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sexta-feira, 26 de março de 2010

Governo distribui 650 ambulâncias Fiat Ducato


As 650 ambulâncias Ducato no pátio da Rontan, em Tatuí (SP)

Texto e Foto: Imprensa Fiat

O governo federal entregou ontem, a Estados e municípios de todo o País, 650 ambulâncias Fiat Ducato, que atuarão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Esta é a primeira remessa de um total de 1.100 veículos vendidos pela Fiat ao Ministério da Saúde, que deverá concluir a distribuição das ambulâncias até agosto. A solenidade de entrega aconteceu na manhã de hoje, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na sede da empresa Rontan, responsável pela adaptação das ambulâncias, em Tatuí (SP). A Fiat foi representada no evento por seu vice-presidente, Valentino Rizzioli, e pelo diretor de Vendas Diretas, Francelino Schilling.

Todas as ambulâncias entregues hoje são de suporte básico de vida - USB. Entre os diversos equipamentos adaptados aos veículos, estão a maca com cabeceira articulada e pés dobráveis, cilindro de oxigênio, suporte para soro e sangue e bancada para medicamentos e equipamentos médicos. As ambulâncias contam também com sinalização acústica (sirenes) e caracterização externa. Nas próximas remessas, o Ministério da Saúde distribuirá veículos de Suporte Avançado de Vida (USA), conhecidos como UTI Móvel.

Na cerimônia, as chaves das ambulâncias foram entregues aos prefeitos de Porto Acre (AC), Sarandi (RS), Nova Crixás (GO), Arapiraca (AL) e Tatuí (SP), que representam as cinco regiões do país. De acordo com o Ministério da Saúde, os veículos dessa primeira remessa ajudarão a ampliar o serviço de urgência no país, acelerando o atendimento à população. As novas ambulâncias servirão também para renovar a frota, substituindo os veículos que, devido ao tempo e condições de uso e quilometragem atingida, devem ser retirados de circulação.

Apache RTR 150 chega às concessionárias DAFRA


Preço público sugerido da Apache é de R$ 6.290,00

Texto e Foto: Imprensa DAFRA

A Apache RTR 150 (Racing Trottle Response), fruto da parceria com a TVS Motor Company, uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, chega às concessionárias DAFRA Motos com preço público sugerido à vista de R$ 6.290,00. O novo modelo também pode ser financiado em até 48 vezes ou adquirido pelo Consórcio Nacional DAFRA diretamente na rede, presente em 200 cidades do Brasil.

“Assim que recebemos as primeiras unidades colocamos a Apache em exposição na vitrine durante a noite e, na manhã seguinte, já recebemos visitas de consumidores em busca de informações sobre o modelo, antes mesmo de iniciarmos o trabalho de marketing planejado”, explica Cristiano Ikert, gerente da Diamante Motos, em Chapecó (SC). A partir desta semana, além de expor com destaque a novidade na loja, a concessionária está promovendo uma exposição itinerante da motocicleta pelas cidades da região oeste do Estado.

Para Rodolfo Britto, gerente geral da DAFRA Box Motos, em Salvador (BA), novos produtos de excelência garantem a evolução da empresa no mercado. “A Apache é apenas mais uma demonstração do desenvolvimento da DAFRA”, diz. “Já vendemos algumas unidades da Apache antes mesmo do modelo entrar em exposição na loja”.

Felipe Giannetti, sócio-proprietário da rede DAFRA Fatex Motos, na região de Campinas, diz que todas as unidades da Apache RTR 150 recebidas foram vendidas na primeira semana. “Nosso estoque se esgotou logo nos primeiros dias e temos mais clientes à procura do modelo. Alguns deles viram matérias publicadas sobre o lançamento e procuraram a concessionária para obter mais detalhes”.

De acordo com Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos, o interesse pelo lançamento é fruto da dedicação da empresa em oferecer ao consumidor brasileiro produtos de qualidade e tecnologia a um preço acessível. “Nós estamos empenhados em disponibilizar motocicletas que atendam de forma completa o exigente mercado nacional. As parcerias globais que fechamos recentemente são apenas parte da estratégia, que envolve também o aprimoramento constante das nossas equipes de engenharia e produção, o aperfeiçoamento de nossa infraestrutura na fábrica, o diálogo próximo com a rede de concessionárias e a atenção total às demandas de nossos clientes”.

Segundo ele, a Apache tem potencial para agradar o consumidor. “As primeiras unidades do novo modelo acabaram de chegar às concessionárias e já estamos recebendo um retorno positivo do público e da imprensa”.

Repercussão positiva na imprensa especializada


O design e o estilo esportivos da Apache RTR 150 são alguns dos atributos destacados pela imprensa especializada em duas rodas. “A moto impressiona à primeira vista. Tem porte imponente e visual moderninho, com carenagem dianteira de bom gosto e adesivos nas rodas”, explica matéria publicada pelo jornal O Globo.

“A primeira impressão é que a indiana TVS e a brasileira DAFRA empenharam-se em produzir uma moto bonita, confortável, confiável, com bom desempenho e preço competitivo”, diz matéria do site UOL Carros.

“A Apache RTR 150 mostrou-se uma moto muito bem cuidada do ponto de vista da fabricação, resultado de um projeto que certamente teve como alvo buscar a excelência dentro de seu segmento. No breve tempo em que atua no mercado, a Dafra conseguiu não apenas uma razoável fatia nas vendas (quase 4% em 2009), como uma boa credibilidade entre seus clientes. A Apache vem para ocupar o topo de seu catálogo e mais do que acessórios chamativos num ‘corpinho’ atraente, parece ter qualidade – e preço justo – para fazer esta fatia aumentar”, relata matéria publicada na Revista da Moto!.

Uma street de alto desempenho

Inspiradas e modelos de corrida, a Apache RTR 150 apresenta um conjunto de características que se traduzem em maior capacidade desempenho, conforto, segurança e durabilidade.

Equipada com motor OHC (Over Head Camshaft) de 147,5 cm3, monocilíndrico com disposição vertical, quatro tempos e duas válvulas, a Apache RTR 150 percorre de 0 a 60 km/h em apenas 5,9 segundos, graças a seu sistema de alimentação de combustível controlado a vácuo e aos 14 cv de potência máxima.

A Apache conta, ainda, com o sistema de ignição IDI (Inductive Digital Ignition), sistema de amortecimento traseiro a gás nitrogênio, painel digital, guidão e pedal ajustáveis às características do piloto, lanterna traseira em LED e linhas expressivas que acentuam o design esportivo da Apache como o desenho do tanque, a ergonômica alça traseira da garupa, assim como nas rodas de liga leve aro 17 (dianteiro) e aro 18 (traseiro), pintadas em preto com frisos em vermelho.

DAFRA Motos - www.daframotos.com.br

Volvo entrega primeiros ônibus biarticulados B9Salf que vão operar em SP



Os ônibus, que estão sendo encarroçados pela Caio-Induscar, deverão ser entregues em lotes até maio próximo

Texto: Imprensa Volvo

O B9SALF é um dos mais avançados chassis urbanos de grande capacidade de transporte já fabricados pela marca. É o único do mercado brasileiro com 100% de piso baixo. Com um motor de 9 litros e 360cv de potência - localizado lateralmente no entre-eixo do primeiro carro -, este chassi é a melhor opção para operações que precisam atender aos mais exigentes padrões do transportador para garantir maior acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.

“A Volvo é o primeiro fabricante a oferecer ônibus biarticulados com piso 100% baixo na América Latina e também o que oferece a melhor acessibilidade do mercado”, declara Gabell. O B9SALF é um veículo que reúne toda a experiência da Volvo em acessibilidade, capacidade de transporte e performance do veículo. “É acessibilidade total”, completa o presidente.

Os ônibus vão rodar em São Paulo, contribuindo para melhorar o complicado trânsito da cidade, a maior do hemisfério Sul, com uma população de cerca de 20 milhões de habitantes em sua região metropolitana e uma frota de mais de 6 milhões de veículos. Os B9SALF ampliarão as frotas das operadoras Viação Campo Belo, Cidade Dutra, Viasul e VIP pertencentes ao Grupo Ruas, maior operador de empresas de ônibus urbanos de São Paulo e um dos maiores do Brasil, transportando em média cerca de 90 milhões de passageiros por mês.

Grupo Ruas

O Grupo Ruas está investindo em ônibus biarticulados e articulados, justamente pelos principais benefícios destes chassis: maior capacidade de transporte, menos emissões de gases, custo menor por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada. A companhia adquiriu os primeiros articulados Volvo em 1983, e os primeiros biarticulados em 1996.

BRT’s

Ao contrário de seus congêneres, este novo ônibus Volvo tem 26,5 metros de comprimento, situação que, aliada ao motor localizado entre os eixos, permite a elevada capacidade de transporte. “Temos muita experiência em BRT’s (Bus Rapid Transit), e sabemos que a capacidade de transporte é fator decisivo na competitividade. Somos imbatíveis nesta área”, destaca Gabell.

No Brasil os BRT’s são conhecidos como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, a exemplo do que existe em Curitiba, cidade pioneira na implantação de um projeto viário e de transporte desta natureza. Outro BRT importante na América Latina que optou por chassis Volvo é o de Santiago, capital do Chile, que escolheu usar ônibus de piso baixo e de grande capacidade para facilitar a acessibilidade e o transporte de milhões de passageiros todos os dias.

Novo pneu da Goodyear estréia na primeira corrida da Stock Car 2010


Estratégias com projeção móvel nos pontos turísticos de São Paulo e o Zerinho da Goodyear ajudarão a promover a corrida na cidade

Texto: Imprensa Goodyear

Pelo terceiro ano consecutivo, a Goodyear é patrocinadora oficial da Stock Car e estréia novo pneu desenvolvido para um carro mais potente que será utilizado na categoria em 2010. A primeira corrida do ano acontece no próximo domingo, dia 28 de março, em Interlagos, na cidade de São Paulo.

Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Inovação da Goodyear, localizado em Akron, Estados Unidos (onde também são produzidos os pneus usados na Nascar, principal categoria automobilística dos Estados Unidos), o novo pneu foi produzido para o carro da Stock Car 2010, que possui um aumento na potência do motor em mais 30 cavalos.

O novo pneu é resultado de uma parceria envolvendo profissionais da Goodyear, da Vicar (organizadora da competição), de chefes das equipes da Stock Car, da JL (fabricante do chassi), e do piloto de testes oficial da competição Felipe Giaffone. A principal diferença com relação ao pneu utilizado nos anos anteriores é a melhoria na performance para atender ao aumento da velocidade e exigência do carro, além da preocupação com o desgaste da banda de rodagem.

“Com um trabalho conjunto envolvendo diversos profissionais, a Goodyear desenvolveu um pneu de acordo com as novas exigências para um carro mais potente e que oferece as melhores condições técnicas. O novo pneu só vem agregar para tornar o campeonato ainda mais disputado, como já conferimos nos treinos oficiais” explica Vinicius Rezende Sá, Coordenador de Marketing Eventos Esportivos da Goodyear.

Tecnologia e Inovação

As mais inovadoras tecnologias foram utilizadas no desenvolvimento desses produtos no principal Centro de Pesquisa e Inovação da Goodyear, em Akron, nos EUA. Além do novo composto, o pneu continua com um diferencial importante que é o chamado RFID (Radio Frequency Identification), um chip que faz o rastreamento dos pneus fornecidos pela Goodyear e permite a correta identificação dos produtos por equipes, além de facilitar a identificação do controle e recolhimento dos pneus.

Ação urbana marca presença da Goodyear, em São Paulo, para dar início a temporada Stock Car 2010

No decorrer de toda temporada da Stock Car 2010, a Goodyear realizará diversas ações diferenciadas pelas cidades por onde o campeonato marcará presença.

Para dar o pontapé inicial, fora do autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de março, a Goodyear fará uma ação urbana com a projeção do carro madrinha da Stock Car nos principais pontos turísticos da capital paulista. A imagem do carro será projetada de um equipamento dentro da van em movimento pela cidade. Para não comprometer o trânsito, a projeção acontecerá sempre à noite, das 20h até a meia-noite.

Outras novidades para este ano são a presença do Zerinho da Goodyear, mascote oficial da companhia, e as “Pitlanes” que estarão presentes durante a corrida no domingo.

Além disso, a Goodyear irá patrocinar um concurso de fotografia, durante todo o campeonato, que contará com duas categorias: profissional e amador. Uma forma de incentivar e democratizar a participação de todos os amantes de Stock Car. Para mais informações e consultar o regulamento acesse o website www.concursogydefotografia.com.br.

Goodyear no Brasil

A Goodyear do Brasil fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões, ônibus, pneus para equipamentos agrícolas, fora de estrada e para aviação, além de materiais para recauchutagem, está presente no Brasil há mais de 90 anos e conta com três mil funcionários no país.

A companhia possui operações em três unidades industriais: fábrica em Americana (interior do Estado de São Paulo), fábrica na capital de São Paulo (bairro Belenzinho) e a unidade de materiais de recauchutagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (interior de São Paulo). Além disso, a empresa conta com uma sede na capital paulista, uma rede de 150 revendedores oficiais e cerca de mil pontos de venda em todo o país.

Com uma história de pioneirismo em tecnologia e inovação, a Goodyear permanece desenvolvendo produtos e serviços voltados para segurança, com alta tecnologia e performance, além da preocupação socioambiental, se preparando a cada dia para atuar como um agente indutor na sociedade para o tema da Sustentabilidade.

Para mais informações sobre a Goodyear, acesse: www.goodyear.com.br

Novo Ford Ka oferece kit opcional da Keko

Texto e Foto: Imprensa Keko

O novo Ford Ka oferece, a partir de março de 2010, um exclusivo kit opcional para incrementar e personalizar o automóvel. Desenvolvido pela Keko Acessórios, o Kit Trail é um conjunto de acessórios composto de protetor dianteiro e traseiro, bagageiro e adesivos. Disponível diretamente nas concessionárias autorizadas Ford, a intenção é possibilitar a transformação do novo Ford Ka em uma versão aventureira do modelo.

A Keko já produz um mix de produtos para a Ford, criado especialmente para os modelos Fiesta, Ranger, Courier, F-250 e EcoSport. Líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, além da Ford, a empresa também é fornecedora da Fiat, General Motors, Mitsubishi, Nissan, Renault, Volkswagen, Toyota e Peugeot.

RALIS MITSUBISHI ESTILO 4X4 CHEGA À SUA 16ª TEMPORADA



Premiações diferenciadas aos campeões e uma nova categoria aumentam as emoções na temporada 2010

Texto e Imagem: Imprensa Mitsubishi

Acabou a espera. Na fase final da contagem regressiva, a Nação 4x4 faz os últimos ajustes e se prepara para invadir as trilhas brasileiras em abril, quando tem início a temporada 2010 dos ralis Mitsubishi.

"Nesse campeonato, o troféu é secundário. A amizade com outros competidores é melhor do que subir no pódio. Só de correr você já se sente campeão", conta o mineiro Ângelo Savastano, que há 9 anos participa do rali Mitsubishi Motorsports.

O desafio, que começa pela região Sudeste, leva as emoções do estilo off road em três modalidades - Mitsubishi CUP (velocidade), Mitsubishi Outdoor (estratégia) e Mitsubishi Motorsports (regularidade) -, prometendo um ano de muita diversão e competição sadia. E ainda ganha mais força no segundo semestre, quando em julho começa a temporada Nordeste das competições.

Sudeste

Mitsubishi Motorsports - Em grande estilo, a temporada começa no dia 10 de abril, com a largada da 16ª temporada do rali mais tradicional do País, que já reuniu, ao longo desta bem sucedida história, mais de 100.000 pessoas, entre famílias e grupos de amigos, pelas mais diversas trilhas do Brasil

"Esse é um dos poucos programas que me permite reunir toda a família. Sairemos da minha cidade em quatro ou cinco carros. Vão os amigos, os filhos, todo mundo", revela Luis Renato Lopes, piloto de Pouso Alegre (MG), que participa da categoria Turismo , há alguns anos .

Dividida em três categorias: Graduados (duplas mais experientes), Turismo (experiência intermediária) e Turismo Light (iniciantes).

Premiação

Ao término de cada etapa, as cinco duplas melhor classificadas recebem troféus e prêmios. No final do campeonato, os três primeiros colocados da categoria Graduados dividirão um prêmio em dinheiro de R$43.000,00 ,

Na Categoria Turismo o piloto campeão receberá uma viagem com direito a mais 3 acompanhantes para exótica Patagônia Chilena no Hotel Explora , em Torres del Paine . A melhor dupla Feminina receberá uma viagem para o Costão do Santinho Resort e Spa , na ilha de Florianópolis em Santa Catarina , com mais dois acompanhantes . Na categoria Turismo Light os campeões recebem trofeus e premios especiais em cada etapa .

A temporada do Mitsubishi Motorsports Sudeste começa por São Pedro/SP (10/04) e segue para a cidade de Uberlândia/MG (05/05), Blumenau/SC (29/05), Londrina/PR (26/06), Belo Horizonte/MG (28/08), Itaipava/RJ (25/09) e Ribeirão Preto/SP (27/11).

MITSUBISHI OUTDOOR

Em sua 7ª edição, o rali de estratégia Mitsubishi Outdoor volta a reunir equipes em busca de diversão e contato com a natureza.

Para André Chiarini, piloto da equipe Ilos Infra, o rali é uma atividade que já integra o dia-a-dia da equipe. "As etapas são consideradas parte das atividades esportivas e sociais do nosso time, tanto que preparamos para este ano uniformes com o símbolo de uma Pajero , adianta Chiarini.

Nessa modalidade, o desafio fica por conta das tarefas esportivas e culturais, que permitem aos participantes desfrutar o completo estilo de vida 4x4 em duas categorias: Fun (com tarefas de níveis fácil e intermediário) e Extreme (atividades de níveis intermediário e avançado).

Premiação

O Mitsubishi Outdoor não é uma competição , ao final de cada etapa as melhores equipes vencem trofeus e premios especiais .

O calendário 2010 do Mitsubishi Outdoor começa também em São Pedro/SP no dia 10 de abril e continua nas cidades de Uberlândia/MG (01/05), Blumenau/SC (29/05), Londrina/PR (26/06), Itaipava/RJ (25/09) e Ribeirão Preto/SP (27/11).

MITSUBISHI CUP

O dia 17 de abril é dedicado ao rally cross contry de velocidade , com o começo da temporada 2010 na região Sudeste.
Realizadas em circuitos fechados, as sete etapas contam com pistas exclusivas para a diversão dos gentlemen drivers do automobilismo nacional.

"Estamos contando os dias , horas e minutos que faltam para começar a temporada. Somos uma grande família, a integração entre todos é muito boa, tanto que a disputa termina assim que se tira o capacete", afirma Marcos Cassol, piloto que participa há seis anos da Mitsubishi Cup.

Em 2010 a competição contará com uma novidade a mais : a categoria, a Pajero TR4R Light, que vem completar o grid ao lado das já existentes L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R.

Premiação - Contando com a maior premiação do automobilismo brasileiro

R$ 500.000,00 durante o ano , a Mitsubishi Cup distribui troféus e prêmios em dinheiro aos melhores colocados por etapa. A outra novidade deste ano será a premiação especial para as duplas campeãs da temporada nas categorias L200 Triton RS, Pajero TR4R e L200 RS: uma viagem para o tradicional e completo Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia com acompanhante

Em 2010, a Mitsubishi Cup Sudeste percorrerá as cidades de Ribeirão Preto/SP (17/04), Londrina/PR (15/05), fará sua estréia em Mafra/SC (12/06) e seguirá por Jaguariúna/SP(03/07), Poços de Caldas/MG(28/08) e São Carlos/SP (15/09), até a grande final no dia 27 de novembro, quando a velocidade retorna a Ribeirão Preto.

Nordeste

Mitsubishi Motorsports Nordeste - Em julho, acontece a estréia da versão Nordeste dos ralis da Mitsubishi, com o início da temporada 2010 do Mitsubishi Motorsports Nordeste e da Mitsubishi Cup Nordeste.

Os competidores desses dois grandes eventos já podem se programar, afinal, o calendário dos ralis da Mitsubishi no Nordeste começará em Salvador/BA (31/07), e seguirá por Fortaleza/CE (11/08), João Pessoa/PB (16/10) e Natal/RN (13/11), cidade que pela primeira vez receberá a grande final.

Mais informações podem ser encontradas no site: www.mitsubishimotors.com.br

Equipe Cosan Mobil Super Racing estreia na Copa Caixa Stock Car 2010


A nova equipe conta com Nonô Figueiredo e Valdeno Brito como pilotos oficiais

Texto: Imprensa Cosan

Após o anúncio da entrada do etanol na principal categoria do automobilismo brasileiro, a Cosan anuncia a estreia da companhia na competição, com a Cosan Mobil Super Racing.

A empresa investe na categoria desde a temporada passada e em 2010 aumentará ainda mais a sua presença na Stock Car. “Depois da chegada dos lubrificantes Mobil Super à Stock Car, nada mais natural do que participarmos de forma mais efetiva. A Cosan Mobil Super Racing terá o papel de aumentar o reconhecimento da marca Mobil no cenário nacional”, completa Lucio Almeida, coordenador de marketing automotivo da Cosan.

A presença da marca Cosan no campeonato também reforça o posicionamento institucional da marca junto ao público de todo o país. “É um grande prazer poder apresentar a marca Cosan aos expectadores da competição. A entrada do etanol na Stock Car demonstra a adequação do nosso investimento na categoria. Sem dúvida é um marco para o automobilismo brasileiro e um orgulho para a nossa empresa”, ressalta Lauro Klas, gerente de marcas de combustíveis da Cosan.

A Cosan Mobil Super Racing conta com um time de aproximadamente 20 profissionais, entre eles engenheiros, mecânicos e especialistas em automobilismo que trabalharão juntos para a conquista de títulos. À frente da equipe técnica, estão dois grandes profissionais: Nonô Figueiredo e Valdeno Brito. Os pilotos, que nunca tinham disputado a Stock Car na mesma equipe, são os responsáveis por guiar os carros a mais de 200 quilômetros por hora e estão satisfeitos com a mudança. “Tenho certeza que formaremos uma equipe muito forte em busca de resultados”, comenta Nonô.

Valdeno Brito também tem excelentes expectativas para a etapa de 2010 e afirma estar “preparado para lutar pelo título”. Para Valdeno, a etapa de Salvador, realizada na rua, é uma das mais desafiadoras.

Sobre Nonô Figueiredo

Nonô Figueiredo é paulistano e aos 38 anos de idade conquistou, em sua história na Stock Car, duas vitórias, 114 corridas, 19 pódios e quatro voltas mais rápidas. Nonô também já foi piloto de kart e hoje é um dos pilotos mais reconhecidos da categoria.

Sobre Valdeno Brito

Valdeno Brito nasceu em Campina Grande, na Paraíba, e aos 35 anos de idade é considerado um dos grandes nomes da Stock Car. Piloto da categoria desde 2004, conquistou 11 pódios, três poli positions e duas vitórias em toda sua carreira. Entre suas conquistas está a conhecida “Corrida do Milhão de Dólares”, realizada no Rio de Janeiro, na temporada de 2008. Além disso, entrou para os playoffs nos últimos três anos.

Sobre a Cosan

O Grupo COSAN é o único player totalmente integrado do setor de energia renovável, estando presente em todos os elos da cadeia de valor do setor sucroenergético. Possui 23 unidades produtoras, sendo 21 em São Paulo e duas em construção, uma na cidade de Jataí (GO) e outra em Caarapó (MS), quatro refinarias e dois terminais portuários. Além disso, atua no varejo com as marcas Da Barra e União, no segmento de distribuição de combustíveis por meio da marca Esso e na produção e distribuição de lubrificantes automotivos e industriais com a marca Mobil. Com capacidade de moagem atual de cerca de 60 milhões de toneladas/ano, a Cosan é a maior companhia do mercado sucroenergético brasileiro, além de um dos maiores produtores e exportadores de açúcar e etanol do mundo.

Sobre a Cosan Combustíveis e Lubrificantes

A Cosan Combustíveis e Lubrificantes foi criada em 2008, quando a Cosan, maior grupo sucroenergético do país, concluiu a compra dos ativos da Esso Brasileira de Petróleo. A empresa é responsável pela operação dos ativos de distribuição de combustíveis da Esso, além da produção e distribuição de lubrificantes Mobil no Brasil e possui cerca de 1700 postos de combustíveis em 20 estados brasileiros. Sua criação está alinhada com a história vitoriosa da Cosan e, principalmente, com a missão do Grupo de ser referência mundial em energia limpa e renovável para melhorar a vida das pessoas.

MVK Spyder, a motocicleta que é destaque na estrada


Modelo tem características de motocicletas do estilo americano chopper

Texto: Imprensa MVK Motos

A motocicleta Spyder da MVK Motos do Brasil é o centro das atenções por onde passa. Tudo isto por conta do seu design moderno que segue as características de uma motocicleta no estilo americano chopper – garfo dianteiro longo, detalhes cromados, comando avançado, chave de contato no tanque e tanque em forma de gota com flames prateadas.

O seu diferencial está no assento e encosto para a garupa que a tornam ideal para passeios ou viagens a dois. Geralmente os modelos chopper não possuem este espaço para a garupa.

Além de confortável e charmosa, esta motocicleta de 320 cc conta com um motor bicilindrico de quatro tempos, refrigeração liquida auxiliada por ventoinha, potência máxima que vai de 22,8 cv a 8.000 rpm.

Também possui sistema de ignição C.D.I. (Ignição por Descarga Capacitiva) que proporciona performance diferenciada e é mais eficiente na partida do motor.

Conta ainda com transmissão de cinco velocidades, partida elétrica, além de sistema de freios a disco duplo 300 mm( wave) na dianteira e a disco simples na traseira.

Sua suspensão dianteira é a garfo telescópico e a traseira a braço oscilante com duplo amortecimento, soft tail, localizados na parte inferior do chassi, garantindo a absorção de impactos causados por irregularidades do solo.

A Spyder da MVK Motos do Brasil tem comprimento de 2.580 cm por 840 cm de largura e 1.110 cm de altura. Seu peso seco é de 180 kg.

Econômica, esta motocicleta que tem tanque com capacidade de 10 litros, sem contar com a reserva para mais 2,5 litros, consumo médio de 25km/litro.

Diponível no Brasil na cor preta e prata a Spyder tem preço público sugerido de R$ 15.580,00 (São Paulo - sem frete e sem seguro).

Honda Banzai recebe o "Selo Empresa Amiga do Hospital da Baleia"

Texto: Imprensa Honda Banzai

No dia 23 de março, a Banzai, concessionária Honda em Belo Horizonte, foi homenageada com o “Selo Empresa amiga do Hospital da Baleia”, em reconhecimento às ações de responsabilidade social da concessionária em apoiar projetos sociais desenvolvidos por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Estiveram presentes na solenidade o diretor-administrativo da Banzai Pedro Pentagna Guimarães, o diretor superintendente Camilo Lucian Hudson e a coordenadora de Marketing Isabela Santos Machado.

O Selo foi instituído em 2010 e é uma forma de agradecimento e homenagem às organizações parceiras do hospital. Ao todo, 29 empresas foram homenageadas. Os recursos destinados ao Hospital da Baleia irão beneficiar projetos nas áreas de Psicologia, Transporte, Nutrição, Oncologia e Conforto Hospitalar. Todos os projetos desenvolvidos pelo Hospital da Baleia foram aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

A entrega da placa com o selo foi realizada pela diretora-presidente do Hospital da Baleia Tereza Guimarães Paes, juntamente com crianças que estão em tratamento no hospital. O evento aconteceu no auditório da Unidade Maria Ambrosina e contou com apresentação artística do grupo de Canto Coral formado por funcionários da Baleia.

Caminhão que transportava pneus foi roubado e recuperado no Interior Paulista

A carga era avaliada em mais de R$ 215 mil

Texto: Imprensa GRISTEC

Caminhão carregado com pneus roubados no Interior Paulista foi encontrado com auxílio da AngelLira Rastreamentos Satelitais e da polícia local. O motorista chegou a ser levado como refém, mas foi libertado sem ferimentos.

O roubo ocorreu na região da cidade de Cosmópolis (SP), no dia 26 de janeiro, quando o motorista de uma transportadora que passava pela SP 133 foi fechado por uma carreta que impediu sua passagem. Um homem armado desceu do veículo e anunciou o assalto, rendeu o motorista e o levou para um cativeiro. Outros bandidos conduziram o caminhão.

Devido ao acionamento do botão de pânico do caminhão pelo motorista, a AngelLira enviou comandos de bloqueio, acionou sirenes e pisca alerta do veículo roubado. Imediatamente, os ladrões abandonaram o veículo, já que não poderiam mais movê-lo. A AngelLira acionou a polícia da cidade de Americana (SP), que localizou o veículo no km 119 da rodovia SP 330. Toda a carga de pneus, avaliada em R$ 217 mil, bem como o caminhão, foram recuperados intactos e devolvidos à transportadora após perícia. O motorista foi encontrado com fome e sede, mas sem ferimentos.

NAKATA ENTRA NO NEGÓCIO DE JUNTAS HOMOCINÉTICAS


Affinia acredita na sinergia entre os itens de suspensão e transmissão para alavancar vendas da marca

Texto: Imprensa Affinia

Este mês chega ao mercado de reposição as juntas homocinéticas da Nakata, marca da Affinia Automotiva. A decisão de entrar neste segmento se deve ao fato do conhecimento adquirido ao longo dos anos na produção de itens de suspensão e transmissão, seja para equipamentos originais ou reposição. A Nakata é uma das mais tradicionais marcas do aftermarket brasileiro e é reconhecida pela qualidade e confiabilidade de seus produtos. “Escolhemos a Nakata para lançar esta linha devido à relação direta entre a junta homocinética e a suspensão do veículo. Agora o mercado conta com uma solução ainda mais completa”, afirma Carlos Anselmo, gerente de produtos e mercado da Affinia.

A companhia espera que em curto espaço de tempo, a Nakata conquiste uma posição de destaque no mercado, uma vez que toda a rede de distribuição, varejo e aplicadores conhecem o know how da Affinia e confiam nos produtos produzidos por suas marcas. Outro grande diferencial competitivo é serviço de pré e pós venda que a Affinia oferece. As juntas homocinéticas Nakata contemplam 90% de cobertura de linha. Vale ressaltar que o produto será exportado para todos os mercados e clientes que Affinia já mantém negócios. Para anunciar o lançamento do produto e abertura das vendas, haverá um agressivo plano de mídia em publicações especializadas e ações no ponto de venda.

Sobre a Nakata:

A Nakata é uma empresa brasileira, fundada em 1957. Entretanto, a história dos irmãos Nakata, começou dez anos mais cedo, em 1947, quando eles decidiram largar a vida no campo, fabricar panelas e vender de porta em porta. Nas visitas às casas, viram que os agricultores precisavam de um pulverizador agrícola e começaram a fabricá-lo também. Em meados dos anos 50, componentes para Brastemp foram incorporados à produção. O inicio da relação com o mercado automotivo se deu em 1957 quando os irmãos foram convidados pela Volkswagen a escolher e produzir uma peça do Fusca que estava sendo nacionalizado. Em seguida, a Nakata conseguiu autorização da VW da Alemanha para fabricar a barra de direção do Fusca, o que abriu as portas para a vocação da empresa, bem como o trabalho para todas as outras montadoras que existiam no Brasil na época. Em 1974 a empresa iniciou a fabricação de amortecedores. Hoje Nakata é líder em molas a gás para bagageiros e foi pioneira no desenvolvimento de amortecedores pressurizados. A linha de componentes é extensa, especialmente para produtos de suspensão, direção e freios, comercializados diretamente para o mercado de reposição.

Sobre a Affinia:

Com vendas globais de US$ 2,1 bilhões por ano, 9.500 colaboradores e 52 unidades fabris espalhadas pelo mundo, a Affinia é voltada para o mercado de reposição automotiva. No Brasil, as quatro unidades de negócios contam com 750 colaboradores. A empresa está no mercado desde dezembro de 2004 e 55% de suas vendas são provenientes do segmento de suspensão e freios, 27% de filtros e 18% entre diversas linhas de produto. Pertencente ao grupo norte-americano Cypress, no seu portfólio no Brasil conta com sete marcas líderes. Entre elas estão Nakata (componentes de freios e suspensão), Wix (filtros), Brosol (sistemas mecânicos de alimentação), Urba (bombas d’água), Spicer (transferência de força), Perfect Circle (componentes de motor) e Victor Reinz (sistemas de vedação). A Affinia Automotiva em parceria com o DENATRAN, CET e SENAI-SP lança a campanha Carro 100% - Quem tem chega bem, com o objetivo de conscientizar o motorista que a manutenção preventiva garante a segurança do veículo. Baseado em três pilares: segurança, economia e meio ambiente, a campanha também busca contribuir para a melhora da qualidade do ar.

Abrange Logística completa 24 anos com foco no crescimento



Presente em 14 estados brasileiros, a empresa planeja estar entre os principais operadores logísticos do Brasil

Texto e Foto: Imprensa Abrange Logística

Uma forte característica da Abrange, percebida em seus 24 anos, é seu espítito empreendedor, que conseguiu transformar uma empresa local, em uma empresa de nível nacional, presente em 14 estados brasileiros. Atuando com operações logísticas complexas, a Abrange soube simplificar e crescer na cadeia de abastecimento e nas demais áreas de negócios, como: armazéns gerais, intralogística, locação de equipamentos de movimentação, incluindo empilhadeiras e caminhões, transporte e inventário.

Para Percival, investir em pessoas competentes e que conseguem entender a missão e os objetivos da empresa, é investir no próprio empreendimento. “A dedicação, o comprometimento e o profissionalismo de todos os nossos colaboradores foram essenciais para que a Abrange completasse 24 anos”, comemora.

“Para os próximos anos nossa missão e nosso maior desafio será buscar o crescimento da empresa com inteligência, pela análise crítica, mudando e adaptando-se à novas realidades, de forma ágil, flexível e lucrativa, superando as adversidades com entusiasmo e dinamismo necessário para levar a empresa e as pessoas a um novo patamar de comportamento”, completa o presidente da Abrange.
Clientes

A Abrange tem uma carteira de clientes fiéis que se tornam parceiros da empresa, e trabalhando juntos, a Abrange e os parceiros, conseguem resultados surpreendentes. “Conseguimos melhorar o nível de trabalho quando percebemos que só juntos conseguiríamos ir mais longe. Antes víamos a Abrange como um prestador de serviço dentro da nossa sede, agora vemos a empresa como uma parceira essencial para a qualidade do nosso produto final”, comenta a analista de logística da Fibria, Cynthia Kelly Pelogia.

Por esse motivo, conforme cresce a confiança do cliente, cresce também o trabalho desenvolvido. A multinacional de bebidas AmBev começou como uma cliente de intralogística nas fábricas e centros de distribuição do nordeste. Hoje, a Abrange também tem contratos de transporte e distribuição com a AmBev e até já recebeu prêmios de reconhecimento pelo trabalho prestado à multinacional. “A parceria vem sendo ampliada ano a ano com a AmBev e ficamos satisfeitos em cumprir todas as metas e alcançar resultados”, comemora o presidente da Abrange Logística.

A ampliação das parcerias ocorre também em diversos clientes e estes clientes são pontos especiais a serem lembrados neste vigésimo quarto ano de Abrange, já que eles são um dos principais personagens da história da empresa. Eles fazem parte da missão e do objetivo da empresa.

Ano de 2010
Em Abril deste ano a Abrange faz 24 anos, mas já tem planos para seus 29 anos. “O objetivo maior da nossa estratégia está na visão de futuro para 2015, pois suas ações, além de trazerem um melhor resultado operacional e financeiro para 2010, serão os pilares para a visão de 2015: “Estar e ser uma referência entre os principais operadores logísticos do Brasil”. Entenda-se por referência uma empresa com excelência em serviços e resultados, para os clientes, para seus profissionais, para si e seus acionistas”, conclui Percival.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Fuja do trânsito no feriado de Páscoa


Portal de trânsito da Porto Seguro auxilia motoristas a encontrar as melhores rotas para o feriado da Páscoa, tanto na saída da cidade, como nas estradas

Texto: Imprensa Porto Seguro

Quando surge um feriado, muitos paulistanos ou cariocas logo pensam em viajar, mas desistem ao lembrar do volume de trânsito na saída da cidade e nas estradas. Uma maneira de se programar e escolher o melhor momento e rota é consultar o Porto Vias, portal desenvolvido pela Porto Seguro com tecnologia inédita de indicação de tempo de percurso, além de contar com ferramentas que 'avisam' o usuário sobre o melhor momento de partir.


Segundo Rafael Caetano, gerente de Canais Eletrônicos e Marketing Direto da Companhia, o Porto Vias é o primeiro portal de trânsito completo para consultar o tempo das rotas de acordo com o trânsito. As informações são provenientes de um amplo monitoramento de vias. "As informações de trânsito são captadas e tratadas a partir dos rastreadores instalados e mais de 400 mil veículos da frota segurada e da rede de prestadores de serviços da Porto Seguro. O sistema 'soma' e processa o posicionamento e velocidade média de veículos rastreados por GPS, assegurando uma ampla cobertura das vias e informações precisas sobre velocidade de tráfego", explica Caetano. "A malha das vias monitoradas é quase três vezes maior que a de outros serviços oferecidos", observa.

Como usar

O Porto Vias é de uso livre, basta se cadastrar. O portal permite diversos tipos de consulta.
Pelo computador:


- Principais Corredores: consulta rápida da situação do trânsito dos principais corredores da Grande São Paulo;
- Rotas personalizadas: o usuário informa os endereços de sua residência e de outros locais que costuma frequentar e define as várias opções de rota que costuma utilizar - o sistema informa o caminho mais rápido, em tempo real. As informações são sigilosas, de acesso exclusivo do usuário;
- Widget Porto Vias: aplicação para desktop que permite consulta rápida aos caminhos previamente cadastrados e sistema de alertas para horários pré-definidos;
- Twitter: usuários do portal podem contribuir encaminhando informações do trânsito, ou questionando ao @portovias qual a situação de uma determinada via entre os principais corredores.

Pelo telefone

- *Fone Porto Vias - 333-PORTO (opção 7): serviço de consulta por telefone para quem necessita saber o melhor caminho num determinado momento, mas está distante do computador - exclusivo para segurados do Porto Seguro Auto;
- Celular: por meio do navegador de internet, é possível saber qual é o melhor caminho em tempo real. Também pode ser acessado via aplicativos de celulares como Smartphones e iPhone.
Estradas e meteorologia:
- Condições e Câmeras nas Principais Rodovias: condições de tráfego e imagens em tempo real das principais rodovias dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro;
- Clima: previsão do tempo auxilia o motorista no planejamento da rota e prepara-o para escapar do trânsito;

Veja também


- Na tela principal, a informação 'Trânsito agora' informa a extensão do congestionamento e a percentagem de vias com lentidão entre 2.000 km de ruas monitoradas - Por exemplo, '378 Km (19%) de trânsito';
- Vídeo rápido explica como é feito o monitoramento;
- Usuários cadastrados podem personalizar consulta das condições dos principais corredores;
- Usuários também comparam trajetos e escolhem o caminho mais rápido no momento em que precisam.

Carros da Stock Car 2010 ganham a tecnologia da injeção eletrônica Bosch


Sistema substitui o carburador nos veículos da competição

Texto: Imprensa Bosch

A partir deste ano, os carros da Copa Caixa Stock Car serão equipados com injeção eletrônica Bosch, substituindo a configuração dos veículos que competiam até o ano passado, cujo motor era carburado. A mudança faz parte do novo conceito do motor da competição, que agora também passa a ser abastecido com etanol. A tecnologia da injeção eletrônica traz à categoria maior competitividade, pela melhora no desempenho do motor, entre outros benefícios, sem contar com as vantagens ambientais, já que o sistema contribui para redução da emissão de gases poluentes.

O fornecimen to da unidade de comando do novo motor e toda a engenharia de suporte desta parceria técnica com a Stock Car ficam a cargo da Bosch Motorsport, empresa do Grupo Bosch sediada na Alemanha, especializada no desenvolvimento de sistemas para veículos de competição.

A Bosch vem intensificando sua participação na Stock Car desde 2006. Atualmente, é co-patrocinadora do evento e fornecedora oficial de alternadores, filtros, velas e sistemas de limpeza de parabrisa (palhetas e motores) para os carros da categoria. Outras ações de marketing e merchandising complementam a participação da empresa na competição.

Neste ano, a Bosch irá realizar ações de relacionamento nas etapas de São Paulo (28/3), Rio de Janeiro (23/5), Salvador (15/8), Rio Grande do Sul (24/10), Brasília (21/11) e na final do campeonato, em Curitiba (05/12).

Durante todo o campeonato, com exceção das etapas de São Paulo, as oficinas credenciadas da Rede Bosch Car Service em todo o Brasil s erão pontos de venda autorizados dos ingressos. A lista de oficinas da Rede pode ser acessada no site www.boschservice.com.br.

Injeção eletrônica

A tecnologia da injeção eletrônica já equipa os carros brasileiros há mais de 20 anos. Este sistema, que revolucionou a indústria automobilística, deixou para trás o antigo carburador e foi um grande passo para a redução da emissão de poluentes; os veículos equipados com injeção eletrônica emitem até dez vezes menos gases tóxicos que os antigos carros carburados. Além disso, a aplicação da injeção eletrônica trouxe maior eficiência e durabilidade aos motores.

O primeiro modelo de injeção eletrônica mundial, o D-Jetronic, foi criado pela Bosch, na Alemanha, em 1967. Esta foi a primeira vez que um sistema produzido em série conseguiu dosar com precisão a quantidade de ar e combustível permitindo uma combustão mais completa no motor, reduzindo as emissões de poluentes e melhorando o consumo de combustível, o q ue foi uma grande inovação praticamente impossível de ser alcançada com os carburadores.

O primeiro sistema de injeção eletrônica genuinamente brasileiro surgiu em 1988, desenvolvido pela Bosch. Chamado de LE Jetronic, foi instalado no Gol GTi 2.0, um automóvel compacto e com potência de 112 cavalos. Eleito o carro de passeio mais veloz do país na época, este modelo de Gol alcançava velocidade máxima de 185 km/h.

Em sua matriz em Campinas-SP, a Bosch conta desde o final dos anos 80 com um Laboratório de Emissões Veiculares, para pesquisar tecnologias de diminuição da emissão de poluentes, entre elas melhorias nos sistemas de injeção eletrônica. Em 2006 foi investido 1 milhão de euros na atualização dos equipamentos deste laboratório, preparando-o para a fase L-5 do Proconve.

A evolução da tecnologia acrescentou outras características ao sistema de injeção. A partir de 2003 este sistema passou a equipar também os motores Flex Fuel, que utilizam gas olina, álcool ou qualquer proporção de mistura entre os dois combustíveis.

Atualmente, no Brasil, a Bosch oferece ao aftermarket cerca de 3 mil itens relacionados ao sistema de injeção de combustível. Esta grande variedade reflete a riqueza da experiência adquirida pela empresa enquanto fornecedora líder desse equipamento original no setor automotivo.

PSA Peugeot Citroën investirá R$ 1,4 bilhão no Brasil

Texto: Imprensa PSA Peugeot Citroën

A PSA Peugeot Citroën investirá R$ 1,4 bilhão até 2012 para o desenvolvimento de suas atividades no Brasil. O anúncio foi realizado por Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, na presença de Sérgio Cabral Filho, Governador do Rio de Janeiro, estado onde está localizado o Centro de Produção do Grupo PSA no país.

O investimento será destinado, principalmente, ao desenvolvimento de novos projetos de veículos das marcas Peugeot e Citroën e de novos motores. Ele permitirá também o aumento da capacidade de produção do Centro de Produção de Porto Real.

O novo investimento vem se juntar as recentes ações que visam reforçar a presença do Grupo PSA no Brasil e na América Latina e acelerar sua participação nas zonas consideradas prioritárias para o desenvolvimento internacional da empresa. Em julho do ano passado, a empresa inaugurou uma Unidade de Usinagem de Motores no Centro de Produção de Porto Real. Já em janeiro deste ano, a empresa contratou 700 novos funcionários para a implantação do terceiro turno de produção de veículos e motores na unidade industrial e, assim, atender a crescente demanda do mercado automotivo no Brasil e na América Latina. Este terceiro turno entrou em atividade no último dia 18 de fevereiro.

Durante a cerimônia realizada no Palácio Laranjeiras, no Rio, Philippe Varin declarou: “A América Latina e mais particularmente o Brasil são fundamentais para a concretização de nossa ambição de sermos um grupo cada vez mais global. Para preparar seu futuro no continente, a PSA Peugeot Citroën garante recursos para colocar em ação um sólido plano de produtos para suas marcas. Como exemplo, até o fim do primeiro semestre de 2010, a Peugeot lança a picape compacta Hoggar, enquanto a Citroën prepara o lançamento de um novo modelo no segundo semestre. Em paralelo, estamos investindo para aumentar a nossa capacidade de produção em Porto Real”.

Quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90), a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no Brasil desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real. A unidade industrial já produziu mais de 700 mil veículos desde o início de suas atividades e, atualmente, fabrica os automóveis Peugeot 207, 207 SW e 207 Passion e os Citroën C3 e Xsara Picasso. A fábrica de motores, inaugurada em 2002, produz propulsores 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina. No ano passado, o Grupo PSA Peugeot Citroën comercializou 151.200 veículos no Brasil e registrou uma participação de mercado de 5%.

SKF renova patrocínio com Nonô Figueiredo

O novo acordo tem duração de um ano e prevê a participação da companhia sueca no suporte técnico do carro do piloto de Stock Car

Texto: Imprensa SKF do Brasil

A SKF do Brasil acaba de renovar o contrato de patrocínio com o piloto de Stock Car Nonô Figueiredo. Pelo novo acordo, que tem validade até o final da temporada de 2010, a empresa terá sua marca estampada no macacão e em seis diferentes pontos do carro do piloto, que este ano correrá por uma nova equipe, a Cosan Móbil Super Racing, estreante na categoria.

A gigante sueca dos rolamentos também contará com a presença de Nonô Figueiredo e seu carro em eventos sociais e palestras técnicas para clientes e fornecedores. Em contrapartida, a SKF entrará com o fornecimento de rolamentos de última geração e suporte técnico, com o objetivo de ajudar a equipe do piloto a melhorar o desempenho e a dirigibilidade do carro.

Segundo Eduardo Mendes, gerente de vendas automotivas OEM da SKF do Brasil, o novo contrato de patrocínio dá continuidade a uma parceria de muito sucesso há mais de 10 anos. “É algo positivo para o piloto, que conta com todo apoio da equipe técnica da SKF para melhorar o desenvolvimento do carro. Em troca obtemos informações importantes que nos ajudam a desenvolver novos produtos”, completa Mendes.

Equipe Cosan Mobil Super Racing estreia na Copa Caixa Stock Car 2010

A nova equipe conta com Nonô Figueiredo e Valdeno Brito como pilotos oficiais

Texto: Imprensa Cosan

Após o anúncio da entrada do etanol na principal categoria do automobilismo brasileiro, a Cosan anuncia a estreia da companhia na competição, com a Cosan Mobil Super Racing.

A empresa investe na categoria desde a temporada passada e em 2010 aumentará ainda mais a sua presença na Stock Car. “Depois da chegada dos lubrificantes Mobil Super à Stock Car, nada mais natural do que participarmos de forma mais efetiva. A Cosan Mobil Super Racing terá o papel de aumentar o reconhecimento da marca Mobil no cenário nacional”, completa Lucio Almeida, coordenador de marketing automotivo da Cosan.

A presença da marca Cosan no campeonato também reforça o posicionamento institucional da marca junto ao público de todo o país. “É um grande prazer poder apresentar a marca Cosan aos expectadores da competição. A entrada do etanol na Stock Car demonstra a adequação do nosso investimento na categoria. Sem dúvida é um marco para o automobilismo brasileiro e um orgulho para a nossa empresa”, ressalta Lauro Klas, gerente de marcas de combustíveis da Cosan.

A Cosan Mobil Super Racing conta com um time de aproximadamente 20 profissionais, entre eles engenheiros, mecânicos e especialistas em automobilismo que trabalharão juntos para a conquista de títulos. À frente da equipe técnica, estão dois grandes profissionais: Nonô Figueiredo e Valdeno Brito. Os pilotos, que nunca tinham disputado a Stock Car na mesma equipe, são os responsáveis por guiar os carros a mais de 200 quilômetros por hora e estão satisfeitos com a mudança. “Tenho certeza que formaremos uma equipe muito forte em busca de resultados”, comenta Nonô.

Valdeno Brito também tem excelentes expectativas para a etapa de 2010 e afirma estar “preparado para lutar pelo título”. Para Valdeno, a etapa de Salvador, realizada na rua, é uma das mais desafiadoras.

Sobre Nonô Figueiredo

Nonô Figueiredo é paulistano e aos 38 anos de idade conquistou, em sua história na Stock Car, duas vitórias, 114 corridas, 19 pódios e quatro voltas mais rápidas. Nonô também já foi piloto de kart e hoje é um dos pilotos mais reconhecidos da categoria.

Pilotos do Itaipava GT Brasil completam sequência de corridas com prova da Stock Car em Interlagos


Dez pilotos da Stock Car, ou o equivalente a 30% do grid da categoria, estiveram em Interlagos no fim de semana passado para a abertura do Itaipava GT Brasil

Texto: Imprensa Itaipava GT Brasil

Dá até para dizer que, por esses dias, o Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace virou uma espécie de segunda casa para esse grupo de dez pilotos, formado por Ricardo Maurício, Allam Khodair, Marcos Gomes, Daniel Serra, Antonio Pizzonia, Betinho Gresse, Lico Kaesemodel, Alan Hellmeister, Julio Campos e Claudio Ricci. No último domingo (21), eles estiveram no circuito para a abertura da temporada do Itaipava GT Brasil. E quatro dias depois já estão de volta ao traçado, agora para começar outro campeonato, a Copa Caixa Stock Car.

Correr duas vezes num período tão curto, dividindo o tempo entre duas categorias, é algo que eles aprenderam a lidar e que será recorrente em 2010. Das oito rodadas duplas do Itaipava GT Brasil, sete são realizadas com apenas uma semana de intervalo para as corridas da Stock Car. Uma verdadeira maratona para estes dez pilotos, que representam 30% do grid da Stock Car. Mas a agenda apertada não incomoda, pelo contrário. Nem mesmo àqueles que enfrentarão este desafio pela primeira vez.

"Acho que vai ser muito positivo para mim, porque vou poder andar mais. Na Stock Car, nós não temos testes, são só 12 corridas por ano, então tenho uma oportunidade a mais de estar na pista", comenta Marcos Gomes, que nesta temporada faz sua estreia no Itaipava GT Brasil, pilotando um modelo Ferrari F430 GT3 ao lado de Thiago Viana. O mais curioso é que, apesar da proximidade de datas ao longo de todo o campeonato do Itaipava GT Brasil, esta será a única vez no ano em que as duas categorias utilizarão a mesma pista num intervalo tão curto.

Gabriel Dias confiante após teste em Silverstone


Dias mostra confiança para a abertura do campeonato da F3 Britânica
Piloto curitibano andou sempre entre os três primeiros na pista molhada do tradicional circuito inglês

Texto e Foto: Imprensa Gabriel Dias

Gabriel Dias se mostra confiante para sua segunda temporada no prestigiado Campeonato Britânico de Fórmula 3 - sua primeira na International Class, categoria principal do torneio. Nesta quarta-feira (24), o curitibano da equipe HiTech andou sempre entre os três primeiros nas duas primeiras horas de ensaios, quando a pista estava molhada, e no geral marcou o sexto melhor tempo dos testes no Circuito de Silverstone.

Os ensaios de hoje foram os últimos antes da primeira rodada tripla do campeonato, que começa no dia 4 de abril no circuito de Oulton Park. Por isso, Gabriel demonstrou confiança com o desempenho do carro no teste. "Foram três horas de treino, dois terços deste tempo com chuva e pista molhada, e andamos muito bem", disse o curitibano, que neste período chegou a liderar a tabela de tempos e esteve sempre entre os três melhores.

"Depois a pista foi secando, e tivemos cerca de vinte minutos com o traçado 90% seco. Só que depois disso as coisas foram um pouco confusas por causa da quantidade de bandeiras vermelhas que interrompiam o treino, e isso atrapalhava demais o nosso planejamento", observou o piloto de 19 anos, que na última parte do dia não conseguiu encaixar uma volta rápida e terminou com o sexto melhor tempo - 1min41s361. "Tinha muito tráfego, alguns pilotos mais lentos na pista e o pessoal estava meio afoito para marcar tempo porque faltava pouco para o treino ser encerrado", apontou.

Antes de sua última saída para a pista, o plano da equipe Hitech era que Gabriel fizesse duas voltas de aquecimento dos pneus novos, para tentar em seguida uma sequência de giros rápidos. No entanto, não foi possível. "Quando saí, só tinha mais tempo para duas voltas. Então não foi uma saída do jeito que planejávamos. No entanto, fizemos uma volta decente, o que é bom e mostra a evolução da equipe em relação aos últimos treinamentos", disse.

A quantidade de bandeiras vermelhas revelou-se em uma preocupação para Dias. "Foram muitas bandeiras vermelhas, muitas mesmo, em todos os testes. Não sei se os outros pilotos estão mais agressivos, mas o fato é que tem muita gente saindo da pista, e causando estas interrupções", destacou. "Por isso não dá para planejar a sessão toda, porque são muitos os imprevistos, toda hora tinha que voltar para os boxes. Estes pneus precisam de duas voltas para o aquecimento correto, então temos que forçar um pouco mais já na primeira para maximizar o desempenho na volta seguinte e virar tempo", explicou.

Em sua primeira temporada na equipe Hitech, Gabriel afirmou que a adaptação aos métodos de trabalho do time, bem como ao carro, foram tranqüilos. "Estou bem confortável. Houve algumas mudanças do início do ano para cá, e desde então só temos melhorado. Deu para ver hoje que estamos em boa forma, conseguindo resultados bons mesmo em condições adversas. Por isso acredito que estamos um nível acima em relação ao que estávamos no começo. Não tem nem comparação com os primeiros testes", avaliou, animado.

Expectativas -A abertura da temporada 2010 do Campeonato Britânico de Fórmula 3 acontece nos dias 3 e 4 de abril em Oulton Park. Com o novo regulamento, serão três corridas por final de semana (quando até o ano passado eram duas), o que diminui o número de treinos livres. Em Oulton Park, por exemplo, os pilotos entrarão pela primeira vez na pista já para o treino classificatório.

"Vai ser difícil, porque teremos de chegar direto para o treino de classificação no sábado. Para o piloto é ruim, porque vamos entrar no carro depois de uma semana e meia sem guiar e já colocando pneu novo para virar tempo. Além disso, Oulton Park é uma pista difícil, antiga, e que não perdoa erros pelo fato de quase não ter áreas de escape. Qualquer batida significa meio dia perdido para consertar o carro", projetou.

Confira o calendário do Campeonato Britânico de Fórmula 3:

03-05/abril: Oulton Park
01-02/maio: Silverstone
22-23/maio: Magny Cours (França)
29-30/maio: Hockenheim (Alemanha)
17-18/julho: Rochingham
30-31/julho: Spa-Francorchamps (Bélgica)
07-08/agosto: Thruxton
14-15/agosto: Silverstone
29-30/agosto: Snetterton
25-26/setembro: Brands Hatch

FORD ODONTOMÓVEL VOLTA À ESTRADA E AMPLIA O ATENDIMENTO EM 2010


Texto: Imprensa Ford Caminhões

O Ford Odontomóvel iniciou este mês o seu 11º ano de atividade, levando atendimento odontológico gratuito aos caminhoneiros e comunidades carentes de todo o Brasil. A agenda de 2010 teve início esta semana, no Posto Sakamoto, em Guarulhos, SP, onde permanecerá durante cinco dias. De lá, o Odontomóvel segue viagem cumprindo o roteiro que se estenderá até dezembro, com 50 paradas programada em cidades de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Ceará.

Este ano, o Odontomóvel deve rodar perto de 60.000 km e tem a projeção de prestar atendimento a cerca de 9.700 pessoas, 25% a mais do que em 2009. “Também vamos aumentar em 15% o número de crianças orientadas em escolas e distribuir um volume 30% maior de kits de higiene bucal. Ou seja, queremos atingir 1.900 crianças e 12.300 kits”, explica o cirurgião-dentista Cássio de Mello, idealizador do projeto em parceria com a Ford Caminhões. “Vai ser bem puxado, mas esperamos mais uma vez um retorno satisfatório”, complementa.

Os kits de higiene bucal distribuídos pelo projeto – um estojo contendo escova, pasta, fio dental, enxaguatório e folheto com orientações sobre higiene e prevenção do câncer bucal – contam com patrocínio da Johnson e do Listerine. As empresas Gnatus, Revescap, Carrier e a revista O Carreteiro são outras apoiadoras.

Comunidade


“O Odontomóvel é um projeto fantástico do ponto de vista social. Ele consegue alcançar pessoas que nunca passaram por um dentista e aqueles que nunca usaram uma escova de dente. Seu trabalho de conscientização da higiene bucal é referência no Brasil e o reconhecimento do Odontomóvel em todas as estradas do País confirma o sucesso do projeto, nesses 10 anos de trabalho ininterrupto”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.


Além de caminhoneiros e crianças, o Odontomóvel dará este ano um foco especial ao atendimento de pessoas da terceira idade. “É mais fácil encontrar ações voltadas para as crianças, enquanto a terceira idade, em geral, não recebe a atenção necessária na questão da higiene bucal. Por isso queremos dar ênfase ao atendimento dos idosos”, diz Mello.

O Odontomóvel também continuará a desenvolver o trabalho de prevenção de câncer bucal, em parceria com três instituições: a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de São Paulo (USP de Ribeirão Preto).

Resultados


Montado sobre um caminhão Ford Cargo 815e, o Odontomóvel conta com todos os equipamentos encontrados nos consultórios mais modernos, incluindo autoclave para esterilização de instrumentos, câmera intra-oral, bomba a vácuo e refletor com LEDs. Ele permanece em média dois a três dias em cada local, em pontos de grande afluência de caminhoneiros, como postos de combustível, feiras e distribuidores Ford, além de escolas e eventos em parceria com concessionárias de rodovias e prefeituras.

Nos 10 anos completados em 2009, o projeto Sorrindo com a Ford acumulou números expressivos. Já atendeu mais de 34.700 caminhoneiros e 10.000 pessoas da comunidade e realizou mais de 120.000 procedimentos, entre consultas, profilaxias, raspagens, restaurações, cirurgias e emergências. Além disso, promoveu palestras para mais de 80.000 crianças em 155 escolas e distribuiu mais de 125.000 kits de higiene bucal. No total, percorreu 316.805 km e visitou 366 municípios de 22 estados brasileiros.

Agenda 2010


Veja, a seguir, o roteiro de atendimento do Ford Odontomóvel em 2010, que também pode ser complementado por outras ações durante o ano:


• 22/23 de março – Guarulhos, SP – Rod. Pres. Dutra, km 222 Norte
• 24/25/26 de março – Guarulhos, SP – Rod. Pres. Dutra, km 210 Sul
• 30 março a 1º de abril – São Paulo, SP – Rod. Castelo Branco, km 29 Norte
• 05/06 de abril – São Paulo, SP – Cruz Verde
• 07/08/09 de abril – São Carlos, SP – Rod. Washington Luís, km 222 Sul
• 13/14/15 de abril – Matão, SP – Rod. Washington Luís, km 299 Sul
• 19/20/21 de abril – Brasília, DF – Distribuidor Slaviero Caminhões
• 22/23/24 de abril – Luziânia, GO – Distribuidor Ford Max Caminhões
• 28/29/30 de abril – Itatiaia, RJ – Rod. Pres Dutra, km 316 Sul
• 03 a 07 de maio – Xanxerê, SC – Festa do Milho
• 11/12/13 de maio – Ribeirão Preto, SP – Rod. Anhanguera, km 328,8 Sul
• 17/18 de maio – São Paulo, SP – Cruz Verde
• 26/27/28 de maio – Guaratinguetá, SP – Rod. Pres. Dutra, km 58,6 Sul
• 01/02 de junho – São Paulo, SP – Cruz Verde
• 09 a 13 de junho – Itabaiana, SE – Praça de Eventos de Itabaiana
• 16/17/18 de junho – São Carlos, SP – Rod. Washington Luís, km 222 Sul
• 23/24/25 de junho – Resende, RJ – Rod. Pres. Dutra, km 299 Sul
• 28/29/30 de junho – Matão, SP – Rod. Washington Luís, km 299 Sul
• 14/15/16/17 de julho – Aparecida, SP – Basílica de Aparecida
• 23/24/25 de julho – Guarulhos, SP – Rod. Pres. Dutra, km 210 Sul
• 29/30/31 de julho – Vacaria, RS – Rod. BR 116, km 33, nº 13.600
• 02/03 de agosto – São Marcos, RS – Topline
• 04/05/06 de agosto – Caxias do Sul, RS – Ford Konrad Caminhões
• 12/13/14 de agosto – Ponta Grossa, PR – Ford Konrad Caminhões
• 16/17/18/19 de agosto – Londrina, PR – Ford Konrad Caminhões
• 25/26/27 de agosto – Resende, RJ – Rod. Pres. Dutra, km 299 Sul
• 28/29/30/31 de agosto – Rio de Janeiro, RJ – Atendimento a comunidades
• 08/09/10 de setembro – São Paulo, SP – Cruz Verde
• 14/15/16 de setembro – Ribeirão Preto, SP – Rod. Anhanguera, km 328,8 Sul
• 20/21/22 de setembro – Matão, SP – Rod. Washington Luís, km 299 Sul
• 23 e 24 de setembro – São Carlos, SP – Rod. Washington Luis, km 222 Sul
• 28/29/30 de setembro – São Paulo, SP – Rod. Castelo Branco, km 29 Norte
• 05/06/07 de outubro – São Paulo, SP – Cruz Verde
• 12 a16 de outubro – Belo Horizonte, MG – Caminhoneiros e comunidade
• 18 a 24 de outubro – A definir – Semana da Saúde Bucal
• 27/28 de outubro – Resende, RJ – Rod. Pres. Dutra, km 299 Sul
• 04/05/06 de novembro – Curitiba, PR – Ford Konrad Caminhões
• 09/10/11 de novembro – Mafra, SC – Ford Konrad Caminhões
• 13/14/15 de novembro – Itajaí, SC – Santa Rosa Truck Show
• 17/18 de novembro – São Paulo, SP – Cruz Verde
• 23 a 26 de novembro – Salvador, BA – Atendimento à comunidade
• 01 a 04 de dezembro – Recife, PE – Atendimento à comunidade
• 06/07/08 de dezembro – Fortaleza, CE – Atendimento à comunidade

Bosch inaugura nova fábrica na Alemanha


Este é o maior investimento já feito pela Bosch em um único projeto

Texto: Imprensa Bosch

A Robert Bosch acaba de inaugurar uma nova fábrica em Reutlingen, Alemanha, que produzirá semicondutores de oito polegadas, componentes eletrônicos utilizados em produtos de diversos segmentos como o automotivo, bens de consumo e construção. A cerimônia de inauguração foi realizada no último dia 18 de março e contou com a presença do presidente alemão, prof. dr. Horst Köhler.

A nova fábrica é o maior investimento já feito pela Bosch em um único projeto - 600 milhões de euros. "Apesar da crise econômica, mantivemos o objetivo e os recursos para a realização desse projeto", disse Franz Fehrenbach, presidente mundial do Grupo Bosch. O ob jetivo da empresa é preparar-se para atender a crescente demanda de componentes e sistemas eletrônicos cada vez mais complexos.

Estrutura especial para produção

A matéria-prima básica para a produção dos circuitos integrados e componentes micromecânicos são lâminas finas de silício com oito polegadas de diâmetro. O processo de produção desses componentes é tão complexo que é necessária uma média de seis semanas até que uma lâmina passe por todas as etapas de produção.

Em cada lâmina são aplicadas estruturas finas e minúsculas, de modo que o processo só pode ser realizado em um ambiente extremamente limpo. Para garantir essa condição, o ar da área de produção é filtrado intensivamente.

A nova instalação, que ampliou o complexo fabril da Bosch em Reutlingen, conta com fundação, paredes e pisos intermediários especialmente sólidos e rígidos para evitar vibrações externas, como as do tráfego rodoviário, que podem afetar as sensíveis máquinas de pro dução.

A Bosch estima que em 2016, quando essa fábrica deverá atingir sua capacidade total de produção, até um milhão de chips serão feitos por dia, e cerca de 800 pessoas deverão fazer parte do quadro de colaboradores.

Koni Store participa da Stock Car em parceria com a Red Bull Rancing


Texto: Imprensa Koni Store

Quem nunca pensou em dar uma volta nos carros da Stock Car? A temakeria Koni Store em parceria com a Red Bull Racing tornará esse sonho em realidade. É a primeira vez que a rede participa da maior categoria do automobilismo brasileiro e estréia em grande estilo no concorrido camorote da Red Bull Racing. O evento acontece no autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos próximos dias 27 e 28.

Além de oferecer aos convidados, os tradicionais konis (como são chamados os temakis da rede) salgados e os inusitados sabores doces a parceria também realizará um concurso cultural. Quem acessar o site www.konistore.com.br e responder a pergunta “

Por que a Koni Store deve levar você para correr em uma super máquina da Stock Car?”
concorre a uma volta no carro oficial da corrida da Red Bull Racing no dia 27, treino da corrida.

Cosan e ONG Viva Rio salvando vidas

Texto: Imprensa Cosan

As lojas de conveniência dos postos Esso, Hungry Tiger e Stop & Shop, de todo estado do Rio de Janeiro promovem, durante o mês de março, uma campanha de arrecadação de alimentos enlatados e água mineral. O objetivo é ajudar as vítimas do Haiti.

Em parceria com a ONG VIVA RIO, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do uso das marcas Esso e Mobil no país, também incentiva os colaboradores a participar da campanha na sede da empresa, na Barra da Tijuca. A ONG VIVA RIO foi convidada pela ONU para auxiliá-la em seu trabalho de socorro e amparo as vítimas e será responsável por enviar todos os alimentos diretamente para o Haiti.

Claudio Ricci e Constantino Jr destacam importância do treino extra na primeira etapa da Stock Car


Texto: Imprensa Crystal Racing Team

Quilometragem: é o que todo mundo precisa ganhar antes da primeira etapa da temporada da Stock Car, marcada para domingo (28), no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). Especialmente porque o carro que abre o campeonato deste ano é bem diferente daquele que terminou 2009. Há novos compostos de pneus e, principalmente, um novo motor, mais potente, com 520 cv.

Se até mesmo os pilotos que estão há mais tempo na categoria ainda buscam adaptação aos novos equipamentos, não seria diferente para a dupla da Crystal Racing Team, que disputará pela primeira vez uma temporada completa na Stock Car. "Conversei bastante com a equipe e está claro que o principal neste início é fazer quilometragem, aproveitar todas as voltas disponíveis nos treinos livres, isso será fundamental", destaca o gaúcho Claudio Ricci.

Nem ele, nem o companheiro de equipe, Constantino Jr, podem ser considerados estreantes na Stock Car. Já fizeram provas esporádicas, inclusive em 2009. Mas destacam a importância dos treinos de preparação porque tiveram pouquíssimo tempo para andar com o carro já com as modificações, em função dos problemas apresentados pelos motores durantes os testes de pré-temporada, no início de março, também em Interlagos.

"O importante é que os problemas que tinham que aparecer, apareceram nos testes. Consegui completar poucas voltas, mas para quem está chegando na categoria qualquer volta faz diferença", acrescenta Constantino Jr, vice-campeão da Porsche Cup em 2009. Dos dois, quem menos andou foi Claudio Ricci. Daí o atual campeão do Itaipava GT Brasil reforçar a importância da sessão extra desta quinta-feira (25).

"Vamos precisar do máximo de informações porque neste ano a categoria está muito competitiva, com um nível altíssimo, e nós estamos aqui para brigar neste grupo", revela Claudio Ricci. O treino extra abre a programação da primeira etapa com um dia de antecedência, dividindo pilotos em dois grupos, com limite de voltas completadas para cada um: apenas 17. Tudo isso, dentro de uma sessão de uma hora e quinze minutos de duração.

A corrida, no domingo, será às 11h00, com transmissão da Rede Globo.

VENDAS GLOBAIS DA LAND ROVER CRESCEM 29% EM 2010


Texto e Foto: Imprensa Land Rover

Este ano de 2010 tem se mostrado bastante positivo para a Land Rover, fabricante britânica de utilitários esportivos Premium. A empresa registrou no último mês de Fevereiro crescimento de 29,6% em vendas gobais na comparação com o mesmo período do ano passado.

O Brasil pode ser considerado como um dos principais responsáveis pelo bom desempenho da marca em todo o mundo. Em fevereiro, Land Rover obteve 75,8% de crescimento no mercado nacional, em relação a 2009. No acumulado do ano, o volume em vendas é 28,4% maior do que o registrado no ano passado.

Para John Peart, presidente da Jaguar Land Rover na América Latina, a nova gama de produtos apresentada no final de 2009 como o Discovery 4, a Range Rover Sport e a Range Rover Vogue, além do reposicionamento de preços da linha Freelander 2, que teve seus valores de tabela reduzidos, foram fatores determinantes para o crescimento da marca no Brasil.

“A Land Rover apresentou uma gama excepcional de produtos. São carros mais luxuosos que trazem mais aspectos Premium e uma mecânica completamente reformulada, com novos motores mais potentes e econômicos. A linha 2010 tem tamanha qualidade que conquistou em pouquíssimo tempo os clientes mais exigentes”, afirma o executivo

Com 47% em relação ao total de vendas da marca no Brasil, a Freelander 2 se consolidou como o modelo mais comercializado da Land Rover no País, seguido pelo Discovery 4, cujas vendas representaram 32% do total de veículos.

Além do excelente desempenho do mercado brasileiro, o bom momento pelo qual passa a Land Rover também pode ser creditado a fatores como a consolidação da marca no mercado britânico, onde apresentou crescimento pelo sexto mês consecutivo. Em Fevereiro, a empresa vendeu em seu País de origem 46,8% mais veículos do que o mesmo mês de 2009.

Para Phill Popham, diretor geral da Land Rover em todo o mundo, estes resultados demonstram uma estabilização da marca em sua região de origem. Para o executivo, “a excelente qualidade, apelo visual, conforto e tecnologia da nova linha de veículos da marca, apresentada recentemente ao público, coloca a Land Rover numa posição bastante competitiva e vantajosa no mercado. Isso deverá fazer com que este bom momento continue”.

Assim como no Brasil e no Reino Unido, a marca britânica também registrou números bastante positivos na maioria dos mercados onde atua, principalmente no restante da Europa, na América do Norte e nos demais países emergentes.

Preparado para o desafio da Austrália, Lucas relaxa surfando com bicampeão mundial


Pilotos da Virgin Racing surfaram com Damien Hardman

Texto e Foto: Imprensa Lucas Di Grassi

Depois de uma estréia da qual teve que abandonar por problemas hidráulicos já na terceira volta, após ter superado três carros na largada, o brasileiro Lucas Di Grassi (Clear, Eurobike, Sorocred, Schioppa, Locaweb) teve um começo de semana mais tranqüilo antes da segunda prova do ano, no próximo domingo (28), na Austrália. O paulista e o espanhol Andy Soucek surfaram nesta quarta-feira (24) nas ondas de Torquay, nas proximidades de Melbourne, tradicional local da prova de F1. No mesmo dia, Di Grassi recebeu a confirmação de que o patrocínio da Sorocred, empresa do segmento de crédito pessoal, terá continuidade até o final de 2010. Baseada em Sorocaba (SP), a Sorocred havia fechado inicialmente um acordo que abrangia apenas a primeira etapa do ano, no Barein - o acordo com o piloto agradou a empresa, que estendeu a parceria.

Praticante do surfe quando está de férias no Brasil, Lucas dividiu as ondas com o bicampeão mundial (1987 e 1991) Damian Hardman. "É bom relaxar e se desligar um pouco da competição para me concentrar totalmente na corrida daqui em diante. O surfe é um esporte muito exigente no aspecto físico, então é ma boa preparação para guiar o carro, já que movimenta todos os músculos do corpo do atleta. Além disso, o surfe exige concentração máxima no momento em que se está de pé na prancha, e isso é algo que este esporte tem em comum com o automobilismo, no qual a concentração é fundamental", disse o brasileiro.

"Mais importante, conseguimos voltar à areia sãos e salvos, o que era a maior preocupação do meu engenheiro de corrida", divertiu-se o brasileiro do carro número 25. "Eu sou um bom surfista, então foi bem divertido sair um pouco da cidade para pegar algumas ondas antes de pegar no pesado", afirmou o piloto da Virgin Racing.

Sobre sua segunda corrida na Fórmula 1, Lucas se mostra tranqüilo. "Já estive alguma vezes na Austrália, mas nunca corri no traçado de Albert Park, então será um fim de semana interessante. Não vejo a hora de voltar ao carro e analisar a pista. A Austrália é um país que lembra muito o Brasil - o clima é bom e as pessoas são amigáveis. Foi bom dar uma relaxada antes de nos concentrarmos nas coisas sérias", observou.

De acordo com Di Grassi, a equipe trabalhou muito nas duas semanas entre o GP do Barein e da Austrália, focando-se principalmente na durabilidade dos componentes. "O trabalho foi feito, e espero que os problemas tenham sido resolvidos. Queremos evoluir no treino classificatório e também terminar a corrida. Fiquei satisfeito com meu primeiro qualifying, e agora quero repetir o desempenho na corrida, quero mostrar que o carro está evoluindo, fazer um trabalho consistente, tirar o máximo do carro", enumerou.

Confira a programação para a segunda etapa da temporada (horários de Brasília):

QUINTA-FEIRA (25/03)
22h30: 1º treino livre

SEXTA-FEIRA (26/03)
02h30: 2º treino livre

SÁBADO (27/03)
00h00: 3º treino livre
03h00: treino classificatório

DOMINGO (28/03)
03h00 - Largada

Mini Challenge, a nova categoria do automobilismo nacional, começa neste sábado em Interlagos


Texto e Foto: Imprensa BorgWarner

No próximo sábado (27/03), um dia antes da abertura do Campeonato Brasileiro de Stock Car e dentro de sua programação, o Autódromo de Interlagos e o automobilismo brasileiro conhecerão uma nova categoria: a Mini Challenge, constituída por veículos ingleses Mini Cooper com motor BMW 1.6 a gasolina e que podem atingir a velocidade máxima de 240 km/h.

Para tanto, os Mini Cooper de competição, preparados no Brasil pela Vicar Promoções Desportivas, possuem motores com turbocompressores BorgWarner K03 Twin-Scroll. Com quatro cilindros em linha, 1.600 cm³ de cilindrada e injeção direta de gasolina, os motores BMW da Mini Challenge marcam, no dinamômetro, 221 cv.

A Mini Challenge é resultado da parceria efetivada entre a Vicar, detentora dos direitos da Stock Car, e a BMW Group do Brasil - a fornecedora dos carros. A nova categoria apresenta alguns aspectos inéditos no Brasil, como o sistema de aluguel dos carros. Basicamente, o piloto só precisa levar o capacete e o macacão. E ainda pode “rachar” as despesas correndo em dupla.

Em comparação ao Mini Cooper de passeio, externamente a grande diferença aparece no enorme aerofólio sobre o teto. Os pára-choques também são exclusivos. A Mini Challenge substituirá, na programação da Stock Car, a categoria Stock Light – encerrada no ano passado após 17 temporadas.

Burti espera equilíbrio e temporada competitiva


Piloto estréia pelo Itaipava Racing Team em Interlagos e prevê melhora de 3 segundos no tempo de volta em relação ao último ano

Texto: Imprensa Luciano Burti
Foto: Luca Bassani

Passaram-se mais de três meses desde a última corrida da temporada 2009 da Stock Car, e a ansiedade dos pilotos fica mais evidente às vésperas da etapa de abertura da Copa Caixa Stock Car 2010, que acontece neste final de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Principalmente por causa das inovações que a categoria adotou para este ano, como os novos, mais leves, modernos e potentes motores, a introdução da injeção eletrônica de combustível, a adoção do etanol e os novos compostos de pneus - mais rápidos e resistentes.

Para Luciano Burti, as novidades vão além disso. O piloto estréia na equipe Itaipava Racing Team, comandada por Maurício Ferreira. "A adaptação ao novo ambiente tem sido muito boa, e me dei muito bem, até pessoalmente, com o Maurício, e isso ajuda bastante no trabalho dentro da pista, na relação profissional. Ainda trabalhamos pouco, mas até agora eu gostei bastante", observou Burti, que venceu a etapa de Tarumã, no ano passado, e disputou os playoffs da categoria.

Os testes realizados no início do mês para adaptação dos pilotos e equipes às novas configurações dos carros, ainda foram inconclusivos, na opinião de Luciano. No entanto, a Vicar - empresa que organiza a Copa Caixa Stock Car - colocou um dia extra de ensaios para esta quinta-feira, antes do início da programação de treinos oficiais. "Como andamos pouco nos testes, precisamos de quilometragem, principalmente em função do novo motor, porque ele não dá diferença apenas de reta, mas muda tudo: equilíbrio do carro, tração, saída de curva, etc.. Temos 90% de certeza de que os problemas que surgiram para todos durante estes treinos foram solucionados, mas teremos a comprovação na quinta-feira", disse Burti.

Segundo ele, já no primeiro teste realizado, os tempos de volta em Interlagos melhoraram dois segundos em comparação com o modelo de motor anterior. "Ainda tem mais um segundo para tirarmos, mas isso vem com mais trabalho no carro, já que teremos mais uma chance de nos adaptar ao carro com novo motor, novos pneus... Uma diferença grande em relação ao que tínhamos no ano passado e que exige outros ajustes", comentou.

Competitividade - Na temporada passada, foram 10 vencedores diferentes em 12 corridas realizadas, prova do equilíbrio da Stock Car. E para este ano, o piloto do Itaipava Racing Team acredita em um campeonato extremamente competitiva. "Acho que este ano tem tudo para ser o mais competitivo desde que comecei na Stock, em 2005. Tem muito piloto bom em equipes boas e carros competitivos, então vai ser bastante disputado", afirmou.

"A expectativa é a melhor possível em termos de disputa, mas a gente olha para o próprio desempenho pensando no resultado, e aí fica mais difícil de prever. Uma coisa é certa: não vai ser moleza", apontou o piloto do carro número 14.

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