quinta-feira, 16 de julho de 2015

Alpha Notícias: Jeep Renegade obtém cinco estrelas do Latin NCAP

 
Modelo é produzido no Brasil e atingiu a pontuação no tocante à proteção dos ocupantes criança e adulto

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa 

Os últimos testes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira, mostram importantes avanços. Mas também evidenciam que continuam a ser oferecidos alguns carros com níveis de segurança deficientes. 

Com o recente apoio da Bloomberg Philanthropies, o Latin NCAP continua a impulsionar o aperfeiçoamento dos níveis de proteção dos ocupantes adultos e crianças, que em muitos países ainda estão abaixo dos padrões mínimos de segurança estipulados pelas Nações Unidas. 

Os últimos resultados mostram uma qualificação alentadora em dobro de cinco estrelas, atingida pelo Jeep Renegade. Para o Chery IQ, um decepcionante zero estrela para adultos e crianças. O Jeep Renegade, produzido no Brasil, atingiu as cinco estrelas no tocante à proteção dos ocupantes criança e adulto. 

A estrutura do veículo é forte, os airbags e cintos de segurança protegem corretamente os ocupantes no impacto frontal, proporcionando uma boa proteção no impacto lateral. O Renegade conta com dois airbags frontais, freios ABS e lembrete de cinto de segurança de série em todas as versões. Este modelo acabou de entrar no mercado. 

É a primeira vez que um modelo produzido no Brasil consegue as cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças. A versão básica do Chery IQ, produzido na China, é oferecido atualmente sem airbags. Assim, ganhou zero estrela em relação quanto a proteção de ocupantes adultos, bem como zero estrela quanto a segurança dos ocupantes crianças. 

Este modelo substitui a velha versão do Chery QQ, também conhecido como New QQ, Q e QQ, dependendo do país. O fabricante não recomendou os sistemas de retenção infantil a ser utilizados durante o teste. O Latin NCAP faz questão de que todos os fabricantes recomendem seus sistemas de retenção (cadeirinhas). Essa decisão explica parte da baixa pontuação quanto à proteção dos ocupantes crianças. 

Para o Latin NCAP, os fabricantes devem ser responsáveis pela segurança de todos os passageiros que viajam em seus carros: adultos e crianças. O Fiat New Palio atualizou o sistema de lembrete de uso do cinto (SBR) para o motorista em todas as unidades desde julho de 2015. Depois de sua avaliação e de satisfazer os requisitos do Latin NCAP, o Fiat New Palio, com airbags, aumentou a qualificação obtida em 2014 para quatro estrelas no tocante à proteção de ocupantes adultos. 

O manual de instruções para a instalação de Sistemas de Retenção Infantil para crianças também melhorou, aumentando a pontuação do ocupante criança para três estrelas. Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, disse que "o Latin NCAP fica contente em ver que os novos modelos produzidos na região podem atingir as cinco estrelas para os ocupantes adultos e crianças. 

É a primeira vez que um modelo produzido no Brasil consegue as cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças. Para o Latin NCAP é alentador alcançar esse resultado antes da Conferência de Alto Nível Ministerial de Segurança Viária das Nações Unidas que se realizará em Brasília, em novembro deste ano. Infelizmente, a falta de normas por parte de alguns governos da região permite que veículos com baixa qualidade nos testes de colisão, como o Chery IQ, sejam oferecidos ao público. Esperemos que na reunião de alto nível em Brasília sejam tomadas as devidas providências para aplicar as normas de impacto das Nações Unidas em toda América Latina e no Caribe". 

O Latin NCAP informa que apresentará mais resultados neste ano, em setembro, novembro e dezembro. Além de receber o apoio do Global NCAP, da International Consumers Research & Testing (ICRT), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Coreano para a Redução da Pobreza, neste ano, o Latin NCAP também conta com o apoio da Iniciativa Mundial da Segurança Viária Bloomberg Philanthropies. 

 
Sobre o Latin NCAP
 
O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe (Latin NCAP) foi lançado em 2010 para desenvolver um sistema regional de testes de colisão de veículos independente e de qualificação de segurança na América Latina e no Caribe. 

O Latin NCAP corresponde a programas de testes de consumidores similares desenvolvidos nos últimos trinta anos na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, que demonstraram ser muito eficazes na melhora da segurança dos veículos. 

Desde 2010, o Latin NCAP vem publicando os resultados de mais de meia centena de carros em seis fases de teste. O Latin NCAP é um membro associado do Global NCAP e apoia o Decênio de Ação das Nações Unidas de para a Segurança Viária 2011-2020, especialmente o pilar referente ao veículo do Plano Mundial. 

Mais informações em: www.latinncap.com.

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