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segunda-feira, 13 de abril de 2015

Alpha Notícias: Conheça a história do Volkswagen Passat no Brasil




Modelo fez muito sucesso no país e teve sua produção iniciada em 1974

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Internet

O Volkswagen Passat teve seu início de produção em 1973 na Alemanha e até hoje, na sétima geração, continua sendo produzido.

Para falar da história do modelo no Brasil, vamos pegar o período que foi produzido por aqui: de 1974 até 1988. Ele foi lançando no fim de 1973 na Europa como modelo 1974, como dois volumes e meio médio com 2, 3, 4 ou 5 portas (e posteriormente uma versão statio wagon de 5 portas). 


Era de certo modo apenas uma versão do sedan Audi 80, lançado um ano antes. Nunca foi produzida uma versão sedan nessa geração do Passat, de modo que os modelos Audi e Volkswagen tinham carrocerias diferentes e não competiam diretamente. Porém, visualmente, pouca coisa além da grade diferenciava o Passat (desenhado por Giorgetto Giugiaro) e o Audi 80. A versão europeia estava disponível com faróis hexagonais ou redondos, dependendo das especificações do modelo.

No Brasil o Passat surgiu em 1974, um ano depois da versão europeia, mas apenas na versão fastback, nas versões standard e L e com motor 1.5. 

A sua primeira carroceria no Brasil foi a de 2 portas. Em 1975 foi lançada a versão de 4 portas e as versões LM e LS. Em 1976 foi lançada a de 3 portas assim como a versão 2 portas TS, com motor 1.6 e carburador solex importado da Alemanha. 

A carroceria de 5 portas, lançada em 1977 foi uma das mais fabricadas no Brasil, mas era exclusiva para exportação, sendo extremamente rara e desconhecida por muitos brasileiros, embora tenha vendido bem na America Latina, África e Europa juntamente com a versão perua de 5 portas, essa jamais existente no Brasil. 

Em 1978 foram lançados os modelos LSE, com 4 portas, mecânica do esportivo TS e encostos de cabeça no banco traseiro e o modelo Surf, destinado ao público jovem mas que disfarçava uma tentativa de fazer um modelo mais barato sem aspecto espartano. 


Em 1979 o Passat brasileiro ganha nova dianteira herdada do Audi 80 fabricado de 1976 a 1978 e também novos pára-choques com desenho mais reto e robusto. Em 1981 a maior mudança visual do Passat brasileiro são os piscas traseiros que passam a ser na cor âmbar (que antes eram usados apenas para exportação) ao invés de totalmente vermelhos. 

Em 1983 o Passat passa a ter quatro faróis retangulares situados em molduras, o TS passa a se chamar GTS e surge a versão GLS. No ano seguinte todas as versões ganham "nomes" complementares às versões. 

Uma versão básica chamada Special, o LS recebe o nome Village, o GTS vira GTS Pointer, logo em seguida com motor 1.8 do Santana, e o LSE é o LSE Paddock. 

Em 1985 o Passat ganha pára-choques envolventes (semelhantes aos que viriam a ser usados no Gol somente dois anos depois) e novas lanternas traseiras frisadas e deixam de ser fabricadas as versões de 3 portas e o LSE. Em 1988 o Passat deixa de ser fabricado no Brasil.

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