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sexta-feira, 9 de julho de 2010

Com novidades, chegam novas versões 2011 dos modelos Fiat Doblò e Siena

Texto e Fotos: Imprensa Fiat

Atenta aos desejos dos consumidores e sempre em busca para oferecer produtos competitivos e inovadores, a Fiat Automóveis acaba de lançar ao mercado novas versões 2011 dos seus modelos Doblò e Siena.


A grande novidade do Fiat Doblò 2011 é a nova motorização 1.8 16V da família E.TorQ, da FPT – Powertrain Technologies, que chega nas versões HLX, Adventure e Cargo.

Este novo motor desenvolve 130 cv de potência máxima (100% gasolina) e 132 cv (100% etanol) a 5.250 rpm, com torque máximo de 18,4 kgfm (gas.) e 18,9 kgfm (etanol) a 4.500 rpm, entregando ótimo desempenho ao modelo. E graças ao seu elevado torque já presente em baixas rotações, gerando rápidas acelerações, ele confere às novas versões 2011 do Fiat Doblò maior prazer ao dirigir.

Além de desempenho, o moderno projeto do motor 1.8 16V E.TorQ traz itens de alta tecnologia que resultam em baixo consumo interno de energia, graças ao reduzido peso de suas peças móveis, economia de combustível, redução do nível de ruídos e vibrações e ainda baixos níveis de emissões de poluentes.

Com essa novidade a Fiat completa a nova gama do Fiat Doblò 2011. Confira abaixo todas as versões e seus preços.

• Fiat Doblò 1.4 – R$ 51.990
• Fiat Doblò ELX 1.4 – R$ 55.900
• Fiat Doblò HLX 1.8 16V – R$ 58.160
• Fiat Doblò Adventure 1.8 16V – R$ 64.550
• Fiat Doblò Cargo 1.4 – R$ 40.700
• Fiat Doblò Cargo 1.8 16V – 45.590

A versão de entrada do modelo, o Siena Fire, traz em sua linha 2011 novidades estéticas que valorizam e deixam a versão ainda mais elegante. São elas:

• Nova grade frontal superior com pintura na cor do veículo e parte central cromada;
• Novas calotas aro 13” e 14” e
• Novo revestimento interno para bancos e painéis de portas.

O Fiat Siena 2011 também ganhou mais duas novas versões: Attractive 1.0 e Attractive 1.4. Elas trazem como novidade itens que realçam o requinte e o conforto. O interno chega com novo tecido e a parte central do quadro de instrumento recebe agora uma nova cor, cinza Ghisa. Externamente, as versões Attractive trazem novas calotas, além do opcional rodas em liga leve 14” com tratamento superficial “diamantado”.

Bem equipadas de série e oferecendo uma ótima relação custo-benefício, as novas versões 2011 do Fiat Siena chegam ao mercado com preços bem competitivos.

• Fiat Siena Fire 1.0 – R$ 29.740
• Fiat Siena Attractive 1.0 – R$ 36.410
• Fiat Siena Attractive 1.4 – R$ 39.630.

Tortuga participa da Feira do Carreteiro em Aparecida (SP)

Tortuga participa do evento com a exposição do seu novo projeto itinerante, o “Minha Estrada, Minha Casa”

Texto: Imprensa Tortuga

A Tortuga, fornecedora de câmaras de ar para fabricantes de pneus e montadoras de maquinários agrícolas do Brasil, participa da 31ª Feira do Carreteiro, em Aparecida (SP), de 12 a 17 de julho. Nesta edição, a empresa brinda os participantes do evento com a exposição do seu novo projeto itinerante, o “Minha Estrada, Minha Casa”, que está levando quatro serviços gratuitos para caminhoneiros de todo o Brasil na carreta de um caminhão.

A empresa também vai promover a brincadeira “trave da câmara de ar”, um jogo interativo de chute a gol em que o concorrente que acertar a bola entre as câmaras de ar ganha brindes, como o CD Coletânea de Música Sertaneja Tortuga, camisetas e bonés. A brincadeira é uma das atrações mais concorridas nos eventos dos quais a Tortuga participa, já que, além de colocar o público em contato direto com os produtos da indústria paranaense, permite a interação e integração entre público e empresa.

O “Minha Estrada, Minha Casa” também tem como objetivo manter o relacionamento direto com os caminhoneiros. O projeto está percorrendo postos de combustível dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo – principal rota de escoamento de safra do país. A carreta do caminhão foi equipada com máquina de lavar industrial e secadoras, computador com acesso à internet, televisão de 42 polegadas e duas cabines telefônicas. Durante todo o dia, os caminhoneiros podem deixar suas roupas para lavar e, enquanto esperam que fiquem prontas, utilizar os demais serviços, todos gratuitos. Na Feira do Carreteiro, esses serviços serão oferecidos também aos participantes do evento, exceto a lavanderia.

Roteiro

Depois da Feira do Carreteiro, a próxima parada do “Minha Estrada, Minha Casa” será na Festa do Caminhoneiro, em Guarulhos (SP), de 20 a 25 de julho. O caminhão continua percorrendo postos de gasolina de todo o país até o mês de setembro. Confira, abaixo, o cronograma completo do projeto:

De 7 a 10 de junho – Curitiba (PR) – Posto Aldo Locatelli;
De 13 a 16 de junho – Paranaguá (PR) – Posto Locatelli;
De 19 a 22 de junho – Itajaí (SC) – Posto Santa Rosa;
De 25 a 28 de junho – Portão (RS) – Posto Hoff;
De 1 a 4 de julho – Lages (SC) – Posto Palmeiras;
De 12 a 17 de julho – Aparecida (SP) – Feira do Carreteiro;
De 20 a 25 de julho – Guarulhos (SP) – Posto Sakamoto/Festa do Caminhoneiro;
De 28 a 31 de julho – Estiva (MG) – Posto Dom Pedro II;
De 3 a 6 de agosto – Contagem (MG) – Posto Bonanza;
De 14 a 17 de agosto – Ribeirão Preto (SP) – Posto Gavião;
De 20 a 23 de agosto – Marília (SP) – Posto Gigantão;
De 26 a 29 de agosto – Cascavel (PR) – Posto Rosário II;
De 1 a 4 de setembro – Curitiba (PR) - Posto Aldo Locatelli.

Ford Transit tem o menor custo de reparo segundo o Cesvi Brasil



Texto e Foto: Imprensa Ford Caminhões

A Ford Transit é o utilitário com o menor custo de reparo do mercado brasileiro. Essa avaliação, que confirma as pesquisas comparativas da empresa, foi anunciada pelo Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária - entidade que produz indicadores para as companhias seguradoras e para o mercado. A Transit, veículo da Ford lançado recentemente no Brasil e que já é um sucesso na Europa, venceu o troféu Car Group 2010 como o utilitário com melhor índice de reparabilidade em seu segmento.

"É importante destacar que este levantamento comparativo com outros produtos do segmento leva em consideração, no caso de um acidente, não apenas o custo do reparo, mas também o tempo de serviço. A avaliação com os veículos utilitários, feita de acordo com padrões internacionais, inclui valor da mão de obra, das peças de reposição e o coeficiente de danos. Todos esses itens são fundamentais para um veículo de trabalho, razão pela qual reforçamos nossa posição de que a Transit é a melhor opção no seu segmento. Mais que um prêmio, o Car Group pode ser uma referência significativa quando o consumidor vai adquirir um veículo específico para o seu negócio", afirma Silvio Fedele, gerente de Serviços da Ford Caminhões.

Cesta básica econômica

Disponível nas versões van de passageiros, furgão e chassi, a Ford Transit tem a manutenção e a cesta básica de peças mais econômica do segmento, segundo classificação do Cesvi. "Isso se deve ao alto nível de qualidade do projeto e da tecnologia da Ford Transit, um produto que vem sendo aprimorado há 45 anos nos mercados mais exigentes do mundo, e ao trabalho feito no lançamento da linha no Brasil para oferecer o menor custo de manutenção para o cliente. É um esforço que envolve desde o processo de logística e distribuição de peças de reposição até o treinamento da rede de distribuidores para garantir um atendimento de qualidade", diz Silvio Fedele.

Além disso, a Transit trouxe um padrão inédito de segurança, dirigibilidade e tecnologia para o segmento. Seu motor Duratorq 2.4 TDCI turbodiesel é o mais forte da categoria, com torque de 31,5 kgfm, e também é uma das únicas com tração traseira. Entre outros equipamentos, vem com airbag para o motorista, freios com ABS e EBD, controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos, travamento automático das portas a 8 km/h, regulagem de altura da luz dos faróis, luzes traseiras de neblina e sistema elétrico com duas baterias.

O prêmio

O prêmio Car Group é atribuído pelo Cesvi Brasil há três anos. O ranking foi criado em 2002, inicialmente para uso exclusivo das companhias de seguros, que o utilizam na composição de custo das apólices. A partir de 2005, o Cesvi passou a divulgar as notas finais dos veículos, permitindo aos consumidores comparar produtos dentro da mesma categoria.

"O prêmio Car Group é uma forma de tornar ainda mais transparente o trabalho feito pelas montadoras com relação ao custo de reparo do veículo no caso de um acidente. Ele ajuda os consumidores a perceber esse índice e pode ser considerado na decisão de compra, já que afeta o valor da manutenção e do seguro", diz José Aurélio Ramalho, diretor executivo de Operações do Cesvi Brasil.

Fiat reafirma seu compromisso com a inovação ao completar 34 anos de Brasil


Texto: Imprensa Fiat

Uma trajetória pautada pela inovação, por produtos de alta qualidade e pelo trabalho em parceria com os fornecedores, rede de concessionários e os milhares de colaboradores de uma das maiores fábricas de automóveis do mundo. Assim pode ser definida a história da Fiat Automóveis, que completa hoje 34 anos de atuação no Brasil, e renova o seu compromisso de continuar inovando sempre, visando a sustentabilidade do negócio e a liderança de resultados.

Ao celebrar a data, o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, lembrou que este ano a empresa completa um dos seus maiores ciclos de investimentos no País, com um total de R$ 5 bilhões entre 2008 e 2010, destinados à ampliação da capacidade produtiva, ao desenvolvimento de novos processos, tecnologias e de novos produtos, entre os quais o Novo Uno é a demonstração mais expressiva do pleno entendimento dos anseios dos consumidores – um carro que criou um novo conceito no mercado brasileiro a partir da recriação de um ícone da indústria automobilística nacional, em bases totalmente inovadoras. “Estamos prontos para desafios cada vez maiores”, afirmou Belini, ao agradecer a confiança com que os consumidores têm valorizado a Fiat.

Desde 1976, quando foi inaugurada a fábrica de Betim, em Minas, a Fiat já produziu cerca de 11,8 milhões de unidades, dos quais três milhões foram exportados para todos os continentes do mundo. Em 2009, a Fiat obteve um novo recorde de vendas e foi novamente líder no mercado brasileiro de veículos, com um total 737 mil veículos emplacados. Foi o oitavo ano na liderança desde 2001, com uma participação de 24,5% do mercado de automóveis e veículos comerciais leves, ou uma em cada quatro unidades.

Com capacidade para produzir 800 mil veículos por ano, a fábrica da Fiat incorporou as mais modernas tecnologias nos seus processos de prensas, funilaria, pintura e montagem, para transformar em realidade os projetos elaborados em seu Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, plenamente capacitado para a execução de todas as etapas de construção de um automóvel, desde o design até os mais sofisticados testes de experimentação. Hoje, a gama da Fiat inclui 14 modelos e mais de 250 versões, incluindo as destinadas à exportação. Entre os mais recentes sucessos de mercado que foram projetados neste complexo de engenharia automotiva e talento humano, estão o Novo Uno, o Fiat Punto (agora com nova motorização 1.6 e 1.8), a picape Strada Cabine Dupla e a ampla gama da família Palio, além da sofisticação do sedan Linea.

O Polo de Desenvolvimento também projeta o futuro. O próximo carro conceito da Fiat, o FCC III, já está sendo concebido no Centro Estilo da Fiat em Betim, como resultado de mais de 10 mil idéias que foram postadas no site www.fiatmio.cc, uma plataforma colaborativa na internet que recebeu nada menos de 1,5 milhão de visitas de internautas de todo o mundo. O novo carro – um veículo compacto, urbano, com convergência de mídias e infotainment, fácil de estacionar e com zero emissão – será apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro.

Sustentabilidade

O compromisso com a sustentabilidade ambiental não é apenas uma promessa para o futuro. Atualmente, 99% dos veículos vendidos pela Fiat no mercado brasileiro são equipados com motores flex, que permitem o uso simultâneo de etanol e de gasolina, em qualquer proporção, contribuindo para a redução de emissões atmosféricas. Além de produtos mais amigáveis ao meio ambiente, a Fiat desenvolve processos mais inteligentes e adota posturas mais firmes em relação à conservação ambiental, com um investimento que supera a marca de US$ 120 milhões aplicados nos últimos 20 anos em tecnologias e projetos para preservação e melhoria do meio ambiente.

Um dos mais recentes resultados desta postura foi a elevação de 92% para 96% do índice de recirculação de água utilizada pela Fiat em todas as suas operações em Betim, graças a uma tecnologia de filtração dos efluentes por membranas biorreatoras, um tratamento biológico que permite a recirculação da água com alto padrão de qualidade. O atual ciclo de investimentos da Fiat também incorporou benefícios ambientais em todas as obras de expansão da capacidade produtiva, como a utilização de iluminação e ventilação natural nos novos galpões, reduzindo o consumo de energia elétrica, e a robotização da Pintura, com redução de emissões atmosféricas geradas no processo anterior.

Outra evidência de que o compromisso com a sustentabilidade ambiental não é só um discurso é o resultado obtido pelo Sistema de Gestão Ambiental da Fiat na redução dos resíduos gerados na produção, simultaneamente ao aumento do percentual de reciclagem. Até 1990, cada veículo produzido gerava um total de 400 quilos de resíduos, dos quais 70% eram destinados à reciclagem. Esses índices foram melhorados continuamente até atingir, em 2009, um volume de 228 quilos de resíduo por veículo produzido, com a destinação de 90% para processos de reciclagem.

Ações sociais

Além de ser uma referência no mercado automobilístico brasileiro pela qualidade de seus produtos, a Fiat também desenvolve uma série de ações que confirmam seu compromisso com a sociedade. Entre elas, estão os programas destinados à inclusão social de crianças e jovens através de ações socioeducativas e de capacitação profissional.

Em 2004, a Fiat formalizou sua política de relacionamento com a comunidade por meio do Programa Árvore da Vida, que teve início no seu entorno, em Betim (MG), na comunidade Jardim Teresópolis e hoje se estende por vários Estados brasileiros. Com sólidas raízes, contribui para transformar a vida de milhares de pessoas em várias regiões do País. Hoje, mais de 30 ações socioculturais e esportivas são apoiadas pela montadora

O Programa Árvore da Vida está dividido em quatro vertentes: Jardim Teresópolis, Voluntariado, Capacitação Profissional e Parcerias, nas quais estimula o protagonismo e a participação ativa dos beneficiados em todo o processo de desenvolvimento e transformação.

O Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional foi criado pela montadora para beneficiar jovens de 18 a 24 anos com a oportunidade de adquirir uma profissão capaz de lhes assegurar a inserção social através de uma atividade produtiva remunerada. A parceria da Fiat com o ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat), com a Rede de Concessionárias Fiat e com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), garante a qualificação dos jovens e possibilita a contratação ao final do curso.

O Programa já acontece em Curitiba (PR), São Paulo (SP), Betim (MG), Brasília (DF) e Recife (PE), com resultados significativos. Dos 132 jovens que já concluíram os cursos, 115 estão empregados, ou seja, 87%. Ao longo de 2010, outros 155 jovens irão participar dos cursos que também passam a acontecer em Porto Alegre (RS) e Salvador (BA).

Outra ação social viabilizada pela Fiat é a Cooperárvore – cooperativa social do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, criada em 2004, com o objetivo de favorecer a inclusão social e de gerar trabalho e renda para jovens e adultos da comunidade, em sua maioria mães ou parentes de alunos das ações socioeducativas.

Os participantes foram capacitados a partir da disponibilização - pelo programa - de cursos de formação nas áreas de corte e costura, silkscreen e artesanato.

Desde sua implantação, a Cooperárvore trabalha com o conceito de produzir materiais de qualidade, com foco no design diferenciado, além da utilização - sempre que possível - de materiais reciclados provenientes da Ilha Ecológica da Fiat ou da doação direta de fornecedores da empresa.

Além dos produtos da linha regular, composta por bolsas, mochilas, camisetas, brinquedos, bolsas de notebook, entre outros, a Cooperárvore também produz brindes empresariais customizados, atendendo assim o segmento empresarial. Somente em 2009 foram comercializadas mais de 20 mil peças, beneficiando diretamente 24 famílias da comunidade.

Atualmente, a cooperativa recebe do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis apoio em todas as suas atividades, mas o trabalho é feito de forma a levar a cooperativa a atingir, no médio prazo, sua sustentabilidade econômica e autonomia de gestão, objetivo que norteia toda a política de relacionamento com a comunidade da Fiat Automóveis.

China Changan Automobile Group e PSA Peugeot Citroën assinam um contrato de Joint-Venture automotiva na China


Desenvolvimento de gamas de veículos comerciais leves e carros de passeio

Texto: Imprensa PSA Peugeot Citroën

Xu Bin, Presidente da China South Group Industries Corporation, principal acionista da Changan, e Philippe Varin, Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, assinaram hoje, 09 de julho de 2010, em Paris, um acordo sobre a criação de uma joint-venture, na presença de Wu Bangguo, presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo chinês, de Bernard Accoyer, presidente da Assembléia Nacional francesa, e de Gao Hucheng, vice-ministro do Comércio da República Popular de China.

Combinando a experiência de dois líderes, um chinês e um europeu, a joint-venture irá produzir e comercializar na China gamas de veículos comerciais leves e carros de passeio. Inicialmente, os esforços serão concentrados na introdução na China da linha Citroën DS, bem como no lançamento de uma nova marca. Posteriormente, o contrato prevê que a joint-venture irá comercializar veículos sob as outras marcas dos dois parceiros: Peugeot e Changan.

Com sede em Shenzhen, na província de Guangdong, a joint-venture terá, em um primeiro momento, uma capacidade de produção anual de 200.000 veículos e motores que atendem as melhores normas ambientais. Ela terá duas linhas de produção, sendo uma já existente, que será renovada, e outra nova, que será construída. Cada linha será usada para a produção de uma gama específica de veículos. Também será criado um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

A joint-venture terá um capital de 4 bilhões de RMB, dividido em partes iguais entre os dois parceiros. O montante de investimento inicial é de 8,4 bilhões de RMB.

O lançamento do primeiro veículo está previsto para o segundo semestre de 2012.

O projeto da joint-venture está sujeito à aprovação final das autoridades competentes.

Sobre o grupo Changan

A China Changan Auto Group Co., Ltd (depois Changan China) é um importante grupo de empresas resultante da reestruturação do China South Group Motor Industries Corp (CSGC) e da Aviation Industry Corporation of China (Avichina). Sua sede é em Pequim. A CSGC e a Avichina detêm, respectivamente, 77% e 23% do capital da China Changan. A empresa agrupa atualmente 21 empresas na produção de automóveis, incluindo algumas joint-ventures (Changan Ford Mazda, Suzuki Changan). Sua capacidade de produção supera 2,2 milhões de unidades. Suas linhas de produtos vão desde carros de passeio a veículos comerciais. A China Changan é o 4º maior grupo automotivo chinês, com cerca de 1,87 milhão de veículos fabricados e vendidos em 2009. Ela produziu e vendeu no primeiro semestre de 2010 cerca de 1.270.000 veículos, se posicionando em terceiro lugar no mercado chinês. A China Changan pretende fabricar e vender este ano 2,2 milhões de veículos.

A PSA Peugeot Citroën

Com 3.188.000 veículos vendidos em 2009 em todo o mundo (1,856 milhão no primeiro semestre de 2010), a PSA Peugeot Citroën é o segundo maior fabricante de automóveis da Europa e líder europeu de veículos comerciais leves, com 22,7% de participação de mercado no segmento. Com duas marcas de renome mundial, Peugeot e Citroën, o Grupo está presente comercialmente ou industrialmente em 160 países ao redor do mundo e emprega 180 mil pessoas.

A PSA Peugeot Citroën já atua industrialmente e comercialmente na China através da DPCA, uma joint-venture com o Grupo DFM, assim como por meio de suas atividades com veículos importados, seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design baseado em Xangai e as atividades de suas subsidiárias: Faurecia (fabricante de componentes automotivos), GEFCO (logística), Banco PSA Finance e Peugeot Motorcycles. Diretamente ou através de suas joint-ventures, a PSA Peugeot Citroën emprega mais de 16.000 pessoas na China.

Com mais de 272 mil veículos vendidos em 2009 (crescimento de 52% em relação ao ano anterior), a China se tornou o segundo maior mercado no mundo da PSA Peugeot Citroën. No primeiro semestre de 2010, as vendas do Grupo no país chegaram a 176.000 veículos, uma evolução de 49% em um mercado que cresceu 27%.

Inmetro prepara certificação compulsória para rodas automotivas

Proposta de texto para regulamento está em fase de consulta pública até 16 de julho

Texto: Imprensa INMETRO

Está disponível no site do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), para consulta pública até 16 de julho, a proposta de texto para regulamentação compulsória de rodas automotivas fabricadas e comercializadas no Brasil, atendendo aos requisitos das normas ABNT NBR 6750, 6751 e 6752, que entraram em vigor em dezembro de 2009 e são consideradas das mais rigorosas do mundo, com exigências superiores àquelas feitas pelas próprias montadoras.

A certificação se aplica a rodas de aço e de alumínio de diversos tipos de veículos. O objetivo é coibir a comercialização no mercado nacional de peças de baixo custo com qualidade e segurança duvidosas. A Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (Alapa) realizou ensaios com estes produtos e os resultados apontaram diferença na furação das rodas que, com a trepidação do veículo, provocou o afrouxamento e, consequentemente, a soltura de parafusos e rodas, além de rachadura e até quebra das mesmas.

Para obter o selo de identificação da conformidade, as rodas automotivas terão que ser submetidas a testes em laboratórios acreditados pelo Inmetro. Os produtos em conformidade com os requisitos exibirão o selo do Instituto com o número do registro gravado em alto e baixo relevo, obrigatoriamente em local visível.

A previsão é de que o texto definitivo do regulamento seja publicado no segundo semestre deste ano. Após a publicação da portaria definitiva, fabricantes terão 12 meses para adequar a produção à regulamentação e mais seis meses para iniciar a comercialização de produtos em conformidade. Já os comerciantes terão 36 meses para adequar seus estoques. Terminados estes prazos, fabricantes e comerciantes que apresentarem produtos não conformes estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei.

O texto proposto para a redação do regulamento está disponível em http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC001553.pdf. Durante o período de consulta pública, poderão ser enviadas dúvidas, críticas e sugestões para o e-mail dipac.consultapublica@inmetro.gov.br ou para o endereço Rua Santa Alexandrina, 416 - Rio Comprido - Cep 20.261-232 - Rio de Janeiro, RJ, aos cuidados da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade – Dipac.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

CITROËN DS3 R3: A nova referência


Texto e Foto: Imprensa Citroën

Em complemento à sua participação oficial no WRC, onde foi premiada com cinco títulos de campeã mundial FIA de construtores, a Citroën Racing sempre ofereceu produtos especialmente planejados aos clientes. Dentro desta óptica, foi imaginado o Citroën DS3 R3, que fará sua aparição em testes especiais no fim desta temporada de 2010. Versátil, com alta performance e acessível, o DS3 R3 tem, como ambição, criar uma nova referência em sua categoria.

Baseado nas novas regulamentações do Grupo R3T, editada pela FIA, o DS3 R3 retoma a arquitetura e a aparência estrutural do modelo de série. A carroceria original em aço é reforçada por uma gaiola de proteção com aro multiponto soldado, assegurando a rigidez do chassi e a segurança dos passageiros.

Embaixo do capô, o motor de quatro cilindros 1.6 THP (turbo alta pressão) é desenvolvido a partir do propulsor PSA de série. O uso de peças específicas para competição (admissão de ar, árvores de cames, pistões, bielas, linha de escape e de turbo, gestão eletrônica) permite chegar a uma potência de 210 cv. Além da potência pura, o torque do motor foi privilegiado para trazer melhor motricidade e garantia de um prazer de pilotagem eficaz. Com 350 Nm, o motor do DS3 R3 oferece versatilidade inigualável de utilização.

O DS3 R3 se beneficia da experiência adquirida pela Citroën Racing no Campeonato Mundial de Ralis. Como no C4 WRC, o controle da caixa seqüencial de seis velocidades é semi-automático. Este dispositivo assegura as mudanças de marchas duas vezes mais rápidas que numa caixa mecânica, tudo para garantir maior confiabilidade do grupo moto-propulsor.

Concebidas para serem utilizadas em todos os tipos de terrenos, da terra ao asfalto, as suspensões fazem também apelo às tecnologias mais modernas. Numerosas possibilidades de regulagens são oferecidas, permitindo adaptar o comportamento do DS3 R3 a todos os estilos de pilotagem. A Citroën Racing defende o uso dos pneumáticos BFGoodrich.

Construído a partir de componentes da série e de peças específicas para competição, o DS3 R3 é oferecido a um preço competitivo, sendo comercializado pela Citroën Racing em kit ou nas versões “ready-to-race” (pronto para competir).

Chassi: a experiência da Citroën Racing em termos de segurança

O DS3 R3 se beneficia da ampla experiência da Citroën Racing em matéria de segurança passiva e rigidez de chassi. O chassi monocoque de série é mais leve, pois não possui os suportes utilizados no modelo de série. Ele foi re-soldado e fixado com uma gaiola de proteção em aro multipoint com mais de 45 metros de tubo de aço. Industrialmente planejada, a gaiola é pré-montada fora do carro, o que permite garantir uma melhor qualidade das soldas. Vários detalhes do design do chassi, tais como a travessa de fixação e as barras transversais das portas, ajudam a melhorar a segurança dos passageiros. O chassi monocoque é entregue com todos os suportes e fixações necessários para montar o carro, o que reduz tempo e custo de construção.

Para uma melhor distribuição de peso, a bateria e o extintor automático são colocados atrás dos assentos. Uma placa de aço protege a parte de baixo do motor e, também, ajuda a baixar o centro de gravidade do carro. O tanque flexível, homologado pela FIA, conserva sua posição de origem.

Ligações com o solo: suspensão adaptável e de alto desempenho

A eficiência do DS3 R3 em todos os tipos de terrenos está ligada à qualidade do sistema de suspensão, projetado com o uso das oportunidades oferecidas pelos regulamentos do grupo R. Na frente, o berço de série é modificado para receber a suspensão “wishbone” tubular. O eixo é mais leve e mais reforçado do que o modelo de série. Desenvolvidos juntamente com a BOS, os amortecedores se caracterizam por várias inovações:

- Os tirantes de alumínio são lubrificados em banho de óleo, o que melhora a consistência e a vida útil da suspensão.
- O ponto de ancoragem inferior, puxado para frente, permite aumentar o curso e a extensão do amortecedor.

Para ajustar seu comportamento na estrada a todos os estilos de pilotagem, o DS3 R3 oferece numerosas possibilidades de regulagem: amortecedores de três vias (compressão em alta e baixa velocidade e descompressão, parada hidráulica regulável), camber e convergência (dianteira e traseira), largura de via e caster (dianteiro).

Na parte traseira, a travessa de série foi reforçada e modificada para permitir a instalação da barra anti-rolagem. Os cubos de roda traseiros removíveis permitem regulagem independente de camber e descompressão.

O sistema de frenagem é equipado com um “pedal box” com dois cilindros-mestre. Os discos são fixados por quatro pistões (dianteiros) e dois pistões (traseiros). O freio de estacionamento é hidráulico.

Motor: 1.6 THP com torque fenomenal

Pela primeira vez em sua história, a Citroën Racing produziu um carro de competição para clientes equipado com um motor turbo. Sua concepção foi facilitada pela experiência adquirida pela marca no WRC há quase 10 anos. O motor 1.6 THP (turbo de alta pressão) é estreitamente derivado do modelo de série utilizado pelo grupo PSA. Dotado de um flange de turbo de 29 mm, conforme regulamento, ele desenvolve uma potência de 210 cv e um torque de 350 Nm (com combustível comercialmente disponível). Este último valor favorece a tração e proporciona excelente versatilidade em todas as velocidades do motor.

De acordo com os regulamentos, muitas peças foram tiradas ou derivadas do modelo de série. Por exemplo, os coletores de admissão e de escape, a turbina, os injetores e as bombas de injeção são de acordo com os originais. Filtro de ar, árvores, cames, pistões, bielas e volante do motor são específicos para competição.

Para evitar problemas de lubrificação em curvas e aumentar o espaço em relação ao solo, o reservatório de óleo foi modificado e equipado com uma divisão de material composto. Os sistemas de escapamento e do turbo também são específicos; o catalisador é similar ao usado no C4 WRC. O motor ECU do DS3 R3 inclui um sistema de captação de dados que permite verificar um grande número de parâmetros.

Caixa de câmbio: grande exclusividade com controle semi-automático

Uma das grandes inovações do DS3 R3 se encontra na caixa de câmbio. Pela primeira vez, um produto de competição para clientes é equipado com uma caixa de câmbio semi-automática, que permite reduzir o tempo de passagem das marchas e aumentar a confiabilidade. O sistema de gestão eletrônica só autoriza a mudança de marchas quando os parâmetros do motor assim permitirem. Mais uma vez, a experiência desenvolvida pela Citroën Racing no WRC permitiu adaptar esta tecnologia de ponta ao DS3 R3.

No interior, destaque para a paleta de material composto próxima ao volante retoma a ergonomia do C4 WRC: o piloto dá um impulso para trás para aumentar as marchas e um impulso para frente para reduzí-las. O pedal de embreagem permanece, mas não é usado para as partidas. Durante as mudanças de marcha, a embreagem é controlada automaticamente.

Debaixo do capô, os elementos específicos do controle semi-automático (válvulas solenóides, atuadores e unidade de pressão) foram tirados do modelo de série e adaptados à caixa de seis velocidades. O cárter para a embreagem de dois discos foi fundido em alumínio, enquanto a caixa de embreagem foi cortada do bloco.

Desenvolvimento: mais de 10.000 Km de testes

Após doze meses de concepção no estúdio de projetos da Citroën Racing, o DS3 R3 fez sua primeira aparição no final de agosto de 2009. Para validar a robustez dos diversos componentes, os testes iniciais foram realizados em pistas de terra deterioradas, típicas como as dos ralis mediterrâneos. Os testes de desenvolvimento continuaram em asfalto, terreno ideal para testar o desempenho, e em estradas de terra. No total, o DS3 R3 cobriu mais de 10.000 km em testes de desenvolvimento, divididos igualmente entre os diferentes tipos de pavimentação.

Vários pilotos fizeram parte dos testes. Todos eles com os mais variados níveis de experiência, diferentes preferências e estilos de dirigir, o que permitiu aos engenheiros acumularem dados que beneficiarão os futuros proprietários do DS3 R3. Todos os pilotos concordaram que o carro foi fácil de dirigir e salientaram três pontos fortes: o torque do motor 1.6 THP, o controle da caixa de câmbio semi-automática e a suspensão. O DS3 R3 oferece altos níveis de desempenho e parece que estabelecerá uma nova referência em sua categoria em rali.

BG Interativa cria site para Honda CR-V


Site traz visão 3D e plana com animações numa “revista eletrônica” e leva o usuário a dirigir o carro virtualmente em cima do conteúdo

Texto e Imagem: Imprensa Grupo Totalcom

A BG Interativa, agência de marketing digital do grupo Totalcom, do publicitário Eduardo Fischer, desenvolveu um site para o Honda CR-V que segue o mesmo conceito da campanha criada pela Fischer+Fala, que é: “Honda CR-V. As tendências seguem nessa direção".

Ao navegar no site (www.hondacrv.com.br), o usuário tem oportunidade de guiar o Honda CR-V virtualmente por cima de um composite virtual de moda no qual o modelo é o carro, em 3D - recurso que ajuda a criar uma atmosfera com ainda mais beleza e tecnologia para o automóvel. Trata-se de uma grande revista eletrônica que possibilita ao internauta a experiência de dirigir em cima do conteúdo, além de conhecer detalhadamente o carro.

A interação pode ser feita pelo mouse ou pelo carro virtual, além do menu de apoio e acesso pelo iPhone.

“Diferenciação e sofisticação são características marcantes do CR-V e da campanha. Elas foram a inspiração para criarmos uma experiência visual e de navegação que deixasse isso claro para aqueles que querem conhecer o carro”, explica Henrique Vieira, Diretor-Geral da BG Interativa.
A criação é de Thiago Campos, Fabrício Miriuk, Vinicius Sakamoto, Adriano Lima, Sergio Pádua, Caroline Bruschi, Rafael Rodrigues, Samir Silvério e Ricardo Nunes.

Proteja a pintura do carro no inverno


Rodabrill divulga dicas para cuidar da pintura do seu carro no inverno, em que a inversão térmica e a poluição excessiva podem prejudicar o brilho do automóvel

Texto: Imprensa Rodabrill

Com a chegada do inverno, que traz consigo as baixas temperaturas, além de tempo mais seco e inversão térmica, alguns cuidados especiais são importantes para manter o brilho e a proteção da pintura do carro. Diferente do verão, em que a dispersão de poluentes é facilitada pelas chuvas, o inverno é mais seco e favorece o depósito de fuligem, sujeira e poluição que pode destruir o brilho da pintura e até deixar aspecto “opaco”. Por isso, a Rodabrill divulga alguns cuidados importantes para evitar que a chegada do inverno estrague o brilho do seu carro:

• Se possível, deixe seu automóvel estacionado em locais fechados. Durante a noite, o nevoeiro e a inversão térmica trazem consigo diversos poluentes que atacam o brilho da pintura;


• Se deixar o carro sob o sereno ou nevoeiro, jogue um pouco de água para tirar a camada mais grossa de poluição que se mistura à água. Lave com certa freqüência o carro, para evitar que a sujeira fique impregnada;

• Mantenha a superfície do carro encerada, e prefira produtos de alta qualidade que tenham carnaúba ou proteção contra raios UV em sua formulação. A cera facilita a lavagem e forma uma camada protetora na superfície;

• Evite a aplicação de produtos com solventes em seu carro, que podem deixar resíduos que misturados aos poluentes, atacam a pintura tais como “limpa baú” e desengraxantes fortes. O ideal é usar água e sabão neutro, ou melhor ainda, a lavagem a seco;

• Cuidado com fezes de pássaros e outros dejetos orgânicos como seiva de árvore: o ácido corrói a pintura a longo prazo. Por isso não deixe que esses resíduos grudem e sequem sobre a superfície da pintura. Lave com água corrente e sabão neutro, evitando assim estragos e prejuízos futuros;

• Mantenha os vidros limpos pois a superfície costuma acumular ácido, fuligem, poluição e a sujeira do meio ambiente;

• Aplique produtos de proteção nas partes plásticas externas e internas, que hidratam o plástico e renovam o brilho. Caso a superfície esteja esbranquiçada, use produtos especialmente formulados para recuperar o brilho;

• Também é importante hidratar o couro, mas antes disso recomenda-se a higienização do carro para facilitar a ação do hidratante;

• Evite deixar o carro muito tempo fechado. Ao estacioná-lo em locais fechados, mantenha ¼ do vidro aberto, para facilitar a circulação do ar. Se notar água no carpete, bancos ou nos vidros (parte interna) é sinal de infiltração. Verifique o motivo, para evitar que fungos e bactérias se proliferem no automóvel.

DSW Automotive lança novo DVD player com tecnologia Bluetooth


Texto e Foto: Imprensa DSW Automotive

A DSW Automotive, empresa especializada em acessórios automotivos, está lançando no mercado brasileiro um novo DVD player, o modelo DS8710. Além do design moderno e elegante, o produto apresenta inúmeros recursos tecnológicos de última geração, como tela digital de 3 polegadas no próprio painel do aparelho, Bluetooth, sistema touch screen, controle remoto, frente removível, entrada USB, entrada AV traseira, entrada traseira para câmera de ré, slot para cartão de memória e rádio AM/FM. O aparelho é totalmente compatível com MP3, DVD, CD e VCD e pode transmitir TV digital se operar juntamente com um receptor de TV digital. Seu preço final para o consumidor ficará em torno de R$ 520,00.

O modelo vem complementar a linha de DVDs players da DSW Automotive. Nos próximos meses, a empresa vai ampliar ainda mais sua linha de produtos voltados para os segmentos de áudio, vídeo e entretenimento automotivo - incluindo, por exemplo, DVDs players com telas digitais maiores, centrais multimídias, telas LCD de diversas dimensões e um encosto de cabeça com tela de LCD.

Novo Veleiro Pajero representará Brasil na classe S40 em Ilhabela


Embarcação compete com representantes uruguaios, chilenos e argentinos na 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week

Texto: Imprensa Mitsubishi

A edição 2010 da Semana de Vela de Ilhabela, a mais tradicional do país, chega repleta de emoções em sua 37ª temporada. E a grande expectativa se dará pelas disputas na categoria Classe Internacional S40, que dobrou o número de participantes e promete agitar o mar entre os dias 17 e 24 de julho.

Lançada em 2009 para classe monotipo de oceano de 40 pés, a categoria Classe S40 reúne os mais modernos barcos à vela. Ágil e veloz, o modelo criado de maneira exclusiva pelo designer argentino Javier Soto Acebal garante a igualdade entre os barcos, realçando a habilidade da tripulação.

"A vela brasileira necessitava ser complementada. Além das classes de handcap, faltavam classes de monotipo de oceano: barcos exatamente iguais, que correm entre si pela ordem de chegada", explica Eduardo de Souza Ramos, um dos idealizadores do projeto e que também será um dos representantes brasileiros na categoria, comandando o novo veleiro Pajero.

"Para mim vai ser um grande divertimento e não um desafio. Essa é a primeira vez na história do Brasil que teremos uma classe de nove barcos, de 40 pés exatamente iguais, com quatro países envolvidos: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai", afirma o comandante, que espera curtir a regata com sua tripulação. "Estou seis meses sem velejar, mas vou treinar dois dias para ver se consigo pegar um pouco de prática. De qualquer maneira a tripulação vai ter de me carregar nas costas", conclui. Sete vezes vencedor da Rolex Ilha Bela Sailing Week, Eduardo de Souza Ramos acumula em sua carreira esportiva 18 títulos brasileiros de Vela; foi campeão sul-americano e europeu; medalha de prata nos jogos Pan-Americanos de San Juan, em 1979, e participou de dois jogos Olímpicos: Moscou (1980) e Los Angeles (1984).

A Tripulação que acompanha o comandante é composta por Andréas Perdicaris, Rafael Gagliotti, Pablo Lynn, Ricardo Costa, Sergio Rocha, Rodrigo Duarte, Gabriel Borgstrom, Tutu Lopes e Guilhermo Baquerizas.

A equipe Pajero está uniformizada pela Rhodia, que emprega na confecção dos uniformes a mais alta tecnologia têxtil atual. As camisetas são de Amni UV Protection, que aumenta a proteção contra a alta exposição solar. As bermudas foram produzidas a partir do fio Emana, a mais recente inovação da empresa, que favorece a microcirculação sanguinea, contribuindo para a redução da fadiga muscular. Secagem rápida, leveza, toque agradável e durabilidade, além de funções que aumentam a proteção, o desempenho e o conforto, formam a base dessa tecnologia, o que a torna perfeitamente adequada à pratica de esportes náuticos.

A 37ª Rolex Ilhabella Sailing Week acontece na Ilhabela entre os dias 17 e 24 de julho. Além da Classe Internacional S40, conta com a participação das classes Internacional ORC, HPE25 e a BRA-RGS.

Site Checkauto evita prejuízo de R$ 16 milhões de prejuízo em junho


Do total de veículos consultados no site, 88% apresentaram restrições, uma redução de 2% em relação ao mesmo mês de 2009

Texto: Imprensa DEKRA

O site da Checkauto - www.checkauto.com.br - registrou, nas consultas veiculares realizadas pelos seus usuários, uma redução de 2% das restrições em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2009. Dos automóveis pesquisados, 88% apresentaram respostas que de alguma forma alteram o valor final do bem, representando mais de R$ 16 milhões de prejuízo evitado. O montante corresponde a uma economia de R$ 79 a cada R$ 1 investido por pesquisa.

Em junho, foi mais de R$ 1 milhão de prejuízo evitado somente de veículos identificados com a restrição de roubo e furto em aberto, o que representou uma queda de 19% na comparação com abril. Um dos itens mais relevantes nas consultas realizadas neste mês é alienação e arrendamento, ou seja, veículos em nome de terceiros, que representou 45%.

“Com as consultas realizadas neste mês, obtivemos uma ligeira queda em todas as restrições que indiretamente influenciam o valor final do veículo. O que mais colaborou para este resultado foi a restrição de “histórico de ocorrências” que, em comparação a maio, obteve uma queda de 19% do total de restrição demonstrados. Mesmo diante deste cenário, em que o valor do benefício do prejuízo evitado também acompanhou a queda de 12%, a Checkauto economizou aos seus clientes mais de R$ 16 milhões, o que representa também um valor incluso no total de R$ 1,3 milhão de roubo e furto em aberto. Este motivo impede a negociação do bem", explica Vladimir Pinheiro, gerente da Checkauto.

As consultas na Checkauto têm como objetivo oferecer ao consumidor todo o histórico e procedência do veículo em negociação, fornecendo as informações necessárias para fechar com segurança o melhor negócio automotivo e pelo preço mais justo. Por meio de um sistema online que acessa diversos bancos de dados públicos e privados, o site fornece 31 tipos de informações aos seus clientes.

Em janeiro de 2009, a Checkauto foi integrada ao grupo DEKRA, fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado há 84 anos, em Stuttgart, na Alemanha. A DEKRA tornou-se líder europeia de peritos para serviços especializados no setor automotivo. Atualmente, a companhia possui 20 mil colaboradores nos 34 países em que atua. Em 2008, registrou faturamento de 1,6 bilhão de euros. No Brasil, a DEKRA está presente desde 1995 e também adquiriu o controle, desde janeiro de 2009, das empresas Linces e DNA Security.

MTE-Thomson participa do 7º Encontro Moto&Cia Classic


Texto e Foto: Imprensa MTE-THOMSON

A MTE-THOMSON participou nesse domingo em São Paulo do 7º Encontro Moto&Cia Classic, promovido anualmente pelo site MotoeCia.

A empresa aproveitou a oportunidade para reforçar a divulgação do Sensor Lambda para motos, componente responsável pela emissão de poluentes do veículo e também para lançar a sua nova peça para o mercado de reposição de duas rodas: o Sensor 3 em 1, ou seja, temperatura, pressão e posição em uma só peça.

O encontro reuniu mais de 10 mil pessoas entre colecionadores e admiradores e muitas pessoas buscavam informação na tenda montada pela MTE-THOMSON para tirar dúvidas sobre o funcionamento dos sensores e sobre a tabela de índices de emissões permitidos.

Com a instituição da resolução PROMOT 3 a partir de 01/01/09 e da inspeção veicular obrigatória para todos os veículos a partir de 2010 na capital paulista, todas as motos terão que passar por uma inspeção de emissões de poluentes e o sensor lambda é o principal responsável pelo controle de mistura rica e pobre do motor.

“É o segundo ano consecutivo que estamos aqui e gostamos muito de participar desse tipo de evento, pois é uma oportunidade rara que temos de estar em contato com o nosso consumidor final, que é o dono da moto, esclarecendo dúvidas e também aprendendo com eles. É enriquecedor para ambas as partes.”, declara Alfredo Bastos Junior, gerente de marketing da MTE-THOMSON.

Para os reparadores desse setor, a MTE-THOMSON em breve estará fazendo a divulgação de um curso de injeção eletrônica específico para motos também.

É a MTE-THOMSON ajudando a melhorar a qualidade do ar!

Carglass repara e impermeabiliza para-brisas gratuitamente de clientes dos Bancos Santander e Real em Campos do Jordão

Texto: Imprensa Carglass

Os clientes do Santander e do Banco Real que viajarem a Campos do Jordão em julho poderão fazer o reparo e a impermeabilização do para-brisa de seus veículos gratuitamente aos finais de semana. A ação, realizada em parceria com a Carglass ®, evita que os motoristas sejam autuados por conta de trincas maiores de 10cm ou fratura circular maior de 4cm (conforme norma de Segurança, Resolução 216 do CONTRAN). O serviço estará disponível na rua Djalma Forjaz, 52, no bairro de Capivari.

Ao reparar o para-brisa com os serviços da Carglass ®, as pessoas contribuem com o meio ambiente, pois com o reparo o equipamento é preservado, não havendo necessidade de substituição, e a qualidade dos produtos e serviços utilizados pela empresa resgata a estrutura das peças atendendo às normas internacionais de segurança, sendo aprovada pelas próprias montadoras por manter as características originais do equipamento.

Atuando há mais de 15 anos no país, a Carglass ® investe constantemente em seu desenvolvimento, aperfeiçoamento de seus serviços, em programas de responsabilidade socioambiental e, principalmente, assegurando a excelência no atendimento de seus clientes.

É a única empresa do segmento que aplica a metodologia do NPS – índice de encantamento dos clientes, ou seja, é totalmente focada na excelência de prestação de serviços, garantindo clientes não apenas satisfeitos, mas sim atuando para que cada cliente seja um promotor efetivo da marca, saindo encantado das lojas. O índice é totalmente auferido pelo conceituado e respeitado Instituto Internacional de Pesquisa GfK.

Parceira das maiores seguradoras do país, a marca oferece o maior índice de reparo às seguradoras, o que proporciona um serviço ecologicamente e socialmente correto, e utiliza somente produtos de última geração, homologados pelas próprias montadoras para manter a originalidade do veículo e garantir uma instalação tão boa quanto à de fábrica.

Única empresa do segmento com a certificação do ISO 9001/2008, a Carglass ® apresenta soluções adicionais aos clientes, focadas na direção segura: película anti-vandalismo, film, limpadores de pára-brisa e em fase de disponibilização o serviço de impermeabilização de vidro.
Possui a maior estrutura de lojas próprias (53 atualmente) e uma rede de mais de 700 pontos de atendimento, incluindo lojas afiliadas, garantindo efetivamente o controle do negócio e da prestação de serviços. Para facilitar o contato do cliente com a empresa, oferece maior comodidade e agilidade com a prestação do serviço móvel de atendimento, e o agendamento de atendimento por telefone e/ou pelo website.

A Carglass ® desenvolveu o projeto ECOGLASS, que consiste na separação prévia dos resíduos recicláveis por tipo de material, que são colocados nos coletores específicos. Desde o início de sua aplicação já foram recicladas mais de 1 tonelada de resíduos, e a previsão é de crescimento significativo desse volume em razão da abertura das novas lojas e do consequente recolhimento dos materiais. A verba arrecadada pelo ECOGLASS é destinada a ações ou projetos ecologicamente corretos engajados na sociedade.

Stock Car: Vicar aguarda definição da prefeitura de Londrina neste final de semana


Carlos Col esteve no circuito paranaense para acompanhar as obras

Texto: Imprensa Stock Car
Foto: Duda Bairros

A definição sobre a realização da nona etapa da Copa Caixa Stock Car em Londrina, no dia 10 de outubro, acontecerá neste final de semana. A Vicar Promoções Desportivas, responsável pela realização da competição, aguarda uma posição oficial da prefeitura local sobre as necessidades exigidas para a realização da prova, a primeira da Super Final deste ano. Nesta semana, Carlos Col, membro do Conselho da Vicar, esteve na cidade a convite do prefeito Barbosa Neto para acompanhar as obras solicitadas, bem como apontar soluções para a resolução desta situação.

"Vimos que parte das obras está em andamento e o principal, o recapeamento, está sendo feito parcialmente. Conversamos para achar uma solução e conseguimos chegar às prioridades para este momento. São elas: as áreas de escape da Curva do Mergulho, readequação de duas curvas, a variante no final da reta dos boxes e a segunda perna do "S" da Caixa D’Água, além da ondulação na curva próximo à entrada dos boxes. Se isso for feito, conseguiremos realizar a etapa com a segurança necessária. De qualquer forma, o compromisso do recapeamento total da pista tem de ser mantido para 2011", explicou Col.

Agora, de acordo com o que já estava programado, a Vicar espera a resposta oficial da prefeitura. "Demos um prazo até dia 10 de julho e queremos um compromisso por escrito do prefeito de que tudo será feito em tempo. Nosso desejo de correr em Londrina é grande, mas temos de garantir a segurança dos participantes", completa.

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

Inscrições para a edição 2010 se encerram no próximo domingo (11)


Prova, que acontece entre 10 e 21 agosto, já conta com quase 200 competidores inscritos

Texto: Imprensa

Falta pouco mais de um mês para o início da 18º edição do Rally Internacional dos Sertões, que terá largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Os interessados em garantir uma vaga para participar da maior aventura off-road brasileira têm até o próximo domingo (11/07) para se inscreverem, através do site www.sertoes.com. Mais informações podem ser obtidas com Sabrina Proença, pelo telefone (11) 4191-0133 ou pelo email sabrina@dunas.com.br.

O número de competidores confirmados para este ano já superou a edição 2009, sendo 156 veículos - oito caminhões, 56 carros, 78 motos e 12 quadris - e 230 competidores inscritos. Pelo regulamento, visando a segurança, a categoria de motos/quadriciclos é a única com limite de 100 competidores. Para esta categoria restam apenas dez vagas.

A prova, que acontece entre 10 e 21 de agosto, tem dez dias de duração, um percurso de mais de 4,5 mil quilômetros, e vai cruzar seis estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, de quatro regiões do Brasil. No ano em que completa a maioridade, o Rally dos Sertões mantém a tradição de ter participantes estrangeiros e alto número de competidores brasileiros. Até agora, 21 Estados brasileiros e 11 países têm representantes confirmados na disputa.

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Ginetta G50 completa teste antes da estreia no Itaipava GT Brasil


Pilotos do TNT Energy Team deram as primeiras voltas com o novo carro da Itaipava GTBR4

Texto: Imprensa Itaipava GT Brasil
Foto: Fabio Oliveira

Foram meses de expectativa até que os modelos Ginetta G50 entrassem na pista pela primeira vez no Brasil. Os dois carros, trazidos pelo TNT Energy Team para a disputa da categoria Itaipava GTBR4, completaram nesta quarta-feira (7) uma tarde inteira de testes no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). "É tudo aquilo que a gente esperava e talvez até um pouco mais", resumiu o piloto Carlos Burza, que utilizará o Ginetta G50 de número 81 por todo o restante da temporada do Itaipava GT Brasil.

"O carro é impressionante, muito dócil, muito na mão. Parece estar o tempo todo numa pista de autorama", comparou Marçal Melo, que dividirá com William Freire a pilotagem do modelo número 82. Os dois carros estreiam já na próxima etapa do campeonato, marcada para os dias 17 e 18 de julho, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro (RJ). É mais um reforço para o bom grid da Itaipava GTBR4, que contava até o momento com Ferrari Challenge e Maserati Trofeo. O Ginetta G50 é equipado com motor dianteiro Ford V6, com aproximadamente 300 cv.

Possui câmbio sequêncial de seis marchas, tração traseira e, como não poderia ser diferente num carro inglês, cockpit do lado direito, uma novidade nesta temporada do Itaipava GT Brasil. "Pilotar do outro lado muda bastante em algumas curvas, mas sempre para melhor. Contornar o ‘S do Senna’ assim é maravilhoso. O ‘Laranjinha’, então, é fantástico", descreve Carlos Burza, que nas primeiras voltas como o novo carro estranhou apenas o câmbio. "Por se tratar de um câmbio sequêncial, a redução das marchas é feita colocando a alavanca, que fica à esquerda do piloto, para frente", conta.

Até aí, parece apenas uma questão de ganhar quilometragem. "Agora é pegar a mão e começar a buscar os limites, isso vai demorar um pouco. Mas a primeira impressão foi maravilhosa. Acho que o carro chega ao Rio de Janeiro para andar consistentemente entre os cinco primeiros", acrescenta Marçal Melo. Ele e William Freire ocupam a quarta posição no campeonato, com 79 pontos. Cristiano Federico e Leonardo Medrado, com Ferrari Challenge, são os líderes: têm 91. Um jogo que ainda pode virar, especialmente com a chegada dos novos Ginetta G50.

TMD Friction lança pastilhas e sapatas de freio Cobreq para veículos GM e Honda

Texto: Imprensa TMD Friction

O mercado nacional de reposição ganhou novas pastilhas e sapatas de freio para veículos da General Motors e Honda. Produzidas pela TMD Friction com a tradicional marca Cobreq, as pastilhas são para o Honda New Fit e para o Honda City. Já o lançamento de sapatas abastecerá os Chevrolet Vectra, Astra, Corsa, Zafira e picape Montana.

Com as mesmas qualidades oferecidas nos produtos originais, as pastilhas e sapatas de freio Cobreq são destinadas aos seguintes modelos, com seus respectivos anos de fabricação:
Pastilhas dianteiras
- Honda New Fit LX – motor 1.4 SOHC-VTEC 16V - flex – 2009 em diante (>)
- Honda New Fit EX e EXL – motor 1.5 SOHC-VTEC 16V – flex - 2009 >
- Honda City LX, LXL e EX – motor 1.5 SOHC-VTEC 16V – flex – 2009 >
Sapatas traseiras – todas a motorizações
- Chevrolet Vectra – 1996 em diante (>)
- Chevrolet Astra – 1999 >
- Chevrolet Corsa – 2002 >
- Chevrolet Zafira – 2002 >
- Chevrolet Montana – 2002 >

Pilotos já podem fazer inscrição com desconto para evento no Amazonas Dragway nos dias 31 de julho e 1º de agosto


Texto e Imagem: Amazonas Dragway

Os pilotos de arrancada que desejam participar do próximo evento de arrancada, que acontece nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Amazonas Dragway, a única pista de 402 metros do esporte, nas regiões Norte e Nordeste do País, já podem fazer as inscrições antecipadas com desconto.

Todos os participantes tem acesso a ficha de inscrição através do www.amazonasdragway.com.br, no menu regulamentos (localizado a esquerda do site), item ficha de inscrição. “Os pilotos devem agilizar o processo de inscrição imprimindo a ficha e preenchendo todos os campos”, explica o diretor do Amazonas Motorpark, Juliano Bento.

Após o preenchimento do formulário, os pilotos devem enviar um e-mail para carlososga@amazonasdragway.com.br. O valor da inscrição antecipada (até o dia 29 de julho) é de R$ 250,00 e deverá ser pago apenas em dinheiro. Nos dias do evento, o custo de inscrição é R$ 300,00 e pode ser feita diretamente na portaria do Amazonas Motorpark, que fica na Estrada Manuel Urbano (AM-070) Km 6,5, Iranduba / Manaus / Amazonas.

Preços especiais para categorias iniciantes

As categorias Mil, Mil Turbo e Standard tem preços especiais e o custo de inscrição antecipado é R$ 150,00. No sábado (31) e domingo (1º), o valor será R$ 200,00.
Outras informações podem ser obtidas no telefone 92. 9161-7638

Mister Car divulga ganhadores da promoção "Torça Conosco"


Texto: Imprensa Mister Car

A Mister Car Seminovos e a Mister Car Rent a Car promoveram uma campanha entre os dias 22 de maio e 10 de junho, focando o Mundial 2010, com o tema: “A Mister Car acredita no Brasil. Torça conosco”.

Para participar nas lojas de seminovos, a cada R$ 15 mil reais em compras o cliente preenchia um cupom e já começava a concorrer. Participaram da campanha as lojas do Brás (SP) e Florianópolis (SC).

Nas lojas rent a car, a cada R$ 80 reais em locação, o cliente ganhava um cupom para participar. Estavam participando as lojas do Brás (SP), Osasco (SP), Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

Foram sorteados três kits de prêmios para cada uma das promoções (seminovos e rent a car): o Ouro, que deu ao ganhador uma camisa oficial do Brasil e brindes Mister Car e Artgol (e exclusivamente para São Paulo, direito à uma partida de futebol com os amigos na Artgol em data previamente agendada). O kit Prata que deu de presente uma camisa personalizada do Brasil e brindes Mister Car e Artgol e ainda, o kit Bronze, que deu brindes da Mister Car.

Segue abaixo o nome dos ganhadores:

Rent a Car

1º lugar – Tejofran – Fernando Andriotti – São Paulo;
2º lugar – Edson Batista de Souza – São Paulo;
3º lugar – Ivone da Penha D. Neves – São Paulo;

Seminovos

1º lugar – Wanderley Cruz – Paraná;
2º lugar – José Paulo de Andrade - Criciúma;
3º lugar – Nova Polycar – Carlos Sergio de Almeida – São Bernardo do Campo;

“Sou representante de várias empresas de comércio de automóveis e sempre fico satisfeito com os negócios que faço com a Mister Car, principalmente, porque além de profissionais, aqui encontramos amigos. Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a toda equipe pelo suporte dado no pós-venda, garantindo segurança e confiança nos negócios.” Declarou o Sr. Wanderley Cruz, ganhador do primeiro prêmio na promoção de seminovos.

Já na promoção de locação, o vencedor do primeiro lugar foi o Sr. Fernando Andriotti, representando a empresa Tejofran: “Temos uma parceria com a Mister Car e fiquei feliz por ter sido sorteado em 1º lugar com apenas um cupom, mostrando que a Mister Car é uma empresa séria, que tem compromisso com os seus clientes. Este simples gesto (sorteio) serviu para aumentar a confiança que já depositávamos na empresa.” completa.

Cadeados Pado BMW para moto ganham prêmio IDEA Awards




Texto e Foto: Imprensa Pado

Mais uma vez a parceria exclusiva entre a PADO e a BMW DesignWorks USA rende grandes conquistas, desta vez, internacional. Os cadeados para moto, resultados desta parceria e desenvolvidos especialmente para o mercado de duas rodas, conquistaram o Prêmio International Design Excellence Award - IDEA Award - um dos mais consagrados e disputados prêmios de design do mundo, considerado um passaporte VIP para o bom desempenho no mercado internacional. A PADO conquistou bronze, sendo que a última edição do prêmio obteve mais de 1500 concorrentes, de 25 países, além dos norte-americanos, com 204 premiados.

Os cadeados para moto apresentam design com a ergonomia ideal, tornando-o pratico para o dia a dia e estão disponíveis no mercado com dois modelos inéditos - Stone e Rock - que atendem todas as motos, desde as de menores cilindradas até as de alta performance.

Os novos cadeados para moto foram desenvolvidos especialmente para se fixarem diretamente no disco de freio, localizado na roda. “Um dos grandes diferencias da PADO no mercado de ferragens é que sempre buscamos criar produtos que atendam diversos segmentos e, além disso, que também ofereçam segurança, qualidade, praticidade e, acima de tudo, tranquilidade para o consumidor”, afirma Alexandre Zanatta, diretor comercial e de marketing da PADO. “A conquista de mais este prêmio é resultado dos nossos investimentos em grandes parcerias e também do cuidado que temos em desenvolver produtos que atendam as reais necessidades dos nossos clientes. É gratificante ganhar mais este reconhecimento internacional”, completa o executivo.

Os cadeados apresentam corpo em alumínio, sistema de chave multiponto antiviolação, cilindro revestido com capa e tampa em aço inox, resistente à corrosão e intempéries. Os novos cadeados PADO BMW podem ser encontrados nas principais revendas do País pelo 0800 701 4224 ou pelo site www.pado.com.br. O preço médio é de R$110,00, a depender da revenda.

Veículos Volkswagen têm a melhor reparabilidade do mercado brasileiro


Marca foi a que conquistou a maior parte das premiações do Cesvi

Texto: Imprensa Volkswagen

A Volkswagen recebeu quatro premiações do Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária - que divulgou o Car Group 2010 dos veículos, índice que avalia o custo e o tempo de reparo de um veículo. Das doze categorias avaliadas pelo Cesvi, quatro foram conquistadas por modelos da Volkswagen: o Novo Fox na categoria hatch compacto, a Nova Saveiro em picape compacta, o Polo Sedan em sedan compacto, além do SpaceFox na SW compactos.


Os veículos Volkswagen são equipados com sistemas de segurança importantes para se obter o melhor índice de reparo, como fechadura anti-furto, abertura interna sem acionamento de pino trava e imobilizador eletrônico IMMO IV, entre outros.

"Com esse excelente resultado, a Volkswagen reforça ainda mais o seu compromisso com o consumidor no sentido de buscar o menor custo de reparação de seus carros, o que acaba refletindo em um dos melhores valores de seguro em sua categoria", afirma Fabrício Biondo, gerente executivo de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Critérios do Cesvi

O prêmio Car Group, referência sobre reparo no mercado automotivo, é organizado desde 2005 pelo CESVI Brasil, centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, sendo considerado os valores da cesta básica de peças de cada carro.


Os modelos melhores classificados no Car Group obtêm valores de seguros mais baixos, já que o custo do reparo é utilizado, pelas seguradoras, como base nas tarifas de preço.

Para isto, o Cesvi adota este procedimento: teste de impacto de baixa velocidade (15 km/h) nos veículos, com colisão de 40% da dianteria e 40% da traseira dianteira, seguindo a norma internacional do RCAR, Research Council for Automobile Repair, que depois são levados à oficina-modelo do Centro de Reparação Automotiva, para constatar a extensão dos danos e a facilidade do reparo.


Por meio deste método chega-se ao IRC (Índice de Reparabilidade Cesvi), que é o índice orientador das companhias seguradoras quanto ao custo de reparo para a elaboração de valores de prêmios e franquia de seguros.

Ford tem recorde de venda de caminhões em junho e cresce 43,5% no semestre



Texto e Foto: Imprensa Ford

A Ford Caminhões fechou o primeiro semestre de 2010 com crescimento de 43,5% sobre o mesmo período de 2009 e o total de 12.619 unidades negociadas, conquistando participação de 18% no competitivo mercado nacional. Esse bom resultado teve como destaque o desempenho de junho, mês em que a Ford registrou recorde de vendas com 3.171 unidades comercializadas para a rede.

"Tivemos um excelente semestre e um mês de junho muito forte. Nos emplacamentos, segundo o Renavam, a marca somou 2.411 unidades e teve uma participação de 18,7%. Excluindo o segmento de extrapesados, no qual a Ford Caminhões não atua, a participação cresce para 24,4%. O fechamento de grandes vendas, principalmente para o segmento da construção civil, contribuiu para isso", diz Charles Camargo (foto), gerente nacional de Vendas da Ford Caminhões.

O mercado de caminhões como um todo negociou 12.800 unidades em junho. "A expectativa é que a indústria atinja volume superior a 140.000 unidades em 2010 e estamos preparados para acompanhar o crescimento", enfatiza Charles Camargo.

Destaques

No segmento de caminhões semileves, de 3,5 a 7 toneladas, a Ford cresceu 38% em volume no semestre. Vendeu 1.397 unidades do F-350 e aumentou a sua liderança para 55,7%. O modelo, produzido nas versões cabine simples e cabine dupla, tem diversas aplicações e é um dos mais usados na manutenção de redes aéreas de eletricidade.

Nos caminhões leves, de 7 a 10 toneladas, o segundo maior segmento do mercado, a Ford teve um crescimento 45%, com 4.516 unidades, que lhe rendeu participação de 28,4%. O Cargo 815e, com peso bruto total de 8,5 toneladas e voltado para uso urbano, foi um dos destaques, com crescimento de 56,6% nas vendas em comparação com 2009.

Nos médios 4x2 de 13 toneladas a marca avançou 38%, com 1.049 unidades negociadas do Cargo 1317e, que aumentou sua participação para 23,4%. Nos médios 4x2 de 15 toneladas a Ford Caminhões elevou as vendas em 40,5%, com 395 unidades do Cargo 1517e, aumentando sua fatia para 20,1% de participação. Já nos médios 4x2 de 17 toneladas as vendas cresceram 55,4%, com 813 unidades, e a Ford Caminhões ficou com 22,3% do segmento.

Nos médios 6x2, as vendas da Ford foram 54% maiores, com 2.596 unidades e uma participação de 17,2%. O destaque foi o modelo Cargo 2428e, aplicado no transporte rodoviário, com crescimento de 85,8% no semestre. Nos médios 6x4, cresceu 37%, com 1.573 unidades e 28,9% de participação. Esse avanço se deve principalmente à boa aceitação do modelo Cargo 2628e, que passou a oferecer a opção de tomada de força traseira, facilitando a implementação com betoneira e caçamba para uso na construção civil.

Segmento de Van

A linha Transit, que este ano teve a chegada da versão chassi, ao lado dos modelos furgão e van de passageiros, também registrou crescimento no mês e no semestre, conquistando novos clientes com seu padrão diferenciado de segurança, conforto e tecnologia. Em junho, ela vendeu 189 unidades - um crescimento de 99% em comparação com junho de 2009 - e respondeu por 6,5% da categoria. No semestre, somou 848 unidades e ficou com 7,2% de participação.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Fiat, novamente a “Melhor Empresa” do setor de autoindústria


Os diretores Windson Paz (Qualidade), Marco Lage (Comunicação), Lélio Ramos (Comercial), Osias Galantine (Compras) e Vilmar Fistarol (Recursos Humanos) com o prêmio concedido à Fiat Automóveis

Texto e Foto: Imprensa Fiat

Pela oitava vez, a Fiat Automóveis foi premiada com o título de “Melhor Empresa” do setor Autoindústria pelo anuário “Melhores e Maiores” da revista “Exame”. O levantamento avalia indicadores como receita bruta, crescimento, liderança de mercado, liquidez corrente e rentabilidade. A premiação foi entregue ontem à noite, em São Paulo, ao diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos, que representou o presidente da Fiat na América Latina, Cledorvino Belini, em viagem ao exterior. À solenidade, compareceram também os diretores Vilmar Fistarol, de Recursos Humanos; Osias Galantine, de Compras; Windson Paz, de Qualidade, e Marco Lage, de Comunicação Corporativa.

Com base nos resultados obtidos em 2009, a reportagem aponta que, apesar do cenário global ser de profunda transformação, com a crise mundial que abalou as grandes fabricantes de veículos, “o Brasil faz parte da fatia do mundo em que as coisas acontecem na industria automobilística”. Ao comentar os resultados obtidos pela Fiat, a revista destaca que “a manutenção da política de investimentos esteve entre os fatores que permitiram que a Fiat conquistasse, pela oitava vez na década e pelo quinto ano consecutivo, a liderança do mercado de automóveis de passeio e comerciais leves no Brasil”. Vale destacar que o mercado nacional é, hoje, um dos mais competitivos de todo o mundo, com mais de 40 marcas disputando a preferência do consumidor.

Para o presidente da Fiat na América Latina, C. Belini, a premiação da “Exame” reforça a busca da Fiat pela sustentabilidade do negócio, que é o resultado do trabalho pela liderança de resultados no mercado automobilístico brasileiro, com foco em produtos de alta qualidade, com inovação e tecnologia, na competitividade e no melhor relacionamento com os parceiros, como os fornecedores, concessionários e os milhares de colaboradores da Fiat no Brasil. “Cumprimento cada um dos nossos colaboradores da Fiat por esta importante conquista”, afirmou.

Ao receber o prêmio, o diretor comercial Lélio Ramos reafirmou o otimismo em relação ao desempenho da Fiat também em 2010. “O novo Uno e os lançamentos de carros que faremos ao longo deste ano nos ajudarão a manter a liderança do setor”, disse. O troféu foi entregue pelo redator chefe da “Exame”, André Lahóz, e pelo professor Iran Siqueira Lima, da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), da Universidade de São Paulo, que realiza as análises financeiras que suportam a publicação. O setor autoindústria abrange empresas com as seguintes atividades: montadoras de automóveis e caminhões, fabricantes de tratores e máquinas agrícolas, carrocerias, pneus, aeronaves e motocicletas, e ainda fornecedores de autopeças e componentes.

PSA Peugeot Citroën no 1º semestre de 2010: melhor semestre da história em volume

Melhor semestre da história em volume

Texto: Imprensa PSA Peugeot Citroën

O 1º semestre de 2010 foi marcado por uma progressão de 13% dos mercados automobilísticos mundiais. Esse crescimento foi puxado pela China (+ 27%) e pela América Latina (+ 11%). A Europa apresenta um mercado globalmente estável, porém com evoluções bastante contrastadas:
- França: + 6%,
- Alemanha: - 27%,
- Espanha: + 38%,
- Reino Unido: + 19%,
- Europa Central e Oriental: - 13%.

Nesse contexto, com 1.856.000 veículos e unidades desmontadas vendidas no mundo no primeiro semestre de 2010, as vendas da PSA Peugeot Citroën registraram uma progressão de 16,9%:
- + 16,8% para os veículos montados (1.618.000 unidades)
- + 18% para as vendas de unidades desmontadas (237.000 unidades), amparadas pela atividade da marca Peugeot.

No 1º semestre, a marca Peugeot confirmou sua posição de primeira marca francesa no mundo.

Forte progressão da participação no mercado na Europa

Em um mercado europeu de carros de passeio e veículos comerciais leves em alta de 1,1% no primeiro semestre de 2010, os licenciamentos da PSA Peugeot Citroën tiveram um aumento significativo de 7,7%, com 1.214.000 unidades. No acumulado do semestre, a participação no mercado do Grupo obteve uma forte progressão, com 14,6%, ou seja, um ganho de 1 ponto de participação em comparação com o primeiro semestre de 2009. O Grupo aumentou sua participação notadamente na Itália (+ 1,2 ponto) e no Reino Unido (+ 0,3 ponto).

O mercado de carros de passeio no 1º semestre de 2010 singularizou-se pela redução das medidas de incentivo à troca de veículos usados por novos na França e pelo fim de tais medidas na Alemanha e na Espanha. Após uma forte progressão dos mercados durante o 1º trimestre (+ 9,4%), a tendência se inverteu no 2º trimestre (- 7,6%).

No acumulado do semestre, a evolução do mercado dos veículos comerciais leves registrou uma evolução positiva estabelecida em + 9,4%. A PSA Peugeot Citroën confirma sua liderança nesse segmento, com um novo aumento de sua participação no mercado, para 22,4% (ante 22% no 1º semestre de 2009).

Sucesso dos lançamentos em 2009 e 2010

O sucesso dos lançamentos de 2009 foi confirmado no início de 2010, não apenas na Europa (Peugeot 3008 e 5008, novo Citroën C3 e C3 Picasso) mas também na China (Citroën C-Quatre e C5).

• O Peugeot 3008, primeiro crossover da Peugeot, e o Peugeot 5008, primeiro monovolume médio da Peugeot, obtiveram um nítido sucesso comercial, com vendas superiores aos objetivos. Graças ao terceiro turno criado em meados de outubro de 2009 na fábrica de Sochaux, na França, a produção diária passou de 600 a 900 veículos e será mantida até o final de 2010. Desde o lançamento, foram vendidas 65.000 unidades do Peugeot 3008 e 40.000 unidades do Peugeot 5008.

• O novo Citroën C3, comercializado desde o final de 2009, na Europa, também obteve um forte sucesso comercial. Com mais de 113.000 vendas no primeiro semestre, este sucesso vem se confirmando mês após mês.

• O Citroën C3 Picasso lidera o segmento dos monovolumes do segmento B. Sua produção passará para 356 veículos por dia a partir de agosto, ante 310 veículos por dia atualmente.

No primeiro semestre, a dinâmica comercial foi expressa através de novos lançamentos: o Peugeot RCZ e o Citroën DS3 na Europa.

• O Peugeot RCZ, o novo cupê lançado no último dia 22 de abril, já vendeu 5.000 unidades, ou seja, 50% acima do objetivo anual. Ele foi eleito o carro mais bonito do ano de 2009.

• O Citroën DS3, primeiro veículo da linha distintiva DS, registrou mais de 34.000 pedidos em apenas quatro meses de comercialização. Sua produção, de 350 unidades por dia no centro de produção de Poissy, na França, será ampliada para 420 veículos por dia em setembro.

O segundo semestre será marcado por dois acontecimentos importantes na Europa: a comercialização do novo Citroën C4, no segmento dos hatchs médios, e a apresentação, no Salão do Automóvel de Paris, do substituto do Peugeot 407. A PSA Peugeot Citroën será também o primeiro fabricante europeu a comercializar carros elétricos na Europa, o Peugeot iOn e o Citroën C-ZERO.

As vendas fora da Europa representam 36% das vendas totais

As vendas fora da Europa representaram, no primeiro semestre, 36% das vendas totais do Grupo, ante 34% em 2009. Essa evolução confirma a dinâmica comercial da PSA Peugeot Citroën, notadamente nos países emergentes. Ela ilustra a ambição do Grupo de ser tornar um grupo mais global.

América Latina: a volta do crescimento

Os mercados da América Latina apresentaram uma forte tendência ao crescimento, puxados pelo Brasil (+ 7%) e pela Argentina (+ 21%). O Grupo registrou um crescimento de 13%, obtendo uma participação no mercado de 5,3%. A dinâmica comercial do Grupo na região é evidenciada pela picape Peugeot Hoggar, comercializada desde maio, e pelo Citroën C3 Aircross e por um novo modelo da Peugeot que serão lançados no segundo semestre.

China: sucesso dos novos modelos e participação no mercado em alta

As vendas do grupo PSA Peugeot Citroën bateram um novo recorde na China no primeiro semestre, com mais de 176.000 veículos vendidos (+ 49%) em um mercado em alta de 27%. A participação no mercado do Grupo estabeleceu-se em 3,3%, ante 3,2% no 1º semestre de 2009. Os veículos do Grupo têm uma boa aceitação. Com mais de 18.000 unidades vendidas, o Citroën C5, comercializado desde janeiro, contribui significativamente para o desempenho do Grupo. O Peugeot 408, comercializado desde o mês de abril, é o primeiro veículo da Peugeot lançado em estréia mundial na China. Ele já registrou mais de 17.000 vendas desde o lançamento.

Rússia: uma retomada do crescimento prevista no curto prazo
Em um mercado em progressão de 3%, amparado desde março por medidas de incentivo à troca veículos usados por novos, as vendas do Grupo registraram um recuo de 7,6%. Sua participação no mercado foi de 2,5%. A montagem do Peugeot 308 e do Citroën C4 na fábrica de Kaluga, inaugurada em abril, proporcionará ao Grupo todas as vantagens necessárias para se beneficiar com a retomada do crescimento prevista para o segundo semestre.

PSA Peugeot Citroën consolida sua liderança ambiental

Uma das fortes ambições do Grupo é manter seu avanço no campo dos veículos com baixas emissões de CO2. No 1º semestre de 2010, as emissões médias dos veículos vendidos por Peugeot e Citroën tiveram uma redução constante, passando para 133,2 gramas de CO2/km, ante 135,5g em 2009.

A participação dos veículos com emissões inferiores a 120g na Europa corresponde a 40% das vendas totais.

Perspectivas 2010

Tal como anunciado no início do ano, o Grupo prevê uma degradação dos mercados automobilísticos na Europa de cerca de 9% no acumulado do ano.

Fora da Europa, o mercado chinês deve manter um crescimento de dois dígitos, enquanto que a América Latina deve confirmar sua volta ao crescimento.

Na Europa, a participação no mercado do Grupo deve manter sua tendência para o crescimento, graças ao efeito favorável da dinâmica de produtos.

Schrader traz piloto de Stock Car para Santa Catarina


Texto e Foto: Imprensa Schrader

A Schrader, distribuidora exclusiva de lubrificantes Mobil para Santa Catarina, traz a Blumenau, no dia 14 de julho, e a Florianópolis, no dia 16, o piloto campeão de Stock Car Nonô Figueiredo, da equipe Cosan Mobil Super Racing. Ele participará de palestras, tardes de autógrafos e baterias de kart.

Santa Catarina tem uma participação especial na carreira de Nonô Figueiredo, já que a equipe do piloto está sediada na cidade de Timbó, a Mobil Super Racing Boettger.

No dia 13 Nonô ministra palestra para clientes da Schrader e convidados no Kart Clube Indaial. Em seguida, haverá baterias de Kart e um coquetel. No dia 14 pela manhã estará disponível para uma coletiva de imprensa. No mesmo dia, das 17h30 às 20h30 estará no shopping Neumarkt, com a exposição de uma réplica do carro usado nas corridas e distribuindo autógrafos para o público. No dia 15, ministra uma palestra motivacional para a equipe de vendas da Schrader.

Em Florianópolis, também haverá exposição do carro e tarde de autógrafos, no shopping Iguatemi, no dia 16. Na capital, o piloto recebe a imprensa para um café da manhã, também no mesmo dia.

Novos Master doados pela Renault e RCI Banque contribuirão na reconstrução do Haiti


Texto e Foto: Imprensa Renault

A Renault, na França, em parceria com a RCI Banque – grupo financeiro pertencente ao Grupo Renault - contribuirão para as operações de reconstrução do Haiti, que atualmente se recupera de um terremoto que devastou boa parte do país. As empresas estão doando 10 unidades do Novo Master 2.5 dCi 16V que atuarão em diferentes frentes de trabalho, ajudando a população local nesta importante fase.

São três Novos Master Ambulância (uma na configuração UTI Móvel e duas Simples Remoção) e sete Novo Master Minibus para transporte de passageiros, todos fabricadas no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Os modelos embarcaram, em contêineres, no Porto de Paranaguá (Paraná) e chegaram recentemente ao país caribenho.

“A palavra solidariedade está presente no DNA da marca Renault e de seus colaboradores”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil, destacando que, passada a primeira etapa de trabalho emergencial, o Haiti passa por um momento de reconstrução e é nessa fase que a Renault entra para colaborar com a população local.

Os veículos - que partiram do Porto de Paranaguá (PR) para Porto Príncipe - refletem a versatilidade da linha de comerciais leves fabricada pela Renault no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.

O Novo Master Ambulância UTI móvel, por exemplo, contribuirá para o importante trabalho que a equipe de profissionais da Cruz Vermelha realiza atualmente no Haiti, já que o modelo conta com equipamentos que permitem a realização até de pequenas cirurgias. Já a versão Minibus é a Escolar L3H2 (chassi longo e teto alto), capaz de transportar 19 passageiros.

Responsabilidade social

A doação dos veículos ao Haiti confirma o compromisso da marca Renault e da RCI Banque com os princípios e práticas da responsabilidade social. A Renault é uma das empresas pioneiras no mundo a ter uma direção especificamente dedicada à Responsabilidade Social.

‘’Acreditamos que a solidariedade deve fazer parte do cotidiano de uma empresa, portanto atuamos de todas as formas possíveis para construir uma sociedade melhor. Ações nos campos da saúde, educação, inclusão social e digital, preservação do meio ambiente, entre outras, fazem parte do dia-a-dia da Renault ”, afirma Claire Martin, Diretora de Responsabilidade Social do Grupo Renault“.

Segundo Claire, a Renault parte do princípio de que uma empresa de sucesso é aquela que investe no desenvolvimento de sua comunidade. “O compromisso da Renault do Brasil com o desenvolvimento da região onde está instalada é um ótimo exemplo. Este compromisso vai muito além do crescimento econômico e industrial do local. Por isso, desde que chegou à região de São José dos Pinhais, há pouco mais de dez anos, a empresa realiza no Brasil ações de responsabilidade social com foco em educação e desenvolvimento, que vão da defesa do meio ambiente a programas filantrópicos, de educação infantil e de capacitação profissional”, conclui.

Projeto “Borda Viva”

A Renault do Brasil é o principal parceiro privado da Associação Borda Viva, situada nos arredores do Complexo Ayrton Senna, no bairro de Borda do Campo, município de São José dos Pinhais (PR).

A Associação Borda Viva desenvolve e congrega projetos que atendem diariamente 1.200 crianças carentes. Tem também o Projeto de Compra Antecipada da Agricultura Familiar, que realiza a aquisição de hortifrutigranjeiros dos agricultores da região de São José dos Pinhais (PR), destinando-os às entidades beneficentes devidamente cadastradas no programa.

A Renault do Brasil cede veículos da marca para a realização do transporte de alimentos dentro do projeto de aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar. A empresa também faz doações de móveis, eletrodomésticos e de equipamentos que serão usados nos diversos projetos coordenados pela paróquia.

Além disso, no início deste ano, foram iniciadas as obras de construção das instalações do centro de capacitação do programa “Renault Solidária”, idealizado pela Renault do Brasil em parceria com a Associação Borda Viva. Quando finalizado, este centro atenderá cerca de 400 adolescentes da comunidade carente local, promovendo o resgate da cidadania, além do desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens.

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