Doe Teleton

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Alpha Notícias: Ford desenvolve sistema “antiaranha” para o Focus RS


 


 Engenheiros “Spidermen” criam dispositivo para evitar a entrada de teias de aranha no tanque


Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford vem desenvolvendo um sistema muito curioso de proteção agora aplicado no esportivo Focus RS, nos Estados Unidos. Trata-se de um dispositivo para evitar a entrada de teias de aranha no tubo evaporador de combustível, um fato muito comum na América do Norte. Pelo ineditismo da criação, os engenheiros deste projeto foram chamados carinhosamente de "Spidermen" (Homens-Aranha).

"Estamos constantemente aprimorando nossas tecnologias diferenciadas voltadas para o dia-a-dia dos clientes, mesmo quando se trata de conjuntos mecânicos que já estão funcionando", afirma William Euliss, engenheiro de sistemas de combustível da Ford. "O importante é chegar ao detalhe em tudo o que facilitará a vida das pessoas, como é o caso dessa proteção antiaranha.

Acreditamos que a engenharia é uma área vital que visa às grandes inovações e também ao desenvolvimento de recursos para a melhoria no uso cotidiano de nossos veículos," acrescenta. As chamadas aranhas amareladas proliferam na América do Norte e tem uma particularidade: gostam de fazer ninho dentro dos carros.

Em vez de usar teias para capturar suas presas, elas tecem um casulo para abrigar os seus ovos. Os seus locais preferidos são os dutos de combustível, o que acaba bloqueando a saída de vapor. E isso reduz o potencial de desempenho do veículo, o que é muito prejudicial especialmente num esportivo como o Focus RS.

O dispositivo funciona como um conjunto de telas protetoras projetado para integrar-se ao sistema mecânico sem causar interferências ou danos internos. Apesar de parecer uma ideia simples, é bem prática porque é resultado de muita pesquisa sobre os hábitos desse inseto. Produzido em material especial e perfeitamente atado aos dutos, o mecanismo preserva o fluxo constante de ar e vapor.

O objetivo é manter os canais de evaporação de combustível livres, situação fundamental para a circulação entre o tanque e o filtro. Essa inovação, futuramente, poderá ser instalada em outros veículos da marca, em qualquer região do mundo. No momento, é aplicada no Focus RS, nos Estados Unidos, e em breve outros carros da marca terão a tela antiaranha aprimorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana