Doe Teleton

sábado, 12 de dezembro de 2009

José Luiz Gandini é “Personalidade de Vendas ADVB 2009”


Texto e Foto: Imprensa Kia Motors

O empresário José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, recebeu hoje o título de “Personalidade de Vendas ADVB 2009”, no São Paulo WTC, cerimônia à qual compareceram mais de 600 convidados. Em sua 48ª edição, a premiação é organizada pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB SP). Gandini é sucessor de João Cox, presidente da Claro. Antes de Cox, Roger Agnelli, diretor-presidente da Vale, recebeu a premiação.

O “Personalidade de Vendas do Ano” é um dos prêmios mais aguardados no mercado corporativo. “O prêmio Personalidade de Vendas, oferecido há 48 anos, é a maior identificação do mercado para com um líder empresarial. O grande líder não é aquele que apenas amplia participação de mercado. É aquele que cria mercado, identificando e atendendo-o. E José Luiz Gandini é um líder que tem essa característica de pioneiro e vencedor. Portanto, com suas ações, estimula a produção e toda a cadeia que envolve a venda, a fidelização e a parceria entre segmentos complementares”, argumenta Miguel Ignatios, presidente da ADVB SP.

O empresário José Luiz Gandini
Aos 52 anos, é administrador de empresas formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Iniciou sua carreira aos 16 anos de idade no Grupo Gandini, organização empresarial com mais de 60 anos de atividades comerciais, sobretudo no setor automotivo – consórcio, tratores, automóveis, motocicletas. Em 1992, o Grupo Gandini conquistou a representação oficial da Kia Motors Corporation para o mercado brasileiro e cinco anos depois, aos 40 anos de idade, ele assumiu a presidência da Kia Motors do Brasil.

Hoje, a Kia Motors do Brasil consolida-se como um dos principais players do segmento de importação de automóveis. E, este ano, a Kia Motors do Brasil conseguiu também a representação oficial da Kia Motors Corporation para o mercado uruguaio, além de firmar parceria com a Nordex uruguaia na montagem do caminhão leve Bongo, cuja produção será, a partir de janeiro de 2010, destinada aos mercados brasileiro, argentino, paraguaio e uruguaio.

Por três mandatos – 1998/99, 2000/01 e 2006/07 -, José Luiz Gandini foi presidente da Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores, na qual foi defensor incondicional da isonomia tarifária e contra barreiras não tarifárias enfrentadas pelo segmento de importação automotiva.

José Luiz Gandini, também foi concessionário autorizado Volkswagen do Brasil, entre 1975 e 2008, nas cidades de Itu, Salto e Porto Feliz. Assim, em duas diretorias executivas da Assobrav – Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen, Gandini foi membro da diretoria, nas gestões de Amaury Amorin, em 1987/1989, e na de Orlando Álvares de Moura, 1991/1993.

O empresário também foi concessionário autorizado da Volkswagen Caminhões, entre 1986 e 1992, na cidade de Jundiaí.

No setor de automóveis importados, Gandini também representou as italianas Lamborghini e Bugatti e a inglesa Lotus, entre 1994 e 1997.

Kimi Räikkönen troca a Fórmula 1 pelo rali


Finlandês é exemplo da mudança dos tempos no esporte

Texto: Edmur Hashitani

Foi anunciado na semana passada que o campeão mundial de F1 Kimi Räikkönen, competirá no Mundial de Rali na temporada 2010, representando a Citrôen. Ele, que chegou a participar de algumas corridas da modalidade este ano, já havia dito que se afastaria da F1 – ainda que temporariamente – após ser demitido da Ferrari.

Kimi sempre foi tido como alguém que, aparentemente, não levava as competições tão a sério. Apreciador de boas festas, regadas à álcool, também não fazia lá muita questão de melhorar sua imagem. Tanto que, durante a etapa da Malásia deste ano, enquanto a prova estava interrompida em função das chuvas e a maioria dos pilotos aguardava a definição de se a corrida seria, ou não, reiniciada, o finlandês foi flagrado pelas câmeras de bermuda, tomando um picolé no box ferrarista.

Mas, sua transferência para o rali pode nos mostrar algumas coisas. Umas parecem óbvias, outras nem tanto. A primeira delas, especula-se, indicaria o seu futuro na própria Fórmula 1. Seu principal patrocinador será a empresa de bebidas Red Bull, dona da equipe de mesmo nome.

Indo mais além, mostra que a Fórmula 1 moderna está cada vez mais fadada a pilotos pré-moldados, que se comportam bem diante das câmeras e, principalmente, dos patrocinadores.

Kimi era, ou ainda é, uma exceção em praticamente todo o grid. E dava sinais de estar ficando entediado de toda a paparicação e excessos de cuidados que o cercavam. Desinteressado, nem seu título mundial e nem seu visível talento foram o suficiente para mantê-lo na Ferrari.

No entanto, o grande problema não está na forma em que a carreira de um ou outro é afetada pelo desinteresse, mas sim, quando este mesmo desinteresse começa a atingir o público da categoria. Quando o esporte passa a ser deixado de lado para atender a cada vez mais interesses comerciais, corre-se o risco de torná-lo chato. E é o que está acontecendo, aos poucos, com a F1.
A competição é deixada de lado quando seus organizadores pensam mais em fazer negócios e alcançar novos acordos. Cada vez mais, as provas chegam a países sem tradição alguma no automobilismo, mas com dinheiro o suficiente para pagar. O resultado em médio prazo não é dos melhores, com arquibancadas cada vez mais vazias nestes lugares. Vide a etapa chinesa deste ano.

Para ajudar, os novos circuitos não ajudam em nada a competitividade. Quase a totalidade dos projetos que chegam à categoria é de pistas travadas e com pontos de ultrapassagens praticamente inexistentes. Assim, a cada autódromo incluído, uma fila de carros substitui a corrida de verdade.

Isso tudo, somado às constantes mudanças de regras e excesso de punições, dificulta o entendimento do esporte por quem realmente o alimenta. O público.

Para o ano que vem, novas mudanças virão. A princípio, seria o fim do reabastecimento, que por si só, mudará bastante. Agora, a proposta é de alterar a pontuação, passando a premiar dez pilotos e não mais oito. A justificativa é que, com a adição de novos times, isso os daria mais chances de pontuar.

Resta saber se com todas estas mudanças, o esporte reviverá ou continuará a realizar eventos luxuosos para os empresários e entediantes para quem assiste. Ou pilota.

Studio Car oferece recuperação de veículos alagados


Studio Car Moema lança novo serviço para veículos que sofreram danos com alagamentos ou chuvas fortes nas peças interiores do veículo

Texto e foto: Imprensa Studio Car

A partir de dezembro, a Studio Car Moema, empresa especializada em limpeza e conservação automotiva, lança o serviço de recuperação pós enchentes e alagamentos para veículos que sofreram danos causados por enxurrada e chuvas fortes de verão.

O serviço consiste na desmontagem de todo o interior do veículo, secagem da carroceria, retirada e lavagem a seco do carpete moldado e troca do forro termo-acústico. “O forro é trocado porque o material é espesso como uma esponja e abriga colônias de fungos e bactérias. Não basta secar o forro, mas por questão de saúde e para evitar a corrosão, realizamos a troca e todo o processo de higienização interior”, explica Ronaldo Pachione, proprietário da Studio Car.

Após a troca do forro, os bancos, forrações de porta e peças do interior são limpos e higienizados para evitar que a sujeira contamine os ocupantes do veículo, e também para tirar o odor característico da água suja.

O processo leva de dois a quatro dias, conforme o caso, usa produto bactericida e fungicida não abrasivos e custa a partir de R$ 350 para automóveis de passeio. A Studio Car também faz higienização interior para tirar cheiro de cigarro e outros odores do sistema de ventilação e ar condicionado.

A Studio Car, localizada em Moema, na zona sul de São Paulo, é inspirada no conceito de detail center, nos mesmos moldes dos centros automotivos norte-americanos. O tratamento é feito com produtos de alta tecnologia da marca Meguiar´s também usados nos grandes eventos automotivos mundiais como Salão do Automóvel e o SEMA Show. O local oferece os serviços de polimento profissional, revitalização de pintura, higienização, martelinho de ouro, higienização de ar condicionado, funilaria e pintura.

A Studio Car Moema fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 14h, na Alameda dos Nhambiquaras, 1598 - atrás do shopping Ibirapuera (fone: 5531-0351 e site www.studiocar.wordpress.com)

Honda requalifica instrutores de moto escolas

Centros de Formação de Condutores de diversos estados do país contam com o apoio da empresa para treinar seus profissionais

Texto: Imprensa Honda

Com o objetivo de requalificar os profissionais responsáveis pela formação de novos motociclistas, a Honda treinou 670 instrutores de moto escolas através de unidades volantes dos CETHs (Centro Educacional de Trânsito Honda) de Indaiatuba e Recife. Os cursos aconteceram no decorrer do segundo semestre de 2009 e foram ministrados aos profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte.

O curso é específico para o segmento de formação de condutores, com 16 horas de duração, e dividido em uma parte teórica e outra prática. Durante a aula teórica são abordados temas como características e comandos da motocicleta; inspeção preventiva; equipamentos de proteção; postura básica; técnicas em curvas; técnicas de frenagem; posicionamento da motocicleta; visibilidade; estratégias de condução e pilotagem no trânsito.

Já na aula prática, os participantes aprendem técnicas de como ensinar os pilotos iniciantes. Na ocasião, os instrutores são orientados sobre a melhor forma de explicar o funcionamento da motocicleta, os comandos básicos, entre eles, como sair com o veículo, como pará-lo, como mudar de marcha e exercícios de equilíbrio.

Além das instruções do módulo de pilotagem são acrescidas orientações direcionadas à atividade de instrutor. Na ocasião, é enfatizada a necessidade de se ter a postura de instrutor, ou seja, ser um exemplo para todos, jamais cometer infrações de trânsito ou deixar de utilizar os equipamentos de segurança necessários para a condução da motocicleta.

Esses treinamentos são a retomada de um projeto que esteve em prática durante alguns anos. Para 2010, já estão sendo programados cursos voltados aos instrutores de CFCs (Centro de Formação de Condutores) de outros estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Campo de Provas Goodyear atinge 100% de conformidade após auditoria


Texto e Foto: Imprensa Goodyear

O Campo de Provas da Goodyear América Latina localizado na cidade de Americana, em São Paulo, recebeu no último mês a auditoria global de Saúde e Segurança, coordenada por Mary Beth Dombrosky, líder da equipe EHS & Q e RDE de Akron – USA. Após analisar todas as documentações, de acordo com o Manual de Saúde e Segurança Global, o resultado da inspeção foi de 100% de conformidade.

A auditora compartilhou com membros da equipe algumas das melhores práticas em Saúde e Segurança realizadas em outros países no mundo. A iniciativa colabora para tornar os processos de segurança do Campo de Provas ainda mais forte. Durante o processo de auditoria, Mary salientou que as documentações estavam bem organizadas, o que evidencia todas as atividades exigidas no Manual Global de Segurança, bem como limpeza e manutenção das instalações, além das documentações dos controles internos e check list adotados para verificação da qualificação dos pilotos de testes e certificações dos veículos das montadoras envolvidos nos testes.

Entre as melhores práticas observadas, Mary destacou a existência de vários portões para o controle de acesso de pessoas não autorizadas, câmera para monitorar os testes e os sistemas de comunicação entre os pilotos e o controlador de testes. “O Campo de Provas vai continuar com foco em manter os níveis de performance e tecnologia alcançados e a continuidade no aprimoramento e implementação das melhores práticas, além de manter a equipe engajada em todos os processos de segurança.” conclui Luis Navega, Gerente do Campo de Provas da Goodyear.

Fiat Mio ganha vida com desejos do consumidor

Texto: Imprensa Fiat

Em pouco mais de quatro meses de pesquisa por meio do site www.fiatmio.cc, aproximadamente dez mil internautas de mais de 40 países expressaram mais de sete mil idéias livres, sugestões e pedidos que ajudarão a Fiat a construir o Fiat Mio, ou o FCC III, terceiro carro conceito da fabricante (Fiat Concept Car) desenvolvido no Brasil que será apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em 2010.

Com as idéias definidas, os designers e engenheiros começam o trabalho de desenvolvimento do carro conceito. Nesta nova fase, o trabalho virtual será dirigido para aprofundar os desejos dos clientes no desenvolvimento de um carro dos sonhos, idealizado por internautas e concebido pela Fiat no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim (MG). “Queremos criar um carro fiel aos desejos de nossos clientes e agora começamos a tentar entender melhor o que eles querem e a buscar por soluções reais de tecnologia”, afirma Giancarlo Bertoldi, Diretor de Engenharia da Fiat na América Latina. “Novas idéias são mais que bem vindas e esta fase continuará ativa no portal”, complementa.

Hoje, já podemos dizer que os consumidores desejam:

- Concepção: um veículo urbano, compacto e econômico.
- Sustentabilidade: utilização de energia limpa e materiais ecológicos.
- Infotainment: integração com celular, media player, GPS e outros gadgets via um sistema operacional próprio. Tela de controle touch screen, head-up display (HUD) e autodiagnóstico.
- Customização: modularidade, possibilidade de alterar as configurações do carro. Um carro que reconheça o usuário.
- Design: um carro bonito, moderno e desejável, com excelente visibilidade e vidros inteligentes que controlem a incidência de luz.

Dentre os diversos tópicos, segurança, infotainment, materiais e propulsão, foram os mais comentados durante a primeira fase de pesquisas. Além de clientes no Brasil, que respondem por mais de 65% das mensagens, o portal www.fiatmio.cc recebeu idéias de clientes nos Estados Unidos, Alemanha, França, Japão, Argentina, México, Colômbia, Peru, Uruguai e até mesmo países menos expressivos na indústria automobilística como Laos e Vietnã.

O site está disponível na íntegra em português, inglês e espanhol. Os comentários de internautas podem ainda ser traduzidos para alemão, francês e italiano. A Fiat Automóveis é a primeira fabricante mundial de automóveis a desenvolver um carro junto aos clientes por meio do Creative Commons, sistema onde os direitos de criações são livres e compartilhados. Qualquer pessoa pode participar da criação do carro dos sonhos, bastando postar suas idéias no site www.fiatmio.cc.

Mitsubishi Cup 2010: a maior premiação do automobilismo brasileiro


Competição inicia temporada em abril no Sudeste e no mês de julho no Nordeste. Novidade fica por conta da nova categoria Pajero TR4R Light

Texto: Luiz Ferreira

Muita adrenalina e sensações únicas para quem gosta de velocidade. Isto é a Mitsubishi Cup, rali de velocidade cross contry disputado nas regiões Sudeste e Nordeste do País e que reserva novidades para a temporada 2010.

A competição terá a maior premiação do automobilismo brasileiro, total de R$680.000,00 por ano que serão distribuídos nas 11 etapas e ao final dos campeonatos .

Contando com uma estrutura completa, a Mitsubishi CUP é disputada em fazendas onde são montadas pistas exclusivas para a competição. Cada etapa é composta por três provas, o que totaliza no ano 11 etapas com 33 provas, sendo 07 etapas Sudeste e 04 etapas no Nordeste .

Ano de novidades - E se adrenalina e velocidade já integram o DNA dessa competição, em 2010 novas emoções aguardam as duplas que buscam um dos títulos mais cobiçados do automobilismo nacional.

A começar pela nova categoria, a Pajero TR4 R Light, que servirá para lapidar o talento das duplas iniciantes no mundo da velocidade. Podem participar da categoria apenas duplas que não se classificaram entre os dez primeiros da categoria Pajero TR4 R na temporada 2009, tanto Sudeste como Nordeste, e também as que nunca tenham sido campeãs em outras categorias.

"A nova Categoria Pajero TR4 R Light nasce como uma oportunidade a mais de premiação para os competidores novatos , diz Corinna Souza Ramos, diretora de projetos especiais da Mitsubishi Motors.

A adrenalina começa a subir já no mês de abril, quando terão início as emoções da 11ª temporada da Mitsubishi CUP Sudeste. A competição que passará pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais marcará a estréia da categoria Pajero TR4 R Light, e contará também com as tradicionais Pajero TR4R, L200 RS e a exclusiva L200 Triton RS.

"Na categoria L200 Triton RS criada em 2009 cada dupla tem a oportunidade de mostrar todo o seu potencial, uma vez que a manutenção dos carros é feita pela própria Mitsubishi", explica Guilherme Spinelli, diretor de competição da Mitsubishi, que completa. "Para dupla a única preocupação que fica é pilotar e navegar"


Além desse diferencial estrutural, a Categoria L200 Triton RS se mantém como a única a dispor de um veículo com motor V6 movido a etanol no Brasil

Para os campeões da Mitsubishi CUP Sudeste 2010, além de troféus e prêmios em dinheiro em todas categorias, as duplas vencedoras nas categorias L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R, receberão como premio uma viagem exclusiva, com direito a dois acompanhantes, para o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia , o mais luxuoso de nordeste.

Mitsubishi CUP Nordeste

O segundo semestre marcará o início da quinta temporada da competição, que terá abertura no mês julho em Salvador/BA, e depois seguirá por Fortaleza/CE (setembro), João Pessoa/PB (outubro) e Natal /RN (novembro).

As etapas do Nordeste também contarão com a presença da nova categoria Pajero TR4 Light, que se une nessa temporada as categorias Pajero TR4R e L200 RS.

Como participar

A Mitsubishi CUP conta com três modelos de veículos no campeonato Sudeste - L200 Triton RS, a L200 RS e a Pajero TR4R - e dois no campeonato Nordeste - Pajero TR4R e L200 RS. Todos fabricados pela marca exclusivamente para a competições, e que saem de fábrica preparado para enfrentar os desafios das pistas.

Para participar das etapas, o piloto precisa ser filiado a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Mais informações de como adquirir um veículo podem ser obtidas com Rose Dervalli, pelo e-mail:rdervalli@mmcb.com.br, telefone (11).56942861 ou pelo site: www.mitsubishimotors.com.br

Uma chuva de estrelas para a Peugeot e a Citroën

Texto: Imprensa PSA Peugeot Citroën

Seis veículos do Grupo PSA Peugeot Citroën receberam a nota máxima de 5 estrelas no “Overall Rating 2009” Euro NCAP no mais recente relatório de desempenho de segurança da entidade.

Os novos modelos Peugeot 5008 e Citroën DS3 foram testados e tiveram suas avaliações publicadas pela primeira vez.

Para outros quatro modelos, Citroën C5 e C4 Picasso e Peugeot 308 e 308 CC, o Euro NCAP realizou um cálculo se baseando nos resultados divulgados nos anos anteriores e integrando os sistemas de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e de controle de velocidade, incluídos nos novos parâmetros de avaliação. O resultado do Euro NCAP confirma o alto nível de desempenho dos veículos Peugeot e Citroën, já que, apesar do aumento dos padrões de exigência dos testes em 2009, estes quatro veículos atingiram a nota máxima de 5 estrelas.

Esta performance inédita atesta os esforços realizados pelas equipes do Grupo PSA Peugeot Citroën para uma mobilidade responsável.

O que checar antes de cair na estrada

Com o fim do ano se aproximando, muitas famílias começam a planejar viagens. Mas antes de cair na estrada vale a pena checar as condições do carro

Texto: Imprensa Jocar

Com final de ano se aproximando já chega a hora de planejar as férias. Mas antes de cair na estrada, é aconselhável dar uma checada na condição geral do veículo. A avaliação inicial pode ser feita em casa mesmo e em alguns casos, o próprio motorista pode resolver o problema.

O primeiro check-up pode ser realizado na própria garagem de casa, onde o motorista pode marcar o que precisa e depois realizar a compra dos itens necessários via internet e realizar a troca.

“Em alguns itens, como por exemplo, nos limpadores de para-brisa, o próprio motorista, com um olhar um pouco mais atento, consegue avaliar o estado da peça e realizar a troca sozinho, economizando na reparação.” – aponta Moisés Sirvente, diretor executivo da rede de lojas Jocar.

Para começar é aconselhável conferir o desgaste dos pneus. Vá a um posto e também calibre a pressão dos pneus. Não esqueça de verificar também o estepe. Confira se o óleo do motor e a aguá do radiador estão no nível adequado.

Cheque também todo o sistema de iluminação – lâmpadas dos faróis e das lanternas, assim como limpadores de para-brisa e os prazos das trocas dos filtros de ar, óleo e combustível. Na loja virtual Jocar www.jocar.com.br/ o óleo de motor custa a partir de R$ 11,00 o litro, fluidos de freio a partir de R$ 5,40 e limpadores de para-brisa a partir de R$ 23,60.

Verifique também o prazo de validade do extintor de incêndio e se o triângulo, o macaco e a chave de roda estão no veículo e em perfeito estado. Confira se sua documentação, assim como a do carro, estão em dia, evitando uma possível multa. Com tudo certo, é só cair nas estrada e aproveitar as férias.

PESQUISA J.D. POWER COLOCA JAGUAR NA PRIMEIRA POSIÇÃO EM SATISFAÇÃO DOS CLIENTES


Marca britânica de automóveis de luxo lidera pela quinta vez em seis edições

Texto: Imprensa Jaguar

A edição 2009 da renomada pesquisa J.D.Power, realizada anualmente entre os proprietários de veículos de diversas categorias nos EUA, elegeu a Jaguar como marca que obteve o melhor índice de satisfação dos clientes no momento da compra. Esta é a quinta vez em seis anos que a empresa britânica obtém o primeiro lugar no ranking de satisfação da J.D. Power dentro da categoria de veículos de luxo.

A pesquisa, que abordou mais de 48 mil clientes norte-americanos entre Maio e Junho deste ano, analisa o índice de satisfação dos clientes que compraram carros novos. Os resultados são mensurados de acordo com cinco diferentes fatores: rede de concessionários, facilidades, vendedores, desenvolvimento dos processos de compra e entrega, além do valor do veículo.

“Os revendedores Jaguar Land Rover, tanto de forma individual como coletiva, estão engajados em proporcionar aos clientes uma excelente experiência durante todo o processo de compra”, afirma Gary Temple, presidente da Jaguar Land Rover para a América do Norte.

"Todos na empresa temos como grandes objetivos, oferecer produtos de excelente qualidade aos nossos clientes, bem como uma rede de concessionários e de serviços de primeiríssima linha. O fato de estarmos à frente de outras 37 marcas nesta pesquisa, somados aos recentes prêmios de confiabilidade e de qualidade de atendimento, mostram que nossos esforços em atingir esses objetivos estão valendo a pena”, completa o executivo.

Chico Serra faz balanço de estréia no campeonato de supercarros


O piloto competiu ao lado de Bruno Garfinkel com um Lamborghini Gallardo, e espera brigar por vitórias em 2010

Texto: Imprensa Itaipava GT3 Brasil
Foto: Luca Bassani

Chico Serra é um daqueles competidores de currículo invejável. Ex-piloto de Fórmula 1 e tricampeão da Stock Car são alguns dos principais feitos de Serra. Nesta temporada, além de competir na Stock Car, o piloto estreou no Itaiava GT3 Brasil e é só elogios para o campeonato de supercarros.

Correndo ao lado de Bruno Garfinkel com um Lamborghini Gallardo, Serra destaca o formato da categoria. "Foi meu primeiro ano na categoria, com o carro, correndo ao lado do Bruno", disse. "Mas é uma categoria muito legal de participar. Gostei bastante da possibilidade de unir um piloto experiente e outro que está em formação", detalhou.

Quanto à 2010, o piloto não dá indicações, mas já sonha com uma temporada ainda melhor no Itaipava GT3 Brasil. "Não tem nada certo ainda. Mas com certeza, eu continuando na categoria, a idéia é lutar por vitórias, que faltaram esse ano. Quem sabe até lutar pelo título.", disse Chico, que participou de 10 provas neste ano e teve um segundo lugar, em Londrina, como melhor resultado, mas protagonizou belas disputas durante o ano com Allam Khodair (parceiro de Marcelo Hahn no F430) e com seu filho Daniel, companheiro de Chico Longo no Ferrari Scuderia.

O competidor também ressalta as qualidades do supercarro italiano nas pistas brasileiras. "Gostei muito de pilotar o Lamborghini. É um carro muito competitivo, mesmo sem muita preparação. Nas curvas é muito estável e tem uma boa suspensão também. Só tive alguns problemas com o câmbio, que fica no volante. Se fosse seqüencial, como é no LP560, seria bem melhor", explicou Serra, referindo-se ao novo modelo, que teve estréia mundial na última etapa, em Interlagos, pilotado por Claudio Dahruj e Rafael Daniel e já conquistou uma vitória.

Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.

Confira o site da categoria: www.gt3.com.br

ACAV investe R$ 5 milhões em 2009 para a capacitação da Rede VWCO



Executivos da ACAV, MAN Latin America e Banco Volkswagen abrem o 5º Encontro Nacional
de Gerentes Administrativos

Encontro dos Gerentes Administrativos encerrou o calendário de treinamentos do ano

Texto: Imprensa ACAV

A ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) encerra o ano com um balanço bastante positivo. Para manter a liderança da marca no mercado de caminhões acima de 5 toneladas pelo sexto ano consecutivo, a associação investe continuamente em programas de treinamento e capacitação da Rede Volkswagen Caminhões e Ônibus. Somente em 2009, foram aplicados R$ 5 milhões na realização de nove encontros nacionais e mais 80 turmas em oito treinamentos técnicos, que somaram 3,5 mil participantes.

“A ACAV continuará investindo no treinamento dos profissionais dos concessionários. Apostar na capacitação é fundamental para se manter em primeiro lugar no mercado”, analisa Sérgio Zonta, presidente da ACAV.

Para encerrar o calendário, a entidade realizou o 5º Encontro Nacional dos Gerentes Administrativos da Rede VWCO, com a presença de 140 profissionais. Com o tema “A administração e o administrativo em operações cada vez mais complexas”, o evento abordou a importância do conhecimento em um cenário de competitividade.

A entidade apresentou as ferramentas que vêem sendo desenvolvidas para auxiliar na comunicação e no trabalho dos gerentes administrativos da Rede. Também foi destacada a importância da preparação e organização em momentos de adversidades.

A associação ressaltou o investimento que está sendo liberado para a Rede de Concessionários adquirir equipamentos para a área administrativa. Estão disponíveis os valores de R$ 10 mil por concessionário e R$ 5 mil por Postos de Serviços e Vendas (PSV) para aquisição de itens de informática, telefonia, calculadoras, móveis e ar-condicionado. As compras podem ser efetuadas até 30 de dezembro e a nota fiscal deve ser enviada à ACAV para o reembolso.

Informação como diferencial

Para auxiliar os gerentes administrativos na tomada de decisão, foi apresentada a palestra sobre as perspectivas de médio prazo para a economia brasileira e o cenário para 2010. A economista Tereza Maria Dias da Silva ressaltou que as expectativas são positivas. O PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer 5% e, a longo prazo, o Brasil deve manter a estabilidade macroeconômica.

Segundo a palestrante, o varejo não foi abalado pela crise econômica mundial e segue em ritmo de crescimento. Já a indústria sentiu o impacto, mas deve se recuperar ao longo de 2010. O mercado de caminhões vem ampliando a cada mês e deve aumentar 13,5% no próximo ano.

A MAN Latin America também apresentou suas previsões para o próximo ano, bem como o resultado do desempenho da Fábrica este ano. A empresa encerrou o mês de outubro como líder do mercado de caminhões acima de 3,5 toneladas, com 31,9% de participação. No evento ainda foram ressaltadas as ações criadas pela companhia para manter esta liderança e as ferramentas disponíveis para a gestão administrativa da Rede.

O Banco Volkswagen marcou presença no evento, destacando o crescimento do recebimento das propostas em função do Finame PSI, e sinalizou como será o encerramento do programa, um excelente momento para fechar negócios.

Para reforçar a importância de um profissional motivado, o palestrante Luciano Pires destacou o papel do gerente “nutritivo”, uma pessoa divertida, informativa, confiável e articulada. De acordo com ele, a escolha de fazer a diferença é de cada um. É preciso sair do lugar comum, nutrir a intuição e, principalmente, fazer o que gosta.

O palestrante e mágico Clóvis Tavares foi o responsável pelo encerramento do encontro. O palestrante sugeriu como dicas usar a inovação e a ousadia para surpreender o cliente. Segundo ele, o gerente cria o clima na distribuidora e pode influenciar positivamente a equipe.

“Temos certeza de que os gerentes administrativos absorveram muito conhecimento neste evento e vão buscar aplicar estes ensinamentos em seu dia a dia”, finaliza Zonta.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Audi R8 5.2 FSI V10 quattro® começa a ser vendido no Brasil


O superesportivo alemão com motor V10 de 525 hp de potência acelera de 0 a 100 km/hora em apenas 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 316 km/hora

Texto e Foto: Imprensa Audi

Desempenho impressionante, dinamismo de tirar o fôlego e design elegante são características marcantes do novo Audi R8 5.2 FSI V10 quattro® que chega ao Brasil na versão cupê com preço de R$ 696.500. O automóvel de alta performance, derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, acelera de 0 a 100km/hora em incríveis 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 316 km/hora. O cupê de dois lugares, um verdadeiro carro de corrida para as ruas, está sendo apresentado pela primeira vez no Brasil no estande da concessionária Audi Carbel na 2ª edição da Bienal do Automóvel, em Belo Horizonte (MG), que começou hoje (quarta-feira, 9/12), e segue até o dia 13 de dezembro (domingo), no Complexo de Exposição Gameleira, que abrange o Parque de Exposições e o Expominas.

O superesportivo da Audi é um dos destaques do evento, que espera receber um público de 150 mil pessoas. O Audi R8 está em exposição no estande de 168 metros quadrados da concessionária mineira, um dos maiores da feira, que exibe também o novo Audi S3, o Audi A4 e o Audi Q5, recentemente eleito Utilitário Esportivo Premium do Ano no Brasil. O mercado mineiro corresponde a aproximadamente 10% da comercialização de modelos novos no Brasil e Minas Gerais tem a segunda maior frota do País, atrás apenas do Estado de São Paulo.

A 2ª. edição da Bienal conta com a presença de montadoras e fabricantes de automóveis nacionais e internacionais, representadas por suas redes de concessionárias, fornecedores de autopeças e serviços voltados à manutenção, personalização de carros, acessórios, sonorização e preparação de motores. Os visitantes podem ainda ver carros off-road, apreciar modelos antigos e personalizados, entre outras atrações.
Inovação e tecnologia
Graças à tecnologia Audi Space Frame (ASF) de construção leve, a carroceria do Audi R8 5.2 FSI V10 quattro pesa apenas 210 quilos, apesar dos reforços nas soleiras, túnel central, traseira, piso e colunas A e B. A rigidez elevada da carroceria ASF inclui ainda um quadro de motor integrado de magnésio ultra-leve, que fornece a base para o comportamento dinâmico do carro e oferece segurança superior.

Numerosos detalhes demonstram o empenho dos designers Audi em criar um produto único. As entradas de ar frontais, que direcionadas para os três radiadores, são pintadas de preto com alto brilho, assim como os suportes da grade são revestidos com cromo. A versão cupê do Audi R8 vem equipada com “sideblades” atrás das portas, um direcionador de ar de grande superfície que refrigera o motor V10.

Os faróis compostos por 24 LEDs são obras de arte da engenharia da montadora. Seus refletores lembram cascas de mexilhão, onde as luzes diurnas aparecem em faixas que formam uma curva na borda inferior do conjunto ótico. A tecnologia desenvolvida pela Audi não encontra concorrentes entre outros fabricantes.

A lateral angulosa e larga do superesportivo ostenta emblemas V10 que aludem à potência do motor. A superfície escura entre as luzes traseiras enfatiza a largura do carro, assim como o sistema de escape com duas grandes saídas ovais e o spoiler traseiro, que se estende automaticamente à velocidades mais elevadas.
Interior de luxo

O Audi de dois lugares apresenta um interior generosamente espaçoso, enfatizado pelo volante em couro de três raios multifuncional, que tem base achatada como nos carros de corrida. Os assentos são ajustáveis eletricamente e o sistema de informação inclui um cronômetro para registrar os tempos por volta em um circuito de corridas. Entre os poucos opcionais do modelo, destaque para o sistema de som Bang & Olufsen. O interior é confeccionado na cor preta. Um detalhe do couro dos bancos são pigmentos que refletem os raios infravermelhos, o que mantém a temperatura mais fria em até 20 graus Celsius.

São três compartimentos de armazenamento integrados na parte traseira, em um dos quais há um CD changer. Para quem quer curtir a estrada em viagens curtas, há opção de levar a bagagem de final de semana em um compartimento frontal com capacidade para 100 litros.

A versão mais recente do sistema de multimídia MMI Plus, com tela de 6,5 polegadas, é de série no Audi R8 5.2 FSI quattro®. O equipamento tem alta resolução, além de vir combinado com uma câmera na traseira para auxílio nas manobras de estacionamento.

Motor potente

O Audi R8 5.2 FSI quattro®, que foi desenvolvido em cooperação com a quattro GmbH, deslumbra pelo desempenho excepcional. O motor V10 com cárter de alumínio, feito grande parte a mão, segue a tradição da Audi nas pistas de corrida. O propulsor aspirado produz 530 Nm de torque a 6.500 rpm e tem potência máxima de 525 hp, atingida a 8.000 rpm. A potência específica é 100,9 hp por litro, e a relação peso-potência é de 3,1 kg por cavalo. Além de tudo isto, o som do motor de dez cilindros é inconfundível e apaixonante, como notas musicais para os amantes da alta velocidade.

O motor 5.2-litros FSI possui injeção direta de combustível. A alta taxa de compressão 12.5:1 permite a performance inigualável e eficiência no consumo de combustível. O sistema de lubrificação por cárter seco, outra tecnologia das pistas de corridas, garante que o fornecimento de óleo seja mantido mesmo com a aceleração lateral máxima de 1,2 G.

O Audi R8 5.2 FSI está disponível com transmissão automática de seis velocidades, o câmbio R tronic, que oferece o modo de condução normal ou esportivo, ou ainda totalmente automático ou manual. Nesta última opção, o motorista pode fazer trocas rápidas usando o joystick no túnel central ou os paddles no volante. O modelo também vem com o sistema "Launch Control" - um programa que gerencia os engates perfeitos de marchas para maximizar a aceleração na partida.
A tração permanente e integral quattro®, em conjunto com o bloqueio do diferencial no eixo traseiro, fornece força significativamente maior, estabilidade nas curvas mais velozes e precisão na condução.
Chassis
Como em um carro de corrida, há braços duplos triangulares de alumínio em todas as quatro rodas. A direção hidráulica por pinhão e cremalheira oferece alta precisão nas manobras. O chassi é ajustado para oferecer conforto, graças também ao padrão de tecnologia Audi Magnetic Ride, um sistema que utiliza campos magnéticos nos amortecedores, adaptando sua resposta, em milésimos de segundos, às condições da estrada e ao estilo do motorista. A suspensão esportiva com amortecedores convencionais está disponível como opcional.

O R8 5.2 FSI quattro® vem equipado com rodas de 19 polegadas de 10 raios, pneus 235/35 na dianteira, e 295/30 na traseira. Os freios oferecem desempenho impressionante: são quatro discos internamente ventilados e perfurados, com pinças de oito pistões na frente e de quatro pistões na traseira.

MANN+HUMMEL inaugura fábrica em Minas Gerais


Inicialmente, a unidade produzirá sistema de filtragem do ar para os veículos da linha Fiat com motorização de 1.0 litro a 1.8 litro

Texto: Imprensa MANN+HUMMEL

A MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, inaugura hoje, em Contagem (MG), uma nova fábrica para a produção do sistema de filtragem do ar para os veículos da Fiat, equipados com motor de 1.0 litro a 1.8 litro. “A capacidade produtiva dessa nova planta é para fabricação de 3.200 conjuntos por dia. Vamos iniciar as operações com aproximadamente 30% da capacidade e a previsão é de atingir a sua totalidade até junho de 2010”, comenta Markus Wolf, presidente da MANN+HUMMEL no Brasil.

A localização da nova fábrica possibilitará à empresa ter mais agilidade para atendimento da demanda da montadora, com custo mais baixo, principalmente no que se refere à logística. Além disso, o objetivo da MANN+HUMMEL é atingir a liderança no segmento de filtragem do ar. “A proximidade com a Fiat e a possibilidade de fornecer para outros clientes que possam se instalar na região nos permitirá liderar o setor específico de filtros do ar”, avalia Wolf.

Uma das iniciativas da empresa para ser líder em filtragem do ar é o constante investimento em Pesquisa & Desenvolvimento. “Isso nos possibilita oferecer aos nossos clientes produtos com alta tecnologia, qualidade e, ao mesmo tempo, em sinergia com os requisitos específicos de cada montadora”, conclui o presidente da MANN+HUMMEL no Brasil.

Em uma área de 2 mil m2, sendo 1.840 m2 de área construída, a fábrica de Contagem possui um quadro de 33 funcionários diretos e indiretos. Para 2010, a meta da empresa é conquistar as certificações TS 16949 e ISO 14001 para esta nova unidade.

Grupo Team Trends inaugura loja conceito HONDA em São Paulo


Texto: Imprensa Grupo Team Trends

No próximo sábado, 12 de dezembro, o Grupo Team Trends abre as portas da 1º loja conceito da marca Honda em São Paulo – a Team Trends Import.

Construída para atender as exigências de um público selecionado, que busca qualidade, conforto e alta performance em produtos importados, a loja inicia sua apresentação ao mercado com uma equipe comercial e técnica altamente qualificada e especializada em produtos Honda.

Os clientes encontrarão produtos referência. Entre eles, as motocicletas superesportivas – CBR 1000RR, a Fireblade que alia, além de esportividade, o estilo consagrado que se tornou um sucesso Mundial.

Outro destaque é o novo modelo 2009, que oferece ainda mais segurança por meio dos freios ABS, o modelo também passou a ser comercializado em laranja Repsol – com cores idênticas as aplicadas na RC 212V - que disputa a MotoGP.

Estes e outros modelos de luxo e destaque poderão ser conferidos na nova loja conceito da Honda, situada em um local nobre e de fácil acesso – na Rua Clodomiro Amazonas, 479 – Itaim – Telefone: 11 3078-0000.

smart lança campanha publicitária especial para fim do ano


Clientes smart pagam apenas 50% do valor dos estacionamentos nos shoppings Iguatemi e Villa Lobos

Texto e Foto: Imprensa smart

A smart está presente em diversas e inovadoras ações promocionais realizadas em São Paulo nesses últimos meses do ano. Com o intuito de proporcionar vantagens aos clientes, divulgar os conceitos da marca e presentear algumas pessoas, a smart criou novas ações. Confira!

smart paga meia


Até 19 de dezembro, clientes que possuem automóvel smart pagam metade do valor do estacionamento nos shoppings Iguatemi e Vila Lobos. Isso acontece pelo fato de que o modelo utiliza pouco espaço para estacionar. Além disso, há algumas vagas VIPs para esses usuários, devidamente demarcadas e os guichês de pagamento também possuem adesivos informando a ação.

Ampola

Entre 4 e 19 de dezembro, os clientes dos shoppings Iguatemi e Villa Lobos que utilizarem estacionamentos VIPs receberão uma surpresa quando pegarem os carros no fim das compras. Isso porque os manobristas colocarão uma ampola no retrovisor do veículo com a mensagem "Contém 1 km". O objetivo é divulgar o reduzido consumo de combustível que os automóveis smart apresentam.

Grupo Sonae

Para presentear os clientes, 10 shoppings do Grupo Sonae sortearão 33 automóveis smart. A promoção é realizada nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Franca, Santa Bárbara, Manaus e Brasília.

Fnac:

As lojas Fnac de Pinheiros, Paulista e Morumbi Shopping estarão com automóveis smart expostos em seus locais. Além disso, a rede distribuirá marcadores de livro customizados para clientes que realizarem compras nas lojas ou pela internet.

Anúncios


A marca divulga sua campanha publicitária nas revistas Veja, Especial Veja São Paulo Luxo, Época e Isto É. O anúncio apresenta o automóvel em ambiente urbano e traz imagens dos equipamentos e informação dos principais diferenciais da marca. Ainda na propaganda, o leitor encontra os preços e todos os endereços das smart centers.

Michelin lança serviço exclusivo Refill em Salvador


Texto: Imprensa Michelin

A Bahia, que possui 4% da frota nacional de veículos de carga, totalizando mais de 79 mil caminhões e ônibus, acaba de ganhar uma importante inovação no mercado de pneus de carga, que resulta em economia no custo por quilômetro rodado para o cliente e maior vantagem competitiva no mercado de transportes. Trata-se do Refill, um serviço exclusivo da fabricante de pneus Michelin que vem revolucionando o setor.

O Refill é voltado aos pneus Michelin com Tecnologias de Durabilidade Michelin em suas carcaças, que englobam: Banda de Rodagem Michelin + Processo Michelin + Sistema de Qualidade Michelin, apoiado pela Garantia Refill.

Esse conjunto proporciona um rendimento quilométrico superior a 40% na vida total do pneu, se comparado à atual oferta do mercado, e faz o pneu usado Michelin ficar novo de novo, permitindo o máximo aproveitamento de sua vida útil.

« Líder na fabricação de pneus para os segmentos de caminhões e ônibus, a Michelin é o único fabricante a oferecer aos clientes o ‘refil’ do pneu. Uma solução exclusiva e durável. E apoiada pela Garantia Refill, que assegura ao cliente a qualidade do serviço Refill na carcaça Michelin », destaca Luiz Carlos Thiebaut, Gerente Setorial de Vendas para pneus de ônibus e caminhões.

A nova planta Refill em Salvador atenderá todo o mercado da região metropolitana. A escolha da revenda União Bahia – Salvador pela Michelin foi motivada pela alta qualidade dos serviços realizados.

« Para que os benefícios da recapagem possam ser notados e todo o potencial do pneu possa ser aproveitado, porém, é preciso que a carcaça suporte a reforma e que o serviço seja feito por profissionais comprometidos com a qualidade, proporcionando mais economia e segurança ao transportador », explica o gerente.

No Brasil, a recapagem é realizada em mais de 80% dos pneus de carga vendidos. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Qualimétrica a pedido da Michelin com transportadoras e autônomos, o pneu recapado é uma opção incorporada na cultura de mercado e tem um peso importante sobre o custo total de uma frota, assim como a carcaça, que faz parte do ativo das empresas e é encarada como bem de valor.

Lançado em 2007, inicialmente no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, o Refill já representa 15% da produção de uma planta de serviço de recapagem. Depois, o Refill também foi disponibilizado em Porto Alegre e Vitória. Grandes frotas, como Grupo 1001, Rio Ita e Costa Verde, do Rio de Janeiro; Transportes Luft, Della Volpe e Grupo Transultra, de São Paulo; e Vito e Megaforte, de Minas Gerais, e Dalla Valle Transportes do Rio Grande do Sul utilizam o serviço.

Com o Refill, depois da primeira vida, a carcaça Michelin é submetida a uma espécie de teste para validação de sua condição e recebe uma nova banda de rodagem. No processo, os grandes diferenciais estão nas máquinas utilizadas:


• EPD – Electronic Perforation Detector: sistema eletrônico de identificação de microfuros, furos e danos no interior do pneu imperceptíveis a olho nu (ganho em média de 20% na qualidade da detecção);
-
• CCA – Computer Controlled Application: aplicação automatizada da goma de ligação, por extrusão, garantindo adequadamente o preenchimento das escariações e a uniformidade desta interface em toda a superfície da carcaça Michelin. Nesta operação eliminamos as possíveis bolhas de ar entre as rugosidades provocadas durante a raspagem. Sobre esta base, aplicamos automaticamente, de forma tensionada e centrada, a banda de rodagem, garantindo a perfeita adesão à carcaça Michelin. A grande vantagem deste processo é a garantia da integridade da carcaça Michelin para a rodagem.


Para reforçar a qualidade do serviço Refill, a Michelin também introduziu um Sistema de Informação que possibilita o acompanhamento do pneu durante a sua vida útil. Ao rastrear o produto, o sistema permite o acompanhamento individual das carcaças em todas as etapas do processo Refill, o registro e o controle da garantia.

Tecnologias de Durabilidade Michelin
Para que todos os benefícios do Refill sejam aproveitados, é imprescindível que a carcaça conte com “Tecnologias de Durabilidade Michelin”, inovações tecnológicas que tornaram a carcaça radial do pneu sem câmara mais robusta, segura, resistente e durável.

« O Refill é a continuidade de um processo que vem sendo desenvolvido há quatro anos. Primeiro, reforçamos as carcaças dos pneus. Depois, inovamos mais uma vez ao oferecer ao mercado uma solução que vai ao encontro da estratégia da Michelin em aprimorar continuamente seus produtos e serviços », completa Thiebaut.

Acessórios da DSW Automotive já podem ser comprados pela Internet


Texto e Foto: Imprensa DSW Automotive

A partir de agora, os acessórios da DSW Automotive já podem ser comprados pela Internet, no site www.comprafacil.com.br. Inicialmente, estão disponíveis dois produtos: o Sensor de Estacionamento, com preço promocional de R$ 99,00, e o Kit TV Digital, em oferta por R$ 579,00. “Acreditamos que este será um canal de vendas muito importante para a distribuição nacional dos nossos produtos”, afirma Pedro Pastorelli, diretor da DSW Automotive.

O Sensor de Estacionamento DSW conta com quatro sensores à prova de água, instalados no pára-choque traseiro, e um display colorido colocado no painel de instrumentos. O produto atua durante as manobras de estacionamento, compensando para o motorista os pontos cegos dos retrovisores. O sensor sinaliza ao motorista – por meio de um bip e um sinal luminoso – a presença de qualquer obstáculo, como postes, floreiras, carrinhos de supermercado, portões, paredes e até animais e crianças.

O Kit de TV digital da permite ao usuário assistir a toda a programação de TV aberta com a qualidade digital mesmo com o veículo em movimento (nas cidades que já contam com o sinal digital). Além de ser compatível com o som instalado no carro, o kit pode ser utilizado em conjunto com outros recursos, como DVD player e videogame. O kit inclui monitor com tecnologia LCD, com 7 polegadas, e receptor para TV digital.

O Comprafacil.com é um site de e-commerce, especializado em varejo on-line, que está no ar desde 2003. Hoje, tem em seu portfólio mais de 20 mil produtos de diversos segmentos de mercado. O Comprafacil.com entrega cerca de dois milhões de encomendas por ano.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS 2010: excelentes resultados da FENATRAN proporcionaram à Feira um acréscimo de 10% nas vendas de área em relação a 2008


Grandes empresas já confirmaram participação: SCANIA, EATON, FRAS-LE, SUSPENSYS, JOST, MASTER, WABCO, FRUM, BEPO, BORGWARNER, MWM INTL. MOTORES, HDS MECPAR, KL-RAYTON, SAINT-GOBAIN SEKURIT, SCHADEK, VISCONDE, NINO FARÓIS, ELRING KLINGER e CABOVEL


Texto: Imprensa Reed Exhibitions Alcantara Machado

São Paulo, dezembro de 2009 - Com a expectativa de crescer 20% em relação a 2008 e reunir mais de 480 marcas expositoras em uma área total de 36 mil m² do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a 2ª AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS 2010 (Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), marcada para o per íodo de 27 de abril a 1° de maio de 2010, vem atraindo o interesse de muitas novas empresas.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS, especializada em peças, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais, tem marcas confirmadas, do Brasil e do exterior, entre as quais estão: ABS, AESA, AMALCABURIO, BALTEC FREIOS, BEPO, BORGWARNER, CABOVEL, CINPAL, DELCO REMY, DNI, DURAMETAL, DUROLINE, EATON, ELRING KLINGER, FRAS-LE, FRUM, HDS MECPAR, INCODIESEL, INDECO, JOST, KINGSTOWN, KL-RAYTON, LUBOR, MASTER, MAGNO PEÇAS, MOTO PEÇAS, MWM INTL. MOTORES, NINO FARÓIS, OBENAUS, PARKER, PARTS DIESEL, PLATODIESEL, POLIFILTRO, RADIADORES PINGUIM, RODOFIBRA ROLAMENTOS MAR, SAINT-GOBAIN SEKURIT, SCANIA, SCHADEK, STAHL, SUPORTE REI, SUSIN FRANCESCUTTI, SUSPENSYS, VISCONDE, WABCO e ZM.

Segundo Evaristo Nascimento, Diretor de Feiras da promotora, o objetivo é ocupar dois terços do Anhembi nesta próxima edição e, em 2012, alcançar a totalidade do Pavilhão. "Em 2010 nossa expectativa é receber aproximadamente 27 mil visitantes nacionais e internacionais", completa Jenner Nicodemos, Show Manager do evento.

Direcionada a empresários do setor, frotistas, oficinas mecânicas, compradores da indústria automotiva nacional e internacional, comerciantes de autopeças e acessórios e profissionais do segmento de logística, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS tem o apoio das principais entidades brasileiras do setor: SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), SINDIREPA/SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Associados do Estado de São Paulo), ANDAP (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), SICAP (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo) e SINCOPEÇAS (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo).

A arte de encontrar e recuperar preciosidades


Texto: Imprensa Editora Alaúde

Arqueologia Mecânica é o termo usado por Rubem Duailibi para descrever a arte de pesquisar, procurar, encontrar, restaurar, colecionar e comercializar carros antigos e de valor. Nesta obra, totalmente ilustrada, o autor narra como os carros começaram a ser peça importante de sua vida, desde criança, as aventuras da juventude, seu contato com representantes e cole¬cionadores de marcas e modelos, até o início de suas coleções e incursões no mundo da recuperação de automóveis europeus clássicos e de design.

Sua paixão por carros foi nascendo e crescendo, e transformou-se em uma atividade constante, com reflexos em todas as áreas de sua vida: diversão, manifestação artística, trabalhos profissionais e fonte de renda. Levando o tema às suas mais diversas expressões, usou-o em seus quadros e até o expôs em programas de televisão.

Como qualquer “arqueologia”, a que o autor faz aqui tem implícito o fator tempo: traz para o presente peças e construções de valor feitas no passado, e as preserva para as futuras gerações, conservando a memória, a história, a cultura e a marca de uma época. Deixa claro que o mesmo tem¬po que corrói, destrói, enferruja e envelhece objetos de grande significado pode multiplicar seu valor, e isso pode ser aproveitado em atividades de trabalho ou lazer. E é esse mesmo tempo que nos dá a sensação de que está sendo bem usado ou desperdiçado para que se atinja o que desejamos no decorrer da nossa vida.

Como o autor gosta de dizer, este é um livro de autoajuda, em várias acepções da palavra: o auxílio aos carros, que podem ser conservados e re¬cuperados para readquirir ou aumentar seu valor, e o auxílio às pessoas, que podem aproveitar desta obra ideias, inspirações, dicas e informações, que vêm entremeadas de mensagens positivas e incentivadoras, para também praticar, elas mesmas, sua arqueologia mecânica.

Com uma narrativa e uma linguagem muito particulares, que conta os fatos de maneira espontânea e peculiar, o autor vai descrevendo seus feitos de forma leve, sem a pretensão de que este livro seja um manual de restaurações. Nestas páginas, com simplicidade, expõe e conta suas ativida¬des, que podem servir de exemplo para que outros também usufruam dos prazeres e vantagens dessa arte de encontrar e recuperar preciosidades.

9º Rally Mega Cidadão será neste sábado


O maior rally solidário do Brasil tem 100 equipes inscritas e já arrecadou 45 toneladas de alimentos

Texto e Foto: Imprensa Rally Mega Cidadão

A 9ª edição do Rally Mega Cidadão, maior prova solidária do Brasil, será realizada neste sábado (12/12), a partir das 9h. A largada será no estacionamento do Plaza Shopping Itu, embaixo da maior árvore de Natal do mundo construída em shopping center. Até o momento estão inscritos 100 carros para a prova de regularidade nas categorias Turismo e Graduados e já foram arrecadadas 45 toneladas de alimentos, que serão doados a 40 entidades assistenciais da região.

Os participantes percorrerão um trajeto com cerca de 120 km, dos quais 80% em estradas de terra de Itu e região. Cada carro pode ter até quatro pessoas: um piloto, um navegador e os “zequinhas”.

A prova tem o apoio da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) e da Totem, empresa que apura provas de aventura, entre elas, o Rally dos Sertões.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento (www.itu.com.br/megacidadao), nas categorias Turismo ou Graduado.

Na categoria Turismo o valor das inscrições é de R$ 100,00 para a dupla piloto e navegador e mais R$ 30,00 por cada ‘zequinha’, podendo participar até quatro pessoas por carro.

Na categoria Graduados podem participar apenas duas pessoas por carro (piloto e navegador), e o valor da inscrição é de R$ 100,00.

Este ano a participação de Graduados dobrou, proporcionando a vinda de rallyzeiros de outras cidades da região que, além de prestigiarem o evento, ainda contribuem pela causa solidária do Mega Cidadão.

Mangels aumenta capacidade de produção de rodas de alumínio em 1 milhão de unidades por ano


Com tecnologia italiana, a nova linha automática de pintura, que começa a operar no início de 2010, coloca a Mangels como concorrente direta dos maiores fabricantes de rodas do mundo

Texto: Imprensa Mangels

A Mangels, uma das maiores e mais respeitadas empresas do Brasil no setor metalúrgico, importou da Itália uma nova linha robotizada de pintura automática horizontal de rodas. Com essa nova tecnologia, a empresa aumentará sua capacidade de produção de 2.5 milhões de rodas para 3.5 milhões de rodas por ano, tornando-a a maior fabricante de rodas da America do Sul e entre as maiores do mundo.

O processo de escolha dessa nova tecnologia demandou quase um semestre de estudos, análises e visitas a fabricantes de vários países. As inúmeras vantagens que o sistema italiano apresenta, como maior flexibilidade no processo, homogeneidade da pintura e redução de custos, foram as principais razões para a escolha desse modelo.

A nova tecnologia coloca a Mangels no mesmo patamar das empresas que são líderes mundiais na fabricação de rodas, especialmente as de origem japonesa, americana e de países da Europa ocidental, como Alemanha, França e Itália.

Atualmente, a Mangels é a única produtora de rodas de liga leve de alumínio a atender todas as montadoras instaladas no país, além de fornecer produtos para o mercado de reposição - aftermarket - com seus modelos exclusivos de rodas de alumínio para automóveis e utilitários.

Para instalar a tecnologia italiana em sua planta localizada em Três Corações, Minas Gerais, a Mangels investiu mais de R$20 milhões, indo na contramão do mercado, que sinalizava contenção de investimentos por parte das montadoras e suas concorrentes em decorrência da crise econômica.

"A continuidade dos investimentos previstos foi uma escolha acertada, pois possibilitou a aquisição de novas tecnologias, proporcionando um desempenho que assegura competitividade, desenvolvimento tecnológico e presença global", afirmou Ivens Pantaleão, Diretor Superintendente da Divisão Rodas da Mangels .

O novo sistema robotizado permite grande flexibilidade e eficiência na pintura das rodas com formas e design complexos. Através de comandos para aplicação de spray, o robô consegue pulverizar diferentes áreas da peça e manter a espessura da cobertura, obtendo um acabamento perfeito.

Os novos equipamentos foram instalados numa área construída de 6.000 m2, com atmosfera controlada. O novo galpão, além de seguir todos os padrões de proteção ambiental, marca da Mangels no Brasil, apresenta vantagens no processo de pós queima de solventes e resíduos.

A Mangels exporta atualmente 10% da sua produção. Após a implantação da nova linha de Pintura Automática Horizontal, a empresa terá como objetivo aumentar a exportação para potenciais mercados internacionais.

"Esse investimento em tecnologia e a chegada da nova linha de pintura automática horizontal vai permitir o aumento da exportação para os países da América do Sul, Estados Unidos e Europa de forma considerável", completou Paulo Cicconi, Gerente Comercial OEM da Mangels.

A modernização dos equipamentos, alcançada pelo sucesso nos processos de gestão da Mangels, resultaram no incremento de produtividade pela otimização do tempo de fabricação da roda, na melhora do ambiente nas fábricas e no aumento da segurança do trabalhador.

A Mangels continua com o compromisso de estar onde os clientes precisam, oferecendo desempenho excepcional, qualidade, segurança e produtividade, sempre superando as expectativas do setor.

Paixão por desempenho, inovação de design


SRU 1720 M da Serie Ultra CLARION

Texto e Foto: Imprensa Clarion

Dois falantes de 6-3/4” e 6”x 8”, com 350 W de potência musical máxima, cone com construção multifit, permitindo que o woofer e o tweeter sejam separados durante a instalação para melhor se adequar ao foco do resultado sonoro de um veículo específico. Sistema de refrigeração com tecnologia S.E.T. para melhorar o manuseio da alimentação e um adaptador de fixação específico para veículos com maior dificuldade de instalação. Uma nova linha de falantes para uma nova geração de veículos.

Dois crossovers e dois tweeters completam o conjunto SRU 1720 M, desenvolvido para apresentar o melhor resultado sonoro para o ambiente veicular.

Preço sugerido para consumidor final R$ 799,00

Mini Challenge tem motores BMW com turbos BorgWarner


Texto e Foto: Imprensa BorgWarner

Em 2010, os turbocompressores BorgWarner K03 Twin-Scroll estarão presentes em todos os motores BMW do Mini Challenge - nova categoria do automobilismo nacional constituída por veículos ingleses Mini Cooper. O Mini Challenge entra no lugar da Stock Light que, após 17 anos (06/12/09), no domingo passado teve em Interlagos sua última prova.

Os modelos Mini Cooper de competição, preparados na Inglaterra, possuem motor BMW a gasolina de 4 cilindros em linha, 1.600 cm³ de cilindrada, injeção direta, turbocompressor e potência de 221 cv. Este motor leva o veículo à velocidade máxima de 240 km/h. A primeira largada da categoria acontecerá dia 28 de março próximo, em São Paulo, com cerca de quinze carros.

Em relação ao Mini Cooper de passeio, a grande diferença do carro que desfilará nas pistas está no enorme aerofólio sobre o teto. Os pára-choques também são novos. O Mini Challenge fará parte da programação do Campeonato Brasileiro de Stock Car – mas com provas aos sábados – e, assim como na Stock Light, servirá como preparação de pilotos para a categoria Turismo.

Taxista consegue recuperar seu veículo com a ajuda de rastreador da Sidartrac


Caso semelhante ocorreu há um ano, com o mesmo motorista, também no Rio de Janeiro

Texto: Imprensa GRISTEC

Um táxi roubado no Rio de Janeiro (RJ) foi recuperado graças à ajuda do localizador da Sidartrac Soluções em Rastreamento, empresa associada da GRISTEC, nele instalado. Ocorrência semelhante foi registrada, há um ano, pelo mesmo motorista - e veículo.

O taxista, cliente da Sidartrac, entrou em contato com a empresa às 23h40 do dia 9 de novembro, para solicitar o bloqueio de seu carro. Ele relatou que havia sido surpreendido por dois assaltantes armados, que o obrigaram a entregar o veículo. Após confirmar os dados do motorista, a empresa constatou que o carro não estava em local de risco e, então, efetuou o bloqueio. O veículo parou na Avenida dos Bandeirantes, no bairro de Jacarepaguá, na capital carioca.

Por volta de meia noite, o proprietário informou que estava no local onde o carro se encontrava parado e solicitou seu desbloqueio à Sidartrac, de modo a poder levá-lo embora. Ele verificou que alguns equipamentos e objetos pessoais que estavam no veículo, como notebook, aparelho de DVD e cilindro para GNV, não tinham sido levados pelos ladrões. Assim, tanto o carro como os pertences, avaliados em R$ 47 mil, foram completamente recuperados.

Há um ano, exatamente na mesma data, caso semelhante aconteceu com o mesmo cliente da Sidartrac. A recuperação também ocorreu de forma rápida, segura e tranquila. Nas duas vezes, o taxista preferiu não acionar a polícia da região, uma vez que conseguiu recuperar o veículo abandonado pelos bandidos após o bloqueio.

Rede Toyota marca presença na Bienal do Automóvel de Belo Horizonte


Concessionárias da marca na capital de Minas Gerais, Green Raja, Green Minas e Kawaii, irão expor a linha de produtos da marca em estande de 210m2

Texto: Imprensa Toyota

As concessionárias Toyota Green Raja, Green Minas e Kawaii participarão da Segunda Bienal do Automóvel de Belo Horizonte, que acontece de 9 a 13 de dezembro, no Expo Minas, na capital do estado. O estande das revendas Toyota em Belo Horizonte terá 210 metros quadrados e contará com a exposição dos seguintes veículos: os sedãs Corolla XEi e Camry, os utilitários esportivos SW4 SRV diesel e RAV4 e a picape Hilux, em sua versão top de linha SRV com câmbio automático.

A Bienal do Automóvel de Belo Horizonte deve receber 150 mil pessoas e movimentar R$ 100 milhões.

Outra atração da Toyota na Bienal do Automóvel de Belo Horizonte é a exposição da Hilux Invincible, uma das picapes Hilux que realizaram uma expedição inédita pelo Pólo Norte, percorrendo mais de 1.000 quilômetros, durante sete dias. Para suportar as situações extremas de terreno (neve) e temperatura (cerca de 35° negativos) foram feitas diversas modificações na mecânica e carroceria dos automóveis, o que também conferiu um visual imponente ao modelo.

As modificações vão desde a instalação de aquecedores no motor e no tanque de combustível, até rodas de 15 polegadas e pneus especiais para neve de 38 polegadas, além de acessórios. Para viabilizar esta aventura, foi realizada uma parceria entre a Toyota, o programa Top Gear – da televisão britânica BBC – e a empresa Artic Trucks, responsável pela preparação das Hilux.

Vale ressaltar que o motor das Hilux que chegaram ao Pólo Norte é o original 3.0 D-4D, com 163 cv de potência. Trata-se do mesmo propulsor que equipa a Hilux comercializada no Brasil.

Além da exposição dos modelos, o estande da Toyota na Bienal do Automóvel de Belo Horizonte contará com equipe de vendas das concessionárias participantes, que oferecerão aos consumidores condições especiais para a compra do Corolla.

Vendas da Toyota

Em 2009, a Toyota do Brasil já celebra seu recorde histórico de vendas. No acumulado do ano, a marca comercializou 81.834 unidades, o que representa crescimento de 14% sobre as 71.665 unidades de veículos da marca vendidas entre janeiro e novembro de 2008. Até então, o melhor resultado da Toyota no país havia sido registrado no ano passado, com emplacamentos de 80.884 unidades, considerando o fechamento dos doze meses. Com as vendas esperadas para dezembro de 2009, a Toyota deve atingir, pela primeira vez, a marca histórica de 90.000 automóveis comercializados no Brasil.

Mercado Regional

Minas Gerais é o segundo maior mercado para a Toyota do Brasil, correspondendo a 8% das vendas totais da marca no país. Entre janeiro e novembro de 2009, a Toyota comercializou no estado 6.000 unidades, o que representando crescimento de 17,6% sobre as 5.100 unidades emplacadas pela Toyota em Minas Gerais no mesmo período de 2008.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, a Toyota vendeu, no acumulado de 2009, 2.700 unidades, crescendo 12% em comparação com as vendas entre janeiro e novembro de 2008 (2.400 unidades).

AÇÃO MITSUBISHI PRO BRASIL


Festeja a solidariedade realizada em 15 anos nos ralis

Texto: Imprensa Mitsubishi

A Nação 4x4 esta em festa. A Ação Social Mitsubishi Pró Brasil, projeto que integra os ralis Mitsubishi comemora a arrecadação em 2009 de mais de 100 toneladas de alimentos .

As doações, frutos das inscrições das duplas participantes dos ralis, foram repassados durante o ano para 45 entidades sociais nas 11 cidades do país onde aconteceram os Ralis.

Desde sua criação, há 15 anos, o Mitsubishi Motorsports já contabilizou mais de 650 toneladas de alimentos .

Linces fecha parceria com os Grupos Sinal e Paris para vistoria de Laudo Técnico


O programa visa a conscientizar o consumidor sobre a importância da vistoria de um veículo na hora da venda e da compra

Texto: Imprensa Linces

A Linces, empresa integrada ao Grupo DEKRA, fechou contrato de vistoria de Laudo Técnico com os Grupos Sinal (concessionários Fiat, Ford e Honda) e Paris (distribuidores Peugeot). Por meio desta parceria, o cliente destas revendas poderá, na hora de vender e comprar um veículo usado, consultar o histórico do carro e ter mais de 70 itens verificados com relação a procedência do veículo. As informações são confrontadas com a base de dados da Checkauto, assegurando ao consumidor o maior volume de informações sobre o histórico e procedência do automóvel.

A vistoria consiste na avaliação presencial do veículo e analisa dados sobre a documentação, os vidros, as etiquetas ETAs, o número do motor e do chassi, além de testar a pintura do veículo identificando se a peça tem as características originais, repintura ou até pontos de massa plástica ou estanho, entre outros itens. A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 2.000 vistorias por mês nas concessionárias dos grupos. Para a conscientização da importância, os distribuidores Sinal e Paris contam com a presença de profissionais Linces dentro das lojas. A vistoria é feita na própria revenda.

“Com esses serviços, as concessionárias pretendem manter o alto padrão de avaliação dos carros que são comercializados nas lojas, gerando maior segurança na transação comercial de compra e venda do veículo. Já nós, da Linces Vistorias, estamos sempre atentos à segurança dos nossos clientes. É preciso muita cautela na hora da compra e venda de um veículo para não ter prejuízo”, declara Luis Carlos Rodrigues Neca, diretor de Operações da Linces.

A avaliação oferece, além de melhoria da qualidade de compra e venda, um controle sobre o veículo, analisando mais de 70 itens de identificação do automóvel e dez fotos do carro. As informações colhidas pela Linces são confrontadas com diversas bases de informações reunidas na Checkauto como BIN, histórico de leilão, históricos de km, entre outros. A Linces emite um laudo com todos os detalhes, auxiliando os clientes na decisão da compra e valorização do automóvel.

A Linces é uma empresa do grupo DEKRA desde janeiro de 2009. Fundada há 84 anos, em Stuttgart, na Alemanha, a DEKRA é líder europeia de peritos para serviços especializados no setor automotivo. Atualmente, a companhia possui 20 mil colaboradores nos 34 países em que atua. Em 2008, registrou faturamento de 1,6 bilhão de euros. A DEKRA adquiriu também o controle das empresas Checkauto e DNA Security.

Nesta quinta-feira (10/12), começa o maior evento de Arrancada da América Latina que vai reunir os carros mais rápidos do Brasil


Texto: Thiago Augusto
Foto: Murilo Braz

O 16º Festival Brasileiro de Arrancada, considerado o maior da América Latina, pois reúne mais de 350 carros preparados e um público de 60 mil pessoas começa nesta quinta-feira (10/12) e vai até domingo (13/12), das 9h às 17h30, no Autódromo de Curitiba, em Pinhais.

Na arrancada, os carros buscam o menor tempo possível em uma reta de 402 metros. A categoria mais rápida é Dragster Top Álcool no qual os bólidos atingem velocidade superior a 400km/h e chegam a fazer o percurso em menos de seis segundos. “Serão mais de 350 carros acelerando no Autódromo de Curitiba. É um show de velocidade para o público”, diz o diretor da Força Livre, Eduardo Pereira.

Outra atração do evento é o Opala mais rápido do Planeta, do piloto Scort, que já fez os 402 metros em 7s370 e a presença de um dragster “duplo” no qual pessoas do público serão sorteadas para sentir a emoção de andar em um bólido de arrancada.

Além dos pegas na reta, o público de 60 mil pessoas terá outras atrações para se divertir como a Galeria Nitro Alley, um espaço com exposição de 19 marcas, o Autorama Drag Race, única pista de autorama de arrancada do Brasil, com 11 metros de comprimento, o Waterball, uma bolha na qual as pessoas “flutuam” dentro da água, e exposição de carros e miniaturas com destaque para a presença do Maverick 1975, do lutador Wagner Ramos, 22 anos, que foi customizado pelo Cadeirão do Huck, no quadro Lata Velha. “Temos ainda um show de manobras radicais para o público”, diz Pereira.

Na sexta-feira (11/12), o ingresso custa R$ 10,00. No sábado e domingo, o ingresso diário é de R$ 15,00. Existe ainda a opção de credencial com acesso aos boxes, para todos os dias do evento, ao preço de R$ 60,00 masculino e R$ 40,00 feminino.

Honda apresenta carro-conceito P-NUT no Salão de Los Angeles


Veículo compacto e com design futurista seria uma opção para andar nos grandes centros urbanos

Texto e Foto: Imprensa Honda

A Honda aproveitou o Salão de Los Angeles (EUA), que ocorre até dia 13 de dezembro, para apresentar mais uma inovação tecnológica. Trata-se do novo carro-conceito P-NUT (Personal Neo Urban Transport), que significa em português “novo transporte urbano pessoal”.

Seguindo o conceito “cupê ultracompacto”, o P-NUT recebe um design futurista e um amplo habitáculo, lembrando até um sedan médio. Com 3,40 metros de comprimento e 1,75 metros de largura, o veículo conta com espaço para três pessoas, além de ser cercado por vidros em formas angulares.

Na cabine, o motorista fica no centro do veículo e os outros dois ocupantes em bancos isolados na parte traseira. Além disso, o porta-malas pode ser ampliado com o rebatimento de um ou dois bancos. O compartimento do motor do veículo fica localizado na parte traseira e foi projetado para acomodar uma ampla variedade de tecnologias.

É possível incluir um motor de combustão convencional, ou um propulsor híbrido ou apenas utilizar uma bateria elétrica. Recebe ainda uma pequena câmera na traseira, que reproduz as imagens no retrovisor e auxilia no momento de estacionar.

O carro-conceito P-NUT é fruto de várias pesquisas da Honda R&D America, situada em Pasadena, Califórnia (EUA). A empresa começou as suas operações em 1975 e se destaca por investir constantemente em veículos tecnológicos e com design inovador, como o Honda Pilot, Element, Civic Si Coupe.

Fábrica da Honda Automóveis atinge 700 mil unidades produzidas


Inaugurada em 1997, Unidade de Sumaré (SP) produz 630 unidades diárias de três modelos diferentes (New Civic, New Fit e Honda City)

Texto e Foto: Imprensa Honda

Quinta maior fabricante de veículos do Brasil, a Honda Automóveis obteve mais um feito histórico em sua atuação no território nacional. No dia 7 de dezembro, a fábrica instalada em Sumaré (SP) atingiu a expressiva marca de 700 mil unidades produzidas.

O número é mais uma das inúmeras conquistas alcançadas pela empresa desde outubro de 1997, quando abriu as portas de sua Unidade localizada no interior paulista, produzindo inicialmente 20 unidades do Honda Civic, até então seu único modelo fabricado no país. Com 400 funcionários, em seu primeiro ano a fábrica tinha capacidade para produzir 15 mil unidades.

De lá para cá, muita coisa mudou. A começar pelo número de carros produzidos em Sumaré. Em 2003, o Honda Fit foi apresentado. Rapidamente, o monovolume passou a ser desejado pelos consumidores e se tornou num dos mais vendidos da categoria. Cinco anos depois, em 2008, o New Fit era lançado. Hoje já são mais de 235.035 unidades do Honda Fit rodando por todo o país.
O Honda Civic também evoluiu. Três anos atrás, transformou-se em New Civic e virou líder nacional entre os sedans médios. Em 2007 teve início a produção da versão esportiva do modelo, o Civic Si. Ao todo já são 341.684 unidades de Honda Civic comercializadas no país.

No início do segundo semestre de 2009, foi a vez do sedan Honda City ser apresentado como o terceiro modelo fabricado no Brasil. Lançado no final do mês de julho, o modelo já contabiliza mais de 12.000 unidades vendidas.

Após mais de 12 anos, quase US$ 800 milhões foram investidos na implantação e melhoria contínua da Unidade. Uma área que retrata muito bem essa constante evolução foi a inauguração do Power Train, que ocorreu no primeiro semestre de 2008. Localizada num espaço de 13,5 mil m2, o setor é responsável pela realização de dois dos principais processos para a fabricação de motores e de transmissões: fundição e usinagem. Hoje, tem capacidade para produzir 12,5 mil unidades mensais.

Atualmente a fábrica produz 630 unidades por dia, sendo que a capacidade anual já ultrapassa a casa das 100 mil unidades. Ao todo são empregados na unidade quase quatro mil colaboradores que trabalham para produção dos automóveis Honda comercializados no Brasil, outros países da América do Sul e América Central.

Todo esse investimento somado à qualidade de seus produtos e à rede de concessionárias cada vez melhor estruturada e capacitada são responsáveis pelo crescimento da empresa. No fechamento de novembro, a Honda Automóveis chegou ao número de 114.862 unidades emplacadas neste ano, número superior ao registrado no mesmo período de 2008 (106.603), ano que a empresa encerrou atingindo sua melhor marca desde a inauguração no país (121.730 unidades).

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana