quarta-feira, 15 de julho de 2015

Alpha Notícias: Motores diesel, um caminho sustentável

 
Podemos dizer que é a máquina térmica que move o mundo atual

Texto: Gilberto Leal* 

Os motores do ciclo diesel são atualmente os mais eficientes e os mais utilizados para movimentar bens e pessoas no Brasil e em boa parte do mundo. Esses motores também são usados para movimentar máquinas agrícolas, de construção civil, grupos geradores e outras centenas de usos específicos impossíveis de serem totalmente listados aqui. 

Podemos dizer que é a máquina térmica que move o mundo atual. É justamente neste contexto que seu futuro precisa ser discutido e entendido para que a sociedade possa realmente aproveitar seus benefícios, sem ter de sofrer efeitos colaterais de contaminação ambiental. 

Não se projeta o bem futuro sem entender plenamente a atualidade e sem se certificar de que erros do passado não sejam repetidos, daí o 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que reunirá a comunidade diesel brasileira e parte da mundial para debater a pavimentação do caminho que os motores diesel deverão seguir em sua trajetória rumo à sustentabilidade ambiental. 

O encontro antecipa a discussão dos problemas futuros e busca solucioná-los já na atualidade. Por meio da participação de especialistas renomados, do Brasil e do Exterior, temas como sociedade e complexidade; perspectivas econômicas do setor; tecnologia e sustentabilidade ambiental; legislação e controles; experiências de aplicações já feitas em outros países; e os desafios industriais futuros serão amplamente expostos e discutidos neste fórum. Discutir esses assuntos é hoje mais que necessário. 

O Brasil passa agora por uma fase bem complicada e difícil da sua história política e econômica. Há três anos aplicou novos limites de emissões gasosas para motores diesel veiculares e até hoje ainda encontra problemas, que vão desde a falta de fiscalização até a burla ou a falsificação de elementos que deveriam atuar como redutores de emissões de poluentes. 

Não obstante, já se discute o que serão os limites de emissões de poluentes do futuro e quando estes deverão ser aplicados. Não se pode traçar caminhos de desenvolvimento sem o conhecimento profundo dos problemas que enfrentaremos num futuro próximo. 

Para isso, o 12º Fórum Diesel terá como nobre missão iluminar a construção e a pavimentação dos caminhos que a tecnologia diesel terá de percorrer rumo à sustentabilidade ambiental e, porque não, econômica. Participe deste fórum, ajude a escrever mais esta história de sucesso no País. 

*Gilberto Leal, físico, consultor e membro da comissão organizadora do 12º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!