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sábado, 17 de novembro de 2012

Alpha Notícias: Novo Gol tem design global, novo motor e equipamentos inéditos

Texto: Redação
Foto: Divulgação

O Novo Gol chegou com o design mundial da marca e mais inovação tecnológica, além de recursos que  o torna mais atraente e avançado no segmento. A nova linha também está trazendo evolução em sua motorização 1.0l, e novos equipamentos de série.  

DNA mundial de design

O Novo Gol passa a contar com a nova linguagem mundial de design da Volkswagen, com elementos visuais muito expressivos, principalmente pelos faróis mais inclinados, que dão aspecto mais sóbrio. Afinal, cada linha tem um propósito no carro. Todos os traços estão conectados. Assim como os elementos cromados, o Novo Gol conta com vários componentes em preto brilhante. Na parte inferior da lateral das versões topo de linha, todo o contorno passa a ser preto, transmitindo a sensação de que o carro está mais baixo. A coluna “B” (aquela entre as portas) conta com tape preto para ressaltar o gráfico das janelas. A exemplo dos faróis na parte dianteira, as lanternas traseiras também estão maiores, com uma nova forma e mais eficientes em aerodinâmica. Outra novidade é a inclusão dos retrorrefletores na parte inferior do para-choque traseiro, item inédito no Gol. 

Novos itens de série

O Novo Gol passa a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores. Desde a versão de entrada com os motores 1.0l e 1.6l até à configuração topo de linha (Gol Power), fazem parte da lista de série itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador. 

Interior com qualidade de segmentos superiores

Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas. Prova disso é o trabalho especial nas saídas de ar, que têm regulagem milimétrica e novo visual. Além disso, as quatro saídas de ar contam com um elegante aro cromado central, típico em veículos de alto padrão. O instrumento combinado ganhou iluminação de LEDs em branco. Toda a iluminação do console passa a ser em vermelho, inclusive o visor (display) central. 

BlueMotion Technology

Pela primeira vez a Volkswagen coloca à disposição do cliente o pacote de equipamentos BlueMotion Technology. Desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technologies, o novo pacote faz o Novo Gol  consumir até 8% menos combustível, em relação aos seus respectivos modelos antecessores. Disponível com a nova motorização 1.0l TEC, essa configuração agrega ao Novo Gol pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência à rolagem, e indicador digital de consumo instantâneo de combustível. O pacote contempla ainda indicador digital de marcha ideal a ser utilizada. 

Novo motor 1.0l TEC

O Novo Gol estreia a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2, garantindo excelente performance. O motor TEC foi desenvolvido inicialmente como um dos principais recursos do Gol com o pacote BlueMotion Technology e tem o benefício de economia de combustível que chega a até 4%, em relação ao motor 1.0l VHT. O motor TEC é Total Flex: pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm. 

Motor 1.6l EA111 VHT

O motor 1.6l EA111 VHT, também disponível para a versão topo de linha do Novo Gol, recebe ações de redução de atrito. Assim como no motor TEC, os retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, também contribuem para a redução de atrito, mantendo a vedação à passagem de óleo. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l EA111 VHT é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm. 

Transmissão I-Motion

O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox). O Novo Gol I-Motion oferece o melhor de dois mundos: o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual. Além disso, o preço do câmbio I-Motion é extremamente atraente, se comparado à transmissão automática convencional (com conversor de torque). 

Nova arquitetura eletrônica

O novo veículo recebeu uma arquitetura eletrônica completamente nova, uma das mais avançadas e complexas de sua categoria. Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos. Entre eles está o “Comfort Blinker”, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outro benefício da nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou. 

Estreia de rádios globais

Com visual moderno e acabamento diferenciado, o novo sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive a entrada auxiliar e USB. Seguindo a iluminação em vermelho do restante do painel, o novo rádio também tem maior interação com o I-System, transmitindo praticamente todas as informações exibidas na tela do rádio no display central do painel de instrumentos. Quando o Novo Gol está equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o novo rádio exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto. 

ECO COMFORT

O Novo Gol inova também com um sistema chamado ECO Comfort. Esse dispositivo está presente em todas as versões (com I-System) e orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem no instrumento combinado: “Ar condicionado ligado; fechar janelas”. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”. 

Cinco opções para o estilo das rodas

As opções de tamanho e design das rodas é uma clara demonstração da grande quantidade de equipamentos à disposição do cliente. O Novo Gol tem dois tipos de estilos de calotas, que diferenciam as rodas de aço de 14 e de 15 polegadas. Já o cliente que preferir o conjunto de liga-leve pode optar pelas rodas de 14, 15 ou 16 polegadas – esta agora está disponível para as versões 1.6. 

História de sucesso

O Gol é o veículo mais vendido no mercado nacional há 25 anos consecutivos. E essa trajetória vitoriosa do Gol tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, mas ultrapassou fronteiras. O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País. O primeiro Gol chegou ao mercado em 1980. A segunda geração veio em 1995. Em 1999, foi lançada a terceira a geração, seguida pela quarta geração (2005) e pela quinta geração (2008). Ao longo desses 32 anos, o Gol já acumula mais de 6 milhões de unidades comercializadas, consagrando-se como o modelo de maior sucesso na história da indústria automobilística brasileira. Ele também é o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Alpha Esportes: TRC Cup, nova categoria do automobilismo nacional, apresenta seu carro

Evento realizado em São Paulo reuniu diversas pessoas ligadas ao esporte a motor brasileiro

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Miguel Costa Jr.

Foi apresentado na terça-feira (13), em São Paulo (SP), o carro que será utilizado na Touring Racing Club, ou TRC, a nova categoria do automobilismo brasileiro. Um Subaru WRX 4x4 e motor com 350 cavalos serão utilizados pelos pilotos participantes do novo torneio, que terá sua temporada inaugural em 2013. Diversos pilotos e pessoas ligadas ao esporte a motor, além de jornalistas, estiveram no evento realizado na Concessionária da Subaru em Moema, na zona sul da capital paulista.

Idealizador do campeonato, Marçal Melo não escondeu a alegria pelo lançamento do carro, e acredita no sucesso da nova categoria. "Tenho que agradecer os parceiros que estiveram comigo nesta empreitada e no desenvolvimento desta máquina. Acredito muito no TRC, não só pela questão de custo (estimado em R$20.000 mensais), mas principalmente pelo equipamento que utilizaremos", encerra Marçal.

O primeiro teste do Subaru WRX em uma corrida acontecerá na 32ª edição das 12 Horas de Tarumã, que acontece entre os dia 8 e 9 de dezembro, no Rio Grande do Sul. Para João Gonçalves, piloto responsável por todo o desenvolvimento do carro, a prova será importante para testar a durabilidade e os itens de segurança. "Usaremos às 12 Horas de Tarumã como teste para vermos a durabilidade do carro". 

"Antes, nos preocupamos muito com segurança para o piloto, principalmente com os freios, mas agora vamos trabalhar para ver tudo funcionando junto. É um sonho ver tudo isso acontecendo e o carro nascendo literalmente à nossa frente", destaca. Paulo Gomes elogiou o trabalho e destacou a relação custo-benefício da categoria. 

Paulão, como é conhecido, disse ainda que os pilotos interessados em disputar o campeonato poderão andar com o Subaru WRX durante um evento, que acontecerá em dezembro, em autódromo a ser definido. "O carro é fantástico e possui um custo-benefício maravilhoso. Haja vista às categorias que temos no Brasil, o pacote oferecido pelo TRC é superinteressante. Em breve, teremos um evento onde os interessados em participar do torneio poderão experimentar o TRC pela primeira vez", declara Paulão.

Alpha Motos: Suzuki GSX-R1000 é um convite para o domínio das pistas

Texto: Assessoria de Imprensa

A Suzuki GSX-R1000 começou a ser projetada em 1976 tendo como referência a GS750 – uma moto de grande sucesso – que serviu de inspiração para a fabricação da GS1000. Em 1980, e devido a introdução do motor de 16 válvulas DOHC, a Suzuki revolucionou o mercado motociclístico através do novo design da GSX1100S KATANA, referência de estilo nos anos 80 e 90. Assim, em 1986, nasce a primeira “GSXR”, um grande marco para a montadora. A partir de então o design da GSX-R1000 é criado. 

A projeção da excelência continua 

A GSX-R1000 foi projetada para responder com precisão às exigências do piloto. Seu motor de 999 cm³, quatro cilindros, garante uma melhor resposta à aceleração em toda a faixa de rpm e proporciona melhor entrega de potência e torque. 

Para o conforto do piloto, o assento foi cuidadosamente projetado. Além disso, a GSX-R1000 conta com pedaleiras ajustáveis e uma tampa que substitui o assento traseiro para pilotagens solo. O esculpido tanque de combustível é mais leve e menor, mantendo a capacidade do tanque de combustível de 17,5 litros. 

Pilotar essa máquina é sentir a adrenalina, fazer de cada curva e cada obstáculo, motivo para grandes emoções. Foi com esse espirito de prazer e satisfação, que a GSX-R1000 tornou-se a rainha das pistas trazendo aos melhores pilotos grandes vitórias. 

Os 20 anos da J.Toledo Suzuki Motos no Brasil vem evidenciar a inovação e tecnologia da motocicleta GSX-R1000, que tem sito remodelada conforme evolução da espécie, e aperfeiçoada nas pistas e no asfalto de todo o mundo. É uma máquina que define resolutamente domínio, liderando os principais campeonatos como o AMA Superbike Championships. Com a sua tecnologia de chassi, motor e suspensão de linha, não há dúvida de que a GSX-R1000 é a superbike da nossa era. 

Alpha Notícias: Gemalto emite mais de 25 milhões de carteiras de motorista eletrônicas na Índia

Solução de cartão combinada com automação comercial possibilita ao governo indiano consolidar as informações dos motoristas e de registro dos veículos em um repositório único

Texto: Assessoria de Imprensa

A Gemalto, líder mundial em segurança digital, entrega mais de 25 milhões de carteiras de motorista eletrônicas e certificados de registro de veículos na Índia. 

A solução utilizada na Índia, denominada Sealys, compreende o cartão inteligente (smart card) e a automação de processos das entidades de transporte regionais e de registros de transporte estaduais. Essa combinação possibilita ao governo indiano consolidar as informações dos motoristas e de registro dos veículos de toda a população em um repositório central, aprimorando a eficiência administrativa da Secretaria de Transportes e de outros departamentos governamentais. 

A partir de um microprocessador que armazena, com segurança, os dados do motorista ou do veículo, a carteira de motorista eletrônica permite a verificação, em tempo real, dos dados pelas autoridades e impede, ainda, o roubo de identidade. Já o Certificado de Registro de Veículos contém dados oficiais sobre o automóvel, tais como registro, proprietário, seguro e certificado de controle de poluição. 

A tecnologia de smart card também ajuda o governo a lidar com a movimentação interestadual de veículos, resultando na melhoria do acesso aos serviços e da qualidade do serviço para os motoristas. 

"O marco de 25 milhões de carteiras reafirma o compromisso da Gemalto com a Índia, a experiência local e o alto nível da qualidade dos serviços no campo de documentos seguros", informa Ng Seng Fook, vice-presidente sênior da unidade de negócios de segurança da Gemalto na Ásia. 

As carteiras de motorista eletrônicas e os certificados de registro de veículos na Índia utilizam o padrão Sistema Operacional de Smart Card para Aplicações de Transporte (SCOST – Smart Card Operating System for Transport Applications). A Gemalto, desempenhou papel fundamental na definição da regulamentação em conjunto com o governo indiano e as empresas no setor. 

Para saber mais, visite www.gemalto.com.br, www.justaskgemalto.com.br, blog.gemalto.com ou siga @gemalto no Twitter.

Alpha Notícias: Novo Ford EcoSport tem soluções inteligentes para o conforto da cabine

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Novo EcoSport foi projetado para que os passageiros se sintam confortáveis na cabine, combinando soluções inteligentes, tecnologias avançadas e materiais de alta qualidade. O conceito seguido na criação do seu interior foi o de uma "segunda casa", explica Édio Yamauti, engenheiro de Acomodação & Uso da Ford, no vídeo com detalhes internos do veículo que pode ser visto neste link: http://youtu.be/1G7gcCqgfzQ

Segundo ele, o Novo EcoSport foi pensado não só para o motorista mas para que todas as pessoas dentro dele possam utilizar as suas comodidades, em um ambiente prático e aconchegante. Isso pode ser notado nos seus 20 diferentes porta-objetos. O porta-luvas climatizado, com capacidade para seis latas de refrigerante, tem a capacidade de manter as bebidas que já estejam geladas durante uma viagem longa. 

Os porta-garrafas nas portas, tanto do lado do passageiro como do motorista, acomodam vasilhames de até 1,5 litro. As portas traseiras também têm compartimento para garrafas de até 600 ml. "O compartimento tipo gaveta embaixo do banco do passageiro permite guardar um laptop ou um tablet", destaca Yamauti. "Há também porta-copos e porta-cartões no console central e um porta-óculos no teto." 

Flexibilidade 

O console central traz uma entrada auxiliar e um ponto USB para a conexão de dispositivos eletrônicos ao sistema de som do veículo. Além do ponto de energia no console dianteiro, o Novo EcoSport tem um segundo ponto na região do banco traseiro que permite ligar equipamentos como DVD ou videogame. 

"Para famílias que têm crianças, isso é muito interessante em viagens longas", diz o engenheiro. "Esse ponto também pode ser usado para ligar um aspirador de pó manual, por exemplo, para limpeza do porta-malas e dos bancos traseiros, com fácil acesso." 

O banco traseiro com regulagem do encosto em quatro posições traz flexibilidade para ampliar o espaço de carga ou o conforto dos passageiros. Ele também pode ser rebatido na proporção de um terço, dois terços ou totalmente, aumentando de 362 litros para 705 litros o espaço no porta-malas para bagagem. 

"Ver o entusiasmo das pessoas pelo Novo EcoSport, depois de ter participado da sua concepção desde os estágios iniciais até a produção, é a melhor sensação do mundo, porque você sente que o seu trabalho foi recompensado", completa o especialista.

Alpha Notícias: Livro oficial da Fórmula 1 será lançado no Brasil

Texto: Redação

O livro oficial da Fórmula 1 será lançado no Brasil pela Toriba Editora e a Opus (UK) , que aproveitam a ocasião para anunciar a joint venture firmada entre as editoras brasileira e inglesa.

O evento vai contar com a participação de Ronaldo Fenômeno, escolhido como representante das autoridades brasileiras para assinar a edição especial do livro, Bernie Ecclestone, CEO da Fórmula 1, e Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, juntamente com Pedro Sirotsky, CEO da Toriba Editora, e Karl Fowler, CEO da Opus, para apresentar todos os detalhes desta superprodução editorial e dos novos negócios que as editoras farão em conjunto. 

Serviço 

Lançamento do livro “Formula 1™ Opus” no Brasil 
Apresentação: Toriba Editora e Opus (UK) 
Data: 22 de novembro de 2012 (quinta-feira), às 19h 
Local: Hotel Transamérica / Sala São Paulo (Av. Nações Unidas, 18.591) - São Paulo - SP

Alpha Notícias: SulAmérica reforça atendimento aos clientes durante o feriado prolongado

Texto: Assessoria de Imprensa

Até o dia 20 de novembro, os clientes do SulAmérica Auto contarão com um reforço de serviços automotivos em algumas estradas do Rio de Janeiro e de São Paulo. A seguradora realizou um mapeamento nas cidades litorâneas dos dois estados com maior número de atendimento na temporada e aumentou o número de reboques para estas localidades, além de equipes mecânicas com equipamentos personalizados para atendimento suporte às regiões. 

As cidades que receberão reforço são: Angra dos Reis, São Pedro D’Aldeia, Cabo Frio, Rio das Ostras e Armação de Búzios, no Rio de Janeiro; São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe, em São Paulo. 

“Queremos que os clientes do seguro de automóveis da SulAmérica viajem com segurança e tranquilidade neste feriado prolongado e que aproveitem estes dias para descansarem e relaxarem sabendo que podem contar com a seguradora caso ocorra algum imprevisto”, afirma o diretor de Automóveis da SulAmérica, Eduardo Dal Ri.

Alpha Esportes: Motores da Copa Petrobras de Marcas começam a roncar neste sábado em Londrina

Treinos para a penúltima rodada dupla terão início pela manhã

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Bruno Terena/Vicar

O sábado será bastante agitado na pista do Autódromo de Londrina, que neste final de semana recebe duas categorias, os carros de Turismo da Copa Petrobras de Marcas, e os monopostos da Fórmula 3 Sul-americana. A partir das 8h45 acontece o primeiro treino livre da principal categoria continental. Em seguida, a partir das 9h30, será a vez dos carros, representantes de cinco das principais montadoras do País, iniciarem os acertos para a penúltima etapa da temporada, que termina no dia 2 de dezembro também em terras paranaenses, mas desta vez na capital Curitiba.

Como normalmente acontece, os pilotos da Copa Petrobras de Marcas serão divididos em dois grupos que entram na pista separadamente. Na abertura, às 9h30, é a vez dos colocados entre o primeiro e o oitavo lugares, que têm direito a um máximo de 20 voltas. Em seguida, às 10h25, do oitavo na tabela até o último, todos podem dar 26 voltas nos 3.055 metros do traçado londrinense. Neste sábado, às 16h15, será realizada a primeira corrida da quinta rodada dupla da temporada da F3. A prova de abertura da etapa da Copa Petrobras de Marcas está marcada para domingo às 10h45 e a segunda no mesmo dia às 13h20. 

A liderança entre as montadoras é da Toyota, que tem 402 pontos, contra 344 da Honda, 253 da Mitsubishi, 196 da Chevrolet e 178 da Ford. Ricardo Maurício (Honda) está na frente do campeonato de pilotos com 166 pontos seguido por Denis Navarro, da Toyota, (147), Diego Nunes, também da Toyota, (130) , Felipe Maluhy, da Mitsubishi, (122), pela dupla Juliano Moro/André Bragantini, da Honda, (116) e por Thiago Marques, da Toyota, com 111 pontos.

O campeonato entre as equipes tem a Full time com 290 pontos, Bassani Racing, com 277, RZ Motorsports com 206, OfficerGP com 193 e Carlos Alves Competições com 177.

A liderança entre os pilotos da Fórmula 3 está nas mãos de Fernando Resende (Cesário Fórmula), com 70 pontos e é seguido por André Pedralli (Bassan Motosports), com 51, e por Rodrigo Gonzalez (Cesário Fórmula), com 47. Felipe Guimarães, vencedor das duas corridas realizadas no Autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul, vem a seguir com 40 pontos. Na Fórmula 3 Light a ponta está com Raphael Raucci (103), com Higor Hoffmann em segundo (102), Lucas De La Vega (91) e Leonardo de Souza, que tem 57 pontos.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br

Alpha Notícias: Fiat faz pré-apresentação da Strada Mangalarga Marchador em eventos de criadores da raça

Texto: Assessoria de Imprensa

A Fiat patrocina três importantes eventos promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em Minas Gerais, e, em uma parceria inédita, também fará a pré-apresentação da Série Especial Mangalarga Marchador, que será disponível em duas versões da picape Strada - a Trekking 1.6 16V Cabine Estendida e a Adventure 1.8 16V Cabine Dupla.

Prevista para o primeiro trimestre de 2013, a série Mangalarga Marchador terá diferenciais em sua lista de equipamentos que deixarão os modelos ainda mais atraentes, tendo como público-alvo os associados à ABCCMM, criadores, cavaleiros, apreciadores da raça e o público rural. A série será identificada por um adesivo da Associação no para-lama traseiro, além de rodas de liga leve com pintura exclusiva e bancos bordados com o logotipo Mangalarga Marchador. A Série Especial contará com um excelente nível de conteúdos de série.

A Fiat participará de três eventos: 

• IV MARCHADOR FEST – 17 de novembro de 2012 em Caxambu (MG), no Hotel Glória de Caxambu. Será realizado também o Leilão de Elite da raça. 

• Inauguração do Museu Nacional Cavalo Mangalarga Marchador - 17 de novembro de 2012 em Cruzília (MG) na Casa Bela Cruz, na Praça da Matriz.

• 32ª Exposição Nacional Mangalarga Marchador - 17 a 27 de julho de 2013 em Belo Horizonte (MG) no Parque de Exposições Bolivar de Andrade/Parque da Gameleira – evento é o mais importante do calendário oficial da ABCCMM.

Alpha Notícias: Alfa Romeo Clube do Brasil confirma participação no Salão de Veículos Antigos

Texto: Assessoria de Imprensa

O Alfa Romeo Clube do Brasil confirmou presença no 2º Salão Internacional dos Veículos Antigos (SIVA), que acontece de 22 a 25 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e apresentará clássicos para corrida e passeio da tradicional marca italiana. Os oito veículos confirmados até o momento são: Alfa Romeo JK motor 2000, Alfa Romeo Julieta Sprint, Alfa 2000 Spider, Alfa GTV 2000, Alfa 1300 Junior Spider, Alfa Montreal e Alfa GTV grupo dois de corrida. 

Segundo Alfonso Abrami, presidente do Alfa Romeo Clube do Brasil, que existe há 23 anos e conta com 100 associados, o antigomobilismo está em alta e o SIVA é um evento importante para projetar o Brasil também neste segmento. “O país tem muitos aficionados por carros, um grande número de colecionadores, profissionais capacitados e restauradoras. É o momento de encontro daqueles que têm interesses em comum – sejam profissionais ou pessoais; e que buscam preservar a memória das marcas”. 

Para ele, o interesse das pessoas pelo antigomobilismo vem crescendo e existe um forte movimento de jovens em restaurar veículos antigos. A facilidade de trocar informações e peças pela internet pode ter sido um dos fatores que contribuíram para acelerar este movimento. 

Abrami conta que seu interesse por veículos antigos começou quando tinha 20 anos. “Hoje tenho 60 e gosto do Alfa Romeo desde a juventude, principalmente pelo seu aspecto esportivo, sua história na indústria e evolução tecnológica. Admiro a marca pela sua vanguarda de design, motores e freios”, afirma Alfonso – que é dono de dois modelos: um GTV 1968, motor 1750, e um GTV 1971 grupo dois de corrida (este será exposto). 

Sobre a Alfa Romeo 

Chegou ao Brasil, com produção nacional pela FNM, em 1960, e assim continuou até 1986, com o então sedã JK, a versão brasileiro do Alfa 2300. As vendas da marca, porém, sofreram queda brusca nos anos 1980, forçando a Fiat a cancelar a operação no país. 

Na década de 1990, com a abertura do mercado para importações, o grupo italiano encontrou uma nova brecha para trazer a Alfa Romeo de volta ao Brasil em 1991, mas em 2006, após mais uma série de maus resultados, a Fiat novamente cortou o envio de carros da marca de luxo para o país. 

O 2o. Salão Internacional de Veículos Antigos é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcântara Machado e conta, pela primeira vez, com a parceria da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que congrega 120 clubes em todo o país. O evento deve receber cerca de 280 veículos antigos e contará também, nesta edição, com 20 lanchas clássicas, a maioria das décadas de 40 a 70, que se enquadram nas categorias passeio, esporte e tradicional, para todos os gostos e idades. 

Os ingressos para o Salão Internacional de Veículos Antigos de São Paulo – SIVA custam a partir de R$ 15,00 e já estão à venda pelo site http://www.ingressorapido.com.br/SalaodeAntigos/.

Serviço

2o. Salão Internacional de Veículos Antigos 
Data: 22 a 25 de Novembro de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo www.salaodeantigos.com.br

Alpha Notícias: Consumidores vão ganhar mochilas exclusivas na promoção Shell Advance

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Divisão de Lubrificantes da Shell lançou uma promoção exclusiva que dará uma mochila especial para os consumidores motociclistas. Para participar da ação, que acontece até Janeiro de 2013 (ou enquanto durarem os estoques), basta ir a uma revendedora autorizada, trocar o óleo da sua moto utilizando os lubrificantes Shell Advance AX5 ou o novíssimo Shell Advance AX7. Na compra de 1L do Shell Advance AX5, o consumidor ganhará 1 adesivo e na compra de 1L de Shell Advance AX7, ele ganhará 2 adesivos. Ao completar uma cartela com 4 adesivos ele realiza a troca pela bela e prática mochila Shell Advance Motorcycle Oils. 

“O objetivo da campanha é oferecer ao motociclista um item exclusivo Shell que ele possa utilizar em seu dia a dia. Além disso, a ideia é tornar a troca de óleo mais atrativa, prestigiando nossos clientes com uma mochila Shell Advance”, explica Fernanda Andrade, gerente de Marketing da Shell Brasil Petróleo. 

O novo lubrificante Advance AX7 - A Shell está lançando um novo lubrificante semissintético 10W30, que atende às novas recomendações do mercado de motos e foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. O novo Shell Advance AX7, além de ter aprovações API SL e JASO MA2, possui a exclusiva tecnologia R.C.E (Reliability Control Enjoyable) que ajuda a moto a atingir o máximo da sua performance, proporciona maior limpeza e vida útil ao motor e uma mudança suave de engrenagem. 

Lubrificante

O lubrificante tem a função de limpar e proteger o motor da sua moto, formando uma espécie de película protetora que evita o atrito e o desgaste entre as peças. É importante trocar óleo com regularidade porque, com o tempo, ele fica contaminado com poeira e partículas metálicas. Estes contaminantes causam a oxidação do óleo e geram uma borra que faz com que o motor funcione de forma menos eficiente, podendo inclusive causar falhas. 

Para saber qual é o tipo de lubrificante ideal para a sua moto e o prazo de troca, deve-se consultar o manual do proprietário. A Shell também disponibiliza em seu site um aplicativo que mostra quais lubrificantes da marca são os melhores para sua moto. O frentista de seu posto Shell preferido também pode auxiliá-lo na escolha. 

Alpha Notícias: Aula de primeiros socorros e exposição de crash test são atrações do 1º Pet Safe

Evento ocorreu no Amigos DDC – Centro de Bem-Estar Animal e contou com palestras de profissionais especializados em segurança animal 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Como tornar viagens ou simples passeios com o pet em momentos de puro lazer, garantindo a segurança do animal e de todos os que estão à sua volta, foi o tema central do 1º PET SAFE, evento que ocorreu no último sábado (10) na sede do Amigos DDC - Centro de Bem-Estar Animal, em São Paulo. “A desinformação da população em torno do assunto é algo preocupante e notamos que é a maior causa de acidentes envolvendo animais de estimação. Por esse motivo tomamos a iniciativa de realizar um evento que pode ser considerado de grande utilidade pública”, comenta Luciana Scaramuzza, proprietária do Amigos DDC. 

O evento, realizado pelo petshop em parceria com a Bracannes, fabricante de cintos de segurança exclusivos para cães, teve início com a palestra do veterinário e Major Carlos de Almeida Baptista Sobrinho, Chefe da Seção de Cães de Guerra do 2º Batalhão de Polícia do Exército. Ele falou sobre a importância do trabalho dos cães para a segurança nacional, como os animais são treinados, quais critérios são utilizados pelo batalhão ao selecionar os profissionais responsáveis pelo adestramento e como o pet atua nas ações policiais. Na sequência, foi a vez da turismóloga Larissa Rios, idealizadora do Turismo 4 Patas e editora do “Guia 4 Patas”, dar dicas de como realizar viagens turísticas na companhia dos cães. “Escolher o destino adequado ao perfil do animal e pesquisar se o local oferece opções de lazer para ele são pontos fundamentais que devem ser verificados com antecedência”, ressaltou Larissa. 

Segurança veicular 

Após o público entender as possibilidades e benefícios dos passeios e viagens com cães, foi o momento de o evento entrar no tema segurança veicular. O engenheiro mecânico Denis Martins Rodrigues, que desenvolveu os cintos de segurança da Bracannes e BRAPET, deu início à palestra falando sobre a gravidade de um acidente de carro quando quem está no veículo não se encontra devidamente protegido. “Quando o corpo ou objeto está solto no carro e há uma batida, ele continua em movimento e se choca com grande violência no primeiro obstáculo que estiver à sua frente”. A explicação foi reforçada pelos vídeos de crash test desenvolvidos pela Bracannes, exibidos ao público. 

O engenheiro salientou ainda que, em uma situação de batida, o corpo ou objeto adquire um peso muito maior do que ele possui, tornando-se uma “arma” para as pessoas que estão no carro, reforçando assim a importância de se transportar os cães com cinto de segurança desenvolvido especialmente para a espécie. “Em uma batida, o cinto é capaz de absorver o impacto e manter o animal preso, evitando que ele seja lançado para fora do veículo, aumentando, assim, sua chance de sobrevivência”, finalizou. 

Por fim, a equipe do Osgate – Resgate Veterinário falou sobre acidentes envolvendo animais de estimação, deu ao público noções básicas de primeiros socorros, além de proporcionar aos presentes uma visita à ambulância da equipe, estacionada em frente ao Amigos DDC. “Ficamos bastante contentes com o resultado do evento. As cerca de 50 pessoas presentes saíram satisfeitas com o aprendizado e muito mais cautelosas em relação ao transporte de seus animais”, comemora Luciana Scaramuzza. 

Serviço

Amigos DDC 
Endereço: Rua Minerva, 307. Perdizes, São Paulo - SP 
(11) 3672-7093 
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h 
Aos sábados, das 9h às 17h

Alpha Notícias: Carros que dispensam o condutor levam indústria automotiva ao limiar de uma mudança revolucionária

Veículos que trafegam sem motorista podem remodelar drasticamente o cenário competitivo, a interação humana com veículos e o design de estradas e cidades

Texto: Assessoria de Imprensa

Nos últimos cem anos, a inovação no setor automotivo trouxe grandes avanços tecnológicos, produzindo veículos mais seguros, limpos e acessíveis. Mas no geral, desde que Henry Ford introduziu a linha de montagem móvel, as mudanças foram incrementais, gradativas. Parece que agora a indústria automotiva está no limiar de uma mudança revolucionária, que será engendrada pelo advento de veículos autônomos – e este momento pode estar mais próximo do que imaginamos, de acordo com um relatório divulgado pela KPMG US LLP e pelo Centro de Pesquisa Automotiva (CAR, da sigla em inglês). 

A publicação, intitulada “Carro autônomo: a próxima revolução” (Self-driving car: the next revolution) foi baseado em entrevistas com especialistas em tecnologia, líderes da indústria automotiva, acadêmicos e órgãos reguladores, e em pesquisas e análises de tendências da indústria. O estudo examina as forças da mudança, as tecnologias atuais e emergentes, o caminho para levar essas inovações ao mercado, a probabilidade de terem larga aceitação pelos consumidores e o impacto potencial no ecossistema automotivo. 

As conclusões são elaboradas em quatro seções: 

· Dinâmica do mercado - que examina a dinâmica do mercado e as forças sociais, econômicas e ambientais que estão fazendo com que a mudança seja inevitável; 

· Convergência - discute a convergência em andamento das tecnologias-chave de capacitação; 

· Adoção - enfoca o caminho para uma adoção generalizada de soluções avançadas de direção automática, as quais acredita-se que ocorrerão em etapas, levando ao longo do tempo à utilização de veículos cada vez mais autônomos; 

· Implicações para o investimento - aborda as implicações sociais, políticas e econômicas de automóveis autônomos e seu impacto sobre todo o ecossistema automotivo. 

“Nos últimos 100 anos, a indústria automotiva foi uma força de inovação e crescimento econômico”, afirma Gary Silberg, líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG US, e coautor do relatório. “O ritmo da inovação está em aceleração, e a indústria está no limiar de uma nova revolução tecnológica pelos veículos autônomos. Caso eles se tornem a realidade predominante, o ecossistema automotivo seria profundamente alterado, podendo haver implicações de longo alcance para a cadeia tradicional de valores da indústria automotiva e além.” 

No relatório, a KPMG e o CAR apresentam as hipóteses a respeito de como a tecnologia de veículos autônomos poderia desenrolar-se e seus impactos potenciais – com ênfase na convergência das tecnologias veiculares baseadas em sensores e recursos de comunicação. O relatório aponta como a nova tecnologia poderia oferecer soluções a um dos problemas sociais de mais difícil solução dos nossos dias: o alto custo dos acidentes de trânsito e infraestrutura de transportes, as milhões de horas gastas em engarrafamentos, e o espaço urbano perdido para dar lugar a estacionamentos, entre outros. 

“Apesar de parecer história de ficção científica, a possibilidade de vermos carros rodando sem motoristas pelas ruas não é algo tão improvável quanto imaginamos. Testes bem-sucedidos já vêm sendo feitos. Agora, a questão é saber se essa é uma tendência que vem para ficar de fato, e se será possível viabilizá-la em escala global no futuro”, afirma Charles Krieck, sócio-líder do segmento Automotivo da KPMG no Brasil. 

De acordo com o relatório KPMG/CAR, a convergência das tecnologias veiculares conectadas e as baseadas em sensores tendem a ocorrer e terão um efeito positivo sobre a adoção de ambos os sistemas. A convergência aumentará a mobilidade e a segurança, e diminuirá os impactos ambientais. 

Empresas automotivas e de tecnologia já estão investindo em soluções e aplicativos conectados e autônomos. Em que pese não haver um líder claro, as empresas estão tentando achar uma maneira de como competir e colaborar ao mesmo tempo. Em um prazo mais longo, a evolução desses avanços levará a um reequilíbrio da cadeia de valores da indústria automotiva, com as empresas não tradicionais desempenhando um papel mais significativo. 

Para ter acesso ao conteúdo da publicação (em inglês), visite o seguinte endereço eletrônico: www.kpmg.com/US/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/Documents/self-driving-cars-next-revolution.pdf

Alpha Notícias: Chevrolet apresenta a Trailblazer

Modelo chega ao mercado brasileiro em versão única, com duas opções de motor 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A Chevrolet continua o plano de renovação da sua linha de modelos em 2012. O utilitário esportivo foi uma das grandes atrações da marca no Salão do Automóvel e agora chegam aos 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica da Chevrolet espalhados pelo Brasil. 

O novo Chevrolet Trailblazer já nasce com excelentes credenciais. Ele foi desenvolvido em conjunto com a nova S10, picape média da Chevrolet que manteve a trajetória de sucesso da marca no segmento, batendo, em 2012, seu recorde histórico mensal de vendas. Os engenheiros da GM do Brasil, juntamente ao time de engenheiros da GM na Tailândia, usaram todo seu conhecimento para adicionar ainda mais atributos de robustez, versatilidade, desempenho e conforto ao novíssimo utilitário esportivo da Chevrolet. 

“O Trailblazer é forte e capaz. Está pronto para o fora de estrada, mas é igualmente competente para cidade e viagens de longa distância. E agora chega ao Brasil, produzido no complexo industrial de São José dos Campos, em São Paulo. É mais um produto Chevrolet de classe mundial que demonstra a capacidade, compromisso e a atenção aos detalhes do nosso time de engenheiros”, afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil. 

Além do Brasil, o Trailblazer passou por diversos testes de validação na Tailândia – onde já é produzido - para sintonizar o seu desempenho global e atender às condições locais, incluindo estradas abertas, estradas montanhosas e terrenos de extrema condição off-road, com capacidades de carga diferentes, para garantir que ele se comporte como um verdadeiro utilitário esportivo. 

Traços marcantes e com personalidade 

As linhas do novo Trailblazer são tão marcantes quanto as da nova S10. Mas a traseira mais alta e volumosa dá ao utilitário uma elegância única e exclusiva. O visual do novo Chevrolet, a exemplo do que aconteceu com a S10, foi traçado pelo time de design da GM América do Sul, baseado em São Caetano do Sul, Brasil. 

“Não se trata de um modelo derivado de uma picape. Começamos a desenhar o novo Trailblazer junto com a nova S10. Seus traços e sua traseira tiveram forte influência e uma importante participação no desenvolvimento da picape. São dois veículos que nasceram juntos no papel”, afirma Carlos Barba, diretor executivo do centro de design da GM América do Sul. 

Com a frente alta e a grade seccionada pela barra que ostenta o logo da Chevrolet, o novo Trailblazer não deixa dúvida de que ele é um utilitário, acima de tudo, capaz de superar diversos obstáculos. As linhas agressivas da dianteira acabam se tornando mais suaves na lateral, mas a ideia de força continua forte pelas caixas de rodas altas. Há outros destaques exteriores, como os para-lamas alargados, rodas 18” e o rack de teto com acabamento aluminizado, que passam uma sensação de robustez, combinados com estribos e frisos de plástico antracite na parte inferior das portas. 

Mas é inegável que há uma forte exclusividade nas linhas do Trailblazer. O formato das janelas laterais traseiras e o friso cromado que acompanha as janelas laterais comprovam isso. A aparência premium também é refletida pelo trabalho detalhado de chapa em todo o exterior, incluindo o capô e painéis das portas laterais, que misturam camadas de luz natural para uma aparência limpa e harmoniosa. 

Com um comprimento total de 4,88 metros e largura de 1,90 metro, o utilitário da Chevrolet tem um interior espaçoso. Manuseio e estabilidade são auxiliados por uma distância entreeixos de 2,85 metros e com bitolas (dianteira e traseira) de 1,57 e 1,59 metros, respectivamente. Poucas coisas se colocarão a frente do Trailblazer, graças a sua distância mínima do solo de 232 milímetros. 

O novo Trailblazer será comercializado em sete diferentes cores no mercado brasileiro. A sólida, Branco Mahler e as metálicas, Preto Carbon Flash, Prata Polaris, Bege Desert, Cinza Aztec, Cinza Artemis e Cinza Cyclone. 

Interior: equipado, espaçoso e democrático 

No interior, a Trailblazer oferece excelente espaço interno, contando com uma terceira fileira de bancos retráteis. A capacidade do porta-malas traseiro vai de 205 litros a 1.830 litros, este último com todos os bancos rebatidos. Os designers também conseguiram elevar as segunda e terceira fileiras de assentos, sem sacrificar o espaço para a cabeça. Este estilo de bancos, lembrando os de um teatro, permite melhor visibilidade para todos os ocupantes. E os assentos da terceira fila oferecem conforto e espaço, mesmo para adultos, em viagens longas. 

O interior do Trailblazer tem semelhanças com o da versão LTZ da nova S10. Os comandos ficam posicionados no console central, incluindo o regulador do ar-condicionado. As linhas e a qualidade do acabamento garantem uma aparência de luxo em todas as interfaces de controle e superfícies – painel digital na cor ice blue com computador de bordo, console central integrados e assinatura do design Chevrolet no painel dual cockpit. O interior do novo Trailblazer tem a funcionalidade e a ousadia esperada de um verdadeiro SUV. 

O sistema de climatização do Trailblazer possui controle eletrônico de temperatura, além de uma unidade de controle adicional para os passageiros dos bancos traseiros. Um controle de intensidade do ar condicionado foi instalado na parte traseira do teto, juntamente com quatro saídas de ar, garantindo maior conforto aos ocupantes. 

Um sistema de entretenimento premium mantém o condutor e os passageiros entretidos em viagens longas. 

Robustez em todas as versões 

O time de engenheiros da General Motors do Brasil utilizou boa parte da experiência adquirida no desenvolvimento e comercialização da S10 para desenvolver o novo Trailblazer. "Mas fomos além", explica Pedro Manuchakian, vice-presidente de Engenharia da GM América do Sul. "O Trailblazer conta, por exemplo, com a suspensão traseira five-link, que garante conforto e estabilidade em qualquer condição", completa o executivo. 

O novo Chevrolet Trailblazer chega equipado com tração integral em qualquer uma das versões, para ser usado dentro e fora da estrada. Ele tem ângulos de ataque de 30o e 22o de saída. E 23,2 centímetros de altura em relação ao solo. 

Para qualquer lugar 

Para o mercado brasileiro o novo Trailblazer virá equipado com duas opções de motor. Um inédito e moderno motor V6 de 3.6 litros e 239 cavalos, alimentado por gasolina e o já conhecido e elogiado 2.8 Turbodiesel CTDI 

“Entre as tecnologias que o 2.8 Turbodiesel CTDI tem, está o turbo de geometria continuamente variável. Ele se difere dos atuais turbos de geometria fixa por ter aletas que se movimentam continuamente, tornando a captação dos gases de escape mais eficiente em qualquer rotação e reduzindo o turbo lag. É a garantia de maior torque em todas as rotações, respostas mais rápidas e melhor dirigibilidade”, afirma Paulo Riedel, diretor de engenharia de Powertrain da General Motors do Brasil. 

O novo motor HFV6 possui 24V e 4 comandos de válvulas continuamente variáveis, que conferem maior torque em toda faixa de rotação. O sistema de comando de válvulas variável, é acionado por uma corrente de dentes invertidos, que não requer ajustes durante a vida útil do motor. Além disso, os pistões são forjados para reduzir sua massa. O motor HFV6 oferece excelente desempenho e dirigibilidade, com reduzido consumo de combustível. 

O sistema de tração 4x2 e 4x4 High/Low é acionado eletronicamente "Shift on the Fly" por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento. 

Luxo e sofisticação na versão LTZ 

Para o mercado brasileiro, o Trailblazer será comercializado em versão única, LTZ, com duas opções de motores e tração 4x4. 

Independentemente da configuração de motor, o Trailblazer sai recheado de itens de conforto, estilo e segurança de fábrica. Tem ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas aros 18 com pneus 265/60R18, sistema premium de som, incluindo rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros itens. 

A garantia, a exemplo da picape S10, é de três anos sem limite de quilometragem.

Alpha Esportes: Enduro Brasil de Regularidade chega para surpreender pilotos e navegadores

O roteiro passará por fazendas de plantação de eucalipto e pinus e terá aproximadamente 300 quilômetros

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Cadu Rolim/DFOTOS

A SC Racing lançou, para a alegria de muitos off-roaders, um evento diferente que promete surpreender e levar ao limite aqueles que aceitarem o desafio proposto pelo Enduro Brasil de Regularidade. Serão 12 horas seguidas de disputas, divididas em cinco etapas. A competição está programada para o dia 23 de março, em um roteiro entre os municípios de Caçador e Calmon, SC, que exigirá superação, inteligência e equilíbrio. 

O Enduro também dará início ao Campeonato Sul Sudeste SC Racing de Regularidade 2013, composto pelo Rally Transcatarina e Rally Estado de São Paulo. Portanto, quem deseja exibir este título no currículo não pode ficar de fora dessas disputas. 

E garantido na primeira fase (o Enduro), está o piloto Eduardo Ranghetti Rossi que competirá ao lado do navegador Rogério Augusto Coelho. "Será um teste resistência, em uma prova extremamente acirrada. Seguiremos na confiança de que conquistaremos um bom resultado e, quem sabe, até mesmo a vitória da nossa categoria, a Graduados", declarou Rossi.

Contando os dias para a largada já está o navegador Rafael Kienen, que esbanja disposição e otimismo. "Como é algo novo no fora de estrada, estamos ansiosos para saber o que nos aguarda", disse ele, salientando que experimentará a função de navegador. 

Veteranos ou novatos, o Enduro Brasil de Regularidade tem uma categoria ideal para cada nível de experiência, sendo: Super Máster, Graduados, Júnior e Jeep. "Por isso, não há motivos para ninguém ficar de fora dessa aventura. Estamos preparando um certame de alto nível, com inúmeras surpresas. Teremos até o sorteio de um carro zero quilômetro", destacou o diretor geral do evento, Edson João da Costa.

Alpha Notícias: Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo comemora 53 anos

Unidade fabrica os modelos Gol G4, Novo Gol, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Primeira fábrica da Volkswagen instalada fora da Alemanha, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, completa 53 anos com o marco de mais de 12,5 milhões de veículos produzidos no período. Inaugurada oficialmente em 18 de novembro de 1959, com a presença do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, tem introduzido ao longo da história os vários avanços e inovações da indústria automotiva brasileira. Já na cerimônia de inauguração, a unidade foi o cenário da cena que seria identificada como a "certidão de nascimento" do setor no Brasil, com o desfile de Kubitschek pelas ruas internas da Anchieta dentro de um Fusca conversível. 

"O início das operações na unidade Anchieta foi um marco na história da indústria automobilística do Brasil e a fábrica tem se mantido no centro das inovações do setor desde então, investindo fortemente em tecnologia, com o objetivo de tornar seus processos ainda mais robustos e assegurar a qualidade dos produtos Volkswagen, foco principal de todas as nossas ações”, afirmou o diretor da unidade, Frank Sowade. 

Localizada no Km 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), a 18 km da capital paulista, a fábrica Anchieta tem área total de 1,2 milhão m2, dos quais 970 mil m2 são de área construída e conta com a força de trabalho de aproximadamente 15 mil colaboradores. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Estamparia, Armação, Pintura e Montagem Final, além de centralizar as áreas administrativas, de vendas e marketing, de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil. 

A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo Sedan, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. Pioneira em novas tecnologias no Brasil, a unidade implantou os primeiros robôs na linha de montagem em 1984, com o lançamento do Santana e da Quantum, foi a primeira a possuir um centro para crash-tests veiculares, em 1966 , e agora inova na aplicação dos recursos da fábrica digital. Essa tecnologia permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas. 

A Anchieta foi palco também de diversas comemorações históricas, como os 50 anos da Volkswagen no Brasil, em 2003, que contou com a presença do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Recebeu, ainda, a visita da chanceler alemã, Angela Merkel, em 2008, durante a inauguração do Centro de Realidade Virtual (VRC), e do presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, nos anos de 2011 e 2012. 

Gestão ambiental 

Com foco em sustentabilidade, a fábrica Anchieta segue os parâmetros e padrões de qualidade em conformidade com a legislação ambiental. Conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes, controla e recicla resíduos sólidos, monitora emissões atmosféricas e desenvolve uma série de ações para redução de consumo de água e energia elétrica, entre outros insumos. Para contribuir com esses projetos, a unidade recursos de alta tecnologia para análise computacional do ciclo de vida dos processos e controle dos indicadores ambientais. 

Outras ações voltadas ao meio ambiente realizadas pela fábrica Anchieta foram a implantação de escritórios sustentáveis (com melhor utilização da luz natural, entre outras iniciativas), o incentivo à utilização de embalagens retornáveis e a promoção da conscientização ambiental entre os colaboradores. 

Qualificação A Volkswagen investe na qualificação profissional de seus empregados com cursos de aperfeiçoamento técnico e treinamentos corporativos, bolsas de estudos para cursos de idiomas e pós-graduação, além de manter dentro da fábrica uma escola de formação profissional, a Escola Volkswagen, para filhos ou irmãos de empregados com idades entre 16 e 18 anos, nos cursos de Mecânico Industrial e de Técnico em Mecatrônica. Esta parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) já capacitou mais de 6 mil profissionais desde 1973.

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