Doe Teleton

sábado, 8 de maio de 2010

Estudantes da FEI vão aos Estados Unidos disputar a Fórmula SAE


Competição Fórmula SAE Michigan acontecerá de 12 a 15 de maio, na cidade de Brooklyn, em Michigan

Texto: Imprensa FEI (Fundação Educacional Inaciana)

Estudantes do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) já estão nos Estados Unidos para disputar a competição Fórmula SAE Michigan, que será realizada de 12 a 15 de maio, na cidade de Brooklyn, em Michigan. A expectativa é grande. Em 2009, pela primeira vez, uma equipe brasileira ficou entre as 10 primeiras colocadas em uma disputada competição internacional de veículos tipo Fórmula. A conquista inédita foi obtida por estudantes da FEI.

A equipe da FEI ganhou o direito de representar o País na competição internacional neste ano após ter conquistado o tetracampeonato na etapa nacional, realizada em novembro de 2009, em Americana, interior de São Paulo.

Para deixar o carro pronto para a competição, já que o protótipo embarcou para os Estados Unidos, desmontado, os estudantes da FEI farão todos os testes na Lawrence Technological University até o dia 11 de maio, véspera da disputa. “Essa integração é muito importante para permitir a troca de informações e conhecimento com estudantes de outras instituições do mundo”, destaca Lucas.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI e responsável pelo projeto Fórmula SAE na instituição, os estudantes que participam do projeto têm a oportunidade de aplicar na prática o conteúdo ensinado em sala de aula. “Os alunos também enfrentam o desafio de trabalhar em equipe, além de aprender a administrar recursos e tempo, o que contribui para o futuro profissional deles”,

Os alunos da FEI vão competir com mais 120 equipes de instituições de ensino das Américas, Europa e Ásia. Para disputar a competição mundial, o protótipo, desenvolvido por 14 alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, está 40 kg mais leve e mais baixo, graças às modificações aplicadas no centro de gravidade do carro. “Com as mudanças, o carro terá melhor desempenho em curvas, retomadas e frenagem. O nosso carro pesa 180 kg e atinge velocidade máxima de 130 km/h”, destaca o capitão da equipe Fórmula FEI, Lucas Kira, ao lembrar que o protótipo anterior pesava 220 kg.

O carro possui sistema de telemetria que permite a comunicação durante o enduro entre box e piloto, pois fornece informações e testa o desempenho, resistência e consumo do veículo na pista. Do box, os estudantes passam as informações para o piloto, que recebe os dados em tempo real. O veículo possui motor aplicado à motocicleta Honda CBR 600RR, de 4 cilindros, 4 tempos, com duplo comando no cabeçote e 4 válvulas por cilindro, que desenvolve potência máxima de 79,8 hp a 11.800 rpm. Com chassi tubular em aço, o veículo tem direção do tipo pinhão e cremalheira, freios a disco nas 4 rodas, transmissão de 6 velocidades, rodas em alumínio e magnésio e suspensão (dianteira e traseira) com duplo braço triangular.

Pósitron lança canal de vendas pela internet



Pósitron Direto é mais uma opção para lojistas e também consumidores da marca

Texto e Imagem: Imprensa PST Eletronics

A Pósitron, marca da PST Electronics, acaba de lançar o Pósitron Direto (www.positrondireto.com.br), mais um canal de vendas pela internet. No novo espaço será possível adquirir controles remotos de alarmes e os Navegadores GPS NP3510, NP4310 e NP4310B. “Com essa novidade, tornamos a página uma vitrine virtual dos produtos Pósitron, auxiliando as vendas de nossos lojistas e fornecendo informações para os clientes. Isso porque, segundo levantamento da empresa, o universo e-commerce vem impulsionando as vendas no varejo. Atualmente, o consumidor visita o site para conhecer o produto e vai até a loja para realizar a compra”, explica Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics.
De acordo com a pesquisa do Ibope Nielsen/NetView, o acesso à internet vem crescendo a cada ano no País e já chega a 34 milhões de usuários ativos únicos. Deste total, 7,3 milhões de usuários acessam páginas com conteúdo do setor automotivo. O tempo de navegação desses usuários foi em média de 16 minutos e 22 segundos.
O Pósitron Direto é uma ferramenta para abastecer os estoques dos varejistas e pode atender também a demanda de consumidores finais. A loja e-commerce visa ainda a complementar os já existentes canais de vendas da empresa, como lojas de acessórios, concessionárias com marcas próprias e outros sites parceiros, como Lojas Americanas.com, Amo Meu Carro, Audio Line Sound, AutoZ, Jocar e Seresom.
“Com essa iniciativa, vamos nos aproximar ainda mais das lojas de acessórios, que poderão comprar diretamente da Pósitron, independentemente do volume”, afirma Fernando Goto, gerente Nacional de Vendas para Negócios Aftermarket da PST Electronics.
Para garantir a segurança de todos os seus clientes, o Pósitron Direto conta com tecnologia avançada. O processo de compra é codificado, impedindo a leitura e cópia dos dados. O site tem seu sistema de cobrança desenvolvido pela PagSeguro, oferecendo segurança a quem compra e a quem vende na web.
Os lojistas e consumidores que optarem por adquirir os produtos da Pósitron pelo novo canal poderão efetuar o pagamento com cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diners, Aura, Hipercard e American Express), em até 12 vezes, ou à vista, por meio de boleto bancário ou débito em conta corrente. O processo de compra é simples e rápido. Basta que o internauta faça um cadastro no site e escolha o produto desejado.

O prazo de entrega dos produtos varia de acordo com o local, a forma de pagamento escolhida e a disponibilidade do produto adquirido. Já o frete é calculado no momento da compra, quando o consumidor informa o CEP de entrega para os acessórios adquiridos. Em caso de dúvidas, os clientes podem consultar o site da empresa (www.positron.com.br) ou entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor Pósitron, no 0800 775 1400.

Volkswagen inicia vendas da pick-up Amarok no Brasil



Texto e Foto: Imprensa Volkswagen

A Amarok, modelo que marca a estréia da Volkswagen no segmento de pick-ups médias, chegará à rede de concessionárias da empresa até o final deste mês. A nova pick-up, desenvolvida na Alemanha e produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, deverá estabelecer novos padrões de tecnologia e segurança em seu segmento.

A Volkswagen acaba de definir o preço do modelo, que será de R$119.490. “Por um preço bastante competitivo, os proprietários da Amarok contarão com recursos tecnológicos inéditos no segmento, aliando a robustez de uma pick-up média ao conforto de um automóvel de passeio”, afirma o presidente da empresa, Thomas Schmall.

A Amarok vem equipada com motor TDI biturbo de última geração, com sistema de injeção direta de combustível, que estabelece novos padrões no que se refere a consumo e garante um excelente desempenho. O modelo também oferece os mais altos níveis de segurança ativa e passiva.
Apresentada primeiramente na versão cabine dupla Highline, a pick-up carrega em seu estilo e conceito o novo DNA de design da Volkswagen, refletido, sobretudo, no destaque das linhas horizontais, na clara definição das superfícies da carroceria e na alta precisão na montagem. O conjunto composto pelos faróis horizontais e a grade do radiador, com aletas e frisos decorativos cromados é uma das características mais marcantes da pick-up.

Motor TDI de última geração

A Amarok vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm. Toda esta força não compromete o consumo médio, de 13,1 km/l (em 4x2).

Esta motorização traz o conceito de “downsizing” com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Com autonomia próxima de 1000 quilômetros, graças ao consumo médio reduzido, o abastecimento é realizado com muito menos frequência que o normal. A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual ZF de seis velocidades.
A Amarok é oferecida com tração 4x4 selecionável (4Motion) que proporciona um excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo “4” em vermelho na designação do modelo. Esta versão utiliza acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das pick-ups. Ao acionar o modo 4x4, através de um botão, o torque é distribuído igualmente entre os dois eixos.

Para enfrentar situações mais difíceis, está disponível o modo 4x4 reduzido que permite transpor os trechos mais exigentes, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado. Ao mesmo tempo, a suspensão traseira progressiva de alta resistência é composta por feixe de molas com três lâminas principais e duas secundárias, garantindo elevado conforto para os ocupantes em todas as condições, vazia ou carregada.

O sistema de tração dispõe ainda, de bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) que, em situações na qual uma das rodas fique sem tração, o freio desta roda é acionado evitando que a pick-up patine. Além disto, é oferecido um sistema de bloqueio de diferencial mecânico para o eixo traseiro, que permite uma utilização ainda mais radical.

As maiores dimensões da categoria: maior cabine e a caçamba mais larga

A pick-up também traz as maiores medidas em seu segmento tanto nas dimensões do habitáculo quanto na caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com o máximo conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.

Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando numa ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isto não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é a maior oferecida por um veículo desta categoria e permite transportar, pela primeira vez numa pick-up média, paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.
Graças a estas medidas de referência, a menor altura entre o assoalho da caçamba e o solo (779 mm) da categoria e a capacidade para levar até 1.047 kg, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho. Quatro pontos de fixação nos cantos da caçamba permitem fixar a carga com segurança.

A Amarok pode tracionar reboques com até 2.400 kg de peso em rampas com inclinação de até 12%.

Segurança: novos padrões para o segmento

A pick-up da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe. Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa, como o programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional.

A Amarok apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e velocidade até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.
Sistemas de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS / ASR (Controle de Tração) e EDL/EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da pick-up.

Juntamente com o opcional ESP, a Amarok dispõe para o motorista os exclusivos sistemas HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida).

O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da pick-up, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30km/h.

O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.

Equipamentos

A Amarok Highline conta com rodas de liga-leve de 18 polegadas, retrovisores parcialmente cromados, painel de instrumentos com cor de fundo exclusiva, ar condicionado automático “dual zone” (Climatronic), sistema de som sofisticado com display “touch screen” e o revestimento dos bancos em couro. Opcionalmente o modelo contará com o ESP e rodas de liga-leve de 19 polegadas.

Mitsubishi Cup traz o mundo da velocidade para Londrina


Segunda etapa do rally de velocidade retorna em grande estilo a capital do automobilismo no Paraná

Texto: Imprensa Mitsubishi

A Mitsubishi CUP retorna a Londrina, no próximo dia 15 de maio, quando a cidade paranaense recebe a segunda etapa da 11º temporada da CUP .

Considerada uma das mais importantes cidades do norte do estado do Paraná, Londrina reserva inúmeras belezas naturais aos seus visitantes, como o Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon e o Lago Igapó. Além dos atrativos da natureza, a cidade possui uma grande identificação com o automobilismo, imortalizada no autódromo internacional Ayrton Senna.

Dessa vez, porém, as emoções da velocidade chegam no melhor estilo cross country, reunindo os grandes nomes da modalidade, como os pilotos Christian Baumgart, Reinaldo Varella e Marcos Cassol, em uma pista na Fazenda Nova Maragipe, no município Jaguapitã.

"Essa é uma pista que pode ser considerada inédita. Não realizávamos etapa em Londrina desde 2005 e mesmo assim, era em outro traçado" afirma Detlef Altwig diretor técnico , que revela dicas importantes sobre a etapa, "as duplas podem se preparar para um traçado com muitos saltos, bastante técnica e que exigirá muito do preparo físico, até pelas altas temperaturas previstas para o dia da prova".

Grande novidade na temporada, a categoria Pajero TR4R Light tem tudo para repetir na cidade paranaense o sucesso da etapa de abertura da competição, vencida pelo piloto Henry Grosskopf: "Todas as duplas estão bastante animadas em acertar o carro. Como essa será ainda a segunda etapa, muitas surpresas podem surgir", afirma o líder da categoria na competição.

Para os paranaenses, a esperança está nas mãos da dupla Elcio Bardeli Junior e Luiz Afonso T. Poli, vice-líderes na classificação geral.

Na categoria Pajero TR4R, a expectativa dos competidores é por uma etapa muito equilibrada "Pelo que pudemos sentir, há quatro ou cinco duplas no mesmo nível técnico, que irão ponto a ponto disputar o titulo, o que garantirá emoção o ano todo" analisa o piloto Paulo Rugna.

Entre as duplas da categoria L200 RS, os curitibanos Carlos Henrique Scheffer Junior e Rafael Malucelli esperam repetir em casa o bom desempenho da primeira etapa, quando ficaram na segunda colocação "Almejar a vitória, sempre almejamos, e até treinamos para isso. Ainda mais correndo em casa. Vamos para cima", revelou o piloto Carlos Scheffer

Atrás do bicampeonato na categoria L200 Triton Rs, a dupla Christian Baumgart e Beco Andreotti prevêem um ano difícil e equilibrado: "A categoria é muito forte. Há grandes duplas na disputa e isso ficou claro na abertura do campeonato" afirma o piloto Christian Baumgart. "Vamos concentrados e em busca do nosso melhor a cada etapa. Mas vencer será complicado", completa o navegador Beco Andreotti

Continental presente na 38ª Expoingá em conjunto com a Pneumar


Parceria volta a se repetir na edição 2010 desta que é uma das mais importantes feiras agropecuárias do Sul do País

Texto: Imprensa Continental Pneus

A Continental Pneus (www.conti.com.br), em parceria com a Pneumar (www.pneumar.com.br), participa, até 16 de maio, da 38ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Maringá (Expoingá), apresentando a sua linha completa de pneus de carga.

Entre os destaques está o HSR1, pneu direcional voltado para o tráfego regional, de média e longa distância. Produzido na fábrica de Camaçari, na Bahia, ele hoje é equipamento original de diversos modelos produzidos pela Iveco, Volkswagen, Mercedes-Benz e Scania no Brasil.

Quem visitar o estande da Continental/Pneumar conhecerá também o HSC1. Com câmara e na medida 11.00R22, ele foi desenvolvido tanto para veículos que operam on como off Road. Entre seus vários diferenciais estão a carcaça reforçada, a entrega de uma quilometragem superior à media do mercado e seu desenvolvimento com foco nas severas condições das estradas brasileiras.

Em seus onze dias de realização, a Expoingá reunirá cerca de 300 expositores do setor pecuário e mais de 500 da indústria e do comércio, projetando a geração de negócios da ordem de comércio. Para os dez dias do evento, a expectativa da organização é a geração de mais de R$ 130 milhões em negócios.

CONTINENTAL PNEUS/PNEUMAR NA EXPOINGÁ 2010

Data: até 16 de maio
Local: Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro - Av. Colombo, 2186 - Maringá – Paraná

NISSAN FECHA ABRIL COM VOLUME 76,2% MAIOR QUE 2009


No acumulado do ano, marca comercializou 39,2% a mais do que ano passado

Texto: Imprensa Nissan

A Nissan vendeu em abril 2.836 unidades contra 1.609 carros do mesmo mês de 2009, resultado 76,2% maior. A marca japonesa também aumentou sua participação de mercado em 0,36 ponto porcentual em relação ao mesmo período do ano passado. O modelo mais vendido em abril foi o monovolume Livina, com 699 unidades, seguido do hatch Tiida (613), da picape Frontier (531) e do sedã médio Sentra (522). O Livina detém 6,7% de participação em seu segmento. De janeiro a abril deste ano, a Nissan vendeu 10.369 unidades no varejo, aumento de 39,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando somou 7.448 veículos.

“As vendas da Nissan têm crescido consistentemente nos últimos 12 meses. É resultado da boa receptividade do consumidor à nossa linha de produtos, especialmente a família Livina, lançada no ano passado e da expansão de nossa rede de concessionários, que cresceu 30% em 2009”, diz Christian Meunier, presidente da Nissan do Brasil. “Esta tendência será mantida para o futuro, pois estamos fortemente comprometidos com o país. Iremos manter o foco do nosso trabalho no aumento da satisfação dos nossos clientes, trazer novos produtos e ampliar ainda mais o número de concessionários.”

Honda CBR 600RR ganha novas cores e grafismos



Consagrada entre as superesportivas, motocicleta chega em seu modelo 2010 com visual ainda mais arrojado e esportivo

Texto e Fotos: Imprensa Honda

A CBR 600RR tornou-se referência entre as motocicletas esportivas de média cilindrada por reunir potência e leveza, aliadas à tecnologia avançada, alto desempenho e segurança. Importado do Japão, o modelo 2010 da motocicleta heptacampeã mundial na categoria Supersport chega este mês às concessionárias Honda em novas cores e com grafismos marcantes.

Enquanto a versão na cor vermelha traz visual arrojado e esportivo, a preta transmite a sensação de agressividade e sofisticação. Já a versão na cor branca perolizada apresenta grafismos alusivos às cores da HRC (Honda Racing Corporation - Divisão de Competições da Honda), ressaltando toda a tecnologia presente nesta motocicleta inspirada nas pistas de corrida em cada um de seus detalhes.

Design marcante

A CBR 600RR tem visual compacto e arrojado. A carenagem frontal proporciona maior captação de ar, melhorando sua aerodinâmica e seu desempenho. Este sistema, denominado Ram Air, capta e pressuriza o ar quando a motocicleta está em movimento, aumentando a velocidade de entrada da mistura ar/combustível e proporcionando, assim, incremento na potência do motor, principalmente em altas velocidades.

Na traseira, o escapamento Centre-Up 4 x 2 x 1, com saída única sob a lanterna traseira, é leve e seu posicionamento gera melhor capacidade de inclinação nas curvas.

A iluminação é eficiente, com conjunto óptico dotado de lentes multi-refletivas e sistema Line Beam, que oferece iluminação forte e constante, resultando em harmonia estética e segurança, principalmente em pilotagem noturna.

O painel de instrumentos dispõe de tacômetro eletrônico com mostrador analógico, além de dois diplays digitais com excelente visibilidade para leitura da velocidade, hodômetros parcial e total, marcador de combustível e relógio.

Motor compacto e eficiente

O propulsor de 599 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, quatro tempos, 16 válvulas (quatro para cada cilindro), arrefecido a líquido, foi concebido com base nas tecnologias aplicadas aos modelos de competição. Alcançando potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm, proporciona respostas rápidas em qualquer faixa de rotação.

O modelo dispõe ainda do sistema de injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência. Além de gerar respostas rápidas ao comando do acelerador, o sistema, aliado ao catalisador e ao sensor de oxigênio, reduz as emissões de gases poluentes, tornando o modelo adequado ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

A CBR 600RR conta ainda com um sensor responsável por manter o ponto ideal da ignição e monitorar a combustão dos cilindros, evitando a pré-ignição e a autodetonação do combustível.

Já o sistema de transmissão denominado Low-Lash proporciona suavidade às trocas de marchas (seis velocidades).

Chassi leve e resistente

O chassi da CBR 600RR foi construído por meio de um sistema de fundição em alumínio denominado FDC (Fine Die-Cast), que permite reduzir a quantidade de soldas, resultando em mais leveza e resistência.

O modelo traz também o avançado Amortecedor de Direção Eletrônico Honda (HESD), que utiliza um atuador hidráulico e um módulo eletrônico que, através do sensor de velocidade, anula eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações, melhorando a maneabilidade em baixas velocidades e proporcionando maior firmeza em velocidades mais altas.

As suspensões contam com tecnologia derivada das pistas de competição. A dianteira do tipo telescópica invertida (Upside Down) apresenta sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores. Na traseira, a suspensão Unit Pro-Link isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem, tornando o conjunto mais leve e rígido.

A aderência ao solo é garantida pelos pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara e pelas rodas de alumínio de três pontas, com aro de 17”. O tanque de combustível tem capacidade para 18 litros.

Para assegurar eficiência nas frenagens, a CBR 600RR conta com dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro, com acionamento hidráulico, e cáliper de fixação radial com quatro pistões na dianteira. Na traseira, dispõe de um único disco com diâmetro de 220 mm e acionamento hidráulico e cáliper de pistão simples.

Além disso, o modelo traz o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). Trata-se de um sistema avançado de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição, fazendo com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor. A tecnologia, considerada um diferencial da Honda, proporciona mais segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.

Comercializada nas 80 concessionárias Honda habilitadas para a venda de motocicletas importadas, a CBR 600RR 2010 tem preço público sugerido de R$47.000,00 (base no Estado de São Paulo), e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

GM do Brasil inaugura central logística no Porto SUAPE



Pátio em SUAPE tem capacidade de movimentação de até 25 mil veículos por ano

Texto e Foto: Imprensa GM

A General Motors do Brasil inaugurou nesta quinta-feira (06/05/2010), uma moderna central logística no Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros - Porto SUAPE -, em Ipojuca (PE), a 57 quilômetros de Recife. O objetivo é receber veículos importados, armazená-los e distribuí-los para 14 estados das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A operação começa com o modelo Chevrolet Agile, produzido na fábrica da GM em Rosario, Argentina. O pátio em SUAPE tem uma capacidade de movimentação de até 25 mil veículos anuais.

"A decisão de iniciar este projeto representa uma importante otimização na logística de importação e distribuição de veículos. Com a nova central em Pernambuco, a GM vai reduzir o tempo de entrega dos carros Chevrolet, com foco em atender melhor os consumidores", destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Ardila acrescenta, ainda, que a GM decidiu investir em Pernambuco, pelo grande potencial de crescimento do estado e também pela perspectiva de desenvolvimento sustentável das regiões Nordeste e Norte.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, ressalta o compromisso que a GM tem com o Brasil: "Nós estamos investindo R$ 5 bilhões até 2012 porque acreditamos no país. O vigoroso crescimento econômico experimentado nos últimos anos pelas regiões Nordeste e Norte, que concentram 40% da população brasileira (cerca de 80 milhões de pessoas), alicerça nossa decisão e nossa confiança no potencial de expansão da economia brasileira".

Segundo Pinheiro Neto, as vendas de veículos no Nordeste, por exemplo, tiveram um expressivo crescimento nos últimos cinco anos, no período de 2005 a 2009, superando a média registrada pelo setor como um todo.

O evento de inauguração oficial, nos cais "4" e "5" do Porto SUAPE, contou com as participações do governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, dentre outras autoridades - além de diretores do Complexo de Suape e outras autoridades locais.

Representando a GM estiveram presentes Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da Chevrolet, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM, e outros diretores da empresa.

A formalização do projeto ao governo pernambucano havia sido feita pela diretoria em nove de maio de 2008. O investimento está orçado em R$ 30 milhões.

Thule inaugura sua segunda loja conceito em São Paulo

Mundialmente conhecida em soluções de transporte de bagagens, equipamentos e itens esportivos, a Thule líder no seu segmento inaugura a segunda loja conceito em São Paulo


Texto: Imprensa Thule

Localizada no bairro da Aclimação, zona sul da capital a Thule Concept Store Aclimação é ampla e reúne toda a linha da marca Thule. Segundo Mario Sergio proprietário a loja e consumidor da marca, “como esportista eu já utilizava os produtos e sei que são os melhores, esse foi o principal fator que me incentivou a abrir esse espaço, oferecer aos seus clientes o melhor. Thule é sinônimo de qualidade, uma marca 100% confiável” completa.

A loja segue o padrão das internacionais com adaptações para o mercado brasileiro, onde o cliente pode visualizar em exposição praticamente todos os produtos Thule. Dentre eles estão os bagageiros. Perfeito para quem precisa de espaço adicional no carro, os bagageiros comportam de 320 a 600 litros de acordo com a necessidade do usuário e são adaptáveis em qualquer veículo. Fabricado em material leve são resistentes e possuem proteção contra raios ultravioletas. Testados em túnel de vento não interferem na aerodinâmica nem na estabilidade do veículo. Os bagageiros acompanham sistema de chaves e contam com 5 anos de garantia.

Um dos modelos é a Pacific, fabricado no Brasil possui design moderno que reduz a resistência do ar, dos ruídos e das vibrações, a Pacific é de fácil instalação (Fast-Grip), eficiente no espaço e na aerodinâmica, possui abertura lateral e sistema de travamento central. Disponível em cinco tamanhos na cor cinza, sua capacidade varia de 370 a 460 litros.

Outra linha de sucesso da marca são os suportes de bicicletas. Feito de alumínio ou aço carbono, o suporte é leve, não enferruja e são equipados com fecho antifurto. Os modelos oferecidos pela Thule comportam de duas a cinco bicicletas com total segurança e podem ser instalados no teto ou na traseira do veículo.

Outros Produtos

Os racks fabricados pela Thule têm garantia de 5 anos e capacidade média de carga de 75kg, não riscam a pintura do carro, não amassam e se fixam perfeitamente em todo tipo de veículo. Disponíveis para quase todos os modelos: para carros com teto plano; para carros com longarina, para carros com canaleta lateral e carros com pontos de fixação de fabrica.

A Thule também possui suportes para equipamentos náuticos, como caiaque e prancha de surf e bolsas de viagem com solução organizada e eficiente para o armazenamento de roupas.

Esses e outros produtos podem ser encontrados na Thule Concept Store Aclimação na rua Lins de Vasconcelos, 1609, de segunda a sexta das 9h ás 18h30 e sábado das 9h ás 13h.

Congresso destaca aplicações do alumínio em automóveis

Consumo de peças fundidas, chapas e perfis estruturais aumentou mais de 40% em cinco anos

Texto: Imprensa ABAL – Associação Brasileira do Aluminio

A grande contribuição trazida pela aplicação do alumínio no segmento Automotivo é pauta do IV Congresso Internacional do Alumínio que ao lado da ExpoAlumínio 2010 e do X Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio representam o maior evento do setor na América Latina. No evento, os palestrantes debatem as principais tendências na aplicação do metal em veículos de passeio, e os benefícios que o alumínio proporciona nos âmbitos econômico e ambiental.

A substituição do aço ou do ferro fundido por alumínio, em aplicações do setor automotivo, pode diminuir em até 50% do peso do veículo, aprimorando, assim, o seu desempenho. O consumo de peças fundidas, chapas e perfis estruturais pelo setor automotivo e de transportes aumentou 41% entre 2004 e 2008, segundo a ABAL – Associação Brasileira do Aluminio.

Por conta disso, ABAL apresentará, no dia 20, a partir das 9h, um workshop que terá como tema principal a “Competitividade do alumínio na indústria automotiva: sustentabilidade e custos”, com Randall Scheps, da entidade norte-americana Aluminum Association.

No mesmo dia, a ABAL também assinará o Convênio de Cooperação Técnica com a SAE Brasil, que visa ampliar a promoção e a divulgação do alumínio no setor automotivo e de transportes, além da permuta de benefícios entre os associados da ABAL e da SAE Brasil.

O painel “Consumo de alumínio em veículos nacionais: por que abaixo da média mundial?” que conta com a participação do pesquisador Marcelo Gonçalves, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, juntamente com as montadoras Ford, Fiat e Volkswagen. Em seguida, um debate sobre a produção de blocos de motor em alumínio, com o foco no status da indústria automotiva brasileira.

ExpoAlumínio 2010

As vantagens da aplicação do alumínio também podem ser conferidas na ExpoAlumínio 2010, em um estande especial dedicado ao setor automotivo. No espaço, o destaque é a exposição protótipo do carro elétrico da CPFL Energia, com carroceria totalmente de alumínio, e que tem capacidade para o transporte de dois passageiros. Além do veiculo o estande mostra, ainda, pára-choques e outros componentes fabricados em alumínio como os blocos e cabeçotes de motor.

A participação para assistir programação acima é gratuita, credencie-se pelo site, através do link
http://www.expoaluminio.com.br/imprensa/index.php

Serviços

Exposição Internacional do Alumínio - ExpoAlumínio 2010
Data: 18, 19 e 20 de maio de 2010
Horário: a partir das 12h
Site: www.expoaluminio.com.br

IV Congresso Internacional do Alumínio
X Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio
Data: 18, 19 e 20 de maio de 2010
Horário: a partir das 9h

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5

Eurobike apresenta Volvo Advanced Driving School no Autódromo de Tarumã

Em sua terceira edição, o curso de pilotagem Volvo acontece nos dias 15 e 16 de maio, no autódromo internacional de Tarumã, em Porto Alegre

Texto: Imprensa Eurobike

Promovido pela Eurobike e criado pela MC Competições, o curso foi desenvolvido para pessoas apaixonadas por velocidade, mas que desejam dirigir com segurança e técnica.

Com uma equipe formada por instrutores especializados em automobilismo de competição, justamente para garantir um aprendizado correto, os alunos terão aulas teóricas e práticas na pista, com o instrutor e no dia seguinte, domingo, farão baterias de treinos. Ao final do dia todos receberão seus certificados de conclusão.

Os carros utilizados serão os Volvo C30, preparados especialmente para competição e equipados de amortecedores importados da Alemanha.
Grupo Eurobike
Há 10 anos no mercado, o Grupo Eurobike, tradicional no ramo automobilístico, representa as marcas Audi, BMW, Land Rover, MINI, Porsche e Volvo. No Estado de São Paulo, o Grupo tem loja na capital paulista, em Campinas, Ribeirão Preto e Rio Preto. Marca presença também em Porto Alegre.

Eurobike Volvo

Av. Ceará, 724 São João
Porto Alegre - RS CEP 90240-510

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Extra apresentou aumento de 30% na categoria de automotivos


Texto: Imprensa Grupo Pão de Açúcar

Seguindo a onda de crescimento nas vendas de automóveis em todo país, o Extra apresentou aumento de 30% na categoria de automotivos no acumulado do ano se comparado ao mesmo período de 2009. Os destaques ficam por conta da venda de pneus, que cresce 30%; óleos e baterias 20%, e limpeza, que inclui odorizadores, ou ‘cheirinhos’, como são conhecidos que alavancam 15%. “O brasileiro está cada vez mais preocupado com a segurança e manutenção do seu carro. Além do cenário favorável, há também um investimento maior em itens que fazem as pessoas se sentirem mais ‘confortáveis’ e entenderem melhor os benefícios de usar um aditivo, por exemplo”, afirma Marcos Betelli, gerente da categoria de automotivos do Grupo Pão de Açúcar. A exposição e o anúncio ajudam nesse aumento, que antes recebia uma inserção por mês em tablóide e agora ganha destaque pelo menos três vezes. Pesquisa recente da Roland Berger Strategy Consultants, uma das mais conceituadas consultorias em gestão empresarial do mundo, afirma que somente em 2010 serão vendidos 3,2 milhões de automóveis no país, e a expectativa até 2015 é que esse número passe a 5 milhões.

Volvo fornece ônibus para a Copa do Mundo na África do Sul



Texto e Foto: Imprensa Volvo

Um crescente número de grandes cidades busca atualmente aumentar a eficiência dos seus sistemas de transportes investindo no chamado BRT (Bus Rapid Transit). Trata-se de um sistema inteligente de transporte por ônibus, com alta capacidade para transporte de passageiros, corredores exclusivos para circulação dos ônibus, paradas otimizadas e gerenciamento de informação para orientação do tráfego.

A África do Sul é atualmente o país com a maior rede BRT em implantação. Embora estes investimentos se devam principalmente para atender às necessidades da Copa do Mundo, estes BRTs são apenas um começo, segundo Marius Botha, responsável pela Volvo na África do Sul. “Muitas cidades sulafricanas tem planos ambiciosos para resolver seus desafios com o tráfego”, afirma Marius. Os planos de expansão estão agendados para continuar até 2020.

Este é também um projeto ambiental, pois sistemas BRT contribuem para a redução das emissões. Mesmo não havendo uma exigência legal na África do Sul, as cidades envolvidas optaram por ônibus equipados com motores Euro-4.

Porto Elizabeth selecionou a Volvo Bus como sua fornecedora total, o que significa não somente o abastecer com os ônibus. A Volvo Bus também cuidará de toda a manutenção e dos os serviços a serem realizados, além do sistema ITS4 Mobility de fornecimento de informações e de mobilidade de tráfego.

A cidade fechou um pedido para 25 ônibus articulados Volvo B9SLA com carroceria da Marcopolo. A África do Sul adota o sistema inglês de tráfego com circulação pela pista da esquerda. Os ônibus serão equipados com quatro portas no lado direito para permitir rápidos embarques-desembarques nas paradas especiais ao longo dos corredores exclusivos do sistema BRT. Os ônibus também contarão com duas outras portas no lado esquerdo para utilização quando em tráfego misto fora das rotas usuais.

A vantagem do modelo B9SLA se deve ao fato do motor estar instalado bem à frente, no lado esquerdo do ônibus, permitindo que a distribuição de peso sobre o eixo seja otimizada e a capacidade de transporte chegue a 115 passageiros. A cidade encomendou para teste uma unidade do protótipo Volvo B7RLE, ônibus de 12 metros padrão.

A Cidade do Cabo encomendou 43 ônibus Volvo com especificações para sistemas de pisos elevados, próprios para plataformas elevadas nas paradas dos ônibus - inclui oito ônibus articulados Volvo B12M, e 35 Volvo B7R de 12 metros, que também serão encarroçados pela Marcopolo.

“Desde a implatanção dos primeiros BRT’s na América do Sul (Curitiba, no Brasil; Bogotá, na Colômbia; e Santiago, no Chile), a Volvo Bus tem se convencido que esta é a solução com melhor custo-benefício para modernizar e aumentar a eficiência do sistema de transporte público”, afirma Peter Danielsson, gerente de BRT na Volvo Bus. “Somos líderes mundiais no fornecimento de ônibus para sistemas BRT, e estamos satisfeitos em poder participar no ambicioso investimento que está sendo feito pelas cidades sulafricanas”, finaliza o executivo.

Lançamento da Wurth melhora visibilidade do motociclista

Perfect Vision cria um filme invisível, que não danifica a viseira ou a pintura, e é ideal para dias chuvosos, quando a visibilidade dos motociclistas fica comprometida

Texto: Imprensa Wurth do Brasil

A Wurth do Brasil, multinacional alemã especializada em peças de fixação, ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas, e produtos químicos, lança o Perfect Vision, repelente de água e sujeiras em viseiras de capacetes e bolhas de carenagem. A proteção é ideal para dias chuvosos, quando a visibilidade dos motociclistas fica comprometida. O produto cria um filme invisível, que não danifica a viseira ou a pintura.

O Perfect Vision é de fácil aplicação. Basta passar o produto em uma flanela seca em movimentos circulares e fazer uma nova aplicação em um intervalo de dois minutos. Essa simples operação é suficiente para garantir sua eficiência. "Além de ser econômico, uma única aplicação protege a viseira do capacete durante um mês inteiro, o Perfect Vision aumenta a segurança dos motociclistas porque impede que a chuva comprometa a boa visibilidade", diz Elsio Coelho, diretor da divisão Automotiva.

Novo produto também para limpeza
Outra novidade da Wurth é o HCW, produto desenvolvido para limpeza, proteção, brilho e impermeabilização de capacetes. "O líquido mantém a pintura do capacete sempre protegida, garantindo assim maior durabilidade", explica o executivo.

Outras informações sobre os produtos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4613-1900, e-mail auto@wurth.com.br e site www.wurth.com.br.

Bradesco Seguro Auto Mulher oferece descontos no mês das Mães


Texto: Imprensa Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros

No mês em que se comemora o “Dia das Mães”, a Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros, em parceria com a Rede Carglass, oferece descontos especiais às Seguradas do Bradesco Seguro Auto Mulher. Até o dia 31 de maio próximo, a Segurada que levar o seu automóvel a uma loja da Rede Carglass terá desconto em diversos serviços e, nas unidades do Bradesco Auto Center (BAC)*, terá atendimento gratuito no reparo de vidro. Basta apresentar o cartão de Segurada para contar com os serviços:

Serviços gratuitos

Reparo gratuito de vidro em todas as unidades do Bradesco Auto Center (BAC) e nas lojas Carglass;
Impermeabilização de vidros (serviço disponível na Grande São Paulo).

Serviços diferenciados com descontos – Carglass
20% na troca de palhetas – veículos nacionais;
20% na aplicação de window-film;
20% na aplicação da película antivandalismo (serviço apenas disponível na Grande São Paulo);
20% na troca de vidros para Seguradas que tiverem optado por cláusula de reparo;
25% na franquia na troca de vidros para Seguradas que tiverem optado por cláusulas de vidro protegido e vidro protegido plus.

Todos os serviços com descontos serão realizados sob agendamento prévio, pela Central de Atendimento Carglass: 0800 701 7997.

*As unidades do Bradesco Auto Center estão localizadas em Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Santo André e São Paulo (Santo Amaro e Vila Mariana). Toda a rede do BAC atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações sobre o Bradesco Auto Center e o endereço de cada unidade encontram-se no site www.bradescoautocenter.com.br.

O Bradesco Seguro Auto Mulher oferece cobertura para os casos de colisão, incêndio, roubo/furto, como também para danos materiais e corporais causados a terceiros. Entre as condições especiais de atendimento, destacam-se a Central de Atendimento do Assistência Dia e Noite exclusiva para mulheres e táxi até a residência, em caso de acidente ou pane**.

**Esse serviço será oferecido para o transporte, do local do evento para outro local, desde que dentro do município de residência da Segurada.

Citroën conquista participação recorde de mercado em abril


Citroën chega a 2,92% de market-share e o C3 assume a liderança do segmento compacto-premium

Texto: Imprensa Citroën

Com 7.646 emplacamentos em abril, a Citroën do Brasil ampliou sua participação no segmento de automóveis e comerciais leves para 2,92% , o melhor market-share da marca desde o início de suas operações no Brasil e um crescimento de 55,25% em relação a abril de 2009. No acumulado do ano, a Citroën comercializou 24.781 unidades, o que representa um crescimento de 27,43% em relação a igual período de 2009.

“Estamos comemorando muito este resultado, conseqüência direta de nossa estratégia de produto, agressividade comercial e dedicação de nossa rede de concessionários”, afirma Domingos Boragina Neto, diretor Comercial da Citroën do Brasil.

Um fato de grande importância foi o expressivo resultado de vendas do compacto premium C3. Com 4.171 unidades emplacadas, o modelo se tornou o líder de vendas do segmento B Premium Hatch, à frente de GM Agile, dos VW Gol e Fox, do Fiat Punto, Renault Sandero, entre outros.
“A grande aceitação do C3 Solaris, com teto solar, e a oferta do pacote Pack Star para toda a linha C3, elevaram a participação do modelo de 10,2% para 13,1%”, explica Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. Ela acrescenta que a campanha agressiva de lançamento resgatou os atributos do modelo que continua o mais querido pelos seus proprietários.

No segmento de minivans (M1 Breakmono), a marca ampliou ainda mais sua liderança, conquistando 41,24% de participação. A minivan Xsara Picasso - líder de vendas da categoria - registrou em abril 771 unidades, resultado da extensão da Promoção França Brasil. A Citroën contou ainda com as boas vendas dos importados C4 Picasso (284) e o Grand C4 Picasso (65).
O hatch C4 manteve sua boa trajetória de vendas, com 1.099 unidades registradas em abril e 4.353 unidades já acumuladas nos quatro meses do ano. Já o sedan C4 Pallas, modelo que é sucesso de público e crítica, obteve 1.042 unidades comercializadas, com 36,6% de crescimento em relação a abril de 2009. No acumulado do ano, o modelo já totaliza 3.558 unidades comercializadas.

Outro modelo com grande destaque nas vendas foi o top C5 que, somadas as versões sedã e Tourer (station wagon), obteve 95 unidades registradas no mês. No acumulado do ano o C5 já registra 401 emplacamentos.

A Citroën já colhe os primeiros frutos da recente ampliação de sua Área de Vendas Especiais, responsável pelo atendimento a empresas privadas e órgãos públicos. Em abril foram emplacadas 79 unidades do Jumper Minibus (447 no acumulado) e 40 unidades do recém-lançado Jumper Furgão.

RedeTV! transmitirá ao vivo campeonato da Fórmula 3 Sul-americana


Agora na TV aberta, categoria amplia visibilidade em todo o território nacional

Texto: Imprensa Fórmula 3 Sul-americana Petrobras

A RedeTV! transmitirá para todo o país as provas da Fórmula 3 Sul-americana, já a partir da primeira etapa do campeonato 2010 que acontece em Brasília dias 15 e 16 de maio. O acordo é válido por um ano e contempla a exibição ao vivo e em HD da segunda prova de domingo, no início da tarde. As outras duas corridas que integram a rodada tripla do fim de semana serão veiculadas em compacto durante a programação esportiva da emissora.

Ao ser transmitida pela TV aberta brasileira, a Fórmula 3 amplia sua visibilidade no cenário automobilístico brasileiro e internacional. Conhecida por formar e revelar grandes talentos, como Rubens Barrichello, Lucas Di Grassi, Hélio Castroneves, Christian Fittipaldi, Bruno Junqueira, Vitor Meira e tantos outros pilotos e profissionais do esporte a motor, a categoria dá um salto de patamar com o acordo que acaba de ser firmado.

Primeira emissora 100% HD digital e com alcance em mais de 81% dos domicílios brasileiros com televisão (cerca de 3200 municípios), a RedeTV! é hoje uma das maiores redes de TV do país, disputando o terceiro lugar de audiência.

Ao todo serão disputadas 24 corridas da F3 ao longo do ano, sendo seis rodadas triplas e três duplas, entre as quais estão a etapa de São Paulo e as provas internacionais em Santa Fé (Argentina) e Piriápolis (Uruguai). A F3 Sudamericana Petrobras é a principal categoria de base do automobilismo na América do Sul, aquela que melhor prepara e mais revela futuros talentos para as principais categorias do automobilismo mundial. Promovida pela 63MKT, a F3 tem a supervisão da Confederação Sul-americana de Automobilismo (Codasur) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Ferrari e Maserati travam duelo de performance na Itaipava GTBR4


Ferrari Challenge, que estreou na rodada dupla anterior, ganhou 5% de aceleração e promete incomodar o Maserati

Texto: Rogério Rezeke - Imprensa Itaipava GTBR4

Quem acreditava que após as três vitórias de Renan Guerra em quatro etapas o campeonato da Itaipava GTBR4 estava fortemente inclinado para as mãos do atual líder da categoria se enganou. Com a entrada dos modelos Ferrari Challenge no grid, tudo indica que a disputa com os Maserati será acirrada nas próximas corridas.

Apesar de ser um carro mais potente do que os Maserati, os Ferrari passaram pelo processo de equilíbrio de desempenho e vão andar com apenas 35% do acelerador. Segundo os pilotos da Itaipava GTBR4, o nivelamento técnico vai deixar o campeonato mais competitivo e mais emocionante para o público que acompanha o Itaipava GT Brasil.

"Eu acho que a entrada do Ferrari Challenge no grid deixará o campeonato ainda mais disputado, foi uma ideia boa. Com o equilíbrio de desempenho que fizeram nos carros, não teremos muitas diferenças e as disputas se tornarão mais constantes nas provas", disse Renan Guerra, que anda de Maserati, sem temer o novo concorrente.

"Os carros ficaram equilibrados, mas o modelos da Ferrari não quebram tanto, por serem mais novos, e levam vantagem nas rodas. As deles têm uma porca só, o que facilita eventuais trocas. As dos Maserati têm cinco. Por outro lado, os carros da Ferrari têm pneus mais finos e sofrerão muito com o desgaste", acrescenta Renan Guerra.

Alan Hellmeister, que chegou a liderar o campeonato e trocou de carro, passando do Maserati para o Ferrari Challenge, concorda. "Os pneus realmente são mais finos e precisamos ver como eles vão se comportar. Mas temos a grande vantagem de ter um carro novo e que não tem problemas crônicos de quebra e na parte elétrica".

Para Fábio Greco, que divide a pilotagem de um modelo Ferrari Challenge com o vice-líder, Valter Rossete, a decisão pelo carro foi simples: escolheram um Ferrari por achar que ele pode render mais no restante do campeonato e por poder realizar o sonho de qualquer piloto, que é guiar o modelo da marca italiana.

"Em Curitiba, estávamos tomando dois segundos dos Maserati e estava difícil, pois tínhamos que guiar além do limite para acompanhar. Mas as mudanças (o acelerador estava limitado em 30%, passou para 35%) devem melhorar bastante. A matemática é muito boa e estamos apostando no Ferrari Challenge", comentou Fábio Greco.

O segundo round da disputa interna entre Ferrari e Maserati na Itaipava GTBR4, que começou na prova de Pinhais, acontecerá na etapa de Interlagos, marcada para os dias 15 e 16 de maio, com as corridas de número 5 e 6. Por enquanto, os Maserati são maioria no grid e estão na frente na preferência dos pilotos. Mas a disputa está só começando.

CORREIAS E TENSIONADORES GATES EQUIPAM OS NOVOS MODELOS NACIONAIS


Texto: Imprensa Gates

Líder mundial em correias automotivas, a Gates está sempre presente nos lançamentos da indústria automobilística brasileira. Em 2010, a tradição se mantém e os novos modelos da Peugeot, Renault, Ford e Chevrolet chegam equipados com correias e tensionadores da marca.

Peugeot Hoggar

Exclusividade da Peugeot brasileira, a pick-up 207 Hoggar conta com a qualidade das correias sincronizadoras Gates em todas as versões. Nos motores 1.4 também estão presentes os tensionadores. Correias Micro-V completam o pacote de soluções para os modelos 1.6 16V.

Renault Logan

Outro lançamento que traz a tecnologia Gates é o Renault Logan com novo design. Para a versão 1.6, é fornecido o conjunto formado pela correia sincronizadora e Micro-V com tensionador. O sistema também equipa o Symbol, sedan compacto da marca lançado em 2009.

Ford Fiesta

A Gates também marcou presença em todos os recentes lançamentos da Ford. As novas versões dos modelos Fiesta e EcoSport trazem correias Micro-V, tensionadores e polias da marca nas versões 1.0 e 1.6 RoCam, além da 2.0 Duratec. O mesmo pacote de soluções está presente no Focus (hatch e sedan) com motor 2.0 16V Flex.

Chevrolet Classic

O Chevrolet Classic 2011 é mais uma novidade com a qualidade Gates, presente na correia sincronizadora e tensionador do acionamento dos acessórios. Ano passado, esses componentes também foram eleitos por três outras novidades da GM: Agile 1.4, Prisma 1.0 e Vectra 2.0.

Líder Mundial em Correias

Fundada nos Estados Unidos em 1911, a Gates é líder mundial em correias. Presente no Brasil há mais de 40 anos, produz uma ampla linha de mangueiras, tensionadores e correias. É a maior fornecedora de correias e tensionadores para as montadoras nacionais e oferece a mais completa linha de correias do mercado de reposição. Para saber mais, acesse www.gatesbrasil.com.br.

MULTINACIONAL JAPONESA MOSTRA KNOW-HOW NA FABRICAÇÃO DE AUTOPEÇAS PARA CARROS


Texto: Imprensa EXPOIND

A Honda Lock, indústria de autopeças para automóveis e motocicletas, não poderia estar de fora da 1ª Exposição Industrial de Itupeva - EXPOIND. A empresa mostrará em seu stand a qualidade e a alta tecnologia com que seus produtos são desenvolvidos. Recentemente, a Honda Lock lançou peças, que compuseram a produção e montagem do carro Honda City. Durante o evento, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, em Itupeva, estarão expostos todos os produtos e serviços da indústria de peças.

O objetivo da empresa vai além de mostrar somente o que fabricam, mas também conseguir transmitir sua filosofia, que é respeitar ao próximo (seguindo independência, igualdade e confiança) e criar alegrias (alegria em produzir, em vender e proporcionar alegria para quem compra).

A multinacional japonesa, que está no mercado desde 1962, fundada por Soichiro Honda na província de Miyazaki, fabrica no Brasil conjuntos de ignição, sensor ABS, retrovisor, maçaneta externa e trava de portas. Entre os serviços da organização estão linha de agem, injeção plástica, usinagem de chaves insersora de metais, logística manutenção e controles de qualidade e administração geral. Todos os produtos fabricados pela empresa estarão expostos no evento.

"Nosso principal objetivo nesta EXPOIND é interagir com outras indústrias da região e ainda expor nosso produtos na cidade. "Esse network facilitará relacionamentos no município e poderá gerar parcerias de negócios", afirmou o gerente administrativo da Honda Lock, Sebastião Nalin.

Serviços


1ª Exposição Industrial de Itupeva - EXPOIND
Data: 26, 27 e 28 de maio
Horário:
Dia 26 - das 18h às 22h
Dias 27 e 28 - das 12h às 20h30
Endereço: Avenida Emílio Checchinato,1800- Vila São João

Linces conquista Selo ABF e Prêmio Segurador Brasil

Texto: Imprensa Grupo DEKRA

Pela décima vez consecutiva, a Linces, empresa do Grupo DEKRA, recebe o Selo de Excelência em Franchising. Dessa vez, por seu trabalho realizado em 2009. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) aos franqueadores que obtiveram a pontuação exigida pela Comissão de Ética da entidade, após realização de uma ampla pesquisa junto aos seus franqueados.


De acordo com a gerente de Franquias da Linces, Luciana Caseli, “A certificação é o reconhecimento pela dedicação, pelo comprometimento, pela qualidade e seriedade dos serviços prestados pela Linces. Os critérios utilizados para a escolha das empresas certificadas abrangem aspectos de lucratividade, relação custo/benefício, solução de conflitos, suporte na qualificação de pessoal (treinamento), manuais de apoio operacional e técnico e nível de satisfação geral do franqueado”.


Além do reconhecimento pela sua rede franqueada, a Linces recebeu pela quinta vez consecutiva, o Prêmio Segurador Brasil 2009, na categoria “Mérito na Prestação de Serviços”. A premiação é o reconhecimento do mercado segurador pela qualidade dos serviços prestados. Considerado referência na área de seguros, o evento tem como objetivo destacar a liderança, o desempenho e as aquisições das organizações do setor.


“Essas conquistas demonstram o esforço nesses anos de trabalho. Somos uma equipe que preza, em primeiro lugar, a qualidade dos nossos serviços e a satisfação dos nossos clientes e parceiros”, diz Mário Cassio Mauricio, diretor Comercial da Linces.


Em janeiro de 2009, a Linces foi integrada ao grupo DEKRA, fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado há 84 anos, em Stuttgart, na Alemanha. A DEKRA tornou-se líder européia de peritos para serviços especializados no setor automotivo. Atualmente, a companhia possui 20 mil colaboradores nos 34 países em que atua. Em 2008, registrou faturamento de 1,6 bilhão de euros. No Brasil, a DEKRA está presente desde 1995 e também adquiriu o controle, desde janeiro de 2009, das empresas Checkauto e DNA Security.

Pioneer participa da campanha Senna Vive

Empresa é uma das parceiras da campanha que vai doar R$ 2,00 ao Instituto Ayrton Senna para cada mensagem postada no www.senna50.com.br ou enviada pelo twitter com a hashtag #sennavive

Texto: Imprensa Pioneer

A ação do Instituto Ayrton Senna que tem apoio da Pioneer do Brasil já está no ar. A idéia é que os fãs twittem usando a hashtag #sennavive ou entrem no site www.senna50.com.br e postem com qual valor de Ayrton elas mais se identificam: motivação, determinação, superação, perfeição, garra, vitória. Cada mensagem postada valerá R$ 2,00 reais que serão repassados pela Pioneer e outras empresas parceiras do Instituto.

“A Pioneer como uma marca que move paixões no mundo inteiro é também movida por sentimento. Por isso, temos uma forte identificação com os valores passados pelo Ayrton Senna. Decidimos iniciar uma parceria e apoiar o Instituto, neste ano em que Ayrton completaria 50 anos, pois além da admiração por sua obra, queremos muito contribuir com o desenvolvimento educacional do Brasil.”, afirma André Ricardo Andrade, responsável pelo Marketing da Pioneer do Brasil.

Ao mesmo tempo em que declaram sua admiração ao Ayrton, as pessoas contribuem com o trabalho do Instituto Ayrton Senna, para ajudar a qualificar a educação pública oferecida a crianças e jovens de todo o País. No site há uma foto de Senna em preto e branco, rebaixada como uma marca d'água. A cada mensagem postada, a imagem vai sendo revelada. A meta da campanha é alcançar 150 mil mensagens.

Senna50
A primeira ação em homenagem ao tricampeão aconteceu no último dia 21 de março, dia do aniversário do piloto. O objetivo foi mobilizar os fãs, que postaram mensagens pelo twitter ou diretamente no site www.senna50.com.br, construindo o maior cartão de aniversário do mundo. Foram contabilizadas mais de 120 mensagens em apenas 3 dias.

Instituto Ayrton Senna
Além dos valores do piloto, seu outro legado é o Instituto Ayrton Senna, criado em 1994. O Instituto desenvolve programas educacionais em todo o País. Desde sua fundação, foram atendidos 11.640.930 crianças e jovens, em 1.372 cidades, de 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Para mais informações sobre o Instituto, acesse www.senna.org.br

TROLLER COMEMORA 10.000 UNIDADES VENDIDAS DO T4


Texto: Imprensa Troller

A Troller comemorou em abril a venda acumulada de 10.000 unidades do T4. Os seguidos recordes de vendas obtidos nos últimos anos contribuíram para atingir esse volume. Destaque para o primeiro quadrimestre de 2010, o melhor da história de vendas da Troller, com 465 unidades.

"Este é um número representativo nesse nicho de mercado e demonstra a evolução da Troller. Vivemos hoje o melhor momento da marca no mercado, com avanços significativos na qualidade do produto, nas operações da fábrica e na rede de distribuidores", diz Rodrigo Lourenço, gerente geral da Troller.

A montadora cearense Troller foi incorporada à Ford Brasil em 2007 e recebeu recursos aplicados na produção e no desenvolvimento do veículo, além de importantes processos que elevaram a qualidade do produto. "Os consumidores aprovaram as mudanças levando nossas vendas a um patamar mais alto tanto em veículos como em peças e acessórios", afirma Rodrigo Lourenço.

Entre os mais de 500 aprimoramentos feitos recentemente no Troller T4, destacam-se as mudanças no processo de moldagem da carroceria de fibra que proporcionou a confecção de um novo capô, portas e grade dianteira, a utilização de vidros curvos, novos faróis, faróis de neblina, maçanetas, piscas laterais com LEDs, lanternas, porta traseira e capota removível. Na cabine, foram trocados o painel, volante, quadro de instrumentos, difusores de ar, revestimentos dos bancos, portas e piso e comandos das luzes, limpadores e vidros elétricos.

A fábrica de Horizonte, localizada a 30 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, passou por uma grande transformação nas instalações, com reformas que abrangeram desde a linha de montagem e a pista de provas até o restaurante. Todas as melhorias tiveram como foco a qualidade do produto e os aspectos de segurança, seguindo os rígidos padrões mundiais do grupo Ford.

A evolução da marca também incluiu um novo patamar nos padrões de pós-venda. O cliente conta com o suporte 24 horas do Centro de Atendimento Ford Troller, pelo telefone 0800 703 3673, e com a Assistência 24 Horas Troller, que garante remoção gratuita do veículo em caso de pane mecânica, elétrica ou colisão no território nacional dentro da garantia.

Desempenho


Tudo isso contribuiu para aumentar a satisfação do cliente Troller, que conhece a capacidade fora de estrada do Troller T4 e também valoriza a sua versatilidade para o uso urbano. Ele é equipado com motor 3.0 NGD (New Generation Diesel) de 163 cv, tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, freio a disco nas quatro rodas e carroceria em compósito resistente a impactos e corrosão. Os 315 mm de vão livre do solo entre os eixos, o ângulo de ataque de 50 graus, o ângulo de saída de 37 graus e a capacidade para rodar a até 800 mm de profundidade na água são outros atributos que mostram a sua vocação off-road.

O utilitário vem também com tanque de combustível de 72 litros, rodas de alumínio, pneus todo-terreno 255/75 R15, santantônio, faróis de neblina e ganchos de reboque com capacidade de 2.400 kg. Direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, relógio digital, conta-giros, tomada 12V, bagageiro e capota rígida removível são outros itens de série que aumentam o conforto. Para completar, ele pode ser personalizado com uma ampla linha de acessórios originais, que vai de capas de estepe e calha de chuva até barra de teto e GPS.

BALANÇO AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS 2010

Expositores do setor de autopeças ressaltam profissionalismo do evento e garantem participação na terceira edição da Feira, em abril de 2012

Texto: Imprensa AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS

A realização de negócios com clientes do Brasil e do Exterior e a presença de um público altamente qualificado foram os destaques da segunda edição da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS (2ª. Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais). O evento, realizado de 27 de abril a 1º de Maio, reuniu 480 marcas de expositores nacionais e internacionais e recebeu a visitação de 28.517 pessoas, entre empresários e compradores da indústria automotiva nacional e do exterior, comerciantes de autopeças e acessórios, representantes de oficinas mecânicas, frotistas, profissionais do segmento de logística, entre outros.

De acordo com Paulo Butori, presidente do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), a segunda edição da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS ratificou a importância desse segmento para a indústria nacional. “O sucesso dessa iniciativa, da qual nos orgulhamos, foi também constatado na edição deste ano com o crescimento da área ocupada e com o sucesso do Projeto-Comprador, desenvolvido pelo Sindipeças em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), que trouxe trinta importadores de diversos países”, afirmou.

Segundo o presidente do SINDIREPA-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Associados do Estado de São Paulo), Antonio Fiola, a Feira mostrou o profissionalismo do segmento de veículos pesados, que conquistou merecidamente o seu espaço. “É impressionante o número de visitantes estrangeiros que prestigiaram a Feira e que também vieram para fazer negócios. O Brasil está em uma situação favorável e tem atraído a atenção internacional e a AUTOMEC PESADOS é uma prova disso”, disse. Os reparadores especializados no segmento de pesados, acrescentou, puderam conhecer as novidades que estão por vir e terão reflexo direto nas oficinas. Outro sucesso foi a quinta edição do Congresso da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de São Paulo realizada durante a Feira, e que abordou temas voltados à tecnologia, mostrou o interesse do reparador que participou fazendo perguntas com interesse em obter informações que contribuam para o dia-a-dia na oficina. O mais interessante é que o congresso reuniu reparadores de várias partes do País.

“Tendo em vista o interesse demonstrado pelos expositores, em razão do sucesso do evento, já estamos preparando a terceira edição da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS para abril de 2012”, adiantou Hércules Ricco, diretor de Feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Segundo ele, o evento já está consolidado e se tornou um marco para o calendário do setor automotivo nacional.

Chevrolet Captiva Ecotec 2010 ganha nova opção de revestimento interno, associada a mais itens de série



Bancos em couro passam a ser disponíveis também à versão com motor 2.4

Texto e Foto: Imprensa Chevrolet

O Captiva Ecotec 2010 chega às 570 concessionárias de todo o País com novidades em termos de conteúdo. O utilitário-esportivo passa a ser disponível também com bancos revestidos em couro, de tonalidade cinza clara, que aumenta a sensação de espaço interno, ampliando o ambiente.

Além disso, o Captiva recebeu ainda outros itens de conforto associados, tais como ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros com aquecimento, redes organizadoras de porta-malas, volante e manopla de câmbio em couro, retrovisores externos com desembaçador, e sombreiras iluminadas.

A versão do Captiva Ecotec com bancos em tecido continua disponível, para atender aos mais diversos desejos dos clientes Chevrolet.

"Com esses novos equipamentos, o Chevrolet Captiva Ecotec torna-se ainda mais completo e requintado e aumenta sua competitividade no segmento dos utilitários-esportivos que, a cada dia, ganha mais consumidores no Brasil", observa Gustavo Colossi, diretor de Marketing da Chevrolet.

Motor Ecotec está entre os mais eficientes do segmento

Disponível com motorização Ecotec, de 2.4 litros 16V VVT, que desenvolve 171 cv de potência e 22,2 kgfm de torque, e transmissão automática - com Active Select (sequencial) -, o modelo traz moderna tecnologia e possui design surpreendente, robusto e agressivo, excelente desempenho e dirigibilidade, elevado nível de segurança preventiva e passiva, sofisticação no acabamento e uma extensa lista de equipamentos de série.

O Ecotec é um moderno motor do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft) e propicia arrancadas fortes e excelentes retomadas de velocidade ao Chevrolet Captiva. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11, 3 segundos e percorre 10,0 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada - além de apresentar uma média combinada de 11,7 km/litro.

O modelo possui sistema "drive-by-wire" (acelerador eletrônico), que faz com que o Captiva Sport Ecotec tenha uma dirigibilidade mais suave e sem trancos quando se acelera ou se tira o pé rapidamente do pedal da direita.

Já são mais de 22.000 unidades do utilitário-esportivo no mercado brasileiro

Com a chegada de mais uma opção de acabamento, o Chevrolet Captiva aumenta sua gama para os consumidores brasileiros. Agora, a linha do utilitário-esportivo ficou assim: Captiva Sport 3.6 V6 AWD (tração integral), Captiva Sport 3.6 V6 FWD (tração dianteira), Captiva Ecotec 2.4, com bancos em tecido ou em couro.
O sucesso do Chevrolet Captiva é comprovado pelas vendas ao mercado interno. Produzido no México, o utilitário-esportivo chegou ao Brasil em 2008, inicialmente na versão 3.6 V6 e em 2009 reforçado pela chegada da versão Ecotec 2.4, acumula a marca de mais de 22.000 unidades emplacadas no Brasil (até o mês de abril de 2010).

Na Agrotins, Dunas lança o Sertões Expedition no Tocantins


Pacote de turismo destinado aos aventureiros do off road e esportes de natureza revelará, em seu trajeto, as belezas do estado do Norte do país


Texto: Imprensa Rally Internacional dos Sertões

Inspirado no turismo-aventura como forma de atrair os amantes dos esportes de natureza, o Sertões Expedition é uma atividade voltada para famílias, casais e grupos de amigos interessados em vivenciar uma experiência única através de rotas paralelas à segunda maior competição off road do mundo - o Rally dos Sertões. Este ano, o Sertões Expedition acontecerá entre os dias 10 e 16 de agosto, em um percurso que vai de Goiânia (GO) até Palmas (TO). Além das belíssimas paisagens, o roteiro inclui atividades como off road, rappel, canyoning e trekking, além de passeios culturais.

A oportunidade de ver de perto as feras do rali nacional e internacional, e principalmente de aproveitar as belezas de algumas das mais exóticas e intocadas paisagens do interior do país levou a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (ADTUR) a convidar a Dunas Race, organizadora do Rally Internacional dos Sertões, para participar da Agrotins, a maior feira de tecnologia agropecuária da região amazônica do Brasil. Um carro e uma moto, configuradas para a disputa do Sertões, estarão expostos no estande da AdTur no Centro Agrotecnológico de Palmas (TO), entre os dias 4 e 8 de maio.

"O objetivo desta parceria é divulgar o Sertões Expedition dentro do evento para que possamos mostrar também o lado turístico do Rally dos Sertões, e também atrair os amantes do off road no Tocantins para participar", afirmou Marcos Moraes, diretor-presidente da Dunas Race, empresa organizadora da maior aventura do fora-de-estrada brasileiro.

A 18ª edição do Rally dos Sertões, que se estende até o dia 21 de agosto, com chegada em Fortaleza (CE), marcará a sexta passagem do evento pelo estado tocantinense. O evento deste ano também marca uma novidade: será a primeira vez que a capital Palmas terá um Super Prime (tomada de tempos em circuito fechado, com presença do público) do segundo maior rali do planeta. Além de atrair uma caravana de quase duas mil pessoas, a edição deste ano deverá também atrair turistas, e este é o objetivo da parceria da AdTur com a Dunas, tanto no evento como na Agrotins.

Com o Sertões Expedition, os aventureiros terão pela primeira vez a oportunidade de conhecer as belezas naturais que o local oferece. "O Rally dos Sertões é um evento de caráter internacional, o segundo maior do mundo. O Expedition oferece um turismo sustentável, de forma a divulgar o Tocantins, e mostrar para todos os participantes as belezas naturais que possuímos. E trazer a Dunas para a Agrotins, que é o maior evento do estado, agrega valores para os dois lados, com potencial de comercialização e visibilidade ao turismo tocantinense", celebrou o presidente da Agência do Desenvolvimento Turístico do Estado de Tocantins (AdTur), Wylkyson Gomes de Sousa.

A Agrotins é consolidada como espaço de oportunidades de negócios, transferência de tecnologias e vitrine para novos produtos e serviços. No estante da AdTur, os interessados em participar do Sertões Expedition poderão se cadastrar. Além disso, eles poderão conhecer o roteiro completo e outros detalhes.

O Expetition é organizado pela Alternativas Ecoturismo, com coordenação da Dunas Race e comercialização pela Stella Barros Turismo, a agência oficial do evento. Para participar, basta que o turista tenha um carro com tração nas quatro rodas (4x4) e disposição para a viagem que começa em Goiás, no dia 10 de agosto, e termina no Tocantins, no dia 16.

Di Grassi também terá atualizações no VR-01


Novas partes aerodinâmicas e mecânicas já deverão representar uma melhora no carro do brasileiro para o GP da Espanha

Texto: Imprensa Lucas Di Grassi
Foto: Virgin Racing

Depois de quatro provas longe de sua base, Lucas Di Grassi (Clear, Sorocred, Locaweb, Eurobike, Schioppa) se sente "em casa" na primeira corrida da chamada "temporada européia" da Fórmula 1. Neste domingo será disputado o GP da Espanha, quinta etapa do campeonato, no circuito de Montmeló, próximo a Barcelona. O piloto da Virgin Racing comemora a volta ao Velho Continente, especialmente na pista em que mais acumulou quilometragem a bordo de um carro de F1, em seu período como test-driver da equipe Renault e nos treinos de pré-temporada com a Virgin, bem como em suas quatro temporadas disputando a GP2.

Além das condições climáticas variantes durante as quatro primeiras provas do ano (Barein, Austrália, Malásia e China), a Fórmula 1 volta para uma das pistas mais conhecidas por pilotos e equipes. O traçado catalão, inaugurado em 1991, é usado como principal palco dos testes da pré-temporada, por reunir curvas de baixa, alta e média velocidade, bem como uma longa reta dos boxes. Condições que permitem às equipes avaliarem seus carros tanto mecânica como aerodinamicamente, além de servir como alternativa ao inverno europeu, já que na região da Catalunha a estação é menos rigorosa do que, por exemplo, na Itália, Alemanha e Inglaterra, sedes da maioria das equipes do Mundial.

"É bom estar de volta à Europa, especialmente depois do final e início de semana difícil que tivemos na China. O dia da corrida foi duro para nós, porque o carro estava se comportando bem na sexta e no sábado, mas no domingo sofremos com o problema da embreagem e nem pudemos terminar a prova. Aliado a isso, houve toda a questão do caos aéreo causado pelo vulcão na Islândia, o que prejudicou a volta da equipe para a Inglaterra. E como tínhamos pressa para trabalhar nas atualizações dos carros, isso foi o grande fator complicador", analisou o piloto da Virgin Racing.

"Barcelona é uma pista conhecida pela maioria dos pilotos, e é a primeira da temporada na qual eu já disputei corridas em outras categorias - principalmente na GP2 -, bem como fiz alguns dias de testes com a Virgin durante a pré-temporada. Então, já iniciaremos o final de semana com uma direção pré-estabelecida, porque o VR-01 evoluiu bastante desde o início do campeonato, principalmente na questão da durabilidade", afirmou Di Grassi.

Upgrades - O caos que fechou o espaço aéreo europeu por causa das cinzas vulcânicas expelidas na Islândia atrasou em cinco dias a volta de pessoal e equipamentos da Virgin para Londres. E o planejamento inicial para as três semanas entre o grande prêmio chinês e o espanhol era trabalhar em um grande pacote de atualizações nos VR-01 de Lucas e de seu companheiro, o alemão Timo Glock.

"O vulcão atrapalhou muito porque enquanto tínhamos um terceiro carro recebendo as atualizações na Inglaterra, os outros dois estavam na China. Por isso só o chassi que já estava na fábrica ficou pronto a tempo, e o segundo teve o processo de construção atrasado em uma semana", apontou.

"A equipe escolheu o Timo para estrear este upgrade pelo histórico que ele já tem de temporadas anteriores na Fórmula 1. Ele vai ter um tanque maior e mudanças tanto no lado mecânico como aerodinâmico. Estas atualizações ainda não estão 100% testadas, e a experiência dele vai ajudar nisso. Além disso, o carro novo é ainda mais pesado por causa do tanque de combustível, a opção recai sobre ele também pelo fato de ser mais baixo e oito quilos mais leve que eu", explicou Di Grassi, que mesmo usando a versão anterior, também receberá novas partes no carro número 25.

"Meu carro vai ter algumas coisas novas também, como a asa dianteira e outros componentes mecânicos. Com o tanque ainda menor que o normal, isso deve dificultar um pouco, mas apesar disso, temos capacidade para terminar a corrida se for feito o trabalho adequado", afirmou Lucas, que só deverá ter o pacote completo de atualizações no VR-01 no GP da Turquia, no dia 30 de maio, após o GP de Monte Carlo.

Por isso, Lucas não demonstra preocupação. "Em Mônaco, na corrida seguinte à da Espanha, não deve ser um problema tão acentuado, pois a corrida é mais curta e a velocidade média é mais baixa, o que acarreta em menor consumo de combustível. E até lá, já teremos dados mais completos sobre o rendimento do novo pacote, pois ele já terá acumulado uma boa quilometragem com o (Timo) Glock", analisou.

"Estou confiante. Deveremos ser mais competitivos com o pacote novo. E na condição certa, podemos terminar a corrida em uma boa posição. De qualquer forma, trabalhei bastante no simulador assim que voltei do Brasil. Barcelona será um grande desafio, e estou ansioso por isso", completou.

A programação para o GP da Espanha se inicia nesta sexta-feira (7) com os primeiros treinos livres, que serão transmitidos ao vivo pelo canal SporTV. No sábado (8) e domingo (9), o treino classificatório de definição do grid de largada e a corrida serão mostrados ao vivo pela Rede Globo, ambos a partir das nove horas.

Confira os horários para a etapa de abertura da temporada (horário de Brasília):

SEXTA-FEIRA (07/05)
05h00 - 1º treino livre
09h00 - 2º treino livre

SÁBADO (08/05)
06h00 - 3º treino livre
09h00 - treino classificatório

DOMINGO (09/05)
09h00 - Largada

Lucas Di Grassi na internet: www.lucasdigrassi.com.br

Mercedes-Benz cresce três vezes mais que a média do mercado em 2010


De janeiro a abril deste ano, a Mercedes-Benz registrou 2.258 automóveis emplacados no País, um resultado 45% superior ao mesmo período de 2009

Texto e Foto: Imprensa Mercedes-Benz

Em abril, a Mercedes-Benz teve 725 automóveis emplacados no Brasil. Com este resultado, que é recorde de vendas para a marca em um mês de abril, e o segundo melhor mês da história no País - perde apenas para as 789 unidades vendidas em dezembro de 2009 -, o primeiro quadrimestre de 2010 foi encerrado com o volume total de 2.258 unidades. O crescimento nas vendas da Mercedes-Benz, quando comparado ao período de janeiro a abril de 2009, é de 45%, enquanto o mercado nacional, na média, aumentou as vendas em 16%. Líder no segmento de alto luxo, a Mercedes-Benz teve um crescimento de 63% em comparação com o mês de abril de 2009.


Já a smart mantém a boa performance registrada em 2009 e assegura a primeira posição entre os microcarros, com exatas 600 unidades emplacadas em 2010. Além das duas lojas inauguradas em São Paulo, a marca já conta com representantes no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba. Vitória e Florianópolis são as praças mais recentes na rede autorizada da marca.


"Nossa estratégia continua sendo atrair novos clientes para a marca. Nosso lançamento mais recente, o C 180 K, tem conseguido esse objetivo. E isso é muito importante, pois se trata de um crescimento sustentado", explica Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Pós-Venda de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

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