Doe Teleton

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Alpha Esportes: Descarte entra na matemática dos pilotos na Copa ECPA de Stock Jr.



Faltando duas etapas, sete pilotos ainda lutam pelo título

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Faltando duas etapas para o término da temporada 2011 da Copa ECPA de Stock Jr., a matemática passa a ser o principal aliado dos competidores com chances de conquistar o título do certame, que está em sua segunda edição após se transformar em campeonato paulista depois de se desmembrar da família Stock Car, em 2009.

Dos sete candidatos ao título da Stock Jr. com chances, apenas Rodrigo Rosset depende dos próprios esforços para se sagrar bicampeão da categoria. Com 90 pontos, já descontado seu descarte de apenas nove, o piloto de Campinas pode comemorar a conquista antecipadamente, caso seu principal oponente não pontue.

Com 72 pontos conquistados e descarte zero, Raphael Raucci sabe que terá que vencer ao menos uma das duas próximas etapas para poder sonhar com o título. Cada etapa paga até 30 pontos ao vencedor, sendo 25 pela vitória na prova e mais um bônus, que pode chegar a cinco pontos, caso esteja na frente na metade da prova, quando a corrida é neutralizada pelo Safety Car.

“Com 60 pontos em jogo, ainda há muita coisa para acontecer. Não acredito em campeão antecipado, mesmo porque há outros bons pilotos na briga e que, após a 3ª etapa, mostraram que ainda estão no páreo”, afirma Dito Giannetti, manager da categoria.

O mineiro de BH, Marconi de Abreu aparece na terceira posição com 55 pontos líquidos, após o descarte e deverá ter na mão calculadora e papel, já que mesmo vencendo os próximos compromissos ainda tem que torcer para Rodrigo e Raphael não praticamente pontuarem, pois poderá chegar, no máximo, a 115 pontos.

Situação parecida vive o baiano Francisco Lang, atual quarto colocado com 55 pontos, mas o descarte, que é obrigatório, o derruba para 50.

O dilema maior é de Nelson Marcondes (38 pontos), André Pedrotti (37 pontos) e Beto Cavaleiro (37 pontos), que estão nas 5ª, 6ª e 7ª posições, respectivamente. Todos os três têm chances matemáticas, mas necessitam de uma complicada combinação de resultados, onde os pilotos que estão à frente, praticamente, não podem pontuar.

“Enquanto houver chances, os pilotos vão brigar por ela, fato que dá vida ao campeonato. São 25 pontos pra lá, mais cinco pra cá e cada competidor vai fazendo seu exercício de aritmética e essa é a dificuldade que existe para se prever o final”, diz.

Sobre a regra do descarte, Dito explica que este é um recurso que era muito usado na Fórmula 1, mas que deixou de ser aplicado. “Estabelecemos o descarte na regra para forçar o piloto a não se acomodar. Caso não houvesse, o certame desse ano já estaria definido. Com esse recurso, ganhamos mais emoção e equilíbrio na disputa”, finaliza Giannetti.

A 5ª e penúltima etapa da Copa ECPA de Stock Jr. está marcada para o dia 15 de outubro e acontecerá no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

Serviço

A Copa ECPA de Stock Jr. 2011 é realizada e organizada pelo ECPA Racing, com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp). O patrocínio é da Ecopads e Fremax. Mais informações no site www.ecpa.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana