Doe Teleton

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Alpha Notícias: Formare desembarca no México e amplia atuação internacional

Programa da Fundação Iochpe chega a San Luis Potosí por meio da Maxion Wheels

Texto: Assessoria de Imprensa

O Formare, programa social desenvolvido pela Fundação Iochpe, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho, acaba de desembarcar em San Luis Potosí, no México. Os cursos de qualificação profissional do Formare poderão agora ser oferecidos aos jovens mexicanos por meio da Maxion Wheels, fabricante mundial de rodas de aço.

"O Formare, na Maxion Wheels, é um sucesso total. Hoje, no 5º ano de parceria, o programa é muito mais forte, muito bom negócio para qualquer empresa e oferece tantos benefícios que fica difícil de quantificá-los. Por isto estamos levando-o para o México. Todos ganham com o Formare", comenta Don Polk, presidente da Maxion Wheels nas Américas.

Com uma trajetória de mais de 25 anos no Brasil, o Formare oferece cursos de formação profissional para jovens de baixa renda para auxiliar na conquista do primeiro emprego. Seu modelo é adaptável a diversos ambientes empresariais e utiliza os funcionários voluntários como educadores.

Essa unidade em terras mexicanas é a segunda do programa fora do Brasil. Há também cursos do Formare sendo ministrados na unidade da MWM em Jesús María, na Argentina. No México, assim como no Brasil, os jovens participarão das aulas nas dependências da empresa.

"A operação no México será muito parecida à que temos aqui no Brasil. Ou seja, o curso também será ministrado por educadores voluntários, colaboradores da unidade, que atuarão como multiplicadores de conhecimento para estes jovens, também selecionados na faixa de baixa renda da população local. As disciplinas mesclarão conteúdo teórico e prático preparado e desenvolvido pela Fundação Iochpe, traduzidos para o espanhol. Já o acompanhamento da qualidade dos processos e a certificação do curso ficará a cargo da Universidad Tecnológica que assumirá, em San Luis Potosí, o papel desempenhado aqui pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)", afirma Beth Callia, coordenadora geral do Formare.

O evento de inauguração de mais uma unidade do Formare contou com a presença de Evelyn Ioschpe, presidente da Fundação Iochpe, Ivoncy Ioschpe (Conselho Curador - Fundação Iochpe), Beth Callia (Coordenadora Geral Formare), Don Polk (Presidente da Maxion Wheels nas Américas), Célia de Almeida (Diretora de RH da Maxion Wheels), Juan Manuel Carreras López (Secretário de Educação do Governo do Estado) e Juan Mortera Gil (Gerente da planta), entre outras autoridades convidadas.

Sobre o Formare

O Formare é um programa desenvolvido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande porte, que oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a uma turma de, em média, 20 jovens de famílias de baixa renda residentes no entorno das empresas.

Os cursos são realizados em período integral dentro das empresas por funcionários que se dispõem, como voluntários, a ministrar as aulas.

Ou seja, a empresa é transformada em um ambiente de aprendizagem e qualificação profissional, contínuas, tanto para os colaboradores como para os estudantes beneficiados.

Os cursos, com duração de, no mínimo, 800 horas/aula, são desenvolvidos pela equipe pedagógica do Formare de acordo com as características de cada empresa e a realidade do mercado de trabalho local. Eles são certificados por instituição federal de ensino vinculada ao MEC --a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)--, que mantém convênio com a Fundação Iochpe desde 1995.

Números FORMARE

Unidades: 84 | Empresas parceiras: 51 | Alunos em formação: 1.680 Educadores voluntários atuando: 3.360 | Cobertura nacional: 60 municípios em 12 Estados do Brasil | Uma Escola na Argentina e uma no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana