Doe Teleton

domingo, 12 de setembro de 2010

Citroën DS4, um cupê com amplos poderes


Texto e Fotos: Imprensa Citroën

Com seu início de comercialização previsto para o segundo trimestre de 2011, o CITROËN DS4 vem enriquecer a linha DS. O carro será apresentado em avant-première mundial no Mondial de L’Automobile de Paris, como mais uma demonstração viva da filosofia Créative Technologie da marca. O CITROËN DS4 se encaixa perfeitamente na filosofia da linha DS propondo conceitos básicos marcantes em termos de estilo, sensações, arquitetura e requinte. É um cupê com amplos poderes que, graças às suas prestações, responde às necessidades múltiplas oferecendo cada vez mais sedução e dinamismo.

Uma criação única

O CITROËN DS4 propõe uma silhueta de cupê elevado com quatro portas. Ele combina, assim, o dinamismo, a exclusividade e a compacidade de um cupê com a versatilidade e a habitabilidade de um sedã compacto.

Uma nova visão do dinamismo automobilístico

Agressivo e exclusivo, o CITROËN DS4 oferece sensações de direção novas graças à sua sobre elevação, seu pára-brisa panorâmico e um posto de direção que combina os códigos do cupê com o conforto de um sedã. Apoiado num comportamento na estrada à imagem de seu estilo, o CITROËN DS4 promete um toque de estrada único; ele convida à evasão, ao movimento.

Um desafio vencido: conjugar criatividade, dinamismo e exclusividade com polivalência

Com 4,27 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,53 m de altura, o CITROËN DS4 mantém uma promessa que se assemelha bastante a um desafio: introduzir polivalência e prestações de utilização combinadas ao dinamismo de um cupê. Desafio vencido, graças aos três lugares traseiros acessíveis por meio de portas discretas perfeitamente disfarçadas em estilo, mas também graças a seu amplo porta-malas e seus numerosos guarda-volumes…

Um requinte absoluto

O CITROËN DS4 tem um poder de atratividade imediato por seu porte distinto. Dos assentos em couro com detalhes finos às guias de luzes dianteira e traseira com a presença de elementos cromados, tudo foi projetado para garantir coerência do conjunto e status, tanto em seu interior como por fora.

Uma silhueta única

Verdadeira obra de estilo, o CITROËN DS4 suscita desejo com uma silhueta de cupê elevado com quatro portas. Ele combina com audácia códigos que, até então, eram totalmente opostos. Marc Pinson, estilista responsável pelo projeto, afirma: «a reinterpretação dos códigos é uma chave que abre novas perspectivas, traz respostas concretas e surpreendentes à mobilidade automobilística».

Logo no primeiro olhar, na face dianteira, o CITROËN DS4 reforça sua posição na linha distintiva da marca. A disposição dos chevrons na grade frontal, o logo DS sobre o capô, as guias de luzes visíveis de dia e à noite, dão-lhe um caráter exclusivo. Seu perfil, que apresenta notadamente um friso cromado em torno dos vidros laterais escuros, é modelado pelas caixas de rodas salientes - destacando os aros de até 19 polegadas – como também pelo teto alongado que termina num aerofólio traseiro trabalhado para causar ainda mais dinamismo.

A visão do conjunto traseiro do CITROËN DS4 caracteriza perfeitamente a exclusividade de sua silhueta. Ao mesmo tempo compacto e vigoroso, ela respeita a promessa de exclusividade da linha distintiva da marca. Alguns exemplos: os detalhes cromados na parte inferior dos pára-choques, os guias horizontais de luz que chegam até as lanternas traseiras, sempre iluminadas, com um efeito bumerangue inédito.

Um espaço interno construído sob medida

Seguindo a mesma linha do estilo exterior, o espaço interno do CITROËN DS4 destaca força, dinamismo e requinte: o lugar do motorista é envolvente e os instrumentos cercados por frisos cromados parecem sair do painel de bordo. Um painel de bordo esculpido com uma qualidade tátil excepcional notadamente graças ao uso de material com gramatura agradável e flexível ao toque. Este espaço interno é dominado por um para-brisa panorâmico que se prolonga pelo teto escuro para criar um ambiente luminoso com contrastes a bordo.

O CITROËN DS4 é de fato dotado de um pára-brisa panorâmico que oferece uma visão para cima de 45°. Associado à superelevação do carro, este último otimiza a visibilidade para uma direção dinâmica e eficaz dentro de um contexto urbano às vezes carregado e caótico. Ele propõe um verdadeiro bem-estar mergulhando literalmente o espaço interno numa luminosidade suave que sublima cada cor, cada material usado no interior. O motorista, como seu passageiro do lado, dispõe de um ocultador rígido individual compreendendo os pára-sóis dobráveis para um conforto preservado.

Requinte, qualidade percebida e riqueza de apresentação guiaram o trabalho de estilo de cada um dos elementos do espaço interno. O cliente do CITROEN DS4 tem assim a escolha entre cinco combinações de couro para personalizar os assentos de seu carro com propostas « dual-tom ». No seu acabamento de topo de linha, o CITROËN DS4 é revestido em couro com detalhes finos tanto no painel de bordo quanto nos das portas e nos assentos dianteiros definidos como estilo « Pulseira ». A parte central dos assentos evoca de fato os elos de uma pulseira de relógio enquanto que as bordas dos assentos são ornamentadas com um jogo de costuras que reforçam o
aspecto alongado e musculoso do conjunto.

O uso de elementos cromados nos frisos das grades de ventilação, do painel de instrumentos e da alavanca de troca de marchas ou em alguns comandos da console central, dá um toque de luxo suplementar. O cuidado com o detalhe no espaço interno posiciona definitivamente o CITROËN DS4 num universo exclusivo e dinâmico. Seu jogo de pedais em alumínio, o revestimento de couro nas maçanetas de portas, suas iluminações de ambiente são provas desse trabalho meticuloso de estilo.


O DINAMISMO E A AGILIDADE NOS GENES

O CITROËN DS4 oferece uma nova leitura do dinamismo automotivo. As sensações de direção são de fato coerentes com as promessas expressas por seu estilo.

Uma nova visão do dinamismo automotivo

O comportamento dinâmico na estrada do CITROËN DS4 é totalmente fiel à impressão de agilidade e de estabilidade que ele irradia. O estilo do CITROËN DS4 privilegia o comportamento dinâmico para clientes que procuram conceitos pré-definidos fortes. Jérémie Maestracci, chefe de projeto do CITROËN DS4, declara a este respeito: « Nós procuramos absolutamente tudo para que o motorista tenha a impressão de ter as rodas na ponta dos dedos para um touch de estrada único ».

O CITROËN DS4 dá a impressão de estar colado ao chão e oferece aos passageiros uma sensação de segurança em quaisquer circunstâncias. Ele dispõe de um eixo dianteiro pseudo-McPherson, um eixo traseiro com travessa deformável e uma direção hidráulica com grupo eletro-bomba, soluções comprovadas e reguladas especialmente para um estilo diferenciado do carro.

Ocorre o mesmo para as suspensões ajustadas para proporcionar melhor filtragem de ruídos e uma agilidade ao melhor nível.

O CITROËN DS4 é, além disso, equipado, dependendo das motorizações, com freios dianteiros a discos ventilados de grande tamanho (340 mm de diâmetro) e, de série, com sistemas dedicados ao controle da frenagem (repartidor eletrônico de frenagem, ajuda à frenagem de emergência), à
assistência (controle de tração inteligente) bem como à manutenção de trajetória (ABS, ESP), garantias de um controle otimizado do veículo nas situações de direção das mais delicadas.

Para seu lançamento, este novo modelo da linha distintiva se beneficia de dois motores diesel Euro V equipados de série com filtro de partículas: o HDi 110 (disponível em versão e-HDi) e o HDi 160, além de três motorizações a gasolina Euro V desenvolvidas em cooperação com a BMW :

o VTi 120, o THP 155 e enfim o novo THP 200 CV. Esta última versão desenvolvida a partir do motor 1,6L oferece desempenhos e um prazer de alto nível graças à sua potência (147 kW) e a seu torque máximo (275 Nm a 1700 rpm) com emissões de CO2 limitadas a 149g! Todos esses motores são dotados de caixas de câmbio de seis marchas, manuais ou manuais pilotadas.

Para que a mecânica permaneça discreta para os passageiros, um tratamento acústico especial foi dado ao carro. Para aperfeiçoar o ambiente interno silencioso, as vibrações e os ruídos de motores, de aerodinamismo, de rodagem ou de percussão foram neutralizados no mais perto possível das fontes de emissão ou de excitação, tais como:

pára-brisa panorâmico folheado acústico integrando um filme amortecedor, barreiras de estanqueidade sobre a carroceria, as portas, bem como uma barreira externa reservada habitualmente aos veículos topo de linha alemães, ou, ainda, o acréscimo de absorvedores dentro do compartimento do motor.

Um ambiente preservado

O CITROËN DS4 está dotado da tecnologia micro-híbrida e-HDi, disponível logo no lançamento na sua motorização HDi 110 CV. A originalidade deste sistema resulta da combinação de várias tecnologias: um motor HDi, com o melhor desempenho do mercado; um sistema Stop&Start que
permite a parada instantânea do motor em todas as situações onde o carro está parado (semáforos, perturbações do trânsito...) com um alternador reversível de segunda geração e um sistema e-booster que permitem a partida imediata do motor (0,4 s) ; um sistema de pilotagem eletrônico do alternador permitindo a recuperação da energia quando o veículo desacelera e uma caixa de câmbio manual pilotada com relações otimizadas.

As principais funções de conforto (climatização, radio…) e de assistência (direção, ESP…) são evidentemente mantidas quando o motor está parado. Essa inovação reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2 dos motores HDi em até 15% na cidade.

O CITROËN DS4, em sua concepção, teve como objetivo a redução do impacto ecológico principalmente pelo uso de « materiais verdes ». Trata-se de matérias primas que compõem o veículo e que são de origem natural ou já reciclada. O CITROËN DS4 utiliza assim aproximadamente 15% de « materiais verdes » do total de 200 kg de matérias plásticas presentes no veículo. O CITROËN DS4 reduz também seu impacto ecológico pelo nível de qualidade de seus componentes e por seu processo de fabricação. Nesse contexto, o local de produção de Mulhouse (França), onde o CITROËN DS4 é fabricado, comprova a sua excelência em termos de proteção do meio ambiente. Ali se trabalha de fato, há vários anos, para aperfeiçoar o seu desempenho ambiental, particularmente em relação a consumo de eletricidade e de água por veículo: dividida por mais do que 14 em 30 anos (9,5 m3/veículo em 2009), suas emissões de CO2, de COV (compostos orgânicos voláteis): divididos por 10 em 10 anos.


O PRAZER DO DIA A DIA

Para abrir o caminho para novas utilizações, para um novo prazer de dirigir, o CITROËN DS4 tem como ambição inventar uma nova visão do dinamismo automobilístico. Com um comprimento de 4,27 m, uma largura de 1,81 m e uma altura de 1,53 m, o CITROËN DS4 é incontestavelmente um carro compacto. Contudo, ele mantém uma promessa, que mais parece um desafio: introduzir polivalência e prestações de utilização dentro de uma silhueta dinâmica.

Para facilitar o acesso ao banco traseiro, muitas vezes criticado nas silhuetas esportivas, o CITROËN DS4 é dotado de portas traseiras, perfeitamente integradas em estilo. Essas últimas são percebidas, de fato, somente quando da ativação da maçaneta incorporada na estrutura da porta.

Graças a esses acessos otimizados, as portas dianteiras de CITROËN DS4 são também menores, menos pesadas, e mais manobráveis para o acesso facilitado à frente.

Outro trunfo de CITROËN DS4 em termos de polivalência e de habitabilidade é o seu porta-malas. Com um volume de mais que 370 litros, o porta-malas do CITROËN DS4 é totalmente comparado ao espaço de bagagens de um sedã tradicional.

O CITROËN DS4 propõe enfim múltiplos porta-objetos para facilitar a vida a bordo: um grande porta-luvas iluminado, gavetas de portas dianteiras podendo receber uma garrafa de 1,5L, uma gaveta debaixo do assento do passageiro dianteiro. Graças à arquitetura inteligente de um console central alto disponível nas versões equipadas da caixa manual pilotada, o CITROËN DS4 oferece ao mesmo tempo espaços de portas-objetos impressionantes. O primeiro, refrigerado e iluminado pode acomodar até quatro garrafas de 50cl e inclui uma zona de conexões, protegida por uma gaveta deslizante com: uma tomada Jack, um tomada USB bem como uma tomada 12V. Outro elemento de conexão, uma tomada 230V é disponível dentro do amplo porta-objetos que se encontra debaixo do descanso de braço Dianteiro.

“CREATIVE TECHNOLOGIE”: FILOSOFIA EMBARCADA

Além do design e do desempenho, o espaço interno do CITROËN DS4 é repleto de equipamentos, de funcionalidades, de inovações da « Créative Technologie », estudados para estarem ao serviço do motorista e de seus passageiros.

Equipamentos Créative Technologie

A bordo do CITROËN DS4 a viagem é incontestavelmente feita em primeira classe com equipamentos tais como:
um sistema áudio que íntegra um software de tratamento sonoro que permite a espacialização do som. Este novo sistema confere assim um som autêntico e bem distribuído dentro do veículo.

assentos dianteiros com massageadores dotados de regulagem lombar elétrica, presentes nos encostos dos assentos do motorista e do passageiro que viaja na frente.

equipamentos customizáveis totalmente originais. O motorista pode de fato escolher o ambiente que ele quer a bordo. Ele tem assim a escolha dentre quatro gamas de sons polifônicos (Classic, Crystal Symphony, Jungle Fantasy e Urban Rythmik) para os sinais de alertas e de lembretes, três níveis de intensidade de vazão de climatização (suave, média, intensa), e paleta de cores que vai do branco até o azul para o painel de instrumentos.

Esses comandos de direção e de conforto correntemente utilizados pelo motorista são acessíveis sem soltar o volante e são permanentemente visíveis, mesmo à noite, graças à retro-iluminação dos pictogramas.

… a serviço da serenidade

Porque o prazer não pode ser completo sem serenidade, o CITROËN DS4 inclui:

o CITROËN eTouch. Trata-se de um sistema que realiza automaticamente ou por iniciativa dos passageiros as chamadas de emergência e de assistência localizada, dependendo dos países, graças a um cartão SIM integrado (as chamadas são gratuitas e disponíveis 24 horas por dia, Sete dias por semana), para uma localização precisa e uma intervenção rápida em casos de incidente ou acidente.

faróis de neblina dianteiros com iluminação estática de intersecção. Em situação de curva, este sistema oferece um feixe luminoso suplementar para aumentar a visibilidade para dentro da curva ou da interseção e isso até 75° à esquerda ou à direita do veículo. O acionamento é automático sempre que o motorista aciona o pisca-pisca ou quando o ângulo de manobra do volante chega a 60°.

um sistema para monitoramento do ângulo morto. Baseado no mesmo princípio usado pelos sensores de ré, este equipamento funciona graças a quatro sensores de ultra-sons (entre 12 e 140 km/h). Ele indica, através de um pictograma nos retrovisores, a presença de um veículo na área dos ângulos mortos, isto é, ele monitora uma área que se estende a até 5m para trás do pára-choque traseiro e até 3,5m pelos lados do veículo.

um regulador/limitador de velocidade programável que permite inserir (com o veículo parado) instruções de velocidades. O motorista pode assim, mais rapidamente, utiliza-las durante sua viagem.

Serviço com o melhor nível

Graças à oferta do programa CITROËN FREEDRIVE, inaugurado com o CITROËN DS3, o dono do CITROËN DS4 pode também contar com esse serviço diferenciado.

É antes de tudo uma garantia de serenidade absoluta, que torna possível não somente a realização de todos os serviços de manutenção, mas também, alguns serviços especiais como, por exemplo, a limpeza integral do veículo.

Além disso, o CITROËN FREEDRIVE procura assegurar a mobilidade do motorista em todas as circunstâncias como, no caso de uma imobilização do veículo, a colocação à disposição do meio de transporte mais adequado. O cliente se beneficia também de um veículo de substituição durante o serviço de manutenção de seu CITROËN DS4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana