sábado, 15 de agosto de 2015

Alpha Notícias: Build Your Dream testa ônibus na cidade de São Paulo




SPTrans inicia testes com o modelo elétrico articulado à bateria BYD K11

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Em função da lei municipal Nº 14.933/2009 que institui a Política de Mudança do Clima no Município de São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans solicitaram aos fabricantes de ônibus do todo o mundo que viabilizassem testes de desempenho e a fabricação local de ônibus mais limpos com o objetivo de melhorar a qualidade dos ônibus para a nova licitação de concessão do sistema de transportes públicos de São Paulo, prevista para o final de 2015. 

Em setembro de 2015, a BYD (Build Your Dream), a maior fabricante de baterias recarregáveis e de ônibus elétricos do mundo, vai inaugurar sua primeira planta industrial no Brasil para produzir chassis de ônibus urbanos padron (12m e 12,5m) e futuramente, outros modelos de chassis de ônibus urbanos e rodoviários. 

Com o desafio trazido pela SPTRANS, a BYD decidiu antecipar a produção de sua mais nova tecnologia de ônibus elétricos, o K11 – o maior ônibus articulado elétrico do mundo, com 18,9 metros, desenvolvido especialmente para projetos de BRT de piso baixo. 

Testes do K11 em São Paulo 

A SPTRANS e a BYD e iniciam a primeira etapa de testes em operação simulada por rotas pré-estabelecidas pela SPTRANS. Os testes serão acompanhados e auditados por uma empresa de auditoria credenciada pela SPTRANS. O K11 segue os padrões de ônibus norte-americano, de 18 metros, e fora desenvolvido para atender os mercados de BRT nos EUA e na América Latina. O ônibus K11 tem autonomia média de 260km e acomoda até 120 passageiros, assim como os ônibus articulados convencionais. 

Por se tratar de um ônibus 100% elétrico, ele não emite poluentes locais e reduz significativamente a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa (GEE), além de reduzir ruídos e permitir a acessibilidade universal em função de sua configuração de piso baixo. 

Segunda Fase dos testes 

A BYD USA já está produzindo um segundo ônibus elétrico articulado, que cumpre todas as especificações técnicas do DENATRAN e da SPTRANS, em sua fábrica em Lancaster, na Califórnia. Esse novo ônibus virá ao Brasil para uma segunda etapa dos testes com a SPTRANS com passageiros normais em linhas comerciais. Técnicos da SPTRANS devem visitar o veículo na Califórnia ainda em setembro de 2015 para vistoriar a nova versão do K11 especialmente desenvolvida para mercado brasileiro. A segunda etapa dos testes deve se dar início em meados de novembro de 2015 em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana

Coisa Velha

Jornal BLEH!