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Alpha Notícias: Estado de São Paulo lança o “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”

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Programa é um desdobramento do decreto que determinou a elaboração de medidas para diminuir o número de vítimas do trânsito
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O governador Geraldo Alckmin lançou o “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”.
O comitê constituído por nove secretarias é responsável por construir
um conjunto de políticas públicas para reduzir o número de vitimas de
acidentes de trânsito no Estado.
Com
envolvimento da sociedade civil e com a integração dos trabalhos das
instituições que compartilham as responsabilidades do tema, serão
realizadas ações com objetivo de reduzir pela metade as vitimas fatais
até 2020.

O
programa é um desdobramento do decreto nº 61138/2015, que determinou a
elaboração de medidas para diminuir o número de vitimas do trânsito.
“Estamos
instalando hoje um grande trabalho, um conjunto de medidas para
diminuição de acidentes de trânsito. Já temos hoje um número menor de
mortes em acidentes de trânsito, mas podemos reduzir enormemente. Se
salvamos uma vida já valeu a pena, mas tenho certeza que este trabalho
vai salvar milhares de vidas no Estado de São Paulo”, disse Alckmin.
O
comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto pelas
secretarias da Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes,
Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes
Metropolitanos e Planejamento e Gestão, por meio do Departamento
Estadual de Trânsito – Detran.SP.
“No
mundo inteiro, a primeira causa de morte é devido a problemas no
coração, a segunda causa é o câncer e a terceira não é doença, são
causas externas. No Estado de São Paulo, reduzimos os homicídios, que há
dez anos eram a primeira causa externa de mortes. E a maior causa hoje é
acidente rodoviário, por isso é fundamental esse trabalho, unindo
todos”, comentou Alckmin.
A
sociedade civil tem demostrado interesse em participar das ações do
programa. O movimento já conta com a colaboração de mais de 20
parceiros, entre eles a Ambev, a Associação Brasileira dos Fabricantes
de Motocicletas (Abraciclo) e a Associação Nacional dos Fabricantes de
Veículos Automotores (Anfavea).
Para
iniciar os trabalhos, o grupo tomou como base os pilares estratégicos
da ONU – Organização das Nações Unidas, para melhorar a segurança viária
global. Estão contemplados a gestão da segurança viária, vias e
veículos mais seguros, usuários mais conscientes e atendimento
pós-acidente. Com essas diretrizes postas, o Movimento mapeou as ações
já realizadas pelos setores, e agora vai coordenar e promover as
alterações que permitam eficiência na busca por atingir a meta estadual.
Está
sendo elaborado um banco de dados que reunirá informações de acidentes
de trânsito de diversas fontes. Diante dos indicadores precisos, será
possível estabelecer políticas públicas de segurança com maior precisão e
eficácia, com consequente benefício a toda a sociedade. Ao mesmo tempo
estão sendo priorizadas as seguintes ações:
– Campanhas educativas de conscientização da sociedade, e qual a sua responsabilidade na redução do problema.

Parcerias com os municípios, dando apoio para que se envolvam na
divisão administrativa do Sistema Nacional de Trânsito, como estabelece o
Código de Trânsito Brasileiro. Reafirmar a importância das cidades
nesse processo de redução de índices de óbitos, e estimula-los com
incentivos e reconhecimento público.

Mapeamento da infraestrutura viária para eliminar os pontos críticos,
como implantação de passarelas, iluminação de áreas, redutores de
velocidade, dispositivos de segurança e trevos em nível.

Implantação do primeiro Centro de Trauma do Estado, localizado na
capital, que contará com a expertise do Instituto de Ortopedia e
Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Já foram destinados R$ 37 milhões na desapropriação do antigo Hospital
Panamericano e a fase atual é de desenvolvimento de projetos
arquitetônicos para a reforma e adequação do espaço físico. O valor
estimado das obras é de R$ 80 milhões.

Ampliação estrutural e técnica do GRAU (Grupo de Resgates e Atenção às
Urgências e Emergência), a “tropa de elite” do resgate médico de São
Paulo. Com investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, serão
implantadas oito novas bases em pontos estratégicos do território
paulista. Ainda neste semestre, três delas já estarão em operação nas
cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.
Cerca de 60 profissionais, entre médicos e enfermeiros, já estão em
treinamento.
-.
Os hospitais estratégicos definidos com base num mapeamento dos locais
com maior índice de acidentes passarão por melhorias quanto à capacidade
técnica e clínica, tendo em vista a garantia de atendimento pleno ao
paciente politraumatizado.

Articular conteúdo no currículo oficial escolar e desenvolver curso
virtual sobre educação para o trânsito, destinado aos alunos e aos
professores da rede estadual, via Escola de Formação e Aperfeiçoamento
dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” –
EFAP.

Desenvolver ações de conscientização e prevenção de acidentes nas
escolas estaduais durante os finais de semana, por meio do Programa
Escola da Família, atendendo toda a comunidade.

Ampliar o número de Operações Direção Segura em todo o Estado e
desenvolver uma estratégia de integração com os meios de comunicação,
criando uma mídia de trânsito consciente, aumentando a presença e a
probabilidade percebida no cidadão.
Segurança viária no mundo
A
Organização Mundial de Saúde – OMS estimou que em 2013 a população
mundial era de 6,79 bilhões de habitantes e a frota de veículos
automotores de 1,53 bilhões (Global status report on road safety, 2013,
World Health Organization – WHO). Os acidentes de transporte terrestre
provocam 1,24 milhão de mortes por ano (18 mortes/100 mil habitantes) e
20 a 50 milhões de feridos, resultando em 16 a 40 feridos para cada
morto); A situação é grave e a OMS aponta tendência de piora, em
especial nos países de baixa e média renda, que têm 84% da população,
53% da frota e 92% dos óbitos.
A
“Década de Ações para Segurança Viária” de 2011-2020 implantada pela
ONU (Resolução ONU n.º 64/255, aprovada em março de 2010) tem objetivo
de estabilizar e reduzir as mortes por acidente de transporte terrestre
em todo o mundo, em especial nos países de média e baixa renda.
A
ONU aprovou uma resolução em 2014 (“melhorar a segurança viária
global”) e incentiva a inclusão da segurança viária na agenda de
desenvolvimento pós-2015, somando-se aos Oito Objetivos Globais do
Milênio, da ONU: acabar com a fome e a miséria; educação básica de
qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
reduzir mortalidade infantil; melhorar saúde das gestantes; combater a
AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio
ambiente e; todos trabalhando pelo desenvolvimento. Os custos mundiais
decorrentes de acidentes de trânsito são estimados pela OMS em
aproximadamente US$ 518 bilhões por ano.
Segurança viária no Brasil
Para
2013, a população do Brasil foi estimada em 201,03 milhões (IBGE; 3,0%
da mundial), a frota em 81,60 milhões (DENATRAN; 5,3% da mundial) e a
quantidade de condutores habilitados entre 53 e 56 milhões (DENATRAN,
2007, projeção para 2013).
No
país, em 2013, os acidentes de transporte terrestre mataram 42.266
pessoas (DATASUS, em 13/05/2015) e feriram outras 169.901, valores
crescentes, em relação aos anos anteriores. Isso representa um índice de
21 óbitos por 100 mil habitantes. Em termos de vítimas fatais, esse
cenário se configura como a segunda maior causa externa de mortes, atrás
apenas dos homicídios, com 56.804 casos.
Segurança viária no Estado de São Paulo
Para
2013, a população do Estado de São Paulo foi estimada em 43,66 milhões
(IBGE; 22% do Brasil), a frota em 25,58 milhões (DETRAN; 31% do Brasil) e
a quantidade de condutores habilitados em 21,33 milhões (DETRAN;
estimada em 38% do Brasil).
No
Estado de São Paulo, em 2013, os acidentes de transporte terrestre
provocaram 6.564 mortes e 38.140 internações de residentes do Estado,
ambos menores do que no ano anterior.
Esses
6.564 óbitos correspondem a uma taxa de 15 mortes por 100 mil
habitantes, sendo 27% pedestres, 24% motociclistas e 20% ocupantes de
automóveis, que perfazem 71% dos óbitos. Os 29% restantes distribuem-se
entre os transportados por bicicletas, triciclos, camionetes, ônibus,
caminhões, animais, bondes, veículos agrícolas e demais veículos
motorizados não identificados.
Em
2013, homens foram 82% das vítimas fatais, enquanto representam 49% da
população total do Estado. Nesse mesmo ano, 44% dos óbitos ocorreram na
faixa entre 20 e 39 anos, apesar dessa faixa etária representar apenas
33% da população (Projeção do IBGE para 2013 e dados de óbitos do
SIH/DATASUS).

Pesados

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

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Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia Internet das Coisas

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia da Internet das Coisas

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Ele contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

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Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

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Notícias

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

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Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

Os sete novos executivos da Volvo Cars também têm a missão de lançar o EX30 no País

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A mudança é reflexo do anúncio feito ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA – GGlobal Importers + Latin America, sob a gestão de Luis Rezende.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio.

Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

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Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas).

Eles se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Mais sobre os novos executivos

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

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João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo Cars em janeiro de 2024;

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo Cars em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

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Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo Cars desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para um importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

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Esportes

Ingo Hoffman ministra o BMW Driver Training 2024

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BMW Driver Training

O BMW Driver Training já tem programação definida para 2024 e está com vagas abertas. O curso tem foco em habilidades, segurança de direção e esportividade, e será ministrado por Ingo Hoffman, piloto oficial da BMW e maior campeão da Stock Car.

Atividades do BMW Driver Training ocorrerão no Circuito Panamericano e no Autódromo do Velocitta

Neste ano, o BMW Driver Training contará com duas opções de treinamento: Módulo Experience – programa com veículos da frota BMW, e Módulo Performance – veículo BMW do próprio cliente. Ele acontecerá em duas localidades, no Circuito Panamericano e no Autódromo da Velocitta, ambos no interior de São Paulo.

Aplicado por pilotos profissionais e especialistas em segurança e performance, o treinamento proporciona aos participantes o aprimoramento de seus conhecimentos ao volante em diferentes situações de pistas e no trânsito, orientando ao motorista a prever, analisar e reagir a possíveis cenários de risco, além de melhorar tempos em pista.

Realizado desde 1999 no Brasil, o BMW Driver Training acontecerá nos dias 03 e 04 de maio, 21 e 22 de junho no Circuito Panamericano, com o Módulo Experience. E nos dias 09 e 10 de agosto, e 27 e 28 de setembro, no Autódromo Velocitta com o Módulo Experience e Módulo Performance. O curso tem duração de um dia e é limitado a 20 participantes, divididos em duas turmas de 10 alunos.

Para inscrição e informações sobre atividades e compra de ingressos, acesse o site https://www.minhasinscricoes.com.br/Evento/BMWDriverTraining.

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