quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Alpha Testes: JAC T6 tem mais equipamentos e menos preço




Modelo custa a partir de R$69.990,00 e conta com exclusivo kit multimídia com mirror link

Texto e Fotos: Sérgio Dias

Tivemos a oportunidade de conhecer o JAC T6 na ocasião do seu lançamento no Brasil, andando cerca de 150 quilômetros com o modelo. Agora, com uma avaliação mais apurada de uma semana, temos como passar uma melhor impressão do modelo. E, considerando os seus equipamentos de série e o seu preço, trata-se de uma boa opção de compra para um consumidor que busca conforto sem precisar pagar tanto por ele.

Trata-se do primeiro SUV (Sport Utility Vehiche) lançado no país pela JAC Motors, que buscou reunir os principais trunfos valorizados por quem consome este tipo de veículo ou ambiciona adquiri-lo.


Além da versão com preço inicial de R$69.990,00, o JAC T6 pode ser adquirido com o PACK 1 (barras longitudinais no teto, retrovisores pintados na cor da carroceria, maçanetas cromadas, frisos laterais cromados e retrovisores externos com rebatimento elétrico) por R$71.990,00 ou o PACK 2 (Pacote 1 + câmera de ré e kit multimídia com mirror link) por R$75.670,00, que deve ser responsável por 90% das vendas do modelo.

Com crescimento expressivo de vendas no Brasil e no mundo, o SUV da JAC possui 4,475 metros de comprimento e 1,84 m de largura, visual moderno e imponente desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália, além de um acabamento refinado.

O modelo ganhou apliques cromados por toda a grade e ao redor do vidro, além de repetidores de seta nos retrovisores. Também traz itens como faróis com projetor e regulagem elétrica de altura e acendimento automático, que inclui o funcionamento automático durante 30 segundos após o motor do carro ser desligado.

Embora seja oferecido na faixa de preço de SUV’s compactos, o objetivo da JAC é que o modelo acabe cometindo com os SUV´s maiores.


O JAC T6 também traz inovações para o seu segmento. Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia da Foxconn (opcional, PACK 2), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB, SD Card e Auxiliar. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas.

Essa flexibilidade permite utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. Outro diferencial são os faróis projetores com regulagem elétrica de altura, que compõem uma exclusividade em sua categoria.

Muito versátil graças a sua boa altura do solo (21 centímetros), o JAC T6 tem boa estabilidade em curvas, e também garante ótimo conforto nos terrenos mais acidentados. Tudo isso é possível graças à moderna plataforma, desenvolvida especialmente para o modelo, mas que previu, desde o início, ajustar sua performance prioritariamente para o asfalto. Seu porta-malas possui a partir de 610 litros de capacidade.

Seu motor é um 2.0 16V VVT JetFlex, com cabeçote construído em alumínio, que gera 155 cavalos de potência com gasolina e 160 cavalos de potência com etanol, ambos a 6.000 rpm.

Assim como todos os modelos da JAC equipados com o sistema Jet Flex, não utiliza o tanquinho de gasolina para as partidas a frio, devido a um sistema de pré-aquecimento do combustível – neste caso, o etanol – e que elimina a necessidade de executar a partida com gasolina do reservatório extra.


Graças ao comando de válvulas variável, o SUV tem disposição de sobra em todos os regimes de rotações, com destaque nos baixos e médios regimes. Seu torque máximo de 20,6 kgfm é obtido com apenas 3.000 giros e se mantém estável até 4.500 rpm.

A receita garante consumo moderado de combustível, propondo um simples e eficiente recurso para auxiliar na redução de gastos: no centro do velocímetro, o T6 indica a marcha que está engrenada instantaneamente e “avisa” ao condutor o melhor momento de trocá-la para uma marcha acima ou abaixo. Esse conjunto é assessorado por uma caixa de câmbio manual de 5 marchas, com tração dianteira.

A suspensão independente, por sua vez, garante ótima estabilidade e conforto ao T6, além de robustez. Não foi à toa que o modelo rodou quase 1 milhão de quilômetros por todo tipo de terreno em estradas brasileiras antes de chegar ao acerto final de carga de molas e amortecedores, visando a adaptação mais condizente à realidade de uso no país. O sistema conta com McPherson na dianteira e multilink na traseira, com barras estabilizadoras em ambos os eixos.

Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS e EBD. As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, calçando pneus 225/60 R17. A direção oferece assistência elétrica progressiva, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos.


Equipado com diversos itens de comodidade, o T6 vem com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, sendo que os retrovisores podem ser rebatidos com um simples toque em uma tecla – opcional. Os quebra-sóis oferecem espelhos e luzes de cortesia. No console, o carro oferece tomada 12 V e conexão com USB. A lista de itens de conveniência e segurança prossegue com travamento automático das portas a 15 km/h, sensor de estacionamento com câmera de ré (direcionável de acordo com o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras) e volante multifunções com regulagem de altura.

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