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sábado, 4 de setembro de 2010

Audi mostrará novo Audi RS 5 no Salão do Automóvel


Cupê esportivo que faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos chega ao Brasil em outubro

Entre os seus esportivos mais velozes, a Audi já está comercializando no mercado brasileiro os recém-lançados R8 V10 e RS 6. Em outubro é a vez de desembarcar por aqui o novo Audi RS5, modelo que será apresentado pela empresa alemã no Salão do Automóvel de São Paulo.

O cupê esportivo com motor V-8 4,2-litros, de 450 cv de potência, é surpreendentemente econômico e muito eficiente: o veículo percorre 9,2 km com 1 litro de combustível. Outro destaque é o diferencial central da tração quattro, aliado ao câmbio S tronic de sete marchas.

Desenvolvidos pela quattro GmbH, os modelos da linha RS compõem a família mais dinâmica da Audi. O V8 de alta rotação que equipa o RS 5 desloca 4.163 centímetros cúbicos. Assim como quase todos os motores Audi a gasolina, este também é dotado de injeção direta de combustível, conhecida pela sigla FSI (injeção estratificada de combustível). Esta mesma tecnologia impulsionou o Audi R8 em quatro vitórias na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, operando com 120 bar de pressão.


O intenso desenvolvimento do sistema de dois condutos de admissão e escapamento permite ao motor subquadrado respirar livremente; quatro árvores de comando de válvulas variáveis e flapes no coletor de admissão facilitam a formação de mistura ar-combustível. Este 4.2 FSI fornece torque em qualquer situação de uso e surpreende principalmente em rotações elevadas, como um motor de corrida. O propulsor gera 450 cv de potência a 8.250 rpm, com torque máximo de 40,8 m•kgf disponível entre 4.000 e 6.000 rpm. Com capacidade de respostas instantâneas, o motor acelera o cupê de 1.725 kg de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, mas que pode ser aumentada para 280 km/h caso seja solicitado à Audi.

A eficiência extrema é outra característica deste potente motor de oito cilindros, que roda em média 9,2 km/l. Este número impressionante é devido, em parte, às novas tecnologias da plataforma de eficiência modular da Audi. O motor e todo trem de força foram otimizados para minimizar o atrito, a bomba de óleo funciona sob demanda, e um sistema de recuperação gera energia durante a frenagem e a desaceleração sob freio-motor, por exemplo.

A transmissão de sete marchas S tronic de série conta com sistema de dupla embreagem que consiste de duas caixas “subsidiárias”, ambas constantemente ativas, mas apenas uma conectada em tempo integral ao motor. Com este sistema, as marchas são utilizadas alternadamente via suas respectivas embreagens, de modo instantâneo, suave e praticamente imperceptível.

A transmissão pode ser operada de maneira totalmente automática ou o motorista pode efetuar trocas manualmente pela inovadora alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante. Integrada ao sistema Drive Select, ela permite ao motorista utilizar o modo automático em três diferentes opções: auto, conforto e dinâmica, variando o prolongamento das acelerações em cada uma das marchas. Com o uso do programa de controle de arrancada, o câmbio S Tronic garante acelerações com total potência e um mínimo de deslizamento de rodas.

Como todos os modelos RS, o RS 5 vem equipado com a tração permanente quattro. Quanto ao diferencial central, que regula a distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro, a Audi, líder na tecnologia de tração integral, evoluiu ainda mais o sistema com a utilização de um diferencial central autobloqueante com engrenagem de coroa, compacto e leve, de alta eficiência.

Graças ao seu conjunto de discos, o diferencial é capaz de variar bastante a distribuição de força entre os eixos traseiro e dianteiro. Se necessário, até 70 por cento do torque pode ir para a dianteira ou até 85 por cento para a traseira, garantindo máxima esportividade. A configuração padrão 40:60 com predominância para traseira assegura uma condução altamente esportiva.


Este novo diferencial trabalha em conjunto com um sistema eletrônico de vetorização de torque, o qual afeta todas as quatro rodas. Se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração que ajuda a fazer a curva.

Como um complemento perfeito para o novo sistema de transmissão quattro, a Audi pode, opcionalmente, posicionar o diferencial esportivo, de vetorização, no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras, a fim de aumentar ainda mais a estabilidade e aderência do veículo em situações extremas.

O gerenciamento eletrônico do diferencial esportivo do Audi RS 5 foi projetado para ser acima de tudo extremamente dinâmico. Em relação às molas, amortecedores e barras estabilizadoras, o Audi RS 5 apresenta uma configuração esportiva de chassis que o torna 20 milímetros mais baixo que o Audi A5. O modelo vem de série equipado com rodas de liga leve de 19 polegadas, de cinco raios, com pneus 265/35. Como opcional, são oferecidas rodas de 20 polegadas e pneus 275/30.

O potente sistema de freios consiste de discos ventilados de 365 milímetros de diâmetro na dianteira. De maneira a maximizar a dissipação do calor, os anéis de atrito de aço são perfurados e ligados por pinos aos discos de alumínio. Pinças na cor preta de alto brilho, com logotipos RS, são igualmente feitas em alumínio. Há ainda a opção de discos de fibra de carbono e cerâmica na dianteira, com 380 milímetros de diâmetro, extremamente leves, resistentes e duráveis. O programa eletrônico de estabilidade (ESP) integra um modo esportivo e pode ser completamente desligado.


Dinâmica explorada: Audi drive select

A direção sensível à velocidade Servotronic do Audi RS 5 é extremamente precisa. O sistema Audi Drive Select permite que o condutor escolha entre três modos de operação: automático, conforto e dinâmico, que ajustam as características da direção, a caixa de sete marchas S Tronic, o diferencial esportivo, o funcionamento do motor e o sistema de escapamento. Se o carro vem equipado com o sistema de navegação MMI há ainda um quarto modo, que permite a personalização de acordo com o perfil do condutor.

Com relação ao motor, o Audi Drive Select controla as duas válvulas-borboleta e as aletas de som. Quando abrem, o belo som fica ainda mais ressonante. A direção dinâmica é outro componente do sistema Audi drive select, que em conjunto com o diferencial esportivo ajusta a relação de direção de acordo com a velocidade do veículo – mais direta em baixas velocidades e mais lenta, em velocidades de estrada. Em curvas feitas no limite, o sistema automaticamente promove pequenas e suaves correções na direção.

O RS 5 irradia uma identidade atlética e potente. O cupê com estilo clássico e imponente traz novos traços com destaque para a grade inteiriça envolvente na frente e faróis de Xenon Plus com uma faixa ascendente de leds de luzes diurnas, que são de série. As enormes entradas de ar do motor, radiador com contornos marcantes e o os para-choques de novo desenho inclinam-se para as extremidades formando uma divisão. Os para-lamas alargados com borda superior abrupta são remanescentes de um Audi clássico, exatamente o quattro, pioneiro na utilização do sistema de tração integral, apresentado no Salão de Genebra há 30 anos com suas saias laterais angulares e os espelhos retrovisores com carcaça de alumínio opaco. Oito cores estão disponíveis.

Na traseira, domínio das duas saídas ovais de escape integradas ao para-choque. Um grande difusor se destaca apontando para cima e o grande defletor na tampa do porta-malas é acionado automaticamente a uma velocidade de 120 km/h e retrai a 80 km/h.

A parte de baixo extensamente fechada do assoalho do RS 5 integra saídas de ar para o câmbio S Tronic e freios dianteiros. Em altas velocidades de rodovia, as características aerodinâmicas do RS 5 geram força vertical descendente para melhorar a estabilidade.

O estilo elegante e dinâmico continua do lado de dentro. Bancos esportivos com laterais pronunciadas e apoios de cabeça integrados são de série, com ajustes elétricos e revestidos numa combinação de couro e Alcantara. Como opcional, bancos tipo concha e encostos dobráveis ou bancos climatizados de luxo para maior conforto. O volante tem aro esportivo e é revestido de couro perfurado. Os instrumentos são de fundo preto e caracteres brancos, com elegantes escalas. . Quando a ignição é ligada, os ponteiros vermelhos sobem e descem rapidamente. O sistema de informações inclui cronômetro para registrar tempos de volta e medidor de temperatura de óleo. Assim como no sistema de navegação MMI opcional, há nele uma saudação RS ao se ligar a ignição.

O interior é preto e as incrustações decorativas são feitas em fibra de carbono. Os pedais, apoios de pé e teclas de navegação do sistema MMI têm acabamento em alumínio, assim como outros detalhes do interior. Sob encomenda, é possível escolher materiais decorativos exclusivos, como aço inoxidável ou alumínio escovado, entre outros. Os estofados também podem ser escolhidos com outras cores e couro especial, além do pacote exclusivo que oferece opções como a camurça para cobertura dos controles e tapetes com logo RS 5. Há ainda possibilidade de utilizar carbono no compartimento do motor, e para a carroceria há pacotes com acabamento em preto ou alumínio opaco. E o sistema de escapamento acusticamente esportivo – também com flape de som – traz ponteiras pretas..

Mais informações sobre a Audi, acesse: www.audi.com.br.

Chega ao mercado a Nissan Frontier 2011


Modelo 2011 ganha mais uma opção de acabamento, o modelo intermediário SE

Texto e Foto: Imprensa Nissan do Brasil

Com forte tradição na produção e comercialização de veículos 4x4, a Nissan do Brasil apresenta a linha 2011 da picape Nissan Frontier. Preparada para encarar qualquer desafio imposto pela diversidade de estradas, climas e condições dos mais distintos lugares do País, a Frontier 2011 se destaca por oferecer os maiores níveis de potência e torque de seu segmento: seu moderno motor 2.5 16V turbodiesel com intercooler gera 172 cavalos (a 4.000 rpm) e 41,1 kgf.m (a 2.000 rpm) na versão topo de linha. Primeiro carro produzido pela Nissan no Brasil, a Frontier agrega a mesma tecnologia aplicada nos veículos produzidos pela companhia no Japão. É a única picape do segmento com transmissão automática de 5 velocidades, além de contar ainda com a transmissão manual de 6 marchas. O modelo brasileiro conta com três anos de garantia.

Para a linha 2011, a picape ganhou uma reestruturação de suas versões e passa a contar com mais uma opção, a SE, intermediaria entre a XE, entrada, e a LE, topo de linha. A nova versão traz itens de conforto e segurança como air bag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), cinto de segurança de três pontos com pré-tensionadores e Alarme com Keyless. A Frontier SE é equipada com o motor 2.5L 16V e 144 cavalos (4000 rpm), sistema de tração 4x2 e 4x4 e câmbio manual de 6 marchas. “A introdução da versão SE mostra o interesse da marca em atender diferentes nichos do mercado, reforçando a tradição e o know how da Nissan na produção de picapes”, explica Erik Gottfried, gerente de Marketing de Produto da Nissan do Brasil.

A Frontier XE é a opção de entrada da nova linha e conta com motor de 144 cv (4000 giros e 36,3 kgf.m de torque - a 2.000 rpm). Foi desenvolvida para o cliente que quer uma picape robusta que ofereça o conforto de um carro de passeio com preço competitivo. Já a versão SE, além das mesmas características de versão de entrada, ainda traz mais equipamentos de segurança e se diferencia pelo para-choque traseiro cromado.

A versão LE, topo de linha, foi desenvolvida para atender o cliente que, além do conforto e robustez, quer uma picape com características de um automóvel completo. A Frontier LE tem equipamentos encontrados nos principais carros de luxo da Nissan. Piloto automático com controle no volante, farois de neblina, regulagem de altura dos faróis, grade frontal cromada, espelho retrovisor interno eletrocrômico, rádio AM/FM com CD/MP3 e entrada auxiliar com seis alto-falantes. A versão LE fornece elementos externos para enfatizar sua imagem forte - rack de teto e estribos laterais.

Com tantos atributos e baseado no crescimento da Frontier em 2010, a Nissan acredita que a Frontier 2011 reforçará sua participação no mercado de picapes médias e concorrerá em todo o segmento de versões de cabine dupla e motor a diesel, desde as versões de entrada 4x2 até as opções 4x4 mais completas.

DNA DE PICAPE

O modelo 2011 da Nissan Frontier mantém o excelente visual, imponente e robusto, marcado pelos traços fortes de sua carroceria. A frente preserva o pára-choque encorpado com farois de neblina, farois com extremidades angulosas e a grade com detalhes cromados, na versão top LE.

As laterais exibem os mesmos contornos largos dos pára-lamas e a traseira manteve o desenho das lanternas, a tampa traseira tem um sistema de trava por chave. Todas as versões da Nissan Frontier 2011 têm rodas de liga-leve 16” e pára-brisa degradê como itens de série.

Internamente, a Frontier mantém os elogiados padrões de acabamento. A posição de dirigir é privilegiada, e garante uma ampla visão ao motorista, facilitada desde a altura elevada do banco aos amplos retrovisores.

Outro diferencial entre as picapes do segmento é o banco traseiro da Nissan Frontier. Desenvolvido para aumentar o conforto dos passageiros, a inclinação do encosto tem 23° que proporcionam mais comodidade para quem viaja no banco de trás.

Espaços para objetos não faltam na picape: o porta-luvas é duplo, com duas tampas que se abrem em sentido inverso, enquanto o console traz porta-objetos e porta-copos, inclusive para os passageiros do banco de trás. Há espaço também nas laterais das portas para garrafas e outros tipos de objetos. Há ainda um prático porta-óculos alojado no teto, próximo ao espelho retrovisor, na versão top LE.

A Frontier tem 5.230 milímetros de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.780 mm de altura. Tem a maior distância entre-eixos oferecida no segmento (3.200 mm), garantindo conforto para todos os seus ocupantes. Além do conforto e da segurança para o uso urbano, o modelo também mostra qualidades para enfrentar terrenos fora de estrada. A capacidade de subida de rampa da Frontier é de 39°. A altura livre do solo é de 220 mm, o modelo conta com ângulo de entrada de 32°, e ângulo de saída de 24°, índices que mantém sua competitividade em relação aos rivais.

A caçamba mede 454 mm de altura, o que aumenta a capacidade de transportar mais objetos, e tem comprimento de 1.513 mm e largura de 1.494 mm. Com essas dimensões, a Frontier 2011 tem capacidade de carga de até 1.030 quilos e tanque de combustível com capacidade para 80 litros.

POTÊNCIA E ROBUSTEZ

Com duas configurações de motor common-rail turbodiesel e duas opções de transmissão, Frontier é a única picape a oferecer um propulsor com a potência de 172 cavalos a 4.000 rpm e o torque de 41,1 kgfm a 2.000 rpm. Essa versão mais potente do propulsor Nissan está disponível na opção topo de linha, a LE, que também é a única que oferece ao consumidor a possibilidade de escolha entre a transmissão automática de 5 velocidades e a manual, de 6 marchas.

A tecnologia aplicada na Frontier tem como destaque o sistema Shift-on-the-fly, que permite a passagem da tração 4x2 para a 4x4 através de acionamento eletrônico, mesmo quando a picape está em movimento. Esta mudança pode ser feita em até 80 km/h. A Nissan Frontier 4X4 ainda oferece a opção 4X4 Low (reduzida) – mais indicada para superar terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.

Linha 2011 Nissan Frontier

* XE 4X2 (câmbio manual): R$ 83.990,00
* SE 4X2 (câmbio manual): R$ 91.790,00
* XE 4X4 (câmbio manual): R$ 91.990,00
* SE 4X4 (câmbio manual): R$ 98.390,00
* LE 4X4 (câmbio manual): R$ 113.890,00
* LE 4X4 (câmbio automático): R$ 121.290,00

WebMotors participa da ExpoFenabrave 2010 com entretenimento em seu estande

Texto e Fotos: Imprensa Webmotors

O portal WebMotors participa da ExpoFenabrave, feira destinada a exposição de produtos e serviços voltados para as concessionárias de veículos automotores e do XX Congresso FENABRAVE. Os dois eventos serão realizados no Transamérica Expo Center, nos pavilhões C, D e E, entre os dias 9 e 11 de setembro.

Pela quarta vez consecutiva o WebMotors está presente na ExpoFenabrave em um stand de 48m² para demonstrar os atributos tecnológicos, inovadores e diferenciais do portal. “O Congresso e a ExpoFenabrave são oportunidades para estreitar o relacionamento com os parceiros e apresentar soluções em produtos e serviços. O evento é de grande importância para o segmento, porque reúne um público extremamente qualificado, o que reforça o sucesso da parceria de vários anos com a WebMotors”, enfatiza Ronaldo Rondinelli, superintendente do WebMotors.


Simulador de Fórmula 1 irá atrair visitantes

O porta WebMotors traz ao estande dois simuladores de corrida de Fórmula 1, que reproduzem a ergonomia de um automóvel em frente ao monitor, posicionando os convidados a uma simulação, com o objetivo de aproximar o virtual da realidade, tornando possível uma experiência única e interativa. O jogo simula os principais desafios da Fórmula 1 com suas curvas acidentadas e retas de alta velocidade onde o jogador mergulha na realidade virtual.

Além do jogo, o WebMotors disponibiliza ao público uma navegação pelo portal por duas telas touch screen para os participantes conhecerem melhor o site.

Dinamarqueses já abastecem carros com bioetanol de palha de trigo


Biocombustível celulósico deve ser produzido e comercializado no Brasil a partir de 2012

Texto: Jon H. Harsch*
Foto: Carlos Lourenço

Com a primeira remessa de 28 mil litros de etanol extraído da palha de trigo, feita há alguns dias, os motoristas dinamarqueses inauguram uma nova era, reduzindo as emissões de gás de efeito estufa ao rodarem abastecidos com resíduo agrícola. O avanço no setor dos biocombustíveis faz parte do acordo da empresa de petróleo norueguesa Statoil para comprar 5 milhões de litros de bioetanol celulósico da biorrefinaria piloto da dinamarquesa Inbicon, que será adicionado à gasolina. No Brasil o novo processo de fabricação de etanol também não tarda a chegar. O custo-benefício necessário para que o etanol de palha fosse comercialmente viável é resultado das novas enzimas desenvolvidas pela Novozymes, que enviou nesta semana o vice-presidente global, Thomas Nagy, para participar do XII Fórum Internacional sobre o Futuro do Álcool, em Sertãozinho - SP. Em sua apresentação, Nagy mostrou várias possibilidades para o bioetanol celulósico no Brasil e no mundo. “Dentro de poucos anos as companhias brasileiras líderes de mercado poderão assegurar um fornecimento de biocombustível celulósico em escala industrial”, disse o vice-presidente. Nos planos da companhia dinamarquesa e parceiros brasileiros, como o Centro de Tecnologia Canavieira de Piracicaba e a fabricante de equipamentos, Dedini, está a construção de plantas-piloto, o lançamento de enzimas específicas para esse tipo de indústria em escala comercial e até mesmo o início da construção de usinas de etanol celulósico propriamente ditas, a partir de 2012.

Na Dinamarca, Poul Ruben Andersen, Diretor de Marketing de Biocombustível da Novozymes, declarou que, depois acordo Inbicon/Statoil, agora é preciso que a indústria e a esfera política estejam firmemente engajadas para seguir adiante. “Estamos bastante entusiasmados pelo fato de que os motoristas dinamarqueses já podem abastecer os seus carros com biocombustível derivado de um resíduo agrícola. Isto mostra que a tecnologia já está pronta e que dá resultados. Só precisamos colocar a produção comercial de grande escala para funcionar”, disse Andersen. Antes do acordo, a Statoil comprava biocombustível de primeira geração extraído de produtos que também são usados como alimento, tais como o milho, o trigo e a beterraba. O novo acordo prevê o fornecimento de biocombustível de segunda geração feito com resíduos agrícolas e florestais. Niels Henriksen, diretor executivo da Inbicon, diz que o desafio está em colocar os biocombustíveis no mercado a um custo competitivo. “A principal meta é provar que o processo da Inbicon é viável sob condições industriais.” Ele acredita que a parceria Inbicon/Novozymes é essencial para o desenvolvimento de novas enzimas que tragam o melhor custo-benefício para o etanol celulósico.

*Jon H. Harsch, da Agri-Pulse Communications, com Enfoque Comunicação

Chery registra crescimento de 72,5% em vendas em agosto

Novas concessionárias e armazém com 10 mil itens de peças impulsionam o crescimento de vendas dos automóveis Chery no Brasil

Texto: Imprensa Chery do Brasil

A Chery Brasil, distribuidora oficial da maior fabricante de veículos independente da China, continua a crescer no mercado automotivo brasileiro, registrando 72,5% de aumento em vendas em agosto. A gigante automotiva chinesa alcançou 695 emplacamentos contra 403 de julho, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Em relação às vendas ao consumidor, a Chery registrou 761 unidades, contra 490 do mês de julho e em relação às vendas de atacado foram 1007 unidades de julho contra 1115 em agosto.

Recém lançado, o Chery Face assumiu a ponta e foi o modelo mais comercializado pela marca, com 360 unidades vendidas no varejo, seguido do Tiggo com 278 unidades e do Cielo, com 123 veículos comercializados nas versões hatch e sedã.

A Chery Brasil conta hoje com 40 revendas abertas e mais 30 pontos a serem inaugurados até dezembro/2010, distribuídas em todo território brasileiro. Para o mês de setembro, a marca inaugura mais 9 concessionárias nas cidades de Santo André/SP, Presidente Prudente/SP, Teresópolis/RJ, Nova Friburgo/RJ, Volta Redonda/RJ, Maceió/AL, Londrina/PR, Maringá/PR e Passo Fundo/RS.

Além disso, com objetivo de oferecer a melhor opção de veículo para o consumidor brasileiro, a Chery Brasil conta ainda com estoque de peças com mais de 10 mil itens, considerando que essas peças atendem aos 4 modelos que a marca tem comercializado no país.

Além do crescimento em vendas no Brasil, a Chery International, braço da Chery Automobile para o mercado externo à China, assinou o memorando de entendimento para instalação de fábrica no município de Jacareí, estado de São Paulo, na manhã de hoje. O representante da Chery International encarregado por firmar o memorando é o Vice-Presidente da Companhia, Du Weiqang. Em breve serão liberadas informações como sistema de produção, modelos a serem produzidos e demais estratégias da Companhia para o Brasil.

Chery Automobile

Fundada em 1997, a Chery Automobile Co. Ltda. é a maior montadora independente da China. Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados em Wuhu, hoje a empresa está presente em 70 países, tem 15 unidades produtivas e emprega mais de 22 mil funcionários.

Campeã de vendas internas, a empresa também tem alcançado resultados significativos no mercado internacional: é a única fabricante de automóveis a conquistar uma posição entre os 200 maiores exportadores da China.

Em 2009, a Chery desembarcou no Brasil, após diversos estudos, que avaliaram o País como um mercado promissor para a fabricante em sua estratégia de internacionalização.

Diretor de Qualidade da Renault é indicado membro da Academia Brasileira da Qualidade


Texto e Foto: Imprensa Renault Brasil

O engenheiro Marcio Migues, Diretor de Qualidade Mercosul da Renault, foi indicado para integrar uma seleta equipe de profissionais ligados à área da Qualidade no País que estão formando a Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), organização não-governamental e sem fins lucrativos. Para Marcio Migues, “é uma satisfação participar de um grupo que tem como meta contribuir para a excelência na gestão da qualidade nas empresas através do nosso conhecimento e experiência de mercado”.

Ainda em processo de formação, a missão da ABQ é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático da excelência na gestão da qualidade. A ABQ pretende levar conhecimento para a sociedade e está sendo formada por grandes autoridades da área. Desta forma, a indicação de Marcio Migues para compor esse grupo converge com um dos principais eixos estratégicos da Renault: a educação como fonte sustentável de desenvolvimento.

Marcio Migues é Diretor de Qualidade Mercosul da Renault há três anos. É engenheiro, especialista em Qualidade e coordenou por 12 anos cursos de pós-graduação. É o atual Presidente do Instituto da Qualidade Automotiva, sendo também um de seus co-fundadores. Com a indicação à Academia Brasileira da Qualidade, ele passa integrar um grupo composto por 10 experientes profissionais da área.

A Renault do Brasil está constantemente em busca do aprimoramento do nível de excelência qualidade de seus produtos e serviços, buscando desenvolver veículos que atendam às expectativas do público brasileiro.

Autoglass e Generali Brasil Seguros fecham parceria exclusiva em todos o país

Texto: Imprensa Autoglass

Desde o dia 1º de setembro a Autoglass, empresa de capital 100% nacional e especializada na gestão de serviços junto ao mercado segurador na área de vidros automotivos, assume, com exclusividade, o atendimento a carteira de segurados da Generali Brasil Seguros em todo o território nacional.

A parceria entre as duas empresas iniciou em fevereiro deste ano, com o atendimento parcial, para vidros, faróis, lanternas e retrovisores automotivos aos segurados. Já nessa época foi oferecido aos clientes Generali a assistência aos vidros residenciais, no ato da contratação das coberturas Auto Vidros Generali Nacional Completo e Auto Vidros Generali Importado, um serviço inédito no mercado.

Segundo Eduardo Borges, superintendente comercial da Autoglass, todas as 26 unidades da empresa e os mais de 700 pontos de atendimento distribuídos pelo País, oferecerão toda a assistência necessária, que inclui serviço móvel, conhecido como Autoglass Express, com mais de 95 veículos. “Esta parceria, iniciada timidamente, demonstra a excelência da Autoglass, já que após seis meses de trabalhos conquistamos a carteira completa da Generali, demonstrando que a qualidade e o comprometimento fazem a diferença”, destaca.

Perfil Autoglass

Além do atendimento especializado em vidros automotivos, a Autoglass oferece também serviços referentes a faróis, lanternas, película nos vidros e palhetas, além de comercializar ampla linha de acessórios como alarme e som automotivo. Um das diretrizes de seu crescimento é a responsabilidade ambiental e social, sendo a primeira empresa do Brasil a ter 100% do resíduo de vidro automotivo, gerado em suas unidades, reciclado.

Novo serviço da Marítima Seguros agiliza aprovação e liberação de reparos em veículos

Texto: Imprensa Marítima Seguros

A partir deste mês, os condutores que possuem um seguro da companhia passam a contar com as oficinas referenciadas SIM – Sinistro Imediato Marítima. Com isso, quem opta por uma das oficinas referenciadas nomeadas SIM tem o serviço liberado de imediato*, ou seja, os reparos são iniciados de pronto e o trâmite dos documentos ocorre a seguir.

"Trata-se de uma nova dinâmica no atendimento de sinistros.”, afirmam os coordenadores do Departamento de Sinistros de Automóveis, Maurício Chabaribery e Reinaldo Tadeu Dal Santo , completando:" Avançamos ainda mais no quesito agilidade. A aprovação e liberação dos reparos dos veículos segurados é muito rápida".

As oficinas oferecem, sem custo adicional, vantagens extras como, por exemplo, poder escolher entre um desconto de 30% nas franquias (limitado a R$ 400,00) ou sete dias a mais de carro reserva. Quem ficar com a segunda opção, terá até 14 diárias gratuitas.

“Os custos desses benefícios não são repassados ao segurado, pois o objetivo é ampliar a prestação dos serviços da Marítima,” diz José Carlos de Oliveira, Diretor do Ramo Auto da companhia.

Entre os demais benefícios oferecidos nas oficinas SIM, dois merecem destaque:

1) 5% de abatimento adicional na franquia para quem pagar à vista, ou em até três vezes no cartão de crédito.
2) 20% de desconto na mão-de-obra dos serviços de manutenção.

A promoção, por tempo limitado, está sendo implementada inicialmente no Estado de São Paulo. São mais de 20 oficinas.

*mediante análise de cobertura técnica

Ramos Transportes apóia a Corrida da Independência

Texto: Imprensa Ramos Transportes

A Ramos Transportes, uma das maiores empresas do segmento no País, investe no esporte de rua que já virou tradição nas principais cidades brasileiras, a corrida. A transportadora é co-patrocinadora do IX Troféu da Independência do Brasil Carrefour Viver 10km, mais conhecida como “Corrida da Independência” e que acontece na próxima terça-feira, dia 07 de setembro, a partir das 8 horas. Com saída do Museu do Ipiranga, em São, Paulo, o evento marca a comemoração dos 188 anos de independência do Brasil.

A edição deste ano, que espera receber um público de 5.000 corredores, traz três modalidades diferentes: corrida de 10 km e de 5 km e caminhada de 5 km.

A parceria com a Corrida da Independência começou com o interesse da Ramos Transportes em apoiar eventos esportivos. “Co-patrocinarmos a corrida significa incentivar nossos colaboradores à pratica do esporte e da qualidade de vida”, conta Igor Gatto, gerente de marketing da empresa. O executivo acredita que este apoio ressalta a imagem da empresa através do esporte e a atuação da companhia no cenário, que é fundamental para o desenvolvimento do esporte no País.

Sobre a Ramos Transportes

Com 67 unidades instaladas em todo o território nacional, a Ramos Transportes é a empresa que mais aposta no potencial das regiões Norte/Nordeste. Devido ao padrão de qualidade adotado em todas as unidades no Brasil, a transportadora foi a primeira empresa brasileira a alcançar o Nível Ouro da Transqualit - norma de referência em qualidade das empresas de transporte. Além disso, a Ramos é também certificada pelas normas ISO 9001:2000 e possui a certificação Transqualit para transporte de Produtos Farmacêuticos.

Ford mostra a nova visão pós-venda no Encontro Nacional de Peças e Serviço



Texto e Fotos: Imprensa Ford

A Ford promoveu esta semana o seu Encontro Nacional de Peças e Serviço, reunindo cerca de 1.000 profissionais da Rede Ford e fornecedores de peças e acessórios. O objetivo foi apresentar a nova visão e ações da marca na área de pós-venda para aumentar a satisfação dos clientes e obter uma operação sustentável e eficiente.

"O evento de quatro dias, em Florianópolis, incluiu reuniões técnicas e a entrega do prêmio Chairman’s Award para os distribuidores que alcançaram os níveis mais altos de satisfação de vendas e serviços. Foi uma excelente oportunidade para discutir e propor ações visando atender nossos clientes", afirmou Antonio Taranto, diretor de Operações de Serviço ao Cliente da Ford.

O encontro contou com a presença da diretoria da Ford, incluindo Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. A nova visão da Ford nessa área, chamada 100% de absorção de serviços, foi o tema central da reunião.


Visão global

“A recente mudança do cenário automobilístico ampliou a importância da área de serviços tanto do ponto de vista do atendimento ao cliente como do crescimento da atividade nos negócios dos distribuidores. No Brasil, mostramos à nossa rede a sustentabilidade dos negócios com base num serviço eficiente e atraente para os clientes,” argumentou Antonio Taranto (foto).

Para oferecer um bom atendimento aos clientes, o primeiro passo é ter preços competitivos e uma operação eficiente nos distribuidores. “Só assim eles podem continuar investindo no aprimoramento da qualidade”, explica.

Agilidade no atendimento

Entre os temas do Encontro Nacional de Peças e Serviço da Ford, foram abordados o treinamento dos técnicos da rede, os equipamentos de oficina, os processos de garantia, a logística de peças, o agendamento de serviços e os novos produtos para os clientes, como a inédita Garantia Estendida Ford.

Especial atenção foi dada também aos avanços de logística, visando agilizar o atendimento de pedidos. "Entre nossos investimentos no Centro de Distribuição de Peças, a Ford desenvolveu o Gestok, programa que permite o gerenciamento integrado dos estoques da Ford e dos distribuidores. Se algum item está com estoque abaixo do ideal, ele alerta o distribuidor para fazer a sua reposição", garante Antonio Taranto.

Outra inovação da marca é o agendamento de serviços na oficina pela internet. Realizado por meio de um sistema único, esse serviço já centraliza a programação de 90% dos distribuidores Ford no Brasil. O cliente entra em contato com a central, escolhe o distribuidor e a hora mais conveniente para ser atendido.

O Centro de Atendimento ao Cliente da Ford, conhecido como CAF, também inovou com o sistema On Line. Com ele, a comunicação entre este centro e a rede agora é feito via web, com acompanhamento total das solicitações.

"Estas soluções levaram o CAF a ser considerado o melhor serviço de atendimento ao cliente da indústria automobilística. Ele coleciona os seguintes prêmios: tricampeão do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviço ao Cliente, tricampeão do Prêmio Top Consumidor, bicampeão do Prêmio ABEMD, bicampeão do Prêmio Amauta e vencedor do Prêmio Nacional de Tele Serviços", afirma o executivo da Ford.

Garantia Estendida

O Encontro serviu ainda de palco para o lançamento oficial da Garantia Estendida Ford, produto inovador no mercado. Ele permite ao proprietário de qualquer automóvel, utilitário ou picape Ford contratar uma garantia adicional de 12 ou 24 meses, para todo o veículo ou apenas do motor e câmbio, antes do término da garantia de fábrica.

A principal vantagem da cobertura, além do preço acessível, é que ela segue exatamente o mesmo processo da garantia original. O programa foi testado como piloto em seis cidades e agora estará disponível para todo o Brasil.

Oficina de Líderes

A Ford apresentou também a criação do prêmio "Oficina de Líderes" para incentivar o aprimoramento contínuo dos profissionais da rede. Seu objetivo é reconhecer anualmente os melhores do Brasil nas seguintes funções: gerente de Peças, gerente de Serviço, coordenador de QCP (pesquisa de satisfação do cliente), consultor técnico, analista de garantia, mecânico e eletricista. Ele é um reforço ao programa Técnico Credenciado, que premia os melhores mecânicos da Rede Ford após uma série de provas, ampliando o reconhecimento para outros profissionais igualmente responsáveis pela qualidade do atendimento.


Como parte da programação, aconteceu ainda a entrega do prêmio Chairman’s Award aos melhores distribuidores Ford do Brasil. Os vencedores foram: Dimas, de Porto Alegre, RS; Navesa, de Brasília, DF; Costa Sul, de Santos, SP; Superauto, de Porto Alegre, RS; Sandrecar, de São Paulo, SP; Super Autoshow, de Porto Alegre, RS; Divem, de Mogi-Mirim, SP; Piracicabana, de Piracicaba, SP; Veiba, de Santo Antonio de Jesus, BA; Barrafor, do Rio de Janeiro, RJ; Florauto, de Porto Alegre, RS; e Bracom, do Rio de Janeiro, RJ.

Palestras Especiais

Três palestras apoiaram o programa. David Yglesias, titular de um distribuidor Ford nos Estados Unidos, mostrou como conseguiu passar pela crise do mercado norte-americano usando a área de peças e serviços como elemento importante de negócio. O consultor Francisco Mendes, especialista em pós-venda, falou sobre como atender e vender melhor. E Daniel Godri, especialista em motivação, destacou a importância de representar a marca Ford.

"Temos o plano global “One Ford" e os resultados já podem ser vistos na renovação da nossa linha de produtos, no crescimento da participação e das vendas e nos índices de satisfação dos clientes. Vamos continuar a trabalhar em novos programas para dar sequência a esse processo. E um dos pilares mais importantes da marca é o atendimento no pós-venda. Buscamos a excelência e liderança no segmento automotivo”, disse Marcos de Oliveira, durante o Encontro Nacional de Peças e Serviço.

MINI Parede Campos do Jordão foi sucesso entre os clientes Caltabiano

Texto e Fotos: Imprensa Caltabiano

Dirigir sem pressa admirando paisagens exuberantes, com momentos especiais e descontraídos. Este foi o clima do último MINI Parede, que desta vez levou os clientes Caltabiano para Campos do Jordão.

Os participantes do evento se divertiram e desfrutaram a emoção de dirigir os modelos MINI em estradas sinuosas com um cenário lindo.


O passeio, que faz parte das ações desenvolvidas pelo MINI Clube Caltabiano, está conquistando cada vez mais os clientes da marca já está com sua próxima edição agendada para o início de outubro, mas o lugar ainda é surpresa!

Grupo Caltabiano

Com 87 anos no mercado automotivo, o Grupo Caltabiano está entre as maiores concessionárias de veículos do Brasil, com lojas em São Paulo e Brasília. Hoje são 11 marcas comercializadas através de 22 pontos de vendas, que juntos contabilizaram um faturamento de R$1,2 bilhão em 2009. Neste ano, a Caltabiano inaugura mais 4 concessionárias, duas em São Paulo na zona norte e duas no Rio de Janeiro.

Marcos Gomes garante a pole da Corrida do Milhão Goodyear


O piloto foi o que mais venceu em Interlagos nos últimos três anos, com quatro vitórias desde 2007

Texto: MBraga Comunicação
Fotos: Fernanda Freixosa / Vicar

Maior vencedor em Interlagos nos últimos anos, com quatro vitórias desde 2007, o paulista Marcos Gomes assegurou a pole position para a Corrida do Milhão Goodyear, prova válida pela sétima etapa da Copa Caixa Stock Car. O piloto da Blau Full Time (Peugeot) garantiu o lugar de honra no grid da principal prova da temporada após obter a melhor média no treino classificatório deste sábado. Foi na última volta que ele conseguiu a marca de 1min38seg941, superando o tricampeão Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot), com 1min39seg057, que até já comemorava a conquista. Ricardo Mauricio, da Eurofarma RC (Chevrolet), ficou com terceiro tempo, 1min39seg130.

A Corrida do Milhão Goodyear largará às 10h50, para um total de 36 voltas ou 65 minutos de prova. A Rede Globo de Televisão mostrará a disputa ao vivo e na íntegra, dentro do Esporte Espetacular. A programação ainda terá outras atrações: 8h15, a segunda bateria da quarta etapa do Mini Challenge; e 13h10, a quinta prova do ano da Copa Chevrolet Montana, divisão de acesso da Stock Car.

Marquinhos explicou o bom desempenho neste sábado. "O Q3 foi muito bom para mim. Meu carro está bem competitivo e desde às primeiras voltas já sentia que poderia brigar pela pole. Mas a disputa com o Cacá foi bem mais acirrada do que eu esperava. Percebi que ele vinha bem e com boas chances também. Felizmente conquistei a pole, mesmo com uma diferença bem pequena, de apenas 12 milésimos", comemorou o paulista, que ocupa a 13a posição na classificação geral do campeonato, com 22 pontos.

O piloto da Blau Full Time, apesar da pole, disse que essa será uma corrida onde a estratégia pode fazer a diferença. "Essa é uma etapa em que a pole é que menos interfere no resultado da corrida. Por ser uma prova mais longa, com uma configuração diferente, a estratégia de cada equipe será fundamental. Qualquer errinho tático pode comprometer a corrida toda", considerou Marcos.

Cacá Bueno, que perdeu a pole no última volta, lamentou não largar em primeiro. "Nunca imaginava que perderia pole. E do jeito que foi, é duro de aceitar. Mas, de qualquer forma, estou feliz com o resultado e me garanti na primeira fila", explicou o tricampeão da Stock Car.

Marcos recebeu o cheque da Super Pole Pioneer

A prova terá alguns diferenciais em relação às demais da temporada. Além do incrível prêmio de um milhão de reais para o vencedor, uma das maiores quantias já pagas no esporte nacional, o sistema de disputa também terá novidades. As equipes terão de fazer dois pit stops, pois o reabastecimento será necessário para a conclusão da prova. Os times ainda terão de fazer uma troca obrigatória de todos os quatro pneus, o que dará ainda mais emoção a esta prova, para lá de interessante.

Confira o grid de largada da Corrida do Milhão Goodyear:

1) 80 Marcos Gomes (Blau Full Time - Peugeot), 1min38s941
2) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing Peugeot), 1min39s057
3) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC - Chevrolet), 1min39s130
4) 51 Átila Abreu (A.M.G. Motorsports - Chevrolet), 1min53s872
5) 19 Rodrigo Sperafico (Carlos Alves/Mico‚s Racing - Peugeot), 1min59s024
6) 77 Valdeno Brito (Cosan Mobil Super Racing - Chevrolet), sem tempo

7) 11 Nonô Figueiredo (Cosan Mobil Super Racing - Chevrolet), 1min39s037
8) 65 Max Wilson (Eurofarma RC - Chevrolet), 1min39s258
9) 33 Felipe Maluhy (Officer ProGP - Chevrolet), 1min39s222
10) 25 Julio Campos (JF Racing - Peugeot), 1min39s254
11) 1 Antonio Pizzonia (Hot Car Competições - Chevrolet), 1min39s260
12) 7 Thiago Marques (AMG Motorsport - Chevrolet), 1min39s281
13) 2 Alan Hellmeister (JF Racing - Peugeot), 1min39s432
14) 21 Thiago Camilo (Ipiranga Vogel Motorsport - Chevrolet), 1min39s441
15) 5 Constantino Jr (Crystal Racing Team - Peugeot), 1min39s626
16) 18 Allam Khodair (Blau Full Time - Peugeot), 1min40s262
17) 63 Lico Kaesemodel (RCM Motorsport - Peugeot), 1min38s797
18) 20 Ricardo Sperafico (Hot Car Competições - Chevrolet), 1min38s800
19) 74 Popó Bueno (A.Matheis Motorsport - Chevrolet), 1min38s810
20) 100 Ricardo Zonta (RZ Corinthians Motorsport - Chevrolet), 1min38s818
21) 6 Alceu Feldman (RCM Motorsport - Peugeot), 1min38s839
22) 14 Luciano Burti (Itaipava Racing Team - Peugeot), 1min38s898
23) 3 Cláudio Ricci (Crystal Racing Team - Peugeot), 1min38s899
24) 35 David Muffato (Itaipava Racing Team - Peugeot), 1min38s934
25) 8 Pedro Gomes (Ecopads Vogel Motorsport - Chevrolet), 1min39s052
26) 23 Duda Pamplona (Officer ProGP - Chevrolet), 1min39s156
27) 9 Giuliano Losacco (Flash Power Racing - Peugeot), 1min39s179
28) 99 Xandinho Negrão (A.Matheis Motorsport - Chevrolet), 1min39s179
29) 15 Antonio Jorge Neto (RZ Corinthians Motorsport - Chevrolet), 1min39s153
30) 16 Diego Nunes (RC3 Bassani - Peugeot), 1min39s273
31) 31 Wiliam Starostik (RC3 Bassani - Chevrolet), 1min39s283
32) 4 Gustavo Sondermann (Gramacho Costa Comp. - Chevrolet), 1min39s381
33) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing - Peugeot), 1min39s448
34) 55 Christian Fittipaldi (Gramacho Costa Comp. - Chevrolet), 1min40s073

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava e Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

Sérgio Jimenez crava segunda pole position seguida


Em treino marcado pelo equilíbrio, diferença entre os oito primeiros colocados para a quinta etapa da Copa Montana foi de apenas um décimo de segundo

Texto e Foto: Imprensa Sérgio Jimenez

Dono da melhor volta do fim de semana com 1min43s315, marca alcançada no segundo treino livre de sexta-feira (03), Sérgio Jimenez (GFS Software) confirmou o bom desempenho neste sábado (04) e conquistou sua terceira pole position na atual temporada da Copa Chevrolet Montana. Após uma classificação extremamente disputada, o piloto ganhou o direito de partir da posição de honra no grid de largada da quinta etapa, que está sendo realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

O piloto da Scuderia 111, que busca sua segunda vitória consecutiva, fez o tempo de 1min44s166, apenas 20 milésimos de segundo mais rápido que o segundo colocado, Rodrigo Navarro. O equilíbrio, aliás, foi o destaque da sessão classificatória. A diferença entre os oito mais rápidos foi inferior a 0s1, fato exaltado pelo pole position.

"A Copa Montana tem uma competitividade muito alta. Isto pode ser notado pelo fato de os oito primeiros estarem dentro do mesmo décimo de segundo, o que é muito difícil de acontecer em qualquer categoria do mundo", analisou Jimenez, que afirmou ter um carro muito bom para a corrida deste domingo.

"O carro está bem equilibrado. Na classificação, as minhas duas melhores voltas tiveram diferença de apenas um décimo. No treino livre desta manhã, meus melhores tempos variaram em só um milésimo. Isto me deixa bem confiante para amanhã, pois a prova é bem longa. São 40 minutos de corrida, mas fico confortável em saber que estou com um carro equilibrado e que deve se comportar bem ao longo das 26 voltas da corrida", contou.

Nem a possibilidade de chuva para a capital paulista neste domingo (05), quando será disputada a corrida, abala a confiança do vencedor da última etapa da categoria, disputada em Ribeirão Preto (SP), antes da Copa do Mundo FIFA.

"Eu ouvi que tem possibilidade de chuva para amanhã. Se realmente mudar o tempo, aí vai todo mundo para a corrida no escuro, pois ninguém andou na chuva aqui. A última vez que andamos na chuva com este carro foi justamente em Interlagos, na última prova da temporada passada. Vai ser bem difícil, mas vai ser assim para todo mundo. Posso até ter uma vantagem por largar na frente e não ter o spray na minha cara, mas, nestas condições, sem ter treinado, acho que nem para o (Ayrton) Senna seria fácil", comentou o pole position.

A corrida está marcada para às 13h do domingo (05), com transmissão ao vivo pela RedeTV! e pelo Speed Channel (NET), e via internet pela RaceTV (www.racetv.com.br).

Confira os dez primeiros do grid de largada para a 5ª etapa da Copa Montana:
1- Sérgio Jimenez - 1min44s166
2- Rodrigo Navarro - 1min 44s186
3- Diogo Pachenki- 1min 44s191
4- Eduardo Leite - 1min44s199
5- Wellington Justino - 1min44s234
6- Rafael Daniel - 1min44s242
7- Galid Osman - 1min44s248
8- Douglas Soares - 1min44s262
9- Lucas Finger - 1min44s503
10- Edson do Valle - 1min44s599

Fique por dentro da programação da Copa Montana em Interlagos (horário de Brasília):

DOMINGO (05/09)
13h10: Largada - 5ª etapa Copa Chevrolet Montana

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Itaipava Racing Team tenta encontrar melhor estratégia para a Corrida do Milhão em Interlagos


Carros da equipe largam nas posições intermediárias em busca do prêmio oferecido ao vencedor da prova de São Paulo

Texto: Imprensa Itaipava Racing Team
Foto: Fabio Oliveira

Não foi exatamente uma surpresa, mas as constantes mudanças nas condições de pista chacoalharam a relação de forças no treino classificatório para a Corrida do Milhão, disputado neste sábado (4), no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). A pole position ficou com Marcos Gomes. "Foi exatamente como prevíamos ontem, seria importante ter carro para aproveitar cada momento da pista. Esses pneus são muito sensíveis na questão de temperatura. É igual para todo mundo, mas tem gente que está sabendo explorar melhor a pista em situação ruim como estava na classificação", comentou Luciano Burti.

O piloto da Itaipava Racing Team fechou os treinos livres da véspera entre os dez melhores, mas desta vez não conseguiu colocar o carro nas primeiras posições, vai largar em 22º. A pista estava mais quente. "Você compara o carro de hoje de manhã com o carro de agora e é completamente diferente, sendo que é o mesmo carro, o mesmo acerto. Todo mundo piorou, mas nós pioramos um pouco mais. Não estávamos preparados para a situação de pista. Tentamos nos preparar, mas não funcionou", lamentou Luciano Burti. Diferente das provas anteriores, a Corrida do Milhão oferece outras possibilidades de recuperação, com duração de pouco mais de uma hora e dois pit stops (geralmente, as provas têm apenas um na Stock Car).

"Largar atrás é sempre ruim, mesmo aqui, que tem opções de estratégia. Agora temos que pensar em conjunto com a equipe, para saber o que vale mais a pena, partir para uma corrida agressiva ou conservadora", revela Luciano Burti. A sétima etapa da temporada da Stock Car será disputada neste domingo (5), às 10h50, com transmissão ao vivo da Rede Globo. O companheiro de equipe de Luciano Burti, David Muffato, notou uma pequena evolução no desempenho do carro, mas não o suficiente para largar na frente e vai alinhar bem próximo do parceiro, em 24º.

"A pista mudou, mas até aí nós já esperávamos. De equilíbrio do carro, esta foi a vez que senti o equipamento mais 'na mão', diferente da parte da manhã, em que mesmo usando pneus novos o carro estava muito ruim", contou. "Faltou um pouquinho na minha primeira volta, não arrisquei tanto num dos pontos do traçado, exatamente onde melhorei na segunda volta, mas aí não fechei como gostaria. Vamos pensar bem na estratégia, amanhã a corrida é longa, terá outro clima, muito mais fresco", concluiu David Muffato.

O grid de largada em Interlagos


1 - Marcos Gomes
2 - Cacá Bueno
3 - Ricardo Maurício
4 - Átila Abreu
5 - Rodrigo Sperafico
6 - Valdeno Brito
7 - Nonô Figueiredo
8 - Max Wilson
9 - Felpe Maluhy
10 - Júlio Campos
11 - Antonio Pizzonia
12 - Thiago Marques
13 - Alan Hellmeister
14 - Thiago Camilo
15 - Constantino Jr.
16 - Allam Khodair
17 - Lico Kaesemodel
18 - Ricardo Sperafico
19 - Popó Bueno
20 - Ricardo Zonta
21 - Alceu Feldmann
22 - Luciano Burti
23 - Cláudio Ricci
24 - David Muffato
25 - Pedro Gomes
26 - DudaMaplona
27 - Giuliano Losacco
28 - Xandinho Negrão
29 - Antonio Jorge Neto
30 - Diego Nunes
31 - William Starostik
32 - Gustavo Sondermann
33 - Daniel Serra
34 - Christian Fittiipaldi

A essencial troca simultânea das correias e tensionadores do motor


Texto e Foto: Imprensa Dayco

Indispensáveis itens do motor de um veículo, as correias (atualmente incorporam alta tecnologia), embora de fundamental importância no contexto de seu funcionamento, são comercializadas a baixo custo. Já os tensionadores, também de alta tecnologia, mas com matérias-primas mais dispendiosas, apresentam custo superior.

Assim, quando o proprietário de um veículo procura um mecânico para a troca das correias do motor – a grande maioria substitui somente a correia dentada -, muitas vezes não aceita o conselho do aplicador para efetuar, também, a troca dos tensionadores destas correias.

São fatos do dia a dia que precisam ser esclarecidos. A função do tensionador é o de gerar a tensão adequada da correia, mantendo-a esticada e na posição correta. Na realidade, a correia, assim como os demais itens do motor, não opera sozinha. Seu desempenho depende do tensionador, das polias e dos rolamentos auxiliares que trabalham juntos no sistema de transmissão de força.

Destaque-se, e poucos usuários têm este conhecimento, que o desgaste das peças citadas acontece simultaneamente. E que o travamento de um tensionador ocasionará o imediato rompimento da correia.

Assim, a Dayco Power Transmission, fabricante e fornecedora de correias, tensionadores e polias para as maiores montadoras do mundo, aconselha que o motorista apenas siga o plano de manutenção de seu veículo.

Sérgio Jimenez larga da frente na Copa Montana


O piloto paulista repetiu o bom desempenho dos treinos livres

Texto: MBraga Comunicação
Fotos: Duda Bairros / Vicar

Sérgio Jimenez, da Scuderia 111, repetiu o bom desempenho dos treinos livres, quando andou bem em todas as sessões e inclusive fez o melhor tempo da sexta-feira, e faturou a pole position da quinta etapa da Copa Chevrolet Montana. O paulista de Piedade cravou 1min44seg166 para os 4.309 metros do circuito de Interlagos e abre a primeira fila neste domingo. Rodrigo Navarro, da M4T Motorsport, largará em segundo, pois anotou 1min44seg186, enquanto Diogo Pachenki, da Nascar Motorsport, abrirá a segunda fila, com 1min44seg191.

A Copa Montana encerrará a programação da Stock Car e neste domingo larga às 13h10 para os desafios da etapa que marca o retorno da divisão de acesso às pistas. A corrida tem transmissão ao vivo da Rede TV!, RaceTV e canal Speed Channel.


Jimenez repetiu o feito de Ribeirão Preto, e novamente vai largar na frente. "É a segunda pole do ano e como era de se imaginar, estou muito contente", comemorou. O paulista, no entanto, prevê uma prova bem disputada. "O equilíbrio que tivemos durante os treinos e no classificatório vai ser repetir na corrida. Vamos trabalhar no acerto ideal do carro, que está consumindo muito os pneus. É bom fazer a pole, mas agora é se concentrar na corrida, afinal não ganhamos nada ainda", considerou o piloto, que está na quinta colocação, com 40 pontos, 17 a menos que o líder e companheiro de equipe Rafael Daniel.

Com equilíbrio que tem apresentado, a prova que corresponde à quinta etapa da Copa Chevrolet Montana deve manter a competitividade. Depois de ficar 90 dias longe das pistas, a divisão de acesso prevê uma corrida bastante equilibrada e com disputas acirradas pelas primeiras posições. O líder da competição, Rafael Daniel largará na quinta posição.

Resultado do treino classificatório da quinta etapa

1) 73Sérgio Jimenez 1:44.166 - Scuderia 111
2) 18Rodrigo Navarro 1:44.186 - M4t Motorsport
3) 6 Diogo Pachenki 1:44.191 - Nascar Motorsport
4) 9 Eduardo Leite 1:44.199 - Hot Car Racing
5) 26 Wellington Justino 1:44.234 - Hot Car Racing
6) 22 Rafael Daniel 1:44.242 - Scuderia 111
7) 28 Galid Osman 1:44.248 - Carlos Alves Comp.
8) 8 Douglas Soares 1:44.262 - Gramacho Costa Comp.
9) 21Lucas Finger 1:44.503 - A.M.G. Motorsports
10) 46 Edson do Valle 1:44.599 - J. Star Racing
11) 60 Sérgio Ramalho 1:44.639 - Bazzo Racing
12) 98 Marcelo Tomasoni 1:44.658 - Carlos Alves Comp.
13) 23 Marco Cozzi 1:44.677 - Racequip Motor.
14) 43 Cássio Homem de Mello 1:44.863 - Petrópolis Motor.
15) 3Denis Navarro 1:44.926 - RC3 Bassani Racing
16) 17 Serafin Jr 1:44.930 - W2 Racing
17)48Gustavo Sondermann 1:44.948 -Star Race
18) 56 João Pretto 1:45.021 - Mottin Racing
19) 11Pedro Boesel 1:45.081 - Petrópolis Motor.
20) 31 Ítalo Silveira 1:45.133 - RS Racing
21) 90 Thiago Riberi 1:45.143 - W2 Racing
22) 88 Leandro Romera 1:45.359 - RS Racing
23) 38 Thiago Penido 1:45.440 - M4t Motorsport
24) 2João Paulo Mauro 1:45.634 - Nascar Motorsport
25) 14 Hybernon Cisne 1:45.838 - Motortech Comp.
26) 16 Carlos Kray 1:46.200 - CKR Racing
27) 75 Henrique Assunção 1:46.280 - CKR Racing
28) 1Cadú Pasetti 1:47.137 - Gramacho Costa Comp.
29) 32 Fernando Fortes 1:47.326 - Racequip Motor.
30) 49 Marcelo Cesquim 1:47.562 - Mottin Racing
31) 7Kau Machado 1:48.108 - Max Power Racing
32) 63 Marlon Watamabe 1:57.296 - Max Power Racing

A Copa Chevrolet Montana 2010 é uma realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é da Chevrolet.

Mais informações no site www.stockcar.com.br

Primeira etapa MINI Challenge Cup em São Paulo


Texto e Foto: Imprensa MINI

A primeira bateria do MINI Challenge Cup que aconteceu hoje no Autódromo de Interlagos foi regada de emoção, disputa acirrada entre os pilotos e muita animação do público.

Alexandre Conill chegou ao primeiro lugar com o tempo de 25min33seg265, já Cláudio Dahruj conquistou o segundo degrau do pódio com 25min34seg098 e Patrick Gonçalves ficou em terceiro com 25min35seg226. Os pilotos contaram com um dia lindo de sol e pista seca, o que ajudou muito no desempenho dos carros.

Os modelos participantes da corrida são os MINI Cooper John Cooper Works com motor de 211 cv, com quatro cilindros em linha, com turbo-compressor e injeção direta de gasolina com 1.598 cc, pode atingir 240 km/h.

Claudio Ricci e Constantino Jr trabalham nos ajustes finais para a Corrida do Milhão

Constantino Jr
Pilotos da Crystal Racing Team acreditam em boa perfomance na prova de Interlagos

Texto: Cadu Tupy / Imprensa Crystal Racing Team
Foto: Fabio Oliveira

Após muito trabalho nos boxes da equipe Crystal Racing Team durante os treinos livres, o piloto mineiro Constantino Jr conseguiu a 15ª posição no grid de largada para a Corrida do Milhão da Stock Car, que será disputada neste domingo (5), em Interlagos, São Paulo. Seu companheiro de equipe, o gaúcho Cláudio Ricci, foi atrapalhado por um adversário durante a volta rápida e ficou em 23º. Marcos Gomes foi o pole, Cacá Bueno ficou em segundo e Ricardo Maurício em terceiro. A Corrida do Milhão tem largada marcada para às 10h50 de domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.

"Estou muito satisfeito com este resultado", disse Constantino Jr. "Felizmente conseguimos passar para o Q2, mas não deu para ir além do que fui. Então resolvemos ir para os boxes e poupar um jogo de pneus para a corrida. Claro que ficou difícil pensando em vitória, mas ainda temos chance". A previsão para o dia da corrida é de clima mais ameno, diferente do calor dos dois primeiros dias de atividades em Interlagos, o que pode influenciar na prova, na opinião de Constantino Jr. "Isso sem dúvida mudará o comportamento do carro".

"Claro que por já sabermos como a temperatura deverá estar durante a corrida ajustamos o carro pensando nisso. Mas ninguém ganha corrida na véspera, por isso vamos conversar ainda e definir a estratégia adequada para a corrida", revela o piloto, que ainda busca seus primeiros pontos na Stock Car. Sofrendo com problemas de equilíbrio no carro durante todo o final de semana, Cláudio Ricci tem o mesmo pensamento e aposta no acerto do carro e na estratégia para subir na classificação.

"Começamos muito mal aqui em Interlagos. Conseguimos melhorar para este treino, mas não foi o suficiente. A corrida amanhã é muito longa, mas com uma estratégia boa podemos conseguir alguma coisa legal. Confio que teremos um carro melhor para a corrida", analisa Cláudio Ricci. Ele marcou pontos em três das seis corridas realizadas até o momento na temporada 2010.

O grid de largada em Interlagos

1 - Marcos Gomes
2 - Cacá Bueno
3 - Ricardo Maurício
4 - Átila Abreu
5 - Rodrigo Sperafico
6 - Valdeno Brito
7 - Nonô Figueiredo
8 - Max Wilson
9 - Felpe Maluhy
10 - Júlio Campos
11 - Antonio Pizzonia
12 - Thiago Marques
13 - Alan Hellmeister
14 - Thiago Camilo
15 - Constantino Jr.
16 - Allam Khodair
17 - Lico Kaesemodel
18 - Ricardo Sperafico
19 - Popó Bueno
20 - Ricardo Zonta
21 - Alceu Feldmann
22 - Luciano Burti
23 - Cláudio Ricci
24 - David Muffato
25 - Pedro Gomes
26 - DudaMaplona
27 - Giuliano Losacco
28 - Xandinho Negrão
29 - Antonio Jorge Neto
30 - Diego Nunes
31 - William Starostik
32 - Gustavo Sondermann
33 - Daniel Serra
34 - Christian Fittiipaldi

Alexandre Conil vence a 1a bateria do Mini Challenge em Interlagos

Dahruj, Conil e Golçalves no pódio
Prova, válida pela quarta etapa, aconteceu neste sábado

Texto: MBraga Comunicação
Fotos: Duda Bairros / Vicar

Alexandre Conil confirmou seu favoritismo na primeira bateria da quarta etapa do Mini Challenge, realizada na manhã deste sábado, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. O piloto, que largou na pole position, foi o mais rápido após 13 voltas no circuito paulistano e garantiu sua primeira vitória na temporada. A segunda bateria da etapa será neste domingo, a partir das 8h15, e Cláudio Dahruj sairá na pole, ao lado de Luciano Burti. Serão 25 minutos de duração.

O piloto do carro 27 completou a prova com o tempo de 25min33seg265. Na segunda posição ficou Cláudio Dahruj, em 25min34seg098 e o baiano Patrick Gonçalves fechou o pódio da mais nova divisão da Família Stock Car em, 25min35seg226.


A prova teve uma grande confusão logo na largada, envolvendo os pilotos José Mario de Castilho e Leonardo Burti, que abandonaram em seguida. A corrida foi bastante disputada em dois pelotões distintos: os três ponteiros travaram uma briga equilibrada, enquanto Luis Otavio Costa (Tato) e Bruno Henriques vinham se tocando a cada curva na briga pela sétima posição. Quem se deu melhor foi o paulista Tato.

Conil, como era de se esperar, estava feliz pelo resultado, e, de maneira breve, salientou a importância da vitória. "Eu ainda não tinha conquistado o pódio, e ir para o lugar mais alto é uma felicidade grande", enfatizou. "Tive um bom desempenho, o carro também rendeu bem e, com isso, consegui a pole e larguei bem. Sofri uma pressão controlável e administrei a corrida. Agora é comemorar e torcer pelo meu companheiro, Guto Negrão, que vai largar em quarto, mas pode brigar pelo pódio", finalizou.

Resultado da primeira bateria:

1) Alexandre Conil, 13 voltas, 25min33seg265
2) Cláudio Dahrujm 25min34seg098
3) Patrick Gonçalves, 25min35seg226
4) Rodrigo Hanashiro, 25min41seg489
5) Helio Saraiva, 25min49seg574
6) Rodrigo Barone, 25min51seg022
7) Bruno Henriques, 26min01seg565
8) Luiz Otávio Costa, 26min05seg086
9) Franco Giaffone, 26min05seg754
10) Pierre Ventura, 26min07seg405
11) Fábio Viscardi, 26min08seg929
12) Rolf Gemperli, 26min11seg826
13) Beto Cavaleiro, 26min16seg678
14) Gustavo Trindade, 26min18seg704
15) José Ricardo Viana, 27min06seg234
16) Adriano Amaral, 11 voltas
17) Benedito de Carvalho Lago, 11 voltas
18) Pedro Ernesto Barreto, 2 voltas
19) Leonardo Burti, 0

Mais informações no site www.stockcar.com.br

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sertões premia campeões em 19 categorias, além das gerais


Texto: ReUnion Press

O Rally Internacional dos Sertões terminou no último dia 20 em Fortaleza (CE), mais precisamente no Beach Park. Foram cerca de 4.500 quilômetros percorridos em dez dias, entre Goiânia (GO) e a capital cearense. Largaram 155 veículos, entre motos, quadriciclos, carros e caminhões. Destes, 112 chegaram ao destino final da 18ª edição da segunda maior prova fora-de-estrada do planeta. Apenas alguns, entretanto, foram os campeões de suas respectivas categorias.

Além dos vencedores gerais - Marc Coma (motos); Rafal Sonik (quadris); Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (carros); e Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (caminhões) -, outras 19 categorias foram premiadas. Motos e carros foram os veículos com maior número de subdivisões.

Mais sete campeões nas motos e três nos quadris
Bicampeão do Dakar, Coma faturou sua primeira vitória na maior aventura brasileira sobre rodas entre todos que disputaram em duas rodas e também na categoria Super Production Over - válida pelo mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para motos com mais de 450 cm³ de cilindrada até 1300cc. Com o quarto lugar no Sertões, o francês David Casteu venceu a etapa do campeonato mundial de cross country na categoria Super Production 450 - motocicletas e protótipos com motorização a partir de 250 até 450 cm³ de cilindrada - e, de quebra, conquistou seu primeiro título mundial.

Segundo colocado na geral, o mineiro Felipe Zanol foi o campeão na Production 450 -válida pelo mundial da FIM para motocicletas de série até 450cc, dois e quatro tempos. Laurent Lazard, na Production Over - para motos de 450cc até 700cc.

Pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na categoria Sport - motocicletas com motorização dois tempos até 380cc ou motorização quatro tempos até 700cc -, que valeu pontos pelo nacional da modalidade, o vencedor foi Guto Klaumann; assim como Marcos Finato, na Super Production - motos e protótipos a partir de 250cc até 1300cc com preparo livre -; Felipe Zanol, na Production - motos até 450 cm³ de cilindrada, de dois e quatro tempos, seguindo normas FIM, e motos off-road produzidas no Brasil de até 700cc. Pela categoria Brasil até 450cc - motos até 450cc, de dois e quatro tempos, produzidas no país com preparo livre - o campeão foi Dautim Cimetta.

Em quatro rodas, mas ainda com o corpo exposto, o polonês Rafal Sonik, conhecido como "Super Sonik", estreou com o pé direito no Sertões. Faturou o título no geral dos quadriciclos e também na categoria Quads - que faz parte do mundial FIM. Francinei Costa foi o campeão pela Campeonato Brasileiro na categoria Quadris Extreme - máquinas com motorização de até 1300cc com preparação livre, tração 4x2 ou 4x4 -, enquanto Tom Rosa venceu na Quadris 450 - quadriciclos com motorização de até 450cc com preparação livre, tração 4X2 ou 4x4 -, para veículos com até 450 cm³ de capacidade.

Carros e caminhões: seis campeões em quatro rodas e dois nos peso-pesados
Ao conquistar o tricampeonato do Rally dos Sertões, o primeiro ao lado do navegador Youssef Haddad, Guilherme Spinelli também faturou o título na categoria Protótipo T1 - veículos com produção nacional e pelos menos mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos. Os vice-campeões deste ano, Klever Kolberg e Flavio França, ganharam a prova na Protótipo T1 - Etanol.

Ao completar o maior rali nacional em terceiro lugar, Paulo Nobre "Palmeirinha" e Luiz Carlos Palu foram os campeões pela T1 FIA - protótipos homologados de acordo com o anexo J da FIA (Federação Internacional do Automóvel). Luiz Facco e Silvio Deusdará levaram a melhor na Super Production - participam veículos com menos de mil unidades produzidas -; como Sven Fischer e João Luiz Stal, na T2 FIA - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas durante 12 meses consecutivos homologados pela FIA para competições de rali cross country-; e Victor Valente e Daniel Simon, na Production T2 - veículos com o mínimo de mil unidades produzidas, tendo como comercialização inicial de veículo normal de rua (picapes, sport utilitys ou utilitários) e posteriormente adaptados e adequados ao uso em competições ou rallys.

Com apenas duas categorias, os caminhões se dividiram em veículos leves - mínimo de 3.500kg - e pesados - peso mínimo de 4.800kg. O trio formado por Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca, vencedores do rali no geral dos pesos-pesados, sagraram-se campeões entre os caminhões leves, enquanto Ulysses Marinzeck, Cesar Botas e Adriano Silva, trio quinto colocado entre os dez caminhões, faturou o título entre os pesados.

As categorias Carro Super Prodution e Geral Caminhões e Caminhões Pesados estão sob judice em razão da intenção de recurso do carro 338 e do caminhão 405 ao TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Confira a tabela com todos os campeões do 18º Rally Internacional dos Sertões:
Motos
Geral - Marc Coma (ESP) - KTM 690
Mundial FIM Super Production Over - Marc Coma (ESP) - KTM 690
Mundial FIM Super Production 450 - David Casteu (FRA) - Sherco 450
Mundial FIM Production Over - Laurent Lazard (URU) - KTM 690
Mundial FIM Production 450 - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450
Campeonato Brasileiro Sport - Guto Klaumann (BRA) - Yamaha 450
Campeonato Brasileiro Super Production - Marcos Finato (BRA) - KTM 525
Campeonato Brasileiro Production - Felipe Zanol (BRA) - Honda 450
Campeonato Brasileiro Brasil até 450cc - Dautim Cimetta (BRA) - Honda 300

Quadris
Geral - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900
Mundial FIM Quads - Rafal Sonik (POL) - Yamaha 900
Campeonato Brasileiro Quadris Extreme - Francinei Costa (BRA) - Yamaha 700
Campeonato Brasileiro Quadris 450 - Tom Rosa (BRA) - Yamaha 450

Carros
Geral - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR
Protótipo T1 - Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BRA) - Mitsubishi Triton SR
Protótipo T1 - Etanol - Klever Kolberg/Flavio França (BRA) - Protom
T1 FIA - Paulo Nobre "Palmeirinha"/Luiz Carlos Palu - BMW X3
T2 FIA - Sven Fischer/João Luiz Stal - Mitsubishi Pajero
Super Production - Luiz Facco/Silvio Deusdará - Mitsubishi L200
Production T2 - Victor Valente/Daniel Simon - Toyota Hilux

Caminhões
Geral - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000
Caminhões Leves - Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (BRA) - Ford F4000
Caminhões Pesados - Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (BRA) - Ford Cargo 1722

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Caltabiano reforça sua atuação em vendas de marcas premium em São Paulo


Texto: Visar Planejamento

Localizadas na Avenida Bráz Leme, uma das principais vias de São Paulo e de fácil acesso ao centro e marginais, a Caltabiano MINI e a Caltabiano BMW Motorrad serão inauguradas dia 9 de setembro.

Para o Grupo Caltabiano, a inauguração destas duas concessionárias é resultado de um excelente desempenho em vendas de produtos BMW e MINI.

“A Caltabiano foi a primeira concessionária MINI do Brasil e há dois anos comercializando motos BMW nos tornamos a 1ª concessionária independente BMW Motorrad no mundo em volumes de vendas.Esperamos com essas inaugurações reforçar o nome do nosso Grupo em São Paulo, mas acima de tudo, contribuir para o crescimento da montadora no Brasil”, fala Alessandro Maia, diretor superintendente da Caltabiano.

Quem serão os campeões do Paulista Off-Road 2010?


Texto:Liberdade de ideias

Será no Rally Rota Band Brasil que São Paulo conhecerá os campeões do Paulista Off-Road 2010. Após duas rodadas no ano, a decisão acontecerá de 04 a 06 de setembro, e a comemoração será em São Luiz do Paraitinga, SP.

Na Super Máster, os irmãos Alfredo e Camilo Turcato lideram com certa folga, com oito pontos de vantagem para Ernesto Kabashima e Minae Miyauti, com 40 e 32 pontos, respectivamente.

Já nas demais categorias, a briga pelo título está bastante acirrada. Entre os Graduados, as duplas José Eduardo de Paula e Carlos Guimarães, e Marco Salioni e Celso Gonçalves Júnior, estão empatadas com 37 pontos. "A ponta está bem dividida, pois nossos concorrentes são fortes. Nossa estratégia é entrar bem concentrados para o Rota Brasil, pois será uma prova decidida nos detalhes. Vai levar quem errar menos", disse Eduardo. "Temos um bom histórico com a competição. No ano passado, vencemos os dois dias, e além disso, fomos vicecampeões Paulista, por isso, nos preparamos para ser campeões em 2010. Será difícil, mas vamos buscar", completou o piloto.

A mesma situação se repete na Turismo, com as equipes de Celso e Belén Macedo, e Norival Nogueira Júnior e Marcelo Batista, também empatados com 37 pontos. "É muito importante para a realização da dupla disputar o pódio do Paulista, pois trata-se de um dos ralis de regularidade mais técnicos que o País tem; as planilhas te levam ao limite", analisou a navegadora Belén. "Treinamos bastante para encarar este desafio, e faremos nas trilhas exatamente o que fizemos nos treinos: chamando a concentração do outro para não perder o pé ou o raciocínio. São horas que saímos do mundo, com foco total na disputa", confidenciou.

O percurso terá aproximadamente 220 quilômetros e passará pela cidade de Lagoinha, fazendas do Grupo Suzano (Fazenda Barreiro e Cachoeirinha), e Grupo Fibria (Fazenda São José II, Calipso e Pio X). Serão dois dias de disputas, com 104 e 116 quilômetros, respectivamente.

"Queremos proporcionar uma disputa a altura da competência e habilidade dos participantes que prestigiarão o Rally Rota Band Brasil. Para isso, levantamos um roteiro com diversos laços e pegadinhas, médias de velocidade justas, e bastante navegação", declarou o diretor de prova, Clayton Prado.

Informações no www.paulistaoffroad.com


Programação do Rally Rota Brasil 2010

04/09/10 - Sábado

13h00 - Início das vistorias técnicas, secretaria de prova
17h00 - Briefing obrigatório e entrega de planilhas da primeira etapa

Local:
Praça Dr. Oswaldo Cruz - Centro - São Luiz do Paraitinga
Coordenadas GPS: S 23º13’19.9" W 045º18’39.0"

05/09/10 - Domingo

10h00 - Largada técnica
14h00 - Início chegada
18h00 - Briefing obrigatório e entrega de planilhas da segunda etapa

Local:
Praça Dr. Oswaldo Cruz - Centro - São Luiz do Paraitinga
Coordenadas GPS: S 23º13’19.9" W 045º18’39.0"

06/09/10 - Segunda

10h00 - Largada técnica

Local:
Praça Dr. Oswaldo Cruz - Centro - São Luiz do Paraitinga
Coordenadas GPS: S S 23º13’19.9" W 045º18’39.0"

14h00 - Início da chegada
17h00 - Divulgação dos resultados
17h30 - Entrega da premiação


O Campeonato Paulista Off Road tem Patrocínio da Band Vale TV e Apoio da Revista 4x4 & Cia, Logo & Tipos Comunicação Visual, Agência Tríadaz, Totem, Liberdade de Ideias Assessoria de Imprensa e Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga

WebMotors compartilha anúncios do portal nas redes sociais




O WebMotors, maior portal de classificados de veículos do país, traz mais uma novidade aos internautas. O site passa a compartilhar todos os anúncios usando as principais redes sociais da era web 2.0: Facebook (http://www.facebook.com/webmotors), Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=291185) e Twitter (http://twitter.com/webmotors).

Agora, além da maior audiência no site www.webmotors.com.br e do estoque mais qualificado da internet, os classificados também são compartilhados pelas redes sociais, promovendo maior interação e visibilidade dos anúncios entre os compradores e vendedores de veículos novos e usados.

“As redes sociais estão presentes de forma expressiva no dia a dia das pessoas e com esse projeto o usuário poderá interagir com o portal de forma espontânea, potencializando a divulgação dos anúncios com sua rede de contatos. Esta é mais uma funcionalidade que o WebMotors oferece aos clientes que desejam fazer negócio no maior portal do segmento no país”, afirma Daniela Cutlip, gerente de marketing do WebMotors.

Para usar a ferramenta a partir do portal WebMotors, basta o anunciante selecionar em “Minha WebMotors” o link “Detalhe do anúncio”, e na barra “Compartilhe este anúncio” selecionar um dos ícones do Twitter, Orkut ou Facebook para divulgar o anúncio em sua rede de contatos.

Itaipava Racing Team preparada para desafio extra na Corrida do Milhão


Texto: Imprensa - Itaipava Racing Team

Luciano Burti ficou apenas oito segundos distante do cobiçado prêmio na primeira edição da Corrida do Milhão, disputada há dois anos, no Rio de Janeiro (RJ). Foi exatamente esta a diferença dele, segundo colocado naquela oportunidade, para o vencedor da prova, Valdeno Brito. "Durante bastante tempo, muita gente me falou isso, que eu fiquei poucos segundos distante do milhão", lembra Luciano Burti. "E ficou mesmo esse gostinho, porque naquela corrida eu disputei posição com o Valdeno e estava na frente dele até o pit stop", conta o piloto da Itaipava Racing Team.

Uma nova oportunidade de vencer a prova mais importante do calendário da Stock Car surge neste fim de semana, com a realização da Corrida do Milhão pela segunda vez na história, agora no Autódromo de Interlagos - José Carlos Pace, em São Paulo (SP). "Pelo potencial da nossa equipe, eu vou para todas as corridas sabendo que tenho condições de brigar de igual para igual, exatamente pelo que mostramos em termos de performance - embora as circunstâncias ainda não tenham permitido um bom resultado em corrida", afirma Luciano Burti, que até aqui largou entre os seis primeiros em duas das seis corridas de 2010.

Diante da importância da corrida deste domingo, o piloto da Itaipava Racing Team passa a se concentrar apenas no resultado isolado, que consequentemente também pode ajudar na busca por um lugar no PlayOff. "Para nós, o PlayOff ficou mais distante, o que a partir de agora me faz focar prova por prova em busca de um bom resultado... Claro que é muito bom ainda ter chances, e vamos tentar aproveitá-las, mas o objetivo agora é corrida por corrida", destaca Luciano Burti. Especialmente nesta etapa, que possui um grau de dificuldade elevado em função do tempo de disputa e do trabalho nos boxes.

A Corrida do Milhão é maior que as demais, tem uma hora e cinco minutos, e a obrigatoriedade de dois pit stops. Numa prova que exige tanta dedicação, natural que o prêmio seja dividido em 50% para o piloto e 50% para a equipe, como é o acordo entre a Itaipava Racing Team e seus dois pilotos, Luciano Burti e David Muffato. Os treinos livres para a sétima etapa da temporada da Stock Car, penúltima antes da definição dos participantes do PlayOff, começam nesta sexta-feira (3). A corrida, no domingo, tem largada marcada para 10h50 com transmissão ao vivo da Rede Globo.

O fato de se tratar de uma prova mais longa é o que mais anima David Muffato. "É uma corrida muito interessante, fez falta no calendário do ano passado, especialmente por ter uma duração maior, dois pit stops, tem o diferencial do prêmio... Seria ótimo ter a etapa todos os anos no calendário, mas assim, com intervalo de duas temporadas, ela fica ainda mais valorizada", comenta o campeão de 2003, que chegou a liderar a primeira edição da Corrida do Milhão, disputada em 2008. "Larguei no meio do grid e cheguei em sétimo, depois de andar em primeiro. Essa é uma das coisas que uma corrida longa te permite".

O piloto tem a mesma opinião do companheiro de equipe, Luciano Burti. Sabe das chances matemáticas de chegar à disputa pelo título, mas pensa especialmente em alcançar um bom resultado em Interlagos. "E um bom resultado para nós seria um pódio", afirma David Muffato. "Nosso desempenho nos treinos é bom e agora falta confirmar isso nas corridas. Estamos todos focados em resultado, sem pensar no prêmio ou no campeonato. O nosso objetivo maior é andar bem", revela o piloto da Itaipava Racing Team. Atualmente, a liderança na tabela de pontos é de Átila Abreu.

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