Doe Teleton

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

TROLLER T4 DÁ UM SHOW DE RESISTÊNCIA NO RALLY DAKAR 2010


Texto: Imprensa Troller
Foto: Donizetti Castilho

O Troller T4 participou do Rally Dakar 2010, a maior competição off-road do mundo, com desempenho que chamou a atenção do público e dos pilotos. Na segunda edição do Dakar na América do Sul o Troller T4 não apenas superou sem muito esforço os 9.000 km do roteiro entre Argentina e Chile, atravessando o Deserto do Atacama, como também prestou socorro a dois participantes atolados no meio do percurso.

Inscrito como veículo de imprensa, o Troller T4 foi pilotado por Eliton Torno e o fotógrafo e navegador Donizetti Castilho, que tirou mais de 15.000 fotos durante os 16 dias da prova. "Nossa rotina foi até mais dura que a dos participantes que estavam correndo o Rally. Tínhamos de acordar mais cedo, às 4 horas, para estarmos posicionados para fotos antes da largada. E só íamos dormir à meia-noite, depois de transmitir as fotos", diz Castilho.

O rali deste ano teve um grau de dificuldade maior, com metade do percurso em dunas - segundo os participantes, mais altas e difíceis que as da África. "O Troller, como sempre, deu um show de resistência", conta o fotógrafo. "Ele se dá muito bem na areia, por ser curto e leve, e foi a sensação do público por onde passou. Recebemos muitos pedidos de informação do veículo, tanto de jornalistas estrangeiros como do público argentino e chileno, que é fã de off-road".

No primeiro dia, o carro de um piloto argentino ficou atolado, com duas rodas no ar. Outros veículos tentaram ajudar, mas só o Troller conseguiu rebocá-lo. No último dia, a cena se repetiu. O carro de um fotógrafo brasileiro parou com a transmissão dianteira quebrada e o Troller o rebocou por 7 km nas dunas. "O Troller nem sentiu. É valente", continua.

"Para quem conhece o Troller T4, o seu desempenho no Rally Dakar não surpreende. É um carro que nasceu para o off-road, onde ele se sente em casa", diz Rodrigo Lourenço, gerente geral da Troller.

Sem adaptações

Além dos 9.000 km do rali, o Troller T4 rodou mais 5.000 km no deslocamento de São Paulo a Buenos Aires. A única manutenção necessária durante toda a viagem foi a troca do parabrisa, trincado no choque com um pássaro em Uruguaiana, ainda no Brasil. Com experiência de 12 anos em provas off-road, Donizetti Castilho destaca a dureza dessa prova. "Costumamos dizer que o Dakar é três vezes mais difícil que o Rally dos Sertões: três vezes maior na distância e no tempo e com o triplo de participantes", diz.

O Troller T4 não precisou de nenhuma adaptação no motor, câmbio ou suspensão para participar do Dakar. Recebeu apenas banco tipo concha de competição, cintos de quatro pontos e gaiola de proteção para atender as normas de segurança da FIA. "Foi um teste duro para o Troller, que provou também a resistência dos novos pneus Adventure da Goodyear. Baixamos a pressão para andar nas dunas e mesmo assim ele enfrentou pedras sem nenhum problema. Se você está sozinho num lugar e tem de se virar, não quero outro carro. O Troller não tem igual", completa Castilho.

Aventura e cidade

O Troller T4 combina robustez para a aventura e estilo e praticidade na cidade. Tem carroceria em compósito de alta resistência, motor diesel 3.0 L MWM International de 163 cv, tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante e freio a disco nas quatro rodas. Além de vão livre do solo de 215 mm, tem excelente ângulo de ataque e saída, de 50 graus e 37 graus, respectivamente, e capacidade para rodar com até 800 mm de água. Também vem equipado de série com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de alumínio, pneus todo-terreno 255/75 R15, capota rígida removível, santantônio e conector de sensor de velocidade para navegador de rali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana