quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Alpha Notícias: As quatro unidades existentes no Brasil do Porsche Carrera GT juntas




Todas passaram pela oficina da Stuttgart Veículos para a revisão anual 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa 

Ver quatro Porsche Carrera GT juntos é uma ocorrência extremamente rara. E era inédita no Brasil até o mês de agosto, quando as quatro unidades do modelo existentes no País estiveram na oficina da Stuttgart Veículos para revisão. 

Fabricado entre 2003 e 2006, em número limitado pela fábrica a 1.250 unidades, o Carrera GT é um superesportivo equipado com motor V10 de 5,7 litros, capaz de desenvolver 612 HP de potência e de chegar a 330 km/h.


Segundo Marcel Visconde, presidente da Stuttgart, esta foi a primeira vez que os quatro Carrera GT importados oficialmente para o Brasil estiveram reunidos sob um mesmo teto. "Os dois primeiros chegaram no segundo semestre de 2005 e os outros dois em 2006, sendo um entregue em janeiro e outro em agosto", observa. "Vê-los juntos pela primeira vez, depois de tanto tempo, é espetacular e extremamente raro. Mesmo no exterior, é muito difícil colocar quatro Porsche Carrera GT lado a lado." 


De acordo com a recomendação da Porsche, o Carrera GT deve passar por uma revisão a cada 10.000 km rodados ou uma vez por ano. No caso das unidades existentes no Brasil, vigora a periodicidade anual: todos ostentam baixas quilometragens (entre 2.000 e 7.000 km) nos respectivos hodômetros. "São carros muito especiais, tratados com zelo extremo por seus proprietários. Neles, mesmo os serviços mais simples devem ser feitos por profissionais especializados e numa oficina certificada pela Porsche, com ferramental adequado. A Stuttgart atende a esses quesitos e é por isso que estes quatro carros estão aqui", enfatiza Visconde.


O Carrera GT foi o "super Porsche" da década de 2000. Ele fazia uso da mais alta tecnologia disponível na época em que foi fabricado. Praticamente todo o corpo do carro é feito em fibra de carbono, os freios são de cerâmica e a tecnologia de construção é feita de maneira a obter o peso mais baixo possível. Sua base foi um protótipo de corrida construído para disputar a 24 Horas de Le Mans de 2000 - um projeto cancelado pela fábrica em 1999, logo depois dos primeiros testes de pista. O descendente direto do Carrera GT na linha genealógica da Porsche é o 918 Spyder, fabricado em edição limitada a 918 unidades entre 2013 e 2015. 

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