Connect with us

Outros

Alpha Esportes: MINI Challenge atrai novos nomes para a etapa de Curitiba

Published

on


Sucesso do novo formato do torneio se reflete na pista com grande procura por parte dos pilotos
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Com três corridas por final de semana, transmissão de todas as corridas ao vivo e ainda redução de custos em relação à temporada passada, o MINI Challenge chega à capital paranaense com muitos novos nomes para a realização da segunda rodada tripla do ano. O encontro acontecerá no próximo final de semana, nos dias 14 e 15 de abril, no Autódromo Internacional de Curitiba. Ao todo, 23 pilotos confirmaram participação nas três corridas que, a exemplo do que se viu na rodada tripla anterior, em Interlagos, promete muita emoção na briga pela liderança do torneio. Entre a primeira rodada tripla, em Interlagos, e o encontro do próximo final de semana, a categoria conta dez estreias.
As mudanças realizadas para a temporada 2012 tornam o campeonato ainda mais atraente e aumentaram o número de pilotos de olho na categoria. Em São Paulo, foram sete novos nomes iniciando sua participação no MINI Challenge: Yuri Brandão Alves, Raphael Reis de Sá, Carlos Eduardo Taurisano, Gabriel Correa, Wanderson Freitas, Luis Augusto e Marcel Wolfart, todos eles confirmados para a etapa paranaense. Já em Curitiba o encontro marcará a estreia de três novos competidores: Plautos Cattalini Lins, Eduardo Marques e Eduardo Reis.
“A minha primeira disputa na categoria, em Interlagos, serviu para conhecer o carro, ganhar experiência e me adaptar ao estilo da categoria”, declarou Marcel Wolfart. “Já corri em diversas categorias, mas esse foi meu primeiro contato com o MINI Cooper S John Cooper Works”, acrescenta.
Andar na frente
Com passagens por diferentes categorias, o catarinense Wolfart conhece bem o traçado curitibano e quer tirar proveito disso para somar mais pontos no campeonato. “Em Curitiba o objetivo será andar entre os primeiros. Lá eu já corri nas categorias Pick Up Racing, Stock Car Light e Formula Ford. E acho que isso pode ajudar nessa segunda etapa da temporada”, conclui Wolfart.
Mesmo com o grid cheio e o grande número de estreantes, as três corrida disputadas em Interlagos foram dominadas por veteranos. São os casos de Vitor Genz, que venceu a primeira prova do ano, e Rafael Abbate, vencedor nas outras duas. “Após as duas vitórias em São Paulo, sigo confiante em um novo bom resultado em Curitiba. É uma pista que eu gosto bastante e já venci lá correndo pela Fórmula 3. Ainda estamos em início de campeonato, mas estou bem otimista para a próxima etapa”, destacou Raphael Abate, que lidera o campeonato. A rodada tripla de Curitiba será transmitida ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Confira a pontuação após a rodada tripla de São Paulo
1. Raphael Abbate – 66 pontos
2. Vitor Genz – 49
3. Aleandro Fortunado – 46
Wanderson Freitas – 46
4. Oswaldo Scheer – 38
Eduardo Scheer – 38
5. Zé Mario Castilho – 32
6. Eduardo Furlanetto – 29
Matheus Castro – 29
7. Rolf Gemperli – 26
8. Adriano Amaral – 23
Marcel Wolfart – 23
9. Cristian Mohr – 22
10. Gabriel Correa – 21
Kreis Jr. – 21
12. Yuri Alves – 18
Rodrigo Hanashiro – 18
14. Rafael de Sá – 9
Carlos Taurisano – 9
Confira a programação da categoria em Curitiba:
Sexta-feira (13/04)
09h15 – 09h45 – 1º Treino Livre
12h00 – 12h30 – 2º Treino Livre
15h00 – 15h30 – 3º Treino Livre
16h40 – 17h00 – Classificação
Sábado (14/04)
10h50 – Largada 1ª Bateria
14h10 – Largada 2ª Bateria
Domingo (15/04)
10h50 – Largada 3ª Bateria

Esportes

Coluna “Mecânica Online”: O mais rápido da imprensa automotiva

Published

on

Tarcisio Dias*

No mês de março de 2024, a Audi do Brasil comemora sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade.

Uma das ocasiões mais marcantes para a imprensa automotiva, junto com a Audi, foi o evento de lançamento do R8 GT em 2011 – uma série limitada de 333 unidades, com apenas três destinadas ao Brasil e preço de R$ 1 milhão – e a oportunidade de alcançar a velocidade final do modelo numa reta plana de cerca de 5 km.

A pista de ensaios de voos da Embraer, em Gavião Peixoto, próximo a Araraquara, no interior paulista, a 310 km da capital, foi o local escolhido para essa aventura. É a mais longa pista das Américas — são 4.967 metros de comprimento por 45 metros de largura de asfalto perfeito.

Antes de prosseguirmos, vamos à Mecânica Online. O veículo apresentava uma motorização V10 de 5,2 litros —  um motor aspirado também utilizado no Lamborghini Gallardo LP560-4 – que produzia 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.500 rpm.

Advertisement

A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em apenas 3,6 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h. O câmbio era o R-Tronic, um manual robotizado de embreagem única, com pneus dianteiros 235/35R19 e traseiros 295/30R19.

Antes de entrarmos na pista, todos os participantes receberam um uniforme completo de piloto, passaram por pesagem e participaram de uma preleção para entender a dinâmica da ação.

Depois foi a vez de entrar no R8 GT, apertar os cintos de segurança de quatro pontos e observar a pista de pouso e decolagem que desaparecia no horizonte, aguardando a bandeira verde e a verificação dos pneus P Zero (44 libras na frente, 46 atrás). Tudo cercado por muita atenção e cuidados, com a segurança em primeiro lugar.

Alinhamos junto aos cones para a verificação final. A pista é larga e vamos ao volante tendo como carona o piloto Andre Nicastro, que dá as simples instruções: acompanhe a faixa contínua pintada na pista e nada de movimentos bruscos na direção.

Bandeira verde e pé na tábua! O motor ronca alto, mas não tão alto a ponto de atrapalhar. Em 3,6 segundos já estamos a 100 km/h, mas a largura da pista dificulta a percepção da velocidade, tudo parece passar rapidamente pela janela.

Advertisement

Mantendo o pé no acelerador, o ponteiro do conta-giros se aproxima da faixa vermelha. Na quarta marcha atingimos 235 km/h, na quinta 290 km/h, na sexta… e o carro continua ganhando velocidade. A essa altura, se estivéssemos em um jato Embraer 190, já teríamos decolado.

No entanto, não decolamos, e um leve tremor no volante vem da pista irregular. Com uma grande asa traseira segurando o R8 GT no chão e tração nas quatro rodas, o carro permanece firmemente estável, não exigindo habilidades especiais.

A cerca de 300 km/h, o velocímetro digital se estabiliza. Há a clara sensação de que o som do motor V10 está ficando para trás… Para os observadores do lado de fora, próximo ao hangar, o som se assemelha ao de um caça a jato em voo rasante. Foi emocionante ver e ainda mais acelerar tudo isso!

Após aproximadamente 1 minuto e 40 segundos, passamos pelo posto de cronometragem: o velocímetro mostra impressionantes 330 km/h, topou no máximo. Faltou dizer que o modelo em testes veio direto da Alemanha para essa aventura e permitia atingir os 330 km/h, superior aos 320 km/h anunciado na ficha técnica.

Hora de mover o pé do acelerador para o freio, reduzindo a velocidade e o Audi responde prontamente.

Advertisement

Ao final, a mente continua acelerada. Na curva fechada para voltar ao hangar, o velocímetro mostra 140 km/h, mas a sensação é de que o carro está quase parado, como se estivesse manobrando para estacionar em um supermercado.

Dos 5 km percorridos, 1,4 km foram dedicados à desaceleração e frenagem, uma distância mais do que suficiente considerando os freios de fibra de carbono. Devido à absoluta planicidade da pista, é possível perceber a curvatura da Terra, já que não se avista o final da pista.

De volta ao hangar, fui informado da velocidade máxima registrada: exatos 326,545 km/h. Foi uma experiência extremamente interessante e emocionante, ainda mais por ter sido o mais rápido da imprensa automotiva e por conquistar um prêmio especial e único pela realização.

A Audi realizou essa ação por dois dias, mais de 50 vezes, levando outros jornalistas e a própria equipe da Audi. Para isso, só precisou de reabastecimento (cinco litros de gasolina gastos a cada trecho) e da troca de um filtro de ar, mostrando a confiabilidade do modelo.

Na época, a liderança da Audi do Brasil estava sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Kakinoff, que sempre esteve presente nos eventos da marca com a imprensa, e não foi diferente dessa vez.

Advertisement

Foi um sábado memorável para todos os membros da imprensa automotiva, um verdadeiro parque de diversões para adultos!

E agora, ao comemorar seus 30 anos de Brasil, a Audi deve saber que a melhor maneira de garantir um futuro promissor é sempre lembrar das lições do passado e preservar seus valores, os quais muitas vezes, com as mudanças, acabamos perdendo, mas nunca é tarde para evoluir.

*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/.

Advertisement
Continue Reading

Outros

Alpha Notícias: JAC Motors passa dos 100 pontos assistenciais e amplia área de cobertura de pós-venda no Brasil

Published

on

By



Projeto “Oficina Credenciada – Expansão JAC Motors” é inédito, ousado e quer fomentar as vendas para novas localidades


A JAC Motors partiu para a estrada e foi buscar novos parceiros, visitando as cidades de todos os Estados do Brasil onde havia modelos da marca e potencial de vendas, realizando mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas dessas cidades e fechando com mais de 100 pontos assistenciais.

“Todas as cidades, sem exceção, foram visitadas presencialmente e, pelo menos, três ou quatro reuniões com os principais estabelecimentos de cada município foram feitos. Foi um trabalho monumental da nossa equipe”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.


Na sequência, após vencida a etapa da documentação, as oficinas começaram a indicar os mecânicos para a realização de cursos de treinamento, objetivando a manutenção dos modelos elétricos da marca, mas também os veículos a combustão anteriormente vendidos no país.

Sob comodato, cada oficina recebeu um kit básico de ferramental para começar a trabalhar o pós-venda dos veículos da marca, composto por centrais eletrônicas de diagnósticos para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.

Também foi enviado para cada empresa um carregador wall box para carros elétricos. “Cerca de 70% dos municípios que receberam esses carregadores não tinham qualquer opção de recarga para modelos elétricos. Nós estamos colocando, portanto, mais de 70 novas cidades no mapa da eletromobilidade do país, uma vez que esses carregadores poderão ser usados por veículos de outras marcas”, destaca o COO da JAC Motors.

Nicolas lembra que, nos casos esporádicos em que um problema for mais complexo, as 110 oficinas contarão com o apoio dos Flying Doctors, equipe exclusiva com técnicos altamente treinados e disponíveis para resolver qualquer problema, seja por videochamada ou presencialmente em todo o Brasil.

Com um central de distribuição de peças, sediada em São Paulo, com mais de 12 mil itens catalogados, a JAC Motors vai estender às oficinas credenciadas a mesma performance que já emprega na remessa de peças de reposição para a rede de concessionários. “Nosso índice atual de atendimento é de 94% de envios para todos os pedidos de itens em um prazo de até 24 horas em um raio de 400 km e 48 horas para distâncias maiores”, finaliza o COO.
Continue Reading

Outros

Alpha Notícias: Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

Published

on

By



Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil


A nona edição do EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia está confirmada pela organização do evento e acontecerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do País conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, diz Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações. São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 12 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.
Continue Reading

Trending

Copyright © desde 2013 Alpha Autos