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sábado, 18 de maio de 2013

Alpha Notícias: Volkswagen up! já anda sem disfarces



Modelo deve ser apresentado oficialmente no segundo semestre de 2013

Texto: Redação

O Volkswagen up! foi flagrado por um leitor do Jornal Alpha Autos circulando pelas ruas da cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, praticamente sem disfarces. Em razão do trânsito apenas uma foto da parte traseira ficou visível.

O modelo já é vendido na Europa desde 2012 e deve ser apresentado oficialmente no Brasil no segundo semestre de 2013. Ele deve chegar para ser o modelo mais "barato" da Volkswagen.

Para mais informações acompanhe o nosso Facebook (http://www.facebook.com/AlphaAutos) e o nosso Twitter (http://www.twitter.com/AlphaAutos).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alpha Notícias: Nissan LEAF ultrapassa a marca de 25 mil unidades vendidas nos Estados Unidos



Veículo teve aumento de 423,5% nas vendas de abril em relação a 2012

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Nissan LEAF, primeiro modelo 100% elétrico produzido em larga escala, atingiu a marca histórica de 25 mil unidades comercializadas somente nos Estados Unidos, reforçando a posição de veículo elétrico mais vendido no mundo com 62 mil unidades desde dezembro de 2010. Em abril, o modelo registrou aumento de 423,5% na comparação com o mesmo mês no ano passado.

As vendas do Nissan LEAF têm aumentado constantemente, crescendo bastante em relação ao ano anterior, em mercados nos quais o modelo apresenta alto desempenho, como San Francisco - onde foi o veículo mais vendido da marca em abril - Los Angeles, Seattle, Portland e San Diego.

“Essa marca histórica é resultado direto do que vínhamos percebendo: a curva de opção pelos EVs está se acelerando. Atualmente há um enorme interesse pelo carro em regiões dos Estados Unidos onde ele ainda não foi lançado”, diz Erik Gottfried, diretor de estratégia de marketing e vendas para Veículos Elétricos (EV) da Nissan.

A Nissan tem acompanhado de perto o processo de venda LEAF, mantendo diálogo permanente com os clientes para aprender o quanto ele difere da  de um carro a gasolina. Uma das descobertas foi que os clientes interessados chegam aos concessionários muito bem instruídos sobre o produto. E, no pós-venda, eles se mantêm envolvidos e conectados com outros proprietários para partilhar suas experiências.

Outro fator importante veio das informações colhidas na área da infraestrutura, item importante para a decisão do consumidor. A Nissan tinha ciência que os locais com maior concentração de carros elétricos exigiriam mais estações de carregamento, mas a prática mostrou que o inverso também é verdadeiro: uma infraestrutura de carregamento também gera maior interesse  ao estimular a circulação dos carros.

A Nissan continua a fazer progressos no seu compromisso de melhorar a infraestrutura de carregamento nos Estados Unidos. No início deste ano, por exemplo, empresa anunciou planos de triplicar o número de carregadores rápidos, que passarão dos atuais 200 para 600 em curto prazo. A Nissan e seus parceiros já instalaram cerca de 50 unidades adicionais onde o interesse pelo LEAF e pelos EVs é maior.

Outro fator importante para esse resultado histórico de vendas foi o início da produção do LEAF e suas baterias na fábrica da Nissan no Tennessee, no começo do ano. Isso permitiu a redução do preço do modelo, que era importado do Japão, de US$ 35,2 mil para US$ 28.800. Dependendo da cidade e do estado, os consumidores norteamericanos podem obter benefícios fiscais e comprar o veículo por US$ 18.800, tornando-o muito competitivo em relação aos similares movidos a gasolina. Mais informações sobre o modelo em www.NissanUSA.com/LEAF .

Alpha Notícias: Leandro Mansano é o novo integrante do Jornal Alpha Autos



Motociclista será o responsável pela editoria Alpha Motos

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O Jornal Alpha Autos (http://www.alphaautos.com.br), conta agora com o colaborador Leandro Mansano, especializado em motocicletas. Ele será responsável pela editoria Alpha Motos e vai responder ao editor Sérgio Dias.

Publicitário, o novo colaborador do Jornal Alpha Autos é um apaixonado por motocicletas e já foi proprietário, entre outras, de uma Harley-Davidson Dyna Super Glide.

Seus contatos são: leandro@alphaautos.com.br e 11-78220695.

Sobre a Dália Comunicação Editorial

A Dália Comunicação Editorial (http://www.daliacomunicacao.com.br/) é uma sociedade dos jornalistas Marcel Agarie e Sérgio Dias.

A empresa edital o Jornal Alpha Autos (http://www.alphaautos.com.br/), o Jornal BLEH! – Baladas, Lazer, Entretenimento e Humor (http://www.jornalbleh.com.br/), o Jornal É São Paulo (http://www.jornalesaopaulo.com.br/), o Blog Alpha Lazer (http://www.alphalazer.com.br/) e a Fanpage Coisa Velha (http://www.facebook.com/CoisaVelha).

A empresa também presta serviços de Social Media, Assessoria de Imprensa, Projetos Editoriais, Foto e Vídeo e Comunicação Visual.

Mais informações pelo e-mail institucional@daliacomunicacao.com.br

Alpha Notícias: Jornal BLEH! marca presença na 16ª Feira do Estudante




É a quarta participação consecutiva do jornal na EXPO CIEE

O Jornal BLEH! – Baladas, Lazer, Entretenimento e Humor (http://www.jornalbleh.com.br), participa pela quarta vez da Feira do Estudante – EXPO CIEE.

O Jornal BLEH!, editado pela Dália Comunicação Editorial (http://www.daliacomunicacao.com.br/) é um veículo direcionado ao público universitário, que veio atender a demanda por informações dos jovens em seus ambientes de estudos, amizades e entretenimento por meio de três canais de comunicação: impresso, site e redes sociais.

A edição impressa circula com 30 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em 16 importantes universidades da cidade de São Paulo.

Para a Feira, com o apoio da Casa do Herói (http://www.casadoheroi.com.br/), MB Coaching (http://www.mbcoaching.com.br/) e Teatro Folha (http://www.teatrofolha.com.br/), o Jornal BLEH! leva toda a nostalgia do Coisa Velha (http://www.facebook.com/CoisaVelha), fanpage no Facebook que conta com mais de 380 mil seguidores.

A 16ª Feira do Estudante – EXPO CIEE 2013 é o maior evento do país voltado à capacitação e inclusão profissional de jovens no mercado de trabalho.
Será realizada na Bienal do Parque Ibirapuera, São Paulo/SP, dias 17, 18 e 19 de maio, sexta e sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.

Sobre a Dália Comunicação Editorial

A Dália Comunicação Editorial (http://www.daliacomunicacao.com.br/) é uma sociedade dos jornalistas Marcel Agarie e Sérgio Dias.

A empresa edital o Jornal Alpha Autos (http://www.alphaautos.com.br/), o Jornal BLEH! – Baladas, Lazer, Entretenimento e Humor (http://www.jornalbleh.com.br/), o Jornal É São Paulo (http://www.jornalesaopaulo.com.br/), o Blog Alpha Lazer (http://www.alphalazer.com.br/) e a Fanpage Coisa Velha (http://www.facebook.com/CoisaVelha).

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Mais informações pelo e-mail institucional@daliacomunicacao.com.br

Alpha Notícias: Mercedes-Benz oferece curso para portadores de necessidades especiais



  Inscrições para os exames de seleção vão até a próxima sexta-feira 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Mercedes-Benz do Brasil está oferecendo oportunidades de capacitação profissional no Curso de Aprendizagem Industrial para pessoas portadoras de deficiência física. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 17 de maio, para realizar as inscrições para o exame de seleção. Com duração de 2 anos, o curso é realizado no Centro de Formação Profissional SENAI/ Mercedes-Benz, localizado na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo, SP.

As vagas estão disponíveis para os portadores de necessidades especiais, com ensino fundamental completo, nascidos a partir de 30 de junho de 1996, sem limite máximo de idade. Esses candidatos não precisam ter grau de parentesco com colaboradores da Empresa.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir à portaria central da Mercedes-Benz, na rua Alfred Jurzykoski, 562, no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo e posteriormente para a Secretaria do Centro de Formação Profissional SENAI/Mercedes-Benz (no prédio 103), munido de laudo médico (assinado por profissional com CRM) que comprove a deficiência, além de cópia e original da cédula de identidade, da certidão de nascimento, do histórico escolar de conclusão do ensino fundamental, e do CPF.

Educação como iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa

A Mercedes-Benz, maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul, entende que o progresso de um país passa necessariamente pela educação. Essa atitude tem sido fortalecida de forma ininterrupta, desde que foi criado o SENAI/Mercedes-Benz, há mais de cinco décadas. E se verifica também, ao longo dos anos, com a implantação do Programa de Estágios, da parceria com o Governo do Estado de São Paulo para a realização do Programa Jovem Cidadão, da parceria com o CAMP SBC, para complementação do quadro de aprendizes, e do Programa de Trainee CAReer.

Presente no Brasil há 56 anos, a Mercedes-Benz reforça constantemente o seu compromisso com o crescimento do País. Além de oferecer ao mercado os melhores e mais avançados veículos comerciais, juntamente com os mais desejados e sofisticados automóveis, a Empresa também investe na formação profissional dos jovens brasileiros, como parte de sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa.

Serviço

Prazo: 17 de maio (sexta-feira) 
Local: Secretaria do Centro de Formação Profissional SENAI/Mercedes-Benz (prédio 103) – Rua Alfred Jurzykoski, 562, Paulicéia – São Bernardo do Campo. 
Contato: 11 4173-7371 e 4173-7328 
Documentos necessários: 
- Laudo médico (assinado por profissional com CRM) que comprove a deficiência; 
- Cópia e original da cédula de identidade; 
- Cópia e original da certidão de nascimento; 
- Cópia e original do histórico escolar de conclusão do ensino fundamental; 
- Cópia e original do CPF

Processo seletivo

Inscrição: até 17 de maio de 2013 (sexta-feira) 
Prova: 26 de maio de 2013 (domingo), na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo 
60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de português, 20 de matemática e 20 de ciências.

Alpha Esportes: Alpine A450 quer o pódio na European Le Mans Series 2013



Os pilotos Nelson Panciatici e Pierre Ragues se revezarão na direção do modelo

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Apenas algumas semanas após uma primeira aparição em Silverstone, a equipe Signatech-Alpine chega à Itália com grandes ambições. No circuito de Ímola, Nelson Panciatici e Pierre Ragues pilotarão una versão modificada do Alpine A450 para poder enfrentar as condições daquele traçado específico.

O desenho do circuito de Ímola é bastante diferente do circuito das 24 Horas de Le Mans. Por isso, a equipe Signatech-Alpine ficará totalmente concentrada nesta corrida, que é a segunda etapa de um calendário com cinco eventos, antes de seguir rumo ao grande acontecimento da temporada.

 “As regulagens do Alpine A450 serão radicalmente diferentes para se adaptar às várias sequências de acelerações e frenagens”, destaca Philippe Sinault, Líder da Equipe Signatech-Alpine. “O chassi também deverá ser adaptado para permitir que os pilotos possam passar pelos sistemas de vibração”.

Nelson Panciatici e Pierre Ragues da Signatech-Alpine estão atualmente em quarto lugar no European Le Mans Series. “Tivemos uma primeira corrida bastante frustrante em Silverstone”, se recorda ele. “A presença do safety car na pista durante um longo período e a bandeira vermelha antes do término das três horas impediu que começássemos a temporada no pódio. Os pilotos e toda a equipe estão decididos a fazer uma boa corrida na Itália! Queremos mostrar nosso potencial e marcar pontos”.

Para Nelson Panciatici, esta etapa na Planície do Rio Pó será uma descoberta: “Treinei bastante no simulador para me acostumar com o traçado. Agora já começo a ter alguma idéia de como será. O tráfego será um dado extremamente importante durante a corrida e um bom treino para as 24 Horas de Le Mans. Não vejo a hora de pegar no volante e mostrar que o Alpine A450 é competitivo. Fiquei muito frustrado por ter que sair em Silverstone”!

Pierre Ragues já conhece bem Ímola. Uma primeira participação pilotando um protótipo permitiu que ele descobrisse as particularidades do local: “Este circuito tem uma alma, uma história. Nas pistas, há sempre muito ritmo e os muros ficam próximos. Trabalhamos muito no simulador e a equipe técnica também fez melhorias no Alpine A450 com os novos pneus Michelin. O tráfego será um dos pontos altos da corrida e cada segundo fará diferença, pois o nível é bastante puxado no European Le Mans Series”.

Programação European Le Mans Series

Sexta 17 de maio
12h00 – Testes livres 1 (60 minutos) 
16h40 – Testes livres 2 (60 minutos) 

Sábado 18 de maio
10h30 – Treinos classificatórios LMP2 & LMPC (20 minutos) 
11h00 – Coletiva de imprensa
16h00 – Corrida (3 horas) 
19h15 – Coletiva de imprensa

Alpha Notícias: Nelson Piquet confirma participação no 3º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras



Tricampeão de Fórmula 1 percorrerá 1.680 km em cinco dias

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

"Adorei e se me convidarem no ano que vem, voltarei novamente", disse Nelson Piquet no ano passado, no último dia da 2ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Convite feito, promessa cumprida.

Pelo segundo ano consecutivo o tricampeão mundial de Fórmula 1 será uma das principais atrações do rallye de regularidade que tem a chancela e homologação da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), sob regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo), que será disputado de 19 a 23 de junho, para percorrer 1.680 km passando pelas mais famosas estradas da história brasileira dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

"O Nelson Piquet é mais do que um campeão, do que um ídolo de todos nós. Estamos muito orgulhosos pelo prestígio que ele está dando novamente à nossa prova internacional", comenta Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e diretor da prova. 

Nelson Piquet gostou tanto da prova do ano passado, que nesta terceira edição está montando a maior equipe da competição, com oito carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980, conforme o regulamento internacional. "Ele adora carros e motores, e gosta de mexer na mecânica. Por isto ele virou um importante colecionador e agora está cada vez mais integrado e participativo em nossa comunidade", prosseguiu Luis Cezar.

Em todos os grandes eventos com carros históricos na Europa (Monte Carlo, Goodwood, Silverstone, Costa Brava, etc), os grandes pilotos do passado marcam presença. Muitas vezes os museus cedem os carros ou os ex-pilotos vão com os seus. 

"No nosso rallye, além do Nelson Piquet estamos aguardando a confirmação de outros pilotos que fizeram a história do nosso automobilismo. No ano passado tivemos o Wilson Fittipaldi e o Roberto Pupo Moreno, que ainda não fizeram inscrição, mas tivemos consulta de outros renomados pilotos. Mas já temos a inscrição de algumas duplas estrangeiras, inclusive de portugueses e alemães", continuou o Diretor de Prova. 

As inscrições do 3º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras prosseguem até o dia 7 de junho, com o MG Club do Brasil, pelos e-mails mgcbr@mgcbr.com.br / secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065.

"Este ano teremos várias novidades, o que nos permite prever que teremos algo em torno de 50 carros clássicos participando. Serão cinco dias de competição, com redução da quilometragem total, passando de 1.850 para 1.680 quilômetros. Teremos a inclusão da prova no mais moderno autódromo do Brasil, o Velo Città, no primeiro dia, e a prova noturna no encerramento em Campos do Jordão", completa Luis Cezar Ramos Pereira.

Na primeira edição a prova foi vencida pela dupla gaúcha Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4 (1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com Mercedes-Benz 350SL (1973). No ano passado a vitória ficou com a dupla mista carioca Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de Christian De Rey e Fred Macedo, com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em terceiro.

Programação

07/06/13 - 16h00 - Encerramento das inscrições;

10/06/13 - 14h00 - Publicação da Lista dos Inscritos;

18/06/13 - Vistoria: 15h30 as 18h00. Local: estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi - São Paulo - Capital. Coquetel de boas vindas (18h00) e Parque fechado a partir das 20h00;

19/06/13 - Dia 1: 07h00 - Largada do Shopping Center Iguatemi (São Paulo - Capital). Autódromo Velo Cittá (prova de habilidade) Mogi Guaçu - Almoço no local. A partir das 16h00 parque fechado em hotel a ser determinado;

20/06/13 - Dia 2: 08h00 - Largada do Hotel em Mogi Guaçu, em direção a região de Angra dos Reis-RJ. A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em RJ;

21/06/13 - Dia 3: 08h00 - Largada do hotel (Angra dos Reis-RJ). A partir das 12h00 almoço no Hotel São Gotardo (Itamonte-MG). A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em MG;

22/06/13 - Dia 4: 08h00 - Largada do hotel (Caxambú ou Poços de Caldas-MG). Chegada em Campos do Jordão-SP - almoço e jantar (Parque Fechado). Re-largada para prova noturna a partir das 18h00. A partir das 23h00 Parque fechado no mesmo hotel sede; 

23/06/13 - Dia 5: 10h00 - Largada em Campos do Jordão. A partir das 14h00 chegada em Parque fechado no estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi (São Paulo-SP). A partir das 20h00 jantar de gala de premiação em São Paulo (SP).

O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com patrocínio Deicmar S/A, e apoio de Mitsubishi Motors e CDL Shopping Iguatemi de São Paulo.

Visite www.1000milhashistoricas.blogspot.com

Alpha Notícias: Uso da tecnologia 3D e Realidade Virtual na criação de veículos



Ford cria protótipos dos carros do futuro

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford está mudando o modo como os carros são projetados e aprimorados com o uso de um ambiente de realidade virtual 3D criado por computador, chamado "3-D CAVE" (Computer Automated Virtual Environment). Essa tecnologia permite testar e refinar milhares de detalhes do projeto de um carro novo, desde o tamanho e posição dos porta-copos até a visibilidade do vidro traseiro, sem ter de investir tempo e recursos na construção de múltiplos protótipos.

À primeira vista, o lugar onde esse trabalho é realizado parece estranho: uma caixa de três lados com grandes paredes e teto brancos, onde são projetadas imagens, e a estrutura do interior de um carro no meio. Quando se senta no banco do carro, usando óculos 3D com detetores de movimento, as telas mostram instantaneamente um mundo virtual hiper-realista simulado por computador, como mostra este vídeo (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=gD6X6Efkm0o.

"Nós agora podemos criar um carro no mundo digital e realmente entrar nele e experimentá-lo", diz Michael Wolf, supervisor de realidade virtual da Ford Europa. "Nós ainda dependemos do conhecimento e imaginação dos nossos engenheiros de protótipos para dar vida aos nossos projetos, mas agora eles têm uma ferramenta muito mais sofisticada para isso."

O 3-D CAVE permite aos engenheiros da Ford em Colônia, na Alemanha, sentar no banco do simulador enquanto imagens em 3D são projetadas no teto e nas paredes. Usando óculos especiais polarizados, monitorados por um sistema infravermelho de detecção de movimento, eles interagem com o veículo virtual para determinar, por exemplo, o alcance dos retrovisores traseiros ou a posição dos porta-garrafas nas portas.

O CAVE usa imagens animadas de pedestres e ciclistas para ajudar os engenheiros a avaliar a visibilidade da cabine. Ele também permite examinar e comparar diversos projetos ao toque de um botão – inclusive o interior de veículos produzidos por outras marcas. A Ford tem uma unidade idêntica do CAVE instalada em sua sede em Dearborn, EUA, além de versões mais simples que podem ser transportadas para a simulação de protótipos pelo mundo.

Aplicações

No desenvolvimento da B-MAX, minivan compacta vendida na Europa, a Ford usou o CAVE para testar a eficiência do sistema de portas traseiras corrediças com pilar central integrado. Ele também ajudou a aprimorar a visibilidade das janelas traseiras e os limpadores tipo "borboleta", que se movem em direções opostas.

No Focus, a Ford usou o CAVE para aumentar a eficiência dos limpadores; para ampliar o espaço dos passageiros de trás, testando diferentes desenhos de bancos dianteiros e apoios de cabeça; para avaliar o impacto do desenho da moldura das portas na visibilidade; e para minimizar os reflexos nos vidros e mostradores.

Agora, a Ford quer incluir controles do sistema de entretenimento, abertura e fechamento dos vidros e simulações avançadas de direção no equipamento. Cenários globais em tempo real permitiriam aos engenheiros analisar como a iluminação interna e os reflexos variam conforme o dia e as condições do tempo.

"O CAVE torna a avaliação de projetos muito mais rápida e simples", diz Michael Wolf. "Produzir e colocar três tipos de pilares dianteiros em um protótipo, por exemplo, leva 10 dias. Com o nosso simulador de realidade virtual, isso é feito um ou dois dias e com grande economia de recursos."
Impressoras 3D
            
Quando uma construção física é realmente necessária, a Ford usa impressoras 3D, que reproduzem formas complexas sobrepondo milhares de camadas ultrafinas de material. Os componentes criados dessa forma podem utilizar até três tipos diferentes de resina, com texturas diferentes, e medir até 700 milímetros.

A Ford usou essa técnica para produzir as maçanetas das portas e os encostos dos bancos durante o desenvolvimento do B-MAX e o acabamento dos pilares dianteiros e batentes do porta-malas do Kuga. A marca pesquisa, agora, a produção em larga escala de peças de veículos usando essa tecnologia.

"A impressão 3D permite criar todo tipo de formas complexas e componentes, que anteriormente exigiriam muitas horas de trabalho e recursos para a usinagem manual", diz Sandro Piroddi, supervisor de Tecnologias Rápidas da Ford Europa. "Ela tem um grande potencial na produção de veículos Ford no futuro."

Alpha Pesados: Daimler fortalece seus negócios com veículos comerciais na China



Iniciativa permite exploração de novas oportunidades para a Daimler Buses

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Daimler AG reforça sua atuação no importante mercado chinês. Com a fundação da "Daimler Trucks and Buses China Ltd." (DTBC), a Companhia estabelece uma empresa juridicamente independente para seus negócios de caminhões e ônibus no país asiático. Inclusive já obtedendo das autoridades locais a licença de funcionamento. Na qualidade de presidente e CEO da DTBC, Robert Veit reportará diretamente a Hubertus Troska, membro do Board of Management da Daimler, responsável pelos negócios do Grupo na China. A independência da estrutura permitirá que a DTBC aumente seu foco nas necessidades específicas dos clientes do segmento de veículos comerciais. Ao mesmo tempo, ao integrar o negócio de ônibus, criará espaço para explorar novas oportunidades de negócios.

“Com a criação da DTBC, estamos dando continuidade à estruturação de nosso negócio na China”, afirma Hubertus Troska. “A nova Empresa de veículos comerciais é outro marco de progresso da Daimler no continente asiático e destaca nosso compromisso de longa data com o maior mercado de veículos do mundo, que também promete oferecer enorme potencial para o futuro”.

A nova organização está baseada nos sucessos e conquistas da Daimler Trucks na China. Pelo sexto ano seguido, a Mercedes-Benz detém a liderança de mercado no segmento premium de caminhões importados entre os concorrentes europeus. Fortalecendo sua posição de maneira sustentável, a DTBC aumentará as ofertas adicionais, tais como financiamento e gestão de frota com as soluções de telemática do FleetBoard.

“A DTBC fornecerá uma estrutura sólida para a futura expansão do negócio já existente de caminhões e continuamente ampliará nosso portfólio de produtos para o segmento de ônibus", explica Robert Veit. “Com o desafiador mercado de caminhões da China, a criação da Empresa é muito oportuna, pois a DTBC irá aprimorar o planejamento estratégico, com maior eficiência, colaboração mais estreita com os parceiros e respostas mais rápidas aos clientes”.

Ao mesmo tempo, com o estabelecimento da DTBC, a Daimler fortalece sua presença como fabricante líder mundial de ônibus.

A Daimler na China

Na China, a Daimler está sediada em Beijing e inclui a Daimler Greater China Ltd., Mercedes-Benz (China) Ltd., Mercedes-Benz Auto Finance Ltd., Daimler Northeast Asia Parts Trading & Services Co., Ltd., além das joint ventures Beijing Benz Automotive Co., Ltd. (BBAC), Beijing Mercedes-Benz Sales Service Co. (BMBS), Beijing Foton Daimler Automotive Co., Ltd. (BFDA), Fujian Benz Automotive Corporation (FBAC) e a Shenzhen BYD Daimler New Technology Co. Ltd., bem como as revendedoras de Hong Kong e Taiwan.

Para avaliar a importância do mercado, a Daimler estabeleceu, em dezembro de 2012, um cargo adicional em seu Board of Management exclusivo para a Região da Grande China. Essa função é ocupada por Hubertus Troska.

A China já é o quinto maior mercado para venda de caminhões Mercedes-Benz. Com uma participação de mais de 50% no segmento premium, a Mercedes-Benz Trucks é líder principalmente em caminhões pesados. Além disso, a Daimler está desenvolvendo um segmento de volume no maior mercado mundial para veículos comerciais em uma joint venture com a Foton Motor, fabricante chinesa de caminhões. Desde meados de 2012, os caminhões médios e pesados produzidos em parceria, da marca Auman, também têm saído da linha de produção em Beijing-Huairou.

Além disso, a Daimler tem produzido vans Mercedes-Benz para o mercado chinês, desde abril de 2010, por meio da joint venture Fujian Benz Automotive Corporation.

A Daimler Financial Services atua na China desde 2006 e oferece financiamento automotivo através da Mercedes-Benz Auto Finance China. Em meados de 2012, o portfólio foi ampliado com novas soluções de leasing.

Juntamente com a BYD, a Daimler iniciou a joint venture Shenzhen BYD Daimler New Technology Co. Ltd, a fim de desenvolver um veículo elétrico para o mercado chinês. Essa parceria foi aprovada oficialmente em março de 2011.

Alpha Esportes: Rally Internacional de Erechim começa nesta sexta-feira



Prova no interior gaúcho é válida pelos campeonatos Sul-Americano, Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Após um hiato de dois meses, o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade realiza entre esta sexta-feira (17) e o domingo (19) a sua segunda etapa, o tradicional Rally Internacional de Erechim (RS), considerado o maior evento da modalidade em toda a América Latina. A prova também contará pontos para os certames Sul-Americano e Gaúcho da modalidade.

A prova, que acontece pelo 16º ano consecutivo, terá 91 equipes participantes, número que bate o recorde de 72 times obtido em 2012. Destes, 43 participarão do torneio nacional, entre as categorias 4x4, 207, 4x2 Super e 4x2. Outras 32 equipes vindas de Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai participarão do Rally de Erechim, que deverá receber um público de 80 mil pessoas durante a prova. Tudo isso anima o coordenador geral do evento, Claudio Pagliosa:

"Números para comemorar, mas que também aumentam nossa responsabilidade enquanto organizadores."

Pilotos e navegadores enfrentarão ao longo dos três dias de competição um total de oito especiais, totalizando 80 quilômetros de trechos cronometrados. Além disso, o Super Prime, que em 2012 teve um público superior a dez mil pessoas, será novamente disputado na noite de sexta-feira. A novidade para as equipes da categoria 4x4 é o Qualifying Stage, que definirá a ordem de largada do rali.

Nesta quarta-feira (15), as equipes começaram a se instalar no parque de apoio do Rally de Erechim, montado no Parque do Accie- Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim. Na quinta-feira (16) acontece a largada promocional da prova, que contará com diversas autoridades, entre elas o Ministro dos Esportes Aldo Rebelo. O prefeito de Erechim Paulo Alfredo Polis destacou a importância da visita de uma autoridade federal:

"Hoje o Rally de Erechim é um evento reconhecido nacional e internacionalmente. Pela organização, beleza e dificuldade, a prova atrai participantes de diversos países e milhares de fãs espalhados pelo Brasil. Isso certamente chamou a atenção do Governo Federal. A presença do Ministro para a largada nada mais é, portanto, do que um reconhecimento à importância que nosso Rali tomou no cenário brasileiro."
Mais informações poderão ser obtidas através do site da prova, o www.rallyerechim.com.br. Confira a programação completa da 16ª edição do Rally Internacional de Erechim:

Sexta-feira, 17 de maio
7h30 - Vistoria técnica e administrativa
8h - Início shakedown para carros de tração 4x4
10h - Largada do Qualifying Stage (mesma pista do shakedown)
12h - Início do shakedown para carros de tração 4x2
14h30 - Conferencia de imprensa com autoridades
15h - Conferencia de imprensa com competidores
15h - Escolha da ordem de largada pelos tempos do Qualifying Stage
18h - Largada do Super Prime noturno

Sábado, dia 18 de maio
8h30 - Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h26 - Largada do Super-prime
17h - Conferencia de imprensa com competidores

Domingo, 19 de maio
8h03 - Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h - Rampa de premiação aos vencedores
13h30 - Conferencia final de imprensa com competidores

Alpha Notícias: Um pneu concebido especialmente para utilitários esportivos



Yokohama Geolandar SUV oferece maior durabilidade, conforto e aderência

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Yokohama está lançando um pneu inédito no mercado. O Geolandar SUV, quarto pneu da linha Geolandar, foi especialmente concebido para equipar veículos do tipo SUV e crossover. Suas especificações fazem o Geolandar SUV proporcionar uma rodagem mais silenciosa e confortável, mantendo a durabilidade característica da linha Geolandar e oferecendo aderência excepcional, especialmente em piso molhado. 

O Geolandar SUV já é equipamento original do Jeep Cherokee, na medida 245/65R17 107H. Também está disponível com medidas entre 15" e 20", com preços sugeridos a partir de R$ 680,00. O mais novo pneu da Yokohama é indicado para modelos como Honda CR-V, Hyundai iX35, Renault Duster, Volkswagen Tiguan, Audi Q5 e Volvo XC60, entre outros SUVs e crossovers.

Graças à suas características de construção, o Geolandar SUV otimiza a dirigibilidade em diversas condições. Seu desenvolvimento partiu de uma série de especificações para atender às necessidades dos SUVs - um grande diferencial do novo Geolandar em relação a outros pneus disponíveis no mercado. Em piso molhado, o desenho da banda de rodagem favorece a penetração do pneu na lâmina de água, proporcionando máxima aderência. As ranhuras principais possuem bordas em zigue-zague. Esse desenho faz com que as bordas permaneçam largas mesmo após o pneu sofrer desgaste, minimizando a eventual perda de aderência. 

A estrutura e o composto do Geolandar SUV também favorecem a aderência nas curvas, o conforto e silêncio de rodagem e a diminuição do desgaste. "Este pneu oferece menor resistência ao rolamento. Isso significa menor exigência de força sobre o acelerador, permitindo melhor desempenho do automóvel com menos esforço do motor e favorecendo a economia de combustível", explica Arison Souza, do departamento de Marketing da Yokohama do Brasil.

Como em outros pneus Yokohama, a composição da borracha utiliza óleo de laranja, uma tecnologia exclusiva que permite diminuição do uso de petróleo no pneu, torna a borracha mais flexível e diminui o impacto ambiental. Toda a construção seguiu o conceito BluEarth, que vem sendo aplicado globalmente a todas as ações da Yokohama. A proposta é oferecer produtos de alto desempenho, baixo consumo de combustível e baixo impacto ambiental. 

Além do SUV, a linha Geolandar possui os modelos M/T+ (para uso em lama e barro pesados), A/T-S (para todo tipo de terreno) e H/T-S (para uso prioritário em asfalto e em situações fora-de-estrada leves). A linha Geolandar é equipamento original de fabricantes como Mitsubishi (modelos Outlander e Pajero), Mercedes-Benz (Classe G), Subaru (Forester, Legacy e Outback) e Toyota (RAV4 e Land Cruiser). 

Alpha Notícias: Óculos 3D e realidade virtual na indústria automotiva



Ford utiliza os recursos para criar os protótipos dos carros do futuro
            
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Ford está mudando o modo como os carros são projetados e aprimorados com o uso de um ambiente de realidade virtual 3D criado por computador, chamado "3-D CAVE" (Computer Automated Virtual Environment). Essa tecnologia permite testar e refinar milhares de detalhes do projeto de um carro novo, desde o tamanho e posição dos porta-copos até a visibilidade do vidro traseiro, sem ter de investir tempo e recursos na construção de múltiplos protótipos.

À primeira vista, o lugar onde esse trabalho é realizado parece estranho: uma caixa de três lados com grandes paredes e teto brancos, onde são projetadas imagens, e a estrutura do interior de um carro no meio. Quando se senta no banco do carro, usando óculos 3D com detetores de movimento, as telas mostram instantaneamente um mundo virtual hiper-realista simulado por computador, como mostra este vídeo (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=gD6X6Efkm0o.

"Nós agora podemos criar um carro no mundo digital e realmente entrar nele e experimentá-lo", diz Michael Wolf, supervisor de realidade virtual da Ford Europa. "Nós ainda dependemos do conhecimento e imaginação dos nossos engenheiros de protótipos para dar vida aos nossos projetos, mas agora eles têm uma ferramenta muito mais sofisticada para isso."
             
O 3-D CAVE permite aos engenheiros da Ford em Colônia, na Alemanha, sentar no banco do simulador enquanto imagens em 3D são projetadas no teto e nas paredes. Usando óculos especiais polarizados, monitorados por um sistema infravermelho de detecção de movimento, eles interagem com o veículo virtual para determinar, por exemplo, o alcance dos retrovisores traseiros ou a posição dos porta-garrafas nas portas.

O CAVE usa imagens animadas de pedestres e ciclistas para ajudar os engenheiros a avaliar a visibilidade da cabine. Ele também permite examinar e comparar diversos projetos ao toque de um botão - inclusive o interior de veículos produzidos por outras marcas. A Ford tem uma unidade idêntica do CAVE instalada em sua sede em Dearborn, EUA, além de versões mais simples que podem ser transportadas para a simulação de protótipos pelo mundo.

Aplicações

No desenvolvimento da B-MAX, minivan compacta vendida na Europa, a Ford usou o CAVE para testar a eficiência do sistema de portas traseiras corrediças com pilar central integrado. Ele também ajudou a aprimorar a visibilidade das janelas traseiras e os limpadores tipo "borboleta", que se movem em direções opostas.

No Focus, a Ford usou o CAVE para aumentar a eficiência dos limpadores; para ampliar o espaço dos passageiros de trás, testando diferentes desenhos de bancos dianteiros e apoios de cabeça; para avaliar o impacto do desenho da moldura das portas na visibilidade; e para minimizar os reflexos nos vidros e mostradores.

Agora, a Ford quer incluir controles do sistema de entretenimento, abertura e fechamento dos vidros e simulações avançadas de direção no equipamento. Cenários globais em tempo real permitiriam aos engenheiros analisar como a iluminação interna e os reflexos variam conforme o dia e as condições do tempo.

"O CAVE torna a avaliação de projetos muito mais rápida e simples", diz Michael Wolf. "Produzir e colocar três tipos de pilares dianteiros em um protótipo, por exemplo, leva 10 dias. Com o nosso simulador de realidade virtual, isso é feito um ou dois dias e com grande economia de recursos."

Impressoras 3D

Quando uma construção física é realmente necessária, a Ford usa impressoras 3D, que reproduzem formas complexas sobrepondo milhares de camadas ultrafinas de material. Os componentes criados dessa forma podem utilizar até três tipos diferentes de resina, com texturas diferentes, e medir até 700 milímetros.

A Ford usou essa técnica para produzir as maçanetas das portas e os encostos dos bancos durante o desenvolvimento do B-MAX e o acabamento dos pilares dianteiros e batentes do porta-malas do Kuga. A marca pesquisa, agora, a produção em larga escala de peças de veículos usando essa tecnologia.

"A impressão 3D permite criar todo tipo de formas complexas e componentes, que anteriormente exigiriam muitas horas de trabalho e recursos para a usinagem manual", diz Sandro Piroddi, supervisor de Tecnologias Rápidas da Ford Europa. "Ela tem um grande potencial na produção de veículos Ford no futuro."

Alpha Esportes: Quarta etapa da Stock Car será realizada nas da Bahia



Briga pela liderança promete muita disputa, pois poucos pontos separam os primeiros colocados

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Uma vez por ano a Stock Car muda o jeitão formal do Centro Administrativo da Bahia. A presença da principal categoria do automobilismo tem sido facilmente notada pelos moradores de Salvador devido à montagem das arquibancadas, que acontece há cerca de 15 dias, e de toda a estrutura para receber a prova marcada para este domingo às 11 horas nas ruas do CAB, na capital baiana. Nesta quarta-feira o visual passou a acelerar mais ainda o coração dos apaixonados por automobilismo, pois chegaram caminhões com alguns dos Chevrolet Sonic e Peugeot 408 dos 34 pilotos que disputam a quarta etapa da temporada.

Nesta quinta e na sexta será a vez dos pilotos desembarcarem em Salvador para os treinos, que em 2013 se realizam somente no sábado. Os maiores destaques são Daniel Serra, líder isolado da Stock Car, com duas vitórias consecutivas (Curitiba e Tarumã), seguido pelo pentacampeão Cacá Bueno, que ganhou uma prova - a de abertura em Interlagos -, e por Ricardo Maurício, que está empatado em segundo lugar com Cacá. Serrinha tem 65 pontos contra 56 dos dois vice-líderes.

Uma demonstração da impressionante e boa regularidade de Ricardinho, campeão de 2008, é que em Tarumã (RS) ele completou cinco pódios consecutivos, pois chegou entre os três primeiros em Brasília e em Interlagos em 2012, e nas três realizadas neste ano. Agora, nos 2.724 metros da pista de rua baiana eles promete mais uma excelente briga pela vitória. Até agora, nas quatro edições anteriores na Bahia, foram duas vitórias de Cacá (2009 e 2010), uma de Thiago Camilo (2011) e uma de Allam Khodair, no ano passado.

Uma prova de que Salvador vive com intensidade a quinta edição da Stock Car nas ruas da cidade é a grande movimentação que a categoria provoca. Nos vários pisos do Salvador Shopping estão distribuídos totens de propaganda da categoria, além de o público poder acompanhar fotos e história da Stock Car, que começou em 1979 e acabou de completar 34 anos de existência.

Para os fãs poderem sentir de perto a emoção de pilotar um dos mais cobiçados carros de corrida do mundo do Turismo um simulador oferece oportunidade de se guiar o carro em várias pistas que integram a temporada.

Na tarde desta quarta-feira, foram feitos o acabamento e a pintura na reformulada chicane da entrada dos boxes, refeita para diminuir a velocidade dos carros e tentar evitar acidentes. De acordo com Jean Brambila, gerente de Engenharia de Competições da Vicar, a velocidade deve cair de cerca de 130 quilômetros por hora para 80 km/h quando os pilotos contornam a chicane. O que antes era feito em quarta marcha, provavelmente agora passará a ser em segunda.

Mais informações no site: www.stockcar.com.br

Alpha Notícias: Volkswagen Novo Gol ganha a versão inédita Track

 

Estilo diferenciado destaca robustez e caráter aventureiro 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

Oferecido pela primeira vez no mercado nacional, o Novo Gol Track traz uma série de itens de design e acabamento criados para ressaltar a robustez e a esportividade do Gol, mantendo as já conhecidas confiabilidade, economia e segurança do modelo. 

Entre as principais características desse novo off road light destacam-se o motor TEC 1.0l Total Flex e a suspensão elevada, aumentando a distância livre em relação ao solo. O carro também vem equipado com pneus de uso misto, que permitem enfrentar com maior desenvoltura estradas e caminhos com piso irregular. 

A maior altura da suspensão do Gol Track exigiu intenso trabalho de engenharia, com o objetivo de manter as características de estabilidade, dirigibilidade e segurança presentes nas demais versões do Gol. Além do trabalho desenvolvido através de simulação em computadores, houve extensos testes de rodagem realizados em pista, ruas e estradas com características variadas. 

Design marcante 

Modernidade, força e uma identidade marcante são características que transparecem no visual da nova versão do Gol Track. O modelo, que é oferecido exclusivamente com carroceria de quatro portas, se diferencia pela grade do radiador em preto brilhante trazendo ao centro o novo emblema VW, com fundo também preto, e o para-choques dianteiro pintado na cor da carroceria, com a parte inferior preta. As grades inferiores têm acabamento texturizado self color (a cor natural do material utilizado). Outros diferenciais na dianteira são os faróis com dupla parábola com moldura escurecida e o farol de neblina, itens oferecidos de série. 

A impressão de robustez é reforçada nas laterais pelas molduras salientes sobre as rodas, também em material self color texturizado, assim como a cobertura da soleira, que tem a parte central pintada em chrome effect. 

A visão lateral ressalta a elevação da carroceria em 23 mm e a adoção dos pneus de uso misto nas medidas 175/70 R14. As rodas têm calota especial – opcionalmente, o Gol Track pode ser equipado com rodas de liga-leve com design Thor. 

As maçanetas e retrovisores externos também são escuros, self color e, juntamente com a coluna B – em tape preto fosco –, reforçam o perfil esportivo. A faixa lateral com a identificação Track traz design inovador e especialmente marcante. 

Na traseira, destacam-se as lanternas escurecidas e o conjunto do para-choque na cor da carroceria com pintura preta na parte inferior, que traz dois retrorrefletores nas extremidades. A região da placa é recoberta com adesivo preto fosco, mesma cor do defletor posicionado acima do vidro traseiro. 


Interior refinado 

O teto e as colunas do Gol Track têm forração escura na tonalidade Cinza Antracite, criando uma ambientação ao mesmo tempo aconchegante e esportiva. Os bancos e os painéis das portas são revestidos com tecido especial, que utiliza fios produzidos de PET reciclado. 

Os bancos dianteiros têm a faixa central em baixo relevo e, na parte de trás do encosto, trazem bolsas porta-revistas. A parte inferior lateral dos bancos da frente são cobertas por uma carenagem plástica que inclui um porta-objetos adicional. O banco do motorista traz de série ajuste de altura. 

Os para-sóis possuem espelhos iluminados e o porta-malas tem cobertura integral por carpete. Os difusores de ar têm os aros e o botão central cinza e a manopla do câmbio traz o diagrama de marchas também cinza e o aro inferior em esmalte Siberian, mesmo acabamento das maçanetas internas das portas. A moldura central é pintada em Preto Satin e tem acabamento em cromo. 

Nova arquitetura eletrônica 

Assim como as demais versões do Gol, a Track também traz a arquitetura eletrônica completamente nova, que possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos. Entre eles, o sistema chamado ECO Comfort (opcional), que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem no instrumento combinado: "Ar condicionado ligado; fechar janelas". Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado". 

Outro importante recurso de segurança de série, o "Comfort Blinker" – item presente em modelos como Jetta e Passat –, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa. 

As palhetas do limpador de para-brisa do Novo Gol Track utilizam a tecnologia aerowischer, que tem funcionamento mais silencioso, com melhores aerodinâmica, performance e durabilidade, em comparação às palhetas convencionais. 

Além disso, os limpadores dos vidros nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o veículo é desligado com o sistema acionado – a nova arquitetura eletrônica permite que os limpadores sempre completem o movimento e voltem à posição inicial. 

O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por sinal, agora liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver acionado e a marcha à ré do câmbio for engatada. 

Quando equipado com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, o Novo Gol Track traz a função "tilt down", que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. 

Opcionalmente o Novo Gol Track pode receber o novo rádio CD-Player com leitor de arquivos MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. Com visual moderno e acabamento diferenciado, o novo sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive a entrada auxiliar. 


Auxílio visual para estacionar 

Recurso opcional para o Novo Gol Track, o sensor de aproximação de obstáculos traseiros está ligado ao novo rádio (opcional) e exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto. 

Chamado de PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo, praticamente imperceptíveis. 

Segurança 

A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro. Os freios ABS, também oferecidos de série, contam com a segurança extra do Emergency Stop Signal. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou. 

Motor 1.0l TEC 

Como as outras versões 1.0 do Gol, o Track é equipado com a última geração do motor TEC 1.0l Total Flex, da família EA 111. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm. 

O motor TEC tem 999 cm³ de cilindrada, quatro cilindros em linha e duas válvulas por cilindro. Está posicionado na dianteira de forma transversal e proporciona um desempenho excelente para o Novo Gol Track. 

Ao nível do mar, o Novo Gol Track necessita de apenas 14,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e registra velocidade máxima de 160 km/h (obtida em quinta marcha) com etanol. Com gasolina, a aceleração até 100 km/h é realizada em 14,7 segundos e a velocidade máxima é de 158 km/h. 

O Novo Gol Track conta com sete opções de cores: quatro sólidas (Branco Cristal, Vermelho Flash, Preto Ninja e a especial Amarelo Solaris) e três metálicas (Prata Sirius, Cinza Spectrus e Cinza Quartzo).

Alpha Notícias: Volkswagen mostra o Novo Gol Rallye mais esportivo e aventureiro



 Modelo, em sua quarta edição, está mais moderno e equipado 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

O Novo Gol Rallye chega agora ao mercado como parte da linha Volkswagen 2014, trazendo características marcantes como design global e muita inovação tecnológica, que reforçam sua atratividade. 

Esta é a quarta versão Rallye da história do Gol – sua primeira edição surgiu em 2004 (G3), a segunda, em 2007 (G4), e a terceira, em 2010 (G5). O modelo é equipado com o reconhecido motor 1.6l EA-111 VHT Total Flex, que tem potência máxima de 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm, sempre quando abastecido com etanol. Sua carroceria é sempre de quatro portas. 

O modelo é oferecido com câmbio manual ou automatizado ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox), na versão I-Motion – que cada vez mais conquista clientes, principalmente nas grandes cidades –, ambos com cinco marchas. 


Design esportivo 

O design externo do Novo Gol Rallye é marcado pela robustez e elegância do conjunto do novo para-choque pintado na cor da carroceria e com aplique central, que incorpora os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e tem a borda inferior destacada com a pintura chrome effect. 

A grade do radiador é do tipo colmeia, com friso cromado, trazendo em destaque o logotipo Rallye cromado e, ao centro, o novo emblema VW sobre fundo preto brilhante. Os faróis de dupla parábola têm moldura escurecida, enquanto o para-brisa, com a borda superior escura, dá um toque extra de distinção ao carro. 

O espírito dinâmico do Gol Rallye se destaca especialmente nas laterais. A suspensão elevada é salientada e se destacam as novas rodas de liga leve de 16 polegadas com o design Pikes, com pintura preto brilhante e acabamento diamantado (opcionalmente, na cor prata escurecida) e pneus 195/50 R16. 

As molduras salientes dos para-lamas são em material texturizado escuro (self color), assim como as coberturas das soleiras sob as portas, que têm a parte central inferior pintada em chrome effect. 

As maçanetas das portas, pintadas na cor da carroceria, e as carenagens dos espelhos retrovisores, com luzes indicadoras de direção (side blinkers) ganharam nova pintura, também em chrome effect, que além do aspecto visual tem como particularidade a facilidade na limpeza. Caso a cor da carroceria seja a Prata Sirius, os espelhos terão a mesma cor da carroceria. 

O adesivo com a identificação Rallye, colocado na parte inferior das portas, possui design especial – em sua parte traseira, há uma simulação de respingos de lama, reforçando o espírito esportivo do modelo. Nos carros com cores claras, o detalhe é preto; para as opções escuras, foi adotado um tom mais claro para a faixa, em cinza. 

Na traseira, o conjunto do para-choque tem a cor da carroceria e pintura preta na parte inferior, onde se destaca um aplique central em chrome effect e os retrorrefletores nas extremidades, ressaltando a ponteira cromada do escapamento. A região da placa traseira é coberta por um adesivo preto fosco, mesma cor adotada no defletor de ar instalado sobre o vidro traseiro. O logotipo Rallye está posicionado com destaque na lateral da tampa do porta-malas. 


Interior exclusivo 

O espírito esportivo se mantém no interior do carro, onde teto e colunas são revestidos de tecido com tom escuro, Cinza Antracite. Detalhes exclusivos reforçam esta percepção, como a pedaleira esportiva, o painel de instrumentos com nova pintura da ilha central em Warm Gray e o pomo da alavanca do câmbio, com aro do diagrama de marchas cinza e aro inferior em preto brilhante. A moldura central tem pintura Preto Satin e detalhes cinza. 

O controle das luzes é por interruptor rotativo, com acabamento em cromo e os difusores de ar tem aros pretos brilhantes e botão central também cinza. As soleiras internas são cobertas por adesivos e a pedaleira é marcantemente esportiva, em alumínio escovado. Já as maçanetas internas das portas são pintadas em esmalte Siberian II. 

Os bancos do Gol Rallye têm novos figurinos e são forrados com tecidos que utilizam fios de PET reciclado. A faixa central é destacada, com detalhes em baixo relevo e o logotipo Rallye bordado. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento em "Native", também com logo Rallye bordado. 

Na parte traseira dos encostos dos bancos dianteiros há porta-revistas e sua parte inferior é recoberta com carenagem plástica, com porta-objetos incorporado. O revestimento interno das portas utiliza novo tecido, em Tear Ameise, também produzido com fios de PET reciclado. O porta-malas é totalmente revestido de carpete e possui lâmpada de cortesia e rede para fixação de volumes. 

Rádio global 

Opcionalmente, o Gol Rallye pode ter volante multifuncional com comandos integrados do rádio e do I-System. Na versão I-Motion, o volante pode incluir shift paddles para troca manual de marchas. O novo rádio global da Volkswagen inclui CD-player com MP3, entrada USB e conexão Bluetooth para telefone celular com áudio streaming, que possibilita ouvir músicas armazenadas no telefone celular. 

É oferecido de série o pacote conforto, que inclui alarme central, travamento com controle remoto, espelhos com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos e ar-condicionado. Entre os opcionais são oferecidas a forração em couro Native, com banco traseiro bipartido, a função Coming and Leaving Home de controle automático dos faróis e a lanterna de neblina traseira. 

Suspensão elevada 

Garantindo sua agilidade em terrenos irregulares e a transposição de obstáculos com maior desenvoltura, o Novo Gol Rallye foi elevado em 28 mm em relação à versão 1.6, sendo 23 mm na suspensão e 5 mm com os novos pneus 195/50 R16. Os amortecedores e molas são exclusivos. 

Um dos principais objetivos no desenvolvimento do Gol Rallye foi, mesmo com a maior altura, preservar a dirigibilidade, conforto e segurança característicos da marca, o que exigiu um extenso trabalho dos engenheiros da Volkswagen, incluindo muitos testes de laboratório e milhares de quilômetros de percurso em pistas, ruas e estradas dos mais variados tipos. 

O Gol Rallye é equipado com o motor 1.6l VHT Total Flex, da família EA 111. Abastecido com etanol (E100), o motor tem potência de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e torque máximo de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), são 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque, de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm. 

Ao nível do mar, o Novo Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 181 km/h (em quinta marcha) com etanol. Abastecido com gasolina, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e chega a 179 km/h de velocidade máxima. 

O Novo Gol Rallye com o câmbio I-Motion acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge 181 km/h de velocidade máxima (etanol). Com gasolina, os números são: 11,1 segundos de aceleração de 0 a 100 km/h e 179 km/h de velocidade máxima. 

Segurança 

A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros, oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro. Os freios ABS, também de série no modelo, contam com a segurança extra do Emergency Stop Signal. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou. 


Nova arquitetura eletrônica 

Assim como as demais versões do Gol, a Rallye também traz a arquitetura eletrônica completamente nova, que possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos. Entre eles, o sistema chamado ECO Comfort (opcional), que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem no instrumento combinado: "Ar condicionado ligado; fechar janelas". Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: "Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor" e "Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado". 

Outro importante recurso de segurança de série, o "Comfort Blinker" – item presente em modelos como Jetta e Passat –, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa. 

As palhetas do limpador de para-brisa do Novo Gol Rallye utilizam a tecnologia aerowischer, que tem funcionamento mais silencioso, com melhores aerodinâmica, performance e durabilidade, em comparação às palhetas convencionais. 

Além disso, os limpadores dos vidros nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o veículo é desligado com o sistema acionado – a nova arquitetura eletrônica permite que os limpadores sempre completem o movimento e voltem à posição inicial. O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por sinal, agora liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver acionado e a marcha à ré do câmbio for engatada. 

Quando equipado com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores, o Novo Gol Rallye traz a função "tilt down", que regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. 

Auxílio visual para estacionar 

Recurso oferecido de série no Novo Gol Rallye, o sensor de aproximação de obstáculos traseiros está ligado ao novo rádio (opcional) e exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto. 

Chamado de PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo, praticamente imperceptíveis. 

O Novo Gol Rallye é oferecido em seis cores: três sólidas (Branco Cristal, Vermelho Flash e Preto Ninja), três metálicas (Prata Sirius, Cinza Spectrus e Vermelho Apple) e a especial de lançamento Amarelo Solaris.

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