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sexta-feira, 9 de abril de 2010

Agile é eleito o "Carro Universitário do Ano 2009"


Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet, Lupercio Tomaz, diretor da empresa Express Release e Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM do Brasil

Escolha foi feita por cerca de oito mil universitários de todo o país

Texto e foto: Imprensa Chevrolet

O Agile conquistou mais um título importante desde seu lançamento no mercado brasileiro, ocorrido em outubro de 2009. Desta vez o modelo Chevrolet foi eleito "Carro Universitário do Ano 2009", em votação inédita feita em consulta direta junto a 7.803 estudantes de nível superior de todo o país, por meio de um hotsite interativo.

Esta foi a quinta edição da eleição e ela ocorreu no período entre os dias 15 de novembro e 31 de dezembro de 2009. O Agile passou a ser o terceiro carro vendido no Brasil a receber o título de campeão na área universitária, juntando-se a vencedores de outras eleições como o Peugeot 206 - vencedor em 2005 e 2006 e Volkswagen Fox - vencedor em 2007 e 2008.

"Ficamos muito satisfeitos em mais esta conquista pois ela demonstra o sucesso do Agile tanto nas vendas no mercado brasileiro, como também na sua preferência em diversos segmentos, incluindo a mídia e também a classe estudantil universitária", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet, acrescenta que o Agile, sem dúvida alguma, "é um modelo vitorioso em todos os sentidos, com um design moderno e arrojado e que oferece muitas novidades aos consumidores". O segmento universitário, segundo ele, é um dos públicos alvos e de muito potencial no mercado brasileiro.
"Target" inteligente
A eleição foi disputada por seis modelos: Chevrolet Agile; Ford Ka; Peugeot 207; Volkswagen Fox; Renault Sandero e Kia Picanto. A lista dos automóveis concorrentes ao título de "Carro universitário do Ano" foi montada por meio de indicações dos fabricantes de veículos, tomando como base modelos que na visão de marketing e vendas de cada empresa, atendem às necessidades básicas de jovens estudantes. Desta vez não houve alternância na liderança como já havia ocorrido em outros concursos e o Agile assumiu a ponta logo nos primeiros votos e assim se manteve até o final da eleição.

"Nosso objetivo com este prêmio é fazer uma consulta direta a estudantes de nível superior para saber qual é o carro preferido do target mais inteligente do Brasil", destaca Lupercio Tomaz, diretor da empresa Express Release, a promotora da eleição interativa.

Como nas edições anteriores do concurso, só puderam votar estudantes maiores de 18 anos regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior. A novidade, este ano, ficou por conta da criação de um hotsite interativo, desenvolvido pela empresa Corporatv.
Nele, os executivos das montadoras puderam defender seus modelos concorrentes e convidar os jovens a votarem e a realizar um test-drive com os carros. Outra inovação foi a introdução do concurso "Eu amo meu carro". Por meio de vídeos, gravados em ações de divulgação do site "Carro Universitário" em eventos universitários, diversos estudantes declararam seu amor aos seus carros. A vencedora foi a estudante Adriana Silva, da UNIP.

A escolha do "Carro Universitário do Ano 2009" começou no dia 15 de novembro e seguiu até 31 de dezembro de 2009. O Agile, vencedor do concurso, recebeu 2119 votos (27,2%), seguido do Fox, com 2032 votos (26,1%) e do Peugeot 207, com 1381 votos (17,7%). Este ano, 7803 universitários de todo o país participaram do concurso.

O concurso "Carro Universitário do Ano 2009" distribuiu prêmios aos participantes, como lap top, micro system e bicicleta. Também premiou a vendedora do concurso "Eu amo meu carro" com um DVD automotivo. A relação dos ganhadores dos prêmios poderá ser conferida no seguinte site: www.carrouniversitario.com.br.

"Tudo funcionou perfeitamente", elogiou Jimenez


Primeiro contato com o carro da Copa Montana aconteceu nesta quinta (8), no autódromo de Curitiba

Texto e Foto: Imprensa Sérgio Jimenez

A Copa Chevrolet Montana - nova divisão de acesso à Copa Caixa Stock Car - teve na tarde desta quinta-feira (8) a primeira atividade de pista de sua história. A partir das 15 horas, os 38 carros confirmados até o momento foram divididos em dois grupos e foram para a pista do Autódromo Internacional de Curitiba para uma sessão de treino coletivo, com o objetivo de proporcionar a adaptação dos pilotos aos novos carros.

A primeira etapa da Copa Montana acontece neste domingo (11), a partir das 13 hs, com transmissão ao vivo pela Rede TV! e pelo Speed Channel.

Fusão das categorias Copa Vicar e Pick Up Racing, extintas no final da temporada passada, os carros da Copa Montada utilizam a mesma base dos bólidos das duas competições - chassi tubular e motor V8 de 350 cavalos de potência - porém apresentando a nova carenagem, inspirada nas formas da picape de pequeno porte produzida pela Chevrolet.

Para o paulista Sérgio Jimenez, piloto da equipe Scuderia 111, que em 2009 disputou a Copa Vicar e foi eleito o "Piloto Revelação" da temporada ao vencer em sua primeira prova na categoria (com pole position e volta mais rápida), o primeiro contato com o novo carro serviu apenas para conferir a montagem e os sistemas do carro. "Saí para a pista cerca de meia hora depois do início do treino e logo depois começou a garoar. Então nem colocamos pneus novos, deixando para experimentar os compostos deste ano amanhã (sexta)", afirmou Jimenez. "Mas deu pra sentir que o carro está funcionando perfeitamente. Eu e meu companheiro de equipe, o Rafael Daniel, saímos com acertos diferentes e agora, depois de nos reunirmos com os engenheiros, é que vamos decidir qual o rumo que vamos seguir nos treinos da sexta", finalizou o hexacampeão brasileiro de kart.

Nesta sexta-feira (9), os pilotos da Copa Montana voltam à pista para as duas sessões de treinos oficiais, com 90 minutos de duração cada, que terão início às 9 hs e 13:30 hs. No sábado (10), das 10 hs às 11 hs, acontece o treino de classificação para a definição do grid de largada.

Confira a programação da 1ª etapa da Copa Chevrolet Montana:

Sexta-feira - 9 de abril
09:00 - 09:45 1º Treino livre 1º Grupo
09:50 - 10:35 1º Treino livre 2º Grupo

Sábado - 10 de abril
10:00 - 11:00 Treino classificatório (máximo de 18 voltas)

Domingo - 11 de abril
13:10 Largada (40 minutos)
13:50 Chegada
13:55 Pódio

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

MULALLY ANUNCIA AMPLIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS DA FORD BRASIL E NOVO VEÍCULO GLOBAL




Texto: Imprensa Ford
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Alan Mulally, presidente mundial e CEO da Ford Motor Company, anunciou nesta quinta-feira, 8, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que a empresa planeja ampliar seus investimentos no País, aumentando os recursos destinados à Ford Brasil de R$ 4 bilhões (US$ 2,2 bilhões) para R $ 4,5 bilhões (US$ 2,4 bilhões) no período de 2011 a 2015.

Esse investimento representa o maior volume aplicado pela Ford em suas operações no Brasil, em um período de cinco anos, durante toda a sua história de 90 anos no país. Esse incremento eleva o total investido pela Ford na América do Sul a R$ 5,5 bilhões (US$ 3 bilhões) de 2010 a 2015.

O foco do mais recente investimento da Ford no Brasil é o desenvolvimento de um novo veículo global. Inteiramente desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Produto da Ford em Camaçari, na Bahia, a nova geração do utilitário esportivo Ford EcoSport, com tecnologias avançadas e alta qualidade, será produzida localmente para os mercados brasileiro e de exportação. Além disso, pela primeira vez na história da Ford do Brasil, o veículo desenvolvido pela engenharia brasileira será produzido em outros países ao redor do mundo.

O futuro EcoSport será desenvolvido a partir de um veículo de porte compacto – segmento B – cuja plataforma foi projetada pela engenharia da Europa. Em 2014, essa plataforma deverá somar um volume global anual de até 1,6 milhão de veículos, incluindo até cinco diferentes linhas de veículos e oito carrocerias.

"O desenvolvimento de veículos e plataformas verdadeiramente globais é uma parte essencial do nosso plano One Ford", disse Mulally. "A Ford Brasil já demonstrou sua habilidade na criação de excelentes veículos. Com uma equipe tão forte atuando no nosso Centro de Engenharia em Camaçari, estamos certos de que os nossos clientes ao redor do mundo também irão se beneficiar disso. Em última análise, nosso objetivo é oferecer aos clientes em qualquer parte do mundo uma família completa e emocionante de veículos Ford – carros pequenos, médios e grandes, utilitários e caminhões – com a melhor segurança da categoria, com qualidade, eficiência energética, design inteligente e valor agregado", acrescentou.

Gol: 30 anos de história



Cinco gerações e dezenas de versões

Texto e Fotos: Imprensa Volkswagen

O Volkswagen Gol está completando 30 anos de sucesso e é o carro mais vendido na história do automóvel no Brasil. Projetado e desenvolvido em nosso país, para atender às necessidades do consumidor brasileiro, ele foi lançado em 1980 e está hoje em sua quinta geração.

Desde seu lançamento foram fabricadas mais de 6 milhões de unidades, a maior parte delas (mais de 5 milhões) vendida no mercado interno.

Nas grandes metrópoles ou nas menores e mais remotas cidades, o Gol faz parte da paisagem brasileira. Está na garagem de milhões de famílias, mas também é um veículo de trabalho, usado para deslocar trabalhadores e seu equipamento, em entregas urbanas, como táxi, auto escola, viatura policial e um inúmeras outras aplicações.

Primeiro modelo: refrigeração a ar

O projeto do Gol começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que um milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. Sua primeira versão chegou ao mercado equipada com motor 1,3 litro refrigerado a ar. Com tração dianteira, suas linhas se modernas e aerodinâmicas se inspiravam nas do Passat, um dos carros mais modernos e admirados na época.

Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família de modelos, além de ser vendido também como furgão logo ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox. A Parati, sua versão station, chegou em 1982, consagrando-se logo como um dos veículos preferidos pelas famílias brasileiras. A picape Saveiro, complementando a linha, foi lançada no mesmo ano.

Da primeira versão até o Novo Gol, a extraordinária história do carro preferido pelos brasileiros reflete também a evolução da tecnologia do automóvel. Ele foi o primeiro veículo nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, 1989) e o primeiro com motor bicombustível (Gol Total Flex, 2003). Foi pioneiro também ao usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas e, em seguida, passou a contar com o motor turbo 1.0, também com 16 válvulas.

1994 - Geração II - o "Bolinha"
A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada de sua segunda geração. O design arredondado originou o apelido carinhoso de "Bolinha" e foi desenvolvido a partir de pesquisas visando atender às sugestões de aperfeiçoamento dadas pelos clientes: mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído.

1999 - Geração III

Aparência mais dinâmica e esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe consigo uma grande evolução na qualidade no acabamento, perceptível desde as junções das chapas até os tecidos de revestimento. Com 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, o Gol Geração III foi o primeiro modelo nacional do segmento a oferecer garantia de cinco anos contra a corrosão.

A terceira geração do Gol foi a primeira a contar com o revolucionário motor 1.6 Total Flex, tornando-se o primeiro carro bicombustível do Brasil, em março de 2003.

2005 - Gol G4
Uma "cara" mais limpa, arredondada, reforçando as características já consagradas de robustez e esportividade do Gol, é a marca do Gol G4, a quarta geração, lançada em 2005. Uma nova traseira unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do portamalas. O pára-choque integrado contribuía para uma maior sensação de volume, além de reforçar a visibilidade traseira.

2008 - Novo Gol

Um passo ousado da Volkswagen: criar uma versão totalmente nova do modelo mais vendido no país. O Novo Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Além do novo design, o carro ganhou muito em segurança e dirigibilidade. O volume de vendas confirma que a quinta geração foi muito bem recebida pelos consumidores.

Séries especiais

A diversidade e o sucesso das séries especiais são características marcantes do Gol, que denotam a extrema versatilidade do modelo. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, em comemoração a participação da Seleção Brasileira na Copa da Espanha. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, com 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos Estados Unidos.

A série Fun, lançada em maio de 2001, voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II, em 2001 e 2003, com motor 16 válvulas, e pelo Gol Rallye, em 2004, com suspensão elevada e forte estilo off-road, relançado em 2007.

Outra série especial acabou se tornando versão permanente: o Gol Power. Lançado em 2001, a versão nunca mais saiu de linha e continua no Novo Gol, com motor 1,6 litro.

Outros mercados

No mesmo ano do lançamento, 1980, foram enviadas 49 unidades do Gol para o Paraguai e Nigéria, abrindo caminho para as mais de 800 mil unidades exportadas até hoje para mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. O Gol é o segundo carro mais exportado da marca e da indústria nacional, perdendo apenas para o Fox. O maior cliente internacional do Gol é a Argentina.

Cronologia: os passos da evolução

1980 - Lançamento em 15 de maio em Campos do Jordão (SP), com motor 1.3 refrigerado a ar (gasolina ou álcool).
1981 - Novo motor 1.6 refrigerado a ar (gasolina ou álcool). Lançamento da versão furgão.
1982 - Lançamento da Série Copa.
1984 - Lançamento do motor 1.6 refrigerado a água e do motor 1.8 S.
1985 - Lançamento da série especial Plus.
1986 - Ganha o motor 1.6 biela longa em algumas versões.
1987 - Assume a liderança do mercado nacional para nunca mais sair do topo.
1989 - Lançamento do Gol GTI, primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica.
1990 - Apresenta os motores AP 1800 e AE 1600.
1991 - Nova frente: faróis, lanternas, grades, capô, pára-lamas e pára-brisa laminados para todas as versões.
1992 - Carburador eletrônico nas versões com motor AP 1800.
1993 - Primeira versão 1.0 com motor de 50 cv.
1994 - Série Copa e direção hidráulica de série nas versões GTS e GTI.
1995 - Início da Geração II. Novo design. Injeção eletrônica para todos os modelos (menos 1.0 carburado). Nova versão GTI 16V. Lançamento da série especial Rolling Stones.
1996 - Lançamento da nova versão 1000i. Fim da versão 1.0 com carburador. Lançamento da série especial Atlanta.
1997 - Injeção multiponto para todas as versões. Barra de proteção lateral nas portas, tanque de combustível em plástico, painel de instrumentos com iluminação verde, novas roldanas e aletas dos difusores de ar, novo plano de manutenção de 15 mil/km. Lançamento da nova versão 1.0 16V.
1998 - Início das versões quatro portas. Lançamento da nova versão GTI 2000 16V. Lançamento do Gol Special 1.0 2 portas.
1999 - Lançamento da Geração III, com novo design.
2000 - Lançamento da nova versão 1.0 16V Turbo (o 1º motor 1.0 turboalimentado do Brasil).
2001 - Gol supera a produção do Fusca no Brasil. Lançamento da Série Ouro, que comemora esse recorde e os 14 anos de liderança consecutiva no mercado nacional. Lançamento das séries especiais Fun e Highway. Gol Geração III ganha versão de entrada com quatro portas.
2002 - Lançamento do novo motor 1.0 16V (família EA-111) com 10% a mais de potência. Sistema de aceleração eletrônica inteligente E-Gas. Cabeçote com sistema RSH (acionamento das válvulas por balancins roletados). Nova chave de ignição igual à do Golf. Lançamento das versões Plus, Comfortline e Sportline, do 1.0 16V Turbo Sportline, 1.6 e 1.8 Comfortline, 2.0 Sportline, Gol Trend e Gol Power. Lançamento da série especial Sport, relativa à Copa do Mundo.
2003 - Lançamento do Gol Total Flex, primeiro carro nacional bicombustível. O Gol estabelece recordes mundiais de endurance em provas de cinco mil, 10 mil e 25 mil quilômetros de extensão homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Lançamento do Gol Special Geração III duas portas. Comemora em 10 de julho marco histórico de quatro milhões de Gol produzidos. Lançamento do Gol City como versão de entrada.
2004 - Lançamento em 26 de agosto da nova série especial Gol Rallye, com suspensão elevada em 27mm em relação aos modelos convencionais e vários equipamentos exclusivos. Em dezembro, Volkswagen do Brasil comemorou 500.000 Gol exportados para 50 países.
2005 - Lançamento do Gol 1.0 Total Flex, o primeiro carro de entrada bicombustível do País, que popularizou o acesso à nova tecnologia.
Lançamento do Gol G4, a quarta geração.
2007 - Chega ao 20º ano de liderança no mercado nacional, comemorando cinco milhões de unidades produzidas.
2008 - Alcança o marco de 5,7 milhões de unidades produzidas e 4,7 milhões vendidas no Brasil. Lançamento do Novo Gol.
2010 - Trinta anos de fabricação. Lançamento da série especial Gol Seleção, com três mil unidades. A primeira versão do Gol (1980) passa a ser considerada histórica, com direito a receber placas pretas, exclusivas para carros com mais de 30 anos de idade.

GM do Brasil premia os melhores fornecedores de 2009


Evento ocorreu na sede da empresa, em São Caetano do Sul (SP)

Texto: Imprensa GM

Pelo 38º ano consecutivo a General Motors do Brasil reconhece publicamente os melhores fornecedores. Esse tradicional prêmio visa a incentivar a melhoria contínua na qualidade dos produtos da empresa e, acima de tudo, a parceria entre a GM e seus fornecedores dos mais diversos segmentos. A Nemak Alumínio do Brasil foi a grande vencedora da noite desta última quarta-feira (07/04/2010), e levou o título de "Melhor Fornecedor do Ano" do ano de 2009. Além da Nemak, outras 29 empresas receberam o "Certificado de Mérito".


Estiveram presentes na premiação, que neste ano teve como tema "o crescimento sustentável por meio de parcerias", Bob Socia, vice-presidente de Global Purchasing e Supply Chain da General Motors Company; o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, e Johnny Saldanha, vice-presidente de Global Purchasing e Supply Chain na GM do Brasil.


"Conseguimos satisfazer nossos clientes com os veículos mais modernos e completos do mercado porque estamos em total sinergia com nossos fornecedores que, a cada ano, se superam na qualidade de seus produtos e serviços. A parceria entre a GMB e as empresas fornecedoras foi o que nos trouxe a um crescimento histórico da marca Chevrolet no Brasil", destaca Jaime Ardila.

Trezentas empresas fornecedoras participaram do evento e, cerca de 700, entre locais e importados, disputaram os prêmios, divididos em dez categorias: Chassis; Exterior; Ar-Condicionado e Componentes Elétricos; Powertrain; Interior; Mecânica e Estamparia; Peças e Acessórios; Logística e Material Indireto; Serviços e Equipamentos. Os critérios utilizados para a avaliação dos fornecedores se basearam nos seguintes critérios: qualidade, serviço, tecnologia e preço.

FORD ANUNCIA NOVOS INVESTIMENTOS NA ARGENTINA EM NOVO PRODUTO E MELHORIAS NA FÁBRICA E NA QUALIDADE



Texto e Foto: Imprensa Ford

Alan Mulally, presidente e executivo-chefe da Ford Motor Company, anunciou hoje um novo investimento de 1.000 milhão de pesos (US$ 250 milhões) em suas operações no país durante uma reunião com a Presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

O investimento, que será feito entre 2010 e 2012, será dedicado à produção de um veículo totalmente novo, que no momento não está produção em nenhum lugar do mundo. Além disso, o novo investimento será aplicado em melhorias de qualidade e aprimoramentos na fábrica Ford de Pacheco, na Argentina, que vai fabricar o novo veículo para os mercados da Ford na América Latina.

"Um dos elementos-chaves do nosso plano One Ford (Uma Ford) é o desenvolvimento de novos veículos globais, oferecendo aos clientes a melhor segurança da categoria em todo o mundo, qualidade, economia de combustível, design inteligente e valor agregado", disse Mulally. "O investimento anunciado hoje, trazendo um novo veículo global para nossas operações aqui, significa afirmar o papel importante da Ford Argentina neste plano."

Por meio de seus investimentos na Argentina e no Brasil, a Ford está demonstrando a sua grande expectativa em relação às oportunidades e ao potencial de crescimento da região do Mercosul. O plano One Ford inclui uma estratégia de crescimento de longo prazo para a América do Sul e conta com a Ford Argentina para ocupar um papel chave no fornecimento de produtos essenciais para estes mercados.

"Nosso plano é fornecer novos produtos e tecnologias que as pessoas realmente querem e valorizam nos mercados do mundo todo – incluindo a Argentina", disse Mulally. "A Ford está comemorando, este ano, 97 anos na Argentina e estamos empenhados em continuar a oferecer excelentes produtos para os clientes aqui, apoiando as comunidades onde operamos."

Megaevento dos 30 anos do Gol terá sorteio de três carros Gol


Texto: Imprensa Volkswagen

Os visitantes do Gol Fest, evento que vai comemorar os 30 anos do Gol no próximo sábado (10/04) no Sambódromo do Anhembi, poderão participar de até três sorteios de um automóvel Gol 1.0.

O primeiro carro será sorteado ao meio-dia - um incentivo a mais para chegar cedo à festa e poder aproveitar todas as atividades oferecidas. Terão direito a conncorrer os proprietários de Gol que comparecerem com seus carros, estacionando na área especial dentro do Sambódromo. Eles receberão um cupom na entrada. Caso o espaço esteja lotado, também terão direito ao cupom os proprietários de Gol que apresentarem o CRLV (Certificado de Registro) de seus carros. Possuidores do Cartão Volkswagen Unicard terão direito a um cupom extra.

Para participar do primeiro sorteio, os participantes deverão depositar na urna os cupons preenchidos até às 11 horas da manhã.
Chute a Gol também vale cupom

O segundo Gol será sorteado às 16 horas. Os cupons para a segunda etapa serão distribuídos a quem participar do chute a Gol até às 15 horas, prova de habilidade realizada no espaço denominado "É GOL DO BRASIL", na área do Sambódromo. Cada participante fará jus a um cupom, podendo receber um a mais se possuir o Cartão Volkswagen Unicard.

O terceiro e último sorteio ocorrerá às 18 horas e terá a participação de quem comprar um Gol até as 17 horas no Espaço Feirão, que funcionará durante todo o dia paralelamente à realização do Gol Fest.

Os três sorteios são independentes e a participação não é acumulativa. O regulamento e maiores detalhes podem ser encontrados no hotsite do evento, no endereço www.vw.com.br/golfest .

Fiat encerra trimestre com recordes e na liderança


Texto: Imprensa Fiat

A Fiat encerrou o primeiro trimestre de 2010 com recorde de vendas no mercado brasileiro, mais uma vez na liderança da preferência dos consumidores. No acumulado dos três primeiros meses do ano, foram 167.528 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, com um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. A participação de mercado no período foi de 22,3%, com uma vantagem de mais de 11 mil veículos à frente da segunda colocada no ranking. Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em março, a Fiat emplacou 73.615 veículos, também na liderança, com crescimento de 51,2% sobre fevereiro e de 14,2% sobre março do ano passado. O desempenho de vendas em março passa a ser o novo recorde mensal da Fiat.

No ranking do trimestre, a Fiat mantém três modelos entre os cinco mais vendidos: o Palio, com 39.634 unidades; o Uno, com 36.379, e o Siena, com 31.029 veículos emplacados. Entre os comerciais leves, a picape Strada permanece líder isolada, com 24.249 veículos, mais que o dobro do segundo modelo mais vendido no segmento, enquanto a Ducato é líder entre os furgões grandes, com 1.991 unidades emplacadas.

Batmóvel inicia exposição brasileira no Shopping SP Market


Texto e Foto: Imprensa Shopping SP Market

Os apaixonados por carros e super-heróis têm a chance de conhecer, de perto, o Batmóvel. O supercarro do homem morcego chega ao Brasil no dia 15 e estará em exposição no Shopping SP Market até o dia 23 de abril, das 10h às 22h. A ação faz parte da comemoração aos 75 anos dos super-heróis da DC Comics, comemorados neste ano.

Para receber a super máquina, réplica fiel do veículo usado pelo Batman na série animada Batman: os Bravos e Destemidos, o Shopping SP Market prepara um espaço temático. Os visitantes poderão tirar fotos com o automóvel mais famoso de Gotham City e vivenciar o mundo fantástico do personagem que encanta crianças e adultos há gerações.

Batizada de Batmóvel Tour, a exposição promovida pela Warner Bros. Consumer Products está percorrendo diversos países. No Brasil, ela desembarca no Shopping SP Market e depois seguirá para outras localidades do Estado de São Paulo.

Além da atração internacional, o Shopping SP Market também receberá o Encontro de Colecionadores Hot Wheels nos dias 17 e 18 de abril, quando o empreendimento se tornará ponto de encontro e parada obrigatória para os amantes dos super-heróis das telas e das pistas.

SERVIÇO

Batmóvel no Shopping SP Market
Data: de 15 a 23 de abril de 2010
Horário: das 10h às 22h
Local: Próximo a loja Ri Happy
Atividade gratuita

Encontro de Colecionadores Hot Wheels Data: 17 e 18 de abril de 2010
Local: Próximo a loja Ri Happy
Atividade gratuita

Shopping SP Market
Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540
São Paulo/SP
Telefone: (11) 5682-3666
www.shoppingspmarket.com.br

Rota das Bandeiras leva campanha contra Hepatite C

No Dia Mundial da Saúde, concessionária apresenta projeto em Louveira e Jarinu

Texto: Imprensa Rota das Bandeiras

Para marcar o dia Mundial da Saúde, comemorado na quinta-feira, dia 7 de abril, a Concessionária Rota das Bandeiras, que desde abril de 2009 é responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, iniciou nas cidades de Louveira e Jarinu, a sua primeira campanha de responsabilidade social voltada à área da Saúde, que tem como objetivo o combate à Hepatite C.
Funcionários da Saúde dos dois municípios puderam acompanhar a palestra do presidente da ONG C Tem que Saber C Tem Que Curar, Francisco Martucci, que mostrou as formas de contágio, os tratamentos existentes e os riscos que a Hepatite C pode representar às pessoas infectadas. "Atualmente, a informação é a forma mais eficiente de combate à doença", destacou Martucci.

Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Itatiba haviam sido as primeiras cidades a contar com o programa. A ideia é mostrar aos profissionais da Saúde as informações sobre a Hepatite C, para que os mesmos possam levar os ensinamentos à população.

No final dos eventos, a ONG C Tem Que Saber C Tem Que Curar doou 100 kits para o diagnóstico rápido da doença e 1.000 cartilhas com as informações da palestra a cada município.
A concessionária planeja levar o projeto às demais cidades do Corredor Dom Pedro até o final deste ano.

Toyota registra crescimento de 20% no primeiro trimestre de 2010 e mantém a liderança absoluta do Corolla entre os sedãs médios


SW4 foi o destaque da marca com 30% de crescimento no período

Texto: Imprensa Toyota

As vendas da Toyota totalizaram 22.408 unidades nos três primeiros meses de 2010, o que representou um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a marca comercializou 18.734 unidades. No primeiro trimestre desse ano, o mercado brasileiro total de automóveis e comerciais leves - no qual a Toyota está presente - cresceu 14,7%, ou seja, 5,3 pontos percentuais a menos em comparação com a evolução da Toyota.

Em março último, a Toyota obteve seu melhor resultado de 2010, emplacando 9.947 veículos novos no mercado interno (16% a mais que o mesmo mês de 2009, que encerrou com vendas de 8.604 unidades).

Entre os produtos da Toyota comercializados no Brasil, o que merece maior destaque nos três primeiros meses do ano, no que diz respeito a crescimento percentual, é o utilitário esportivo SW4, cujas vendas tiveram incremento de 30% no comparativo com o mesmo período do ano passado (1.588 unidades comercializadas no acumulado de 2010 contra 1.224 unidades emplacadas nos três primeiros meses de 2009). Atualmente, o SW4 é líder de mercado entre os utilitários esportivos médios, com 23,4% de participação.

A picape Hilux também registrou forte alta no período avaliado, com vendas de 4.728 unidades, registrando crescimento de 26% em comparação com os três primeiros meses do ano passado (5.902 unidades). A Hilux vem consolidando sua liderança entre as picapes médias com motores a diesel.

O Corolla, líder absoluto entre os sedãs médios, com 30,7% de participação, também obteve crescimento de 18% em vendas, emplacando 12.739 unidades no acumulado do primeiro trimestre de 2010, contra 10.797 unidades comercializadas no mesmo período ao ano passado.

IPI reduzido é mantido

A Toyota manterá nesse mês de abril a alíquota do IPI em 7,5% para a recém-lançada linha Corolla 2011. A marca não repassará a alíquota cheia do imposto, que, desde o dia 1º deste mês, retornou ao seu patamar de 11% para os veículos entre 1.000 e 2.000 cilindradas.

COMPLEMENTO - Blindagem de carros pode não proteger como cliente imagina

Da Redação

Recebemos um email do leitor do blog do Jornal Alpha Autos, Fabio Rovêdo de Mello, da empresa Concept Blindagens, sobre a matéria publicada no dia 22 de março (http://alphaautos.blogspot.com/search?q=Blindagem+de+carros+pode+n%C3%A3o+proteger+como+cliente+imagina) como segue:

"Ao contrário do que é afirmado na edição de 22 de março de 2010 do Jornal Alpha Autos, na reportagem `Blindagem de carros pode não proteger como cliente imagina´, a Concept Blindagens também é possuidora do Certificado Cesvi 5 Estrelas, bem como o ISSO 9001. Mais além, preocupada com a qualidade na prestação de serviço envolvida nesse tipo de proteção, é grande defensora desses relevantes diferenciais, que devem ser ponderados no momento da escolha da empresa que executará a blindagem

O Jornal Alpha Autos percebeu a relevância da informação e por este motivo decidiu publicar esta observação.

Com jovem brasileiro no grid, F3 Alemã começa temporada em Oschersleben


Aos 16 anos, Pipo Derani inicia seu segundo campeonato no automobilismo internacional

Texto e Foto: Imprensa Pipo Derani

O tradicional circuito germânico de Oschersleben abre a temporada 2010 do Campeonato Alemão de Fórmula 3 neste final de semana, e um jovem brasileiro estará no grid, disputando sua segunda temporada no automobilismo: Pipo Derani, de 16 anos, o mais jovem representante do Brasil no esporte a motor internacional. Depois de disputar a Fórmula Renault Norte-Europeia em 2009, Derani sobe de categoria, mantendo-se fiel à estrutura da Motopark Academy, equipe que defendeu no ano passado.

"A Motopark é uma das melhores equipes de Fórmula 3 da Alemanha", destacou Pipo, que correrá com chassi Dallara, motor Volkswagen e pneus Yokohama. "A estrutura é ótima e a sede do time fica praticamente dentro do autódromo de Oschersleben. Então, podemos alimentar boas expectativas para nossa estreia no campeonato", afirmou.

A pré-temporada do brasileiro foi, de certa forma, prejudicada pelo rigoroso inverno alemão. Seis dias de testes que estavam agendados para os circuitos de Nurburgring, Oschersleben e Hockenheim foram cancelados em fevereiro por causa da neve. Por isso, a equipe decidiu fazer dois dias de treinos em Varano, na Itália, mas em apenas um foi possível colocar o carro na pista - no dia seguinte, mais neve caiu na região. "E depois conseguimos treinar em Assen (Holanda), Lausitz e novamente em Oschersleben (ambas na Alemanha). O último dia de teste foi muito bom, e pudemos colher várias informações a respeito do acerto do carro", ressaltou o piloto, que no último treino havia sido o mais rápido da equipe. A Motopark terá cinco pilotos nesta temporada: além de Derani, o time contará o dinamarquês Kevin Magnussen, o sueco Jimmy Ericksson, o angolano Luís Sá Silva e o austríaco Rene Binder.

Pipo diz que sua adaptação do carro da Fórmula Renault para o de Fórmula 3 ocorreu sem problemas - este último sendo cerca de 40 cavalos mais potente. "A adaptação foi bem melhor do que quando guiei o F-Renault pela primeira vez. O carro da Fórmula 3 é mais potente, mas é mais equilibrado também, e isso foi bem a favor do meu estilo de pilotagem. Como tem mais pressão aerodinâmica, é bem mais rápido nas curvas, então gostei bastante", disse.

A programação do final de semana em Oschersleben começa nesta sexta-feira (9) com dois treinos coletivos e uma sessão livre. No final da tarde acontece a classificação para a primeira corrida da temporada, marcada para o dia seguinte. Sábado (10) acontece a classificação para a segunda corrida e a largada para a primeira bateria. No domingo (11) acontece a segunda corrida que fecha a rodada dupla de abertura da temporada 2010.

"Dá uma ansiedade, mas é completamente normal. O importante é manter a tranquilidade. Nossa pré-temporada não foi do jeito que gostaríamos, mas nos testes finais vimos uma grande evolução, o que nos deixa animados para a estreia", comentou o mais jovem brasileiro em atividade no automobilismo europeu.

Programação para a rodada de abertura da F3 Alemã (horário de Brasília):

SEXTA-FEIRA (09/04):
04h00 - 04h55: Teste coletivo 1
06h05 - 07h00: Teste coletivo 2
08h35 - 09h35: Treino livre
12h30 - 13h00: Classificação corrida 1

SÁBADO (10/04):
04h05 - 04h35: Classificação corrida 2
08h40 - 09h10: Corrida 1

DOMINGO (11/04):
08h40 - 09h10: Corrida 2

Confira o site do piloto: www.pipoderani.com.br

Siga Pipo Derani no Twitter: www.twitter.com/lfderani

NOVAS PASTILHAS E PATINS COBREQ: COROLLA 1.8/2.0 E MOTOCICLETAS


Texto e Foto: Imprensa TMD Friction

A TMD Friction do Brasil, por meio de sua marca Cobreq, iniciou o mês de abril com o lançamento, no mercado de reposição, de pastilhas de freio dianteiro e traseiro para os automóveis Toyota Corolla 1.8 produzidos a partir de 2009 e, inclusive, para o novo Corolla modelo 2010 com motor de 2 litros.

Também na reposição, mas para linha de motos, a planta da TMD de Indaiatuba (SP) apresenta pastilhas de freio para a nova Honda Titan, pastilhas e patins de freio a para a Suzuki Yes 125; e patins de freio para a Suzuki Burgman 400 e Yamaha Fazer 250/YBR 125 Factor.

Os patins de freio a tambor produzidos pela TMD Friction com a marca Cobreq e colocados na reposição, têm armação de alumínio e lonas moldadas que, comparativamente com a lonas rebitadas, apresentam a vantagem de maior área de atrito, o que gera melhor eficiência e durabilidade.

Itaipava Racing Team busca equilíbrio entre performance e durabilidade em Curitiba


Equipe passou o curto intervalo entre as corridas trabalhando na confiabilidade do carro e criando o planejamento ideal para a segunda etapa da Stock Car

Texto: Imprensa Itaipava Racing Team

Não foi muito tempo, mas o período que separou a primeira da segunda etapa da Stock Car, que será disputada neste domingo (11), em Curitiba (PR), serviu para renovar as expectativas da Itaipava Racing Team. O time, que sofreu com abandonos dos dois carros na prova de abertura do campeonato, aproveitou o intervalo de menos de quinze dias para deixar tudo em ordem para os pilotos Luciano Burti e David Muffato.

"Nessas duas semanas, nós tentamos encontrar soluções mecânicas para os problemas apresentados em São Paulo, nos concentrando principalmente em direção hidráulica, freio e motor. Deixamos a equipe inteira focada neste trabalho de durabilidade, porque o potencial existe e isso nós já vimos, mas para transformá-lo em resultado é preciso terminar bem as corridas", afirma Maurício Ferreira, chefe de equipe da Itaipava Racing Team.

Luciano Burti destaca a busca do time pelo balanço entre performance e durabilidade, desafio a ser superado quando se trabalha com equipamentos novos, como motores e pneus desta temporada da Stock Car. "O que me tirou da corrida, um problema no motor, foge do controle da equipe. O que fez falta mesmo foi tempo de pista. Eu só consegui colocar os pneus novos na manhã da véspera da corrida e andei pouco na prova", revela Luciano Burti.

A etapa passada marcou a estreia do piloto pela Itaipava Racing Team. "Temos um bom planejamento para Curitiba e agora precisamos buscar o equilíbrio ideal", acrescenta Luciano Burti, que recebeu muito bem uma das novidades para a próxima etapa da Stock Car. O "push to pass", sistema que se acionado permite ganho de aproximadamente 30 cavalos de potência, para facilitar ultrapassagens, teve o tempo de utilização ampliado.

O efeito do "push to pass", que durava dez segundos, agora dura 15. "A reta de Curitiba é longa, então os dez segundos de ‘push to pass’ talvez não fossem suficientes para as manobras de ultrapassagem. Subir esse tempo para quinze segundos foi uma boa medida", conclui Luciano Burti. O companheiro de equipe de Luciano Burti, David Muffato, tem um motivo extra para comemorar a chegada da Stock Car a Curitiba.

O paranaense, campeão da categoria em 2003, estará correndo em casa. "É sempre bom correr em Curitiba. Apesar de eu ser do interior do Paraná, me sinto em casa e a pista me agrada bastante", afirma David Muffato, que também está animado com as boas perspectivas da Itaipava Racing Team para a prova deste domingo, que tem largada prevista para 11h10, com transmissão da Rede Globo. Os treinos começam na sexta-feira (9).

"O mais importante é que os carros funcionem bem para que a equipe possa começar a buscar o acerto ideal. Eu tive a oportunidade de experimentar um ajuste na corrida passada que me agradou muito e vou repetir nos treinos livres para pegar mais informações. A performance na primeira etapa foi razoavelmente boa, dava para chegar entre os dez primeiros, então agora é concentrar em melhorar a durabilidade", revela David Muffato.

A PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR EM CURITIBA

Sexta-feira (9)
11h40 - 12h20 1º Treino Livre (Grupo 1)
12h35 - 13h15 1º Treino Livre (Grupo 2)
15h20 - 16h00 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h15 - 16h55: 2º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado (10)
08h05 - 08h45 3º Treino Livre (Grupo 1)
09h00 - 09h40 3º Treino Livre (Grupo 2)
11h20 - 12h50 Treino Classificatório

Domingo (11)
11h10 Largada, 2ª Etapa da Stock Car

Crystal Racing Team aposta no desenvolvimento do carro para segunda etapa da Stock Car


Equipe dos pilotos Claudio Ricci e Constantino Jr trabalhou duro no intervalo entre as corridas de São Paulo e Curitiba

Texto: Rogério Rezeke / Imprensa Crystal Racing Team

A equipe Crystal Racing Team chega bastante otimista para a segunda etapa da temporada da Stock Car, que será disputada neste domingo (11), em Curitiba (PR). Após uma série de problemas na primeira prova, em Interlagos, que impediu os pilotos Constantino Jr. e Cláudio Ricci de andarem como desejavam nos treinos e nas corridas, a equipe acredita ter superado as dificuldades neste início de temporada 2010.

"O acerto que fizemos no carro do Constantino Jr em Interlagos funcionou bem e vamos partir dele para fazer o desenvolvimento para Curitiba. Estamos em um estágio mais avançado do que na estreia e temos potencial para andar entre os primeiros", afirmou Amir Nasr, chefe da Crystal Racing Team. Na última corrida, assim como na maioria das equipes, os carros apresentaram vazamento de óleo e o desgaste dos novos pneus foi uma preocupação.

No entanto, segundo Amir Nasr, os problemas foram solucionados. "Levamos nossos motores para a JL, eles funcionaram bem, não apresentaram vazamento de óleo e estão com boa potência. Sobre os pneus, nós aprendemos muito após a última corrida e os dados que obtivemos nos ajudaram bastante", comentou. Assim como o chefe da equipe, os pilotos Cláudio Ricci e Constantino Jr ficaram satisfeitos com as notícias que receberam sobre o desenvolvimento do carro.

"Nossa equipe trabalhou duro nos últimos 15 dias, todos os problemas parecem solucionados e isso me deixa tranquilo e confiante, pois tudo indica que poderemos andar bem e com bastante competitividade", afirmou Cláudio Ricci, que tem boas lembranças de Curitiba. "É um circuito em que já corri muito e tenho boas recordações de lá. O recorde da pista com um GT3 é meu e foi lá que no ano passado conquistei o título do Itaipava GT Brasil".

Constantino Jr reforçou o discurso do companheiro de equipe e lembrou que a Crystal Racing Team deu sinais de que tem condições de andar no pelotão da frente em Curitiba. "Temos um carro que anda rápido, no ritmo do pelotão da frente e só não fomos melhor em função das dificuldades que tivemos. Espero que todos os problemas que poderíamos ter tido na temporada tenham acontecido em Interlagos", afirmou. "Nossos engenheiros e mecânicos trabalharam muito nos últimos dias".

A PROGRAMAÇÃO DA STOCK CAR EM CURITIBA

Sexta-feira (9)
11h40 - 12h20 1º Treino Livre (Grupo 1)
12h35 - 13h15 1º Treino Livre (Grupo 2)
15h20 - 16h00 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h15 - 16h55: 2º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado (10)
08h05 - 08h45 3º Treino Livre (Grupo 1)
09h00 - 09h40 3º Treino Livre (Grupo 2)
11h20 - 12h50 Treino Classificatório

Domingo (11)
11h10 Largada, 2ª Etapa da Stock Car

Monroe é patrocinadora da Copa Troller 2010

Texto: Imprensa Tenneco

A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, está patrocinando, pela primeira vez, a Copa Troller 2010. Trata-se de um campeonato de rali de regularidade, com dez etapas durante o ano. “Esta é uma excelente oportunidade para reforçarmos a nossa marca e também os produtos. Somos fornecedores originais de amortecedores para os veículos Troller e, por meio dessa ação, estamos incentivando o desenvolvimento do automobilismo no Brasil”, comenta Ecaterina Grigulevitch, gerente Nacional de Marketing e Administração de Vendas da Monroe.

A Copa Troller é composta pelas categorias Graduado, direcionada para pilotos e navegadores experientes; Turismo, considerada a porta de entrada para o profissional; Expedition, que é voltada para aqueles que têm pouca experiência em rali; e a Master, destinada aos pilotos e navegadores muito experientes e que tenham obtido classificação entre os 20 primeiros da temporada 2009 na categoria Graduado.

Etapas

Seis das dez etapas da Copa Troller acontecem na região Sudeste, sendo que a primeira foi em 19 e 20 de março em Atibaia (SP), e as próximas serão: 16 e 17 de abril em Poços de Caldas (MG), 14 e 15 de maio em Curitiba (PR), 30 e 31 de julho em Santa Catarina (SC), 17 e 18 de setembro no Rio de Janeiro (RJ), 19 e 20 de novembro em Campinas (SP). No Nordeste ocorrerão quatro fases da competição, sendo a primeira em 28 e 29 de maio em Natal (RN), 27 e 28 de agosto em Salvador (BA), 15 e 16 de outubro em Recife (PE), finalizando em 03 e 04 de dezembro em Fortaleza (CE).

Monroe

A Monroe, empresa subsidiária do Grupo Tenneco, chegou ao Brasil em 1974, após adquirir a Maremont, de origem norte-americana, e a Onner do Brasil, de Belo Horizonte (MG). A empresa está sediada em Mogi Mirim, interior de São Paulo, em um terreno de 120 mil m2, dos quais 30 mil m2 correspondem à área construída.

A empresa possui centros tecnológicos altamente avançados, que permitem incorporar simultaneamente as inovações em todas as unidades do grupo. No Brasil, a Monroe produz cerca de 500 mil amortecedores por mês para veículos leves, pesados e utilitários de várias marcas. Sua linha de produtos é uma das mais completas do mercado, capaz de atender 95% da atual frota circulante no País.

MAN Latin America entrega 80 caminhões para EcoUrbis



Texto e Foto: Imprensa MAN Latin America

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, acaba de entregar 80 caminhões VW Worker 17.250E Compactor para a EcoUrbis, uma das mais tradicionais operadoras do segmento de coleta de lixo do País. Os veículos possuem chassi preparado para a instalação de carroceria para a coleta e compactação de lixo, e componentes reforçados e desenvolvidos especificamente para atender essa severa aplicação.

Os novos caminhões foram colocados em operação nesta quarta-feira (07/04), após solenidade com a presença de todos os funcionários na sede da empresa em São Paulo (SP). Durante seu discurso, o presidente da EcoUrbis, Ricardo Aulicino Acar, ressaltou a qualidade dos novos produtos, que irão renovar a frota da empresa. "A Volkswagen desenvolveu o que existe de mais moderno e adequado para coleta de lixo no Brasil", disse, ressaltanto que, com os novos caminhões, a EcoUrbis passa a ter a mais alta produtividade do segmento.

A concessionária EcoUrbis Ambiental S.A. é uma empresa privada e desde outubro de 2004 opera por concessão os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos domiciliares e de saúde da área Sudeste da cidade de São Paulo, que abrange 18 subprefeituras, da Zona Leste à Zona Sul. A empresa conta hoje com uma frota de 187 veículos. Desse total, 91 são caminhões Volkswagen.
Linha vocacional

O modelo VW Worker 17.250E foi lançado na última Fenatran em conjunto com outros dois modelos: o VW Worker 17.180 Distributor, que possui chassi preparado para a instalação de carroceria para o transporte de bebidas, e o VW Worker 26.260E Constructor, produzido especialmente para o uso de betoneiras na construção civil.

Juntos, os três modelos completam a linha vocacional da montadora. "Mais uma vez mostramos que somos especializados em oferecer produtos sob medida para nossos clientes", diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

BMW MOTORRAD BRASIL É PREMIADA NO MOTO DE OURO 2010


A BMW Motorrad Brasil conquista o prêmio de “Cliente Mais Satisfeito”, durante a noite do Moto de Ouro 2010, organizada pela Editora Motorpress Brasil

Texto: Imprensa BMW

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Moto de Ouro 2010, realizada recentemente pelas revistas Motociclismo e Moto Verde, ambas publicações da editora Motorpress Brasil, a BMW Motorrad conquistou o prêmio mais desejado da noite referente à imagem de marca - o de “Cliente Mais Satisfeito”.

O prêmio Moto de Ouro faz parte do MOTORCYCLE OF THE YEAR, o maior prêmio de motocicletas do mundo, realizado pelas revistas do Grupo Motorpress em 13 países: Alemanha (Motorrad), Brasil (Motociclismo), Itália (Moto Sprint e In Moto), Espanha (Motociclismo), Holanda (Moto Plus), Suíça (Töff), Portugal (Motociclismo), Croácia (Motorevija), República Checa (Motocyckl), Hungria (Motorevue), Polônia (Motocyckl) e Romênia (Univers Moto). As motocicletas participantes receberam votos diretos dos leitores da revista ¬por meio de cupons encartados nas edições de outubro e novembro de 2009. No total, foram distribuídos oito troféus destinados às motos e 5 destinados à imagem de marca.

Com esta premiação, a BMW Motorrad Brasil é reconhecida pelo seu excelente trabalho desenvolvido na área de Vendas e principalmente na de Pós-Vendas no país.

Justiça condena Ford a ressarcir dono de carro incendiado por outro zero km

Texto: Majô Gonçalves

Justiça condena em primeira 1ª instância a Ford Motors do Brasil a repor um veículo zero km ao jornalista, Paulo Roberto Rozani, de 40 anos, que adquiriu uma picape Ford Courrier em 2005. A sentença foi expedida pelo juiz da 1a Vara Cível do Foro Regional IV da Lapa, São Paulo, no último dia 31 de março.

O problema com a picape de Rozani ocorreu um mês após sua aquisição, quando o veículo, em movimento, pegou fogo na parte debaixo.

O veículo estava na garantia e foi levado à concessionária onde e quando foi constatado um defeito no catalisador que foi substituído por outro.

Depois de algum tempo, o veículo pegou fogo novamente e Rozani tentou resolver o problema amistosamente. Pleiteou à montadora, a troca do veículo danificado por outro zero km, já que o mesmo estava na garantia prevista pelo Código de Defesa do Consumidor.

A picape ficou na concessionária sem que o problema fosse resolvido, pois a reposição por outro modelo semelhante zero km foi negada e o jornalista decidiu entrar na justiça, em fevereiro de 2006, por causa dos prejuízos sofridos com os dois incidentes e também porque se sentiu lesado, estando assim inseguro e com receio que o problema acontecesse novamente.

O jornalista ficou sem carro já que sua picape estava parada na concessionária. Para comprovar que o defeito do veículo era de fabricação, o Instituto de Criminalística da polícia Civil de São Paulo fez as perícias e avaliações necessárias que constam no processo.

Além da reposição por outro veículo novo, Rozani pleiteou os dias em que o veículo esteve parado sem uso e mais dano moral.

Em junho de 2006, uma liminar da justiça determinou que a montadora colocasse à disposição de Rozani um carro semelhante para ele poder usar.

Os advogados Paulo Ribeiro e Marcelo Di Chiacchio do escritório Pires & Ribeiro Advogados Associados de São Paulo, que cuidaram do caso, explicam que o fundamento jurídico do pedido foi firmado com base no Código de Defesa do Consumidor, apoiado em laudos periciais confeccionados pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil de São Paulo, com respaldo do Poder Judiciário e que detectaram defeito de fabricação no catalisador.

Segundo Paulo Ribeiro, o descaso com o consumidor final quando ocorreu o problema, foi completamente reparado pela decisão judicial oferecida. “A decisão favorável em todos os pedidos, condenando a montadora a fazer a reposição de um novo veículo, dias parados e dano moral por todo o constrangimento causado tem até certo ‘ineditismo’, pois não é muito comum que, em casos de danos com o automóvel, o consumidor seja ressarcido com outro carro zero km”, conta.

O advogado afirma também que a resistência ao processo foi grande, pois, de forma voluntária, não houve intenção por parte da montadora em resolver a questão, mas que o processo judicial foi a maneira que o consumidor encontrou de resolver o problema e que está prevista na lei.
Como a decisão é em 1ª instância ainda cabe recurso por parte da montadora, mas, Ribeiro acredita que a sentença favorável já é uma vitória importante que fortalece o direito do consumidor, abrindo precedentes para outros casos semelhantes.

Dalgas apresenta piloto automático para o monovolume Livina da Nissan


Acessório de conforto e segurança para ser instalado nos modelos com câmbio automático e câmbio manual sem ABS

Texto e Foto: Imprensa Dalgas

A presença do piloto automático (controlador de velocidade) no LIVINA vai completar os acessórios de conforto que originalmente acompanham o veículo.

Uma das principais características deste produto é a comodidade. O acessório controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Além disso, pode proporcionar economia de combustível de até 20% devido à velocidade constante. A segurança é outra característica importante, pois o piloto controla a velocidade e o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada.

Os kits de piloto automático desenvolvidos pela Dalgas para vários modelos de veículos fabricados pelas montadoras são compostos de peças específicas para cada tipo de veículo, uma vez que o chicote já vem com conectores que dispensam o corte na fiação original, garantindo praticidade e maior rapidez na instalação.

O kit específico para a LIVINA já está disponível no mercado com o comando de alavanca fixado na coluna da direção, abaixo da alavanca do pisca, e possui três botões que permitem o controle das funções do piloto com a ponta dos dedos.

Testado, o produto é uma das melhores e mais seguras opções de conforto e segurança para o consumidor e excelente oportunidade de negócio para as concessionárias.

A Aliança Renault-Nissan e a Daimler AG anunciam uma extensa cooperação estratégica

Carlos Ghosn, Presidente da Aliança Renault-Nissan, e Dr. Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars
Uma cooperação que objetiva futuras gerações de Smart ForTwo e Renault Twingo, incluindo versões elétricas, assim como a ampliação das famílias de produtos Smart e Twingo

Texto: Imprensa Renault

A Aliança Renault-Nissan e a Daimler AG anunciaram hoje uma extensa cooperação estratégica, que permitirá aos dois grupos tirar rápido proveito de alguns projetos concretos, assim como colocar suas melhores práticas em comum. Os dois grupos também anunciaram uma troca de ações, o que dará à Aliança Renault-Nissan uma participação de 3,1% na Daimler e, à Daimler, uma participação de 3,1% na Renault e 3,1% na Nissan.

De acordo com o Dr. Dieter Zetsche, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Diretor da Mercedes-Benz Cars, “A Daimler e a Aliança Renault-Nissan colocam seus interesses em comum, a fim de construir as bases sólidas de uma cooperação de sucesso e robusta em termos estratégicos, baseada em projetos de parceria concretos e atrativos. Nossos talentos se complementam perfeitamente. A partir de agora e em longo prazo, reforçaremos nossa competitividade no segmento de veículos pequenos e veículos compactos, e reduziremos nossa pegada de carbono. Sabemos que podemos desenvolver produtos específicos para cada marca a partir de arquiteturas comuns. Isso não afetará de forma alguma a identidade de cada marca”.

Carlos Ghosn, Presidente da Aliança Renault-Nissan, afirmou: “A Aliança Renault-Nissan mostrou sua capacidade de estabelecer parcerias de sucesso. Esta experiência é essencial no mundo automobilístico e o será ainda mais no futuro. O anúncio de hoje nos permitirá ampliar nossa colaboração estratégica e criar valor de forma durável, tanto para a Aliança Renault-Nissan quanto para a Daimler. Juntos, vamos ampliar nossa oferta de produtos, otimizar os recursos disponíveis e desenvolver tecnologias inovadoras, indispensáveis para os dez próximos anos.”

Principais pontos do acordo de cooperação

A partir de profundas discussões, ficou decidido colocar alguns projetos imediatamente em prática:

Nova arquitetura comum para veículos pequenos

O sucessor do atual Smart ForTwo, um novo modelo do Smart quatro lugares e o futuro Renault Twingo serão fabricados a partir de uma arquitetura desenvolvida em comum. Todos os veículos serão diferentes uns dos outros no que se refere ao design. Uma característica principal da nova arquitetura reside em seu conceito de propulsão, proveniente dos atuais veículos smart.

O lançamento destes modelos desenvolvidos em comum está previsto para a partir de 2013. A fábrica do smart de Hambach fabricará as versões de dois lugares, enquanto que a fábrica da Renault de Novo Mesto, na Eslovênia, será responsável pela produção das versões de quatro lugares. Estes modelos também estarão disponíveis em versão elétrica desde o seu lançamento no mercado.

Grupos motopropulsores
A cooperação em matéria de grupos motopropulsores está pautada no desenvolvimento comum, pela Aliança Renault-Nissan e a Daimler, de motores a diesel e gasolina de alta performance em termos de consumo.

A Aliança Renault-Nissan fornecerá à Daimler motores de 3 e 4 cilindros a gasolina e diesel, provenientes de sua gama de produtos, adaptados e modificados segundo as características da Mercedes. Trata-se de uma parceria ganha-ganha: a Daimler poderá utilizar os motores da Aliança Renault-Nissan e aproveitar as oportunidades comerciais adicionais para a sua futura gama de veículos compactos de luxo da Mercedes-Benz, ao mesmo tempo em que oferecerá à Aliança Renault-Nissan uma melhor utilização de suas capacidades de produção.

A Daimler fornecerá à Infiniti motores a diesel e gasolina provenientes de sua gama de produtos atual: motores a gasolina e diesel de 4 ou 6 cilindros. Novamente, a parceria será do tipo ganha-ganha: a Infiniti poderá utilizar os motores Daimler e a Daimler poderá melhor explorar suas capacidades industriais.

A Daimler, a Renault e a Nissan também cooperarão em projetos de futuros motores a diesel e gasolina. A escolha das alocações de produção dos novos motores desenvolvidos em comum será feita posteriormente, a fim de assegurar uma boa distribuição entre as plantas das diferentes parceiras. Neste sentido, o desenvolvimento técnico garantirá a manutenção das identidades de marca e de produtos de cada parceira, ao mesmo tempo em que oferecerá estruturas de custos altamente competitivas. As peças não identitárias serão padronizadas, a fim de permitir economias importantes. Além disso, cada marca utilizará suas próprias soluções tecnológicas, respondendo aos critérios de sua marca.

Um dos principais objetivos é aumentar a competitividade das parceiras através de ganhos em termos de volume, proporcionando economias de escala, bem como através do compartilhamento dos custos de desenvolvimento.

Colaboração no segmento de veículos utilitários leves

As montadoras também decidiram estabelecer uma colaboração estreita no segmento de veículos utilitários leves. A partir de 2012, a Mercedes-Benz Vans ampliará sua gama de veículos utilitários leves, através do lançamento de um novo modelo de entrada. A tecnologia deste utilitário virá da Renault. Ele será produzido na fábrica da Renault de Maubeuge. As duas parceiras se beneficiarão novamente em termos de volume, melhor utilização das capacidades de produção, compartilhamento dos investimentos e, consequentemente, melhor estrutura global de custos.

Em vista disso, alguns componentes do grupo motopropulsor serão compartilhados, a fim de ampliar a oferta de veículos utilitários de porte médio e aumentar os volumes de vendas, principalmente um motor a diesel de pequena cilindrada e caixas de câmbio fornecidas pela Renault à Daimler, para o seu veículo utilitário de médio porte, o Mercedes-Benz Vito. Esta nova motorização de entrada proporcionará vendas adicionais para a Mercedes-Benz e contribuirá para a utilização otimizada das capacidades de produção da Renault.

Troca de ações

Esta cooperação estratégica é reforçada por participações cruzadas simultâneas, que permitirão às três montadoras realizar benchmarks e gerar sinergias baseadas em uma parceria criadora de valor em longo prazo. A organização global desta operação está fundamentada no princípio de uma porcentagem de participação cruzada 3,1/3,1/3,1 entre a Renault, a Nissan e a Daimler, que se concretizará através da troca de ações:

o A Daimler receberá 3,1% das ações emitidas recentemente pela Renault;
o A Daimler receberá da Renault 3,1% das ações atuais da Nissan;
o A Renault receberá 3,1% das ações da Daimler;
o A Renault transferirá 1,55% de sua participação na Daimler para a Nissan, em troca de 2% das ações da Nissan;
o Cada uma, Renault e Nissan, possuirão 1,55% das ações da Daimler.

Esta cooperação estratégica será coordenada pela Renault-Nissan B. V. para a Aliança Renault-Nissan e pela Daimler, por meio de um comitê de cooperação, que representará as partes. Este comitê de cooperação será presidido conjuntamente por Carlos Ghosn e Dieter Zetsche, e será comandado pelos executivos das três empresas.

Outras oportunidades de colaboração
Os dois grupos têm a intenção de criar uma cooperação de longo prazo, a fim de realizar um estreito trabalho em futuras áreas de colaboração entre a Renault, a Nissan e a Daimler. Após a assinatura do acordo de cooperação estratégico e a operacionalização dos primeiros projetos principais, cada montadora continuará a estudar as próximas oportunidades, principalmente as possibilidades de intercâmbio de módulos e componentes entre os veículos Infiniti e Mercedes-Benz, assim como cooperações regionais nos Estados Unidos, na China e no Japão entre a Nissan, a Infiniti e a Daimler. Em vista disso, a Renault, a Nissan e a Daimler explorarão as oportunidades de desenvolvimento conjunto de tecnologias ligadas aos veículos elétricos e baterias.

FORD CAMINHÕES BATE RECORDE HISTÓRICO DE VENDAS EM MARÇO



Texto: Imprensa Ford Caminhões

A Ford Caminhões registrou em março o melhor resultado de vendas de sua história, com 2.460 caminhões emplacados, segundo o Renavam, e uma participação de 18,4% no mercado brasileiro. Somando a Transit, que também atingiu o recorde de 170 unidades no mês e participação de 7,1% no segmento, o volume total da marca foi de 2.630 unidades.

“Março foi um mês excepcional para a Ford Caminhões. Atingimos nosso melhor resultado tanto no atacado como no varejo e no Renavam. Os financiamentos via BNDES apresentaram um importante incremento em relação a fevereiro, com impulso na economia e um excelente trabalho de todo o nosso time e rede de distribuidores”, comemora Oswaldo Jardim, diretor da Ford Caminhões.

Esse excelente desempenho também contribuiu para o resultado positivo do trimestre. A Ford Caminhões contabilizou a venda total de 5.838 unidades, crescimento de 46% em comparação com o mesmo período de 2009. Já a Transit somou 406 unidades no trimestre – volume 163% maior em comparação com o ano passado, e uma participação de 6,4%, mostrando um crescimento de 1,7 ponto porcentual.

No total, a Ford Caminhões vendeu 6.244 unidades no primeiro trimestre, volume 50% maior que o de mesmo período em 2009, atingindo participação de 18,9%, ou seja, 0,6 ponto porcentual acima do ano passado. Excluindo o segmento de extrapesados, do qual a marca não participa, a participação foi de 25%, ou 1,5% maior que em 2009.

A indústria também apresentou o expressivo número de 13.384 unidades em março e fechou o trimestre com 30.854 unidades negociadas, total 48% maior que o do ano passado.

Piloto assina com equipe Vogel para Copa Montana


Maior vencedor da Stock Jr, Cássio H. de Mello estreia este domingo em uma das equipes mais vencedoras do país

Texto: Imprensa Cássio H. de Mello
Foto: Paulo Gandolfo

A prova inaugural da Copa Chevrolet Montana, neste final de semana, em Curitiba, será uma ocasião duplamente especial para o paulista Cássio Homem de Mello (Pos Coco/Max Television/Advise Propaganda/Ogio/Electric/Corsa).

Além do fato de fazer parte do grid da nova divisão de acesso à principal categoria do automobilismo nacional (a Copa Caixa Stock Car), o piloto estreará em uma das mais importantes equipes do país, a Vogel Motorsport. Presente na Stock Car desde 2001, o time é dirigido pelo preparador Mauro Vogel, que entre 1988 e 1994, no comando da equipe Petrópolis, conquistou nove títulos brasileiros - Marcas e Pilotos, cinco na Fórmula Ford, e três na Fórmula Chevrolet - e pelo ex-piloto de F-Indy Gualter Salles.

"Estou bastante ansioso por andar em uma das melhores equipes da Stock Car. Espero aprender o máximo com o Mauro, de quem sou fã, e com o Gualter", afirmou o piloto. "Minha expectativa é de realizar um bom trabalho, ser bastante competitivo ao longo da temporada e chegar ao final do ano em condições de subir para a categoria principal", finalizou.

Na Copa Caixa Stock Car, a equipe terá os pilotos Thiago Camilo e Pedro Gomes. Já na Copa Montana, além de Cássio, a Vogel Motosport terá o curitibano Pedro Boesel, sobrinho do ex-piloto de F1 e Indy, Raul Boesel.

Campeão da DTM PickUp em 2005, Cássio passou para a Stock Jr. em 2006, conquistando o vice-campeonato logo em sua primeira temporada e a terceira colocação no ano seguinte; em 2009, com a vitória na inauguração do circuito de rua de Salvador, tornou-se o recordista absoluto da categoria, com dez conquistas. A partir de 2008, migrou para a Copa Vicar, divisão em que permaneceu até o ano passado.

O sistema de disputa da Copa Chevrolet Montana prevê nove etapas, todas nos mesmo finais de semana da Copa Caixa Stock Car. Ao final da temporada, as duas melhores equipes estarão classificadas para disputar a categoria principal em 2011. Os carros da Copa Chevrolet Montana utilizarão os mesmos chassis tubulares e motores V8 (de 340 cavalos de potência) usados até o ano passado na Copa Vicar, porém remodelados com a carenagem inspirada na picape de pequeno porte produzida pela Chevrolet. Como os treinos livres são proibidos na Copa Montana, assim como na Copa Caixa, o primeiro contato dos pilotos com os novos carros acontecerá nesta quinta-feira (8), durante os treinos coletivos.

A Copa Chevrolet Montana terá cobertura da RedeTV!, com flashes no sábado e no domingo, e transmissão ao vivo das provas, das 13h às 14h, nos dias de corrida. O portal RaceTV também transmitirá boletins e as corridas ao vivo pela internet, no www.racetv.com.br.

Confira o calendário da Copa Chevrolet Montana 2010:

1ª etapa - 11 de abril - Curitiba
2ª etapa - 02 de maio - Rio Grande do Sul
3ª etapa - 23 de maio - Rio de Janeiro
4ª etapa - 06 de junho - Ribeirão Preto - circuito de rua
5ª etapa - 05 de setembro - São Paulo
6ª etapa - 19 de setembro - Campo Grande
7ª etapa - 24 de outubro - Rio Grande do Sul
8ª etapa - 21 de novembro - Brasília
9ª etapa - 05 de dezembro - Curitiba

Citroën mantém IPI reduzido em abril


Marca bate recorde histórico de emplacamentos em março

Texto e Foto: Imprensa Citroën

A Citroën do Brasil manterá em abril os preços de toda a sua gama de produtos, absorvendo os aumentos previstos pelo retorno à normalidade das alíquotas do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e dando continuidade a sua agressiva política comercial.

Além disso, a marca oferecerá aos seus clientes um plano de financiamento com taxa de juros de 0,49% para o hatch C4, o sedan C4 Pallas e as minivans Xsara Picasso e Grand C4 Picasso.

“Ainda estamos comemorando com nossa rede de concessionárias o recorde histórico de vendas da Citroën em março. Por outro lado, e já de olho no futuro, queremos transformar o mês de abril em um mês de excelentes oportunidades de negócios para nossos clientes”, afirma Domingos Boragina Neto, diretor comercial da Citroën do Brasil.

Campanha

O filme da campanha, que terá veiculação nas principais redes abertas e canais a cabo de todo o país, é o terceiro da série de filmes de varejo que tem como personagens principais os famosos Robôs.

“Aproveitando o clima de Copa do Mundo, que já toma conta do país, para trazer de volta nossos famosos astros”, brinca Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. No filme, um Robô C3 e um Robô C4 estão "batendo uma bola" no show-room de uma concessionária, divulgando, ao mesmo tempo, as ofertas da marca e a continuidade do IPI reduzido.
“Teremos também grande foco na continuidade da promoção Pack Star da Linha 2011 do compacto premium C3”, explica a executiva. A Promoção Pack Star, disponível desde 1º de março para todas as versões do modelo (incluindo a de entrada, GLX 1.4i), tem como objetivo oferecer um produto ainda mais completo e competitivo. Traz de série rodas em liga leve 15” Chronos, pneus Goodyear 185/60 R15, rádio CD Player com comando satélite e mostrador de três linhas integrado no painel.

Recorde histórico de vendas

A Citroën fechou o mês de março com um volume recorde de 7.886 emplacamentos no mercado brasileiro, crescendo 62,20% sobre o resultado de fevereiro (4.862 unidades) e batendo seu recorde histórico de vendas mensal. No acumulado do ano, a marca apresentou 17.135 veículos emplacados, 17,99% sobre as 14.522 unidades registradas no mesmo período de 2009. Boragina Neto credita os bons resultados principalmente ao excelente desempenho do compacto premium C3, com 3.950 emplacamentos e carro-chefe das vendas da marca, além de fatores positivos de mercado como as menores taxas de juros, facilidades de crédito e a influência do final dos descontos do IPI.

Somente o C3 registrou em março um crescimento de 71,65% nos emplacamentos, ocupando uma parcela de 10,24% das vendas do segmento B Premium. “A força da campanha de varejo com a chegada da Linha 2011, a oferta da série especial Solaris (limitada a 1.400 unidades e o pacote Pack Star para toda a linha foram determinantes para o aumento das vendas", afirma. Outros destaques na linha Citroën foram o desempenho do C4 Hatch, com 1.319 unidades (+37,70% sobre fevereiro) e o C4 Pallas, com 1.159 unidades (+69,69).
Na gama de monovolumes, os modelos da Citroën registraram 1.179 unidades, assim divididos: Xsara Picasso com 717 unidades (+57,80% sobre o mês anterior); C4 Picasso, 360 (+90,48%) e Gran C4 Picasso, 102 (+92,45%). O C5, nas versões Sedan e Tourer, somaram 122 unidades e cresceu 37,80% na mesma comparação. Complementando a sua linha de produtos no segmento de veículos comerciais leves, a Citroën emplacou em março 139 unidades do modelo Jumper (+16,81%).

No acumulado do ano, com 17.135 unidades, a Citroën apresentou um leve crescimento, com uma participação de 2,28% no mercado de automóveis e comerciais leves. Para o ano pleno de 2010, as previsões da marca apontam para a ampliação de seu market-share para algo em torno de 3%, com os emplacamentos chegando a cerca de 100 mil unidades, ou seja, um crescimento de mais de 68% sobre as 69.302 unidades de 2009. “Temos algumas cartas na manga – complementa o executivo – principalmente para o segundo semestre como, por exemplo, a chegada do SUV compacto Citroën AIRCROSS e o desenvolvimento de nossa rede de concessionárias, que deve chegar a 150 casas completas até dezembro”.

Renault atinge recorde histórico de vendas e produção em março

Texto Imprensa Renault

Março foi mês de desempenho recorde para a Renault em termos de vendas e produção no Brasil. No período, a marca comercializou 16.586 unidades, o que representa 3.770 carros a mais que o recorde anterior, de outubro de 2009 (12.816 unidades). A participação de mercado da Renault foi de 4,9% no mês, posicionando a empresa no 5º lugar do ranking nacional de vendas, com boa distância em relação às montadoras das posições seguintes.

Além do recorde de vendas consolidadas e de modelos como Sandero, Sandero Stepway, Clio Campus e Master, a Renault também registrou recorde de produção de automóveis no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. No mês, foram produzidos 16.468 veículos – entre unidades de passeio e utilitários – ultrapassando o patamar anterior, de julho de 2008, no qual foram produzidos 14.806 veículos.

“Este é um momento muito importante para a evolução de nossas operações no Brasil. Estamos investindo continuamente em produtos e serviços de forma que este ganho de mercado e de novos clientes é a prova que estamos no caminho certo”, comenta Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault do Brasil.

O desempenho da Renault do Brasil em março foi 103% superior em relação ao mesmo mês do ano passado, resultado bem superior se comparado ao desempenho do mercado de automóveis novos em geral, que cresceu 29% na mesma comparação. No acumulado do ano, a Renault já comercializou 34.080 veículos, uma elevação de 40,3% ante o mesmo período de 2009 (24.284 unidades). O mercado de automóveis 0km obteve uma elevação de 17% na mesma comparação do acumulado 2010 ante 2009.

Este patamar histórico é resultado do excelente desempenho de modelos como Sandero, Logan, Clio Campus e Sandero Stepway. Os modelos Sandero e Sandero Stepway registraram volumes recordes de vendas no mês, com 6.614 e 1.028 unidades emplacadas, respectivamente.

Outro destaque foi o utilitário Master, que também obteve recorde de vendas, com 468 unidades emplacadas no mês.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Michelin lança jogo educativo virtual


A Subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Delânia Cavalcante, entrega o prêmio para um dos vencedores do jogo "Na Pista do Melhor Caminho"


Texto e Foto: Imprensa Michelin

“Na Pista do Melhor Caminho”, jogo educativo lançado pela Michelin em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, já está disponível nos sites da Michelin (www.michelin.com.br), da Secretaria de Educação (www.conexaoaluno.rj.gov.br e www.conexaoprofessor.com.br) e do DETRAN (www.detran.rj.gov.br). Para descobrir mais sobre o projeto, clique no link (http://www.michelin.com.br/napistadomelhorcaminho/) e aprenda brincando.

FAMÍLIA NISSAN LIVINA GANHA NOVA VERSÃO



Opção de acabamento S está disponível para Livina, Grand Livina e X-Gear

Texto e Fotos: Imprensa Nissan

A Nissan está lançando uma nova versão para os modelos 2010/2010 dos monovolumes Livina, Grand Livina e X-Gear. Os modelos produzidos pela marca japonesa em São José dos Pinhais (PR) passam a contar com o pacote de acabamento S, que incorpora equipamentos como air bag para passageiro, travamento e destravamento das portas por controle remoto, rádio com função MP3 e entrada auxiliar, entre outros, dependendo do modelo. Os preços da versão S são os seguintes: R$ 48.690 (Livina), R$ 58.890 (Grand Livina) e R$ 51.700 (X-Gear). As novidades já estão disponíveis para os consumidores nas concessionárias da marca.

Conhecidos pelo excelente custo-benefício, os modelos da família Livina ficam ainda mais atraentes com a versão S, que passa a ser a opção de entrada para o Grand Livina e X-Gear e intermediária no Livina, que mantém uma versão de entrada 1.6. De acordo com Mário Furtado, gerente de Marketing – Produto, a novidade dará mais opções aos consumidores que procuram um veículo espaçoso, com bom desempenho e que tenha preço atraente. “A inclusão da versão S é um importante aprimoramento no custo-benefício da família Livina, que sempre ofereceu nível de equipamentos de série e preços diferenciados no segmento. Os três modelos ficam mais competitivos e atraentes com este novo pacote de equipamentos”, explica.

Como o Livina já oferece desde a versão de entrada equipamentos de conforto e segurança considerados importantes pelo consumidor na hora da decisão da compra, como direção com assistência variável elétrica; travas, vidros e retrovisores com acionamentos elétricos; ar-condicionado e bloqueio de ignição através de imobilizador do motor, o pacote S amplia este excelente custo-benefício, pois adiciona à lista o travamento e destravamento das portas por controle remoto; air bag para o passageiro; rodas de liga leve de aro 15 e rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar, display integrado e quatro alto-falantes.

O monovolume de sete lugares Grand Livina também ganha mais recheio na sua extensa lista de equipamentos de série com a versão S. Junto com o câmbio manual de seis velocidades (único no segmento), o modelo passa a vir em sua primeira opção de acabamento com air bag para o passageiro e o rádio com função MP3. Além das barras longitudinais de teto a partir da versão 1.8 S MT.

DIFERENCIADOS

Lançada em 2009, a linha Livina chegou ao mercado com equipamentos e propostas diferenciados. Além do amplo espaço interno e do destacado custo-benefício, os modelos da família produzida no Paraná são equipados com dois excelentes motores. O 1.6 16V, disponível para o Livina e também para o X-Gear, desenvolve 108 cavalos de potência e oferece torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol, o que garante excelente desempenho ao modelo, que tem um escalonamento do câmbio de cinco marchas para aproveitar bem a força desde as baixas rotações. Entre os concorrentes diretos, o Livina é o veículo que entrega as maiores potência e torque. A opção 1.8 16V é encontrada nos três modelos da família, e pode ser associada com o câmbio automático de quatro velocidades. Quando abastecido com o combustível vegetal renovável, a sua potência atinge 126 cavalos e o torque máximo é de 17,5 kgfm, mesma força obtida quando o tanque está com gasolina.

O Grand Livina foi lançado em julho de 2009 focando os consumidores de monovolumes de sete lugares, apostando em itens diferenciados como a chave presencial I-Key, que permite a abertura das portas e a partida no motor com a peça no bolso, e o câmbio de seis velocidades. O esportivo urbano X-Gear foi lançado logo em seguida, em agosto, mantendo duas características muito elogiadas da linha Livina: o amplo espaço para passageiros e bagagens. O modelo destaca-se por seus itens exclusivos, como os para-choques, rodas de liga leve, molduras das caixas das rodas e os adesivos laterais traseiros que identificam a versão. Outro destaque dos modelos da linha Livina em relação aos concorrentes é a localização do reservatório de partida a frio. O bocal de abastecimento, protegido por uma tampa plástica discreta que evita manchas em caso de derramamento de combustível, está entre o capô e o pára-brisa para oferecer maior praticidade, pois não é necessário abrir o capô para reabastecer o reservatório e segurança em caso de colisões. Toda a linha tem três anos de garantia, outro importante diferencial.

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