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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jaguar retorna a Le Mans


Jaguar RSR XKR GT2 confirma sua presença nas 24 horas de Le Mans 2010

Texto e Foto: Imprensa Jaguar

Em 2010 são comemorados os 75 anos da marca Jaguar, que tem em seu DNA o legado de produzir grandes veículos e carros de corrida. Como forma de manter a história viva, a empresa confirmou hoje seu retorno à famosa corrida das 24 Horas de Le Mans. A marca voltará às pistas no próximo dia 12 de Junho, com um XKR GT2. O veículo de competição foi adaptado pela JaguarRSR baseado no já famoso cupê XKR que, na versão de rua, possui motor de 510 cv.

Com sete vitórias obtidas entre 1951 e 1990, a Jaguar é a marca britânica mais vencedora das 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial.

Para Paul Gentilozzi, parceiro da JaguarRSR, “é um imenso prazer ter o prestígio da ACO nos dando as boas-vindas nas 24 Horas de Le Mans, uma competição muito apreciada por aqueles que gostam dos esportes a motor em todo o mundo. O fato de termos um Jaguar competindo novamente é algo muito especial. Também é um privilégio muito grande para nós, ser representados nas pistas por dois pilotos extremamente talentosos como o veterano Scott Pruett e Marc Goosens”.

Gentilozzi também conduzirá o JaguarRSR XKR GT2 na edição 2010 da American Le Mans Series (ALMS). “O retorno da Jaguar a uma prova como essa nos dá muita alegria e emoção. Mas é importante termos ciência do altíssimo nível em que está a competição e sabermos que um lugar no pódio não cairá facilmente em nossas mãos. Entretanto, estamos 100% comprometidos com o projeto e pedimos aos fanáticos pela Jaguar que nos apóiem”.

C.J. O'Donnell, diretor global de Marketing de Jaguar, ressaltou que “esportes a motor sempre foram uma importante parte da companhia. O domínio da marca nas 24 Horas de Le Mans durante os anos 1950 pode ser considerado como o alicerce no qual a empresa se desenvolveu. A última vitória da marca nessa prova foi conquistada há 20 anos, com um TWR Jaguar Sport, pilotado por John Nielsen, Price Cobb e Martin Brundle. Retornar a Le Mans no ano em que a marca comemora 75 anos, trará de volta um entusiasmo global”.
“Com a chegada dos novos XF, XK e XJ, a Jaguar apresenta modelos de tecnologia inovadora, design arrojado e a experiência da linha ‘R’. Retornaremos aos esportes a motor para demonstrar as conquistas e as capacidades do XKR”, complementa O’Donnell.
A Jaguar conquistou sua primeira vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1951, na primeira corrida do C-Type, que também voltaria a ganhar a prova em 1953. O D-Type foi tri-campeão da prova nos anos de 1955, 1956 e 1957. Em 1988 a marca voltaria a vencer a corrida com um XJR-9LM, que trazia motor V12. A última vitória da marca aconteceu em 1990, com o XJR-12.

MINI Cooper realiza parceria com ONG Make a Wish durante Carnaval da Vila

Texto: Imprensa MINI Cooper

Para entrar na folia do carnaval 2010, o MINI Cooper, famoso compacto da marca britânica, se envolveu em uma ação muito especial em parceria com o Carnaval da Vila, organizado pelo designer de jóias Fabrizio Giannone.

O MINI vai realizar o desejo de uma criança da ONG Make a Wish, responsável por crianças que têm sérios problemas de saúde. Para a ação, o Carnaval da Vila escolheu como madrinha Ana Paula Junqueira, que tem sido anfitriã de eventos ao redor do mundo em prol do meio ambiente, e atualmente ocupa o cargo de secretária geral da Associação das Nações Unidas no Brasil, a Anubra, braço direito da ONU no país. Ana Paula vai colocar no MINI o adesivo “Make a Wish”, que realizará o sonho de uma das crianças.

Ana Paula e a ONG escolherão uma das crianças, que poderá fazer qualquer pedido para que o MINI Cooper realize. A Ação conta ainda com outras madrinhas, que vão customizar uma jóia de Giannone. Trata-se do colar Folha do Rio Solimões, feito de renda, onde ficam pregadas algumas pedras preciosas. Famosas como Adriane Galisteu, Guilhermina Guinle e Adriana Bombom serão algumas das madrinhas escolhidas para customizar versões dessa jóia, que serão revertidas para a Make a Wish.

Durante o Carnaval da Vila, haverá também outro MINI Cooper, que poderá ser customizado por famosos e convidados que estiverem na folia.

O baile acontecerá das 17h às 22h e contará com dois ambientes distintos para animar os foliões: na parte de fora, com a banda Bloco de Rua - Filhos da Mamãiss, que tocará as saudosas marchinhas de carnaval e, no show room, a DJ Lara Gerin.
A Vila fica localizada na Alameda Lorena, no Jardim Paulistano.

Circuito Anhembi já nasce com a maior reta da Indy


Entre todos os traçados do calendário, São Paulo terá o maior trecho em linha reta na temporada

Texto: Imprensa São Paulo Indy 300

Para público, pilotos e fãs de velocidade, o circuito da São Paulo Indy 300, corrida de abertura da temporada 2010 do Campeonato Mundial de Fórmula Indy no dia 14 de março, terá um atrativo especial: o tamanho da reta que passa pela Marginal Tietê. Com 1,5 quilômetro de extensão, o trecho constitui a maior reta de todo o calendário da IZOD IndyCar Series em 2010.

"Na verdade, é a reta mais longa em que a Fórmula Indy já correu", anotou Tony Cotman, engenheiro responsável pela concepção do traçado paulistano. De acordo com o neozelandês, as velocidades alcançadas pelos carros deverão chegar aos 310 km/h, "dependendo do downforce dos carros", ressaltando a importância das configurações aerodinâmicas - inclinação das asas dianteiras e traseiras - dos bólidos da categoria, equipados com motores V8 de 3,5 litros e que desenvolvem 650 cavalos de potência.

"Geralmente, quanto menos pressão aerodinâmica o carro carregar, mais rápido ele será nas retas, mas os pneus se desgastarão com mais rapidez; com mais downforce, mais lento será nas retas, mas melhor nas curvas e o piloto conseguirá conservar melhor os pneus. Será um equilíbrio delicado para as equipes, e é isso o que leva a uma corrida interessante e disputada", afirmou.

Segundo o projetista, a reta do circuito que receberá a São Paulo Indy 300 é maior que a dos superovais - casos de Indianápolis e do Texas Speedway. Ele acredita que, por causa disso, haverá um aumento das chances de ultrapassagem. "Muitas retas não são longas o suficiente para uma ultrapassagem, mas nesta o carro à frente vai fazer um grande ‘buraco’ no ar atrás de si, enquanto os carros que vierem em seguida terão a vantagem do vácuo para tentar ganhar a posição", explicou.

Entre a Curva do Tietê, que leva os carros à pista da Marginal, e a Curva da Vitória, que dá acesso à linha de chegada, são 1.500 metros. Cotman conta que nos desenhos preliminares do circuito havia uma chicane (curva em forma de S) para reduzir a velocidade dos carros. O projetista, no entanto, conta que a decisão de abandoná-la foi a mais acertada em prol da competição. "A chicane foi retirada porque acredito que o circuito deverá proporcionar uma corrida mais excitante sem ela", disse.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

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Alexandre Barros inaugura escola de pilotagem e fecha parceria com a BMW


Alexandre Barros e a moto oficil do curso a BMW S1000RR
No evento de lançamento, a BMW apresentou a S 1000 RR, inédita no Brasil e que será a moto oficial do curso ministrado por Alexandre Barros

Texto e Imagem: Alex Barros Riding School

Inagurada nesta quarta-feira, a Alex Barros Riding School, uma escola de pilotagem com estrutura e programação internacional com serviços de telemetria, câmeras nas motos e transpoder a serviço dos alunos. O evento aconteceu no autódromo de Interlagos em São Paulo e contou com mais de 70 pessoas entre jornalistas, parceiros e potenciais alunos.

A surpresa do dia ficou por conta da BMW que anunciou a parceria com a escola de Alexandre e aproveitou para lançar no Brasil a S 1000 RR, referência da categoria e sensação na europa. Esta será portanto, a moto oficial da Alex Barros Riding School. Segundo Barros, a moto é equilibrada, confortável e possui muita tecnologia com exclusivo uso de controle de tração eletrônica e suspensão também eletrônica.

Durante a apresentação do curso, a escola lançou também mais um módulo agredado aos três já existentes (alumínio básico, carbono intermediário e titânio avançado). Trata-se do Titânio Gold, exclusivo para pilotos profissionais com capacidade máxima para 5 alunos por turma.

O segundo dia de Track Day acontece nesta quinta-feira às 8 da manhã. Os interessados em cobrir ou realizar entrevistas com os organizadores devem contatar a assessoria de imprensa.

Luciano Burt e Max Wilson foram conferir de perto a Riding School

O ex-piloto da F-1 Luciano Burt e o piloto da Stock Car Max Wilson foram conferir de perto a escola de Alexandre Barros e gostaram. Os pilotos se imprecionaram com a estrutura e com o nível dos instrutures. Quem sabe eles também não aparecem entre a lista dos alunos. Em março, quando começam as aulas, saberemos.

FIA aprova calendário 2010


Traçado brasileiro será visitado por Charlie Whiting nas próximas semanas

Texto: Imprensa São Paulo Indy 300

O Conselho Mundial do Esporte a Motor da Federação Internacional do Automóvel (FIA), aprovou nesta quarta-feira (03), por maioria de votos, o calendário da IZOD IndyCar Series 2010, o que inclui a etapa brasileira da categoria, que será disputada no circuito urbano do Anhembi, em São Paulo.

A prova brasileira, marcada para o dia 14 de março dará início à temporada 2010 da Fórmula Indy. Além do Brasil, o torneio terá corridas no Canadá, Estados Unidos e Japão. Nas próximas semanas o traçado será visitado pelo delegado de segurança da FIA, Charlie Whiting, que dará seu parecer sobre os últimos detalhes a serem providenciados na pista de 4.180 metros.

O projeto do circuito é assinado pelo engenheiro neozelandês Tony Cotman, um especialista experiente que participou da construção de várias pistas de competição utilizadas pela Fórmula Indy, especialmente os traçados urbanos.

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Salão do Carro e Acessórios tem nova data

Texto: Salão do Carro e Acessórios

Devido à paralisação da Marginal Tietê e de várias vias de acesso na região, para a realização da prova da Fórmula Indy, de 9 a 17 de março de 2010, a data do Salão do Carro e Acessórios foi alterada para o período de 17 a 21 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

VR-01 já está em Silverstone


A partir do dia 10, Virgin se junta às outras equipes para testes na Espanha
Carro da Virgin Racing já está no circuito inglês para os primeiros testes

Texto: Imprensa ReUnion Press
Foto: Virgin Racing

Já tido como um dos mais belos carros da temporada 2010 da Fórmula 1, o VR-01 já está no circuito de Silverstone para seus primeiros testes, que serão conduzidos pelos pilotos Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Locaweb/Schioppa/Ricardo Almeida) e Timo Glock. O primeiro ensaio está marcado para esta quinta-feira (4), e o brasileiro deverá guiar o carro na sexta (5).

O VR-01 foi inteiramente projetado e desenvolvido sob o uso do CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluido Computacional, um software de simulação aerodinâmica de todos os componentes do carro), sem o recurso do túnel de vento. Apesar disso, os titulares da equipe passaram várias horas realizando testes no simulador da equipe, considerado um dos melhores da Fórmula 1.

"O nível de fidelidade do simulador é muito alto, pois trabalhamos com os mesmos índices que usamos na pista. Claro que ainda há alguns fatores, como aderência, clima vento e temperatura. Mas podemos testar componentes no simulador que sequer ainda foram construídos para o carro, e isso representa uma grande vantagem em termos de trabalho e também de redução dos custos", afirmou Lucas, que fará sua estréia na F1 em 2010 e é patrocinado por Clear, Eurobike, Locaweb, Schioppa e Ricardo Almeida.

"Só vamos ter uma idéia quando eu entrar com o carro na pista, mas temos que focar em melhorá-lo cada vez mais e em evoluirmos como equipe", disse. "As expectativas são bem realistas, e nosso objetivo no momento é ter um carro confiável, que termine as corridas. Aí vamos trabalhar para melhorar e chegar nas equipes de ponta, mas estamos confiantes em curto e médio prazo para evoluirmos".

Depois de Silverstone, opção da equipe para o shakedown do modelo por razões de proximidade da fábrica, a Virgin parte para a Espanha e realizará pela primeira vez seus testes junto das outras equipes do Mundial, ainda neste mês: dos dias 10 a 13 e 17 a 20 em Jerez de La Frontera, e entre os dias 25 e 28 em Barcelona.

Di Grassi afirmou que gostaria de estar com a equipe em Valência, onde aconteceram nos últimos três dias os testes com sete dos atuais times - Ferrari, McLaren, Mercedes, Renault, Sauber, Williams e Toro Rosso. "Quanto mais testes, melhor, ainda mais agora que o regulamento impõe uma série de restrições a testes após o início da temporada. Mas como ficamos até o último momento evoluindo o carro no computador, vamos testar nos outros dias disponíveis. O carro ficou pronto esta semana e foi um projeto começado do zero. E no estágio em que nos encontramos, já é muito bom termos o carro pronto. Vamos trabalhar para que tudo saia como o planejado", contou Lucas. Cinco das 13 equipes inscritas ainda não apresentaram seus modelos para a temporada 2010.

O VR-01 já é considerado um dos mais belos carros da temporada 2010 da F1. "A pintura proporciona uma bela integração da nossa marca como equipe e com nossos importantes parceiros comerciais. Mas ainda temos muito a trabalhar enquanto progredimos para nossa corrida de estréia no Barein, no próximo mês", afirmou John Booth, chefe da equipe.

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com

Pioneer apresenta primeiros modelos da linha 2010

DEH-2280UB destaca-se pela conexão USB frontal e interatividade com iPod e iPhone pelo melhor custo-benefício

Texto: Imprensa Pioneer

Produzido no Brasil, o DEH -2280UB é o destaque entre os dois novos modelos da Pioneer por ser ideal para o consumidor que deseja gastar pouco, mas obter recursos essenciais para o som do carro. O modelo possui entrada USB frontal, o que facilita a conexão de MP3 players, pen-drives e demais dispositivos compatíveis, além da interface para reprodução das músicas contidas num iPod ou iPhone, também via USB .

Ele ainda vem com o sistema Dual Illumination que permite ao usuário escolher a cor de iluminação dos botões do aparelho (verde ou âmbar) mais adequada ao painel do carro. Ele reproduz os formatos MP3, WMA, AAC iTunes ® e WAV. O DEH-2280UB possui ainda controle remoto, entrada auxiliar frontal e duas saídas RCA para a conexão de amplificadores.

Já o DEH-1280MP mostra-se uma excelente opção para quem deseja um modelo simples, barato e com a habilidade de reproduzir CDs gravados com músicas nos formatos MP3, WMA, AAC iTunes ® e WAV. Além disso, ele também dá a opção de duas cores na iluminação dos botões, graças ao sistema Duall Illumination, exclusivo da Pioneer.

“Os primeiros lançamentos oferecem um excelente custo x benefícios para quem procura um autorrádio de qualidade com todo diferencial da conectividade, além de marcar o início de um ano com grandes novidades para o mercado.”, afirma André Ricardo Andrade, responsável pelo marketing da Pioneer no Brasil.

O preço sugerido para o DEH-2280UB é de R$379.00 e R299.00 para o DEH-1280MP.

Para mais informações, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.

Fórmula Indy renderá R$ 100 milhões para São Paulo, afirma Kassab



Prefeito recebeu na manhã de ontem os sete pilotos brasileiros da categoria

Texto: Imprensa ReUnion Press
Foto: Carsten Horst / ReUnion Press

Em encontro com os sete pilotos brasileiros da Fórmula Indy na manhã desta quarta-feira (03/02), no local onde será realizada a primeira corrida da Fórmula Indy em São Paulo, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, afirmou que a São Paulo Indy 300 já nasce como um dos maiores eventos do calendário paulistano. A estimativa é que a etapa brasileira, que abre a temporada 2010 do campeonato mundial da categoria, movimente a economia da cidade em pelo menos R$ 100 milhões.

A etapa brasileira acontece no dia 14 de março, na região do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital. "São Paulo está muito feliz de receber esse evento. Estamos muito confiantes que a prova será maravilhosa. Existe uma expectativa muito grande dos nossos pilotos, sejam dos brasileiros ou dos outros países. Gostaria muito de agradecer a todos os colaboradores, todos os parceiros que estão tornando possível esta corrida. A cidade ganha muito com os grandes eventos. Vamos gerar emprego e receita. O evento lota os nossos hotéis, movimenta os nossos restaurantes e todo o nosso comércio", afirmou o prefeito.

O presidente da Divisão Comercial da Fórmula Indy, Terry Angstadt, afirmou que a escolha de São Paulo para a realização da etapa brasileira foi uma consequência natural dos atributos da cidade. "São Paulo é o principal centro financeiro do Brasil. Eu sempre acreditei na cidade e no projeto. Tenho certeza de que a prova será um dos maiores eventos da Fórmula Indy em 2010", disse.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Frederico Nogueira, o presidente da São Paulo Turismo (SP Turis), Caio Luiz de Carvalho, e o presidente da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) e secretário de Transportes, Alexandre de Moraes. Os pilotos Helio Castroneves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Bia Figueiredo, Mario Moraes, Raphael Matos e Mario Romancini - que ontem (2) visitaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília - mostraram-se bastante empolgados com a realização de uma corrida da Fórmula Indy no Brasil, especialmente em São Paulo. "Gostaria muito de agradecer à Prefeitura de São Paulo e ao Grupo Bandeirantes por acreditarem na realização dessa corrida. Sou paulistana e estou muito ansiosa para correr aqui. Já passei tanto na Marginal (Tietê) a 40 km/h que mal posso esperar para passar a 300 km/h e sem tomar multa", brincou Bia, a primeira piloto brasileira da categoria.

O prefeito garantiu que o cronograma de preparativos para a realização da etapa está sendo executado à risca, fato confirmado por Tony Kanaan. "Eu passo aqui às 15h e tem gente trabalhando, às 20h e também tem gente trabalhando, de madrugada a mesma coisa. Não tenho dúvidas de que essa corrida vai acontecer da melhor forma e será um sucesso", contou.

Após o encontro, foi exibida a volta virtual - uma projeção do circuito de 4.180 metros, que pode ser vista no site oficial da São Paulo Indy 300 (www.saopauloindy300.com.br). Os pilotos e o prefeito Gilberto Kassab visitaram as obras no sambódromo, que integrará um dos trechos do circuito.

Opiniões dos pilotos brasileiros sobre a São Paulo Indy 300:

Helio Castroneves
"Em primeiro lugar, queria dizer obrigado ao prefeito Gilberto Kassab por ter acreditado na Fórmula Indy. São Paulo peitou muitas dificuldades e a maioria das pessoas que disse ser impossível fazer uma corrida de rua aqui. Além disso, ter o Grupo Bandeirantes apoiando o evento também é muito importante. Então, queria agradecer a todo mundo que está se esforçando para fazer a corrida acontecer."

Raphael Matos
"Quero agradecer a Bandeirantes, a prefeitura pelo esforço que vem sendo feito para viabilizar a corrida da Fórmula Indy aqui no Brasil. Estou muito animado para disputar esta prova aqui no nosso país."

Vitor Meira
"O fato de corrermos no meio da cidade, onde normalmente a população passa de carro, com uma categoria importante como é a Fórmula Indy, vai ser uma emoção muito grande e é garantia de que a prova vai ser um grande evento."

Bia Figueiredo
"Ainda estou negociando para correr na São Paulo Indy 300 e na temporada toda da Fórmula Indy em 2010, mas estou bem confiante de que vai dar tudo certo. Eu já andei muito na marginal a 40km/h e estou muito ansiosa para correr aqui a 300km/h e sem levar multa! Com certeza vai ser muito divertido tanto para a gente, quanto para o público."

Tony Kanaan
"A corrida estava entre São Paulo, Salvador, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro. A cidade que eu menos esperava ser escolhida era São Paulo, mas fiquei muito contente com essa escolha, pois apesar de ser baiano, vim pra cá com 15 dias de vida, tanto que eu nem tenho sotaque. Queria agradecer os esforços de todo mundo que está envolvido - Grupo Bandeirantes, Prefeitura. Estou realmente muito ansioso e confiante de que a corrida vai ser um grande sucesso, pois já passei aqui pela região do Sambódromo às 15h e tinha gente trabalhando, às 9h tinha gente trabalhando, às 3h de madrugada e tinha gente trabalhando... então não tenho dúvida de que a São Paulo Indy 300 vai ser uma das melhores corridas da temporada da Fórmula Indy. A pista vai ser a pista de rua mais rápida que corremos, e as retas vão ser um atrativo a mais."

Mario Romacini
"Todos nós pilotos estamos ansiosos para correr aqui em São Paulo, ainda não fechei com nenhuma equipe, mas tenho uma expectativa muito grande de disputar a prova, que vai ser um grande evento."

Mario Moraes
"Queria agradecer à cidade de São Paulo que está investindo muito para esta corrida. Há muito tempo nós brasileiros estamos ansiosos por correr pela Fórmula Indy aqui no Brasil, ainda mais neste circuito de rua aqui em São Paulo."

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Visite o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

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AUTOGLASS INAUGURA AS DUAS PRIMEIRAS LOJAS DE 2010

O Estado do Rio de Janeiro ganha a quarta unidade, enquanto a Bahia recebe sua terceira loja, a primeira na cidade de Feira de Santana

Texto: Imprensa Autoglass

A Autoglass deu início as atividades de expansão da rede no Brasil em 2010 com a abertura de duas lojas no mês de janeiro, a primeira na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e a segunda em Feira de Santana, na Bahia.

A unidade da Barra da Tijuca proporcionará um atendimento diferenciado e um serviço rápido com alta especialização. No Estado do Rio de Janeiro a Autoglass já oferece serviços em Niterói, e na cidade maravilhosa nos bairros Botafogo e São Cristóvão.

Em Feira de Santana a loja com 1,5 mil metros quadrados, além de contar com toda facilidade e especialização do serviço móvel que atende o cliente onde ele estiver, oferece especialização no atendimento e troca de vidros automotivos em geral.

Segundo Flávio Cezário, gerente comercial da rede de lojas Autoglass, em ambas unidades os clientes poderão contar com uma vasta linha de acessórios para seus veículos como: CD MP3/DVDs, higienização para ar refrigerado, película de segurança e controle solar, palhetas, faróis, lanternas, alarmes, tapetes e outros. “A exemplo das demais lojas da rede, já abertas, os colaboradores dessas unidades foram minuciosamente treinados em nosso Centro Tecnológico Automotivo - CTA, em Vitória/ES, para que nossos objetivos de excelência sejam alcançados”, explica.

Novas unidades

* Unidade Barra da Tijuca, RJ - Av. Ayrton Senna, 4701, lojas 110/111
* Unidade Feira de Santana, BA - Av. Deputado Noide Cerqueira, 4444

Antes de anunciar planos para 2010, piloto lança novo site


Pipo Derani foi o mais jovem brasileiro a competir em categoria de fórmula ano passado

Texto: Imprensa ReUnion Press
Foto: Insight F1 / Divulgação

Vindo de uma família apaixonada por automobilismo, Pipo Derani foi um grande destaque em 2009. Competindo pela equipe Motopark Academy no Campeonato Norte-Europeu de Fórmula Renault, o piloto de 16 anos foi o brasileiro mais novo a participar de um torneio de monopostos fora do país. Para esta temporada, Pipo tem grandes planos e começa lançando o seu novo site, mais moderno e de mais fácil navegação.

O endereço é o mesmo, www.pipoderani.com.br, mas agora apresenta muito mais informações. Fotos, notícias, detalhes sobre a carreira do piloto, vídeos, calendário, mural de recados. Essas são apenas algumas das novidades que os fãs de automobilismo e jornalistas poderão encontrar no novo site.

"Acho que a renovação do site é legal porque é mais um lugar em que as pessoas podem me acompanhar. A versão antiga estava muito desatualizada e pesada, então será um bom lugar não só para notícias, mas para curiosidades e muitas outras coisas", disse Pipo, animado com a novidade.

Além do site, Derani já tem planos novos para 2010, e promete estar sempre no limite. "Em breve vamos anunciar o que vou fazer, mas posso dizer que será mais um ano de aprendizado e que vou estar em uma categoria bastante competitiva. Vou dar o meu melhor para conseguir bons resultados", garantiu.

Confira o novo site do piloto: www.pipoderani.com.br

Siga o Pipo no Twitter: @lfderani

Goodyear apresenta novidade para a temporada Stock Car 2010


Vinicius Rezende Sá, Coordenador de Marketing Eventos Esportivos da Goodyear
Após vários testes, a companhia lança novo pneu para os carros da categoria que terão motor mais potente em 2010

Texto e Imagem: Imprensa Goodyear

Pelo terceiro ano consecutivo, a Goodyear é a patrocinadora oficial dos pneus da Stock Car e neste ano traz uma novidade: o pneu feito exclusivamente para atender um motor com mais potência que será utilizado nos carros durante toda a temporada 2010.


Pneu Slick
De acordo com as necessidades apresentadas pela Stock Car, que tinha interesse em aumentar a potência do motor do carro em mais 30 cavalos, a Goodyear desenvolveu em seu Centro de Pesquisa e Inovação, localizado em Akron, Estados Unidos, um pneu que apresenta melhora na performance para atender o aumento da velocidade e exigência do carro, além da preocupação com o desgaste da banda de rodagem.


Pneu Rain

Um dos grandes diferenciais no desenvolvimento do novo pneu foi a parceria realizada durante todo o processo envolvendo profissionais da Vicar, chefes de equipe, JL (fabricante do chassi), Goodyear e piloto de teste, que formaram uma comissão para apurar as informações para o desenvolvimento do projeto final. Inclusive os testes foram realizados nos autódromos de Brasília e Curitiba.

“A Goodyear tem como objetivo oferecer à categoria um produto com as melhores condições técnicas e para isso desenvolveu o pneu para o carro 2010, por meio de um trabalho conjunto. As decisões não partiram apenas da própria Goodyear, que é a fornecedora oficial do campeonato, mas sim com a participação importante de cada integrante da comissão” explica Vinicius Rezende Sá, Coordenador de Marketing Eventos Esportivos da Goodyear.

Radiex lança novo Lubiex para sistemas hidráulicos


Produto faz parte de uma série de lançamentos previstos para o primeiro bimestre

Texto e Imagem: Imprensa Radiex

A Radiex Produtos Automotivos coloca no mercado um novo produto de óleo lubrificante, voltada para o sistema hidráulico de tratores, implementos agrícolas e máquinas em geral - o Lubiex Sistema Hidráulico - ISO 68.

Com alto índice de viscosidade, tipo AW, o lubrificante é indicado para sistemas de alta pressão, bombas e compressores, onde há necessidade de lubrificação. Atende a especificações: DENISON; EATON VICKERS M-2950-S/I-286-S; CINCINNATI MACHINE P-68, P-69, P-70; DIN 512524 Part 2; GENERAL MOTOR LS-2 LH-03/LH-04/LH-06; USS 136; USS 127 e AFNOR E 48-603.

O lançamento da Radiex possui maior resistência a contaminantes, alta resistência à oxidação, corrosão, formação de espuma, além de possuir boa estabilidade térmica. Também protege contra o desgaste, e reduz a condensação de água no maquinário após o encerramento da operação, impedindo a deterioração da bomba e evitando a corrosão do sistema hidráulico.

O Lubiex tem excelentes propriedades de lubrificação, e suas características permitem baixar o atrito em sistemas hidráulicos, funcionando a baixa ou alta velocidade, assim como também evitam o funcionamento intermitente em aplicações críticas.

ABLA participará dos debates na Câmara Interamericana de Transportes (CIT)

Entidade que representa o setor de locação de automóveis no Brasil levará propostas às assembléias do Fórum, que reúne 19 países do continente

Texto: Impresa ABLA

A ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (www.abla.com.br) passa a integrar este ano a Câmara Interamericana de Transportes (CIT), o principal fórum de discussões sobre o desenvolvimento dos transportes no continente americano.

A confirmação oficial da filiação já chegou à Sede Nacional da ABLA, em São Paulo, e a aprovação definitiva do ingresso da associação acontecerá em maio, durante a 13ª Assembléia Ordinária da CIT, na Colômbia.

"Com a filiação, estaremos mais presentes aos debates da Câmara, com o intuito de levar para a discussão nas Assembléias os principais problemas que o setor de locação de automóveis enfrenta no Brasil. É também uma oportunidade de entrarmos em contato com outras realidades, para encontrarmos ou buscarmos soluções que venham beneficiar o mercado brasileiro de locação", explica o presidente executivo da ABLA, João Claudio Bourg.

Saiba mais sobre a CIT - fundada em 2002 e atualmente com 19 países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), a Câmara Interamericana de Transportes (CIT) é um fórum de discussões para debate de ideias, tendências, propostas, soluções e diversos outros assuntos que favoreçam ou afetem, de alguma forma, o desenvolvimento do setor no continente americano.

"É bonito e agressivo", diz Lucas, sobre o VR-01


Lucas Di Grassi (à esq), Timo Glock (ao centro) e Luiz Razia (test-driver)
Virgin Racing lançou na manhã de ontem o carro com o qual o brasileiro fará sua temporada de estreia na Fórmula 1


Texto: Imprensa ReUnion Press
Foto: Virgin Racing

A Virgin Racing revelou na manhã desta quarta-feira (3) na Inglaterra o VR-01, carro com o qual a equipe fará sua estreia na Fórmula 1 nesta temporada. É o carro que marcará também o debut do piloto brasileiro Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Locaweb/Schioppa) na categoria top do automobilismo mundial. Criação do diretor técnico Nick Wirth, o carro foi desenvolvido completamente por meio de tecnologia virtual, a CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluido Computacional, um avançado programa que simula as condições que normalmente são testadas em túnel de vento), inaugurando uma nova tendência na Fórmula 1.

"O design é bem parecido com o das equipes que já estão treinando. Há algumas áreas nas quais deveremos evoluir, mas o projeto todo foi muito bem conduzido. O carro foi feito no CFD, e tem um layout bem agressivo. Em termos visuais, ficou muito bonito", elogiou Lucas. "Sem dúvida, o conceito geral do carro é positivo. Para uma equipe que construiu um carro destes partindo do zero, é de certa forma incrível chegarmos com o projeto neste estágio", disse.

"Quando você vê o que as equipes mais estabelecidas conseguiram usando o túnel de vento, não é de surpreender que haja algum ceticismo em relação ao nosso trabalho exclusivo com o CFD. Mas estamos competindo em um esporte que está passando por significativas mudanças para encarar a atual realidade econômica. A necessidade é a mãe da invenção e tenho absoluta crença no que o processo de design digital possa demonstrar que este é o futuro da Fórmula 1", declarou Nick Wirth, projetista do VR-01 e já conhecido por desenvolver os carros vencedores da Acura na ALMS (American Le Mans Series) usando dos mesmos recursos.

Custos mais baixos e a inauguração do que deverá ser uma nova era na categoria. A do uso da tecnologia para diminuir custos operacionais. Para Di Grassi, há outras vantagens. "É possível desenvolver o carro com mais rapidez e com menos gastos envolvidos. Podemos, por exemplo, testar um novo tipo de asa sem ter que construí-la, colocar no carro ou em um modelo em escala, e experimentá-la na pista ou no túnel de vento. Os dados do computador já mostram qual será a vantagem adquirida com a evolução, e inclusive, a testávamos no próprio simulador da equipe, que é um dos melhores da F1", destacou Lucas, patrocinado por Clear, Eurobike, Locaweb e Schioppa. "O túnel de vento até oferece uma fidelidade maior, mas para construir e calibrar um túnel de vento leva muito tempo e muitos recursos. E nem sempre o resultado é tão bom", comentou.

Com a experiência de três anos como piloto de testes da Renault, Lucas acompanhou o projeto da Virgin praticamente desde o início. "Participei passo a passo e, como piloto, tanto eu como o Timo (Glock) pudemos apontar algumas coisas que gostaríamos individualmente no carro. Dei minhas opiniões sobre o volante, por exemplo, do posicionamento de certos comandos, de onde prefiro que estejam, bem como os pedais. Foi um processo muito interessante, ver como um carro de Fórmula 1 é construído a partir do zero".

A temporada 2010 da Fórmula 1 começa no dia 14 de março, no Bahrein.

Visite o site da Virgin Racing*: www.virginracing.com

Fiat passa a oferecer o conceito HSD de série nos modelos Adventure


Texto: Imprensa Fiat

A constante preocupação da Fiat Automóveis com a segurança dos usuários de seus produtos levou a marca a inovar neste atributo com o conceito HSD - High Safety Drive - composto por airbags dianteiros e freios ABS, em 2007, no lançamento do Fiat Punto, e ampliado logo depois para toda sua gama. Agora ela passa a oferecer esse conceito de segurança de série para alguns de seus modelos e o deixa também ainda mais acessível para outros modelos da gama Fiat.

O conceito HSD passa a ser de série para as versões Adventure dos modelos Palio, Idea e Doblò, tornando-os ainda mais seguros e competitivos. E também muito atrativos, já que o repasse para o preço final de cada modelo é de apenas R$ 1.000, ou seja, um ganho para o bolso do consumidor acima de R$ 2.000 quando comparado ao preço em que este opcional era vendido, por R$ 3.075.

Ainda para aumentar a acessibilidade deste conceito de segurança para os outros modelos da gama Fiat, de Palio 1.0 a Ducato, a marca também reduziu o preço do opcional HSD, com desconto que vai de R$ 650 a R$ 810, dependendo do modelo. Isso representa um contra-valor para o cliente acima de 20%. Exemplos: o opcional HSD nos modelos Palio, Siena e Palio Weekend com motorização 1.4 passa de RS 3.075 para R$ 2.400. Já em todas as versões da picape Strada este opcional passou de R$ 2.946 para R$ 2.300; e na linha Ducato, de R$ 3.700 para R$ 2.890.

Confira abaixo os novos preços das versões Adventure da Fiat:
Palio Adventure Locker: R$ 54.320
Palio Adventure Locker Dualogic: R$ 56.180
Idea Adventure Locker: R$ 54.420
Idea Adventure Locker Dualogic: R$ 56.440
Doblò Adventure Locker: R$ 61.170

Rally Internacional de Curitiba faz pequenas alterações no trajeto e anuncia especial Super Prime


"Está espetacular", define Anderson Nobre

Texto: Imprensa Rally Internacional de Curitiba

A distância total será praticamente a mesma percorrida em 2009. Mas um dos trechos mais tradicionais do Rally da Graciosa aparece diferente para a edição 2010. É a especial Dom Pedro, que teve seu percurso inicial alterado e agora tem outro nome: Barras. "Fizemos uma alteração na primeira parte da especial Dom Pedro. Tiramos os primeiros 10 km utilizados no ano passado e substituímos por uma parte nova de 4 km. É um lugar de serra, muito bonito. Está espetacular", conta Anderson Nobre, diretor técnico do Rally Internacional de Curitiba.

A prova, marcada para os dias 4, 5 e 6 de março, é válida para quatro campeonatos diferentes. Será a segunda etapa da temporada do IRC, o Intercontinental Rally Challenge, mas abre também o calendário do Campeonato Sul-Americano de Rally, do Campeonato Brasileiro de Rally e da Copa Peugeot. No total, terá quinze especiais, entre elas o Super Prime - esta a outra grande novidade para 2010. A última parte do rali será num circuito fechado de 3.380 metros que já começou a ser construído na cidade vizinha Pinhais.

A pista terá capacidade para receber aproximadamente 15 mil pessoas, atendendo diretamente a proposta do chamado Super Prime, que nada mais é do que um evento preparado especialmente para atrair público, realizado em arenas específicas próximas dos grandes centros. Esta ficará bem perto do Autódromo Internacional de Curitiba, que outra vez servirá de base para os carros do Rally Internacional de Curitiba, além de receber no mesmo fim de semana uma corrida do WTCC, o World Touring Car Championship.

O mesmo traçado especialmente construído para o Super Prime, a 15ª das quinze especiais, receberá também o Prólogo, uma espécie de classificatório que define a ordem de largada do Rally Internacional de Curitiba. São as principais novidades na prova que aparece no calendário de um dos principais campeonatos de rali do mundo pela segunda vez consecutiva. A temporada de 2010 começou em janeiro na região de Monte Carlo, em Mônaco. Depois do Brasil, vai para a Argentina. A etapa brasileira tem o patrocínio da Peugeot.

As especiais do Rally Internacional de Curitiba
30º Rally da Graciosa

Sexta-feira (05/03)
08h55, SS1, Campo Magro, 19 km
10h05, SS1, Ouro Fino, 10 km
10h45, SS3, Curitiba, 13 km
11h10, SS4, Campo Magro, 19 km
14h50, SS5, Curitiba, 13 km
15h15, SS6, Campo Magro, 19 km
15h45, SS7, Ouro Fino, 10 km

Sabado (06/03)
08h30, SS8, Bocaiúva, 28 km
09h30, SS9, Rio Pesqueiro, 15 km
10h10, SS10, Barras, 12 km
11h00, SS11, Nobre, 10 km
13h05, SS12, Rio Pesqueiro, 15 km
13h45, SS13, Barras, 12 km
14h20, SS14, Campina, 23 km
15h15, SS15 - SUPER PRIME, Pinhais, 3 km

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lula ressalta importância do uso do etanol na São Paulo Indy 300



Angstadt, Moraes, Romancini, Bia, Matos, Tony e Helinho com o presidente Lula
Presidente recebeu pilotos e organizadores da etapa brasileira da competição, que acontece no dia 14 de março

Texto: Imprensa São Paulo Indy 300
Foto: Josemar Gonçalves / Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta terça-feira (2) a visita dos pilotos brasileiros e organizadores da São Paulo Indy 300. O encontro aconteceu em Brasília (DF), no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência da República. A prova, que abrirá a temporada de 2010 do Campeonato Mundial de Fórmula Indy, o IZOD Indy Car Series, acontece na região do sambódromo de São Paulo (SP), no dia 14 de março. Cerca de 45 mil pessoas devem prestigiar o evento, que reafirma a importância do Brasil no cenário internacional do automobilismo.

A comitiva contou com a presença dos pilotos Hélio Castro Neves, Tony Kanaan, Bia Figueiredo, Vitor Meira, Mario Romancini, Mario Moraes e Raphael Matos e do presidente da Fórmula Indy, Terry Angstadt. O Grupo Bandeirantes de Comunicação, organizador do evento em parceria com a Prefeitura de São Paulo, foi representado pelos vice-presidentes Marcelo Meira e Frederico Nogueira, pelo diretor-geral Daruiz Paranhos, diretor-geral de Brasília, Flávio Lara Resende. O presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, e o representante brasileiro da Indy Racing League, Carlos Gancia, além de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) também integraram o grupo.

A principal pauta do encontro foi o uso do etanol brasileiro na Fórmula Indy - - o biocombustível é usado na competição desde 2009. "A firmeza e a determinação do presidente em aprovar a questão do biocombustível, mais ainda, o seu desejo de ver uma prova de Fórmula Indy correndo no Brasil com etanol significa a garantia de que a São Paulo Indy 300 será um sucesso absoluto", afirmou Marcelo Meira.

De acordo com os pilotos Bia Figueiredo e Vitor Meira, o presidente Lula ressaltou a importância não só econômica como ambiental do uso do biocombustível nacompetição. "Esse foi o primeiro contato do presidente com a Fórmula Indy. Ele ficou interressado em saber como é a categoria, sobre o uso do etanol brasileiro, que é muito importante para o país", afirmou Bia Figueiredo, referindo-se ao destaque dado pelo presidente a divulgaçãoda tecnologia nacional em todo o mundo, pela categoria. Estima-se que pelo menos 8 mil litros do combustível de cana-de-açúcar sejam utilizados por temporada.

Lula recebeu de presente um capacete verde-e-amarelo da Fórmula Indy e uma credencial de piloto da Confederação Brasileira de Automobilismo. "Convidei o presidente para dar uma volta junto comigo. Como ele teve uns probleminhas de saúde recentemente, eu vou bem devagar. Prometi que não passarei de 300 km/h", brincou a piloto. Vitor Meira ressaltou que o presidente ficou de verificar a agenda para comparecer à corrida.

A São Paulo Indy 300 será a primeira corrida de rua da IndyCar Series na América Latina. O traçado criado pelo projetista neozelandês Tony Cotman tem 4.180 metros de extensão, com direito a uma reta na Marginal Tietê de 1.500 metros, onde os carros devem superar a barreira dos 300 km/h. A cidade é a única do mundo a receber provas da Fórmula Indy e da Fórmula 1, as duas principais categorias do automobilismo, e também será sede de uma etapa do Campeonato Mundial de GT1 (FIA GT1 World Championship), a mais prestigiada competição de carros tipo turismo.

Amanhã (3), pilotos e organizadores farão uma visita ao Circuito Anhembi, onde a prova será realizada, para vistoriar as obras ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O encontro acontece às 11h, na região do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Visite o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

Siga a São Paulo Indy 300 no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo.

Lançamento do carro da Virgin acontece nesta quarta


Brasileiro fará sua estréia na F1 ao lado da equipe Virgin Racing
Equipe estréia na F1 nesta temporada, tendo como pilotos o brasileiro Lucas Di Grassi e o alemão Timo Glock

Texto: Imprensa ReUnion Press
Foto: Bruno Terena

Acontece nesta quarta-feira (3), às 9 horas (de Brasília) o lançamento do carro da Virgin Racing, o VR-01, criação do diretor técnico Nick Wirth, projetista de reputação internacional por ser o pioneiro em design de carros usando exclusivamente o CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluidos Computacionais, programa que simula no computador o fluxo de ar no carro). O bólido da equipe estreante, que será representada pelo brasileiro Lucas Di Grassi (Clear/Eurobike/Locaweb/Schioppa) e pelo alemão Timo Glock, além de concebido usando desta tecnologia, foi também testado e passou por diversos tipos de simulação usando o avançado programa de computador.

A Virgin Racing irá distribuir um vídeo de cinco minutos de duração mostrando os bastidores e a preparação do time para o primeiro shakedown do VR-01, que acontece ainda esta semana. A filmagem vai incluir também um material preparado em estúdio, revelando o impressionante layout do carro, além de entrevistas com Lucas Di Grassi e Timo Glock, bem como o chefe da equipe John Booth, o director técnico Nick Wirth e com o CEO da equipe, Graeme Lowdon.

Os grupos BMW e PSA Peugeot Citroën assinam acordo sobre uma nova fase de desenvolvimento de motores a gasolina de 4 cilindros


Texto: Imprensa PSA Peugeot Citroën

Norbert Reithofer, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, e Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, assinaram, em Paris, um acordo sobre uma nova etapa de sua cooperação.

As duas empresas se comprometeram a desenvolver a próxima geração de motores de 4 cilindros a gasolina, os quais respeitarão a norma EURO 6. Os motores atuais, concebidos conjuntamente, equipam diversos modelos do MINI, assim como modelos da Peugeot e da Citroën.

Além disso, ambos os parceiros confirmaram que vão examinar outras áreas de cooperação, tanto no que se refere a componentes como a sistemas, a fim de tirar proveito das sinergias em matéria de desenvolvimento, compras e produção.

"Nós sempre fomos muito bem-sucedidos nas cooperações com nossos parceiros, e isto se aplica especialmente à PSA. Estamos muito satisfeitos com a continuação de nossa cooperação para motores e estamos avaliando as opções de colaboração futuras", declarou Norbert Reithofer.

Por sua vez, Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, afirma: "Este novo acordo com a BMW vem confirmar o sucesso da cooperação entre nossos dois grupos, graças à qual produzimos 1,3 milhão de motores em conjunto desde 2006. Estou convencido de que a próxima geração de motores desenvolvida em parceria será tão bem-sucedida quanto a geração atual".

Kia Motors avança duas posições no ranking nacional

Importadora ganha duas posições no mercado interno, à frente de tradicionais marcas com fábricas no País

Texto: Imprensa Kia Motors

Com 2.787 unidades emplacadas no mês passado, a Kia Motors do Brasil anotou crescimento de 149,28% em relação aos 1.118 veículos emplacados em janeiro de 2009. Mais do que o desempenho registrado, a importadora ultrapassou duas montadoras, passando de 13º lugar em janeiro do ano passado para o 11º posto este ano.

Em relação a dezembro de 2009, os dados de emplacamentos da Kia Motors mostram queda de 14,54%, mas o mercado amargou baixa média de 27,55%. “Depois de um dezembro excepcional, foi natural o registro de queda em janeiro”, analisa José Luiz Gandini, presidente da importadora, “mas o mais importante é que, entre as primeiras 12 companhias do ranking nacional, a Kia Motors foi a que menos baixa anotou. E mais importante ainda é o fato de a Kia, em janeiro de 2009, ter assinalado 0,59% de market share e saltou para este janeiro a 1,38%”.

“Esse resultado foi obtido graças a uma combinação de fatores, que começam com um dos mais abrangentes portfólios de produtos oferecidos aos consumidores brasileiros, com a capacidade de surpreender o mercado com veículos de qualidade e design atualizado e, finalmente, com uma das mais competentes redes de concessionárias, hoje com 125 pontos de atendimento full service. Em 2009, os três principais lançamentos, do Soul, do Cerato e do Mohave, contribuíram decisivamente no desempenho anual da Kia e também no início desde ano”, argumenta Gandini.

Na avaliação do presidente da Kia Motors do Brasil, o desempenho deste início de 2010, acrescido da perspectiva de se chegar a 150 concessionárias autorizadas e da montagem do Bongo no Uruguai no primeiro semestre, permite fazer uma projeção ousada para 2010. “Nossa estimativa inicial para este ano é chegar a 38 mil unidades, o que representará um crescimento de 46% sobre as 26 mil unidades de 2009”, finaliza.

LINHA DYNAMICS KITS PENTAXIAIS DA ARLEN


A linha Dynamics da ARLEN DO BRASIL foi reformulada para atender os consumidores que apreciam resposta sonora em alta fidelidade com graves firmes e macios

Texto e Imagem: Imprensa Arlen

A Arlen do Brasil reformula a linha DYNAMICS de kits pentaxiais, no formato de seis polegadas e seis por nove polegadas, compostos de um woofer, um médio, um médio alto e dois tweeters.

Possuem impedância de 4 ohms e 100 RMS por cada falante. O woofer possui cone de polipropileno na cor prata, injetado com fibra de carbono e titânio para maior rigidez e leveza. Borba de borracha com relevo que contribui para homogeneizar o deslocamento das partes móveis. Novo sistema de conjunto magnético de alto fluxo, com arruela de perfil estendido, para maior excursão da bobina móvel, com enrolamento duplo em corpo de alumínio com fio de cobre resinado, suportando altas temperaturas.

O médio possui cone-domo metalizado e ferrite de bário, o médio alto possui cone com piezo de dupla camada e os dois tweeters possuem cones metalizados com piezos.

A carcaça em chapa de aço com pintura eletrostática e a tampa do conjunto magnético com desenho em relevo contribui para proteção extra e fino acabamento.

Aliança Renault Nissan registra vendas de 6,085 milhões de unidades em 2009

Texto: Imprensa Nissan

Em um mercado global que sofreu retração de 4,5%, a Aliança Renault Nissan – incluindo pela primeira vez as vendas da marca AvtoVaz Lada -, registrou uma participação da ordem de 9,8%* no mercado mundial de automóveis em 2009. Em 2008, a Aliança, sem computar a marca Lada, atingiu uma participação de mercado de 9,4%.

As marcas Renault e Nissan comercializaram 2,309 milhões e 3,358 milhões de unidades, respectivamente. As vendas da Lada representaram 417,5 mil unidades. As vendas mundiais da Renault registraram retração de 3,1% e as da Nissan 9,4%.

Fatos marcantes da Renault

A participação de mercado do Grupo Renault cresceu 3,7% mesmo com a diminuição das vendas (-3,1%). Dentre os quinze principais mercados do Grupo Renault, onze registraram elevação da participação de mercado.

Na Europa Ocidental, a marca Renault reconquistou o terceiro lugar no ranking de vendas, graças ao sucesso da família Mégane e do Twingo. No segmento de veículos utilitários, a participação de mercado do Grupo cresceu em 1,2 ponto percentual, atingindo o patamar de 15,6% e mantendo-se no primeiro lugar em vendas. As vendas da Dacia registraram elevação de 91% na Europa e representaram 1,3% do mercado europeu.

Na França, as vendas do Grupo Renault cresceram 7,3% e atingiram o volume de 701,99 mil unidades. A Renault continua como a marca mais vendida da França, com uma participação de mercado de 23,5% (entre modelos de passeio e utilitários). Em 2009, a Dacia se tornou uma das dez marcas mais vendidas no país, com uma participação de mercado de 2,5%.

A Renault Samsung Motors incrementou em 0,8 ponto percentual sua participação, atingindo 9,3% do mercado, e elevou seu volume de vendas em 31%, tornando a Coréia do Sul o terceiro maior mercado do Grupo, com 133,6 mil unidades comercializadas.

O volume de vendas registrado fora da Europa corresponde hoje a 34% do total de vendas do grupo.

Fatos marcantes da Nissan

A Nissan encerrou o ano com vendas de 3,35 milhões de unidades, uma queda de 9,4% em relação ao ano anterior. A participação de mercado global da Nissan registrou elevação e atingiu o patamar de 5,4%.

Nos Estados Unidos, as vendas da Nissan e da Infiniti somaram 770 mil unidades, o que representa uma participação de mercado recorde de 7,4%. Em 2009, o modelo Rogue atingiu um recorde de 77,2 mil unidades vendidas, um aumento de 5,7% em relação a 2008. As vendas do Maxima e do modelo esportivo 370Z se elevaram, respectivamente, em 13,3% e 26,9% em relação a 2008.

Na China, o segundo maior mercado mundial da Nissan, as vendas de veículos de passeio da marca cresceram 38,7%, atingindo o volume de 755,5 mil unidades. O modelo Teana, líder de vendas, registrou uma alta sensível de 149,2%, atingindo 108,5 mil unidades comercializadas. O modelo Sylphy também teve forte crescimento (81,4%), com 96,17 mil unidades vendidas.

No Japão, a Nissan comercializou 599,3 mil veículos, uma retração de 11,6% em relação a 2008. O monovolume Serena manteve, pelo terceiro ano consecutivo, a posição de modelo mais vendido da marca, com 78,8 mil unidades emplacadas.

Na Europa, a Nissan vendeu 498 mil veículos, o que representa uma alta de 17,2% ante 2008. O crossover Qashqai se manteve como o modelo mais popular da Nissan na Europa, com 202,8 mil unidades vendidas. O Reino Unido foi considerado o principal mercado europeu da Nissan, com 84,4 mil unidades. As vendas na Alemanha foram 32% superiores, atingindo o volume de 64 mil veículos comercializados.

Nos outros mercados, as vendas atingiram o patamar de 498,8 mil unidades, o que representa uma queda de 21,5%.

TRÊS ANOS DE GARANTIA, PREÇOS MENORES E NOVA IDENTIDADE VISUAL DA FORD



Texto: Imprensa Ford

O que marca a chegada do utilitário esportivo Ford EcoSport 2011 é a evolução do líder de segmento, que passa a oferecer mais por menos. Essa evolução pode ser percebida em novos elementos de design externo e interno e no aprimoramento contínuo da qualidade do produto. As vantagens diretas para o consumidor estão no reposicionamento dos preços (para baixo) e no novo programa de garantia total de 3 anos sem limite de quilometragem. O Ford EcoSport 2011, com sua nova identidade visual, chega ao mercado na primeira quinzena de fevereiro.

No design, a frente foi reestilizada e passa a utilizar uma nova grade do radiador, com três barras horizontais, que se conecta à identidade global da marca. Valorizando o nome do produto e criando elemento de design, o logo EcoSport vem grafado no centro do capô nas versões FreeStyle, XLT e 4WD.

Os faróis trazem acabamento em cromo escuro nas versões FreeStyle e 4WD. As rodas de liga leve aro 15, de cinco raios, também têm novos desenhos e acabamento. O novo bagageiro longitudinal, robusto e funcional, confere um visual mais aerodinâmico ao teto além de dar uma nova proporção ao veículo. As molduras laterais, redesenhadas, vêm com o emblema EcoSport integrado.

O interior do veículo incorporou detalhes que unem elementos visuais e de funcionalidade. O quadro de instrumentos tem novo grafismo e iluminação permanente de efeito tridimensional, para melhor visualização e interatividade. Há funções de aviso de farol ligado, portas abertas e manutenção programada.

Foram introduzidos novos revestimentos dos bancos e portas tanto nos tecidos quanto na opção de couro. Na versão com transmissão manual, o console tem novo porta-objetos, com espaço para copos, celular e outros pertences. Na versão Automática, o motorista agora encontra um apoio para descansar o pé esquerdo. A preocupação no detalhe também é percebida na nova chave tipo canivete, a partir da versão XLS, com lâmina retrátil e controles integrados para travar, destravar e localizar o veículo.

"O EcoSport 2011 ficou ainda mais completo e aprimorado nos equipamentos disponíveis e também no visual. Ele aumenta sua vantagem competitiva oferecendo três anos de garantia total sem limite de quilometragem, além dos preços revisados que reforçam sua posição de melhor opção entre os utilitários esportivos", acrescenta Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford.

Liderança e versões

Desde seu lançamento, o Ford EcoSport é líder dentre os utilitários esportivos no Brasil, Argentina, Venezuela e México. Autêntico, ele oferece o maior leque de versões, uma das razões que coloca esse produto como referência e objeto de desejo por diferentes perfis de consumidores.

Com proposta que une flexibilidade, design e características de uso em condições no dia-a-dia e no lazer, o EcoSport explora atributos como altura elevada do solo, posição de comando, comportamento dinâmico, segurança, estabilidade, conforto, espaço e praticidade na cabine.

Sua motorização flex nas versões 1.6 e 2.0 oferece transmissão manual ou automática e trações 4x2 ou 4WD, conforme as versões formadas pelos acabamentos XL, XLS, FreeStyle, XLT e 4WD.

Dentre as versões o modelo FreeStyle, com motorização 1.6 ou 2.0, responde por cerca de 60% das vendas. Vem equipado com computador de bordo, controle do rádio na coluna de direção, aviso de portas abertas no painel, volante revestido em couro, painel de instrumentos cinza, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, faróis com acabamento em cromo escuro, grade do radiador e molduras laterais na cor cinza London e novas rodas de liga leve de 15 polegadas.

Computador de bordo e controle do rádio na coluna de direção também são novos itens de série do EcoSport 1.6 XLT. A versão XLT - 1.6 ou 2.0 - traz ainda bancos de couro com insertos marrom escuro, bagageiro de teto com detalhes na cor prata, grade do radiador e maçanetas externas na cor do veículo e rodas com novo desenho.

O EcoSport 4WD mantém seu estilo diferenciado, com novos tecidos dos bancos e padrão de desenho inspirado em marcas de pneu, revestimento do volante e dos bancos (opcional) em couro cinza London, grade do radiador, maçanetas, bagageiro longitudinal, molduras e estribos laterais também na cor cinza London e rodas com novo design e acabamento especial.

"O EcoSport tem um diferencial importante: o cliente pode escolher o produto mais adequado às suas necessidades. A lista de equipamentos oferece diversas opções, tais como vários porta-objetos, ganchos de reboque dianteiro e traseiro, para-choque com protetor de degrau, compartimento refrigerado no painel, CD-player com MP3 e conexão para iPod e USB, freios ABS, airbag duplo, dentre outros", informa Adriana Carradori, gerente de Produto.

550.000 EcoSport

O desenvolvimento do EcoSport 2011 destaca-se pelo amplo programa de qualidade, baseado em pesquisas de opinião com os proprietários do modelo. Com mais de 550.000 unidades produzidas deste seu lançamento, o EcoSport é um veículo inteiramente desenvolvido no Brasil para rodagem na América Latina.

"Hoje, o EcoSport é um dos utilitários esportivos compactos que tem os mais altos índices de satisfação do cliente, segundo avaliação de institutos independentes que pesquisam todas as marcas. Isso é resultado da evolução constante da qualidade do produto ao longo de sua existência", diz Milton Lubraico, engenheiro-chefe de Desenvolvimento de Produto.

Esse programa de qualidade inclui desde o aprimoramento de materiais e pacotes acústicos até elementos como economizador de bateria que desliga as luzes internas após 10 minutos de inatividade, alto-falantes de maior potência, mostradores amplos, com marcador de combustível e temperatura de fácil leitura, eficiente sistema de desembaçamento dos vidros, faróis principais com maior área útil, faróis de neblina de melhor desempenho e bancos dianteiros com maior suporte lateral e conforto.

"Todas essas mudanças contribuíram para o aumento crescente da satisfação dos clientes. Na parte de ruídos, especificamente, o nível de satisfação teve uma melhora de 40%, resultado de diversas ações internas e externas no veículo", explica Milton.

O aprimoramento do produto é reforçado por outra importante novidade no EcoSport 2011: o programa de garantia total de fábrica, que agora é de 3 anos sem limite de quilometragem.

Preços mais baixos
A versão FreeStyle 1.6 traz como novidades computador de bordo, controle do rádio no volante e novos detalhes de aparência, além de ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio My Connection, rodas de liga leve de 15 polegadas e outros acessórios de estilo, por R$ 57.190, ou seja, R$ 1.490 menos que o modelo 2010.

Por R$ 1.000 a mais, o cliente pode levar o EcoSport XLT 1.6 com airbag duplo (R$ 58.190). Nessa versão, a redução de preço em relação ao modelo 2010 passa de R$ 2.200. O EcosSport XLT 1.6 com freios ABS e bancos de couro é ofertado a R$ 60.190.

Nas versões com motor 2.0 Flex, a redução de preços chega em R$ 3.000. O EcoSport FreeStyle 2.0, assim como o FreeStyle 1.6, ganhou computador de bordo, controle do rádio no volante e novos detalhes de aparência, e sai por R$ 59.480 (R$ 2.480 menos que o modelo 2010).

O EcoSport Automático 2.0 XLT, com airbag duplo e freios ABS, custa R$ 60.910 (no modelo anterior, era R$63.970). Já a versão 4WD, com tração integral, airbag duplo e freios ABS, teve o preço reduzido para R$ 61.880 (era R$ 64.960).

"O novo EcoSport 2011 está ainda mais em sintonia com os desejos dos clientes. A nossa proposta é continuar a oferecer o melhor produto do segmento em termos de inovação, qualidade e custo-benefício", finaliza Antonio Baltar.

Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso


Melhores minivans compactas na 12ª Eleição dos Melhores Carros do Best Cars Web Site

Texto: Imprensa Citroën

A Citroën obteve uma dupla vitória na 12ª edição da Eleição dos Melhores Carros, promovida anualmente pelo Best Cars Web Site (www.bestcars.com.br). As minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso foram eleitas como as melhores da categoria “Minivan Compacta”, obtendo 40,1% dos 39.783 votos apurados pelo site e superando outras nove concorrentes.

Em 2009, concorrendo apenas com a Grand C4 Picasso, a Citroën já havia obtido uma expressiva vitória, com 36,8% dos votos. Anteriormente, a marca venceu nessa categoria em 2003 (quando o Citroën Xsara Picasso foi o preferido de 35,1% dos eleitores) e em outras categorias com o Citroën C3 entre os compactos (2004).

O Best Cars é um dos mais antigos e conceituados sites automotivos do Brasil. Está no ar desde 1997 e, dois anos depois, iniciou a Eleição dos Melhores Carros – inicialmente com oito categorias e atualmente com 22.

Sucesso comercial

Grande sucesso comercial, as minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso já acumulam no mercado nacional vendas superiores a 7.500 unidades. Em 2009, somadas as vendas da minivan Xsara Picasso - produzida no Brasil e com opção de motorização flexível, a Citroën conquistou uma participação de 38% no segmento M1 Breakmono (station wagon + monovolumes).

Oferecendo tecnologias inovadoras (como o pára-brisa panorâmico de grande ângulo, o criativo seletor e as palhetas da caixa de velocidades, o freio de estacionamento elétrico, o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação e o sistema de ajuda à baliza), os modelos oferecem grande oferta de conteúdos de série. Com grande atratividade comercial, o C4 Picasso tem preço a partir de R$ 79.900,00 e a Grand C4 Picasso, exclusiva para 7 lugares, a partir de R$ 95.550,00.

Radiex lança nova linha de lubrificantes


São duas opções de óleo para engrenagens, nas versões GL-4 e GL-5

Texto: Imprensa Radiex

Sempre atenta às necessidades do mercado, a Radiex Produtos Automotivos preparou para 2010 o lançamento de novos produtos na linha de lubrificantes. Entre as novidades está o Óleo para Engrenagem nas opções GL-4 e GL-5, desenvolvidos com produtos da mais alta tecnologia, visando sempre a satisfação do consumidor final.

O Óleo para Engrenagem GL-4 é um lubrificante automotivo para engrenagens que exijam um desempenho API - GL-4, e viscosidade SAE 90. Possui base de óleo mineral, antidesgaste, antiespumante, antioxidante e anticorrosivo, prolongando a vida útil do equipamento.

Entre as vantagens e benefícios, está a fácil aplicação, indicada para caixas de mudanças de veículos a diesel (caminhões e ônibus), e caixas de mudança de carros de passeio e utilitários. Além disso, oferece satisfatória proteção contra o desgaste das engrenagens, evitando a oxidação e corrosão da caixa de mudanças e seus componentes.

Já o Lubiex GL-5 é um óleo lubrificante direcionado para transmissões, câmbios e diferenciais, que possuem engrenagens que trabalhem em um regime rígido, e por isso exijam lubrificantes com nível de desempenho API - GL-5, e viscosidade SAE 90.

Sua aplicação é para caixas de mudanças de marcha e diferenciais de veículos a diesel, assim como para veículos utilitários. Sua fórmula foi desenvolvida para resistir às extremas pressões exercidas, principalmente nos dentes das engrenagens dos diferenciais.

Tanto o GL-4, quanto o GL-5 estará disponível em três opções de embalagem para o consumidor: 1 L, 20 L e 200 L.

Cesvi certifica Cerabrill em avaliação técnica


Resultado da avaliação feita para a Rodabrill leva em conta a praticidade para aplicar o produto, sua remoção, rendimento, resistência e brilho sobre a superfície

Texto: Imprensa Rodabrill

A Rodabrill recebeu o Certificado de Avaliação Técnica emitido pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) que aprovou a cera automotiva Cerabrill, e destacou qualidades como praticidade, fácil remoção, rendimento, resistência e brilho, segundo os critérios de avaliação do órgão.

A avaliação ATP 079/10, emitida em janeiro de 2010, aprova o padrão de qualidade requisitado pelo CESVI Brasil, que também recomenda o uso da cera automotiva nas oficinas de reparação.
Sobre o teste com a Cerabrill

Durante o teste, foram avaliados os quesitos facilidade no manuseio, rendimento, brilho, cura e desempenho no processo de enceramento de veículos e superfícies pintadas.

Durante a avaliação, a cera apresentou fácil aplicação sem necessidade de força excessiva para alcançar a limpeza e o brilho desejados. A remoção também foi qualificada como “rápida”, sem ocorrer o “empastamento” da peça, quando resquícios de cera são removidos com dificuldade.
O rendimento da cera é de 15g/m2, considerado suficiente para a sua finalidade. Após a aplicação, a Cerabrill só começou a perder brilho depois da segunda lavagem com shampoo específico para veículos.

No caso das oficinas de funilaria e pintura, a Cerabrill também foi indicada para os processos de repintura, para aplicação após o polimento da peça recém pintada, já que não interfere nos resultados da nova camada de tinta. O brilho também foi aprovado, sem vestígios de opacidade na pintura do veículo.

Além disso, a embalagem da Cerabrill foi qualificada como de fácil manuseio, preservação do produto (dois anos) e informações disponíveis na embalagem.

Citroën prorroga em fevereiro sua campanha comemorativa de 90 Anos


Ação promocional dos noventa anos da marca dá uma passagem aérea para Paris para 100%dos compradores de modelos Citroën

Texto: Imprensa Citroën

A Citroën do Brasil decidiu prorrogar em fevereiro sua ousada e inovadora campanha comemorativa, intitulada Promoção Citroën 90 Anos. Desta forma, todos os clientes que adquirirem um modelo Citroën em fevereiro ganharão um bilhete aéreo para Paris, de ida e volta, a ser utilizado em um período de um ano. A promoção é válida para toda a linha de produtos da marca, incluindo a linha de veículos utilitários Jumper.

Além disso, a marca presenteará os compradores da minivan Xsara Picasso com um pacote de acessórios grátis bastante atraente, composto por bancos de couro, rodas de liga leve e CD Player. Itens que, se somados, darão ao cliente um benefício direto de mais R$3.500,00.

“Tivemos em janeiro um fluxo de loja surpreendente, conseqüência direta da veiculação da campanha. Como em janeiro boa parte de nossos clientes realizam viagem de férias, decidimos estender a promoção por mais um mês, entrando no primeiro mês útil do ano”, brinca Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

Patrimônio histórico
Na viagem a Paris o cliente será convidado para conhecer a mítica C42, vitrine internacional da marca em Paris e que exibe suas principais tecnologias, inovações e conquistas esportivas, além dos carros do passado e do futuro. Localizada na famosa Avenida Champs Élysées, a C42 já recebeu mais de três milhões de visitantes desde sua reinauguração, em setembro de 2007.

A Citroën manterá em fevereiro suas agressivas condições comerciais, como a taxa de juros zero oferecida para os modelos C4 Hatch e C4 Pallas. Já as minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso têm taxa especial de 0,49%.

Fecombustíveis adverte sobre causas de possível elevação no preço da gasolina

Texto: Imprensa Fecombustíveis

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) informa que postos de combustíveis em todo o país estão sendo comunicados por suas distribuidoras de que novas elevações nos preços da gasolina devem ocorrer nos próximos dias.

Segundo as distribuidoras, a alta se deve, em parte, à redução do percentual de etanol anidro na gasolina A, de 25% para 20%, que vigora desde segunda-feira (01/02). Até o momento, e ao contrário do que se esperava, o Governo não anunciou qualquer medida de redução de carga tributária para compensar o maior custo da gasolina.

Ainda segundo diversas distribuidoras, a questão logística também deverá ter impacto sobre os preços de atacado. Isso porque algumas regiões do país já se encontram no limite da capacidade de produção de gasolina e precisarão receber produto de outras localidades para suprir o aumento na demanda. Segundo dados preliminares do Sindicom, somente em janeiro, as vendas de etanol hidratado diminuíram 30%, refletindo a menor competitividade do biocombustível.
A Petrobras informou durante reunião na ANP com agentes de mercado que custos adicionais com fretes na transferência de produto deverão ser assumidos pelas companhias distribuidoras, que poderão repassá-los aos postos revendedores.

A Fecombustíveis lembra que o mercado é livre e competitivo em todos os segmentos, cabendo a cada distribuidora e posto revendedor determinar se irão ou não repassar os maiores custos ao consumidor e, se o fizerem, em qual percentual. Entretanto, a Federação entende ser de fundamental importância esclarecer o consumidor e a sociedade em geral sobre a realidade dos fatos, para que o revendedor varejista, face visível deste mercado, não seja responsabilizado por majorações de preço ocorridas em outras etapas da cadeia.

A Fecombustíveis representa os interesses de cerca de 35 mil postos de serviços que atuam em todo o território nacional, 471 TRRs e 32 mil revendedores de GLP, além do mercado de lubrificantes.

Traçado da Indy 300 recebe nome e tem curvas batizadas


Os trechos do Circuito do Anhembi fazem menção a locais e construções da região

Texto: Imprensa São Paulo Indy 300

Desenhado pelo neozelandês Tony Cotman, consultor da IZOD IndyCar Series, o traçado da prova São Paulo Indy 300 passou a chamar-se oficialmente Circuito do Anhembi. Suas curvas e retas também foram batizadas pelos organizadores do evento. Os nomes foram divulgados nesta terça-feira (02/02) e homenageiam locais e construções da região onde se situa o circuito, no entorno do complexo do Anhembi - que reúne o Sambódromo e o Centro de Convenções da cidade. A corrida será disputada no dia 14 de março, com transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

O traçado de 4.180 metros, 11 curvas e três longas retas marcará a abertura da temporada 2010 da Fórmula Indy e também a estréia da categoria em circuitos de rua na América do Sul. A largada será na Reta do Sambódromo, que está situada exatamente sobre a passarela do samba que sedia os desfiles do Carnaval paulista. Após este trecho, os pilotos farão uma seqüência de curvas à esquerda e à direita, que foi batizada de "S" do Samba.

Após uma pequena reta vem a Curva da Base Aérea, que fica nas proximidades das instalações militares localizadas atrás do Anhembi. A seguir os carros entrarão na Avenida Olavo Fontoura, rebatizada como Reta de Marte, em alusão ao Aeroporto do Campo de Marte, que abriga o serviço aeronáutico das polícias Civil e Militar - o local foi também o primeiro aeroporto da cidade de São Paulo.

A curva seguinte é a do Anhembi, trazendo os pilotos para o estacionamento do Pavilhão de Exposições. Depois os carros passarão pela Curva 14 Bis, localizada próxima à Praça Campo de Bagatelle, cujo nome é uma referência ao local, em Paris, onde o brasileiro Alberto Santos Dumont fez um veículo mais pesado que ar voar pela primeira vez. Lá, existe escultura em tamanho natural do avião utilizado por Santos Dumont em sua façanha.

Entre a Curva 14 Bis e a do Pavilhão, fica a saída dos boxes. Depois de contornarem a Curva Espéria (nome alusivo ao tradicional clube instalado ali), as máquinas passarão pela Curva das Docas - bem próximo a este local estão as docas onde são descarregados os caminhões que levam o material das exposições realizadas no Anhembi.

A próxima curva é a do Tietê, que margeia o famoso rio paulista e antecede a Reta Bandeirantes - uma das principais atrações do circuito, que homenageia os sertanistas que partiam principalmente de São Paulo para ampliar em grandes proporções o território nacional a partir do século XVI, inclusive seguindo o rio Tietê.

Depois de percorrerem os 1.500 metros da Reta Bandeirantes, os pilotos contornarão a última curva do traçado, denominada Curva da Vitória, para ganharem a Reta do Sambódromo e completarem os 4.180 metros da volta.

O nome da pista - Circuito do Anhembi - é uma palavra indígena que denominava o próprio rio Tietê. Originalmente "Anyemby", o termo significa em português "rio dos anambus", aves que habitavam certa região do Estado de São Paulo em grande quantidade. Naquela localidade nasceu a cidade de Anhembi, fundada em 1891 na margem esquerda do Tietê pelos Bandeirantes, a 240 quilômetros da capital paulista. A palavra Tietê denomina hoje todo o rio que, em seus 1.150 quilômetros, corta o estado e a maior cidade sul-americana. Grafado pela primeira vez em um mapa de 1748, o termo Tietê significa "rio verdadeiro".

Visite o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

Siga a São Paulo Indy 300 no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo.

Alexandre Barros inaugura escola de pilotagem nesta quarta-feira


Ex-piloto de motovelocidade aposta forte no mercado nacional

Texto: Imprensa Alex Barros Riding School

O maior piloto brasileiro de motovelocidade inaugura nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, às 9 horas, no autódromo de Interlagos em São Paulo, a Alex Barros Riding School, uma escola de pilotagem com estrutura e programação nunca antes vista no Brasil.

A escola terá padrão internacional com sistema de telemetria (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações do veículo), câmeras instaladas nas motos e cinegrafistas e fotógrafos que produzirão materiais aos alunos. Um buffet selecionado com coffe break, almoço completo, lanches, barista e um ambiente de pleno conforto aos participantes completam a estrutura.

O objetivo de Alex é preencher uma lacuna desse mercado e proporcionar aos alunos o aprimoramento técnico na motocicleta, aliando autoconfiança e muita diversão na pista. Depois da capital paulista, o projeto deve seguir para outras capitais do sudeste, sul e centro-oeste.

O curso é dividido em três módulos e terá turmas de março a agosto. Cada módulo tem duração de um dia e a avaliação respeitará índices técnicos e de segurança. Este é o único projeto do gênero no Brasil, pois oferece toda a experiência do piloto brasileiro com mais participações em corridas de MotoGP do mundo.

Tecnologia GPS e Carnaval: uma combinação perfeita para quem quer pegar a estrada

Texto: Imprensa Robotron

Hoje em dia, pensar em pegar a estrada sem o auxílio de um navegador GPS é quase impossível, pois o aparelho ajuda na localização de diversas rotas, inclusive aquelas mais complicadas. Neste Carnaval, que começa no dia 13 de fevereiro (sábado) existem variados destinos do país para aproveitar o feriado da melhor maneira possível. E com os navegadores Navman F15 e F25 é possível chegar a qualquer ponto turístico, como por exemplo, à Marquês de Sapucaí (RJ), e ao Sambódromo do Anhembi (SP), onde desfilam as escolas de samba mais famosas do País; e também aos cobiçados blocos de rua comandados pelos trios elétricos em Salvador (BA).


Para esses ou qualquer outro destino, os navegadores Navman F15 e F25, que podem ser encontrados nos quiosques da Trônica, localizados nos principais shoppings da cidade ou pelo site www.tronica.com.br, são um escolha perfeita. Os aparelhos possuem mapas do Brasil e Argentina, conteúdo Quatro Rodas, SiRFInstant Fix II™ para captação do sinal GPS cinco vezes mais rápido e recálculo automático. A diferença entre os modelos F15 e F25 é apenas o tamanho da tela: o primeiro possui tela com 3,5 polegadas e o segundo com 4,3 polegadas. Ambos contam com 1.299 mapas de todo o país, sendo 350 roteirizáveis e mais de 500 mil pontos de interesse. Além de guiar o usuário por meio de setas indicativas e comandos de voz, os navegadores possuem ainda alerta de voz em Português e Inglês, navegação em 3D-2D em modo diurno e noturno, modos de navegação Carro e Pedestre, entrada para cartão SD e tela touch screen.


Além disso, um importante diferencial dos equipamentos é o Sinalizador de Pardais Lince GPS já instalado, evitando que o motorista seja multado por pequenas distrações. Todos os pontos (pardais e barreiras eletrônicas) são previamente marcados pela Robotron Automação e Tecnologia – empresa fabricante do Lince GPS, e disponibilizados mensalmente aos assinantes.

Para aqueles que optarem por viajar de avião, mas pretendem alugar um carro na cidade destino, os navegadores Navman também são bastante úteis. Por serem portáteis, é possível levá-los para onde quiser, podendo ser utilizados normalmente em qualquer automóvel.

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