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sábado, 21 de maio de 2011

MG Motors inaugura concessionária em São Paulo e e lança dois modelos



Marca inglesa representada pelo Grupo Forest Trade terá 11 concessionárias em todo o país até o final do ano


Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A MG Motors, empresa do grupo SAIC, irá inaugurar no próximo dia 08 de junho sua primeira concessionária em SP, na Av. Europa, nº 927, bairro dos Jardins. O evento marca a entrada da MG Motors no mercado brasileiro com o lançamento de dois modelos esportivos de luxo: o sedan MG550 e o fastback MG6, ambos já apresentados durante o Salão do Automóvel de 2010. Os modelos virão equipados com motor 1,8 litro 16v turbo (1.796cc) com bloco de alumínio de 170cv e câmbio automático de cinco velocidades com comando Tiptronic + Paddle Shift.



A MG Motors é representada no Brasil pelo Grupo Forest Trade, que prepara um plano de expansão da marca: até o final do ano serão 11 concessionárias em vários estados do país.



A MG foi fundada por Cecil Kimber e William Morris em 1924 na cidade de Oxford, na Inglaterra e se especializou em modelos esportivos a partir do primeiro projeto: o Old Number One. Desde 2005 a MG pertence ao grupo SAIC (Shangai Automotive Industry Co.), que em 2010 vendeu mais de 3,5 milhões de veículos no mercado mundial.



Site MG Matriz (Inglaterra): http://www.mg.co.uk
Site da SAIC/MG: http://www.saicmg.com/global/
Site da MG Motors no Brasil: http://www.mgmotors.com.br/

Paranaense é o mais rápido nos treinos livres do Mercedes-Benz Grand Challenge



Fábio Ebrahim registrou a melhor volta no primeiro dia de treinos cronometrados do Mercedes-Benz Grand Challenge


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Fez diferença a experiência do paranaense Fábio Ebrahim no circuito de Curitiba. O piloto da casa foi o mais veloz no primeiro dia de atividades cronometradas do Mercedes-Benz Grand Challenge. Foram três sessões realizadas nesta sexta-feira (20). "Hoje tivemos a oportunidade de realmente trabalhar em cima do carro e testar alguns ajustes. Colocamos pneus novos no final, criamos um bom acerto durante o dia e por isso conseguimos o melhor tempo", comemorou Fábio Ebrahim.

Na opinião do piloto, o tempo de volta foi a recompensa inicial pelo trabalho do fim de semana. "Tivemos algumas dificuldades no início, mas depois de trabalhar a noite toda agora estamos em melhor forma. O carro é bem gostoso, ele tem umas particularidades que exigem tentar trabalhar junto com a eletrônica e ver como ele se comporta para virar bons tempos. Caso contrário, não tem jeito. Não adianta tentar pilotar como você quer, é preciso uma adaptação", falou Fábio Ebrahim.

O domínio paranaense ficou completo com a segunda posição da dupla formada por pai e filho, João Campos e Márcio Campos. "O Márcio fez o melhor tempo no primeiro treino, ele vem sendo mais rápido do que eu constantemente, o que é muito legal. Acredito que a dupla está bem afinada e estamos muito confiantes para amanhã, já que não passamos pneus", destacou João Campos, que volta ao automobilismo depois de conquistar cinco títulos na Pick Up Racing.

Neto De Nigris, ex-piloto da Stock Car, também está de volta ao esporte a motor pelo Mercedes-Benz Grand Challenge. E em ótima forma: foi o terceiro em Curitiba. "Eu estou gostando muito, o carro é confortável e bom de pilotar. Não temos muito o que mexer nele além de cambagem, pegar a mão do câmbio automático e do freio e treinar bastante. Acredito que teremos um bom fim de semana, mas para isso precisamos treinar bem amanhã", analisou Neto De Nigris.

A programação do Mercedes-Benz Grand Challenge prossegue neste sábado (21) com a tomada de tempo e a primeira corrida da história da categoria marcada para 13h30.

DAFRA divulga o primeiro ganhador do concurso cultural “Eu e minha Apache”

Ação celebra um ano da Apache RTR 150 no mercado brasileiro


Texto: Imprensa DAFRA

A DAFRA divulgou o primeiro ganhador do concurso cultural “Eu e minha Apache”, iniciado no dia 20 de abril. Criado para comemorar o primeiro ano da Apache RTR 150, o concurso premiará internautas com o modelo 2011 da motocicleta.

Com a história sobre um passeio pela orla de Salvador, o primeiro vencedor foi Silvio Rodrigues Oliveira Nogueira, que acumulou 41.950 Km’s quilômetros na pontuação geral.

Ainda dá tempo de participar

Aproveitando o sucesso do concurso, lembre-se que ele ficará no ar até o final de maio e premiará mais dois participantes, cujos nomes serão divulgados nos dias 25 e 31 de maio.

Para lembrar

Podem concorrer os proprietários da Apache RTR 150 ou de outros modelos DAFRA e demais consumidores, que deverão cadastrar seu perfil no hotsite www.eueminhaapache.com.br.

Para participar é muito fácil. Aqueles que possuem a motocicleta deverão postar uma história interessante que tenham vivenciado com a moto, respondendo a pergunta: "Qual foi o melhor momento que viveu com a sua Apache?”.

Os demais participantes, que ainda não tiveram oportunidade de ter uma APACHE, devem elaborar uma frase criativa para a questão: “Que história você gostaria de viver pilotando uma Apache?”.

Depois disso, o participante deverá “correr atrás” e compartilhar seu perfil pelas redes sociais Orkut, Facebook e Twitter, integradas ao hotsite, angariar votos de outros internautas para sua história ou frase e atrair novos participantes para o concurso. Essas ações serão convertidas em quilometragem (pontos acumulados) e os três internautas que conquistarem maior pontuação em cada categoria (proprietário Apache, cliente DAFRA e não-cliente), ganharão a motocicleta.

Pósitron lança promoção "Craques da Pósitron"

A fotografia mais “curtida” na Fan Page da Pósitron ganhará ingressos para assistir ao jogo do Brasil


Texto: Imprensa Pósitron

A Pósitron, marca da PST Electronics e líder em segurança automotiva, inicia a promoção “Craques da Pósitron” preparada especialmente para os torcedores e fãs da Seleção Brasileira de Futebol, residentes no estado de São Paulo. Para participar, basta postar no mural da Pósitron, no Facebook, uma foto com um grupo de amigos imitando a pose clássica de um time de futebol, até o dia 23 de maio.

No dia 24, as fotos irão para a votação popular na Fan Page da empresa, onde ficarão até 30 de maio. O autor da fotografia mais votada levará para casa 11 ingressos para assistir junto com os amigos e familiares o jogo entre Brasil e Romênia, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, no dia 7 de junho. Essa partida marcará a despedida do jogador Ronaldo, o Fenômeno, da Seleção.

O resultado do “Craques da Pósitron” será divulgado no Facebook da empresa (www.facebook.com/PositronFanPage) e no blog Pósitron Drops (www.positrondrops.com.br).

Para mais informações sobre a Pósitron e seus produtos, acesse www.positron.com.br.

Hellmeister e Laganá fecham o dia com o melhor tempo na Itaipava GT4



Pilotos superaram os favoritos Ginettas G50 nos treinos livres desta sexta-feira


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A dupla Alan Hellmeister e Sérgio Laganá, de Ferrari Challenge, surpreendeu e fechou esta sexta-feira de treinos livres em Curitiba (PR) com o melhor tempo do dia, em um cenário que previa domínio do modelo Ginetta G50, segundo e terceiro com as duplas Carlos Burza e Leo Burti e Marçal Melo e William Freire. As atividades da terceira etapa da Itaipava GT4 continuam na manhã deste sábado (21).

Satisfeito com o resultado, Sérgio Laganá acredita que ainda pode melhorar para a disputa deste sábado. "Hoje foi um bom dia, mas poderia ter sido melhor. Vamos trabalhar em cima disso para tentar conseguir uma pole. Jogar um pouco de pressão psicológica para cima deles", explica. Parceiro de pilotagem de Laganá, Alan Hellmeister se mostrou surpreso com o ritmo das Ginettas.

"Nós estamos fortes em uma volta e quando estamos com pneus novos, mas eles têm um ritmo impressionante. Vamos correr atrás do que for possível neste fim de semana", se conforma o piloto. Já Carlos Burza, dupla de Leo Burti, adota um discurso mais comedido. "Fomos bem hoje, foi um dia produtivo, mas não temos esse domínio, como o melhor tempo deles mostrou".

"Nosso carro é muito consistente e essa é a nossa força, mas vamos até o final e ver o que conseguimos. No Anhembi a Ferrari nadou de braçada, aqui espero que seja a nossa vez", fala Burza. Burti se mostrou igualmente otimista. "Mesmo com um problema no câmbio que nos deixou de fora da segunda sessão, deu para ver que o carro aqui é muito rápido, está sobrando. Faz parte. Este é o equilíbrio da categoria".

Terceiros do dia, Marçal Melo elogiou muito a obra feita no autódromo de Curitiba no fim do ano passado. "O novo asfalto da pista melhorou muito pra todos. Estamos muito rápidos. Hoje conseguimos ter um bom ritmo, sem passar pneus novos, e acredito que teremos grandes possibilidades neste fim de semana", e encerrou falando sobre a sua expectativa de resultados.

"Estou esperando poles e vitórias, mas vamos correr com a cabeça e tentar somar o maior número possível de pontos pensando no campeonato". A programação da Itaipava GT4 prossegue neste sábado com os classificatórios para as duas corridas (10h25 e 11h20, respectivamente) e a primeira bateria da terceira etapa da temporada às 16h08.

Itaipava GT3 tem quatro marcas dentro do mesmo segundo em Curitiba



Tempos próximos anunciam tomadas de tempo e corrida muito disputadas neste sábado


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

São apenas treinos livres, mas os resultados das duas sessões desta sexta-feira (20) parecem indicar um fim de semana de bastante equilíbrio no Itaipava GT Brasil, com Ford GT, Lamborghini Gallardo LP600, Corvette Z06 e Ferrari F458 dentro do mesmo segundo em Curitiba. O melhor tempo, no finalzinho da última atividade, ficou com Sérgio Jimenez, parceiro de pilotagem de João Adibe, de Ford GT. Ele registrou 1min16s398. A marca, apesar de extra-oficial, já aniquilou o tempo da pole position da última visita do Itaipava GT Brasil a Curitiba. Foi mais de dois segundos e meio mais rápida.

"Desde que saímos para o primeiro treino, o carro já estava bom. Agora, saí, dei apenas quatro voltas e registrei o melhor tempo. Fizemos algumas mudanças da manhã para a tarde e está claro que isso surtiu efeito. Mas amanhã todo mundo deve melhorar, então precisamos buscar mais alguns milésimos aí", avalia Sérgio Jimenez. O desempenho impressionou os adversários, especialmente o segundo colocado, Allam Khodair, que divide um Lamborghini Gallardo LP600 com Marcelo Hahn. "Os Ford GT estão muito competitivos. Tanto o Valdeno quanto o Jimenez", reconhece Allam Khodair.

"Ainda temos que encontrar o melhor acerto e encaixar uma volta perfeita. Os pneus dianteiros estão sofrendo um desgaste muito grande. Precisamos corrigir isso até a corrida. Já tentamos muita coisa, mecanicamente mexemos em tudo o que foi possível, mas ainda vamos tentar outras possibilidades", falou Allam Khodair. Importante não só para conter o avanço de um dos Ford GT, mas para fugir também do outro, que se aproxima, pilotado de Valdeno Brito e Matheus Stumpf. Eles fizeram o terceiro tempo nos treinos livres em Curitiba. E de pneus velhos.

"Meu carro está muito rápido. Já havíamos andado bem aqui no ano passado, mas este tempo que está aí conseguimos de pneus velhos. Com pneus novos, fui atrapalhado. Vinha fazendo meus melhores trechos, mas não completei a volta. Mas estamos no caminho e dá para dizer que a briga amanhã será bem apertada", analisa Valdeno Brito. "A categoria está mais equilibrada, os carros mais parecidos, mas acho que o Corvette e a Lambo ainda continuam fortes", acrescenta o piloto, atual campeão da Itaipava GT3 em parceria com Matheus Stumpf.

As atividades do Itaipava GT Brasil prosseguem neste sábado com os treinos classificatórios e a primeira corrida do fim de semana, marcada para 16h00.

Em estreia no Itaipava GT Brasil, Jimenez e Adibe lideram primeiro dia de treinos livres em Curitiba



Dupla conseguiu bom acerto no Ford GT e está confiante para a classificação


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Uma estreia com o pé direito. Assim foi o primeiro dia de Sérgio Jimenez e João Adibe no Itaipava GT Brasil, nesta sexta-feira (20). A dupla não pôde participar das duas primeiras corridas, e inicia sua participação na temporada 2011 da categoria brasileira de supercarros apenas na terceira etapa, mas, já provou ao que veio. No primeiro treino livre, conquistaram a terceira colocação, e, já na segunda sessão, Jimenez e Adibe lideraram o treino, marcando o melhor tempo do dia, com 1min16s398, a bordo do Ford GT, da BMG Racing / Cimed.

"Foi um excelente começo para nós. No primeiro treino, eu fui o primeiro a sair, para verificar como o carro estava, até porque o motor foi refeito após a quebra na etapa do Anhembi. Dei quatro voltas de ‘adaptação’ e depois acelerei forte em outras quatro. Quando entreguei o carro para o João, estávamos com o melhor tempo. Ele andou até o fim, para acumular quilometragem e se acostumar ao carro", explicou Jimenez (GFS Software).

"Mexemos em algumas coisas antes do segundo treino e, desta vez, o João saiu primeiro. Novamente, ele andou bastante. Assumi o carro faltando oito minutos para o fim do treino e consegui aproveitar bem minhas voltas e marcar um bom tempo. Percebemos que o carro melhorou e estamos muito satisfeitos com o resultado", completou o piloto paulista.

Sérgio ainda ressaltou o bom desenvolvimento de seu companheiro João Adibe ao longo do dia, afirmando que esse é um dos trunfos da equipe. "O João está evoluindo muito rápido e isso é importante para nós. Estou muito contente com o desempenho dele. Temos um carro muito forte, e, quanto mais ele for melhorando, mais chances de pódio nós temos", comentou. João Adibe venceu o Trofeo Maserati em 2005.

Quanto às expectativas para o treino classificatório, que será realizado neste sábado (21), o piloto está otimista. "Ainda temos um treino livre pela manhã, e vamos tentar achar mais alguma coisa para melhorar. O Ford GT é muito bom, muito competitivo, e estamos nos adaptando bem. Acredito que, se classificarmos entre os três primeiros, estaremos bem para a briga pela vitória", concluiu Jimenez.

Caltabiano abre pré venda do MINI One no Brasil



Um dos mais aguardados lançamentos da marca MINI já pode ser reservado na Caltabiano por R$ 69.950,00


Texto e Foto: Imprensa Caltabiano

Ao completar dois anos no Brasil, a marca Caltabiano MINI anunciou a chegada do modelo MINI One, a versão de entrada do charmoso compacto inglês. A versão chega ao mercado nacional com um motor 1.6 16V, 4 cilindros e 98 cv de potência. Assim como os demais membros da família, o MINI One também leva o motorista a sensação de dirigir um kart na cidade. O carro faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 186 km/h.

Dentre os principais itens de série estão: câmbio manual de seis marchas, ar condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de liga leve, seis Airbags, rádio CD Player e freios ABS.

“O MINI One é pensado para aquele cliente que procura um carro ágil e prazeroso para o dia-a-dia, mas que não abre mão de estilo. Com este lançamento queremos atingir um novo cliente: jovens universitários, profissionais em acessão e pessoas que antes achavam o MINI um carro inacessível.”, comenta Alessandro Maria, presidente do Grupo Caltabiano.

O carro já pode ser reservado nas lojas Caltabiano MINI de São Paulo e Rio de Janeiro.

Della Via estreia este fim de semana no Mercedes-Benz Grand Challenge com dois carros e patrocínio oficial

Objetivo é apoiar o automobilismo brasileiro, além de aproximar e fortalecer a marca junto ao público apaixonado por velocidade


Texto: Assessoria de Imprensa

A Della Via, uma das maiores empresas do setor automotivo do País, está presente no Mercedes-Benz Grand Challenge, nova categoria do Itaipava GT Brasil, que tem estreia marcada para este fim de semana, em Curitiba (PR), com participação mais que especial. Além de ser uma das patrocinadoras oficiais da competição, a rede conta com a equipe Della Via Racing Team, que tem dois carros pilotados por Fábio Delamuta (carro nº 8) e Roberto Santos (nº 55).

As expectativas da empresa para a estreia são grandes. “Acreditamos e apostamos no automobilismo brasileiro e estamos muito contentes de poder participar ativamente deste campeonato, que conta com o apoio oficial de uma marca como a Mercedes-Benz”, afirma Tatiane Delamuta, gerente de Marketing da Della Via.

O patrocínio a eventos de esporte motor faz parte da estratégia de marketing da Della Via, que busca aproximação com apreciadores do automobilismo. Além do Mercedes-Benz Grand Challenge, a Della Via patrocina também o Driver Touring Car Cup (DTCC) Audi. “Essas competições fortalecem nossa marca junto ao público apaixonado por velocidade”, diz Tatiane.

Ao vivo – Uma das ações dos patrocinadores foi adquirir os direitos de transmissão das etapas, que serão exibidas aos domingos, às 14h, pela Rede TV!, com um compacto da corrida de sábado e a prova de domingo, na íntegra, ao vivo.

Nesta primeira etapa, o programa apresentará uma entrevista exclusiva com os pilotos da Della Via Racing Team, que irão falar sobre suas expectativas em relação a nova categoria. Nos intervalos, a Della Via exibe a estreia de três filmes publicitários criados especialmente para a competição. Ao todo, foram produzidos seis filmes, de um minuto cada.

A primeira etapa do Mercedes-Benz Grand Challenge ocorre sábado (21), às 13h30, e domingo (22), às 14h20, e terá narração de Tatá Muniz, e comentários de Mario Lafitte, diretor de comunicação corporativa da Mercedes-Benz do Brasil, como convidado especial.

Campeonato – Destinado a pilotos não profissionais, licenciados pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o Mercedes-Benz Grand Challenge abrange oito etapas, sempre em rodada dupla, na qual irão competir os 22 carros do modelo Mercedes-Benz C250 CGI, modificados em relação à versão original. Os automóveis possuem design exclusivo, tecnologia de ponta e novo motor Mercedes-Benz Turbo, que oferece maior torque e competitividade.

Os carros utilizados foram adaptados para corridas pela WB Motorsport, comandada por Washington Bezerra, que os equipou com itens de segurança como santantonio, cintos e banco de competição, redução de peso e potência aumentada para 245 HP. O conjunto motor e câmbio é lacrado e toda a manutenção feita pela assistência técnica credenciada da categoria.

O Mercedes-Benz Grand Challenge é a mais nova categoria do Itaipava GT Brasil, que conta ainda com as categorias Itaipava GT3, Itaipava GT4 – de acordo com o desempenho dos carros – e TNT SuperBike, competição de moto velocidade que reúne motocicletas de 1000cc, conduzidas pelos melhores pilotos de moto do Brasil.

Coluna "Alta Roda": Sonho desfeito



Texto: Fernando Calmon*

É possível fabricar um carro realmente barato no Brasil? A resposta é sim. Mas isso sempre leva a outra pergunta: o comprador brasileiro estaria pronto a abrir mão de itens essenciais de conforto e segurança? Aí a resposta já não flui com tranquilidade. O primeiro país que enveredou por essa estratégia, a Índia, está longe de colher bons resultados.


O exemplo do subcompacto Nano, da Tata, maior conglomerado industrial indiano, é emblemático. Lançado sob grande impacto em janeiro de 2008, o primeiro carro do mundo ao preço sugerido de meros US$ 2.500,00 (R$ 4.000,00) tornou-se alvo de curiosidade mundial. Estilo simpático, porém feinho, motor traseiro, quatro portas, acabamento espartano, preço de motocicleta, capacidade de transportar quatro pessoas. Dois meses depois, no Salão de Genebra, foi alvo de imensa curiosidade dos jornalistas e até de altos executivos da indústria.


O projeto, com forte apoio do governo, seguia a lógica de alternativa às motocicletas. Estas têm um papel de importância em um país com 1,1 bilhão de habitantes, de baixo poder aquisitivo. É comum ver três ou até quatro pessoas sobre uma motocicleta na Índia. Nesse cenário, o Nano tinha tudo para emplacar. Não foi bem assim. Algumas das primeiras unidades se incendiavam, logo resolvido. O carro sofreu atrasos na produção e, aos poucos, as filas de compradores potenciais se desfizeram, quando os proprietários sentiram as limitações técnicas e comerciais do produto.


Em seguida, a Tata passou a aumentar o preço e, hoje, se avizinha dos US$ 4.000 (R$ 6.400). As vendas se limitam a um quinto do esperado. Existe uma versão “Europa” de melhor acabamento e bolsas infláveis, na faixa de US$ 6.000 (R$ 9.600). O pessoal de marketing alega que deveria ter sido lançada primeiro. Neste ano, em Genebra, nenhum Nano estava em exposição no estande da empresa, sinal vermelho às exportações.


Da mesma forma que os indianos tiveram um sonho desfeito, inclusive quanto à segurança dos ocupantes, os brasileiros teriam reação semelhante. Haveria, talvez, lugar de nicho para o Nano e nada mais do que isso. Com carga fiscal drasticamente reduzida, itens de conforto inexistentes e sem possibilidade de qualquer opcional, além de ajuda nos financiamentos e outros subsídios, seria possível fabricar um equivalente aqui. O problema estaria em encontrar compradores suficientes que justificassem a produção.


A história também não ajuda. Um programa de carros baratos, incentivado pelo Governo Federal, em 1964/65, atraiu a Volkswagen (Fusca Pé-de-boi), Vemag (DKW Pracinha), a Willys (Gordini Teimoso) e a Simca (Chambord Profissional). A iniciativa deu errado e nada indica que algo semelhante alcançaria sucesso nos dias atuais.


A partir de 2014, todos os automóveis terão bolsas infláveis e ABS. Em modelos de entrada, o preço vai subir. Até lá, o Brasil terá construído uma laboratório de testes independente – provavelmente no polo tecnológico de Sorocaba (SP) – e se exigirá homologação, antes de obter uma licença de importação ou de produção no País. Significa mais distância de projetos como o Nano, cercado de boas intenções, e na prática invendáveis.

RODA VIVA

ATRASOS à vista nos lançamentos esperados este ano. O Cruze, versão hatch, não deve mais sair em 2011. O fôlego da GM só daria para lançar o Cruze sedã e o sucessor do Corsa sedã (Cobalt, tudo indica). Honda também desistiu da nova geração do Civic este ano. Desastres naturais no Japão levaram a uma escassez de peças e severo corte na produção brasileira.

AUDI A1 é o produto que faltava à marca alemã no Brasil. Oferecido de R$ 89.990 a R$ 126.000, duas portas, estilo atrativo, acabamento de primeira linha, motor turbo 1,4 l/122 cv, terá lugar no mercado, apesar do preço. Câmbio manual robotizado de duas embreagens (sete marchas) e direção de resposta rápida e precisa garantem inusitado prazer ao dirigir.


RENAULT caprichou no Sandero 2012. Além de leve atualização no estilo, houve boas mudanças internas. Sistema de som evoluiu, passando por materiais novos, regulagem de altura do volante e revestimento acústico melhor, embora ainda não ideal. Com espaço interno ímpar e preços reduzidos em até R$ 3.000 (versão Stepway) será forte competidor no segmento.


ARGENTINA não se contentou em comprar uma briguinha com o Brasil, em relação às licenças prévias de importação. Notícias vindas de lá dão conta de que cassou a isenção do imposto de importação do Tiida e do Sentra. Os dois modelos da Nissan mexicana passariam a pagar 35% de taxa, por deixar de cumprir índice mínimo de conteúdo local de peças.


DEPOIS de perder marcas como Chrysler e Land Rover, no passado, o Brasil vai atraindo para seu parque industrial novos fabricantes em diferentes níveis de produção. Suzuki será o 16º produtor de veículos leves a se instalar aqui, embora de forma bem modesta. Santa Catarina se anima para conquistar a BMW, caso os alemães confirmem os planos.

fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

Motor 2,5 litros TFSI da Audi ganha prêmio “International Engine of the Year 2011”



Esta é a sétima vitória consecutiva da tecnologia Audi TFSI


Texto e Fotos: Imprensa Audi

Um júri de 76 jornalistas automotivos ao redor do mundo escolheu o motor 2,5 litros TFSI como o “International Engine of the Year 2011”, ou seja, o melhor motor do mundo na categoria de 2 até 2,5 litros. O motor ganha o prêmio pelo segundo ano consecutivo.

O motor 2.5 litros criado para o Audi RS 3 Sportback, o coupé TT RS e Roadster, apresenta duas das principais tecnologias da Audi: turbo e injeção FSI. Com cilindrada de 2.480 centímetros cúbicos, ele produz 250 kW (340 hp) entre 5.400 e 6.500 rpm e torque máximo de 450 Nm (332 lb-ft) de 1.600 a 5.300 rpm.



Os membros do júri do “International Engine of the Year 2011” comentam o motor de 2,5 litros. "Este é certamente o melhor motor turbo dos últimos anos. Torque, potência e ronco esportivo são as suas principais características. Este motor tem de tudo."

Desenvolvido pela quattro GmbH, o coupé Audi TT RS acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos (Roadster: 4,4 segundos), e tanto o Coupé como o Roadster, possuem o opcional de velocidade máxima de 280 km/h.



A Audi oferece agora o mesmo motor que aciona os dois modelos TT RS no RS 3 Sportback. Ele leva 4,6 segundos para acelerar de zero a 100 km/h, o melhor desempenho de sua categoria. Sua velocidade máxima controlada é de 250 km/h.

Esta é a sétima vitória consecutiva da tecnologia Audi TFSI no prêmio “International Engine of the Year”. Entre 2005 e 2009, o motor 2,0 litros TFSI da Audi ganhou o prêmio na categoria 1,8 – 2,0.

Mais informações acesse www.audi.com.br

Renault exibe modelos transformados para a área de saúde na Feira Hospitalar 2011



Texto e Foto: Imprensa Renault

A Renault do Brasil vai demonstrar toda a versatilidade de sua linha de veículos utilitários na edição 2011 da Feira Hospitalar, o maior e mais importante fórum de saúde da América Latina, que começa no próximo dia 24 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com a experiência de quem é líder no mercado europeu de veículos transformados, a Renault do Brasil oferece uma ampla gama de modelos transformados aos consumidores brasileiros, além de ser a única a dar garantia de fábrica. Por isso, a marca levará para o evento internacional três veículos de sua linha de transformados destinados ao uso hospitalar: um Kangoo Express Simples Remoção, um Master L2H2 (chassi médio com teto elevado) Ambulância UTI e um Master Furgão L2H2 SAMU – Suporte Avançado de Vida.

O Master Furgão L2H2 Ambulância UTI é voltado para intervenções médicas de emergência e, por isso, traz maca escamoteável; isolamento térmico, janela corrediça na porta lateral direita com película branca; dois ventiladores e dois exaustores, gerenciador de carga e bateria, piso revestido em material de alto tráfego, inversor 12Vcc/110Vca/1000W com duas tomadas, suporte duplo de cilindro de oxigênio; um cilindro de oxigênio de 16 litros com válvula; e régua tripla, com fluxômetro, umidificador, máscara com mangueira e aspirador.

Voltado para o atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos, o Master Furgão L2H2 SAMU é uma das transformações mais completas e equipadas em termos de ambulância.

Entre os vários itens presentes no Master Furgão L2H2 SAMU estão: com sirene, identificação “Ambulância” na dianteira, vidros laterais opacos e corrediços, piso de material antiderrapante e lavável, maca escamoteável; isolamento térmico, janela corrediça na porta lateral direita com película branca; ventiladores e exaustores, gerenciador de carga e bateria, piso revestido em material de alto tráfego, inversor 12Vcc/110Vca/1000W, suporte de cilindro de oxigênio, umidificador, máscara com mangueira, aspirador, luminária, suporte para soro e sangue, bancos para acompanhantes e com cinto de segurança, e armários para medicamentos.

Kangoo Express


O utilitário Renault Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex, que conta com o menor preço sugerido (a partir de R$ 37.170,00) e uma das maiores capacidades de carga útil do seu segmento (800 kg), é o utilitário multiuso ideal para os grandes centros urbanos.

Outro importante diferencial do Kangoo Express em sua categoria é o fato dele ser o único furgão pequeno a oferecer uma ampla linha de transformações, entre elas, a Ambulância Simples Remoção. Este modelo transformado é equipado com suporte de oxigênio para cilindro de 7 litros, maca de aço, cilindro de oxigênio com fluxômetro, válvula com manômetro e umidificador de oxigênio com suporte e máscara, suporte de soro, banco para acompanhante, revestimento interno de material lavável, além de luminária central fluorescente e ventilador oscilante instalado na entrada da porta lateral.

Além dos produtos com padrão validado, existe a possibilidade de adaptação do lay-out interno das ambulâncias, uma vez que alguns clientes têm equipamentos específicos a serem instalados e por isso necessitam de armários e disposições diferentes dos padrões.

Veículos já saem transformados de fábrica

Os projetos desenvolvidos pelos fornecedores e validados internamente na Renault do Brasil, primam pela segurança e qualidade. Por isso, os clientes que comprarem qualquer modelo da linha de veículos transformados da Renault, contam com todos os benefícios da garantia original do veículo, diferentemente do que acontece quando o veículo é adaptado por empresas independentes.

Outro serviço disponível é a facilidade na hora de realizar o financiamento, já que a empresa fatura o veículo completo, evitando que o cliente realize dois financiamentos e/ou negociação distintos – o do carro e o da adaptação -, agilizando assim a finalização da compra.

No caso específico dos veículos Renault transformados para a utilização do segmento hospitalar, os clientes contam com uma vantagem a mais. A nota fiscal desses modelos sai de fábrica com a classificação fiscal de ambulância, o que diminui a burocracia junto aos departamentos de trânsito no momento do emplacamento. Além disso, dispensa o Certificado de Segurança Veicular (CSV), necessário quando o veículo é transformado pelo cliente.

Sobre a Feira Internacional de Produtos Hospitalar

A Feira Internacional de Produtos Hospitalar ocorre entre 24 a 27 de maio, no Expo Center Norte, situado na rua José Bernardo Pinto, 333, no bairro Vila Guilherme, em São Paulo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://www.hospitalar.com.br.

Pilotos confirmam participação na temporada 2011 Stock Jr



Campeão na edição 2010, o campineiro Rodrigo Rosset vai defender o título


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Após a reformulação de seu formato e a criação do Campeonato Paulista, a Stock Jr. chega ao seu segundo ano. A prova inaugural da temporada acontece neste sábado (21), no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

Em 2010, os campeões foram Rodrigo Rosset, na geral, e Luiz Augusto Alves, na Máster. Para esta temporada, alguns pilotos ainda negociam a presença no certame, mas a maioria já garantiu assento nos carros da categoria, que neste ano terá nova nomenclatura e passa a ser chamada de Copa ECPA de Stock Jr.

Entre os nomes confirmados estão Raphael Raucci, Yves Carbinatti, Rodrigo Natel, Marconi de Abreu, Luís Carvalho, Thiago Vinícius Lopes, Otto Baumgart, Francisco Lang, Rodrigo Eduardo Andreoli, Nelson Marcondes, André Pedrotti e Christiano Freire. Três pilotos que disputaram a categoria no ano passado também já garantiram suas vagas, o piloto de Campinas e atual campeão Rodrigo Rosset, Alexis Vilela e Beto Cavaleiro, campeão do Festival de Verão ECPA Stock Jr, torneio de três etapas realizado no início do ano.

Caminhão Volkswagen é o de número 2.200 entregue pelo Mais Alimentos

Texto: Imprensa MAN Latin America

A MAN Latin America acaba de entregar o caminhão de número 2.200 financiado pelo programa Mais Alimentos, uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Joel Martiniamo Dias e Rosa Helena da Costa Dias, casal de agricultores da cidade de Pouso Alegre (MG), receberam um caminhão VW Delivery 8.150 Plus durante a Agrishow 2011, feira do setor agrícola que aconteceu em Ribeirão Preto (SP). As chaves foram entregues ao casal por Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário.


A MAN Latin America participa do programa desde março de 2010 e contempla quatro veiculos cadastrados: o VW Delivery 5.140, o VW Delivery 8-150, o VW Delivery 8.150 Plus e o VW Worker 8.120. Pelo Mais Alimentos, os agricultores podem financiar um veiculo com taxa de juros de 2% ao ano, três anos de carência e pagamento em até dez anos.

Os caminhões são oferecidos ainda com até 15% de desconto em relação ao valor de mercado, possuem um ano de garantia sem limite de quilometragem, e mais doze meses adicionais para o trem de força (motor, caixa de mudanças e diferencial) gratuitamente.

"O Programa Mais Alimentos é um exemplo claro de como a iniciativa privada pode apoiar o Poder Público em ações que tragam resultados para a sociedade. A nossa participação no projeto demonstra o comprometimento da empresa com o desenvolvimento do Brasil", diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen.

Novas categorias

O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Pronaf que permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos para sua propriedade rural. Desde 2008, o programa apoiou mais de 140 mil contratos, com investimento aproximado de R$ 5 bilhões. Nestes três anos e meio, agricultores familiares adquiriram mais de 10 mil equipamentos para processamento de leite, 40 mil tratores, 2.200 veículos e 80 colheitadeiras.

Durante a Agrishow, foram lançadas duas novas categorias de produtos do Programa Mais Alimentos: três colheitadeiras de café e uma de cana-de-açúcar. A inclusão das novas categorias atende a demanda de movimentos sociais e cooperativas de agricultores familiares. As novas colheitadeiras de café e cana-de-açúcar podem ser adquiridas pelos agricultores familiares por meio de projetos coletivos de até R$ 500 mil, a juros de 2% ao ano, e prazo de carência de três para começar a pagar.

Volvo Cars entrega prêmio para vencedora do concurso Volvo C30 de Arte Digital

Texto: Imprensa Volvo Cars

A Volvo Cars, em parceria com a revista Zupi, realizou ontem a entrega do prêmio do concurso Volvo C30 de Arte Digital, na loja Scandinavia Designs. O concurso, com duração de dois meses, contou com 477 trabalhos inscritos de designers de todo o Brasil. O desafio proposto para os participantes era fazer uma releitura do design escandinavo com traços tipicamente brasileiros, com foco no veículo Volvo C30.


A vencedora, Alessandra Lopes Lemos, 32 anos, diretora de arte e moradora de São Paulo, recebeu da Diretora de Marketing e PR da Volvo Cars para América Latina, Cristiana Pontual, um tablet digital Wacom Cintiq 21UX, uma das mais revolucionárias ferramentas para trabalhos de arte e design.

Monroe Axios recebe prêmio do Sindirepa-SP

Empresa é reconhecida pelo destaque na categoria Componentes para Suspensão


Texto: Imprensa Tenneco

A Monroe Axios, líder na produção de borrachas e componentes para suspensão, obteve destaque na segunda edição do Prêmio Sindirepa-SP. A marca pertencente ao Grupo Tenneco foi reconhecida pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo pelo desempenho em parcerias com o setor, em 2010, para o fornecimento de componentes para suspensão. A cerimônia de entrega acontece nesta terça-feira, dia 17, às 19h30, na sede da Fiesp.

A iniciativa do Sindirepa visa a destacar a atuação dos melhores parceiros do setor de reparação de veículos, o que contribui com o aprimoramento do atendimento às oficinas. Nesta edição, a Monroe Axios foi premiada como melhor fornecedor na categoria Suspensão – Componentes.

Na visão do gerente nacional de vendas do grupo Tenneco, Marcelo Pais, o prêmio é um reconhecimento dos clientes à política da Monroe Axios de oferecer ao mercado produtos diferenciados, líderes de vendas, com foco constante em tecnologia e inovação. “É de extrema importância para a Monroe Axios a avaliação positiva do mercado, o que comprova que estamos no caminho certo”, avalia o executivo.

FullTime Sports repatria Fabio Carbone para disputar a primeira edição da Copa Petrobras de Marcas



Paulista de 30 anos fez carreira na Europa e no Japão e reviverá dupla com o engenheiro Maurício Ferreira


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Mais uma equipe fechou sua dupla de pilotos na Copa Petrobras de Marcas, a categoria que estreia semana que vem no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais (PR) e promete intensas disputas envolvendo fortes concorrentes e suas montadoras. Aos 30 anos, após uma movimentada carreira no exterior, o paulista Fabio Carbone assinou com a FullTime Sports, equipe oficial Honda, e será o companheiro do paranaense Alceu Feldmann. "Na verdade, aconteceu a velha história: piloto que vai correr lá fora sonha voltar um dia a pilotar perto de casa", explica Carbone, que deixou o país no início do anos 2000 para competir na Europa.

Ter escolhido a mais nova competição com carros de turismo para voltar às pistas brasileiras tem dois motivos principais para Fabio Carbone. O primeiro foi a confiança na Copa Petrobras de Marcas, com um patrocinador principal forte e várias montadoras envolvidas. Já a segunda tem por base a afinidade com o chefe da equipe FullTime, o engenheiro Maurício Ferreira. Foi na companhia dele que Carbone chegou à Europa em 2001 após o vice-campeonato brasileiro da Fórmula Chevrolet (1999) e atraiu a atenção de quem entende de automobilismo.

"Vivemos na Europa aquela típica fase do piloto brasileiro que mora no caminhão, não tem dinheiro para nada, e só pensa em seguir seu sonho", conta o piloto que logo nas duas primeiras provas da F-Renault italiana marcou a pole e venceu ambas. Ao final da temporada, Carbone foi chamado para integrar o programa de desenvolvimento de pilotos da montadora francesa. "Quando eu era o próximo da lista para ter a chance na Fórmula 1 apareceu um tal de Fernando Alonso e acabei mudando o meu rumo", explica. "Eu sabia que tinha muito para aprender."

E tinha mesmo, porque depois disso foi pole position no lendário GP de Macau da Fórmula 3, ganhou o Masters da categoria largando na frente. Depois, optou por tentar a sorte no Japão. Na 'Terra do Sol Nascente', o brasileiro andou na F-3 e na F-3000 Nippon. Também adquiriu experiência nos carros de turismo da Super GT, na equipe do ex-piloto de Fórmula 1 Satoru Nakajima, quando usou as cores da Honda, a mesma que defenderá na Copa Petrobras de Marcas.

"Tenho uma boa relação com o Nakajima, e será para mim um prazer voltar a ser piloto Honda. Vou ligar para ele, contar essa história do Brasileiro de Marcas, trocar uma ideia... Quem sabe ele não aparece por aqui?", brinca Fabio Carbone. "Será a minha primeira vez com os carros de tração dianteira, mas estou tranquilo porque vou trabalhar com o Maurício e também terei na equipe um cara muito rápido e experiente nesse tipo de carro, que é o Alceu Feldmann. Vou penar um pouco no início, mas rapidinho eu pego a mão. Um companheiro rápido é bom para todo mundo. Não haverá problema."

Maurício Ferreira, outro novato nas competições com carros de tração dianteira, já tem a estratégia para assimilar rapidamente os macetes da nova categoria. Com Alceu Feldmann e Fabio Carbone, crê que não haverá drama para acertar o Honda Civic, de quase 300 cv. "Sem dúvida será um desafio trabalhar com esse conceito novo, mas nada melhor do que contar com pilotos experientes nessa hora. O entrosamento com o Carbone já existe, e temos tudo para formarmos um time vencedor", garante o chefe da FullTime Sports.

Na semana que vem, dia 28 e 29 de maio, as equipes da Copa Petrobras de Marcas serão apresentadas oficialmente no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. Serão dois dias de testes coletivos para que as engenheiros ganhem ainda mais intimidade com os modelos oficiais Chevrolet Astra, Ford Focus e Honda Civic. A primeira etapa da temporada inaugural da competição está programada para o dia 19 de junho, em Tarumã (RS). Serão oito rodadas duplas no ano, com a última etapa valendo pontuação dobrada, tudo para aumentar o equilíbrio da disputa pelo título. As provas terão transmissão na tevê aberta na RedeTV!

Pontos importantes na hora de trocar de carro

O que vale a penar arcar: com despesas de mecânico ou fazer logo uma troca?


Texto: Assessoria de Imprensa

Quem não gosta da ideia de trocar de carro? Mas, nem sempre a mudança acontece apenas pelo prazer de adquirir algo melhor ou diferente, às vezes, a alteração é pura necessidade. Isso acontece, na maioria das vezes, depois de mais uma visita ao mecânico e as constantes despesas de consertos.


Para saber se a troca é mesmo necessária o mais indicado é fazer um check-up detalhado de tudo o que aparentemente tem defeito ou precisa ser trocado, ou consertado. “Para isso é fundamental ir a dois mecânicos de confiança ou indicado por alguém. Ouvir opiniões diferentes evita erros de diagnósticos, trocas e preços inadequados.”, destaca Paulo Cruz, do portal Tem Usados.

Após o check-up, é preciso avaliar o quanto isto representa em relação ao preço de mercado do veículo e resolver se os reparos constantes realmente compensam. Constate se não vale mais a pena arcar com as prestações de uma troca. “Normalmente o brasileiro decide se troca de carro após fazer suas contas para verificar se o valor cobrado mensalmente pelo financiamento de um novo veículo cabe no bolso.”, conta Cruz.

Mas, para trocar não é necessário vender um primeiro para comprar outro depois, a maioria das lojas de usados aceitam a troca, mesmo para carros que ainda estão financiados. Os usados são reformados e restaurados pelos comerciantes antes de serem vendidos novamente. “Vivemos num país continental, com várias classes sociais, que necessitam de diferentes ofertas de veículos. Hoje também não é difícil encontrar nas estradas os caminhões cegonhas, carregados de veículos usados, às vezes até dos modelos bem antigos, levando de uma região para outra, pois existe uma migração das frotas mais antigas para regiões mais carentes de carros com preços menores. Assim como tem também algumas financeiras especializadas no financiamento destes veículos mais antigos, sempre com uma taxa de juros mais elevada, porém atendem este mercado que é muito forte.”, destaca Paulo.

Mas, se o financiamento não cabe no bolso e a solução é recorrer aos mecânicos, opte sempre por pesquisar preços e condições de pagamento nas mecânicas. Mas, lembre-se sempre da sabedoria popular que diz que ‘o barato às vezes sai caro’. Estude cuidadosamente cada orçamento e observe se todos os serviços e peças estão incluídos. Peça garantias, caso tenha que reaver o concerto.


O mesmo conselho serve para quem vai trocar de veículo, pesquisar preços e as condições dos usados que pretende adquirir é regra fundamental antes de fechar a compra. Hoje com as facilidades da internet tem como pesquisar lojas da sua região sem precisar encarar o trânsito e as longas caminhadas. No site www.temusados.com.br, que é uma vitrine eletrônica de produtos, o consumidor faz uma pesquisa e seleção de carros online para compra envia ao lojista, agenda contato pessoal e vai à loja escolhida apenas para averiguar as condições reais do veículo e fechar negócio.

Nissan conduz campanha de recall da roda de liga leve da Frontier Limited Edition

Texto: Imprensa Nissan

Para zelar pela segurança de seus clientes, a Nissan do Brasil Automóveis convoca os proprietários de 208 unidades da picape Frontier Limited Edition, fabricadas entre 2005 e 2008 na Espanha, para a troca das cinco rodas de liga leve. Os veículos vendidos no Brasil, envolvidos na convocação, têm numeração do chassi de VSKCVND4060069190 a VSKCVND4070144648. Nenhum acidente foi registrado por conta do eventual problema.

A troca das rodas de liga leve é necessária, pois em alguns casos raros, onde o veículo é utilizado em condições de carga total, pode ocorrer trinca na roda. Se esta condição for ignorada, em casos extremos, pode haver a quebra da roda. Esta troca será realizada sem qualquer custo ao consumidor, que deverá agendar os serviços em uma concessionária Nissan.

Além da campanha nos principais meios de comunicação como TVs, rádios e jornais do país, todos os proprietários envolvidos neste recall serão contatados pela empresa por meio de carta. Os clientes poderão obter mais informações por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800-011-10-90, ou pelo site www.nissan.com.br.

Expedição com Fiat Palio Weekend elétrico completa 10.000 km rodados

Carro na antiga Guatemala


O projeto Zero Emissão zarpou de Los Angeles, na Califórnia, no dia 9 de abril e já cruzou 7 países das Américas do norte e central com um carro 100% elétrico


Texto e Foto: Imprensa Fiat

Exatos 11 km após cruzar a fronteira da Nicarágua com a Costa Rica, o Palio Weekend Elétrico do projeto Zero Emissão completou 10 mil km percorridos.

Após sete meses nos Estados Unidos, o Palio Weekend Elétrico chegou no México pela fronteira ao norte de Tijuana. A rota escolhida, rumo ao sul, foi a da Baixa Califórnia. Este trecho intercalou bons e maus pavimentos nos 1.544 km até La Paz, aonde o veículo embarcou em um navio com destino a Mazatlán, no México continental. Ao todo foram percorridos 4.220 km em território mexicano. Com sua plataforma e suspensões projetadas para as estradas brasileiras, ele se sentiu em casa no México e, posteriormente, na América Central.

Rodando pela América Central.

Após o México, a expedição cruzou a Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e a Costa Rica. O percurso está ocorrendo dentro do esperado pela equipe desta expedição: a de rodar 300 km a cada 27 horas.

Por onde passa o Palio Weekend Elétrico desperta grande interesse nas pessoas. Não raro se formam multidões ao redor dele quando paramos. Muito provavelmente ele é o primeiro carro elétrico de passeio cruzando estas nações.

Aos 10 mil km o Palio Weekend apresenta o mesmo desempenho de quando novo, atingindo as cargas da bateria sempre no tempo previsto e roda sem surpresas. A média de velocidade durante este trecho foi de 68 km/h. A velocidade máxima atingida, durante a fase de testes, foi de 131 km/h na Interstate 15, na Califórnia, e a menor foi de 6 km/h, quando deixávamos San Salvador, em El Salvador.

Da Costa Rica o Palio Weekend seguirá para o Panamá. Como não existe, até hoje, rodovia ligando a América Central à do Sul, o veículo embarca em um navio no porto de Cristobal Colón, no Panamá, para o de Cartagena de Indias, na Colômbia. Acompanhe o dia-a-dia da expedição Zero Emissão no www.zero-emission.com.br

Hugo e Kaique buscam aproximar-se da viceliderança na Copa Peugeot



Dupla que estreou este ano no campeonato monomarca ocupa a terceira posição na classificação geral da categoria 206, e está a seis pontos do segundo lugar


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A 3ª etapa da Copa Peugeot, que acontece neste final de semana, 21 e 22 de maio, na cidade de Bento Gonçalves, RS, promete entrar para a história do piloto Hugo Rodrigues e do navegador Kaique Bentivoglio. Além de estarem bem próximos da viceliderança na categoria 206, esses competidores passarão pela primeira experiência noturna.

Amanhã a noite, a organização do evento oferecerá um teste diferente. As 32 duplas inscritas nas categorias 206, 207 Máster e 207 Super terão que acelerar forte pelas duas especiais de 12,2 quilômetros e 13,1 quilômetros, em uma única bateria. "Puxa, haja adrenalina. Estamos a seis pontos dos nossos concorrentes mais próximos, e sabemos que temos condições de diminuir essa diferença, ou até mesmo, assumir a posição. Porém, em uma prova noturna, onde não enxergaremos nada a nossa frente, ficará um pouco complicado assumir riscos. Teremos que ser mais prudentes do que arrojados", avaliou o Hugo.

Superado este desafio, no domingo os competidores terão mais duas baterias, o que totalizará 126,5 quilômetros de disputa. O percurso envolve as belas paisagens das Serras Gaúchas, e mesclará trechos travados e rápidos, com piso bom e sem muitos obstáculos. "Essa etapa será emocionante para nós. Estamos tão perto dos líderes na classificação geral, e com a missão de vencer em uma especial noturna. Mas vamos estudar bastante o roteiro, analisar cada quilômetro e traçar a melhor estratégia. Coragem não nos faltará", garantiu Kaique.

Os líderes da categoria são Antonio Genoin e Cássio Quadros, com 36 pontos. Em seguida, vêem Mirtilo Trombini e Laercio Reginatto, com 30 pontos, Hugo e Kaique, com 24 pontos, e Rodrigo Mello e Pedro Eurico, com 20 pontos.

Projeto de equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën ganha prêmio mundial


Os vencedores do Prêmio, os engenheiros Edson Oliveira, Youssef Korayem e Laurent Veron Delor


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A competência e capacidade de inovação da equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën recebeu um reconhecimento mundial com uma conquista inédita. O sistema de abertura do braço de suporte do estepe do Citroën Aircross, criado no país, superou mais de mil projetos de todo o mundo e foi o vencedor do Grande Prêmio Mundial de Inventores 2011 do Grupo PSA Peugeot Citroën.

A premiação anual, criada em 2000, reúne os projetos desenvolvidos e patenteados no ano anterior pelas equipes da PSA Peugeot Citroën em todo o mundo. A final foi disputada por 16 equipes, sendo duas delas brasileiras, um fato também inédito na história do Grupo na região.

No fim, os jurados apontaram como vencedor o projeto dos engenheiros Edson Oliveira, Youssef Korayem e Laurent Veron Delor. Eles trabalharam por cerca de um ano para desenvolver o sistema no Latin America Tech Center (o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo do Grupo PSA na América Latina) até chegar ao produto final que equipa o Citroën Aircross. A vitória do projeto brasileiro se torna ainda mais significativa pelo fato de a PSA Peugeot Citroën ser a empresa líder no registro de patentes na França, em todos os setores. Apenas no ano passado, o Grupo registrou 1.215 invenções no instituto francês de patentes.

“A conquista do prêmio e a presença de uma outra equipe na final comprovam o avanço e a criatividade das equipes brasileiras de Pesquisa e Desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën e reforçam o nosso compromisso de oferecer aos consumidores locais produtos que seduzam pela inovação e qualidade. Mesmo que para isso tenhamos de criar sistemas e equipamentos totalmente inéditos”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

O desenvolvimento do sistema de abertura do braço de suporte do estepe do Aircross foi realizado no Latin America Tech Center, que tem sede em São Paulo. O projeto contou com o apoio de especialistas de várias áreas e fez uso dos mais avançados recursos de simulação virtual, elemento finito, cálculos e dispositivos de testes de segurança de homologação e de utilização do usuário.

O Latin America Tech Center

O Latin America Tech Center reúne os profissionais das áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da PSA Peugeot Citroën na região. Ele é dividido em três unidades que trabalham interligadas entre si e também em contato com os outros Centros do Grupo na França e na China.

Compõem o Centro latino-americano as unidades denominadas: São Paulo Tech Center, na cidade de São Paulo; Rio de Janeiro Tech Center; instalada no Centro de Produção de Porto Real; e Buenos Aires Tech Center, localizada no Centro de Produção de Palomar, na Argentina. Elas se complementam e se apoiam, permitindo que os profissionais do Grupo estejam próximos dos produtos que estão desenvolvendo, tanto no Brasil quanto na Argentina.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil e iniciou o ano de forma acelerada. No primeiro quadrimestre, o Grupo comercializou 56.200 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,4%. Este resultado representa um crescimento de 7,4% em comparação ao volume de vendas do primeiro trimestre de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 3,4%.

Copa ECPA de Velocidade começa neste domingo



Temporada tem início neste fim de semana, nas categorias Turismo e Fórmula Vee


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Tudo pronto para o início da temporada da Copa ECPA de Velocidade. A primeira etapa da competição será realizada neste fim de semana (21 e 22), no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

O campeonato deve reunir mais de 30 participantes, divididos em duas categorias: Turismo 1600, formada por carros com motores 1.6; e Fórmula Vee, categoria composta por modelos monopostos equipados com motores de Fusca.

Apesar de este ser o primeiro ano das duas categorias, alguns pilotos participantes são bem conhecidos, já que vários competidores migraram de outras modalidades automobilísticas. “O campeonato é bastante acessível e o baixo custo para participar das etapas são os principais atrativos para os pilotos”, afirma o piloto e empresário Dito Giannetti, proprietário do ECPA.

Acompanhando as data da Copa ECPA de Stock Jr., a competição terá neste ano seis etapas, cujas as datas já foram definidas. “No sábado acontecem quatro sessões de treinos livres e no domingo as tomadas de tempo classificatórias e as provas”, completa o organizador.

Serviço


A Copa ECPA de Velocidade é organizada pelo próprio ECPA e conta com supervisão da Fasp (Federação de Automobilismo de São Paulo). O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br ou site www.ecpa.com.br.

Ingressos


No sábado o ingresso custa R$ 5 e o estacionamento para carros e motos é de R$ 10, nos dois dias

Em casa, Bernoldi estreia no Itaipava GT Brasil com Ford GT



Piloto paranaense disputa sua primeira etapa na categoria de super-carros brasileira


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O ex-piloto de Fórmula 1 Enrique Bernoldi estreará no campeonato de carros dos sonhos no Brasil. Competindo pela Sumo Power no Campeonato Mundial de GT1 da FIA (Federação Internacional do Automóvel), com um Nissan GT-R, o paranaense recebeu um convite de Paulo Bonifácio (Boni) para participar da terceira rodada dupla da temporada que será realizada neste fim de semana, no autódromo de Pinhais, em Curtiba (PR), a bordo do Ford GT da BMG Racing.

Correndo em casa, o paranaense se mostra animado. "O contato aconteceu durante o fim de semana em que corri de GT1 no Algarve (em Portugal). O Boni estava lá correndo na GT3 europeia, também de Ford GT, e me convidou para formar dupla com ele durante a temporada do GT Brasil. Aceitei, claro, desde que as datas não coincidam com meus compromissos na GT1, que é a minha prioridade", revelou.

Apenas uma data coincide em ambos os calendários: 23 de outubro, quando o GT1 corre em Curitiba (PR) e o GT Brasil compete em Campo Grande (MS).

Bernoldi demonstra bastante ansiedade e confiança para sua primeira participação no Itaipava GT Brasil. "Vai ser a primeira vez que vou correr nesta categoria. A equipe tem uma estrutura incrível. Estou empolgado para ver como vai ser, e espero fazer o melhor possível", garantiu.

Arrancada em Maringá terá categorias para minimizar rachas nas ruas e supermáquina



Texto: Assessoria de Imprensa

Com ingresso diário a R$ 10, o público de Maringá e região poderá acompanhar, neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de maio, das 9h às 17h30, a abertura da Copa Maringá de Arrancada de 201 metros. A competição no Race Park irá reunir 130 carros preparados, desde a categoria Desafio, criada para minimizar os rachas na rua, até uma exibição de uma supermáquina. O carro é um dragster que já percorreu o trecho de 201 metros em 4s.

O dragster, montado nos Estados Unidos pela Undercoover Motorsport, conta com um motor big block 572, com 1.000 cavalos de potência. A carenagem é inteira em fibra de carbono, o que alivia o peso do carro. “O dragster fará uma exibição. A categoria Desafio é a porta de entrada para o esporte, em Maringá os pilotos não precisarão de carteira de piloto para acelerar. Mostramos que existem lugares corretos e seguros para pisar fundo”, comenta o diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro, que organiza competições desde segmento desde 1992.

As máquinas serão divididas em 12 categorias de acordo com a potência e alterações no carro: Desafio 10s; Desafio 9s; Standard; Street Tração Traseira; Dianteira Super; Dianteira Turbo C; Dianteira Turbo B; Dianteira Turbo A; Turbo Traseira; Traseira Original; Dianteira Original; e Força Livre Dianteira.


As próximas etapas serão nos dias 9 e 10 de julho; 17 e 18 de setembro; e 12 e 13 de novembro. O Race Park, em Maringá, foi construído para receber competições de carros, karts e motos. O empreendimento surgiu no início de 2009 com o objetivo de oferecer uma estrutura moderna e completa para realização de provas de automobilismo, oferecendo segurança e conforto para pilotos e público.

Primeiro helicóptero EC145 Mercedes-Benz chega ao mercado



Modelo foi produzido em parceria com o respeitado estúdio de design da montadora de veículos alemã


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Apenas um ano após a apresentação do conceito, a Eurocopter está apresentando, na European Business Aviation Convention & Exhibition (EBACE), que acontece em Genebra, Suíça, até o dia 19 de maio, a primeira unidade do modelo EC145 Mercedes-Benz Style.

Trata-se de um modelo concebido sob medida para o mercado executivo e que “demonstra a capacidade da Eurocopter de desenvolver produtos que satisfazem as mais exigentes expectativas de nossos clientes deste segmento”, afirma Olivier Lambert, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Relações com Clientes da empresa.

O projeto de design deste novo modelo foi conduzido pelo Advanced Design Studio da Mercedes-Benz, em Como, Itália, e se inspira nos automóveis de luxo da conceituada montadora alemã. Ele se distingue pelos materiais elegantes, pela agradável iluminação da cabine e pelo bagageiro multifuncional.

“Estamos muito satisfeitos em ter desenvolvido este primeiro produto “Mercedes-Benz Style com a Eurocopter”, disse Gorden Wagener, diretor de Design da Mercedes Benz. O interior deste helicóptero reflete bem nossa linguagem em termos de design e atende às maiores exigências em matéria de elegância, de prestígio e de conforto”, completou.

O EC145 Mercedes-Benz Style é destinado a missões de transporte executivo, viagens familiares, assim como para vôos de lazer. As poltronas estão instaladas sobre trilhos, permitindo reconfigurações rápidas da cabine, a qual tem capacidade para quatro ou oito passageiros. É possível, também, ampliar o espaço para as bagagens com a possibilidade de desmontagem das poltronas, havendo ainda alguns porta-objetos espalhados pela cabine.

O EC145 foi inspirado no conceito Mercedes-Benz Style e se insere no segmento de helicópteros biturbina médio porte. Ele combina avançados itens desenvolvidos pela Eurocopter em termos de design da estrutura da cabine e de aviônica, ao mesmo tempo em que dispõe de um sistema de rotor sem articulações e pás mais avançadas que reduzem o nível de ruído e as vibrações em seu interior.

Existem mais de 400 unidades do modelo EC145 em atividade em todo o mundo, em diversas configurações para a realização de uma grande quantidade de missões, em todos os segmentos de mercado, sendo o único em sua categoria com capacidade para até oito passageiros. A primeira unidade da versão Mercedes-Benz Style que está sendo apresentada em Genebra foi vendida para um cliente europeu.


O estande da Eurocopter na EBACE (European Business Aviation Convention & Exhibition) está localizado no Hall 7, stand 7065, no Centro de Exposições Palexpo de Genebra, até o dia 19 de maio.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pneus também influem na GP2, divisão de acesso à F-1

Neste fim de semana, categoria corre em Barcelona com novo tipo de pneu e pouco tempo para trabalhar

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Não é só na Fórmula 1 que os pneus têm um papel relevante nas corridas. O panorama é parecido na principal divisão de acesso, a GP2, e chega até a ser mais complicado. Neste fim de semana, quando acontece a segunda rodada dupla da temporada 2011 em Barcelona, na Espanha, os aspirantes a uma vaga na F-1 terão mais um desafio.

As quatro primeiras etapas da temporada terão quatro tipos diferentes de pneus fornecidos pela Pirelli, sendo que cada etapa tem um único composto permitido. Na corrida passada, em Istambul, foram utilizados os médios; na Espanha, a fornecedora levará os duros, e os 26 pilotos inscritos terão apenas um treino livre de 30 minutos na manhã de sexta-feira para entender o comportamento do carro e trabalhar no acerto para a classificação, que acontece horas depois.

"Isso dificulta bastante para nós, pilotos e equipes", comenta Luiz Razia, único brasileiro no grid e representante do Team AirAsia. "É importante conhecer o máximo dos pneus no treino livre e ainda bem que a F-1 'limpa' a pista para a GP2, o que podemos ver como uma vantagem", analisa o baiano de 22 anos, que ressalta: "Mas esperamos dificuldades para entender 100% de tudo o que pode acontecer da classificação em diante, mas isso é igual para todos."

Os pneus, inclusive, tiveram um papel primordial na segunda corrida de Istambul, quando Razia e o Team AirAsia enfrentaram dificuldades com o comportamento dos compostos médios após partirem da terceira posição do grid. "Discutimos bastante sobre a corrida 2, que foi uma pena para nós, ja que estávamos em uma boa posição. O importante agora é focar primeiro na classificação e depois partir para a corrida. Esperamos que esses pneus duros durem mais que os medios. Vamos ver", destaca o piloto, sétimo no campeonato com três pontos computados.

Outro ponto visto em Istambul que se mostrou muito parecido com o que vem acontecendo na F-1 foi a grande movimentação no grid e na ordem de posições. No entanto, Razia não acredita que isso se repetirá com frequência. "Acho que não. Foi a primeira corrida e aconteceu muita coisa durante ela. Acho que as equipes vão entender o que tem de fazer com o carro e as coisas vão melhorar daqui para frente. É uma pena que na GP2 aconteçam tantas batidas", afirma Razia, que subiu ao pódio na edição do ano passado com a segunda colocação.

"Depois do bom desempenho em Istambul, onde largamos entre os primeiros e desempenhamos um bom papel, esperamos estar melhor ainda para Barcelona. O objetivo é sempre qualificar bem. Com os pneus duros nos testes de pré-temporada, a equipe andou bem, vamos confirmar isso nesse final de semana", completa o piloto, apoiado por Coralis e Casa Filadélfia. A programação prevê um treino livre e outro classificatório na sexta-feira, com as duas corridas reservadas para o sábado e o domingo, respectivamente.

A NGK marca presença em Pit Stop durante a Norpeças em Sobral (CE)


Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, programou ações especiais para o Pit Stop que será realizado no próximo sábado, dia 21, em Sobral, no Ceará. Em parceria com outros distribuidores locais, a empresa promoverá a checagem de velas e cabos de ignição. Os proprietários de veículos cearenses terão a oportunidade de receber um diagnóstico completo dos componentes do veículo analisado pelos fabricantes presentes. O evento ocorrerá no centro de Convenções, das 9 às 14 horas.

A inspeção dos itens do veículo será realizada durante a Norpeças 2011, encontro do setor de autopeças e reparação automotiva. O objetivo do pit stop é ressaltar a importância em realizar a manutenção preventiva do veículo a cada 10 mil quilômetros ou conforme as orientações descritas no manual do veículo. Além da presença da NGK o evento também conta com a parceira de outras empresas que, na ocasião, também estarão prestando consultoria. A Pirelli, GBR, Heliar / Lurex / Sorex, Valeo, Tecfil, Fras-Le, Orbi Química/ Autofor e TRW.

Em caso de dúvidas, consulte a Tabela de Aplicação da NGK ou contate o Serviço de Atendimento ao Consumidor da NGK do Brasil pelo telefone 0800 197 112 (ligação gratuita).

Serviço
Evento: Pit Stop NGK
Data: 21 de maio de 2011
Hora: das 9h às 14h
Local: 3ª Norpeças | Centro de Convenções de Sobral | CE
Endereço: Rua Dr. Arimatéia Monte Silva, 300 | Campo dos Velhos | Sobral | CE

Copa ECPA de Stock Jr. conta com participação de competidor especial

Há dois anos no Parakart, piloto migra para a categoria com carro todo adaptado


Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa


A Copa ECPA de Stock Jr. traz mais novidade para a temporada de 2011, que começa no próximo sábado (21), no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Entre os pilotos confirmados para o grid está Yves Carbinatti, o primeiro portador de necessidades especiais a participar da competição.


Após um acidente, em 2008, que mudou de forma brusca sua vida, o jovem piloto de Rio Claro não se entregou ao destino e, dois anos depois, adotou o automobilismo como esporte, iniciando no Parakart, modalidade do kartismo destinada aos deficientes físicos. “Ser o primeiro cadeirante na Stock Jr. mostra que todos os sonhos são possíveis quando temos garra e força de vontade”, afirma Yves.


Seu carro ainda está em fase de adaptação dos comandos do acelerador, freio e embreagem. “Estamos ajustando todo o equipamento, pelo fato de Yves pilotar apenas com os braços. Amanhã (20) ele realizará o primeiro teste”, conta Dito Giannetti, manager da categoria. “O mais incrível é o esforço do piloto para superar seus limites e sua vontade de ganhar a prova”, conclui.


O piloto Yves Carbinatti conta com o patrocínio das empresas Glarus/Pingo Bier, Ten Shop, Mammoth, Orimad Playgrounds, GRC Seguros, Vitrine Nacional e JVM Engenharia e Manutenção. Em sua trajetória, destaque para a Copa São Paulo de Parakart (8º lugar) e Campeonato Brasileiro de 2010 (7º lugar). “O apoio da minha família, minha namorada e meus amigos me fez acreditar neste sonho”, finaliza o competidor, que concilia trabalho, faculdade, fisioterapia e automobilismo.


Serviço

Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br ou site www.ecpa.com.br.

Kia Motors anuncia crescimento de 23,1% nas vendas globais de abril



214.817 veículos Kia vendidos globalmente em abril


Texto e Foto: Imprensa Kia Motors Brasil

A Kia Motors Corporation anunciou seus números de vendas globais de carros de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de plantas fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (RVs) e veículos comerciais em abril de 2011, atingindo um total de 214.817 unidades vendidas. Esse total significa crescimento de 23,1% sobre abril de 2010.


Em abril, a Kia obteve forte crescimento de dois dígitos nas vendas em relação a igual período do ano anterior em todas as regiões do mundo: 53,5% na América do Norte (58.851 unidades vendidas), 23% na China (34.538 unidades), 19,9% na Europa, incluindo números da Europa Ocidental e Oriental (40.648 unidades), 11,2% nos mercados gerais – que incluem as regiões da América Central e do Sul, Caribe, Ásia (excluindo China e Coreia), Pacífico, Oriente Médio e África (43.278 unidades) e 10,4% na Coreia (42.502 unidades).

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2011, as vendas globais da Kia aumentaram 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado, num total de 780.172 unidades. A América do Norte obteve o maior ganho até o presente, com crescimento de 40,5% (170.938 unidades vendidas), enquanto as outras regiões também apresentaram crescimento de dois dígitos no acumulado: 18,3% nos mercados gerais (162.465 unidades), 17% na Coreia (168.133 unidades), 15,1% na China (136.067 unidades) e 14,4% na Europa (142.569 unidades).


O modelo mais vendido da Kia nos mercados do exterior no mês de abril foi o Kia Cerato, com 39.936 unidades vendidas. O Kia Sportage e o Kia Rio vieram em seguida, com 27.956 e 19.237 unidades, respectivamente. O Kia Sorento ficou em quarto lugar, com 18.659 unidades, e o Kia Soul em quinto, com 17.645 unidades vendidas.


"O mercado norte-americano foi uma agradável surpresa para a Kia em 2011, à medida que continuamos a registrar consecutivos recordes de vendas mensais. Enquanto isso, a Europa registrou seu melhor crescimento de vendas mensal em relação ao ano anterior em 2011. Esperamos que essas duas regiões continuem a impulsionar nosso crescimento global de vendas quando os novos Rio e Picanto começarem a ser vendidos nos próximos meses”, afirmou Thomas Oh, Vice Presidente Executivo Sênior e COO da Kia Motors Corporation.

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