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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alpha Esportes: Pirelli define pneus macios e médios para a GP2 e GP3 em Spa-Francorchamps



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Neste fim de semana, a GP2 e a GP3, categorias de base para a Fórmula 1, chegam à Spa-Francorchamps, na Bélgica, um dos circuitos mais desafiadores do ano. A Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus, disponibilizará para cada carro três conjuntos do PZero Branco médio e dois conjuntos do PZero Amarelo macio para o fim de semana inteiro da GP2 e três jogos de composto PZero Branco médio para os da GP3.

Localizado perto de Liege, Spa-Francorchamps é um dos circuitos mais pitorescos do calendário internacional. Suas 19 curvas, mudanças bruscas de elevação e o cenário de tirar o fôlego fazem da corrida um verdadeiro teste de habilidade tanto para os pilotos da GP2 e GP3 como para os pneus da Pirelli.

Na GP2, os pit stops estão permitidos em ambas as corridas da categoria desde a etapa de Silverstone neste ano, além de os pilotos terem a disposição um conjunto extra dos pneus mais macios. Isso abre mais oportunidades para o desenvolvimento de estratégias e também de ter a possibilidade de treinar com o composto mais macio antes da qualificação.

Na GP3, os compostos médios são ideais para o circuito, pois como não é permitido fazer pit stops nas duas corridas do fim de semana, os pilotos terão que tomar cuidado extra com os pneus, já que a pista possui muitas curvas, 19 no total, e os carros ficam em aceleração máxima durante a maior parte do percurso, apesar do alto número de curvas.

Para Mario Isola, gerente de motorsports da Pirelli, os pneus são projetados para ser o mais adaptável possível para uma grande variedade de condições. Isso fica mais evidente em Spa, que gera uma enorme quantidade de energia nos pneus, em termos de forças laterais e longitudinais. “Com os campeonatos se aproximando ao final da temporada, cada decisão tomada pelas equipes será crucial, mas, como sempre, o que vai contar mesmo é a habilidade dos pilotos para fazer a diferença. Especialmente na GP2 e na GP3, com os jovens pilotos em cada categoria determinados a chegar ao topo das corridas mundiais, a Fórmula 1", conclui.

Alpha Esportes: GT4 chega a Guaporé com disputa apertada



Esta será a primeira etapa da categoria na pista de Guaporé

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Acontece neste final de semana em Guaporé (RS), a quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. A corrida de sábado marcará a metade da temporada e a tabela de pontos está muito apertada. A dupla Alan Hellmeister e Sérgio Laganá lidera com 118 pontos, apenas sete a mais que Fabio Greco e Valter Rossete, com 111. O estreante Leonardo Cordeiro, do BMW Team Brasil é o terceiro com 94 pontos.

Os líderes estão preocupados com a segunda metade da temporada. Alan Hellmeister explica. "Mais embolado do que está é impossível e o campeonato deve ser decidido apenas na última prova. A Lotus e as BMW devem crescer, por serem carros novos e as equipes já conhecerem melhor os equipamentos. As quebras devem diminuir e o rendimento crescer na mesma proporção. Os três carros são muito rápidos", declarou.

Quanto à expectativa, Hellmeister conclui que o Aston Martin Vantage deve estar competitivo, mas prefere não pensar em vitórias. "É a primeira vez que treinamos antes da prova, mas nosso carro deve estar competitivo. Aprendemos ao longo dos anos que a vitória é legal, mas o importante para sermos campeões é a regularidade. É nessa linha que vamos seguir até a última corrida. Pontos é o que vamos buscar. Quanto mais, melhor", completou.

Sérgio Laganá compartilha da mesma opinião do seu companheiro e conta como a pista é empolgante. "Nos treinos que fizemos para conhecer o traçado, combinamos dar cinco voltas e parar, mas eu fui pegando a mão do traçado, gostando das curvas e não tinha vontade de parar. É cansativo, mas instigante", contou Laganá, que lamentou a não participação dos vice-líderes Fabio Greco e Valter Rossete. "É uma pena, porque a briga está muito apertada e não ter eles é perder uma referência na pista", finalizou.

Greco e Rossete, que começaram a temporada com a Maserati Gran Turismo MC, haviam voltado para o seu antigo carro, a Ferrari F430 Challenge, na etapa do Rio de Janeiro, mas não teve tempo de treinar para a etapa de Guaporé, decidiu não participar. "O Valter não conhecia a pista, não conseguimos treinar e o risco de danificar o carro é grande. Ele decidiu não participar dessa etapa e eu respeito e apoio a decisão dele. Uma pena para o campeonato, mas ainda podemos recuperar", disse Fabio Greco.

O terceiro colocado no campeonato, Leonardo Cordeiro, espera ter ajuda da torcida local para obter um bom resultado, já que seu companheiro Vitor Genz é gaúcho. "Assim como vencemos juntos em Interlagos, onde tinha a torcida a meu favor, vamos trabalhar para vencer novamente em Guaporé. Estou evoluindo ao longo do campeonato, o que é natural por ser meu ano de estreia no Turismo, e com o apoio de toda a equipe na evolução do carro estou conseguindo me manter na briga pelas primeiras colocações", finalizou Léo.

Classificação da GT4 (10 primeiros):

1 Sergio Laganá e Alan Hellmeister 118
2 Valter Rossete e Fabio Greco 113
3 Leonardo Cordeiro 96
4 William Freire e Eduardo Oliveira 73
5 Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves 72
6 Valter Pinheiro e Leonardo Burti 63
7 Vitor Genz 61
8 Ricardo Ricca e Cassio H. de Mello 21
9 William Starostik 20
10 Marçal Melo e João Gonçalves 13

Alpha Notícias: Metalcrafters anuncia primeira fábrica no Brasil


Empresa investirá R$ 15 milhões em sua planta em Lorena

Texto: Assessoria de Imprensa

A Metalcrafters, empresa norte-americana que produz compósitos, motores elétricas para veículos automotivos e produtos para tecnologia aeroespacial, vai construir sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. São cerca de R$ 15 milhões que serão investidos na construção da fábrica em um terreno de 40 mil m² na cidade de Lorena, localizada a 200 km da capital paulista.  A companhia vai se instalar no Estado São Paulo com o apoio da Investe São Paulo e da prefeitura municipal.

“Esse investimento da Metalcrafters é estratégico para o Estado de São Paulo, pois trará inovação à indústria paulista. Com a chegada da Comil a Lorena começa a segunda onda de investimento, que é a chegada dos fornecedores. Isso trará um novo ciclo de desenvolvimento econômico para a região, com a geração de empregos e o aumento da renda da população”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Segundo o diretor da Metalcrafters do Brasil, Edgardo Vieytes, a nova fabrica deve gerar 100 empregos diretos, com índice de nacionalização de produção de 90%. O foco da nova fábrica serão os motores para ônibus, caminhões e vans elétricos, mas a empresa também planeja produzir peças para a indústria aeroespacial da região e compósitos como resina vegetal, peças em fibra de carbono e resina de vidro feita a vácuo.

Além da Comil, fabricante de ônibus que está construindo sua nova fábrica em Lorena e será cliente da Metalcrafters, outro fator que levou os empresários a escolherem a cidade foi a localização, às margens da Dutra e a proximidade com as grandes montadoras na região do Vale do Paraíba - como a Volkswagen (Taubaté), a General Motors (São José) e da futura fábrica da Chery, em Jacareí.

“Escolhemos Lorena pela proximidade com as fábricas de automóveis e da Embraer. Além disso, as universidades da região garantem mão-de-obra qualificada e desenvolvimento científico”, explicou Vieytes.

A Investe SP está assessorando a empresa na obtenção de informações setoriais e no contato com órgãos públicos e privados. A agência também irá assessorar no licenciamento ambiental e na obtenção da infraestrutura necessária. “Agradeço o excelente trabalho da Investe SP no apoio ao investidor. É um grande diferencial do Governo do Estado de São Paulo”, disse Vieytes.

A Metalcrafters é uma empresa com sede em Fountain Valley, na Califórnia, e foi fundada em 1979.  É conhecida por produzir protótipos e conceber veículos para os maiores fabricantes de automóveis do mundo, atuando com transporte, aviação, engenharia aeroespacial e brinquedos para parques temáticos.

A empresa, que participou da criação de modelos como o Veloster e o ix35, da Hyundai, a minivan Kia Soul e o esportivo Eclipse, da Mitsubishi, faz desde o design e a engenharia do automóvel até a fabricação de protótipos e carros experimentais, expostos em feiras e salões do automóvel. As montadoras encomendam esse trabalho antes de produzir os carros em escala comercial.

Alpha Notícias: Atlas Transporte & Logística estima investimentos na ordem de R$32 milhões



Com esse investimento a empresa prevê crescimento de 15% em 2012

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

No ano em que completa 60 anos de atuação no mercado brasileiro, a Atlas Transportes e Logística, uma das maiores transportadores do país, prevê investimentos de R$ 32 milhões em 2012, sendo 12 milhões em renovação de frota na aquisição de 125 novos caminhões e 20 milhões na ampliação dos terminais, previstos para os centros de distribuição localizados em Salvador (BA), Manaus (AM), Espírito Santo (ES), Cuiabá (MT), Natal (RN), Maceió (AL) e Porto Velho (RO). 

Cerca de 20% das filiais receberão investimentos. Atualmente, a Atlas conta com 56 filiais distribuídas em todo país e, com esse aporte, a empresa prevê crescimento de 15%, o que representa R$ 630 milhões em faturamento. No ano anterior, a empresa registrou 17% o equivalente a R$ 545 milhões.

Para o presidente da Atlas, Lauro Megale Neto, uma das estratégias é manter o crescimento da empresa tendo como foco central o nível de serviço prestado, o que implica na capacitação permanente dos colaboradores e motoristas. "A Atlas ministrará neste ano 25 mil horas de treinamento com os profissionais de todo o país, 5 mil a mais do que realizado no ano anterior" comenta.

Em 2012, a Atlas visa aumentar a participação da divisão logística desenvolvendo projetos específicos, oferecendo soluções de Centros de Distribuição exclusivos, compartilhados ou mesmo assumindo as operações de armazenagem e controle de estoque nas instalações do próprio cliente.

Coluna "Alta Roda": Combustível é um barato

Fernando Calmon*


Uma notícia que assustou os brasileiros era mais do que esperada por quem acompanha o mercado de combustíveis no Brasil. A nossa gloriosa Petrobrás anunciou prejuízo de R$ 1,346 bi no segundo trimestre do ano, o primeiro desde 1999 quando o real sofreu forte desvalorização frente ao dólar.

Atribui-se a John Davison Rockefeller (1839-1937), magnata, filantropo e fundador da Standard Oil (ExxonMobil, hoje), a frase famosa: “O melhor negócio do mundo é empresa petrolífera bem administrada; segundo melhor é empresa de petróleo mal administrada.” Se isso for verdadeiro, não precisa exagerar.

O prejuízo da paraestatal tem várias causas e a principal, com certeza, são as interferências políticas do maior acionista, o Governo Federal. Ações da companhia desabaram mais de 40% desde a sua capitalização recorde de setembro de 2010. Investidores não gostaram do aumento dos custos, do número de poços secos e da baixa confirmação de produção comercial do subsolo marítimo, na região de enorme potencial conhecida como pré-sal.

O maior problema, no entanto, foi o governo cair na tentação de segurar artificialmente o preço dos combustíveis para “controlar” a inflação desde 2005. Congelar o preço da gasolina nas bombas (na realidade o preço real caiu, considerada a inflação) funcionou até zerar a Cide, imposto para compensar a Petrobrás pelas variações de preço no exterior. O País é autossuficiente na produção de petróleo, porém não de combustíveis de origem fóssil.

Distorções dessa política levaram à perda de competitividade de preço do etanol e à necessidade crescente de importar gasolina e o próprio etanol. Somado ao diesel, essa conta está atualmente em R$ 1,5 bi por trimestre. Perturba também a distribuição pela falta de tanques nos portos e bases no interior do país. A diferença de preço entre o combustível importado e o que a Petrobrás recebe por ele é superior a 20%, segundo o Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Ninguém preconiza, obviamente, aumento de derivados dessa magnitude, pois há outras variáveis na equação. No entanto, se tivesse ocorrido correção do preço nas bombas, de 2% a 3% ao ano, geraria recursos de que a Petrobrás precisa bastante.  Há investimentos em curso em novas refinarias (já atrasadas e a custos extrapolados), além do ambicioso e caríssimo plano de exploração e produção em alto-mar.

Efeito colateral desse erro primário foi estagnação e recuo da produção de etanol. Investimentos pararam porque não dá para manter a competitividade de 70% do preço da gasolina nos postos. Afinal, esta é oferecida a preço congelado e custos agrícolas e industriais do combustível alternativo continuam a subir. Apesar de etanol de cana ser considerado praticamente neutro em CO2, no seu ciclo de vida. Para a plateia interna e externa o governo faz discurso ecológico, mas na realidade sua política é contrária, ao menos na gestão atual.

Para a Petrobrás, maior empresa brasileira, doses de humildade também serviriam. Considerada pela Forbes como quarta maior petrolífera do mundo, não respondeu aos questionamentos da coluna sobre critérios da revista. Naquele ranking estão de fora grandes estatais do Oriente Médio e da Opep, de capital fechado. Também não se pronunciou sobre reservas provadas de petróleo frente às congêneres.

RODA VIVA

RUMORES confirmam o que a coluna antecipou. Nova fábrica Fiat em Goiana (PE) aproveitará flexibilidade para produzir também produtos Chrysler. Estariam confirmados, além de SUV compacto de combate ao EcoSport, picape média (anti-S10), Dodge Dart/Fiat Viaggio (fim do Linea) e sucessor do Punto. Subcompacto para o lugar do Mille, se sair, fica em Betim (MG).

RENAULT dispõe agora de verdadeiro motor flex para Sandero e Logan 2013. Trata-se do 1,6 l, de cabeçote convencional (8 válvulas) e maior taxa de compressão (12:1). Resultou em mais 10% de potência: 106 cv/etanol. Consumo diminuiu 10% em ciclo urbano e 5%, estrada (4%, média ponderada). Fábrica afirma que obterá nota máxima (A) na etiquetagem 2013 do Inmetro.

PRESIDENTE da Renault brasileira, Olivier Murguet, garante que eventual defasagem da linha Sandero/Logan, em relação à Europa, vai encolher bastante. Entre seis e nove meses, todos estarão alinhados. A começar já em 2013.

APOIO à Honda por oferecer também câmbio manual de 6 marchas, de ótimo manuseio, no CR-V, mesmo representando menos de 10% das vendas. Mantém o silêncio a bordo: 120 km/h, motor a 3.000 rpm (no automático, 5 marchas, 2.400 rpm). SUV baseado no Civic é espaçoso, tem acabamento honesto e inclui sistema muito prático de rebatimento total do banco traseiro.

COMEÇOU no México a pré-produção do Sonic, hatch e sedã. Antes do final do ano, ritmo será acelerado e ambos passarão a vir de lá e não mais da Coreia do Sul. A GM se livra do IPI extra e do imposto de importação que incidem, hoje, sobre os dois modelos. SUV compacto Trax também entra em breve na linha de montagem mexicana e chega ao Brasil no início de 2013.

*fernando@calmon.jor.br e www.twitter.com/fernandocalmon

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Alpha Notícias: Primeiros alunos do Programa “Ciência Sem Fronteiras” finalizam intercâmbio patrocinado pela Hyundai



Iniciativas que apoiam a responsabilidade social estão entre os objetivos do Grupo Hyundai Motor, que patrocina projetos para promoção de melhorias na educação em diversos países

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Cinco alunos foram os primeiros a concluir o intercâmbio na Coreia do Sul para desenvolver experiência profissional no Grupo Hyundai Motor. O intercâmbio teve início em 2 de julho e permitiu que os alunos trabalhassem em uma organização que se destaca mundialmente, com acesso à tecnologia de ponta.

Ane Caroline Torman Hoffmann, Jéssica Vargas Okajima, Ester Neves Baungratz, Bruno Closs e Paola Salles Maneca participaram do Programa Ciência Sem Fronteiras
e trabalharam nas divisões de Pesquisa em Eco-Tecnologia, Construção Civil, Treinamento Técnico Global, Teste de Motores Diesel para Carros de Passeio e Design Automotivo, respectivamente.
O embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Edmundo Fujita, acredita que a “Hyundai contribui ativamente na construção de um relacionamento entre os países focados na formação da próxima geração de profissionais. O programa Ciência Sem Fronteiras na Coreia do Sul estabeleceu um modelo a ser seguido”.

Por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, alunos de cursos de graduação e pós graduação podem se inscrever em áreas como Engenharia, Tecnologia Aeroespacial, Computação, Farmacologia, Prevenção de Desastres Naturais e outros. A bolsa de estudos é patrocinada pela Hyundai para a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e, até setembro, mais de 100 alunos terão sido enviados à Coreia do Sul. Durante a estadia no país, eles podem se candidatar a vagas nas empresas do Grupo Hyundai.

No Brasil, a Hyundai Motor promove ações de Responsabilidade Social desde 2010. A empresa já trouxe ao país seis edições do programa Happy Move Global Youth Volunteers, projeto em que jovens estudantes sul-coreanos têm a oportunidade de colocar em prática os conceitos de responsabilidade social e assistência em comunidades carentes.

Alpha Notícias: “Salão do Automóvel Experience” para os apaixonados por carro


Por R$1200,00 visitante do Salão do Automóvel fará test-drives em seis carros esportivos

Texto: Assessoria de Imprensa

Entrada especial no Pavilhão de Exposições do Anhembi, estacionamento com valet, catering e, o mais importante, a chance de realizar um test drive em seis carros esportivos do 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo com translado de ida e volta de helicóptero até o autódromo da Fazenda Capuava estão entre as vantagens que o pacote “Salão do Automóvel Experience” oferece aos visitantes. Os ingressos, que custam R$ 1.200 por pessoa com tudo incluso, estão disponíveis pelo hotsite www.ingressorapido.com.br/salaodoautomovel e são válidos para o dia 27 de outubro, com agendamento de horário. Apenas maiores de 18 anos com carteira de motorista podem participar. O evento é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

“Um dos principais salões do mundo não poderia deixar de oferecer uma experiência real e de alto nível aos visitantes. Nada melhor do que dirigir os modelos selecionados para a ação de forma a sentir o que têm a oferecer e as diferenças entre eles. É algo para os apaixonados por carro e que vai bem além do que se espera de tradicional em uma exposição”, destaca o diretor do Salão, Hercules Ricco. A Reed Exhibitions Alcantara Machado providenciará uma estrutura completa no autódromo, distante 20 minutos de helicóptero do Campo de Marte, em São Paulo, incluindo venda de ingressos, translado aéreo, check-in, coordenadores, fiscais, manutenção, vistoria e treinamento, além de um trajeto totalmente sinalizado.

O 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é aberto ao público de 24 de outubro a 4 de novembro. A entrada inteira custa R$ 40 para o primeiro dia, R$ 50 para os dias de semana e R$ 70 para os finais de semana e feriado de 2 de novembro. Há meia entrada e pacotes promocionais disponíveis pelo hotsite ou no ponto de vendas oficial (isento de taxa de conveniência), localizado no teatro Raul Cortez. Por ser um complexo pacote de serviços e não apenas um ingresso de acesso, não há meia entrada para o “Experience”.

Mais informações

27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 
Data: de 24 de outubro a 4 de novembro de 2012 
Horário: 24 de outubro – das 14h às 22h (entrada até 21h)
25 de outubro a 3 de novembro – das 13h às 22h (entrada até 21h)
4 de novembro – das 11h às 19h (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo
www.salaodoautomovel.com.br

Redes Sociais:
Facebook: www.facebook.com/salaodoautomovel
Twitter: twitter.com/salaoautomovel
Blog: blogdosalao.com.br/

Alpha Esportes: Guaporé recebe quinta etapa da GT Premium



A categoria com o maior número de pilotos gaúchos espera fazer um grande evento para prestigiar o público local

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Campeonato Brasileiro de Gran Turismo chega neste final de semana a Guaporé para a disputa da sua quinta etapa da temporada. A GT Premium, categoria que corre com os carros já consagrados na GT3, possui um número grande de pilotos do Rio Grande do Sul, incluindo os líderes da tabela, Andersom Toso e Carlos Kray, que chegam ao Autódromo Internacional local com 10 pontos de vantagem para Raijan Mascarello e Felipe Tozzo.

"O treino da semana passada mostrou um problema no nosso carro. Se tivéssemos esse contratempo na sexta-feira da corrida com certeza perderíamos o dia. A Lamborghini é muito boa, com certeza, se não houver nenhuma quebra ou batida, devemos brigar por poles e vitórias", disse Anderson Toso. Seu companheiro compartilha da mesma opinião e ressalta a alegria de voltar a Guaporé. "É uma cidade linda, com comida boa e uma pista das mais bonitas. É bom voltar a correr em casa", comentou Carlos Kray.

Felipe Tozzo, que divide uma Ferrari F430 com Raijan Mascarello, conta que foi o primeiro autódromo onde correu e está feliz por voltar. "Eu adoro a pista, o autódromo é charmoso, um ambiente muito familiar, é interessante correr lá. A expectativa é boa, temos um bom carro, sabemos que é mais lento que o dos nossos adversários, mas vamos tentar tirar a diferença no braço. Nossa dupla é equilibrada e vamos pra cima tentar tirar a diferença de pontos", contou Felipe.

O companheiro de Tozzo, Raijan, já andou na pista gaúcha com a Ferrari no começo do ano e espera uma corrida difícil. "Nosso objetivo é vencer na casa dos nossos adversários, mas eles conhecem bem a pista e vamos ter que lutar muito para isso. Guaporé é com certeza o autódromo mais bonito do Brasil e só isso já dá prazer em pilotar lá. O traçado é muito desafiador e deixa qualquer piloto empolgado. Correr lá será fantástico", exclamou Mascarello.

Na terceira colocação na tabela de pontos Cristiano Almeida deve ser o mais ansioso dos pilotos. "A expectativa é alta principalmente como Diretor Desportivo da Associação Guaporense de Automobilismo. Esperamos fazer um bom evento e que tudo corra como programado. Como piloto, o bom é a família e os amigos estarem presentes, mas isso também trás mais pressão por um bom resultado. Pelos treinos da semana passada, vimos que todos estão com tempos bem parecidos", disse Cristiano.

"O trabalho de ajuste e de apoio da equipe pode ser determinante para um bom resultado", completou o piloto. Já seu companheiro Pierre Ventura está com fome de vitória. "A vontade de vencer é muito grande. Estamos trabalhando para isso. Os treinos da semana passada mostraram que estamos todos nos mesmo ritmo, os tempos foram muito próximos e todos temos chances de vencer", falou Pierre.

Classificação do Campeonato:

1 - Andersom Toso/Carlos Kray - Lamborghini LP520 - 123 pontos
2 - Felipe Tozzo/Raijan Mascarello - Ferrari F430 - 113
3 - Cristiano Almeida/Pierre Ventura - Lamborghini LP520 - 109
4 - Ramon Matias - Dodge Viper Competition Coupé - 48
5 - Felipe Roso/Vinícius Roso - Ferrari F430 - 43
6 - Renato Cattalini - Dodge Viper Competition Coupé - 20
7 - Lorenzo Varassin - Dogde Viper Competition Coupé - 17
8 - Henrique Assunção/Fernando Fortes - Dodge Viper Competition Coupé - 13

Programação em Guaporé:

SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2012
09h00 - 09h40: Treino Livre 1 - Spyder Race
09h50 - 10h40: Treino Extra - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo (GT3/4)
10h50 - 11h30: Treino Livre 2 - Spyder Race
12h50 - 13h40: Treino Livre 1 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo
13h50 - 14h30: Treino Livre 3 - Spyder Race
14h40 - 15h30: Treino Livre 2 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo (GT4)
15h35 - 16h25: Treino Livre 2 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo (GT3)

SÁBADO, 1 DE SETEMBRO DE 2012
08h30 - 09h00: Classificação Corrida 1 - Campeonato Brasileiro de GT (GT4)
09h05 - 09h35: Classificação Corrida 1 - Campeonato Brasileiro de GT (GT3/P)
09h45 - 10h15: Classificação Corrida 2 - Campeonato Brasileiro de GT (GT4)
10h20 - 10h50: Classificação Corrida 2 - Campeonato Brasileiro de GT (GT3/P)
11h00 - 11h40: Treino Livre 4: Spyder Race
14h05 - 14h25: Classificação - Spyder Race
14h58 - 15h48: Corrida 1 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo

DOMINGO, 2 DE SETEMBRO DE 2012
09h23 - 10h08: Corrida - Spyder Race
10h28 - 11h28: Visitação aos Boxes
11h56 - 12h46: Corrida 2 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo
13h05 - 14h05: Voltas Promocionais

Alpha Notícias: Peugeot marca presença no Tour do Rio



Marca disponibilizou dez veículos de gama, que serão utilizados pela organização, pelas equipes internacionais e pela imprensa durante os cinco dias de provas

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Reconhecida pelo espírito esportivo que caracteriza seus produtos, a Peugeot entra na rota de aventura do Tour do Rio, a maior competição de ciclismo realizada na América Latina. A terceira edição do evento, que se iniciou nesta quarta-feira (29/08) e segue até o dia 2 de setembro, reúne dez equipes nacionais e oito internacionais, com mais de cem atletas no total, entre representantes brasileiros e outros vindos de países como Alemanha, Colômbia, Espanha, Itália, Ruanda, Equador e Estados Unidos.

A Peugeot do Brasil marca presença como apoiadora cultural da competição, que tem à disposição dez veículos da Marca, entre eles o sedã médio 408, o hatchback 308 (foto) e, ainda, o compacto 207, para utilização como suporte aos integrantes da organização do evento e também para equipes de atletas durante os cinco dias de disputas. Para completar, a cobertura de imprensa será realizada a bordo da picape Hoggar.

Os competidores percorrerão um total de 806 km ao longo do Estado do Rio de Janeiro: entre a saída da capital fluminense na Barra da Tijuca e o retorno à Quinta da Boa Vista, os ciclistas de elite passarão por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras, com cenários deslumbrantes de mar, serra e fazendas coloniais.

A participação da Marca no evento leva em conta também o apoio à equipe EPM-UNE, da Colômbia, vencedora da segunda edição do Tour do Rio, em 2011. Por meio dessa parceria, os integrantes da delegação colombiana desfrutarão de todo o conforto e esportividade oferecidos pelo Peugeot 308, que fará os deslocamentos durante todo o trajeto.

O modelo, lançado no mercado brasileiro em março deste ano, possui atributos que se alinham integralmente aos valores de resistência e superação de limites expressados nesta competição cheia de adrenalina e emoção, realizada em total contato com a natureza.

Alpha Notícias: Freudenberg Não Tecidos tem nova estrutura de gestão


Com a aposentadoria de Enrique Schwarck, a gestão será compartilhada entre Sonia Mancilha e Klaus Homberg
  
Texto: Assessoria de Imprensa

A Freudenberg Não Tecidos anuncia a formação de uma nova estrutura na liderança das unidades do hemisfério sul, onde a empresa possui unidades no Brasil, Argentina e África do Sul. Desde o início de julho, após a aposentadoria do site manager Enrique Schwarck, depois de 40 anos no Grupo Freudenberg, a empresa optou por uma gestão compartilhada entre a brasileira Sonia Mancilha, diretora de Supply Chain, Recursos Humanos e Comunicação, e o argentino Klaus Homberg, diretor Técnico e Industrial; Schwarck manterá o vínculo com o Grupo Freudenberg como consultor em negócios na área de tecnologia filtração.

A companhia é líder global do mercado de entretelas e a é a única do País a fornecer entretelas não tecidas para todas as aplicações. No mundo, a empresa possui 17 fábricas em 12 países. No hemisfério sul, cuja presidência continua a cargo do argentino Juan Carlos Borchardt, que também é o representante regional do Grupo Freudenberg para a América Latina, possui unidades no Brasil, com fábrica em Jacareí (SP) e divisões em Novo Hamburgo (RS) e São Paulo (SP), uma fábrica em Buenos Aires (Argentina) e duas fábricas em Johanesburgo e na Cidade do Cabo (África do Sul).

Sobre os desafios da nova gestão, Sonia Mancilha cita a maximização dos resultados por meio do crescimento rentável e sustentável da empresa. “No Brasil, vivemos um bom momento, com a economia crescente, porém, em um mundo globalizado, temos de manter atenção aos movimentos do cenário internacional, pois há alguns tradicionais mercados em crise”, analisa a executiva. E Klaus Homberg acrescenta: “Nossa meta é maximizar o resultado do negócio por meio da expansão da operação em mercados estratégicos, priorizando sempre a proximidade com os nossos clientes. Para alcançarmos este objetivo, fatores como inovação e geração de valor são vitais para o nosso negócio nos próximos anos”.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Alpha Notícias: Caixa de câmbio I-Shift já equipa 90% dos caminhões Volvo FH no mercado brasileiro



Quando a I-Shift foi lançada no Brasil, em 2003, era uma tecnologia nunca vista antes

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Naquela época, o mercado brasileiro desconhecia um sistema de transmissão projetado exclusivamente para trocas automatizadas de marchas em caminhões. A I-Shift foi recebida com grande cautela e muita gente considerava este componente apenas um luxo, uma sofisticação, até um exagero. O tempo mostrou que a aposta da Volvo estava correta.

“Um dos produtos da Volvo Trucks mais admirados em todo o mundo, a I-Shift equipa atualmente 85% dos caminhões da linha F no Brasil, tornando-se praticamente um item de série deste modelo”, declara Roger Alm, presidente da Volvo Latin America. Nos primeiros quatro anos depois de lançada, apenas 3% dos veículos eram vendidos com esta caixa de câmbio.

A partir daí, as vendas aumentaram muito, numa evolução espetacular, justamente por causa dos benefícios que traz: até 5% de redução no consumo de combustível, significativa diminuição do custo de manutenção, mais segurança e conforto para o motorista”, declara Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões da Volvo Latin America.

Em 2007, 8% dos caminhões FH já tinham este sistema e, no ano seguinte, a taxa já havia dobrado para 16%. “O transportador sabe fazer contas muito bem e percebeu que a I-Shift proporciona uma série de benefícios, entre eles a redução do consumo de combustível, o maior item na planilha de custos de uma operação de transporte”, declara Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil.

Baixo consumo

O sucesso da caixa eletrônica da Volvo era evidente. Os transportadores continuaram a mostrar grande interesse pela nova caixa. Em 2009, as vendas novamente dobraram no espaço de 12 meses, alcançando a taxa de 40% dos veículos da marca. No final de 2010, os números eram surpreendentes: a I-Shift representava 56% da produção da linha F.

No ano passado, a curva de vendas continuou ascendente alcançando praticamente três quartos da produção - 74%. “Estamos muito contentes em saber que o transportador brasileiro adotou a caixa de câmbio eletrônica da Volvo. Ela é a principal mudança no comportamento do transportador brasileiro no que se refere à tecnologia na última década”, declara Gomes, orgulhando-se dos atuais 91% de penetração da I-Shift na linha FH.

Alpha Esportes: Vitor Baptista é tricampeão do Super Kart Brasil



Título ainda assegurou participação em campeonato nos Estados Unidos

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O paulista Vitor Baptista, de 14 anos, conquistou no último domingo (26) o tricampeonato na categoria júnior do Super Kart Brasil, ou SKB, que foi realizado no kartódromo MMoa, em Nova Odessa, interior de São Paulo. Além do título da competição nacional, garantido com quatro vitórias durante o fim de semana, com o resultado Vitor assegurou uma vaga na disputa do Skusa SuperNationals, em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 18 de novembro.

Na disputa em Nova Odessa, Vitor ficou feliz com o resultado alcançado. "Foi um fim de semana muito bom. Desde os treinos iniciais estávamos entre os três mais velozes e ai no sábado e no domingo larguei bem e venci as corridas. Sem dúvida foi um trabalho forte feito pela minha equipe, já que nunca havia treinado na pista, e meu kart estava muito bom", diz Vitor.

"Nossa expectativa era de um fim de semana disputado e foi o que aconteceu", acrescenta Baptista. Sobre o Super Kart Brasil, o piloto fala. "Quando chegamos na pista ainda faltava algumas coisinhas para serem acertadas, mas a organização do evento junto com os responsáveis pelo kartódromo deixaram tudo pronto para o fim de semana e aí a preocupação foi só acelerar".

"A pista é bem legal, rápida, mas tem trechos de baixa velocidade também. Fiquei feliz com ter a oportunidade de na primeira vez em que corro neste novo kartódromo de já vencer", comenta Vitor. Com o resultado combinado das corridas o paulista conseguiu tirar uma vantagem de 49 pontos para o seu adversário direto na briga pela vaga do Skusa SuperNationals e garantiu sua primeira participação na competição.

"Eu nunca participei de um evento nos Estados Unidos antes e por isso estou bastante ansioso. Sabia que seria difícil tirar esta diferença de pontos, mas trabalhamos muito e conseguimos a vaga. Agora, em setembro, tenho o mundial de kart e depois, em novembro, vou para Las Vegas. Espero que seja um final de ano de ótimos resultados assim como foi neste fim de semana em Nova Odessa", encerra.

Alpha Esportes: Brasileiro de Gran Turismo tem sua quinta etapa neste fim de semana em Guaporé



Carros dos sonhos chegam pela primeira vez a cidade do Rio Grande do Sul

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

No próximo domingo, dois de setembro, os carros mais desejados do país voltam para a disputa da quinta etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo em Guaporé, no Rio Grande do Sul. Na categoria GT3, apenas cinco pontos separam as três duplas líderes da competição. Duda Rosa e Cleber Faria, de Mercedes-Benz SLS AMG, tem 100 pontos. Com 98, Allam Khodair e Marcelo Hahn de Lamborghini LP600+ e na terceira colocação Cacá Bueno e Cláudio Dahruj, com uma BMW Z4, possuem 95. A corrida, com transmissão ao vivo pela RedeTV! e PortalGT.com.br, será às 11h55.

Gaúcho, Duda Rosa, dupla de Cleber Faria, espera manter a liderança na sua corrida local. "Apesar de ser do Rio Grande do Sul só tive a oportunidade de andar em Guaporé uma vez e isso em 1992 de Fórmula Chevrolet. No início do ano fizemos o shakedown da Mercedes SLS AMG, mas andamos pouco. Não parece ser uma pista ideal para ela, mas vamos brigar para manter a ponta", diz.

"O campeonato está muito disputado e termos três marcas diferentes nas três primeiras posições mostra o bom trabalho que vem sendo feito", acrescenta Duda. Para Cleber, a posição é boa, mas a briga pelo título está muito longe de estar definida. "Vários nomes e equipes de alta qualidade estão na disputa e vamos chegar agora à metade do ano, por isso esperamos ter um grande fim de semana em Guaporé para abrir a reta final na frente", encerra Faria.

Vivendo grande momento em sua carreira, Allam Khodair espera conquistar mais uma vitória neste fim de semana. "Estamos na vice-liderança do campeonato, só dois pontos nos separam da liderança e quem vem atrás da gente também está na nossa cola, mostrando o equilíbrio da disputa. Então não podemos pensar em outra coisa que não seja a vitória. É vencer para sair de Guaporé com a liderança", declara o "Japonês voador".

Dupla de Allam na Lamborghini LP600+, Marcelo Hahn espera, ao menos, ter uma etapa livre de acidentes. "No Rio de Janeiro perdemos duas chances de vencer por isso, mas estamos animados por termos um carro bom e, se dependermos apenas do nosso trabalho, vamos brigar para sair de Guaporé com dois primeiros lugares", confia o piloto.

Disputando sua primeira temporada na categoria, Cacá Bueno, dupla de Cláudio Dahruj em um BMW Z4 busca recuperação. "Tivemos um pouco de azar em alguns momentos, inclusive em uma das largadas no Rio, o que acabou nos custando a liderança da GT3, mas isso faz parte das corridas. Não fomos bem lá, mas em Santa Cruz e Curitiba fomos e nós sabemos qual a receita para continuar indo bem, mesmo sem precisar ganhar todas as provas", declara.

"O importante é sempre trabalhar para termos um rendimento forte o suficiente para brigar pelo título", encerra Cacá. Com transmissão ao vivo pela RedeTV e o PortalGT.com.br, a corrida deste domingo, 2 de setembro, terá largada às 11h55, concluindo a estreia do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo no Circuito de Guaporé.

Classificação GT3
1 - Duda Rosa/Cleber Faria - Mercedes-Benz SLS AMG - 100;
2 - Allam Khodair/Marcelo Hahn - Lamborghini LP600+ - 98;
3 - Cacá Bueno/Cláudio Dahruj - BMW Z4 GT3 - 95 pontos;
4 - Renan Guerra/Vanuê Faria - Mercedes-Benz SLS AMG - 83;
5 - Sérgio Jimenez/Paulo Bonifácio - Mercedes SLS AMG - 74;
6 - Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim - Audi R8 LMS - 73;
7 - Valdeno Brito/Constantino Júnior - BMW Z4 GT3 - 70;
8 - Cláudio Ricci/Rafael Derani - Ferrari 458 - 69;
9 - Andersom Toso/Carlos Kray - Lamborghini LP520 - 42;
10 - Felipe Tozzo/Raijan Mascarelo - Ferrari F430 - 40;
11 - Fernando Poeta - Lamborghini LP560 - 37;
12 - Ronaldo Kastropil - Lamborghini LP600 - 36
13 - Guilherme Figueiroa/Júlio Campos - Lamborghini LP600 - 28;
14 - Cristiano Almeida/Pierre Ventura - Lamborghini LP520 - 28;
15 - Henrique Assunção - Dodge Viper Competition Coupé - 22;
16 - Ramon Matias - Dodge Viper Competition Coupé - 20;
17 - Fernando Croce/Fernando G. Croce - Corvette Z06R - 19;
18 - Roger Sandoval - Lamborghini LP560 - 18;
19 - Bruno Garfinkel - Lamborghini LP600 - 16;
20 - Felipe Roso/Vinícius Roso - Ferrari F430 - 15;
21 - Popó Bueno/Marcelo Franco - Ford GT - 11;
22 - Walter Derani - Ferrari F430 - 11;
23 - Fernando Fortes - Dogde Viper Competition Coupé - 10
24 - Renato Cattalini - Dodge Viper Competition Coupé - 9;
25 - Lorenzo Varassin - Dodge Viper Competition Coupé - 8;

Programação em Guaporé:

SEXTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2012
09h00 - 09h40: Treino Livre 1 - Spyder Race
09h50 - 10h40: Treino Extra - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo (GT3/4)
10h50 - 11h30: Treino Livre 2 - Spyder Race
12h50 - 13h40: Treino Livre 1 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo
13h50 - 14h30: Treino Livre 3 - Spyder Race
14h40 - 15h30: Treino Livre 2 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo (GT4)
15h35 - 16h25: Treino Livre 2 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo (GT3)

SÁBADO, 1 DE SETEMBRO DE 2012
08h30 - 09h00: Classificação Corrida 1 - Campeonato Brasileiro de GT (GT4)
09h05 - 09h35: Classificação Corrida 1 - Campeonato Brasileiro de GT (GT3/P)
09h45 - 10h15: Classificação Corrida 2 - Campeonato Brasileiro de GT (GT4)
10h20 - 10h50: Classificação Corrida 2 - Campeonato Brasileiro de GT (GT3/P)
11h00 - 11h40: Treino Livre 4: Spyder Race
14h05 - 14h25: Classificação - Spyder Race
14h58 - 15h48: Corrida 1 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo

DOMINGO, 2 DE SETEMBRO DE 2012
09h23 - 10h08: Corrida - Spyder Race
10h28 - 11h28: Visitação aos Boxes
11h56 - 12h46: Corrida 2 - Campeonato Brasileiro de Gran Turismo
13h05 - 14h05: Voltas Promocionais

Alpha Notícias: Ônibus rodoviários Marcopolo Geração 7 são reestilizados



Modelos receberam mudanças que os tornam ainda mais sofisticados e confortáveis

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de fortalecer o posicionamento da linha Paradiso Geração 7 como topo de linha no segmento brasileiro de ônibus rodoviários e destacar os veículos de quaisquer outros do mercado, a Marcopolo acaba de promover uma reestilização nos modelos Paradiso 1200 e Paradiso 1050, menos de três anos após o seu lançamento.

Os veículos ganharam novos elementos estéticos e de sinalização externa (daytime running em LED) e contam com interior ainda mais sofisticado, com painel de instrumentos em material soft touch (toque macio), com regulagem automática da posição dos comandos satélites, além de uma nova poltrona semileito.

Segundo Petras Amaral Santos, gerente corporativo de design da Marcopolo, o objetivo é agregar sofisticação e inovação à família de produtos, consolidando-a como referência no transporte rodoviário de passageiros. “O desenvolvimento dos nossos modelos é contínuo e nunca para. Desde o lançamento da Geração 7 vimos trabalhando em aprimoramentos para destacar ainda mais a linha Paradiso dos demais veículos do mercado”, esclarece.

Externamente, os modelos ganharam nova grade dianteira e laterais com elementos cromados de desenho mais leve, que ampliam a sofisticação. Os espelhos retrovisores também passam a contar com caracteres cromados em relevo no lettering Paradiso. O para-choque dianteiro possui luz de neblina com novo desenho e integrada ao daytime running em LED. O para-choque traseiro ganhou novo desenho, mais arrojado e moderno, com inédita luz de neblina também em LED e retrorefletor integrado.

Para-brisa antiembaçante

Os dois modelos também passam a contar com inédito para-brisa antiembaçante, que amplia a segurança e o conforto. Microfilamentos de tungstênio aplicados no PVB que fica entre as lâminas de vidro impedem o embaçamento do vidro dianteiro, o que aumenta a visibilidade, principalmente em dias frios e chuvosos. Os veículos ganharam também as opções de para-brisa colado e bipartido.

Já o interior dos Paradiso 1050 e Paradiso 1200 recebeu sutis, mas importantes mudanças, com novo console central para o motorista, que ampliam o conforto visual, principalmente durante a noite, e na padronagem dos tecidos das poltronas, laterais e porta-pacotes. A poltrona semileito ganhou maior ângulo de reclinação com sete diferentes posições e apoio de cabeça com “memória” em função da aplicação de espuma viscoelástica e neoprene.

Sucesso de vendas desde o início de produção, em agosto de 2009, a Geração 7 da Marcopolo já ultrapassou a marca de 10 mil unidades comercializadas, no Brasil e no exterior. Os veículos se consolidaram como verdadeiros ícones do transporte rodoviário em termos de conforto, segurança, modernidade e economia de combustível.

Alpha Esportes: Fábio Viscardi marcou presença em 80% dos pódios na sua primeira temporada na Porsche Cup



Piloto é o terceiro colocado no campeonato, apenas um ponto atrás do vice-líder Clemente Lunardi

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Fábio Viscardi chegou à Porsche Cup no começo desta temporada e rapidamente se tornou um dos principais nomes da categoria. O piloto está na terceira colocação do campeonato, com 135 pontos, a somente um do vice-líder Clemente Lunardi. Em ascendência, ele conquistou na quinta etapa, disputada em julho, em Interlagos, seu melhor resultado: uma segunda colocação na primeira corrida do dia, apenas atrás do líder Ricardo Baptista.

Esse desempenho satisfaz Viscardi. "Não tenho como não estar feliz com minha temporada", diz. "Como estão há muito mais tempo na categoria, o Ricardo e o Clemente têm um conhecimento muito maior do que o meu, mas acho que ao longo do tempo vou começar a incomodá-los um pouco mais."

Mas ele ressalta que não teve facilidade no começo do ano. "Enfrentei um carro novo e circuitos desconhecidos [nas duas etapas de Portugal]. O início do ano foi para mim o mais difícil", afirma. O piloto diz ainda precisar evoluir em alguns aspectos: "Falta mais ritmo de corrida e entender um pouco mais a reação do carro durante a prova para eu chegar à minha primeira vitória". Regularidade Viscardi tem: já conquistou oito pódios e apenas não marcou pontos em uma das dez corridas já disputadas.

Viscardi não é, porém, um novato no automobilismo. Depois de passar pelo kart na adolescência, correu de Fórmula Ford e pilotou carros da Fórmula Chevrolet. Nos Estados Unidos, fez treinos de Skip Barber. Teve uma temporada de destaque na Mini Challenge em 2010 e fez parte do grid da Copa Montana em 2011. Além de disputar a Porsche Cup em 2012, ele ainda participa de um campeonato de kart. "Como eu já falei, quero ficar por muito tempo na Porsche Cup", finaliza.

Alpha Notícias: Audi Brasil inaugura novo Centro de Distribuição de Peças e Competência Tecnológica em Jundiaí



Área abrigará novo estoque de peças e acessórios originais Audi

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Audi Brasil inaugurou seu novo Centro de Distribuição de Peças e Competência Tecnológica, em Jundiaí (SP). Localizada no parque empresarial Fazgran, a filial tem um total de 3.400 m², sendo 2.700 m² destinados para o estoque de peças e acessórios originais Audi. O local também abriga um Centro Técnico e  de Treinamento, seguindo os mais avançados e modernos padrões mundiais estabelecidos pela matriz da empresa na Alemanha.

“A Audi tem um plano de crescimento agressivo para o mercado brasileiro. Para 2012, a expectativa é alta. Investiremos fortemente na ampliação do nosso portfolio de produtos e continuaremos expandindo nossa rede de concessionários. Nosso objetivo é continuar crescendo para alcançarmos a liderança no mercado premium do País em 2015, ano em que a AUDI AG deverá ser líder mundial neste segmento”, afirma Leandro Radomile, diretor de Marketing e Vendas da Audi Brasil e atual responsável pela empresa no Brasil.

A inauguração do novo Centro de Distribuição de Peças e Competência Tecnológica da Audi dá suporte a estratégia de crescimento da marca ao  prevêr a possibilidade de aumento do estoque, tornando ainda mais ágil o atendimento aos concessionários. Com um posicionamento estratégico, o município de Jundiaí foi escolhido para receber a nova unidade Audi por estar próximo ao aeroporto de Viracopos e ter acesso privilegiado à malha rodoviária.

“Para acompanhar nosso crescimento, precisamos de mais espaço e de uma localização que nos permita continuar o atendimento Premium de nossos clientes - com 95% dos itens disponíveis em um prazo máximo de 72 horas em praticamente todo o território nacional”, explica Miguel Garcia, diretor de Administração e Finanças da Audi Brasil.

Anteriormente, o estoque de peças e assessórios originais Audi ficava localizado no bairro da Lapa, na capital paulista. A mudança da unidade para a cidade de Jundiaí incluiu a transferência de  20 mil itens do estoque, além da equipe de trabalho. “Também geramos novos empregos na região com a abertura de 10 postos de trabalho”, informa Marcel Yoshida, diretor de Pós-Vendas da Audi Brasil. Com as novas vagas preenchidas, um total de 20 pessoas forma o atual time de colaboradores no local.


Centro de Competência Tecnológica

Na nova filial em Jundiaí, a Audi também inaugura um Centro Técnico e de Treinamento que segue os mais avançados e modernos padrões estabelecidos pela matriz da empresa na Alemanha. Além de uma sala para treinamentos teóricos, com capacidade para até 50 pessoas, o espaço conta com uma oficina e showroom modelos.

Na oficina, totalmente equipada, técnicos da rede de concessionários Audi receberão treinamentos constantes, permitindo atualização dos profissionais sobre as novas tecnologias lançadas pela empresa. Já na área do showroom, vendedores e consultores de serviços da rede receberão treinamentos sobre comportamento, padrão de atendimento ao cliente e vendas.


A1 Sport, A5 Sportback e Audi S5

Em paralelo ao evento de inauguração do Centro de Distribuição de Peças e Competência Tecnológica em Jundiaí, a Audi apresenta três novos modelos aos mercado brasileiro: o A1 Sport, o A5 Sportback e a família S5.

Modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de série de sua categoria, o A1 Sport tem como principal diferencial o motor 1.4 TFSI de 185 cv de potência. Com este propulsor 1.4 TFSI (com 1.390 cm3 e 4 cilindros em linha), que gera potência máxima de 185 cv a 6.200 rpm, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em apenas 6,9 segundos e a máxima é de 227 km/h. Graças à potência maior, na versão esportiva do A1 a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. Para garantir mais segurança e melhor dirigibilidade ao compacto esportivo, o modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do diferencial (EDS).

O Audi A5 Sportback é considerado um obra-prima pelo seu criador, graças ao design único, com visual elegante e esportivo simultaneamente. No mercado brasileiro, o modelo foi lançado em duas versões de motorização e acabamento: a Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv e a Ambition, equipada com propulsor 2.0 TFSI de 211 cv e agora com transmissão S tronic de sete velocidades.  A carroceria do modelo impressiona pela alta rigidez, excelente segurança em acidentes, conforto vibracional refinado e baixo peso. São 15 opções de cores disponíveis. O acabamento externo inclui ainda soleiras de portas em alumínio, retrovisores com ajustes elétricos e na cor do veículo e frisos decorativos brilhantes.

Já a esportividade é o principal diferencial do Audi S5. Em suas três versões - Sportback, Coupé e Cabriolet –,  esse modelo é equipado com motor 3.0 TFSI V6 de 333 cv de potência e 440 Nm de torque. Na versão cupê, o propulsor substitui o V8 4.2 litros. Com o motor V6 equipado com compressor mecânico Roots o consumo de combustível foi reduzido em 20%, com média de 12,35 km/l. O resultado também tem desempenho superior: o S5 Coupé acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos; o modelo Sportback em 5,1 segundos; e o Cabriolet em 5,4.

Alpha Notícias: Alta das commodities e oferta de crédito aquecem as vendas de máquinas agrícolas



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

As vendas de máquinas e implementos agrícolas registraram um crescimento na faixa de 10 a 15% no primeiro semestre deste ano comparativamente a igual período de 2011. A informação foi prestada hoje (28) pelo presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas – CSMIA – da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Celso Casale, durante a realização da EXPOINTER 2012, no Parque de Exposições de Esteio (RS). Acrescentou que por enquanto esta tendência de incremento está se consolidando devido aos preços favoráveis das commodities agrícolas no mercado internacional e à disponibilidade de crédito em boas condições em termos de taxas de juros e prazos dos financiamentos.

O dirigente manifestou sua expectativa de que os níveis de comercialização de máquinas e implementos continuem em expansão no país porque a agropecuária brasileira carece de ganhos de produtividade para fazer frente à elevação dos custos de produção e também à escassez de mão de obra na atividade rural. Igualmente as vendas durante a EXPOINTER 2012 deverão superar os volumes obtidos na edição do ano passado, enfatizou, porque os produtores da região, motivados pelos bons preços das commodities, esperam recuperar as perdas sofridas na safra passada em consequência da estiagem.

O presidente da CSMIA/ABIMAQ manifestou por outro lado sua preocupação com a decisão do governo de ampliar os financiamentos de máquinas e implementos usados, em prazos que variam de sete a dez anos. Além desta política não contribuir para a geração de empregos na indústria do setor, não favorece a elevação da produtividade, por serem obsoletos. Os produtores familiares, que mais adquirem esses equipamentos, terão que arcar com elevados custos para a sua manutenção, o que poderá redundar em inadimplência junto às instituições de crédito. Explicou, ainda, que a indústria de máquinas e implementos agrícolas por enquanto não está sendo muito afetada pelo processo de desindustrialização, embora alguns fabricantes já começam a sofrer com o aumento da concorrência externa.

O problema é ocasionado pelo chamado custo Brasil, decorrente da elevada carga tributária incidente ao longo da cadeia produtiva, juntamente com as tarifas da energia e o preço do aço, entre outros fatores. Com isto, já custa 30% a 40% mais caro produzir no Brasil do que na Europa, exemplificou. Uma saída tem sido a importação de componentes e, em casos extremos, a instalação de plantas industriais no exterior.

Matéria elaborada por Valter Todt.

Alpha Notícias: Caminhão VW é preferido do transporte no Rio Grande do Sul



Texto e Foto: Assessoria de ImprensaO caminhão VW Constellation 24.250 foi eleito “Preferência do Transporte e Logística” pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS). Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America estreia com destaque na premiação, que é a maior do setor no estado. O reconhecimento evidencia o crescimento que a montadora tem alcançado no Rio Grande do Sul nos últimos anos.

Com 670 unidades licenciadas de julho de 2011 a junho de 2012 (intervalo considerado para a premiação), o VW Constellation 24.250 foi o caminhão mais vendido no Estado do Rio Grande do Sul no período, repetindo o sucesso do modelo que também lidera o ranking nacional. O desempenho se deve especialmente à versatilidade do veículo, que se adequa a diversas aplicações e assegura confiabilidade e performance para a operação.

“Nossa expectativa agora é continuar no topo desta premiação que, sobretudo na categoria do Mais Vendido, reflete a preferência do setor de transportes no Rio Grande do Sul. Para a próxima edição, nossa perspectiva é ainda mais otimista. Lançado no início deste ano, o VW Constellation 24.280 ADVANTECH vai suceder esse campeão de vendas, trazendo mais potência e inovações ao veículo”, destaca Ricardo Alouche, diretor de Marketing, Vendas e Pós-Vendas da MAN Latin America.

O caminhão VW Constelaltion 24.280 está equipado com o novo motor MAN D08 de seis cilindros - mais econômico, silencioso e robusto. Outros elementos mecânicos e eletrônicos também foram aperfeiçoados para garantir uma vida útil maior dos componentes e melhorar o desempenho do novo caminhão. O veículo apresenta ainda mudanças no design interno e externo da cabine, com painel mais moderno e mantendo itens de conforto de seu antecessor.

Realizado desde 1994, o prêmio Preferência do Transporte e Logística identifica as marcas preferidas das empresas transportadoras e operadores logísticos que são associados ao SETCERGS.

Alpha Notícias: Citroën C3 Picasso 2013 chega com novos motores



Motores 1,5i Flex, com 93 cv, e Vti 120 Flex Start, com 122 cv, oferecem mais economia e prazer ao dirigir ao modelo

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Moderno, versátil e atraente: o Citroën C3 Picasso evolui na linha 2013. As apreciadas características de estilo, conforto e tecnologia do monovolume compacto ganham uma nova alma com a adoção de novos motores flexfuel: 1.5i Flex, com 1,5 litro e 93 cv de potência, e o Vti 120 Flex Start, de 1,6 litro, 16 válvulas e potência de 122 cv. Eles acentuam a dirigibilidade do C3 Picasso com diminuição de consumo de combustível e emissões. A versão de entrada GL e a intermediária GLX passam ainda a ter air bag duplo e ABS + EBD de série.


“Queremos que o C3 Picasso seja a nova referência de segurança e prazer ao dirigir em seu segmento“, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
A evolução do Citroën C3 Picasso passa também por detalhes de estilo e acabamento. A nova roda OKA realça a esportividade do modelo. Por dentro, o painel passa a ter aplicação de Tungstênio, e o quadro de instrumentos, mais moderno, ganha fundo branco. Nas versões GL e GLX, duas novidades: aplicação em plástico nas laterais das portas e no console central. Uma nova cor Rouge Rubi (vermelho) passa a fazer parte do catálogo de opções.

Motor 1.5i Flex


Desenvolvido e produzido no Brasil para atender às demandas específicas da América Latina, o novo motor 1.5i Flex tem quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. Trata-se de um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas, como Euro 5 e PL6.


A concepção do projeto levou em conta o ganho de eficiência, representada pelo melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Assim, o motor apresenta soluções avançadas de design em vários componentes, como os pistões, o coletor de admissão e o corpo da borboleta. Como melhoria da eficácia de funcionamento, foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia “V” Groove, que melhoram a combustão. Como complemento, os cilindros, pistões e anéis apresentam redução do coeficiente de atrito. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso. Uma rota otimizada das correias (novo layout), que também contam com tensionador dinâmico, minimiza vibrações e ruídos. O projeto foi todo desenvolvido com foco na otimização de funcionamento com os combustíveis locais; por isso, a taxa de compressão é de 12,5:1.


Este conjunto faz o motor 1.5i Flex desenvolver 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.
Suas principais características técnicas são:


· Válvula Termostática Pilotada – melhora a eficiência térmica na troca da água e, com isso, possibilita uma redução de até 1,5% no consumo de combustível e também contribui para a redução das emissões;
· Coletor de Admissão de última geração – com design moderno, ele teve o comprimento elaborado para reduzir a perda de carga, visando aumentar a entrada de ar no motor;
· Velas “V” Groove – tecnologia que melhora a partida do motor, otimizando o consumo;
· Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para o melhor desempenho do motor e a redução do consumo;
· Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
· Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
· Sistema drive by wire – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração otimizando o comportamento do motor e o consumo.

Novo motor Vti 120 Flex Start: produção ecológica e mais economia


Já o novo motor top Vti 120 Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm.


O propulsor adota inúmeras soluções avançadas ainda pouco comuns em motores brasileiros, conseguindo um excelente equilíbrio entre potência, torque e economia. Suas principais características são:


· Tecnologia Flex Start – elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) do compartimento motor, não havendo, portanto, necessidade de colocar gasolina para auxiliar na partida a frio. Desenvolvido pela Bosch, o Flex Start é um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível. O carro passa a ter uma partida mais confiável, além de contar com mais conforto e eficácia ao acelerar o veículo. O sistema Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas quando abastecido com combustível contendo entre 85% e 100% de etanol;
· CVVT – o comando de válvulas variável faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar e combustível variarem de acordo com a necessidade identificada pelo cruzamento de informações de aceleração e comportamento do motor. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo o bom desempenho em diferentes regimes de rotação e, ainda, a redução do consumo;
· Taxa de compressão mais alta, de 12,5:1, melhorando o rendimento quando utilizado com etanol; 
· Bomba de óleo variável – ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado, o motor absorve menos energia e, com isso, fica mais econômico. Este equipamento permite uma economia de combustível de 1%;
· Conjunto pistões/anéis “low friction” – os componentes usam material de baixo atrito, o que reduz o gasto de energia do motor para movimentar suas próprias peças; por consequência, torna mais eficiente seu funcionamento;
· Cilindros com acabamento “low friction” – o brunimento dos cilindros também adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças;
· Bielas forjadas e fraturadas – com alta resistência, elas têm peso reduzido, contribuindo para o melhor desempenho do motor e a redução do consumo;
· Coletor de aspiração e tampa do motor em plástico – a adoção de plástico nestes componentes reduz o peso, sem comprometer a resistência. Como resultado, contribui para melhorar o funcionamento do motor;
· Tuchos hidráulicos – mais modernos, melhoram a eficiência do conjunto e, além disso, não precisam de manutenção;
· Sistema “drive by wire” – emprega fios e sensores para conectar o corpo da borboleta ao acelerador. Ele permite respostas mais rápidas e precisas ao comando do motorista sobre o pedal de aceleração, otimizando o comportamento do motor e o consumo.

C3 Picasso: Estilo puro e funcional


Combinando sedução e fluidez, força e prazer de dirigir, volume e bem-estar, o estilo do C3 Picasso teve como ponto de partida a criação de caráter e personalidade próprios ao modelo. Desenvolvido no Brasil, pelas equipes de estilo da América Latina, o design do C3 Picasso contou com a supervisão mundial de Jean-Pierre Ploué, diretor mundial de estilo do Grupo PSA.


“O C3 Picasso apresenta um estilo próprio, adaptado ao gosto do consumidor brasileiro. Um design bem integrado, elegante e requintado, mas que também é funcional e protetor”, afirma Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil. 


Um design mais discreto, racional e contemporâneo, adaptado às necessidades de um consumidor moderno e que valoriza o equilíbrio estético.


Na dianteira, os chevrons destacam a identidade visual da marca. Os para-choques, embora suaves e integrados, também sugerem proteção, deixando claro o território urbano do modelo. O grupo ótico, posicionado bem ao alto, compõe o design harmônico da dianteira. O para-brisa panorâmico dividido em três partes, verdadeira assinatura estilística do modelo, é a demonstração concreta da Créative Technologie da marca, permitindo aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual. 


Na lateral, é a carroceria verticalizada que chama a atenção, dando sinais claros do amplo espaço interno e da generosa habitabilidade do projeto - consequência direta de seu entre-eixos alongado. Compõem a visão um exclusivo friso e as rodas de grande diâmetro, demonstrando solidez.


Na traseira, o modelo retrata toda a sua força estilística. “Deslocamos o porta-placa para o lado direito, criando uma traseira totalmente assimétrica. Somente um modelo com sobrenome Picasso permitiria isso”, explica Thierry Hospitel, diretor de estilo da América Latina. É assim que o C3 Picasso consegue encarnar um novo tipo de
monovolume, com uma personalidade ao mesmo tempo marcante, criativa e ousada. 


Para assegurar maior proteção, principalmente no dia a dia das grandes cidades, a tampa traseira recebeu em sua parte inferior um acabamento especial. Um grande cuidado também foi dado aos contrastes entre as cores da carroceria, principalmente na interação entre o preto e o cromado.

A genialidade do cubo


Compacto em suas dimensões – 4.092 mm de comprimento e 1.723 mm de largura, o C3 Picasso dispõe de uma habitabilidade de referência em sua categoria. O entre-eixos alongado de 2.540 mm e a altura da carroceria (1.624 mm) permitem transportar confortavelmente todos os ocupantes. O modelo comprova, dessa forma, suas aptidões urbanas: resultado direto de seu formato de carroceria em cubo, tendência mundial em seu segmento e que permite a otimização dos volumes. 


Essa arquitetura de carroceria permite-lhe aliar compacidade e generosidade dos volumes, o que faz dele um veículo ao mesmo tempo prático, confortável e convivial.

Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e maior sensação de segurança. 


No espaço longitudinal, ele pode comparar-se a vários monovolumes da categoria superior. O espaço ao nível dos joelhos é muito confortável e a altura livre entre as cabeças e o teto nos assentos traseiros, de 122 mm, é também notável. A largura ao nível dos cotovelos igualmente destaca-se: tanto na frente quanto atrás, ela é a melhor do segmento, com respectivamente 1,43 m e 1,40 m de extensão.


Destaque também para a grande acessibilidade, graças, principalmente, aos generosos ângulos de abertura das portas.

Amplo espaço para bagagem e versatilidade a toda prova


Nas três versões, a versatilidade predomina com o rebatimento do banco traseiro em 1/3 ou 2/3. Isso permite encontrar sempre a melhor configuração do espaço para bagagem e facilita o aproveitamento do generoso porta-malas: são 583 mm de altura, 1.233 mm de largura e comprimento máximo de 750 mm. Dimensões estas que permitem um volume de carga de 403 litros (VDA) em posição normal ou 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Interior refinado e contemporâneo


O interior do C3 Picasso é aconchegante e expressa qualidade percebida. Da escolha dos materiais, passando pelo equilíbrio das cores, aos exigentes processos de qualidade, tudo foi feito para oferecer um ambiente requintado e harmônico. O painel, com formas arredondadas e orgânicas, exprime modernidade e fluidez. Seguindo as últimas tendências mundiais, apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4. O volante, ergonomicamente evoluído e com ótima pega, apresenta um estilo moderno e elegante, oferecendo regulagens de altura e profundidade.


“Os tecidos e as forrações internas, próprios do modelo, foram desenvolvidos para suportar as altas temperaturas brasileiras, permitindo um maior conforto ao toque”, explica o designer. A cor escura também foi exigência do mercado brasileiro, que dá preferência aos tons mais sóbrios e discretos. Na versão top Exclusive, o couro com malha 3D assegura um ambiente moderno e sofisticado.

Funcionalidades 


Dentro do Citroën C3 Picasso, os passageiros desfrutam de itens como para-sóis com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto como mesas tipo “avião” para os bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros. 

O sobrenome Picasso 


A assinatura Picasso identifica com muita propriedade a ampla gama de monovolumes da marca, que atende as mais variadas necessidades do segmento familiar. “O sobrenome Picasso é conhecido em todo o mundo, sendo imediatamente associado à arte contemporânea, ao estilo e à inovação. Uma palavra mágica que reforça os principais valores da marca, como prestígio, requinte, tecnologia, criatividade e estilo diferenciado”, explica Nívea Ferradosa.

Prazer ao dirigir: fruto do desenvolvimento local 


Ao volante do C3 Picasso o prazer ao dirigir assume uma nova dimensão, que se tornará, certamente, uma nova referência em seu segmento. O modelo foi projetado para oferecer um comportamento dinâmico exemplar, associando segurança e agilidade de condução. E grande parte deste trabalho foi fruto do desenvolvimento local, executado no próprio Mercosul.


“Nosso foco foi oferecer ao C3 Picasso o mesmo comportamento do Novo Citroën C3, com boas acelerações e retomadas de velocidade”, afirma Samuel Dumas, chefe do Produto. Vários aspectos asseguram uma maior agilidade na condução do modelo. O tipo de pneu - que apresenta perfil urbano, a direção mais direta, motores mais potentes, o acerto das caixas de câmbio e a calibragem específica da suspensão contribuem diretamente para um maior dinamismo de rodagem.

Duas opções de câmbio


A Citroën oferece ao comprador do C3 Picasso duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial. A caixa de câmbio manual com cinco velocidades à frente (MA5R) oferece escalonamento totalmente adaptado à realidade brasileira. Para isso, foi desenvolvida para privilegiar acelerações e retomadas de velocidade. 


Já a caixa automática sequencial AT8 adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do modelo. Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores). 


Essa caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades sequencial. O modo “manual” ou “sequencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para a esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Essa mudança faz-se de maneira simples e rápida. O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem. 


Conjunto mecânico desenvolvido para o Brasil 


Devido à sua proposta urbana, o conjunto de direção foi desenvolvido para oferecer mínimo esforço em manobras de estacionamento, mantendo, porém, grande precisão em condução urbana e rodoviária. Na frente, a suspensão é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer um comportamento dinâmico superior, aliando grande segurança ativa e conforto de rodagem. 

Conforto acústico premium 


A acústica do Citroën C3 Picasso também ficou no centro das atenções das equipes de Projeto. E isso resultou em um excelente isolamento sonoro. Os ruídos vindos do motor foram atenuados por múltiplos elementos fonoabsorventes dentro do vão motor. O tratamento acústico foi essencialmente realizado na própria fonte. Tudo também foi feito para garantir a estanqueidade da carroceria: materiais preencheram os menores espaços vazios da estrutura, enquanto uma dupla junta foi implantada em torno das portas. 


Outro ponto de destaque é a utilização de um exclusivo para-brisa acústico, já que grande parte dos ruídos externos que entram no habitáculo são oriundos desta área.

Desenvolvido pela Saint-Gobain Sekurit, o para-brisa acústico do C3 Picasso é formado por uma lâmina com três camadas, sendo a intermediária, com função antirruído.

Tecnologias inéditas em seu segmento


O Citroën C3 Picasso oferece uma série de equipamentos inovadores em relação a seus concorrentes, seguindo o conceito “Créative Technologie” da Citroën. São eles:


· Para-brisa panorâmico
O posto de direção oferece uma visibilidade periférica incomparável graças ao inovador para-brisa panorâmico em três partes. Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas também um ganho significativo em segurança. 
Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta que chega a um ângulo de abertura de até 26°. 

· Sistema de Navegação MyWay com tela colorida de 7”
O Citroën C3 Picasso oferece como opcional um moderno sistema de Rádio Navegador/MyWay integrado ao painel de bordo – um diferencial em seu segmento. Possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de 1 milhão de pontos de interesse (POI), o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece comando no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos.
Esse sistema de áudio e multimídia contém não somente uma navegação em cores integrada, mas também um sistema de áudio/CD compatível com os arquivos MP3/WMA e um kit viva voz Bluetooth®.
Esse equipamento possui uma tela colorida de 7 polegadas para assegurar uma legibilidade otimizada das informações exibidas. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário. O leitor CD MP3/WMA na fachada é, dessa forma, completamente disponível para a função áudio. Enfim, para dispor de um repertório musical ainda mais amplo, está disponível uma entrada USB + Jack.

· Rádio Pioneer for Citroën com espacialização sonora (efeito Hifi-like)
Desenvolvido com exclusividade pela Pioneer, o Rádio CD Player MP3 oferece uma qualidade sonora superior, além de uma série de funções, como a leitura de arquivos WMA, um kit viva voz Bluetooth®, uma entrada USB + iPod. Exclusividade do sistema, a função Hifi-like promove a espacialização das ondas sonoras, disponibilizando uma qualidade sonora de altíssimo nível. Destaque também para o conjunto de alto-falantes, que oferecem grande qualidade de reprodução, em ampla faixa de frequências.


Segurança para todos os ocupantes


Projetado para proteger ao máximo seus ocupantes, o Citroën C3 Picasso possui uma generosa oferta de equipamentos de segurança. Entre eles, variando de acordo com a versão:
- Air bag duplo frontal;
- Air bags de tórax laterais dianteiros;
- Faróis de neblina;
- Sistema ABS de frenagem com EBD;
- Sistema de iluminação de acompanhamento (Follow Me), que permite manter os faróis dianteiros acesos por alguns segundos após desligar a ignição;
- Sensor de não utilização do cinto de segurança;
- Cintos de segurança dianteiros com limitador de esforço e regulagem de altura;
- Cintos de segurança traseiros de três pontos nas extremidades e central abdominal;
- Regulador de velocidade;
- Limitador de velocidade;
- Travamento elétrico para vidros traseiros no painel;
- Vidros dianteiros elétricos;
- Vidro dianteiro para condutor com dispositivo “um toque” e antiesmagamento;
- Vidros traseiros elétricos;
- Vidros verdes;
- Detector de Obstáculo Traseiro, ativado quando a marcha à ré for acionada.

Três versões, cada uma com seus atributos


O Citroën C3 Picasso é oferecido em três versões, todas repletas de conteúdos de série:


· GL – A versão de entrada conta com equipamentos de série como sistema de freios com ABS + EBD, air bag duplo (frontal), direção assistida, ar condicionado, pneus 195/60 R15, para-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores externos com acionamento elétrico, chave Plip com comando de abertura das portas, aviso de não utilização do cinto de segurança do motorista, programação de travamento automático das portas com o veículo em movimento e porta-malas com travamento elétrico, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-luvas refrigerado e com iluminação, tomada 12V dianteira, entre outros. Como opcional oferece pintura metálica;

· GLX BVM (Manual)– Além dos equipamentos presentes na versão GL, possui de série rodas de liga leve com pneus 195/55 R16, maçanetas externas das portas prata ou na cor do veículo, retrovisores exteriores na cor do veículo, vidro dianteiro para condutor com dispositivo "um toque" e antiesmagamento, vidros traseiros elétricos, faróis de neblina dianteiros, regulagem de altura do banco do motorista; Rádio/CD Player com comando no volante, MP3 e entrada para iPod; mesas "tipo aviação" para os bancos traseiros, banco do motorista com regulagem manual de altura, bancos dianteiros com bolsa porta-revista, indicador de temperatura externa no rádio, travamento elétrico para vidros traseiros no painel, entre outros. Como opcional oferece pintura metálica;

· GLX BVA (Automático) – Além dos equipamentos presentes na versão GLX Manual, possui de série motor VTi 120 Flex Start, câmbio automático sequencial e acendimento automático do pisca alerta em caso de frenagem de urgência. Como opcional oferece pintura metálica;

· Exclusive BVM (Manual) e Exclusive BVA (Automático) - Além dos equipamentos presentes na versão GLX BVA, possui de série ar condicionado digital, revestimento dos bancos em couro/3D, Rádio Pioneer for Citroën com kit viva voz Bluetooth®, uma entrada USB + iPod, air bag duplo (frontal), piloto automático e limitador de velocidade, volante revestido em couro e com detalhes cromados, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, para-brisa com sensor de chuva, apoio de braço central dianteiro (2), alarme (com 2 plips de abertura das portas à distância), manopla do câmbio esportivo ZAMAC, retrovisores exteriores cromados, entre outros. Como opcionais a versão oferece pintura metálica, air bags de tórax laterais dianteiros e sistema de navegação MyWay com tela colorida de 7”.


Pós-venda: confiabilidade e alta competitividade de seguros 


O Citroën C3 Picasso possui 3 anos de garantia contratual e garantia anticorrosão perfurativa de 12 anos. Outro ponto importante é o plano de manutenção com Preços Fixos altamente competitivos, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dela, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do Citroën C3 Picasso terão a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais. “Estamos oferecendo um pacote bastante atrativo aos futuros clientes – complementa Grassiotto - que exigem mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”.

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