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sábado, 25 de junho de 2011

Site oficial transmite corridas do Itaipava GT Brasil, TNT SuperBike e Mercedes-Benz Grand Challenge



Página exibe ao vivo e na íntegra as provas da categoria


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Uma opção a mais para quem deseja curtir as emoções do Itaipava GT Brasil. O site oficial da categoria, o www.itaipavagtbrasil.com.br, transmitirá ao vivo e na íntegra absolutamente todas as corridas do fim de semana em Santa Cruz do Sul.

O link para a transmissão estará no topo da página e poderá ser acessado momentos antes de cada largada. O novo sistema permite ao fã acompanhar em detalhes os dois dias de corridas, conferindo ao vivo também as provas de sábado, que eram mostradas somente em VT.

Na televisão, nada muda. As corridas de domingo continuam sendo transmitidas ao vivo pelas emissoras parceiras. A ESPN Brasil mostra o TNT SuperBike, a Band exibe o Itaipava GT Brasil e a RedeTV! transmite o Mercedes-Benz Grand Challenge.

Em julho, Vitor Baptista busca dois títulos no Campeonato Brasileiro de Kart



Com três vitórias em seis corridas e liderança no campeonato regional, piloto ganha força para o Brasileiro


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A temporada 2011 vem sendo vitoriosa para o piloto Vitor Baptista, de 13 anos. O garoto, que disputa a Copa São Paulo da Granja Viana na categoria Júnior, lidera o campeonato e impressiona pelos resultados. Foram três vitórias, um segundo e um terceiro lugares nas seis provas realizadas até o momento, com apenas um abandono, por quebra. Além disso, no início do mês, Vitor foi o vice-campeão sul-americano da categoria Júnior, por uma diferença de apenas dois milésimos de segundo.

"Foi uma grande prova. Larguei no meio do pelotão e fui escalando, nas voltas finais estava junto com o líder e duelamos pela vitória. Na última curva fui pra cima em busca da primeira posição, mas infelizmente acabou não dando tempo de ultrapassá-lo. Cheguei atrás por uma diferença de dois milésimos de segundo", conta Vitor Baptista, falando sobre a disputa pelo título sul-americano no Velopark. "No parque fechado ninguém, sabia ao certo quem havia vencido, mas foi muito bom".

"Foi uma disputa limpa e uma grande corrida. Fiquei feliz mesmo com a segunda posição, por competir contra pilotos maiores e mais experientes", analisa Vitor. Com dois desafios importantes em julho, a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart em Interlagos (SP), pela categoria Júnior, e a segunda em Minas Gerais, na Sudam Junior, Vitor Baptista traça planos em busca de mais vitórias. "Já pensou ser bicampeão brasileiro no mesmo mês?", brinca o piloto.

"Mas sei que não é assim tão fácil. Tenho duas oportunidades agora para conquistar dois títulos importantes, mas sei que será complicado. Quero ter duas disputas limpas, mas acelerar em busca da vitória", afirma Vitor Baptista. Piloto do TNT Energy Team nesta temporada, ele encerra falando sobre a responsabilidade e o prazer de fazer parte do time. "É uma tremenda responsabilidade estar entre nomes tão fortes, mas para mim é também um enorme orgulho".

Mais adaptado ao GT Brasil, Bernoldi tenta subir mais um degrau para alcançar vitória no RS



Depois de estrear em Curitiba, piloto espera que o conhecimento obtido do carro o faça ser mais rápido e competitivo neste fim de semana


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O piloto Enrique Bernoldi está pronto para iniciar sua segunda participação na temporada do Itaipava GT Brasil. O paranaense voltará a fazer parceria com Paulo Bonifácio (Boni), a bordo do Ford GT da BMG Racing, dessa vez na rodada dupla de Santa Cruz do Sul (RS), neste fim de semana. Se na estreia, em Curitiba (PR), o objetivo era se adaptar e fazer o melhor possível, a meta agora é subir um degrau em comparação à etapa passada.

Correndo em casa, Bernoldi quase arrancou uma vitória logo em sua primeira prova, terminando na segunda colocação. Na outra bateria, foi o quinto. Por estar mais adaptado ao carro do GT Brasil dessa vez, o piloto acredita que pode atingir a velocidade necessária para sair vencedor.

"A corrida em Curitiba foi meio atípica, a melhor posição que alcancei foi a sétima. O Bioni fez uma boa prova, isso ajudou bastante na recuperação. Mas a verdade é que eu classifiquei mal na tomada de tempos. Faltou ser um pouco mais rápido. Com o conhecimento obtido, vamos estar mais rápidos em Santa Cruz, com chances de verdade para ganhar", falou Bernoldi, que elogiou bastante o carro da categoria.

"Eu gostei bastante do carro, bom de andar, é competitivo, facilita a pilotagem de quem guia", afirmou o paranaense. Além de estar no cockpit de um carro em que se sente bem, Bernoldi ainda terá o prazer de pilotar em um circuito que diz gostar muito.

"É uma pista que tem bastante subida e descida, curvas de alta, freada forte, pontos de ultrapassagem. Geralmente, as corridas são legais lá. Isso é legal, eu gosto de pista assim", falou o piloto, para resumir toda a sua expectativa para as duas corridas em território gaúcho em uma só frase.

"Estou bem animado para as corridas do fim de semana", concluiu.

Defensor do uso de etanol, Kolberg alerta para perigos do reabastecimento no Sertões



"Reabastecimento com cronometro aberto é um retrocesso. Ele é mais arriscado", adverte o experiente piloto


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Competição mais importante do off-road brasileiro, o Rally Internacional dos Sertões acontece entre os dias 09 e 19 de agosto. O percurso de 4.026 quilômetros tem início em Goiás, na capital Goiânia, e passa ainda pelos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí, até chegar ao Ceará, com chegada em Fortaleza. Para a 19ª da prova foram apresentadas algumas novidades, e entre elas está a modificação no reabastecimento dos veículos durante as etapas.

Desde 2010, é permitido o reabastecimento de carros em trechos com mais de 300 quilômetros. No ano passado, esta ação acontecia com o cronometro parado. Ou seja, cada veículo tinha 15 minutos para reabastecer com calma. Porém, para este ano, a organização anunciou que o reabastecimento será feito com o cronometro aberto (ou contra o relógio), gerando uma situação menos segura.

Um dos pioneiros na utilização do etanol em ralis e atual campeão da Categoria Pro Etanol do Sertões, Klever Kolberg acredita que a manutenção do reabastecimento para a disputa deste ano foi positiva, mas faz a ressalva em relação ao fato de ser com cronômetro aberto.

"O reabastecimento foi uma importante mudança do regulamento. Ela viabiliza a competição com combustíveis menos poluentes, como o etanol, já que nos longos trechos cronometrados os veículos que utilizam este combustível mais limpo têm de carregar um volume e peso maior do que os que utilizam combustíveis fósseis como gasolina ou diesel", disse o piloto.

"O principal ganho com o reabastecimento é a segurança, e por diversos motivos. Quanto maior o volume carregado no tanque, mais perigo ele representa. A própria quantidade de combustível, que obviamente é inflamável, torna mais difícil o controle do carro por causa do maior peso suspenso - o que influencia muito em todas as condições de pilotagem. Esta evolução no regulamento conquistada em 2010 foi mantida para o Sertões 2011, o que é muito bom", observou Klever.

O brasileiro com mais participações no Rally Dakar (23 vezes) ainda citou como exemplo a medida adotada pela organização do maior rali do mundo. "Foi exatamente por segurança que o regulamento das motos no Rally Dakar foi atualizado. Em minha primeira participação na prova, em janeiro de 1988, a autonomia era de 450 quilômetros. Hoje são apenas 250 quilômetros. Você precisa de mais reabastecimentos, mas a segurança na pilotagem certamente é maior."

Klever, no entanto, alerta para as condições precárias de reabastecimento (em) nos ralis. "O reabastecimento com cronometro aberto, em minha opinião, é um retrocesso em termos de segurança. Ele traz mais riscos, já que não acontecerá em um boxe de autódromo, com equipamentos especiais para uma rápida operação, com segurança preparada e facilitada. Mesmo com essas medidas, às vezes, há incêndios e outros tipos de ocorrência. Em um rali, a situação é sempre mais perigosa, pois o reabastecimento acontecerá em um ponto do roteiro com pouca preparação e em muitos casos envolverá um volume de reabastecimento maior", disse o piloto.

Arrancada em Maringá nos dias 2 e 3 de julho irá reunir 150 carros preparados



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Nos dias 2 e 3 de julho, o Race Park, em Maringá, irá receber 150 carros preparados durante a segunda etapa do Campeonato Paranaense e a segunda etapa da Copa Maringá de Arrancada em 201 metros. "As inscrições antecipadas já estão abertas e os pilotos vão pontuar nas duas competições", diz o diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro.

Os pilotos já podem fazer a inscrição antecipada, até o dia 28 de junho, pelo inscricao@forcalivre.com.br. O e-mail deve conter o nome do piloto; a categoria; número do carro; endereço completo; CPF; além de telefones de contato para o envio do boleto bancário. O valor antecipado é de R$ 160.

Na sexta-feira, dia 1ª de julho, das 14h às 18h, até domingo, dia 3, a Força Livre recebe inscrições ao valor de R$ 200. "No sábado, vamos receber inscrições das 8h às 17h e no domingo, das 8h às 14h. Vale lembrar que é obrigatória a apresentação da carteira de piloto da Confederação Brasileira de Automobilismo, exceto para os participantes da categoria Desafio", diz Monteiro.

Ingresso

Para assistir aos pegas nos 201 metros o ingresso diário de arquibancada será R$ 10 (as mulheres tem acesso livre aos boxes). A credencial com acesso aos boxes custa R$ 30 para os dois dias e R$ 20 no domingo.

Sobre o Race Park

O Race Park, em Maringá, foi construído para receber competições de carros, karts e motos. O empreendimento surgiu no início de 2009 com o objetivo de oferecer uma estrutura moderna e completa para realização de provas de automobilismo, oferecendo segurança e conforto para pilotos e público.

Local: Rodovia PR 317, no KM 108, em Maringá, na saída para Campo Mourão.

Salvini Racing quer cravar seu nome na história do Rally Cuesta Off-Road



Prova estreia no calendário do Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Cross Country


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Tradicional entre os pilotos de motos e quadriciclos, mas inédita para os competidores de carros e caminhões; o Rally Cuesta Off-Road alcança a 4ª edição, e passa a fazer parte dos campeonatos Brasileiro e Paulista de Rally Cross-Country.

Entre os dias 01 e 03 de julho, o evento renovará os ares da cidade de Botucatu, SP, que aguarda ansiosamente pela chegada dos participantes. "Estivemos neste município em maio, para disputar o Sertões Series. O lugar é bastante calmo, e nos passa a tranquilidade necessária para encararmos o rali. Nesta ocasião, saímos vencedores, e agora, mais do que nunca, queremos repetir o título, principalmente, porque é a estreia do Rally Cuesta na nossa modalidade", declarou o piloto Guido Salvini, que comanda um caminhão Mercedes-Benz Atego 1725, na categoria T4.2 - Pesados. Completam a Salvini Racing, o navegador Flávio Bisi e o copiloto Fernando Chwaigert.

Líder absoluto do Brasileiro e Paulista, o trio chega às 6ª e 7ª etapas de ambos os certames, com 39 pontos - 17 pontos a frente dos segundo colocados, Amable Barrasa, Evandro Bautz e Leandro Mota. "É importante ampliarmos essa vantagem, pois em agosto teremos o Rally dos Sertões, com mais três etapas. Trata-se de uma competição longa, com obstáculos bem difíceis de serem transpostos. Então, é melhor garantir aqui, do que deixar para depois", afirmou Bisi.

Mas a Salvini Racing sabe que a empreitada no Rally Cuesta Off-Road será "parada dura". Além do alto nível técnico dos concorrentes, as duas especiais de 122 quilômetros (total de 244 quilômetros), exigirão aptidão de todo o conjunto. "Segundo a organização, encontraremos um percurso bem completo, com pedras, lombadas, poças, areia, terra vermelha, grama, subidas e descidas, passagem por reflorestamento de eucalipto, e muito mais. Ao mesmo tempo que focaremos na vitória, teremos uma prova digna de testar o equipamento para o Rally dos Sertões", conclui o piloto.

O parque de apoio das equipes se instalará no Ginásio de Esportes Mário Covas. A partir de sexta-feira, o rali começa a tomar vida, com a chegada de pilotos, navegadores e suas máquinas. E às 10:00 horas no sábado, será autorizada o início da competição.

Piloto Luiz Razia é sexto na GP2 e abre segunda fila no domingo



Em Valência, baiano evolui seis posições na prova, volta a somar pontos e recebe direito de largar em terceiro na corrida complementar


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Com uma grande atuação, evoluíndo seis posições durante a prova, Luiz Razia voltou a somar pontos na GP2, principal degrau de acesso à F-1. Nas ruas de Valência, o brasileiro foi o sexto colocado na corrida principal, vencida pelo francês Romain Grosjean, e garantiu o direito de largar em terceiro na disputa complementar, que acontece no domingo.

A bordo do carro do Caterham Team AirAsia, o baiano de 22 anos chegou a apenas quatro décimos do quarto colocado, em uma disputa eletrizante na volta final com o espanhol Dani Clos e o inglês Sam Bird. No entanto, o resultado poderia ter sido ainda melhor, caso não tivesse passado por dificuldades nos boxes.

"Tivemos um problema com uma das rodas no pit stop, acabou demorando, e voltei à pista em sétimo, atrás do [Sam] Bird e do [Max] Chilton. Não fosse isso, daria para ter voltado à frente deles. Depois, passei o Chilton e cheguei no Bird e no Clos, mas já estava na última volta. Recebemos a bandeirada praticamente alinhados", conta Razia, terceiro piloto do Team Lotus na F-1.

O piloto, que agora acumula seis pontos na tabela, elogiou o trabalho da equipe no intervalo que a GP2 teve entre as provas de Mônaco e a deste sábado. "O carro estava muito bom e se comportou muito bem. A equipe acertou no ajuste neste tempo que ficamos parados. Nas últimas dez voltas, era o segundo mais rápido da pista, com uma estrategia diferente do Davide. Se tivesse saído dos boxes à frente do Chilton, daria para sonhar até com o pódio."

Neste domingo, largando em terceiro [fato que acontece pela segunda vez neste ano], Razia tentará tirar proveito de estar na linha boa para fazer uma boa corrida e tentar levar um troféu para casa: "É uma vantagem largar por dentro, com pista limpa. É boa para evitar acidentes. O objetivo é fazer uma boa largada e cuidar dos pneus, aí vamos ver o que acontece até a bandeirada", completa.

Neste domingo, a provaé mais curta, com 120 km ou 45 minutos de duração, sem pit stops obrigatórios. O SporTV transmite a prova ao vivo a partir das 5h30 (de Brasília).

Victor Corrêa termina em quarto na Fórmula 3 Europeia



Mineiro recuperou oito posições durante a prova


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O brasileiro Victor Corrêa (Unifenas/Terramare/Guapé) fez uma excelente recuperação na Bélgica, recebendo neste sábado (25/6) a bandeirada na quarta posição na quinta etapa do European F3 Open. A vitória ficou com o francês William Vermont (França), que completou as 12 voltas no mítico circuito de Spa-Francorchamps em 30min22s066.

"Devido às circunstâncias, foi bom marcar pontos. Foi uma prova bem difícil em virtude do estado da pista e do set up de meu carro, que não estava nada bom", comentou Victor Corrêa, que ocupa a quinta posição no campeonato, com 31 pontos. O líder é o suíço Alex Fontana, com 42 pontos.

Saindo da sexta fila, Victor Corrêa fez uma boa largada e passou na primeira volta já na sétima posição. Foi subindo de produção aos poucos, procurando fazer as ultrapassagens com cuidado. Na terceira volta era o sexto e na passagem seguinte ocupava o quinto posto. No quinto giro assumiu o terceiro lugar, que manteve por cinco voltas até não resistir ao forte ataque do libanês Noel Jammal, que estabeleceu a volta mais rápida da corrida, mais de 2,5 segundos melhor do que Victor.

"Foi um começo meio confuso. Largamos com a pista meio molhada, que foi formando um trilho e melhorando, para secar no finalzinho. Meu carro foi melhorando de desempenho até a pista ficar úmida e depois começou a piorar nas quatro últimas voltas, quando o pneu esquentou e não deu para fazer nada melhor do que eu já havia conquistado", explicou o mineiro de Alfenas, sul de Minas Gerais.

A sexta etapa, neste domingo poderá ser assistida ao vivo, a partir das 07h10 (horário de Brasília), pelo site da categoria no link http://www.gtsport.es/index.asp?pagina=home-f3. Com a inversão dos seis primeiros da primeira corrida, o pole position agora será o norte-americano Jesus Rios, seguido do líder do campeonato Alex Fontana (Suíça) e de Victor Corrêa.

"Acho bom estar largando em terceiro amanhã (domingo), mas temos que conversar muito na equipe. Precisamos melhorar muito este carro para poder fazer uma boa corrida, senão, corremos o risco de cair e o meu objetivo aqui é vencer", planeja o representante da Unifenas/Terramare/Guapé.

O European F3 Open está extremamente equilibrado, com cinco vencedores diferentes nas cinco provas já disputadas. O suíço Alex Fontana e o espanhol Toño Fernandes venceram em Valência (Espanha), enquanto o dinamarquês Johan Jokinen e o brasileiro Victor Corrêa venceram em Magny-Cours (França), o o francês William Vermont na primeira corrida em Spa-Francorchamps (Bélgica). Participam 20 pilotos de 11 países diferentes.

O European F3 Open é composto por 16 corridas em sistema de rodadas duplas com etapas na Espanha, Bélgica, França, Inglaterra e Itália. Já foram disputadas provas na Espanha, França e agora na Bélgica.

A cobertura ao vivo envolve sete emissoras de televisão: Motors TV (Europa), Sport.TV3 (Portugal), Canal + Deportes, Teledeporte RTVE e RTVG, da Espanha, Primocanale Sky 595 e Nuvolari TV Sky 144, da Itália. As provas também poderão ser assistidas pelo site da categoria: http://www.gtsport.es/index.asp?pagina=home-f3

Em Santa Cruz do Sul, gaúchos surgem entre os favoritos no Itaipava GT Brasil



Os dois últimos campeões da categoria nasceram e foram revelados no Rio Grande do Sul


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A tradição do Rio Grande do Sul no automobilismo vem desde o início do século passado e fez do público gaúcho um dos mais apaixonados por esporte a motor no Brasil. Este carinho pela velocidade se reflete na boa safra de pilotos locais revelados para as competições nacionais - e entre eles estão os dois últimos campeões do Itaipava GT Brasil.

Claudio Ricci, de 39 anos de idade, campeão da Itaipava GT3 em 2009, é de Passo Fundo. Matheus Stumpf (foto), de 21, que conquistou o título em 2010, vem de Caxias do Sul. O histórico colocaria naturalmente os dois na lista de favoritos à vitória na próxima etapa, que será disputada no território deles, neste fim de semana em Santa Cruz do Sul.

Mas não é só isso: o momento de ambos também é muito bom. Claudio Ricci estreia nesta etapa o novo modelo Ferrari F458, carro que será guiado por ele e pelo parceiro de pilotagem, o paulista Rafael Derani. Matheus Stumpf, que corre com o paraibano Valdeno Brito de Ford GT, venceu a corrida mais recente da categoria, disputada há um mês, em Curitiba.

"É muito bom correr no Rio Grande do Sul com o Itaipava GT Brasil. Quando a categoria estreou aqui, em 2007, em Tarumã, por um bom tempo foi o recorde de público do campeonato. Em Santa Cruz do Sul, como vamos brigar pela vitória, esse apoio do público será fundamental", destaca Claudio Ricci.

"Sem dúvida correr em casa é especial, especialmente porque não é comum. Passamos por diversos estados durante o ano inteiro, mas aqui, só uma vez", afirma Matheus Stumpf. Para ele, essa passagem traz ótimas lembranças: ganhou as duas corridas do Itaipava GT Brasil no Rio Grande do Sul em 2010, disputadas no Velopark, em Nova Santa Rita.

Pelo circuito de Santa Cruz do Sul, especificamente, o Itaipava GT Brasil não passa desde 2008. "Santa Cruz do Sul não é uma pista muito fácil, exige um trabalho forte de acerto do carro, principalmente de chão, para que ele fique bem equilibrado. O traçado tem segredos que fazem a diferença", analisa Claudio Ricci.

"É um dos traçados que eu mais gosto. Tem curvas muito seletivas, com freada em descida, contornos mais lentos, curvas rápidas, um "S" de alta. Para virar bem, o piloto precisa estar muito concentrado e o carro, bem ajustado", descreve Matheus Stumpf. Além deles, o Rio Grande do Sul terá mais quatro representantes no grid de largada do Itaipava GT Brasil.

Fernando Poeta dividirá a pilotagem de um Lamborghini Gallardo com Andersom Toso na Itaipava GT3. Pela Itaipava GT4, os representantes serão os irmãos Felipe Roso e Vinícius Roso, que estão confirmados especialmente nesta etapa com um Maserati Trofeo.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Na Grand Am, dupla brasileira se impressiona com circuito de Road America



JP Mauro e Eduardo Furlanetto estreiam na categoria neste fim de semana em Elkhart Lake


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Os brasileiros JP Mauro e Eduardo Furlanetto viveram nesta quarta-feira (22) a experiência de andar pela primeira vez no circuito de Road America. A dupla disputará neste fim de semana a primeira corrida pela Grand Am, uma das principais categorias internacionais de turismo, pela divisão Continental Series. Foram dois treinos para cada um dos pilotos e JP Mauro se disse impressionado com a pista, uma das mais famosas dos Estados Unidos.

"Guiar aqui é realmente um negócio incrível. Dá para dizer que, ao lado de Spa-Francorchamps, esta pista está entre aquelas especiais para qualquer piloto, com subidas, descidas e até aquele clima instável, às vezes chove em um ponto do circuito e nem sempre no restante dele", destaca JP Mauro, referindo-se à pista de Elkhart Lake, que durante muitos anos recebeu a Fórmula Indy e tem um total de 6.515 metros de extensão. Não é um circuito nada fácil.

"Tem uma mistura muito boa de curvas de alta, mas outras fechadas, com muros próximos. É um desafio mesmo. O que conta a nosso favor é que a própria Grand-Am não anda aqui há três anos, então estamos ‘pegando a mão’ da pista no mesmo ritmo dos outros pilotos", destaca JP Mauro. Eles terminaram o dia na 12ª posição, mas chegaram a estar com o quinto melhor tempo, até que os adversários optaram pelos pneus mais novos.

A equipe de JP Mauro e Eduardo Furlanetto decidiu esperar um pouco mais: os pilotos utilizarão pneus novos apenas nesta quinta-feira (23). A estimativa é de um ganho de até dois segundos, o que levaria a dupla ao top 5, em condições normais. A corrida da Grand Am, que fará a preliminar da etapa deste fim de semana da NASCAR Nationwide Series, terá duas horas e meia de duração e tem largada marcada para 20h15 de sexta-feira no horário brasileiro.

Itaipava GT Brasil deve ter corrida mais fria do ano em Santa Cruz do Sul



Previsão do tempo aponta mínima de 4ºC e máxima de 17ºC


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Com previsão de temperatura mínima de 4ºC para domingo (26), a etapa de Santa Cruz do Sul pode dar ao Itaipava GT Brasil uma marca difícil de ser batida: a corrida mais fria de 2011. Ao longo de todo o fim de semana, o tempo deve permanecer nublado, mas sem chuva, e a temperatura não passa dos 17ºC de acordo com The Weather Channel.

Correr assim, no frio, tem suas vantagens e desvantagens. "Dificulta um pouco no caso do aquecimento dos pneus, que é mais demorado, mas para ser sincero eu vejo mais vantagens, já que o clima ameno não traz desgaste excessivo ao equipamento. O motor, por exemplo, sofre bem menos", destaca o gaúcho Matheus Stumpf, da Itaipava GT3.

"É melhor, também, pensando na temperatura interna do carro. O piloto sofre demais em lugares como o Rio de Janeiro, que costuma ter temperatura ambiente de mais de 30ºC. Dentro do carro, a situação é bem mais tranquila aqui", acrescenta o piloto, que corre com um Ford GT em parceria com Valdeno Brito. Eles foram os campeões da categoria em 2010.

Xandy Negrão, vencedor das duas únicas corridas disputadas em Santa Cruz do Sul, em 2008, concorda com Matheus Stumpf. "Eu acho ótimo, porque fica mais fresco dentro do carro. Frio, em si, não é problema para nós. O problema seria a chuva, que não deve acontecer na corrida, mas isso pensando no conforto do público", afirma Xandy Negrão.

"Uma temperatura baixa inicialmente prejudica a estabilidade do carro. Mas é igual para todos. Na verdade, basta ter cuidado e depois de duas ou três voltas os pneus já estarão aquecidos", fala o piloto, recordista de vitórias do Itaipava GT Brasil. O fim de semana terá duas corridas da categoria, a primeira no sábado (25) e a outra no domingo (26).

Santa Cruz do Sul traz desafios físicos e técnicos para os pilotos do Itaipava GT Brasil



Treinos livres começaram nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Foi apenas o primeiro dia de treinos, não há nem mesmo cronometragem oficial, mas a quinta-feira (23) já trouxe informações valiosíssimas sobre o fim de semana da quarta etapa da temporada do Itaipava GT Brasil, em Santa Cruz do Sul (RS). "É uma pista muito técnica e aqui a pilotagem vai fazer a diferença", afirma o líder do campeonato, Pedro Queirolo, que nas primeiras atividades nem teve tempo de experimentar como gostaria o Corvette Z06R.

Ele completou apenas três voltas antes de perder o controle do carro e bater. Nada grave, nem com o piloto, nem com o carro. "Como treinamos pouco e também não há cronometragem oficial, não tive referencias. Mas o trabalho é pegar a mão da pista, andei aqui só uma vez e com um carro mais lento. E principalmente caprichar no acerto, porque a pista tem curvas de todos os tipos, para os dois lados, então é preciso ter um carro bom de chão", destaca Pedro Queirolo.

Cleber Faria, vice-líder do campeonato, apenas três pontos atrás de Pedro Queirolo, já notou também que a corrida será um desafio físico para quem corre sozinho, exatamente o caso deles, os dois primeiros colocados da Itaipava GT3. "Para nós, será muito cansativo. É uma pista que exige bastante o tempo todo em função da sequência de curvas e necessidade elevada de concentração. Aqui, se você pensar um pouco, tiver alguma distração, escapa da pista e não volta mais", fala Cleber Faria.

Cada corrida do Itaipava GT Brasil tem 50 minutos de duração. Se o adversário não teve a oportunidade de experimentar ajustes no carro, Cleber Faria gostou do que viu em relação ao Lamborghini Gallardo LP560. "As pistas que têm uma sequência boa de curvas são sempre favoráveis ao Lambo, mas os outros carros também estão muito bem. Tanto que pelas características do traçado eu aposto em bom desempenho da Ferrari F458", acrescenta Cleber Faria.

Ele se refere ao carro pilotado por Chico Longo e Daniel Serra e que terá mais uma unidade no grid de largada neste fim de semana, de Claudio Ricci e Rafael Derani. Este segundo carro ainda não entrou na pista porque acabou de chegar ao Brasil e até o fim da tarde de quinta-feira ainda estava sendo transportado para Santa Cruz do Sul. Na categoria Itaipava GT4, os olhares estavam fixos no Maserati Gran Turismo dos líderes da categoria, Valter Rossete e Fábio Greco.

O carro fará neste fim de semana sua primeira corrida no Itaipava GT Brasil. As atividades prosseguem nesta sexta-feira (24) aí sim com a cronometragem oficial. Serão três sessões dedicadas exclusivamente ao Itaipava GT Brasil. A primeira das duas corridas do fim de semana será realizada no sábado (25) às 16h00. No domingo (26), a largada está marcada para 12h30, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo portal Terra e pela Band.

Disputa apertada marca retorno da Itaipava GT3 a Santa Cruz do Sul



Oito primeiros colocados estão menos de vinte pontos atrás do líder Pedro Queirolo


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A cidade de Santa Cruz do Sul, que volta a receber uma etapa do Itaipava GT Brasil depois de dois anos e meio, estará diante do mais alto nível da história da categoria nas corridas deste final de semana, marcadas para sábado (25) e domingo (26). Esportivamente, é o melhor momento da Itaipava GT3. "Há pelo menos oito candidatos ao título", define o piloto gaúcho Claudio Ricci, que forma dupla com paulista Rafael Derani. Após três etapas, eles ocupam a terceira colocação no campeonato, atrás do vice-líder, Cleber Faria, e do primeiro colocado, Pedro Queirolo.

De fato, a diferença entre o líder da Itaipava GT3 e o oitavo colocado na tabela é de apenas 19 pontos, menos do que se pode conseguir com uma única vitória no Itaipava GT Brasil. "Com certeza, a disputa vai esquentar, porque o campeonato está muito disputado e temos vários candidatos à vitória", afirma Pedro Queirolo, único piloto a vencer mais de uma vez em 2011. Foram três conquistas em seis corridas, o que rendeu a ele o primeiro lugar no campeonato, três pontinhos à frente do vice-líder, Cleber Faria. A proximidade entre eles é fruto da regularidade de Cleber Faria.

"O importante é terminar e pontuar bem em todas as corridas", explica o piloto, que conquistou pódios em cinco das seis corridas disputadas. Ele e Pedro Queirolo terão neste final de semana o desafio de controlar o avanço dos adversários, especialmente os terceiros colocados. Claudio Ricci e Rafael Derani estreiam nesta etapa o novo modelo Ferrari F458, carro que chega para fazer frente ao Lamborghini Gallardo LP560 de Cleber Faria e ao Corvette Z06R de Pedro Queirolo. "Em termos técnicos, o nível do campeonato também está muito elevado", avalia Claudio Ricci.

Não por acaso, são cinco carros diferentes nas cinco primeiras posições na Itaipava GT3. O circuito de Santa Cruz do Sul, com um traçado bastante seletivo de 3.530 metros de extensão, volta ao calendário no momento certo para colocar um tempero ainda mais especial nesta disputa: a pista está entre as mais desafiadoras quando o assunto é o ajuste dos carros. Na única vez que a categoria passou pela cidade, quem se entendeu melhor com o circuito foi a dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis, que venceu as duas corridas em 2008.

Andreas Mattheis parou de correr no fim da temporada passada, mas Xandy Negrão segue na Itaipava GT3 agora em parceria com o filho, Xandinho Negrão. Pilotando um Lamborghini Gallardo LP600, eles aparecem em quinto lugar na tabela de pontos, imediatamente atrás de Paulo Bonifácio, parceiro de Enrique Bernoldi no comando de um Ford GT. O trabalho das equipes nos carros começa cedo em Santa Cruz do Sul. Os primeiros treinos estão marcados já para quinta-feira (23). As atividades prosseguem na sexta-feira (24), com as corridas marcadas para sábado (25) e domingo (26).

Mercedes-Benz Grand Challenge estreia novidades com pista molhada em Santa Cruz do Sul



Carros foram para a pista pela primeira vez com o novo aerofólio traseiro nesta quinta-feira


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O primeiro dia de atividades do Mercedes-Benz Grand Challenge em Santa Cruz do Sul (RS), com duas sessões extras sem cronometragem oficial, teve pista molhada nesta quinta-feira (23). Os pilotos tiveram a oportunidade de conferir o desempenho do carro pela primeira vez após a introdução das novidades técnicas, entre elas o aerofólio traseiro e o sistema de freios de competição Performance Friction.

"O carro evoluiu ainda mais de Curitiba para cá com a adoção da asa traseira e o novo sistema de freio", elogia Marcelo Hahn, que compete também no Itaipava GT Brasil. "Os treinos de hoje foram bons. Pude relembrar a pista rapidamente - foram dois anos e meio sem andar aqui. Acredito que teremos um fim de semana muito positivo, mas não será fácil, já que pilotar este carro exige ainda mais técnica do que o modelo que utilizo na Itaipava GT3", conclui Marcelo Hahn.

Já o piloto Márcio Campos, que divide a pilotagem do carro com o pai, João Campos, se mostra ansioso por disputar a corrida em um circuito onde já possui experiência. "Santa Cruz é a única pista onde eu já pilotei antes. Gosto muito de andar aqui e acredito que seja uma das melhores do Brasil. Nos treinos desta quinta-feira, nossa idéia era apenas andar com calma e ver se tudo estava funcionando, mas aproveitei para acelerar um pouco já que estava propício para isso", conta Márcio Campos.

O piloto, que é gaúcho, torce por um bom resultado correndo em casa. "Será um fim de semana muito bom e espero conseguir vencer", fala Márcio Campos, que chegou a registrar a pole position na etapa de lançamento, em Curitiba. Outro que gostou do que viu nesta quinta-feira foi Fábio Ebrahim. "As novidades técnicas do carro nesta etapa ficaram muito boas e há outras chegando para as próximas corridas. A categoria está crescendo e o carro tem cara de corrida".

"Para esta etapa, o nosso desafio será trabalhar os ajustes de acordo com as informações que conseguirmos com a nova asa traseira e o sistema de freios", encerra Fábio Ebrahim. Os treinos, já com cronometragem oficial, prosseguem nesta sexta-feira (24). A primeira corrida do fim de semana está marcada para sábado (24) às 13h40 e a segunda para domingo (25), às 14h20, com transmissão ao vivo da RedeTV!.

Chevrolet Agile registra crescimento de 22,2% nas vendas



Modelo reforça liderança no segmento dos hatchbacks acima de 1.0 litro


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Chevrolet Agile, líder do segmento dos hatchbacks acima de 1.0 litro, registrou um crescimento de 22,2% nos emplacamentos do modelo no acumulado de janeiro a maio de 2011, com 31.071 unidades, comparado com o mesmo período de 2010 (24.175 unidades).

Comparativamente ao mês de maio de 2010, quando 4.428 unidades foram emplacadas, a Chevrolet registrou um crescimento de 45% em maio de 2011, com 6.426 unidades. Além disso, o modelo registrou um crescimento de 10,2% nos emplacamentos do modelo em maio, comparado com o mês de abril (5.831 unidades).

O Agile também comemora a liderança de vendas anual (janeiro a maio) do segmento dos hatchbacks acima de 1.0 litro, com 31.071 unidades emplacadas e 17% de participação do segmento, contra 25.125 unidades do segundo colocado, que teve 13,71% de participação. A liderança também foi registrada em maio de 2011 com 8.873 unidades emplacadas, contra 5.471 unidades do segundo colocado.

Desde seu lançamento, em outubro de 2009, até o mês de maio de 2011, já foram emplacadas 113.197 unidades do Agile, que está disponível no mercado brasileiro em duas versões - LT e LTZ, com motor Econo.Flex 1.4 litro.

"O hatchback Agile traz o que há de mais avançado em design exterior e interior, conforto, com itens de comodidade que beneficiam o consumidor, além de muita tecnologia e o eficiente motor 1.4 Econo.Flex com o sistema de gerenciamento eletrônico desenvolvido pela GM", destaca Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da GM do Brasil.

"O Agile é um veículo para consumidores que buscam design diferenciado e capaz de combinar simultaneamente robustez e conforto. Estes são, sem dúvida, alguns diferenciais que fazem o premiado hatchback a registrar excelentes números de vendas", finaliza Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Marketing e Vendas da Chevrolet/GM do Brasil.

Agora, é a vez da Mitsubishi Cup contagiar Poços de Caldas



Prova de rali é atração deste final de semana na cidade mineira


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A cidade de Poços de Caldas, MG, respira o off-road. Depois de um final de semana acompanhando as emoções da Copa Peugeot, agora, a população local se prepara para conhecer e admirar as caminhonetes da Mitsubishi Cup. Neste sábado, de feriado prolongado, 25 de junho, acontecerá a 4ª etapa do campeonato de rali de velocidade cross country.

O roteiro de aproximadamente 30 quilômetros (por onde pilotos e navegadores deverão acelerar na busca do menor tempo) está localizado no Distrito Industrial, na Rodovia do Contorno, km 21 (em frente a CBA). O trajeto mescla trechos rápidos e travados (com muitos ganchos e curvas fechadas), subidas e descidas, e piso predominantemente de cascalho.

"Pelo percurso ser travado e ter inúmeras sequências de curvas, o motor e câmbio trabalharão em regime intenso, sem esquecer das frenagens próximas de curvas. Ou seja, acelera, freia, troca de marcha e acelera de novo; essa com certeza será uma constante da competição", acredita o piloto Rodrigo Leis.

Cada equipe terá três provas para buscar o menor tempo da etapa, o que totalizará cerca de 90 quilômetros de "pé em baixo". Ao final do dia, serão conhecidos os campeões das categorias TR4 ER Light, TR4 ER (ambas com veículos movidos à etanol), TR4 R (gasolina), L200 RS e L200 Triton RS.

Será no Hotel Golden Park, que na sexta-feira, os off-roaders realizarão as vistorias técnicas e administrativas. Feito isso, às 19:00 horas, haverá o briefing entre organização e competidores, para passar as principais informações do certame. Após uma boa noite de sono, aí sim, às 08:30 horas começará a luta pelo pódio.

"O campeonato segue para uma definição de seus possíveis vencedores. Ainda é muito cedo para apontar favoritos, mas já se sabe quem de fato tem condições de brigar pelo título de 2011. E as duplas que estão na frente, não querem perder essa posição por nada! Teremos uma grande disputa neste sábado", afirmou o navegador Ronald Leis.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fiat ganha dois prêmios no Top XXI Design Brasil



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Fiat foi a vencedora em duas categorias da terceira edição do Prêmio Top XXI Design Brasil, promovida pela conceituada revista Arc Design. Os prêmios foram entregues ao gerente do Centro Estilo Fiat, Peter Fassbender, em cerimônia realizada em São Paulo.

A Fiat venceu na categoria Inovação com o projeto Fiat Mio, criado a partir de uma plataforma colaborativa na internet, que recebeu sugestões de quase 20 mil internautas para detectar as necessidades e anseios de carro ideal dos consumidores. O projeto resultou em um carro urbano que emprega tecnologias futuristas. O processo, porém, não terminou: os internautas continuam a enviar suas ideias, enriquecendo o conteúdo da plataforma.

Na categoria Destaque Empresa, a Fiat recebeu o prêmio por sua capacidade de desenvolvimento de automóveis no Brasil, com destaque para as equipes de engenharia e design, responsáveis por projetos vitoriosos como o Novo Uno.

Equipe Vemasa Mitsubishi se prepara para correr em casa



Quarta etapa da Cup será realizada no próximo sábado, em Minas Gerais


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O próximo desafio da Equipe Vemasa Mitsubishi já está marcado. No sábado, dia 25 de junho, a dupla mineira, Marcelo Mendes e Weidner Moreira, correm em casa, no circuito construído pela Mitsubishi em Poços de Caldas, MG. "O traçado da próxima etapa é totalmente novo para o Marcelo, e para mim", contou Moreira. "Mas correr em casa sempre trás confiança para piloto e navegador, já que o apoio da torcida é uma força a mais na hora da prova", valorizou o navegador.

Segundo a organização, a 4ª etapa do rali de velocidade cross country, terá um traçado com predominância de cascalho, alternado com terra batida e firme, um circuito misto com trechos travados e bastante técnicos, e outro mais rápido, com algumas retas. A vegetação está alta em alguns pontos formando corredores fechados sem visibilidade lateral, porém a maior parte do percurso será aberto, permitindo aos pilotos uma ampla visualização das curvas.

A etapa deve acirrar ainda mais a briga na categoria Pajero TR4ER Light, na qual o time da Vemasa Mitsubishi ocupa a quinta colocação do campeonato, com uma corrida a menos que os demais competidores da ponta. "O desempenho da equipe está ótimo. É com isto que contamos para manter os bons resultados. O objetivo é não sair do pódio até a última etapa, em outubro" , avaliou Mendes.

Em Poços de Caldas, a equipe prestará homenagem ao empresário Daniel Gouvêa Costa, sócio do Grupo Vemasa, que foi vítima fatal de um trágico acidente ocorrido na semana anterior, em Muriaé, MG. "Estamos todos muito tristes com o ocorrido, e preparamos uma homenagem pra o Daniel. Sentiremos falta do seu sorriso no final das etapas. Ele esteve presente em todas" , finalizou Moreira.

Linha Novo Cargo 2012 e Transit tem linha de crédito com taxas especiais



Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa


A Ford Caminhões oferece a partir deste mês novas opções de planos para a compra de caminhões e vans na modalidade crédito direto ao consumidor, CDC, com taxas a partir de zero até 0,99% ao mês, dependendo do modelo. Além das taxas reduzidas, outra vantagem dos novos planos, com prazos de 12 a 60 meses, é a liberação imediata do veículo mediante o simples pedido de compra.

"Toda a linha Ford Caminhões, inclusive o Novo Cargo 2012, está disponível nos novos planos de CDC. Agilidade na liberação dos veículos e taxas competitivas são condições que os clientes de caminhões necessitam para fazer novos negócios, aproveitando as oportunidades de crescimento que o mercado oferece", explica Oswaldo Jardim, diretor de Operações da Ford Caminhões na América do Sul.

Os veículos Ford Série F podem ser adquiridos pelo plano CDC com taxa zero, para pagamento em 60 meses com 10% de entrada. A linha Novo Ford Cargo 2012 conta com planos de CDC com condições diferenciadas, além da opção tradicional do Finame, com carência de 48 e 60 meses e taxa de 0,75% ao mês.

Já para a linha Transit - nas versões van de passageiros, furgão curto ou longo e chassi-cabine -, a Ford Caminhões oferece o plano de CDC de 48 meses com taxa de 0,99%, em todos os 134 distribuidores no País.

Segundo Oswaldo Jardim, o crescimento atual do mercado traz boas oportunidades para o segmento de transporte. "A flexibilização das opções de CDC atende a essa necessidade de expansão dos clientes, trazida pelo aquecimento da demanda interna. O avanço sustentável do mercado dá segurança para os investimentos, como fizemos com a introdução da linha Novo Cargo, aumentando a produção da fábrica para 22 caminhões por hora, uma das mais velozes do País."

ZF recebe prêmio de inovação em design



Empresa desenvolveu projeto de pedal de freio em compósitos 50% mais com aplicação de engenharia híbrida


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

No início de junho deste ano, pela quinta vez, engenheiros e cientistas de materiais de todo o mundo reuniram-se novamente para a convenção anual "CFK Vale do Stade" em Stade, na Baixa Saxônia, na Alemanha. No evento, além de simulação e materiais, o foco foi dado às exigências cada vez mais rigorosas em relação aos processos de produção de componentes de design leve.
A ZF ganhou o prêmio “Composite Innovations Award 2011" pelo desenvolvimento de um pedal de freio com conceito inédito de aplicação de engenharia híbrida e o uso combinado de materiais compósitos reforçados e moldagem por injeção de termoplásticos.

Engenheiros da divisão ZF de Tecnologia de chassi demonstraram que é possível produzir um pedal de freio em materiais compósitos 50% mais leve que os convencionais, e com as mesmas propriedades técnicas, sem qualquer compromisso em termos de capacidades de carga. Ao mesmo tempo, os projetos ZF com a injeção de termoplásticos eliminam diversas etapas do processo de produção, tornando a fabricação menos onerosa.

As fibras reforçadas de materiais compósitos, também chamadas de laminados, são contínuas, reforçadas com fibras de termoplástico e se destacam pela elevada resistência mecânica e rigidez. Com sua inovação, o pedal de freio híbrido pesa apenas 355 gramas, aproximadamente 50% menos do que um freio de pedal de aço convencional. Além disso, é totalmente reciclável e a sua produção envolve menos etapas, tornando mais fácil e rápida a sua fabricação.

"Estamos muito satisfeitos que nosso conceito foi escolhido pelo júri por todos os seus atributos, como segurança, design leve, processo de fabricação mais simples, além da preservação dos recursos e do meio ambiente", declarou o Dr. Torsten Bremer, chefe da Unidade de Negócios da Borracha e Plásticos da divisão ZF Tecnologia de Chassis.

Uchi Subaru expõe carros na 50ª Exposição Agrícola da Acel e Expo Japão 2011



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Uchi Subaru, concessionária da marca japonesa Subaru no estado do Paraná, estará presente na 50ª Exposição Agrícola da Acel e Expo Japão 2011, que acontece entre os dias 23 e 26 de junho, na sede social e campestre da Associação Cultural e Esportiva de Londrina - Acel (Rua Major Achilles Pimpão Ferreira, 2.300).

Para apreciação do público, na exposição vão estar reunidos os diversos carros da marca como as linhas do Impreza, Legacy, Tribeca e Forester. Um dos diferenciais encontrados nos carros da Subaru é o sistema SAWD (Symmetrical All Well Drive) que denomina tração integral nas quatro rodas - 4x4 e ainda a célula de sobrevivência.

No evento, o consumidor poderá conferir também toda a tecnologia de ponta encontrados nos carros da marca japonesa, além dos diversos itens de série que oferecem ao consumidor mais comodidade, praticidade, conforto, dirigibilidade e segurança.

Para o diretor da Uchi Subaru Helcio de Oliveira essa será uma grande oportunidade de levar ao conhecimento dos londrinenses todo o conceito da Subaru, além de prospectar novos clientes e reforçar a marca no Estado.

A Feira reúne também atividades como, o tradicional evento cultural e gastronômico, a exposição de produtos agrícolas, diversos expositores comerciais, os concursos Miss Nikkey Londrina e Paraná, oficinas de artes, apresentações de danças típicas, artes marciais, cerimônia do chá, entre outras.

O valor da entrada é de R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). A entrada é gratuita para crianças menores de oito anos e idosos com mais de 65 anos.

A empresa paranaense Uchi Subaru iniciou suas atividades em 2008 e está presente no cenário automotivo do Estado com a participação de três lojas, duas em Curitiba, a matriz na Avenida Brasílio Itiberê, 2405, na Rua General Mário Tourinho, 135, e em Maringá, localizada na Avenida Colombo, 4063.

Serviço

Exposição dos carros Subaru na 50ª Exposição Agrícola da Acel e Expo Japão 2011
Data: 23 a 26 de junho
Local: Sede social e campestre da Acel (Rua Major Achilles Pimpão Ferreira, 2.300) - Londrina

Itaipava GT4 chega com disputa equilibrada a Santa Cruz do Sul



Expectativa para a etapa deste fim de semana está em torno da estreia do Maserati Gran Turismo dos líderes Valter Rossete e Fábio Greco


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Não é só a Itaipava GT3 que está marcada pelo equilíbrio em 2011. Na categoria Itaipava GT4, apenas sete pontos separam os líderes Valter Rossete e Fábio Greco, com 93 pontos, de seus adversários diretos, as duplas Cristiano Federico e Caio Lara e Alan Hellmeister e Sérgio Laganá. Neste fim de semana, em Santa Cruz do Sul, os carros dos sonhos voltam a acelerar na quarta etapa da temporada.

Para o líder do campeonato, Fábio Greco, Santa Cruz do Sul marcará duas estreias: a dele, que nunca andou no circuito, e do carro, a nova Maserati Gran Turismo, que fará a primeira corrida no Itaipava GT Brasil. "Vamos para o tudo ou nada. Testamos com o Maserati em Londrina e estamos prontos. Já aprendemos muito sobre o carro, mas é claro que ainda falta experiência de corrida. Este deve ser o campeonato mais equilibrado e este carro poderá nos ajudar".

"Nunca andei em Santa Cruz e com o Maserati será um fim de semana de muito aprendizado", encerra Fábio Greco. Segundo no campeonato, Cristiano Federico se mostra empolgado com a disputa. "Para continuarmos entre os ponteiros temos de manter a regularidade de pódios e chegar na frente dos líderes. Sabemos das dificuldades, mas vamos confiantes em obter outros bons resultados", diz o piloto, que corre de Ferrari Challenge.

Contando com novos companheiros de equipe, Marcello Sant’Anna e Christian De Rey, Alan Hellmeister, parceiro de pilotagem de Sérgio Laganá, acredita que agora terão mais informações para trabalhar no ajuste do carro e crescer na disputa do campeonato. "A expectativa para Santa Cruz do Sul é muito positiva, ainda mais com a chegada do Marcello e do Christian na nossa equipe".

"Com o mesmo carro, vamos poder trabalhar nos ajustes para as provas e na evolução. A categoria está muito equilibrada e com a estreia do Maserati dos líderes este trabalho será ainda mais importante. Acredito na força dos Ginettas também, então vamos ter que fazer nosso melhor lá para conquistar um bom resultado", afirma Alan Hellmeister. O Ginetta melhor colocado no campeonato é pilotado por Marçal Melo e William Freire.

Eles ocupam a quarta posição na tabela após duas vitórias na terceira etapa, disputada em Curitiba. Marçal Melo é outro que terá sua primeira experiência na pista gaúcha, que volta ao calendário do Itaipava GT Brasil depois de dois anos e meio ausente. "Eu tentei decorar a pista assistindo vídeos no YouTube", contou. "Fiquei até enjoado de tanto ver", brincou Marçal Melo. Ele poderá colocar o que aprendeu em prática já nos treinos livres desta quinta (23).

As corridas serão realizadas no sábado (25) e domingo (26). A prova de domingo terá transmissão ao vivo pelo portal Terra e pela Band.

Daniel Oliveira terminou na sexta colocação na Copa Kawasaki Ninja 250 R Light



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O paulistano Daniel Oliveira (Sarachú - Escapes Esportivos), piloto da Kawasaki Ninja 250 R, número 25, conseguiu terminar na sexta colocação, a quinta etapa da categoria Copa Kawasaki Ninja 250 Light, que aconteceu no último domingo, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo.

Daniel Oliveira conseguiu superar todas as dificuldades naturais para quem pretende seguir carreira no motociclismo e pode finalmente participar de uma competição oficial pela segunda vez, e embora tenha largado na 12ª colocação, cruzou a linha de chegada em 6º, passando bem perto do pódio, que premia até o quinto colocado.

Na verdade Daniel estreou no dia 05 de junho em Interlagos, quando também largou em 12º e terminou a prova em 8º, competindo com pilotos muito mais experientes, e com motos melhor preparadas.

Daniel comenta sua estréia na pista de competição: "Nunca tinha sonhado ou pensado em pilotar uma moto na pista. Apenas tenho uma motocicleta Buell Firebolt de 1200 cilindradas e todo fim de semana saio com um grupo de amigos para acelerar nas estradas. De 2007 para cá, comecei a pensar em correr na pista, porque é o lugar certo para quem pretende acelerar pra valer", contou o piloto.

"Depois que você acelera na pista, não quer mais andar nas ruas. É muito mais seguro e o limite é muito mais elevado. Na pista você aprende de verdade e pode arriscar. Como não venho de família de motociclistas para mim foi tudo mais complicado. Mas como já consegui um patrocínio e uma boa equipe,(Sarachú - Escapes Esportivos), pude me aventurar numa competição oficial", disse Daniel.

"Quem me convidou foi meu atual companheiro de equipe, Julio Castroviejo e agora pretendo seguir carreira, embora saiba as dificuldades que sempre rondam o motociclismo e o automobilismo. Mas, como nada caiu do céu para mim, estou acostumado a enfrentar as barreiras da vida. Estou confiante e animado e quero subir no pódio na próxima corrida", desabafou o piloto.

A próxima etapa da Copa Kawasaki Ninja R 250, acontecerá no dia 24 de julho, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

4º Rally Cuesta Off-Road impõe prova de fogo aos competidores



Evento somará pontos para os Campeonatos Brasileiro e Paulista das modalidades motos, quadriciclos, carros e caminhões


Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

O 4º Rally Cuesta Off-Road, que acontece nos dias 01 a 03 de julho, na cidade de Botucatu, SP, será a última oportunidade dos competidores de motos, quadriciclos, carros e caminhões testarem seus equipamentos antes do início da maior aventura cross country do Brasil, o Rally dos Sertões.


Desta maneira, a Arena Promoções e Eventos está organizando uma competição de alto nível técnico e aplicará aos participantes, dificuldades que lhes permitam analisar a performance de todo o conjunto. "Tenho duas prioridades no Rally Cuesta Off-Road: é o compromisso com a vitória, pois participo do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e ocupo a terceira posição na categoria Super Production. E treinar para o Rally dos Sertões", afirmou o motociclista Juner Rockenbach. "Quero fazer um treinamento para adquirir mais velocidade e analisar minha condição técnica e física", completou o piloto da equipe Off-Rush.

Para Jorge Sawaya e Joá Bicudo, da equipe S2 Rally, o Rally Cuesta Off-Road é fundamental para ajustes finais e adaptação ao veículo, nesta fase "pré-Sertões". A dupla está a bordo de uma Mitsubishi L200 Protom (movida a etanol) desde o início da temporada 2011. "No ano passado, competíamos com um carro a diesel, mais pesado em comparação à Protom, que traz uma proposta diferenciada, a começar pela utilização de um combustível renovável. Nossos resultados foram excelentes nas competições disputadas, e confiamos no potencial do veículo durante o Rally dos Sertões", declarou o piloto Sawaya, destacando a confiança e competitividade da L200 Protom.



O 4º Rally Cuesta Off-Road terá duas especiais de 122 quilômetros, sendo uma no sábado e outra no domingo, o que totalizará 244 quilômetros percorridos. Segundo o diretor de prova, Henrique Arena, o roteiro passará pela Serra da Cuesta e propriedades de reflorestamento de eucalipto. "O terreno apresentará grande variedade de obstáculos, com pedras, lombadas, poças, areia, terra vermelha, grama, além de subidas e descidas. Aproveitaremos o feriado prolongado, para realizar mais algumas checagens no percurso", contou Arena.

Quem ainda não garantiu uma vaga no Rally Cuesta Off-Road precisa se apressar. As inscrições serão encerradas no dia 30 de junho. Acesse www.rallycuestaoffroad.com.br .

Casal de artistas hiper-realistas vai pintar ao vivo carros antigos no tradicional encontro de Águas de Lindóia




Sérgio e Helena Dotta são especialistas em retratar veículos com a técnica hiper-realista de pintura


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

De 23 a 26 de Junho acontece o XV Encontro de Automóveis Antigos de Águas de Lindóia, no interior de SP. Considerado um dos eventos mais tradicionais e esperados pelos apaixonados e entusiastas de automóveis antigos do Brasil, o encontro contará com a presença dos artistas plásticos Helena e Sérgio Dotta, do Ateliê Dotta, especialistas em retratar automóveis antigos com a sofisticada técnica de pintura hiper-realista .

Os artistas estarão mais uma vez presentes no encontro com um estande onde vão demonstrar as técnicas da pintura hiper-realista e retratar, ao longo do evento, um Buick Eight 1952. Será possível conhecer também suas últimas criações: um Packard 1939, ambientado em frente ao famoso Palácio Quitandinha, um bucólico Ford 1928, um Jaguar MK II 1962 e um Packard 1932. Além desses, serão apresentadas outros quadros de carros e motos antigos.

O Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia é o evento que mais traz turistas à cidade e, em 2009, atingiu um público recorde de 350 mil pessoas. Desde 1996 o evento conta com a presença de colecionadores e apaixonados por suas raridades que resolvem, uma vez ao ano, retirar de suas garagens suas relíquias guardadas às sete chaves. São automóveis que continuam a encantar e a fazer novos admiradores ao longo das décadas.

O que era um simples encontro de amigos se tornou o maior encontro de automóveis antigos do Brasil. Em sua última edição, o evento abrigou mais de 600 modelos e esse número cresce a cada ano. Com aumento no número de expositores, as atrações se diversificam, além da presença dos artistas do Ateliê Dotta, o encontro terá shows, jantares dançantes, premiações e muitos negócios fechados.

Piloto Luiz Razia faz uma análise técnica do circuito espanho de Valência





Circuito, dotado de longas retas e muitas curvas, é o palco do GP da Europa de F-1


Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Neste fim de semana, a Fórmula 1 segue para mais um circuito de rua, mas este cada vez mais parecido com um autódromo. A pista de Valência, palco do GP da Europa, possui uma das melhores infra-estruturas que uma pista provisória pode ter.

E, em sua quarta temporada na categoria, a prova nas ruas que circundam e cortam o porto da cidade pode ser considerada a mais brasileira do calendário depois do GP do Brasil: foram duas vitórias do país em três provas. Felipe Massa venceu a etapa inaugural, enquanto Rubens Barrichello conquistou no local a 100ª vitória do país na história da Fórmula 1.

A pista de 5.419 metros utiliza a estrutura construída em 2007 para a Copa América de Vela, e exige um acerto mais convencional que os extremos de máximo e mínimo downforce nas duas provas de rua anteriores, em Mônaco e Canadá, apesar de contar com quatro longas retas e a incrível marca de 25 curvas. A prova, marcada para as 9h (de Brasília) do domingo, conta com 57 voltas. Confira uma análise técnica feita por Luiz Razia, terceiro piloto do Team Lotus. Uma volta virtual junto com o piloto a bordo de um simulador profissional pode ser vista clicando aqui.

Aerodinâmica

"A pista de Valência provoca o uso do máximo de downforce (pressão aerodinâmica) nos carros. É uma pista definida como "stop and go" (pare e siga) pois o mais importante é ter uma carro altamente equilibrado para freadas e as duas unicas curvas de alta que o circuito possui. O importante em Valência é a traçao e uma boa estabilidade nas freadas"

Motor/Cambio "A pista de Valência provoca o uso do máximo de downforce (pressão aerodinâmica) nos carros. É uma pista definida como "stop and go" (pare e siga) pois o mais importante é ter uma carro altamente equilibrado para freadas e as duas unicas curvas de alta que o circuito possui. O importante em Valência é a traçao e uma boa estabilidade nas freadas"

Motor/Cambio

"O importante é o cambio estar ajustado para as marchas curtas por conta das saidas de curvas. Em baixa velocidade nas curvas, é importante na saida uma boa traçao; já os mesmos motores do Canadá serao usados agora em Valência"

Freios "O importante é o cambio estar ajustado para as marchas curtas por conta das saidas de curvas. Em baixa velocidade nas curvas, é importante na saida uma boa traçao; já os mesmos motores do Canadá serao usados agora em Valência"

Freios

"É um ponto delicado, que merece atenção constante. Existe um grande consumo dos freios neste circuito. É a quarta ou quinta pista do calendário de maior desgaste dos freios"

Pneus/Estratégia "É um ponto delicado, que merece atenção constante. Existe um grande consumo dos freios neste circuito. É a quarta ou quinta pista do calendário de maior desgaste dos freios"

Pneus/Estratégia

"Ainda restam algumas dúvidas sobre os pneus. Os compostos serao os médios e, de acordo com a Pirelli, como eles foram testados no Canadá, podemos esperar um bom desempenho para eles ou, talvez, um desgaste prematuro. Veremos no decorrer das sessões. Já na parte de estratégia, acredito que três paradas será o normal do fim de semana"

Kers/DRS

"O Kers aqui tem um grande impacto, pois a saida de curva é muito importante neste circuito. Já o DRS sera em dois pontos, assim como no Canadá, e sera interessante ver o quanto ira funcionar nesse circuito de "rua", com duas longas retas"

Veja vídeos exclusivos relativos à Luiz Razia, Fórmula 1 e GP2 no canal do piloto no YouTube: http://www.youtube.com/user/LuizRazia

New Fiesta domina o RallyCross



Texto e Foto: Imprensa Ford

O New Fiesta vem estreando em diferentes competições internacionais e firma-se também como o veículo oficial da marca no automobilismo. Além da atual temporada no Mundial de Rali, o novo veículo compacto da Ford domina também o Campeonato Global RallyCross, novo evento esportivo que vem conquistando público nos Estados Unidos. Na última prova, o New Fiesta ficou com os primeiros lugares no pódio.

A corrida foi no autódromo Pikes Peak International, no Colorado, no último fim de semana. A competição é composta de duas etapas. Na primeira, há o SuperRally, onde os carros correm um contra um pelo sistema de eliminação com o New Fiesta ficando com os três primeiros lugares. No evento principal, o Rally Cross, com seis carros finalistas na pista, o New Fiesta foi o campeão geral.

Na temporada, com três eventos disputados, o New Fiesta também ocupa os primeiros lugares. Está na ponta com o piloto americano Tanner Foust, detentor de três medalhas de ouro no X Games Rally, com 103 pontos, e em segundo com o finlandês Marcus Gronholm, bicampeão mundial de Rally, com 79 pontos. Cinco marcas disputam a categoria.

RallyCross

O RallyCross é uma competição para veículos baseados em modelos de produção. No entanto, a preparação eleva a potência dos motores a quase 600 cv, com turbo e incorpora tração nas quatro rodas. A aceleração de 0 a 60 km/h leva menos de 2 segundos. Os pilotos comparam a experiência de dirigir essas máquinas com "a tentativa de domar uma fera nervosa". Elas fazem bastante barulho, são agressivas e empolgantes de ver.

Um dos pontos altos da competição é o Coringa, rampa com vão livre de mais de 21 metros, localizada em uma área especial do circuito, que os carros têm de transpor uma vez em cada etapa, literalmente voando no ar. A próxima etapa, o X Games 17, será no dia 31 de julho em Los Angeles, na Califórnia.

Lamborghini LP600 pega fogo e não participa dos treinos extras do Itaipava GT



Antes de completar a primeira volta do treino desta quinta-feira Xandinho Negrão entrou nos boxes com o carro em chamas


Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Juliana Marks

O Autódromo de Santa Cruz do Sul, no RS, recebe neste final de semana a 4ª etapa do Itaipava GT Brasil. A dupla de pilotos Xandy e Xandinho Negrão (Aeris Energy) não puderam participar dos treinos extras desta quinta-feira com a Lamborghini LP600.

Antes de completar a primeira volta no circuito, um vazamento no duto de combustível causou um incendio na traseira do carro. Xandinho que pilotava no momento conseguiu trazer a Lamborghini até o box. "Infelizmente ocorreu esse vazamento, mas tivemos muita sorte do problema ter acontecido na curva que antecede a entrada dos boxes. O Xandinho teve sangue frio de trazer o carro para apagar o princípio de incêndio", explicou o chefe de equipe Rodolpho Mattheis.

O fogo foi contido com a ajuda dos mecânicos dos boxes vizinhos. "Vamos apurar as peças que derreteram para repor e colocar o carro na pista amanhã", ressaltou.

Depois de cinco anos de campeonato, esta será a segunda passagem da GT3 no circuito de Santa Cruz do Sul, as duas primeiras corridas da categoria foram realizadas em 2008 e vencidas pela dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis pilotando o Ford GT.

Coluna "Alta Roda": Oportunidades perdidas



Texto: Fernando Calmon*

Apesar dos percalços, o mercado argentino se integra cada vez mais ao brasileiro e vice-versa. Bom exemplo é o Salão do Automóvel de Buenos Aires. Teve início modesto em 1998 e apenas cinco edições entremeadas pelas crises econômicas no país vizinho que atingiram sua indústria automobilística. Desde 2005 passou a ser organizado nos anos ímpares e assim se intercalar com o Salão de São Paulo, nos anos pares.

A exposição bienal em 2011, de 17 a 26 deste mês, tem público previsto em torno de 500.000 pessoas, segundo os organizadores. Proporcionalmente ao tamanho dos mercados surpreende, pois com toda a tradição é difícil São Paulo atrair mais de 600.000 a 700.000 visitantes.

Essa edição do salão portenho apresenta grandes novidades para os dois mercados. Os fabricantes aproveitaram o bom momento para antecipar o que chega nos próximos meses. Entre as surpresas o Chevrolet Cobalt, novo sedã compacto desenvolvido na Coreia do Sul com participação brasileira. Embora apresentado como carro-conceito e superequipado, está pronto para o lançamento nesse segundo semestre, sucedendo o Corsa sedã. A nova picape S10 surgiu disfarçada como Colorado (nome nos EUA) na versão Rally. Retirados os pesados adereços, é o mesmo produto que será lançado aqui logo no início de 2012.

A Ford também antecipou como será a nova Ranger, mostrada antes no Salão da Austrália, em outubro do ano passado. Fabricada na Argentina e prevista para meados de 2012, pôde ser apreciada por inteiro em versão definitiva, inclusive o interior evoluído da cabine dupla. A Renault exibiu o utilitário esporte compacto paranaense Duster que chegará em quatro meses. A Sport Cross, versão aventureira da station argentina SpaceFox, está pronta e prevista para agosto.

O Fiat 500 mexicano estreou para o mercado argentino com o motor 1.4 Multiair, de 102 cv, fabricado nos EUA. E a Nissan surpreendeu ao exibir o Sunny, sucessor do Tiida sedã, que também virá do México, em 2012.

Otimismo quanto ao crescimento dos dois mercados ninguém tem dúvidas e marcou o Salão de Buenos Aires. No entanto, a capacidade da indústria instalada competir com veículos importados já não parece tão clara. Um executivo brasileiro, que pediu anonimato à coluna, fez as contas: em 2013, se nada for mudado para aumentar a competitividade, sairá mais barato importar um modelo compacto da China, pagando imposto de 35% e o frete, do que produzir aqui.

Há outros sinais claros sobre essas dificuldades, como a escalada dos custos de mão de obra evidenciados na longa greve de 37 dias enfrentada na fábrica paranaense da Volkswagen. A vizinha Renault pagou o que o sindicato pediu para evitar uma parada às vésperas de um lançamento. A japonesa Mazda volta ao mercado brasileiro no próximo ano, mas preferiu abrir uma fábrica no México. A BMW anunciou que planeja produzir na América Latina. O Brasil, ainda candidato, enfrenta a forte concorrência mexicana pelo investimento da marca alemã.

De oportunidade em oportunidade perdida, o país precisa decidir o que quer da vida em termos industriais. Consolidar-se como polo produtivo e exportador ou simplesmente passar a importar carros completos ou desmontados com baixo conteúdo local.

RODA VIVA

AUMENTA aos poucos a oferta de câmbio automático em modelos mais acessíveis. Renault terá essa opção no Sandero e também no Logan até agosto. É unidade convencional, com conversor de torque, fabricada na França pela STA, subsidiária da marca. Câmbio robotizado, mesmo de produção nacional, foi desconsiderado.

ÚLTIMA forma: Fiat 500 terá motor flex (1,4 Fire Evo) e também câmbio de cinco marchas produzidos no Brasil e exportados para o México, de onde virá sem imposto. Para compensar os 12 cv a menos em relação ao motor atual, utilizará marchas mais curtas que as da atual caixa de seis velocidades. Futuro Multiair flex virá dos EUA, mas com desenvolvimento brasileiro.

FREELANDER 2 agora dispõe de motor diesel com turbocompressor de geometria variável de 2,2 l/190 cv/43 kgf•m e autonomia de até 972 km, segundo a Land Rover. O preço, como todo diesel, é um pouco puxado: de R$ 130.000 a R$ 173.000. Motor de seis cilindros em linha a gasolina, 3,2 l e mais 43 cv custa R$ 7.000 a menos: ideal para quem roda menos.

INVESTIMENTO na nova fábrica da BorgWarner, em Itatiba (SP), totaliza R$ 70 milhões. Capacidade de produção de turbocompressores subirá de 300.000 para 500.000 unidades/ano. Para alcançar esse volume a empresa conta que motores turboflex, na faixa de 1 a 1,4 litro de cilindrada, serão ofertados no Brasil visando a menor consumo de combustível.

SEGUNDA animação da Disney.Pixar sobre automóveis, Carros 2 estreia dia 24 deste mês. Filme em 3D vale ainda mais a pena de ser assistido por quem tem conhecimentos automobilísticos para perceber sutilezas e bom humor dos diálogos. Prende a atenção dos menos iniciados pelo ritmo acelerado e enredo mais apurado do que no primeiro filme.

*fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

Goodyear reconhece terceiro “Herói das Estradas” que salvou vida de criança e devolveu mala com R$ 17 mil

Honestidade e a importância de não desistir nunca marcam as duas histórias de Valdir Costa dos Santos, reconhecido como 3º Herói das Estradas

Texto: Assessoria de Imprensa

O programa Herói das Estradas, promovido pela Goodyear para valorizar a imagem dos caminhoneiros no Brasil, chega ao seu terceiro mês, reconhecendo mais um motorista brasileiro. O eleito, Valdir Costa dos Santos, inscreveu duas histórias no programa e se destacou por seu caráter honesto e de ajuda ao próximo.


Como um verdadeiro Herói das Estradas, o curitibano Valdir dos Santos será reconhecido publicamente no dia 30 de junho em cerimônia a ser realizada no Truck Center da Dpaschoal (revendedor oficial Goodyear), às 11 horas, em Curitiba. Valdir, que ganhará um troféu e um adesivo exclusivo com o logo do programa para colar em seu veículo, já está classificado para a final do Herói das Estradas, quando concorrerá a um caminhão zero km, além de pneus e recauchutagem da Goodyear.


Em sua primeira história, Valdir prestou socorro a uma menina dada como morta após ser vítima de um acidente na estrada. Apesar do diagnóstico desanimador, Valdir, que passava com seu caminhão pelo local, resolveu verificar a temperatura do sangue da criança, e ao notar que o mesmo continuava quente, decidiu procurar pelos sinais vitais, descobrindo que ainda havia pulsação, apesar de fraca.


O caminhoneiro então pegou um lençol em seu caminhão, limpou o ferimento, realizou respiração boca a boca e massagem cardíaca na garota, que felizmente voltou à vida enquanto era atendida pelo transportador.


Em sua segunda história, o 3º Herói das Estradas, ao retornar de uma pausa para o almoço, encontrou próximo a seu caminhão uma maleta que, para sua surpresa, continha R$ 17 mil, junto com alguns documentos e um cartão de visitas. Valdir passou o resto daquele dia tentando contato com o número do cartão, sem sucesso.


Sem desistir de falar com o dono de todo aquele montante, o caminhoneiro finalmente conseguiu, no segundo dia de tentativas, contato com o telefone impresso no cartão e combinou de devolver a pasta. Quando perguntado pelo dono da mala sobre a recompensa pelo seu ato heróico, Valdir pediu somente orações.

Histórias do Valdir Costa dos Santos na íntegra:
Primeira história – Salvamento da criança:
No dia 04 de agosto de 2006, eu viajava com a Carreta da Empresa de Curitiba a São Paulo, quando cheguei na serra do 90, já no estado de São Paulo, a pista estava interrompida por um acidente, com uma fila de veículos de aproximadamente 500 metros, eu parei atrás da fila e caminhei até o local do acidente para ver o que havia acontecido, porém chegando no local do acidente havia uma criança que já estava dada por morta e coberta com uma lona preta de plástico, um policial que passava pelo local no momento do acidente examinou a menina e disse que ela já estava morta, o socorro ainda não havia chegado, porque o local não dava sinal para celular, e já faziam 50 minutos que o acidente havia acontecido, eu olhando para aquela cena triste, percebi que ainda escorria muito sangue do corpo da criança morta. Resolvi colocar o meu dedo no sangue que saia do corpo da criança, para verificar a temperatura do sangue, pra minha surpresa o sangue estava bem quente e, então desconfiei que a criança ainda estivesse com vida, pedi permissão para os pais da criança para mexer na criança acidentada e já considerada morta, eles me autorizaram, então descobri a criança, procurei nela sinais vitais e percebi que ainda havia pulsação bem fraquinha, corri até o caminhão, peguei um lençol que havia na minha mala e uma garrafa de água e voltei atender a criança, lavei o local do ferimento, rasguei o lençol em várias tiras e fiz varias compressas até que o sangue parou, então iniciei a respiração boca a boca e massagem cardíaca, pra surpresa e alegria de todos, principalmente da Mãe e do Pai da Criança, ela voltou à vida e está viva e saudável até hoje! Tenho certeza que foram as mãos de Deus que me usaram para salvar aquela vida tão preciosa!
Segunda história – Devolução da mala com dinheiro:
No dia 08 de Janeiro de 2008 eu viajava com uma carreta carregada de Coca Cola de Marília para São José do Rio Preto, quando passava na BR 153 senti fome e parei no posto Bola Branca no Município de Promissão, estado de São Paulo para tomar um café, após tomar o café voltei para a carreta para prosseguir viagem e me deparei com uma maleta caí­da no chão, peguei a maleta e entrei na cabine da carreta, abri­ a maleta e percebi­ que estava cheia de dinheiro, então fiquei preocupado pensando o que fazer para entregar aquela maleta de dinheiro, então resolvi procurar dentro da maleta alguma pista que me levasse até o dono do dinheiro, encontrei apenas alguns documentos e um cartão de visita com um número de telefone, então comecei a ligar para aquele número para tentar entrar em contato com o dono do dinheiro, infelizmente não atendeu e eu prossegui viagem levando a maleta e parando em cada posto para tentar ligar, somente após o segundo dia que eu consegui­ contato e marquei um encontro devolvendo a maleta para o dono. Recusei recompensa pedindo apenas oração por mim e por minha família, porque sei que Deus tem muito mais para me dar e aquele dinheiro não me pertença, eu não fiz mais que a minha obrigação em devolver o que nunca foi meu! Hoje durmo com a consciência tranquila, Deus tem me abençoado muito, e esse episódio só tornou-se publico porque o próprio dono do Dinheiro procurou os Jornais para me homenagear, senão estará em oculto, porque o que fiz não merecia ser noticia, não fiz mais que a minha obrigação. Essa história está no Google, basta clicar e digitar meu nome completo para conhecer as várias reportagens, também no Diário de São Paulo e na Revista Caminhoneiro edição especial do mês de Julho de 2008.
Herói das Estradas
Qualquer caminhoneiro que resida no Brasil e exerça profissionalmente a atividade de motorista, com a Carteira Nacional de Habilitação e com o exame médico em dia, pode participar. Para isso, o caminhoneiro precisa ter vivido uma situação em que realizou um ato heróico e contribuiu para a sociedade. O fato deve ter ocorrido no Brasil entre os anos 2000 e 2010 e, no momento em que aconteceu, o caminhão dirigido deveria ter obrigatoriamente 10 ou mais rodas.

As histórias serão classificadas de acordo com a veracidade e a participação direta do caminhoneiro. A organização do programa pode solicitar ao participante alguns documentos para comprovar o relato, como boletins de ocorrência, fotos ou testemunhas. As histórias com indícios de fatos que não sejam verdadeiros podem ser anuladas.
Duração
O Herói das Estradas durará o ano inteiro. Ao todo serão realizadas dez apurações para escolha das histórias finalistas, sendo uma por mês, de março a outubro de 2011, e duas apurações em novembro de 2011. A escolha da melhor será realizada até o dia 30 de cada mês e apenas os relatos enviados até o dia 10 do mês da apuração serão considerados.

Inscrição
Os caminhoneiros podem se inscrever pelo site www.heroidasestradas.com.br ou através de um formulário, que pode ser encontrado em um dos 280 pontos e lojas “truck centers” da Goodyear ou em feiras, como a de transporte Exposafra (Paranaguá, PR) e a do Caminhoneiro (Guarulhos e Cubatão). Além destes, é possível encontrar o formulário também na Sala de Lazer (Guarulhos, SP), no Santa Rosa Truck Show (Itajaí, SC), durante a primeira semana de cada mês no Ecopátio (Cubatão, SP) ou nas etapas do Caminhoneiro Nota 10, que ocorre em 20 cidades. O regulamento completo também pode ser conferido no hotsite do programa.

STETSOM apresenta nova linha de cabos RCA



Empresa destaca importância dos cabos na busca por um som de qualidade

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Os cabos do sistema de alimentação são peças extremamente importantes para uma instalação de som com qualidade. Geralmente o consumidor costuma investir muito mais dinheiro em equipamentos, deixando os cabos em segundo plano.

A utilização de cabos sub-dimensionados, ligados a pontos de alimentação incorretos, pode tornar decepcionante o resultado final da instalação. O uso de cabos ruins ou inadequados resulta em defeitos, como ruídos na música, queima de fusíveis, etc.

A STETSOM apresenta novos cabos desenvolvidos com inigualável tecnologia e diferenciais que fazem desse equipamento um dos melhores do mercado. O lançamento é composto de um cabo RCA de cinco metros e um conjunto de cinco terminais, macho e fêmea, padrão mundial para conexão de áudio - por eles são feitas as conexões entre amplificadores, crossovers, equalizadores e cd players.

Como principais características, a nova linha de cabos RCA da STETSOM possui qualidade de isolação contra ruído, terminais banhados a ouro resultando numa maior condutividade, pino positivo possui ajuste para evitar maus contatos, barras de aterramento inclinado para evitar trinca na hora de ajustar, dentre outros.

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