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domingo, 7 de fevereiro de 2010

Nova Yamaha T115 Crypton 2010


A valente CUB da Yamaha volta a ser oferecido como opção de entrada na linha de motocicletas da marca


Texto e Foto: Imprensa Yamaha

A Yamaha T115 Crypton está de volta. Indisponível na linha desde 2005 com a chegada do scooter AT115 Neo, a CUB - sigla que significa Category Upper Basic, ou categoria básica superior, veículo que está um nível superior aos ciclomotores, volta a ser oferecido como modelo de entrada.

A diferença mais marcante entre uma CUB e um scooter está na posição do conjunto motor/transmissão: como em uma motocicleta, no caso da CUB, mais embaixo do piloto e com o câmbio acoplado, ou junto à transmissão automática, no caso do scooter. Isso leva a outras diferenças básicas, como o câmbio manual de quatro velocidades e o uso de embreagem mecânica multidisco na Crypton, apesar do acionamento automático centrífugo e a transmissão secundária por corrente, e a transmissão automática CVT - Continuous Variable Transmission, transmissão continuamente variável, de "infinitas marchas" - acoplada diretamente na roda traseira. De resto, os veículos são muito parecidos, inclusive esteticamente.

A maior novidade da Yamaha Crypton, em relação a versão que era vendida até o inicio de 2005, está no motor de 113,7 cc de cilindrada, a mesmo do motor do scooter Neo. Esse motor, com cilindro e pistão em alumínio, é maior e mais potente que o motor anterior, que tinha cilindrada de apenas 101,8 cc. Com essa mudança, a potência máxima passa a ser de 8,2 cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 0,88 kgfm a 5.500 rpm. Apesar de ser mantido o carburador, os índices de emissões estão bastante abaixo dos valores máximos determinados pelo Promot 3, graças a tecnologias como catalisador, Sistema de Indução de Ar e o próprio desenvolvimento desse novo propulsor. O câmbio tem quatro marchas com alavanca acionada pelo pé esquerdo e a embreagem é automática.


Muitas são as inovações da nova Yamaha Crypton, a começar pelo novo quadro tubular de aço de alta tensão tipo underbone, pelos conjuntos óticos dianteiro e traseiro, reestilizados, pelo novo mostrador do velocímetro de acionamento mecânico no painel de instrumentos e novos e freios e suspensões - Kayaba dianteira de 100 mm de curso.

Junto do velocímetro está o marcador analógico de nível de combustível de alta precisão (indica reserva com 645 ml de combustível no tanque, que tem capacidade para 4,2 litros) e as luzes espias, entre elas a "Top", que mostra engrenamento da quarta e última marcha. Os comandos elétricos dos punhos do guidão também são novos, com mais ergonomia e facilidade de utilização.

A Yamaha Crypton tem rodas raiadas de 17 polegadas de diâmetro, suspensão dianteira telescópica conta com garfo de 26 mm de diâmetro e um porta-objetos de 4,0 litros de capacidade embaixo do banco. Há uma versão com partida a pedal e freio dianteiro a tambor de 110 mm (K) e uma versão com partida elétrica e freio dianteiro a disco de 220 mm (ED), em ambas o tambor traseiro tem 130 mm de diâmetro. As cores disponíveis são o prata, o vermelho e o preto.

Entre as principais vantagens da Yamaha Crypton estão a facilidade de pilotagem e a praticidade para o uso diário, o preço acessível, tanto de aquisição como de manutenção, e a economia de combustível. O público alvo do Crypton são jovens urbanos de ambos os sexos que buscam um veículo utilitário para substituir o transporte público, às vezes precário em grandes cidades, mas existe uma demanda também em zonas rurais e pequenas cidades cujo tráfego é mais tranquilo. Na maioria dos casos esses jovens estão comprando seu primeiro veículo de duas rodas.

A T115 Crypton chega a Rede de Concessionárias Yamaha no final do mês de março aos preços público sugerido posto Manaus de R$ 4.550,00 na versão K e R$ 5.200,00 na Crypton ED. Os produtos Yamaha tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Principais características

- Acessibilidade (entrada ao mundo das duas rodas)
- Qualidade e Confiabilidade Yamaha
- Design, beleza e acabamento exclusivos.
- Pilotagem Simples para uso na cidade - estável, segura e confortável.
- Facilidade de Manutenção.
- Baixo consumo de combustível.
- Motor quatro tempos de 115cc, 1 cilindro, duas válvulas, OHC
- Potência: 8,2 cv a 7.500 rpm
- Torque: 0,88 Kgf.m a 5500 rpm
- Câmbio semi automático de 4 velocidades
- Versões K e ED (Freio a Disco de 220mm e Partida Elétrica e a pedal)
- Chassi Underbone
- Porta objetos sob o banco (4 litros)
- Painel completo com:
- marcador de combustível,
- velocímetro,
- hodômetro e
- luzes espia incluindo indicador de ponto morto, pisca, indicador de 4ª marcha e luz de anomalia no circuito elétrico do motor.
- Comandos Completos no punho
- Rodas de 17 polegadas
- Freio traseiro a tambor de 130 mm
- Assento Confortável e Macio para as vias brasileiras
- Cavalete Central
- Componentes posicionados para fácil manutenção da motocicleta
- Sistema de indução de ar
- Suspensão dianteira Kayaba com curso de 100 mm

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