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Alpha Notícias: Citroën vai apresentar no Salão de Frankfurt o conceito Tubik

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Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Após o lançamento do Portal Multicity, a CITROËN dá prosseguimento à sua reflexão sobre a mobilidade urbana, abrindo novos caminhos. Totalmente alinhada ao conceito ‘Créative Technologie‘, a marca apresenta no Salão Internacional de Frankfurt (IAA) o carro-conceito Tubik, um shuttle tecnológico top de linha a serviço de uma idéia forte: resgatar o prazer da condução e da viagem. Uma viagem compartilhada, inteligente, conectada e verde!

Em um contexto onde não se fala mais em distância – mas em tempo de deslocamento -, onde a informação se desloca de forma mais rápida que o próprio homem, onde um mesmo itinerário pode ser percorrido com ajuda de inúmeros meios de transporte, onde os consumidores privilegiam antes de tudo a facilidade de deslocamento…

Sem dúvida uma nova realidade, mas que desafia a marca a buscar respostas para as problemáticas da mobilidade do amanhã…

O projeto Multicity, já implantado na Europa, materializa certamente esta reflexão sobre a mobilidade, oferecendo um portal de internet com itinerários que levam em conta todos os modos de transporte disponíveis (carro, trem, avião, locação…), facilitando os deslocamentos.

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Mas é preciso ir além, é preciso ousar…



Desta forma, o projeto Multicity passa hoje para uma etapa suplementar, propondo um novo elemento de resposta: o concept car Tubik, cuja principal ambição é dar um novo sentido à viagem.

Com a evolução das sociedades modernas, a identidade da família também se transforma: os sociólogos falam agora de “grupos afetivos” para descrever esta evolução e incluir notadamente as famílias recompostas ou os grupos de amigos. Esses “grupos afetivos” não se limitam somente a 4 ou 5 pessoas e expressam uma real necessidade de viajar juntos, sem ter que deixar suas bagagens por falta de espaço.

O desafio vencido pelo conceito Tubik é propor um verdadeiro veículo de 9 lugares, com um estilo e um nível de desempenho que não sacrificam os códigos de requinte e conforto de um sedã moderno.

Inspirando-se nas linhas do famoso CITROËN Tipo H, afetuosamente chamada pelo público « TUB (nome de seu predecessor), as equipes de designers da CITROËN criaram um estilo diferenciado a partir de elementos já consagrados, utilizando matérias-primas e cores que respondem a um grau elevado de sofisticação e de conforto.

Mas o Citroën Tubik vai além, oferecendo a seus passageiros um interior com o mais puro espírito « Lounge », dedicado 100% ao conforto e ao divertimento, para renovar o prazer da viagem.

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Suas múltiplas possibilidades de modularidade dos bancos (semi-deitado, frente a frente…) e a tecnologia embarcada a bordo (tela gigante com lâmina semi-circular, sonorização espacial de alta definição…), tornam ele um verdadeiro espaço de relacionamento! Desta forma, a viagem se torna tão importante quanto o destino!

Oferecer ampla habitabilidade e volumes generosos, sem perder o controle do consumo, implica na utilização de uma cadeia de tração inovadora… A tecnologia Hybrid4 consegue resolver esta equação. Associada a um ousado trabalho na aerodinâmica, a tecnologia ‘Full hybrid’ permite que o Tubik mantenha um nível de emissão de CO2 comparável ao de um sedã clássico.

Reconciliar o útil com a estética



As linhas do Tubik são inspiradas no CITROËN TUB (Tração Utilitária Baixa) e a sua evolução particularmente engenhosa, cuja polivalência e estilo atrativo fizeram-no um dos “best seller” da época (meio-milhão de unidades foram vendidas em trinta e quatro anos de comercialização). Apresentando a mesma morfologia de seu irmão mais velho, o Tubik adota dimensões generosas para receber até 9 passageiros (largura: 2,08 m; altura 2,05 m; comprimento: 4,80m).

O bloco dianteiro, que se destaca do volume principal, evoca, com seus dois montantes do pára-brisa e suas nervuras, a chapa ondulada do CITROËN Tipo H!

Para acentuar a impressão protetiva do projeto, os designers da CITROËN associaram duas cores contrastantes: o cinza metal do corpo cerca o branco nacarado das duas extremidades, onde se encontram os motores térmico (na frente) e elétrico (atrás) da cadeia de tração ‘Full hybrid’ Diesel.

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Simples mas estéticas, as superfícies externas deixam apenas adivinhar o amplo pára-brisa panorâmico sem cor e as duas grandes portas que dão acesso ao interior. Enquanto a porta do motorista em formato de “élitro” se abre, a porta lateral libera todo o lado direito do espaço interno por meio de uma translação circular.

E como não pode haver viagem sem bagagem, um compartimento foi dissimulado de forma astuciosa na parte traseira.

Assumindo o comando



Sentando ao volante do Tubik, o motorista entra em um universo ultra-tecnológico, inteiramente construído em torno do posto de condução. Este espaço é materializado pelo que os designers da CITROËN chamam de « cyclotron », já que agrupa em um único traço circular, o banco, o jogo de pedais, o volante e a lâmina circular do mostrador virtual do pára-brisa. A cor cinza alumínio do invólucro externo do Tubik é retomada no “cyclotron” para acentuar seu aspecto robusto e protetor.

Instalado no seu banco em couro negro com relevos, o “comandante de bordo” é identificado por reconhecimento digital. Ele tem ao redor todas as informações necessárias para a navegação no mostrador virtual do pára-brisa e na tela instalada no centro do volante. Para controlar sua parte traseira, uma tela exibe as imagens das câmeras de ré e de retrovisão.

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Esportes

Coluna “Mecânica Online”: O mais rápido da imprensa automotiva

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Tarcisio Dias*

No mês de março de 2024, a Audi do Brasil comemora sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade.

Uma das ocasiões mais marcantes para a imprensa automotiva, junto com a Audi, foi o evento de lançamento do R8 GT em 2011 – uma série limitada de 333 unidades, com apenas três destinadas ao Brasil e preço de R$ 1 milhão – e a oportunidade de alcançar a velocidade final do modelo numa reta plana de cerca de 5 km.

A pista de ensaios de voos da Embraer, em Gavião Peixoto, próximo a Araraquara, no interior paulista, a 310 km da capital, foi o local escolhido para essa aventura. É a mais longa pista das Américas — são 4.967 metros de comprimento por 45 metros de largura de asfalto perfeito.

Antes de prosseguirmos, vamos à Mecânica Online. O veículo apresentava uma motorização V10 de 5,2 litros —  um motor aspirado também utilizado no Lamborghini Gallardo LP560-4 – que produzia 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.500 rpm.

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A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em apenas 3,6 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h. O câmbio era o R-Tronic, um manual robotizado de embreagem única, com pneus dianteiros 235/35R19 e traseiros 295/30R19.

Antes de entrarmos na pista, todos os participantes receberam um uniforme completo de piloto, passaram por pesagem e participaram de uma preleção para entender a dinâmica da ação.

Depois foi a vez de entrar no R8 GT, apertar os cintos de segurança de quatro pontos e observar a pista de pouso e decolagem que desaparecia no horizonte, aguardando a bandeira verde e a verificação dos pneus P Zero (44 libras na frente, 46 atrás). Tudo cercado por muita atenção e cuidados, com a segurança em primeiro lugar.

Alinhamos junto aos cones para a verificação final. A pista é larga e vamos ao volante tendo como carona o piloto Andre Nicastro, que dá as simples instruções: acompanhe a faixa contínua pintada na pista e nada de movimentos bruscos na direção.

Bandeira verde e pé na tábua! O motor ronca alto, mas não tão alto a ponto de atrapalhar. Em 3,6 segundos já estamos a 100 km/h, mas a largura da pista dificulta a percepção da velocidade, tudo parece passar rapidamente pela janela.

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Mantendo o pé no acelerador, o ponteiro do conta-giros se aproxima da faixa vermelha. Na quarta marcha atingimos 235 km/h, na quinta 290 km/h, na sexta… e o carro continua ganhando velocidade. A essa altura, se estivéssemos em um jato Embraer 190, já teríamos decolado.

No entanto, não decolamos, e um leve tremor no volante vem da pista irregular. Com uma grande asa traseira segurando o R8 GT no chão e tração nas quatro rodas, o carro permanece firmemente estável, não exigindo habilidades especiais.

A cerca de 300 km/h, o velocímetro digital se estabiliza. Há a clara sensação de que o som do motor V10 está ficando para trás… Para os observadores do lado de fora, próximo ao hangar, o som se assemelha ao de um caça a jato em voo rasante. Foi emocionante ver e ainda mais acelerar tudo isso!

Após aproximadamente 1 minuto e 40 segundos, passamos pelo posto de cronometragem: o velocímetro mostra impressionantes 330 km/h, topou no máximo. Faltou dizer que o modelo em testes veio direto da Alemanha para essa aventura e permitia atingir os 330 km/h, superior aos 320 km/h anunciado na ficha técnica.

Hora de mover o pé do acelerador para o freio, reduzindo a velocidade e o Audi responde prontamente.

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Ao final, a mente continua acelerada. Na curva fechada para voltar ao hangar, o velocímetro mostra 140 km/h, mas a sensação é de que o carro está quase parado, como se estivesse manobrando para estacionar em um supermercado.

Dos 5 km percorridos, 1,4 km foram dedicados à desaceleração e frenagem, uma distância mais do que suficiente considerando os freios de fibra de carbono. Devido à absoluta planicidade da pista, é possível perceber a curvatura da Terra, já que não se avista o final da pista.

De volta ao hangar, fui informado da velocidade máxima registrada: exatos 326,545 km/h. Foi uma experiência extremamente interessante e emocionante, ainda mais por ter sido o mais rápido da imprensa automotiva e por conquistar um prêmio especial e único pela realização.

A Audi realizou essa ação por dois dias, mais de 50 vezes, levando outros jornalistas e a própria equipe da Audi. Para isso, só precisou de reabastecimento (cinco litros de gasolina gastos a cada trecho) e da troca de um filtro de ar, mostrando a confiabilidade do modelo.

Na época, a liderança da Audi do Brasil estava sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Kakinoff, que sempre esteve presente nos eventos da marca com a imprensa, e não foi diferente dessa vez.

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Foi um sábado memorável para todos os membros da imprensa automotiva, um verdadeiro parque de diversões para adultos!

E agora, ao comemorar seus 30 anos de Brasil, a Audi deve saber que a melhor maneira de garantir um futuro promissor é sempre lembrar das lições do passado e preservar seus valores, os quais muitas vezes, com as mudanças, acabamos perdendo, mas nunca é tarde para evoluir.

*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/.

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Alpha Notícias: JAC Motors passa dos 100 pontos assistenciais e amplia área de cobertura de pós-venda no Brasil

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Projeto “Oficina Credenciada – Expansão JAC Motors” é inédito, ousado e quer fomentar as vendas para novas localidades


A JAC Motors partiu para a estrada e foi buscar novos parceiros, visitando as cidades de todos os Estados do Brasil onde havia modelos da marca e potencial de vendas, realizando mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas dessas cidades e fechando com mais de 100 pontos assistenciais.

“Todas as cidades, sem exceção, foram visitadas presencialmente e, pelo menos, três ou quatro reuniões com os principais estabelecimentos de cada município foram feitos. Foi um trabalho monumental da nossa equipe”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.


Na sequência, após vencida a etapa da documentação, as oficinas começaram a indicar os mecânicos para a realização de cursos de treinamento, objetivando a manutenção dos modelos elétricos da marca, mas também os veículos a combustão anteriormente vendidos no país.

Sob comodato, cada oficina recebeu um kit básico de ferramental para começar a trabalhar o pós-venda dos veículos da marca, composto por centrais eletrônicas de diagnósticos para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.

Também foi enviado para cada empresa um carregador wall box para carros elétricos. “Cerca de 70% dos municípios que receberam esses carregadores não tinham qualquer opção de recarga para modelos elétricos. Nós estamos colocando, portanto, mais de 70 novas cidades no mapa da eletromobilidade do país, uma vez que esses carregadores poderão ser usados por veículos de outras marcas”, destaca o COO da JAC Motors.

Nicolas lembra que, nos casos esporádicos em que um problema for mais complexo, as 110 oficinas contarão com o apoio dos Flying Doctors, equipe exclusiva com técnicos altamente treinados e disponíveis para resolver qualquer problema, seja por videochamada ou presencialmente em todo o Brasil.

Com um central de distribuição de peças, sediada em São Paulo, com mais de 12 mil itens catalogados, a JAC Motors vai estender às oficinas credenciadas a mesma performance que já emprega na remessa de peças de reposição para a rede de concessionários. “Nosso índice atual de atendimento é de 94% de envios para todos os pedidos de itens em um prazo de até 24 horas em um raio de 400 km e 48 horas para distâncias maiores”, finaliza o COO.
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Alpha Notícias: Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

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Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil


A nona edição do EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia está confirmada pela organização do evento e acontecerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do País conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, diz Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações. São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 12 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.
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