sexta-feira, 3 de julho de 2015

Alpha Testes: Espaço, luxo e potência do Mercedes-Benz Classe C 180 Estate Avantgarde




Avaliamos o modelo que mostra que as peruas podem sim ser esportivas

Texto e Fotos: Sérgio Dias

No segundo semestre de 2014 a Mercedes-Benz apresentou no Brasil a nova geração do seu best-seller: o novo Classe C. O modelo traz inovações em todos os detalhes, incorporando recursos e tecnologias encontrados em automóveis de categorias superiores. 

E agora tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a versão C 180 Estate Avantgarde, que juntamente com os C 180 Avantgarde, C 180 Exclusive, C 200 Avantgarde e C 250 Sport ajudou a marca bater recorde de vendas no primeiro semestre de 2015.


O Mercedes-Benz Classe C 180 Estate Avantgarde estabelece novos padrões para a categoria, graças ao conceito de design com peso reduzido, que possibilitou a redução total de até 60 quilos, à excelente aerodinâmica e ao econômico motor. 

Novos sistemas de assistência proporcionam segurança no mais alto padrão. Na aparência, o novo C 180 Estate Avantgarde adota um estilo arrojado, evidenciado por seu design marcante e por seu interior de altíssima classe. Inúmeras inovações e equipamentos colaboram para o conforto e a refinada esportividade.

O modelo traz um design sensual, bem definido e um amplo conjunto de inovações técnicas, assim como um abrangente leque de equipamentos de série e índices exemplares de emissões e consumo de combustível. Tudo isso se une para enriquecer a percepção de valor do automóvel e proporcionar grande economia. 

Visualmente, o novo C 180 Estate Avantgarde representa uma ousada evolução ante a geração anterior. Seu design dinâmico e impactante – com elementos que remetem à Classe S da Mercedes-Benz - irradia sensualidade e provoca emoções. Os designers criaram formas minimalistas e puras para o novo modelo, ressaltando sua tecnologia e engenharia inteligentes. 

Não apenas no C 180 Estate Avantgarde, mas em todas as versões definidas para o Brasil, tem a dianteira mais esportiva, com a estrela no centro da grade, e a inovação dos faróis totalmente em LED. 

O Intelligent Light System adapta os faróis automaticamente às condições climáticas, iluminação ambiente e condições de direção, proporcionando maior segurança ao condutor. O sistema conta com faróis variáveis com cinco funções: luz de curva dinâmica, luz de esquina, luz de estrada e luz de neblina ampliada.

Os designers da Mercedes-Benz criaram para o novo C 180 Estate Avantgarde um interior com cuidadosa seleção de materiais de alta classe e toque agradável, assim como a precisão dos detalhes finamente manufaturados. 

O interior se integra à nova linguagem de design, que combina com perfeição sensualidade e esportividade, contribuindo para a excepcional sensação de qualidade do habitáculo. 


O motorista e o passageiro da frente desfrutam de um ambiente com amplo espaço e alto luxo, com estilo moderno. Acomodar-se no assento do novo C 180 Estate Avantgarde provoca um sentimento de elevação semelhante a um upgrade da classe econômica para a executiva em um avião. 

O design interior demonstra uma nova e audaciosa atitude por parte da Mercedes-Benz. Os designers combinaram a arquitetura dos modelos esportivos da marca com um console central totalmente novo, apresentando linhas fluídas e esportivas. 

Um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço. 

Um display central destacado é o principal item que chama atenção no console, com uma tela de 7 polegadas. 

Cinco aberturas de ar redondas dão um toque esportivo ao painel. Com acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste fascinante e tangível com o visual mais quente dos outros materiais, como a madeira presente no console central ou o couro sintético ARTICO no painel de instrumentos. A sensação de "upgrade" continua nos controles. Todas as teclas têm design tridimensional de alta qualidade e são dispostas de maneira clara. 

O inovador touchpad no descanso para a mão no túnel central é mais um passo evolucionário desenvolvido pela Mercedes-Benz. Como em um smartphone, ele permite a operação simples e intuitiva de todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos, que torna a operação verdadeiramente intuitiva. 

A estrutura da carroceria do novo Classe C 180 Estate Avantgarde foi fundamental para reunir a redução de peso a uma notável rigidez, proporcionando excelente dirigibilidade e ótimas características de ruído e vibração, além de um alto nível de segurança em colisões. 

A Mercedes-Benz conseguiu dar este salto tecnológico na redução do peso por meio de várias medidas, entre elas um design estrutural completamente novo e o uso de uma proporção de alumínio alta para um veículo produzido em larga escala. Comparado com o modelo antecessor, o conteúdo de alumínio aumentou de menos de 10 para quase 50%. 


Os motores a gasolina BlueDIRECT do Classe C combinam rapidez de resposta e potência exemplar com os mais altos níveis de eficiência e o melhor desempenho da categoria em emissões. Para obter esses resultados, a Mercedes-Benz transferiu a tecnologia BlueDIRECT de seus motores V6 e V8 para as versões de quatro cilindros. 

O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade. 

A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela "ignição múltipla rápida". Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. 

O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.

No Novo Classe Classe C 180 Estate Avantgarde o motor tem 1.595 cilindradas, 156 cavalos de potência e faz de de 0-100 km/h em apenas 8,5 segundos.

A função ECO start/stop desliga o motor quando o veículo é imobilizado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição. O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.

Trocas de marchas com suavidade são garantidas pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que foi aprimorada ainda mais pela Mercedes-Benz, visando maior compatibilidade ambiental e o prazer ao conduzir. 

Entre os recursos introduzidos no desenvolvimento do câmbio estão um novo conversor de torque com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado automaticamente pelo sistema start/stop. 


Outro item é o modo M (manual) temporário: caso o condutor faça uma troca de marchas manual, a transmissão retorna sozinha ao modo automático após um tempo determinado, que pode variar de acordo com algumas condições (não utilização do pedal do acelerador, descidas, alta aceleração lateral - curvas fechadas – ou se a velocidade cair abaixo de um mínimo, indicando parada do automóvel).

No modo M, seja automático ou fixo, o motorista recebe sugestões de mudanças de marchas no display funcional do painel de instrumentos, para maior eficiência na condução.

A suspensão do Classe C 180 Estate Avantgarde é resultado de um desenvolvimento totalmente novo. Ela oferece reações ágeis e diretas, que tornam a condução em estradas sinuosas um grande prazer, oferecendo ao mesmo tempo o mais alto padrão de conforto de rodagem do segmento. 

O novo eixo dianteiro com quatro braços desempenha papel importante nas ágeis características de dirigibilidade. Graças ao princípio da suspensão com quatro braços, a suspensão da roda é totalmente desvinculada da torre da suspensão. A cinemática resultante oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva. A suspensão independente traseira com cinco braços garante qualidades de controle insuperáveis e suprema estabilidade em linha reta.

Os freios do novo Classe C 180 Estate Avantgarde têm alto desempenho relativamente à distância de imobilização, rapidez de respostas, resistência à fadiga, estabilidade direcional e durabilidade das pastilhas. Contam com pinças flutuantes com pistão único. 

O Classe C 180 Estate Avantgarde possui o sistema ADAPTATIVE BRAKE (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:

• Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives;

• função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado;

• função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário;

• função de pré-carga, que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o condutor tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o automóvel em emergências.


O novo Classe C 180 Estate Avantgarde também conta com freio de estacionamento elétrico de série. O freio é liberado automaticamente quando o motorista sai do modo parking para colocar o veículo em movimento e pode ser usado, também, para frenagens de emergência.

Outras funções disponíveis no novo Classe C incluem a frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade e as luzes de freios adaptativas que, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás e reduzindo seu tempo de reação em situações de potencial emergência. 

Não apenas o novo Classe C 180 Estate Avantgarde, mas todos os modelos da família passam a contar com a direção eletromecânica Direct Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterçamento. A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo. 

O sistema Agility Select permite ao motorista optar entre várias configurações de regulagem, adaptando a rodagem do novo Classe C às condições momentâneas de uso e à sua preferência. Por meio de um controle posicionado no console central, o condutor pode escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de resposta do acelerador, assistência da direção e câmbio automático.

O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada. 

Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme seu gosto pessoal.

Além dos cintos de segurança de três pontos com tensionador pirotécnico e limitador de força para o condutor, passageiro da frente e das laterais na traseira, vários outros airbags protegem os ocupantes do veículo em caso de acidente. Eles incluem: 

• airbags laterais para proteção pélvica e do tórax do motorista e do passageiro da frente;

• airbags de janelas em nova versão; 

• airbag de joelho para o condutor.


Uma geração de multimídia totalmente nova proporciona operação intuitiva no Classe C 180 Estate Avantgarde, apresentando elaboradas animações e efeitos visuais que apresentam todas as funções disponíveis de forma clara e altamente atraente. O novo Classe C também está equipado com o sistema Frontbass, que utiliza o espaço existente dentro da travessa transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os woofers. O resultado é uma experiência auditiva quase comparável a uma casa de shows. 

O acesso à internet e diversas fontes de dados estão disponíveis desde a versão de entrada do modelo. Basta ter um telefone móvel com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema Audio 20 compatível com a Internet. É possível navegar na Internet sem restrições sempre que o veículo estiver parado. 

A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, cartões SD, pendrives ou CD e DVD (com o sistema Audio 20 CD ou superior e COMAND Online). Outra novidade é a disponibilidade do manual do automóvel em formato digital, para consulta rápida na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!