ao Cliente, 0800 197 112 (ligação gratuita).

MUITA EMOÇÃO NA PENÚLTIMA ETAPA DA 21ª GINCANA DO CAMINHONEIRO


No Posto Pará Vip, em Ananindeua/PA, 541 caminhoneiros disputaram a prova de slalom. Dois paraenses e um paranaense conseguiram a classificação

Texto e Imagem: Lilás Comunicação

Entre os dias 25 e 27 de setembro, caminhoneiros de todo o Brasil estiveram no Posto Pará Vip, às margens do km 8 da BR 316, em Ananindeua/PA, para participar da quinta etapa classificatória da 21ª GINCANA DO CAMINHONEIRO, um evento promovido pela Revista Caminhoneiro, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e apoio da Cummins Motores Diesel e Goodyear do Brasil

A prova de slalom (ziguezague entre cones) no comando do caminhão VW Constelllation 19.320 foi disputada por 541 profissionais do volante. Os competidores tiveram como objetivo percorrer o trajeto sem derrubar nenhum cone e atingir o tempo pré-classificatório estabelecido pela organização - 21 segundos e 100 milésimos - para aquele percurso. Atingida a meta, o pré-classificado partia para uma segunda fase, uma nova tomada de tempo, agora com um grau de dificuldade maior: um novo traçado, que exigia mais habilidade nas manobras.

O primeiro colocado na etapa foi Paulo Sérgio Ferreira dos Reis, de Curitiba, PR, com o tempo de 28 segundos e 454 milésimos; o segundo colocado, Rômulo José da Silva Ribeiro, de Belém, com o tempo de 28 segundos e 908 milésimos; e o terceiro, Jefferson Nolasco, de Ananindeua, PA, com o tempo de 29 segundos e 242 milésimos. Eles estarão na grande final do evento, que acontece no dia 8 de novembro, no Posto Gasparin, em Foz do Iguaçu, Paraná, quando o grande campeão levará para casa um caminhão VW Constellation 24.250 zero km.

Vale lembrar que ainda resta uma etapa da 21ª GINCANA DO CAMINHONEIRO, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, no Posto Gasparin (Rodovia 277 km 720) em Foz do Iguaçu, PR.

CN Auto recebe Towner Passageiro, linha 09/10, de 8 lugares

Texto: Imprensa CN Auto

A CN Auto acaba de receber um lote de 700 unidades da linha 2009/2010 da Towner. A principal novidade ficou por conta da versão Towner Passageiro, agora com oito lugares, que traz também um novo sistema de ar condicionado, com saída dupla instalada no teto da minivan.

A Towner Passageiro ganhou ainda mais uma cor, bege metálica, enquanto à Towner Pick-Up foram acrescidas as cores azul, vermelha e bege metálica.

Nos próximos três meses, a CN Auto inaugura concessionárias em Caxias do Sul(RS), Viamão(RS), Taubaté (SP), São Paulo-Bairro da Lapa(SP), Goiânia(GO) e Recife(PE), passando a ser rede autorizada de 30 revendas.

Além disso, devido ao aumento no volume de suas importações, a próxima remessa virá da China em um navio RO-RO (Roll On-Roll Off), ao contrário das remessas anteriores que vieram por contêineres.

Aventuras do Mitsubishi Outdoor entram em cena em Itaipava (RJ)


Cidade serrana recebe mais uma etapa da temporada 2009

Texto: Luiz Ferreira (Imprensa Mitsubishi)
Foto: Haroldo Nogueira

Depois de três anos, a cidade de Itaipava (RJ) volta a sediar o encontro dos esportistas e apaixonados por natureza que formam a Nação 4x4 do Mitsubishi Outdoor, único rali de estratégia do país.

A união de esportes e atividades culturais parece agradar em cheios os competidores cariocas, que em poucos dias esgotaram as inscrições da prova, que acontece no dia 03 de outubro.

A rica história da região, cheia de casarões imperiais, servirá de inspiração para as provas, que em um percurso repleto de estradas, e trechos de rio, garantirão diversão e água para os competidores.

Segundo Fernando Gualberto, diretor da prova, os competidores serão surpreendidos por tarefas de aventuras inéditas no rali. "A região é belíssima e fizemos um desenho muito bacana de prova. Achamos um lugar inédito e a prova está totalmente nova. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, explica.

A disputa do Mitsubishi Outdoor é dividida em duas categorias, Extreme e Fun, de acordo com a experiência das equipes participantes. Cada uma delas é formada por dois carros e um máximo de 10 pessoas, que se revezam nas tarefas preparadas pela organização. Todos percorrem a mesma trilha, porém realizam tarefas com grau de dificuldade diferente, vencendo a equipe que somar o maior número de pontos na etapa por categoria.

Uma novidade para a temporada 2009 é a distribuição de mapas de maior escala, e repleto de detalhes, que permite a elaboração de uma planilha extremamente precisa que pode ser usada como uma planilha tulipa.

No final do dia, recebem troféu as três primeiras equipes classificadas em cada categoria (Fun e Extreme), além de que a equipe campeã por categoria ainda ganha um exclusivo kit Mitsubishi Motors.

O campeonato que chega em Itaipava já teve provas disputadas em Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF) e Curitiba (PR), sempre repletas de emoção e boas aventuras, seja com frio, sol, tempo seco ou tempestades.

O Mitsubishi Outdoor tem o patrocínio Unicard, Mit Seguro, Gol, Pirelli, Nokia, Cisa Trading, Clarion, Centauro, Mira, ArtFix e Dupont.

ST 900 – A NOVA ANTENA INTERNA da STETSOM


Com novo design, moderna tecnologia e garantia de qualidade

Texto e Imagem: Imprensa Stetsom

A STETSOM Eletrônica já tem disponível no mercado o novo modelo de antena eletrônica interna – ST900 - tipo universal, para instalação no pára-brisa de qualquer veículo nacional ou importado, atendendo os usuários que preferem discrição e praticidade na instalação da antena, preservando o veículo de qualquer tipo de furação no teto.

Fabricada com matéria prima de primeiríssima qualidade o novo modelo ST 900 ganhou design moderno e uma tecnologia avançada que permite um preço mais competitivo, sem comprometer a qualidade de recepção.

O amplificador interno de RF - circuito eletrônico desenvolvido no sistema SMD, já comprovou excelente recepção dos sinais de AM e FM nos testes realizados, compensando qualquer tipo de deficiência que possa ser alegada na instalação de uma antena interna.

A base onde se aloja o circuito eletrônico é fabricada com material plástico Nylon que possui proteção contra os raios UV, para evitar que o produto resseque e adquira aparência esbranquiçada e envelhecida com o decorrer do tempo.

A instalação é fácil e prática sem necessidade de furação na lataria do veículo. É fixada no pára-brisa com adesivo dupla face e a fiação é passada por dentro da guarnição de borracha que contorna o pára-brisa.

A garantia é de um ano com assistência técnica permanente.

ARLEN AGREGA TECNOLOGIA NOS SUBWOOFERS DA LINHA ALUMINIUM


Recomendado para quem gosta de som pesado com destaque para qualidade e potência

Texto e Imagem: Imprensa Arlen

A linha de subwoofers ALUMINIUM da Arlen do Brasil foi reformulada com modernas tecnologias oferecendo para o usuário o que há de melhor em resposta sonora de freqüências de graves e subgraves que são características de um subwoofer.

A linha ALUMINIUM, com moderno e elegante design, está disponível em três versões – 10, 12 e 15 polegadas, com potência de 900 até 1.400 W RMS.

A nova liga de alumínio utilizada no cone apresenta curvatura mais resistente e evita distorções. Outras modificações importantes na nova linha dizem respeito a carcaça de alumínio que ficou mais leve e o novo sistema de refrigeração facilita a dissipação do calor que suporta temperatura de até 210°C.

Para garantir maior capacidade de excursão a borda de borracha é extra larga e para dar um toque final no acabamento, o conjunto magnético é revestido com uma tampa metálica.

Produto disponível no mercado com preço sob consulta.

Salão Duas Rodas - Kasinski


Instituto Ayrton Senna no Salão Duas Rodas

CLARION SONORIZANDO OS MAIS BELOS BARCOS E IATES NO SÃO PAULO BOAT SHOW 2009


Texto e Imagem: Imprensa Clarion

Se você está se preparando para o verão e vai visitar o São Paulo Boat Show conheça o que há de melhor em matéria de sonorização marítima visitando os estandes dos mais conceituados estaleiros do Brasil que escolheram a Clarion para sonorizar diversos barcos que estão em exposição na feira - o Estaleiro Schaefer com toda linha Fanton, Estaleiro Colunna, Estaleiro Intermarine e o Estaleiro Real. É a oportunidade para você conferir de perto o que a Clarion oferece para a sonorização do seu barco ou iate.

A linha marítima da Clarion é resultado de anos de pesquisas e aperfeiçoamento para apresentar produtos projetados para resistir a jatos de água, chuva, sal, neblina, raios UV e tudo mais que o ambiente marinho apresentar, sempre oferecendo durabilidade sob condições extremas.

A Clarion conta com uma linha completa de produtos náuticos - cd players, amplificadores, falantes e acessórios, todos com avançados recursos de conectividade, variedade de funções, excelência incomparável na reprodução sonora, designers esteticamente diferenciados, bonitos e charmosos, que fazem da Clarion uma comprovada referência no mercado.

Serviço

São Paulo Boat Show
Local: Transamérica Expo Center
Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – SP
Horário: Seg. à Sexta – 14h às 22h
Sáb. e Dom. – 12h às 22h

Continental lança promoção “Verdadeiro ou Falso?” em seu Twitter


Camiseta Adidas e dicas sobre manutenção de pneus no mais novo canal de comunicação da empresa

Texto e Imagem: Imprensa Continental Pneus

“Verdadeiro ou Falso?”. Este é o tema da promoção que a Continental Pneus está lançando em seu Twitter: www.twitter.com/contionline. A partir de hoje, 28 de setembro, quem seguir a Continental nesse endereço terá a chance de ganhar, diariamente, uma camiseta Adidas. Até 16 de outubro, o primeiro internauta a responder corretamente a questão proposta receberá o prêmio.

Serão perguntas envolvendo mitos, crenças populares, conceitos técnicos, enfim, uma série de temas ligados à manutenção dos pneus. Essa é, portanto, uma oportunidade não só para concorrer à camiseta da marca que, como a Continental, é patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2010. É também um meio eficiente para descobrir como tirar o melhor proveito da alta tecnologia presente nos pneus da Continental.

Para participar, são três passos simples: a) seguir a Continental no www.twitter.com/contionline; b) ficar atento às questões que serão lançadas diariamente no período de 28 de setembro até 16 de outubro; e c) responder com um “verdadeiro” ou “falso” com um replay para @contionline.

“Diversos mitos e lendas envolvendo pneus estão circulando na Internet. São bobagens absurdas e que induzem o consumidor ao erro. Nossa idéia ao lançar essa promoção foi estabelecer a verdade dos fatos de maneira interativa e divertida utilizando a rede social que é a febre do momento”, explica Luciana Ferreira, gerente de marketing da Continenta Pneus.

O Twitter da Continental é um dos novos canais de comunicação viabilizados recentemente pela empresa. Nele é possível acompanhar as mais recentes novidades da marca no Brasil, bem como promoções, dicas técnicas, lançamentos de novos modelos e desempenho dos pneus em testes comparativos.

Confira o regulamento completo da promoção “Verdadeiro ou Falso” no link: http://www.conti-online.com/generator/www/br/pt/continental/automobile/geral/novidades/verdadeiro_ou_falso.html

SKF do Brasil atropela crise e recebe prêmio de produtividade da sua matriz na Suécia

Pelo segundo ano consecutivo, a unidade automotiva da companhia foi uma das mais produtivas dentre as 45 unidades fabris espalhadas por 24 países do mundo

Texto: Imprensa SKF

Em dias de crise econômica mundial, quesitos como alta produtividade, flexibilidade, pontualidade de entrega e garantia de qualidade são desafios ainda mais difíceis de serem alcançados por qualquer tipo de empresa. Para o Grupo SKF, indiferente das adversidades, manter os altos níveis de qualificação em todos esses itens é fundamental. Por isso, todos os anos a matriz na Suécia entrega o prêmio AD Benchmarking, concedido para as fábricas automotivas que mais se destacaram entre as 45 filiais da empresa espalhadas em 24 países do mundo.

Pelo terceiro ano consecutivo, a unidade brasileira da SKF foi uma das que mais obteve reconhecimento da matriz na Suécia por seu bom desempenho, ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas de Jacarta, na Indonésia.

A empresa foi a melhor em cinco quesitos analisados: utilização da capacidade produtiva, custo de produção, baixo nível de defeito em produtos, baixo nível de quebra de promessas para clientes e baixo número de acidentes na fábrica.

No que diz respeito à utilização da capacidade produtiva, a SKF do Brasil ficou em primeiro lugar. Mesmo com a grave crise econômica mundial que atingiu em cheio o mercado automotivo no final do ano passado, a empresa conseguiu manter 65% da previsão de utilização de sua capacidade de produção em 2008, deixando para trás países como Índia, com 58%, e China, com 55%.

Idec recomenda: Para sua segurança, saiba como escolher e manter os pneus dos veículos em bom estado

Enquanto o PL de Lei de Resíduos Sólidos não é aprovado, a sugestão é descartar os pneus em pontos de coleta específicos ou aderir a programas já implementados por alguns distribuidores

Texto: Imprensa IDEC
Você sabe o que significa o código 185/60 R14 82H? Pois saiba que entender o bê-á-bá dessas especificações técnicas é crucial para escolher um pneu. O primeiro número refere-se à largura da banda de rodagem, em milímetros. Banda de rodagem é a parte do pneu que toca diretamente o solo. Portanto, o pneu usado como exemplo tem 185 milímetros de largura.

O segundo número, depois da barra, indica a altura do perfil em relação à banda de rodagem. No caso, 60. Ou seja, o perfil tem 60% do tamanho da banda de rodagem (111 milímetros).

R14 é o diâmetro da roda, em polegadas. A roda do pneu, portanto, tem 355,6 milímetros de diâmetro (1 polegada equivale a 25,4 milímetros). E com relação a 82H, 82 é o índice de carga (isso significa que o pneu suporta até 485 quilos) e a letra H indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido (no caso, 210 km/h).

“É extremamente recomendável que as especificações técnicas dos pneus sejam mantidas. Elas constam do próprio pneu e do manual do veículo”, informa Felício Félix, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Para ele, se alguma dessas características for alterada, pode haver aumento de consumo de combustível, desgaste prematuro de peças (inclusive dos próprios pneus) e erros de leitura de velocidade. “Também pode gerar falta de aderência em situações críticas de direção”, complementa Ricardo Bock, professor de engenharia mecânica da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo do Campo (SP).

Mudar de marca de pneus, apesar de não ser o ideal, não traz riscos à segurança. Mas seja qual for o fabricante, o símbolo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) é obrigatório.

Se o pneu furar ou rasgar, pode ser reparado – desde que o estrago não tenha ocorrido na parte lateral. Também fuja da técnica de “riscar pneus” carecas. “É uma prática muito perigosa, pois o pneu pode estourar com o carro em movimento e causar um acidente sério”, alerta Félix.

"Para ajudar também o meio ambiente, o consumidor que for trocar os pneus de seu carro, deve procurar saber para onde vão os velhos. O revendedor, normalmente, já dá o destino certo aos pneus usados. Mas se o consumidor decidir trocar os pneus e ficar com os velhos em casa, procure locais adequados para o descarte. A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) tem um programa de coleta de pneus velhos, com 408 pontos pelo país", lembra Carlos Thadeu, gerente de comunicação do Idec.

Atrações da MVK no Salão Duas Rodas

MVK mostra novidades da linha 2010 e oferece descontos de até 30% nas suas motos

Texto e Foto: Imprensa MVK

A MVK Motos vai apresentar várias novidades em sua linha 2010 de motocicletas durante o próximo Salão Duas Rodas, incluindo, por exemplo, o modelo Spyder com injeção eletrônica de combustível Delphi, cumprindo as normas do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A Spyder é produzida pela Regal-Raptor, marca de motocicletas focada nos segmentos chopper, custom, cruiser e esportivo que está presente, com sucesso, em todos os continentes. A MVK Motos é representante exclusiva da Regal-Raptor no Brasil.

Design atraente, garfo dianteiro alongado, muitos detalhes cromados, chave de contato no tanque de combustível, comando avançado e tanque em forma de gota com “flames” prateados são algumas das características marcantes que fazem da Spyder uma motocicleta com personalidade diferenciada das motocicletas de sua categoria. Com vocação para as estradas, o modelo pertence ao tradicional segmento chopper, que faz grande sucesso no mercado norte-americano e inspira customizadores de todo o Brasil. A nova Spyder é equipada com motor quatro tempos de 320 cc, produzido pela própria Regal-Raptor, com dois cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote e refrigeração líquida auxiliada por ventoinha. Desenvolve 23 cv de potência (a 8.000 rpm).

PROMOÇÃO DURANTE O SALÃO

Durante os seis dias do Salão Duas Rodas (7 a 12 de outubro), toda a linha de motocicletas e quadriciclos da MVK Motos, que inclui oito modelos de motocicletas e cinco quadriciclos, estará sendo comercializada no estande da empresa com descontos de até 30%. A MVK Fox, por exemplo, modelo de entrada da marca, será comercializada na feira por R$ 2.980,00 – 30% a menos que o seu preço normal de R$ 4.280,00 -, posicionando-se como uma das motos mais baratas do Salão deste ano. “Com esta ação, esperamos elevar nossas vendas em 60% no mês de outubro”, afirma Guillermo Altrichter, diretor da MVK Motos.

PICAPE GIGANTE SUPER DUTY 2011, PARA O MERCADO AMERICANO




Texto e Fotos: Ford Para Todos (www.fordparatodos.com.br)

A Ford acaba de apresentar nos Estados Unidos a nova Picape da Série F, Super Duty 2011, exclusiva para o mercado norte-americano. Com novo visual e perfil de grande robustez, a Super Duty apresenta duas opções de motores. Ambas, dentro dos novos padrões de economia de combustível exigidos pelo mercado e com início das vendas programadas para o próximo ano.

A SuperDuty é o maior e mais versátil modelo de picape da Ford nos Estados Unidos. Seu comprimento pode variar de 5,78 metros a 7,26 metros com um conforto interno e recursos eletrônicos de interatividade dos mais avançados.

Os dois motores V8 disponíveis serão um 6.2 litros a gasolina e outro 6.7 litros a diesel, Scorpion.

O modelo 6.2 litros também pode consumir etanol E85, enquanto o 6.7 está apto a queimar biodiesel B20. O câmbio é automático com caixa TorqShift de seis velocidades, especialmente para veículos com grande capacidade de tração.

Segmento de Crossovers cresce 14% em 2009

Texto: Imprensa Eurobike

Os veículos crossovers, aqueles fabricados a partir de um automóvel de passeio combinados com elementos de utilitários esportivos e minivans, já é o quarto maior segmento do país e o que mais cresce depois dos sedãs, 14% de aumento neste ano, de acordo com dados do Grupo Eurobike. “É a prova de que, cada vez mais, o consumidor busca por carros espaçosos, racionais, econômicos. Mostra que o consumidor está preocupado com a sustentabilidade sem abrir mão do conforto”, afirma Henry Visconde, presidente do Grupo Eurobike, rede de concessionárias que comercializa as marcas Audi, BMW, Land Rover, Porsche, Toyota, Volvo e Mini.

Veículos que combinam conforto, espaço interior, potência e desempenho em todos os tipos de terreno, os crossovers representam mais de 50% das vendas do Grupo Eurobike. Atualmente os mais vendidos são o Audi Q5 e o Volvo XC60. O primeiro possui dois modelos, o 3.2L FSI e o 2.0 turbo, ambos com sistema Audi Valvelift que contribui para aumentar a eficiência e diminuir o consumo. Já o XC60 possui motor de 3.0 AWD com seis cilindros e 285 cavalos de potência.

Equilíbrio marca a disputa da Mitsubishi Cup em Guarapuava


Quinta etapa da competição, realizada no Paraná, traz mudanças na liderança geral das três categorias

Texto: Thomaz Molina (Imprensa Mitsubishi)

A quinta etapa do rali de velocidade Mitsubishi Cup foi disputada neste fim de semana na Fazenda Limoeiro, em uma trilha muito rápida, com retas longas e freadas fortes e que exigiu muito de pilotos e navegadores , na cidade paranaense em Guarapuava, a segunda cidade mais fria do estado e uma das mais altas, com 1.127 metros de altitude.

Pilotos e navegadores precisaram manter 100% de concentração nos 32 km da pista, 80% deles em campos de aveia cortados, o que garantiu a adrenalina aos competidores, que consideraram o piso muito bom. "A pista é excelente, muito rápida, mas segura e seletiva. Uma das melhores para quem gosta de acelerar”, classificou o navegador Jorge Peters, da categoria Pajero TR4R.

Cheio de novidades e com design inconfundível, o Chevrolet Agile chega ao mercado nas próximas semanas




Novo hatchback também traz um interior moderno e bastante funcional

Texto e Fotos: Imprensa Chevrolet

A chegada do Chevrolet Agile ao mercado brasileiro está a cada dia mais próxima. Ainda na primeira quinzena de outubro o novo hatchback ganhará as ruas e estradas do País, fruto de toda a infraestrutura do Centro Tecnológico da General Motors do Brasil e do Campo de Provas mais equipado de todo o hemisfério sul.

100% desenvolvido no Brasil, o Chevrolet Agile vai além dos concorrentes do segmento em todos os aspectos, inovando em design exterior e exterior, funcionalidade, segurança e tecnologia embarcada. Equipado com o eficiente motor 1.4 Econo.Flex, agora com um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil, o Chevrolet Agile é produzido dentro dos processos de manufatura mais avançados no mundo.

Disponível em duas versões - LT e LTZ (nova nomenclatura global utilizada pela Chevrolet)-, o Agile foi desenvolvido com foco total no consumidor, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores modernos um jeito nunca visto antes no segmento de hatchbacks.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Wagner Pagotto participa de seminário nesta segunda-feira


Inscritos participarão de prova de kart no final

Nesta segunda-feira, no Kartódromo Granja Viana, vai acontecer o seminário “Gerenciamento de Carreira para Pilotos”. E o atual melhor estreante da categoria Stock Jr., Wagner Pagotto, é um dos participantes.

O seminário vai ter início às 13h30 e contará com a presença de grandes nomes do automobilismo nacional e internacional, como: Geraldo Rodrigues (diretor da ReUnion Sports & Marketing) , Felipe Giaffone (piloto de Fórmula Truck), Dárcio dos Santos (proprietário da PropCar e tio de Rubens Barrichello) e Márcio Fonseca (proprietário da MF2 e assessor de imprensa de Felipe Massa).

Para quem quer seguir carreira no automobilismo, caso do atual melhor estreante da Stock Jr., participar do evento é uma grande oportunidade. “Será uma excelente oportunidade para quem deseja seguir carreira ou, quer apenas, conhecer pessoas que têm uma grande história no automobilismo”, afirma Romeu São Marcos, um dos organizadores do evento.

No final do seminário, os inscritos poderão disputar uma prova de kart de 20 minutos, com direito a troféus.

Em busca de patrocinadores

A Stock Jr. tem uma grande visibilidade, pois os seus treinos e a sua prova sempre antecedem os da Copa Nextel.

Empresários interessados podem obter mais informações através do e-mail wagner@lintronix.com.br ou pelo telefone (11) 8515-4337

Imprensa

Mais informações sobre o atual melhor estreante da categoria através do blog do Wagner Pagotto http://www.wagnerpagotto.blogspot.com/ e do seu twitter www.twitter.com/wpagotto

domingo, 27 de setembro de 2009

André Posses vence de ponta a ponta no RJ


Texto e Foto: Imprensa Maserati

A 7ª etapa do Itaipava Trofeo Maserati, disputada na tarde deste domingo (27) no Autódromo de Jacarepaguá (RJ), teve um grande complicador para pilotos e equipes. O intenso calor exigiu muito dos competidores e de suas máquinas. A temperatura ambiente atingiu 35 graus centígrados, mas dentro dos cockpits o calor era bem mais extenuante. Nestas condições, o paulista André Posses atingiu uma das vitórias mais difíceis da carreira, que correspondeu ao terceiro triunfo na temporada 2009. De quebra, Posses também assumiu a liderança do torneio.

Depois de abrir uma distância segura dos demais concorrentes e tentar somente administrar a corrida da metade em diante, Posses enfrentou problemas com o desgaste de pneus, causado em grande parte pelo calor, mas também pelo piso abrasivo de Jacarepaguá. O vencedor terminou a corrida com seu Maserati Trofeo escorregando em excesso em todas as curvas do circuito. O segundo lugar foi conquistado por Pedro Queirolo, que agora é a principal ameaça à liderança de Posses, ocupando o segundo lugar na tabela. Com duas corridas para o fim do torneio, Posses soma 82 pontos, apenas sete a mais que o vice-líder. A dupla Claudio Dahruj/Renan Guerra chegou em terceiro neste domingo, seguida por Edu Guedes/Marcelo Skaf e Marçal Melo/William Freire.

Cleber Faria, que até a prova de hoje ocupava o primeiro lugar na pontuação, não teve um bom dia. Quando ocupava a quinta posição, teve um pneu furado no final da reta causado pelo desgaste excessivo dos pneus e foi obrigado a parar no boxes, caindo para a 12ª posição. "O pneu estourou sem que eu fizesse nada de errado. Não peguei zebra, não saí da pista, nada, ele simplesmente furou. Foi puro azar, corrida é assim mesmo eu fiz a minha parte”, lamentou o piloto, que perdeu pontos importantes para a disputa do título – soma agora 70 pontos na terceira posição.

O vencedor comemorou o resultado perfeito, apesar das dificuldades de conduzir o carro nas últimas voltas quando quase rodou algumas vezes. ”Tentei fazer a corrida economizando o máximo de pneu possível, por que com pista abrasiva e esse enorme calor os pneus acabam muito rápido, uma coisa natural nas corridas. Comecei a prova forçando um pouco e tentando abrir uma vantagem segura para os demais participantes, o que consegui com alguma tranqüilidade. Depois fui administrando a distância, mas cheguei ao final com o carro com pouquíssima aderência devido ao desgaste. O importante é que consegui chegar”, comemorava André.

Apesar de ter caído para a terceira posição nas voltas iniciais depois de largar em segundo, Pedro Queirolo fez outra boa prova e nos estágios finais vinha descontando a distância para o líder. Segundo ele, se a prova fosse um pouco mais longa talvez pudesse disputar a liderança com Posses nas últimas voltas. "Sai dos boxes com uma calibragem de pneus bem baixa, por que sabia que com o calor e o atrito a pressão dos pneus iria subir bastante durante a corrida. Os pneus que usei para a corrida já tinham sido usados nas tomadas de tempo, eles já tinham oito voltas e talvez esses fatores podem ter comprometido um pouco o meu início de prova, analisou Queirolo, que durante toda a temporada sempre esteve no grupo que disputa a liderança da classificação.

Durante a corrida, principalmente depois da parada nos boxes, Queirolo manteve ritmo para chegar ao segundo posto e começar a se aproximar do líder, que já não tinha pneus para enfrentar uma disputa direta. "No começo da prova o Renan (Guerra) vinha muito rápido e preferi pensar no campeonato e deixar ele passar, fui só acompanhando. Naquele momento pensei que seria melhor um terceiro lugar do que arriscar a bater o carro. Então poupei muito o equipamento durante a prova e acho que para conseguir o primeiro lugar faltou um pouco mais de tempo, já que eu tinha um desempenho melhor nas últimas voltas. Mas o André fez uma excelente corrida e a vitória foi merecida. Agora vamos para Curitiba. Subi uma posição no campeonato e vou tentar tirar a diferença de sete pontos na capital paranaense”, comentou o piloto.

Na terceira posição, mostrando uma grande regularidade no campeonato, a dupla Renan Guerra/Cláudio Dahruj contou com um pouco de sorte, o que faz parte do jogo. Nas últimas voltas Dahruj rodou, mas voltou e conseguiu não perder a terceira colocação. "O calor minou minha resistência. Rodei de tão exausto que estava e por sorte não perdemos posições. O Renan me entregou o carro em terceiro e eu terminei em terceiro, está ótimo”, conclui Dahruj.

Renan Guerra conta que a equipe conseguiu acertar o carro somente no warm-up "Ele estava com problemas de equilíbrio e difícil de guiar. O acerto aqui é bem diferente de Curitiba e Interlagos, mas conseguimos encontrar um bom equilíbrio para a corrida”, comentou o piloto que largou na quarta posição para esta sétima etapa. "O carro melhorou muito em relação aos treinos, ficou bem competitivo. Só que nas primeiras seis voltas o carro começou a ter uma espécie de pane. O motor cortava e perdia o rendimento e então fui levando assim. Em alguns momentos ele estava bom, mas em outros a gente tinha problemas. Mas deu para completar a corrida em uma boa posição”, explicou o piloto mais jovem da categoria.

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