Connect with us

Alpha Esportes: Rally Transcatarina bateu recorde de inscritos

Published

on



Competição novamente superou as expectativas dos competidores

Depois de alguns dias com céu nublado e chuva, finalmenteo Sol apareceu na região Norte de Santa Catarina e amenizou o frio.
Frio este que os participantes do 7º Rally Transcatarina não sentiram desde que largaram de Fraiburgo, no dia 16, dada as elevadas doses de emoções e adrenalina que eles sentiram na busca pelo pódio da competição. 

O roteiro passou por Timbó Grande, Canoinhas, Major Vieira e Rio Negrinho, de onde partiram rumo a Corupá para a grande chegada em Jaraguá do Sul, SC. No total foram percorridos 830 quilômetros, entre trechos cronometrados e deslocamentos. 

A etapa derradeira teve 180 quilômetros – com 110 quilômetros navegados – concluídos em sete horas. Pela manhã, a prova passou por plantações de eucalipto, em meio a estradões que apresentaram um pouco de cascalho, terreno liso e travessias de rios. No período da tarde, o rali adentrou propriedades particulares de cultivo de bananas.

Em uma pista montada no Seminário de Corupá, o chão molhado fez com que os veículos patinassem, exigindo braço dos pilotos. Por fim, um circuito de terra de 2 quilômetros no Ginásio Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, deu o toque final do Rally Transcatarina com terreno firme, que levantou poeira. 

Uma novidade de 2015 foi que a SC Racing criou a categoria “Amigos do Rally”, com etapa somente neste sábado, ou seja, prova única. Esse grupo foi criado especialmente para aqueles não puderam participar dos três dias de competição. Somados as duplas desta nova categoria, o Rally Transcatarina bateu recorde de inscritos, totalizando 190 duplas, vindas de dez Estado do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os imbatíveis de sábado 

Uma etapa decisiva para quem estava na briga pelo título; era vencer ou vencer! Porém, como administrar um resultado em três dias de certame cujo terreno (escorregadio) foi uma verdadeira loteria? Para algumas duplas isso foi possível.

E, em uma disputa insana pelo primeiro lugar do terceiro e último dia do Rally Transcatarina, Rone Branco e Enedir da Silva Júnior foram os vitoriosos. Eles foram seguidos por Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowski, e Acyr Hideki e Renan Medeiros, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Na Graduados, Flávio Trento e Alberto Minski foram os mais habilidosos e por isso subiram no topo do pódio. Logo atrás, Denis Lutke e Márcio Pilz, em segundo lugar, e Victor Pudell e Caio Boscollo, em terceiro.

Pela Turismo, os vencedores do dia foram Alan Gratt e Michael Masson. Na segunda colocação ficaram André Pereira e Marcelo Detoni, e em terceiro, Leonardo Falcade e Davi Dal Bosco.

Na Jeep, os primeiros colocados foram Kassiano Kerber e Francisco Sette, com Aroldo Nery e Fabio Zagonel em segundo lugar, e Guilherme Melere e Felipe Fuenteria, em terceiro. 

E na estreia da categoria Amigos do Rali, os vencedores foram Fábio Torcato e Robson Roloff. Na segunda posição vieram Robson Batista e Wilson Batista, com Cristiano Silva e Fabio Bilhalva, em terceiro. 

Todo o esforço valeu a pena 

Ninguém disse que seria fácil, mas todos acreditaram que seria possível encarar a todas as adversidades do roteiro, que receberam um incremento especial das chuvas… E que incremento! Este que rendeu muito barro, poças d’água e carros deslizando por um “chão de sabão”.

A diversidade de terrenos – com predominância de lama -, exigiu força nos braços dos pilotos e agilidade de raciocínio dos navegadores, entretanto, o entrosamento da dupla e o conhecimento do comportamento/limites do veículo foram indispensáveis para aqueles que conquistaram a maior pontuação no ranking geral do maior rali de regularidade do País. 

Puderam olhar para trás e saudar todos os esforços despendidos para conquistar o título do Rally Transcatarina, a dupla Rone Branco e Enedir Silva Júnior, pela categoria Máster. “Tivemos um problema no pneu neste último dia e isso nos fez desacreditar na vitória. Alcançar esse título é uma sensação muito especial”, disse Rone. Os vice-campeões foram Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowski, seguidos por Acyr Hideki e Renan Medeiros.

Na Graduado, o grito de vitória foi dado por Júlio César Bonotto e Deividi Nardi. “Agradeço ao meu navegador e, principalmente, a nossa equipe de apoio que nos motivou a todo o instante e torceu muito por nós”, comemorou Bonotto. Eles ficaram a frente de Victor Pudell e Caio Boscollo, e Denis Lutke e Márcio Pilz, que ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente. 

Orli Katzer e Gustavo Katzer conquistaram o primeiro lugar da Turismo. “Foi um resultado inesperado para nós. Tivemos algumas dificuldades que nos fizeram desacreditar que venceríamos. Foi uma grande surpresa e estamos felizes demais por isso”, declarou Gustado. Em segundo lugar ficaram Alan Gratt e Michael Masson, e em terceiro, Renato de Almeida e André Lenger. 

Para encerrar, os vencedores da Jeep foram Kassiano Kerber e Francisco Sette. “Esse é o nosso segundo ano, e infelizmente, no outro nada deu certo para nós. Mas agora, mais do que chegar a final, conquistamos a vitória e esse sentimento não tem explicação”, falou Sette. Eles foram seguidos por Aroldo Nery e Fábio Zagonel, e Guilherme Melere e Felipe Fuentefria, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

E ano que vem tem mais 

O Rally Transcatarina 2015 encerrou, mas as inscrições para 2016 já estão abertas pelo site www.transcatarina.com.br

Classificação – terceiro dia do 7º Rally Transcatarina

Categoria Máster

1° Rone Branco e Enedir Silva, 77 pontos
2° Flávio Kath e Rafain Walendowski, 73 pontos
3° Acyr Hideki e Renan Medeiros, 64 pontos
4° Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, 62 pontos
5° Elvis Bonatti e Carlos Brandenburgo, 60 pontos

Categoria Graduado

1° Flávio Trento e Alberto Minski, 69 pontos
2° Denis Lutke e Márcio Pilz, 67 pontos
3° Victor Pudell e Caio Boscollo, 66 pontos
4° Júlio César Bonotto e Deividi Nardi, 64 pontos
5° Rafael Cardoso e Marcelo Ritter, 59 pontos

Categoria Turismo

1° Alan Gratt e Michael Masson, 71 pontos
2° André Pereira e Marcelo Detoni, 64 pontos
3° Leonardo Falcade e Davi Dal Bosco, 62 pontos
4° Orli Katzer e Gustavo Katzer, 60 pontos
5° Luís Redlich e Marco Redlich, 58 pontos

Categoria Jeep

1º Kassiano Kerber e Francisco Sette, 77 pontos
2º Aroldo Nery e Fabio Zagonel, 75 pontos
3º Guilherme Melere e Felipe Fuenteria, 50 pontos

Categoria Amigos do Rally

1º Fabio Torcato e Robson Roloff, 73 pontos
2º Robson Batista e Wilson Batista, 73 pontos
3º Cristiano Silva e Fabio Bilhalva, 69 pontos
4ºLeonardo Menarim e Adriana Micheli, 67 pontos
5º Rui Schmitz e Verner Froehlich, 66 pontos

Classificação Geral do 7º Rally Transcatarina

Categoria Máster

1° Rone Branco e Enedir Silva Júnior, 175 pontos
2° Flávio Kath e Rafain Walendowski, 175 pontos
3° Acyr Hideki e Renan Medeiros, 155 pontos
4° Oscar Schmidt e Gustavo Schmidt, 155 pontos
5° Elvis Bonatti e Carlos Brandenburgo, 147 pontos

Categoria Graduado

1° Júlio César Bonotto e Deividi Nardi, 161 pontos
2° Victor Pudell e Caio Boscollo, 151 pontos
3° Denis Lutke e Márcio Pilz, 143 pontos
4° Ednilso Borguezani e Joel Kravtchenko, 133 pontos
5° Raniero Laghi e Volnei da Silva, 131 pontos

Categoria Turismo

1° Orli Katzer e Gustavo Katzer, 154 pontos
2° Alan Gratt e Michael Masson, 154 pontos
3° Renato de Almeida e André Lenger, 145 pontos
4° Luís Redlich e Marco Redlich, 140 pontos
5° Sérgio Ricci e Augusto Zimmerman, 137 pontos

Categoria Jeep

1° Kassiano Kerber e Francisco Sette, 183 pontos
2° Aroldo Nery e Fábio Zagonel, 183 pontos
3° Guilherme Melere e Felipe Fuentefria, 163 pontos
4° Francisco Gommersbach e Lucas Gommersbach, 140 pontos

Pesados

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

Published

on

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia Internet das Coisas

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia da Internet das Coisas

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Ele contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

Advertisement

Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

Published

on

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

Os sete novos executivos da Volvo Cars também têm a missão de lançar o EX30 no País

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A mudança é reflexo do anúncio feito ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA – GGlobal Importers + Latin America, sob a gestão de Luis Rezende.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio.

Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Advertisement

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas).

Eles se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Mais sobre os novos executivos

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

Advertisement

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo Cars em janeiro de 2024;

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo Cars em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Advertisement

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo Cars desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para um importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

Continue Reading

Esportes

Ingo Hoffman ministra o BMW Driver Training 2024

Published

on

BMW Driver Training

O BMW Driver Training já tem programação definida para 2024 e está com vagas abertas. O curso tem foco em habilidades, segurança de direção e esportividade, e será ministrado por Ingo Hoffman, piloto oficial da BMW e maior campeão da Stock Car.

Atividades do BMW Driver Training ocorrerão no Circuito Panamericano e no Autódromo do Velocitta

Neste ano, o BMW Driver Training contará com duas opções de treinamento: Módulo Experience – programa com veículos da frota BMW, e Módulo Performance – veículo BMW do próprio cliente. Ele acontecerá em duas localidades, no Circuito Panamericano e no Autódromo da Velocitta, ambos no interior de São Paulo.

Aplicado por pilotos profissionais e especialistas em segurança e performance, o treinamento proporciona aos participantes o aprimoramento de seus conhecimentos ao volante em diferentes situações de pistas e no trânsito, orientando ao motorista a prever, analisar e reagir a possíveis cenários de risco, além de melhorar tempos em pista.

Realizado desde 1999 no Brasil, o BMW Driver Training acontecerá nos dias 03 e 04 de maio, 21 e 22 de junho no Circuito Panamericano, com o Módulo Experience. E nos dias 09 e 10 de agosto, e 27 e 28 de setembro, no Autódromo Velocitta com o Módulo Experience e Módulo Performance. O curso tem duração de um dia e é limitado a 20 participantes, divididos em duas turmas de 10 alunos.

Para inscrição e informações sobre atividades e compra de ingressos, acesse o site https://www.minhasinscricoes.com.br/Evento/BMWDriverTraining.

Advertisement
Continue Reading

Trending

Copyright © desde 2013 Alpha Autos