sexta-feira, 3 de julho de 2015

Alpha Serviços: Antes de pegar a estrada, é fundamental fazer uma checagem no automóvel

Pneus precisam estar em boas condições e com a calibragem correta
 
 
Texto: Assessoria de Imprensa
 
As tão esperadas férias de julho chegaram e muitas pessoas planejam viajar de carro com a família. Antes disso, porém, é essencial fazer uma revisão completa do automóvel. Desde a suspensão e o motor até os freios, fluidos, componentes elétricos e limpadores de para-brisa, nada deve passar despercebido.
 
Os pneus também merecem atenção especial. Segundo Vinícius Sá, gerente de marketing de pneus de passeio da Goodyear do Brasil, é importante fazer a calibragem com a pressão correta, que é indicada pelo fabricante do veículo. 

 
“Também é importante ficar atento às condições dos pneus. Quando a profundidade dos sulcos dos pneus for inferior a 1,6 mm, eles devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, há indicadores nos sulcos, identificados por um triângulo na lateral”, avisa. Vale lembrar ainda que, na chuva, é primordial dirigir de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar a chance de  aquaplanagem.
 
Lembre-se de fazer regularmente a calibragem dos pneus. A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do componente e, consequentemente, sua durabilidade. O motorista deve calibrá-los de acordo com o indicado no manual do proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.
 
Outro item que deve ser checado antes de viajar é o estepe. Muitas vezes esquecido, é fundamental para que você não fique no meio da estrada. Nunca se esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda, triângulo e até mesmo um pano para limpar as mãos se necessário. E preste atenção: o fato de nunca ter usado este pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso.
 
Verifique o alinhamento e balanceamento do veículo. Além de obter melhor manobrabilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite que haja desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.
 
“Outra dica a ser levada em conta é fazer o rodízio de pneus. Isso faz com que todos os pneus tenham um desgaste semelhante, proporcionando quilometragem e equilíbrio no comportamento do veículo ao longo da vida útil dos pneus. O rodízio deve ser feito a cada 5.000 quilômetros, ou antes, caso você perceba desgaste irregular nos pneus”, recomenda Vinícius Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!