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Alpha Notícias: Novo Mercedes-Benz SLS AMG Coupé Black Series

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Modelo com desempenho de um GT3 agora na estrada

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Mercedes-AMG apresenta a versão topo de linha do super carro esportivo “asas de gaivota”, o novo SLS AMG Coupé Black Series. Inspirado na versão de competição do SLS AMG GT3, o quinto modelo Black Series da Mercedes-AMG traz uma fascinante combinação de design, excepcional comportamento dinâmico e construção absolutamente leve, de acordo com a estratégia “AMG Lightweight Performance”. 

Com peso em ordem de marcha de 1.550 quilos, o SLS AMG Black Series atinge uma relação peso/potência de 2,45 kg/cv. O motor AMG V8 de 6,3 litros gera uma potência de 464 kW (631 cv) a 7.400 rpm e leva o modelo asas de gaivota mais rápido de todos os tempos de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. 

A suspensão AMG RIDE CONTROL de alto desempenho, tipo “coil-over” (com molas em torno dos amortecedores), o sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance e as rodas forjadas de liga leve AMG com peso reduzido e novos pneus esportivos especialmente desenvolvidos se unem ao diferencial traseiro AMG com bloqueio controlado eletronicamente e à transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas, que realiza trocas com alta rapidez e precisão, para elevar o SLS AMG Black Series a um novo nível. O pacote AMG Aerodynamics é oferecido como opcional para elevar ainda mais o desempenho dinâmico do veículo. 

Black Series – um nome bem conhecido entre os entusiastas e especialistas em automóveis. Prosseguindo a sequência iniciada com o SLK 55 AMG Black Series (2006), o CLK 63 AMG Black Series (2007), o SL 65 AMG Black Series (2008) e o C 63 AMG Coupé Black Series (2011), o quinto expoente marca a entrada da Black Series numa nova dimensão. 

“O novo SLS AMG Coupé Black Series é resultado de um estudo perfeito, que transfere cem por cento da tecnologia e engenharia do automobilismo esportivo para as estradas. Nós nos inspiramos no sucesso mundial do carro de corridas SLS AMG GT3 produzido em série, tanto do ponto de vista conceitual como no nível tecnológico. Trazendo consigo numerosos componentes com peso reduzido e um fascinante comportamento dinâmico, nosso quinto modelo da Black Series garante o mais puro e inalterado desempenho esportivo. O SLS AMG Coupé Black Series é a mais avançada opção para quem deseja andar rápido e experimentar uma dirigibilidade emocionante”, afirma Ola Källenius, presidente da Mercedes-AMG GmbH. 

“O modelo asas de gaivota mais rápido de todos os tempos chama-se SLS AMG Coupé Black Series. Os fãs de carros super esportivos de alta performance ficarão fascinados por seu conteúdo de alta tecnologia. A base para o apaixonante desempenho e o supremo dinamismo de direção é constituída por numerosos novos desenvolvimentos nas áreas do motor, transmissão automática, suspensão e aerodinâmica, – que têm alta prioridade em nossa estratégia “AMG Lightweight Performance”. Esforços concentrados no design visando à redução de pesos resultaram num peso em ordem de marcha, segundo a norma DIN, de apenas 1.550 quilos”, ressalta Tobias Moers, coordenador geral de desenvolvimento de veículos e membro do conselho de administração da Mercedes-AMG GmbH. 

Motor AMG 6,3 litros V8, uma garantia de dinamismo emocionante 

O motor AMG 6,3 litros V8 com performance ainda mais elevada, gerando uma potência de 464 kW (632 cv) e torque de 635 Nm, dá certeza de um comportamento dinâmico emocionante, fazendo do SLS AMG Coupé Black Series o automóvel AMG de alto desempenho com motor a combustão mais potente na atualidade. Somente o SLS AMG Coupé Electric Drive, com potência máxima de 552 kW, oferece uma reserva de força maior. 

O SLS AMG Coupé Black Series acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A velocidade máxima é 315 km/h. Os 44 kW (60 cv) adicionais de potência, em comparação aos 420 kW (571 cv) disponíveis no SLS AMG, foram alcançados assim: 

· Aumento da rotação máxima de 7.200 para 8.000 rpm 

· Trem de válvulas completamente reprojetado, com ressaltos modificados, geometria dos comandos adaptada e tuchos otimizados com revestimento especial, normalmente utilizado apenas em veículos de corrida 

· Modificação nos dutos de admissão de ar: maior abertura e adaptação para a nova rotação máxima do motor 

· Adaptação do programa de gerenciamento do motor e aumento da pressão máxima 

Os engenheiros da Mercedes-AMG melhoraram ainda mais a montagem do virabrequim, visando maior estabilidade no exigente regime de uso em competições. As alterações incluíram também modificação nas perfurações para o óleo no virabrequim, novos mancais, uma nova bomba de óleo e conexões de alta resistência para as bielas. Os sistemas de resfriamento da água e do óleo também passaram por uma completa reformulação. O motor V8 AMG do SLS AMG Coupé Black Series também conta com um sistema especial de fixação, em que coxins pressurizados a gás unem o motor à carroceria, eliminando eficientemente reações indesejadas à aceleração nas situações dinâmicas extremas das pistas de corrida. O motor AMG 6,3 litros V8 é construído à mão na seção de acabamento manual da fábrica de Affalterbach, seguindo a filosofia “um homem, um motor”, em que cada motor é montado por um único técnico. A qualidade da manufatura manual é confirmada pela etiqueta preta AMG colocada no motor, trazendo a assinatura do engenheiro que realiza a montagem – uma marca registrada dos modelos Black Series. 

O motor de oito cilindros aspirado, instalado logo atrás do eixo dianteiro, oferece respostas de carro de corrida e elevação de giros mais rápida que nunca. A disposição esportiva do poderoso motor V8 AMG também transparece em sua sonoridade: o projeto do novo sistema de escapamento esportivo AMG, pela primeira vez feito de titânio, utiliza silenciadores centrais e traseiros especiais que proporcionam um som mais poderoso e ainda mais impactante. A troca do aço pelo titânio levou a uma redução de peso substancial: com pouco menos de 17 quilos, o novo sistema de escapamento esportivo AMG é cerca de 13 quilos mais leve que o anterior. O novo sistema dispõe das ponteiras duplas especiais para maior desempenho. 

Aplicação sistemática da estratégia AMG Lightweight Performance 

Máxima redução: com peso líquido de 1.550 kg (DIN), o novo SLS AMG Coupé Black Series não apenas é 70 kg mais leve que o SLS AMG, mas alcança também a melhor relação peso/potência entre todos os veículos AMG Black Series até hoje. O índice de 2,45 kg/hp é suficiente para uma equiparação à altura com carros de competição. Esta proporcionalidade é possível graças à aplicação sistemática da estratégia “AMG Lightweight Performance”. Numerosos componentes da carroceria, como o capô, o painel traseiro por trás dos bancos em concha esportivos AMG, os reforços diagonais na parte inferior do monobloco e o tubo de torque entre o motor e a transmissão são inteiramente feitos de material composto de fibra de carbono (plástico reforçado com fibra de carbono). 

Enquanto a versão normal do tubo de torque com proteção feita em alumínio fundido pesa 26,6 quilos, o tubo de torque de fibra de carbono pesa apenas 13,3 quilogramas. Como anteriormente, a transmissão da força entre o motor e a transmissão de dupla embreagem (transeixo) montada junto ao eixo traseiro é feita por um eixo de plástico reforçado com fibra de carbono (CRP) que pesa apenas 4,7 kg. Várias peças da estrutura espacial de alumínio também foram substituídas por componentes de CRP. Uma bateria de íons de lítio é usada no lugar da bateria convencional para acionar o motor de arranque, economizando oito quilos no peso do carro. 

Transmissão com dupla embreagem para um desempenho ainda mais emocionante 

O conjunto do sistema de transmissão é mais um fator que contribui para o comportamento dinâmico diferenciado do SLS AMG Coupé Black Series. A transmissão esportiva de sete marchas AMG SPEEDSHIFT DCT fica dez milímetros mais baixa para rebaixar o centro de gravidade do veículo e é fixada à carroceria por coxins pressurizados a gás para evitar ciclos de tensão. A transmissão de dupla embreagem dispõe de quatro modos de operação (C, S, S+ e M). As opções “Sport plus” (S+) e “Manual” (M), em particular, asseguram um comportamento significativamente mais esportivo do que os modelos SLS AMG e SLS AMG GT. Além de maior velocidade nas trocas de marchas, a redução no tempo de resposta aos comandos do motorista e a rigidez das trocas contribuem para o maior dinamismo. 

Um item ainda mais empolgante é a função de dupla debreagem (punta-taco) nas reduções de marchas: os toques do acelerador nas trocas são mais fortes e mais audíveis que nunca, graças ao sistema de escapamento AMG de titânio. Também há um novo modo M temporário. Quando o carro estiver sendo usado nos modos C, S ou S+, ele permite que o motorista ative o modo manual sem ter que remover as mãos do volante, bastando pressionar uma vez uma das borboletas (shift paddle) de comando do câmbio. No modo manual (M) temporário, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os modos de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isto permite que o condutor volte toda sua atenção ao impressionante desempenho do veículo. 

Novo bloqueio eletrônico AMG do diferencial 

Um novo bloqueio de diferencial AMG controlado eletronicamente com menor relação substitui a versão mecânica. Ele é integrado à compacta carcaça da transmissão. O sistema pode variar o efeito de bloqueio na aceleração ou desaceleração. Além disso, a eletrônica responde com maior sensibilidade, assegurando excelente tração para as rodas motrizes em qualquer nível de fricção. O bloqueio do diferencial traseiro eletrônico AMG também contribui para a segurança: em slaloms ou mudanças de faixa em alta velocidade o sistema aumenta a estabilidade. O sistema ESP (Electronic Stability Program – programa eletrônico de estabilidade) de três estágios, equipamento de série, dispõe das funções “ESP ON”, “ESP SPORT Handling Mode” e “ESP OFF” e trabalha precisamente sintonizado ao bloqueio de diferencial traseiro AMG. O mesmo ocorre com a função RACE START, que garante tracionamento perfeito na arrancada juntamente com o bloqueio eletrônico do diferencial. 

Suspensão AMG RIDE CONTROL e pneus esportivos 

O chassi e a suspensão do SLS AMG Coupé Black Series também são novos. A configuração básica, com braços triangulares duplos de alumínio nas quatro rodas não mudou, mas praticamente todos os componentes foram modificados para melhorar a performance em pistas de corrida. 

Os novos aperfeiçoamentos incluem: 

· Suspensão esportiva de alto desempenho AMG RIDE CONTROL, com acerto básico mais rígido e amortecimento controlado eletronicamente com dois estágios (Sport e Sport +), permitindo ajuste individual para o estilo de direção pessoal do condutor; 

· Molas helicoidais ao redor dos amortecedores permitem ajuste das cargas de cada roda para uma regulagem personalizada para adaptação às pistas; 

· Elastocinemática 50 / 42 % mais rígida (eixo dianteiro / traseiro) para maior estabilidade em sequências de curvas rápidas; 

· Bitola aumentada em 20 / 24 mm (dianteira / traseira) para maior aderência em curvas rápidas; 

· Novos cubos de rodas dianteiros e nova regulagem do estabilizador dianteiro para maior aderência e menor ângulo de rolamento em curvas rápidas; 

· Rodas AMG forjadas de liga leve com 10 raios, com design especial mais leve e alta resistência, pintadas em preto fosco com acabamento em alto brilho, nas dimensões: 10×19 na dianteira; 12×20 na traseira. Redução de peso: 4,0 kg; 

· Novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, 275/35 R 19 na frente e 325/30 R 20 atrás, para maior aderência e limite mais alto nas curvas; 

· Direção AMG sensível à velocidade com novas características de assistência para assegurar ótima precisão e controle do veículo. 

Sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance de série 

O sistema de freios do SLS AMG Coupé Black Series garante excelente desempenho na desaceleração do veículo e estabilidade excepcional. O sistema de freios de composto de cerâmica AMG de alta performance é equipamento de série. Os discos de cerâmica medindo 402 x 39 mm na dianteira e 360 x 32 mm na traseira tem maior dureza para aumentar a estabilidade térmica, além de peso reduzido em cerca de 40 por cento. Devido à redução das massas não suspensas, eles também otimizam o conforto e a aderência do carro. A redução de massas rotativas no eixo dianteiro contribui para uma resposta mais direta ao volante. Economia de peso com o sistema de freios AMG de cerâmica de alta performance comparado a um sistema convencional de aço/alumínio: 16 kg. 

Design inspirado pelo carro de corrida da série SLS AMG GT3 

O design do SLS AMG Coupé Black Series traz um fascínio especial devido à semelhança com o carro de corrida da série SLS AMG GT3. O asas de gaivota desenvolvido segundo as regras da categoria GT3 da FIA rapidamente tornou-se um sério competidor entre a elite dos super carros esportivos. 

Na temporada de 2012, o SLS AMG GT3 participa de mais de 15 campeonatos em quatro continentes. A tripla vitória na 24 Horas de Dubai, em janeiro de 2012, três títulos de pilotos e de equipes no Campeonato Europeu da FIA GT3, ADAC GT Masters, Campeonato Mundial FIA GT1 e numerosas subidas ao pódio em corridas curtas, com 4 a 6 horas, comprovam o desempenho esportivo do SLS AMG GT3 em grande estilo. Até este momento (28 de outubro de 2012), o carro conquistou 37 vitórias na temporada. 

Para-lamas alargados em 13 mm na frente e 26 mm atrás, de cada lado, criam o espaço necessário para os pneus esportivos com 275 mm e 325 mm de largura. Faróis escurecidos e lanternas traseiras com molduras negras dão ao SLS AMG Coupé Black Series um visual mais musculoso e agressivo. O balanço aerodinâmico do veículo é otimizado pelos conjunto dianteiro e o traseiro, que conta com difusor, juntamente com as saias laterais com design especial Black Series, que inclui um divisor de fluxo dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono, insertos em carbono nas saias laterais e conjunto traseiro em fibra de carbono. As entradas de ar aumentadas com detalhes em fibra de carbono asseguram ótimo fluxo para os módulos de arrefecimento dianteiros. 

Como no SLS AMG GT3, o capô de fibra de carbono tem uma saída de ar central. Além de dissipar o calor do motor, esta saída também aumenta a força aerodinâmica sobre o eixo dianteiro e contribui para melhoria do coeficiente aerodinâmico (Cd). A barbatana horizontal em forma de asa e o alojamento da estrela na grade do radiador tem acabamento em preto com alto brilho, combinando com os retrovisores externos e as barbatanas no capô. O inserto de fibra de carbono nos lados com saída de ar e um barbatana negra provém do GT3. Este item também ajuda a reduzir a temperatura dentro do compartimento do motor. O objetivo é conseguir máxima estabilidade térmica, mesmo em duras condições de corrida. 

Rodas forjadas AMG em preto fosco, com design especial Black Series 

Um detalhe que chama a atenção nas laterais é a integração das saias aerodinâmicas, que combinam com as linhas da carroceria de forma bastante atraente. Os elementos em carbono ao longo da parte inferior das laterais dão continuidade à linha do divisor aerodinâmico dianteiro até a traseira do carro. Rodas forjadas AMG numa série com design especial com 10 raios, pintadas em preto fosco com acabamento em alto brilho, permitem entrever o sistema de freios de cerâmica AMG de alta performance. Rodas forjadas AMG em preto fosco com o centro em alto brilho são oferecidas como opcionais. 

A traseira do SLS AMG Coupé Black Series ostenta uma aparência poderosa, à altura da mostrada na frente do carro. Os largos arcos sobre as rodas e o marcante difusor traseiro são os detalhes que mais chamam a atenção nessa área. O difusor se estende além do perfil do conjunto traseiro e proporciona mais força vertical sobre o eixo traseiro. Isto resulta em maior estabilidade direcional em altas velocidades. Aberturas de ventilação visíveis por trás das grades pretas servem para controlar a saída de ar quente na região do sistema de escapamento AMG de titânio. Os dois conjuntos de ponteiras cromadas duplas com seção transversal quadrada dão uma demonstração visual da potência e dinamismo do super carro esporte, que é respaldada por uma sonoridade à altura do visual. O exclusivo logotipo AMG com o letreiro Black Series contrastante em preto adiciona um discreto, porém marcante toque à parte superior direita da tampa do porta-malas. 

Pacote AMG Aerodynamics com componentes em fibra de carbono 

O SLS AMG Coupé Black Series pode ser aperfeiçoado ainda mais com o sistema opcional AMG Aerodynamics. Este pacote de acessórios inclui um aerofólio traseiro fixo e ajustável de fibra de carbono no estilo do SLS AMG GT3 no lugar do defletor original, que se abre automaticamente em velocidade acima de 120 km/h. O aerofólio traseiro é fixado por peças de alumínio num inserto especial sobre a tampa do compartimento de bagagem e ajuda a aumentar ainda mais a força aerodinâmica sobre o eixo traseiro – um resultado do efeito do chamado “Gurney flap”, acessório que leva o nome de seu inventor, o piloto, designer e dono de equipe de competições americano, Dan Gurney. A lâmina com oito milímetros posicionada na borda do defletor em ângulo de 90 graus provoca um aumento na pressão vertical sem aumentar significativamente o arrasto aerodinâmico. O aerofólio traseiro é complementado por aletas na parte da frente que reduzem a força vertical sobre o eixo dianteiro, em oposição às aletas posicionadas mais para o centro, também em fibra de carbono, que servem para otimizar o fluxo de entrada de ar para os módulos de arrefecimento. 

A expressiva cor “AMG solar beam” (raio de sol) é oferecida com exclusividade para o SLS AMG Coupé Black Series. Seis outras opções de pintura externa da gama SLS AMG também estão disponíveis, inclusive o cinza fosco “designo magno alanite”. 

Interior esportivo e funcional de alta qualidade 

A atmosfera funcional e esportiva de um carro de corrida domina o interior do SLS AMG Coupé Black Series, com materiais de alta qualidade combinados a uma manufatura de alta precisão e elegantes detalhes de design. Há duas opções de cores: Alcantara preto ou uma combinação de Alcantara preto e vermelho. Na opção com dois tons, os painéis centrais das portas e as aplicações no console central e acima do porta-luvas tem acabamento em vermelho. O volante AMG Performance com a parte inferior plana é recoberto de Alcantara em toda a volta, proporcionando uma melhor “pega” ao condutor. A parte superior do volante tem uma marca vermelha na posição das 12 horas. O aro de metal autêntico tem acabamento em preto brilhante para combinar com o preto em alto brilho da área ao redor das aberturas de ventilação. Um detalhe exclusivo e de alta qualidade da Black Series é a chamada “junção 3D”, que corre horizontalmente ao longo do painel: uma fina fixa de Alcantara em cor antracite que se estende por toda a largura da forração em couro. Os pontos em vermelho contrastante dão um toque refinado ao acabamento da junção 3D, ressaltando a qualidade da manufatura manual. 

A combinação de couro designo e Alcantara está em todo o interior – na parte inferior do painel, por exemplo, nos painéis centrais das portas e nos bancos esportivos AMG tipo concha, cujas seções centrais são revestidas de Alcantara. Emblemas AMG incrustados nos apoios de cabeça são outros detalhes que chamam a atenção. Além de proporcionarem excelente apoio lateral em curvas de alta velocidade, os assentos esportivos AMG também são 15 quilogramas mais leves que os bancos esportivos AMG de série. 

A ausência do sistema multimídia COMAND APS reduz o peso do veículo em mais seis quilos, numa demonstração do caráter irredutivelmente purista do SLS AMG Coupé Black Series. No lugar da tela entre as saídas de ar, um elemento em fibra de carbono ajuda a criar um ambiente autêntico de carro de competição. O COMAND APS é disponível como opcional para instalação fora da fábrica. Os ocupantes do veículo também irão notar a presença da fibra de carbono em todo o console central onde fica a AMG DRIVE UNIT. Destaques marcantes são criados pelos cintos de segurança vermelhos e as costuras contrastantes também vermelhas nos bancos esportivos AMG, console central, nas partes superior e inferior do painel e nos painéis das portas. Os tapetes também têm bordas vermelhas. 

Sistema de som envolvente de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG 

Um dos destaques entre os equipamentos opcionais e acabamento do carro é o sistema de som de alta performance envolvente Bang & Olufsen BeoSound AMG, desenvolvido pela Mercedes-Benz e Mercedes-AMG juntamente com a renomada empresa especialista em áudio dinamarquesa Bang & Olufsen. O sistema Bang & Olufsen BeoSound AMG com Dolby Digital 5.1 proporciona uma exclusiva experiência musical da mais alta categoria. Isto se dá por meio de um amplificador com 1.000 W e 11 altofalantes, juntamente com uma precisa distribuição dos sinais sonoros por um processador de sons de acordo com as posições selecionáveis – motorista, copiloto e central. O processador de sons digital DSP permite também que o motorista possa optar entre o sistema de som de alta qualidade (“Reference”) e uma opção de som envolvente. Todas as funções são comandadas pelo sistema COMAND APS (opcional), por um menu especial da Bang & Olufsen. Os tweeters especiais de 50 W iluminados dão um toque especial ao painel. O subwoofer de 250 W é montado no porta-volumes traseiro. Coberturas dos alto-falantes de alta qualidade com o logotipo Bang & Olufsen indicam o caráter exclusivo desse aperfeiçoado sistema de som. 

Outras opções de individualização oferecidas incluem: 

· Espelho retrovisor externo AMG em fibra de carbono 

· Cobertura do motor AMG em fibra de carbono 

· Pacote interior AMG em fibra de carbono 

· Sistema de informação e entretenimento AMG (incluindo COMAND APS, AMG Performance Media e câmera de ré) 

· Interface de mídia 

O lançamento do SLS AMG Coupé Black Series no mercado europeu ocorrerá a partir de junho de 2013.

Esportes

Coluna “Mecânica Online”: O mais rápido da imprensa automotiva

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Tarcisio Dias*

No mês de março de 2024, a Audi do Brasil comemora sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade.

Uma das ocasiões mais marcantes para a imprensa automotiva, junto com a Audi, foi o evento de lançamento do R8 GT em 2011 – uma série limitada de 333 unidades, com apenas três destinadas ao Brasil e preço de R$ 1 milhão – e a oportunidade de alcançar a velocidade final do modelo numa reta plana de cerca de 5 km.

A pista de ensaios de voos da Embraer, em Gavião Peixoto, próximo a Araraquara, no interior paulista, a 310 km da capital, foi o local escolhido para essa aventura. É a mais longa pista das Américas — são 4.967 metros de comprimento por 45 metros de largura de asfalto perfeito.

Antes de prosseguirmos, vamos à Mecânica Online. O veículo apresentava uma motorização V10 de 5,2 litros —  um motor aspirado também utilizado no Lamborghini Gallardo LP560-4 – que produzia 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.500 rpm.

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A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em apenas 3,6 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h. O câmbio era o R-Tronic, um manual robotizado de embreagem única, com pneus dianteiros 235/35R19 e traseiros 295/30R19.

Antes de entrarmos na pista, todos os participantes receberam um uniforme completo de piloto, passaram por pesagem e participaram de uma preleção para entender a dinâmica da ação.

Depois foi a vez de entrar no R8 GT, apertar os cintos de segurança de quatro pontos e observar a pista de pouso e decolagem que desaparecia no horizonte, aguardando a bandeira verde e a verificação dos pneus P Zero (44 libras na frente, 46 atrás). Tudo cercado por muita atenção e cuidados, com a segurança em primeiro lugar.

Alinhamos junto aos cones para a verificação final. A pista é larga e vamos ao volante tendo como carona o piloto Andre Nicastro, que dá as simples instruções: acompanhe a faixa contínua pintada na pista e nada de movimentos bruscos na direção.

Bandeira verde e pé na tábua! O motor ronca alto, mas não tão alto a ponto de atrapalhar. Em 3,6 segundos já estamos a 100 km/h, mas a largura da pista dificulta a percepção da velocidade, tudo parece passar rapidamente pela janela.

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Mantendo o pé no acelerador, o ponteiro do conta-giros se aproxima da faixa vermelha. Na quarta marcha atingimos 235 km/h, na quinta 290 km/h, na sexta… e o carro continua ganhando velocidade. A essa altura, se estivéssemos em um jato Embraer 190, já teríamos decolado.

No entanto, não decolamos, e um leve tremor no volante vem da pista irregular. Com uma grande asa traseira segurando o R8 GT no chão e tração nas quatro rodas, o carro permanece firmemente estável, não exigindo habilidades especiais.

A cerca de 300 km/h, o velocímetro digital se estabiliza. Há a clara sensação de que o som do motor V10 está ficando para trás… Para os observadores do lado de fora, próximo ao hangar, o som se assemelha ao de um caça a jato em voo rasante. Foi emocionante ver e ainda mais acelerar tudo isso!

Após aproximadamente 1 minuto e 40 segundos, passamos pelo posto de cronometragem: o velocímetro mostra impressionantes 330 km/h, topou no máximo. Faltou dizer que o modelo em testes veio direto da Alemanha para essa aventura e permitia atingir os 330 km/h, superior aos 320 km/h anunciado na ficha técnica.

Hora de mover o pé do acelerador para o freio, reduzindo a velocidade e o Audi responde prontamente.

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Ao final, a mente continua acelerada. Na curva fechada para voltar ao hangar, o velocímetro mostra 140 km/h, mas a sensação é de que o carro está quase parado, como se estivesse manobrando para estacionar em um supermercado.

Dos 5 km percorridos, 1,4 km foram dedicados à desaceleração e frenagem, uma distância mais do que suficiente considerando os freios de fibra de carbono. Devido à absoluta planicidade da pista, é possível perceber a curvatura da Terra, já que não se avista o final da pista.

De volta ao hangar, fui informado da velocidade máxima registrada: exatos 326,545 km/h. Foi uma experiência extremamente interessante e emocionante, ainda mais por ter sido o mais rápido da imprensa automotiva e por conquistar um prêmio especial e único pela realização.

A Audi realizou essa ação por dois dias, mais de 50 vezes, levando outros jornalistas e a própria equipe da Audi. Para isso, só precisou de reabastecimento (cinco litros de gasolina gastos a cada trecho) e da troca de um filtro de ar, mostrando a confiabilidade do modelo.

Na época, a liderança da Audi do Brasil estava sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Kakinoff, que sempre esteve presente nos eventos da marca com a imprensa, e não foi diferente dessa vez.

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Foi um sábado memorável para todos os membros da imprensa automotiva, um verdadeiro parque de diversões para adultos!

E agora, ao comemorar seus 30 anos de Brasil, a Audi deve saber que a melhor maneira de garantir um futuro promissor é sempre lembrar das lições do passado e preservar seus valores, os quais muitas vezes, com as mudanças, acabamos perdendo, mas nunca é tarde para evoluir.

*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/.

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Alpha Notícias: JAC Motors passa dos 100 pontos assistenciais e amplia área de cobertura de pós-venda no Brasil

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Projeto “Oficina Credenciada – Expansão JAC Motors” é inédito, ousado e quer fomentar as vendas para novas localidades


A JAC Motors partiu para a estrada e foi buscar novos parceiros, visitando as cidades de todos os Estados do Brasil onde havia modelos da marca e potencial de vendas, realizando mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas dessas cidades e fechando com mais de 100 pontos assistenciais.

“Todas as cidades, sem exceção, foram visitadas presencialmente e, pelo menos, três ou quatro reuniões com os principais estabelecimentos de cada município foram feitos. Foi um trabalho monumental da nossa equipe”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.


Na sequência, após vencida a etapa da documentação, as oficinas começaram a indicar os mecânicos para a realização de cursos de treinamento, objetivando a manutenção dos modelos elétricos da marca, mas também os veículos a combustão anteriormente vendidos no país.

Sob comodato, cada oficina recebeu um kit básico de ferramental para começar a trabalhar o pós-venda dos veículos da marca, composto por centrais eletrônicas de diagnósticos para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.

Também foi enviado para cada empresa um carregador wall box para carros elétricos. “Cerca de 70% dos municípios que receberam esses carregadores não tinham qualquer opção de recarga para modelos elétricos. Nós estamos colocando, portanto, mais de 70 novas cidades no mapa da eletromobilidade do país, uma vez que esses carregadores poderão ser usados por veículos de outras marcas”, destaca o COO da JAC Motors.

Nicolas lembra que, nos casos esporádicos em que um problema for mais complexo, as 110 oficinas contarão com o apoio dos Flying Doctors, equipe exclusiva com técnicos altamente treinados e disponíveis para resolver qualquer problema, seja por videochamada ou presencialmente em todo o Brasil.

Com um central de distribuição de peças, sediada em São Paulo, com mais de 12 mil itens catalogados, a JAC Motors vai estender às oficinas credenciadas a mesma performance que já emprega na remessa de peças de reposição para a rede de concessionários. “Nosso índice atual de atendimento é de 94% de envios para todos os pedidos de itens em um prazo de até 24 horas em um raio de 400 km e 48 horas para distâncias maiores”, finaliza o COO.
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Alpha Notícias: Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

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Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil


A nona edição do EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia está confirmada pela organização do evento e acontecerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do País conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, diz Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações. São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 12 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.
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