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Alpha Serviços: 17 normas ABNT para serviços automotivos serão atualizadas

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Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

As entidades Sindirepa-SP, Senai e IQA que fazem parte do Grupo de Trabalho do Subcomitê Brasileiro Automotivo CB-05 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, iniciam o estudo para a revisão e atualização de normas técnicas relacionadas aos serviços automotivos. Das 27 normas de serviços automotivos existentes, 17 serão revistas e atualizadas. 

O trabalho de revisão de normas de serviços automotivos é feito por representantes de entidades do setor de reposição, fabricantes de autopeças e reparadores sob a coordenação de Salvador Parisi, responsável pelo Subcomitê Brasileiro Automotivo CB-05 da ABNT e que também é vice-presidente do Sindirepa-SP. “É importante o envolvimento e a participação de fabricantes dos sistemas que serão atualizados e também dos reparadores que fazem a aplicação dessas peças. Trata-se de um fórum de estudos que resulta na criação de metodologias que facilitam os serviços no dia a dia das oficinas”, explica Parisi. 

As normas que serão atualizadas foram criadas entre 1999 e 2002. De lá para cá, Parisi conta que houve muita evolução em tecnologia embarcada nos veículos que exige ajustes nas normas existentes. “Em alguns casos, serão alterados e ou complementados alguns detalhes e em outros vamos ter de estudar mais a fundo para fazer as mudanças”, revela. 

Com mais de 30 anos de experiência no setor de reparação de veículos, tendo percorrido todas as regiões do País ministrando palestras técnicas gratuitas a milhares de reparadores, Parisi conta que a falta de acesso aos procedimentos contidos nos manuais de serviços dos fabricantes de veículos gerou a necessidade da criação de normas técnicas com o objetivo de padronizar a manutenção automotiva, oferecendo segurança e qualidade dos serviços prestados. 

A primeira norma de serviços automotivos surgiu em 1993 e, hoje, o setor de reparação conta com 27. Segundo o coordenador do trabalho de revisão, as normas facilitam o trabalho dos reparadores, agilizam a produtividade, reduzem custos e também garantem que os serviços sejam realizados com qualidade, conforme exige o Código de Defesa do Consumidor. “É o respaldo legal que o reparador precisa para executar o seu serviço de forma segura”, acrescenta. Parisi também alerta para a importância da utilização das normas de serviços como respaldo e proteção do reparador sobre o trabalho executado que pode ser contestado pelo cliente futuramente. “A oficina deveria colocar na ordem de serviço o número e título da norma que está utilizando para realizar o serviço, deixando explícito ao cliente que ele segue um padrão de qualidade e conformidade, o que proporciona um entendimento comum nas relações comerciais. Com isso, o reparador ganha a confiança do proprietário do veículo”, aconselha. 

Além disso, é possível estabelecer uma linguagem única entre reparador e consumidor, com requisitos determinados pela norma que servem de parâmetros para a avaliação. Também é importante quando o reparador pretende participar de licitações de órgãos públicos na área de reparação de veículos. 

Segundo Parisi, a norma é abrangente e dá diretrizes para a execução dos serviços com qualidade. O trabalho de revisão das normas de serviços é realizado com a colaboração de todos os envolvidos do setor. Os reparadores que quiserem contribuir e participar do estudo de atualização das normas devem entrar em contato com Sindirepa-SP pelo telefone (11) 5594-1010 ou por e-mail: sindirepa@sindirepa-sp.org.brpara confirmar a sua presença. 

Com a diversidade de marcas e modelos de veículos, o reparador necessita cada vez mais de informações técnicas e as normas foram criadas para suprir essa necessidade. No site do Sindirepa-SP www.sindirepa-sp.org.br, é possível fazer o download gratuito das normas. 

Conheça as normas que serão atualizadas 

NBR 14284:1999 – Carroçaria – Reparação e pintura dos componentes 

NBR 14481:2008 – Diagnóstico e manutenção em motores ciclo Otto 

NBR 14482:2000 – Substituição de bateria de partida 

NBR 14752:2001 – Bomba elétrica de combustível – Ensaios de manutenção 

NBR 14753:2001 – Válvula injetora – Ensaios de manutenção 

NBR 14754:2001 – Sensor de oxigênio – Ensaios de manutenção 

NBR 14755:2001 – Sensor de massa de ar – Ensaios de manutenção 

NBR 14777:2001 – Remoção e instalação de vidros 

NBR 14778:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de freios 

NBR 14779:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de direção 

NBR 14780:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de suspensão 

NBR 14781:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de exaustão 

NBR 14828:2002 – Procedimento de segurança para manutenção em veículos equipados com bolsa inflável (air bag) 

NBR 14843:2002 – Regulador de pressão de combustível – Ensaio 

NBR 14845:2002 – Motor de partida – Ensaio 

NBR 14846:2002 – Alternador e regulador de tensão – Ensaio 

NBR 14889:2002 – Versão Corrigida: 2003 – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em regulagem de motores ciclo Diesel

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Coluna “Mecânica Online”: O mais rápido da imprensa automotiva

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Tarcisio Dias*

No mês de março de 2024, a Audi do Brasil comemora sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado, desafiam o presente e antecipam o futuro da mobilidade.

Uma das ocasiões mais marcantes para a imprensa automotiva, junto com a Audi, foi o evento de lançamento do R8 GT em 2011 – uma série limitada de 333 unidades, com apenas três destinadas ao Brasil e preço de R$ 1 milhão – e a oportunidade de alcançar a velocidade final do modelo numa reta plana de cerca de 5 km.

A pista de ensaios de voos da Embraer, em Gavião Peixoto, próximo a Araraquara, no interior paulista, a 310 km da capital, foi o local escolhido para essa aventura. É a mais longa pista das Américas — são 4.967 metros de comprimento por 45 metros de largura de asfalto perfeito.

Antes de prosseguirmos, vamos à Mecânica Online. O veículo apresentava uma motorização V10 de 5,2 litros —  um motor aspirado também utilizado no Lamborghini Gallardo LP560-4 – que produzia 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.500 rpm.

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A aceleração de 0 a 100 km/h acontecia em apenas 3,6 segundos e a velocidade máxima de 320 km/h. O câmbio era o R-Tronic, um manual robotizado de embreagem única, com pneus dianteiros 235/35R19 e traseiros 295/30R19.

Antes de entrarmos na pista, todos os participantes receberam um uniforme completo de piloto, passaram por pesagem e participaram de uma preleção para entender a dinâmica da ação.

Depois foi a vez de entrar no R8 GT, apertar os cintos de segurança de quatro pontos e observar a pista de pouso e decolagem que desaparecia no horizonte, aguardando a bandeira verde e a verificação dos pneus P Zero (44 libras na frente, 46 atrás). Tudo cercado por muita atenção e cuidados, com a segurança em primeiro lugar.

Alinhamos junto aos cones para a verificação final. A pista é larga e vamos ao volante tendo como carona o piloto Andre Nicastro, que dá as simples instruções: acompanhe a faixa contínua pintada na pista e nada de movimentos bruscos na direção.

Bandeira verde e pé na tábua! O motor ronca alto, mas não tão alto a ponto de atrapalhar. Em 3,6 segundos já estamos a 100 km/h, mas a largura da pista dificulta a percepção da velocidade, tudo parece passar rapidamente pela janela.

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Mantendo o pé no acelerador, o ponteiro do conta-giros se aproxima da faixa vermelha. Na quarta marcha atingimos 235 km/h, na quinta 290 km/h, na sexta… e o carro continua ganhando velocidade. A essa altura, se estivéssemos em um jato Embraer 190, já teríamos decolado.

No entanto, não decolamos, e um leve tremor no volante vem da pista irregular. Com uma grande asa traseira segurando o R8 GT no chão e tração nas quatro rodas, o carro permanece firmemente estável, não exigindo habilidades especiais.

A cerca de 300 km/h, o velocímetro digital se estabiliza. Há a clara sensação de que o som do motor V10 está ficando para trás… Para os observadores do lado de fora, próximo ao hangar, o som se assemelha ao de um caça a jato em voo rasante. Foi emocionante ver e ainda mais acelerar tudo isso!

Após aproximadamente 1 minuto e 40 segundos, passamos pelo posto de cronometragem: o velocímetro mostra impressionantes 330 km/h, topou no máximo. Faltou dizer que o modelo em testes veio direto da Alemanha para essa aventura e permitia atingir os 330 km/h, superior aos 320 km/h anunciado na ficha técnica.

Hora de mover o pé do acelerador para o freio, reduzindo a velocidade e o Audi responde prontamente.

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Ao final, a mente continua acelerada. Na curva fechada para voltar ao hangar, o velocímetro mostra 140 km/h, mas a sensação é de que o carro está quase parado, como se estivesse manobrando para estacionar em um supermercado.

Dos 5 km percorridos, 1,4 km foram dedicados à desaceleração e frenagem, uma distância mais do que suficiente considerando os freios de fibra de carbono. Devido à absoluta planicidade da pista, é possível perceber a curvatura da Terra, já que não se avista o final da pista.

De volta ao hangar, fui informado da velocidade máxima registrada: exatos 326,545 km/h. Foi uma experiência extremamente interessante e emocionante, ainda mais por ter sido o mais rápido da imprensa automotiva e por conquistar um prêmio especial e único pela realização.

A Audi realizou essa ação por dois dias, mais de 50 vezes, levando outros jornalistas e a própria equipe da Audi. Para isso, só precisou de reabastecimento (cinco litros de gasolina gastos a cada trecho) e da troca de um filtro de ar, mostrando a confiabilidade do modelo.

Na época, a liderança da Audi do Brasil estava sob a responsabilidade de Paulo Sérgio Kakinoff, que sempre esteve presente nos eventos da marca com a imprensa, e não foi diferente dessa vez.

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Foi um sábado memorável para todos os membros da imprensa automotiva, um verdadeiro parque de diversões para adultos!

E agora, ao comemorar seus 30 anos de Brasil, a Audi deve saber que a melhor maneira de garantir um futuro promissor é sempre lembrar das lições do passado e preservar seus valores, os quais muitas vezes, com as mudanças, acabamos perdendo, mas nunca é tarde para evoluir.

*Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês. https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/.

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Alpha Notícias: JAC Motors passa dos 100 pontos assistenciais e amplia área de cobertura de pós-venda no Brasil

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Projeto “Oficina Credenciada – Expansão JAC Motors” é inédito, ousado e quer fomentar as vendas para novas localidades


A JAC Motors partiu para a estrada e foi buscar novos parceiros, visitando as cidades de todos os Estados do Brasil onde havia modelos da marca e potencial de vendas, realizando mais de 300 reuniões com representantes das principais oficinas dessas cidades e fechando com mais de 100 pontos assistenciais.

“Todas as cidades, sem exceção, foram visitadas presencialmente e, pelo menos, três ou quatro reuniões com os principais estabelecimentos de cada município foram feitos. Foi um trabalho monumental da nossa equipe”, destaca Nicolas Habib, COO da JAC Motors.


Na sequência, após vencida a etapa da documentação, as oficinas começaram a indicar os mecânicos para a realização de cursos de treinamento, objetivando a manutenção dos modelos elétricos da marca, mas também os veículos a combustão anteriormente vendidos no país.

Sob comodato, cada oficina recebeu um kit básico de ferramental para começar a trabalhar o pós-venda dos veículos da marca, composto por centrais eletrônicas de diagnósticos para veículos elétricos, diesel e gasolina, além de ferramentas específicas para os modelos da marca.

Também foi enviado para cada empresa um carregador wall box para carros elétricos. “Cerca de 70% dos municípios que receberam esses carregadores não tinham qualquer opção de recarga para modelos elétricos. Nós estamos colocando, portanto, mais de 70 novas cidades no mapa da eletromobilidade do país, uma vez que esses carregadores poderão ser usados por veículos de outras marcas”, destaca o COO da JAC Motors.

Nicolas lembra que, nos casos esporádicos em que um problema for mais complexo, as 110 oficinas contarão com o apoio dos Flying Doctors, equipe exclusiva com técnicos altamente treinados e disponíveis para resolver qualquer problema, seja por videochamada ou presencialmente em todo o Brasil.

Com um central de distribuição de peças, sediada em São Paulo, com mais de 12 mil itens catalogados, a JAC Motors vai estender às oficinas credenciadas a mesma performance que já emprega na remessa de peças de reposição para a rede de concessionários. “Nosso índice atual de atendimento é de 94% de envios para todos os pedidos de itens em um prazo de até 24 horas em um raio de 400 km e 48 horas para distâncias maiores”, finaliza o COO.
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Alpha Notícias: Organização confirma a nona edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia

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Maior encontro gratuito de carros antigos da América Latina estima um público de 500 mil pessoas de todo o Brasil


A nona edição do EBAA – Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia está confirmada pela organização do evento e acontecerá entre os dias 30 de maio de 2 de junho, feriado de Corpus Christi, com visitação gratuita para o público.

“Águas de Lindóia já é sinônimo de carros antigos e há anos recebe colecionadores e entusiastas do gênero que vêm de diversas partes do País conferir o evento. Será mais uma vez uma linda festa e já estamos preparando com todo cuidado e carinho para que a edição de 2024 tenha o mesmo brilho ou que seja ainda melhor que nossa última edição”, diz Mingo Abonante, presidente do EBAA.

Mais uma vez o evento oferece um espaço de quase 70 mil m², com praça de alimentação completa com mais de 1.500 m² para atender o público, 450 estandes com peças para restauração, miniaturas colecionáveis, camisetas personalizadas, brinquedos antigos e antiguidades em geral, entre outras atrações. São esperados pelo menos 1000 carros para exposição e venda no jardim da Praça Adhemar de Barros, a central da cidade, e um público de mais de 500 mil visitantes.

Além de toda infraestrutura já conhecida, a nona edição do EBAA também terá a tradicional premiação dos modelos que mais se destacarem no evento. “Teremos a tão esperada batalha dos construtores, além da premiação do brilho perfeito, leilões, sem contar a presença de lendas do automobilismo nacional, shows e apresentações variadas, além da maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina”, diz Junior Abonante, um dos organizadores do evento.

Também faz parte da programação da 9ª edição do EBAA, a realização em parceria com a CIRCUITO DE LEILÕES e o 4º Grande Leilão de Veículos Antigos de Águas de Lindóia.

As inscrições, para quem tiver interesse em levar seu veículo, para expor ou vender, estarão abertas a partir do dia 12 de março, pelo site, e só podem ser inscritos os veículos que tenham 30 anos ou mais, e vale ressaltar que os veículos fabricados entre os anos 1980 e 1994 só poderão ser inscritos se tiverem placa preta.
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