quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Alpha Notícias: Com quatro versões, Jaguar XE chega ao Brasil




Sedã esportivo conta com duas opções de motores e preços a partir de R$169.900,00

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Jaguar apresentou ao mercado brasileiro o novo XE, sedã esportivo que chega com a proposta de ser o mais dinâmico dentro do segmento de sedãs médios premium.

O modelo está disponível em quatro versões: Pure, Pure Tech, R-Sport e S, com preços a partir de R$ 169.900. E conta com duas opções de motores: 2.0 Si4 Turbo com 240 cavalos de potência e 3.0 V6 Supercharged de 340 cavalos de potência, ambos com sistema de transmissão automática ZF de oito velocidades com opção de trocas sequenciais no volante.


O DNA esportivo está presente em cada detalhe. O veículo traz tração traseira, já tradicional em outros modelos da linha Jaguar, estrutura 75% em alumínio que torna a carroceria extremamente leve e rígida, suspensão dianteira Double Wishbone, com o mesmo design e configuração do F-TYPE, e traseira Integral Link inédita no segmento, que faz do Jaguar XE o sedã mais dinâmico e conectado à pista da categoria.

O Jaguar XE é o primeiro fruto da nova tecnologia em arquitetura modular da Jaguar Land Rover. A distância entre-eixos de 2,835 mm e a posição de pilotagem com baixo centro de gravidade permitem proporção perfeita e perfil esportivo.

A cabine oferece alto nível de conforto, baixo ruído e espaço para até cinco passageiros. Ela é toda revestida com materiais nobres de acabamento impecável. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, com uma tela Touchscreen de oito polegadas de layout intuitivo e prático.

No quesito segurança, o Jaguar XE traz alguns dos mais avançados sistemas de controle de dirigibilidade, como, por exemplo, o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de trazer aderência ao veículo mesmo em situações críticas como pisos e grama muito molhados, garantindo total controle ao motorista. 

Uma nova tecnologia de projeção a laser permite que o Sistema Head-Up Display projete no para-brisa uma imagem muito mais nítida, com alto contraste em cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade e marcha atual, e sistema de navegação GPS sem precisar tirar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem a um novo módulo, menor e quase 1/3 mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.

O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo que a Jaguar já produziu. Também é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida (EPAS), configurada para entregar respostas muito ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.

Os inúmeros benefícios da ampla utilização do alumínio na construção do XE se dão graças ao investimento de £ 1,5 bilhão da Jaguar Land Rover na fábrica de Solihull, no Reino Unido.

O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, encaixando-se logo abaixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca.


Design

O mais avançado sedã esportivo que a Jaguar já produziu, o novo XE é instantaneamente reconhecido como um Jaguar. Sua carroceria em alumínio toma forma ao redor dos princípios fundamentais de proporção e eficiência aerodinâmica. Não há comparações do XE com qualquer outro veículo em sua categoria.

Sempre à frente em inovação, a Jaguar projetou o primeiro sedã esportivo – o icônico Mark II, um carro que misturava esportividade, performance e dinâmica em uma carroceria de quatro portas extremamente estilosa. O novo XE foi construído sob essa herança única, combinada com a expertise sem paralelo da Jaguar na construção de estruturas leves em alumínio, com linhas belíssimas, proporções impecáveis e superfícies perfeitamente executadas.

Único carro em sua categoria com intensivo uso de alumínio em seu monobloco, mais de 75%, o XE foi desenvolvido em paralelo com a tecnologia de arquitetura veicular em alumínio. Criado a partir de uma única folha, essa arquitetura – que será utilizada na construção de diversos modelos da Jaguar no futuro – permite uma grande variedade de possibilidades de design à marca.

O capô com vincos fortemente esculpidos é um atestado da expertise da Jaguar em trabalhar com alumínio, criando uma aparência mais muscular e alongada. O para-brisa bem inclinado e a crescente linha de cintura criam ainda mais o perfil de um cupê com maior sensação de movimento.

A assinatura dos novos carros da Jaguar, com faróis dianteiros em Xenon e os LEDs de circulação diurna em formato de “J”, torna-os reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, as lanternas que trazem linhas horizontais em LED buscam inspiração no icônico F-TYPE.


Progresso suave: esguiez, estilo e baixa resistência aerodinâmica

A Jaguar tem uma rica história na produção de veículos de designs icônicos e aerodinamicamente eficientes. O novo XE mantém a tradição: seu perfil tem o mais baixo coeficiente aerodinâmico da Jaguar até o momento – Cd 0.26. Esse número foi alcançado com a combinação de mais de 1.220 simulações de fluidos dinâmicos computacionais (CFD) e oito milhões de horas em processamentos, que o torna o carro com maior número de simulações aerodinâmicas na história da marca.

A carroceria de baixa resistência aerodinâmica é aprimorada por características que ampliam cada uma das melhorias criadas. As inovações incluem dutos no para-choque dianteiro que encaminham o ar por cima das rodas dianteiras. Combinados com painéis leves embaixo do piso do carro, criam uma perfeita e suave superfície, reduzindo significantemente o arrasto aerodinâmico.


Por dentro do XE: espaço e refinamento

O exterior esportivo e estiloso do XE aumenta as expectativas sobre seu interior. Os envolventes bancos dianteiros são montados o mais baixo possível, criando uma posição de condução esportiva mais próxima do solo. Os assentos contam com ajustes elétricos e opções esportivas nos modelos R-Sport e S. Além disso, o XE é o único veículo do segmento que conta com o design “Riva Hoop” no painel, formando um arco envolvente que sai da porta do motorista, passa pelo fundo do painel dianteiro e termina na porta do passageiro. As saídas de ar-condicionado assimétricas que invadem as portas do XE tornam-nas ainda mais elegantes e forçam-nas a ter recortes inigualáveis no segmento.

Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são separados por um versátil console central, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas sensível ao toque com um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, é o centro do palco entre arrebatadoras curvas do painel de instrumentos.

Todos os ocupantes aproveitam o generoso espaço para a cabeça e as pernas, e os bancos traseiros escalonados liberam ainda mais espaço para os passageiros sentados na parte de trás do carro.

Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade exclusiva e única. O acabamento em Black Piano, alumínio e fibra de carbono dão uma sensação de refinamento artesanal e esportividade, que agradam aos diversos clientes.

“Excelentes proporções e dinâmicas são o principal foco do design da Jaguar. Nós desejamos criar uma forte sensação de movimento e entregar ao XE uma proporção perfeita. O perfil é de um cupê esguio, baixo e com proporções que combinam com um conjunto eficiente, instantaneamente reconhecido como um verdadeiro Jaguar”, explica Ian Callum, diretor de design da Jaguar.


Carroceria

A Jaguar tem mais experiência na construção de estruturas em alumínio do que qualquer outra fabricante de veículos, o que lhe permitiu o desenvolvimento da revolucionária estrutura de carroceria do novo XE. Ele é o único carro de sua categoria que tem intenso uso de alumínio em seu monobloco, com mais de 75% de utilização.

Seguindo o desenvolvimento em alumínio do XJ em 2003, do XK, do XJ atual e do F-TYPE, a experiência da Jaguar está incorporada ao novo monobloco com extenso uso de alumínio do XE, que é o mais rígido sedã que a Jaguar já produziu. Nenhum outro sedã médio de sua categoria têm uma estrutura do gênero.

O Jaguar XE é o primeiro modelo que utiliza a nova arquitetura modular da Jaguar. Essa avançada estrutura, que será utilizada em diversos futuros modelos de segmentos distintos da marca, foi projetada para utilizar a mais inteligente mistura de materiais, incluindo alumínio, metal de alta resistência e magnésio, provendo uma excepcional flexibilidade de manufatura.

Para o XE satisfazer aos níveis requeridos de dirigibilidade, rodagem, economia de combustível e segurança, foi necessário um monobloco com intensivo uso de alumínio. Ligas de alta resistência, em alumínio AC300 e AC600, são utilizadas nos pilares A e nas estruturas dianteiras e traseiras. Os pilares B são em alumínio reforçado com aço resistente. Tudo isso torna o compartimento para os passageiros extremamente rígido, dando muita segurança em caso de colisão.

O novo Jaguar XE foi projetado para cumprir os mais exigentes testes de colisão ao redor do mundo, incluindo os testes americanos e da Euro NCAP.

A proteção para pedestres alcança novos níveis também: as propriedades de absorção de energia do capô de alumínio são melhoradas com o sistema de dobradiças destacáveis, que criam ainda mais espaço entre as estruturas, o que favorece a absorção de impactos.


Alumínio reciclado: o primeiro no mundo

Sustentabilidade é outra grande parte da história da Jaguar Land Rover. O novo Jaguar XE é o primeiro carro no mundo que utiliza uma liga de alumínio altamente resistente chamada RC 5754, predominantemente produzida com materiais recicláveis.

Em 2003, trocar pontos de solda por uma combinação de rebites autoperfurantes e adesivos estruturais, uma técnica utilizada em produção de aeronaves, representou mais um grande passo na produção de estruturas de carroceria na Jaguar. Essas técnicas otimizaram uma combinação de força, rigidez e durabilidade. Outra vantagem, extremamente difícil de realizar com processos de soldagem, é a compatibilidade com materiais diferentes.

“A carroceria do Jaguar XE utiliza mais de 75% de alumínio, muito mais do que qualquer outro carro em sua categoria. Isso nos entrega uma carroceria sem paralelo, com baixo peso, porém extremamente rígida, com níveis de torção baixos e segurança exemplar, sem comprometer o design e o refinamento do veículo”, diz Dr. Mark White, chefe especialista técnico da Jaguar.


Suspensão

Os sedãs da Jaguar sempre foram conhecidos pela combinação de conforto e sublime condução, com incrível dinâmica e esportividade. O novo XE leva essa combinação a um novo nível, graças aos sistemas de suspensão Double Wishbone na dianteira e Integral Link na traseira, além de ser o primeiro Jaguar da história a utilizar o sistema de direção elétrica assistida (EPAS). Tudo isso para oferecer o melhor carro nos quesitos prazer de condução e esportividade no seu segmento.

O XE tem o mais sofisticado chassi em comparação com qualquer veículo de sua categoria, estabelecendo novos parâmetros para pilotagem e dirigibilidade. Essa rígida e leve estrutura é o ponto de partida perfeito para o desenvolvimento do modelo. Onde a maioria dos concorrentes utiliza uma simples suspensão MacPherson na dianteira, o time de dinâmica da Jaguar insistiu em uma configuração Double Wishbone para uma dirigibilidade superior. Os amortecedores foram meticulosamente ajustados para entregar uma sublime qualidade à dirigibilidade pela qual os carros da Jaguar são famosos. Sendo assim, o XE carrega a suspensão dianteira com o mesmo design de um F-TYPE e o mesmo nível de performance de um XFR.

A Jaguar cogitou utilizar suspensões Multilink convencionais que são padrão para a categoria, mas elas não conseguiriam entregar os atributos dinâmicos exigidos pelo novo XE.

A solução foi a utilização do sistema Integral Link, normalmente encontrado em carros maiores e mais caros, para entregar uma performance incrível. Apenas o Integral Link entrega a combinação de rigidez lateral e longitudinal necessária para uma precisa, dinâmica e ao mesmo tempo confortável condução. Essa suspensão é, em grande parte, construída em alumínio, o que ajuda a manter a leveza do modelo.

O Jaguar XE é o único veículo capaz de oferecer uma solução completa para os sistemas de suspensão para o seu segmento, trazendo a performance de veículos esportivos maiores e mais completos. Por esse e vários outros motivos, ele é o sedã médio mais conectado e dinâmico do mercado.


Direção elétrica assistida (EPAS) redefinida

Peso, sensação esportiva e respostas rápidas ao volante são elementos fundamentais do DNA da Jaguar. A direção hidráulica vem sendo utilizada por entregar uma assistência mais natural e intuitiva. Ela oferece maior potencial de respostas ágeis aos comandos e maior eficiência de energia, porém os engenheiros da Jaguar não consideravam, até então, a tecnologia madura o suficiente para equipar um modelo da marca. 

O XE é o primeiro Jaguar a utilizar essa tecnologia, entregando resposta imediata e sensação de conexão com o carro como se pode esperar de um esportivo da Jaguar. A direção elétrica do XE diminui, inclusive, os índices de emissão de CO2 em 3%.

Freios de alta performance

A dinâmica de direção do novo XE é compatível com seu sistema de freios. Pinças de baixo peso e grandes discos são usados na dianteira, entre 325 mm e 350 mm, e na traseira, 325 mm.

Os discos ventilados na dianteira se beneficiam de um resfriamento eficiente, graças a dutos instalados entre o sistema de suspensão que canalizam o ar até os freios. O mais recente sistema de controle eletrônico de freios é mais leve, menor e mais potente em comparação com seu antecessor, o que permite mais segurança e estabilidade, e melhor dinâmica.

Sistema de Vetorização de Torque

Uma das mais impressionantes funções do novo Jaguar XE é o sistema de Vetorização de Torque, tecnologia de ponta que se provou muito eficiente no F-TYPE Coupé e agora é oferecida de série no novo XE.

Essa tecnologia reduz a possibilidade de o carro sair de frente nas curvas, freando de forma suave e individual as rodas de dentro, trazendo a dianteira de volta para o trajeto adequado. A interferência é muito sutil, mas suficiente para que o condutor se beneficie de uma dirigibilidade mais segura e estável.

Ganhando tração: All Surface Progress Control

Estreando mundialmente no novo Jaguar XE, o All Surface Progress Control (ASPC) é um sistema de gerenciamento de tração semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade, que dá ao XE a capacidade de manter a aderência em qualquer situação, algo impressionante para carros de tração traseira no segmento.

O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h, sendo ativado pelos botões de controle de cruzeiro no volante. Deixando registrado uma velocidade escolhida, o motorista se concentra no volante e o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.

Sistema de entretenimento e conectividade

O novo Jaguar XE oferece um conjunto de tecnologias desenvolvidas para manter o motorista e os passageiros informados e entretidos, tornando cada viagem uma experiência única, e também um sistema de áudio premium desenvolvido pelos experts da Meridian.

Perfeitamente posicionado ao alcance do motorista e dos passageiros, a nova tela touchscreen de oito polegadas é o coração do novo sistema de entretenimento do XE.

A tela passa a ter uma interface muito mais intuitiva, que foi projetada para entregar o acesso a diversas funções de forma fácil e rápida. O controle de várias funções por comando de voz torna o sistema ainda mais simples.

Som de qualidade: sistema de som premium da Meridian

Para os motoristas que querem relaxar e dirigir aproveitando uma ótima música, o novo XE fornece o sistema de som da Meridian, pela primeira vez no segmento. O sistema conta com 11 alto-falantes, incluindo um poderoso subwoofer, todos desenvolvidos especificamente para o XE gerando um total de 380W de potência.

Com esse avançado sistema de música e entretenimento, o Jaguar XE criará novos parâmetros de qualidade e entretenimento em seu segmento, tanto para motoristas quanto para passageiros, que serão difíceis de serem batidos.

Confira abaixo cada uma das versões do XE em detalhes: 

2.0 Si4 Pure – R$169.900,00

Versão de entrada da linha XE, a versão Pure conta com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em Black Piano e detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos. Além disso, o design “Riva Hoop” do painel trazido do XJ torna o interior ainda mais envolvente. Entre suas principais tecnologias, estão o sistema Stop/Start, transmissão automática de 8 velocidades, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes de circulação diurna em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro. 

2.0 Si4 Pure Tech – R$177.000,00

A versão Pure Tech busca alinhar o excelente custo-benefício da versão Pure com a inclusão de equipamentos que oferecem mais conforto e estilo. Itens como teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento e limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva foram adicionados.

2.0 Si4 R-Sport – R$ 199.900,00 

A versão R-Sport é voltada àqueles que não abrem mão da esportividade. Ela chega com body kit exclusivo que ressalta o visual agressivo do XE, com saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro diferenciados e um elegante e discreto aerofólio traseiro. 

Além dos recursos encontrados no Pure Tech, a versão traz bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores.

Além disso, o emblema “R-Sport” está gravado em diversos lugares do carro, como no exclusivo volante e nas soleiras das portas. Mas a esportividade está também destacada em sua performance, com suspensão recalibrada para proporcionar ao condutor ainda mais dinamismo. 

O modelo ainda conta com faróis de Xenon adaptativos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e do passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18” na cor preta, com opção da cor prata. As versões Pure, Pure Tech e R-Sport são equipadas com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência e 340 Nm de torque, capaz de levar o XE aos 250 km/h de velocidade final.

Aliado ao sistema de transmissão ZF de oito velocidades, o modelo traz respostas rápidas aos comandos do motorista, muita agilidade em situações de ultrapassagem e extremo conforto em velocidade de cruzeiro. 

XE S – R$ 299.000,00

Esta é a versão mais esportiva do Jaguar XE. Debaixo do capô, a versão S traz um motor 3.0 V6 Supercharged com 340 cv de potência e 450 Nm de torque, o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE. O XE S é o único veículo em seu segmento capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Assim como as demais versões, o modelo é equipado com sistema de câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante. Aliado ao motor V6, a versão conta com sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, que o torna ainda mais dinâmico e conectado à pista.

Os bancos esportivos trazem revestimento combinado em couro Taurus e Alcântara, com opção inteiramente em couro. Seu interior traz acabamentos em fibra de carbono e Black Piano para um ar de total esportividade, contando ainda com soleiras das portas com a inscrição “S” e os pedais em alumínio com o forro do teto na cor preta, elevando a esportividade do modelo. Por fora, o para-choque dianteiro exclusivo tem entradas de ar maiores para um melhor desempenho do motor V6 Supercharged. Essa versão tem aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha cobertas pelas rodas em liga leve de 19 polegadas. 

A versão traz o inédito Head-Up display com tecnologia a laser que proporciona maior definição na imagem projetada no para-brisa dianteiro. Além disso, vem equipada com Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.

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