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terça-feira, 12 de março de 2013

Alpha Notícias: Novo Fusca e Mussum fazem sucesso na internet



Participação relembra o jeito peculiar de falar do comediante

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Como parte integrante da campanha publicitária do Novo Fusca, a Volkswagen do Brasil acaba de lançar ações de mídia digital. Criados pela agência AlmapBBDO, as peças trazem o inesquecível Mussum como estrela da campanha. A participação do comediante em peças de mídia em diversos portais, além do site do carro e nas redes sociais, não só está atraindo a atenção para a campanha como relembra o jeito peculiar de falar que tornou Mussum famoso.

Em uma delas, por exemplo, ele avisa: "Olha quem voltousis!", diante da imagem do Novo Fusca. A peça fez tanto sucesso que, em apenas um dia, impactou mais de 28 milhões de pessoas, gerando 48.000 likes (curtir) e 16.971 compartilhamentos.

Nas peças, os títulos brincam com a maneira característica do comediante de transformar as palavras para falar das inovações tecnológicas e as transformações do carro. A repercussão da campanha digital com o humorista e seu famoso bordão levou a fan page da marca no Facebook a ultrapassar a marca de um milhão de fãs.

Nos grandes portais e em sites segmentados, a campanha apresenta os features do Novo Fusca com um comentário do Mussum. Para reforçar a potência do motor do carro com 200 cv, o humorista declara: "Cavalis pra Cacildis!". Quando o assunto é o câmbio Tiptronic, ele solta: "É suavis, suavis!" E desta maneira vai destacando as principais características de outros itens, como o volante multifuncional com shift paddles, o acabamento esportivo do estofado e o sistema de navegação integrado ao rádio touchscreen.

Essas brincadeiras com o humorista também estão disponíveis na seção "Compartilha, Cacildis!", do site do Novo Fusca (www.novofusca.vw.com.br). As imagens e os comerciais da campanha podem ser compartilhados nas redes sociais pelos usuários que usam o Facebook, Twitter ou Google+.

Nas redes sociais, além de posts relacionados na fan page da Volkswagen do Brasil, a marca aposta em formatos de impacto como a página de saída (logout) do Facebook.Quando o usuário clicava em "Sair", surgia a imagem do Mussum com a frase: "Tá se pirulitando? Vai de Fusquis.". A peça causou grande repercussão e conquistou um recorde de acessos, sendo considerada a peça de maior retorno em número de cliques da história do Facebook no Brasil.

Os vídeos exibidos no YouTube também terão uma intervenção na campanha do Novo Fusca: o modelo apresenta um comercial de apenas cinco segundos para que as pessoas não tenham tempo de pular a peça. O letreiro explica: Você não tem o trabalho de passar nem o comercial.

Outros formatos de banners propõem a interação do usuário. Para mostrar a precisão do freio ABS, a peça traz o Fusca correndo e sugere que a pessoa passe o mouse para que ele pare. Ao tocar a imagem com o cursor, o carro para exatamente onde o usuário indicou. A campanha fará ainda intervenções em portais com referências aos features e aos comerciais.

Campanha publicitária do Novo Fusca

A Volkswagen do Brasil lançou no dia 25 de fevereiro a campanha integrada do Novo Fusca. Criada pela AlmapBBDO, ela conta com dois comerciais de 45", nos quais o público é levado a São Paulo dos anos 70, quando o Fusca era o único carro popular e o mais famoso do País. Nesta viagem no tempo, os espectadores são apresentados ao modelo de 2013, o carro do futuro. A campanha terá também mídia impressa, digital e ações diferenciadas e inusitadas durante todo o ano.

Para os brasileiros, o Fusca é mais que um carro. É um patrimônio emocional. É o modelo mais conhecido, querido e carismático do Brasil. Ele reúne milhares de admiradores, fã-clubes e tem até um "dia nacional", comemorado em 20 de janeiro. E agora ele volta com suas virtudes originais, numa versão descolada, ousada, tecnológica e esportiva.

Para destacar essa transformação, a Volkswagen do Brasil reúne em sua campanha vários ícones brasileiros das últimas quatro décadas e volta no tempo para apresentar as novidades do Novo Fusca aos curiosos paulistanos em pleno Viaduto do Chá, no centro de São Paulo. A trilha dos comerciais é "País Tropical", de autoria de Jorge Ben Jor. Assim como o Fusca, a música atravessou os anos mantendo-se entre as preferidas dos brasileiros, além de citar o carro em sua letra.

Entre as pessoas que se admiram diante de um carro com linhas e tecnologia totalmente desconhecidas na década de 70, estão o jogador Rivellino e o comediante Mussum em cenas registradas na mesma época. No meio de tantos contrastes, só uma pessoa parece tão moderna quanto o Novo Fusca: o apresentador Cazé Peçanha, um representante do Brasil do século 21 e que explica aos surpresos personagens o que significa cada item do modelo 2013. A assinatura da campanha é "Novo Fusca. O carro voltou".

Bastidores da campanha do Novo Fusca

Reconstituir o Viaduto do Chá dos anos 70, lotado de pedestres com trajes e carros da época circulando não foi exatamente uma tarefa fácil. A produtora Paranoid BR, responsável pelos dois comerciais de lançamento do Novo Fusca, realizou uma longa pesquisa em busca de cenas que mostrassem como era a cidade naquela época. Foram duas semanas de trabalho antes das filmagens, realizadas nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2012, com cerca de 60 figurantes devidamente vestidos a caráter. Carros e ônibus que cruzam o viaduto são originais. Alguns personagens que se destacam nos filmes, porém, já tinham naturalmente as características necessárias, como o cabeludo hippie que se surpreende e confunde o significado da palavra "led", do qual são feitos os faróis do carro.

As cenas com Rivellino e com Mussum também foram minuciosamente analisadas porque era preciso que eles estivessem em situações que se adaptassem às dos comerciais. Rivellino, por exemplo, teria que estar dando uma entrevista. Mussum tinha de estar falando da maneira engraçada que ele criou e que se tornou famosa até hoje. Na pós-produção, alguns detalhes tiveram que ser inseridos para completar a transformação do cenário. Um deles foi o piso do Viaduto que, naquela época, era composto por milhares de mapas do estado de São Paulo em pedras portuguesas, agora substituídas por um piso liso, de cor escura.

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