Doe Teleton

terça-feira, 22 de março de 2011

Controle da temperatura e da pressão dos pneus garante economia com manutenção da frota de veículos



O uso de sensores de pressão e temperatura pode ajudar a corrigir esse problema e evitar desperdícios

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Somente 15% das paradas provocadas por pneus são oriundas de avarias imprevistas. As restantes 85% das paradas começam com pequenos vazamentos. Os motoristas normalmente percebem tarde demais esta perda gradual de ar e como conseqüência surgem problemas mais sérios.

A cada dia os veículos de carga e transporte de passageiros recebem mais investimentos em tecnologia. Mas um item que ainda continua com sua manutenção precária e sem o uso de recursos mais tecnológicos são os pneus. "Sou motorista de ônibus de turismo há nove anos e sempre me senti inseguro em relação aos pneus do veículo, isto porque não era possível controlá-los durante toda viagem", conta Ademir Silveira, que trabalha para Spazzini Turismo.

De acordo com Bruno Pinho Lucas, engenheiro mecânico da Comil Ônibus, os benefícios de controlar tanto a pressão como a temperatura do pneu são vários. "Saber em tempo real a calibragem dos pneus pode trazer para os frotistas benefícios reais, como a maior economia de combustível e o aumento da durabilidade dos pneus. Além disso, a segurança da viagem também é redobrada, já que a inspeção desse importante componente passa a ser feita a todos os momentos tanto por parte motorista quanto pelo gerente de frota caso o equipamento e o veículo estejam interligados ao um rastreador. ", explica Lucas.

Em cima do lance
Tanto os profissionais da Spazzini Tur como da Comil testaram em primeira-mão o sistema de TPMS (Sensores de Pressão e Temperatura de Pneus para veículos pesados), trazido para o país pela Toigo Importadora.

O equipamento, portátil, permite que os próprios motoristas dos veículos possam acompanhar o estado real dos pneus durante sua viagem. "Com este novo equipamento, procedimentos arcaicos, como o bater com um martelo no pneu na tentativa de adivinhar seu estado, serão deixados de lado e o transportador ganhará mais economia. É um produto focado ao transportador que almeja obter reduções no desgaste de pneus, perda de pneus por baixa pressão e reduções no consumo de combustível e reduzindo emissões de CO² na atmosfera.Além de programar a manutenção dos pneus da frota quando realmente for necessário", diz Frederico Toigo, diretor da Toigo Importadora.

Para o motorista da Spazzini, que rodou mais de 5.000 km munido do novo sensor, o sistema agregou mais segurança às viagens. "Os sensores que testamos foram instalados em um ônibus com chassis Scania 380 com carroceria da Comil e seu painel de indicador me deixou mais seguro para fazer curvas e até mesmo sentir as diferenças de estabilidade do próprio veículo", explica Silveira.

Além da segurança, Silveira reforçou a praticidade do equipamento. "Todos os dias podia visualizar pelo monitor pequenos vazamentos em cada pneu e corrigi-los antes de começar a rodar, o que trás até economia de combustível para viagem", afirma.

Como funciona?
O equipamento é formado por um conjunto de sensores que são instalados nas válvulas em todos os pneus . O aparelho ainda possui um visor colorido de LCD , que é instalado no painel de instrumentos do veículo. Através dele é possível visualizar de maneira bastante simples o estado dos pneus. Luz verde mostra que está tudo bem. Já a vermelha indica alerta o motorista de que é preciso checar os pneus ou veículo.

A instalação do sistema também é bastante fácil e rápida, garante o engenheiro mecânico da Comil, Bruno Pinho de Lucas, que já testou o TPMS no Ônibus Campione HD: "Os sensores, que são instalados internamente aos pneus, podem ser feitos em oficinas especializadas em pneus", comenta.

No Brasil, o equipamento possuí um ano de garantia, conta com supervisão exclusiva da Toigo Importadora.

Vantagens para os frotistas
Pneus calibrados e com a temperatura correta podem proporcionar uma redução no consumo de combustível de até 2%, além disso, podem retardar o desgaste em até 16% e perda de pneus em até 25%, além permitir que o frotista faça todas as recapagens no pneu pois a calibragem ideal preserva a da carcaça do pneu em bom estado.

A utilização de um sensor de pneu também oferece mais segurança aos motoristas e passageiros dos veículos, pois diminui o risco de explosão de pneus e conseqüentemente de acidentes, além de indicar possíveis superaquecimentos nos pneus senso estes oriundos do sistema de freios preservando assim o talão do pneu e auxiliando a evitar acidentes.

Para o frotista, os sensores auxiliam no controle da manutenção do veículo por parte do motorista e do gerente de frota (se ele possuir um sistema de rastreamento integrado ao equipamento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana