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sábado, 26 de novembro de 2011

Alpha Esportes: Salvador encerra temporada do Mitsubishi Motorsports



Sol e chuva fizeram a alegria da Nação 4x4 na capital baiana


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A cidade de Salvador (BA) assistiu a uma disputa emocionante na última etapa do Mitsubishi Motorsports Nordeste. A luta pelos primeiros lugares ganhou dois novos ingredientes, o sol e a chuva, que se alternaram durante toda a prova.

No início da madrugada, uma forte chuva caiu sobre a capital baiana, deixando as trilhas molhadas e com trechos de lama. No início da largada da categoria Graduados, o sol já brilhava no céu e a temperatura subiu rapidamente. No meio da manhã, o céu ficou novamente encoberto e uma fina chuva voltou a cair. Foi o cenário perfeito para o encerramento da temporada 2011.

E teve gente que nem dormiu na semana que antecedeu a prova, tamanha era a ansiedade em participar da competição pela primeira vez. "Esperei o mês todo por essa prova, nem dormia direito", disse o navegador Daniel Siqueira Alves, que disputou a prova ao lado do amigo Marcos Natercio, que também não escondeu a ansiedade minutos antes da largada. "Estou muito nervoso, mas é coisa de iniciante", comentou.

Na etapa de Salvador, o primeiro lugar da Categoria Graduados ficou com Antonio Martineli Cesarone / Bruno Leonardo Silva Lima, de Feira de Santana (BA). Na segunda colocação, os mineiros Fernando Gomes / Allan Enz e, em terceiro, Kwong Yiu Fai / Romulo Cirne, de Natal. Na Turismo, os mineiros Fabio de Lima Carvalho / Erivelton Machado do Carmo conquistaram o primeiro lugar, seguidos por Adolfo Bruno / Mariana Mota, de Fortaleza, e Rosemildo Jacinto de Oliveira / Luan Dutra Duarte, de João Pessoa.

Os amigos Ricardo Moreira e Bruno Cosentino vieram de São Paulo para tentar o último pódio do ano no Mitsubishi Motorsports. E fizeram bonito, com o primeiro lugar na Turismo Light. "Foi a melhor prova de toda a temporada. Foi nossa primeira no Nordeste e viemos para tentar o pódio que nunca tínhamos conquistado", disse Ricardo. A dupla havia feito outras quatro provas no Sudeste, mas nunca havia ficado entre os cinco primeiros. "Queríamos a todo custo o primeiro pódio e veio o primeiro lugar. Inacreditável! Era nossa ultima chance e deu tudo certo", completou Bruno.

Campeões da Graduados

Com muita comemoração no palco e após nove anos de parceria, Jeferson Barbalho / Flavio França conquistam o título da categoria Graduados. "Foi bom demais, ser campeão é o objetivo máximo", disse o piloto, que conquistou o bicampeonato no Mitsubishi Motorsports. Na etapa de Salvador, a dupla terminou na oitava colocação, após andarem mais de 10 quilômetros com um pneu furado. "Valeu a pena todo o esforço. É o titulo que eu mais brigo durante o ano. Temos um entrosamento grande, mas é muito difícil ganhar esse campeonato. Quando ganhamos, ficamos radiantes e com a certeza de ter feito tudo que podíamos", disse Flavio.

Na segunda colocação ficou Daniel Ferreira Lima Jr / José Carlos Conceição, de Salvador, e Paulo Coelho / Cristovam C Neto, Fortaleza, comemoraram o terceiro lugar. Foram distribuídos mais de R$ 45 mil reais em prêmios para os vencedores.

Campeões da Turismo

Tudo começou como uma brincadeira para os amigos Fabio de Lima Carvalho e Erivelton Machado do Carmo, que resolveram vir de Belo Horizonte (MG), para conhecer e disputar as provas do Nordeste. Após quatro etapas, o título do campeonato. "Viemos para brincar, aprender e conhecer as trilhas que são bem diferentes do Sudeste. Acabamos saindo campeões. Nada melhor do que juntar esse paraíso, que é o Nordeste, com a vitória", comemora Fabio. Como prêmio, a dupla irá comemorar o título em uma viagem para o Hotel Mattei, em Arraial D´Ajuda, na Bahia.

Na segunda colocação, o casal Adolfo Bruno / Mariana Mota, de Fortaleza, que fez sua estreia na competição neste ano. "O rali ajuda no casamento, além de ser uma diversão", disse Mariana. Na terceira posição, Francisco Moreira Junior / Andre Reis Lima, deFortaleza.

Mitsubishi Pró-Brasil

Em mais um show de solidariedade, a ação social Mitsubishi Pró-Brasil arrecadou cinco toneladas de alimentos, que foram destinados as entidades: Lar Irmão Maria Luisa - Idosos e GACC - Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, do município de Salvador.

Campeões da temporada 2011 - Mitsubishi Motorsports Nordeste

Graduados

1) Jeferson Barbalho Penha / Flavio Marinho França (Natal) - 84 pontos
2) Daniel Ferreira Lima Jr / José Carlos Conceição (Salvador) - 74
3) Paulo Coelho / Cristovam C Neto (Fortaleza) - 72
4) João Carlos Rezende Rodrigues / Matheus Galvão Fialho Rocha (Recife) - 70
5) Kwong Yiu Fai / Romulo Cirne (Natal) - 69

Turismo

1) Fabio de Lima Carvalho / Erivelton Machado do Carmo (Belo Horizonte) - 86 pontos
2) Adolfo Bruno / Mariana Mota (Fortaleza) - 82
3) Francisco Moreira Junior / Andre Reis Lima (Fortaleza) - 77
4) Rosemildo Jacinto de Oliveira / Luan Dutra Duarte (João Pessoa) - 74
5) Agripino Elias Gomes de Araujo / Andre Elias Carvalho de Araujo (João Pessoa) - 73

Alpha Esportes: Na Porsche Cup, Constantino Júnior larga na pole e aumenta as chances de chegar ao título




Líder do campeonato pode ser campeão na preliminar do GP do Brasil


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A mesma disputa do treino livre, com resultado invertido. Constantino Júnior e Ricardo Baptista dividirão a primeira fila na prova 15 da Porsche Cup, que será disputada neste domingo em Interlagos como preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. As duas provas terão transmissão ao vivo pelo canal Speed (97 da NET e 28 da Sky) e flashes na Rede Globo, também ao vivo. Quem quiser acompanhar a cronometragem em tempo real (live timing) poderá acessar www.porschegt3cup.com.br.

Recordista nas estatísticas da Porsche Cup com 25 vitórias, 29 voltas mais rápidas e 19 pole positions (10 delas obtidas em treinos classificatórios e as demais por vitórias na primeira corrida do evento ou por inversão do grid), Constantino busca em 2011 a única coisa que lhe falta na categoria: o título. Ele foi duas vezes vice-campeão (2008 e 2009). "Estou focado em conquistar o campeonato, coisa que em outros anos não aconteceu. Fazer a pole foi ótimo e aproveitei o tempo restante do treino para avaliar acertos do carro para a corrida. Dei 16 voltas, exatamente o que se percorre em uma prova completa aqui em Interlagos", explicava.

Baptista, um dos três pilotos que ainda lutam pelo título da Cup, ficou satisfeito com o segundo lugar. "Foi um treino bom para mim. Cometi um erro naquela que seria minha volta mais rápida, mas acho que mesmo sem ele eu não conseguiria superar o Constantino", ponderava o piloto, que em 2007 conquistou o título da Porsche GT3 Cup (na época disputado em categoria única) justamente na preliminar do GP do Brasil. A segunda fila será ocupada por Roberto Posses, campeão de 2005, e Tom Valle, vice em 2006.

Clemente Lunardi, vice-líder do campeonato, largará em quinto. Se Constantino confirmar a vitória, Lunardi precisará terminar em segundo lugar para manter as chances de lutar pelo título nas duas provas finais, que serão realizadas no dia 10 de dezembro em Interlagos. A sexta colocação entre os 20 carros ficou com Guilherme Figueirôa. Entre os estreantes, André Posses sai em 12º e Guilherme Spinelli em 15º.

Grid de largada para a prova 15 da Porsche Cup:

1) 00-Constantino Júnior, 1:39.145, média de 156,461 km/h
2) 27-Ricardo Baptista, 1:39.527
3) 52-Roberto Posses, 1:39.813
4) 99-Tom Valle, 1:39.886
5) 7-Clemente Lunardi, 1:39.971
6) 8-Guilherme Figueirôa, 1:40.259
7) 55-Marcel Visconde, 1:40.311
8) 70-Marcelo Franco, 1:40.622
9) 36-Charles Reed, 1:40.779
10) 34-Maurizio Billi, 1:40.969
11) 10-Adalberto Baptista, 1:40.979
12) 2-André Posses, 1:41.213
13) 89-Daniel Paludo, 1:41.377
14) 63-Sérgio Ribas, 1:41.388
15) 50-Guilherme Spinelli, 1:41.504
16) 18-Zeca Feffer, 1:41.520
17) 97-Marcos Barros, 1:41.776
18) 11-Omilton Visconde Júnior, 1:41.862
19) 16-Esio Vichiese, 1:41.863
20) 15-Henry Visconde, 1:43.668

Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.

Alpha Esportes: A KTM anuncia sua equipe de fábrica no mundial de velocidade Moto3



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A KTM Motorcycles retorna ao mundial de motovelocidade em 2012, para disputar a nova classe Moto3 que vai substituir a 125 Especial. Anunciou na Áustria o seu time de três pilotos oficiais de fábrica, pela equipe cujo nome oficial será Red Bul KTM Factory Racing AJO. Os pilotos combinam experiência e juventude, com o alemão Sandro Cortese, o australiano Arthur Sissis e o britânico Danny Kent.

Sandro Cortese vem de uma bem sucedida temporada em 2011 na classe 125 Especial, vencendo dois GPs e subindo ao podium em outras quatro etapas, em segundo em duas delas e em terceiro na outra. O bastante para ficar na quarta posição do mundial deste ano.

Arthur Sissis foi um forte concorrente na busca do título do competitivo MotoGP Rookies, em 2011.E o britânico Danny Kent,vice-campeão da Red Rookies Cup Bull em 2010, estreou neste ano na 125 Especial, terminando num honroso 11º lugar na temporada.

Pit Beirer, o diretor da Motorsports KTM, sublinhou que mais uma vez a KTM Motorcycles conta com parcerias fortes e figuras-chave em suas equipes de fábrica, naquilo que ele afirma ser o início de um forte compromisso a longo prazo para este projeto da Moto3.

Em sua reentrada no mundial de velocidade pela Moto3 a KTM vem numa forte associação com Red Bull e a Ajo Motorsport para a equipe principal da marca, ao lado da Kalex, líder na produção e campeã de motos que disputam a categoria Moto2. Ela irá executar a construção e desenvolvimento das KTM 100% criadas e desenvolvidas na fábrica austríaca de Mattighofen, sede da KTM Motorcycles, também para fornecimento dos motores de 250 cc a quatro tempos para outras equipes privadas. A própria AJO terá outras duas motos inscritas em equipes satélites, entre as nove que alinharão compropulsores KTM em 2012 no mundial de Moto3.

A volta da marca ao mundial de Moto3 segue o compromisso assumido anteriormente no Red Bull MotoGP Rookies Cup, série altamente competitiva que mostrou o caminho para jovens talentos em provas internacionais, dentro do compromisso de promover a próxima geração de pilotos, numa extensão da sua filosofia “Ready do Race”.

O novo motor a quatro tempos de 250 cc da Moto3 saiu das bancadas de testes na fábrica em Mattighofen, na Áustria, no dia 26 de agosto deste ano e desde então vem cumprindo um extenso programa de testes em pistas, preparando-se para a estréia em 2012. No entanto, essa reentrada da marca no mundo dos Gran Prix de velocidade não é novidade para a KTM ,que já dominou as categorias 125 e 250 cc com pilotos do calibre de Casey Stoner, Kalio Kika, Hiroshi Aoama e Marc Marquez em suas equipes de fábrica.

Alpha Notícias: Mark Webber recebe o prêmio DHL Fastest Lap Award 2011




Prêmio da DHL reconhece a agilidade, precisão e trabalho em equipe do piloto mais rápido da temporada de Fórmula 1 de 2011


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A DHL, empresa líder mundial de transporte e logística, anunciou o piloto Mark Webber como o vencedor do prêmio DHL Fastest Lap para 2011 em uma cerimônia especial que aconteceu nesta tarde de sexta-feira (25) no Autódromo de Interlagos. O piloto da equipe Red Bull garantiu sua vitória durante a penúltima corrida do campeonato, que aconteceu no Grand Prix de Abu Dhabi. Seu tempo de 1:42.612, definido com apenas quatro voltas do final da corrida, permitiu ao piloto estabelecer uma vantagem indiscutível (seis voltas mais rápidas contra três) sobre o campeão do GP, o piloto Lewis Hamilton, e seu companheiro na equipe Red Bull – e também campeão da Fórmula 1 2011 – Sebastian Vettel. Essa foi a primeira vez que Webber ganhou o prêmio DHL Fastest Lap, tendo terminado como vice-campeão em 2009. A vitória garantiu à equipe Red Bull Racing-Renault um arrasante final de temporada com todos os troféus do campeonato de Fórmula 1 de 2011, incluindo o título de Pilotos e o de Construtores.

O prêmio DHL Fastest Lap 2011 foi entregue por Joakim Thrane, Presidente da DHL Express Brasil e o apresentador de TV e ex-piloto de Fórmula,1 Christian Danner, durante o primeiro dia dos treinos oficiais para o Grande Prêmio do Brasil. Thrane felicitou o vencedor, "O Prêmio DHL Fastest Lap representa velocidade e excelência, dois valores que têm uma forte ressonância com a DHL. Mark é um verdadeiro especialista internacional entregando a velocidade em todo o mundo. A conquista do prêmio por Webber também mostra que nenhuma equipe pode ser bem sucedida sem o trabalho duro e o comprometimento singular de todos os seus membros, o que é muito importante para nós como especialistas internacionais. Gostaríamos de agradecer ao Mark por ter tornado a Fórmula 1 2011 um espetáculo emocionante e parabenizá-lo pela conquista do prêmio DHL Fastest Lap 2011”.

As regras do Prêmio DHL Fastest Lap são muito simples. Um ponto é atribuído ao piloto que registra a volta mais rápida em todas as corridas do Grand Prix. O piloto com mais pontos no final da temporada ganha o prêmio. Desde o início da premiação em 2007, o prêmio já foi entregue para Kimi Raikkonen (duas vezes), Sebastian Vettel e Fernando Alonso. Apenas um piloto conquistou as duas honrarias no mesmo ano, Kimi Raikkonen, em 2007, com o Mundial de Pilotos e o Prêmio DHL Fastest Lap Award.

Alpha Pesados: Marcopolo conquista prêmio de melhor fabricante de carrocerias de ônibus



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Marcopolo conquistou o Prêmio AutoData 2011 na categoria Encarroçador de Ônibus, pelo excelente desempenho alcançado nos últimos anos, sobretudo em 2010, quando registrou receita líquida e volume de produção recordes. O evento foi realizado no auditório da Universidade Senac, em São Paulo, e contou com a presença de mais de 450 executivos da indústria automotiva.

A premiação foi recebida pelo gerente de Estratégia e Marketing, Walter Cruz. A conquista destacou também o programa de investimentos da empresa – R$ 300 milhões, de 2011 a 2015 –, a contínua ampliação da capacidade produtiva em suas plantas em todo o mundo, com destaque para as fábricas brasileiras, e a formação de mão de obra qualificada, outro fator essencial para elevação da produtividade e competitividade internacional da companhia.

“A conquista deste prêmio é resultado das ações da Marcopolo no fortalecimento de suas operações no Brasil e no exterior, para estar cada vez mais próxima dos clientes e parceiros, e também manter sempre motivados e satisfeitos todos os seus colaboradores, responsáveis pelo padrão de qualidade e imagem superiores dos nossos ônibus”, destacou o executivo.

Promovido pela AutoData Editora, o prêmio é um reconhecimento às empresas, produtos e profissionais do setor que mais se destacaram ao longo do ano na busca de objetivos determinados, inovações, tecnologia e produtividade. Concorreram ao prêmio 70 cases, divididos em 18 categorias.

Alpha Notícias: Festa de 70 anos da da ACEESP tem patrocínio da Ford

Texto: Assessoria de Imprensa

Os melhores profissionais da crônica esportiva serão homenageados com a entrega da edição 2011 do tradicional Troféu Ford-ACEESP, em um evento na próxima segunda-feira, 28 de novembro, em São Paulo. A Ford é, há 18 anos, a patrocinadora oficial do prêmio que elege os destaques do ano na TV, rádio, jornais, revistas e internet por meio do voto direto dos afiliados da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo.

O evento deste ano marca também a comemoração dos 70 anos da ACEESP e tem como atração especial a exposição de dois veículos globais da Ford, o New Fiesta Hatch e o Edge, representando a nova geração da tecnologia automotiva.

Os vencedores do Troféu Ford-Aceesp 2011 são:

Profissionais do Ano


Narrador de TV Aberta: Cléber Machado (Globo)
Comentarista de TV Aberta: Mauro Beting (Bandeirantes)
Repórter de TV Aberta: Mauro Naves (Globo)
Apresentador TV Aberta: Tiago Leifert (Globo)
Equipe de Produção TV Aberta: Globo
Narrador TV por Assinatura: Milton Leite (SporTV)
Comentarista TV por Assinatura: Maurício Noriega (SporTV)
Repórter TV por Assinatura: André Plihal (ESPN)
Apresentador TV por Assinatura: Paulo Soares (ESPN)
Equipe de Produção TV por Assinatura: SporTV
Narrador Rádio : Oscar Ulisses (Globo)
Comentarista Rádio: Mauro Beting (Bandeirantes)
Repórter Rádio: Eduardo Affonso (Estadão/ESPN)
Apresentador Rádio: Flávio Gomes (Estadão/ESPN)
Equipe de Produção Rádio: Bandeirantes
Repórter Imprensa Escrita: Victor Martins (Revista Warm-Up)
Furo Jornalístico: Alex Sabino e Luciano Ribeiro (Diário de S. Paulo)
Colunista Jornal: Juca Kfouri (Folha de São Paulo)
Equipe de Produção Jornal: Diário Lance
Revelação: Barbara Tellini (Band News)

Veículos de Comunicação


Site Esportivo: Globo Esporte.com
Blog Esportivo: Juca Kfouri
TV Web:TV Terra
Melhor TV do Interior: Bandeirantes de Campinas
Melhor Rádio do Interior: Rádio Central de Campinas
Melhor Jornal Interior: Correio Popular de Campinas
Revista Esportiva: Placar

Prêmios Especiais


Troféu Ely Coimbra: Dalmo Pessoa (Rádio Capital)
Troféu Regiani Ritter: Kitty Balieiro (ESPN)
Homenagem Especial: Equipe de Esportes da TV Cultura
Melhor Assessoria de Imprensa: São Paulo Futebol Clube
Ex-Atleta Comentarista: Caio Ribeiro (TV Globo)

Alpha Pesados: Volkswagen Caminhões e Ônibus continua sendo a marca mais desejada do Brasil

Texto: Assessoria de Imprensa

Pelo terceiro ano consecutivo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é a Marca mais Desejada do Brasil, em pesquisa da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, na categoria Caminhões e Ônibus. Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, recebeu o prêmio ao lado de Sérgio Zonta, presidente da Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America – ACAV e de Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da montadora, em congresso realizado de 23 a 25 de novembro em São Paulo (SP).

O prêmio é ganho pela MAN Latin America desde sua criação em 2009. A pesquisa foi realizada de forma online pelo portal internet da Fenabrave, e contou com a participação de concessionários de todas as marcas e segmentos. Eles avaliaram as marcas de maior destaque nas categorias automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus, motocicletas, tratores e máquinas agrícolas e implementos rodoviários.

“Este é mais um reconhecimento pelo trabalho realizado com os nossos clientes. São 147 concessionárias espalhados que atendem da melhor forma possível aqueles que carregam nossa marca por onde passam”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

Voto secreto

A pesquisa foi organizada a pedido da Fenabrave pela Scheuer Consultoria. O voto de cada concessionário foi confidencial, e cada empresário pôde votar não só no segmento que atua, mas nas demais categorias. O distribuidor escolheu a primeira, segunda e terceira marca de sua preferência em cada segmento e, na apuração, foi aplicado o peso cinco, três e um, respectivamente.

“A rede de concessionários MAN Latin America conta com 1.940 boxes de serviços, 2.390 colaboradores e uma média mensal de atendimento de 48 mil passagens. É uma estrutura gigantesca a serviço de consumidores exigentes, que escolheram a marca Volkswagen para garantir a produtividade de suas frotas”, explica Ricardo Alouche.

Simultaneamente ao congresso, acontece a ExpoFenabrave, que conta com a exposição de produtos e serviços das diversas montadoras participantes. A MAN Latin America apresenta num estande de 100 metros quadrados as premiadas campanhas publicitárias Sob Medida da marca e folhetos com informações da empresa. Além disso, os visitantes poderão conferir de perto as miniaturas de caminhões MAN e Volkswagen, guiados por controle remoto, que foram destaque no estande da marca na Fenatran.

Alpha Notícias: Dana é eleita a empresa mais empreendedora do setor automotivo



Fabricante conquistou o Prêmio AutoData 2011 na categoria Empreendedorismo


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Dana foi eleita a melhor empresa da indústria automobilística brasileira em empreendedorismo e conquistou o Prêmio AutoData 2011. Considerado o mais importante evento de reconhecimento público do setor, o Prêmio AutoData destaca as ações das empresas, produtos e profissionais que mais contribuíram para o desenvolvimento do segmento automotivo durante o ano.

A empresa foi eleita por sua estratégia para se transformar no único fornecedor de sistemas completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda a América do Sul. Por intermédio de um programa de investimento de US$ 150 milhões, o maior realizado pela empresa no Brasil, deu início à fabricação de uma nova família completa de eixos dianteiros na fábrica de Sorocaba, Estado de São Paulo. A Dana já havia conquistado, em agosto passado, o prêmio Melhores do Setor Automotivo, nas categorias Gestão e Empreendedorismo como reconhecimento da parceria inovadora com a Sifco na região.

Para Harro Burmann, presidente da Dana na América do Sul, o prêmio representa importante reconhecimento à estratégia da empresa para se tornar o único fornecedor, em todo o continente sul-americano, de sistemas completos de driveline. “A conquista do Prêmio AutoData e Melhores do Setor Automotivo, em duas diferentes categorias, demonstra como o mercado vê esta nova Dana, uma empresa criativa, com ações e movimentos focados para fazer crescer de forma sustentável nossos negócios globais, valorizando o potencial, a competência e o talento brasileiros”, explica o executivo.

O movimento da Dana para a produção de eixos médios e pesados, iniciado em outubro deste ano na planta de Sorocaba, eleva o faturamento da empresa na América do Sul para US$ 1,3 bilhão. Os eixos dianteiros não-tracionados, diferenciais, cardans e componentes de suspensão são fornecidos para as principais montadoras da região, como Agrale, Ford, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo.

Criado em 2000 pela AutoData Editora, o prêmio é dividido em 18 categorias e tem o objetivo de reconhecer as melhores ações das empresas, produtos e profissionais que mais contribuíram para o desenvolvimento do segmento automotivo. A cerimônia de entrega da edição deste ano foi realizada no último dia 24, no Centro Universitário Senac, em São Paulo.

Sobre a Dana Holding Corporation

A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para eixos diferenciais, cardans, suspensão, vedação e gerenciamento térmico, e de componentes para as fábricas de veiculos e para o mercado de reposição. A base de clientes inclui todos os maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais e fora-de-estrada que, em conjunto, produzem mais de 70 milhões de unidades a cada ano. Fundada em 1904 e sediada em Maumee, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana possui aproximadamente 24.000 colaboradores em 26 países e obteve vendas de US$ 6,1 bilhões em 2010. Para mais informações visite www.dana.com.br.

Alpha Notícias: Kor Corretora projeta crescimento de 50% nos seguros de automóveis

Aumento da frota de veículos é um dos propulsores do aumento das vendas em 2012


Texto: Assessoria de Imprensa

A Kor Corretora projeta um crescimento de 50% na venda de seguros de automóveis para 2012. Explica-se: O Brasil aumentou em 2011 7,05% a sua frota de veículos. No Rio Grande do Sul a alta foi de 9,43%. Também existe uma maior penetração do seguro nos hábitos dos consumidores. A empresa também aumentou sua presença nas redes sociais, um novo e promissor ponto de vendas.

A Kor Corretora lançou em março o Seguro Online de Automóvel. A empresa coloca a disposição um simulador, atendimento via chat e suporte telefônico. A contratação do seguro de automóvel é feita com base em informações como endereço, sexo, idade, modelo e ano do carro que são cadastradas no site. Mais informações em www.shoppingsegurosonline.com.br

O crescimento do mercado de seguros num todo e o aumento da frota combinados com a forte presença online serão fatores propulsores das vendas do seguro de automóvel, destaca Breno Kor, diretor da Kor.

Com mais de 30 anos de experiência a Kor Corretora tem sede em Porto Alegre. Além do conhecimento técnico oferece atendimento focado na consultoria das necessidades dos clientes antes, durante e após a contratação.

Alpha Esportes: Provas preliminares da Porsche GT3 Cup serão transmitidas ao vivo pelo canal Speed



Categorias Cup e Challenge correrão em Interlagos poucas horas antes da Fórmula 1


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

As emoções da Porsche Cup e da Porsche Challenge, que farão corridas preliminares do GP do Brasil de Fórmula 1, estarão ao alcance do público que ficar em casa neste domingo. O canal Speed (número 97 na NET e 28 na Sky) transmitirá as duas provas ao vivo, com largadas às 9:40 (Challenge) e 10:25 (Cup). A cronometragem oficial está sendo feita pela FOM, com os caracteres indo ao ar no padrão estabelecido pela entidade para categorias de suporte dos GPs.

Desde sua criação, em 2005, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil integra a programação do GP do Brasil de Fórmula 1. Nesses anos todos, o público que compareceu às arquibancadas de Interlagos presenciou corridas emocionantes e conheceu de perto as emoções proporcionadas pelos Porsche 911 GT3 Cup. "Este é um evento especial e ter a transmissão desta corrida ao vivo pelo Speed foi muito importante para nós", comemora Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil.

Neste ano, somente as provas de domingo serão válidas pelo campeonato. Entre 2007 e 2010, o treino classificatório da categoria Cup (única até 2008) também contava pontos para o campeonato como Prova Flying Lap.

Estes são os vencedores das provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil preliminares do GP do Brasil de Fórmula 1:

2005-Roberto Posses (corrida única)
2006-Alexandre Negrão (duas corridas, uma no sábado e outra no domingo)
2007-Olivier Maximin (Flying Lap) e Ricardo Baptista (prova de domingo)
2008-Constantino Júnior (Flying Lap e prova de domingo)
2009-Categoria Cup: Miguel Paludo (Flying Lap) e Leo Burti (prova de domingo); categoria Challenge: André Posses
2010-Categoria Cup: Alex Barros (Flying Lap) e Ricardo Rosset (prova de domingo); categoria Challenge: André Posses

Alpha Notícias: Pela segunda vez consecutiva, Mercedes-Benz é a "Empresa do Ano" no Prêmio AutoData



Companhia também recebeu o troféu de “Montadora do Ano”, conquistando assim os mais importantes prêmios do evento


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Pela segunda vez consecutiva, a Mercedes-Benz do Brasil é a "Empresa do Ano" no Prêmio AutoData – Os Melhores do Setor Automotivo. O resultado foi anunciado ontem à noite, em São Paulo, ocasião em que a Companhia também conquistou o troféu de "Montadora do Ano", acumulando assim os dois mais importantes prêmios do evento.

O Prêmio AutoData, que chegou à 12ª edição, é uma das principais iniciativas de reconhecimento a empresas e executivos do setor automotivo. "A conquista dessa dupla premiação coroa o êxito da nossa Companhia nos investimentos que tem feito visando o fortalecimento de suas operações no País", afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. "Dividimos a satisfação e o orgulho com todos os nossos colaboradores e também com os concessionários, fornecedores e demais parceiros que muito contribuem para que a nossa Empresa mantenha sua posição de maior fabricante de veículos comerciais do Brasil e da América Latina e maior exportadora do setor".

O reconhecimento da AutoData premia também o momento marcante pelo qual passa a Mercedes-Benz do Brasil, uma empresa cada vez mais forte, ágil e competitiva. Entre suas recentes e importantes medidas destacam-se o investimento de R$ 1,5 bilhão no País, a contratação de mais de 1.000 colaboradores, o aumento da capacidade de produção da fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, e a expansão da produção de caminhões para a planta de Juiz de Fora, Minas Gerais.

"Além disso, somos o único fabricante do Brasil a renovar totalmente, de forma simultânea, toda a nossa linha de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves para 2012", diz Joachim Maier. "Estamos introduzindo no País avançadas tecnologias, como o BlueTec 5 para atendimento ao PROCONVE P-7, que se destacam por motores mais potentes, econômicos e ecológicos".

Maior fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha


Maior fábrica da Mercedes-Benz fora da Alemanha, a planta de São Bernardo do Campo é a única da Daimler a produzir, num mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões.

A unidade brasileira é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. Além disso, destaca-se também por seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico, o maior do setor na América Latina.

O desenvolvimento do novo portfólio de caminhões, especialmente das famílias Accelo, Atego, Atron e Axor, ficou a cargo do CDT. Atualmente, em parceria com outras áreas da Empresa, a equipe atua na nacionalização do Actros. Esse envolvimento confirma o papel da unidade brasileira como forte parceiro da rede mundial de desenvolvimento de caminhões da Daimler.

Os engenheiros e técnicos brasileiros também trabalham permanentemente no desenvolvimento do uso de combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. Entre essas experiências incluem-se, com sucesso, testes em bancos de prova e em veículos com diesel de cana e biodiesel.

Prêmio AutoData


O Prêmio AutoData é um evento anual realizado pela Editora AutoData desde 2000. O corpo editorial do grupo selecionou, este ano, diversos cases para concorrerem em 18 categorias. A escolha dos vencedores foi feita, em setembro e outubro, por votação de leitores da revista e da agência de notícias e também por participantes do Congresso "Perspectivas 2012".

A Editora AutoData presta homenagem ainda à "Empresa do Ano", escolhida entre as vencedoras das 18 categorias, após análise feita por uma comissão de notáveis, formada por executivos com ampla experiência e prestígio no setor automobilístico.

Alpha Motos: MV AGUSTA inaugura primeira concessionária exclusiva no Brasil



Capital paulista recebe maior revenda da marca italiana no mundo


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Começou a operar oficialmente, na capital paulista, a primeira revenda exclusiva da marca italiana de motocicletas premium MV AGUSTA. Localizada em endereço nobre, no Bairro do Itaim, a Intercar MV AGUSTA comemorou com um coquetel para convidados e aproveitou a oportunidade para entregar as primeiras motocicletas produzidas no Brasil aos novos proprietários.

A concessionária – a maior da MV AGUSTA no mundo - conta com equipe técnica altamente qualificada, treinada por instrutor da MV AGUSTA Itália, e uma área especial para o atendimento pós-venda. Em breve, a Intercar vai oferecer aos clientes test ride com os modelos F4 e Brutale, motocicletas já produzidas no Brasil.

Considerada um ícone no mercado internacional de motocicletas e, com modelos de alta cilindrada e design único, a MV AGUSTA é uma das marcas mais exclusivas da indústria mundial de duas rodas e é representada no País pela DAFRA Motos, responsável pela produção, vendas e pós-vendas.

Serviço

INTERCAR MV AGUSTA (SP)
Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 341 – Itaim Bibi - São Paulo (SP)
(11) 5096-0652
Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 16h.
www.mvintercar.com.br

Alpha Notícias: Volkswagen produz a unidade 1.500.000 da Kombi




Modelo está disponível nas versões Standard, Furgão, Escolar e Lotação


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Veículo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Volkswagen Kombi chegou à marca de 1.500.000 de unidades produzidas na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lançada no Brasil em 1957, a Kombi foi o primeiro modelo feito pela Volkswagen no mercado nacional.

Sucesso de vendas desde que foi lançado no Brasil, o modelo teve 370 unidades emplacadas no primeiro ano de produção. Com cinco anos de mercado (de 1957 a 1961), a Kombi já acumulava 41.083 unidades comercializadas no País. Cinco anos depois (até 1966), esse volume mais do que dobrou, passando para 110.599 unidades acumuladas desde 1957.

O marco de 500.000 unidades comercializadas foi alcançado em junho de1977. Naquele mês, as vendas acumuladas da Kombi desde o seu lançamento eram de 502.752 unidades. Em 1995 foi vendida a unidade de número 1.000.000 da Kombi. Em junho daquele ano, o modelo contabilizou 1.005.250 unidades comercializadas no mercado nacional, desde o seu lançamento.

O segredo da carreira bem-sucedida é simples: nenhum outro utilitário alia tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção como a Kombi. Ao longo dos seus 54 anos de produção no Brasil, o veículo acumulou 1.404.083 unidades vendidas (data de 1957 a outubro de 2011). Atualmente, responde por 3,3% do segmento de comerciais leves, com 20.917 unidades comercializadas no acumulado entre janeiro e outubro deste ano.

A linha de produção da Kombi trabalha em dois turnos e conta com 304 colaboradores na área da pintura, 218 no setor de armação e outros 214 na montagem final. É pelas mãos desses 736 funcionários que são fabricadas 145 unidades diárias do modelo.

O consumidor da Kombi possui um perfil bem diferente do dos compradores de carro de passeio. Eles valorizam a relação custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, robustez mecânica e economia, atributos que fizeram o veículo conquistar os consumidores e manter-se líder em vendas em seu segmento há mais de cinco décadas.

Atualmente, a Kombi está disponível em quatro versões: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros).

"A Kombi não tem concorrentes diretos no mercado nacional, pois não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", afirma Marcelo Olival, gerente-executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.

Uma trajetória de sucesso


A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.

Em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

A trajetória internacional da Kombi se inicia com a história das exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 70 para mais de 100 países. Os principais mercados externos da Kombi foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.

No Brasil, em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6L e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. O motor diesel 1.6, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte surge o modelo a álcool e em 1983 a Kombi apresenta painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel.

As versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros. Ambas deixaram de ser produzidas em 1985. Sete anos depois a Kombi ganhou conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.

Uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. As mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores.

No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. Com o novo motor, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com 100% de gasolina e 80 cv, com 100% a etanol.

Alpha Notícias: PSA Peugeot Citroën conquista categoria Sustentabilidade



Marcas do Grupo, Peugeot e Citroën, também são premiadas


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A PSA Peugeot Citroën conquistou o Prêmio AutoData 2011 – Melhores do Setor Automotivo na categoria “Sustentabilidade” como reconhecimento à Fase 3 do seu Projeto Biodiesel Brasil. A premiação elege as empresas e executivos que mais se destacaram no setor automotivo brasileiro nos últimos 12 meses. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite de ontem, 24 de novembro, em uma cerimônia com cerca de 300 pessoas em São Paulo. Fabrício Biondo, Diretor de Marketing América Latina, e Franck Turkovics, engenheiro responsável pelo projeto, receberam o prêmio pelo Grupo PSA.

O Projeto Biodiesel Brasil é uma parceria da PSA Peugeot Citroën com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, iniciada em 2003, para estudar um biodiesel 100% brasileiro, 100% biodegradável e 100% renovável. A Fase 3 começou em abril deste ano e está recebendo investimentos de R$ 1,5 milhão entre 2011 e 2013. A inovação desta nova fase é o inédito teste dinâmico de um novo tipo de biodiesel em desenvolvimento pelo Ladetel. Ele é 100% obtido da cana-de-açúcar, sem usar uma planta oleaginosa como referência no processo.

Neste novo biodiesel, o óleo vegetal retirado de uma oleaginosa, como a soja ou a palma, é substituído por um produto obtido da cana-de-açúcar por meio de processos químicos especiais. Ele é usado na transesterificação junto com o etanol, também de cana-de-açúcar, para gerar o combustível, que será misturado na proporção de 30% ao diesel metropolitano (a mistura B30) e abastecerá os veículos de teste. Também é usado nesta terceira fase, assim como foi na segunda, o B30 de palma, uma planta considerada pelos especialistas do Grupo PSA uma alternativa potencial à soja, oleaginosa mais comumente utilizada na produção do biodiesel. Os testes são realizados com os carros de passeio Peugeot 408 e Citroën C4 Pallas, além de um comercial leve Peugeot Boxer.

As marcas do Grupo PSA Peugeot Citroën também foram premiadas nesta edição 2011 do Prêmio Autodata. A Peugeot conquistou a categoria “Melhor Veículo Automóvel”, com o modelo 408. Já a Citroën venceu na categoria “Estratégia de Marketing”, pelas ações inovadoras e criativas realizadas nas Redes Sociais no Brasil.

“Estes prêmios são um reconhecimento ao trabalho de nossas equipes e mostram que estamos crescendo com qualidade e respeito aos brasileiros, realizando no país pesquisas importantes, desenvolvendo produtos inovadores e ações criativas. E tornam este ano de 2011 ainda mais especial, já que comemoramos 10 anos de instalação industrial no Brasil e anunciamos recentemente um grande investimento no país, que totaliza R$ 3,7 bilhões entre 2010 e 2015”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Os vencedores do Prêmio AutoData foram eleitos por voto direto dos assinantes da Revista AutoData, da Agência AutoData de Notícias e também dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2012, realizado em outubro. A escolha dos vencedores do Prêmio Autodata foi feita por votação direta dos leitores da revista e da Agência Autodata e participantes do Seminário Perspectivas 2011, realizado em outubro.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

De janeiro a outubro deste ano, o Grupo comercializou 146.220 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,3%. Este resultado representa um crescimento de 6% em comparação ao volume de vendas do mesmo período de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 5%.

Alpha Pesados: Soluções Mercedes-Benz asseguram alta produtividade na distribuição urbana de carga



Com dimensões compactas, facilidade de direção e de manobras, o Accelo otimiza o trabalho do motorista, aumentando a produtividade


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Mercedes-Benz, fabricante da maior e mais completa linha de veículos comerciais do País, oferece soluções eficientes e rentáveis para o transporte e a distribuição urbana de cargas, bem como para curtas e médias distâncias intermunicipais, rodoviárias e rurais. Entre essas aplicações, destaca-se a intensa movimentação diária de produtos nos entrepostos atacadistas e varejistas, como o tradicional Mercado Municipal de São Paulo, um dos mais importantes do País.
Com sua linha 2012, a Mercedes-Benz amplia a oferta de caminhões leves Accelo, apresentando três opções de entreeixos, entre elas a de 3,1 m, que o configura como VUC (Veículo Urbano de Carga) na cidade de São Paulo. Tanto o Accelo 815, novo 'Mercedinho', quanto o 1016, têm a versão VUC, permitindo a utilização da maior carroçaria dessa categoria, de 4,5 m de comprimento", afirma Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com a executiva, os novos caminhões leves da marca se destacam também pela maior capacidade de carga, qualidade superior, resistência, durabilidade e reduzido custo operacional. "A tecnologia BlueTec 5 do novo Accelo propicia um reduzido custo operacional, com motores até 6% mais econômicos e com maiores intervalos de troca de óleo", diz Tânia. "Atributos como esses conquistaram amplo reconhecimento no mercado, tanto junto a autônomos, como a empresas de transporte ou de carga própria, distribuidores e atacadistas".

A nova linha Accelo dá continuidade a uma trajetória de sucesso de 40 anos dos caminhões leves Mercedes-Benz no Brasil. Do pioneiro 608 D de 1972 ao consagrado 710 da linha atual, são mais de 185.000 unidades comercializadas no País.

Maior capacidade de carga


Uma das grandes novidades da linha de caminhões leves 2012 é a maior capacidade de carga. Com 8.300 kg de peso bruto total – PBT, o Accelo 815 oferece 1.600 kg a mais em relação ao 710, o modelo mais vendido do Brasil em sua categoria, marcando a entrada da Mercedes-Benz na faixa de 8 toneladas de PBT.

Já o Accelo 1016, com 9.600 kg de PBT, propicia 600 kg a mais em relação ao atual Accelo 915 C, modelo que será sucedido pelo 1016. Em conjunto com a maior plataforma de carga do segmento, que permite a utilização de carroçarias até 6,5 metros de comprimento, isso resulta em muito mais produtividade para a distribuição urbana do que qualquer outro caminhão leve, contribuindo para maior rentabilidade do cliente.

O Accelo 1016 permite a instalação de um 3º eixo, o que pode ser feito por empresas implementadoras, ampliando a capacidade de carga para 13.000 kg de PBT, quando equipado com a caixa de câmbio de 6 marchas, e possibilitando o uso de carroçarias até 8 m de comprimento.

Força e agilidade na cidade e na estrada


Como toda a linha de caminhões Mercedes-Benz 2012, os modelos Accelo chegam ao mercado com motores mais potentes, econômicos e ecológicos e com a exclusiva tecnologia BlueTec 5 para atendimento ao PROCONVE P-7, o que assegura excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.

Tanto o Accelo 815, quanto o Accelo 1016, são equipados com o motor eletrônico OM 924 LA de 4 cilindros e 156 cv de potência. O elevado torque (580 Nm no Accelo 815 e 610 Nm no Accelo 1016) assegura acelerações mais rápidas, melhores retomadas e maior velocidade média. Com mais potência e torque, os novos caminhões leves Mercedes-Benz oferecem melhor desempenho e maior agilidade no transporte de cargas, tanto nas vias da cidade, quanto nas estradas.

Fácil de dirigir e manobrar


As dimensões compactas e o reduzido círculo de viragem tornam o Accelo um caminhão perfeito para o tráfego intenso das grandes cidades. Ele movimenta-se com extrema facilidade, mesmo em vias estreitas e no interior dos bairros. A nova caixa de direção, mais reforçada, reduz os esforços nas manobras em 10%, facilitando ainda mais sua operação. O elevado torque assegura rapidez nas entregas, mesmo em regiões com ladeiras acentuadas.

Espaçosa e ergonômica, a nova cabina oferece um alto nível de conforto aos ocupantes. O fácil acesso aos comandos otimiza o trabalho do motorista, contribuindo para a maior produtividade no seu dia a dia. A disponibilidade de ar condicionado, item opcional, amplia notavelmente o bem-estar a bordo.

Mais prático e funcional, o novo painel de instrumentos, com computador de bordo e tecla de navegação, traz funções que auxiliam o condutor a operar o veículo de uma forma mais econômica. Caso, por exemplo, da indicação do consumo de combustível instantâneo do veículo, expresso em km/l, que é um item de série.

Reduzido custo operacional


Além do reduzido consumo de combustível e das menores emissões de poluentes, os novos motores Mercedes-Benz da linha Accelo destacam-se pelos maiores intervalos de troca de óleo. No serviço severo, por exemplo, passou de 20.000 km para 45.000 km. Isso reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão, ou seja, mais rentabilidade.

Os caminhões leves Mercedes-Benz, especialmente o 'Mercedinho', são reconhecidos no mercado pela sua robustez, confiabilidade, facilidade e rapidez de manutenção, retornando rapidamente para o trabalho. Dessa forma, o cliente obtém maior produtividade em sua atividade de transporte.

Os motores que equipam os novos Accelo 815 e 1016 possuem a maior durabilidade do mercado, característica reconhecida dos tradicionais 'Mercedinhos'. São cerca de 600.000 km de vida útil do motor a serviço do transportador.

Diversidade de aplicações


Entre diversas aplicações, os caminhões leves Mercedes-Benz atendem ao transporte de alimentos, hortifrutigranjeiros, materiais de construção, móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, decoração, produtos frigorificados, bebidas, setor atacadista e varejista, autossocorro, botijões de gás e outros. Para tanto, utilizam principalmente carroçarias como baú, carga seca aberta, baú frigorificado ou isotérmico, plataformas de autossocorro e outros implementos.

Vantagens do Accelo ganham evidência no "Mercadão"


As vantagens dos caminhões leves Accelo – como capacidade de carga, reduzido custo operacional, rentabilidade, agilidade, facilidade de manobra e outras – são especialmente importantes para os atacadistas e varejistas que atuam no Mercado Municipal de São Paulo, um dos principais entrepostos de abastecimento da capital paulista e um dos mais tradicionais do Brasil.

Destaque por sua ampla oferta de produtos nacionais e importados – entre frutas, verduras, cereais, carnes, peixes, queijos e outros – o 'Mercadão' é uma atração turística e referência da gastronomia, graças à diversidade de ingredientes de alta qualidade, oriundos de várias partes do mundo.

Funcionando todos os dias do ano, o Mercado Municipal é responsável pela movimentação intensa de veículos, entre eles os caminhões leves dos comerciantes, fornecedores, empresas de transporte e autônomos.

Alpha Pesados: Ford Cargo é eleito caminhão do ano no Prêmio AutoData 2011



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Ford Cargo venceu o Prêmio AutoData 2011 na categoria Veículo Caminhão, destacando-se como o lançamento mais importante do ano no segmento. A escolha foi feita por meio de votação direta dos leitores da Revista AutoData, após a seleção prévia dos finalistas pela equipe de jornalistas da AutoData Editora.

Considerado o reconhecimento mais importante do mercado para fabricantes e fornecedores do setor automotivo, o Prêmio AutoData destacou a ampla renovação trazida pelo Novo Cargo 2012, com a introdução de uma nova cabine e da versão leito.

''É uma grande satisfação receber este prêmio, que coroa um ano de grandes realizações para a Ford Caminhões", disse Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. "A nova linha é a maior renovação já feita no Cargo. Junto com ela, comemoramos também dez anos de produção da fábrica de São Bernardo do Campo e o anúncio de um novo ciclo de investimentos, que reforça a nossa disposição de continuar a crescer no segmento de veículos comerciais no mercado brasileiro e sul-americano."

Com o novo aporte de R$ 455 milhões anunciado durante a Fenatran, a Ford Caminhões soma um investimento total de aproximadamente R$1 bilhão em menos de uma década em suas operações no Brasil.

Produto avançado

A linha Novo Cargo é composta de 12 modelos, com capacidade de 8 a 63 toneladas. A nova cabine, projetada com o conceito de design Kinetic, oferece um padrão superior de conforto, incluindo suspensão na cabine, painel e bancos redesenhados. O trem de força ganhou novas transmissões Eaton totalmente sincronizadas, junto com a conhecida motorização Cummins, que já foi preparada para a introdução da geração Euro 5 a partir do ano que vem.

Seu projeto foi desenvolvido pela Ford no Brasil, nos centros de Design e Engenharia de Camaçari, BA, São Bernardo do Campo, SP, e no Campo de Provas de Tatuí, SP, com suporte das unidades dos Estados Unidos e Europa. É um produto de qualidade global, que mostra a capacidade da engenharia brasileira, desenvolvido em total sintonia com as necessidades do mercado.

Renovação da engenharia

O Novo Cargo também revigorou as áreas de Engenharia e Manufatura da Ford Caminhões. Foi o primeiro projeto de caminhões da marca no mundo a usar o sistema global de desenvolvimento do produto da marca (GPDS - Global Product Development System), com modernas ferramentas de análise virtual que permitem chegar mais rápido à configuração ideal do produto.

A fábrica de caminhões Ford no ABC paulista foi igualmente renovada, com aumento do nível de automação dos processos, aquisição de equipamentos de última geração e contratação e treinamento de pessoal, com foco na qualidade do produto, segurança e ergonomia das operações. A velocidade da linha de montagem foi ampliada para 22 veículos/hora - a mais alta na produção de caminhões no Brasil. Ou seja, um novo veículo sai na ponta da linha a cada 2 minutos e 40 segundos.

A Ford também anunciou, durante a Fenatran, seu projeto de ampliar a linha Cargo com o futuro lançamento de modelos extrapesados, estendendo a linha para todos os segmentos do mercado.

Alpha Esportes: Mobil Super e Pioneer anunciam parceria na Stock Car

Mobil Super Pioneer Racing terá Átila Abreu e Nonô Figueiredo como pilotos e Thiago Meneghel como chefe de equipe


Texto: Assessoria de Imprensa

O circo da Stock Car vai ganhar uma nova equipe em 2012, a Mobil Super Pioneer Racing. Após encerrar o vinculo com a equipe Full Time Sports a Cosan Lubrificantes e Especialidades, por meio da marca Mobil, começa uma promissora parceria com a Pioneer, na A.M.G. Competições. A dupla de pilotos será formada por Átila Abreu e Nonô Figueiredo. O comando ficará a cargo do experiente chefe de equipe Thiago Meneghel (bicampeão na categoria).

A Mobil Super Pioneer Racing surge para competir no mais alto nível da Stock Car atual. O valor total (entre equipe, tecnologia e comunicação) na casa dos 10 milhões de reais é o maior investimento de ambas as empresas no automobilismo nacional.

Para Átila Abreu a união de duas empresas que atuam no setor automobilístico só traz benefícios para a equipe. Segundo ele, os primeiros sinais de melhoria poderão ser vistos já no começo da próxima temporada. “Já temos mudanças positivas na equipe e crescimento sensível na parte técnica”. O piloto também exaltou a dupla que fará com Nonô Figueiredo: “O Nonô é um piloto que eu admiro muito. Ele é super profissional. Tenho certeza que vamos nos ajudar e nossa parceria vai dar liga. Posso aprender muito com ele, dentro e fora das pistas”.

O experiente Nonô Figueiredo vislumbra ser um dos protagonistas da Stock em 2012, correndo por resultados que permitam lutar tanto pelo titulo individual quanto pelo de equipe. “Junto ao Átila Abreu e a experiência vitoriosa do Thiago Meneghel, podemos levar a equipe Mobil Super Pioneer Racing ao título de melhor equipe da Stock Car", prevê Nonô.

Thiago Meneghel, não revela as novidades técnicas para a próxima temporada, mas garante que o time está reforçando o quadro de mecânicos e que contará com um renomado engenheiro, com experiência em diversas categorias, inclusive na Stock Car. “Ainda não posso falar o que pensamos, mas assim que a CBA divulgar o novo regulamento, teremos novidades”, finalizou Thiago.

Cosan e Pioneer: Investimento na Stock Car

Para Milena Brito, gerente de Marketing da Cosan Lubrificantes e Especialidades, o investimento na Mobil Super Pioneer Racing é muito importante para três objetivos centrais da empresa: “Queremos apoiar o esporte nacional, fortalecer a marca Mobil no Brasil e testar nossos lubrificantes em situações extremas, transformando as pistas em verdadeiros laboratórios. Temos altas expectativas, com dois pilotos competitivos e o suporte de duas marcas fortes. Estamos vislumbrando uma excelente temporada” destaca Milena.

A Pioneer desde sua 1ª participação, em 2010, percebeu a total aderência da marca com a Stock Car. “Este ano, começamos a sentir uma grande necessidade de nos estruturarmos melhor em prol da competição. Com o time da Mobil vimos uma grande sinergia entre as marcas e dos profissionais que representam as empresas. Ao mesmo tempo, junto com o piloto Átila Abreu, passamos a estudar algumas alternativas para montarmos um time vencedor, numa equipe de ponta e com a chegada à A.M.G. do chefe de equipe Thiago Meneghel, temos certeza que podemos aumentar ainda mais a competitividade na categoria” aposta André Ricardo Andrade, responsável pelo marketing e comunicação da Pioneer no Brasil.

Alpha Notícias: Volkswagen recebe prêmio 'A Marca mais Desejada', da Fenabrave, pelo 2º ano consecutivo



Presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall recebeu a premiação na abertura congresso


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil recebeu o prêmio 'A Marca mais Desejada', na categoria 'Automóveis e Comerciais Leves', oferecido pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em sua 3ª edição, o prêmio foi entregue durante a cerimônia oficial de abertura do XXI Congresso Fenabrave, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o segundo ano consecutivo que a Volkswagen do Brasil recebe o prêmio, na mesma categoria.

Os vencedores do prêmio 'A Marca Mais Desejada' foram definidos por concessionários de todas as marcas e segmentos, que participaram de votação on-line, finalizada no dia 10 de novembro. Eles apontaram a marca que consideram a mais desejada entre todas as atuantes no Brasil, nas categorias 'Automóveis e Comerciais Leves', 'Caminhões e Ônibus', 'Motocicletas', 'Tratores e Máquinas Agrícolas' e 'Implementos Rodoviários'.

"O prêmio tem grande importância para a Volkswagen do Brasil, pois revela que a marca continua sendo a preferida pelos empresários dos vários segmentos do setor automotivo. A conquista mostra que estamos no caminho certo, atuando destacadamente com foco em inovação, qualidade dos produtos e serviços e satisfação do cliente", disse o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, que recebeu o troféu 'A Marca mais Desejada' das mãos do presidente da Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen), Mauro Saddi.

Alpha Notícias: Toyota anuncia parceria com Intel

Serão desenvolvidos sistemas multimídia


Texto: Assessoria de Imprensa

A Toyota firmou neste mês parceria com a Intel para iniciar pesquisas em conjunto para a próxima geração de sistemas multimídia para veículos, que vão substituir os atuais sistemas de navegação.

As pesquisas em conjunto com a Intel, empresa especialista em tecnologia da informação, buscarão metodologias para prover informações e conectar os motoristas por meio de sistemas integrados ao veículo. Além disso, a parceria irá proporcionar ferramentas de informação que possibilitarão uma integração sem precedentes entre sistemas de informação de bordo com sistemas instalados nos arredores da localização do veículo.

A quantidade de dados trocada entre carros e motoristas tende a aumentar devido a crescente demanda por informações de trânsito, pesquisas por destinos, integração entre Cruise Control e os limites de velocidades das vias e outros sistemas de apoio. É em resposta a esse cenário que a Toyota e a Intel conduzirão pesquisas para o desenvolvimento de interfaces entre carros e motoristas que não interfiram na condução do veículo.

Utilizando diversas tecnologias de transmissão de dados, a Toyota e a Intel buscam aprimorar a conectividade entre carros e equipamentos de informação amplamente utilizados, como smartphones. Além de conectar os motoristas e seus carros, as duas companhias também planejam estudar tecnologias de conectividade para integrar os veículos com outros aspectos das vidas das pessoas, como suas casas.

Alpha Notícias: Ford Ecosport atinge a marca de 700 mil unidades produzidas em Camaçari



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Ford EcoSport, um dos veículos de maior sucesso da indústria automobilística brasileira nos últimos anos, registrou um novo marco esta semana ao atingir o volume de 700 mil unidades produzidas na fábrica de Camaçari, na Bahia. Líder do segmento de utilitários esportivos compactos desde o lançamento, o modelo soma este ano 32.915 unidades emplacadas de janeiro a outubro, que correspondem a 32,6% do segmento, segundo dados do Renavam.

Vários atributos contribuem para fazer do EcoSport um veículo desejado e único dentro do mercado. Entre eles estão o bom valor de revenda, posição de comando ao volante, altura elevada do solo, bons ângulos de entrada e saída, capacidade de transpor áreas alagadas de até 45 centímetros e a disponibilidade de diferentes versões, com motor Flex 1.6 ou 2.0, câmbio manual ou automático e tração 4x2 ou 4WD.

Criado pela engenharia brasileira com foco nos consumidores locais, o utilitário esportivo da Ford tornou-se um símbolo de liberdade conectado ao estilo de vida dos consumidores, e também inovou na versatilidade a bordo. Foi o primeiro a oferecer equipamentos como o compartimento refrigerado no painel, compartimento sob o banco do passageiro com espaço para acomodar um laptop e sistema de som MyConnection, com MP3, conexão para iPod, USB e Bluetooth para celular.

O design robusto e moderno, marcado pelo estepe na tampa traseira do porta-malas, que dispõe de tampa com abertura lateral, para o lado direito, é outro fator que contribuiu para tornar o veículo um ícone de esportividade.

"O EcoSport é um veículo autêntico, que nasceu de uma proposta ousada e inovadora e vem sendo constantemente aprimorado. Muitos carros tentaram seguir os seus passos, mas nenhum foi capaz de igualar o seu carisma e despertar o mesma paixão nos consumidores", afirma Adriana Carradori, gerente de Marketing do Produto.

Valorização e economia

O bom valor de revenda e a manutenção econômica são outras vantagens que contribuem para manter o EcoSport entre os veículos mais desejados do mercado. Ouvindo as sugestões dos consumidores, a Ford promoveu melhorias constantes nas características do produto, que mostrou um ganho progressivo de qualidade. Isso trouxe um aumento nos índices de satisfação dos clientes e permitiu, ao mesmo tempo, a extensão da garantia do veículo para três anos, sem limite de quilometragem.

A assistência pós-venda oferecida pela Ford, com uma rede de cerca de 400 distribuidores no Brasil, é outro fator de tranquilidade para o cliente. Além das revisões com preço fixo - outro pioneirismo da marca -, o EcoSport conta com a cesta básica de peças mais barata da categoria.

Referência do segmento

O Ford EcoSport estabeleceu o padrão do segmento, com uma linha completa. Ela é formada pelos modelos 1.6 XL, XLS, XLT e FreeStyle, e 2.0 XLT FreeStyle, 4WD e Automático, e dispõe também de um modelo com motor 1.4 diesel para exportação.

Além de direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, banco do motorista com ajuste da altura, volante revestido em couro com ajuste de altura, alarme volumétrico, computador de bordo, compartimento refrigerado no painel e rádio MyConnection com comandos na direção, o modelo FreeStyle, campeão de vendas da linha, vem com bagageiro de teto, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 205/65 R15 Scorpion ATR.

Banco traseiro bipartido e rebatível, aviso de faróis acesos, compartimento porta-objetos embaixo do banco do passageiro, contagiros, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, iluminação do porta-malas, sistema antifurto Ford PATS, relógio digital e gancho dianteiro de reboque são outros itens de série.

Evolução

Confira os principais marcos da história do EcoSport.

2003 - Lançado em abril, inaugurou um novo segmento no mercado.

2004 - Lançamento da versão 4WD, com tração total inteligente e aparência externa diferenciada, ampliando os seus atributos fora de estrada.

2005 - Foi o primeiro utilitário esportivo com motor flex, na versão 1.6 L. No final do mesmo ano, introduziu a versão FreeStyle, com itens de estilo personalizados. Lançada em edição limitada, fez tanto sucesso que foi sucessivamente reeditada até se tornar modelo de série, responsável por mais de 60% das vendas da linha.

2006 - Foi o primeiro do segmento a trazer sistema de áudio com conexão para iPod, USB e auxiliar frontal, além de integração Bluetooth para celular, que permite fazer e receber ligações, usar a agenda de contatos, receber mensagens, visualizar quem está ligando e ouvir músicas via "streaming". O painel grande e exclusivo, fácil de operar, também contribui para inibir o furto.

2007 - Chegada do EcoSport Automático, com foco no conforto ao dirigir. No mesmo ano, a linha teve a primeira mudança abrangente de estilo.

2008 - Lançamento do motor Flex 2.0 L, outra inovação no segmento.

2009 - Introdução do economizador de bateria, que desliga as luzes internas após 10 minutos de inatividade, e alto-falantes de maior potência e qualidade de som.

2010 - Design e equipamentos renovados, incluindo painel, grade, faróis e o emblema EcoSport no capô, e introdução de 3 anos de garantia.

2011 - Lançamento do modelo 2012, com a inclusão de airbag e freios ABS no modelo FreeStyle 2.0 e os mesmos itens como opcionais no FreeStyle 1.6.

Alpha Notícias: Fundação Volkswagen chega à marca de 1 milhão de alunos beneficiados



Resultado abrange atuação de nove anos de programas educacionais da Fundação, em 265 municípios


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Fundação Volkswagen acaba de conquistar a marca de 1 milhão de alunos beneficiados em nove anos de atuação de seus programas educacionais. Para se ter ideia da representatividade do número, ele corresponde ao total de estudantes matriculados nas redes municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de sete estados brasileiros juntos: Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondonia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

O resultado foi obtido por meio de investimento nos cinco projetos do pilar de Educação da Fundação Volkswagen: Estudar pra Valer!, destinado à formação continuada de professores da rede pública, com foco no desenvolvimento da leitura e da produção de textos dos alunos entre 7 e 14 anos; Brincar, voltado aos profissionais da Educação Infantil para o aprimoramento de atividades lúdicas e recreativas; Entre na Roda, de formação de orientadores de leitura; Pró-Educar Brasil, que oferece formação universitária a professores em parceria com a rede de concessionários, e Aprender com a Pinacoteca, para ampliação do conhecimento dos professores de artes.

"O resultado é reflexo de um trabalho que envolveu comprometimento e esforço da Fundação Volkswagen em parceria com a sociedade civil organizada, prefeituras e secretarias de educação. As conquistas atingidas até hoje nos impulsionam a continuar investindo para aprimorar a qualidade da educação pública brasileira", diz o Dr. Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen.

Nos nove anos de atuação, os projetos do pilar de Educação da Fundação Volkswagen receberam investimentos na ordem de R$ 50 milhões. As ações foram realizadas em 265 municípios em quatro estados do País e atingiram mais de 10.000 educadores. Além da abrangência das ações, os projetos proporcionaram também resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, melhora em desempenho de leitura e produção de textos e, consequentemente, na aprovação final nas disciplinas escolares.

Segundo levantamentos realizados pela Fundação Volkswagen, alunos de escolas beneficiadas pelo projeto Estudar pra Valer!, por exemplo, têm a compreensão de textos 30% maior do que de estudantes de municípios não atendidos pelo programa. Para a comparação, foram consideradas cidades com IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) semelhante no período anterior à atuação da Fundação Volkswagen.

"Investimos na formação dos professores porque são os profissionais capazes de assegurar um direito que é de todos: o de aprender. Precisamos oferecer suporte para que eles façam isso com qualidade. Para os próximos anos, buscamos ampliar nossa atuação alcançando um maior número de professores em diversas regiões do Brasil", afirma Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

Projetos


Estudar pra Valer!

O projeto Estudar pra Valer! já foi realizado em 32 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e atingiu 5.603 educadores e 300.837 alunos, com foco no desenvolvimento da leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental. Até então, o programa contava com materiais de apoio a professores apenas do 1º ao 5º ano. Agora, a Fundação Volkswagen entrega os materiais para o ciclo dois (6º ao 9º ano) para educadores dos municípios de Araraquara, Lençóis Paulista, São Roque, São Carlos e Peruíbe, todos no estado de São Paulo. A coleção é composta por nove fascículos, contendo um módulo introdutório e oito cadernos destinados às áreas do conhecimento: Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2004, o Estudar pra Valer! foi reconhecido como inovação educacional pela Rede Innovemos, da Unesco.

Pró-Educar Brasil


No final de novembro, cinco concessionárias da Volkswagen na região nordeste (Ceará Motor, Fazauto, Mais, Promac e Saga) vão aderir ao projeto Pró-Educar Brasil, assumindo o compromisso com a formação integral de mais 80 professores de escolas da rede pública dos estados do Ceará e Paraíba. Atualmente, o programa atende a 30 professores da região de Arcoverde, em Pernambuco. A ação é realizada por meio de parceria com a rede de mais de 600 concessionários da Volkswagen, o que permite ao programa a ampliação a todo o território nacional.

O Pró-Educar Brasil foi concebido em 2008 para oferecer bolsa de estudos para formação universitária a professores que possuem apenas o magistério em municípios com baixo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Aprender com a Pinacoteca


Por meio do projeto Aprender com a Pinacoteca, a Fundação Volkswagen busca ampliar a percepção de educadores sobre disseminação da arte, provocando o desenvolvimento de consciência crítica e cidadania aos alunos. A ação conta ainda com visitas à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde os alunos recebem uma aula especial sobre a história de arte, com recursos exclusivos, como um livro produzido exclusivamente para a visita e explicações diferenciadas.

O projeto já foi realizado em 61 escolas de São Bernardo do Campo, beneficiando 118 professores e 3.540 alunos.

Brincar

O projeto Brincar reconhece que o brincar livre é um direito da criança e oferece formação para os profissionais de Educação Infantil (pré-escola) para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças. A ação busca resgatar e oferecer um repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da cultura brasileira e estimular a reflexão sobre a importância do brincar livre no desenvolvimento infantil. O material de apoio é um dos destaques da ação, composto por livro com referenciais teóricos, DVD com brincadeiras e cirandas e fichas com o passo a passo de atividades com corda, roda, entre outras.

O projeto é realizado desde 2005 em 127 cidades, dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, Rio de Janeiro.

Entre na Roda


O projeto Entre na Roda forma orientadores de leitura, entre educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade, para que atuem em diferentes espaços, como escolas, bibliotecas e asilos, estimulando o gosto pela leitura e proporcionando maior contato das pessoas com os livros. A ação já foi realizada até em locais como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Um dos destaques do projeto é o Baú de Leitura, composto por 100 títulos, entregue a todas as escolas e instituições cujos profissionais participam da formação, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas de leitura e outras atividades orientadas pelo projeto.

Sobre a Fundação Volkswagen


Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social. Tem como objetivo promover e realizar ações que contribuam para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentem o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Entre os projetos que compõem o pilar de Desenvolvimento Social da Fundação Volkswagen estão o concurso de projetos sociais VW na Comunidade, que na sua quarta edição em 2011 já somou R$ 1 milhão em prêmios para ONGs indicadas pelos funcionários da Volkswagen no País inteiro; Costurando o Futuro, programa de capacitação profissional e geração de renda que transforma uniformes usados pelos funcionários da Volkswagen e tecido automotivo em artigos como bolsas e necessaries, com foco no meio ambiente e na geração de renda; e o apoio ao Instituto Baccarelli, responsável pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, formada por jovens da comunidade.

Alpha Pesados: Volare conquista Prêmio ADVB 2011

Esta é a segunda conquista da marca, também premiada em 2009


Texto: Assessoria de Imprensa

A Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, foi a vencedora da categoria Indústria da 29ª edição do Prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). O case apresentado e vitorioso foi “VOLARE - Consolidando a liderança em miniônibus com um modelo de negócio único nas Américas”.

O case da Volare destaca o sucesso alcançado pela marca da implantação de sua Rede Exclusiva de concessionárias, que possibilitou crescimento ainda maior das vendas em todo o País. Apenas nos dez primeiros meses de 2011, a fabricante ampliou os seus negócios em cerca de 24% e deve fechar o ano com cerca de 5.000 miniônibus produzidos.

Hoje, a Volare já possui 81 concessionárias operando no modelo Rede Exclusiva, com lojas também na Argentina, e para 2012 projeta atingir 110 pontos, inclusive em outros países, como Uruguai, Chile, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru, México, Panamá, Nicarágua, República Dominicana e Bahamas.

Recentemente, a Volare superou os 40.000 veículos comercializados e a participação da marca no mercado brasileiro deve fechar o ano com participação em torno de 58%.

Segundo Milton Susin, diretor-geral da Unidade de Negócios, a Volare adotou, ao longo de sua trajetória, estratégias e ações de mercado adequadas ao atendimento de seus públicos e ao crescimento do mercado. A marca é líder isolada em sua área de atuação.

“Para continuar a crescer e atingir objetivos ambiciosos de mercado, a Volare precisa ser cada vez mais orientada para o mercado. Isso significa detectar as oportunidades para atuar em novos segmentos, reorganizar os nichos prioritários, treinar intensamente a força de vendas e desenvolver produtos adequados às necessidades específicas de cada nicho”, explica o executivo.

Susin acrescenta que a Volare é vista no mercado como uma fabricante inovadora. "Buscamos sempre incorporar novas tecnologias e processos aos nossos produtos. Fomos os primeiros a produzir um modelo específico para o transporte escolar, o Escolarbus, miniônibus com acesso sem fio à internet e até veiculo blindado. Agora, acabamos de desenvolver o primeiro miniônibus com tração 4X4 do Brasil para atendimento ao Programa Caminho da Escola, da FNDE e do Governo Federal”, salienta Susin.

Maior e mais significativa premiação do marketing da região Sul, o Top de Marketing consagra as empresas que se destacaram em seus segmentos, com a utilização de estratégias e ferramentas de marketing para a divulgação de seus produtos e serviços. Instituído no ano 1982, é o selo de qualidade do marketing empresarial gaúcho, conferindo diferencial competitivo de mercado aos vencedores. No evento também é entregue o troféu Personalidade de Marketing e Vendas. O título, instituído pela ADVB em 1970, reconhece o trabalho de personalidades que se destacaram junto à comunidade empresarial e em especial à sociedade gaúcha. A premiação das empresas agraciadas acontecerá no próximo dia 24 de novembro, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

Alpha Notícias: Novo Porsche 911 Cabriolet



Novo teto proporciona baixo peso e preserva a silhueta do 911 mesmo quando está levantado


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Poucos meses depois de apresentar os novos 911 Carrera e Carrera S, a Porsche mostra as primeiras imagens da versão Cabriolet. O conversível tem um novo teto que preserva, ainda mais que antes, a silhueta típica do 911. A mecânica é a mesma das versões cupê equivalentes.

Mesmo com o teto de lona levantado, o novo 911 Cabriolet tem uma aparência muito atraente. A presença de elementos de magnésio na estrutura do teto garante baixo peso, menos consumo de combustível e mais conforto. Do mesmo modo que na versão cupê, a Porsche conseguiu reverter a espiral do peso com os 911 conversíveis e fez os novos modelos Cabriolet serem significativamente mais leves que seus antecessores.

A traseira do 911 Carrera Cabriolet abriga o motor de 6 cilindros opostos de 3,4 litros que gera 350 cv de potência. O Carrera S conversível vem com motor de 3,8 litros com potência de 400 cv. Os 911 conversíveis estão muito à frente dos concorrentes em termos de eficiência energética: as duas versões consomem menos de 10 km/l (de acordo com o Novo Ciclo de Direção Europeu, NEDC). O câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe, dupla embreagem Porsche) permite consumo de combustível e tempos de aceleração ainda menores em comparação às versões equipadas com câmbio manual de sete marchas.

Com maior distância entre os eixos, bitola dianteira mais larga e nova direção hidráulica eletromecânica, os novos Cabriolet oferecem características de condução mais esportivas e ainda mais precisão e agilidade que seus antecessores. Diferentes sistemas de controle ativo estão disponíveis como equipamento de série ou opcionais, dependendo da versão, e melhoram ainda mais o comportamento dinâmico. A chegada dos novos 911 Carrera e Carrera S Cabriolet ao Brasil está prevista para o primeiro semestre de 2012.

Alpha Pesados: MWM INTERNATIONAL apresenta nova família off-road dos motores MaxxForce com tecnologia Tier 4

A nova geração conta com os modelos MaxxForce 3.1A, MaxxForce 4.2A e MaxxForce 6.2A


Texto: Assessoria de Imprensa

A MWM INTERNATIONAL Motores, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, está desenvolvendo a tecnologia para emissões Tier 4 nos novos motores MaxxForce off-road, com aplicações em máquinas agrícolas, industriais e grupos geradores de energia.

Antecipando as demandas de mercados internacionais para motores com novos e restritos níveis de emissões, a empresa fez um amplo estudo de viabilidade e decidiu usar como base a robustez de suas plataformas atuais para este segmento – com mais de 750 mil motores produzidos -, e utilizar as avançadas tecnologias para o sistema de injeção eletrônica e pós-tratamento de gases. O resultado é uma nova família de propulsores de alta confiabilidade e tecnologia, focada em eficiência no consumo de combustível, alta densidade de potência e reduzidos níveis de emissões. A previsão é iniciar a produção no segundo semestre de 2012, principalmente para mercados de exportação como Europa e Estados Unidos.

“Em termos de resultado de emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx), o motor Tier 4, equivale à tecnologia veicular Euro VI, com NOx 0,4 g/kWh”, ressalta Domingos Carapinha, gerente de Divisão de Desenvolvimento do Produto da MWM INTERNATIONAL. As versões em desenvolvimento são de 3, 4 e 6 cilindros em linha, com os sistemas EGR (Exhaust Gases Recirculation) e o NPF (NOx-Particulate Filter).

A nova família MaxxForce off-road, Tier 4, permite uma ampla diversidade de aplicações com potência de 134 cv até 293 cv, além de possibilitar a integração de diversos componentes entre suas versões de 3, 4 e 6 cilindros, uma característica importante para as fabricantes de máquinas e equipamentos que podem contar com uma plataforma única para motorizar uma extensa gama de produtos, com evidentes ganhos na redução de complexidade da operação e do pós-venda.

Com estes novos desenvolvimentos, a MWM INTERNATIONAL pretende ampliar sua linha de produtos, além de reforçar sua estratégia de ser uma das principais bases de desenvolvimento de propulsores globais. “A operação brasileira tem se destacado pela excelência no desenvolvimento de novas tecnologias em motores diesel. Apostamos na experiência e competência da engenharia local para conquistar negócios em diversas regiões do mundo”, destaca Carapinha.

Alpha Notícias: Renault do Brasil alcança a marca de 200 concessionárias no País



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Renault escreveu ontem, 22 de novembro, mais um importante capítulo em sua história no Brasil. A marca chegou a sua concessionária de número 200 no país. Batizado de “Iesa”, o novo ponto de venda atenderá a cidade de Osório, no Rio Grande do Sul.

A rede de concessionária da Renault do Brasil começou o ano com 176 pontos de vendas. O objetivo, segundo Gustavo Schmidt – Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil -, é o de encerrar 2011 com 204 concessionárias da marca. “O nosso plano de desenvolvimento da nossa rede de concessionárias permitiu que 20 cidades que não tinham concessionárias Renault, passassem a contar com os serviços de um ponto de venda da marca. Além disso, também trabalhamos para reforçar a marca em municípios/regiões em que nós já estávamos presentes”, explica o executivo.

Desde o lançamento do Duster, em outubro passado, a Renault tem mantido a média de inaugurar uma nova concessionária por semana, “o que revela a importância dada pela empresa ao mercado brasileiro e o firme propósito de atender cada vez melhor os brasileiros”, constata Gustavo Schmidt.

A “Iesa Osório” é a primeira concessionária na cidade gaúcha e a 21ª no estado. Com área total construída de 976 m², acena com moderno showroom, onde está exposta toda a linha de veículos Renault, com destaque para o recente lançamento da marca no País, o utilitário esportivo Duster, que acaba de chegar ao mercado mostrando aos consumidores brasileiros que ter um autêntico SUV na garagem não é um sonho distante.

Também estão no showroom, o Fluence, sedã médio caracterizado pelos altos níveis de sofisticação, tecnologia e segurança; e os novos Sandero e Sandero Stepway, inclusive suas versões com câmbio automático.

Além deles, outros modelos de sucesso da marca também estarão em exposição neste novo ponto de venda, como o Clio, Symbol, Grand Tour e o Logan, que também ganhou recentemente uma versão com câmbio automático.

A “Iesa Osório” possui oficina mecânica, com quatro boxes, onde profissionais treinados pela Renault do Brasil realizarão serviços como revisões periódicas programadas, reparos e instalação de acessórios originais.

O showroom da concessionária Renault “Iesa Osório” funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. O objetivo é comercializar ao menos 57 veículos novos até o fim de 2011. A nova concessionária da Renault atenderá, além de Osório, outras cidades do Rio Grande do Sul: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraã, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três forquilhas e Xangri-lá.

Mais informações sobre os serviços e a linha de veículos da Renault comercializada pela “Iesa Osório” podem ser obtidas pelo telefone (51) 3025-3000.

Serviço


Concessionária Renault “Iesa Osório”
Endereço: BR-101 – nº 1.100
Telefone: (51) 3025-3000.
Horários de funcionamento:
- Showroom:
Segunda a sexta-feira: das 8h30 às 19h00
Sábado: das 9h00 às 17h00
- Pós-Venda:
Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h18

Alpha Notícias: Land Rover inaugura a Casa Evoque em São Paulo



Texto: Redação

A Jaguar Land Rover inagugura hoje a CASA EVOQUE, um espaço cuja temática será inteiramente inspirada no mais recente lançamento da marca, o Range Rover Evoque.

A CASA EVOQUE funcionará até o dia 18 de dezembro e terá uma grade completa de atrações como shows musicais, apresentações de comédia stand up, encontros de proprietários, entre outros.

Serviço

Casa Evoque
Av. Antonio Joaquim de Moura Andrade, 80, Jardim Paulista, São Paulo.

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