domingo, 12 de julho de 2015

Alpha Motos: Cuidados para ter uma viagem tranquila de motocicleta



Honda dá dicas para uma aventura tranquila e sem imprevistos sobre duas rodas

Texto: Assessoria de Imprensa

Junto às férias de julho, chega também a vontade de curtir momentos de lazer na estrada. Por meio de práticas simples e rápidas é possível verificar itens básicos em uma motocicleta para evitar eventuais inconvenientes e assegurar um passeio tranquilo e seguro. 

Antes de iniciar a viagem, separe os equipamentos de segurança: o capacete, acessório indispensável, precisa estar dentro do prazo de validade e com o selo de certificação do INMETRO, órgão de normatização que atesta a qualidade do produto. 

Verifique se a viseira está limpa e sem riscos – caso contrário pode prejudicar a visão em dias de chuva ou à noite. Roupas apropriadas também são importantes: luvas, calças e jaquetas de materiais resistentes, além de calçados fechados, são os mais indicados.

Cheque se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual do proprietário. Lembre-se que alguns modelos, quando utilizados com garupa, devem ter pressão maior no pneu traseiro para compensar o peso extra. Consulte também no manual o nível recomendado para o óleo do motor. Se estiver abaixo, preencha ou efetue a troca completa. Outra medida importante é lavar e lubrificar o sistema o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da moto em estradas de terra. 

O sistema de freios também é indispensável para a sua segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma concessionária para avaliá-lo.

Outro item importante é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento da buzina e das luzes (freio, piscas, lanterna, farol e painel). Lembre-se que qualquer tipo de problema nesses equipamentos poderá configurar uma infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. 

Para ficar ainda mais tranquilo, avalie levar sua motocicleta em uma concessionária da rede Honda antes de colocá-la na estrada. Lá os especialistas inspecionarão gratuitamente 21 itens visando à segurança e prevenção de problemas, além de garantir que as peças se mantenham em ótimo estado.

Atenção e planejamento na pilotagem

O roteiro de viagem também precisa ser organizado para evitar imprevistos. Confira com antecedência se haverá algum posto de combustível no percurso e faça paradas a cada 90 minutos para alongar os músculos e evitar cãibras e fadiga. 

Procure saber se em seu caminho há cobrança de pedágio, pois há rodovias que a motocicleta também paga tarifa. Portanto, cheque se há cobrança e qual o valor, deixando separadamente o dinheiro em local fácil da jaqueta para facilitar o pagamento. 

A pilotagem deve seguir com o máximo de atenção. Todas as manobras devem ser sinalizadas. Evite trafegar nos pontos cegos e, durante ultrapassagens, tome cuidado com o deslocamento de ar. 

Na chuva, a atenção deve ser total. É preciso ficar atento para as faixas brancas e amarelas demarcadas no asfalto. Elas se tornam escorregadias quando molhadas. Em manobras evasivas ou freadas bruscas nestas condições, a chance de acidentes é maior, portanto, todo cuidado é pouco. 

Harmonia no Trânsito

Comprometida em contribuir com a segurança no trânsito por meio da educação, a Honda se orgulha de ser referência nacional na conscientização de motociclistas de todo o Brasil. Mais de 90 mil pessoas participaram das atividades de pilotagem segura oferecidas pelas equipes das três unidades CETH, em Indaiatuba, Recife e Manaus e pela rede de concessionárias da marca em 2014. Com esse resultado, a empresa já soma mais de 600 mil participantes nos treinamentos realizados desde 1998, quando foi inaugurado o primeiro CETH, no interior de São Paulo.

Os treinamentos da Honda para motociclistas são realizados em sala de aula e em simuladores de pilotagem que possibilitam aos participantes vivenciar as mais variadas situações do trânsito e se condicionar a reagir de forma segura. No segundo momento, os alunos colocam em prática, nas pistas dos Centros Educacionais de Trânsito, o aprendizado teórico. 

As equipes do CETH também realizam palestras, atividades educativas e test rides itinerantes por todo o País, além de capacitarem os instrutores dos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias da marca e instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população.

E o trabalho da Honda em prol da segurança no trânsito não para por aí. A empresa lançou, em 2012, o portal Harmonia no Trânsito (www.honda.com.br/harmonianotransito). O site conta com vídeos, animações 3D e cursos online com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Na mesma plataforma é possível fazer download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança, pilotagem off-road e de quadriciclos, todas gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!