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sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Citroën no Rétromobile 2010: a “Créative Technologie” da década de 1970


Texto e Imagem: Imprensa Citroën

A Citroën aproveitou a realização do Rétromobile 2010 (Salão do Carro Antigo), evento ocorrido em Paris entre 22 e 31 de janeiro, para comemorar 40 anos de dois modelos que fizeram a história da marca: o SM e o GS.

O SM foi um fabuloso GT que conciliou desempenho de alto nível com as prestações próprias de um Citroën topo de linha. Distinguiu-se, principalmente, por sua inovadora direção Diravi (um sistema que, mesmo com o carro parado, colocava as rodas em linha reta quando o motorista soltava o volante) e sua capacidade de cobrir grandes distâncias em alta velocidade oferecendo máximo conforto. E o GS, consagrado carro de 1971, modelo médio de cinco portas, trouxe também os valores da marca – em particular a suspensão hidráulica, consagrada no modelo DS da década de 1950. Detentor de grande sucesso internacional, o GS teve cerca de 1.900.000 unidades produzidas.

Além dos modelos clássicos, a Créative Tecnologie de 2010 também foi homenageada no evento com a exposição do primeiro representante da linha DS: o DS3.

Citroën SM: um GT fora dos padrões

Apresentado com exclusividade mundial no Salão de Genebra de 1970, o SM imediatamente levantou uma questão: depois do Traction e do DS, como a Citroën reagiria frente a produção dos novos e sofisticados cupês da concorrência? A resposta foi dada de forma rápida: a Créative Technologie já estava na agenda dos cadernos de estudos da marca!

Na verdade, o Citroën SM incorporou uma arquitetura semelhante à do DS (motor dianteiro, tração, suspensão hidráulica), acrescentando alguns ingredientes próprios: motor V6 e um surpreendente sistema de direção. O motor V6 de 2,7 litros foi desenvolvido em colaboração com a Maserati. Com 170 cv e velocidade máxima de 220 km/h, o SM foi incluído entre os grandes da época. Em paralelo, desenvolveu-se também uma segunda opção de motor com 3 litros e caixa de câmbio automática. Este abriria novos horizontes, como o mercado americano.

A direção assistida com volta à posição automática (Diravi) surpreendeu a muitos no início. Ela dava ao SM uma vivacidade digna de um carro de corrida, além de uma incrível facilidade de manobra para um carro de 4,89 m de comprimento. Outros equipamentos reforçaram o posicionamento do SM: volante regulável em altura e profundidade, faróis direcionais e um avançado sistema de climatização. Finalmente, a suspensão hidráulica, síntese excepcional de conforto e comportamento em estrada, deu-lhe ampla vantagem sobre seus concorrentes diretos, que não possuíam grandes avanços nessas duas áreas. O resultado dessa tecnologia é que o comportamento do SM e sua insensibilidade às condições meteorológicas desfavoráveis fez dele o rei da estrada, permitindo longas viagens com médias inimagináveis à época.

Com uma produção de 12.920 exemplares entre 1970 e 1975, o SM é um desses modelos que encantam seus proprietários, especialmente por seu desempenho e comportamento. Um modelo que ainda é utilizado no dia a dia com grande satisfação por colecionadores e amantes da marca.

Citroën GS: fama internacional merecida

Segundo maior evento do ano de 1970 após o lançamento do SM, o público do Salão de Paris descobre o GS, estrela indiscutível da feira. Em breve seria coroado "Carro do Ano 1971" por um júri de jornalistas altamente especializados. O sucesso comercial do GS (1.874.754 exemplares de 1970 a 1981) e do GSA (565.009 veículos de 1979 a 1987) atesta o sucesso comercial deste modelo que realizará uma carreira internacional de primeiro plano.

A receita para o sucesso: um carro médio, 5 lugares, bem adaptado às necessidades da época. Construído na fábrica ultramoderna em Rennes-la-Janais, na Grã-Bretanha, representa a síntese perfeita entre desempenho, qualidade, conforto e economia.

O GS era dotado de estilo moderno e aerodinâmico, com motor de 4 cilindros e um volume habitável amplamente estudado. A suspensão hidráulica proporcionava conforto e dirigibilidade que seus concorrentes não eram capazes de oferecer. Como mencionou um jornalista da época: “Com o GS, a Citroën acertou em cheio”.

Algumas outras características faziam dele um modelo à frente de seu tempo, como seus quatro freios a disco ou seu amplo volume de porta-malas de 465 litros (710 litros para a versão break). Algumas originalidades assinam o modelo: o freio de estacionamento com um tirante localizado no centro do painel ou seu velocímetro rotativo em um visor dotado de uma lupa.

Sua longa carreira foi marcada por muitas evoluções de carroceria (break, um novo estilo para se tornar GSA) ou mecânicas (cilindrada, caixa de câmbio de 5 marchas, transmissão C-Matic) e até mesmo uma efêmera versão Birotor (motor rotativo ciclo Wankel), com 847 exemplares construídos entre 1974 e 1975.

Oferecido a preço compatível com suas prestações, o sucesso comercial foi imediato e os níveis de produção aumentam para atender pedidos vindos de vários países.

Citroën DS3: charme em plena atividade

O DS3 estréia em beleza a linha DS. Uma linha distinta que, por oferecer produtos com opções mais radicais, complementa a linha principal da marca. Uma linha que, como o próprio nome sugere, é um símbolo maior da criatividade e tecnologia da Citroën.

O DS3 é deliberadamente forte: um estilo radical e sedutor que se torna exclusivo graças à vasta gama de personalizações disponíveis. Um comportamento dinâmico que faz soprar um vento de modernidade na estrada, aliando, de forma perfeita, eficácia e serenidade. E uma inteligência de concepção que o torna polivalente e agradável de utilizar em qualquer situação. Com nível de emissões de CO2 que começa em 99 g/km, o DS3 está perfeitamente coerente com a liderança ambiental da marca.

Cinco motorizações enquadradas nas normas Euro V são propostas. São duas opções de motores diesel HDi FAP (de 90 e 110 cv) e três de motores a gasolina (VTi 95, VTi 120 e THP 150). O DS3 se beneficia, igualmente, de um trabalho notável de controle de massas, apoiado em um novo esquema de desenvolvimento para garantir grande robustez e rígidez torsional.

O DS3 inova revelando uma vocação de hatchback polivalente, vocação esta que a sua silhueta não deixa prever à primeira vista. Para explorar plenamente os seus 3,95 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,46 m de altura, está dotado de uma arquitetura inteligente: o painel está sobrelevado para privilegiar o espaço para as pernas ao mesmo tempo em que os bancos finos e o estilo da traseira, tipo "Station Wagon", favorecem o espaço de trás. A concepção escolhida para o DS3 permite oferecer cinco lugares, vários locais para guardar objetos (entre eles um porta-luvas com 13 litros), bem como um bagageiro modular (285 litros) por meio do encosto do banco traseiro rebatível na proporção 2/3 – 1/3.

O DS3 embeleza também a vida sendo generoso para os sentidos, como comprova o Hi-Fi System disponível, digno dos sistemas de última geração. Para todos os serviços prestados por seu DS3, a Citroën adiciona uma oferta de serviços dedicados, denominados Citroën Freedrive, que permitem ao cliente, por exemplo, beneficiar de um veículo durante a manutenção do seu DS3.

Clubes Citroën apresentados no Rétromobile
1. Amicale des Clubs Citroën (clubes federados franceses)
2. Les Amis du Type H (especialistas no utilitário)
3. Association des 2 CV Clubs de France (reúne cerca de 100 clubes)
4. Automobile Club André Citroën (especialistas nos veículos dos anos André Citroën)
5. Citromini (interessados em miniaturas)
6. Club Citroën France (clube de múltiplos modelos)
7. DS Club Révolution 55 (um dos três clubes DS)
8. DS lD Club de France (colecionadores ID e DS)
9. Euro SM Club (lo segundo clube SM)
10. IDéale DS France (3º clube ID e DS)
11. Méhari Club de France (colecionadores deste carro lúdico)
12. CX Club de France (criado pelos amantes desta prestigiosa limousine)
13. SM Club de France (o maior clube SM)
14. La Traction Universelle (o maior clube francês)
15. GS Club de France (1ª participação no salão)
16. Amicale Citroën Internationale (Federação Internacional de Clubes)

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