Doe Teleton

sábado, 30 de julho de 2011

Fiat anuncia nomeações após aquisição da participação acionária majoritária no grupo Chrysler

Mudanças organizacionais entram em vigor em 1º de setembro de 2011


Texto: Assessoria de Imprensa

Como resultado da aquisição da participação acionária majoritária no grupo Chrysler e de modo consistente com o objetivo de melhorar a integração operacional do Grupo Fiat e da Chrysler, a sociedade anuncia a formação de um Conselho Executivo do Grupo (GEC - Group Executive Council), semelhante ao administrado pela Fiat até a reversão da incorporação das atividades da Fiat Industrial.

O GEC é o mais elevado corpo executivo de tomada de decisão dentro da Fiat além de seu Conselho Diretor°. É a instância responsável por analisar o desempenho operacional dos negócios, pela definição de metas de desempenho, tomando decisões estratégicas e investimentos para o Grupo e compartilhando as melhores práticas, incluindo o desenvolvimento e implantação de principais recursos humanos.

O GEC terá quatro grupos principais. O primeiro é composto por quatro Grupos Regionais de Operações voltados para a fabricação e vendas de automóveis, além de peças e serviços (MOPAR), componentes automotivos (principalmente Magneti Marelli) e sistemas de produção e fundição (Teksid e Comau). Cada um será de responsabilidade de um diretor operacional (COO), que irá administrar a organização por meio de uma equipe de gerenciamento regional (cuja composição será anunciada antes de 1º de setembro). Os COOs são responsáveis pelos lucros e perdas da sua região/negócios,gerenciamento dos recursos regionais, incluindo atividades de fabricação e comerciais.

Os COOs nomeados para o GEC são os seguintes:

NAFTA (incluindo Chrysler): Sergio Marchionne
Europa, África e Oriente Médio: Gianni Coda
América Latina: Cledorvino Belini
Ásia: Michael Manley
Peças e Serviços (MOPAR): Pietro Gorlier
Componentes (Magneti Marelli):Eugenio Razelli
Teksid / Comau: Riccardo Tarantini

O segundo grupo reflete o foco e ênfase do Grupo em suas marcas. Cada uma das marcas globais ou potencialmente global é representado no GEC e sua responsabilidade será a de melhorar e desenvolver um portfólio apropriado de marcas e auxiliar no desenvolvimento de estratégias comercial e de marketing adequadas em cada uma das regiões operacionais do Grupo.

Os chefes de marcas nomeados para o GEC são as seguintes:

Fiat: Olivier François
Veículos comerciais: Lorenzo Sistino
Alfa/Abarth/Maserati: Harald Wester
Lancia/Chrysler: Saad Chehab
Jeep: Michael Manley
Dodge: Reid Bigland

Eles serão apoiados por um Chief Creative Officer, Olivier François.

O terceiro grupo é composto por líderes de processos industriais, que irão administrar a consistência e rigor em todas as regiões de operação e otimizar as escolhas de alocação de capital do grupo que terão de fazer nos anos que virão.

Chief Technology Officer: Harald Wester
Design: Lorenzo Ramaciotti
Tecnologia de Fabricação e Coordenação: Stefan Ketter
Compras em grupo: Vilmar Fistarol
Qualidade: Doug Betts
Coordenador de conjuntos motrizes: Bob Lee
Gerenciamento de Portfólio de Produtos: Mark Chernoby

O último grupo é composto por funções apoio,corporativas e vinculadas à sustentabilidade.

Desenvolvimento de Negócios: Alfredo Altavilla
Fiat Services & Holdings: Alessandro Baldi
Diretor Financeiro: Richard Palmer
Diretor de Recursos Humanos: Linda Knoll

O GEC terá Alessandro Baldi como coordenador executivo.

"Agora chegou o momento certo para pisar no acelerador da integração Fiat-Chrysler", disse Sergio Marchionne, CEO da Fiat e Chrysler.

"Essas nomeações são o resultado de um amplo processo de avaliação da capacidade técnica e de liderança das pessoas que foram nomeadas para o GEC. Mas igualmente importante é o fato de que eles refletem a natureza multicultural geograficamente diversificada de nossos negócios. Reconhecemos nesses líderes o futuro da Fiat-Chrysler como um participante eficiente e multirregional em um mercado global de automóveis.

É um privilégio para mim ter a oportunidade de liderar este grupo de pessoas e vê-los crescer, observar como eles transformam o desafio em sucesso e fé em si mesmos e o que podem alcançar".

Mercedes-Benz apresenta o Classe G 55 AMG



Preparado para todo tipo de terreno, modelo garante condução segura e eficiente em off road e on road


Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

Reconhecida por sua tradição única no segmento off road, a Classe G da Mercedes-Benz é considerada um ícone do setor automotivo desde seu lançamento, há mais de 30 anos. Atualizações contínuas fazem com que o modelo combine o prazer de dirigir com segurança, conforto e desempenho - tanto dentro como fora de estrada - com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, garantindo sempre uma direção superior.


A Classe G foi feita para enfrentar obstáculos, severas trilhas e percursos acidentados. Mesmo em grandes aclives, de até 80% de inclinação, e angulações laterais de até 54°, o automóvel apresenta desempenho incomparável, graças à combinação da tração permanente nas quatro rodas, ao sistema de controle eletrônico de tração (4ETS) e às caixas de transferência com três opções de bloqueios de diferenciais com eixos rígidos, que podem impedir o movimento de três rodas em 100% do diferencial, garantindo força na roda com atrito.



O modelo G 55 AMG, disponível para o mercado brasileiro, além de ser o mais luxuoso, também é sinônimo de alta performance. Possui o motor V8 AMG de 5,5 litros, com 507 cv de potência e torque de 700Nm. Acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos e alcança velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. O resultado é um desempenho fascinante, que mistura um off road com o coração de um veículo esportivo.



Design, conforto e segurança

O design esportivo do G 55 AMG é evidenciado pelas rodas de liga leve de 19 polegadas, pneus de tamanho 275/55 R 19 e quatro saídas cromadas do sistema de escape, sendo duas de cada lado. O interior do modelo chama a atenção pelos itens exclusivos que priorizam o conforto, como os assentos climatizados e multicontornos em couro Designo e o revestimento do teto em couro Alcântara, ambos desenvolvidos para suprir a demanda especial por alta qualidade dos clientes da Mercedes-Benz.



A versão AMG também impressiona pelos itens de segurança, como o programa eletrônico de estabilidade (ESP) com um módulo de comando altamente eficiente. Além disso, o automóvel possui oito airbags e o Hill Start Assist, sensor capaz de detectar se o veículo está em um aclive e manter acionada a pressão sobre os freios durante dois segundos, ganhando tempo na troca dos pedais.

Para completar o pacote de novas tecnologias, o G 55 AMG é equipado com a telemática do COMAND APS com disqueteira para até seis DVDs, rádio integrado, CD-player, interface para Bluetooth para a operação de celulares e o sistema de comandos de voz LINGUATRONIC, em inglês, onde é possível realizar chamadas telefônicas ou trocar a frequência da estação de rádio.

Jorge Mussi é o novo diretor de pós-venda no Brasil da Volvo Cars



Executivo chega com a missão de aumentar a eficiência dos serviços prestados nas concessionárias e o índice de satisfação dos clientes da marca


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Jorge Mussi é o novo diretor de pós-venda da Volvo Cars e será responsável pela reestruturação dos serviços prestados pelas concessionárias da marca no Brasil. A contratação do executivo faz parte dos planos da montadora sueca de aumentar sua participação em vendas de veículos Premium no mercado nacional.

O executivo também comandará as operações de pós-venda, atendimento a rede, oferta de serviços, peças e assistência técnica. Além de ter a missão de aumentar a eficiência operacional da marca e o índice de satisfação de seus clientes.

"O Brasil tem papel fundamental para o crescimento da Volvo no mundo. Nossa meta é aumentar para 80% o índice de eficiência operacional dentro das concessionárias e otimizar o tempo de espera dos clientes. Num primeiro momento, vamos implantar um serviço pioneiro e totalmente novo para o mercado Premium no País, o One Hour Stop. Com ele, é possível realizar reparos no veículo com duração de até uma hora", afirma Jorge Mussi.

Natural de Curitiba (PR), Jorge Mussi é casado e tem 39 anos. Formado em eletrônica, iniciou sua carreira na Volvo em 1992 no segmento, com passagem em treinamento, sendo responsável pelo departamento em 1999. Em 2003, o executivo foi convidado para trabalhar na sede da marca localizada na Suécia, onde ocupou cargos como líder de treinamento e gerente de treinamento comercial mundial da fabricante. Em abril deste ano, recebeu o convite para assumir a diretoria de pós-venda da Volvo Cars do Brasil.

Volkswagen divulga campanha interativa na internet sobre o Rock in Rio 2011



Peça interativa permite ao internauta tocar bateria diante do computador


Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil está lançando uma campanha na internet que permite ao internauta vivenciar a experiência de tocar bateria sem sair da frente do computador. Quem acessou a home do UOL nesta sexta-feira, dia 29 de julho, pode interagir usando uma webcam ou o teclado, simulando o uso do instrumento. A ação faz parte de campanha da empresa como Patrocinadora Oficial do Rock in Rio 2011, que ocorre entre os dias 23 de setembro a 2 de outubro.

Na campanha, criada pela AlmapBBDO, o internauta pode tocar o instrumento fazendo movimentos com as mãos ou com a cabeça ou ainda por meio de atalhos no teclado. Esta peça compõe a primeira parte de uma campanha que será dividida em três fases, incluindo um anúncio divulgado em revistas com uma bateria em forma de carro que também terá versões interativas para iPad e na internet.

A segunda etapa, que começa em agosto, será divulgada na TV aberta e paga, mídia impressa, rádio e internet. Também serão realizadas ações e promoções nas redes sociais, como Facebook e Twitter, com a distribuição de convites para o evento. Na terceira fase, serão realizadas outras veiculações que deverão ser apresentadas ao público até o encerramento do Rock in Rio 2011, no início de outubro.

Edições especiais

Os modelos Gol e Fox ganharam uma série especial inédita desenvolvida pela Volkswagen para comemorar a décima edição do Rock in Rio. Além de contarem com acabamento customizado inspirado no festival, os modelos voltados para o público jovem estão disponíveis em tonalidades que fazem alusão às cores do evento e trazem de série uma ampla variedade de equipamentos que os tornam ainda mais atraentes.

O Gol Rock in Rio possui motor 1,0 Total Flex, com 76 cv, enquanto o Fox Rock in Rio é impulsionado pelo motor 1,6 Total Flex, com 104 cv. No exterior, o destaque maior está no adesivo que corre ao longo das duas portas laterais, exibindo o logotipo Rock in Rio e uma inédita cena em silhueta, típica de um show de rock.

A série especial Rock in Rio será oferecida durante apenas três meses, a partir de julho, e terá produção limitada. Outro diferencial é que os compradores dos modelos Gol e Fox Rock in Rio terão o benefício de fazer downloads das músicas do catálogo de toda a história do festival por meio do cadastramento do chassi do carro no hotsite (www.vw.com.br/euvoudevolkswagen) a partir do dia 11 de agosto.

Exposição em São Paulo revela detalhes do novo Range Rover Evoque



A exposição já passou por Nova York, Milão e Xangai


Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

Depois de passar pelas cidades de Milão, Nova York e Xangai com a campanha Pulse of the City, o público poderá agora navegar por todas as características do novo Range Rover Evoque nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Um pop-up show room convida as pessoas das duas maiores cidades brasileiras a dizer quais as características das grandes metrópoles que mais lhe chamam a atenção, e como elas serão refletidas no modelo.

"Poucas vezes na história recente da indústria automobilística viu-se um veículo com tanto apelo para o design como quando foi anunciado o Range Rover Evoque. Se o modelo possui uma proposta diferente, de viés urbano, moderno e tecnológico, a estratégia que norteia seu lançamento mundial não poderia ser diferente", comentou o presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, Flavio Padovan.

A ação percorre, desde maio deste ano, 60 grandes metrópoles mundiais e chega hoje ao Museu Brasileiro de Esculturas (Mube), em São Paulo. Um espaço de 400 m2 foi montado para receber o Range Rover Evoque como uma verdadeira obra de arte. Nele, os visitantes poderão interagir de diversas maneiras com o veículo e seus componentes.

O espaço é dividido em partes, para proporcionar aos visitantes uma completa interação ao ver, sentir o novo veículo antes de sua chegada ao mercado, prevista para o próximo mês de Novembro.

A primeira parte apresenta o visitante ao Range Rover Evoque e conta um pouco da história por trás do veículo, que teve como inspiração as grandes metrópoles do mundo. Os vídeos explicam o conceito que deu origem ao modelo (o LRX), suas possibilidades de cores e acabamentos, além de entrevistas com o chefe de design da Land Rover, Gerry McGovern, responsável pelas formas do veículo serão apresentados.

Em seguida, os visitantes encontram três telas interativas que trazem um programa desenvolvido para mostrar o conceito em que se baseou a campanha de lançamento do Evoque, chamada Pulse of the City. Ali, as pessoas serão convidadas a responder perguntas sobre as cores, sons, formas e movimentos que pulsam na cidade, além de acompanhar em tempo real as opiniões de pessoas nas demais cidades que recebem essa ação.
Flavio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe


Depois, os visitantes chegam mais perto do Range Rover Evoque. Duas unidades do modelo — três e cinco portas — estarão à disposição para serem vistos, tocados, e explorados ao máximo.

Ao final, o passeio mostra todas as opções de cores, formas e acabamentos disponíveis nas três versões do veículo: Pure, Dynamic e Prestige.

O conceito de exclusividade do modelo é reforçado na última parte, em que é exibido o filme interativo Being Henry. Nele, o convidado pode, ao tocar na tela, definir as escolhas do personagem e ser conduzido às diferentes situações que cada decisão traz à sua vida, definindo o desfecho da obra e a configuração de Evoque que mais combina com cada visitante.

Além da obra, o "Evoque Configurator" também proporcionará uma viagem a todas as opções de configurações que o Evoque oferece.

Depois do Mube, em São Paulo, onde ficará de 29 de julho a 3 de agosto, o show room também passará pelo Rio de Janeiro no mês de agosto, em datas ainda a definir.

O wireframe, escultura de metal no tamanho real do Range Rover Evoque, está também em alguns pontos da cidade de 28 de julho a 3 de agosto. Os visitantes do Shopping Morumbi, Shopping Iguatemi e Centro Empresarial Nações Unidas (Cenu) podem ver de perto a obra já vista em mais de 60 cidades do mundo.

Serviço

São Paulo – Mube
Endereço: Avenida Europa, 218 (entrada pela Rua Alemanha)
29/7, das 14 às 20 horas
30 e 31/7, das 11 às 20 horas
1 – 3 /8, das 11 às 18 horas

Rio de Janeiro – Casa Shopping

Ford Fiesta comemora quinze milhões de unidades produzidas no mundo



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Ford Fiesta comemora este mês 15 milhões de unidades produzidas em todo o mundo em 35 anos de produção ininterrupta. Com esse marco, o modelo Ford torna-se um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos e uma história de sucesso no setor automobilístico. A sua sexta geração, o New Fiesta, apresentada há dois anos, também já atingiu um recorde importante: a produção de 1 milhão de unidades desde o lançamento mundial.

"O modelo Fiesta chega aos 35 anos mais forte do que nunca. É o veículo mais vendido da Europa em 2009 e 2010 e deve repetir a liderança nesse mercado em 2011. Nos Estados Unidos, ajudou a criar um novo mercado de carros pequenos, é líder em economia de combustível e um sucesso de vendas. Na Ásia, está ajudando o crescimento da Ford naqueles mercados. E, no Brasil, atrai várias gerações de consumidores desde 1995", destaca Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford Brasil.

O Fiesta se destaca pelo estilo avançado, praticidade, eficiência e desempenho e é hoje um dos produtos de maior sucesso da história. "O Fiesta é um carro especial, que conquistou um lugar cativo no coração dos consumidores em vários mercados. Graças ao fato de ser um projeto constantemente desenvolvido e aprimorado nessas mais de três décadas, se mantém como um dos modelos mais populares do mundo", diz o executivo.

História de sucesso

O primeiro Fiesta foi produzido em Valência, na Espanha, em 1976, como uma resposta prática e econômica da Ford à crise mundial do petróleo, e rapidamente conquistou espaço na Europa. Hoje, a linha é produzida também em Colônia (Alemanha), Nanjing (China), Rayong (Tailândia) e Cuautitlán (México), além de Camaçari (Brasil).

Ao longo de seus 35 anos de história, o Fiesta também serviu de base para diversos conceitos, mostrando sua versatilidade e potencial de inovação. Alguns modelos foram produzidos exclusivamente para exposição, enquanto outros se destinaram a competições esportivas.

O primeiro foi o esportivo Ghia Corrida, de 1976, nome que remete às touradas. No mesmo ano, foram apresentados o Ghia Prima, com tetos cambiáveis que permitiam sua transformação em picape, perua, cupê ou notchback, e o urbano Ghia Urban Car.

Outros exemplos são o Ghia GTK (1979), o Fiesta Bebop (1990), o Ghia Lynx Concept (1996), o Ford Libre Concept (1998), e o Courier F1 (1999), versão customizada do modelo produzido no Brasil, exibida no Salão de Detroit para testar a reação dos americanos a uma picape pequena.

O Ford RS Concept (2004), exibido no Salão de Genebra, foi uma visão radical de um carro de performance. Já o Ford Verve Concept (2007) antecipou a aplicação do estilo Kinetic nos carros pequenos globais da marca. Com a apresentação do Fiesta RS WRC Preview Model, no Salão de Paris 2010, a Ford anunciou a introdução do New Fiesta como seu representante no Campeonato Mundial de Rally 2011.

Linha do tempo

1972 - O Fiesta é concebido em segredo como Projeto Bobcat. A missão de criar um novo carro compacto para o mundo foi cuidada com carinho pelo presidente da Ford, Henry Ford II.

1973 - A crise mundial do petróleo acelera o projeto da Ford de criar um carro compacto, prático e econômico.

1974 - Começa a construção da fábrica de Valência, Espanha.

1975 - O nome Fiesta foi escolhido pessoalmente por Henry Ford II, pela semelhança com a marca e para celebrar sua nova conexão com a Espanha.

1976 - Começa a produção do Fiesta em Valência, primeiro carro da Ford com motor transversal e tração dianteira.

1977 - Início da exportação do Fiesta para os Estados Unidos. É eleito Carro do Ano na Espanha.

1979 - A linha atinge a venda de 1 milhão de unidades.

1981 - O veículo soma 2 milhões de unidades produzidas na Europa.

1982 - Fiesta completa o sexto ano como carro mais vendido da categoria na Grã-Bretanha e Alemanha.

1983 - Lançamento da segunda geração do Fiesta.

1984 - Produção chega a 3 milhões de unidades.

1989 - Lançamento da terceira geração do carro, o primeiro compacto com ABS.

1991 - Lançamento da van Fiesta Courier.

1992 - Fiesta registra o recorde de 648.700 unidades vendidas na Europa.

1995 - Início das vendas do Fiesta no Brasil.

1996 - Lançamento da quarta geração. O modelo Hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

2000 - A linha é complementada no Brasil com o início das vendas do Fiesta Street Sedan, importado do México.

2001 - Lançamento da quinta geração da linha, que comemora a produção de 10 milhões de unidades.

2002 - A quinta geração começa a ser produzida na fábrica de Camaçari, na Bahia, na versão Hatch.

2004 - Lançamento da nova versão Sedan e do motor Flex 1.6, ampliando a linha no Brasil.

2006 - Fiesta lança o motor RoCam Flex 1.0 no Brasil.

2007 - A linha é reestilizada no Brasil, inspirada no design Kinetic, e passa a oferecer a versão Trail.

2008 - O New Fiesta, sexta geração do modelo, começa a ser produzido em Colônia (Alemanha), Valência (Espanha), e Nanjing (China).

2009 - O New Fiesta estreia na América do Norte, no Salão de Los Angeles, e ganha o cobiçado prêmio de design Red Dot, na Alemanha.

2010 - O New Fiesta Sedan é lançado no Brasil, importado do México com motor 1.6 Sigma brasileiro.

2011 - O New Fiesta RS estreia no Campeonato Mundial de Rali com vitória na Suécia. A produção do New Fiesta atinge 1 milhão de unidades. Ford comemora o 35º aniversário e 35 milhões de unidades produzidas na linha.

Hyundai Caoa prepara chegada do novo Veloster no Brasil



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Está chegando ao Brasil nos próximos meses o novo Veloster, um hatchback cupê que vai além da imaginação. O veículo reúne revolução em design e tecnologia em um único carro. Destaque para as três portas na carroceria, sendo uma do lado do motorista e duas do lado direito.

O modelo será comercializado em duas versões completas, sendo a top com teto solar panorâmico. Ambas contam com motorização 1.6 acoplada ao câmbio automático de seis velocidades. Entre os itens de série estão câmera de ré com tela de sete polegadas, bancos elétrico de couro, Bluetooth com sistema de telefonia viva-voz, faróis em LEDS, piloto automático e airbags.

O Veloster foi um dos principais destaques da Hyundai no Salão de Detroit desse ano, nos Estados Unidos, atraindo a atenção dos visitantes.

A Hyundai Caoa do Brasil já iniciou a divulgação do Veloster por meio de teaser na televisão aberta e peças publicitárias em jornais e revistas.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

É preciso considerar os preços das autopeças ao escolher o carro novo

Com excesso de otimismo, o brasileiro raramente se atenta para os custos com a reparação

Texto: Assessoria de Imprensa

As vendas de carros estão aquecidas no país. São novas ofertas a cada dia e muitas possibilidades para os consumidores adquirirem modelos modernos e com alta tecnologia. Com tantas opções, é preciso avaliar bem a que mais se adéqua às necessidades pessoais e financeiras. Por isso, é necessário ter atenção no momento da compra para todas as questões que envolvem os preços finais e a projeção de gastos dos automóveis.

A Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças – sinaliza a importância de analisar o valor das peças de reposição do veículo na hora da escolha. Isso é fundamental, pois algumas pessoas são excessivamente otimistas e acabam não considerando a manutenção, que pode acontecer por conta de pequenos ou grandes reparos.

A maioria dos problemas se concentra na reparação eventual, ou seja, quando o carro quebra ou se acidenta. Se o veículo for importado, de uma marca ou modelo novo no mercado, a situação se agrava ainda mais. “Como não existem concorrentes para a maioria dessas peças, as montadoras acabam cobrando os preços que acharem mais convenientes”, diz Roberto Monteiro, diretor executivo da Anfape.

Por isso, é imprescindível a visão da totalidade da compra. Ter a noção exata do bem que se adquire para avaliar se o custoXbenefício está sendo mesmo proveitoso. Grande parte dos consumidores dificilmente presta atenção nos princípios básicos para fechar o negócio.

Os consumidores, embora muitas vezes façam uma boa pesquisa de mercado antes de optar por uma determinada montadora e modelo, raramente consideram questões não menos importantes, como o preço do seguro ou o custo “por inteiro” de manutenção. “Muitas pessoas não pensam que um dia podem precisar trocar o retrovisor, para-choque e outros componentes visuais”, afirma.

O valor inteiro ou global de conservação envolve não apenas os preços das revisões obrigatórias, que a maioria das montadoras informam, mas também aqueles da reposição de peças não incluídas nesta revisão obrigatória, mesmo porquê, estes custos nunca são divulgados ao grande público pelas montadoras. São obscuros, ocultos, apenas se revelam mais tarde, quando ao consumidor não resta opção senão adquirir a peça.

Muitas montadoras contam com este elemento “surpresa” para majorar seu lucro, e é por isto que nunca divulgam o preço de suas peças de reposição que é, em muitas das vezes, bastante incompatível com o do veículo. Isto é, curiosamente, uma peça de reposição de um carro popular, uma lanterna, um espelho ou um farol, por exemplo, não terá necessariamente um preço popular; bem ao contrário, muitas vezes a reposição da peça para um carro popular tem custo semelhante à de um veículo de categoria superior.

É necessário também lembrar que vivemos um momento de desgaste do setor automotivo, devido ao desabastecimento. As montadoras vendem mais carros, mas não conseguem suprir as obrigações com a manutenção, principalmente de frotas antigas.

“Está difícil encontrar peças de reposição, até mesmo as visuais como lanternas, faróis etc. Apesar do mercado independente minimizar esses problemas, algumas montadoras como FIAT, FORD e Volkswagen querem impedir a livre concorrência no segmento e acabam por gerar ainda mais transtornos aos consumidores”, explica.

O executivo destaca que ao analisar esse cenário fica fácil perceber que veículos que aparentam bom custo podem causar prejuízos significativos, daí o “barato sai caro”, como diz o ditado popular. “Muitos consumidores enfrentam questões sérias na hora do conserto. É comum encontrarmos pessoas que deixaram seus carros na concessionária por muito tempo (há espera de até três meses) por conta da falta de peças”, comenta.

Como a Anfape luta pela preservação dos direitos dos consumidores, é um movimento natural esclarecê-los sobre transtornos que podem acontecer, caso o reparo do veículo não seja considerado na decisão da compra. “O brasileiro deve se preocupar muito com a manutenção, principalmente diante do problema de desabastecimento. Só assim saberá escolher a melhor opção com tantas possibilidades disponíveis”, enfatiza. E no caso das independentes, como fazem concorrência nas peças de danos eventuais, as montadoras querem eliminá-las.

Chegou a hora da aventura maior dos Quadris: Rally dos Sertões


Finalmente já é novamente aquela época do ano em os competidores de Quadriciclos contam os dias

Antes eram as motos. Depois chegaram os Quadriciclos, e eles começaram a disputar os Sertões classificados juntos com as Motocicletas. Rápidos e intrépidos, brigavam pelos melhores tempos na geral. O desempenho deles foi tão impressionante, que junto ao crescimento dos inscritos, levou para uma solução óbvia: Categoria Exclusiva para Quadriciclos nos Sertões. Nesta 19ª Edição dos Sertões serão 11 os inscritos, que vão enfrentar a prometida dureza de percurso.

Duro, difícil, mas...
Lembre-se, estamos falando do maior Rally do Mundo disputado apenas dentro de um país: o Rally dos Sertões com 10 dias e 4026 kms de percurso. Desses 60% são de especiais, 2411 km de trechos cronometrados que vão separar quem se preparou, de quem acha que está preparado. O roteiro promete ser duro, as dificuldades prometem ser muitas e a satisfação, por consequência, promete ser maior ainda.

É o homem entrando em harmonia com a Natureza
Mais do que uma competição que vai levar os concorrentes de Goiânia até Fortaleza (de 9 a 19 de Agosto de 2011) o Rally dos Sertões é uma oportunidade única de percorrer um enorme trecho de Brasil desconhecido para muitos. Um Brasil de uma beleza indescritível, para ser vivida com aceleração máxima e liberdade extrema, mas que reserva surpresas que terão que ser superadas com dedicação, arrojo e muita preparação pelos concorrentes. É a ocasião certa para ver quanto vale a integração total de homem, máquina e Natureza

Competitividade em alta
No ano passado o Polonês Rafal Sonik, apelidado de SuperSonik levou o título de Campeão nos Quadriciclos após 10 dias de altas disputas com a turma tupiniquim. Pena que este ano o polonês, devido a compromissos, não pode vir ao Brasil, mas já mandou avisar que promete voltar em 2012. E enquanto o SuperSonik e os argentinos (bi-campeões do Dakar) não dão o ar da graça... Por aqui a competitividade vai continuar em alta, basta dar uma conferida em quem vai acelerar nesta edição.

Demontier Moura
Vice-Campeão no Rally dos Sertões 2009, o atual Campeão Brasileiro de Rally de Regularidade está de volta.
"Estou contando os dias para o Sertões 2011. Tenho me esforçado bastante, me preparado física e psicologicamente. Passei o último ano investindo na navegação por entender ser esse o meu déficit em relação aos meus concorrentes. Como resultado clhi o título nacional na regularidade. Mas a paixão pela velocidade me faz sonha com o Sertões porque ele é para heróis de verdade. Vencê-lo é conquistar a certeza de que se fez algo extraordinário".

Tom Rosa
Vencedor na categoria 450cc em 2010, ele volta querendo ser o mais rápido na geral." Vencer minha categoria ano passado foi uma estréia marcante, que me motiva todos os dias na busca pelo objetivo de 2011 que é vencer na geral. Desde o ano passado busco focar nisso, faço treinos constantes com média de 90 kms dia pelo menos uma vez por semana. Depois dos 40 todo o nosso esforço tem que ser dobrado. Porém vejo que a idade é uma condição muito similar entre os favoritos, para os Sertões 2011 os quarentões parecem que vão bombar!"

Márcio Oliveira
Atual líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country o potiguar Márcio Oliveira é considerado um dos favoritos ao titulo 2011, e sem papas na língua ele avisa:" Este será meu 5º Sertões e posso afirmar sem receios: Que venham os concorrentes, eu vou fazer a minha prova". Recado de quem sabe o valor da experiência em uma prova tão especial e que têm olhos fixos para o título 2011.

Os outros oito...
Seis para desafiar Márcio, Rosa e Moura na Categoria Quadris Aberta, e dois que irão lutar pelo título de Campeão do Rally dos Sertões na Categoria Quadris 450. Cada um com a sua estratégia, cada um com a sua esperança, mas todos com um objetivo único: vencer o sertão e ganhar o Sertões.

Track Day acontece neste domingo no ECPA


Autódromo será aberto para a participação de carros comuns

Texto: Assessoria de Imprensa

O Esporte Clube Piracicabano promove neste domingo (31) mais um Track Day ECPA, um dia inteiro de pista livre para os amantes da alta velocidade se divertirem, conhecerem suas habilidades e os limites de seus carros num ambiente seguro.

De acordo com Daniella Giannetti, organizadora do evento, o track day é amplamente difundido em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. “Vamos dar a chance a quem não é piloto de correr, sem competir, num autódromo profissional com toda organização, conforto e segurança”, conta. “Para os inexperientes, instrutores estarão à disposição para acompanhar nas primeiras voltas e mostrar o traçado”, completa.

A pista do ECPA tem 2.100 metros de comprimento, com quatro retas e nove curvas, e largura que varia de 12 a 18 metros. O clube oferece toda infraestutura, ambulância UTI, restaurante, estacionamento, box e profissionais qualificados.

As inscrições estão abertas e são limitadas. Para mais informações, entre em contato com o ECPA pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br ou site www.ecpa.com.br.

Programação

Os participantes do Track Day ECPA podem fazer o credenciamento e a vistoria de seus veículos já no sábado (30), das 10 às 17 horas.

Confira a programação do domingo (31):
8h30: Credenciamento e café de boas-vindas
8h30 às 16h: Vistoria
8h30: 1º Briefing (obrigatória a presença dos pilotos da 1ª Bateria)
9h: Início das Baterias

Início cauteloso para Daniel Oliveira na sua estréia na Finlândia



O piloto brasileiro do BWRT concluiu uma primeira etapa de estudo

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Daniel Oliveira e o Brazil WRT iniciaram pela primeira vez uma das provas mais famosas dentro do Campeonato Mundial de rally: o Rally da Finlândia, oitava rodada do WRC de 2011.

Depois das três primeiras especiais de abertura que foram disputadas em uma tarde tranquila, mas recheada de ação, com milhares de fanáticos desejosos de ver uma boa corrida, o jovem piloto brasileiro colocou o seu MINI John Cooper Works WRC em uma segura 38ª colocação, antes do verdadeiro desafio que terá amanhã.

Considerando que esta é a sua primeira vez competindo na Finlândia, junto com seu navegador Carlos Magalhães, teve um começo cauteloso neste evento tão exigente, com o propósito de começara tomar o pulso da situação nos típicos trechos bordeados por árvores.

Além disso, este primeiro dia foi positivo para Daniel poder medir sua velocidade em relação aos pilotos locais que estão acostumados com os saltos e pulos cegos típicos da Finlândia, tão difíceis de superar como Daniel havia comprovado alguns dias atrás quando trabalhou com o experiente piloto finlandês Pasi Hagstrom.

A palavra de Daniel

"De manhã, antes do Shakedown, tivemos um pequeno problema técnico que foi rapidamente solucionado pela equipe, como se viu na nossa última passada. Já pela tarde, nas especiais da prova, o objetivo foi completar toda a etapa e praticar o que aprendemos com Pasi Hagstrom. No entanto tomamos um pequeno susto na SS1, que nos fez lembrar que temos que encarar as coisas com calma. Fomos prudentes nos trechos mais rápidos evitando escapadas. Foi uma jornada positiva, completamos todo os quilômetros no programa e ganhamos muito amis experiência".

Tudo em um

Foi um longo dia, ocupado e cansativo para todos os pilotos, já que a ação começou cedo com o Shakedown e foi seguido de uma grande cerimônia de largada antes das três especiais.

A segunda etapa

No segundo dia serão disputadas oito especiais totalizando 134,6 quilometros de trechos cronometrados. Os trechs estão esparramados ao sul da cidade base de Jyvaskyla. Amanhã os piltos vão enfrentar dois trechos com mais de 20 km de distância, incluindo a especial mais longa da prova a de Hyvänuela (29,9km) Também será feita uma assistência remota na cidade de Lahti.

Dando uma espiada na ponta

O francês Sebastien Loeb (Citroen) lidera o rali com 2,8 s.à frente de seu companheiro de equipe e compatriota Sebastien Ogier (Citroen).A ação será retomada amanhã às 09:00 (hora local) sendo o carro de Loeb o primeiro a largar.

Autódromo de Curitiba recebe três eventos no fim de semana


Texto: Assessoria de Imprensa


O Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, irá receber três eventos neste fim de semana, 30 e 31 de julho: a quarta etapa do Campeonato Paranaense de Motovelocidade, o primeiro Track Day para motos, e ainda a quinta edição do Desafio 201 metros.

No sábado, acontecem os treinos-livres e classificatórios das 8h às 15h, e em seguida, uma bateria em todas as categorias. O acesso para o público é gratuito. No domingo, o ingresso é R$ 10,00 com acessos aos boxes e os pilotos realizam mais uma largada das 10h às 11h.

"Nos intervalos da Motovelocidade vamos fazer o Track para motos. No sábado, serão cinco baterias de 25 minutos cada uma e, no domingo, o evento será exclusivo para clientes da Fuel Racing Kasinski", conta o diretor da Fotça Livre Motorsport, Eduardo Pereira. Os interessados em participar do Track Day podem se inscrever no sábado, direto no Autódromo, ao custo de R$ 280,00.

No domingo, a partir das 13h, quem entra na pista são os carros do Desafio 201 metros. A organização do evento acredita que 100 participantes vão acelerar na reta do Autódromo. A inscrição no dia do evento custará R$ 100,00.

Ônibus Marcopolo vira cenário para o filme “Ponto Final”



Longa foi ambientado dentro da unidade fabril da empresa em Xerém, no Rio de Janeiro

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A Marcopolo, uma das principais fabricantes mundiais de ônibus, é uma das patrocinadoras do longa-metragem brasileiro “Ponto final”. O filme acaba de ser selecionado para a Mostra Competitiva de longa-metragem do 39° Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá de 5 a 13 de agosto de 2011, no Palácio dos Festivais, na cidade de Gramado/ RS.

Ambientado dentro de um ônibus Marcopolo, o drama retrata a realidade coletiva, com vários personagens em busca do único objetivo de encontrar a felicidade. Produzido e dirigido por Marcelo Taranto, o filme apresenta os dramas de quatro personagens que utilizam o ônibus no dia a dia, expondo suas angústias, incertezas e lições de vida, e tem como tema principal a indignação e a tristeza do empresário Davi, personagem vivido por Roberto Bomtempo, que perde precocemente a sua jovem e sonhadora filha, Beatriz. A adolescente, de 17 anos, acredita na boa índole das pessoas e no futuro próspero para o Brasil e tem sua vida interrom­pida precocemente.

Segundo Walter Cruz, gerente de Marketing da Marcopolo, um dos grandes destaques do longa-metragem é a sua fotografia, assinada por Antonio Mendes. “O drama se passa no Rio de Janeiro, que possui algumas das mais belas paisagens brasileiras. Porém, ele foi quase totalmente produzido dentro de um ônibus na nossa fábrica, em Xerém. Mesmo assim, o filme mantém, graças à fotografia, muita beleza e charme em seu cenário”, explica o executivo.

Outro papel de destaque é a do motorista, interpretado por Othon Bastos, que absorve lições de vida a partir de coisas simples, como o dia a dia da sua profissão, com o embarque dos passageiros e suas respectivas fisionomias. Destes pequenos detalhes, ele aproveita para mostrar para Davi e os outros personagens que, por mais dura e ingrata que possa ser a vida, é preciso ter capa­cidade de aceitação e saber que cada dia é um recomeço e nunca é tarde para aprender a lidar com as adversidades.

Copa Petrobras de Marcas faz primeira visita ao Rio de Janeiro


Campeonato que estreia nesta temporada corre em Jacarepaguá neste fim de semana

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Depois de muita ação em Tarumã e Interlagos, a Copa Petrobras de Marcas fará a primeira de suas duas visitas ao Rio de Janeiro. O circuito de Jacarepaguá será o palco da terceira rodada dupla do mais novo campeonato do Brasil, que vem sendo a grande novidade de 2011 no automobilismo nacional.

Além de contar com grandes nomes e montadoras, classificação curta, além de corridas enxutas e agitadas, um dos pontos de equilíbrio do campeonato é o uso do "lastro de sucesso", que premia os cinco primeiros da tabela de classificação antes de cada rodada. No caso do Rio de Janeiro, serão seis pilotos.

Isso se deve pelo fato de Daniel Serra e Thiago Marques estarem empatados na quinta colocação com 40 pontos cada. Por conta disso, ambos levarão 10 kg de peso seco em seus equipamentos. "É pouco, mas faz diferença", afirma Thiago, piloto da equipe Navegador 4 Rodas Racing.

"Na etapa passada, andei com 30 kg e fez muita diferença, dado o equilíbrio natural do carro. E mesmo assim, consegui somar pontos importantes, apesar de um acidente na corrida inicial. Com 20 kg a menos, podemos já pensar em pontos maiores e pódio. Correr em Jacarepaguá com este carro deve ser uma delícia, pois é uma pista que, mesmo mutilada, possui os mais diversos tipos de curvas", completa.

As atividades na pista carioca têm início no sábado, com dois treinos livres às 9h15 e 13h20 (de Brasília). A tomada de tempos acontece às 16h30, enquanto o domingo fica reservado para as duas corridas, marcadas para as 10h40 e 13h25. A RedeTV transmite a segunda prova e um compacto da primeira a partir das 13h.

Classificado para pré-final, Jimenez destaca equilíbrio do Kart em MG


Na categoria Graduados, dois décimos de segundo separaram os 12 primeiros

Seis vezes campeão brasileiro de kart, o paulista Sérgio Jimenez (GFS Software/CIAO) busca o hepta neste final de semana em Vespasiano (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. Depois de ser vice-campeão na primeira fase, realizada em Interlagos há duas semanas, Jimenez tem nova chance de aumentar suas estatísticas na história do kartismo nacional.

Competindo com equipe própria, a Squadra, o piloto de Piedade (SP) ficou em segundo e terceiro lugar nas baterias eliminatórias da categoria Graduados, vencidas por Alain Sisdeli e João Archer. Entretanto, Jimenez destacou o equilíbrio. "O pessoal aqui está andando muito junto. Não fomos tão bem no treino classificatório, fiquei em 12º, mas a apenas 0s2 da pole position. Isso dá uma ideia do tamanho do equilíbrio que estamos vendo aqui em Vespasiano", afirmou Sérgio, que se classificou para a pré-final e largará da quarta posição (por causa da soma de resultados).

Seu companheiro de equipe, Vitor Caliman, também se classificou. "A equipe toda tem andado bem, e isso nos enche de confiança. É sinal de que estamos caminhando na direção certa", apontou.

"Teremos trabalho amanhã. Mas a ideia é esta, andar ali entre os primeiros para garantir a vaga na final. O resultado da final é o que vale", disse o competidor, que divide suas atividades de piloto e chefe de equipe no kart, com a pilotagem do Ford GT da equipe Cimed Racing no GT Brasil, e com a equipe Crystal Racing na Stock Car.

Visite o site do piloto: www.sjimenez.com.br

Siga-o no Twitter: @sjimenez10

Carro chinês pelo consórcio sai 28% mais barato do que no financiamento



Consórcio oficial do Grupo Effa lança novos planos com prazos de 60 meses para as marcas chinesas Lifan e Effa Motors

O Lifan 320, um dos automóveis mais baratos do mercado brasileiro (R$ 30.980,00), já está disponível também pelo sistema de consórcios, com prestações de R$ 619,01, sem entrada, em 60 parcelas. “É uma das opções mais acessíveis e seguras para quem está em busca do seu carro zero”, afirma Laércio Geronasso, diretor do Consórcio Tradição (www.consorciotradicao.com.br), o consórcio oficial do Grupo Effa, que representa as marcas Effa Motors e Lifan no mercado brasileiro.

Todos os carros Effa e Lifan, que já podiam ser adquiridos pela modalidade em planos de 36 e 48 meses, agora também estão disponíveis em planos de 60 meses, o que tornou as prestações muito mais acessíveis. O veículo mais vendido pelo Grupo Effa, por exemplo, a Effa Hafei Picape Cabine Simples, que custa R$ 20.480,00, pode ser adquirido com prestações mensais de R$ 410,53 no novo plano com duração de cinco anos. Nas prestações estão inclusos benefícios como seguro prestamista (o consórcio é quitado em caso de falecimento do titular), seguro de vida e auxílio funeral. Além disso, os consorciados ainda concorrem, semanalmente, a um prêmio de R$ 5.000,00 (Título de Capitalização Bradesco).

As vantagens do sistema de consórcio sobre os tradicionais financiamentos são cada vez mais claras para uma parcela maior de consumidores. No caso do Lifan 320, por exemplo, cujo preço sugerido é de R$ 30.980, as prestações mensais sobem para R$ 827,69 num plano de financiamento com taxas de juros de 1,7% ao mês (um índice médio cobrado atualmente pelas financeiras que atuam no setor) e prazo de 60 meses. “Esta diferença, ao final dos cinco anos, representará para o cliente um custo extra de R$ 14.235,94. Ou seja: o financiamento fica 27,8% mais caro neste exemplo”, explica Laércio Geronasso.

O mercado de consórcio de veículos está em alta em 2011. Por conta principalmente das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Governo Federal, o consumidor brasileiro, cada vez mais, está optando pela modalidade para adquirir seu próximo automóvel ou motocicleta, o que representa uma compra racional e muita mais econômica. “Os consórcios deverão representar cerca de 9% das vendas de automóveis em 2011, contra um percentual de 6% obtido em 2010, e por volta de 30% das vendas de motos, contra 26% em 2010”, diz Geronasso

MWM INTERNATIONAL realiza a 2ª Edição do “Fabrincando Profissões”



O evento promovido para mais de 500 jovens ofereceu orientação profissional e vocacional, palestras sobre carreiras, sorteios e visitas monitoradas

Texto: Assessoria de Imprensa

A MWM INTERNATIONAL, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, realizou nos dias 21 e 22 de julho o evento “Fabrincando Profissões”, na planta de Canoas (RS) e nos dias 27 e 28 de julho na planta de Santo Amaro (SP). O objetivo foi aproveitar as férias escolares para reunir os filhos dos colaboradores, na faixa etária de 15 a 19 anos, para passar o dia na MWM INTERNATIONAL com atividades que abordaram o mercado de trabalho, vocação profissional, tendências do mercado por meio de experiências reais dos funcionários da empresa, entre outras.

Com o sucesso da primeira edição do programa, realizada em 2010, a MWM INTERNATIONAL conquistou o apoio de instituições de ensino que permitiram a ampliação da programação este ano. Entre as novidades elencamos as palestras sobre as profissões do futuro, apresentações de colaboradores e explicação sobre o escopo de trabalho desenvolvido em suas áreas, aplicação de orientação profissional, lançamento do Hot Site do evento que permite a continuidade das atividades virtualmente, além da “Feira das Profissões” - uma ferramenta que agregou conteúdo ao evento com exposição dos estandes dos parceiros e sorteio de brindes.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da MWM INTERNATIONAL, Paulo Borba, o sucesso do evento motivou a empresa a continuar o programa e buscar novidades. “Este ano auxiliamos os jovens a tomar decisões sobre o futuro profissional, vocação, carreira e entender melhor o mercado de trabalho e cursos que podem contribuir para o aprimoramento”, explica o diretor.

Em 2010, a empresa realizou o Fabrincando Profissões para cerca de 260 jovens, somando as duas unidades industriais. Este ano, a empresa recebeu 410 adolescentes na planta de Santo Amaro (SP) e 145 na fábrica de Canoas (RS). Os parceiros do evento em 2011 foram: Universidade Anhembi Morumbi, Centro Universitário FEI, Wizard Idiomas, Senai, Instituto Mauá de Tecnologia, Senac São Paulo, STB, Universidade Feevale, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Unilasalle Canoas, ESADE, UniRetter, GR Serviços de Alimentação e Ondontoprev.

Exposição com mais de 700 autos antigos é atração do final de semana para São Paulo e Grande ABC



Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A partir desta sexta-feira (29/07), mais de 700 autos antigos compõe o IV Expo Car, que será realizado até domingo (31/07), no Espaço Verde Chico Mendes, em São Caetano do Sul (SP). Com expectativa de receber um público superior a 60 mil pessoas durante os três dias de programação, o evento apresentará aos colecionadores e entusiastas verdadeiras raridades da história da indústria automobilística mundial.

Entre os expositores, está a San Diego Motorsports. A empresa que tem sede em Miami, nos Estados Unidos, e filial em São Caetano do Sul, foi responsável por importar verdadeiras "jóias" para o Brasil. Alguns dos destaques são: um Delorean, fabricado em 1981, que se transformou em ícone da década de 80 por ter sido um dos principais protagonistas da trilogia "De Volta Para o Futuro"; e um Mustang Fastback Bullitt, modelo 1967, igual ao utilizado pelo ator Steve McQueen no filme Bullit, que marcou época no final dos anos 60.


Com o diferencial de também dar todo o suporte aos compradores de autos antigos, fornecendo peças e todos os acessórios, a San Diego Motorsports será responsável por um estande de cerca de 150m². No espaço, as vedetes serão dois carros: uma Corvette, edição limitada de 1978; e um Mustang Coupé, de 1967.

A Corvette, equipada com motor V8 e câmbio automático, é uma edição especial de uma réplica do pace car das 500 Milhas de Indianápolis do próprio ano de 1978. O veículo foi importado para o Brasil em condições fantásticas encontradas pela San Diego Motorsports nos Estados Unidos: pouco mais de 400 milhas rodadas, plástico no banco e papel original da concessionária no vidro do carro.

Ingressos para a Stock Car em Salvador já estão disponíveis



Entradas podem ser adquiridas na bilheteria oficial localizada no Salvador Shopping e também nos canais Tickets For Fun

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

Mais uma vez a Copa Caixa Stock Car vai fazer a festa do automobilismo nas ruas de Salvador, a capital baiana é um dos principais cartões postais do Brasil. Nos dias 3 e 4 de setembro, as feras da principal categoria do automobilismo brasileiro irão fazer de tudo para confirmar um lugar na Mobil Super Final e lutar pelo título da temporada. E o público já pode garantir seu lugar para acompanhar de perto tudo isso.

Começou nesta quinta-feira a venda das entradas para a prova baiana, válida pela oitava etapa da temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car. Estão disponíveis ingressos de arquibancada para três setores (Balança, Rotatória e Praça), além do setor PNE exclusivo para portadores de necessidades especiais. Os fãs podem adquirir as entradas na bilheteria oficial do GP Bahia 2011 montada no piso L1 do Shopping Salvador e nos canais da Tickets For Fun (www.ticketsforfun.com.br).

E a edição 2011 do GP Bahia Stock Car promete repetir as intensas disputas do ano passado. Com o alargamento da pista em alguns pontos importantes no CAB, a prova de 2010 proporcionou muita emoção. O público foi ao delírio com as máquinas da Stock Car, e ainda mais emoção é esperada para esse ano, porque a etapa irá definir os 10 pilotos que irão brigar pelo título da temporada na Mobil Super Final.

Atual campeão, Patrick Gonçalves volta a correr em casa no Mini Challenge

Além das disputas da principal categoria do automobilismo brasileiro, o público baiano terá nos dias 3 e 4 de setembro a chance de acompanhar mais uma vez os duelos entre os charmosos modelos do Mini Challenge.

Ano passado, o piloto da casa Patrick Gonçalves venceu as duas corridas no traçado do CAB e arrancou assim para a conquista do seu primeiro título na mais charmosa categoria do Brasil. Em 2011, com o rótulo de 'atual campeão', ele tentará de novo manter a hegemonia e honrar as cores da bandeira da Bahia.

Pietro Fantin começa disputa em Spa pela sétima etapa da Fórmula 3 Inglesa


Brasileiro espera somar pontos em sua pista favorita

Começou nesta quinta-feira (18) à disputa da sétima etapa da Fórmula 3 Inglesa em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Para o brasileiro Pietro Fantin, da equipe Hitech, esta é a primeira oportunidade de disputar uma corrida no lendário circuito. Por fazer parte da programação das 24hs de Spa, a programação da F-3, neste fim de semana, está um pouco diferente. Depois de dois treinos livres hoje, nesta sexta (29) acontece o classificatório e as duas primeiras corridas. Para encerrar, no sábado (30), a última corrida.

Empolgado com a oportunidade de competir pela primeira vez em uma corrida em Spa, Pietro Fantin almeja um grande resultado neste fim de semana. "Que pista animal. Por toda sua extensão não há um ponto chato, que não te desafie à acelerar. De longe o local mais incrível para correr que eu já estive. Começamos nesta quinta-feira fortes procurando um acerto bom para o carro, mas acabamos prejudicados pela chuva".

"Só espero que ela não retorne mais e atrapalhe o fim de semana. Venho de duas etapas problemáticas onde não somei muitos pontos, por isso quero aproveitar esta oportunidade, acelerar e superar esse momento difícil. Correr e pontuar o máximo que puder, e não vai ser fácil já que teremos um grid de quase 30 carros pela participação da F-3 Européia. Quero me despedir das corridas fora Inglaterra, nesta temporada, de forma positiva".

"Esse grid maior será interessante, mas acredito que no resultado final não mudará muita coisa, quero pontuar e conquistar mais um pódio", encerra Pietro Fantin. Após Spa, a Fórmula 3 Inglesa retorna para a Grã-Bretanha onde disputa as três últimas etapas da temporada: Rockingham, três e quatro de setembro, Donington, 24 e 25 de setembro e Silverstone nos dias oito e nove de outubro. Confira o agregado da Fórmula 3 Inglesa desta quinta-feira.

1 INT Kevin MAGNUSSEN / DEN, Carlin Dallara-VW 2m 14.299s / 2m 43.925s
2 INT Felipe NASR / BRA, Carlin Dallara-VW 2m 14.942s / 2m 45.099s
3 INV Robert MERHI / ESP, Prema Dallara-Mercedes 2m 14.949s / 2m 40.491s
4 INT Jack HARVEY / GBR, Carlin Dallara-VW 2m 15.264s / 2m 48.835s
5 INV Raffaele MARCIELLO / ITA, Prema Dallara-Mercedes 2m 15.438s / 2m 9.723s
6 INT Jazeman JAAFAR / MAS, Carlin Dallara-VW 2m 15.443s / 2m 50.064s
7 INT Carlos HUERTAS / COL, Carlin Dallara-VW 2m 15.517s / 2m 58.236s
8 INT Rupert SVENDSEN-COOK / GBR, Carlin Dallara-VW 2m 15.916s / 2m 50.702s
9 INV Laurens VANTHOOR / BEL, Signature Dallara-VW 2m 15.924s / 2m 42.028s
10 INV Carlos MUNOZ / COL, Signature Dallara-VW 2m 15.938s / 2m 49.244s
11 INV Marko ASMER / EST, Double R Dallara-Mercedes 2m 15.938s / sem tempo
12 INT Pietro FANTIN / BRA, Hitech Dallara-VW 2m 16.016s / sem tempo
13 INV Marco WITTMANN / GER, Signature Dallara-VW 2m 16.184s / 2m 49.990s
14 INV Hannes van ASSELDONK / NED, Van Amersfoort D-VW 2m 16.399s / 2m 43.612s
15 INT Menasheh IDAFAR / GBR, T-Sport Dallara-VW 2m 16.431s / 3m 06.728s

Twitter oficial: @PietroFantin

Marcelo Jardim é o novo CEO da Behr Brasil



Ex-vice-presidente de operações da MAHLE Brasil assume comando da planta de Arujá

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

O executivo Marcelo Jardim assume a partir de 1º de agosto o cargo de CEO da Behr Brasil, uma das líderes mundiais em sistemas de arrefecimento de motores e ar-condicionado veiculares. Jardim ocupará o posto no lugar de Max Davis Forte, que estava na posição desde 2005.

Marcelo Jardim deixa a vice-presidência de operações da MAHLE Brasil, empresa com sede na Alemanha, e que no início deste ano aumentou sua participação no controle acionário do Grupo Behr, detendo hoje 36,85%. O executivo chega com o desafio de manter a rota de crescimento da empresa. O faturamento mundial da Behr é superior a 3,4 bilhões de Euros.

Sobre o executivo

A trajetória profissional do novo CEO da Behr Brasil engloba grande experiência no setor automotivo, com passagens pela Dana, no Brasil e no México, além da MAHLE.

Formado em engenharia mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também possui especializações em Gestão de Negócios e Marketing. Além disso, concluiu MBA na Bowling Green State University, nos EUA. Marcelo Jardim é casado e natural do Rio de Janeiro.

Sobre a Behr


Especialista no desenvolvimento de sistemas de refrigeração de motores e ar-condicionado veiculares, o Grupo Behr tem mais de 100 anos de história. Fundada na cidade de Stuttgart, na Alemanha, em 1905, a empresa possui uma trajetória repleta de inovações, cidadania e preocupação com o meio ambiente.

O valor para novas ideias faz da empresa uma referência no desenvolvimento de soluções para o mercado automotivo. Com cerca de 17 mil colaboradores, a Behr tem alcance mundial em 17 unidades de desenvolvimento, 28 plantas reprodutivas e 12 joint ventures.

No Brasil, o Grupo está presente desde 1981. Nesse momento, a Behr atuava por meio de um acordo de colaboração com a RCN Radiadores. Em 1994, passa a ter 55% da empresa e, em 1997, assume 100%.

Premiada pelas principais montadoras do país, a Behr Brasil tem como diferenciais o desenvolvimento de tecnologias que atendam a demanda local, o respeito à natureza, ações que promovam a qualidade de vida de seus colaboradores e iniciativas de apoio à sociedade onde está inserida.

Localizada a cidade de Arujá (SP), a planta da Behr possui uma área de 403 mil metros quadrados.

Harman do Brasil lança primeiro produto resultado da união das marcas Selenium e JBL

O alto-falante 12MB4000 da linha profissional que possui o sistema de refrigeração de calor mais resistente chega ao mercado já com o novo logo

Texto: Assessoria de Imprensa

A Harman, líder mundial do setor de áudio e infotainment (soluções integradas de áudio, vídeo e navegação para automóveis), anuncia a chegada do primeiro produto fabricado após a união das marcas Selenium e JBL. O 12MB4000, que chegará ao mercado já com o novo logo, foi desenvolvidos com a tradição da JBL, reconhecida mundialmente, e com a experiência da Selenium. Além disso, o alto-falante conta com uma tecnologia diferenciada e possui uma elevada eficiência e reprodução sonora de alta potência na faixa do grave e médio-grave.

Para os aficionados por qualidade de som, o auto-falante MB4000 da JBL Selenium by Harman, de 12’’ conta com uma potência de 4.000W, com impedância de 4Ω e um padrão de sensibilidade de 91 dB. O anel de suspensão em tecido em forma de “M” e impregnado com resinas especiais, causa a melhora acústica com o cone, que reduz a distorção e a produção de ondas estacionárias.

O produto é um grande atrativo para profissionais de som automotivo que usam equipamentos em sua capacidade máxima. A carcaça feita em alumínio garante rigidez estrutural e auxilia o sistema de refrigeração de calor gerado pela bobina móvel. O equipamento conta com uma dissipação térmica de alta condução que garante manter a temperatura dentro dos limites, esse sistema de refrigeração de calor é o mais resistente do mercado de áudio.

Outro processo que aumenta o desempenho do produto é a bobina móvel. Com 100mm (4’’) de diâmetro, ela é enrolada com fio de alumínio redondo em fôrma de fibra de vidro com exclusivo sistema de IN/OUT. Além disso, é composta por adesivos especiais resistentes, que também contribuem para elevar os níveis de potência do alto-falante.

Confira o lançamento da Kawasaki Ninja ZX-10R com freios ABS


Modelo será produzido em Manaus

Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A Kawasaki Ninja ZX-10R, recém chegada ao Brasil, é reconhecida por seu excelente desempenho e conta com o que há de melhor em engenharia. Como toda a Ninja, possui o DNA exclusivo da marca japonesa, caracterizado pela alta performance e o visual agressivo. Neste segundo semestre, a versão 2011 entrará para a linha de montagem na fábrica da marca no Pólo Industrial da Manaus (AM) e contará com a opção dos freios ABS KIBS, uma das grandes mudanças sofridas pelo modelo, passando a ser a primeira motocicleta de série com sistema de comunicação entre a centralina e o ABS. Além disso, o modelo permanece com os sistemas: Power Mode (Modo de potência), que permite ao piloto escolher a melhor seleção de potência, além do conceituado S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki), que dispõe de três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado, facilitando o controle da motocicleta em diferentes situações.

Os engenheiros da marca ousaram na nova versão e implementaram na Ninja ZX-10R o exclusivo sistema de freios ABS KIBS (Sistema de antitravamento inteligente de frenagem Kawasaki). O dispositivo utiliza diversos sensores que, além de fazer integração para o monitoramento de dados vindos das rodas dianteira e traseira, também monitora a pressão hidráulica da pinça frontal e a centralina de ignição, armazenando o máximo de informações possíveis – posição do acelerador, giro do motor, atuação da embreagem e posição de marchas. Isso viabiliza uma atuação precisa e eficaz na frenagem, minimizando os pulsos do ABS e reduzindo a perda de contato do pneu traseiro com o solo, garantindo maior performance e segurança.

Natualmente, pelas altas velocidades atingidas e grande aceleração, a traseira dos modelos superesportivos têm a tendência de perder o contato com o chão durante uma frenagem mais forte. Monitorando a pressão hidráulica da pinça dianteira, o KIBS consegue regular o aumento da pressão, reduzindo consideravelmente o processo em que a roda perde contato com o solo.
A unidade do ABS é aproximadamente 45% menor (por volume) e 800 gramas mais leve que as atuais. O sistema acrescenta apenas 3 kg comparados aos modelos sem o ABS, o que contribuiu para que os engenheiros reduzissem em 10 kg o peso da Ninja ZX-10R 2011 em comparação a sua antecessora.

A Ninja ZX-10R, além de conter muitos benefícios visando desempenho e segurança, é capaz de gerar incríveis 200,1 cv de potência máxima com torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm, isso por estar equipada com motor de 998 cc quatro tempos de refrigeração líquida. O modelo nacionalizado já pode ser encontrado nas principais concessionárias autorizadas Kawasaki de todo o país na cores: tradicional Lime Green (verde) e Metallic Spark Black (preto) ao preço público sugerido de R$ 59.990,00 e R$ 63.990,00 equipado com freios ABS. (preços sem o frente incluso).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Categoria Pró Etanol cresce no Rally dos Sertões


Leandro Torres e Henrique Arena apoiam a ideia de uma categoria que incentiva a sustentabilidade, e alinharão uma L200 Protom para o 19º Rally dos Sertões


Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa

A categoria Pro Etanol estreou no Rally dos Sertões de 2010, e logo de cara, apresentou carros resistentes e competitivos, movidos com combustível renovável: o etanol. E, no momento em que tanto se discute sobre a preservação do planeta, alguns competidores do rali cross country estão aderindo a essa ideia.

Caso do piloto Leandro Torres e do navegador Henrique Arena, da LTXL Rally Team, que chegam ao 19º Rally dos Sertões com uma L200 Protom, construída pela ProMacchina - preparadora de carros para rali. "Temos um veículo leve, com ótima suspensão e motor Mitsubishi 3.8 MIVEC. É confiável e ecologicamente correto", detalhou Torres.

São muitas as expectativas da dupla para esta competição, que acontecerá de 09 a 19 de agosto, e percorrerá um roteiro de 4.040 quilômetros, entre Goiânia, GO, e Fortaleza, CE - os Estados do Tocantins, Maranhão e Piauí fazem parte desta rota. Só de trechos cronometrados, Torres e Arena têm 2.321 quilômetros que deverão ser percorridos na mais alta velocidade.

"O Rally dos Sertões é sempre um desafio, um trabalho que exige dedicação, calma e concentração para se atingir o objetivo. Os detalhes fazem a diferença, e qualquer segundo de bobeira é capaz de jogar fora um ano inteiro de trabalho", comentou o navegador.

A categoria Pró Etanol cresceu bastante ao longo deste ano. As equipes se interessaram pela nova picape e realizaram diversos testes, inclusive em situações reais de prova. "Temos nove inscritos na categoria; e são concorrentes de grande habilidade técnica. Conquistar o pódio será uma tarefa bastante difícil, que exigirá equilíbrio e inteligência", apostou o piloto. A intenção da LTXL Rally Team é alcançar o pórtico de Fortaleza, entre os cinco primeiros colocados.

Truckvan bate próprio recorde na gestão de prevenção de acidentes

Empresa adota ferramentas com ênfase no diálogo e na informação para garantir a segurança no ambiente de trabalho

Texto: Assessoria de Imprensa

Diálogos semanais de segurança (DSS) e jornal interno elaborado pelos próprios colaboradores sobre o tema são alguns dos diversos caminhos encontrados pela Truckvan, uma das maiores fabricantes de baús e carretas customizadas do Brasil com foco na prevenção. “A Truckvan tem como preceitos básicos de gestão priorizar a informação e a troca de ideias, e isso não poderia ser diferente quando o assunto é segurança. Ao que tudo indica a nossa linha está dando certo; em menos de um ano triplicamos o tempo sem acidentes com afastamento, passando de 93 para 268 dias”, avisa Alcides Braga, diretor da empresa.

Quanto aos encontros realizados a cada sete dias dentro do próprio local de trabalho são breves, porém focados, abordam assuntos práticos do dia a dia, como a importância do uso de EPIs (equipamento de proteção individual) e os prejuízos provocados pela poluição sonora, entre outros. Por sua vez, a publicação também segue o formato de informar levando em conta a interação. “O jornal adota uma linguagem simples, objetiva e direta e procura reforçar as dicas de prevenção, promover e qualidade de vida e aproximar as pessoas; estamos sempre focados na melhoria e o objetivo agora é chegar em acidentes zero”, anuncia Julio Camillo, técnico de segurança e mentor do jornal.

Em consonância com esse plano de ações preventivas, que se inicia já na integração dos recém-contratados, acontece de 1 a 5 de agosto a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT – voltada a todos os funcionários das duas unidades da Truckvan: Fernão Dias e Parque Novo Mundo, ambas em São Paulo. A SIPAT vai abordar temas como Drogas e Alcoolismo, Ergonomia e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e estender a conscientização à família, por meio de ações como concursos de desenhos voltados aos filhos dos funcionários.

Estudo do J.D. Power mostra o New Fiesta como líder em economia e satisfação do cliente



Texto e Foto: Imprensa Ford

O Ford New Fiesta é o líder do segmento em satisfação do consumidor quanto ao design, conteúdo e desempenho, segundo o estudo divulgado hoje pelo renomado instituto J.D. Power, intitulado "2011 Automotive Performance, Execution and Layout" (APEAL).

O novo modelo global da Ford, também vendido no Brasil com as mesmas características, se destacou em vários atributos, principalmente economia de combustível, na pesquisa feita com consumidores dos Estados Unidos após três meses de uso do veículo. Entre os itens avaliados estão também segurança, espaço para carga, espaço na cabine e estilo.

Os motores Sigma 1.6 que equipam a linha nas Américas são produzidos no Brasil, com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio. Entre outros avanços, têm 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa, bielas sinterizadas em peça única, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio, que contribuem para o seu funcionamento suave e silencioso.

"Os consumidores valorizam cada vez mais a economia de combustível e todos os veículos da nova geração global Ford apresentam índices de eficiência acima da média do segmento", diz Bennie Fowler, vice-presidente de Qualidade Global e Lançamento de Novos Modelos da Ford.

Líderes em economia


A Ford está entre as montadoras líderes no desenvolvimento de veículos voltados para a economia de combustível. "Os nossos consumidores estão satisfeitos com os índices de eficiência que estamos entregando nos novos modelos. Estamos absolutamente comprometidos com a máxima qualidade, entregando produtos evoluídos, que atendam e agradem os clientes", diz o executivo.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental americana, a Ford tem hoje 12 veículos líderes em economia de combustível nos respectivos segmentos, incluindo quatro modelos certificados com consumo na faixa de 17 km/l ou mais, marca que nenhum outro fabricante consegue igualar. Além disso, a Ford vai lançar cinco novos veículos elétricos na América do Norte até o fim do ano que vem.

"Os carros da Ford estão conquistando cada vez mais clientes ao longo do tempo", diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global. "E uma das razões, eles dizem, é a nossa liderança em economia de combustível"

Almir Guilherme Barbassa, diretor da Petrobras, é premiado Executivo Financeiro do Ano no Brasil

Texto: Assessoria de Imprensa

O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, foi nomeado o CFO (Chief Financial Officer) do Ano de 2010 no Brasil, na categoria Expansão, pelo Latin Trade, grupo de mídia há 18 anos no mercado que edita publicações de negócios na América Latina e Caribe. Barbassa recebeu o prêmio em evento realizado nesta quinta-feira (28/07), em São Paulo.

O CFO of the Year Awards reconhece os executivos financeiros que se destacaram na gestão de companhias em crescimento ou que passaram por grandes mudanças. Entre os critérios para premiação do diretor da Petrobras, o grupo Latin Trade destacou o sucesso da capitalização realizada em 2010. Maior operação de aumento de capital no mundo, a oferta pública captou R$ 120 bilhões com emissão de mais de 4 bilhões de ações. "Almir Barbassa desempenhou um papel fundamental no êxito das operações financeiras da Petrobras, a maior empresa da América Latina, que inclui a histórica capitalização no ano passado e as contínuas ações para levantar capital necessário para expansão da empresa," diz Joachim Bamrud, editor executivo do Latin Trade Group.

Almir Barbassa ocupa a posição de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores há seis anos. Ao receber o prêmio, o diretor agradeceu às equipes que atuam na área financeira da empresa e destacou a importância da adequação da estrutura de capital da Petrobras à nova fase de crescimento. "A capitalização nos trouxe a tranquilidade de construir uma alta liquidez da Companhia, que hoje apresenta o maior programa de investimento de uma indústria no mundo", afirmou. O Plano de Negócios da Petrobras prevê investimentos de US$ 224,7 bilhões entre 2011 e 2015.

Os ganhadores do CFO of the Year Awards foram escolhidos por um comitê editorial do grupo Latin Trade. A premiação reconhece a excelência de gestão de empresas latinoamericanas e destaca o Diretor Financeiro do Ano no Brasil, no México e na América Latina.

Com apoio da Fundação Toyota do Brasil Expedição Pantanal completa primeira etapa



Durante duas semanas, grupo de pesquisadores estuda o modo de vida dos pantaneiros e sua relação com o ecoturismo e a pecuária


Texto e Foto: Imprensa Toyota

A primeira rota da Hilux Expedição Pantanal terminou no último dia 23, duas semanas após o início, em 10 de julho. Para entender melhor o bioma pantaneiro e as práticas sustentáveis adotadas na região, a equipe da Expedição Pantanal, criada pela ONG SOS Pantanal e patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, percorreu as regiões de Aquidauana e Nhecolândia, com visita a diversas propriedades, como Fazenda Mangabal, Fazenda Sagrado, Fazenda Baia das Pedras, Fazenda Juazeiro, Fazenda São José, Fazenda São Sebastião e Fazenda São Roque.

Durante o trajeto, o grupo de estudiosos observou, dentre vários aspectos, o desenvolvimento da pecuária e do ecoturismo na região. “As primeiras impressões foram animadoras, o trabalho com a pecuária está sendo realizado com competência e seriedade, tanto em relação ao gado como aos cuidados com as terras”, afirma Lucila Egydio, coordenadora da Expedição Pantanal.

Em relação ao ecoturismo, a maioria das propriedades visitadas é administrada por famílias de antigos fazendeiros, o que demonstra uma mudança no estilo de vida dos moradores da região. O objetivo dos proprietários é o turismo de contemplação e científico.

O início da próxima rota da Expedição Pantanal está previsto para o dia 8 de agosto, na região de Miranda (MS). Nesta etapa, o grupo de estudiosos percorrerá institutos de pesquisa, órgãos governamentais, propriedades rurais, pousadas, hotéis-fazenda e pequenas associações, como a APAIM (Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda).

Hilux Expedição Pantanal

Este ano, o Pantanal Sul Mato-Grossense registrou a maior cheia dos últimos 20 anos, o que dificultou os trabalhos na primeira etapa do projeto. O roteiro só pôde ser realizado graças a capacidade off-road da Hilux 4x4 SRV, que combina performance, agilidade e resistência. “A Hilux apresentou um desempenho fantástico, todos ficamos impressionados com a força picape, que responde rápido quando precisamos do motor”, destaca Cesar Benites, expedicionário, que trabalha há 27 anos desbravando o Pantanal.

Projeto Expedição Pantanal

O Projeto Expedição Pantanal, criado pela ONG SOS Pantanal com patrocínio da Fundação Toyota do Brasil, percorrerá o Pantanal até dezembro de 2011 mapeando as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.
A coleta de dados realizada ao longo da viagem orientará estratégias para a proteção do Pantanal e o diagnóstico de problemas socioambientais, que resultarão na elaboração de um guia de práticas sustentáveis, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Primeira iniciativa na região

O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.


No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana