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sábado, 8 de dezembro de 2012

Alpha Notícias: Novo Audi RS6 Avant chega ao Brasil em 2013

É a primeira perua do mundo que acelera de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Mais inovação, desempenho e leveza: o novo Audi RS6 Avant ganhou importantes diferenciais em relação ao modelo anterior para impressionar ainda mais os amantes dos superesportivos de alta performance. O veículo é mais leve e eficiente que a versão anterior, o que lhe garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e velocidade máxima de até 305 km/h. O consumo médio é de apenas 9,8 litros a cada 100 km (10,2 km/l). A perua mais veloz do mundo produzida em série e a primeira a baixar a marca de 4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h será lançada no mercado europeu em meados de 2013 e chegará ao Brasil no final do próximo ano. 

O motor 4.0 TFSI, que estreou no ano passado, é um exemplo perfeito da estratégia da Audi de downsizing, na categoria de alto desempenho. No novo RS6 Avant, o V8 twin-turbo (biturbo) de 3.993 cm³ desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm. O torque máximo é de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A versão anterior, equipada com motor V10 de 5 litros, desenvolvia 580 cv de potência, mas oferecia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (na versão sedã) e torque máximo de 650 Nm. 

O novo Audi RS6 Avant oferece alto desempenho esportivo para uso diário, graças ao trabalho da quattro GmbH, subsidiária da Audi AG. A abreviatura RS representa a versão mais potente de modelos de série, equipados com tração permanente e integral quattro. O veículo apresenta dirigibilidade e performance superiores, aliadas a uma aparência discreta para uso cotidiano. 

A força da motorização se desenvolve rapidamente devido aos dois grandes turbocompressores twin-scroll, montados em conjunto com o intercooler. O conceito de montagem dos cilindros permite um design mais compacto e perdas mínimas de gases. O som esportivo do motor fica ainda mais “cheio” com as abas no sistema de escape. A Audi ainda oferece, como opcional, um sistema de escape esportivo. 


Motorização e transmissão 

Com o poderoso motor V8 biturbo, que acelera o novo Audi RS6 Avant de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,9 segundos, o modelo é o mais rápido do segmento. Na configuração padrão, a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente). Este número pode chegar a 280 km/h, com o pacote opcional Dynamic, e a 305 km/h, com o pacote Dynamic Plus. 

Apesar do alto desempenho, o consumo é de apenas 9,8 litros de combustível a cada 100 km, uma redução de cerca de 40% em comparação ao modelo anterior. Entre os fatores que contribuem para esta eficiência estão o novo sistema Star-stop de série e o gerenciamento térmico inovador. 

Outra tecnologia de eficiência pioneira no novo Audi RS6 Avant é o sistema de cilindro sob demanda (COD). Em velocidades intermediárias, ele desliga as válvulas de admissão e escape dos cilindros 2,3,5 e 8. Desta forma, ele funciona como um motor quatro-cilindros até que o motorista acelere forte novamente. A passagem de quatro para oito cilindros leva apenas alguns centésimos de segundo e fica visível para o motorista por meio de uma indicação no painel de instrumentos. 

A tecnologia COD reduz o consumo de combustível em cerca de 5% - uma redução maior, de cerca de 10%, é possível quando o carro é guiado em velocidades moderadas. Rolamentos contra oscilações do motor são usados para compensar as vibrações que ocorrem durante a operação quatro-cilindros. 

A eficiência do sistema recebe importante colaboração da transmissão Tiptronic de 8 velocidades, com marchas encurtadas. O câmbio oferece os modos automáticos D e S e ainda a opção de troca manual na alavanca seletora, com design exclusivo RS, ou nos shift-paddles do volante. 

As marchas mais baixas do Tiptronic estão bem espaçadas para garantir a esportividade, enquanto a oitava reduz o consumo de combustível. O modelo vem equipado com tração permanente integral quatro, com sistema de vetorização de torque, e diferencial central autoblocante com valor de bloqueio elevado. Um radiador de óleo regula a temperatura. Se desejado, um diferencial esportivo distribui o torque de maneira contínua entre as rodas traseiras para aumentar ainda mais a estabilidade e agilidade. 

O novo RS6 Avant é o primeiro modelo da família RS a ter, de série, a suspensão adaptativa a ar, que deixa o modelo até 20 mm mais baixo. O sistema combina a suspensão a ar com amortecimento controlado e leva em conta as condições da estrada, o estilo de guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select - que modifica diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista. 

A Audi também oferece a suspensão esportiva mais firme com Dynamic Ride Control (DRC) como alternativa. Este sistema utiliza molas de aço e amortecedores ajustáveis de três níveis, interligados em diagonal por dutos de óleo e uma válvula central e que controlam a rolagem da carroceria. Outra opção é a direção dinâmica, que pode ser integrada ao Audi Drive Select. 

Os freios a discos ventilados de alto desempenho tiveram peso reduzido e medem 390 mm na dianteira, com pinças na cor preta. Há ainda a opção de pinças vermelhas e discos de fibra de carbono-cerâmica com 420 mm de diâmetro, com pinças na cor cinza antracite. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) vem como modo Sport que pode ser desativado por completo pelo condutor. 

As rodas, de alto brilho, são de 20 polegadas com desenho de sete raios duplos. Como opcional, rodas de 21 polegadas disponíveis em três versões: prata de alto brilho, preto polido e aparência de titânio polido. A carroceria tem cerca de 20% de alumínio e inclui numerosos componentes feitos em aço de alta resistência. 


Design e interior 

O novo Audi RS6 Avant é cerca de 100 kg mais leve que seu antecessor e a relação peso-potência contribui para o desempenho superior, com economia de combustível. Numerosos detalhes externos tipificam o caráter RS do modelo, como as aplicações em alumínio fosco, a grade de proteção preta de alto brilho na dianteira, os para-choques com grandes entradas de ar e o spoiler de teto. Na traseira, o difusor e duas grandes ponteiras de escapamento elípticas conferem o caráter dinâmico. 

Dois pacotes de opcionais – alumínio mate ou carbono – personalizam ainda mais o visual e incluem itens como um emblema quattro na entrada central de ar frontal. O novo Audi RS6 Avant está disponível em nove cores externas, incluindo o exclusivo Cinza Daytona fosco. Há ainda diversas opções para personalização. 

O interior do modelo é esportivamente elegante e adaptado ao motorista. Os instrumentos apresentam fundo negro, mostradores brancos e ponteiros vermelhos. O volante esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos esportivos RS. 

Um novo recurso no menu do DIS é a luz na câmbio: segmentos verdes são iluminados com o aumento das rotações. A barra fica vermelha e começa a piscar quando as rotações se aproximam da linha vermelha. Displays para a marcha selecionada, pressão, temperatura do óleo e velocímetro digital completam o sistema de informação a condutor. 

O apoio para os pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de acabamento disponíveis como opcionais. 

Os bancos esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm revestimento em couro e Alcantara e logos RS6 de série. A Audi ainda oferece a opção de assentos de luxo, com função de memória. O compartimento de bagagem tem capacidade para até 1.680 litros. 

O novo Audi RS 6 Avant vem com uma lista generosa de equipamentos de série, incluindo faróis de xênon plus, luzes traseiras em LED, sistema de controle da pressão dos pneus, soleiras iluminadas e sistema de informações ao motorista personalizado. 

Outros equipamentos disponíveis são o sistema de estacionamento Plus, o controle de cruzeiro, o ar-condicionado automático de três zonas, o sistema de navegação MMI Plus com MMI Touch e 10 alto-falantes do sistema de som Audi. 

Os opcionais incluem faróis de LED com um design único, freios de cerâmica na dianteira e traseira, diferencial esportivo no eixo traseiro e suspensão esportiva com Dynamic Ride Control ( DRC). O pacote Dynamic, Dynamic Plus, Comfort também estão disponíveis no RS 6 Avant. 

Destaque para o Head-up Display e os sistemas de assistência ao condutor, bem como o som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e 1.200 watts de potência. O bluetooth do telefone online do carro online - complemento perfeito para o sistema de navegação MMI Plus - oferece serviços de conectividade.

Alpha Notícias: Novo Uno Vivace ganha air bag duplo e freios ABS de série

Texto: Assessoria de Imprensa

A Fiat acaba de incluir na lista de equipamentos de série do Novo Uno Vivace, 2 e 4 portas, o conceito HSD (High Safety Drive), composto por Air Bag duplo e freios ABS com EBD. Com isso, a partir de agora, toda a gama do Novo Uno conta com estes dois importantes itens de segurança de série, aumentando ainda mais a competitividade do modelo e deixando-o ainda mais seguro. 

Para o HSD de série no Vivace teremos um acréscimo de apenas R$ 1.000 nos preços finais das versões 2 e 4 portas, conferindo um ótimo contra-valor ao cliente. 

Novos preços

Novo Uno Vivace 1.0 2P – R$ 25.260,00
Novo Uno Vivace 1.0 4P – R$ 26.930,00

Coluna "Alta Roda": Negócios da China

Fernando Calmon*

A competição no mercado brasileiro não se faz mais apenas com lançamentos de automóveis, mas também ampliações e novas instalações industriais. Semana passada, enquanto o Grupo SHC, de Sérgio Habib, assentava a pedra fundamental da fábrica de Camaçari (BA) para 100.000 unidades/ano, já circulavam rumores de que o Grupo Caoa, de Carlos Andrade, anunciaria, nas próximas semanas, investimento para aumentar a capacidade instalada (mais 60.000 veículos/ano), em Anápolis (GO), para produção de três novos modelos da Hyundai, um deles o ix35. 

A ousadia de Habib já é conhecida. Apostou numa marca chinesa desconhecida e se preparou para a mudança dos ventos que se delineava. Planejou a guinada de simples importador para industrial, além de convencer a JAC Motors a acompanhá-lo, inicialmente com apenas 20% e agora com 34% de um desembolso total de R$ 1,2 bilhão. Os 3.500 novos empregos diretos da cidade baiana se juntam aos 10.000 do pioneiro complexo da Ford, recém-ampliado para 300.000 unidades/ano. 

A fábrica estará pronta no final de 2014 e, conforme a coluna antecipou, produzirá os sucessores da atual linha J3, hatch e sedã, além da versão aventureira do hatch. O carro terá dimensões maiores, estilo todo novo e lanternas traseiras de desenho ousado. 

Para agitar a cerimônia, em geral insossa, o executivo resolveu parodiar a iniciativa da cidade americana de Tulsa que, em 2007, desenterrou um Plymouth Belvedere depois de 50 anos. Agora, enterrou um dos primeiros J3 de teste, com mensagens e objetos atuais no interior. Pretendia mandar recuperar essa cápsula do tempo também em meio século, contudo reduziu para 20 anos, a pedido do governador Jaques Wagner. 

Habib é mestre dos números. Mostrou estudo comparando o preço, em dólares, de um Corolla no Brasil, EUA, Alemanha, China e Japão. Para equilibrar o poder aquisitivo, mostrou quantas unidades de Big Macs, jeans Levi’s, TV LG, revista automobilística e valor do frete eram necessárias para adquirir o mesmo veículo em cada país. Apesar de câmbio desfavorável e os maiores impostos do mundo, o carro produzido aqui aparece em posição intermediária nessa comparação, ao contrário de análises alopradas. Para ele, “somos um país caro, em tudo”. 

Simultaneamente, a empresa lançou o simpático subcompacto J2 que recebeu mais de 300 modificações específicas para o Brasil. O motor é o de 1,35 litro/108 cv, em substituição ao vendido na China com apenas 1 litro. Versão única e completa sai por R$ 30.990 e inclui vidros elétricos nas quatro portas, volante com regulagem de altura, direção de assistência elétrica e ar-condicionado, entre outros. Apesar de possuir sensor de estacionamento traseiro, não há sustentação para o protetor de bagagem (porta-malas de 120 litros) e nem tampa do porta-luvas. 

Ao rodar em cidade exige poucas trocas de marcha pois a massa do J2 é de apenas 915 kg. Ótimo para estacionar, com apenas 3,53 m de comprimento (1 cm menos que o Fiat 500). A agilidade ao ultrapassar em estrada é sua característica, porém em velocidades mais altas surge certa imprecisão direcional. A visibilidade dos instrumentos precisa melhorar a exemplo de outros modelos da marca. 

RODA VIVA 

PRESIDENTE da aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, havia comentado, poucos dias antes de Habib, a questão dos preços no Brasil. Chamou atenção para altos custos e impostos. Afirmou que margens de lucro aqui se assemelham às de Europa e Japão. Disse ainda que, entre países emergentes, Rússia tem operações mais rentáveis do que no Brasil. 

FUSCA perdeu algumas ligações com o carro original, mas evoluiu graças ao competente trem de força (motor turbo, 200 cv, câmbios manual e automatizado de dupla embreagem, seis marchas), suspensão e interior. Posição de dirigir é ímpar e visibilidade à frente melhorou pela coluna dianteira reposicionada. Preços: R$ 76.600 a R$ 80.990. 

VOLKSWAGEN lança agora sedã-cupê reformulado CC, seu automóvel topo de linha, por R$ 208.024. Tração nas quatro rodas, motor V6/300 cv/35,6 kgf.m e câmbio automatizado de dupla embreagem. Há recursos sofisticados: assistência ao estacionar em vagas paralelas e perpendiculares, detector de fadiga e abertura do porta-malas sem usar as mãos. 

ECOSPORT é o primeiro veículo nacional com caixa automatizada (seis marchas) de duas embreagens, a partir de R$ 63.390. Por enquanto, só motor 2.0/147 cv. Três bons recursos: “creeping”, desacoplamento da embreagem em neutro e modo esporte. Pesa 20 kg menos e até 10% mais econômica que automática convencional. Trocas são rápidas, suaves e seleção manual no pomo da alavanca, prático. 

VERSÃO 4x4 do EcoSport (começa em R$ 66.090) estreia caixa manual de seis marchas. Único motor disponível será sempre o 2-litros. Evoluiu em relação ao sistema anterior de acoplamento do eixo traseiro sob demanda. Agora tração nas quatro rodas é permanente, gerenciada por diferencial eletrônico, o que melhora desempenho fora de estrada. 

*fernando@calmon.jor.br e twitter.com/fernandocalmon

Alpha Notícias: Final da Copa Troller Sudeste acontece em Guaratinguetá

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Copa Troller realiza neste sábado a grande final do Campeonato Sudeste em Guaratinguetá, São Paulo, com mais de 100 veículos já inscritos. O rali de regularidade promovido pela Troller, marca do Grupo Ford, está comemorando 10 anos, com crescimento no número de participantes e fãs nas nove etapas já realizadas nos campeonatos do Sudeste e Nordeste. 

A prova que vai apontar os campeões da temporada será realizada em trilhas off-road que cortam belas fazendas na cidade paulista, com um roteiro de cerca de 150 km e aproximadamente 4 horas de duração. 

"Esta é a última etapa do ano da Copa Troller e estamos muito felizes com os resultados de 2012. A cidade de Guaratinguetá possui excelentes trilhas para a prática de rali, um cenário perfeito para finalizar essa grande temporada", diz Carla Freire, supervisora de Marketing da Troller. 

Na categoria Passeio, destinada a iniciantes e sem contagem de pontos, o percurso combina desafios off-road, como travessias de rios e atoleiros, e pontos turísticos da cidade de Guaratinguetá. A largada da prova, assim como o briefing e a festa de encerramento, será realizada no Hotel 500, localizado no km 60 da Rodovia Presidente Dutra. 

Etapa decisiva 

O Campeonato Sudeste da Copa Troller já teve quatro etapas, mas os vencedores de todas as categorias só serão conhecidos nesta prova final. Na categoria Master, a mais avançada, formada por pilotos e navegadores muito experientes, a liderança segue com a dupla Flavio Kath e Rafain Walendowsky, com 168 pontos. 

Na categoria Graduados, para pilotos e navegadores experientes, apenas um ponto separa o primeiro do segundo colocado: a dupla André Pereira de Queiroz e Ronaldo dos Santos está com 143 pontos, enquanto Marnes Floriani e Cristian Mueller somam 142. Na categoria Turismo, Walter Luiz e Lucas Costa seguem na liderança com 152 pontos. 

Para mais informações sobre a programação da etapa acesse www.troller.com.br/calendario. A cobertura completa pode ser acompanhada na página da Troller no Facebook.

Alpha Notícias: JAC Motors altera plano de manutenção dos seus veículos

Garantia de 6 anos sem limite de quilometragem está mantida

Texto: Assessoria de Imprensa

A JAC Motors deu mais um passo para intensificar essa condição. Desde ontem, 7 de dezembro, todos os automóveis JAC Motors vendidos no Brasil, que compõem uma frota de cerca de 45 mil unidades passam a obedecer um novo – e simplificado – plano de manutenção para as revisões, A principal alteração será a eliminação das atuais revisões de 5.000, 15.000, 25.000 km (e, assim, sucessivamente). Os carros de passeio vendidos daqui pra frente, naturalmente, incluindo o J2, também seguirão esse novo padrão. 

No novo modelo, que foi recomendado pela Engenharia da marca no Brasil, a primeira revisão (gratuita) acontece aos 3.000 km ou 3 meses, o que vier primeiro. A revisão seguinte só vai ocorrer aos 10.000 km (ou 1 ano de uso). Daí em diante, os intervalos serão sempre de 10.000 km. 

Todos os modelos de automóveis de passeio da linha JAC Motors irão seguir esse novo plano de manutenção: J2, J3, J3 Sport, J3 Turin, J5 e J6. “Resolvemos simplificar a estrutura de revisões em virtude do ótimo estado de conservação dos componentes internos dos carros, que eram recebidos para revisões em nossa rede de concessionárias”, comenta Sergio Habib, presidente da JAC Motors. “Essa medida aumenta ainda mais a confiança na marca e nos nossos produtos, que continuarão assegurando os 6 anos de garantia sem limite de quilometragem”, prevê.

Alpha Esportes: Equipe Mitsubishi Petrobras apresenta o novo carro que usará no Rally Dakar

Mitsubishi ASX Racing foi projetado e desenvolvido para enfrentar as maiores provas de rali do mundo

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Jorge Cunha / Aifa / Mitsubishi

Faltando pouco menos de um mês para o Rally Dakar, a maior e mais desafiadora prova off-road do planeta, a Equipe Mitsubishi Petrobras prepara uma grande novidade: o lançamento do Mitsubishi ASX Racing, o novo carro de competições desenvolvido exclusivamente para a dupla brasileira Guilherme Spinelli e Youssef Haddad.

"O carro é muito bom", destaca Guiga, o maior campeão do Rally dos Sertões nos carros, com quatro vitórias. O veículo foi projetado pela Mitsubishi Motors do Brasil, através do engenheiro francês Thierry Viadot, que esteve a frente da equipe oficial da Mitsubishi nos 12 títulos que a marca conquistou no Rally Dakar. 

O ASX Racing foi construído com a mais alta tecnologia de competição e por profissionais com grande experiência na engenharia off-road. 

Para testar a nova máquina, a Equipe Mitsubishi Petrobras foi para a África disputar o Rally do Marrocos, um dos maiores e mais prestigiados do mundo. Foi um ótimo treino para piloto e navegador, que puderam conhecer o novo veículo e andar em ritmo de competição.

"Pudemos testar o veículo em ritmo de competição e em terrenos muito parecidos com os que iremos encontrar no Rally Dakar. Foi um ótimo treino para a dupla, além do aprendizado com o novo ASX Racing. Ainda temos muito trabalho pela frente e não podemos criar grandes expectativas para este Dakar. Mas estamos muito felizes com o que pudemos andar até agora", completa. O Rally Dakar larga no dia 5 de janeiro de Lima, no Peru.

Rally do Marrocos

O objetivo principal de Guiga e Youssef era conhecer e testar o novo carro, mas a dupla fez muito mais do que isso, e conquistou um resultado expressivo na competição: ficaram na terceira colocação na classificação geral, venceram uma especial, ficaram em segundo em outras duas e ainda conquistaram o troféu de melhor dupla estreante.

"Fiquei surpreso com o nível de dificuldades do Rally do Marrocos. Foram muitos quilômetros de enormes dunas, muito próximas uma das outras e muito fofas. Tivemos pela frente muitas pedras, serras, saltos, erosões, rios secos e valetas gigantes. Foram seis dias muito exigentes", conta Guiga.

"Mais do que o resultado, valeu muito pelo treino. Evoluímos a cada quilômetro, mas sabemos que o carro é novo e andamos pouco até agora", disse Youssef.

Alpha Notícias: Ford Focus lidera vendas no maior mercado do mundo

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Ford Focus assumiu este ano a liderança na venda de carros de passageiros na China, o maior mercado do mundo, com seguidos recordes. Em novembro, o modelo vendeu 38.362 unidades, somando um total acumulado de 259.492 unidades no ano, no atacado. Esse desempenho contribuiu para a Ford bater o terceiro recorde consecutivo de vendas no país. 

"Estamos satisfeitos que tantos consumidores chineses estejam apreciando o valor, o desempenho e a tecnologia do Focus, fazendo dele o líder de vendas do maior mercado de automóveis do mundo", diz John Lawler, presidente da Ford China. "Nosso plano de lançar 15 novos veículos até 2015 está em andamento e com a chegada dos utilitários esportivos Ford Kuga e EcoSport faremos mais incursões nesse segmento, o que mais cresce na China, dobrando a nossa capacidade de produção e estrutura de vendas." 

O sucesso na China contribui para o Ford Focus manter a sua posição de carro mais vendido do mundo, conquistada no primeiro semestre de 2012. A linha tem atraído novos consumidores para a marca, principalmente na Ásia, e também registra um bom desempenho de vendas no Brasil, onde o modelo Hatch caminha para fechar como líder do segmento em 2012. 

Prazer de dirigir 

Considerado um dos veículos mais completos da categoria, e com nível mais alto de lealdade, o Ford Focus se destaca pelo conjunto de design, nível de equipamentos e custo-benefício, associado ao prazer de dirigir e esportividade. No Brasil, a linha conta com as motorizações Sigma 1.6 16V Flex e Duratec 2.0 16V Flex, esta última com a opção de câmbio automático sequencial. 

Vem equipado de série com airbag duplo, computador de bordo, volante em couro, ajuste de altura dos faróis, rodas de liga leve de 16 polegadas e aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição. E oferece também bancos de couro, botão de partida sem chave Ford Power, ar-condicionado automático digital com dupla zona, som premium com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, teto solar elétrico e sensor de estacionamento entre os opcionais. 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alpha Notícias: Pesquisa da Thomson Reuters elege a Ford como uma das empresas mais inovadoras do mundo

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A agência de notícias Thomson Reuters elegeu as empresas mais inovadoras do mundo e a Ford ficou entre as 100 mais no ranking global. O levantamento da Reuters levou em consideração principalmente o investimento no desenvolvimento de novas tecnologias que contribuíram para a marca estar no Top 100. 

"A busca de soluções criativas para os problemas reais da mobilidade e da manufatura sempre fez parte da filosofia da Ford. Hoje, mais do que nunca, estamos incentivando a inovação", diz Bill Coughlin, executivo de Tecnologias Globais da Ford. "Vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e aceitamos o desafio de melhorar continuamente nossa qualidade, segurança, eficiência, economia e tecnologia". 

Segundo ele, a realização de programas que estimulam os membros da equipe a buscar ideias inovadoras "fora da caixa" está incluída nessa estratégia. Entrar no Top 100 das empresas mais inovadoras requer um grande investimento em propriedade intelectual. O desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e híbridos, por exemplo, levou os engenheiros e pesquisadores da Ford a registrar cerca de 500 patentes industriais. 

A busca pelo aumento da economia de combustível também rendeu à Ford mais de 25 pedidos de patentes para o sistema Auto Start-Stop - que desliga o motor quando o carro para no trânsito e o religa automaticamente ao se tirar o pé do freio - e 125 pedidos para a tecnologia do motor EcoBoost. 

A inovação pode ser vista também nas interfaces inteligentes dos novos veículos elétricos e hibrídos, como o painel SmartGauge, que mostra a quantidade de energia disponível, o EcoGuide, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, e o EV+, sistema que permite aos veículos elétricos aprender rotas frequentes e mudar a forma de uso da energia para reduzir o consumo. 

"Desde o Modelo T e criação da linha de montagem até os novos veículos híbridos e elétricos, como o Fusion Hybrid (foto), a Ford se mantém na vangarda da tecnologia para oferecer os produtos mais avançados aos clientes e não pretendemos reduzir o ritmo tão cedo", afirma Coughlin.

Alpha Esportes: Muita emoção na briga pela pole da Corrida do Milhão na Stock Car

Definição do grid de largada da decisiva prova da Copa Caixa Stock Car acontece neste sábado às 11h50 no Autódromo de Interlagos

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Fernanda Freixosa/Vicar

Largar na pole é importante em qualquer corrida. No caso da Copa Caixa Stock Car, onde o equilíbrio é marca registrada, é mais ainda. Assim, a definição do grid da Corrida do Milhão Goodyear, marcada para este sábado às 11h50, promete muitas emoções e disputa até o final. Se normalmente a adrenalina já é alta, na prova deste domingo às 9h35 vai aumentar, pois o vencedor leva R$ 1 milhão. Enquanto todos os 32 pilotos podem se tornar milionários, três - Valdeno Brito, Ricardo Maurício e Thiago Camilo - buscam seu segundo milhão pois já venceram, respectivamente em 2008, 2010 e 2011. Mais do que isso, sete corações vão bater mais forte ainda, pois Cacá Bueno, Átila Abreu, Daniel Serra, Ricardo Maurício, Max Wilson, Valdeno Brito e Nonô Figueiredo também podem se sagrar campeão de 2012.

Nesta sexta-feira o mais veloz no treino da manhã foi Átila Abreu, com Nonô Figueiredo em terceiro, atrás do estreante Galid Osman. Dos candidatos ao título, Ricardinho ficou em quinto enquanto que os outros não foram bem na abertura da preparação da prova que terá 50 minutos de duração - 10 a mais do que as outras - e uma possibilidade de parada nos boxes para troca de pneus e reabastecimento.

No segundo e último treinamento do dia, na tarde desta sexta-feira, Thiago Camilo terminou na frente com 1min42s333, média de 151,76 km/h. Nonô Figueiredo, um dos sete com chances matemáticas de conquistar o título da Copa Caixa Stock Car, foi o segundo (1min42s354), Ricardo Zonta o terceiro (1min42s444) e Valdeno Brito, outro que pode se sagrar campeão, em quarto. Daniel Serra foi o sétimo (1min42s601), Cacá Bueno o décimo (1min42s702), Átila Abreu o 11º (1min42s826), Max Wilson o 14º 1min42s892 e Ricardo Maurício o 23º com 1min43s407.

Nos tempos combinados dos dois treinos, Átila Abreu ficou como o mais veloz - com o tempo da manhã - seguido por Thiago Camilo (tempo da tarde), Nonô Figueiredo, Galid Osman e Ricardo Zonta. Vice-líder da Copa Caixa Stock Car, Átila foi o único a andar abaixo do 1min42s.

Ingressos esgotados

Não existem mais ingressos à venda para a decisão da Copa Caixa Stock Car. Na tarde desta sexta-feira, o último lote de arquibancadas para a Corrida do Milhão Goodyear foi vendido. Agora, a opção é acompanhar a prova pela Rede Globo, que levará ao ar ao vivo prova de domingo às 9h35. A estimativa é que no domingo estejam em Interlagos entre 45 e 50 mil pessoas em todos os setores do autódromo.

Logo depois dos treinos foi feita a foto oficial da quarta edição da Corrida do Milhão Goodyear. Os 32 pilotos foram reunidos para marcar na história o importante momento da Copa Caixa Stock Car.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Alpha Esportes: Régis Boessio é o mais rápido nos treinos livres da Fórmula Truck em Brasília

Piloto gaúcho conseguiu o melhor tempo do dia com 1min11s159

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Orlei Silva

Pela manhã, o piloto Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team, já havia feito o melhor tempo no treino livre que abriu a programação GP Aurélio Batista Félix, décima e última etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, em Brasília.

E no segundo treino livre realizado na tarde desta sexta-feira (7), ele voltou a andar rápido com seu caminhão Mercedes-Benz e também fez a melhor volta com o tempo de 1min11s159, terminando o primeiro dia como o piloto mais rápido. 

O Scania, de Roberval Andrade (Ticket Car Corinthians Motorsport) fez o segundo melhor tempo da tarde (1min11s401). Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, repetiu o bom desempenho da manhã e fez a terceira melhor volta da tarde com 1min11s523, 0s096 mais rápido que o tempo adquirido no primeiro.
Nos instantes finais do treino, a briga pela melhor volta foi acirrada. Beto Monteiro, Luiz Lopes e Roberval Andrade se alternaram na liderança.

Boessio enalteceu o desempenho de seu caminhão no primeiro dia de treinos da Fórmula Truck, porém, destaca que os tempos na etapa de Brasília ficarão ainda menores. “A gente sabe que está com o caminhão rápido. Nas últimas quatro corridas sempre se mostrou entre os cinco primeiros. Sabemos que os tempos (em Brasília) vão melhorar ainda mais. Acredito que os tempos vão superar a casa de 1min10”, disse. 

Segundo Boessio, a equipe encontrou o acerto mais rápido com a pista brasiliense, mas é necessário reduzir a marca adquirida no primeiro treino livre. “Temos que trabalhar bastante para brigar entre os cinco primeiros e largar no pelotão de frente”, completou.

Treino interrompido

Quando restavam 19 minutos para o final da segunda seção, o treino foi interrompido com a batida na curva 2 do piloto Alberto Catucci. “Tentei forçar um pouco mais a freada, acabou bloqueando e foi reto. Tentei soltar e frear de novo mais não deu”, explicou ele.

Catucci, que fará a sua segunda corrida na Fórmula Truck, destaca que, apesar da batida, os estragos em sua Scania, não comprometem os treinos de amanhã. “Foi só fibra. Graças a Deus foi só fibra. Não prejudicou muito não. Espero ficar entre os dez”, finalizou. 

Resultado geral do segundo treino livre da Fórmula Truck

1º) Régis Boessio (RS/Mercedes-Benz), ABF Desenvolvimento Team, 1min11s159, média de 147,67 Km/h
2º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min11s401
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min11s523
4º) Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min11s647
5º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min11s855
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min11s868
7º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min12s027
8º) Leandro Totti(PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min12s088
9º) Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco, 1min12s193
10º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min12s315
11º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min12s386
12º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min12s526
13º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min12s703
14º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min12s905
15º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min12s940
16º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min13s036
17º) André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min13s110
18º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min13s312
19º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 1min13s518
20º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min13s855
21º) Débora Rodrigues (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min13s936
22º) Zé Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min14s117
23º) Alberto Catucci (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min14s386

Melhor Volta: Régis Boessio, 1:11.159 (147,67 km/h)

Média do 1º: 146,896 km/h

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alpha Esportes: Stock Car divulga o calendário da temporada 2013


Abertura e encerramento da 35ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro acontecem em Interlagos

Texto: Assessoria de Imprensa

A temporada 2013 da Stock Car terá 12 etapas distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. A abertura e o encerramento estão marcados, respectivamente, para dia 3 de março e 15 de dezembro (Corrida do Milhão) em Interlagos, a mais tradicional pista do automobilismo brasileiro. O destaque pode ser a volta de Goiânia, que depende de obras a serem feitas no autódromo.

Temporada 2013 da Stock Car

3 de março - Interlagos - SP
17 de março - Curitiba - PR
28 de abril - Tarumã - RS
19 de maio - Salvador - BA
2 de junho - Brasília - DF
16 de junho - Cascavel - PR
11 de agosto - Ribeirão Preto - SP
1º de setembro - Brasília - DF
15 de setembro - Velopark - RS
20 de outubro - Curitiba - PR
10 de novembro - Goiânia - GO (alternativa)
15 de dezembro - Interlagos - SP (Corrida do Milhão)

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Alpha Notícias: Honeywell anuncia tecnologias em turbos para atender o programa de eficiência energética



Desenvolvimento em conjunto com montadoras da região permitirá lançamento de motores turbinados a gasolina e flex 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Honeywell Turbo Technologies já tem à disposição das fábricas de automóveis da região do Mercosul turbos para os motores a gasolina e flex para atender aos requisitos estabelecidos pelo programa Inovar-Auto, que exige maior eficiência energética dos veículos.

José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell Transportation Systems, informa que o laboratório da empresa, em Guarulhos, SP, trabalha em conjunto com os centros de pesquisa da marca em todo o mundo, com várias tecnologias, para atender aos diferentes projetos de motores dos fabricantes de automóveis da região.

O executivo salienta que o turbo é um dos mais importantes componentes para ajudar a indústria automobilística a atingir os objetivos de eficiência energética do novo programa do governo, que prevê redução de consumo de combustível. “Um bom exemplo é o número de automóveis importados que chegam ao mercado equipados com turbocompressor, o que comprova essa tendência”, ressalta Vicari.

“O programa Inovar-Auto tem o objetivo de obter maior eficiência energética com economia de combustível e, naturalmente, redução das emissões de poluentes. Estamos prontos para atender ao que a indústria deseja e prestar a nossa contribuição para o sucesso dos projetos da indústria brasileira”.

Vicari finaliza que a engenharia da Honeywell dedica-se ao desenvolvimento de turbos com materiais adequados à utilização do etanol, compatibilizando dois objetivos: funcionar bem com a tecnologia flex e, para os motores a gasolina, nas elevadas altitudes da Cordilheira dos Andes, em veículos utilizados em países como Argentina, Chile, Equador, Peru e Colômbia.

Alpha Notícias: Volkswagen Run deve reunir 4.500 atletas em corrida dentro de sua fábrica



20 atletas da ONG Força no Pé, entre pessoas com deficiência e guias participam pela primeira vez do evento

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Volkswagen do Brasil realiza, no próximo dia 9 de dezembro (domingo), a 6ª edição da Volkswagen Run, única corrida promovida dentro de uma fábrica de automóveis. O evento terá início às 8h na unidade da empresa em São Bernardo do Campo (SP), reunindo aproximadamente 4.500 atletas amadores e profissionais, que poderão desfrutar de uma extensa lista de atrações, além de interagir nas redes sociais.

“A Volkswagen Run é uma corrida diferenciada, que já se tornou tradicional no calendário das grandes provas de rua no País. Por meio dela, o atleta e seus acompanhantes podem ter um contato ainda mais próximo com a marca e conhecer parte da linha de montagem de alguns dos modelos mais queridos do Brasil, como o Gol, e participar de diversas atividades”, diz Artur Martins, gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil.

Os atletas e acompanhantes terão à disposição Footscan, onde poderão fazer um teste de pisada; Massagem; Espaço Criança; Personagem Crash Test, interagindo com o público na arena do evento; Smart Click, na qual os atletas poderão registrar a presença no evento com fotos instantâneas; Estúdio fotográfico; além de foto online no percurso que será direcionada em tempo real para o Facebook do atleta, e escolha no pelotão de largada conforme o ritmo do atleta.

Na página do Facebook da Volkswagen do Brasil, poderão ser encontradas informações atualizadas sobre a prova e um game para que os inscritos possam se divertir e já entrar no “clima” do evento.

Responsabilidade social

Pela primeira vez, 20 atletas da ONG Força no Pé, que promove a socialização de pessoas com deficiência por meio do esporte na região do Grande ABC, participarão do evento. Serão 13 pessoas com deficiência – intelectual, física e visual – correndo a prova, alguns acompanhados de guias.

A ONG Força no Pé atua desde 2010 na região de São Bernardo do Campo, apoiando pessoas com e sem deficiência na prática esportiva e também no suporte à qualificação profissional, cultura, saúde física, psicológica e à integração social. A participação da instituição na corrida foi articulada pela Fundação Volkswagen. “A Fundação Volkswagen apoia esta ação por acreditar que a inclusão promove a participação ativa de todos os membros da sociedade, nas mais diferentes áreas e formas de manifestação, reconhecendo todos com igualdade de direitos”, diz Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

Durante a retirada dos kits para a corrida, os atletas também poderão realizar doações de tênis para entidades sociais apoiadas pela Volkswagen Run.

Retirada dos kits

A retirada dos kits será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, somente na concessionária Volkswagen Haus (Avenida Cidade Jardim, 350, Jardins, São Paulo), das 10h às 20h, e 7 e 8 de dezembro, na concessionária Avel (Rua Dr. José Fornari, 550, Ferrazópolis, São Bernardo do Campo), das 9h às 19h, na sexta-feira; e das 10h às 18h, no sábado. A apresentação da carteira de identidade e do comprovante de pagamento da inscrição é obrigatória no momento de retirada do kit.

Volkswagen Run

A Volkswagen Run é referência entre as provas de 10 km no País, reunindo atletas amadores e de elite. Um dos diferenciais é que o roteiro passa pela linha de montagem da fábrica, onde os participantes poderão conferir de perto a alta tecnologia, sustentabilidade e qualidade do processo produtivo da Volkswagen.

As premiações somam R$ 30 mil, sendo que o valor será distribuído entre os dez primeiros das categorias masculina e feminina. O primeiro colocado e a primeira colocada receberão prêmios de R$ 4.500 cada.

Em cinco edições realizadas, o atletismo nacional esteve no topo do pódio em duas oportunidades, sendo uma no masculino, com Marilson dos Santos, em 2007, e uma no feminino, com Fabiana da Silva, em 2008. Nas demais edições, somente vitórias estrangeiras: 2007, Nancy Kipron (Quênia); 2008, Chemwolo Mutai (Quênia); 2009, Martin Suelle (Tanzânia) e Eunice Kirwa (Quênia); 2010, Kiprop Mutai (Quênia) e Chemutai Rionotukei (Quênia); e 2011, Hillary Kibet (Quênia) e Jackelyne Vhemwek (Quênia).

A VW Run 2012 é uma realização da Volkswagen do Brasil, com organização da Latin Sports.

SERVIÇO

Volkswagen Run 2012

Prova: 9 de dezembro, às 8h (largada)

Local: Fábrica Anchieta – Km 23,5 da Via Anchieta, São Bernardo do Campo, São Paulo

Para informações sobre a Volkswagen do Brasil, acesse: www.imprensavw.com.br

Alpha Esportes: Corrida do Milhão da Stock Car 2012 com cara de 2011



Edição deste ano terá prova com 50 minutos e reabastecimento, exatamente como era a categoria até a temporada passada

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Copa Caixa Stock Car adotará um velho conceito para a edição 2012 da "Corrida do Milhão", que acontece no próximo domingo. Em Interlagos, a prova que dará o maior prêmio do ano e, de quebra, decide o título da temporada, utilizará a forma de disputa que vigorava até o fim de 2011: uma etapa com 50 minutos mais uma volta e reabastecimento opcional, mas que influenciará diretamente na prova, uma vez que os carros não têm mais autonomia para mais de 40 minutos de competição, por conta da capacidade do tanque de combustível.

O formato será também diferente da última edição da prova, que teve 1h06min de duração e ganhou um lugar na história pelas suas intensas disputas nas primeiras posições, que entraram para a galeria dos grandes momentos do automobilismo brasileiro. E, mesmo com essas alterações, a prova ganhou em conteúdo: diversos pilotos brasileiros de renome internacional participarão da corrida. A turma da Fórmula Indy, formada por Rubens Barrichello, Tony Kanaan e Helio Castroneves engrossa o grid que já é estrelado, com nomes como o de Ricardo Zonta, campeão mundial de FIA GT, com passagens pela Fórmula 1, que vem embalado pela vitória e o vice-campeonato no encerramento do Campeonato Brasileiro de Marcas.

"Com certeza será um grande espetáculo, que só poderia acontecer no melhor autódromo do Brasil. Vamos pegar uma pista todinha reformada, recém-usada pela Fórmula 1, e existem várias coisas importantes em jogo: um título, um milhão de reais e o prestígio de encerrar a temporada em alta com a vitória na prova mais importante do ano", comenta o piloto da equipe Linea Sucralose Racing Team. "Costumamos andar bem em Interlagos. Terminamos entre os dez melhores na etapa do ano passado e a expectativa é de ficar entre os três, de preferência!"

Outra estrela da categoria, Popó Bueno (foto) quer aproveitar a prova para dar a sequência no bom momento de sua vida: o piloto carioca se casou no fim do mês de novembro com a estilista Andrea Bogosian, mas manteve em dia a preparação para a corrida. "A equipe inteira está pronta para esta batalha e seria um grande presente de casamento um bom resultado. Ou um milhão de presente!". O fim de semana da Stock Car também terá a presença da Porsche Cup, o que é garantia de ação constante em Interlagos. A "Corrida do Milhão" está marcada para as 9h35 (horário brasileiro de verão).

Alpha Notícias: Atividades AEA podem subsidiar Inovar Auto


Muitas atividades de 2012 já são base para o maior programa de inovação e competitividade da indústria automotiva nacional

Texto: Assessoria de Imprensa

A diretoria da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva apresentou o elenco de atividades técnicas desenvolvidas ao longo de 2012.

O presidente da entidade, Antonio Megale, e seu vice-presidente, Sidney Oliveira, detalharam o andamento dos trabalhos desenvolvidos por 14 comissões técnicas, nas quais participaram 741 engenheiros e profissionais da cadeia automotiva. Expuseram ainda os resultados dos 7 eventos anuais – XIV Seminário de Eletroeletrônica Aplicada à Mobilidade, Seminário de Emissões: o futuro do controle das emissões do Brasil; VI Prêmio AEA de Meio Ambiente; V Simpósio Internacional de Combustíveis; Seminário de Segurança veicular; XX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva; e o V Simpósio de Lubrificantes, aditivos e Fluidos.

Dezesseis cursos [além de cursos in company] foram realizados sobre motores, Arla-32, combustíveis, peças plásticas, ruídos e vibrações veiculares, rede CAN, dinâmica veicular, suspensão veicular, lubrificantes, direção defensiva, ensaios não destrutivo, entre outros.

Na avaliação de Antonio Megale, “boa parte das atividades desenvolvidas pelas comissões técnicas, nos eventos anuais e nos cursos, pode servir de subsídios à indústria de veículos automotores em sua qualificação ao Programa Inovar Auto, que começa efetivamente em janeiro de 2013, mas que terá forte impacto na indústria até 2017”.

Para o presidente da AEA, entre os temas em estudo pelas comissões técnicas, destaques para a de Acreditação de Laboratório de Emissões, que em 2012 concluiu o estudo de correlação anual  interlaboratoriais dos principais centros de análise de emissões existentes no País, ao lado do Inmetro. “Esta comissão, em 2013, dará continuidade ao trabalho de correlação, simultaneamente à discussão e harmonização de procedimentos”. Estudos similares foram desenvolvimentos pela comissão técnica de Acreditação do Laboratório de Motos.

Em segurança veicular, a comissão técnica da AEA concluiu o estudo do cinto de três pontos no assento traseiro, desativação do airbag para pessoas com mobilidade reduzida e nanismo, além de ter lançado os informativos técnicos sobre airbag e freios ABS.

Uma das comissões técnicas de maior relevância foi a de Eficiência Energética, que apresentou estudos de faixas de classificação doPBEV, procedimentos de ensaio do Programa Brasileiro de Etiquetagem veicular; avaliação da contribuição para a redução de consumo de combustível [componentes, sistemas veiculares e fatores externos].  Os três estudos, porém, deverão ser concluídos ao longo de 2013, mas que certamente já estarão contribuindo com a indústria automotiva nacional.

Destaque também para a comissão técnica de Veículos Híbridos e Elétricos, que já enviou ao Ibama e ao Inmetro a proposta de novo procedimento de homologação de veículos híbridos não-plug-in.

“A propósito”, argumenta Megale, “recentemente a AEA e a comissão organizadora do SIMEA 2013 decidiram concentrar o foco do evento no tema ‘Inovação e competitividade no novo regime automotivo´, porque entendemos que a AEA tem muito a contribuir para este que é o assunto de maior relevância do setor”.

Megale na linha de frente
Antonio Megale e Sidney Oliveira foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, para o biênio 2013-2014.  Na gestão anterior, Franco Ciranni e Antonio Megale comandaram a entidade de janeiro a setembro de 2011.

Ainda no primeiro semestre daquele ano, por motivos profissionais Franco Ciranni deixou a presidência da FPT – Fiat Powertrain Tecnologies para assumir a vice-presidência da Iveco, mas no exterior. Assim, Antonio Megale foi alçado à presidência da AEA em 26 de setembro de 2011.

Com mais dois anos à frente da entidade e com um dos maiores desafios da engenharia automotiva brasileira, Megale pretende imprimir um ritmo ainda mais vigoroso em sua próxima gestão. “Entendo, por exemplo, que as indústrias fornecedoras das montadoras terão mais interesse em conhecer profundamente o Inovar Auto, pois a contribuição das companhias sistemistas e de autopeças será preponderante nesse processo”, conclui o presidente da AEA. 

Alpha Notícias: Cresce a venda de planos de manutenção Volvo



Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A venda de programas de manutenção da Volvo cresceu 135% nos últimos cinco anos. Somente de janeiro a outubro deste ano, o crescimento foi de 17% em relação a 2011. “O setor de transporte e logística está cada vez mais profissional, o que impulsiona a procura por programas de manutenção”, explica Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo. Atualmente, a marca tem mais de 19 mil contratos ativos entre caminhões e chassis de ônibus.

Outro motivo do crescimento da demanda por programas de manutenção é o avanço da tecnologia embarcada nos caminhões e ônibus da marca, o que exige mão de obra qualificada e atualizada. Além disso, o custo de manter uma oficina própria é alto em decorrência da valorização imobiliária, e há a necessidade de treinamento constante da equipe de mecânicos.

A Volvo tem uma Rede de Concessionários com 85 pontos de atendimento que cobrem todo o território nacional. As casas contam com recursos técnicos e profissionais capacitados para atender aos clientes dentro dos padrões de qualidade da marca e com a garantia de peças e mão de obra genuínas. “Um dos diferenciais dos programas da Volvo é que o cliente pode fazer as revisões em qualquer concessionária da marca no país. Isso permite que ele possa alterar suas rotas de atuação de forma rápida, ganhando em flexibilidade e produtividade”, afirma Serafim. 

Ao contratar um plano de manutenção o transportador tem ainda a vantagem de planejar melhor os custos de operação. Ele previne paradas inesperadas e tem mais tempo e tranquilidade para se dedicar ao seu negócio, deixando este serviço para quem está mais preparado. Outra vantagem é que, ao programar e agendar as manutenções, o caminhão fica menos tempo parado, aumentando sua disponibilidade e rentabilidade.

A Volvo oferece programas de manutenção personalizados de acordo com a aplicação do veículo e com diferentes opções de coberturas. O transportador pode escolher entre um programa de manutenção Azul, que cobre a manutenção preventiva, até um plano Ouro, mais completo, que oferece cobertura para a manutenção preventiva e corretiva do veículo.

No Plano Azul estão incluídas a mão de obra, as revisões básicas e anuais, e a troca de filtro e óleo, e lubrificação do chassi e da cabine. Já o Plano Ouro, cobre toda a manutenção preventiva do Plano Azul mais a manutenção corretiva completa com peças e mão de obra incluídas.

Alpha Notícias: SKF passa a ser fornecedora da Audi AG


Texto: Assessoria de Imprensa

A SKF e a Audi AG, uma das maiores fabricantes de veículos de luxo do mundo, acabam de firmar um contrato de SEK 1 bi de coroas suecas para o fornecimento de rolamentos de roda traseira e rolamentos de transmissão de dupla embreagem para diversos modelos da montadora.

"Juntamente com os nossos clientes, fazemos o possível para fornecer soluções otimizadas para atender suas necessidades. Estamos muito orgulhosos da nossa parceira de desenvolvimento com a Audi e estou feliz por eles confiarem na engenharia do conhecimento da SKF", afirmou Tryggve Sthen, presidente global da SKF Automotive.

As unidades de rolamento de rodas SKF incluem um sistema ABS ativo, e o design flexível propicia uma solução econômica para vários veículos, de compactos a SUVs, incluindo a nova MLB Evo-platform da Audi. Os rolamentos da transmissão e da embreagem foram projetados para atender aos requisitos de transmissão de dupla embreagem específicos da Audi.

A unidade integrada de rolamento de cubo, originalmente criada pela SKF no fim da década de 30, tornou-se agora na solução mais comum para aplicações de rolamento de rodas para carros e veículos comerciais leves. Cerca de 90 milhões de veículos utilizam rolamentos de roda e unidades de cubo SKF.

Os primeiros rolamentos serão entregues à Audi em 2013 e serão fornecidos pelas unidades da SKF na Espanha e Itália.

Alpha Notícias: Salão Duas Rodas acontecem em outubro de 2013no Anhembi


Evento é o maior do setor na América Latina

Texto: Assessoria de Imprensa

Seja pelo prazer de cruzar estradas sem as limitações de se estar dentro de um carro, escapar dos engarrafamentos ou como veículo de trabalho, as motocicletas tornaram-se rapidamente símbolo de liberdade e jovialidade, e conquistaram espaço cativo nas garagens e ruas do mundo todo. E os fãs dos veículos de duas rodas se encontrarão novamente em 2013, no 12º SALÃO DUAS RODAS, evento de abrangência internacional , promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, de 8 a 13 de outubro na capital paulista. Com exposição, apresentações radicais e muitas opções de entretenimento, o SALÃO DUAS RODAS espera receber um público estimado em 260  mil pessoas.

Segundo a Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o mercado de motocicletas atravessa um momento favorável, pois o crescimento apresenta-se contínuo: entre 2004 - primeiro ano em que a produção superou um milhão de veículos montados - e 2008, a produção nacional mais do que dobrou, saltando de 1,057 milhão de veículos em 2004 para 2,140 milhões em 2008. Ainda em 2011, a indústria brasileira de motocicletas obteve a marca de 2,136 milhões de motos produzidas. Desse montante, 2,04 milhões abasteceram o mercado atacado interno, e 73.372 unidades foram destinadas à exportação. Em 2012, até setembro, foram vendidas em todo o Brasil 1.283.929 unidades, fruto do maior acesso ao crédito e aumento da renda de grande parte da população brasileira.

Para entendermos o tamanho da popularidade e crescimento desse mercado no país, basta pensarmos que em 2001 as motos brasileiras eram 5,6 milhões de veículos. Hoje, segundo dados do setor, são mais de 17 milhões de motocicletas, crescimento que, atualmente, faz do Brasil o quinto maior produtor do mundo. Nesse cenário, o SALÃO DUAS RODAS 2013 surge como uma prova de fôlego do mercado interno, e motor de estímulo para que a produção brasileira alcance campo ainda maior no exterior.  

Entretanto, nem só de motores e arrancadas será feito o SALÃO DUAS RODAS 2013. Segundo Hércules Ricco, diretor da feira, “o Salão Duas Rodas promove uma importante confraternização, unindo entidades do setor, expositores, empresários, pilotos, compradores, fornecedores, veículos de mídia e público, em um dos eventos mais importantes do setor na América Latina”. Na última edição, em 2011, somente a presença de turistas e visitantes movimentou cerca de R$ 80 milhões segundo o SPTuris. Foram 255.467 mil visitantes no Anhembi, que conheceram os lançamentos e atrações de 445 expositores. “Com sua popularidade, o SALÃO DUAS RODAS tornou-se também um dos eventos com maior público da cidade de São Paulo”, complementa Ricco.

Setores presentes no evento:
               Motocicletas
               Scooters
               Motociclos
                 Bicicletas Elétricas
                 Peças
               Equipamentos
               Acessórios
               Óleos e Lubrificantes
               Publicações
               Serviços Especializados
Serviço
12º SALÃO DUAS RODAS
Data: 8 a 13 de outubro de 2013
Horário: 08 a 12 de outubro de 2013 – das 14 às 22h (entrada até 21h)
                  13 de outubro de 20-13 – das 11 às 19 h) (entrada até 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil
Mais informações em www.salaoduasrodas.com.br

Alpha Esportes: Decisão da Copa Norte de Velocross será neste fim de semana



Passo Fundo/RS recebe a 6ª e última etapa para definir campeões da temporada

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A cidade de Passo Fundo recebe neste fim de semana, dias 8 e 9 de dezembro, a 6ª e última etapa da Copa Norte - Taça MotoSport de Velocross 2012. O evento acontecerá na Chácara do Rasga, no Bairro Santa Marta, e servirá para definir os últimos campeões da temporada, que foi uma das mais disputadas ao longo de 15 anos de tradição do campeonato. A expectativa da organização é de gates lotados em todas as categorias, com mais de 200 pilotos participantes.

Ao longo do ano tivemos presença maciça dos melhores pilotos da modalidade, inclusive com campeões brasileiros, como os irmãos Lucas e Mateus Basso. - Preparamos um grande evento para fechar a temporada com chave de ouro. No sábado teremos uma grande festa de som automotivo, com Arena para "borrachão" de carros e motos. Isso já vai "agitar" o pessoal desde o primeiro dia - garante Jair Costa, da Revollution Eventos.

As disputas mais fortes prometem ser nas categorias Estreantes Importada 250cc, VX3, VX4 e Nacional Força Livre. Os líderes após cinco etapas são: Robert Wilian Godinho (55cc); Lucas Colombi (65cc); Deividi de Moares (85cc); Matheus da Costa (NAC. 150cc 4t); José Luis Scarioti (ESTREANTES 230cc 4t/180 2t); Élvis Penz (NOVATOS 230cc); Jonas da Costa (230cc 4t PRÓ); Luis Henrique Zottis (NAC. 4t LIVRE); Ronei Curzel (NAC. FL); Alberi Colombi (VX3 NACIONAL); Elder Pirolli (VX4 NACIONAL e VX3 IMPORTADA), Flavio Damin (ESTREANTES IMPORTADA 250cc) e Gabriel Carbonera (INTERMEDIÁRIA ATÉ 450cc e VX1 FORÇA LIVRE).

Como ainda teremos um descarte na classificação geral e a disputa nestas categorias (Estreantes 250cc, VX3, VX4 e Nacional Força Livre) é bem pequena, acho que muita coisa pode acontecer e termos algumas surpresas entre os campeões - afirma Jair Costa. - A estrutura está ainda melhor do que na etapa passada, a área para o público recebeu ainda mais atenção e este encerramento promete ser um grande evento em Passo Fundo - completa.

A Copa Norte tem 14 categorias, desde a 65cc à VX1 Força Livre, com premiação de R$ 3 mil, e inscrições entre R$ 30 e R$ 50 (antecipadas) e R$ 50 e R$ 80 (no dia do evento). Mais informações: revollution.com.br, jair42@revollution.com.br ou pelos telefones: (0xx54) 8145-4242/9142-8501/8442-9645.

A 6ª etapa da Copa Norte de Velocross - Taça MotoSport Yamaha de Veloterra é uma realização da Revollution Eventos, com apoio de MS Terraplanagem, Octano Graphics, Vitrine da Moto, Rafa Preparações, Marka Solução Digital, Kimoto, Passos Propaganda, Mercado Aberto, Gráfica Avanço, G Dez, Pagou Bem, KR Moto Racing, MotoSport Yamaha, EsgoTop, Bem Estar, Art Cross, 98,7 FM e La Machine Peugeot. A supervisão é da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM).

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA COPA NORTE:

55cc: 1º Robert Wilian Godinho (50); 2º Eduardo Casirigui (45); 3º Eduardo da Silva (36) 
65cc: 1º Lucas Colombi (120); 2º João Pedro Roncato (66); 3º Henrique Scortegagna (58) 
85cc: 1º Deividi de Moares (80); 2º Henrique Araújo (75); 3º Lucas Colombi (70) 
NACIONAL 150cc 4t: 1º Matheus da Costa (111); 2º Gustavo B. de Campos (98); 3º Vitor Hermes (92)
ESTREANTES 230cc 4t/180 2t: 1º José Luis Scarioti (81); 2º Leonardo Weingartner (78); 3º Ederson Giotti (74)
NOVATOS 230cc: 1º Élvis Penz (93); 2º Alceu Zancanaro (74); 3º Mauricio Briancini (70) 
230cc 4t PRÓ: 1º Jonas da Costa (85); 2º Élvis Penz (84); 3º Lucas Antonio Negri (72)
NACIONAL 4t LIVRE: 1º Luis Henrique Zottis (114); 2º Ronei Curzel (91); 3º Dyanos da Silva (81)
NACIONAL FORÇA LIVRE: 1º Ronei Curzel (93); 2º Cristiano Teixeira (90); 3º Dyanos Andrei Silva (89) 
VX3 NACIONAL: 1º Alberi Colombi (111); 2º Marcio Dalsolio (91); 3º Elder Pirolli (80)
VX4 NACIONAL: 1º Elder Pirolli (119); 2º Luciano Casirigui (104); 3º Marcio Dalsolio (87)
VX3 IMPORTADA: 1º Elder Pirolli (88); 2º Mauro Brazaca (80); 3º Flavio Damin (69)
ESTREANTES IMPORTADA 250cc: 1º Flavio Damin (89); 2º Kevin Bianchini (89); 3º Douglas Moraes (74)
INTERMEDIÁRIA ATÉ 450cc: 1º Gabriel Carbonera (117); 2º Antonio Brazaca (78); 3º Eduardo Tessaro (69) 
VX1 FORÇA LIVRE: 1º Gabriel Carbonera (107); 2º Antonio Edu Brazaca (77); 3º Eduardo Tessaro (52)

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