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terça-feira, 7 de abril de 2015

Alpha Notícias: Conheça a história do Volkswagen Santana no Brasil




Modelo foi produzido no país de 1984 até 2006

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Internet

Durante mais de vinte anos a Volkswagen fabricou no Brasil o modelo Santana. Sua origem era o Volkswagen Passat alemão e em outros países como Alemanha, Espanha, África do Sul, Japão (sob a marca Nissan), Nigéria, México, China e Argentina também foi um sucesso.

Assim como outros projetos da Volkswagen, o Santana compartilhava a plataforma da segunda geração do Audi 80 de 1979, com diferenças sutis tanto no estilo quanto na tecnologia empregada.

Nas suspensões, era adotado o esquema "francês" de molas, com muitos elos, beneficiando o conforto em detrimento do comportamento dinâmico. O Santana, quando comparado com seu antecessor Passat, mostrava-se um tanto confortável, mas perdia boa parte da esportiva e agilidade.

A suspensão dianteira era do tipo McPherson e a suspensão traseira passava a adotar o conceito com eixo traseiro de torção, mantendo o raio negativo de rolagem. A suspensão traseira trazia um bem-vindo efeito de estressante, pouco ou nada notado em situações extremas, devido isso ao uso de buchas "inteligentes", cuja deformação nas curvas foi calculada de maneira a não permitir divergência da roda externa ou de apoio.


Em 1984 o modelo fez suas estreia nas versões CS (Comfort Silver), CG (Comfort Gold) e CD (Comfort Diamond).

Pequenas, porém significativas alterações mecânicas surgiram desde o lançamento até 1987, como alterações no câmbio (mais curto, para melhorar o desempenho) e a adoção dos motores AP contribuíram para o pequeno aumento nas vendas. 

1987 também foi ano em que ocorreram as primeiras alterações de estilo na linha: os para-choques passaram a ser integrais, idênticos aos utilizados pela linha alemã do Passat desde 1985. 


Novas nomenclaturas foram utilizadas para diferenciar as versões C, CL, GL e GLS, sendo que a primeira era um truque da Volkswagen para pagar menos impostos e utilizada ao vender unidades do modelo CL sem opcionais, que era equivalente ao antigo CS. O GL era equivalente ao antigo CG e tinha uma imagem ligeiramente mais esportiva que os demais. Nos primeiros anos foi vendido somente com motorização a álcool. A versão de 4 portas foi fabricada somente em 1987 e seu acabamento mais simples quando comparado ao GLS, porém com o mesmo nível de equipamentos, diferenciava-o da versão top-de-linha.

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