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sexta-feira, 2 de março de 2012

Alpha Notícias: Ford vence Prêmio Global de Mobiidade



Montadora mostra a sua visão dos carros do futuro

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A nova tecnologia de segurança apresentada pela Ford junto com a minivan B-MAX na Europa, que avisa automaticamente os serviços de emergência em caso de acidente, venceu o Prêmio Global de Mobilidade 2012 na categoria "Melhor Inovação Móvel na Área Automotiva e de Transporte", no Congresso Mundial da Mobilidade, em Barcelona.

Bill Ford, presidente do Conselho da Ford, fez o discurso principal do evento, mostrando a visão da marca para os carros do futuro. Segundo ele, os veículos conectados são o caminho para evitar o saturamento do trânsito, considerando que a frota mundial de veículos vá crescer do atual 1 bilhão para 4 bilhões em meados do século. A proposta é criar uma rede global de transporte que utilize a comunicação entre veículos, a infraestrutura de transporte e dispositivos móveis pessoais.

"Se não fizermos nada, poderemos enfrentar um congestionamento global, com desperdício de tempo, energia e recursos, comprometendo o fluxo do comércio e serviços de saúde", disse Bil Ford. "A necessidade de cooperação entre as indústrias automotiva e de telecomunicações será maior do que nunca. Já é hora de olharmos para os carros na rua como fazemos com os smartphones, laptops e tablets: como partes de uma rede muito maior e mais complexa."

Modelo para a mobilidade

O "Modelo para a Mobilidade" da Ford busca soluções para problemas que já estão se tornando realidade em grande mercados do mundo. Em São Paulo, os congestionamentos normalmente passam de 160 km e o tempo médio de deslocamento é de 2 a 3 horas diárias. Mesmo assim, a venda de carros cresce a taxas anuais de 7,5%.

O problema não se limita aos mercados emergentes. Na Inglaterra, por exemplo, o custo do tempo perdido nos congestionamentos deve chegar a cerca de US$35 bilhões por ano em 2025. O plano da Ford prevê metas de curto, médio e longo prazo.

Sistemas móveis de comunicação

Como metas de curto prazo, no período de 5 a 7 anos, a Ford planeja as seguintes ações:

*       Estar na linha de frente no desenvolvimento de sistemas móveis de comunicação embarcada, com comando intuitivo e interfaces que alertem o motorista sobre o trânsito e acidentes;
*       Desenvolver projetos como os sistemas de alerta veículo a veículo testados atualmente no Centro Europeu de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford em Aachen, Alemanha, e aumentar a capacidade dos controles inteligentes de velocidade;
*       Oferecer uma experiência de direção mais eficiente, segura e conectada, com funções autônomas limitadas para estacionamento e deslocamento em baixa velocidade - aproveitando as funções existentes de Assistência Ativa de Estacionamento, Controle de Cruzeiro Adaptativo e Parada Ativa na Cidade;
*       Desenvolver novos modelos de propriedade de veículos, como por exemplo a parceria da Ford com a Zipcar, o maior clube de serviço de compartilhamento de carros do mundo.

A Assistência em Emergência Ford, premiada agora, é um exemplo de inovação. Ela funciona integrada ao sistema de conectividade SYNC, com comandos de voz, e faz uma chamada de emergência usando o celular dos ocupantes via conexão Bluetooth, com mensagem gravada, se um airbag ou a válvula de corte de combustível são ativados. O sistema também identifica o local do acidente pelo GPS, garantindo um socorro rápido que pode salvar vidas.

Direção semiautônoma

           Para o período de 2017 a 2025, o plano prevê:

*       A introdução de tecnologias de direção semiautônoma, incluindo piloto automático acionado pelo motorista e comboio de veículos em situações especiais - tecnologias que proporcionarão maior segurança e funções de assistência ao motorista, mas permitirão ao motorista assumir o controle se necessário;
*       Aumentar significativamente a interação entre os veículos, usando o poder cada vez maior de computação e os sensores a bordo para ajudar a reduzir o número de acidentes nos cruzamentos e permitir a mudança semiautônoma e autônoma de faixa nas rodovias;
*       A infraestrutura de comunicação dos veículos entre si e com a núvem permitirá aos veículos sugerir alternativas de transporte para fugir dos congestionamentos e reservar vaga de estacionamento no destino;
*       A criação de uma rede integrada de transporte com estações públicas de recarga para veículos elétricos;
*       Novas opções de veículos urbanos, com o lançamento de modelos para um, dois e três passageiros.

Rede inteligente

           No horizonte de 10 anos ou mais, as previsões incluem:

*       Um cenário de transporte radicalmente diferente, onde o tráfego de pedestres, bicicletas, carros pessoais, veículos comerciais e públicos estará interligado a uma rede única, economizando tempo e recursos, com menos emissões e maior segurança;
*       Introdução de veículos inteligentes capazes de navegação totalmente autônoma, com maior tempo de uso do piloto automático, além de funções de estacionamento autônomo; e 
*       Desenvolvimento de uma verdadeira rede de soluções de mobilidade, com o aumento do uso de serviços compartilhados conectados e eficientes como complemento dos veículos individuais, e modelos de negócios totalmente novos voltados para a mobilidade pessoal.

Hyundai Genesis é considerado o carro médio Premium mais confiável



Modelo recebeu as notas mais altas em seu primeiro ano de avaliação

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Hyundai Genesis sedan chegará às concessionárias da marca nas próximas semanas com um importante título, o modelo foi o mais bem avaliado na categoria dos carros médios Premium no Estudo de Confiabilidade de Veículos 2012 da J.D. Power and Associates.  No estudo, o Hyundai também terminou em nono lugar na classificação geral, demonstrando que o comprometimento da empresa com a qualidade se traduz em confiança a longo prazo para os clientes.

A J.D. Power and Associates faz uma pesquisa com proprietários três anos após a aquisição dos veículos. Por isso, 2012 foi o primeiro ano em que o Genesis foi incluído na avaliação de confiabilidade. O carro foi o primeiro a receber o título da categoria logo no primeiro ano de participação.

O estudo de confiabilidade de veículos da J.D. Power and Associates quantifica os problemas vivenciados nos últimos 12 meses pelos compradores originais de veículos com três anos (ano-modelo 2009), pesquisando 202 diferentes tópicos em todas as áreas dos veículos. A confiabilidade geral é determinada pelo número de reclamações para cada 100 unidades, sendo que o menor número de ocorrências indica maior qualidade.

A Hyundai tem mostrado consistente progresso nessas avaliações, reduzindo o número de ocorridos por 100 veículos em 75 pontos nos últimos cinco anos.

Reconhecimento

Além dessa importante premiação, o sedan Genesis, lançado em 2009, garantiu à Hyundai pela primeira vez a honra de receber o prêmio North American Car of the Year (Carro do Ano na América do Norte).

O Genesis sedan conquistou mais de 20 títulos dos mais importantes órgãos de mídia e organizações automotivas da América do Norte desde seu lançamento em 2009. A lista de troféus inclui prêmios da J.D. Power and Associates, Motor Trend, AutoPacific, Cars.com e das publicações mais renomadas de associações de consumidores, além do título de Carro do Ano.

O Genesis é construído com arquitetura de tração traseira da Hyundai, voltada ao desempenho. Com tecnologia rivalizando com a dos mais caros sedans de luxo, acessórios de conveniência como partida por botão e classificado com cinco estrelas nos testes de segurança da National Highway Traffic and Safety Administration - órgão do governo americano que avalia a segurança automotiva -, o Genesis está entre os melhores carros da categoria Premium.

Alpha Esportes: World Series completa 10 anos com carro novo e moral alta



Campeonato surge em 2012 à frente da GP2 como principal campeonato de revelação de pilotos para a F-1

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A World Series completa dez anos em 2012 ocupando uma posição privilegiada no automobilismo mundial: a de mais badalada categoria de formação de pilotos para a Fórmula 1, deixando para trás a GP2, que corre junto com a categoria principal.

Prova disso é a quantidade de pilotos reveladas para a F-1 nos últimos anos, como Sebastian Vettel, Robert Kubica, Heikki Kovalainen, Jaime Alguersuari, Kamui Kobayashi, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne, e os nomes que trocaram a GP2 pela World Series em 2011, como Jules Bianchi (piloto de testes da Force India) e Sam Bird (piloto de testes da Mercedes).

O interesse crescente na World Series atraiu até as escuderias: a Caterham se vinculou com a Arden, enquanto Marussia e Lotus também possuem as chamadas "equipes jr.". Um novo carro, que inclui o sistema de asa móvel similar ao utilizado na F-1, e um calendário que visita as principais pistas europeias, além das ruas de Mônaco e Moscou, formam a chamada "cereja do bolo".

Originada da Fórmula Nissan espanhola, que revelou Fernando Alonso, a World Series surgiu com o formato atual em 2002, tendo como campeão o brasileiro Ricardo Zonta, ex-piloto de F-1 e fazendo corridas nas pistas de Curitiba e Interlagos. Três anos depois, com o fim do contrato com a Nissan, a World Series passou a ser o principal campeonato da Renault.

Na cola de Zonta, que retornou à F-1 após ser campeão da World Series, muitos brasileiros disputaram o campeonato, como Enrique Bernoldi, Rodrigo Sperafico, Tuka Rocha, Cláudio Cantelli, Fábio Carbone, Danilo Dirani, Carlos Iaconelli, André Negrão, Luiz Razia, César Ramos, Mário Romancini, Alberto Valerio, Wagner Ebrahim, Luciano Gomide e Jaime Melo Jr.

Em 2012, três brasileiros estarão no grid: Yann Cunha, André Negrão e Lucas Foresti. Campeão da F-3 sul-americana e das 500 Milhas de Kart em 2010, Cunha acertou por duas temporadas com a equipe Pons. "É um campeonato completo, de altíssimo nível, que vem chamando a atenção por causa dos talentos revelados. No último teste de 2011, 50 pilotos treinaram de olho em um espaço", comenta o brasiliense.

"Tenho como objetivo principal neste ano aprender, para em 2013 entrar de cabeça e mal posso esperar para o início do campeonato, pois este carro é muito moderno e veloz, com câmbio borboleta de seis marchas e um motor V8 de aproximadamente 530 cavalos. Andar em Mônaco também será uma realização e espero fazer bonito nesta temporada de estreia", completa o piloto de 21 anos.

Com transmissão no Brasil pelo canal Bandsports, a World Series terá início no dia 5 de maio, em Motorland na Espanha. Serão 17 provas, configuradas em oito rodadas duplas, com a etapa de Mônaco tendo apenas uma prova.

Confira o calendário completo:

5 e 6 de maio: Aragón (Espanha)
26 e 27 de maio: Mônaco
2 e 3 de junho: Spa (Bélgica)
30 de junho e 1 de julho: Nurburgring (Alemanha)
14 e 15 de julho: Moscou (Rússia)
25 e 26 de agosto: A definir
15 e 16 de setembro: Hungaroring (Hungria)
29 e 30 de setembro: Paul Ricard (França)
20 e 21 de outubro: Barcelona (Espanha)

Alpha Esportes: Luiz Razia completa treinos da GP2 na pista de Jerez



Com o carro da Arden, brasileiro completou cerca de 200 voltas na primeira semana de testes visando a temporada 2012

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O brasileiro Luiz Razia completou nesta quinta-feira em Jerez de la Frontera a primeira bateria de testes pré-temporada 2012 da GP2. Nos três dias de treinos na pista espanhola, o piloto de 22 anos se reencontrou com a Arden, equipe que defendeu em 2008 e que o terá como líder neste ano.

Com o carro vermelho e branco número 23, o baiano aproveitou não só para se integrar melhor com os membros da Arden, mas, também, se adaptar às mudanças de regulamento. "Devido às mudanças no regulamento, existe muito trabalho a fazer, tanto com os pneus, que serão dois compostos por final de semana,
quanto também a aerodinâmica, que mudará da qualificação para corrida", destaca.

Depois de quase três meses sem atividades na GP2, Razia aproveitou bastante o tempo de pista. "Usamos sete jogos de pneus, dos quais cinco foram compostos duros e dois moles. Completamos 200 voltas e usamos mais de 480 litros de gasolina, com dez pit-stops e sete treinos de largadas", destaca o brasileiro, que integra o programa de talentos da Red Bull em 2012.

A GP2 volta às pistas na próxima semana, com três dias de testes no circuito de Barcelona. "Ainda há muito trabalho a fazer no próximo treino em Barcelona na próxima semana; até lá estamos analisando todos os dados e informações de Jerez", completa Razia.

Alpha Esportes: Sprint Race terá dois torneios dentro de temporada



Pilotos terão a disputa das taças Winter e Final Cup, com premiações polpudas para os vencedores

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A última semana foi de muitas novidades e atividades na Sprint Race, mais novo campeonato de turismo do Brasil, que possui o grid praticamente completo. Além de terem a chance de andar no carro em Interlagos antes do início do campeonato, dia 8 de abril, os pilotos inscritos na categoria receberam uma ótima notícia no formato da premiação: existirão dois prêmios dentro da temporada, além da competição principal.

A ideia, segundo Thiago Marques, promotor do campeonato, é gerar sempre ânimo aos competidores durante a temporada; por isso, foram criados duas Copas: Winter e Final. A primeira, como o próprio nome diz, acontece no inverno brasileiro, utilizando as etapas 4, 5 e 6, que dará ao vencedor um prêmio de 20 mil reais para ser utilizado na Sprint Race em 2013. A regra é simples: quem pontuar mais nessas três etapas, leva.

Já a Final Cup será disputada nas etapas 8, 9 e 10, que encerram a temporada, e terá uma premiação maior, de 30 mil reais ao vencedor, que também terá de ser investido em 2013. Contudo, se o campeão da Final foi o
mesmo da Winter, o prêmio não será cumulativo e o maior valor prevalecerá. "Se um piloto não tem chance de ser campeão na geral, pelo menos ele pode ganhar uma das copas e levar o prêmio", destaca Thiago.

Já o campeão geral receberá um prêmio de 50 mil reais. Caso o piloto seja o mesmo das outras duas copas, o prêmio irá para o segundo colocado. "Acredito que esta fórmula apimentará mais o campeonato como um todo. Os pilotos inscritos no campeonato aprovaram a ideia e agora queremos ver essa ideia na prática", completa Marques, que testou o carro preparado pela Racequip em Interlagos ao lado de Marco Garcia, Gustavo Trunci, Gui Sperafico, Adriano Amaral, Marcelo Rodrigues e Eduardo Serratto.

Alpha Notícias: A versatilidade das portas seccionais



Elas podem ser de alumínio, aço, com diversos tipos de acabamento

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

As portas seccionais possuem um sistema que economizam espaço, pois abrem para cima, podendo ser aplicada debaixo do teto, paralelamente ao telhado, ou verticalmente junto à parede, garantindo a passagem sem qualquer problema. "Ela é muito versátil, pois pode ser de folha de alumínio, aço, com diversos tipos de acabamento e pode ser usada em prédio comercial, industrial e até em residências. Diferentemente de outros modelos, esta porta tem melhor resolução técnica, apresenta menos problemas, pois, como não enrola, recolhe no teto da mesma forma que fica quando está fechada, tem um curso suave e seu grande segredo é trabalhar com molas de tensão.", destaca Flávio Pinto, da Hörmann Brasil.

Segundo ele, atualmente, a porta seccional é a principal linha de produto da multinacional alemã na filial brasileira. A porta integra-se perfeitamente como elemento de design, decorativo e funcional, em diferentes estilos de arquitetura industrial, indo desde as mais modernas até os pavilhões mais tradicionais. "O modelo ainda é pouco conhecido no Brasil e mesmo alguns engenheiros ou técnicos de gabarito desconhecem este produto.", conta o diretor.

O mercado brasileiro ainda trabalha com portas industriais artesanais e arcaicas. "São portas que funcionam com contrapeso, em que é colocado um peso de concreto com cabo de aço, que facilita o impulso do motor, quebra a inércia e levanta a porta, porém podem dar problemas facilmente. Já a porta seccional, não. Ela é toda vedada, tem pouca estrutura, ocupa pouco espaço e nada fica recolhido ou enrolado. Então, é um sistema tecnicamente melhor, tanto para prédios industriais como para residenciais.", explica Flávio.

Com tecnologia de alto nível, as portas seccionais industriais possuem automação eletrônica com sistema ajustado de uma forma perfeita, com produção própria de todos os componentes, economizando tempo e custo. "Por trabalhar com painel de aço duplo e com espuma de poliuretano, oferece resistência mecânica e excelente travamento. Mesmo tendo folha de aço, é um portão leve. O segredo é a espuma de poliuretano dentro, que dá essa vedação térmica, boa acústica e baixo peso próprio. Quem usa uma dificilmente irá querer de outro tipo.", detalha o diretor da Hörmann Brasil.

"Ela é uma das melhores soluções para centros logísticos, pois a porta seccional trabalha em conjunto com o nivelador de carga, e a perfeita combinação oferece agilidade, evita riscos e acidentes para operadores e
equipamentos.", finaliza Flávio Pinto.

Para conhecer mais este produto acesse

Alpha Notícias: Rodovias paulistas tem diesel mais barato do País


Texto: Assessoria de Imprensa

As rodovias BR 381 – Fernão Dias, Rodovia Anhanguera, dos Bandeirantes e Raposo Tavares que cortam o estado de São Paulo, têm os menores preços de óleo diesel do Brasil. Segundo último levantamento do Índice de Preços Ticket Car (IPTC) de fevereiro, os motoristas que trafegam por essas regiões pagam, em média, R$ 1,99 pelo litro do combustível, enquanto no estado do Mato Grosso, a BR 163 tem o maior valor do País, em média R$ 2,32/l.

Ainda segundo o levantamento, nos limites urbanos, São Paulo tem os melhores preços para o óleo diesel, a média cobrada é de R$ 1,99 por litro.

Alpha Notícias: Chery faz comunicado de recall para atender a legislação


Texto: Assessoria de Imprensa

A Chery Brasil comunica que a partir da próxima segunda-feira, 05 de março, inicia-se a circulação do comunicado do recall do modelo S18 nos meios de comunicação (mídias impressa, televisiva e radiofônica). O pedal do freio, se submetido à força ou pressão fora do usual, pode sofrer deslocamento para a esquerda, fato este que não compromete a função de frenagem do veículo.

Vale ressaltar que se trata de um recall "branco", uma vez que todos os 52 proprietários que adquiriram o modelo desde o início de sua comercialização, em janeiro de 2012, foram contatados e já compareceram a uma das concessionárias da marca para inspeção dos veículos e troca do conjunto de mecanismo de acionamento dos pedais.

Através do comunicado, a Venko Motors, importadora dos veículos Chery no Brasil, atende à legislação brasileira e reforça a convocação para todos os proprietários e clientes, mesmo tendo sido constatado através de laudo pericial a total eficiência do sistema de freios, bem como o atendimento às normas técnicas aplicáveis.

Alpha Esportes: Auto+ Entretenimento lança Top Series com projeto ambicioso para o Endurance no Brasil


Novos promotores anunciam mudança de nome e transformação técnica e promocional para elevar status do Campeonato Brasileiro de Endurance

Texto: Assessoria de Imprensa

Não é difícil entender a paixão despertada pelas corridas de longa duração, o maior desafio de velocidade e resistência do automobilismo, que conquistou fãs no mundo inteiro com as tradicionais provas de 24 horas, em Le Mans, Nurburgring, Daytona. O brilho deste estilo de competição está de volta às pistas brasileiras, pelas mãos da Auto+ Entretenimento, oficializada pela Confederação Brasileira de Automobilismo como a nova promotora do Campeonato Brasileiro de Endurance.

A empresa chega com a bagagem de quem exerceu recentemente papel fundamental na reformulação e consequente sucesso de categorias como o Trofeo Maserati, a partir de 2008, e o GT Brasil - o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, em 2010 e 2011. O novo objetivo da Auto+ Entretenimento é fazer do Top Series uma ótima opção de categoria para os pilotos brasileiros. "Estamos chegando com novas ideias e projetos para fazer o campeonato crescer muito rapidamente".

"Vamos trabalhar da mesma forma que desenvolvemos outras categorias desde a entrada da Auto+ no automobilismo brasileiro, em 2008", afirma Marcello Sant'Anna, presidente da Auto+ Entretenimento. A reformulação começa já pelo nome da categoria, que passa a se chamar Top Series e terá seis etapas, com
espaço em televisão aberta, na Band, e pacote de mídia com espaços também em outros veículos de comunicação, que farão a cobertura da temporada 2012.

"Vejo com bons olhos a chegada da Auto+ Entretenimento ao campeonato porque acho que este é o caminho para a revitalização do nosso Endurance", comenta o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro. "Estamos muito felizes por contar com uma empresa séria e competente como a Auto+ à frente do Endurance. Tenho certeza que está nascendo um campeonato forte, bem estruturado e bem organizado", acrescenta o piloto Paulo Gomes, atualmente diretor da CBA.

As seis etapas do novo Top Series preservam o formato "sprint race" das competições regulares de Endurance (mais curtas que eventos especiais como as 24 horas de Le Mans). Cada corrida terá três horas de duração - e todas elas serão mostradas em seus melhores e decisivos momentos durante uma hora pela Band. A Auto+ Entretenimento leva também ao Top Series um projeto de mídia bastante atrativo, exatamente como fez nas categorias que promoveu nos últimos anos, desde 2008.

O novo regulamento, ainda em fase de homologação na CBA, divide os carros em duas categorias, com dois grupos cada, para receber modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos de alto desempenho. Na Top 1, estarão os chamados "Furiosos", os carros GT2, GT3 e protótipos com motores acima de 2.000 cc sem superalimentação ou até 2.000 cc superalimentados. A Top 2 ficará reservada aos "Velozes", os carros GT4 e protótipos até 2.000 cc sem superalimentação.

O calendário está sendo concluído em parceria com a CBA e será divulgado em breve. "Convidamos todos os pilotos que fazem o automobilismo brasileiro, os apaixonados pelo Endurance, para este novo projeto da Auto+. Sabemos que eles são os responsáveis pelo show e nosso foco está direcionado aos competidores, para que juntos possamos fazer um campeonato de excelente qualidade", acrescenta Marcello Sant'Anna. "Hora de tirar a poeira dos carros para acelerarmos juntos no Top Series".

Alpha Notícias: Grupo Sogefi revoluciona sistemas de suspensão com molas helicoidais em FRP



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Grupo Sogefi acaba de lançar a primeira mola helicoidal do mundo produzida com material composto, visando a aplicação em Veículos de Passeio e Veículos Comerciais Leves. As molas em FRP (Polímeros com Fibras Reforçadas) são uma inovação extremamente ecológica: pesando entre 40% e 70% a menos do que as tradicionais, feitas em aço, elas contribuem para uma real redução no consumo de combustível. Além disso, a produção da Mola Helicoidal em FRP utiliza de 3 a 5 vezes menos energia no processo fabril, enquanto ainda assegura uma drástica redução na produção de resíduos e no uso de matéria-prima. De peso leve, a Mola Helicoidal em FRP permite produção em massa enquanto entrega grandes benefícios ao meio-ambiente.

A indústria de molas para aplicativos de produção em massa está atualmente baseada em aço. Tirando algumas reduções de peso realizadas durante os últimos 20 anos, esse material alcançou seus limites físicos. O processo de produção de aço exige também trabalho intenso e alto consumo de energia – ocasionado pelo uso de calor, tratamento da superfície, granalhagem etc.. Esses motivos inspiraram o Grupo Sogefi, que é reconhecido por inovar em peças automotivas, a investir no desenvolvimento de uma tecnologia completamente nova, visando melhorar o produto e seus componentes: a Mola Helicoidal em FRP.

O princípio mais importante por trás da inovação da Sogefi é aplicar as vantagens do material composto – que tem como base fibra de vidro e resina de epóxi (FRP) – em molas helicoidais automotivas. Isso incluiu o desenvolvimento de um novo processo, ecologicamente correto com redução de consumo de energia, como objetivo principal.

Uma análise do ciclo de vida do produto, feita pela Sogefi, mostra que os benefícios da Mola Helicoidal em FRP são significantes. As características do produto são consideráveis:

-          Redução de peso: entre 40% e 70% mais leve, equivalente à redução de 4 a 6 kg por veículo, o que também reduz o consumo de combustível

-          Durabilidade maior: não há oxidação e eliminação de corrosivos

-          Características de melhor conforto, direção e manuseio: redução de barulhos em superfícies duras e maior frequência angular própria

-          Maior segurança, eliminando o risco de quebras inesperadas

O processo de produção das Molas Helicoidais em FRP também é mais ecológico do que o padrão para o produto:

- Não há tratamento de quentura: o uso de energia é de 3 a 5 vezes menor do que o do processo do aço tradicional (a polimerização do material composto ocorre por volta dos 170ºC, enquanto para o aço é em 1.000ºC e 450ºC)

- Redução na emissão de CO₂: até 0,5g de CO₂ deixam de ser emitidos durante a produção

- Há menos etapas no processo: redução no numero de riscos e do uso de consumíveis (sem granalhagem, nem pintura)

- Não há tratamento de superfície: redução drástica dos resíduos e 100% reciclável

O design e o processo de produção da Mola Helicoidal em FRP da Sogefi foram patenteados. Eles também já estão impressionando fabricantes de veículos, respeitando suas especificações e garantindo lucros além de suas expectativas.

A Audi foi a primeira montadora a aceitar a revolucionária Mola Helicoidal da Sogefi. Em um desenvolvimento conjunto, a mola de plástico de fibra de vidro reforçada foi adaptada aos pedidos da Audi e será implantada em um modelo ainda não lançado.

“Seguindo a tradição de inovação do Grupo Sogefi, nós temos muito orgulho em apresentar a primeira mola helicoidal de material composto”, disse Emanuele Bosio, chefe executivo da Sogefi. “Estamos confiantes de que nosso pioneirismo tecnológico terá um papel importante nas futuras gerações de veículos ecológicos.”

Alpha Notícias: Noma anuncia patrocínio na Fórmula Truck



Fabricante paranaense de carretas será uma das principais apoiadoras do bicampeão brasileiro Roberval Andrade

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Às vésperas da primeira etapa da temporada 2012 da Fórmula Truck, a Noma do Brasil, uma das maiores fabricantes de carretas da América do Sul, acaba de anunciar o fechamento de patrocínio com o piloto Roberval Andrade, bicampeão brasileiro e campeão sul-americano da principal competição esportiva com
caminhões do país. A assinatura do contrato de apoio foi realizada nesta quinta-feira (2), na sede da Noma em Maringá com a presença do piloto e da direção da empresa.

O patrocínio é válido pelas 10 etapas brasileiras deste ano e pelas quatro corridas da disputa sul-americana. Com a parceria, a marca Noma ganhará visibilidade nas partes dianteira e traseira do caminhão, nas mangas do macacão do piloto e ainda, na plataforma de transporte, na "carreta oficina" e no chamado motorhome. Além disso, a empresa realizará diversos eventos internos e externos, ao longo do ano, relacionados à Fórmula Truck, tendo a presença de seus distribuidores e clientes em todas as corridas da temporada.

A decisão da empresa, de apostar em Roberval Andrade e em sua equipe RVR Motor Sport, surgiu da estratégia de relacionar a marca Noma a um piloto de ótimo caráter, extremamente profissional e acostumado a vitórias. Desde 2000 quando começou a correr, Roberval sempre disputou o título até a última etapa, (exceto em 2008); foi duas vezes vice-campeão e é o piloto que mais venceu no autódromo de Interlagos. "É um orgulho para a empresa poder apoiar a Fórmula Truck que é o mais importante evento esportivo do setor, ao lado de um profissional como o Roberval. Certamente teremos nossa marca fortalecida.", comemora Marcos Noma, presidente da Noma.

Roberval esteve na fábrica em Maringá, para conhecer a linha de produção e ficou impressionado com a área de desenvolvimento tecnológico da empresa. Segundo o piloto este é o início de uma longa parceria, com uma companhia focada em qualidade, que transmite otimismo e que atravessa um excelente momento, de crescimento constante, em linha com a Fórmula Truck no Brasil. "É um grande orgulho ter a Noma como patrocinadora. Meu avô e meu pai foram caminhoneiros e conheço a marca desde menino. É uma afinidade de longa data e espero retribuir a confiança com muitas vitórias", revela o campeão.

A primeira etapa da Fórmula Truck no Brasil acontece dia 4 de março, no autódromo Velopark, na cidade gaúcha de Nova Santa Rita.

Alpha Notícias: Sitivesp realiza Encontro de Repintura Automotiva em Santos



Realizado pela primeira vez na cidade, o treinamento é voltado a profissionais de pintura e funilaria

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), promoverá, no próximo dia 24 de março, o Encontro de Repintura e Complementos Automotivos, pela primeira vez realizado na cidade de Santos (SP). O encontro, direcionado aos profissionais de funilaria e pintura automotiva, ocorrerá na Escola SENAI Antonio Souza Noschese.

O evento tem como objetivo levar informações úteis às atividades dos profissionais do setor de funilaria, bem como apresentar tendências, tecnologias, produtos e técnicas de pintura. O encontro, bastante requisitado pelos profissionais, é organizado pela Comissão de Repintura e Complementos Automotivos do Sitivesp e já está em sua nona edição.

A programação do Encontro de Repintura e Complementos Automotivos contará com as seguintes palestras:

·         10h30: Linha do tempo na repintura automotiva (Paulo Antonio Donadio – Anjo Química)

·         11h15: Acerto de cores (Luciano Trindade – Sherwin-Williams Automotive Finishes)

·         12h00: Reparos rápidos e técnicas de alongamento (Leandro Gonçalves de Paula – AkzoNobel)

·         14h30: Polimento à base d’água (Alexandre Figueiredo – Maxi Rubber)

·         15h20: Pinturas especiais (Edmundo Novaes Soares – Basf)


Como participar

Podem participar do 9º Encontro de Repintura e Complementos Automotivos, de forma gratuita, aplicadores, donos de oficinas de repintura automotiva e demais profissionais interessados neste mercado. Os convites são distribuídos por oficinas de funilaria e de pintura automotiva e pelas indústrias patrocinadoras do encontro: AkzoNobel; DuPont; Glasurit; Maxi Rubber; Sherwin-Williams Automotive Finishes; Skylack; StarQuímica e Tintas Brazilian.

O Sitivesp também dispõe de um número de convites limitados para distribuir aos interessados em participar do encontro. A inscrição pode ser feita pelo telefone (11) 3262.4566, no horário comercial.

Serviço

“Encontro de Repintura e Complementos Automotivos”

Data: 24 de março de 2012

Horário: das 9h30 às 16h

Local: Escola SENAI Antonio Souza Noschese

Endereço: Rua Almirante Saldanha da Gama, 145, Santos (SP)

Inscrições pelo telefone: (11) 3262-4566 ou www.sitivesp.org.br.

Alpha Notícias: Livro reúne os carros mais marcantes de todos os tempos em edição ilustrada



Do Aston Martin ao Zonda, O livro do carro inclui imagens e detalhes técnicos de mais de 1.200 modelos

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Amantes da arte automobilística, loucos por motores, aficionados por design, curiosos e saudosistas certamente vão se apaixonar por esta coletânea dos veículos que fizeram história - e quanta história! Em O livro do carro, o leitor pode percorrer a longa e fascinante trajetória da indústria automobilística com incríveis detalhes visuais, além de acompanhar a análise de fatores históricos e econômicos que influenciaram o mercado automobilístico década a década, desde o surgimento do conceito de transporte pessoal criado por Karl Benz em 1885 até os modelos híbridos e menos poluentes do século XXI.

Entre as muitas curiosidades que esta enciclopédia ilustrada traz está a evolução da tecnologia dos motores, o surgimento das grandes marcas, como Mercedes, Rolls-Royce e BMW. Sem falar, claro, nos detalhes de cada um dos principais modelos, que ditaram a moda automobilística, cada um a seu tempo - desde o Ford T, passando pelo Cadillac, pelo Lincoln-Zephyr, pelo futurista DeLorean DMC-12, até os sonhos de consumo modernos (Lamborghinis, Audis, Ferraris) e mesmo os compactos urbanos cada vez mais populares. Para encerrar, uma lista de carros do futuro, ecologicamente corretos e com uma potência de motor e autonomia cada vez maiores.

Totalmente ilustrado

Para os menos habituados com o vocabulário automobilístico, o livro traz ainda um glossário dos termos mais usados quando o assunto é mecânica, modelos e até mesmo apelidos que alguns tipos de carro recebem em diferentes países. Incluindo imagens e detalhes técnicos de mais de 1.200 modelos e um apêndice que explica o funcionamento de um motor, este é o guia definitivo para uma viagem memorável pela história do automóvel.

Ficha técnica:

Título: O livro do carro: enciclopédia visual

Autor: Dorling Kindersley

Páginas: 360

Formato: 25 cm x 30 cm

Preço: R$ 119,90

Alpha Notícias: Concessionário Mercedes-Benz de Anápolis inaugura novas instalações



Instalações seguem o moderno projeto arquitetônico de identidade corporativa dos Concessionários da marca

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Seguindo o moderno projeto arquitetônico de identidade corporativa da Rede de Concessionários Mercedes-Benz, que se caracteriza por ambientes claros e amplos, com iluminação natural, a Anadiesel, de Anápolis, Goiás, já dispõe de novas instalações, à rodovia BR 060, km 102. São 5.600 m² de área construída, num terreno de 31.000 m². Destaque para 24 vagas na oficina e estacionamento para mais de 200 veículos.

Por meio da renovação ou relocalização dos pontos de venda e atendimento, a Mercedes-Benz estimula seus concessionários a atuarem mais próximos das operações dos clientes. Por exemplo, com instalações em rodovias de intensa movimentação, nas regiões que mais crescem no País. "Queremos atender bem, no lugar certo e com instalações adequadas ao perfil dos clientes e ao tipo de produto que necessitam", afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede Brasil da Mercedes-Benz do Brasil.

O projeto de construção ou reforma das instalações visa à otimização da rotina de atendimento no concessionário. O cliente, por exemplo, conta com maior facilidade de acesso, podendo ingressar nas amplas vagas da recepção de serviço ou da oficina com seu caminhão e até com a carreta. Isso agiliza a prestação de serviços, com o cliente retornando rapidamente à sua atividade de transporte.

Essa iniciativa da Mercedes-Benz, aliada ao programa de qualidade Star Class, também envolve os processos internos do concessionário e a atuação dos profissionais das áreas de Vendas, Peças, Serviços e Administrativo. “O objetivo é promover um trabalho integrado em prol da maior eficiência no atendimento”, destaca Dimitris.

A Rede de Concessionários da Mercedes-Benz é a maior do País no segmento de veículos comerciais. Oferece a maior abrangência do território brasileiro, com cerca de 200 pontos de atendimento e presença em todos os estados.

Além disso, como maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, a Empresa oferece ao mercado a mais completa linha de produtos e o mais amplo pacote de produtos e serviços de pós-venda.

Mais conforto e agilidade no atendimento aos clientes

“Com a nova casa, atendemos os clientes com mais conforto, segurança e agilidade. Com mais vagas, visualizamos até um aumento de frequência na oficina em torno de 50%”, diz Marcus de Paula Abreu, diretor da Anadiesel. “Também oferecemos aos nossos colaboradores melhores condições de trabalho, já que contamos com instalações totalmente novas, amplas e modernas, dentro dos padrões internacionais da Mercedes-Benz”.

De acordo com Marcus, um grande diferencial do projeto é a localização do Concessionário, junto ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Esse ponto da BR 060 é um local de fácil acesso para os clientes, especialmente os caminhoneiros que vêm de outras regiões a caminho das zonas de escoamento de grãos e de outros produtos do Centro-Oeste e de Tocantins. 

Forte tradição no Centro-Oeste

Com cerca de 50 anos de atividades, a Anadiesel tem forte tradição em Goiás e no Centro-Oeste. Com matriz em Anápolis, possui filiais em Porangatu, também em Goiás, e ainda em Palmas e Gurupi, no estado do Tocantins, na vizinha região Norte.

A atuação da Anadiesel é muito forte no segmento de caminhões. Em sua área operacional atuam alguns dos grandes atacadistas do Centro-Oeste e do Norte do País. Outra importante característica são as vendas no varejo, notadamente para atender às atividades agropecuárias, outro grande motor da economia local. Nos últimos anos, há também um crescimento expressivo na área de prestação de serviços na região.

Alpha Esportes: Confirmado na Indy, Barrichello vai participar da etapa em São Paulo



Veterano piloto corre em 2012 pela KV Racing, onde será companheiro do amigo Tony Kanaan

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Rubens Barrichello vai mudar de endereço em São Paulo (SP): sairá de Interlagos e irá para o Anhembi. É porque depois de 19 anos na Fórmula 1, o piloto brasileiro será uma das atrações da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé em 2012. Em concorrida entrevista coletiva realizada na capital paulista nesta quinta-feira (01/03), o veterano foi confirmado como novo representante da equipe KV Racing na Fórmula Indy.

O anúncio oficial da contratação de Barrichello na coletiva foi feito por Tony Kanaan. Os dois são amigos de longa data e agora serão companheiros na KV. Rubens foi convidado por Tony para testar o carro da equipe no circuito de Sebring (EUA). O que era apenas para ser uma diversão virou coisa séria e um novo desafio na carreira.

"Essa é uma nova fase, muito feliz, mas não era esperada. Quando o Tony me convidou, fui com a cabeça super aberta. É lógico que fui com vontade de andar rápido, mas não tinha nada em mente para ficar. Mas bastou dez voltas para isso mudar. Eu me adaptei rapidamente ao carro, recebi muito carinho de todos os integrantes da KV. As coisas fluíram muito bem. No fim do dia, eu tive o convite para ser piloto da KV", afirmou Barrichello.

Antes de aceitar a proposta, o veterano piloto teve de convencer sua esposa Silvana, já que havia prometido não correr na Indy. Para isso, ele contou com a ajuda dos seus filhos. Com tudo resolvido em casa, Barrichello teve o caminho aberto para acertar com a KV e mudar de ares no automobilismo. Depois de muitos anos correndo no autódromo de Interlagos, o brasileiro viverá em 2012 a emoção de pilotar nas ruas de São Paulo, no Circuito Anhembi. Sempre com a mesma torcida.

"Espero ter todo o público que me apoiou em Interlagos ao meu lado. Esse é um renascer, mas vamos continuar juntos. É uma nova experiência. É simplesmente uma mudança de endereço. Vamos mudar de Interlagos para o Anhembi. Ainda não parei muito para pensar sobre o circuito, não tenho muita ideia ainda do que vou encontrar. Mas eu acredito que vamos ter a casa cheia. Vai ser uma grande alegria correr na Fórmula Indy aqui no Brasil. Terei dificuldades no início, mas essa energia que vem do público me dá impulso e vai me ajudar bastante", declarou.

Durante a carreira, Barrichello ficou conhecido por comemorar vitórias e pódios com sua característica sambadinha. Por isso, foi perguntado se seria um prazer dar sua sambadinha no Sambódromo do Anhembi. "Eu nunca tinha processado essa informação, mas recebi essa ligação dias desses via Twitter, sobre dar a sambadinha no Sambódromo. Mas temos de ter humildade, entro com os pés no chão, vou aprender. Vai ser um prazer muito grande correr no Brasil", disse Rubens.

Ao lado de Barrichello durante toda a coletiva, Kanaan - que vai correr com um carro especial para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, todo vermelho - destacou a importância da chegada do amigo à Indy e no que isso vai impactar na categoria no Brasil e na corrida em São Paulo.

"Não tem o que falar, ele é um ídolo nacional. Meu Twitter está bombando desde quando ele testou. A presença dele vai aumentar a venda de ingressos, vai trazer uma torcida própria. Porque eu tenho a minha torcida, o Helio Castroneves tem a dele, mas o Rubens tem uma só dele. Ele é muito conhecido aqui, sou sincero até para dizer que é mais do que eu. Hoje mesmo, quando cheguei, um fã pediu para eu tirar uma foto dele com o Rubens. Além do que, o brasileiro gosta de ver o brasileiro ganhar, e o Rubens está vindo com chances de vitória. A Indy é uma categoria que vai dar chance para ele ganhar", comentou o baiano.

Apesar da confiança do amigo, Barrichello prefere ser mais cauteloso quanto às suas chances na Fórmula Indy. "Apesar dos 19 anos de Fórmula 1, na Indy, eu sou um novato, um rookie. Mas continuarei com muita gana e vontade de fazer bem-feito", falou. Entretanto, a humildade não impediu os dois de brincarem sobre um acordo envolvendo o posto mais alto do pódio na capital paulista.

"Fiz um trato com o Tony, eu ganho em São Paulo e ele, em Indianópolis", disse Barrichello. "Não é que vou deixá-lo ganhar, não é nada disso. Mas se for desse jeito, todo mundo vai ficar feliz", concluiu aos risos Kanaan.

Alpha Esportes: Iveco transforma um caminhão de rua em um de corrida



Modelo Stralis SI-12 de corrida tem 1.200cv, chega a 250km/h, e nasce de um Iveco Stralis NR estradeiro, de 460cv

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Colocando-se lado a lado um Iveco Stralis 460 NR e Iveco Stralis SI-12 (de "Scuderia Iveco 2012"), o caminhão de corrida da marca, a conclusão é imediata: a genética é a mesma, mas os caminhões são diferentes. E a razão é simples: enquanto um é projetado para puxar até 74 toneladas de carga com extremo conforto e baixíssimo consumo de combustível, o outro é preparado para andar a 250 km/h, fazer curvas em alta velocidade e vencer provas automobilísticas. As diferenças entre ambos, portanto, tornam-se enormes.

A começar pela potência do motor. Enquanto no Stralis NR 460 o motor Iveco-FPT Cursor 13 desenvolve 460 cavalos, no Stralis SI-12 a potência sobe para cerca de 1.200 cavalos. Esse incrível aumento de potência se dá com uma preparação única, que começa com um sistema de injeção combustível/ar totalmente diferente, um turbo de maior capacidade e uma central eletrônica feita para atender as características de uma corrida e que privilegia o desempenho esportivo. As unidades injetoras e os bicos também são feitos sob medida. A cilindrada do motor também é maior: passa de 12,8 litros para 1,35 litros, com o uso de pistões e camisas especiais.

Outro diferencial é o peso. Um cavalo mecânico Iveco Stralis NR 4x2 pesa 7.500kg. Já o Stralis SI-12 pesa 4.500 kg. Eliminam-se três toneladas com diversas medidas. O chassi é cortado para reduzir o entre-eixos e eliminam-se algumas travessas. O cardan fica menor. A caixa de câmbio de seis marchas de corrida pesa 300 kg a menos que a normal de 16 marchas automatizada. No eixo traseiro somem 300 kg com carcaça do diferencial em alumínio, semi-eixos e cubos aliviados, freios a disco no lugar de tambores, etc. Não existe quinta roda o que diminui o peso em 200 kg. Todo o interior da cabine é descartado (painel, forração, vidros laterais, bancos etc). A bateria de corrida pesa 10kg, contra 80 kg das duas baterias do Iveco Stralis normal.

E como um caminhão de corrida tem de acelerar e não carregar peso, a suspensão traseira tem que acompanhar essa necessidade sendo muito aliviada. Só de molas parabólicas deixam de existir 400 kg, pois a maior parte do trabalho é feita por amortecedores especiais de competição, que permitem regulagem de curso e pressão e cuja missão é manter as rodas traseiras no chão para transformar toda a potência do motor em velocidade. Ainda falando em suspensão, o ângulo de abertura frontal das rodas dianteiras é regulável.

A estabilidade, claro, é fundamental num veículo de corrida. Isso exige mudanças, como na parte aerodinâmica. Na estrada o Iveco Stralis NR mais comum tem teto alto, para maior espaço e conforto interno. Já no Stralis SI-12 o teto é baixo, o pára-choque quase encosta no chão, há um aerofólio superior, a cabine tem extensões laterais para o direcionamento do ar, uma carenagem cobre o espaço entre as rodas e os pára-lamas traseiros tem spoilers incluídos.

Outras modificações relacionadas ao aumento de estabilidade do Stralis SI-12 são o rebaixamento do centro de gravidade. O motor fica a 10 cm do solo contra 30 cm de um caminhão normal. E o conjunto motor-transmissão é deslocado mais de 50 cm para trás de seu posicionamento original para melhorar a distribuição de peso entre os eixos. Os pneus são lixados para ganhar maior aderência.

Com todas estas alterações específicas, o Iveco Stralis SI-12 da Scuderia Iveco é um veículo feito para vencer corridas. E por isso sua missão é andar o mais rápido possível, levando seus 4.500 kg de peso a cerca de 250 km/h. Os freios também são especiais: disco duplo, com refrigeração a água. É possível até ver o vapor saindo das rodas nas frenagens mais duras.

Alpha Esportes: Scuderia Iveco chega ao Velopark com novidades



Após excelente pré-temporada, equipe inicia a primeira etapa da Fórmula Truck no mesmo autódromo onde obteve sua primeira vitória

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Testes bem sucedidos em dois circuitos, modificações na parte mecânica e na configuração dos veículos, novos patrocinadores e a chegada de um novo - e experiente piloto. Assim, a Scuderia Iveco apresenta-se bem preparada e espera obter bons resultados no "pelotão de frente" da Fórmula Truck, cuja primeira prova da temporada 2012 acontece dia 4 de março no Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Os novos caminhões de corrida Iveco Stralis SI-12, pilotados por Beto Monteiro e Valmir "Hisgué" Benavides (que estreia na Scuderia Iveco), receberam importantes modificações, como um novo turbo Garrett. A suspensão traseira foi revisada, com suporte da Meritor. O motor Iveco-FPT Cursor 13, potente e resistente, recebeu melhorias. "Além de mais potentes, nossos caminhões agora tem maior flexibilidade de acerto para qualquer tipo de circuito", reforça Camilo Christófaro Júnior, o "Camilinho", chefe de equipe e preparador da Scuderia Iveco.

As mudanças foram postas à prova no primeiro teste da pré-temporada, ainda em janeiro, no qual o piloto Beto Monteiro bateu o recorde da pista de Velopark, com 1:08':80'', melhorando em mais de 1 segundo o tempo da pole-position da corrida de 2011 (1:09':92''), do próprio Monteiro.

"Nossa expectativa para a prova no Velopark é a melhor possível. Sabemos que a competitividade das outras equipes é grande, mas essa pista é especial para a Scuderia Iveco, onde já vencemos", fala o pernambucano Beto Monteiro, que é o único piloto nordestino da competição e que em 2012 entra em seu
quarto ano consecutivo com a Iveco, pilotando o Stralis SI-12 número 33.

Por sua vez, o novo piloto Valmir Benavides, o "Hisgué", estreia na Scuderia Iveco em Velopark, e também está otimista. "Temos um caminhão competitivo", diz ele. "Comparando todos os testes de pré-temporada, quem mais evoluiu foi justamente a Scuderia Iveco", acrescenta Hisgué, cujo Stralis SI-12 leva o número 02.

Com a instalação dos novos equipamentos e uma série de ajustes que envolveram a troca dos cabeçotes do motor Iveco-FPT Cursor de 13,5 litros, o trem de força do Stralis é capaz de oferecer 1.250 cavalos de potência, e chegou a atingir no Velopark 186 km/h.

Alpha Esportes: Mudanças no regulamento marcam início da temporada 2012 da Stock Car



Fim da superfinal, definição do campeão em pontos corridos e mudança na distribuição da pontuação são novidades

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Com algumas alterações no regulamento desportivo, a Copa Caixa Stock Car 2012 irá começar. Nos dias 24 e 25 de março, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP), as feras da principal categoria do Brasil abrirão o ano no templo do automobilismo. E o melhor de tudo, com um novo sistema de disputa que coloca a categoria mais uma vez como uma das grandes atrações do calendário esportivo no país.

As novidades começam com o fim do playoff, sistema adotado desde 2006 espelhado na Nascar, quando apenas os 10 primeiros do campeonato disputavam o título nas quatro corridas finais do calendário. Outra grande novidade na temporada será a transmissão ao vivo de todas as corridas da Copa Caixa Stock Car pela Rede Globo.

Saiba quais foram as mudanças no regulamento 2012 da Copa Caixa Stock Car:

Fim da superfinal (playoff) / novo sistema de pontuação

A partir deste ano, o campeão será definido de maneira diferente. Houve a extinção do playoff, e a pontuação também mudou. Agora serão 22 pontos para o vencedor, 20 para o segundo colocado e 18 pontos para o piloto que completar a corrida na terceira posição. A partir do terceiro, os pontos vão caindo de um em um, com o quarto somando 17, o quinto 16 e assim até o 20º, que recebe um. Todos os pontos conquistados na temporada serão computados sem descartes. Na etapa decisiva do campeonato a pontuação valerá o dobro. Ou seja, o ganhador somará 44 pontos, o segundo 40, e assim por diante. O objetivo é tornar a competição ainda mais equilibrada, e simples de ser entendida por todos que acompanham as corridas.

Fim do reabastecimento obrigatório

Agora os tanques do combustível Shell V-Power Etanol nos carros da Copa Caixa Stock Car têm capacidade para 100 litros. Por conta disso, os competidores terão condições de fazer toda a corrida sem paradas. Com o fim da obrigatoriedade do reabastecimento, deverá levar vantagem o piloto que souber administrar melhor seu equipamento e também o desgaste dos pneus Goodyear. Tudo isso levará o espectador a se aproximar ainda mais das disputas entre os principais pilotos do Brasil, acompanhando diretamente na pista o tempo todo quem está na frente, sem precisar analisar quem já parou ou não.

Botão de ultrapassagem (push-to-pass)

O equilíbrio e igualdade entre os carros da Copa Caixa Stock Car levou a adoção de um sistema que permitisse um ganho de potência no motor dos carros para aumentar as ultrapassagens e dar mais um recurso estratégico para os pilotos. Em 2012, o uso do botão de ultrapassagem passa a ser disponibilizado aos competidores também no treino classificatório. Quem optar por usar o recurso para obter potência extra na classificação terá menos opções durante a corrida. O número de possibilidades de acionamento do
botão de ultrapassagem será definido a cada etapa e diferente para cada circuito, assim como o tempo de duração do sistema.

PRÉ-TEMPORADA EM CURITIBA

Na próxima semana, dias 7 e 8, as equipes e pilotos irão testar seus carros no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). Os treinos serão de extrema importância para a primeira metade do calendário, onde houve uma inversão de praças entre as corridas do Velopark, que será no dia 6 de maio, e Ribeirão Preto, dia 20. No caso dos pilotos recém-chegados, como o experiente Vitor Meira, que deixou a Indy para correr na Stock Car, e os jovens Galid Osman e Pedro Boesel, vindos da Copa Chevrolet Montana, será o primeiro contato com a máquina que irá pilotar durante o campeonato.

A temporada promete grandes emoções. Todos buscarão desbancar o piloto Cacá Bueno, atual campeão e dono de quatro títulos (2006, 2007, 2009 e 2011). O vice Ricardinho Maurício (campeão em 2008) e Max Wilson (vencedor em 2010) também estão dispostos a levar o troféu outra vez. Thiago Camilo,que fez um excelente ano com três vitórias mas não se deu bem na fase decisiva, também parte com mais vontade do que nunca atrás do primeiro título.

Outras informações no site: www.stockcar.com.br

Alpha Motos: DAFRA lança série especial Smart Joy



Scooter de 125cc tem novidade no visual com a cor Azul Joy e diferentes adesivos para customização

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Começará a ser vendida nas próximas semanas com preço público sugerido à vista de R$ 5.290,00 a série especial do scooter Smart 125: Smart Joy.  O modelo traz como novidade a cor Azul Joy e diferentes adesivos coloridos para a customização, além de contar com injeção eletrônica, transmissão automática CVT (Continuous Various Transmission), rodas de liga leve e freio dianteiro a disco.

"O público feminino está cada vez mais presente no mundo das duas rodas e lançamos a série especial Smart Joy justamente para atender as consumidoras que buscam um veículo de fácil pilotagem, econômico, confortável e que agora também tem um visual diferente e alegre", explica Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA Motos.

Para chegar à nova cor, a DAFRA realizou uma série de pesquisas com proprietárias de scooters. "Realizamos estudos com consumidoras desse segmento para entender quais diferenciais o modelo deveria trazer, já que a versão original Smart 125 conta com itens muito valorizados também pelo público feminino, como câmbio automático e injeção eletrônica. A partir das pesquisas desenvolvemos a cor Azul Joy e a cartela de adesivos que a nova proprietária da série especial receberá. Nela há diferentes figuras e cores  para que sejam aplicadas na carenagem do scooter", explica Stefanelli.

Considerado um legítimo scooter urbano, por ser detentor de algumas características extremamente importantes num modelo dessa categoria, como torque e potencia, excelente ergonomia e tecnologia em componentes, o Smart Joy possibilita uma dirigibilidade mais ágil, versátil e segura, conforto ao piloto e ao garupa, tudo o que o usuário de um scooter precisa, principalmente no tráfego das metrópoles.

O painel de instrumentos conta com design diferenciado e é completo, possibilitando leitura rápida e fácil dos dados. Conta com ponteiro analógico de velocidade, visor de cristal líquido para acompanhamento do nível de combustível, hora, hodômetro parcial e total, além de indicadores luminosos que mostram nível de carga da bateria, funcionamento do sistema de injeção eletrônica e um inovador indicador de troca de óleo,  que pode ser ajustado pelo proprietário conforme orientação do manual de serviços do modelo.

O scooter da DAFRA traz, ainda, porta-objetos dispostos na região frontal e sob o assento - com ótimo espaço interno e luz auxiliar.

Transmissão automática: conforto e facilidade na pilotagem

O Smart Joy possui sistema de transmissão automática, que dispõe de tecnologia CVT (Continuous Various Transmission), o que proporciona funcionamento suave, sem trancos ou ruídos. Além disso, a utilização do
câmbio CVT reduz a necessidade de manutenções constantes, melhorando condições de limpeza e durabilidade do sistema de transmissão, restando ao condutor apenas a ação de acelerar e frear, sem a necessidade de trocas de marchas.

Injeção eletrônica: mais economia

Assim como na versão original Smart 125, o Smart Joy é equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 124,6 cm3, quatro tempos, monocilíndrico, registrando potência máxima de 10,3 cv a 8.000 rpm e torque de 9,6 N.m a 7.000 rpm.

O sistema de injeção eletrônica do modelo é produzido pela Mikuni, no Japão, e conta com o inovador sistema DCP-FI (Discharge Pump Fuel Injection). Neste equipamento, o bico injetor é integrado à bomba de combustível, o que reduz o número de componentes e proporciona maior eficiência na admissão. O resultado são melhores desempenho e respostas, maior durabilidade e economia de combustível e uma menor emissão de poluentes. Outra tecnologia do Smart Joy está nos catalisadores de alto desempenho, que complementam a estratégia de baixa emissão do scooter. Para garantir a eficiência e durabilidade do equipamento, os fornecedores da matéria prima foram escolhidos entre as empresas líderes em pesquisa na área: a Mitsui (Japão) e a Emitec (Alemanha).

Alpha Esportes: Barueri recebe segunda etapa da Copa São Paulo de Kart



Forte calor na região do Kartódromo Aldeia da Serra aguardam os mais de 130 pilotos

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O fim de semana será novamente de agitação no kartismo brasileiro. Acontece neste sábado no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (cidade localizada na Grande São Paulo), a segunda rodada da Copa São Paulo Light de Kart.

Assim como na etapa de abertura do campeonato, são esperados mais de 130 pilotos divididos nas categorias Mirim, Junior, Graduados, Sprinter, Graduados, Super Cadete, Sênior, Sênior B e Super Sênior. As atividades principais acontecem no sábado, com as tomadas de tempos e as corridas logo em seguida.

Com o forte calor que faz em São Paulo (a quinta-feira teve 34ºC e a expectativa é a de que o tempo quente e seco continue), todos os pilotos devem sofrer, mas, principalmente, as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior e Sprinter, que terão suas provas realizadas no fim da manhã, com o sol a pino.

"Ainda não temos a necessidade de fazer uma preparação física de piloto de Fórmula 1, mas correr com um calor desse, todo vestido com as roupas anti-chama, coletes e capacete, é complicado para qualquer um. Mas, pelo menos, temos os treinos de quinta e sexta para adaptação", comenta Matheus Marini, de apenas 13 anos, que compete na categoria Junior.

"Mas eu tô torcendo é para que faça um dia bonito e tenhamos ótimas corridas, o que será ótimo para as pessoas que pretendem vir assistir. Corridas de kart são ótimas de assistir, vale a pena a visita", completa o paranaense, que faz sua primeira temporada no kartismo e tem como tutor o piloto da Stock Car Júlio Campos.

Alpha Esportes: João Campos e Márcio Campos buscam o bicampeonato do Mercedes-Benz Grand Challenge



Expectativa em um ano de novidades na categoria é grande para os participantes

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Após seu ano de estreia no automobilismo nacional o Mercedes-Benz Grand Challenge já marcou seu nome entre as pessoas que acompanham o esporte a motor no Brasil. Acertando ainda os últimos detalhes para sua segunda temporada, a categoria terá início entre os dias 16 e 18 de Março em São Paulo, junto do Campeonato Brasileiro de GT. Lutando pelo bicampeonato, João Campos e Márcio Campos esperam ter um bom resultado mesmo com várias novidades, dentro e fora da pista, que virão.

"Teoricamente acho que não deve mudar muita coisa, mas ainda vou esperar um pouco", diz Márcio Campos. "Acredito que a concorrência virá mais forte, mas estamos tranquilos, com a equipe bem posicionada e assim acho que estaremos bem. Renovamos o patrocínio com a Sicredi e, no papel, tem tudo para dar certo", avalia o piloto, que conta com apoio de João Campos.

"A idéia é brigar pelo campeonato novamente e nem pode ser diferente. Temos que pensar grande, ainda mais depois do ano que tivemos em 2011. Acredito que estamos no páreo", encerra João. Uma das novidades para esta temporada está no time do segundo piloto que mais venceu ano passado, e terceiro na
classificação final, Neto De Nigris.

Em busca do título, sua equipe agora contará com um terceiro carro, que será pilotado por Renato Camargo. O segundo Mercedes C250 Turbo estará mais uma vez com Leo De Nigris. Em um time agora mais forte, Neto espera ter melhor sorte em 2012. "Infelizmente ano passado eu tive alguns momentos de azar que me tiraram da disputa pelo primeiro lugar, mas espero ter deixado isso para trás", diz o piloto.

"A briga pelo título será apertada e não vejo a hora de tudo começar", declara Neto De Nigris. Em 2011 Leandro Romera teve a oportunidade de participar do Mercedes-Benz Grand Challenge como chefe de equipe e, em quatro corridas, de pilotar também. Agora, confirmado apenas como líder da Rsports, Leandro fala sobre os planos do ano e os dois carros que alinhará.

"O Humberto Santos e o Alexandre Papazissis vão pilotar um dos meus carros este ano e tenho certeza que serão fortes concorrentes ao título da categoria. Teremos mais um Mercedes C250 Turbo competindo, mas ainda não fechei os pilotos, estamos nos últimos detalhes. É sempre uma grande responsabilidade participar de um campeonato deste nível, mas estamos preparados para isso", encerra Leandro Romera.

Alpha Notícias: Cummins Brasil leva prêmio "Melhor Motor"


Texto: Assessoria de Imprensa

A Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores Diesel, recebeu, durante cerimônia de entrega do Prêmio Preferência Nacional, realizado no Espaço Trivento, em São Paulo (SP), pelaTudo em Transporte Editora, o prêmio de "Melhor Motor", na categoria Motor Diesel Independente.

Idealizado e difundido pela Tudo em Transporte Editora, um grupo de comunicação com mais de 27 anos de credibilidade e comprometimento com o manejo de informações deste setor, o prêmio está em sua primeira edição e surgiu com o objetivo de premiar e reconhecer as melhores empresas do setor.

Transportadores Autônomos e Frotistas do Transportes Rodoviário de Cargas (TRC) decidiram em conjunto as marcas a serem premiadas através de pesquisa espontânea realizada pela Conceituada empresa de pesquisa Digiquest, com 750 caminhoneiros e 120 empresários do setor.

A Cummins Brasil, por sua vez, está bastante orgulhosa já que prêmios reconhecidos por frotas de todos os portes e motoristas de todos os pontos do país é o termômetro mais legítimo de que todo investimento para manter-se na liderança tem apresentado resultados.

As categorias contempladas pela pesquisa contratada pela Editora foram: Caminhão Extrapesado (acima de 40 t); Caminhão Pesado (25 a 40 t); Caminhão Semipesado (16 a 24 t); Caminhão Médio (10 na 15 t); Caminhão leve (6 a 10 t); Caminhão Semileve (3 a 6 t); Implemento; Pneu; Reforma de Pneu; Combustível; Lubrificante e Motor.

Alpha Notícias: Entidade abre inscrições ao VI Prêmio AEA de Meio Ambiente


Texto: Assessoria de Imprensa

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) abriu as inscrições para o envio dos trabalhos ao VI Prêmio AEA de Meio Ambiente.

São convidadas empresas, órgãos governamentais, institutos de pesquisas, acadêmicos e jornalistas, que desenvolveram artigos, programas e inovações tecnológicas que proporcionarão melhorias ao meio ambiente e
responsabilidade social, a participar da edição 2012.

As categorias, a serem premiada,s são Tecnologia Otto,Tecnologia Diesel, Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental.

As incrições podem ser feitas até o dia 23 de abril pelo site da AEA (www.aea.org.br), com o preenchimento de formulário.

O Prêmio AEA de Meio Ambiente é uma iniciativa da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e tem como objetivo distinguir e homenagear as empresas, as universidades e os trabalhos jornalísticos.

A entrega do prêmio será feita no Jantar do Meio Ambiente, em data e local ainda  a serem definidos. Mais informações, por favor, contatar a Textofinal de Comunicação Integrada Ltda.

Alpha Esportes: Fórmula Truck recebe o Ford Novo Cargo na temporada 2012



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford traz grandes novidades para a temporada 2012 do Campeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, que começa neste domingo (4 de março), no Autódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita, RS. A Ford Racing Trucks/DF Motorsports, equipe oficial da marca, estreia os caminhões com a cabine do Novo Cargo que prometem ser a sensação do campeonato.

Além da estreia do caminhão global da Ford nas pistas, a equipe terá o piloto Pedro Gomes, formando com Danilo Dirani uma das duplas mais fortes da Fórmula Truck. Na temporada passada, com os caminhões da geração anterior, a equipe foi muito competitiva, com vitória na penúltima etapa e o vice-campeonato Sul-Americano.

"Reforçamos o time e nos preparamos para disputar esta temporada com alto nível. Achamos que a fase de adaptação com um caminhão novo será rápida e chegaremos ao final de 2012 para brigar pelo título", diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

As características dos Ford Cargo de competição passaram por amplo desenvolvimento para a introdução da nova cabine, que é maior e exibe linhas modernas e aerodinâmicas. "Ela tem mais peso e, por ser mais larga, também aumenta a área de segurança do "santantônio". Traz um ganho aerodinâmico com as formas arredondadas e o vidro mais inclinado", explica Djalma Fogaça,líder da equipe Ford Racing Trucks.

Os novos caminhões foram muito bem nos testes iniciais de pista e agora terão a comprovação em competição pela primeira vez. O Novo Cargo na Fórmula Truck é um cavalo-mecânico 1933. Durante sua preparação foram adicionados amortecedores especiais e seu motor Cummins ISC ganhou a potência de 1.170 cv.

"Vamos para uma competição de um nível muito alto, onde há pelo menos cinco equipes com chances reais de ficar com o título. Certamente estamos entre elas", completa Fogaça.

Outro ponto forte do time da Ford é o experiente piloto Danilo Dirani, um dos favoritos ao pódio este ano.  A chegada do piloto Pedro Gomes também é um reforço importante para a estratégia da equipe.

Esta será a primeira temporada do piloto na Fórmula Truck. Ele tem uma ampla experiência em outras categorias, como a Stock Car. Filho de Paulo Gomes, multicampeão do automobilismo brasileiro, Pedro estreou nas pistas em 1998 e, depois de 13 temporadas pilotando carros, redirecionou a carreira para a Fórmula Truck.

Um vídeo da equipe Ford Racing Trucks preparando-se para estrear na primeira etapa de 2012 pode ser visto no canal da Ford Caminhões no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=lXZpCIztE48

Calendário

A Fórmula Truck 2012 terá 10 etapas, incluindo uma na Argentina, todas com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes e BandSports. Eis o calendário:

·         4 de março - Nova Santa Rita, RS;

·         1º de abril - Rio de Janeiro, RJ;

·         6 de maio - Caruaru, PE;

·         10 de junho - Goiânia, GO;

·         8 de julho - São Paulo, SP;

·         5 de agosto - Londrina, PR;

·         9 de setembro - Córdoba, Argentina;

·         7 de outubro - Guaporé, RS;

·         11 de novembro - Curitiba, PR;

·         9 de dezembro - Brasília, DF.

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