Doe Teleton

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alpha Notícias: Hyundai Motor Brasil lança páginas oficiais nas redes sociais


Facebook e Youtube estreiam com informações sobre o novo HB20

Texto: Assessoria de Imprensa

A Hyundai Motor Brasil lançou oficialmente suas páginas no Facebook e Youtube. A novidade faz parte da estratégia digital da montadora de construir a identidade da marca nas mídias sociais, com o objetivo de engajar os fãs, consumidores e interessados na HMB.

Há menos de uma semana no ar, o Facebook já foi curtido por mais de 10.500 pessoas e o primeiro vídeo sobre o HB20, publicado no Youtube, teve mais de 8.000 visualizações. Com a participação nestes canais de comunicação, a Hyundai Motor Brasil pretende se aproximar e atualizar seus públicos sobre seu projeto no País e o modelo que será lançado em breve, exclusivo para o mercado brasileiro, o HB20.   

Endereços: www.facebook.com/HyundaiBR e www.youtube.com/HyundaiBR

Alpha Notícias: Rio Grande do Sul recebe os carros dos sonhos para sua quinta etapa



Guaporé substitui Salvador no calendário do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo

Texto: Assessoria de Imprensa

O Autódromo de Guaporé, no Rio Grande do Sul, fará sua estreia no Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, como sede da quinta etapa da temporada 2012 em substituição a Salvador, na Bahia. Com esta mudança confirmada, o público local, forte entusiasta do esporte a motor, terá a oportunidade de acompanhar de perto os carros mais velozes e desejados do país de marcas como BMW, Mercedes, Ferrari, Audi, Maserati, Aston Martin, Lotus, Lamborghini, entre outras.

Além disso, os protótipos do Campeonato Brasileiro de Spyder Race também estarão presentes, compondo uma programação que atende os mais variados gostos com a paixão por competição e velocidade em comum. Um dos pilotos gaúchos do grid, Cláudio Ricci, dupla de Rafael Derani, campeões de 2009 da GT3 e vencedores da última etapa da categoria, realizada no Rio de Janeiro, em Julho, gostou bastante da notícia.

"Sem dúvida é uma notícia boa. Claro que seria legal irmos para Salvador, mas ter a oportunidade de correr em Guaporé é diferente. A GT nunca correu lá, logo na pista em que eu comecei minha carreira anos atrás. Estou bastante feliz com a notícia", diz Ricci.

"Estamos em um bom momento no campeonato e vamos continuar trabalhando forte para ter um carro competitivo, tenho certeza que o público lotará o autódromo e que o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo terá um grande fim de semana lá", encerra Cláudio Ricci.

Piloto da GT Premium, Cristiano de Almeida, dupla de Pierre Ventura, teve papel importante neste processo como Diretor Desportivo da Associação Guaporense de Automobilismo - AGA. "Como funcionário da associação a confirmação desta corrida é uma vitória do nosso trabalho", diz Cristiano.

"Estamos conversando com a SRO e a Prefeitura de Guaporé desde o ano passado, quando a pista foi totalmente reformada, para trazer a GT para cá e deu certo agora. Todos na cidade estão muito empolgados e acredito que teremos um grande público", completa.

Já como piloto, Cristiano acredita em aumento de responsabilidade por correr em casa. "Já treinamos duas vezes na pista com a Lamborghini, mas não acredito que teremos vantagem. Os outros pilotos são bons e vão pegar o jeito da pista para uma disputa bastante apertada".

"Correr em casa, na minha cidade, onde nasci e resido, é uma pressão ainda maior para conquistar um grande resultado e espero conseguir vencer esta etapa", encerra Cristiano de Almeida. A quinta etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo será entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

Coluna “Alta Roda” Poluição não é igual para todos


Fernando Calmon*

Ao entrar no quarto ano de inspeção técnica ambiental para toda a frota da cidade de São Paulo, pode-se afirmar que se trata de uma ação bem sucedida. Em 2011, cerca de 3.200.000 veículos passaram pelas linhas de inspeção, incluindo automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus.

A partir das estatísticas da concessionária do serviço, Controlar, um mito já pode ser desfeito. A maior cidade do país está longe da frota “monstruosa” de sete milhões de veículos que lhe é atribuída pelos dados distorcidos do Denatran. A empresa estima a evasão – veículos antigos que poluem muito, mas rodam relativamente pouco – em 30%. A frota real estaria, portanto, em torno de 4,5 milhões de unidades. Simplesmente, o Denatran não pondera o sucateamento natural de veículos ao impor regras complicadas ao último proprietário.

O controle da frota é fundamental para qualquer planejamento viário, análise de poluição do ar, inspeção de segurança e incidências de mortos e feridos no trânsito. Números artificialmente elevados de veículos em circulação mascaram as taxas de acidentalidade. Se o divisor fosse próximo da realidade, os 40.000 mortos por ano colocariam o Brasil em posição ainda mais vexaminosa no quadro mundial.
Hoje, apenas a cidade de São Paulo e o Estado do Rio de Janeiro fazem inspeções regulares. No segundo caso, além de emissões, há checagem de poucos itens de segurança, de forma superficial e tarifa muito cara. Uma verdadeira e confiável inspeção técnica veicular (incluindo a ambiental) ainda está esquecida no Congresso Nacional. O que existe é a obrigatoriedade de inspeção de emissões, imposta pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) a todos os Estados sob critérios discutíveis e desconectada da realidade.

Uma inspeção unificada permitiria tarifas menores e atacaria o problema maior, os riscos de acidentes por falta de controle de manutenção. Não se trata de menosprezar a qualidade do ar e seus reflexos na saúde. Clama-se por racionalidade. Afinal, São Paulo e uma cidade à beira-mar no Nordeste mostram cenários bem distintos de poluição.

A Controlar, depois de muita insistência, abriu alguns de seus números e se esforçou para tentar provar a importância de inspecionar automóveis de até três anos de uso. Em 2011, o índice de reprovação na primeira vistoria para carros fabricados em 2010 foi de ridículo 1%; em 2009, 2%; em 2008, 3%. Nesses percentuais se incluem táxis e veículos de frota que, por rodarem bastante, ficam mais sujeitos a desconformidades e devem ser inspecionados em intervalos menores.

Veículos com motor a diesel, incluídos picapes e SUVs, tiveram índices elevados de reprovação inicial: 15%, 16% e 14%, respectivamente. Motocicletas: 4%, 7% e 18% para os mesmos anos de fabricação (2010, 2009 e 2008).  As frotas problemáticas são essas e não os carros com motores a gasolina, etanol ou flex com três anos de uso. Os movidos a GNV foram os piores por falta de controle sobre a instalação de kits de adaptação. A melhora do ar na cidade ocorre com ajuda da inspeção, mas fatores atmosféricos aleatórios também influenciam.

A concessionária insiste em inspecionar carros seminovos pelo equilíbrio financeiro do seu negócio, pois a evasão é baixíssima. Se fossem dispensados, como a regra nos demais países, a renovação de frota poderia se acelerar. Haveria estímulo para troca de automóvel e se livrar, a cada ano, do maçante processo burocrático (agendamento, boleto e inspeção).

Tarifa cobrada pela Controlar baixou para R$ 44,36, mas deveria ser menor para automóveis recentes. Estes dispõem de sistema de diagnose a bordo, mais confiável e que encurta o tempo de inspeção.

Alpha Notícias: Mobil conquista liderança no segmento de manutenção


A marca de lubrificantes se destaca por seus produtos tecnologicamente avançados e por seu serviço de análise de óleos

Texto: Assessoria de Imprensa

A marca Mobil, licenciada no Brasil pela Cosan Lubrificantes e Especialidades, liderou cinco categorias das Marcas Mais Conhecidas da Manutenção Brasileira. A pesquisa foi realizada pelo portal especializado Manutenção.Net, que escutou 5.054 profissionais de 1.320 empresas para apontar os melhores fornecedores no mercado de manutenção, reparo e reforma.

A Cosan, através da marca Mobil, destacou-se como melhor Fabricante de Lubrificantes Automotivos (28,04%) e melhor Fabricante de Lubrificantes Industriais (26,63%). Também foi reconhecida nas categorias de Serviço de Análise de Óleos Lubrificantes Automotivos (25,3%), Serviço de Análise de Óleos Lubrificantes Industriais (23,31%) e Serviço de Análise de Óleos Lubrificantes (25,03%) e o bom desempenho nessas categorias se deve ao OilXplorer Analysis, um avançado sistema de análise de óleo para o acompanhamento das condições específicas do lubrificante em uso. Através das análises no OilXplorer Analysis, é possível avaliar o estado dos equipamentos e a vida útil das cargas dos lubrificantes aplicados. O serviço, que apresenta resultados online, contribui para a busca do máximo desempenho nas operações, pois alerta para condições irregulares que possam vir a causar degradação do óleo e desgaste das máquinas e veículos. Saiba mais em www.oilxplorer.com.br.

Alpha Notícias: Volkswagen do Brasil registra recorde histórico nas vendas em julho



Foram 78.269 unidades emplacadas no mês e 414.713 unidades de janeiro a julho

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen acaba de registrar recorde histórico de emplacamentos em julho com 78.269 unidades de carros de passeio e comerciais leves no mercado nacional. O volume supera o recorde anterior, quando totalizou 73.616 unidades em dezembro de 2010. Com esse resultado, a marca registra uma participação de 22,3% em julho nas vendas de carros de passeio e comerciais leves no País. Em relação a julho de 2011, a marca apresentou um crescimento de 32% superando o crescimento da própria indústria (21,9%) no período.

Somente no segmento de carros de passeio a Volkswagen registrou 67.046 unidades no mês de julho, ultrapassando o maior volume de vendas da marca no segmento (64.260 em dezembro de 2010). Em comerciais leves alcançou as 11.223 unidades, superando a melhor marca, registrada em maio de 2011, com 10.965 unidades.

Na somatória dos sete meses do ano, os emplacamentos da Volkswagen acumulam 414.713 unidades de carros de passeio e comerciais leves, um crescimento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2011.

"Além do recorde histórico de vendas como um todo, julho também foi marcante por conquistas como o melhor mês da história para as vendas do Fox e Amarok, e o melhor desempenho mensal do Gol em 2012”, declara a vice presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Gol, 25 anos na liderança de mercado

O Gol, o carro mais vendido do mercado brasileiro há 25 anos seguidos, continua na liderança e também atinge, em julho, sua melhor marca de vendas no ano com 29.413 unidades. Nos sete meses do ano, o Gol também manteve a primeira colocação com 155.973 unidades.

O segundo automóvel de passeio mais vendido da marca no Brasil é o Fox que também completou em julho seu melhor resultado com as vendas de 19.558 unidades. No acumulado do ano o Fox totaliza 90.588 unidades.

Entre os comerciais leves a Saveiro é o modelo mais vendido da marca, com 6.445 unidades em julho e um total de 37.199 nos sete meses do ano. A Amarok também registrou seu maior volume de vendas com 1.720 unidades em julho.

“A redução do IPI refletiu de forma positiva nos volumes de vendas da marca Volkswagen no Brasil e do setor, nos últimos dois meses. Essa retomada é importante e decisiva para aquecer novamente o mercado brasileiro, estimular a economia e continuar atraindo novos investimentos para o País”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Alpha Notícias: Honda Fit é o monovolume com os proprietários mais satisfeitos do Brasil


Constatação é resultado de pesquisa realizada pela consultoria JD Power com consumidores brasileiros

Texto: Assessoria de Imprensa

Quando o assunto são os veículos monovolume, o Honda Fit 2013 têm os donos mais satisfeitos da categoria. A constatação é resultado do estudo “2012 Brazil Vehicle Ownership Satisfaction Study (VOSS)”, realizado pela J.D. Power do Brasil. De acordo com a consultoria, o modelo da Honda é admirado pelos consumidores por sua qualidade, bom desempenho no atendimento pós-venda e por ter excelente espaço e capacidade de armazenamento. O monovolume assegurou o primeiro lugar com 795 pontos, sendo que o índice de satisfação geral dos proprietários foi expresso por meio de uma pontuação em uma escala de até 1000 pontos.

A pesquisa, que está em seu segundo ano no Brasil, é também conhecida como “A Voz do Consumidor” e avalia o grau de satisfação de proprietários em relação aos veículos e concessionárias, por meio de quatro métricas. São elas: custo de propriedade, que inclui consumo de combustível, valor do seguro e custo de manutenção/conserto; design e desempenho do veículo, que analisa conforto e recursos; experiência pós-venda e qualidade do veículo.

Para chegar aos resultados, o estudo VOSS, que é referência em países europeus desde 1995 e nos EUA desde 1968, obtém a opinião de consumidores após uma média de 1 a 3 anos com o veículo. Para essa edição foi feita avaliação com 8000 entrevistados, que responderam um questionário online entre abril e junho de 2012.

Reconhecimentos em 2012

O Honda Fit acumula uma extensa lista de prêmios. Em 2012, pelo terceiro ano consecutivo, o modelo foi o mais bem votado na categoria Station Wagon/Monovolume, do Prêmio Best Cars, promovido pela MotorPress Brasil.

Conquistou também a primeira colocação em sua categoria, pela quarta vez consecutiva, na pesquisa ‘Qual Comprar’, promovida pela revista Auto Esporte.
A versão DX do modelo foi considerada a mais vantajosa na categoria Casal/50 mil da pesquisa Compra Certa 2012, promovida pela revista Car And Driver. 

Já em pesquisa realizada pela revista Quatro Rodas, a linha Fit conquistou duas vezes o primeiro lugar entre os veículos usados. O Fit LX 1.4 (ano-modelo 2008) foi vencedor na categoria “Peruas e Minivans até 25 mil reais”, enquanto na categoria “Peruas e Minivans de 30 a 40 mil reais”, o New Fit LXL 1.4 AT (ano-modelo 2009), foi o vencedor.

Alpha Esportes: Scuderia Iveco terá etapa mais desafiadora da Truck em Cascavel



Para manter-se à frente, a aposta dos pilotos é continuar com o bom acerto nas suspensões e motores dos Stralis SI-12

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Scuderia Iveco segue para Cascavel (PR) para disputar uma das provas mais importantes do calendário 2012, no próximo domingo, dia 5 de agosto. Um bom resultado na sexta etapa é fundamental para que Beto Monteiro permaneça líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Ao lado de Beto, Valmir Benavides, o “Hisgué”, espera registrar mais um bom desempenho como o de Interlagos, onde conquistou a pole-position e finalizou em quinto lugar.

Monteiro é líder do Campeonato Brasileiro com 94 pontos, 16 à frente do segundo colocado. A etapa paranaense não valerá pelo Sul-Americano, onde Beto também lidera com 56 pontos, dois à frente do segundo lugar. 

“Vamos chegar a Cascavel mantendo o nosso bom trabalho de acerto de suspensão e motor. Desde Goiânia, a configuração que aplicamos está funcionando muito bem. Por isso, mais uma vez, estaremos bem competitivos”, diz Beto Monteiro, que tem boas lembranças do autódromo paranaense – ele foi o segundo colocado três vezes nas etapas de 2004, 2006 e 2007, quando ainda corria por outra equipe. 

“O traçado do autódromo de Cascavel é bom e muito rápido. E como o asfalto da pista é novo – por conta de reformas recentes –, tenho certeza que será uma prova com disputas muito velozes”, comenta Beto, que não esconde qual a “estratégia” para suas corridas até o final do ano: “Nosso trabalho é de ‘formiguinha’ mesmo, e a cada etapa temos que pontuar para sempre permanecer como líder do campeonato”. 

O piloto do Stralis número 02, Valmir Benavides, o “Hisgué”, chegará a Cascavel almejando mais um desempenho positivo. Na última corrida ele foi o pole-position em Interlagos (SP), e terminou a prova em quinto lugar. Seu desempenho valeu no Campeonato Brasileiro o 12º lugar, com 26 pontos.

“Nós crescemos muito no acerto do Stralis. E, salvo engano, se o caminhão é competitivo em São Paulo, ele será também nas demais etapas”, avalia Hisgué. O SI-12 número 02 é o caminhão reserva que o piloto vem utilizando desde o incidente na segunda etapa, no Rio de Janeiro, quando o piloto de outra equipe provocou um acidente que deixou o veículo totalmente irrecuperável.

“Ajustamos detalhes nos freios e na suspensão traseira, mudamos as barras estabilizadoras e a posição do radiador, e mexemos até em itens de conforto como os retrovisores. A cada etapa, o caminhão fica cada vez melhor”, comenta.

“Quanto mais tempo nossa equipe passa com o veículo, vamos entendendo quais são os ajustes necessários. Em São Paulo, por exemplo, andei na chuva pela primeira vez, o que nos trouxe mais experiência para acertar o Stralis nessas condições. E ainda tivemos a pole e consegui terminar em quinto lugar. Nós somos competitivos”, enfatiza Hisgué.
A sexta etapa da Fórmula Truck terá transmissão ao vivo pela Band, a partir das 13h.

Alpha Esportes: Disputas familiares apimentam a 3ª temporada da Mitsubishi Sailing Cup



Búzios (RJ) recebe a segunda etapa da competição a partir do dia 09 de agosto

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Pais e mães. Irmãos e Irmãs. Primos e primas. Na Mitsubishi Sailing Cup, que realiza a segunda etapa da 3ª temporada entre os dias 09 e 12 de agosto, em Búzios (RJ), a disputa entre familiares é um capítulo a mais de emoção nas já competitivas regatas de veleiros monotipos. 

O exemplo mais claro da rivalidade sadia entre pessoas do mesmo sangue pode ser encontrado na família Grael. De um lado, o medalhista olímpico Torben Grael comanda o veleiro da classe S40 Mitsubishi / Energisa e compete ao lado do irmão, Lars, e do filho, Marco. Do outro, Martine Grael, filha de Torben, lidera a tripulação 100% feminina do barco Pajero / Gol, e tem a bordo a mãe, Andrea.

"Correr contra meu irmão e meu pai, em termos de competição, é como correr contra qualquer outro velejador. Mas, claro, há aquela zoação quando um ganha do outro, tudo sempre muito saudável. Na primeira etapa, inclusive, nós ficamos a frente deles em algumas regatas", lembra Martine, comandante do veleiro Pajero / Gol.

Outra disputa que, há anos, marca a rivalidade entre familiares é a dos irmãos Parada. Na etapa de Ilhabela da Mitsubishi Sailing Cup, por exemplo, a disputa entre Guillermo, comandante do veleiro chileno Pisco Sour e considerado o melhor velejador argentino nos anos de 1982, 1983, 1987 e 2012, e Mariano, tático do barco chileno Patagonia e hexacampeão mundial de vela, durou até a última regata da classe S40.

Em uma manobra ousada nos metros finais antes de cruzar a bóia, vitória de Mariano "Cole" Parada na geral. "A batalha entre eu e meu irmão vem de anos e é muito legal porque sempre estamos muito próximos em termos de pontuação. Mas é uma briga que fica só dentro do mar", afirma o tático do Patagônia. 

Do mesmo lado


A Mitsubishi Sailing Cup não é feita apenas de rivalidade entre familiares. Na classe C30, por exemplo, o entrosamento dos irmãos Alexandre e Roberto Paradeda mostrou-se como um ponto forte do veleiro TNT/Loyal, comandado por Marcelo Massa: foram sete vitórias em sete regatas.

"Temos um entrosamento natural. Nós velejamos juntos há muito tempo. Quando o Roberto começou na classe Optimist, eu que o treinei, já que temos oito anos de diferença, e hoje trabalhamos juntos. Então estamos muito acostumados a conviver e isso nos ajuda durante as regatas", afirma Xandi Paradeda.

Quem também tem experiência de sobra são os irmãos Torben e Lars Grael. Juntos, os velejadores conquistaram diversos títulos na vela, como o bicampeonato brasileiro e o campeonato mundial da classe Snipe. "Ter o Lars comigo é sempre um grande acréscimo na tripulação, já que ele é um velejador de alto nível. Na primeira etapa, pela primeira vez, tivemos o Marco conosco, então foi uma experiência totalmente nova", lembra Torben.

O evento

A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25. 

Mais uma vez, a competição promete grandes disputas. Isso porque a Mitsubishi Sailing Cup contará com grandes nomes da vela mundial, como os irmãos Torben e Lars Grael, Guillermo Parada, Mariano "Cole" Parada, Vasco Vascotto e Eduardo de Souza Ramos.

As inscrições para a segunda etapa da Mitsubishi Sailing Cup, entre os dias 09 e 12 de agosto, em Búzios (RJ), já estão abertas no site www.mitsubishisailingcup.com.br.

Para acompanhar de perto a Mitsubishi Sailing Cup, os resultados da primeira etapa e saber todas as novidades das regatas, acesse o Twitter (www.twitter.com/mitsailingcup) e também o Facebook (www.facebook.com/MundoMit).

Alpha Notícias: Flexomarine obtém nova certificação internacional


Texto: Assessoria de Imprensa

A Flexomarine, único fabricante 100% brasileiro de mangotes marítimos, submarinos e flutuantes, acaba de receber o certificado de protótipo de mangote que atende às mais recentes exigências regulatórias para projeto e testes de homologação por meio da ABS - American Bureau of Shipping de um modelo de Dupla Carcaça, nas dimensões de 600 mm (24 polegadas) de diâmetro interno e 10,7 metros (35 pés) de comprimento.

Com a crescente exploração e produção de petróleo em águas cada vez mais profundas, as instalações offshore estão mais longe da costa e submetidas a condições de mar cada vez mais severas. Tal realidade levou as companhias de petróleo a exigir produtos cada vez mais resistentes e confiáveis.

Entre os itens atingidos por esta nova realidade encontram-se os mangotes marítimos flutuantes e submarinos, que foram foco de completa revisão das normas de fabricação e testes para homologação, de acordo com o “Guide to Manufacturing and Purshasing Hoses for Offshore Moorings” - GMPHOM 2009,  publicado pela OCIMF (Oil Companies International Marine Forum).

Esta nova certificação posiciona a Flexomarine em patamar equivalente aos grandes players internacionais, fabricantes de mangotes marítimos, abrindo espaço para avançar cada vez mais no mercado internacional e se consolidar no mercado brasileiro, onde é a principal fornecedora para a Petrobras e Transpetro, além de outras operadoras offshore instaladas no Brasil e no exterior, como Modec, SBM, Shell Brazil, Aker, BP, OSX, Chevron, Statoil, Fendercare, BW Offshore, GSME, fornecendo mangotes para diversos novos projetos, basicamente FPSOs, tais como: P-58, P-62, P-66 a P-73 (“replicantes”), OSX-1, Gulp Pipping (Abu-Dhabi), entre outros.

A próxima etapa é finalizar a certificação do mangote de 24” Carcaça Simples, e iniciar as de 12 polegadas Dupla e Simples Carcaça, bem como a do mangote tipo Duoflex, projetado e testado em escala real para operar em carretéis de FPSOs e FSOs.  

Alpha Notícias: SAE BRASIL mostra novas tecnologias em transmissões e promove curso em Campinas


Simpósio SAE BRASIL de Powertrain terá palestras, debates, curso e mostra de engenharia

Texto: Assessoria de Imprensa

Mostrar os avanços tecnológicos e discutir o balanceamento entre forças que impulsionam a inovação, mas tendem a retardar o crescimento do setor de powertrain no Brasil são os objetivos do 10º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Hotel Nacional Inn, em Campinas (av. Benedicto Campos, 35, Jardim do Trevo) e contará com um bloco voltado a motores Ciclo Otto e outro sobre transmissões.

O simpósio completa 10 anos e para comemorar será ministrado um curso no bloco de transmissões no dia 6. Serão abordados temas de relevância para os profissionais da área. “Fizemos uma programação para alcançar desde o especialista até quem atua em áreas menos específicas”, diz Mauro Moraes, chairman do simpósio. 

O curso faz parte do módulo da certificação SAE e terá com tema Vibração e Dinâmica em Transmissões. Para Moraes, o assunto é de grande interesse, porque mostrará de forma bem dinâmica pontos específicos. “É uma edição piloto. Se tivermos boa aceitação daremos continuidade em 2013 e prosseguimento com outros temas importantes para o mercado”, comenta.

No dia 7 haverá palestras técnicas com profissionais que mostrarão as tendências tecnológicas em transmissões. O bloco encerrará com debate entre representantes da indústria, governo, pesquisa e fornecedores no fomento à seguinte reflexão: “O Brasil está preparado para inovar ou está fadado à desindustrialização?”. 

A expectativa é levantar as reais necessidades do mercado, conhecer seus pontos fracos e fortes e discutir com toda a cadeia o que é vivenciando no País.

Para Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os eventos organizados pelas Seções Regionais demonstram que a engenharia brasileira da mobilidade está na vanguarda tecnológica. “Nossos encontros se destacam pela alta qualidade do seu conteúdo, tecnologia de ponta e apresentados pelos melhores especialistas do setor”, afirma Mastrobuono.

Oportunidades

O encontro inclui, ainda, exposição tecnológica que permitirá aos participantes, além de tomar conhecimento da tecnologia mais atual, ampliar seu network e trocar experiências, informações e ideias com executivos de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa.

Alpha Notícias: Centrais multimídia em alta no Brasil


Texto: Assessoria de Imprensa

A CarGPS é uma empresa pioneira no Brasil em importação e comercialização de Centrais Multimídia com GPS Integrado. É o agente oficial no país da marca chinesa CASKA, sendo responsável pela importação, homologação, distribuição, garantia e assistência técnica por meio de profissionais treinados pela fábrica. 

São mais de 35 modelos diferentes, os quais visam atender as necessidades do crescente mercado automotivo brasileiro. A matriz está situada em Curitiba, com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre e Belo Horizonte. Hoje, atende a maioria dos carros nacionais de luxo e também vários modelos importados, com foco no desenvolvimento de aparelhos para novos modelos lançados.

A CASKA, marca de renome mundial em Multimídia Automotiva, é considerada a empresa mais profissional no segmento de Multimídia & Navegadores especiais. Na China, é responsável por 45% do mercado deste tipo de produto. Lidera também o mercado em vários países do mundo.


Dentre os destaques, estão:

- Menu Principal: Acesso à toda e qualquer função a partir dele.

- Navegador GPS: Em 3D, software iGO 8 com aviso de radares, milhares de pontos de interesse e atualização pela internet.

- Tela HD 800x480: Tela digital WVGA com cores vivas.

- Reprodução de DVD: Suporte à reprodução dos formatos comuns de música/vídeos pelo DVD/USB ou SD.

- Interface de iPod: Controle de iPod/iPhone/iPad pela tela da Central Multimídia, com reprodução de músicas e carregamento de bateria.

- Disqueteira Virtual: Com suporte à gravação de até seis discos de áudio na memória interna.

- Multi-Zone: Permite utilizar uma função na Central Multimídia e enviar áudio e vídeo para telas traseiras – com GPS funcionando em segundo plano.

- Controles de volante.

- Rádio AM/FM.

- Bluetooth.


As funções de TV Digital, Park Assistance e TPMS (controle de pneus) dependerão de acessório(s) não incluso(s) nas Centrais Multimídia. Será preciso consultar compatibilidade e disponibilidade dos produtos no momento da aquisição.

A instalação das centrais é simples: utiliza os mesmos encaixes e chicotes do som original do veículo, sem adaptações. Mantém todas as características originais, é compatível com controles do volante e a cor da iluminação dos botões da Central é compatível com a iluminação interna do automóvel.

Alpha Notícias: Chrysler apresenta crescimento em julho


Texto: Assessoria de Imprensa

Enquanto as vendas de importados no Brasil estão em baixa (queda de 21,6% no primeiro semestre) e a entidade do setor - a Abeiva - já fala de possíveis demissões, o Chrysler Group do Brasil prova de novo estar na contramão do mercado.

Em julho, a soma dos emplacamentos das quatro marcas do conglomerado (Chrysler, Jeep, Dodge e Ram) presentes no País totalizou 656 unidades, número 130% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

O pódio dos modelos mais vendidos de julho foi comandado pela Ram 2500, com 185 exemplares, seguida de Jeep Compass (118) e Dodge Journey (98). A expansão da rede de concessionários tem sido fundamental para esse sucesso. Em janeiro eram 26 lojas, agora são 36 e até dezembro deverão ser 50. No acumulado do ano, a Chrysler já cresceu 59% sobre os primeiros sete meses de 2011

Alpha Notícias: SAE BRASIL debate em Porto Alegre inovações tecnológicas e perspectivas para máquinas agrícolas


Encontro internacional promoverá debate entre lideranças da indústria de máquinas agrícolas no dia 30 de agosto

Texto: Assessoria de Imprensa

Os avanços na tecnologia e as perspectivas de mercado em máquinas agrícolas estarão em pauta durante o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas. O encontro, realizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, será no dia 30 de agosto, no Centro de Convenções da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av. Assis Brasil, 8787).

O simpósio está estruturado em dois segmentos, sendo o primeiro voltado para as perspectivas agroeconômicas e a visão dos principais fabricantes de máquinas agrícolas autopropelidas acerca do mercado em 2012-2013, outro sobre os avanços na tecnologia de equipamentos de colheita, perspectivas para tratores agrícolas e inovações em eletrônica embarcada. Os painéis de discussão contarão com a presença das lideranças da engenharia mundial e dos principais fabricantes de máquinas agrícolas e implementos.

Em sua 4ª edição, o Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas espera receber cerca de 400 visitantes e tem como público alvo os fabricantes, usuários de equipamentos agrícolas e todos que buscam atualização e conhecimento sobre a atual situação do mercado. “Inovações tecnológicas que propiciem ganhos de produtividade e eficiência estão diretamente ligadas com o crescente desenvolvimento da agricultura no Brasil e no mundo”, comenta Daniel Zacher, chairman do simpósio.

Com o objetivo de aumentar a eficiência de máquinas agrícolas e, assim, atender às crescentes necessidades agroeconômicas mundiais, o simpósio promoverá diálogo entre representantes dos principais fabricantes de máquinas agrícolas. “Teremos discussões em que serão debatidos os desafios, as soluções e perspectivas do setor”, explica Zacher.

Segundo o engenheiro, os avanços da mecanização, aliados ao correto manejo agrícola e às inovações em biotecnologia vêm colaborando cada vez mais para o crescimento e aprimoramento da agricultura. “A produção agrícola é o grande responsável pelo superávit da balança comercial brasileira, portanto quanto mais inovações tivermos nas máquinas agrícolas mais fomentaremos o crescimento e desenvolvimento do País”, enfatiza.

De acordo com Zacher para apresentar e debater a influência dos aspectos agroeconômicos do período 2012-2013 no mercado de máquinas agrícolas a SAE BRASIL convidou lideranças de empresas representativas no setor, que abordarão perspectivas de vendas de máquinas agrícolas. “Outros aspectos como exportações de máquinas brasileiras, em especial para América do Sul e África, incluindo a visão futura para a regulamentação do mercado Argentino, os novos integrantes no mercado e os programas governamentais de crédito serão revistos em um amplo painel de discussões”, acrescenta o diretor.

Exposição

Durante o encontro, várias empresas como Agrale, Braslux, Dana, GKN Land Systems, HBM, National Instruments, Timken, Tuzzi apresentarão suas principais tecnologias voltadas para o mercado de máquinas agrícolas. 

O simpósio é patrocinado pela AGCO do Brasil, AGCO Power, CASE IH, Delphi, GKN Land Systems, Jacto, John Deere, New Holand Agriculture, Schaeffler, Timken, Tuzzi e ZF. 

Alpha Esportes: Novo site e identidade visual para Yann Cunha



Piloto aproveita nova fase da carreira para estrear novo espaço na internet e renovar logomarca

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Aproveitando a nova fase da carreira, estreando na World Series, uma das principais divisões de acesso à Fórmula 1, Yann Cunha faz a estreia de seu novo site e de sua nova identificação visual.

Com aspecto moderno e simples, o site é voltado para as novas cores da identificação visual do piloto brasileiro: branca, amarela e preta. O aspecto do site é simples e direto, com opções em português e inglês.

Além de informações sobre a vida e a carreira de Yann, o espaço também conta com galerias de fotos, vídeos e papéis de parede, atualizados a cada etapa que o brasileiro disputa nas pistas da Europa, e dados sobre sua equipe na World series, a Pons Racing. 

Para os fãs, os canais de comunicação com o piloto seguem acessíveis, com o blog, o canal de Yann Cunha no YouTube e a fanpage no Facebook (todos podendo ser acessados direto da home), sem contar a contagem regressiva para a próxima corrida. Confira mais detalhes acessando www.yanncunha.com

Alpha Notícias: Competição da Scania no Brasil supera total mundial de inscritos



Com 47 mil inscrito ação de incentivo à valorização de condutores registra um aumento de 70% em relação à edição anterior

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”, MMCB, promovida pela Scania, atingiu nada menos que 47 mil inscrições este ano. O número é recorde – significa um aumento de quase 70% em relação à última edição nacional e supera a soma mundial dos participantes da competição Scania, ambas de 2010. A segunda etapa será realizada no fim de semana, em Ponta Grossa (PR). 

“Trata-se de uma grande conquista o número recorde de inscritos e a Scania está orgulhosa com a adesão obtida no País”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Agradecemos a todos os motoristas que acreditaram nesta ação e o apoio das empresas que incentivaram seus funcionários a efetuar o cadastro.”

A competição foi criada na Suécia, onde está localizada a matriz da Scania, em 2003. Em 2005, o Brasil passou a organizar a ação. Em 2010, o total mundial de motoristas inscritos chegou a 45 mil, sendo 28 mil apenas do Brasil. A competição tem por objetivo avaliar as habilidades dos condutores, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma direção que alie eficiência a redução de emissão de poluentes.

Ponta Grossa (PR) é o local da segunda final regional. A Caravana Scania do MMCB, composta por quatro caminhões já está na cidade. Fazem parte da caravana um semipesado P 310 (novo segmento de atuação da marca); um R 480; um R 440, o pesado mais emplacado de 2012; e um R 620 V8, o mais potente fabricado no Brasil. Os caminhões carregam todo o material de apoio utilizado nas etapas. Os quatro veículos vão rodar aproximadamente 12 mil quilômetros pelo Brasil até a grande final, em São Paulo.

A edição será organizada em 24 fases regionais em 12 cidades diferentes, sempre aos finais de semana. São escolhidos um finalista no sábado e outro no domingo por meio de provas teóricas e práticas. Os 24 selecionados das etapas regionais ganharão o Treinamento Scania Master Driver. Assim, eles se tornam, também, multiplicadores de conhecimento. Estima-se que um motorista treinado pode gerar economia de combustível de até 10%. Segundo estimativas de entidades do setor existem cerca de 120 mil vagas abertas no mercado a esse tipo de profissional.


Regulamento do MMCB

Participam da competição apenas motoristas que possuem carteira de habilitação categoria E. Os participantes serão avaliados em todas as etapas por meio de provas teóricas e práticas com temas relacionados a legislação, preocupação ambiental e condução responsável, defensiva e econômica. O evento é organizado em três fases. A primeira (8 de maio a 26 de julho) foi o período de inscrições. A segunda fase será disputada de 28 de julho a 21 de outubro. A terceira é a grande final de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.

Os locais das finais regionais são: Sorocaba, SP (28 e 29 de julho), Ponta Grossa, PR (4 e 5 de agosto), Eldorado do Sul, RS (11 e 12 de agosto), Londrina, PR (18 e 19 de agosto), Sumaré, SP (25 e 26 de agosto), Guarulhos, SP (1 e 2 de setembro), Rio de Janeiro (8 e 9 de setembro), Contagem, MG (15 e 16 de setembro), Vitória da Conquista, BA (22 e 23 de setembro), Jaboatão dos Guararapes, PE (29 e 30 de setembro), Marituba, PA (5 e 6 de outubro) e Rondonópolis, MT (20 e 21 de outubro). A grande final será de 25 a 27 de outubro, em São Paulo.



Premiação

A Scania, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) disponibilizarão a todos os inscritos um curso online com o tema “Atendimento Eficaz”, totalmente gratuito. O vencedor da competição receberá um pacote de prêmios, no valor de R$ 30 mil, distribuído em aparelhos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos, além de R$ 6 mil em dinheiro e uma viagem com acompanhante para conhecer a matriz da Scania, na Suécia.

Na Europa, a ação é apoiada pela Comissão Europeia e pela União Internacional de Transporte Rodoviário (International Road Transport Union–IRU). O MMCB conta com suporte de instituições que são referência nacional no segmento de transporte e na formação de condutores, entre elas, a NTC&Logística, a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para mais informações sobre a Scania acesse  www.scania.com.br

Alpha Esportes: Thiago Marques se despede de pista que o consagrou



Paranaense visita pela última vez pista onde conquistou título antecipado da Stock Light

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A corrida deste fim de semana da Copa Petrobras de Marcas terá um significado especial e triste ao mesmo tempo para Thiago Marques. O piloto da equipe Toyota RZ, ao lado de Ricardo Zonta, visitará pela última vez o palco de algumas de suas principais conquistas na carreira: o autódromo de Jacarepaguá, que receberá neste fim de semana seu último grande evento.

Existente desde meados dos anos 60, mas oficialmente inaugurada no fim dos anos 70, a pista carioca, batizada com o nome do maior piloto local, Nelson Piquet, já foi o principal centro do automobilismo no Brasil, tendo sediado provas de Fórmula 1, Fórmula Indy e MotoGP, além das principais competições nacionais, como a Stock Car, o Gran Turismo, a Fórmula Truck e o próprio Marcas, além de outros torneios já extintos.

Nos últimos dez anos, no entanto, passou por um processo de mutilação e degradação que será concluído nos próximos meses, com o fechamento e a demolição do que resta para a construção do Parque Olímpico, visando os Jogos de 2016. Para Thiago, membro de uma das famílias mais tradicionais do esporte nacional, um pedaço de sua própria história irá embora com Jacarepaguá.

"Foi nesta pista que venci a primeira corrida da minha vida, além de ser lá que me consagrei campeão antecipado na Stock Car Light e ainda fiz seis pódios em dez anos de carreira. Um traçado técnico e super agradável de pilotar, como poucos no mundo", comenta o paranaense, que subiu ao pódio em uma das duas corridas realizada pelo Marcas no local em 2011.

"Isso sem contar a história do meu pai (Paulo de Tarso), meu irmão (Tarso Marques), da equipe da família (Action Power) e do meu companheiro (Ricardo Zonta). Me sinto como os esportistas daqui, que ficarão 'sem teto'. É lamentável o descaso com que trataram esta situação e um desrespeito com o automobilismo brasileiro, um esporte que já deu tantas glórias e alguns dos maiores atletas de todos os tempos", ressalta 

"Não sei se me sinto honrado ou decepcionado em participar da última grande corrida aqui, mas uma coisa é certa: nossa equipe fará de tudo para vencer estas corridas finais. Além de ser uma despedida digna, será a consolidação do nosso potencial", completa. As atividades da Copa Petrobras de Marcas em Jacarepaguá têm início às 9h deste sábado, com o treino livre 1. O segundo treino acontece às 12h40, com a classificação acontecendo às 16h. No domingo, as duas corridas estão marcada para as 10h e 13h20 (horários de Brasília).

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Alpha Esportes: Em duas semanas, Santa Cruz do Sul recebe a categoria mais rápida do Brasil



TOP SERIES concentra fase final do campeonato na região Sul - a mais forte do Endurance

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Há sete anos, o mundo da velocidade ganhava a simpática cidade de Santa Cruz do Sul, a 150 km de Porto Alegre, com a inauguração do circuito de 3.531 metros, um dos mais seletivos e desafiadores do Brasil. No total, são 14 curvas, com uma longa reta e a mistura de trechos de média, baixa e alta velocidade, uma configuração extremamente exigente, que receberá nos dias 18 e 19 de agosto os carros da categoria mais rápida do País, a TOP SERIES.

O novo Brasileiro de Endurance chega à quarta e antepenúltima etapa, levando ao Rio Grande do Sul cobiçados modelos de Gran Turismo como Aston Martin Vantage, Ferrari F458, Corvette Z06R, BMW M3 e Maserati Trofeo, além da força de Protótipos nacionais, como DIMEP GT R1, MC Tubarão, MRX. Com carros tão fortes, alguns acima de 700 cavalos, a expectativa é em torno da quebra do recorde de tempo de volta para categorias nacionais em Santa Cruz do Sul.

Para se ter uma ideia, na etapa mais recente a pole position do piloto Xandinho Negrão, que divide a pilotagem do Aston Martin Vantage com o pai, Xandy, superou em 7s o tempo da Stock Car em Interlagos. O mesmo deve acontecer dentro de duas semanas em Santa Cruz do Sul. Xandy e Xandinho, aliás, chegam na liderança do campeonato pela categoria TOP 1. Eles têm 98 pontos, seguidos por Chico Longo e Daniel Serra, de Ferrari F458, com 79.

Xandy e Xandinho contam também com a histórica vitória da primeira corrida do Brasileiro de Endurance disputada em Santa Cruz do Sul. Quase dois meses após a inauguração da pista, eles venceram os 500 km, em agosto de 2005, na época ainda com o famoso Audi TT-R. Desta vez, terão pela frente um total de três horas de corrida, no circuito que está entre os mais difíceis de toda a temporada da TOP SERIES, o novo Brasileiro de Endurance.

"É uma pista muito técnica e aqui a pilotagem faz muita diferença", avalia Pedro Queirolo, que divide a pilotagem do Corvette Z06R com Rodrigo Barbosa. "É importante caprichar no acerto, porque a pista tem curvas de todos os tipos, então é preciso ter um carro muito bom de ‘chão’", destaca Pedro. Apesar da variedade de carros, o grid de largada da TOP SERIES é o mesmo, apenas com resultados separados de acordo com a performance, entre TOP 1 e TOP 2.

Na categoria TOP 2, quem chega na liderança é a dupla Nilson Cintra e José Ribeiro, ao volante do Protótipo MRX. Eles têm 85 pontos, apenas cinco a mais que a dupla Marcello Sant’Anna e Christian Pons, de Ferrari F430. A etapa de Santa Cruz do Sul abre a fase final da TOP SERIES, com todas as últimas três corridas concentradas na região Sul. Também aparecem no calendário as cidades de Londrina, com a penúltima prova, e Guaporé, que encerrará a temporada 2012.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

TOP 1
1 Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Aston Martin Vantage), 98
2 Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458), 79
3 Eduardo Amorim/Jindra Krauscher (MetalMoro MRX), 72
4 Pedro Queirolo/Rodrigo Barbosa (Corvette Z06R), 67
5 Dimas Pimenta/Rodrigo Pimenta (Dimep GT R1), 54
6 Tiel Andrade/Bruno Justo (MC Tubarão), 43
7 Daniel Croce/Fernando Croce/Fernando Gomes Croce (Corvette Z06R), 40
8 Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911), 33

TOP 2
1 Nilson Cintra/José Ribeiro (MetalMoro MRX), 85
2 Marcello Sant’Anna/Christian Pons (Ferrari F430), 80
3 Henry Visconde/Ricardo Landi (BMW M3), 75
4 Robson Kolling/Odair Costa Jr (Spyder), 54
5 Jair Bana/Duda Bana (Predador), 50
6 Alexandre Zaninotto (Ferrari F430), 45
7 Mário Marques (Maserati Trofeo), 38
8 Demétrio Mendes/Leonardo Vital (Maserati Trofeo), 37
8 Fabio Steinbruch/Hansruedi Wipf/Herbert Gauss (Spyder), 37
10 Marco Garcia (Spyder), 33
11 Eduardo Furnaletto/Renan Guerra (Spyder), 31
12 Marcelo Lozasso (Maserati Trofeo), 30
13 Admir Pardo/Diego Pardo (Aldee), 27
14 Stuart Turvey/Thiago Ribeiri (Scorpion), 23
14 João Carvalho (Maserati Trofeo), 23
16 R. Gargiulio (Maserati Trofeo), 19
17 Marcos Ramos/José Cordova (Ferrari F430), 15
18 Antonio Marcondes/João Vasconcelos (Scorpius), 12
19 Marcelo Karan (Spyder), 7
20 Carlinho de Andrade/Tiel de Andrade (BMW Série 1), 6

TOP 1 GT
1 Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Aston Martin Vantage), 98
2 Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458), 83
3 Pedro Queirolo/Rodrigo Barbosa (Corvette Z06R), 69
4 Daniel Croce/Fernando Croce/Fernando Gomes Croce (Corvette Z06R), 40
5 Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911), 35

TOP 2 GT
1 Marcello Sant’Anna/Christian Pons (Ferrari F430), 96
2 Henry Visconde/Ricardo Landi (BMW M3), 87
3 Mário Marques (Maserati Trofeo), 57
4 Alexandre Zaninotto (Ferrari F430), 53
5 Demétrio Mendes/Leonardo Vital (Maserati Trofeo), 40
6 Marcelo Lozasso/João Carvalho (Maserati Trofeo), 32
7 Marcos Ramos/José Cordova (Ferrari F430), 25
7 R. Gargiulio (Maserati Trofeo), 25
9 Carlinho de Andrade/Tiel de Andrade (BMW Série 1), 18

TOP 1 PR
1 Eduardo Amorim/Jindra Krauscher (MetalMoro MRX), 103
2 Dimas Pimenta/Rodrigo Pimenta (Dimep GT R1), 73
3 Tiel Andrade/Bruno Justo (MC Tubarão), 64

TOP 2 PR
1 Nilson Cintra/José Ribeiro (MetalMoro MRX), 91
2 Robson Kolling/Odair Costa Jr (Spyder), 67
3 Jair Bana/Duda Bana (Predador), 50
4 Fabio Steinbruch/Hansruedi Wipf/Herbert Gauss (Spyder), 40
4 Marco Garcia (Spyder), 40
6 Stuart Turvey/Thiago Ribeiri (Scorpion), 39
7 Eduardo Furnaletto/Renan Guerra (Spyder), 37
8 Admir Pardo/Diego Pardo (Aldee), 33
9 Antonio Marcondes/João Vasconcelos (Scorpius), 20
10 Marcelo Lozasso/Marcelo Karan (Spyder), 14

SOBRE A TOP SERIES

A TOP SERIES é o novo Brasileiro de Endurance e nasceu inspirada nas corrida de longa duração, como as 24 horas de Le Mans, Nurburgring, Daytona. Conta com modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos em provas de três horas de duração, realizadas nos principais circuitos do Brasil.

Alpha Notícias: Ônibus Marcopolo Viale BRT começam a circular em Campinas



Veículos articulados serão utilizados no primeiro corredor BRT da cidade

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Marcopolo fez a entrega, ontem, dia 1º de agosto, do primeiro lote de ônibus Viale BRT para o Sistema de transporte urbano da cidade de Campinas, São Paulo. Os 15 veículos, do mais moderno modelo produzido no Brasil, foram adquiridos pela Itajaí Transportes Coletivos e começaram a circular percorrendo o trajeto entre o bairro Campo Grande e o Centro.

Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT é o mais avançado já fabricado no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem 19 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, o sistema de BRT em funcionamento no Brasil e em diversas cidades do mundo oferece os mais modernos conceitos de mobilidade urbana. “Em Campinas o sistema foi escolhido como padrão do transporte coletivo nos próximos anos. É um exemplo que deve ser replicado para outras cidades brasileiras pelos importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a mobilidade urbana”, destaca Paulo Corso.

Montados com chassi Volvo, os novos ônibus Marcopolo Viale BRT Articulado têm desenho moderno, como exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Também é o primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

Para maior comodidade e conforto dos passageiros, os veículos possuem internet sem fio (wireless) e monitores de televisão. O motorista contará com uma tela ao lado do volante, por onde poderá acompanhar o embarque e desembarque de passageiros, câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota.

“Enquanto os corredores exclusivos não ficam prontos, os ônibus Viale BRT serão utilizados no sistema atual da cidade. A partir de 2013 deverão ser colocados em circulação novos veículos nos corredores Ouro Verde e Campo Grande. A estimativa é de que os dois corredores transportem juntos, no horário de pico, cerca de 30 mil passageiros por hora”, explica o executivo.

Conforto interno

Internamente, o Viale BRT oferece mais conforto, ergonomia e segurança. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.

Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.

Toyota é eleita a empresa de maior satisfação entre os proprietários de veículos pelo segundo ano consecutivo


Três modelos da Fiat, um da Honda e um da Toyota também recebem prêmios

Texto: Assessoria de Imprensa

A Toyota é eleita como a empresa de maior satisfação entre os proprietários de veículos novos no Brasil pelo segundo ano consecutivo, enquanto modelos da Fiat, Honda e  Toyota recebem prêmios do segmento, de acordo com o estudo “2012 Brazil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM (VOSS)”, realizado pela J.D. Power do Brasil e divulgado hoje.

O estudo, agora em seu segundo ano, baseia-se na avaliação dos proprietários em relação a seus veículos e concessionárias por meio de quatro métricas de satisfação. Em ordem de importância, são: custo de propriedade (46%), incluindo o consumo de combustível, o valor do seguro e o custo de manutenção/conserto; design e desempenho do veículo (22%), como conforto e recursos; experiência pós venda (20%); e qualidade do veículo (12%). 


Dentre todos os países nos quais a J.D. Power publica este estudo, os proprietários no Brasil avaliam o custo de propriedade como o quesito de satisfação mais importante. Isto se deve, em parte, ao fato de que estes proprietários gastam uma maior porcentagem de seus ganhos no custo de seus veículos, tais como manutenção, consertos, combustível, impostos, seguro, entre outros, do que os proprietários de veículos em outros países. Isto se traduz em um baixo nível de satisfação no Brasil, especialmente nos segmentos sub-compactos, compactos de entrada e dos compactos superior.

“Com a entrada de novas marcas no mercado e com o lançamento de muitos modelos novos, nunca antes os proprietários de veículos novos no Brasil tiveram oportunidade de escolha tão grande”, diz Jon Sederstrom, diretor geral da J.D. Power do Brasil. “As conclusões do VOSS em todos os mercados globais mostram consistentemente que as marcas de maior sucesso são aquelas que ultrapassam as expectativas de seus clientes ao longo de todo o tempo de propriedade do veículo. No Brasil, isto obriga os fabricantes de automóveis a equilibrar projetos empolgantes de novos veículos e modelos de alta qualidade com a baixa necessidade de manutenção, assim como de outros custos de propriedade”, completa.


A satisfação geral em 2012 alcançou o valor médio de 751 pontos, em uma escala de 1000 pontos - uma melhora de oito pontos em relação a 2011. 

O VOSS Brasil 2012 classifica a satisfação de propriedade um veículo individualmente por modelo por segmento, assim como por marca de automóvel em geral. A Toyota foi eleita como a marca com a classificação mais alta em relação à satisfação entre os proprietários pelo segundo ano consecutivo, com uma média geral de 829 pontos, um aumento expressivo em relação aos 821 pontos, em 2011.  Na sequência da Toyota, na classificação geral de marcas, estão as montadoras coreanas Hyundai (815) e Kia (812), ambas classificadas no estudo pela primeira vez, este ano. A Mitsubishi e a Nissan também fazem uma estreia notável no VOSS deste ano, ambas classificadas acima da média da indústria. 

“O compromisso da Hyundai, da Kia, da Nissan e da Mitsubishi com seus clientes resultou em ganhos na participação de mercado ao longo do ano passado”, explica Sederstrom.  “No entanto, as expectativas dos clientes estão constantemente mudando, e nenhuma montadora de automóveis pode se dar ao luxo de descansar sobre os louros. Isto é uma verdade tanto para as recém-chegadas no mercado quanto para as quatro grandes tradicionais - Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford”, reforça o executivo.

A Fiat é a marca que mais se aprimorou no estudo de 2012, ganhando 26 pontos de um ano a outro (754 pontos, em 2012, e 728, em 2011) e classificando-se ligeiramente acima da média da indústria.  Esta melhora deve-se, em parte, ao Fiat Siena Fire, que obteve a maior pontuação por modelo (856) e apresentou o mais baixo número de problemas relacionados no estudo por 100 veículos (101 PP100). Uma pontuação PP100 mais baixa significa uma qualidade mais alta.

Além de ter o Siena Fire classificado no mais alto posto no segmento de carros compactos de entrada, a Fiat também ganha prêmios no segmento de veículo para o Mille (sub-compacto) e para o Punto (compacto superior). Os prêmios para outros segmentos do estudo compreendem o Honda Fit (monocabine) e o Toyota Corolla (médio).

O estudo verificou que a relação confiabilidade/durabilidade é de grande consideração na escolha de um modelo entre os proprietários de veículos novos no Brasil. Pouco mais de 50 por cento (51%) dos proprietários de veículos indicaram que esta relação é da maior importância para a compra, seguida de perto pelo consumo de combustível (50%).

“A qualidade do veículo não é uma métrica fundamental, no Brasil, apenas para os fabricantes, mas também para o consumidor”, ressalta Sedestrom. “As marcas asiáticas, em média, reportaram 3.06 problemas, comparado com 3.40 problemas reportados pelos proprietários de veículos de todas as outras marcas, independentemente de onde eles foram produzidos”, finaliza o diretor.

O estudo “2012 Brazil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM (VOSS)”  baseia-se na avaliação de mais de 7.500 entrevistas online, realizadas com proprietários de veículos no Brasil, após uma média de dois anos com o veículo. A satisfação geral de propriedade se reflete em um índice de pontuação baseado em uma escala de 1.000 pontos, na qual a pontuação mais alta indica o maior índice de satisfação.  O estudo foi realizado entre abril e junho de 2012.

Alpha Notícias: Salão das Motopeças reúne novos equipamentos de segurança para motoboys


Medidas que valerão a partir de sábado devem reduzir em 20% os acidentes, diz presidente da Anfamoto

Texto: Assessoria de Imprensa

A partir do próximo sábado, entrará em vigor em todo  Brasil uma nova lei para os profissionais de mototáxi e motofrete. Os condutores terão de fazer curso de direção defensiva e utilizar vários equipamentos de segurança, como antena corta-pipas, protetor de pernas e motor, baú, coletes e capacetes com faixas refletivas, entre outros.

Vários desses equipamentos podem ser encontrados no VII Salão Nacional e Internacional das Motopeças, que começou nesta quarta-feira (1°), no Expo Center Norte.

Segundo Orlando Cesar Leone, presidente da Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças), as medidas que entrarão em vigor são importantes, já que visam a segurança dos motofretistas. "O motociclista que anda no meio dos carros se expõe demais e corre risco de vida. Com a padronização dos equipamentos e sinalização, a expectativa é que haja uma redução de 20% dos acidentes", afirma Leone.

Ele lembra, ainda, que a frota brasileira de veículos de duas rodas já é de 18,8 milhões, um salto de 367% desde 2000, quando havia apenas pouco mais de 4 milhões de motocicletas, motonetas e ciclomotores no Brasil. Só na cidade de São Paulo, já são mais de 200 mil motofretistas.

“É claro que a chegada de mais motos às ruas é acompanhada de um crescimento no número de acidentes, portanto é realmente fundamental normas que estabeleçam requisitos mínimos de segurança, para preservar a vida desses profissionais ”, completa Orlando Leone.

Aqueles que não estiverem de acordo com a lei, terão que arcar com multa mínima no valor de R$ 191,54. 


Serviço

VII Salão Nacional e Internacional das Motopeças
Data: 1° a 4 de agosto de 2012
Horário: 15h às 21h30 (quarta, quinta e sextas-feiras) e das 15h às 20h30 (sábado)
Local: Expo Center Norte | Pavilhão Amarelo (Av. Otto Baumgart, 1.000 - Vila Guilherme)
Organização: Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças)
Informações: (11) 3052-2002
Site: www.salaodasmotopecas.com.br
Credenciamento: http://www.salaodasmotopecas.com.br/credenciamento.html
Entrada gratuita e restrita aos profissionais do setor

Alpha Esportes: 4ª etapa da Copa Petrobras de Marcas começa sábado



RedeTV! transmite ao vivo no domingo (5/8) a partir das 13h

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Ricardo Maurício (Honda Civic) ainda não venceu na temporada 2012 da Copa Petrobras de Marcas. Após três rodadas duplas, ele coleciona um quarto, quatro terceiros e um segundo lugar, demonstrando uma regularidade fundamental para a conquista do título da categoria que envolve cinco montadoras e seus modelos que você pode encontrar rodando nas ruas: Chevrolet Cruze, Ford Focus, Honda Civic, Mitsubishi Lancer GT e Toyota Corolla XRS. 

Neste fim de semana, nos dias 4 e 5 de agosto, eles irão competir na quarta rodada da Copa Petrobras de Marcas, naquela que promete ser a último grande evento de automobilismo no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, já que o complexo será destruído para a construção de instalações para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

"Para competir em um campeonato como esse, onde os primeiros na classificação carregam o chamado 'lastro de sucesso', é preciso frieza para evoluir conforme a possibilidade. Enquanto for possível buscar pontos e liderar o campeonato sem vencer, eu farei isso, mas claro que corro sempre pela vitória", disse Ricardo Maurício, da equipe FullTime Sports.

Ricardinho Maurício sabe que a tarefa não será fácil no Rio de Janeiro por conta do peso extra (70 kg) que carrega no carro. Mas por outro lado o circuito de Jacarepaguá é plano, o que pode diminuir a influência do lastro na hora de acertar o carro. Para isso, conta com o bom trabalho do chefe de equipe Maurício Ferreira. "O entrosamento com o 'Mau Mau' (apelido do dono do time) está sendo bom e rápido, porque conversamos a mesma lingua e temos chances também de andar bem no Rio", completou.

Na classificação, após seis corridas, Ricardo Maurício aparece na frente com 98 pontos contra 82 do Honda Civic #6 da dupla formada por Juliano Moro e André Bragantini (JLM Racing), que já largou na pole e venceu duas vezes no ano. Em terceiro, o atual campeão Thiago Camilo (Carlos Alves Competições) tem 76 pontos com o seu Chevrolet Cruze #21. Entre as Marcas, a liderança é da Honda (205 pontos), seguida por Toyota (189), Mitsubishi (112), Chevrolet (111) e Ford (96).

Amanhã, os pilotos terão um dia para trabalhararem nos boxes os primeiros acertos para os treinos livres e tomada de tempos que definirá o grid da corrida 1, marcada para largar às 10h deste domingo (5/8). A RedeTV! abre transmissão no domingo às 13h, mostra o compacto da primeira prova e mostra ao vivo a corrida 2, a que fechará o fim de semana da 4ª rodada da temporada.

Além da Copa Petrobras de Marcas, haverá também a disputa da 3ª e 4ª etapas da Fórmula 3 Sul-Americana e a 9ª e 10ª corridas do Campeonato Estadual de Turismo.

Alpha Notícias: Fernando Menezes assume como Diretor de Comunicação da Nissan do Brasil



Fernando Menezes retorna ao Brasil após quatro anos para assumir o recém-criado cargo
  
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Nissan Américas nomeou hoje Fernando Menezes diretor de comunicação corporativa da Nissan do Brasil com o objetivo de dar suporte ao crescimento da empresa no País.

Atualmente diretor de marca e comunicação corporativa da Nissan Europa, Menezes irá se reportar a François Dossa, vice-presidente de administração e finanças da Nissan do Brasil, e a David Reuter, vice-presidente de comunicação corporativa da Nissan Américas.

À medida que a empresa cresce rapidamente no país, Menezes irá liderar a área de Comunicação da Nissan no Brasil, além de ser o responsável pelo patrocínio dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Nissan, fabricante com o maior crescimento no mercado brasileiro em 2011, prepara o lançamento de oito novos modelos para o Brasil até 2016.

“Estamos felizes com o retorno de Fernando ao Brasil, que, com seu extenso conhecimento da empresa, do mercado brasileiro e a grande experiência adquirida em outros mercados, irá contribuir para atingirmos nosso objetivo de 5% de participação de mercado até 2014. O Brasil é um mercado estratégico para nosso plano de crescimento na América Latina, e sua liderança em comunicação nos ajudará a contar a nossa história de expansão e de investimentos”, afirma Dossa.   

Fernando Menezes entrou na Nissan do Brasil em 2002 como gerente de comunicação e, em abril de 2008, foi para a sede da empresa no Japão como gerente geral de comunicação para América Latina, África, Oriente Médio, China e Sudeste Asiático. Em abril de 2010, Menezes foi nomeado diretor global de comunicação de produto e tecnologia e, em outubro do mesmo ano, mudou-se para Genebra, Suíça, para assumir seu cargo atual.

Menezes tem mestrado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em marketing estratégico pela Kellogg School of Management.

Alpha Notícias: Renault anuncia ampliação da Fábrica de Motores


Empresa reafirma estratégia de aumento da capacidade instalada no Brasil

Texto: Assessoria de Imprensa

A Renault anuncia hoje a expansão da atual capacidade produtiva da Fábrica de Motores em mais 100.000 unidades por ano. A produção anual vai passar dos atuais 400.000 para 500.000 motores. O anúncio é realizado no mesmo dia em que é inaugurado um novo prédio da estamparia com a presença do Governador do Estado do Paraná, Beto Richa, no Complexo Ayrton Senna (PR), onde estão instaladas as fábricas da marca no Brasil.

Inaugurada em 1999, a Fábrica de Motores terá sua capacidade produtiva aumentada em 25%, passando de atuais 400.000 para 500.000 unidades por ano a partir de 2013. Cerca de 40% desse volume é destinado à exportação. Desde o início de suas operações, a fábrica já produziu cerca de 2,5 milhões de motores e exportou mais de 1,2 milhão de unidades. Para a expansão da fábrica, sua área total será ampliada em 5.000 m2.

Já a inauguração do novo prédio da estamparia marca o início das operações da nova linha de cortes de chapa de aço, fundamental para garantir agilidade e produtividade à fabricação neste momento de expansão da capacidade instalada no Brasil. A nova área, de 4.300m2, será responsável por uma produção de 284.000 peças/mês até o final do ano. A linha de corte é a área onde se inicia o processo de fabricação dos veículos, transformando bobinas de aço em chapas que passarão pelas linhas de prensa para serem estampadas. 

Todas essas operações fazem parte da estratégia de crescimento da marca no País, que prevê:

- ampliação da capacidade produtiva de veículos (de 280.000 para 380.000 unidades/ano) 
- ampliação da capacidade produtiva de motores (de 400.000 para 500.000 unidades/ano);
- ampliação da rede comercial (230 pontos de venda em 2012, um aumento de 30 concessionárias em relação a 2011);
- atualização (Novo Sandero em 2011) e reforço da gama de produtos (Fluence e Duster em 2011).

A Renault fechou o primeiro semestre de 2012, com 110.536 veículos comercializados, o que representa um crescimento de 37,3%, comparando-se com 2011. O sucesso comercial foi impulsionado, entre outros, pelas vendas dos modelos Sandero (44.527 unidades), Duster (18.114 unidades) e Logan (16.696 unidades) que garantiram uma participação de mercado de 6,8%. Em âmbito global, o mercado brasileiro continua sendo o segundo mais importante para a Renault. No acumulado de 2012, com volume total de 310.260 unidades, a França está em primeiro lugar, seguido do Brasil (110.536), da Rússia (95.579), da Alemanha (88.543) e da Argentina (63.275).

Para o segundo semestre, a Renault segue em sua estratégia de crescimento acima do mercado.

Dados Renault

Fábrica de Automóveis
• Capacidade atual: 220 mil veículos/ano
• Capacidade até 2015: 320 mil veículos/ano
• Modelos: Duster, Sandero e Logan

Fábrica de Motores
• Capacidade atual: 400 mil motores/ano
• Capacidade até 2013: 500 mil motores/ano
• Modelos: motores 1.0 16V; 1.0 8V; 1.2 16V; 1.6 8V ; 1.6 16V. São também produzidos virabrequins, cabeçotes, blocos e coletores.

Fábrica de Veículos Utilitários (inclui Nissan)
• Capacidade atual: 59 mil veículos/ano
• Modelos: Renault Master e Nissan Livina, Grand Livina e Frontier

Exportação
• 1ª maior exportadora do setor no Paraná
• 4ª maior exportadora do setor no País
• Mais de 60.000 carros e mais de 130.000 motores exportados em 2011
• Histórico: mais de 350.000 carros e mais de 1.200.000 de motores exportados até hoje

Vendas (emplacamentos no 1º semestre - 2012)
• 100.536 unidades (vs 80.482 em 2011)
• Participação de mercado de 6,8% (vs 4,9% em 2011)
• Renault do Brasil é a 2ª maior operação do Grupo Renault no mundo

Faturamento
• R$ 11 bilhões em 2011
• 3ª maior empresa privada do estado do PR

Recursos Humanos
• 6.200 empregos diretos
• 25.000 empregos indiretos
• 600 engenheiros no Renault Tecnologia Américas em Curitiba (1.000 nas Américas)

Responsabilidade social
• Forte atuação do Instituto Renault, que contribui para o crescimento da comunidade através de ações de Desenvolvimento Social, Educação, Segurança no Trânsito e Meio Ambiente;
• R$ 6,3 milhões em investimentos desde 2010;
• Destaque: projeto Borda Viva, em São José dos Pinhais: apoio direto para mais de 6.800 pessoas/ano em subprojetos como cozinha comunitária, ballet para crianças, padaria escola, padaria comunitária, hora da leitura, projeto de costura, etc.
• Mais de 290.000 pessoas direta e indiretamente impactadas;

Meio Ambiente
• Montadora com a maior reserva ambiental da América Latina
• 60% de seus 2,5 milhões de m2 são de mata nativa preservada
• Mais de 140 espécies de mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis
• Gerenciamento de 100% de seus resíduos industriais: 5 mil toneladas por mês
• Em 2011, 95% dos resíduos industriais foram reciclados: 57 mil toneladas por ano
• Materiais reciclados: isopor, borra de óleo, papel branco, madeira, papelão, plástico, lodo da pintura.

Alpha Notícias: Continental Pneus premiará estudantes de engenharia com estágio na Alemanha


“Prêmio Futuro Sustentável” busca encontrar soluções para sustentabilidade, uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis

Texto: Assessoria de Imprensa

A Continental Pneus abriu as inscrições para a primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável” para estudantes de Engenharia. O objetivo é incentivar futuros engenheiros a desenvolverem soluções inovadoras que possam contribuir para a sustentabilidade, uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis.

Poderão participar, sob a orientação de um professor, grupos formados por até quatro estudantes matriculados em qualquer entidade de ensino superior no território nacional em 2012. Uma ficha de inscrição deverá ser preenchida pelos interessados e enviada acompanhada por um artigo de no máximo 25 páginas contendo a proposta do projeto. Os trabalhos recebidos serão analisados por uma comissão julgadora formada por engenheiros da Continental Pneus e por membros de importantes organizações ligadas às áreas de Engenharia e Meio Ambiente.

Os cinco melhores projetos serão selecionados para a próxima fase, que inclui uma apresentação de 20 minutos aos integrantes da banca, e o grupo vencedor será anunciado no dia 29 de novembro. Os vencedores ganharão um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Continental AG em Hannover, na Alemanha, no período de 5 a 19 de janeiro de 2013. O professor orientador responsável pelo grupo receberá um iPad.

“Essa iniciativa reforça o compromisso da Continental Pneus com as práticas sustentáveis voltadas à preservação do meio ambiente e também com o futuro da engenharia automotiva. Ao incentivar jovens estudantes a desenvolverem projetos tendo como foco a destinação correta de pneus inservíveis,  reiteramos uma vez mais a nossa postura de empresa profundamente comprometida com a sua inserção na sociedade e com a preservação dos recursos naturais do planeta”, analisa Luciana Ferreira, gerente de marketing da Continental Pneus para a América Latina.

Para divulgação prêmio, a Continental realizará ao longo dos próximos meses uma extensa campanha de marketing tendo como tema “Uma ideia na cabeça, uma passagem para a Alemanha na mão”. Um mix de canais e de plataformas será utilizado: redes sociais, anúncios para iPad e banners, distribuição de folders e cartazes nas universidades e envio de e-mail marketing para estudantes cursando Engenharia. “Estimamos que mais de 42 milhões de pessoas serão impactadas”, destaca Luciana Ferreira.

O prazo de inscrição para o “Prêmio Futuro Sustentável” da Continental Pneus é até 31 de outubro. Informações adicionais e regulamento completo no hotsite www.premiocontinental.com.br

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana