Doe Teleton

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feirão Mega Oferta Ford neste final de semana em São Paulo tem Focus e Ecosport com taxa zero

Texto: Imprensa Ford

A Ford promove neste final de semana o Feirão Mega Oferta com ofertas exclusivas no estacionamento do Shopping Center Norte, em São Paulo. O feirão será neste sábado e domingo (16 e 17 de outubro), das 9h00 às 19h00, com estrutura completa e test-drive de todos os modelos, inclusive do New Fiesta, novo carro global da marca.

Os atores Bruno Mazzeo e Antonio Caloni, astros da campanha "Ford. Quem tem está se dando bem", anunciam também as novas ofertas. O Ka 1.0, equipado com travas elétricas, alarme e para-choques na cor do veículo, sai por apenas R$23.990. O Fiesta Rocam Hatch 1.0, com travas elétricas das portas e do porta-malas, botão localizador, alarme perimétrico e travamento automático das portas a 15 km/h de série, é oferecido por R$26.900. Já o Fiesta Rocam Sedan 1.6 completo, com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, custa R$36.900.

Outro destaque são as condições de financiamento exclusivas para a linha Focus, Hatch e Sedan, e o EcoSport. O Focus Hatch 1.6 2011 Flex completo sai por apenas R$50.900 à vista, ou financiado com taxa zero e saldo em 12 meses. O Focus Sedan pode ser financiado com taxa zero e saldo em 24 meses. Já o EcoSport FreeStyle 1.6 2011 Flex, completo, tem preço a partir de R$ 54.900, e também pode ser financiado com taxa zero e saldo em 24 meses.

"Nossa expectativa de vendas nesse feirão é muito boa, com ofertas muito fortes e disponibilidade de estoque de todos os veículos. Além dos preços promocionais, a Ford Credit oferece taxa zero para o Focus e o EcoSport e outras condições de financiamento especiais", diz Marcelo Gagliazzo, gerente regional de Vendas da Ford em São Paulo. "É uma oportunidade que dificilmente vai se repetir, com as mesmas facilidades, para a compra de um Ford zero."

“Ladies of the Road” reúne mulheres motociclistas em passeio

Texto: Imprensa Porto Seguro

A Porto Seguro apoia uma ação especial para as mulheres aficionadas por motos que compõem o “Ladies of the Road”. O grupo sairá de São Paulo neste sábado, 16 de outubro, com destino ao evento, que será realizado na cidade de Bragança Paulista (SP).

A concentração ocorre a partir das 9h, com café da manhã, entrega de kits (contendo camiseta com a logo “Ladies”; limpa-botas; bandanas; folhetos promocionais do Porto Seguro Moto; sacolas e outros brindes) e alinhamento das motos na loja Henko Garage Carro e Moto, localizada à Rua Azevedo Soares, 2.737, no bairro do Tatuapé. A saída está prevista para as 10h30.

Já em Bragança Paulista, as “ladies” participam de um almoço no restaurante e choperia Lago Bier. Depois, seguem para o Lar dos Idosos “Vida Nova”, instituição beneficente localizada em Atibaia (Rodovia Fernão Dias, km 32). No local, ocorrerá a entrega de doações feitas pelas participantes do comboio.

Durante o trajeto entre São Paulo e Bragança Paulista, as motociclistas serão acompanhadas por um guincho desenvolvido especificamente para o socorro de veículos de duas rodas. “Queremos que as participantes tenham a oportunidade de aproveitar todas as experiências que uma viagem de moto pode proporcionar. E para isso, disponibilizaremos o suporte necessário para que o trajeto seja feito em segurança”, comenta Marcelo Sebastião, diretor do ramo Auto da Porto Seguro.

Seguro para Motos


O Porto Seguro Auto oferece cobertura para motos a partir de 90 cilindradas, desde que o ano/modelo seja no mínimo 2005 (inclusive) e tenha uso particular; e de 250 cilindradas, desde que o ano/modelo seja a partir de 1993. Para facilitar a contratação, clientes com automóvel segurado pela Companhia obtém desconto ao fazer o seguro para a motocicleta. E as mulheres ainda contam com desconto diferenciado na contratação da apólice.

A cobertura compreensiva do seguro para motos garante prejuízos decorrentes de colisão, incêndio e roubo/furto. O segurado tem ainda a opção de contratar a cobertura adicional de danos a terceiros e cláusula de despesas extraordinárias moto (reembolso para despesas com capacete, luvas, botas, calça, jaqueta e macacão, de acordo com o limite de reembolso contratado); e carro extra (garante a locação de um veículo popular básico em caso de sinistro).

Além de facilitar a contratação do seguro para motocicletas, o Porto Seguro Auto também oferece incentivos na contratação e renovação do seguro de automóvel, como o desconto ‘Zero Ponto’, do Movimento ‘Trânsito Mais Gentil’; e os descontos obtidos mediante o uso do cartão Porto Seguro Visa.

Pelo benefício ‘Zero Ponto’, motoristas sem pontos registrados na habilitação obtém 5% de desconto na contratação ou renovação do Porto Seguro Auto. A vantagem é válida para todas as cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Já com o Porto Seguro Visa, o segurado obtém os seguintes abatimentos: 5% sobre o valor do prêmio líquido, para seguros novos pagos com o cartão; 7% na renovação, desde que o cliente tenha utilizado o cartão nos 12 meses anteriores; ou ainda 2% de desconto, também na renovação, caso o segurado não tenha utilizado o Porto Seguro Visa durante a vigência do seguro.

“Com esses incentivos, queremos beneficiar ainda mais os clientes que utilizam com frequência o Cartão e estimular os segurados a aproveitarem as vantagens do produto”, explica Marcelo Sebastião. “E o segurado ainda tem a oportunidade de ampliar o desconto para a renovação, mediante a troca dos pontos acumulados com o uso do Porto Seguro Visa no dia a dia”, acrescenta o diretor.

Serviços


Quem contrata um seguro de moto com a Porto Seguro pode usufruir do Porto Socorro Básico: Serviço 24 horas de guincho, assistência de falha mecânica, elétrica, pane seca (falta de combustível), chaveiro e socorro por danos aos pneus. O cliente também pode usufruir dos Serviços à Residência, com mão-de-obra gratuita para reparos hidráulicos e elétricos, desentupimento, substituição de telhas e serviço de chaveiro.

Descontos


Motos seguradas na Porto Seguro têm descontos em oficinas especializadas na execução de diversos serviços, como troca de óleo, cristalização, revitalização, enceramento e polimento de pintura e troca de pastilhas.

Porsche GT3 Cup Light: cinco pilotos na luta pelo título em Curitiba


A três provas do final, André Posses, Edu Guedes, Gil Farah, Sylvio de Barros e Tommy Soubihe são os pilotos com chances de serem campeões na Light

Texto: Imprensa Porsche GT3 Cup Challenge Brasil

A sexta prova do Porsche GT3 Cup Light, em Curitiba, marca a arrancada final para a decisão do título da categoria. As provas realizadas na Argentina, vencidas por Fernando Barci e Edu Rocha Azevedo, mostraram o alto nível de competitividade de vários pilotos e abriram a expectativa de um final de campeonato eletrizante. André Posses, Edu Guedes, Gil Farah, Sylvio de Barros e Tommy Soubihé são os cinco competidores que chegam a Curitiba com chances de brigar pelo campeonato.

Posses, líder do campeonato com 100 pontos marcados, é seguido por Guedes (65), Farah (56), Sylvio (53) e Soubihe (51). Para Posses, a conta é simples: ele pode conquistar o título por antecipação se terminar a corrida de Curitiba em quinto lugar, independente do resultado pelos concorrentes. Os demais correm fazendo contas, já que dependem dos resultados de Posses e, também, dos demais postulantes para saber se seguem na disputa pelo título após a corrida deste domingo. Para continuar tendo chances de ser campeão, Soubihe precisa necessariamente vencer em Curitiba, além de depender dos resultados dos quatro pilotos classificados à sua frente na tabela. Na hipótese de Posses não marcar pontos, Farah e Sylvio só continuarão na disputa se terminarem a corrida de Curitiba entre os quatro primeiros colocados. Edu Guedes, o vice-líder, tem um pouco mais de folga: um sexto lugar seria suficiente para mantê-lo na luta pelo título, caso Posses fique no zero.

Outros dois pilotos, Edu Rocha Azevedo e Amilcar Collares, tem 49 pontos na tabela e poderiam superar os 100 pontos de Posses, mas desceriam para os dois dígitos devido à aplicação do descarte obrigatório das duas piores pontuações de cada piloto. Mesmo sem chances de chegar ao título, Azevedo e Collares estão firmes na luta pelo vice-campeonato e devem correr ainda mais motivados depois das excelentes atuações em Buenos Aires. Ali, Azevedo obteve uma vitória (sua primeira no Porsche GT3 Cup Light) e um segundo lugar, enquanto Amilcar terminou em terceiro na segunda prova, depois de largar em oitavo. Também repletos de gás após Buenos Aires aparecem Fernando Barci, vencedor da primeira prova da Light, Sylvio de Barros, que saiu do último lugar no grid para o segundo na bandeirada na segunda corrida da Light, e Gil Farah, terceiro colocado e protagonista da luta pela vitória na primeira corrida.

Na categoria 997, Ricardo Rosset, Ricardo Baptista e Alex Barros são os principais candidatos ao título de campeão. Nesta categoria, entretanto, a definição deverá acontecer somente em Interlagos: disputada em esquema de rodada dupla, a 997 tem seis corridas e muitos pontos em jogo pela frente.

Chega a rede Yamaha a YBR 125 FACTOR 2011

Modelo vem com visual em acordo com as tendências mundiais

A família YBR 125 Factor 2011 faz parte de uma linha de motocicletas desenvolvidas no Brasil com a mais avançada e moderna tecnologia Yamaha de motores quatro tempos, desfrutando hoje de uma excelente aceitação.

Apresentada em abril de 2000, o modelo completou 10 anos com a comercialização de um milhão de unidades.

O que mudou? A YBR 125 Factor 2011 adotou novo grafismo e componentes, como os suportes e aro do farol cromado que passaram a receber a pintura preto fosco, enquanto o guidão teve a cor prata escolhida. Também as tampas laterais em todas as versões (K, E e ED), são agora na cor preta "Matt Black" - mesma da YZF-R1. As mudanças visam dar mais ênfase a agressividade com elementos presentes em versões de maior cilindrada.

A YBR 125 Factor, de acordo com pesquisas junto aos consumidores, tem obtido cada vez mais prestigio em razão do seu designe, economia, conforto e qualidade.


O motor é um quatro tempos monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft), leve e compacto, arrefecido a ar, de 124 cc que desenvolve 11,2 cv a 8000 r.p.m. e entrega 1,13 kgf.m a 6.000 r.p.m. de torque. Entre as principais características desse propulsor se pode destacar o eficiente sistema de contra pesos no eixo de manivela – que diminui a vibração característica do funcionamento do motor, e o prático sistema centrífugo de filtragem de óleo, que não requer a substituição de elementos filtrantes. O câmbio de cinco velocidades proporciona trocas macias e precisas.

O porte da YBR 125 Factor, se traduz em maior conforto e a uma associação imediata as motocicletas da categoria superior, inclusive pelo cuidado com os detalhes e acabamentos - lembrando bastante os modelos naked de média-grande cilindrada.

Mesmo oferecendo dimensões avantajadas, a YBR 125 Factor apresenta o menor peso entre os modelos de até 150 cc, o que em conjunto com o quadro do tipo Diamante, menor distância entre eixos, raio de giro, cáster, trial e suspensões, oferecem impecável ciclística e manobrabilidade, além de economia e desempenho.

A suspensão dianteira é telescópica convencional e a traseira do tipo braço oscilante assistido por um par de amortecedores com molas e cinco regulagens da carga, proporcionando conforto mesmo em pisos irregulares.

O farol leva uma lâmpada alógena de 12V 35W/35, enquanto a lente lisa em policarbonato tem alta resistência e tratamento superficial de verniz. Esta característica permite o efeito de “auto-regeneração” de pequenos riscos e proteção contra o escurecimento por raios ultravioletas.

Os modelos Yamaha YBR 125 Factor K (partida a pedal, freios a tambor, suporte tubular das pedaleiras traseiras fixadas ao chassi), YBR 125 Factor E (partida elétrica, freios a tambor, suporte em aço estampado das pedaleiras traseiras fixadas ao chassi) e YBR 125 Factor ED (partida elétrica, freio dianteiro a disco, suporte em aço estampado das pedaleiras traseiras fixadas ao chassi e rodas em liga-leve), tem preços público sugerido posto Manaus – K R$ 5.769,00, E R$ 6.398,00 e ED R$ 6.851,00, e podem ser encontradas nas 550 Concessionárias Autorizadas Yamaha em todo o País ou por meio do Consórcio Yamaha Motor, nas cores preta, vermelha ou roxa. As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem.

Peugeot RCZ será um dos destaques da Marca no Salão Internacional de São Paulo


Texto e Foto: Imprensa Peugeot

No ano de celebração de seus 200 anos de história, a Peugeot surpreenderá o público presente na 26ª edição da maior mostra automotiva da América latina ao mostrar o cupê esportivo RCZ. O modelo será uma das atrações no estande da Marca, entre os dias 27/10 e 07/11.

A Peugeot do Brasil aproveitará o 26º Salão Internacional de São Paulo para apresentar, em avant-première, seu cupê esportivo RCZ, eleito o mais belo automóvel pelo público europeu em 2009. Símbolo do prazer de dirigir proporcionado pela Peugeot, o RCZ é um cupê esportivo 2+2 que se distingue por ser dotado de um estilo expressivo, vigoroso e elegante. Caracterizado pela sensualidade expressada por meio de sua dupla ondulação do teto, ou mesmo pelas lanternas traseiras e seus arcos de alumínio, o modelo possui um desenho que oferece linhas equilibradas e harmoniosas, fundamentadas em uma arquitetura singular.

O modelo será mostrado em versão única de acabamento, equipado com uma motorização 1.6l THP Turbo, que desenvolve 165 cv de potência, e câmbio automático de seis velocidades. Distinto e exclusivo, o RCZ foi o primeiro veículo Peugeot a não utilizar numeração na nomenclatura, e também o primeiro no mundo a ostentar o novo logotipo da Marca, o que evidencia seu posicionamento inédito. Com o RCZ, a Marca perpetua sua tradição de criar veículos voltados para o prazer e aproxima o consumidor brasileiro de um sonho que se tornou realidade.

Ford Start mostra como será o futuro no Salão do Automóvel 2010


Texto e Fotos: Imprensa Ford

Quem visitar o estande da Ford no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 27 de outubro a 7 de novembro, poderá ter uma visão dos carros projetados para rodar nas megacidades do futuro. O conceito Ford Start é um exercício de viabilidade de um veículo compacto, "verde" e divertido para atender os desafios dos anos que virão.

O modelo estará ao lado de lançamentos como o New Fiesta, o Mustang Shelby GT500, a picape F-250 Super Duty, o Explorer América e outros "show cars" e conceitos internacionais no estande da marca. O espaço, batizado de Ford Design Hall, servirá também para apresentar ao público os quatro novos pilares da marca - Qualidade, Segurança, Sustentabilidade e Criatividade.

O Ford Start é o que se chama de carro-conceito puro, não destinado à produção. Seu objetivo é ouvir o que os consumidores das grandes cidades têm a dizer sobre novas propostas de design e conteúdo. Ele também sinaliza a disposição da Ford de ampliar a aplicação da tecnologia EcoBoost, com o protótipo de um motor 1.0 de três cilindros capaz de gerar a mesma potência de um 1.6 de quatro cilindros.

Dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível, o novo motor EcoBoost 1.0 tem baixas emissões e opera com uma transmissão manual de cinco marchas, que também contribui para a economia de combustível e o prazer de dirigir.

Visual futurista



O conceito tem formas aerodinâmicas para otimizar a economia de combustível, seguindo o estilo Kinetic desing da Ford. A estrutura da carroceria, em liga de alumínio, inclui uma célula de segurança de alta resistência. Todos os painéis externos são de composto pré-colorido, deformável e reciclável. Os faróis, lanternas e luzes auxiliares são formados por uma linha fina de LEDs, de alta potência luminosa e estilo aerodinâmico.

Vidros circundam todo o carro para uma visão panorâmica. Rodas de 17 polegadas e pneus 205/45 R17 completam o visual. A cabine acomoda até quatro ocupantes, com painel inteiriço e bancos dianteiros tipo concha, formados por assentos e encostos intercambiáveis, que deslizam sobre um monotrilho para acesso aos bancos traseiros.

O visual limpo é acompanhado de tecnologia embarcada de última geração. O Ford Start traz o MyFord Mobile, com conexão sem fio para celular e outros aparelhos móveis de comunicação, tela de 6 polegadas no painel e comando de voz para controle do ar-condicionado, sistema de som, diagnóstico do motor, navegação e ativação do air bag do passageiro.

Grupo Volkswagen investe na inovação dos sistemas de iluminação “pela otimização da visibilidade e segurança”


Texto e Imagem: Imprensa Volkswagen

Uma equipe multidisciplinar está desenvolvendo sistemas de iluminação inovadores para o futuro no LichtLAB (Laboratório de Iluminação) do Centro de Pesquisas de Niedersachsen (NFF) em Wolfsburg, Alemanha, numa parceira entre o Volkswagen Group Research (área de pesquisas do Grupo Volkswagen) e a Universidade Técnica de Braunschweig. O objetivo principal das pesquisas é integrar as novas tecnologias de iluminação em sistemas ativos de controle dos faróis dianteiros, proporcionando ao motorista o máximo de visibilidade e aumentando a segurança.


No LichtLAB, os membros do Volkswagen Group Research trabalham junto com os departamentos de desenvolvimento das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, além de cientistas do Instituto de Computação Gráfica da Universidade Técnica de Braunschweig.

A determinação do efeito psicológico da luz no motorista é parte da pesquisa básica. Esse dado é utilizado no desenvolvimento de uma ferramenta de simulação de condução noturna capaz de reproduzir realisticamente, entre outras coisas, como o tráfego em sentido contrário é ofuscado pelos faróis. A partir desse estudo, novas funções de iluminação são adotadas em veículos experimentais usados em testes de rodagem.

O Professor Dr. Jürgen Leohold, chefe do Volkswagen Group Research, declara que “o objetivo dessas atividades é chegar a uma distribuição de luz completamente adaptável, que no futuro irá ajustar-se automaticamente a todas as situações encontradas nas ruas e estradas, assegurando continuamente a melhor visão para o motorista e máxima visibilidade para o veículo. Nosso objetivo é incrementar ainda mais a competitividade do Grupo Volkswagen na área de inovação das tecnologias de iluminação. Atualmente, estamos desenvolvendo nossa capacitação neste campo importante e estratégico, para conseguir surpreender nos próximos anos."

As tecnologias conhecidas como “controle de alcance dos faróis” presente no novo Audi A8, e a “assistência dinâmica da iluminação”, introduzida no Volkswagen Touareg, se originaram no Volkswagen Group Research. Com a utilização da "assistência dinâmica da iluminação” ao redor do mundo, nos novos modelos do Touareg e Phaeton, a Volkswagen apresenta uma solução de alto nível, inovando a tecnologia da iluminação.

A "assistência dinâmica da iluminação” é um sistema inteiramente novo de controle dinâmico dos faróis principais, que permite dirigir com o farol principal ligado sem cegar os motoristas que vêm em sentido contrário ou os que andam à sua frente. Uma câmera posicionada no espelho retrovisor interno detecta a posição exata dos outros usuários na estrada e uma função de "mascaramento" é ativada separadamente em cada um dos faróis, reduzindo ligeiramente a intensidade dos fachos de luz na área determinada. Na maioria dos casos, o resultado é uma melhoria na iluminação da via. O sistema de assistência dinâmica proporciona uma percepção da luz completamente nova, sempre adequada, de forma automática, às situações de tráfego.

O LichtLAB foi fundado em fevereiro de 2009 com a abertura do Centro de Pesquisa Automotiva de Niedersachsen (NFF) no Mobile Life Campus em Wolfsburg. Juntamente com o Grupo de Pesquisas da Volkswagen para Sistemas de Assistência ao Motorista, outras entidades envolvidas com o NFF incluem a Universidade Técnica de Braunschweig, um instituto que faz parte da Universidade de Leibniz em Hannover e outro que integra o Centro Aeroespacial Alemão em Braunschweig. Outros parceiros de pesquisas são a Universidade Técnica de Clausthal, o Frauenhoffer Gesellschaft, a Universidade de Artes de Braunschweig e a Universidade de Ciências Aplicadas de Brauschweig/Wolfenbüttel, além de outras renomadas empresas da área automotiva.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Honda convoca proprietários do Honda City e do New Fit


Texto: Imprensa Honda

A Honda Automóveis do Brasil convoca os proprietários dos modelos Honda City e New Fit, com os chassis abaixo relacionados, a comparecerem a partir do dia 18 de outubro a qualquer concessionária autorizada da marca para a aplicação gratuita de uma proteção suplementar no sensor do pedal do acelerador.


Em função do modo de limpeza interna do veículo, poderá ocorrer a transferência de sujeira e detritos presentes no assoalho para a parte interna do sensor do acelerador.


Em casos extremos, poderá haver dificuldade em reduzir a rotação do motor, levando a risco de acidente. Trata-se de um procedimento simples, porém, visando o conforto e a conveniência dos proprietários, a Honda recomenda o agendamento prévio.


Esta campanha se estenderá até 18 de abril de 2011 e abrangerá os veículos abaixo:


Modelo: New Fit (ano/modelo 2009 em diante)

Chassis: 93HGE87709Z100001 a 93HGE6760BZ103544


Modelo: Honda City (ano/modelo 2010 em diante)

Chassis: 93HGM2660AZ100032 a 93HGM2620BZ110022


Mais informações também podem ser obtidas através destes serviços:

• Agendamento on-line: www.honda.com.br/recall

• Central exclusiva: 0800-775-5346


Esclarecemos que demais versões da linha Fit, bem como outros modelos da marca, não estão envolvidas na campanha.

Catavento recebe exposição de carros antigos

Texto: Imprensa
Foto: Bernardo Berenstein

O Catavento Cultural e Educacional – espaço interativo do Governo do Estado de São Paulo localizado no Palácio das Indústrias, centro da capital paulista – recebe novamente um encontro de Veículos Antigos. O evento, gratuito, que vai expor cerca de 100 modelos fabricados entre 1906 e 1980, acontece no pátio do estacionamento do Catavento, entre 8h e 14h. Organizada pelo site Negócios Antigos e com apoio da Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo, a mostra é uma homenagem à I Exposição de Automobilismo de São Paulo, realizada no Palácio das Indústrias em 1923.

Na ocasião, marcam presença veículos de diversas marcas, modelos e anos de fabricação como carros de passeio, picks-ups, caminhões, jipes, lambretas, triciclos, bicicletas antigas e viaturas militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A exposição traz veículos antigos de diferentes clubes de automóveis como o Fordinho, MP Lafer, Chevrolet, Fusc, Nick (carros antigos da Dacon), Buick e Maverick. Estarão presentes modelos como o Locomobile de 1906 (o carro de Fórmula 1 da época) e o Ford 1929 – que pertenceu à Prefeitura de São Paulo e funcionou como biblioteca ambulante de Mário de Andrade, já o Corpo de Bombeiros traz o modelo “Vovozinha”, um caminhão de 1929.



Sobre o Catavento

Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que conta com 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados, é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi e um passeio digital que mostra o Rio de Janeiro em 3D, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.





Serviço

Exposição de carros antigos

Quando: 17 de outubro (domingo)
Horário: 8h às 14h
Onde: Catavento - Pátio do estacionamento
Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: capacidade para 200 carros. Até 3 horas (somente para visitantes do Catavento): R$ 8,00
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva

Em Mônaco, Jimenez acelera de kart no traçado da F1

Texto: Imprensa Jimenez

Com a pausa no calendário da Copa Chevrolet Montana, o piloto Sergio Jimenez (GFS Software) vai a Monte Carlo para disputar, neste final de semana, a 14ª edição da Monaco Kart Cup, competição de longa duração que acontece em circuito de rua que compreende parte do traçado usado pela Fórmula 1 no mais tradicional dos Grandes Prêmios do planeta.

A exemplo do ano passado, Jimenez formará o trio brasileiro ao lado de Nelson Ângelo Piquet e Carlos Iaconelli - juntos, os três somam nove títulos brasileiros de kart (seis de Jimenez e três de Piquet). O circuito tem 1.068 metros de extensão e cerca de 40 equipes estão inscritas - com alguns pilotos de categorias top internacionais e ex-pilotos de F1, como Pedro Lamy, Giovanni Lavaggi, Romain Grosjean e os brasileiros Mario Moraes e Augusto Farfus Junior.

"É uma prova muito legal, em um ambiente especial. O circuito usa parte da pista que é usada na Fórmula 1, e praticamente toda a população de Mônaco vai ver a corrida. É um evento muito bacana de se participar", destacou Jimenez.

Os karts são idênticos - da marca Intrepid -, e a programação será iniciada nesta sexta-feira (15) com dois treinos livres de 40 minutos às 8h50 e 9h55 (de Brasília) e o treino classificatório às 11h10. A duração total da prova é de seis horas e cerca de 400 voltas, divididas em três baterias de duas horas cada. As duas primeiras acontecem no sábado (16) às 4h20 e 7h20 (no horário brasileiro), e a fase final, no domingo (17) tem largada às 6 horas.

Em 2009, o trio brasileiro terminou a prova em segundo lugar após uma controversa punição quando liderava a corrida. "Por um erro de cronometragem, puniram o kart número 39, que era o nosso, mas na verdade era o 29 que deveria ter sido punido. Desta vez voltamos com uma vontade ainda maior de vencer. Vamos para cima para não haver margem desta vez", afirmou.

Confira a programação do evento (horários de Brasília):

SEXTA-FEIRA (15/10):
8h50 - 1º Treino Livre
9h55 - 2º Treino Livre
11h10 - Treino Classificatório

SÁBADO (16/10):
4h20 - 1ª Bateria
7h20 - 2ª Bateria

DOMINGO (17/10):
6h00 - 3ª Bateria*
*Já com o Horário Brasileiro de Verão em vigor

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Citycom 300i chega às concessionárias DAFRA

Texto: Imprensa Dafra

O max scooter Citycom 300i, primeiro produto da parceria estratégica entre a DAFRA Motos e a SYM - fabricantes internacional de motocicletas - acaba de chegar às concessionárias da marca no Brasil com preço público sugerido de R$ 12.290,00.


Assim como outros produtos DAFRA, o Citycom pode ser adquirido por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor), com taxas de juros altamente competitivas e financiamento exclusivo em até 48 vezes, com parcelas a partir de R$ 443,00.


O consumidor tem, ainda, a opção de adquirir o lançamento pelo Consórcio Nacional DAFRA, gerenciado pela Rodobens - maior administradora de consórcios do Brasil -, com planos de 60 meses, sem juros, taxa de inscrição ou fundo de reserva.


Para obter mais informações, o consumidor pode acessar www.daframotos.com.br.


Citycom 300i

Sucesso em mercados globais, especialmente entre consumidores de países como Espanha, França, Itália e Estados Unidos, o Citycom 300i é reconhecido internacionalmente pelo conforto e ótimo desempenho.


Produzido pela DAFRA na planta da Manaus (AM), é equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 263,7 cm3, quatro tempos, monocilíndrico e sistema de injeção eletrônica, registrando potência máxima de 23 cv a 7.500 rpm e torque de 23,5 N.m a 5.500 rpm.


Seguindo mais uma vez o conceito de produto completo de fábrica, o Citycom conta, ainda, com transmissão automática CVT (Continuous Various Transmission), rodas de liga leve aro 16” e freios a disco na dianteira e na traseira. Disponível nas cores Branca, Azul e Preto Grafite, tem 1 ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Principais destaques

Max Scooter DAFRA|SYM Citycom 300i


Motor

Potente e com ótimo aproveitamento em suaves acelerações, conta com excelentes respostas no acelerador. O som grave e abafado emanado pelo escapamento condiz com a aparência do scooter, transmitindo a sensação de força e até mesmo de maior cilindrada. Mesmo sendo equipado com câmbio automático CVT, o Citycom possui com uma belíssima performance de freio motor.


Posição de pilotagem

A posição de pilotagem no Citycom é natural e muito confortável para o condutor e para o garupa. Seu largo selim propicia comodidade em pequenos ou longos percursos. O garupa, inclusive, se sentirá como se estivesse sentado em uma verdadeira “poltrona”, muito confortável com pedaleiras retráteis bem posicionadas e alça de apoio fixada de maneira cômoda, ao alcance dos braços do passageiro. O modelo conta, ainda, com pára-brisa, muito útil para a proteção aerodinâmica principalmente em altas velocidades.

Transmissão Automática CVT

A transmissão do Citycom possui rápidas saídas e grande linearidade de aceleração.


Suspensões

As suspensões, dignas da modernidade do projeto, são macias e com curso mais que suficiente para a utilização nos perímetros urbanos, que geralmente contém buracos, valetas, lombadas etc, assim como para a utilização em rodovias. O perfeito balanceamento das suspensões do Citycom é proveniente do conjunto pneus e rodas aro 16”.


Freios

Outro grande destaque do Citycom é o excelente poder de frenagem e a potência transmitida pelo ótimo tato nos manetes. Com isso, o equipamento garante muita segurança ao condutor.


Rodas e Pneus

Um grande diferencial do Citycom em relação a outros modelos do mercado, mesmo os scooters de maior cilindrada, fica por conta das rodas de aro 16” que representam um grande ponto à favor da estabilidade e da dirigibilidade, auxiliando o condutor a transpor com facilidade buracos e irregularidades no piso. Da mesma forma os pneus Metzeler contribuem para o melhor desempenho do modelo, tanto em curvas, quanto em frenagens e na condução em piso molhado.


Estabilidade

Contando com um chassi firme e rígido, o scooter é muito estável nas retas e curvas de baixas e altas velocidades, sem contar com sua ótima agilidade nas mudanças de trajetos.

Fácil acesso e manuseio de comandos

O Citycom possui painel completo e funcional e que oferece uma rápida leitura. Ao centro estão dispostos marcadores digitais de combustível, hodômetro total/parcial e relógio.


Segurança

O modelo contém um sistema importantíssimo, em que o condutor não pode partir se o cavalete lateral estiver acionado, visando assim a segurança do condutor e do garupa.

DAFRA Motos

www.daframotos.com.br

Total Lubrificantes participa de torneio de futebol promovido pela Fundação Gol de Letra

Texto: Total Lubrificantes do Brasil

Incentivar a integração entre os colaboradores por meio de atividade esportiva e contribuir para o acesso e desenvolvimento educacional de crianças e jovens são os objetivos da Total Lubrificantes do Brasil, integrante do Grupo Total, multinacional francesa posicionada como a quinta maior companhia global de gás e óleo, ao participar, pela primeira vez, do Torneio Gol de Letra, promovido pela ONG criada pelos ex-jogadores Raí e Leonardo.

O Torneio, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro, com jogos finais disputados no Estádio do Morumbi, em São Paulo, será composto por 20 times de empresas e terá jogos especiais com personalidades do esporte e da mídia. Toda a renda arrecadada será destinada para a Fundação Gol de Letra, que atualmente desenvolve programas de Educação Integral para mais de 1.200 crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 24 anos, com uma proposta pedagógica associada à assistência social.

Para Leonardo Ferreira, Coordenador de contas especiais da Total e meio de campo do time da empresa, a equipe está treinando antes do campeonato para garantir o entrosamento do grupo. “Estes jogos irão nos ajudar a melhorar o nosso condicionamento físico e a integrar os funcionários do escritório e da fábrica que compõem o time. Esta experiência tem sido interessante, pois apresenta também reflexos positivos em nosso ambiente de trabalho”, completa Ferreira.

Sobre a Fundação Gol de Letra: Organização sem fins lucrativos, instituída em 1998 pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, atua em São Paulo (Vila Albertina) e no Rio de Janeiro (Caju). Reconhecida pela UNESCO como instituição modelo, a Fundação Gol de Letra desenvolve programas de Educação Integral para mais de 1.200 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 24 anos. Com uma proposta pedagógica associada à assistência social, promove ainda atendimento às famílias e o fortalecimento das comunidades.

Sobre o Grupo TOTAL: Quinta maior companhia de gás e óleo do mundo, operando em mais de 130 países e com mais de 110 mil colaboradores, a TOTAL realiza atividades em cada fase da indústria petrolífera, incluindo produção e exploração de óleo bruto e gás natural, transporte, além do refino e comercialização de produtos derivados de petróleo, sempre pensando no desenvolvimento sustentável. Em função de sua presença global, a companhia adapta a distribuição de seus produtos com as particularidades de cada mercado.

No Brasil, a TOTAL conta com uma estrutura aliada aos padrões internacionais de tecnologia e qualidade da marca, com uma moderna fábrica em Pindamonhangaba (SP) e uma central de atendimento com capacidade para orientar, atender e informar sobre a linha completa de produtos que a empresa comercializa no país.

Novo alarme Click 212 VW Tech: tecnologia Olimpus para a Volkswagen

Texto: Imprensa Olimpus Automotive

Da longa parceria entre as duas empresas resultou mais um produto exclusivo para a linha Novo Gol, Voyage, Saveiro e Novo Fox. O alarme Click 212 VW Tech, pode ser instalado em qualquer concessionário VW e tem um novo e avançado sistema anticlonagem

Com a experiência de quem é líder no mercado nacional de antenas e alarmes veiculares, e um dos principais fornecedores para a indústria automobilística nacional, a Olimpus Automotive homologou, recentemente, mais um produto como equipamento original: o alarme Click 212 VW Tech.

A Olimpus Automotive, recentemente incorporada pelo Grupo Kathrein, fornece equipamentos para a Volkswagen do Brasil há 30 anos, mas desta vez trata-se de uma versão com novos recursos e com altíssimo nível de qualidade, o que levou o fabricante alemão a adotá-lo para os modelos Novo Gol, Voyage, Saveiro e Novo Fox.


Esta é a quarta geração dos alarmes VW TECH, idealizados pela Olimpus. É a mais completa e eficiente tecnologicamente, e foi apresentada em agosto no evento VW Movimenta Pós-Vendas 2010, no Costão do Santinho, Florianópolis, em Santa Catarina. O Click 212 VW Tech tem venda exclusiva na rede de concessionários Volkswagen e, consequentemente, garantia com cobertura nacional.


Uma das suas principais características, é o fato de reunir no mesmo sistema três saídas auxiliares, incluindo uma comunicação exclusiva com os módulos de conforto da linha Volkswagen Novo Gol, Voyage, Saveiro e Novo Fox. Isso significa que por seu intermédio as funções de travar e destravar as portas, e subir e descer os vidros passam ser possíveis sem a necessidade da adição de relés ou módulos de vidros.



Outro aspecto importante, é que os novos recursos são instalados com apenas um “click”. Ou seja, ele está apto a funcionar sem agredir a originalidade do veículo. Como dispensa o uso de relés adicionais, gera uma considerável economia para a loja, para o consumidor final, e uma significativa redução no tempo de instalação.

O Click 212 VW Tech possui um avançado sistema anticlonagem desenvolvido pela Olimpus Automotive, que se traduz em um nível maior de segurança para seu veículo. A empresa também se esmerou em produzir sensores de ultrassom mais sensíveis, com design moderno e com maior visibilidade do LED indicador de funcionamento. O modelo conta com a possibilidade da inclusão de uma senha digital personalizada de dois dígitos como um adicional de segurança, para ser utilizada em caso de perda do controle remoto.

Volvo e Dipesul na Festa de Nossa Sra. Aparecida e dos Motoristas de São Marcos

 
Texto: Imprensa Volvo

A Volvo do Brasil e a Dipesul estão presentes na 39ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas de São Marcos, no Rio Grande do Sul, com o maior conjunto de atividades patrocinadas pela marca no evento nos últimos anos. Em parceria com a AMSM (Associação dos Motoristas São Marquenses), que em 2010 está completando 30 anos, a Volvo e a Dipesul estão patrocinando alguns dos mais concorridos eventos da programação da festa, que é realizada de 8 a 18 de outubro.

Por ser a cidade brasileira com maior número de motoristas de caminhão per capita – um caminhão para cada 12 habitantes – a cidade de São Marcos é conhecida nacionalmente como a “Cidade dos Caminhoneiros”. Com cerca de 20 mil habitantes, e localizado a 30 quilômetros de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o município de São Marcos comemora 47 anos de emancipação em 9 de outubro. A comemoração inclui diversos eventos de uma intensa programação iniciada no dia 2 de outubro com a “Semana do Município”, e atinge seu ponto alto com a Festa dos Motoristas coordenada pela AMSM.

O evento é famoso nacionalmente por reunir profissionais de transportes de todo o País. A maioria da população de São Marcos tem alguma ligação com motoristas ou empresários do segmento, e a Associação dos Motoristas São Marquenses tem um papel de relevância na cidade, oferecendo desde benefícios aos associados, até programas de incentivo ao esporte para as crianças da comunidade.

“Os caminhoneiros são muito importantes para o setor de transporte e para a economia brasileira. Nós temos uma relação próxima com eles por conta de nossos caminhões, conhecidos no meio por sua segurança, disponibilidade e baixo consumo de combustível”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil. A participação da Volvo está em diversos eventos durante toda a programação:

Almoço para as esposas dos motoristas – No dia 16, as esposas dos motoristas são o centro das atenções, durante almoço para 500 mulheres onde serão homenageadas pela Volvo. Haverá sorteios e brindes e uma apresentação sobre a importância das esposas no sucesso profissional dos motoristas e transportadores.

Jantar Baile – O ponto alto da 39ª Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos Motoristas de São Marcos é o Jantar Baile que acontece na noite do dia 15, ocasião escolhida para celebrar os 30 anos da Associação dos Motoristas São Marquenses. A Volvo estará presente com entrega de chaves e brindes aos clientes que recentemente adquiriram veículos da marca, e com discurso do seu presidente, Roger Alm, no telão instalado no salão de baile.



Exposição / Festa dos Motoristas – Nos dias 17 e 18 de outubro acontece a exposição de veículos no Parque Municipal de Exposições da cidade. A Volvo estará presente com sua carreta-estande especialmente desenvolvida para reunir clientes e visitantes em feiras e exposições. Neste evento estarão em exposição quatro veículos Volvo: dois caminhões da linha F, um Volvo VM Rígido e um seminovo Viking.



Além do estande onde mostra os veículos, a Volvo terá também um ponto de inscrição para participação de test-drive, localizado ao lado do Parque de Exposições. Os caminhoneiros podem conhecer na prática o caminhão VM Rígido, dirigindo o veículo em um trecho de cinco quilômetros de estrada. O test drive acontece das 8 às 18 horas nos dias 17 e 18.



Torneio de Bocha – A Volvo patrocina este evento, que conta com participação de personagens tradicionais da cidade.



Caravana Ecológica – Os participantes da Festa de São Marcos também assistirão às apresentações da Caravana Ecológica Volvo, peça teatral patrocinada pela Volvo em parceria com a revista Carga Pesada. O espetáculo conscientiza os caminhoneiros sobre questões ambientais através encenações realizadas em postos de combustíveis e eventos do segmento. A partir de temas do dia a dia dos caminhoneiros, a peça desperta os profissionais para questões como o tráfico de animais silvestres, a preservação dos mananciais próximos às rodovias e o consumo consciente de água. As apresentações da Caravana Ecológica acontecerão durante a tarde, nos dias 16 e 17 de outubro.

Renault marca presença no Women´s Forum que acontece de 14 a 16 de outubro na França


Texto: Imprensa Renault

A Aliança Renault-Nissan será parceira da 6ª edição do Women's Forum, que será realizado de 14 a 16 de outubro de 2010 na cidade de Deauville, na França. A Renault participará com uma delegação de 23 colaboradoras de diferentes perfis e países de origem. A participação confirma a estratégia mundial em relação ao posicionamento das mulheres na empresa através do projeto chamado Women@Renault, que permite reforçar a diversidade dentro das equipes. Articulado em torno de duas vertentes, o projeto diz respeito, primeiramente, ao recrutamento e gestão das carreiras. A Renault estabeleceu o objetivo de recrutar 30% de mulheres para os cargos técnicos e 50% para os perfis comerciais. Em segundo lugar, este plano permitiu formar uma rede de mulheres.


Em 2006, quando a Renault já era parceira do Women's Forum, algumas colaboradoras da Renault assistiam aos debates. Deste questionamento sobre a posição da mulher na montadora nasceu a vontade de promover ainda mais a evolução da empresa em suas práticas diárias, em torno de dois eixos principais: uma melhor representação das mulheres nas instâncias mais altas da companhia e o lançamento do plano Women@Renault em 2010.

O plano evoluiu e, deste entào, duas mulheres já ingressaram para o Comitê Executivo do Grupo, como Odile Desforges, Diretora Geral Adjunta de Engenharia e Qualidade, e Laurence Dors, Secretária Geral. Além disso, pela primeira vez na história da Renault uma mulher ocupará o cargo de Diretora de Recursos Humanos do Grupo, Marie-Françoise Damesin.

O Prêmio Women for Education

Para atuar junto às mulheres fora da empresa, Mouna Sepehri, Diretora da Aliança Renault-Nissan, entregará o prêmio Women for Education. Nesta 4 edição, 10 mulheres haitianas serão recompensadas por sua contribuição individual na recuperação do Haiti. Identificadas com o auxílio da Embaixada da França e selecionadas pela pertinência de seus respectivos projetos, estas mulheres devem completar sua formação inicial com um diploma de Mestrado ou Doutorado para atingir o seu objetivo. A bolsa de estudos concedida pela Aliança Renault-Nissan permitirá que elas realizem estudos complementares neste ano, antes de voltar para o Haiti.

Este prêmio também permite complementar outras ações para participar na reconstrução do Haiti, seja através de donativos oferecidos pelos colaboradores do Grupo Renault ou da doação, no mês de setembro, de uma frota de 10 veículos para organizõçães humanitárias, dentre as quais a Cruz Vermelha haitiana.


2.0, cerca de 600 mulheres realizam intercâmbios informais, participam de conferências e debates e se beneficiam de treinamentos, principalmente em liderança. Em um futuro próximo, o Brasil também lançará sua rede comunitária.

Carglass anuncia novo presidente


Texto: Imprensa Carglass

Fernando Soares Telles de Britto Pierri é o novo diretor presidente da Carglass ® Brasil. Ele assume o cargo ocupado, anteriormente, por Marcello Sarcinella que se aposenta, deixando o comando da empresa. Formado em administração de empresas, Pierri iniciou sua carreira na Dupont, passando pela Sumitomo Corporation e nos últimos 12 anos está na Carglass ®.

Experiente, aos 38 anos o executivo conhece como poucos a Carglass ®, o mercado em que atua, e sabe que seus desafios são grandes. Por conta disso, Pierri já definiu os principais focos de atuação em continuidade à estratégia que a marca vem desenvolvendo no país. “Vamos acelerar o processo de expansão das lojas próprias Carglass ® que visa o crescimento de quase 50% do nosso mercado nos próximos cinco anos. Para acompanhar o aumento dessa demanda, já iniciamos o redesenho de nossa operação logística”, afirma Pierri.


Dar continuidade ao fortalecimento da imagem da marca Carglass ® no Brasil e manter o foco da empresa na manutenção do meio ambiente, através da estratégia de promover o reparo ao invés da substituição de para-brisa, e enviar os vidros substituídos para a reciclagem, continuarão fazendo parte das prioridades estratégicas da Carglass ®. “O projeto Ecoglass sempre teve enorme importância para nós e para a imagem da Carglass ® dentro de nossa responsabilidade socioambiental. Não vamos alterar essa que é uma das bases de nosso negócio, ao contrário, vamos dar continuidade ao apoio de ações como essa para que possamos ampliar os benefícios que contribuem com a manutenção ambiental e para a qualidade de vida das pessoas”, acrescenta Pierri.


“Vamos incrementar os investimentos na capacitação técnica das equipes, pois os vidros dos novos veículos estão sendo desenvolvidos em projetos mais complexos. Ainda mais importante do que investir no desenvolvimento técnico, também está o investimento em pesquisas de satisfação. Quem quer encantar o cliente deve ouvir o que ele diz sobre seus produtos e serviços. Por isso, manteremos os investimentos nos índices de referências que temos, como, por exemplo, o Net Promoter Score”, finaliza o executivo.

Líder de mercado no segmento no Brasil e no mundo, a Carglass ® promove o reparo do para-brisa como solução aos danos causados no equipamento, pois ao reparar com os serviços da Carglass ®, as pessoas estão contribuindo com o meio ambiente, uma vez que com o reparo o equipamento é preservado, não havendo necessidade de substituição. A qualidade dos produtos e serviços utilizados pela empresa resgata a estrutura das peças atendendo às normas internacionais de segurança, sendo aprovada pelas próprias montadoras por manter as características originais do equipamento. Além disso, o reparo pode atingir uma economia de até 8 vezes o valor da troca de um para-brisa, no valor do serviço a ser pago pelo consumidor.

Como exemplo do envolvimento da empresa com a manutenção do meio ambiente, vale ressaltar que o impacto de cada produto na emissão de carbono - CO2 é constatado nas fases de fabricação, distribuição e instalação. No reparo são emitidos 4Kg de CO2, enquanto na troca se atinge 40Kg CO2, ou seja reparar é 10X mais ecológico do que trocar. Outro item interessante de ser comparado são os resíduos gerados por cada produto. 40 reparos geram resíduos que cabem na palma de uma mão, enquanto os resíduos gerados por 40 para-brisas enchem o basculante de um caminhão.

Atuando há mais de 15 anos no país a Carglass ® investe constantemente em seu desenvolvimento, aperfeiçoamento de seus serviços, em programas de responsabilidade socioambiental e, principalmente, assegurando a excelência no atendimento de seus clientes.


É a única empresa do segmento que aplica a metodologia do NPS – índice de encantamento dos clientes, ou seja, é totalmente focada na excelência de prestação de serviços, garantindo clientes não apenas satisfeitos, mas sim atuando para que cada cliente seja um promotor efetivo da marca, saindo encantado das lojas. O índice é totalmente auferido pelo conceituado e respeitado Instituto Internacional de Pesquisa GfK.

Parceira das maiores seguradoras do país, a marca oferece o maior índice de reparo às seguradoras, o que proporciona um serviço ecologicamente e socialmente correto, e utiliza somente produtos de última geração, homologados pelas próprias montadoras para manter a originalidade do veículo e garantir uma instalação tão boa quanto à de fábrica.


Única empresa do segmento com a certificação do ISO 9001/2008, a Carglass ® apresenta soluções adicionais aos clientes, focadas na direção segura: película anti-vandalismo, film, limpadores de pára-brisa e em fase de disponibilização o serviço de impermeabilização de vidro.


Possui a maior estrutura de lojas próprias (60 atualmente) e uma rede de mais de 700 pontos de atendimento, incluindo lojas afiliadas, garantindo efetivamente o controle do negócio e da prestação de serviços. Para facilitar o contato do cliente com a empresa, oferece maior comodidade e agilidade com a prestação do serviço móvel de atendimento, e o agendamento de atendimento por telefone e/ou pelo website.

Atenta à sua responsabilidade socioambiental, a empresa frequentemente destina verba a ações ou projetos ecologicamente corretos engajados na sociedade. Um exemplo de seu compromisso é o projeto ECOGLASS, que consiste na separação prévia dos resíduos recicláveis por tipo de material, que são colocados nos coletores específicos. Desde o início de sua aplicação já foram recicladas mais de 1 tonelada de resíduos, e a previsão é de crescimento significativo desse volume em razão da abertura das novas lojas e do consequente recolhimento dos materiais.

A Carglass® Brasil também está engajada ao apoio de projetos sociais, como por exemplo, da Associação Desportiva para Deficientes, Fundação Orsa, além da promoção de eventos em instituições carentes da comunidade de Carapicuíba, como a Casa Maria Maia. A empresa ainda patrocina a Corrida & Caminhada Contra o Câncer, cujo valor angariado nas inscrições é revertido para o Hospital do Câncer de Barretos.

Mitsubishi Cup terá prova com visual mais bonito do Nordeste em João Pessoa (PB)

Texto: Imprensa Mitsubishi Cup

João Pessoa, na Paraíba, vai abrigar a penúltima etapa da Mitsubishi Cup Nordeste, rali cross country de velocidade que este ano já passou pelas capitais Salvador (BA) e Fortaleza (CE), na 5ª temporada da competição no Nordeste. Com cerca de 30 quilômetros de pista veloz e inédita, as duplas competidoras vão enfrentar o terceiro tipo de terreno diferente, fazendo com que a prova seja ainda mais decisiva nesta reta final. A prova, será realizada em duas fazendas, São Felipe e Patrocínio, do município de Santa Rita, distante apenas 13 quilômetros da capital João Pessoa, a partir das 08 horas, dia 16 de outubro.

"Cada etapa que tivemos este ano foi marcada por um terreno com características diferentes. Em Salvador, a pista era de terra batida; em Fortaleza, os competidores enfrentaram pedra e areia e agora, em João Pessoa, a novidade será um pequeno trecho de mata fechada que, além de ser o mais bonito da Cup até agora, também irá exigir muita prudência dos pilotos e navegadores. Essa é uma temporada de diversidade de terrenos", diz Detlef Altwig, diretor de prova.

Em cada etapa são realizadas três provas. A novidade deste ano está por conta do sistema de pontuação: as equipes poderão eliminar o pior resultado da dupla piloto / navegador e somar apenas os resultados que realmente forem bons. Além disso, a temporada Nordeste de 2010 também ganhou uma nova categoria, a Pajero TR4R Light. As outras duas categorias disputadas continuam sendo a L200 RS e Pajero TR4R.

Premiação - Tradicionalmente, a Mitsubishi Cup distribui, por etapa, troféus aos cinco primeiros colocados de cada categoria. Além disso, no final do ano as duplas campeãs das categorias L200 RS e Pajero TR4R dividem prêmio de R$ 66.000,00 em dinheiro.

A Mitsubishi Cup Nordeste tem patrocínio de Itaú, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Transzero, Mira Transportes, Daslu, Magneti Marelli, Transzero e apoio de Artfix.

MItsubishi Motorsports (rali de regularidade ) - A terceira e penúltima etapa da sexta temporada do Mitsubishi Motorsports Nordeste, rali de regularidade, também será realizada em João Pessoa (PB) dia 16 de outubro, percorrendo cerca de 180 quilômetros em meio a canaviais, matas, estradas sinuosas e arenosas. A largada será dada a partir das 08h30min, na Av. Cabo Branco, 1116.

"Depois da prova de Fortaleza, que foi considerada muito difícil pelos competidores, resolvemos fazer uma etapa um pouco mais amena, por isso, o circuito de João Pessoa está variando de médio para fácil", explica Lourival Roldan, diretor da prova.

Mas os competidores das três categorias - Graduados, para os mais experientes; Turismo, para competidores com experiência intermediária e Turismo Light para equipes iniciantes - podem se preparar, pois vão precisar de muita habilidade no decorrer da prova.

"Depois do ponto neutro, os pilotos serão muito exigidos com pouca navegação, mas no final da prova da categoria Graduados, os navegadores podem se preparar porque será a vez deles trabalharem com mais intensidade", diz.

Premiação - A cada etapa, as melhores duplas de cada categoria são premiadas com troféus e prêmios. Ao final do campeonato, as três melhores duplas classificadas na categoria Graduados, dividem o prêmio de R$43.000,00 em dinheiro, sendo R$22.000,00 ao piloto campeão, R$ 13.000,00 ao vice-campeão e R$8.000,00 ao piloto terceiro colocado.

Já na categoria Turismo, a dupla campeã da temporada ganhará uma viagem 4x4, com direito a três acompanhantes para se hospedar no exclusivo Hotel Nannai Beach Resort, em Porto de Galinhas (PE).

Mitsubishi Pro Brasil: Quem participa das etapas de rali promovidas pela Mitsubishi Motors também atua socialmente. Para se inscrever, cada equipe precisa doar 30 quilos de alimentos não perecíveis e um kit com seis produtos de higiene pessoal como parte da taxa de inscrição que são sempre revertidos para instituições sociais das cidades onde os eventos são realizados.

O Mitsubishi Motorsports Nordeste conta com apoio de: Itaú, Du Pont, Gol Linhas Aéreas, Mit Financiamento, W.Truffi Blindados, GW Logistics, Pirelli, Tecfil - Sofape, Embracon, Bantec, Transzero, Mapfre, MIT Seguros, Castrol, Usiminas, Embracon, Mira, Clarion, Daslu e apoio de Artfix.

PROGRAMAÇÃO MITSUBISHI MOTORSPORTS (rali de regularidade )
Data 15 de Outubro ( sexta feira) - a partir das 17h00
Inscrições e Aula de Navegação -
Local : Buffet Paço dos Leões - Av. João Cirilo Silva S/N

Data 16 de Outubro - Sabado -LARGADA
LOCAL : Av Tambaré , em frente ao busto Tambaré
Horário : 08h00 Graduados , 09h00 Turismo , 09h30 Turismo Light
Chegada , almoço e premiação - a partir das 14h00 - Buffet Paço dos Leões

PROGRAMAÇÂO MITSUBISHI CUP ( rali de velocidade )
Data : 15 de Outubro - sexta feira
Vistoria : Marina Praia Hotel Av. do Cabo Branco , 1116 - das 10h as 17h00
Briefing : 19h Hotel Marinas

Data : 16 de Outubro - sabado -
Local - Pista Fazenda São Felipe e Fazenda Patrocinbio - porximo a BR101 , 58KM Municipio Santa Rita
Largada : 09h00 - 11h00 - 13H00
Premiação : Buffet Paço dos Leões - Av. João Cirilo Silva S/N

Sertões Series - Etapa Amigos - acontecerá em Itatinga (SP)

Texto: Imprensa Sertões

Contagem regressiva para o encerramento da primeira temporada da história do Sertões Series. Nesta quarta-feira (13/10), a Dunas Race, organizadora da competição, anunciou oficialmente a cidade que abrigará a sexta - e última - etapa de 2010: Itatinga (SP), localizada a cerca de 230 quilômetros de São Paulo (SP).

Pela história do Rally dos Amigos, que este ano acontecerá pela 13ª vez e tradicionalmente encerra o calendário anual do fora-de-estrada brasileiro, a organização destacou a prova para a realização da sexta etapa do Series, nos dias 10 e 11 de dezembro.

"A parceria com a Prefeitura de Itatinga e as empresas da região (Suzano, Fepasa, Eucatex), que possuem grandes áreas de reflorestamento e proporciona uma excelente área para a realização da prova, temos tudo para apresentar um rali de alto nível, como aconteceu nas últimas edições do Amigos. O trajeto será um pouco menor, apresentando cerca de 120 quilômetros com um ponto para reabastecimento para os competidores de motos", comentou Marcos Moraes, organizador da prova.

"A prova traz movimento para cidade, os participantes gastam por aqui nos hotéis, lanchonetes, restaurantes e postos de gasolina. Por isso que é importante fecharmos nosso calendário turístico com um evento deste porte, para fortalecer o comércio, o grande empregador de Itatinga", disse o Prefeito Ailton Faria.

"O rally é organizado pela Dunas Race, empresa de grande credibilidade no mercado nacional e internacional, que mais uma vez aposta no potencial de Itatinga. Cabe a nós da prefeitura apoiar em tudo que for necessário para que tenhamos sucesso mais uma vez. Informaremos em alguns dias o cronograma de atividade do evento para todo o comércio e demais empresas interessadas, para que elas possam se preparar adequadamente e assim melhor atender nossos visitantes", reforçou Fernando Alonso, Diretor Municipal de Eventos e Turismo.

Sertões Series segue fazendo o bem
Nem só de lama, poeira e disputas acirradas vivem as provas organizadas pelas Dunas Race. Como já é tradição nos eventos realizados pela empresa, as ações sociais ocorrem no mesmo ritmo das competições.

Para a sexta - e última - a etapa do Sertões Series, a Dunas Race, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Itatinga, arrecadará 2 kg de alimento de cada participante, no ato da inscrição. O montante será destinado ao Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Para participar - As inscrições para a sexta etapa do Sertões Series serão abertas em breve.

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Wagner Ebrahim volta ao Itaipava GT Brasil em Pinhais


Texto: Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil

A temporada do Itaipava GT Brasil ganha mais um nome forte para as provas finais de 2010. A penúltima etapa do campeonato, marcada para os dias 30 e 31 de outubro, em Pinhais (PR), terá a volta do paranaense Wagner Ebrahim à categoria, pilotando um modelo Dodge Viper Competition Coupe. Ele foi um dos destaques de 2008, quando terminou em terceiro lugar na tabela de classificação, pilotando ao lado do irmão, Fábio Ebrahim.

Wagner Ebrahim estava afastado desde o meio do ano passado e retorna ao volante de um Dodge Viper Competition Coupe. Por enquanto, correndo sozinho: "Estamos de volta para demonstrar o potencial do carro e da nossa equipe. O Fábio (Ebrahim) está se recuperando de uma cirurgia no ombro e por isso não pode pilotar comigo. Vai depender de fisioterapia, mas espero que ele volte já em São Paulo", afirma Wagner Ebrahim.

O piloto confirmou presença nas duas últimas etapas do atual campeonato, como forma de preparação para 2011. "Infelizmente, deixamos a categoria no ano passado por questões técnicas, mas agora encontramos um pneu que funciona melhor para o nosso carro, que é o novo composto da Michelin. Faremos estas duas últimas etapas e a temporada completa no ano que vem", acrescenta Wagner Ebrahim.

O retorno exigiu bastante trabalho no Dodge Viper Competition Coupe. Será o segundo carro da marca no campeonato - o outro é pilotado por Pedro Queirolo. "Nosso Viper é modelo 2008. Primeiro, tivemos que atualizá-lo. Agora, estamos trabalhando em cima dele de acordo com o regulamento técnico da categoria, checando alguns detalhes e mudando o que é permitido", conta Wagner Ebrahim.

"Eu gosto muito do campeonato e da pista de Pinhais. Sei que será uma prova difícil, mas desde já espero chegar entre os cinco primeiros". A penúltima etapa do Itaipava GT Brasil terá transmissão ao vivo da RedeTV! e do portal Terra e exibição durante a semana seguinte no Speed Channel e na ESPN Brasil. A rodada dupla pode decidir o campeonato por antecipação para Matheus Stumpf e Valdeno Brito, com Ford GT.

Ford apresenta a futura geração da Ranger global no Salão da Austrália


Texto e Foto: Imprensa Ford

A futura geração da Ranger Global faz sua estréia hoje, no Salão Internacional da Austrália. Membro mais recente da família de veículos globais da Ford, a nova Ranger traz grandes inovações, seja em potência, segurança e capacidade de carga, seja em economia de combustível, conforto e design, que a colocam na liderança da categoria. Além da reconhecida força para o trabalho, ela oferece interior espaçoso, conforto e uma experiência de direção sofisticada que os consumidores só esperariam encontrar em um automóvel.

A nova Ranger é construída sobre uma nova plataforma global da Ford e da Mazda, que substitui com tecnologia de última geração as duas plataformas produzidas atualmente.

Destinada a atender mais de 180 mercados em cinco continentes, a nova Ranger Global será oferecida como uma família completa de picapes, com três versões de carroceria, tração 4x2 e 4x4 e até cinco opções de acabamento, dependendo de cada região. Todas as novidades da picape serão reveladas oportunamente, bem como a data de introdução nos mercados da América do Sul.

Totalmente nova


Não é sempre que os engenheiros e designers têm a oportunidade de criar uma picape totalmente nova e a futura Ranger Global mostra que a Ford não desperdiçou essa chance. A estratégia de produção baseada em uma única plataforma de picapes médias levará a comunização da linha Ranger a um novo nível em todo o mundo.

A produção inicia a sua curva de aceleração a partir de meados do ano que vem em Rayong, na Tailândia, para a região da Ásia-Pacífico. Embora não haja planos para a sua introdução nos Estados Unidos ou no Canadá, a nova Ranger Global será vendida em 180 países, tornando-se um dos produtos mais abrangentes da marca. Isso mostra a importância das picapes médias em diferentes mercados mundiais e o peso da Ranger dentro do portfólio global de produtos da Ford.

A Ranger também sinaliza como a Ford está usando seus recursos globais de forma mais eficiente, dentro do plano ONE Ford. O time de desenvolvimento do produto teve como base a cidade de Melbourne, na Austrália.

"Conhecemos picapes como ninguém e reunimos a nossa melhor experiência em todo o mundo para criar a nova Ranger", diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento Global de Produto da Ford. "Focando nossos recursos globais em uma única plataforma, podemos entregar avanços significativos, com equipamentos e tecnologias inovadoras, além de uma economia de combustível impressionante, que por si só já é uma razão de compra."

A nova Ranger Global reflete a visão da Ford em relação aos crescentes desejos dos compradores de picapes médias em todo o mundo. "As picapes médias são extremamente importantes para os clientes de diversas regiões do mundo", diz Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford. "Para muitos, ela é o único veículo da casa, chefiada por um profissional que trabalha duro e do qual as outras pessoas dependem. Essas pessoas precisam de uma picape capaz de dar conta do recado - e ficarão surpresas como as novas tecnologias da Ranger que facilitam o trabalho. Elas também querem, cada vez mais, refinamentos hoje só encontrados em automóveis, e a Ranger também inova nesse ponto".

Herança forte


Há cerca de 20 anos, a Ranger tem sido uma das picapes mais populares da Ford ao redor do mundo. A nova Ranger Global oferece ainda mais capacidade e desempenho, com um design musculoso que transpira força e robustez.

Suas novidades incluem o chassi, a suspensão dianteira e traseira e o sistema de direção, com capacidade de carga e reboque ampliada. O interior oferece um novo padrão de espaço, silêncio e conforto, além de tecnologias e equipamentos que estão um passo à frente na categoria.

Novo design


A nova Ford Ranger Global tem uma presença robusta e marcante, com design externo ultramoderno que transpira força e a famosa personalidade Raça Forte Ford. Os designers batizaram o seu estilo como "Força do Século 21". É um desenho sofisticado e refinado, que atrai uma nova geração de consumidores de picapes.

As extensas pesquisas feitas com clientes do segmento em todo o mundo revelaram coincidências surpreendentes em relação ao gosto e design. Embora as necessidades e expectativas possam variar nos 180 mercados em que a picape será vendida, o design Raça Forte da Ranger encontrou eco em todos.

Internamente, o estilo de acabamento varia, mas todas as partes foram projetadas para ser intercambiáveis. Os materiais são resistentes para suportar o contato com ferramentas ou botas sujas, em situações normais de trabalho. Seus 20 porta-objetos incluem porta-luvas com capacidade para um laptop e um compartimento escondido sob o banco traseiro para equipamentos eletrônicos.

Diversos itens foram otimizados para reduzir o custo de manutenção, especialmente com combustível. A aerodinâmica da carroceria foi aperfeiçoada com simuladores de ponta, iguais aos da Fórmula 1, e mais de 1.000 testes do veículo completo para chegar à forma perfeita.

Novos motores


A nova Ranger Global introduz três novos motores em sua linha, que asseguram o compromisso da Ford em tornar a Ranger a melhor opção da categoria. São eles os Duratorq TDCi I4 2.2 diesel e o I5 3.2 disel e o Duratec I4 2.5 a gasolina, que também pode ser configurado para uso flex, com 100% de etanol, ou gás natural e GLP.

A linha conta também com três opções de transmissão: a manual de cinco velocidades; a manual de seis velocidades, acionada por uma alavanca curta, que entrega a mesma sensação e precisão de um carro de passeio; e a automática de seis velocidades. Esta última traz, entre outras novidades, o Grade Control Logic, que reduz a marcha automaticamente em descidas e auxilia a frenagem.

Um indicador no painel mostra a marcha ideal e orienta o motorista a otimizar a economia de combustível. As versões 4x4 da nova Ranger vêm com o aprovado botão de comando eletrônico no painel e marcha reduzida. O bloqueador de diferencial é opcional.

Dirigibilidade refinada


O novo chassi aumenta ao mesmo tempo a capacidade de carga e o conforto da Ranger Global, com direção precisa e estabilidade. O desempenho off-road foi aprimorado com o aumento da rigidez da carroceria e da distância ao solo, de 232 milímetros. Apesar do aumento do comprimento para 3.220 milímetros e da bitola maior - 1.560 mm na 4x4 e 1.590 na 4x2 -, o giro da direção torna as manobras e o estacionamento mais fáceis.

A caçamba da nova Ranger Global cabine dupla oferece capacidade de carga maior, mesmo com todos os passageiros a bordo. Com comprimento de 1.549 mm, 511 mm de altura e 1.560 mm de largura, ela acomoda 1,21 metro cúbico.

Segurança abrangente


Como todos os novos produtos Ford, a nova Ranger Global é projetada para oferecer proteção abrangente, que começa com a estrutura da carroceria feita com aços de alta resistência para proteger os ocupantes em caso de colisão.

Os engenheiros usaram simuladores sofisticados para aprimorar a resistência da nova Ranger Global. Esse trabalho incluiu mais de 9.000 simulações de impacto do veículo completo antes que o primeiro protótipo fosse testado fisicamente. Suas tecnologias de segurança passiva incluem, entre outros, a disponibilidade de air bags de cortina em todas as versões de cabine, pela primeira vez.

Hotel Portal de Gravatá sedia encontro de Veículos Antigos


Evento é o maior do Nordeste do País e deve reunir 180 automóveis

Texto e Fotos: Iara Lima

Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, o Hotel Portal de Gravatá abre as portas para o passado e vira palco do VII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos – EPVA. O evento, organizado pelo Clube de Automóveis Antigos de Pernambuco (CAAPE) deverá reunir 50 colecionadores e 180 automóveis. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo diretoriacaape@gmail.com e (81) 3446-1967 / 9142-6789.

Segundo Anchieta Gomes, da diretoria da CAAPE, os interessados em participar do evento podem se inscrever até a hora do evenro, ao custo de R$ 80,00 de taxa de adesão. São considerados carros antigos veículos com 30 anos ou mais que possuam as características originais de fabricação. O encontro trata-se do maior evento do gênero no Nordeste e uma excelente oportunidade de confraternização, pois reúne os colecionadores e seus familiares, além de apaixonados por carros. “Também contamos com a presença de outros colecionadores do Nordeste”, antecipa Anchieta.


Além da confraternização, o VII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos prevê a distribuição de 10 prêmios em diversas categorias em função da raridade, originalidade e estado de conservação dos veículos. A programação inclui ainda Exposição, Feira de peças antigas, Feira de Carros Antigos (venda) e Festa (baile) de Encerramento e Premiação.

Serviço
VII Encontro Pernambucano de Veículos Antigos (EPVA)
Quando: 30 de outubro a 02 de novembro
Onde: Hotel Portal de Gravatá
Inscrições: R$ 80,00
Informações: diretoriacaape@gmail.com e (81) 3446-1967 / 9142-6789.

GTbyCITROËN será uma das atrações da marca no 26º Salão Internacional de São Paulo


Texto e Foto: Imprensa Citroën

O carro conceito GTbyCITROËN será um dos destaques do estande da marca no 26º Salão Internacional de São Paulo – Edição Especial 50 Anos, evento que acontece no Pavilhão do Anhembi entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro.

Com linhas de um veículo tirado do mundo digital, o GTbyCITROËN, interpretação inédita de um veículo Gran Turismo, é fruto da parceria entre a Citroën e a Polyphony, criadora do jogo de simulação de carros Gran Turismo 5, disponível para o console de jogos Playstation3.

O GTbyCITROËN encarna o mundo das competições automotivas através de um estilo recheado de dinamismo e grafismos. A parte traseira do veículo é propositadamente alongada, o que torna o carro-conceito visualmente ainda mais rápido. O tom dégradé que vai do branco ao cinza, destacado nas laterais da carroceria, reforça ainda mais este sentimento de movimento permanente.

No jogo, o GTbyCITROËN se beneficia de um modo de propulsão elétrica alimentada por uma pilha de combustível que não expele nenhuma emissão poluente e que lhe permite rivalizar com seus concorrentes de grande desempenho.

Uma posição de dirigir estratégicamente planejada

O habitáculo do GTbyCITROËN, concebido para acolher dois adultos, exprime a vocação Gran Turismo deste show-car. O ambiente a bordo mescla harmoniosamente materiais nobres e componentes mecânicos.
A pesquisa do prazer ao dirigir orientou igualmente o arranjo do posto de direção, colocado em uma posição mais baixa de pilotagem. Tudo para permitir que o piloto possa se concentrar na pista graças à visão superior que libera, de maneira evidente, as informações ligadas à condução do protótipo.

Corretora reduz em 90% o uso de papel e cria diretrizes ambientais para seus colaboradores


Texto e Foto: Imprensa Economize no Seguro

A Economize no Seguro entra de vez na questão da Responsabilidade Social em sua empresa. A corretora investiu em sistemas informatizados e passa a controlar seus documentos de forma eletrônica. A medida reduziu o uso de papel em cerca de 90% e propiciou a economia de recursos e a preservação do meio ambiente de forma significativa. “Somos uma empresa que pensamos no futuro, investir na preservação e na economia de recursos combina com os nossos objetivos. Economize no Seguro, nos recursos, e não economize na preservação do meio ambiente”, afirma Cláudio Royo, Sócio Diretor da empresa.

Segundo o diretor a Responsabilidade Social na Economize significa uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida. “Temos diretrizes na empresa que são repassadas aos novos funcionários, que mantêm a forma de agir com a questão da Responsabilidade Social”, acrescenta Ilson Barcelos, Sócio Diretor da Economize no Seguro.

A empresa trabalha com diretrizes, que inclui fazer sempre mais pelo meio ambiente; definir e respeitar princípios ambientalistas; motivar os funcionários a preservar a natureza; estabelecer uma política ecológica de compras; minimização de resíduos; reduzir o consumo de papel; evitar produtos que geram resíduos; reduzir o uso de produtos tóxicos; promover o descarte seguro de substâncias tóxicas, entre outros.

Sobre a Economize no Seguro

Conceituada no ramo de seguros, a Economize no Seguro chega com uma experiência no mercado de mais de 11 anos e conta com serviços diferenciados em sua carteira. A empresa possui tratativas diferenciadas com as principais seguradoras do Brasil e apresenta produtos mais flexíveis economicamente para Automóveis, Vida (saúde), Previdência, Frota, Náutico, Empresarial, Condomínio e Residencial. Além de milhares de clientes segurados, a Economize no Seguro mantêm convênios com associações, professores, servidores públicos, sindicatos, profissionais na área da saúde, entre outros. Além disso, é a única empresa no ramo que oferece assessoria jurídica para seus clientes para a recuperação de franquias em caso de sinistro, sem custo adicional.

Informações: www.economizenoseguro.com.br

Fiat eleva para 99% o recírculo de água na fábrica de Betim

Novo Complexo de Tratamento de Efluentes elimina a utilização de água potável para o uso industrial


Texto: Imprensa Fiat

A Fiat Automóveis inaugurou ontem (13/10) as novas instalações do Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos da fábrica de Betim (MG). Trata-se da instalação de novos equipamentos de alta tecnologia em unidade de tratamento implantada em 1998, que ampliam a capacidade de tratamento como também melhora a qualidade do efluente final tratado. Com o sistema, o índice de recírculo de água na fábrica eleva-se de 92% para 99%, o que, na prática, significa a eliminação da captação de água potável da rede pública para uso industrial, ao mesmo tempo em que reduz o descarte de efluente na rede pública de captação de esgoto.

O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, observou que as novas instalações são parte do compromisso da empresa com um modelo sustentável de negócios. “Este avanço é mais uma demonstração dos esforços que temos realizado para alcançar um resultado que traduza o necessário equilíbrio entre as lógicas industriais e a responsabilidade social, na justa ponderação entre os ganhos econômicos, sociais e ambientais. Este é o nosso entendimento da sustentabilidade, como conceito estratégico que permeia todas as diretrizes do nosso crescimento, ao buscar atender as necessidades do presente sem comprometer as chances de sobrevivência das gerações futuras”, afirmou Belini.

Além de dirigentes do Grupo Fiat, a solenidade de inauguração contou também com a presença do presidente do Ibama, Abelardo Bayma Azevedo, e da prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara.

O Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos é formado por um conjunto de nove estações de tratamento, cada qual encarregado de uma etapa do processo de recuperação da qualidade da água utilizada no processo industrial e de consumo.

As novas instalações abrangem as seguintes estações:

- A ETB2 que recebe os efluentes pré-tratados do processo industrial e do consumo humano. Projetada com tecnologia de ponta, é uma das maiores estações do mundo dentro de sua modalidade. Opera com um sistema de membranas filtrantes, que impedem a passagem de sólidos. A quantidade de água tratada passa de 160 m3/hora para 260 m3/hora com o novo sistema.

- A EP-1, que é a estação de polimento final. Este processo complementa a etapa anterior, utilizando membranas de osmose reversa e elevando o padrão de qualidade da água para uso em qualquer atividade industrial.

A tecnologia utilizada

O novo Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos utiliza tecnologia MBR – Membrane Biological Reactor – tecnologia de última geração para tratamento de efluentes. Tal opção tecnológica permite o aproveitamento dos reatores biológicos já existentes, sem a necessidade de novas obras civis. A nova tecnologia simplificou o processo de tratamento, dispensando a instalação de decantadores tradicionais, por utilizarem membranas de ultrafiltração, as quais retêm todos os sólidos suspensos e geram uma qualidade de água compatível com várias utilidades de reúso.

O novo sistema reduz o descarte de efluentes e elimina a aquisição de água potável da rede pública, operada pela Copasa, para fins industriais.

O Diretor Industrial da Fiat, Fabio D’Amico, afirmou: “Temos empreendido esforços consideráveis na engenharia industrial, no desenvolvimento do produto e na gestão de pessoas, em ações complementares e simultâneas, que exigem de nós uma verdadeira disposição para a mudança, com o objetivo de alcançar um novo patamar para o uso sustentável dos recursos naturais. Na engenharia industrial, adotamos processos com menor consumo de recursos energéticos, reduzimos a geração de resíduos e promovemos a progressiva reutilização ou reciclagem destes materiais. Nossos carros são cada vez mais amigáveis ao meio ambiente, com maior utilização de materiais renováveis e recicláveis, com menor consumo de combustível e redução das emissões atmosféricas. Na gestão de pessoas, buscando difundir maior consciência entre nossos colaboradores e suas famílias para a necessidade de preservar os recursos naturais a partir das mais elementares atitudes do nosso cotidiano”.

Investimento

O novo sistema demandou investimentos de R$ 10 milhões, em equipamentos, instalações, projeto e treinamento. A tecnologia foi fornecida pela empresa especializada White Martins Soluções Ambientais, em contrato turn key, de aquisição do pacote tecnológico.

Com a nova tecnologia, a Fiat elimina a utilização de água potável da rede pública no processo industrial, economizando mais de 700 mil metros cúbicos de água potável por ano. É uma economia adicional, posto que a Fiat já recirculava 92% da água utilizada no processo industrial e os efluentes já atendiam a padrões da legislação ambiental.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Fiat

A Fiat implantou o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) a partir de 1990, em uma evolução natural do processo de busca de uma produção mais limpa. No decorrer de sua consolidação, o SGA resultou em um processo de produção de menor impacto ambiental, através da redução da demanda de energia, redução da geração de resíduos e a conscientização ambiental em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Em 1997, a Fiat foi a primeira montadora de veículos de passeio e comerciais leves instalada no Brasil a certificar seu Sistema de Gestão Ambiental conforme os requisitos da norma NBR ISO 14001.

Em 2007, a Fiat implantou a metodologia Word Class Manufacturing, que tem por objetivo reduzir as perdas de forma sistêmica, contribuindo também para reduzir oimpacto ambiental do processo produtivo.

Desde 1990, a Fiat investiu mais de US$ 120 milhões em projetos para preservação e redução do impacto ambiental.

Benefícios do novo sistema

• Melhoria da qualidade de água recirculada e descartada ao emissário Copasa
• Economia de água para abastecimento de uma cidade de médio porte
• Processo industrial com utilização de água recirculada, eliminando consumo de recursos naturais para processo produtivo
• Tecnologia de ponta para tratamento de efluente industrial

Ilha Ecológica e área de resíduos industriais

Como parte do processo de Gerenciamento de Resíduos, a Fiat possui uma área denominada Ilha Ecológica, para onde são encaminhados todos os resíduos a serem reaproveitados e/ou reciclados (isopor, papel, papelão, madeira, metais etc.). Ali, é dado o destino adequado a cada resíduo. A Ilha Ecológica é um centro pioneiro de reciclagem de isopor, que é processado e transformado em matéria-prima para a produção de diversos materiais e utensílios, como vasilhames, solas para calçados, corpo de caneta e embalagens.

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana