Doe Teleton

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Chevrolet faz novo feirão de fábrica em São Caetano do Sul (SP)

Condições de vendas incluem preços promocionais e financiamentos com prazos de pagamentos em até 60 meses

Texto: GM do Brasil

A General Motors do Brasil fará nos próximos sábado e domingo (18 e 19/06/2011), um novo feirão de fábrica da Chevrolet, realizado em um pátio da empresa localizado em São Caetano do Sul (SP). Estarão disponíveis cerca de cinco mil veículos novos e os clientes contarão, para todos os modelos, com planos de financiamento sem entrada e prazos de pagamentos em até 60 meses.

O feirão faz parte da nova campanha de varejo da marca "Leve a vida num Chevrolet", iniciada no último mês de maio. Nesta iniciativa, desde o último dia três de junho de 2011, já ocorre a promoção "45 Celtas em 45 dias", por meio da qual as pessoas, de posse de uma gravata dourada com a logomarca Chevrolet, têm o direito de concorrer a estes prêmios, passando-a em um sensor com leitura. Estas gravatas continuam sendo distribuídas em vários pontos, incluindo as mídias jornais, revistas e também malas diretas, além das concessionárias da Rede Chevrolet.

A exemplo do ocorrido no feirão do último final de semana, a ação de varejo da Chevrolet ocorrerá nestes sábado e domingo no período das 09:00 às 20 horas, no portão "Um", na Avenida Goiás, 1805, em São Caetano do Sul (SP), e o estacionamento é gratuito.

RibeirãoShopping e Auto Mogiana Clube comemoram os 155 anos de Ribeirão Preto com 1ª Fusca Parade

Fuscas estilizados estarão espalhados pelos principais pontos turísticos da cidade no dia 19 de junho e, depois, permanecerão expostos no shopping até o dia 26
Texto: Assessoria de Imprensa

Este ano, o calendário em comemoração ao aniversário de Ribeirão Preto traz um evento inédito: a 1ª Fusca Parade do Brasil. Idealizado a partir do carro-ícone, o evento terá 10 fuscas estilizados expostos nos principais pontos turísticos de Ribeirão Preto no dia 19 de junho – dia em que a cidade completa 155 anos.

Cada um dos carros remeterá a temas relacionados à cidade e a elementos presentes na vida dos ribeirãopretanos, como Internet, meio ambiente, agronegócio, lazer, esportes, história, e cultura local. Os Fuscas estarão estacionados nos principais pontos turísticos da cidade.

Em seguida, os carros poderão ser vistos na entrada principal do RibeirãoShopping, permanecendo no local até o dia 26, data do Encontro de Colecionadores de Fuscas e Similares, do Auto Mogiana Clube de Veículos Antigos e Especiais de Ribeirão Preto e Região.

“Criamos um evento diferenciado e inovador, que destaca os principais cartões-portais de Ribeirão Preto e, ao mesmo tempo, remete à nostalgia do Fusca, um carro presente no imaginário de todos nós”, explica o gerente de marketing do RibeirãoShopping Marcos Botelho.
História

A primeira importação do chamado Volkswagen Sedan para o Brasil foi em 1950 mas o primeiro modelo produzido em terras brasileiras, saiu da fábrica de São Bernardo do Campo dia 3 janeiro de 1959. O carro era equipado com um motor de quatro cilindros, refrigerado a ar com 36cv de potência. O consumo era de 10km/litro de gasolina e a velocidade máxima chegava a 110 km/h. O apelido que o Volkswagen Sedan ganhou dos brasileiros, “Fusca” se tornou o nome oficial do carro apenas em 1983.

A Volkswagen do Brasil tirou o carro de linha em 1986, mas em 1993 ele voltou a ser produzido por sugestão do então presidente Itamar Franco. A volta do “Fusca Itamar”, entretanto, durou pouco e o carro deixou de ser produzido em 1996. O último país a deixar de produzi-lo foi o México, em 2003. Em todo o mundo foram produzidos mais de 21,5 milhões de Fuscas sendo aproximadamente 3,7 milhões no Brasil.

Tuper inaugura linhas de produção com tecnologia inovadora

Fabricante nacional investiu R$ 24 milhões em nova unidade
Texto: Assessoria de Imprensa

Com a inauguração de suas novas linhas de produção para a fabricação de peças destinadas ao setor automotivo, dia 16 de junho, a Tuper passa a ser a única empresa brasileira a produzir sistemas de pós-tratamento de gases de exaustão para veículos comerciais que irão atender às exigentes normas estabelecidas pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve P7, do Ministério do Meio Ambiente, equivalente à norma europeia Euro V.

A empresa, com sede em São Bento do Sul, investiu R$ 24 milhões na construção de 4.360 m2 de área e na aquisição de alta tecnologia, incluindo 15 robôs de última geração. Ainda nesse semestre, inicia o fornecimento de componentes para o sistema de pós-tratamento de gases para a linha de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz.

A segunda linha de produção irá fabricar catalisadores integrados ao coletor de escape, que trabalha na redução de emissões geradas pelo motor do carro. Essa nova peça será usada, a partir do segundo semestre deste ano, no novo veículo global da montadora GM. Essa nova linha de produção conta, além de máquinas importadas, com equipamentos projetados e produzidos na própria Tuper.

As novas linhas de produção integram a estrutura industrial da Tuper Sistemas de Exaustão, unidade de negócios voltada ao atendimento do mercado original - OEM. Para cumprir as novas exigências da legislação do Proconve, que entram em vigor a partir de 2012, houve um avanço tecnológico nos componentes do sistema de exaustão dos caminhões.

O desenvolvimento da tecnologia exigiu 20 mil horas de trabalho, durante mais de dois anos, em conjunto com a Mercedes-Benz e fornecedores de diversos países. Parte da equipe realizou treinamento na Europa para se aperfeiçoar. “A evolução da tecnologia que estamos oferecendo ao mercado automotivo comprova nossa capacidade e disposição para garantir excelência no atendimento”, destaca o diretor-presidente da Tuper, Frank Bollmann.

Átila Abreu é piloto oficial Chevrolet no Brasileiro de Marcas



Campeonato multimarcas começa neste final de semana, no Rio Grande do Sul

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Mais uma página da história do automobilismo nacional será escrita neste domingo (19/6), resgatando os bons momentos das disputas entre as montadoras instaladas no país, com a realização das provas de abertura da Copa Petrobras de Marcas. As duas primeiras etapas serão disputadas no tradicional e veloz circuito de Tarumã, em Viamão, no Rio Grande do Sul.

Piloto com experiência internacional e um dos oito principais pilotos da Stock Car nas quatro últimas temporadas, Átila Abreu (Pioneer/OTG) será um dos representantes oficiais da Chevrolet, pilotando o modelo Astra. "É um campeonato que tenho satisfação em participar, pois terá um grande futuro pela formatação. Com as montadoras apoiando, tem tudo para dar certo. E defendendo a Chevrolet, marca que já ostento em meu Stock Car, fico ainda mais orgulhoso e abraço a responsabilidade de levá-los ao pódio", assume o jovem de 24 anos de idade.

A mais nova categoria brasileira vai mostrar Chevrolet, Honda, Ford e Toyota brigando pelas vitórias, com os seus modelos Astra, Civic, Focus e Corolla, respectivamente. Todos utilizarão motores Berta de quatro cilindros aspirados, aferidos em 280 cavalos de potência. Ou seja, nesta competição os carros terão carrocerias diferentes, mas com propulsores monomarcas, como acontece na Stock Car.

"Os carros tem tração dianteira, que eu não estou acostumado, e só tive contato com o Astra nas poucas voltas que demos no treino coletivo. Então, esta primeira etapa será de aprendizado para mim e a equipe. No entanto, vou pensando em brigar por vitórias desde o começo", assegura Átila.

A inspiração para este Campeonato Brasileiro de Marcas veio do WTCC - World Touring Car Championship, que utiliza carros médios de tração dianteira, mas com uma forte tropicalização copiando a tradicional TC 2000, realizada na Argentina, inclusive adotando os motores dela com a potência levemente mais baixa. O câmbio sequencial é o inglês XTrack, de seis marcas e os pneus são os PZero Pirelli.

"Com certeza haverá diferença de equipamentos, já que só o motor, câmbio e os pneus serão iguais. Então, o trabalho da equipe será muito importante no desenvolvimento. Só nas corridas de domingo saberemos em que patamar estamos começando", aponta o piloto que tem assistência técnica da AMG Motorsport.

Diferentemente dos dois certames em que se espelhou a Copa Petrobras de Marcas permitirá que os pilotos possam correr sozinhos ou em dupla durante os eventos, que serão realizados em oito rodadas duplas. O treino de classificação (16h00) será sempre no sábado, com apenas 10 minutos de duração, e que determinará a ordem de largada da primeira bateria. Na segunda, os oito primeiros da corrida largarão em ordem inversa ao resultado. E ambas as provas serão disputadas aos domingos (10h40 e 13h25), com transmissão pela RedeTV! e com 30 minutos de duração cada uma.

"Tem muitos pilotos experientes e competentes inscritos. Muitos deles são meus concorrentes na Stock Car. Isso já deixa o nível lá em cima desde a estréia do campeonato. É um novo desafio, tanto para mim, como para a minha equipe, que já se mostrou competente e vitoriosa na Stock Car, o que nos dá boas perspectivas para o começo do campeonato", acredita o vice-líder da Stock Car, que recebe o apoio da Pioneer e OTG neste novo certame.

Honeywell anuncia turbo Garret para motor Cursos 8

Empresa comemora o tempo recorde de 12 semanas para o fornecimento do primeiro lote de protótipos para testes


Texto: Assessoria de Imprensa

A Honeywell Turbo Technologies acaba de anunciar a produção do primeiro turbo Garrett desenvolvido para o motor Cursor 8, movido a gás natural, para atender a uma encomenda da Fiat Powertrain Technologies, da Itália, para substituir uma marca concorrente.

Além do projeto inédito, que se caracteriza pela robustez e pelo limite mais elevado de temperatura de gases no estágio de turbina, próprio de aplicações movidas a gás natural, a empresa comemorou o tempo recorde de 12 semanas necessário para o projeto, desenvolvimento, testes, produção e fornecimento do primeiro lote de componentes.

O turbo Garrett, que passou por avaliações dinâmicas em um ônibus urbano Irisbus e por um caminhão Iveco na versão coleta de lixo, demonstrou uma série de vantagens ambientais e em desempenho que incluem a redução de 15% de emissões de CO2 (dióxido de carbono) e de 80% de NOx (óxidos de nitrogênio) e de CO (monóxido de carbono). Outros benefícios comprovados nos testes foram a economia de combustível e o menor nível de ruído, em torno de 50% em relação a motores movidos a diesel.

O projeto do novo turbo Garrett foi conduzido pela equipe de desenvolvimento da Honewyell do laboratório da empresa, em Brno, na República Checa, e da fábrica instalada em Bucareste, na Romênia.

Bia Figueiredo corre em Milwaukee pela primeira vez na Indy




Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

No próximo domingo, Ana Beatriz Figueiredo, pilota da Ipiranga Dreyer & Reinbold Racing, disputará a Milwaukee 225, no circuito oval de uma milha localizado em West Allis, Milwaukee, Wisconsin, válida pela sétima etapa do Campeonato da Fórmula Indy. A prova volta a ser realizada depois de ficar fora do calendário em 2010. Será a primeira corrida de Bia com um carro da categoria nessa pista de 1,6 quilômetro, onde ela teve um dia de treino e já correu de Indy Lights.

“O maior desafio de Milwaukee é fazer um carro estável e rápido. As dificuldades são grandes, porque esse oval não tem quase nenhuma inclinação. A parte mecânica do carro tem que estar muito bem acertada. Na corrida, as diferenças de performance são grandes. Se o carro tiver alguma tendência traseira ou dianteira, a velocidade cai muito e, por ser um circuito de apenas uma milha, o risco de tomar voltas dos líderes é grande. Eu e o Justin Wilson fizemos um bom teste lá há duas semanas. Espero uma corrida muito disputada e com muito tráfego”, comenta Bia Figueiredo.

Antes do início dos treinos, ela cumpre agenda extra-pista. Nesta quinta-feira, pela Racing for Kids, entidade apoiada pela Indy, da qual é embaixadora, a pilota da Ipiranga Racing irá ao Children’s Hospital of Wisconsin, em Milwaukee, para visita e sessão de autógrafos.

Mais pilotos se juntam ao Audi DTCC



Atraídos pela filosofia da categoria e pelo estilo de organização do campeonato, quatro pilotos tiram a poeira do capacete para voltar a competir

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

O equilíbrio de forças entre os carros, a segurança, a organização do evento, o clima de amizade entre os pilotos e o sucesso da primeira rodada dupla da história do Audi DTCC (Driver Touring Car Cup) em Curitiba no mês de abriu atraiu novos pilotos à competição. No Velopark em Nova Santa Rita (RS), onde neste final de semana acontece a segunda rodada dupla do campeonato, mais três pilotos confirmaram presença além do gaúcho Herberto Heinen: os paulistas Sergio Bürger e Dudu Rocha, e o santista Willians Farias.

Para Bürger, que há dois anos não competia regularmente, a maior preocupação é em saber em que nível estão seus competidores. "O Elias (Azevedo, pole position e vencedor das duas primeiras corridas, em Curitiba) é bem competitivo, e quer me medir com ele, mas primeiro preciso me acostumar com o carro", disse o piloto, que teve sua volta motivada por vários fatores. "A empreitada do Dennis Rolim e do Décio Rodrigues tem tudo para dar certo. Esta proposta é a tendência e o futuro para quem quer competir sem se estressar. A gente não precisa se preocupar com mecânico, com peça reserva, com equipe. É um conceito correto", apontou. Além disso, o carro o atraiu bastante. "Achei muito legal a proposta com a Audi, uma marca que me cativa bastante. Ela tinha mesmo que entrar no automobilismo no Brasil.

A segurança e a organização do campeonato foram os fatores decisivos para que Willians Farias, de 28 anos, voltasse a competir. O santista, que correu na extinta Copa Clio, com uma vitória e duas pole positions. "O que me atraiu foi a organização do campeonato, que conheci na primeira etapa em Curitiba, a convite do Idenis (de Souza), que é meu amigo e corremos juntos na Copa Clio. O custo é bem atrativo, e então surgiu essa oportunidade", disse.

Há dois anos sem correr, Farias vai usar a rodada dupla do Velopark como um teste para si mesmo. "Além de eu nunca ter corrido nesta pista, estou há algum tempo parado, então não sei exatamente onde estarei competitivamente. Quero primeiro fazer uma corrida tranquila, me entrosar rápido com o carro e me adaptar à pista. Mas espero usar minha experiência para estar entre os primeiros até o final dos treinos", espera.

Dudu Rocha, de 26 anos, foi atraído pelo equilíbrio e pela competitividade entre carros e participantes. "Já tenho experiência com carros de tração dianteira e pneus slick, então acho que a adaptação será rápida. Mas o que me trouxe mesmo foi o equilíbrio entre os carros e sua segurança. Tem vários pilotos novatos, e todos querem chegar na frente. Quero fazer uma corrida boa, conquistar o melhor resultado possível e não me envolver em acidentes", projeta.

Trólebus brasileiro circula com sucesso na Nova Zelândia

Mesmo modelo “poluição zero” foi apresentado à Prefeitura de São Paulo

Texto: Assessoria de Imprensa

É da cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que a Eletra – empresa 100% nacional especializada em tecnologia de tração elétrica para veículos – exporta seus trólebus para a capital da Nova Zelândia. Enquanto a Prefeitura de São Paulo ensaia a retomada de investimento nesse tipo de veículo para a cidade, do outro lado do mundo, o município de Wellington já está há tempos preocupada em ter um transporte sustentável, com preservação ambiental.

O primeiro veículo elétrico fabricado no Brasil começou a operar naquele país no ano de 2004. De lá para cá, os resultados têm sido tão positivos que hoje a cidade conta com uma frota de 62 trólebus brasileiros. Assim como a nossa “vizinha” Rosário, na Argentina, onde 25 trólebus da Eletra estão em operação.

Segundo José Antonio do Nascimento, diretor de Comércio Internacional da Eletra, os veículos fornecidos à Nova Zelândia, além de oferecerem “poluição zero”, são dotados de tecnologia que garante excelente performance. “Os trólebus da Eletra dispõem de alavancas pneumáticas que impedem o ricocheteamento na rede elétrica, sistema de chaveamento de rede através de botão e não mais por aceleração, e também de um conjunto autônomo de baterias que permite que circulem por até 3 km desconectados da fiação”, comenta Nascimento. O executivo explica que essa mesma tecnologia, que já está em uso em alguns carros no Corredor ABD, está sendo avaliada pela Prefeitura de São Paulo.

Grande São Paulo

Contando com uma equipe especializada, responsável pelos projetos de 98% de todos os trólebus em operação no Brasil, a Eletra é a fabricante dos 38 veículos elétricos que transitam na Grande São Paulo, no corredor São Mateus-Jabaquara, com extensão de 33 Km, operado pela concessionária Metra.

HR Racing busca recuperação em Poços de Caldas


Hugo Rodrigues e Kaique Bentivoglio garantem estar prontos para mais uma disputa da Copa Peugeot

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

"Em quatro anos de carreira este foi nosso primeiro capote juntos. Na Copa Peugeot, nós aceleramos no limite o tempo todo, e para isso temos que assumir alguns riscos", explicou o navegador Kaique Bentivoglio, que ao lado do piloto Hugo Rodrigues, sofreu um acidente logo no início da última etapa disputada da Copa Peugeot. "O único problema é que isso nos prejudicou muito no campeonato, e agora temos que ir com tudo para tirar o prejuízo", completou.

E é exatamente com este espírito aguerrido que a dupla da HR Racing parte para a 4ª etapa da Copa Peugeot, que acontece neste final de semana, 18 e 19 de junho, na cidade de Poços de Caldas, MG. "Teremos que acelerar o máximo para recuperar posições na classificação geral e cuidar para que nada de errado aconteça. Daqui pra frente, cada ponto vale ouro", afirmou Hugo.

O atual desafio tem um total de 121,5 quilômetros, com duas especiais: 6 quilômetros e 19,5 quilômetros. No sábado, este roteiro será percorrido por duas vezes, e após um breve descanso, quando a noite cair, haverá uma especial noturna. No domingo, seguem-se mais duas passagens em cada um dos trechos.

Esta empreitada exigirá muita técnica, habilidade e responsabilidade dos competidores. O roteiro por onde eles deverão acelerar na luta contra o relógio, parece um "autódromo na terra". O percurso é bastante sinuoso e promete instigar bastante os pilotos. Um levantamento minucioso do traçado será fundamental para se atingir um bom resultado.

Por ser uma etapa inédita no calendário da Copa Peugeot, acredita-se que nenhum dos participantes terá vantagem. "O trajeto é novo para todo mundo. Estou certo que teremos muito trabalho, pois é curva atrás de curva. O piloto precisará prestar bastante atenção no navegador e, principalmente, confiar nele", afirmou Kaique.

Velopark estreia formato definitivo do Audi DTCC


CBA homologa item do regulamento em que determina a inversão dos seis primeiros colocados da primeira bateria no grid da segunda

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A competitividade demostrada na primeira rodada dupla da história do Audi DTCC (Driver Touring Car Cup), em Curitiba, deverá aumentar ainda mais nas provas que serão disputadas neste final de semana no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Isso porque além da entrada de novos pilotos, foi homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) o item que determina a inversão dos seis primeiros colocados da primeira bateria no grid para a segunda corrida, determinando o formato definitivo da categoria de melhor custo-benefício do automobilismo brasileiro.

"Era uma ideia que colocaríamos em prática já na primeira rodada dupla, em Curitiba, mas este item ainda não era definitivo - o que, para uma primeira etapa, também foi acordado entre os pilotos - e o adendo não estava homologado. Mas agora será colocado em prática para termos ainda mais disputas na pista", afirmou Dennis Rolim, piloto e um dos organizadores do Audi DTCC.

Em Curitiba as posições de chegada na bateria 1 formaram o grid da segunda. A partir do Velopark, os seis primeiros colocados inverterão posições para a largada da corrida complementar: o vencedor largará em sexto, o segundo em quinto, o terceiro em quarto, e assim por diante, até o sexto colocado largando da pole position.

O formato foi adotado pela primeira vez - e é usado até hoje, com grande sucesso - na GP2, categoria de acesso à Fórmula 1.

Nissan inaugura concessionária em Itumbiara

Katana Veículos é marco na história da Nissan por ser a 100ª concessionária aberta no país

Texto: Assessoria de Imprensa

A Nissan do Brasil comemora hoje mais um importante investimento que reforça seu compromisso de crescimento com o Brasil. Considerada a maior concessionária da marca no interior, a Katana Veículos conta com uma estrutura completa, que traduz o novo posicionamento da companhia: o de oferecer Inovação Japonesa para Todos.

Além de ampliar a cobertura de vendas no Estado de Goiás, a Katana Veículos tem papel fundamental para a fabricante ao ter sua estrutura considerada “padrão”, dado o seu tamanho, plasticidade e capricho com a qual foi feita. Até março de 2012 a Nissan atingirá mais de 150 pontos de vendas. A marca já está presente nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

“Para a Nissan, a inauguração da Katana garantirá que os consumidores da região conheçam a qualidade japonesa e a tecnologia inovadora de nossos veículos. Estamos comprometidos com o Brasil, e temos como meta alcançar 5% de market share até 2014. Por isso vamos continuar a investir em novas concessionárias para aumentar ainda mais a oferta de nossos produtos e serviços.”, explica Tai Kawasaki, vice-presidente de Desenvolvimento de Rede e Fidelização de Clientes da Nissan do Brasil.

Presente também na cidade de Bauru (SP), a Katana Veículos de Itumbiara conta com mais de 2.000 m² de área construída, uma estrutura preparada para oferecer todos os produtos e serviços de Vendas e Pós-Vendas da Nissan, além de semi-novos. Está localizada em uma região estratégica, que cresce com o agronegócio e com novas indústrias, e que conta com consumidores diversificados que a Nissan atender por meio da sua atual gama de veículos.

Ao todo, são sete modelos Nissan disponíveis na Katana Veículos e capazes de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e inovação e principalmente, satisfazer os diversos perfis de consumidores. A família Livina, que contempla os modelos Livina, Grand Livina e X-Gear, traz entre outros diferenciais o maior espaço interno da categoria. A família Tiida, que conta com o Nissan Tiida e o Tiida Sedan, agrega conforto e espaço à melhor relação custo benefício do mercado. O Nissan Sentra é um sedan médio que trouxe ao Brasil a inovadora tecnologia do câmbio CVT. Já a Nissan Frontier é a picape com os maiores níveis de torque e potência da categoria. Além deles, a Nissan lançará em outubro de 2011 o Nissan March, o primeiro popular japonês do Brasil, entregando Inovação Japonesa para Todos.

A concessionária de Itumbiara está localizada no bairro de Nossa Sra. Aparecida – Av. Modesto de Carvalho 3.250.

Marcopolo conquista Prêmio Esportação RS 2011



Texto: Assessoria de Imprensa

A Marcopolo conquistou o Prêmio Exportação RS, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Trajetória Exportadora Master. A empresa será agraciada pelo crescente fornecimento para o mercado externo, como o realizado no ano passado para a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. A premiação será entregue no próximo dia 20 de junho em cerimônia a ser realizada no Teatro do Bourbon Country.

Em sua 39º edição, o Prêmio Exportação RS destaca e reconhece as empresas que tiveram melhor desempenho no mercado internacional, com o objetivo de estimular as práticas empresariais em busca do crescimento econômico nacional. Na categoria Trajetória Exportadora Master foram avaliadas as empresas exportadoras do Rio Grande do Sul que possuem significativa taxa de crescimento.

“A premiação reconhece o desempenho da Marcopolo em 2010 no mercado externo, resultado do contínuo investimento para elevar a nossa competitividade internacional. Apesar da relação cambial desfavorável, procuramos atender os mercados conquistados ao longo dos anos e manter expressivo fornecimento para o exterior”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor de operações comerciais para Mercado Externo da Marcopolo.

O Rio Grande do Sul exportou, no ano passado, US$15,4 bilhões, tornando-se o quarto maior Estado exportador do Brasil.

Produção de petróleo e gás da Petrobras em maio


Texto: Assessoria de Imprensa

A produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil em maio foi de 2.361.080 barris de óleo equivalente por dia (boe/d), indicando aumento de 0,6% sobre os 2.345.989 barris produzidos em abril e de 0,4% na comparação com o mesmo mês de 2010. A produção de gás natural em maio foi de 56 bilhões 899 milhões de metros cúbicos, indicando um aumento de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2010 e de 4,5% em relação a abril de 2011.

Em maio entraram em produção novos poços em quatro plataformas da Bacia de Campos (P-57, Jubarte; P-19, Marlim; P-48, Barracuda; e P-40, Marlim Sul). Esses poços compensaram a redução temporária da produção das plataformas que estiveram em manutenção durante o mês. Com isso, a produção exclusiva de petróleo da Companhia no Brasil em maio, que foi de 2.003.198 barris/dia, manteve-se nos mesmos níveis de abril.

Produção internacional

O volume de petróleo e gás natural dos campos situados nos países onde a Petrobras atua no exterior chegou a 225.238 boed em maio. A produção foi 2,5% superior ao registrado em abril de 2011, devido ao ganho na eficiência operacional no campo de Akpo, na Nigéria e uma maior demanda brasileira pelo gás boliviano. Em relação ao mesmo mês do ano anterior (2010), o resultado teve redução de 8,9%, devido a questões operacionais na plataforma que opera no campo de Akpo e ao início do pagamento de imposto em petróleo no campo de Agbami, também na Nigéria.

A produção de gás natural no exterior foi de 15 milhões 898 mil metros cúbicos, indicando redução de 2% em relação à maio de 2010, devido ao pequeno declínio natural dos campos de gás na Argentina e à menor demanda pelo gás da Bolívia. Na comparação com abril de 2011 houve um aumento de 4,2%, reflexo da maior demanda pelo gás boliviano.

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil e no exterior, em maio foi de 2.586.318 barris de óleo equivalente diários (boed). Esse resultado significou um aumento de 0,8% em relação ao volume total extraído em abril de 2011. Comparado com o mesmo período de 2010, este total teve ligeira redução (- 0,5%).

Leandro Romera é o chefe de equipe de Thiago Penido no Brasileiro de Spyder



Pilotos J.Star Racing, da Copa Montana, participam dos dois campeonatos simultaneamente

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A J.Star Racing, que disputa a Copa Chevrolet Montana, estará focada, neste fim de semana, no Brasileiro de Spyder Race. Dono de uma equipe no campeonato, o piloto Leandro Romera, desde o início do ano, vem vivendo a experiência de comandar seu companheiro na categoria de acesso à Stock Car, Thiago Penido, durante as provas do certame de protótipos. Celso Jordão, engenheiro chefe da J.Star, também estará presente na disputa da terceira etapa no Rio de Janeiro.

Atualmente em sexto lugar no campeonato com 12 pontos, Thiago Penido acredita que terá chance de fazer uma grande prova na capital fluminense. "O campeonato até agora tem sido bom pra mim. Essa pista do Rio de Janeiro eu já conheço, então já não terei que passar por todo o processo de aprendizado que tive nas outras. Além disso, é a oportunidade ideal para me preparar ainda mais para a disputa da quarta etapa da Montana que teremos em duas semanas".

"O traçado de Jacarepaguá é gostoso de pilotar, de alta, mas que possui muitas manhas, por isso é importante treinar cada vez mais lá para pegar o caminho. Claro que ele acabou perdendo bastante em relação ao que era antes das obras do Pan, mas continua sendo uma boa pista. Temos chances de conquistar um grande resultado já que venho de um quinto lugar conquistado em Londrina", encerra.

Já experiente no Brasileiro de Spyder, Leandro Romera trabalha para ajudar Thiago na sua volta ao automobilismo. "O Thiago ficou muito tempo parado e voltou ano passado. Esta oportunidade dele andar na Spyder ao mesmo tempo da Montana é específico para que ele treine ainda mais". Pensando agora no campeonato, o chefe de equipe acredita em um bom resultado neste fim de semana.

"Em Curitiba, no início do ano, ele vinha em segundo na corrida e acabou rodando. Conquistou um ótimo quinto lugar em Londrina e acredito que ele continuará forte na categoria. No Rio teremos uma vantagem porque ele já conhece a pista, então acredito que podemos brigar pelas primeiras posições", encerra Romera. Confira a programação da terceira etapa da temporada 2011 do Campeonato Brasileiro de Spyder Race:

MSL Rally Team busca novos objetivos no Rally dos Sertões


Gunter Hinkelmann, piloto da equipe, esteve presente no briefing que apresentou o roteiro da 19ª edição do rali, que acontece em agosto pelo sertão brasileiro

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Dupla estreante no Rally dos Sertões 2010, Gunter Hinkelmann e Marcelo Haseyama, da MSL Rally Team, conquistou em seu primeiro desafio a posição de vice-colocados na Experience, categoria para estreantes na competição. Em 2011, a equipe está preparada para buscar novas conquistas, desta vez na categoria Super Production. Na última terça-feira (14), Gunter participou do briefing que apresentou aos competidores o roteiro oficial da prova, que tem início dia 10 de agosto, partindo de Goiânia com destino a Fortaleza, após 10 dias de rali.

Segundo a organização, a prova terá um total de 4.026 quilômetros de percurso, sendo 2.411 quilômetros de especiais cronometradas, o que representa 60% do total, sendo o restante de deslocamento. Além disso, a caravana do Sertões terá passagem por cinco estados brasileiros, partindo de Goiás, seguindo pelo Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. Apesar do percurso ter sido reduzido em relação a temporada anterior, que contou com 4.437,96 km, Gunter acredita que os competidores terão mais uma disputa emocionante.

"Achei muito interessante (o percurso), pela diversidade de terrenos. Porém, as especiais no final ficaram mais curtas em relação aos outros anos, e isso ajuda a preservar o equipamento, mas tira um pouco da competitividade", contou Gunter. O piloto enfatiza que a maior dificuldade será enfrentar as temidas etapas maratona, onde não é permitido às equipes contarem com apoio mecânico entre uma especial e outra, desta vez será equivalente a 5ª e 6ª etapas.

Gunter e Haseyama partem para o Rally dos Sertões após o início de uma boa temporada, com a participação em provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, o que deu a dupla confiança para enfrentar o maior desafio do ano. "Temos o equipamento adequado, uma boa equipe de apoio, e acreditamos ter uma experiência razoável. Agora é controlar a ansiedade que já toma conta", relatou o piloto que tem ainda um último desafio antes do Sertões, quando participam entre 02 e 03 de julho do Rally Cuesta Off-road, em Botucatu (SP).

Para enfrentar a difícil maratona de 10 dias de competição, a MSL Rally Team irá contar com uma estrutura completa, composta por um motor home, um caminhão baú, uma Sprinter, duas Mitsubishi L200 de apoio, além de 25 mecânicos que irão dar todo suporte a equipe.

MSL Rally Team busca novos objetivos no Rally dos Sertões


Gunter Hinkelmann, piloto da equipe, esteve presente no briefing que apresentou o roteiro da 19ª edição do rali, que acontece em agosto pelo sertão brasileiro

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Dupla estreante no Rally dos Sertões 2010, Gunter Hinkelmann e Marcelo Haseyama, da MSL Rally Team, conquistou em seu primeiro desafio a posição de vice-colocados na Experience, categoria para estreantes na competição. Em 2011, a equipe está preparada para buscar novas conquistas, desta vez na categoria Super Production. Na última terça-feira (14), Gunter participou do briefing que apresentou aos competidores o roteiro oficial da prova, que tem início dia 10 de agosto, partindo de Goiânia com destino a Fortaleza, após 10 dias de rali.

Segundo a organização, a prova terá um total de 4.026 quilômetros de percurso, sendo 2.411 quilômetros de especiais cronometradas, o que representa 60% do total, sendo o restante de deslocamento. Além disso, a caravana do Sertões terá passagem por cinco estados brasileiros, partindo de Goiás, seguindo pelo Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. Apesar do percurso ter sido reduzido em relação a temporada anterior, que contou com 4.437,96 km, Gunter acredita que os competidores terão mais uma disputa emocionante.

"Achei muito interessante (o percurso), pela diversidade de terrenos. Porém, as especiais no final ficaram mais curtas em relação aos outros anos, e isso ajuda a preservar o equipamento, mas tira um pouco da competitividade", contou Gunter. O piloto enfatiza que a maior dificuldade será enfrentar as temidas etapas maratona, onde não é permitido às equipes contarem com apoio mecânico entre uma especial e outra, desta vez será equivalente a 5ª e 6ª etapas.

Gunter e Haseyama partem para o Rally dos Sertões após o início de uma boa temporada, com a participação em provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, o que deu a dupla confiança para enfrentar o maior desafio do ano. "Temos o equipamento adequado, uma boa equipe de apoio, e acreditamos ter uma experiência razoável. Agora é controlar a ansiedade que já toma conta", relatou o piloto que tem ainda um último desafio antes do Sertões, quando participam entre 02 e 03 de julho do Rally Cuesta Off-road, em Botucatu (SP).

Para enfrentar a difícil maratona de 10 dias de competição, a MSL Rally Team irá contar com uma estrutura completa, composta por um motor home, um caminhão baú, uma Sprinter, duas Mitsubishi L200 de apoio, além de 25 mecânicos que irão dar todo suporte a equipe.

MSL Rally Team busca novos objetivos no Rally dos Sertões


Gunter Hinkelmann, piloto da equipe, esteve presente no briefing que apresentou o roteiro da 19ª edição do rali, que acontece em agosto pelo sertão brasileiro

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Dupla estreante no Rally dos Sertões 2010, Gunter Hinkelmann e Marcelo Haseyama, da MSL Rally Team, conquistou em seu primeiro desafio a posição de vice-colocados na Experience, categoria para estreantes na competição. Em 2011, a equipe está preparada para buscar novas conquistas, desta vez na categoria Super Production. Na última terça-feira (14), Gunter participou do briefing que apresentou aos competidores o roteiro oficial da prova, que tem início dia 10 de agosto, partindo de Goiânia com destino a Fortaleza, após 10 dias de rali.

Segundo a organização, a prova terá um total de 4.026 quilômetros de percurso, sendo 2.411 quilômetros de especiais cronometradas, o que representa 60% do total, sendo o restante de deslocamento. Além disso, a caravana do Sertões terá passagem por cinco estados brasileiros, partindo de Goiás, seguindo pelo Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. Apesar do percurso ter sido reduzido em relação a temporada anterior, que contou com 4.437,96 km, Gunter acredita que os competidores terão mais uma disputa emocionante.

"Achei muito interessante (o percurso), pela diversidade de terrenos. Porém, as especiais no final ficaram mais curtas em relação aos outros anos, e isso ajuda a preservar o equipamento, mas tira um pouco da competitividade", contou Gunter. O piloto enfatiza que a maior dificuldade será enfrentar as temidas etapas maratona, onde não é permitido às equipes contarem com apoio mecânico entre uma especial e outra, desta vez será equivalente a 5ª e 6ª etapas.

Gunter e Haseyama partem para o Rally dos Sertões após o início de uma boa temporada, com a participação em provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, o que deu a dupla confiança para enfrentar o maior desafio do ano. "Temos o equipamento adequado, uma boa equipe de apoio, e acreditamos ter uma experiência razoável. Agora é controlar a ansiedade que já toma conta", relatou o piloto que tem ainda um último desafio antes do Sertões, quando participam entre 02 e 03 de julho do Rally Cuesta Off-road, em Botucatu (SP).

Para enfrentar a difícil maratona de 10 dias de competição, a MSL Rally Team irá contar com uma estrutura completa, composta por um motor home, um caminhão baú, uma Sprinter, duas Mitsubishi L200 de apoio, além de 25 mecânicos que irão dar todo suporte a equipe.

Com novidades, Itaipava GT Brasil tem ingressos a partir de R$ 20 em Santa Cruz do Sul


Vendas antecipadas já começaram nas lojas autorizadas Pirelli, unidades de atendimento SICREDI da região e também na internet pelo portal ObaOba

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Nos próximos dias 25 e 26 de junho, a cidade de Santa Cruz do Sul vai matar saudades do campeonato dos carros dos sonhos, que não passava pela região havia dois anos e meio, desde 2008. As emoções do Itaipava GT Brasil estão de volta trazendo no pacote um verdadeiro espetáculo para quem gosta de velocidade, com as corridas também do TNT SuperBike e do novo Mercedes-Benz Grand Challenge.

Os ingressos para o evento já começaram a ser vendidos na internet pelo portal ObaOba (www.obaoba.com.br). Quem preferir também pode adquirir as entradas na cidade nas revendas autorizadas da Pirelli e nas unidades de atendimento SICREDI. A relação com os valores e locais de venda está disponível no site oficial do Itaipava GT Brasil (www.itaipavagtbrasil.com.br), no alto da página, no item "Próxima Etapa".

"Os gaúchos são historicamente apaixonados por carros, temos um grande evento preparado para eles e nossa expectativa é contar com um excelente público neste retorno da categoria a Santa Cruz do Sul", afirma Juliana Shikama, diretora executiva da Auto+ Entretenimento, que promove o Itaipava GT Brasil em conjunto com a SRO Latin America. O ingresso mais acessível, para a arquibancada, está sendo vendido por R$ 20.

Mas o Itaipava GT Brasil preparou uma novidade para quem deseja acompanhar o fim de semana ainda mais perto dos carros dos sonhos: colocou à venda um número limitado de credenciais especiais, com acesso ao pit lane momentos antes da largada, por R$ 250. "É um passe especial, que dá direito ao camarote VIP, mas permite também ao torcedor passear pelo pit lane minutos antes dos carros entrarem na pista", descreve Juliana Shikama.

"A nossa ideia é oferecer um evento que pode ser inteiramente explorado pelo fã do automobilismo, com diversas opções de ingressos, desde os mais acessíveis, para a arquibancada, até as credenciais mais cobiçadas, para o camarote VIP e agora com passeio exclusivo pelo pit lane", conclui. A etapa de Santa Cruz do Sul será a quarta da atual temporada do Itaipava GT Brasil e a segunda do Mercedes-Benz Grand Challenge.

INGRESSOS PARA O ITAIPAVA GT BRASIL

Arquibancada: R$ 20,00 (meia entrada por R$ 10,00)
Arquibancada Com Visitação Aos Boxes: R$ 35,00
Club Itaipava GT Brasil: R$ 50,00
Ingresso VIP: R$ 150,00
Credencial Pit Lane: R$ 250,00

LOCAIS DE VENDA - ETAPA DE SANTA CRUZ DO SUL

STEFFEN PNEUS
Rodovia BR 471, km 56 - Vila Schultz
Santa Cruz do Sul - RS - 96845-330
Fone: 51 3715-6766

PNEUAC
Av. Senador Alberto Pasqualine, nº 550
Americano - Lajeado - RS - CEP: 95.900-000

SICREDI - UNIDADES DE ATENDIMENTO

Av. Dep. Euclides Kliemann , 1700 - Arroio Grande
Fone (51) 3719-1900

Rua Ramiro Barcelos , 1086 - Centro
Fone (51) 3713-9100

Rua Júlio de Castilhos , 991 - Afubra
Fone (51) 3719-6358

PORTAL OBAOBA

Pipo tem primeiro desafio "de alta" da temporada


Brasileiro de 17 anos corre no tradicional e desafiador circuito de Brands Hatch pela quarta rodada tripla da F3 Inglesa

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

O piloto brasileiro Pipo Derani disputa neste fim de semana (18 e 19) da quarta rodada tripla do Campeonato Inglês de Fórmula 3. O palco para as corridas é o tradicional circuito de Brands Hatch, famoso por suas subidas, descidas e curvas de alta velocidade.

Há um mês, Pipo participou da terceira etapa do recém-criado Formula 3 Internacional Trophy, nas ruas de Pau, na França, visando acumular quilometragem e conhecer outros circuitos e adversários. O campeonato foi idealizado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) para ser uma espécie de mundial da principal categoria de base das competições de monoposto. Na ocasião, o piloto brasileiro da Double R Racing teve o melhor desempenho entre as equipes inglesas, superando inclusive os carros da Carlin Motorsport, que lideram o Campeonato Britânico.

Entretanto, pelo fato de seu equipamento no torneio usar pneus diferentes dos que calçam os Dallara-Mercedes na Inglaterra, Derani não alimenta expectativas muito altas, mas ressalta a evolução da equipe durante a temporada, e espera um bom resultado. "Em Pau era uma situação diferente, uma corrida em circuito de rua, então, não temos muito a trazer de lá, o acerto do carro é diferente, e os pneus usados foram outros. Mas nosso rendimento foi muito bom lá e sabemos que estamos evoluindo também no Campeonato Inglês", comentou Pipo.

"Brands Hatch é uma pista que eu não conheço e muito do meu desempenho vai ser consequência de quão rápido eu conseguir me adaptar ao traçado. Por isso, os treinos livres de sexta-feira vão ser muito importantes para eu me familiarizar com o circuito", completou o piloto, sobre a pista de 3.703 quilômetros.

O circuito de Brands Hatch é dos mais tradicionais da Europa. Entre 1964 e 1986, em anos alternados com Silverstone, a pista sediou a etapa inglesa da Fórmula 1. Em três anos ainda - 1972, 1983 e 1985 -, foi sede do GP da Europa de F1. Em duas dessas corridas, os vencedores foram brasileiros - Emerson Fittipaldi (1972) e Nelson Piquet (1983).

Brands Hatch ainda foi palco de outra importante vitória brasileira em 1981. Ayrton Senna, que corria na Formula Ford 1600, conquistou sua primeira vitória no automobilismo neste circuito. Neste mesmo ano ele ainda venceu mais uma vez. No ano seguinte, na Formula Ford 2000, Senna venceu duas vezes nesta pista, e marcou uma pole position. Em 1983, já na Fórmula 3 Inglesa, o brasileiro também venceu em Brands Hatch, com a pole position e a volta mais rápida.

Confira a programação da F3 Inglesa em Brands Hatch:

Sexta-feira (17):
Treinos livres 1 - 6h às 7h
Treinos livres 2 - 8h às 9h

Sábado (18):
Classificação - 6h45 às 7h15
Corrida 1 - 10h45 às 11h15

Domingo (19):
Corrida 2 - 6h35 às 6h55
Corrida 3 - 10h10 às 10h50

Em casa, gaúcho Herberto Heinen estreia no Audi DTCC


Teste no carro e clima da categoria foram determinantes em seu retorno ao automobilismo

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

O Audi DTCC (Driver Touring Car Cup) disputa neste sábado (18) sua segunda rodada dupla da temporada no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). O sucesso da estreia da categoria, a tecnologia e o equilíbrio entre os carros, além do estilo de pilotagem exigido pelo Audi A3 Sport DTCC trouxeram o gaúcho Herberto Heinen de volta ao automobilismo. O piloto da casa faz sua estreia depois de ter "experimentado" o carro na última semana, no próprio circuito do Velopark.

Heinen, de 52 anos, volta após três anos longe dos autódromos. Com experiência na Fórmula Truck, Campeonato Gaúcho de Opalas e na extinta PickUp Racing, o gaúcho sentiu-se atraído pela proposta do Audi DTCC depois de manter contato com os preparadores da MC Tubarão, empresa responsável pelos Audi A3 Sport DTCC que correm na categoria. "Fiquei parado um tempo e esperei que surgisse uma competição que me deixasse satisfeito, e quando o Carlinhos (João Carlos Andrade, fundador da MC Tubarão) falou comigo, na hora eu concluí que era algo que se encaixaria perfeitamente para mim", afirmou. "Sou empresário, tenho 52 anos, então o Audi DTCC é uma coisa que surgiu também para este perfil de piloto, porque a gente acaba fazendo amizades, corre para desestressar, por alegria. Não é aquela busca maluca por vitória. Os carros são todos iguais, não tem aquele cara mais ‘esperto’ que encontra artimanhas para fazer seu carro ser mais rápido que os demais. Tudo isso me levou a pensar que é a categoria certa para que eu possa me divertir aos finais de semana", disse.

Outro atrativo para Heinen foi o envolvimento da Audi, e já fez um rápido teste no A3 de competição. "Eu sou de origem alemã, então me identifico muito com a marca e depois de dez voltas com o carro eu me apaixonei", empolga-se. "Eu só corri em carros grandes, picapes e caminhões, então eu achei muito confortável e fácil de dirigir. A preparação e a tecnologia envolvida são excelentes, e quem gosta de automobilismo se apaixona por estes carros logo de cara", apontou o piloto, que se mantém modesto no que diz respeito às suas expectativas na pista para o final de semana. "Só dei dez voltas no carro, enquanto os outros já treinaram bastante e disputaram duas corridas. De início espero andar no meio do pelotão, ali entre quinto e oitavo, e depois ir subindo gradativamente", disse.

Rodrigo Pessoa estreia neste sábado no Porsche Challenge



Campeão olímpico de hipismo fará sua primeira corrida no automobilismo com um Porsche 911 GT3 Cup.

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Rodrigo Pessoa, cavaleiro campeão olímpico de hipismo, será uma das atrações da prova do Porsche Challenge que será disputada neste sábado (18 de junho) em Interlagos. Apaixonado por automobilismo, Rodrigo fará sua estreia oficial no automobilismo com um Porsche 911 GT3 Cup equipado com motor de 420 cv.

A preparação do novo piloto começou em abril, quando Pessoa fez seus primeiros testes com o Porsche, orientado pelo piloto consultor Nonô Figueiredo. Anteriormente, Pessoa havia pilotado carros como o Mercedes-Benz da categoria DTM (Campeonato Alemão de Turismo) e feito provas de kart. "Será uma experiência inesquecível. Sou um apaixonado pelo automobilismo e sempre acompanho as provas quando posso. Já brinquei muito de kart mas será a primeira vez que vou correr uma prova oficial. Estou muito feliz com esta oportunidade", afirma Rodrigo.

Os primeiros treinos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil serão realizados nesta quinta-feira (18 de junho). A definição do grid de largada e a corrida da categoria Challenge acontecerão no sábado (veja programação). No domingo, o cavaleiro volta à Bélgica, onde mora, para seguir com os compromissos do hipismo. Rodrigo Pessoa tem como principais competições do ano as etapas do Global Champions Tour, com o Oi Athina Onassis Horse Show, em setembro no Rio, e os Jogos Pan-Americanos no México, em outubro.

Helena Deyama estreia em julho temporada 2011 de Curso de Mecânica Para Mulheres


Parceria de sucesso com a Goodyear chega a seu terceiro ano consecutivo e prevê a realização de oito etapas pelo país

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A temporada 2011 do Curso de Mecânica para Mulheres já tem data para começar. Oferecido pela Goodyear, e tendo a frente a experiente piloto de ralis, Helena Deyama, a primeira etapa está marcada para o próximo dia 12 de julho, em Cuiabá, no Mato Grosso. A revendedora Goodyear Caiado Pneus será a primeira a receber o curso, que passará ainda pelas cidades de Campina Grande (PB), Conselheiro Lafaiete (MG), Uberaba (MG), Santos (SP), Arapiraca (AL), Xanxerê (SC) e Niterói (RJ), totalizando oito etapas.

Com a experiência de 17 anos no automobilismo, Helena Deyama tem conhecimento de sobra para transmitir para o público feminino. Segundo a vitoriosa piloto, que acumula 11 participações na segunda maior competição off-road do mundo, o Rally dos Sertões, o Curso básico para mulheres ajuda o público a entender melhor os principais componentes do veículo, além dos cuidados básicos de manutenção.

"Esse conhecimento visa também aumentar a segurança, tanto pela manutenção preventiva, para identificar e mandar fazer os reparos antes que algum componente quebre, como também, ajudá-las a dirigir melhor, com mais segurança", enumera Helena. "É importante que as usuárias conheçam melhor o equipamento, para fazer melhor utilização dele".

Em sua terceira temporada, o Curso de Mecânica deve seguir a média dos últimos anos, quando atendia em média 100 mulheres por etapa, sendo um sucesso absoluto de público por onde passa. Do norte ao sul do país, o evento desperta o interesse de mulheres das mais variadas áreas, desde profissionais do transporte, até mesmo donas de casa.

Sobre o curso

O objetivo do curso é proporcionar conhecimento dos principais componentes do veículo e seu funcionamento, além dos procedimentos técnicos recomendados para sua manutenção, para que as mulheres possam compreender melhor a função de cada componente do carro e aplicar em seu dia-a-dia.

O método utilizado, além de informações técnicas transmitidas por gráficos e filmes, utiliza-se de exemplos práticos e experiências vividas pela instrutora, o que facilita a compreensão das alunas. Entre os itens a serem abordados estão: sistema de suspensão, pneus, amortecedores e molas; alinhamento e balanceamento; freios, fluídos e lubrificantes em geral; motor, câmbio, embreagem, escapamento, injeção eletrônica e parte elétrica. Assim como dicas de manuseio em geral.

Calendário 2011 - Curso de Mecânica para Mulheres Goodyear

1ª Etapa - Cuiabá (MT)
12 de julho - Caiado Pneus
Av. Fernando Correa da Costa, 2168
(65) 3627-3919 / 7005

2ª Etapa - Campina Grande (PB)
19 de julho - Pneumax
Rua João Suassuna, 860
(83) 3182-3000

3ª Etapa - Conselheiro Lafaiete (MG)
01 de setembro - Curinga Pneus
Av. Alfredo Elias Mafuz, 950
(31) 3762-1715

4ª Etapa - Uberaba (MG)
13 de setembro - DPaschoal
Av. Guilherme Ferreira, 1.310
(34) 3314-9880

5ª Etapa - Santos (SP)
04 de outubro - DPaschoal
Av. Siqueira Santos, 480
(13) 3232-7179

6ª Etapa - Arapiraca (AL)
20 de outubro - TC Pneus
Av. Rio Branco, 396
(82) 3522-2022 / 1002

7ª Etapa - Xanxerê (SC)
08 de novembro - Vicini Pneus
Rua Vitor Konder, 215
(49) 3433-0935

8ª Etapa - Niterói (RJ)
24 de novembro - São Lourenço Pneus
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8.521
(21) 2609-2002

Cosac e Sarcinella no Porsche Challenge em Interlagos



Ricardo Cosac já havia competido e Marcello Sarcinella faz sua estreia com carros

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Dois novos pilotos estarão no grid de largada da sexta prova do Porsche Challenge, que será realizada no dia 18 de junho em Interlagos. Cada um com experiências bastante distintas, mas a mesma vontade de acelerar: entre o quase estreante Marcello Sarcinella e o experiente Ricardo Cosac, o ponto em comum é a paixão pelo automobilismo, devidamente saciada com a participação no Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Ricardo Cosac, 64 anos, tem um currículo bastante respeitável no automobilismo. Começou a correr em 1968 e disputou provas de diversas categorias de carros de turismo até o começo da década de 1990. Em 1990, conquistou em dupla com Andreas Mattheis o título do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos pilotando um VW Gol. E já pilotou carros Porsche em pelo menos três ocasiões. Foi segundo colocado na Mil Milhas de 1989, quando dividiu um 944 Turbo com Elio Seikel e Marcelo Gomide, disputou duas provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2005 e, neste ano, participou da 6 Horas de Sebring com um modelo 911 GT3 "996" equipado com motor turbo, fazendo trio com Gui Affonso (também piloto da Porsche Challenge) e Fabiano Vivacqua. "Minha primeira expectativa é ‘pegar o jeito’ do carro, que tem um câmbio bem diferente do ‘996’ que pilotei em 2005 e em Sebring", pondera. "Mas estou confiante em evoluir e conseguir bons resultados. Sem contar que vou correr com um Porsche, uma marca pela qual sempre tive paixão."

Marcello Sarcinella, 59 anos (nasceu em 12 de agosto de 1951 em São Paulo) e se considera um estreante no automobilismo. "Fiz duas corridas de kart em Interlagos em 1968 ou 1969. Não vão fazer grande diferença agora...", brinca, lembrando que abandonou uma delas e terminou a outra em segundo lugar. "Depois, meu pai cortou o dinheiro e não corri mais. Estou voltando agora e escolhi a Porsche GT3 Cup porque é uma competição em que os carros são realmente iguais", explica. Sarcinella já fez um treino com seu Porsche 911 GT3 Cup em Interlagos, sob orientação de Nonô Figueiredo (piloto consultor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil). "Já senti que o carro é muito bom. Estou até sem dormir direito, de tão empolgado com a proximidade de realizar um sonho tão antigo de correr", comemora.

O Porsche Challenge chega à prova 6 com nada menos que oito pilotos tendo chances de assumir a liderança do campeonato. O líder é Sylvio de Barros com 47 pontos, seguido por Fernando Barci (44), Carlos Ambrósio (41), Gilberto Farah (40), Gui Affonso (30), Rodolfo Ometto Rolim, Eduardo Azevedo e Sérgio Maggo (todos com 28 pontos). Nas cinco provas já realizadas, quatro pilotos venceram corridas: Farah (duas vezes), Sylvio, Barci e Cristiano Piquet. Tamanha competitividade proporciona motivação extra para os dois estreantes do final de semana.

Renault Grand Brasil Ibirapuera em novas instalações


Texto: Assessoria de Imprensa

O cliente da marca Renault na cidade de São Paulo já tem à sua disposição a comodidade, qualidade e conforto proporcionados pelas novas instalações da concessionária “Grand Brasil Ibirapuera”, situada na avenida Ibirapuera, nº 2.480, no bairro Indianópolis - uma das principais avenidas da capital paulista.

Pelo tamanho, padrão de conforto e modernidade apresentados, este novo ponto de venda será uma concessionária “vitrine” para a Renault do Brasil, neste que é o maior mercado automotivo do País. O estado de São Paulo conta com 51 concessionárias Renault, sendo que, 16 delas estão situadas no município de São Paulo.

De acordo com Gustavo Schmidt, Vice-presidente Comercial da Renault do Brasil, “a inauguração da Grand Brasil Ibirapuera representa mais um importante passo no êxito do plano estratégico de ampliação da participação da marca no mercado brasileiro”, observa o executivo.

A nova concessionária da Renault na cidade de São Paulo está num terreno de aproximadamente 900 m² de área e apresenta um moderno e sofisticado showroom, onde está exposta toda a linha de veículos Renault, com destaque para os mais recentes lançamentos da marca no País: o Fluence, sedã médio caracterizado pelos altos níveis de sofisticação, tecnologia e segurança; e os novos Sandero e Sandero Stepway, que chegam ao mercado com mudanças no design e significativas inovações no interior.

Além deles, outros modelos de sucesso da marca também estarão em exposição neste novo ponto de venda da Renault em São Paulo, a exemplo do Clio, Novo Logan, Symbol e Grand Tour.

No comando da concessionária Grand Brasil Ibirapuera está a Grandpar Intermediações de Negócios e Participações e a GBM Intermediações de Negócios e Participações, com experiência no ramo automotivo. O início das operações com a Renault se deu em 1997. Só no ano passado, foram mais de 19 mil carros vendidos.

A “Grand Brasil Ibirapuera” atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 9h às 19h; e aos domingos, das 10h às 18h. Mais informações sobre os serviços e a linha de veículos Renault comercializados pela “Grand Brasil Ibirapuera” podem ser obtidas pelo telefone (11) 5097-2700.

Uma rede em expansão

Presente como fabricante de veículos no País há mais de uma década, a Renault do Brasil conta com três fábricas (veículos de passeio, utilitários e motores), e com a abertura da concessionária “Grand Brasil Ibirapuera” passa a totalizar 180 pontos de vendas, que cobrem os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Harman do Brasil apresenta inovações de áudio em Minas Gerais

Marca irá apresentar os novos produtos da linha de sonorização profissional

Texto: Assessoria de Imprensa

A Harman do Brasil, divisão do grupo americano líder mundial do setor de áudio e infotainment (soluções integradas de áudio, vídeo e navegação para automóveis), apresentará durante a 4°edição da Feira Music Show, em Belo Horizonte, as novidades do portfólio de produtos da linha PRO. A marca disponibilizará para o público os seus principais equipamentos do segmento de sonorização profissional, expondo mais de 40 inovações durante os dias 18 e 19 de junho, quando acontecerá o evento.

Os participantes da feira, que a partir deste ano será aberta ao público, terão a oportunidade de conhecer de perto tudo o que há de novidade no mercado de áudio profissional. Entre os lançamentos da Harman estão os aguardados microfones AKG: C-414XLII, D-112 e C-3000; o processador de áudio Lexicon: I-ONIX U 42S; as caixas de som JBL: EON 515XT; o amplificador Crown: XTi2002; a mesa digital Soundcraft Si2 e o pedal Whammy e a pedaleira Vocal 300 da Digitech.

Para os aficionados por som, a boa notícia é que além de conferir todos esses novos produtos de perto no stand da Harman, a empresa vai disponibilizar quatro workshops, oferecendo treinamentos sobre vários produtos com destaque para a mesa digital Soundcraft Si2.

A 4ª edição da Feira Music Show, acontece no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 – Centro), em Belo Horizonte (MG). O evento contará com a participação de 30 expositores, entre fabricantes e representantes. O custo do ingresso será R$5,00. O espaço Harman estará à disposição do público no sábado, das 13h às 20h30, e no domingo, das 10h às 17h.

Com carro na mão, Mello/Eurico buscam mais uma vitória na Copa Peugeot


Planejamento e experiência podem dar boa vantagem à dupla do Distrito Federal na 4ª etapa do campeonato, em Poços de Caldas

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A dupla Rodrigo Mello e Pedro Eurico continua na briga pela liderança da categoria 206, na Copa Peugeot - Rali de Velocidade. O próximo desafio será, nos dias 18 e 19, em Poços de Caldas (MG), onde o piloto Rodrigo Mello tem boa experiência, adquirida em outras categorias de rali. A dupla também se prepara para a primeira corrida noturna da categoria nesta temporada.

Com o cancelamento da prova noturna, que estava previsto para a etapa de Bento Gonçalves (RS), e foi adiada por motivos de segurança, a organização da Copa Peugeot optou por realizar a especial neste fim de semana. O desafio ocorre no sábado (18), a partir das 20h30. O trecho escolhido terá 19,5 km de extensão.

O checklist da dupla inclui preparar o carro corretamente, fazer um levantamento minucioso, e andar na prova com a cabeça no resultado. Para Pedro, o fato de Mello já conhecer o local das especiais pode favorecer. "Não que isso vá fazer uma diferença imensa, mas para quem está brigando pela liderança cada segundo conta", adianta.

A programação da 4ª etapa da Copa Peugeot - Rali de Velocidade começa na sexta-feira com a vistoria técnica dos carros. No sábado os pilotos iniciam as disputas nas especiais, que continuam no domingo, pela manhã.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Programa social da Goodyear atende mais de 600 caminhoneiros no Nordeste

Programa Caminhoneiro Nota 10 cumpre sua missão no Nordeste, levando atendimento médico e oftalmológico gratuitos a motoristas

Texto: Assessoria de Imprensa

O Caminhoneiro Nota 10, programa social da Goodyear, acaba de concluir sua primeira etapa, prestando atendimento médico e oftalmológico gratuito a mais de 600 caminhoneiros no Nordeste. A iniciativa, que abrange todo o Brasil, realizou um diagnóstico da saúde dos motoristas de caminhão da região, constatando que 33% dos participantes nunca passaram por um check-up.

O programa consiste em um caminhão com a carreta transformada em consultórios médicos para oferecer gratuitamente atendimento clínico com serviços de enfermagem, verificação de pressão arterial, exames de glicemia e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) a caminhoneiros de todo o país.

Os atendimentos realizados pelo Caminhoneiro Nota 10 no Nordeste indicam que 12% dos motoristas apresentam hipertensão, 14% glicemia elevada e 25% sofrem de índice de massa corporal elevado e distúrbios visuais. “Estes dados reforçam a necessidade de levar o consultório até o caminhoneiro, que por conta da sua rotina nem sempre consegue agendar uma consulta médica. Isto nos motiva a continuar oferecendo o programa Caminhoneiro Nota 10 como um canal facilitador, orientando os caminhoneiros sobre a importância do cuidado com a saúde”, esclarece Rui Moreira, diretor de Marketing da Goodyear.

Durante os atendimentos constatou-se ainda um dado preocupante: 11% dos motoristas utilizam substâncias à base de anfetamina para encarar as longas jornadas de trabalho que enfrentam.

A carreta do Caminhoneiro Nota 10 segue agora para a região Sudeste onde começará atender no dia 13 de junho em Minas Gerais. Posteriormente, passará pelo Rio de Janeiro e São Paulo, percorrendo ao todo 1.391 km.

Caminhoneiro Nota 10

Iniciado em 2003, o projeto Caminhoneiro Nota 10 é uma parceria entre a Goodyear e a Revista Caminhoneiro. Um caminhão tem sua carreta transformada em consultórios médicos e fica estacionado em um posto de abastecimento, Truck Center ou dentro de uma frota, oferecendo atendimento gratuito aos caminhoneiros e funcionários das frotas da região.

Desde sua primeira edição, o programa já realizou mais de 40.000 consultas em aproximadamente 80 municípios, e este ano passará por cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Neste ano, a novidade fica por conta da integração do programa com o concurso Herói das Estradas, ação promovida pela Goodyear para valorizar a imagem do caminhoneiro, e que ao longo do ano selecionará 10 histórias que relatam atos de coragem vivenciados por estes motoristas nas estradas. Os participantes concorrerão a um caminhão zero quilômetro, além de R$ 30 mil em pneus e R$ 15 mil em recauchutagem.

Rally dos Sertões fará percurso Goiânia / Fortaleza em 2011


Briefing da 19ª edição do Rally dos Sertões aconteceu em São Paulo e apresentou o roteiro de 4.026 quilômetros

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A Dunas Race apresentou na noite de ontem (14), o 19º Rally Sertões, que acontecerá de 09 a 20 de agosto e fará mais uma vez um percurso que liga as cidades de Goiânia, GO, e Fortaleza, CE. Faltam apenas 55 dias para que competidores de motos, quadriciclos, carros e caminhões comecem a atravessar o sertão brasileiro, encarando obstáculos desconhecidos em alta velocidade.

Todas as cadeiras da sala de convenções do Comfort Suites Alphaville estavam ocupadas por pilotos e navegadores; alguns eram novatos que estrearão na competição; outros nem tanto, caso da Salvini Racing, detentora de quatro títulos desta prova. "Nossa equipe sempre esteve presente no Rally dos Sertões. Para nós e para as marcas que nos patrocinam, este é o certame mais importante do ano, onde nosso caminhão Mercedes-Benz Atego 1725, os pneus Michelin e os lubrificantes da Mobil são colocados nas mais variadas situações que testam potência e resistência dos equipamentos", salientou o piloto Guido Salvini. Formam o time, o navegador Flávio Bisi e o copiloto Fernando Chwaigter.

Durante o briefing, o diretor da Dunas Race, Marcos Moraes, apresentou algumas novidades do evento. O prólogo, por exemplo (que define a ordem de largada para a 1ª etapa do rali), será realizado no período da manhã e classificará os oito primeiros colocados para um super prime. Após um breve descanso, à noite, os participantes classificados retornam ao circuito fechado para definir suas posições no grid. O super prime será em espécie "mata-mata" e haverá premiação.

O roteiro terá 4.026 quilômetros, sendo 2.411 quilômetros de especiais - 60% do trajeto total - e cruzará os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará. "Gostamos do que vimos aqui: um Sertões que mais uma vez promete surpreender. Agora, trabalharemos nas adaptações do caminhão e partir em busca do nosso quinto título", disse com firmeza Salvini. A Salvini Racing venceu o Rally dos Sertões em 2003, e na categoria T4.2 - caminhões pesados - foi campeã em 2006, 2007 e 2009.

Niterói Rally Team começa a aquecer os motores para o Transcatarina


Como parte do cronograma de preparação para o Rally Transcatarina, equipe participará da 3ª etapa da Copa Troller

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

O piloto Ricardo Barra e o navegador Ronald Leis entram em ação neste próximo sábado, 18 de junho, para disputarem a 3ª etapa da Copa Troller Sudeste. O certame acontecerá na histórica cidade de Ouro Preto, MG, e já tem grid fechado em 162 carros que representarão dez estados brasileiros.

Nesta prova, a Niterói Rally Team tem como principal objetivo, a preparação da dupla e do equipamento, buscando identificar possíveis melhorias para encarar o 3º Transcatarina, no mês de julho. "Este ano a nossa equipe de regularidade está mais voltada para as competições de longa duração, e as mesmas começam a partir de julho, portanto, participamos de algumas disputas isoladas, visando manter o time em atividade e aprimorar a técnica", comentou Barra, que completou. "A Copa Troller é bastante interessante neste sentido, pois o nível do evento é de muita valia para atingirmos os nossos objetivos; será o polimento final para encararmos o Transcatarina", comentou Barra.

E de fato, a Copa Troller se faz um excelente teste para quem deseja enfrentar competições de longa duração; primeiro pela competitividade, segundo pelo alto nível técnico dos participantes, e terceiro pela semelhança com o que se encontra no Transcatarina. A prova de Ouro Preto terá aproximadamente 110 quilômetros, percurso em linha, com bastante curva em região de montanhas. O roteiro ainda contemplará os municípios de Lavras e Mariana.

A Niterói Rally Team, que este ano não participa da Copa Troller, afirma que será gratificante marcar presença na etapa, principalmente, pelo valor histórico que ela resgata. "Nesta cidade, quando ainda se chamava Vila Rica, foi escrito uma das mais importantes páginas da história do nosso País. Por lá que passaram os inconfidentes mineiros, com suas ideias libertadoras, que tanto contribuíram para nossa independência do jugo da coroa portuguesa. Rali também é cultura", salientou o piloto.

A concentração do evento será na Estalagem das Minas Gerais - SESC/MG. No sábado, os carros largarão às 08:30 horas, com previsão de encerramento às 18:00 horas.

Pedro Queirolo e Cleber Faria reeditam disputa antiga no Itaipava GT Brasil


Há dois anos, pilotos brigavam pelo título da categoria de base, o Itaipava Trofeo Maserati

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Pedro Queirolo e Cleber Faria disputaram um título nacional pela primeira vez em 2009. Na época, o que estava em jogo era o Itaipava Trofeo Maserati. A decisão veio apenas na última corrida e quem saiu campeão foi Cleber Faria. Dois anos depois, os pilotos estão bem próximos de repetir aquele confronto, mas agora em nível ainda mais alto: Pedro Queirolo é o líder e Cleber Faria o vice-líder do campeonato dos carros dos sonhos, o Itaipava GT Brasil.

"O Pedro (Queirolo) sempre foi mais rápido do que eu, mas fui campeão em cima dele no Itaipava Trofeo Maserati justamente por ser mais constante. Nas corridas, não adianta ser o mais veloz se não houver constância, então minha meta é pontuar bem em todas as provas", revela Cleber Faria, que aparece em segundo lugar na tabela de classificação, três pontos atrás de Pedro Queirolo. Ambos disputam o segundo campeonato no Itaipava GT Brasil.

De fato, a estratégia de Cleber Faria tem sido a regularidade: pontuou em todas e conquistou pódios em cinco das seis corridas disputadas em 2011. Pedro Queirolo não teve essa oportunidade, já que ficou fora da primeira rodada dupla em função da falta de peças de reposição para o novo carro, mas compensou pontos perdidos com três vitórias nas últimas quatro provas, duas nas ruas do Anhembi e uma no circuito de Curitiba.

"Apesar de ter conquistado três vitórias neste ano, não consegui abrir uma vantagem confortável no campeonato, principalmente porque perdemos a disputa por 40 pontos importantes na primeira etapa. Mas estamos com um aproveitamento excelente", lembra Pedro Queirolo. O piloto prevê uma briga muito boa até o fim do ano, não necessariamente apenas entre ele e Cleber Faria.

"Com certeza a disputa vai esquentar. O campeonato está muito disputado e temos vários candidatos para vencer as próximas corridas. Será uma briga intensa e difícil, mas estamos empenhados em brigar pela ponta", acrescenta Pedro Queirolo. Menos de vinte pontos, o equivalente a uma vitória, separam os oito primeiros colocados na Itaipava GT3. Os próximos capítulos desta disputa serão conhecidos nos dias 25 e 26 de junho, em Santa Cruz do Sul (RS).

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana