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Alpha Notícias: Mercedes-Benz apresenta o novo E 63 AMG

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Modelo é referência em dinamismo e eficiência
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Ainda mais potente e eficiente, a Mercedes-Benz traz ao Brasil o novo E 63 AMG. O sedã de alta performance traz agora o novo motor V8 AMG 5,5 litros biturbo, já conhecido pela aplicação no CLS 63 AMG. Ele entrega, na versão oferecida no País, 557 cv de potência, apresentando ao mesmo tempo uma impressionante redução no consumo: cerca de 20% menos do que seu antecessor equipado com o motor AMG V8 6,3 litros naturalmente aspirado.
O E 63 AMG é o veículo mais eficiente em sua classe. Uma contribuição importante para chegar a esses números é a presença da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas e do novo sistema de direção eletromecânica esportiva sensível à velocidade AMG. Sistemas de assistência adicionais também elevaram a segurança dos ocupantes do carro a um nível totalmente novo.
A verdadeira usina de força de oito cilindros, designada internamente como M 157, reúne uma combinação de componentes inovadores de alta tecnologia: além da injeção direta com spray direcionado, com injetores piezo-elétricos, ele inclui um cárter totalmente em alumínio, tecnologia de quatro válvulas por cilindro com ajuste do eixo de comando, intercooler a ar e água, gerenciamento do alternador e sistema stop/start. Deslocando 5.461 cm3, o oito-cilindros gera, na versão original, um máximo de 525 cv de potência e 700 Nm de torque.
Na configuração oferecida para os clientes brasileiros, que possui o pacote AMG Performance, esses números sobem para 557 cv e 800 Nm. O E 63 AMG, assim, têm desempenho excepcional: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Uma rápida olhada nos dados técnicos revela o tremendo poder de aceleração: os 800 Nm de torque podem ser obtidos por meio de uma ampla faixa de rotações do motor, entre 2.000 a 4.500 rpm. O resultado é a grande disponibilidade de força, que pode ser apreciada de modo especial com a transmissão no modo manual (“M”).
Consumo de combustível reduzido
Apesar dessa elevação na potência, maior torque e melhoria no desempenho, o novo E 63 AMG traz uma melhoria na eficiência de consumo, comparado ao modelo anterior com motor V8 naturalmente aspirado.
O avanço em potência e torque obtido pelo pacote AMG Performance se deve, principalmente, ao aumento da pressão de alimentação de 1,0 para 1,3 bar. A diferenciação visual é feita pela cobertura do motor em fibra de carbono. A versão trazida para o Brasil também inclui volante AMG Performance com Alcantara preto na área de contato, pinças de freios vermelhas e, no caso do Saloon, o defletor em fibra de carbono autêntica na tampa do porta-malas e persiana elétrica no vidro traseiro.
Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas também ajuda a economizar combustível
Uma grande contribuição para os destacados índices de consumo do carro é dada pela transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT de sete marchas. Em vez de um conversor de torque convencional, ela utiliza uma embreagem compacta imersa em óleo. O E 63 AMG também dispõe de função stop/start de série: ela permanece ativa no modo de transmissão Controlled Efficiency (“C” – eficiência controlada) e desliga o motor de oito cilindros sempre que o carro fica parado.
A função stop/start pode ser ativada ou desativada pelo botão ECO, localizado no console central. Quando a transmissão está no modo “C”, o veículo arranca sempre em segunda marcha. O sistema também troca marchas bem mais cedo e evita altas rotações do motor. A alimentação de combustível comandada pela demanda e um sistema de gerenciamento do alternador com recuperação de energia durante as desacelerações contribuem ainda mais para a economia de gasolina.
O comportamento dinâmico não é prejudicado: os modos de transmissão “S” (Sport), “S+” (Sport plus) e “M” (Manual) incrementam a agilidade do carro de forma muito perceptível. Tempos de resposta menores, maior rotação do motor e mais trocas espontâneas de marchas mostram todo o potencial do motor AMG V8 biturbo. Nesses três modos de transmissão, não apenas o sistema stop/start é desativado como, em plena carga, o gerenciamento do motor suprime parcialmente os cilindros. Esta interrupção da ignição e injeção cuidadosamente gerenciada resulta em trocas de marchas mais rápidas e cria um efeito acústico emocionante. A redução de marchas automática com dupla debreagem é um complemento perfeito.
Suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL e novo sistema de direção
O E 63 AMG traz a suspensão AMG RIDE CONTROL, com eixo dianteiro especialmente projetado: a bitola foi alargada em 56 mm em relação à do E 500 e inclui suportes de rodas independentes, com cambagem negativa na dianteira, proporcionando claros benefícios em termos de aderência ao percorrer curvas com rapidez. Outros itens importantes são as torres de suspensão de aço no eixo dianteiro e amortecedores pneumáticos no eixo traseiro, com controle automático de nível. Também é de série o sistema de amortecimento com controle eletrônico, que ajusta automaticamente as características dos amortecedores de acordo com a situação de rodagem e reduz o ângulo de rolagem da carroceria. O resultado é um ajuste que alia o máximo de conforto de rodagem com máxima agilidade. O condutor pode escolher entre as regulagens de suspensão “Comfort”, “Sport” e “Sport plus”, ao toque de um botão.
O sistema de direção do E 63 AMG também é novo: chamada de paramétrica, a direção esportiva eletromecânica AMG sensível à velocidade apresenta uma relação mais direta (14:1) e força de assistência variável, que se adapta ao modo de suspensão selecionado. Isso resulta em uma dirigibilidade extremamente ágil ao longo das curvas. A direção também ajuda a reduzir o consumo, já que o sistema de assistência só gasta energia quando o volante está sendo esterçado.
Assim como o sistema ESP ® (programa de controle estabilidade) de três estágios, com modo SPORT, os equipamentos de série incluem o sistema de frenagem AMG de alta performance, com material composto no eixo dianteiro. Ótima aderência ao solo é oferecida pelas novas rodas AMG de liga leve com 18 polegadas e design de 5 raios duplos, equipadas com pneus 255/R 40 R 18 na frente e 285/35 R 18 na traseira. O sistema “flowforming” (conformação por fluxo), já usado no SLS AMG e no CLS 63 AMG, aumenta ainda mais a durabilidade das rodas de liga leve, ao mesmo tempo em que reduz o peso em até 0,8 kg por unidade. Essa redução das massas não suspensas ajuda a melhorar tanto a dirigibilidade como o conforto de rodagem.
Exterior dinâmico
Exteriormente, o E 63 AMG com o novo motor M157 é identificado por suas novas rodas de liga leve com 5 raios duplos e pelo logotipo “V8 BITURBO” nos exclusivos para-lamas dianteiros alargados. Outras características que ajudam na individualização do carro são a estilização AMG, com um design específico para as partes dianteira e traseira, juntamente com as soleiras laterais AMG e o sistema de escapamento AMG com duas ponteiras duplas cromadas.
Interior aperfeiçoado
Um item marcante no interior é o novo volante AMG Performance com três raios. O aro desta direção, que também é usada no CLS 63 AMG, é achatado tanto no alto como embaixo para proporcionar um controle do veículo ainda melhor. Outros itens de identificação no volante: borboletas de mudança de marchas em alumínio, couro perfurado nas áreas de contato e o desenho tridimensional da cobertura do airbag, com a estrela da marca e friso metálico no tom “Silver Shadow”. Isto tudo é complementado pela nova alavanca de mudanças E-SELECT com o distintivo AMG no console central.
O mostrador tridimensional colorido TFT, no centro do velocímetro, é similar ao utilizado no CLS 63 AMG. O motorista é saudado por um marcante logotipo AMG assim que a porta é aberta.
Sistemas de assistência aumentam a segurança
Com elevado nível de segurança, o E 63 AMG apresenta sistemas de assistência ao motorista que alertam sobre situações de risco e ajudam a prevenir acidentes. Um dos destaques é o PRE-SAFE, que ao detectar uma possível colisão, aciona os ajustes dos cintos de segurança, regula os bancos e a inclinação dos encostos de cabeça, segurando os passageiros junto aos assentos para evitar o chicoteamento da cabeça e o impacto do airbag em caso de acidentes.
Outro sistema importante é o Neck-Pro, apoios de cabeça dos bancos dianteiros acionados em caso de colisão traseira, para proteger o pescoço dos ocupantes contra o denominado “efeito chicote”.
O E 63 AMG possui também o Attention Assist, que analisa continuamente o comportamento de direção do condutor e avisa, por meio de sinal visual e sonoro, quando características típicas de sonolência ou desatenção são detectadas.
Destaques do motor V8 biturbo e da transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete marchas
• Injeção direta de gasolina com injetores piezo-elétricos e combustão dirigida por meio de aspersão;
• Duplo turbo com intercooler resfriado a ar e água; 
• Sofisticado sistema eletrônico com função start/stop e gerenciamento do gerador;
• Cárter de alumínio com furos de ventilação para reduzir a fricção;
• Ajuste contínuo dos eixos de comando de válvulas de entrada e de saída;
• Bomba de óleo com operação por demanda;
• Transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT MCT com sete velocidades com embreagem compacta e três modos de operação.

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Coluna “Mecânica Online”: O mais rápido da imprensa automotiva

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Tarcisio Dias*

No mês de março de 2024, a Audi do Brasil comemora sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade.

Uma das ocasiões mais marcantes para a imprensa automotiva, junto com a Audi, foi o evento de lançamento do R8 GT em 2011 – uma série limitada de 333 unidades, com apenas três destinadas ao Brasil e preço de R$ 1 milhão – e a oportunidade de alcançar a velocidade final do modelo numa reta plana de cerca de 5 km.

A pista de ensaios de voos da Embraer, em Gavião Peixoto, próximo a Araraquara, no interior paulista, a 310 km da capital, foi o local escolhido para essa aventura. É a mais longa pista das Américas — são 4.967 metros de comprimento por 45 metros de largura de asfalto perfeito.

Antes de prosseguirmos, vamos à Mecânica Online. O veículo apresentava uma motorização V10 de 5,2 litros —  um motor aspirado também utilizado no Lamborghini Gallardo LP560-4 – que produzia 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.500 rpm.

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A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em apenas 3,6 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h. O câmbio era o R-Tronic, um manual robotizado de embreagem única, com pneus dianteiros 235/35R19 e traseiros 295/30R19.

Antes de entrarmos na pista, todos os participantes receberam um uniforme completo de piloto, passaram por pesagem e participaram de uma preleção para entender a dinâmica da ação.

Depois foi a vez de entrar no R8 GT, apertar os cintos de segurança de quatro pontos e observar a pista de pouso e decolagem que desaparecia no horizonte, aguardando a bandeira verde e a verificação dos pneus P Zero (44 libras na frente, 46 atrás). Tudo cercado por muita atenção e cuidados, com a segurança em primeiro lugar.

Alinhamos junto aos cones para a verificação final. A pista é larga e vamos ao volante tendo como carona o piloto Andre Nicastro, que dá as simples instruções: acompanhe a faixa contínua pintada na pista e nada de movimentos bruscos na direção.

Bandeira verde e pé na tábua! O motor ronca alto, mas não tão alto a ponto de atrapalhar. Em 3,6 segundos já estamos a 100 km/h, mas a largura da pista dificulta a percepção da velocidade, tudo parece passar rapidamente pela janela.

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Mantendo o pé no acelerador, o ponteiro do conta-giros se aproxima da faixa vermelha. Na quarta marcha atingimos 235 km/h, na quinta 290 km/h, na sexta… e o carro continua ganhando velocidade. A essa altura, se estivéssemos em um jato Embraer 190, já teríamos decolado.

No entanto, não decolamos, e um leve tremor no volante vem da pista irregular. Com uma grande asa traseira segurando o R8 GT no chão e tração nas quatro rodas, o carro permanece firmemente estável, não exigindo habilidades especiais.

A cerca de 300 km/h, o velocímetro digital se estabiliza. Há a clara sensação de que o som do motor V10 está ficando para trás… Para os observadores do lado de fora, próximo ao hangar, o som se assemelha ao de um caça a jato em voo rasante. Foi emocionante ver e ainda mais acelerar tudo isso!

Após aproximadamente 1 minuto e 40 segundos, passamos pelo posto de cronometragem: o velocímetro mostra impressionantes 330 km/h, topou no máximo. Faltou dizer que o modelo em testes veio direto da Alemanha para essa aventura e permitia atingir os 330 km/h, superior aos 320 km/h anunciado na ficha técnica.

Hora de mover o pé do acelerador para o freio, reduzindo a velocidade e o Audi responde prontamente.

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Ao final, a mente continua acelerada. Na curva fechada para voltar ao hangar, o velocímetro mostra 140 km/h, mas a sensação é de que o carro está quase parado, como se estivesse manobrando para estacionar em um supermercado.

Dos 5 km percorridos, 1,4 km foram dedicados à desaceleração e frenagem, uma distância mais do que suficiente considerando os freios de fibra de carbono. Devido à absoluta planicidade da pista, é possível perceber a curvatura da Terra, já que não se avista o final da pista.

De volta ao hangar, fui informado da velocidade máxima registrada: exatos 326,545 km/h. Foi uma experiência extremamente interessante e emocionante, ainda mais por ter sido o mais rápido da imprensa automotiva e por conquistar um prêmio especial e único pela realização.

A Audi realizou essa ação por dois dias, mais de 50 vezes, levando outros jornalistas e a própria equipe da Audi. Para isso, só precisou de reabastecimento (cinco litros de gasolina gastos a cada trecho) e da troca de um filtro de ar, mostrando a confiabilidade do modelo.

Na época, a liderança da Audi do Brasil estava sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Kakinoff, que sempre esteve presente nos eventos da marca com a imprensa, e não foi diferente dessa vez.

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Foi um sábado memorável para todos os membros da imprensa automotiva, um verdadeiro parque de diversões para adultos!

E agora, ao comemorar seus 30 anos de Brasil, a Audi deve saber que a melhor maneira de garantir um futuro promissor é sempre lembrar das lições do passado e preservar seus valores, os quais muitas vezes, com as mudanças, acabamos perdendo, mas nunca é tarde para evoluir.

*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/.

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Alpha Notícias: JAC Motors passa dos 100 pontos assistenciais e amplia área de cobertura de pós-venda no Brasil

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Projeto “Oficina Credenciada – Expansão JAC Motors” é inédito, ousado e quer fomentar as vendas para novas localidades


A JAC Motors partiu para a estrada e foi buscar novos parceiros, visitando as cidades de todos os Estados do Brasil onde havia modelos da marca e potencial de vendas, realizando mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas dessas cidades e fechando com mais de 100 pontos assistenciais.

“Todas as cidades, sem exceção, foram visitadas presencialmente e, pelo menos, três ou quatro reuniões com os principais estabelecimentos de cada município foram feitos. Foi um trabalho monumental da nossa equipe”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.


Na sequência, após vencida a etapa da documentação, as oficinas começaram a indicar os mecânicos para a realização de cursos de treinamento, objetivando a manutenção dos modelos elétricos da marca, mas também os veículos a combustão anteriormente vendidos no país.

Sob comodato, cada oficina recebeu um kit básico de ferramental para começar a trabalhar o pós-venda dos veículos da marca, composto por centrais eletrônicas de diagnósticos para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.

Também foi enviado para cada empresa um carregador wall box para carros elétricos. “Cerca de 70% dos municípios que receberam esses carregadores não tinham qualquer opção de recarga para modelos elétricos. Nós estamos colocando, portanto, mais de 70 novas cidades no mapa da eletromobilidade do país, uma vez que esses carregadores poderão ser usados por veículos de outras marcas”, destaca o COO da JAC Motors.

Nicolas lembra que, nos casos esporádicos em que um problema for mais complexo, as 110 oficinas contarão com o apoio dos Flying Doctors, equipe exclusiva com técnicos altamente treinados e disponíveis para resolver qualquer problema, seja por videochamada ou presencialmente em todo o Brasil.

Com um central de distribuição de peças, sediada em São Paulo, com mais de 12 mil itens catalogados, a JAC Motors vai estender às oficinas credenciadas a mesma performance que já emprega na remessa de peças de reposição para a rede de concessionários. “Nosso índice atual de atendimento é de 94% de envios para todos os pedidos de itens em um prazo de até 24 horas em um raio de 400 km e 48 horas para distâncias maiores”, finaliza o COO.
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Alpha Notícias: Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

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Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil


A nona edição do EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia está confirmada pela organização do evento e acontecerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do País conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, diz Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações. São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 12 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.
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