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Itaipava Racing Team coloca os dois carros entre os quinze primeiros no grid de largada em Brasília
David Muffato e Luciano Burti largam respectivamente em nono e 15º
Foto: Fabio Oliveira
Os dois carros da equipe Itaipava Racing Team largam entre os quinze primeiros na penúltima etapa da temporada da Stock Car, que será disputada em Brasília (DF) neste domingo (21), às 11h00, com transmissão ao vivo da Rede Globo. David Muffato ficou com o nono lugar no grid de largada e Luciano Burti sai em 15º. “Foi um resultado dentro da expectativa, com os dois carros muito bem, mas só fico chateado pelo problema do Luciano (Burti), porque certamente ele tinha condições de entrar na última parte do treino classificatório”, contou David Muffato.
“Mas está tudo caminhando bem, a diferença para os primeiros colocados é pequena, questão de detalhes mesmo. Agora é pensar na corrida, que será longa e com temperatura alta, com alto desgaste de pneus. Nossa estratégia já está basicamente definida, mas ainda vamos trabalhar no acerto do carro”, acrescentou David Muffato. Na segunda parte do treino classificatório, ele inclusive saiu à frente de Luciano Burti para oferecer boas condições de volta ao companheiro de equipe, que pelos resultados do fim de semana era candidato natural a um lugar entre os que disputaram a pole position.
“O carro sempre esteve muito bom aqui, foi o meu melhor carro no ano, mas as coisas não correram bem na segunda parte do treino classificatório: eu tive um problema de pressão de combustível e também um pneu furado, o que tirou nossas chances. Mas é claro que é melhor estar em 15º com um carro que nós sabemos que é competitivo do que em 15º quando esse é o limite dele”, disse Luciano Burti, que foi o quarto mais rápido no chamado Q1, a primeira parte da tomada de tempo. No Q2, não pôde ir além do 15º lugar.
“Naquela primeira parte do treino, mesmo em quarto ainda tínhamos margem para melhorar, o que gerou uma expectativa. Mas a chance de fazer uma corrida boa existe, sabemos que é um carro para andar na frente e nosso ritmo de corrida tem sido bom nas últimas etapas. Principalmente aqui isso é muito importante. Assim como a estratégia de box, também”, concluiu Luciano Burti. Ricardo Maurício, da Eurofarma RC, confirmou o favoritismo construído nas sessões livres e ficou com a pole position. Rodrigo Sperafico sai em segundo.
O GRID DE LARGADA EM BRASÍLIA
2°. Rodrigo Sperafico (Qualicorp Micos/P)
3°. Allam Khodair (Full Time Blausiegel/P) *
4°. Cacá Bueno (RBR/P) *
5°. Marcos Gomes (Full Time Blausiegel/P) *
6°. Átila Abreu (AMG/C) *
7°. Max Wilson (Eurofarma RC/C) *
8°. Daniel Serra (RBR/P) *
9°. David Muffato (Itaipava Racing Team/P)
10°. Valdeno Brito (Cosan Mobil Boettger/C)
11°. Ricardo Sperafico (Crystal Racing Team/P)
12°. Julio Campos (JF/P)
13°. Thiago Camilo (Ipiranga Vogel/C)
14°. Ricardo Zonta (RZ Corinthians/C)
15°. Luciano Burti (Itaipava Racing Team/P)
16°. Felipe Maluhy (Officer ProGP/C) *
17°. Antonio Jorge Neto (RZ Corinthians/C)
18°. Alceu Feldmann (RCM/P)
19°. Lico Kaesemodel (RCM/P)
20°. Popó Bueno (São Luiz A.Mattheis/C) *
21°. Antonio Pizzonia (Hot Car/C)
22°. Giuliano Losacco (FPR/P)
23°. Duda Pamplona (Officer ProGP/C)
24°. Christian Fittipaldi (Gramacho Costa/C)
25°. Thiago Marques (AMG/P)
26°. Claudio Ricci (Crystal Racing Team/P)
27°. Norberto Gresse (Hot Car/C)
28°. Nonô Figueiredo (Cosan Mobil Boettger/C) *
29°. Pedro Gomes (Ecopads Vogel/C)
30°. Diego Nunes (RC3 Bassani/P)
31°. William Starostik (P/RC3 Bassani)
32°. Xandinho Negrão (Medley A.Mattheis/C)
Esportes
Coluna “Mecânica Online”: O mais rápido da imprensa automotiva
Tarcisio Dias*
No mês de março de 2024, a Audi do Brasil comemora sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade.
Uma das ocasiões mais marcantes para a imprensa automotiva, junto com a Audi, foi o evento de lançamento do R8 GT em 2011 – uma série limitada de 333 unidades, com apenas três destinadas ao Brasil e preço de R$ 1 milhão – e a oportunidade de alcançar a velocidade final do modelo numa reta plana de cerca de 5 km.
A pista de ensaios de voos da Embraer, em Gavião Peixoto, próximo a Araraquara, no interior paulista, a 310 km da capital, foi o local escolhido para essa aventura. É a mais longa pista das Américas — são 4.967 metros de comprimento por 45 metros de largura de asfalto perfeito.
Antes de prosseguirmos, vamos à Mecânica Online. O veículo apresentava uma motorização V10 de 5,2 litros — um motor aspirado também utilizado no Lamborghini Gallardo LP560-4 – que produzia 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.500 rpm.
A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em apenas 3,6 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h. O câmbio era o R-Tronic, um manual robotizado de embreagem única, com pneus dianteiros 235/35R19 e traseiros 295/30R19.
Antes de entrarmos na pista, todos os participantes receberam um uniforme completo de piloto, passaram por pesagem e participaram de uma preleção para entender a dinâmica da ação.
Depois foi a vez de entrar no R8 GT, apertar os cintos de segurança de quatro pontos e observar a pista de pouso e decolagem que desaparecia no horizonte, aguardando a bandeira verde e a verificação dos pneus P Zero (44 libras na frente, 46 atrás). Tudo cercado por muita atenção e cuidados, com a segurança em primeiro lugar.
Alinhamos junto aos cones para a verificação final. A pista é larga e vamos ao volante tendo como carona o piloto Andre Nicastro, que dá as simples instruções: acompanhe a faixa contínua pintada na pista e nada de movimentos bruscos na direção.
Bandeira verde e pé na tábua! O motor ronca alto, mas não tão alto a ponto de atrapalhar. Em 3,6 segundos já estamos a 100 km/h, mas a largura da pista dificulta a percepção da velocidade, tudo parece passar rapidamente pela janela.
Mantendo o pé no acelerador, o ponteiro do conta-giros se aproxima da faixa vermelha. Na quarta marcha atingimos 235 km/h, na quinta 290 km/h, na sexta… e o carro continua ganhando velocidade. A essa altura, se estivéssemos em um jato Embraer 190, já teríamos decolado.
No entanto, não decolamos, e um leve tremor no volante vem da pista irregular. Com uma grande asa traseira segurando o R8 GT no chão e tração nas quatro rodas, o carro permanece firmemente estável, não exigindo habilidades especiais.
A cerca de 300 km/h, o velocímetro digital se estabiliza. Há a clara sensação de que o som do motor V10 está ficando para trás… Para os observadores do lado de fora, próximo ao hangar, o som se assemelha ao de um caça a jato em voo rasante. Foi emocionante ver e ainda mais acelerar tudo isso!
Após aproximadamente 1 minuto e 40 segundos, passamos pelo posto de cronometragem: o velocímetro mostra impressionantes 330 km/h, topou no máximo. Faltou dizer que o modelo em testes veio direto da Alemanha para essa aventura e permitia atingir os 330 km/h, superior aos 320 km/h anunciado na ficha técnica.
Hora de mover o pé do acelerador para o freio, reduzindo a velocidade e o Audi responde prontamente.
Ao final, a mente continua acelerada. Na curva fechada para voltar ao hangar, o velocímetro mostra 140 km/h, mas a sensação é de que o carro está quase parado, como se estivesse manobrando para estacionar em um supermercado.
Dos 5 km percorridos, 1,4 km foram dedicados à desaceleração e frenagem, uma distância mais do que suficiente considerando os freios de fibra de carbono. Devido à absoluta planicidade da pista, é possível perceber a curvatura da Terra, já que não se avista o final da pista.
De volta ao hangar, fui informado da velocidade máxima registrada: exatos 326,545 km/h. Foi uma experiência extremamente interessante e emocionante, ainda mais por ter sido o mais rápido da imprensa automotiva e por conquistar um prêmio especial e único pela realização.
A Audi realizou essa ação por dois dias, mais de 50 vezes, levando outros jornalistas e a própria equipe da Audi. Para isso, só precisou de reabastecimento (cinco litros de gasolina gastos a cada trecho) e da troca de um filtro de ar, mostrando a confiabilidade do modelo.
Na época, a liderança da Audi do Brasil estava sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Kakinoff, que sempre esteve presente nos eventos da marca com a imprensa, e não foi diferente dessa vez.
Foi um sábado memorável para todos os membros da imprensa automotiva, um verdadeiro parque de diversões para adultos!
E agora, ao comemorar seus 30 anos de Brasil, a Audi deve saber que a melhor maneira de garantir um futuro promissor é sempre lembrar das lições do passado e preservar seus valores, os quais muitas vezes, com as mudanças, acabamos perdendo, mas nunca é tarde para evoluir.
*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/.
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